???global.info.a_carregar???
Filomena Ermida Figueiredo Branco da Ponte. Concluiu o Doutoramento em Psicologia Evolutiva e da Educação em 2006 na Universidade de Santiago de Compostela, Mestrado em Ciências da Educação em 2000 pela Universidade do Minho-Instituto de Educação, Licenciatura em Magistério Primário em 1975 pela Universidade do Minho-Instituto de Educação, Licenciatura em Ciências da Educação em 1993 pel) Universidade do Minho-Instituto de Educação e Bacharelato em Artes Visuais em 1976 pela Escola de Artes Visuais Soares dos Reis do Porto. É Coordenadora dos Cursos de pós-graduação II-Ciclo em Ciências da Educação: Educação Especial na Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Professora Auxiliar na Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Professora Auxiliar Convidado na Universidade Pedagógica de Moçambique e Membro do Conselho Científico na Revista Sobredotação. Publicou 16 artigos em revistas especializadas. Organizou 17 eventos. Orientou 45 dissertações de mestrado. Atua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação- Educação Especial, Ciências da Educação, Psicologia com ênfase em Psicologia Geral e Humanidades com ênfase nas Artes.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Filomena Ermida Figueiredo Branco da Ponte

Nomes de citação

  • Ponte, Filomena

Identificadores de autor

Ciência ID
F519-0A99-670C
ORCID iD
0000-0003-3599-5872

Endereços de correio eletrónico

  • filomenaponte@hotmail.com (Profissional)
  • fponte@braga.ucp.pt (Profissional)

Moradas

  • Rua de S. Vítor nº 18 2º andar, 4710-439, Braga, Braga, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Psicologia - Psicologia Geral
  • Humanidades - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Francês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2001 - 2006
Concluído
Psicologia Evolutiva e da Educação (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
"Os processos de atenção e de memória em crianças e adolescentes de diferentes estilos cognitivos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Sobressaliente Cum Laude
2002
Concluído
Diploma de Estudos Avançados (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
2000
Concluído
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Formação Psicológica de Professores
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
"O texto gráfico - outra forma de reconto" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2000
Concluído
DESE em Educação Especial. (Diploma de especialização)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
1997
Concluído
Formadora (Outros)
Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
1993
Concluído
Ciências da Educação (Licenciatura)
Especialização em Educação pela Arte
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
1976
Concluído
Artes Visuais (Bacharelato)
Especialização em via ensino
Escola de Artes Visuais Soares dos Reis do Porto, Portugal
1975
Concluído
Magistério Primário (Licenciatura)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

2012 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário)
Universidade Pedagógica de Moçambique , Moçambique
2004 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal

Cargos e Funções

2004 - Atual Coordenação dos Cursos de pós-graduação II-Ciclo em Ciências da Educação: Educação Especial
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2005 - 2009 Directora-adjunta
Revista SONHAR-APPACDM, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Costa-Lobo, Cristina; Silva, Stéphanie; Stoltz, Tania; Ermida Ponte, Filomena; Menezes, José; Vázquéz-Justo, Enrique. 2019. "RETHINKING PRACTICES WITH GIFTED STUDENTS: A REVIEW BASED ON PSYCHOLOGICAL SCIENCE". In INTED2019 Proceedings: 13th International Technology, Education and Development Conference, 643-650. IATED.
    Publicado • 10.21125/inted.2019.0236
  2. Ponte, Filomena. 2017. "Corporate Social Responsibility and Career Education: An International Case Study". In Proceedings of 19th International Conference on Education Research and Innovation: 19th International Conference on Education Research and Innovation, Roma, Itália, 11-12. Roma, Itália.
    Publicado
  3. Ponte, Filomena. 2017. "Creativity and Intelligence: Psychoeducational Connections". In Proceedings of 19th International Conference on Learning Disabilities and Disorders: 19th International Conference on Learning Disabilities and Disorders, Londres, Reino Unido.
    Publicado
  4. Ponte, Filomena. 2017. "Healthy Brothers and Brothers with Disabilities: An Interdisciplinary Vision of Quality of Life and Fraternal Relations". In Proceedings of 19th International Conference on Learning Disabilities and Disorders: 19th International Conference on Learning Disabilities and Disorders, Londres, Reino Unido.
    Publicado
  5. Ponte, Filomena. 2014. "Metodologias visuales: La Pervención del Comportamento Agressivo en las Famílias Portuguesas com niños". In Libro de Actas del II Congreso Internacional de Ciencias de la Educación y del Desarrollo: II Congreso Internacional de Ciencias de la Educación y del Desarrollo, Granada, Espanha, 881-881. Asociación Española de Psicología Conductual.
    Publicado
  6. Ponte, Filomena. 2012. "Práticas e competências parentais". In II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”: II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”, Braga, Portugal, 277-288. Portugal.
    Publicado
  7. Ponte, Filomena. 2012. "The impact of parental style in Psychosocial development of children and youth with sen". In Atas do 1º Congresso Internacional de Parentalidade: 1º Congresso Internacional de Parentalidade, 190-196. Instituto de Psicologia e de Neuropsicologia do Porto.
    Publicado
  8. Ponte, Filomena. 2012. "The importance of music therapy in individuals with Autism Spectrum Disorders". In Atas do Congresso 21st Annual World Congress on Learning Disabilities: 21st Annual World Congress on Learning Disabilities, Espanha, 1010-1021.
    Publicado
  9. Ponte, Filomena. 2012. "Gifted Students: The emergency of diferentiadted services". In Atas do Congresso 21st Annual World Congress on Learning Disabilities: 21st Annual World Congress on Learning Disabilities, Espanha, 750-766. Espanha.
    Publicado
  10. Ponte, Filomena. 2012. "A importância da voz e da fala do professor na transmissão da informação". In Atas do II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos: I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos, Portugal, 340-352. Portugal: Centro de Investigação em Educação:Universidade do Minho.
    Publicado
Artigo em revista
  1. da Ponte, Filomena Ermida; Veiga, Eleonora. 2018. "Aging: loss of hearing sensitivity of the elderly (presbycusis)". MOJ Gerontology & Geriatrics 3 (2): 168-169. http://dx.doi.org/10.15406/mojgg.2018.03.00108.
    Publicado • 10.15406/mojgg.2018.03.00108
  2. Pereira, Diane; Ponte, Filomena; Costa, Eleonora. 2018. "Preditores das atitudes negativas face ao envelhecimento e face à sexualidade na terceira idade". Análise Psicológica 36 (1): 31-46. http://dx.doi.org/10.14417/ap.1341.
    Publicado • 10.14417/ap.1341
  3. Ponte, Filomena. 2018. "Inteligência e Criatividade: Conexões Epistemológicas". Revista TALINCREA: talento, inteligencia y creatividad.
  4. Barbosa, Sara Arteiro; Ponte, Filomena Ermida. 2017. "O outro lado: irmãos de pessoas com deficiência". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación Extr (11): 269-273. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.11.3010.
    Publicado • 10.17979/reipe.2017.0.11.3010
  5. Baptista, Tânia Alexandra Ferreira Carneiro Castelo; Ponte, Filomena Ermida da. 2017. "A importância do envolvimento parental no desenvolvimento de crianças e adolescentes com epilepsia". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación Extr (11): 284-289. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.11.3035.
    Publicado • 10.17979/reipe.2017.0.11.3035
  6. Meireles, Bárbara; Ponte, Filomena. 2017. "Trissomia 21… Que resposta educativa?". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación Extr. (11): 302-305. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.11.3227.
    Publicado • 10.17979/reipe.2017.0.11.3227
  7. Castro, Raquel Da Silva; Ponte, Filomena. 2017. "Competências inferenciais e linguísticas na compreensão de textos narrativos por alunos surdos". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación Ext (11): 087-091. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.11.2439.
    Publicado • 10.17979/reipe.2017.0.11.2439
  8. Costa-Lobo, Cristina; Ponte, Filomena; Martins, Ana Rita; Formosinho, Maria Das Dores; Campina, Ana. 2017. "Responsabilidade Social Corporativa e Educação para a Carreira: Um Estudo de Caso Internacional". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (03): 42-47. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.03.2691.
    Publicado • 10.17979/reipe.2017.0.03.2691
  9. Ponte, Filomena. 2016. "O outro lado: Irmãos de pessoas com deficiência". Revista AMAzônica XVIII (2): 260-285.
    Publicado
  10. Ponte, Filomena. 2016. "Sobredotação e autoeficácia percebida: uma revisão teórica". Revista AMAzônica XVIII (2): 149-175. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6534688.
    Publicado
  11. Ponte, Filomena. 2016. "Medicalização: Os dilemas da prática educativa". Revista Amazônida Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas XVIII (2): 149-175.
    Publicado
  12. Ponte, Filomena. 2013. "Cognitives Styles and giftedness: Analytic and Structural Equity and autonomy from learning contexts". Revista AMAzônica X (3): 220-239.
    Publicado
  13. Ponte, Filomena. 2013. "Delinquência Juvenil: Das roturas dos sistemas de autoridade à disfunção social". Revista Interconexões- Revista de Ciências Sociais 1 (1): 135-160.
    Publicado
  14. Ponte, Filomena. 2013. "Coaching Parental: Uma Prática Partilhada". Revista Diversidades (27): 20-23.
    Publicado
  15. Ponte, Filomena. 2013. "Práticas Parentais: Uma condicionante das Rotinas Educativas. in Revista Diversidades". Revista Diversidades (37): 31-37.
    Publicado
  16. Ponte, Filomena. 2012. "Sobredotação/Criatividade/Serendipidade: As sementes germinam nas mentes adubadas". Revista ANEIS 12: 59-61.
    Publicado
Entrada de dicionário
  1. Ponte, Filomena. 2019. "Educação pela Arte". In Empreendipédia - Dicionário de Educação para o Empreendedorismo, 241-242. Gradiva.
    Publicado
  2. Ponte, Filomena. 2019. "Serendipidade". In Empreendipédia-Dicionário de Educação para o Empreendedorismo, 690-691. Gradiva.
    Publicado
  3. Ponte, Filomena. 2019. "Sobredotação". In Empreendipédia - Dicionário de Educação para o Empreendedorismo, 695-696. Gradiva.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Ponte, Filomena. 2018. "Análise de Discurso Amoroso de Adolescestes Manauenses – Brasil". Trabalho apresentado em 6th International Congress of Educational Sciences and Development.
  2. Ponte, Filomena. 2016. "Relação entre o desempenho académico, problemas com pares e ansiedade durante o 1º ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em IV Seminário Internacional “ Cognição, Aprendizagem e Desempenho”.
  3. Ponte, Filomena. 2016. "Uma escola Inclusiva: Escola para todos". Trabalho apresentado em IV Seminário Internacional “ Cognição, Aprendizagem e Desempenho”.
  4. Ponte, Filomena. 2016. "Desenvolver a Linguagem e Compreensão nas crianças de nível socioeconómico baixo e médio-elevado". Trabalho apresentado em IV Seminário Internacional “ Cognição, Aprendizagem e Desempenho”.
  5. Ponte, Filomena. 2016. "Desenvolver a Linguagem e Compreensão nas crianças de nível socioeconómico baixo e médio-elevado". Trabalho apresentado em IV Seminário Internacional “ Cognição, Aprendizagem e Desempenho”..
  6. Ponte, Filomena. 2012. "Malformação fetal: da suspeita à confirmação". Trabalho apresentado em Seminário Internacional «Contributos da psicologia em contextos educativos».
  7. Ponte, Filomena. 2012. "Educar pela arte: a expressão gráfica como alternativa à expressão escrita em crianças com DHDA". Trabalho apresentado em Seminário Internacional «Contributos da psicologia em contextos educativos».
  8. Ponte, Filomena. 2012. "Delinquência: a importância da intervenção precoce em alunos com comportamentos desajustados". Trabalho apresentado em Seminário Internacional «Contributos da psicologia em contextos educativos».
  9. Ponte, Filomena. 2012. "Musicoterapia: intervenção e coping para crianças com trissomia 21". Trabalho apresentado em Seminário Internacional «Contributos da psicologia em contextos educativos».
  10. Ponte, Filomena. 2012. "O impacto da imagem nos hábitos de literacia infantil". Trabalho apresentado em Seminário Internacional «Contributos da psicologia em contextos educativos».
  11. Ponte, Filomena. 2012. "Sons e silêncios: a importância da musicoterapia em crianças e adolescentes com perturbações do espetro do autismo". Trabalho apresentado em Seminário Internacional «Contributos da psicologia em contextos educativos».
  12. Ponte, Filomena. 2012. "Gestão de conflitos familiares e competências parentais". Trabalho apresentado em Seminário Internacional «Contributos da psicologia em contextos educativos».
  13. Ponte, Filomena. 2011. "Síndrome de Asperger: Importância da intervenção terapêutica na promoção da competência comunicativa verbal". Trabalho apresentado em XI Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia.
  14. Ponte, Filomena. 2011. "As TIC: Cenário estratégico para crianças com problemas de escrita". Trabalho apresentado em XI Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia.
  15. Ponte, Filomena. 2011. "Imagem & Cor: Variáveis motivacionais para os hábitos de leitura das crianças com e sem NEE". Trabalho apresentado em XI Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia.
  16. Ponte, Filomena. 2011. "A auto estima em crianças com hiperactividade". Trabalho apresentado em XI Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia.
  17. Ponte, Filomena. 2011. "Transições na vida académica dos estudantes da licenciatura em enfermagem". Trabalho apresentado em XI Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/09/20 Educating by Art: From tale to painted retelling Academic Seminar Czech Republic and the Lusophonic Countries: Education, Technologies and Pedagogic Training
Departament of Art and Music of the Facultaty of Education - University of West Bohemia in Pilsen (Pilsen, República Checa)
2019/09/09 Apresentação do Simpósio “Espaços de aprendizagem: desafios lúdicos, criativos e construtivos” VII Seminário Internacional - “ Cognição, Aprendizagem e Desempenho"
Instituto da Educação - Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2019/09 Apresentação de um Simpósio ”Com (viver) com a diferença” XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade de Coruña (Coruña, Espanha)
2019 Sobredotação”: da revisão da literatura à aceleração escolar em Portugal Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
2018 Alunos surdos: Aptidões linguísticas e representações de textos escritos XIII Congresso Internacional ANEIS
(Portugal)
2018 Sobredotação: Aceleração Escolar: (des)vantagens desta medida educativa XIII Congresso Internacional ANEIS
(Portugal)
2018 Distrofia Muscular de Duchenne: contexto de inclusão nas estruturas regulares de ensino XIII Congresso Internacional ANEIS
(Portugal)
2018 Diferenciação pedagógica em alunos com NEE: uma amostra de uma escola portuguesa XIII Congresso Internacional ANEIS
(Portugal)
2018 Esquizofrenia: abordagem a uma vertente específica das doenças mentais em contexto escolar XIII Congresso Internacional ANEIS
(Portugal)
2018 A importância da participação e colaboração da família de crianças com NEE XIII Congresso Internacional ANEIS
(Portugal)
2018 Field Dependence and Cognitive Style in the Academic Performance of Children and Adolescents Twenty-fifth International Conference on Learning
University of Athens (Atenas, Grécia)
2017 Trissomia 21… Que resposta educativa? XIV CONGRESS INTERNATIONAL GALEGO-PORTUGUES DE PSICOPEDAGOGIA
Universidade do Minho (Portugal)
2017 Competências inferenciais e linguísticas na compreensão de textos narrativos por alunos surdos XIV CONGRESS INTERNATIONAL GALEGO-PORTUGUES DE PSICOPEDAGOGIA
Universidade do Minho (Portugal)
2017 A importância do envolvimento parental em crianças e adolescentes com epilepsia XIV CONGRESS INTERNATIONAL GALEGO-PORTUGUES DE PSICOPEDAGOGIA
Universidade do Minho (Portugal)
2017 Estilos parentais e necessidades educativas especiais: um estudo de caso XIV CONGRESS INTERNATIONAL GALEGO-PORTUGUES DE PSICOPEDAGOGIA
Universidade do Minho (Portugal)
2017 O outro lado: irmãos de pessoas com deficiência XIV CONGRESS INTERNATIONAL GALEGO-PORTUGUES DE PSICOPEDAGOGIA
Universidade do Minho (Portugal)
2017 Medicalização: os dilemas da prática educativa II Conferência Internacional da ADIPSIEDUC “Educação Universal e de Qualidade: Contributos da Investigação”
(Portugal)
2017 Alunos Surdos: Competências inferenciais e linguísticas na interpretação de textos narrativos I Congresso Internacional de Psicologia, Salud y Educacon
(Oviedo, Espanha)
2017 Psychopedagogical servisse for special students: A proposal I Congresso Internacional de Psicologia, Salud y Educacon
(Oviedo, Espanha)
2016 Estilos Cognitivos e Sobredotação: Conformidade de indicadores cognitivos em contexto de aprendizagem I Congresso Internacional: Nuevas perspectivas en el estudio de la superdotación y el talento
Universidade de Múrcia (Espanha)
2016 Estilos Cognitivos e Sobredotação: Conformidade de indicadores cognitivos em contexto de aprendizagem 4th International Congress of Educational Sciences and Development
Universidade de Santiago de Compostela (Espanha)
2016 Serendipidade: Uma variável ponderada na sobredotação!? CONGRESSO INTERNACIONAL da ANEIS
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação –Universidade de Coimbra (Portugal)
2016 A Importância da Intervenção Precoce em alunos com comportamentos desajustados IV Seminário Internacional “ Cognição, Aprendizagem e Desempenho”
Instituto da Educação-Universidade do Minho (Portugal)
2016 Loss of Ressurces, Health Habits, Self-esteem and Psychological Health of victims of intimate partner violence CONGRESSO- EHPS/DHP 2016
University of Aberdeen
2016 :”Loss of Ressurces, Health Habits, Self-esteem and Psychological Health of victims of intimate partner violence Scotland European Health Psychology Society and British Psychological Society Division of Health Psychology Conference 2016
University of Aberdeen
2016 Predictors of negative attitudes towards aging and sexual behavior in old people INTERNATIONAL CONVENCIONAL of PSYCHOLOGICAL SCIENCE
(Viena, Áustria)
2016 Controversy of Medicalization in Educational context 5th INTERNACIONAL CONGRESS of EDUCATIONAL SCIENCES and DEVELOPMENT
(Santander, Espanha)
2016 The fraternal relationship of disabled brother 5th INTERNACIONAL CONGRESS of EDUCATIONAL SCIENCES and DEVELOPMENT
(Santander, Espanha)
2016 Problem solving Program with portuguese adolescentes 5th INTERNACIONAL CONGRESS of EDUCATIONAL SCIENCES and DEVELOPMENT
(Santander, Espanha)
2016 Problem solving Program with portuguese adolescentes 15th INTERNACIONAL CONFERENCE on: Excellence, Innovation, & Creativity in Basic-Higher Education & Psychology
(Lisboa, Portugal)
2014 A Importância da Hidroterapia na qualidade de vida do portador de hidrocefalia XII CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUES DE PSICOPEDAGOGIA
Universidade do Minho (Portugal)
2014 O impacto da Parentalidade no Desenvolvimento Psicossocial das crianças e jovens com NEE XII CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUES DE PSICOPEDAGOGIA
Universidade do Minho (Portugal)
2014 «Perda Auditiva do idoso (Presbiacusia): Consequências Cognitivas e Comportamentais» X Congresso Hispano-Luso de Gerontologia Zamora
Universidad Nacional de Educación a Distancia en Zamora (Espanha)
2014 Educar pela Arte: (re) encontro de sensibilidades/criação/transgressão Congresso Internacional Inovação Docente e Novas Tecnologias aplicas à História
Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa (Portugal)
2014 Metodologías Visuales: La prevención del comportamiento agresivo en las familias portuguesas con niños. Congresso Internacional de Ciências de la Educacion y del desarrollo
Universidad de Granada (Granada, Espanha)
2014 The importance of music therapy in individuals with autism sprectrum disorder Congresso Internacional de Ciências de la Educacion y del desarrollo
Universidad de Granada (Granada, Espanha)
2013 Alunos surdos: as competências inferenciais e linguísticas na compreensão de textos narrativos Jornadas de Psicologia da Educação
Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa (Portugal)
2013 DA ESCOLA DA NORMALIDADE À ESCOLA DA DIVERSIDADE: A EDUCAÇÃO DE ALUNOS SURDOS NOS ÚLTIMOS 30 ANOS EM PORTUGAL E EM BRAGA. 1º CONGRESSO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO E CULTURA
Instituto Superior Politécnico de Gaya (Portugal)
2013 CONTEXTOS BILINGUES: CRESCIMENTO LINGUÍSTICO DOS ALUNOS SURDOS 1º CONGRESSO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO E CULTURA
Instituto Superior Politécnico de Gaya (Portugal)
2013 A IMPORTÂNCIA DA VOZ NA TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÃO 1º CONGRESSO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO E CULTURA
Instituto Superior Politécnico de Gaya (Portugal)
2013 “AS PERSPETIVAS DOS PROFISSIONAIS DE INTERVENÇÃO PRECOCE ACERCA DA APLICAÇÃO DO INSTRUMENTO “ASSESSMENT OF PEER RELATIONS”» 1º CONGRESSO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO E CULTURA
Instituto Superior Politécnico de Gaya (Portugal)
2013 DESPORTO ADAPTADO: INCLUSÃO DE ALUNOS PORTADORES DE PARALISIA CEREBRAL 1º CONGRESSO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO E CULTURA
Instituto Superior Politécnico de Gaya (Portugal)
2013 A QUALIDADE DA EXPERIÊNCIA SUBJETIVA DE PRATICANTES OU ATLETAS DE DESPORTO ADAPTADO- BOCIA 1º CONGRESSO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO E CULTURA
Instituto Superior Politécnico de Gaya (Portugal)
2013 A transição para a Vida Ativa do Jovem/Adolescente com Necessidades Educativas Especiais. 1º COLÓQUIO CABO-VERDIANO DA EDUCAÇÃO. Nas Pegadas das Reformas Educativas
Universidade de Cabo Verde (Cabo Verde)
2013 Ensino colaborativo: Partilha de saberes e de interesses I CONGRESSO INTERNACIONAL- Envolvimento dos alunos na Escola. Perspetivas da Psicologia da Educação
Instituto de Educação da UNIVERSIDADE DE LISBOA (Portugal)
2013 Engagement. Práticas Educativas Centradas nos Estilos de Aprendizagem dos alunos I CONGRESSO INTERNACIONAL- Envolvimento dos alunos na Escola. Perspetivas da Psicologia da Educação
Instituto de Educação da UNIVERSIDADE DE LISBOA (Portugal)
2013 Apresentação de um Simpósio Comunicação de Conduta: Palavra, Gesto, Voz e Fala XII CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUES DE PSICOPEDAGOGIA
Universidade do Minho (Portugal)
2013 Sintomatologia Depressiva e Ansiosa em Crianças com e sem Obesidade XII CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUES DE PSICOPEDAGOGIA
Universidade do Minho (Portugal)
2013 Inclusão de uma criança autista de etnia Cigana numa escola regular XII CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUES DE PSICOPEDAGOGIA
Universidade do Minho (Portugal)
2013 Alunos surdos: as competências inferenciais e linguísticas na compreensão de textos narrativos Jornadas de Psicologia da Educação
Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa (Portugal)
2013 Cidade Educadora: Contributo sócio-educativo da Faculdade de Ciências Sociais Congresso da Câmara Municipal de Braga: Cidades Educadoras
Câmara Municipal de Braga (Portugal)
2012 A importância da voz e da fala do professor na transmissão da informação Seminário Internacional «Contributos da psicologia em contextos educativos»
Universidade do Minho
2012 Gestão de conflitos familiares e competências parentais Seminário Internacional «Contributos da psicologia em contextos educativos»
Universidade do Minho
2012 Práticas e Competências parentais Seminário Internacional «Contributos da psicologia em contextos educativos»
Universidade do Minho
2012 The importance of music therapy in individuals with Autism Spectrum Disorders 21st Annual World Congress on Learning Disabilities
(Espanha)
2012 The emergency of diferentiadted 21st Annual World Congress on Learning Disabilities
(Espanha)
2012 The impact of parental style in Psychosocial development of children and youth with sen 1º Congresso Internacional de Parentalidade
Instituto de Psicologia e de Neuropsicologia do Porto (Portugal)
2012 Alunos talentosos: Medidas educativas Congresso Internacional ANEIS 2012 - Sobredotação: Práticas inclusivas promotoras de talentos
(Portugal)
2012 A Delinquência Infantil: Estudo de caso Seminário Delinquência Juvenil: Explicações e Implicações
Instituto Superior da Maia (Maia, Portugal)
2012 Alunos com NEE nas práticas Educativas II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”
universidade do Minho
2012 Sobredotação, Criatividade ou Serendipidade? Sobredotação e Talento: Atenção da Escola à diversidade
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2011/07 Interferência dos factores psicossociais e curriculares no rendimento académico: Estudo com estudantes de enfermagem. VII Congresso Ibericoamericano de Psicologia
(Oviedo, Espanha)
2011/07 Avaliação da Inteligência e do Estilo Cognitivo (DIC): Impacto na produção escrita das crianças VIII Congresso Ibericoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica/XVI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2011 A inclusão de alunos surdos nas escolas regulares XI Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia
(Coruña, Espanha)
2011 A importância da imagem na motivação de crianças com NEE para a literatura infantil XI Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxi
(Coruña, Espanha)
2011 A função dos Implantes Cocleares em crianças e adolescentes com surdez XI Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia
Universidade da Coruña (Coruña, Espanha)
2011 Sobredotação, Criatividadeou Serendipidade? Congresso Internacional da ANEIS
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2011 O Impacto do Estilo Parental no desenvolvimento psicossocial de crianças e jovens NEE 1ª Congresso Internacional de Parentalidade
Instituto de Psicologia e Neuropsicologia do Porto (Porto, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2014 - 2014 A Inclusão do aluno com síndrome de Williams: da teoria à pratica mediante uma relação de dádiva
Orientador
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2014 - 2014 Processo da Compreensão leitora de crianças surdas Diferenças semânticas: O surdo Gestualista e o Surdo Oralista
Orientador
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2014 - 2014 Desbravando Caminhos e Preconceitos, Jovens com Cegueira
Orientador
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 - 2014 Percursos de Inclusão: Utopia ou realidade?
Orientador
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 - 2014 A Importância do Envolvimento Parental no Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes com Epilepsia
Orientador
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 - 2013 Profecias auto realizadas de pais de crianças com NEE
Orientador
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 - 2013 O autoconceito em jovens com síndrome de Aspeger
Orientador
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 - 2013 Ler e Compreender – A fluência da leitura
Orientador
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 - 2013 Intervenção precoce e envolvimento parental
Orientador
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 - 2013 A sexualidade na pessoa com trissomia 21
Orientador
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 - 2013 Sobredotação: a importância do conhecimento curricular como medida educativa de alunos sobredotados
Orientador
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 - 2013 Processo da compreensão leitora de crianças surdas. Diferenças semânticas: o surdo gestaltista e o surdo implantado
Orientador
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 - 2013 O impacto da hipoterapia em crianças com síndrome de Angelman
Orientador
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 - 2013 Musicoterapia e síndrome de Asperger
Orientador
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 - 2013 Intervenção psicomotora no contexto escolar com crianças de risco
Orientador
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 - 2013 O outro lado: irmãos de crianças com NEE
Orientador
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 - 2013 O multiculturalismo: integração e socialização de crianças e diversas culturas
Orientador
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 - 2013 Importância do envolvimento parental no desenvolvimento de uma criança com epilepsia
Orientador
Ciências da Educação - Educação Especial
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 - 2013 A importância do diagnostico/interpretação precoce na deficiência auditiva para o desenvolvimento da criança surda
Orientador
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 - 2013 Real Inclusão de crianças com Especto do Autismo
Orientador
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 - 2013 A inclusão de uma criança portadora de espinha Bífida: estudo de caso
Orientador
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 - 2013 Delinquência: A importância da Intervenção Precoce em alunos com comportamentos desajustados
Orientador
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 - 2013 Ensino Colaborativo:clima de partilha
Orientador
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 - 2013 A expressão plástica cenário de comunicação da criança com NEE
Orientador
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 - 2013 Da escola da normalização à escola da diversidade: Perspetivas da educação de surdos nos últimos 30 anos em Portugal
Orientador
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 - 2013 Alunos sobredotados: Emergência de um atendimento diferenciado
Orientador
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 - 2013 Importância do desporto e da atividade física na pessoa com deficiência. Boccia
Orientador
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 - 2013 Deficiência Mental: Integrar vencendo barreiras
Orientador
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 - 2013 Défice cognitivo na neurofibromatose Tipo 1
Orientador
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 - 2013 A Importância da voz do professor na transmissão de informação
Orientador
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 - 2013 Actividade Física Adaptada: Saúde e Inclusão de Alunos portadores de Paralisia Cerebral
Orientador
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2011 - 2012 Crianças com Paralisia Cerebral: Ensino domiciliário
Orientador
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2011 - 2012 Terapias da Fala
Orientador
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2011 - 2012 A catequese: Contexto educativo para crianças com NEE
Orientador
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2011 - 2012 Articulação das Áreas Científicas com as áreas das Expressões: estratégia Educacional para uma criança com Síndrome Alcoólica Fetal (SAF)
Orientador
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2011 - 2012 Malformação Fetal: A (in) sustentabilidade da confirmação
Orientador
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2011 - 2012 Crianças Autistas: Envolvimento Parental numa Escola Inclusiva
Orientador
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2011 - 2012 Alunos surdos: as competências inferenciais e linguísticas na compreensão de textos narrativos
Orientador
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2010 - 2011 Sons e silenciamentos: Musicoterapia no tratamento de crianças com perturbações do espectro do autismo
Orientador
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2010 - 2011 Sobredotação: O outro pólo das NEE
Orientador
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2010 - 2011 A importância da imagem na motivação de crianças com NEE, para a literatura infantil
Orientador
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2010 - 2011 As IPSS´s face à inserção/inclusão de crianças com NEE
Orientador
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2010 - 2011 A Transição para a Vida Activa dos Jovens com Necessidades Educativas Especiais
Orientador
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2010 - 2011 A Influência da Hidroterapia na Qualidade de Vida do Portador de Hidrocefalia
Orientador
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2010 - 2011 Estilos Parentais dos pais de crianças com transtorno de hiperactividade e défice de atenção (THDA)
Orientador
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2010 - 2011 Sons e silêncios, musicoterapia no tratamento de indivíduos com perturbações do espectro do autismo
Orientador
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2017 - 2017 II Conferência Internacional da ADIPSIEDUC “Educação Universal e de Qualidade: Contributos da Investigação” (2017 - 2017)
2014 - 2014 X CONGRESSO HISPANO-LUSO DE GERONTOLOGIA ZAMORA (2014 - 2014) Universidad Nacional de Educación a Distancia en Zamora, Espanha
2014 - 2014 Jornadas de Gerontologia Social (2014 - 2014) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2014 - 2014 Congresso Internacional Inovação Docente e Novas Tecnologias aplicadas à História (2014 - 2014) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2014 - 2014 Moderação do painel: O ENVELHECIMENTO E AS MUDANÇAS SOCIAIS nas JORNADAS DE GERONTOLOGIA SOCIAL (2014 - 2014)
2014 - 2014 Apresentação de um Simpósio: Prazer e Sofrimento no trabalho, Experiências de Percurso: Riscos, Flow, Mobbing e Bournout no II CONGRESSO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA DO TRABALHO E DAS ORGANIZAÇÕES (2014 - 2014) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2014 - 2014 Congresso Internacional de Ciências de la Educacion y del desarrollo (2014 - 2014) Universidad de Granada, Espanha
2014 - 2014 II CONGRESSO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA DO TRABALHO E DAS ORGANIZAÇÕES (2014 - 2014) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013/11/23 - 2013/11/23 II JORNADAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL- SINGULARIDADE PROCEDIMENTAL, EQUIDADE CONTEXTUAL (2013 - 2013) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 - 2013 CONGRESSO INTERNACIONAL DOS RISCOS À CRIMINALIDADE (2013 - 2013) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 - 2013 COLÓQUIO PROTEÇÃO SOCIAL E EMIGRAÇÕES (2013 - 2013) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 - 2013 II SEMINÁRIO INTERNACIONAL “TEMPOS SOCIAIS E O MUNDO CONTEMPORÂNEO” (2013 - 2013) Universidade do Minho Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2013 JORNADAS DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO (2013 - 2013) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 - 2013 Seminário temático: A inclusão de crianças surdas, no âmbito do Mestrado de Ciências da Educação-Educação Especial (2013 - 2013) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 - 2012 CONGRESSO INTERNACIONAL ANEIS 2012 - SOBREDOTAÇÃO: Práticas inclusivas promotoras de talentos (2013 - 2013) Escola de Serviços e Comércio do Oeste, Portugal
2011 - 2011 Colóquio Intervenção Psicossocial em Situação de Crise (2011 - 2011) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2011 - 2011 Congresso Internacional da ANEIS- (2011/11/18 - 2011/11/19) Universidade do Minho, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2017 - 2017 INTERNACIONAL CONVENTION of PSYCHOLOGICAL SCIENCE
Congresso
INTERNACIONAL CONVENTION of PSYCHOLOGICAL SCIENCE
Association for Psychological Science, Estados Unidos
2011/07/25 - 2011/07/27 VIII Congresso Ibericoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica/XVI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
Congresso
2011/07/20 - 2011/07/24 VII Congresso Ibericoamericano de Psicologia
Congresso
2011 - 2011 XI Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia
Congresso
2011 - 2011 Congresso Internacional da ANEIS-2011.Sobredotação e Talento: Atenção da Escola à diversidade
Congresso

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019/09/27 Desenvolvimento da criatividade de alunos brasileiros do ensino fundamental
Arguente
Themys Moura de Carvalho (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2019/09/24 Qualidade de vida, Satisfação por Compaixão em médicos veterinários portugueses
Presidente do júri
Inês Carvalho (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2017 Metodologias de ensino e aprendizagem da natação na adaptação ao meio aquático: Um estudo comparativo em piscinas municipais no distrito de Aveiro
Arguente
Tiago Manuel Jesus Leite Soares (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2017 Apoio Social Percibido e axuste nos Estudantes Universitários de Primeiro ano
Arguente
Zeltia Martinez López (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
2014 Avaliação dos efeitos de um programa de enriquecimento e estimulação do potencial cognitivo (PEEC) - estudo com alunos com défice cognitivo moderado.
Arguente
Maria Fernanda Serrão Bastos de Oliveira (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2014 Atenção, memória emocional explícita e implícita em idosos portugueses.
Arguente
Tânia Elisabete Jerónimo Prata (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2014 A EFICÁCIA ESCOLAR E LIDERANÇA PEDAGÓGICA PERCEBIDA E O SUCESSO DOS ALUNOS
Arguente
José Pedro Saraiva Vieira (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2014 Aprendizagem cooperativa e autonomia em contexto escolar. Um estudo no ensino básico
Arguente
Teresa dos Santos Maduro Gonçalves (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2014 A escola continua aqui: intervenção educativa em contexto hospitalar
Arguente
Joana Sofia de Sousa Figueiredo (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2014 O Agrupamento de Escolas Santos Simões como Projecto Educativo. A construção de uma Identidade
Presidente do júri
Benjamim Sampaio (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2014 Agrupamentos de Escolas: O Agrupamento Professor Carlos Teixeira na Rede Escolar do Concelho de Fafe
Presidente do júri
Jorge Manuel Magalhães Machado (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2014 Professor e Gestor Intermédio numa Escola para Todos e Cada Um
Presidente do júri
Nuno Daniel Casalta (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2014 Pratica de Ensino e Investigação Pedagógica: Banda Desenhada como recurso educativo
Presidente do júri
Bruno Galvão Ambrioso (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2014 O diretor de Escola: Liderança, Mimetismo e Inovação
Presidente do júri
Luís Henrique Cardoso Fernandes (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2014 Efeitos do Programa de Estimulação Cognitiva em idosos Institucionalizados na Unidade do Sagrado Coração de Jesus com défices cognitivos moderados
Presidente do júri
Aida Matimba (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2014 A Inclusão do aluno com síndrome de Williams: da teoria à pratica mediante uma relação de dádiva
Orientador
Agostinha da Conceição Machado Fernandes (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2014 Processo da Compreensão leitora de crianças surdas Diferenças semânticas: O surdo Gestualista e o Surdo Oralista
Orientador
Paula Alexandra Ferraz da Cunha Freitas (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2014 Desbravando Caminhos e Preconceitos, Jovens com Cegueira
Orientador
Teresa de Jesus Ferreira de Castro (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2014 Município da Póvoa de Lanhoso: Contributos para a Construção da História dos Agrupamentos de Escola- O Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio
Presidente do júri
Luísa Maria Rodrigues Sousa Dias (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2014 A Aprendizagem baseada em problemas. Um modelo de ensino para a disciplina de TIC
Presidente do júri
Susana Isabel Seabra das Neves (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2014 Projeto Educativo de Escola
Presidente do júri
António Gonçalves de Carvalho (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2014 O diretor de Escola: Liderança, Mimetismo e Inovação
Presidente do júri
Luís Henrique Cardoso Fernandes (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2014 A Construção do Sucesso Escolar em Contexto da Prática de Ensino Supervisionado
Presidente do júri
Lisete Rito Gaspar (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2014 Utilização das tecnologias em crianças com perturbação do espectro do Autismo em contexto da Prática de Ensino Supervisionada
Presidente do júri
Vera Mónica Loureiro Ferreira (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2014 -Percursos de Inclusão: Utopia ou realidade?
Orientador
Patrícia da Conceição Barbosa de Freitas (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2014 A Inclusão do aluno com síndrome de Williams: da teoria à pratica mediante uma relação de dádiva
Orientador
Agostinha da Conceição Machado Fernandes (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 Profecias auto realizadas de pais de crianças com NEE
Orientador
Ana Cláudia Alves Paulino (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 O autoconceito em jovens com síndrome de Aspeger
Orientador
Ana Rita Janela de Araújo Rodrigues (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 Ler e Compreender – A fluência da leitura
Orientador
Anabela Afonso dos Santos (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 Intervenção precoce e envolvimento parental
Orientador
Liliana Rodrigues da Cruz (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 A sexualidade na pessoa com trissomia 21
Orientador
Margarida da Graça de Oliveira Andrade (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 Sobredotação: a importância do conhecimento curricular como medida educativa de alunos sobredotados
Orientador
Maria do Sameiro Oliveira Santos Carvalho (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 Processo da compreensão leitora de crianças surdas. Diferenças semânticas: o surdo gestaltista e o surdo implantado
Orientador
Paula Alexandra Ferraz da Cunha Freitas (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 O impacto da hipoterapia em crianças com síndrome de Angelman
Orientador
Paula Cristina Fernandes de Freitas (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 Musicoterapia e síndrome de Asperger
Orientador
Rosa Margarida Ferreira Dantas (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 Intervenção psicomotora no contexto escolar com crianças de risco
Orientador
Sara Maria Antunes Ferreira (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 O outro lado: irmãos de crianças com NEE
Orientador
Sara Raquel Arteiro Barbosa (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 O multiculturalismo: integração e socialização de crianças e diversas culturas
Orientador
Sónia Marisa de Sousa Oliveira (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 Importância do envolvimento parental no desenvolvimento de uma criança com epilepsia
Orientador
Tânia Alexandra Ferreira Carneiro Castelo Baptista (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 A importância do diagnostico/interpretação precoce na deficiência auditiva para o desenvolvimento da criança surda
Orientador
Luiza Valadares (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 Real Inclusão de crianças com Especto do Autismo
Orientador
Carolina Sousa (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 A inclusão de uma criança portadora de espinha Bífida: estudo de caso
Orientador
Rosa Cristina Sousa Costa (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 Aprendizagem ao longo da vida: os desafios na mobilização de competências do ser professor e do ser aluno
Presidente do júri
Vitor Manuel Venâncio Machado (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 Actividade Física Adaptada: Saúde e Inclusão de Alunos portadores de Paralisia Cerebral
Orientador
Fernando José Prieto Braga De Sousa Moura (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 Delinquência: A importância da Intervenção Precoce em alunos com comportamentos desajustados
Orientador
Matilde Rocha (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 Ensino Colaborativo:clima de partilha
Orientador
Carla Manuela Lemos Silva Frade (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 A expressão plástica cenário de comunicação da criança com NEE
Orientador
Carla Susana Esteves Gonçalves (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 Da escola da normalização à escola da diversidade: Perspetivas da educação de surdos nos últimos 30 anos em Portugal
Orientador
Maria Luísa Campos (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 Alunos sobredotados: Emergência de um atendimento diferenciado
Orientador
Ângela Fernanda Rodrigues (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 Importância do desporto e da atividade física na pessoa com deficiência. Boccia
Orientador
Ricardo Mota Dias (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 Real Inclusão de crianças com Especto do Autismo
Orientador
Carolina Sousa (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 O autoconceito em jovens com síndrome de Aspeger
Orientador
Ana Rita Janela de Araújo Rodrigues (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 O outro lado: irmãos de crianças com NEE
Orientador
Sara Raquel Arteiro Barbosa (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 A Importância da voz do professor na transmissão de informação
Orientador
Maria Helena Arantes Teixeira (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 Deficiência Mental: Integrar vencendo barreiras
Orientador
Dalila Castro (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 A Importância do Envolvimento Parental no Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes com Epilepsia
Orientador
Tânia Alexandra Batista (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 A formação de professores pós- Bolonha. A satisfação dos estudantes e docentes em Portugal
Arguente
Florbela Lages Antunes Rodrigues (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2013 Construção de um Programa de Enriquecimento e Estimulação do potencial Cognitivo (PEEC)
Arguente principal
Maria Fernanda Serrão Bastos de Oliveira (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2012 O insucesso escolar no 3º ciclo do ensino básico: factores pessoais e familiares
Arguente
Maria Isabel Santo de Miranda Cunha (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2012 Atenção e Deficiência Mental
Arguente
Carina Maria Ribeiro Alves Correia (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2012 Avaliação das competências para a aprendizagem académica numa criança com trissomia 21: um estudo de caso
Presidente do júri
Maria da Conceição Marques da Silva Ribeiro Gonçalves (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 O desenvolvimento socioeconómico em crianças com doença crónica: o caso da fibrose quística
Presidente do júri
Joana Maria Lamosa Gomes Castro (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 Dificuldades e potencialidades nas competências pré-leitores de hábitos de leitura familiar: um estudo exploratório com um grupo de crianças do ensino pré-escolar
Presidente do júri
Elvira Manuela Almeida Santos (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 Inclusão Social no mercado de trabalho de pessoas com deficiência: três casos
Presidente do júri
Aurélia Filipa Alves de Oliveira (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 As representações da discalculia nos professores do 1º ciclo do ensino básico
Presidente do júri
Susana Maria Gonçalves da Silva Bastos (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 A aplicação da musicoterapia numa criança com espectro do autismo. Estudo de caso
Presidente do júri
Juliana Celina Janela Azevedo (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 A educação visual/expressão plástica dirigida a uma criança do 1º ciclo com deficiência visual
Presidente do júri
Eva Manuela Ferreira Melo (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 Comunidade de prática virtual da educação especial, que contributo para os professores?
Presidente do júri
Ana Margarida de Almeida Rego (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 Défice cognitivo na neurofibromatose Tipo 1
Presidente do júri
Carla Maria Cerqueira Maldonado Neto Lobo da Silva (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 O uso de software educativo em contexto de ensino – aprendizagem em alunos com autismo
Presidente do júri
Lia Vanessa Machado Gonçalves (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 Dificuldades e Duvidas de Pais de Crianças com paralisia cerebral
Presidente do júri
Irene da Ascensão Amândio Proença (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 Sinalização de alunos com altas habilidades: relação das percepções dos professores como rendimento escolar dos alunos
Presidente do júri
Maria Emília Brito Gonçalves de Araújo (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 Terapia da música e do som em crianças com NEE
Presidente do júri
Sílvia Cardoso Carvalho (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 A Emoção no Designer
Arguente
Jorge Cristiano Teixeira Faria (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 O desenho dos pré-adolescentes: Temáticas e representações
Arguente
Rosália Maria Dias (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 Efeitos do Programa de Estimulação Cognitiva em idosos Institucionalizados na Unidade do Sagrado Coração de Jesus com défices cognitivos moderados
Arguente
Maria da Graça Correia da Silva (Mestrado)
2012 Crianças com Paralisia Cerebral: Ensino domiciliário
Orientador
Sílvia Julieta Moreira (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 Terapias da Fala
Orientador
Helena Arantes (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 A catequese: Contexto educativo para crianças com NEE
Orientador
Luísa Pimenta (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 Articulação das Áreas Científicas com as áreas das Expressões: estratégia Educacional para uma criança com Síndrome Alcoólica Fetal (SAF)
Orientador
Hélia Sofia Machado (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 Malformação Fetal: A (in) sustentabilidade da confirmação
Orientador
Helena Manuela Azevedo (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 Crianças Autistas: Envolvimento Parental numa Escola Inclusiva
Orientador
Ana Isabel Pena (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 A especificidade da criança com surdez moderada
Orientador
Raquel Castro (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 Alunos surdos: as competências inferenciais e linguísticas na compreensão de textos narrativos
Orientador
Raquel da Silva Castro (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2011 Promover o Desenvolvimento Cognitivo e o Sucesso Escolar:construção e Validação de um Programa de Treino Cognitivo
Arguente
Helena Cristina da Rocha Vidal Framrose Bilimória (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2011 Metacognição, Criatividade e Emoção na Educação Visual e Tecnológica: Contributos e orientações para a formação de alunos com sucesso
Arguente
José Alberto Lourenço Martins (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2011 Vivências Académicas, Métodos de Estudo e Rendimento Escolar em Estudantes da Universidade Pedagógica
Arguente
Bendita Donaciano (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2011 A Indisciplina dos alunos e o Estilo do Professor
Arguente
Marisa Morgado Ramos (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2011 Perceções dos agentes educativos sobre o atendimento das crianças com capacidades excecionais de aprendizagem
Arguente
Ana Carolina Ascenção (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2011 Perceções dos professores sobre o atendimento aos alunos sobredotados no sistema educativo português
Arguente
Mónica Cristina Cerqueira Ramos (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2011 Caminhos do olhar da criança para a arte contemporânea
Arguente
Manuelina Danin Correia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2011 Sons e silenciamentos: Musicoterapia no tratamento de crianças com perturbações do espectro do autismo
Orientador
Patrícia Raquel Fernandes (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2011 Sobredotação: O outro pólo das NEE
Orientador
Ângela Fernanda Rodrigues (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2011 A importância da imagem na motivação de crianças com NEE, para a literatura infantil
Orientador
Helena Paula Fernandes (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2011 As IPSS´s face à inserção/inclusão de crianças com NEE
Orientador
Manuela Carneiro (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2011 A Transição para a Vida Activa dos Jovens com Necessidades Educativas Especiais
Orientador
Maria Olívia Rocha (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2011 A Influência da Hidroterapia na Qualidade de Vida do Portador de Hidrocefalia
Orientador
Eliana Pimenta (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2011 Estilos Parentais dos pais de crianças com transtorno de hiperactividade e défice de atenção (THDA)
Orientador
Teresa Cláudia (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2011 Sons e silêncios, musicoterapia no tratamento de indivíduos com perturbações do espectro do autismo
Orientador
Patrícia Raquel Silva Fernandes (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2010 Diferenciação Pedagógica na Escola Atual: da Teoria à Prática
Arguente
Ana Maria Teixeira Coelho (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2010 Promoção da criatividade no Contexto Escolar: Um estudo exploratório com alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
Sandra Marisa Menezes Castro Carvalho (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2009 Promover o Desenvolvimento Cognitivo e o Sucesso Escolar:construção e Validação de um Programa de Treino Cognitivo
Arguente
Helena Cristina da Rocha Vidal Framrose Bilimória (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2009 A formação dos professores pós-Bolonha - a satisfação dos estudantes e docentes em Portugal.
Arguente
Florbela Lages Antunes Rodrigues (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2007 Validação do Teste Stroop de Cores e Palavras e Definição de um Modelo Empírico
Arguente
Maria da Graça Esgalhardo (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2007 Novos Actores Sobre Velhos Palcos: Juventude, Política e Ideologia no Portugal Democrático
Arguente
Nuno Miguel Cavaca Augusto (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2007 Apoio Educativo e Escola Inclusiva - As Expectativas dos Docentes do Ensino Regular e dos Docentes do Apoio Educativo - 1º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
Delminda Gonçalves Nunes Rito Ribeiro (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2007 Educação Sexual na Escola - Um Projecto de Vida para o adolescente
Arguente
Maria da Graça Peres Martins Castanheira Lourenço (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2007 A Importância da Memória na Aprendizagem de uma Língua Estrangeira
Arguente
Catarina Helena Henriques Lourenço (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2007 Os Caminhos da Aprendizagem
Arguente
Ana Isabel Ferreira (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2014/07/15 - 2014/07/17 I CONGRESSO INTERNACIONAL- Envolvimento dos alunos na Escola. Perspetivas da Psicologia da Educação Lisboa
2014 - 2014 O ENVELHECIMENTO E AS MUDANÇAS SOCIAIS
2014 - 2014 X CONGRESSO HISPANO-LUSO DE GERONTOLOGIA ZAMORA Zamora
2014 - 2014 JORNADAS DE GERONTOLOGIA SOCIAL
2014 - 2014 Congresso Internacional Inovação Docente e Novas Tecnologias aplicadas à História Braga
2013 - 2013 JORNADAS DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO da FACFIL Braga
2013 - 2013 XII CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUES DE PSICOPEDAGOGIA Braga
2013 - 2013 COLÓQUIO PROTEÇÃO SOCIAL E EMIGRAÇÕES
2013 - 2013 II SEMINÁRIO INTERNACIONAL “TEMPOS SOCIAIS E O MUNDO CONTEMPORÂNEO Braga

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2011 - 2011 Parecer de Doutoramento Europeu de Mercedes Gonçallez Universidade de Murcia, Espanha
2009 - 2009 Parecer de Doutoramento Europeu de Sónia Gil Universidade de Vigo, Espanha

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2016 - Atual Necessidades Educativas Especiais Ensino de inglês no 1º ciclo (Especialização pós-licenciatura) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 - Atual Seminários temáticos Psicologia do Desenvolvimento (Doutoramento) Universidade Pedagogica, Moçambique
2010 - Atual Psicologia do Desenvolvimento Serviço Social (Licenciatura) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2010 - Atual Psicolocia Social Serviço Social (Licenciatura) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2010 - Atual Psicopatologia do Desenvolvimento Serviço Social (Licenciatura) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2010 - Atual Intervenção em Necessidades Educativas Especiais Serviço Social (Licenciatura) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2006 - Atual Psicologia da Aprendizagem Ciências Religiosas (Mestrado integrado) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Teologia, Portugal
2004 - Atual Percepção, Memória e Aprendizagem Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado integrado) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2004 - Atual Disciplina de Seminário I Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado integrado) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2013 - Atual Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação Membro Fundador da ADIPSIEDUC
2000 - Atual Centro de Investigaç¿ão em Psicologia – Grupo de Investigação na Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Membro
1998 - Atual Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS) Presidente da Mesa da Assembleia Geral da ANEIS

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2018 - Atual Comissão Científica
Membro
International Journal of Psychology and Neuroscience, Portugal
2016 - Atual Membro do Conselho Científico
Membro
Revista Sobredotação, Portugal
2015 - Atual Membro do Comité Científico do Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Membro
2011 - Atual Membro do Comité Científico do Congresso de Gerontologia de Zamora
Membro
2019 - 2019 Membro do Comité Científico do Congresso De Educação Emocional
Membro
Universidade de Coimbra, Portugal
2017 - 2017 Membro do Conselho Científico REVISTA PERICIA- Psicologia Forense
Membro
2014 - 2014 I CONGRESSO INTERNACIONAL- Envolvimento dos alunos na Escola. Perspetivas da Psicologia da Educação
Membro
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal