???global.info.a_carregar???
Filomena Ermida Figueiredo Branco da Ponte. Concluiu o Doutoramento em Psicologia Evolutiva e da Educação em 2006 na Universidade de Santiago de Compostela, Mestrado em Ciências da Educação em 2000 pela Universidade do Minho-Instituto de Educação, Licenciatura em Magistério Primário em 1975 pela Universidade do Minho-Instituto de Educação, Licenciatura em Ciências da Educação em 1993 pel) Universidade do Minho-Instituto de Educação e Bacharelato em Artes Visuais em 1976 pela Escola de Artes Visuais Soares dos Reis do Porto. É Coordenadora dos Cursos de pós-graduação II-Ciclo em Ciências da Educação: Educação Especial na Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Professora Auxiliar na Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Professora Auxiliar Convidado na Universidade Pedagógica de Moçambique e Membro do Conselho Científico na Revista Sobredotação. Publicou 16 artigos em revistas especializadas. Organizou 17 eventos. Orientou 45 dissertações de mestrado. Atua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação- Educação Especial, Ciências da Educação, Psicologia com ênfase em Psicologia Geral e Humanidades com ênfase nas Artes.
Identification

Personal identification

Full name
Filomena Ermida Figueiredo Branco da Ponte

Citation names

  • Ponte, Filomena

Author identifiers

Ciência ID
F519-0A99-670C
ORCID iD
0000-0003-3599-5872

Email addresses

  • filomenaponte@hotmail.com (Professional)
  • fponte@braga.ucp.pt (Professional)

Addresses

  • Rua de S. Vítor nº 18 2º andar, 4710-439, Braga, Braga, Portugal (Professional)

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences - Education, Special
  • Social Sciences - Educational Sciences
  • Social Sciences - Psychology - Psychology
  • Humanities - Arts

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
English Elementary (A2) Elementary (A2) Elementary (A2) Elementary (A2) Elementary (A2)
French Upper intermediate (B2) Proficiency (C2) Upper intermediate (B2) Proficiency (C2) Upper intermediate (B2)
Portuguese (Mother tongue)
Education
Degree Classification
2001 - 2006
Concluded
Psicologia Evolutiva e da Educação (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela, Spain
"Os processos de atenção e de memória em crianças e adolescentes de diferentes estilos cognitivos" (THESIS/DISSERTATION)
Sobressaliente Cum Laude
2002
Concluded
Diploma de Estudos Avançados (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Universidade de Santiago de Compostela, Spain
2000
Concluded
Ciências da Educação (Mestrado)
Major in Formação Psicológica de Professores
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
"O texto gráfico - outra forma de reconto" (THESIS/DISSERTATION)
Muito Bom
2000
Concluded
DESE em Educação Especial. (Diploma de especialização)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
1997
Concluded
Formadora (Outros)
Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
1993
Concluded
Ciências da Educação (Licenciatura)
Major in Educação pela Arte
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
1976
Concluded
Artes Visuais (Bacharelato)
Major in via ensino
Escola de Artes Visuais Soares dos Reis do Porto, Portugal
1975
Concluded
Magistério Primário (Licenciatura)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2012 - Current Invited Assistant Professor (University Teacher) Universidade Pedagógica de Moçambique , Mozambique
Universidade Pedagógica de Moçambique , Mozambique
2004 - Current Assistant Professor (University Teacher) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2004 - Current Coordenação dos Cursos de pós-graduação II-Ciclo em Ciências da Educação: Educação Especial Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2005 - 2009 Directora-adjunta Revista SONHAR-APPACDM, Portugal
Revista SONHAR-APPACDM, Portugal
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Ponte, Filomena. "Educar para el Arte: propuesta estratégica creativa e innovadora del proceso de enseñanza-aprendizaje.". In Innovación en educación: investigaciones, reflexiones y propuestas de actuación. Spain: Ediciones Egreg, 2022.
    Published
  2. Ponte, Filomena. "The Importance of Enrichment Programs in Promoting Inclusion, Equity, and Equal Opportunities for Gifted Children". In Identification and Enrichment Programs for Gifted Students, 207-227. Zürich, Switzerland: Eds. Lit Verlag, 2021.
    Published
Conference paper
  1. Ponte, Filomena. "Educar para el Arte: propuesta estratégica creativa e innovadora del proceso de enseñanza-aprendizaje.". 2021.
    Published
  2. Costa-Lobo, Cristina; Silva, Stéphanie; Stoltz, Tania; Ermida Ponte, Filomena; Menezes, José; Vázquéz-Justo, Enrique. "RETHINKING PRACTICES WITH GIFTED STUDENTS: A REVIEW BASED ON PSYCHOLOGICAL SCIENCE". Paper presented in 13th International Technology, Education and Development Conference, 2019.
    Published • 10.21125/inted.2019.0236
  3. Ponte, Filomena. "Corporate Social Responsibility and Career Education: An International Case Study". Paper presented in 19th International Conference on Education Research and Innovation, Roma, 2017.
    Published
  4. Ponte, Filomena. "Creativity and Intelligence: Psychoeducational Connections". Paper presented in 19th International Conference on Learning Disabilities and Disorders, Londres, 2017.
    Published
  5. Ponte, Filomena. "Healthy Brothers and Brothers with Disabilities: An Interdisciplinary Vision of Quality of Life and Fraternal Relations". Paper presented in 19th International Conference on Learning Disabilities and Disorders, Londres, 2017.
    Published
  6. Ponte, Filomena. "Metodologias visuales: La Pervención del Comportamento Agressivo en las Famílias Portuguesas com niños". Paper presented in II Congreso Internacional de Ciencias de la Educación y del Desarrollo, Granada, 2014.
    Published
  7. Ponte, Filomena. "Práticas e competências parentais". Paper presented in II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”, Braga, 2012.
    Published
  8. Ponte, Filomena. "The impact of parental style in Psychosocial development of children and youth with sen". Paper presented in 1º Congresso Internacional de Parentalidade, 2012.
    Published
  9. Ponte, Filomena. "The importance of music therapy in individuals with Autism Spectrum Disorders". Paper presented in 21st Annual World Congress on Learning Disabilities, 2012.
    Published
  10. Ponte, Filomena. "Gifted Students: The emergency of diferentiadted services". Paper presented in 21st Annual World Congress on Learning Disabilities, 2012.
    Published
  11. Ponte, Filomena. "A importância da voz e da fala do professor na transmissão da informação". Paper presented in I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos, 2012.
    Published
Conference poster
  1. Ponte, Filomena. "Análise de Discurso Amoroso de Adolescestes Manauenses – Brasil". Paper presented in 6th International Congress of Educational Sciences and Development, 2018.
  2. Ponte, Filomena. "Relação entre o desempenho académico, problemas com pares e ansiedade durante o 1º ciclo do Ensino Básico". Paper presented in IV Seminário Internacional “ Cognição, Aprendizagem e Desempenho”, 2016.
  3. Ponte, Filomena. "Uma escola Inclusiva: Escola para todos". Paper presented in IV Seminário Internacional “ Cognição, Aprendizagem e Desempenho”, 2016.
  4. Ponte, Filomena. "Desenvolver a Linguagem e Compreensão nas crianças de nível socioeconómico baixo e médio-elevado". Paper presented in IV Seminário Internacional “ Cognição, Aprendizagem e Desempenho”, 2016.
  5. Ponte, Filomena. "Desenvolver a Linguagem e Compreensão nas crianças de nível socioeconómico baixo e médio-elevado". Paper presented in IV Seminário Internacional “ Cognição, Aprendizagem e Desempenho”., 2016.
  6. Ponte, Filomena. "Malformação fetal: da suspeita à confirmação". Paper presented in Seminário Internacional «Contributos da psicologia em contextos educativos», 2012.
  7. Ponte, Filomena. "Educar pela arte: a expressão gráfica como alternativa à expressão escrita em crianças com DHDA". Paper presented in Seminário Internacional «Contributos da psicologia em contextos educativos», 2012.
  8. Ponte, Filomena. "Delinquência: a importância da intervenção precoce em alunos com comportamentos desajustados". Paper presented in Seminário Internacional «Contributos da psicologia em contextos educativos», 2012.
  9. Ponte, Filomena. "Musicoterapia: intervenção e coping para crianças com trissomia 21". Paper presented in Seminário Internacional «Contributos da psicologia em contextos educativos», 2012.
  10. Ponte, Filomena. "O impacto da imagem nos hábitos de literacia infantil". Paper presented in Seminário Internacional «Contributos da psicologia em contextos educativos», 2012.
  11. Ponte, Filomena. "Sons e silêncios: a importância da musicoterapia em crianças e adolescentes com perturbações do espetro do autismo". Paper presented in Seminário Internacional «Contributos da psicologia em contextos educativos», 2012.
  12. Ponte, Filomena. "Gestão de conflitos familiares e competências parentais". Paper presented in Seminário Internacional «Contributos da psicologia em contextos educativos», 2012.
  13. Ponte, Filomena. "Síndrome de Asperger: Importância da intervenção terapêutica na promoção da competência comunicativa verbal". Paper presented in XI Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia, 2011.
  14. Ponte, Filomena. "As TIC: Cenário estratégico para crianças com problemas de escrita". Paper presented in XI Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia, 2011.
  15. Ponte, Filomena. "Imagem & Cor: Variáveis motivacionais para os hábitos de leitura das crianças com e sem NEE". Paper presented in XI Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia, 2011.
  16. Ponte, Filomena. "A auto estima em crianças com hiperactividade". Paper presented in XI Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia, 2011.
  17. Ponte, Filomena. "Transições na vida académica dos estudantes da licenciatura em enfermagem". Paper presented in XI Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia, 2011.
Dictionary entry
  1. Ponte, Filomena. "Educação pela Arte". In Empreendipédia - Dicionário de Educação para o Empreendedorismo. Gradiva, 2019.
    Published
  2. Ponte, Filomena. "Serendipidade". In Empreendipédia-Dicionário de Educação para o Empreendedorismo. Gradiva, 2019.
    Published
  3. Ponte, Filomena. "Sobredotação". In Empreendipédia - Dicionário de Educação para o Empreendedorismo. Gradiva, 2019.
    Published
Journal article
  1. da Ponte, Filomena Ermida; Veiga, Eleonora. "Aging: loss of hearing sensitivity of the elderly (presbycusis)". MOJ Gerontology & Geriatrics 3 2 (2018): 168-169. http://dx.doi.org/10.15406/mojgg.2018.03.00108.
    Published • 10.15406/mojgg.2018.03.00108
  2. Pereira, Diane; Ponte, Filomena; Costa, Eleonora. "Preditores das atitudes negativas face ao envelhecimento e face à sexualidade na terceira idade". Análise Psicológica 36 1 (2018): 31-46. http://dx.doi.org/10.14417/ap.1341.
    Published • 10.14417/ap.1341
  3. Ponte, Filomena. "Inteligência e Criatividade: Conexões Epistemológicas". Revista TALINCREA: talento, inteligencia y creatividad (2018):
  4. Barbosa, Sara Arteiro; Ponte, Filomena Ermida. "O outro lado: irmãos de pessoas com deficiência". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación Extr 11 (2017): 269-273. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.11.3010.
    Published • 10.17979/reipe.2017.0.11.3010
  5. Baptista, Tânia Alexandra Ferreira Carneiro Castelo; Ponte, Filomena Ermida da. "A importância do envolvimento parental no desenvolvimento de crianças e adolescentes com epilepsia". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación Extr 11 (2017): 284-289. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.11.3035.
    Published • 10.17979/reipe.2017.0.11.3035
  6. Meireles, Bárbara; Ponte, Filomena. "Trissomia 21… Que resposta educativa?". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación Extr. 11 (2017): 302-305. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.11.3227.
    Published • 10.17979/reipe.2017.0.11.3227
  7. Castro, Raquel Da Silva; Ponte, Filomena. "Competências inferenciais e linguísticas na compreensão de textos narrativos por alunos surdos". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación Ext 11 (2017): 087-091. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.11.2439.
    Published • 10.17979/reipe.2017.0.11.2439
  8. Costa-Lobo, Cristina; Ponte, Filomena; Martins, Ana Rita; Formosinho, Maria Das Dores; Campina, Ana. "Responsabilidade Social Corporativa e Educação para a Carreira: Um Estudo de Caso Internacional". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 03 (2017): 42-47. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.03.2691.
    Published • 10.17979/reipe.2017.0.03.2691
  9. Ponte, Filomena. "O outro lado: Irmãos de pessoas com deficiência". Revista AMAzônica XVIII 2 (2016): 260-285.
    Published
  10. Ponte, Filomena. "Sobredotação e autoeficácia percebida: uma revisão teórica". Revista AMAzônica XVIII 2 (2016): 149-175. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6534688.
    Published
  11. Ponte, Filomena. "Medicalização: Os dilemas da prática educativa". Revista Amazônida Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas XVIII 2 (2016): 149-175.
    Published
  12. Ponte, Filomena. "Cognitives Styles and giftedness: Analytic and Structural Equity and autonomy from learning contexts". Revista AMAzônica X 3 (2013): 220-239.
    Published
  13. Ponte, Filomena. "Delinquência Juvenil: Das roturas dos sistemas de autoridade à disfunção social". Revista Interconexões- Revista de Ciências Sociais 1 1 (2013): 135-160.
    Published
  14. Ponte, Filomena. "Coaching Parental: Uma Prática Partilhada". Revista Diversidades 27 (2013): 20-23.
    Published
  15. Ponte, Filomena. "Práticas Parentais: Uma condicionante das Rotinas Educativas. in Revista Diversidades". Revista Diversidades 37 (2013): 31-37.
    Published
  16. Ponte, Filomena. "Sobredotação/Criatividade/Serendipidade: As sementes germinam nas mentes adubadas". Revista ANEIS 12 (2012): 59-61.
    Published
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2023/09 Apresentação do Simpósio "Inclusão: Práticas de individualização e diferenciação pedagógica" I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2023/09 Apresentação do Simpósio "Práticas Inclusivas e Promoção do Bem-Estar e Qualidade de Vida do Aluno com NEE" 4º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura
Instituto Superior Politécnico Gaya (Vila Nova de Gaia, Portugal)
2023/06 Apresentação do Simpósio “Loneliness and social, isolation, new challenges and resources”, 33st International Conference of Geriatrics and Gerontology
(Vigo, Spain)
2022/11 Coping strategies to improve the mental health of Women throughout the world 9th World Congresso n Women´s Mental Health
Alliance for Gender and Mental Health (Maastricht, Netherlands)
2022/09 Necessidades Educativas Especiais: crianças e jovens com NEE: Escola, Família e Comunidade XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2022/09 Inclusão: Práticas de individualização e diferenciação pedagógica 4º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura
ISPGAYA (Vila Nova de Gaia, Portugal)
2022/09 Inclusão: práticas de individualização e diferenciação pedagógica I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2022/09 Apresentação do Simpósio "Realidades e Políticas Educativas em Contextos Inclusivos" 4º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura
Instituto Superior Politécnico Gaya (Vila Nova de Gaia, Portugal)
2022/07 Práticas Inclusivas e Promoção do Bem-Estar e Qualidade de Vida do Aluno com NEE II Congresso Internacional de Educação Empreendedora e Cidadania (CiEECi 2022)
Universidade Aberta (Vila Nova de Gaia, Portugal)
2022/07 Apresentação do Simpósio "Educação Especial em Portugal e Brasil-Políticas Educativas" II Congresso Internacional de Educação Empreendedora e Cidadania (CiEECi 2022)
Universidade Aberta (Vila Nova de Gaia, Portugal)
2022 Realidades e Políticas Educativas em Contextos Inclusivos II Congresso Internacional de Educação Empreendedora e Cidadania (CiEECi 2022)
Universidade Aberta (Vila Nova de Gaia, Portugal)
2021/11/10 Sexualidade na Deficiência XXX Congresso Internacional de PsicologiaY Educacion INFAD
INFAD - Asociación de Profesionales en Psicología y Ciencias Afines. (Zaragoza, Spain)
2021/07/22 Promoção da saúde, qualidade de vida e suporte psicossocial a populações em situação de risco I CONGRESSO INTERNACIONAL DE INTELIGÊNCIA COLETIVA SISTÊMICA: MOBILIZANDO COMPETÊNCIAS EM PROL DA VIDA
Faculdades ISEIB (Brazil)
2021/07 Educar para el Arte: propuesta estratégica creativa e innovadora del proceso de enseñanza-aprendizaje. II Congreso Internacional de Innovación y Tendencias Educativas
INNTED (Spain)
2021/07 Educar para el Arte: propuesta estratégica creativa e inoovadora del proceso de enseñanza-aprendizaje. II Congreso Internacional de Innovación y Tendencias Educativas. INNTED 2021
Universidad de Sevilla (Sevilha, Spain)
2020/12/08 Praticas Sistémicas na Perspetiva Jurídica e Psicopedagógica I WORKSHOP DIGITAL SISTÊMICO
Faculdades ISEIB (Brazil)
2020 Educating by Art. From tale to Painted Retelling CRLC International
Departamento of Music of the University of West Bohemia in Pilsen – Praga (Pilsen, Czech Republic)
2019/09/20 Educating by Art: From tale to painted retelling Academic Seminar Czech Republic and the Lusophonic Countries: Education, Technologies and Pedagogic Training
Departament of Art and Music of the Facultaty of Education - University of West Bohemia in Pilsen (Pilsen, Czech Republic)
2019/09/09 Apresentação do Simpósio “Espaços de aprendizagem: desafios lúdicos, criativos e construtivos” VII Seminário Internacional - “ Cognição, Aprendizagem e Desempenho"
Instituto da Educação - Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2019/09 Apresentação de um Simpósio ”Com (viver) com a diferença” XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade de Coruña (Coruña, Spain)
2019 Sobredotação”: da revisão da literatura à aceleração escolar em Portugal Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
2018 Alunos surdos: Aptidões linguísticas e representações de textos escritos XIII Congresso Internacional ANEIS
(Portugal)
2018 Sobredotação: Aceleração Escolar: (des)vantagens desta medida educativa XIII Congresso Internacional ANEIS
(Portugal)
2018 Distrofia Muscular de Duchenne: contexto de inclusão nas estruturas regulares de ensino XIII Congresso Internacional ANEIS
(Portugal)
2018 Diferenciação pedagógica em alunos com NEE: uma amostra de uma escola portuguesa XIII Congresso Internacional ANEIS
(Portugal)
2018 Esquizofrenia: abordagem a uma vertente específica das doenças mentais em contexto escolar XIII Congresso Internacional ANEIS
(Portugal)
2018 A importância da participação e colaboração da família de crianças com NEE XIII Congresso Internacional ANEIS
(Portugal)
2018 Field Dependence and Cognitive Style in the Academic Performance of Children and Adolescents Twenty-fifth International Conference on Learning
University of Athens (Atenas, Greece)
2017 Trissomia 21… Que resposta educativa? XIV CONGRESS INTERNATIONAL GALEGO-PORTUGUES DE PSICOPEDAGOGIA
Universidade do Minho (Portugal)
2017 Competências inferenciais e linguísticas na compreensão de textos narrativos por alunos surdos XIV CONGRESS INTERNATIONAL GALEGO-PORTUGUES DE PSICOPEDAGOGIA
Universidade do Minho (Portugal)
2017 A importância do envolvimento parental em crianças e adolescentes com epilepsia XIV CONGRESS INTERNATIONAL GALEGO-PORTUGUES DE PSICOPEDAGOGIA
Universidade do Minho (Portugal)
2017 Estilos parentais e necessidades educativas especiais: um estudo de caso XIV CONGRESS INTERNATIONAL GALEGO-PORTUGUES DE PSICOPEDAGOGIA
Universidade do Minho (Portugal)
2017 O outro lado: irmãos de pessoas com deficiência XIV CONGRESS INTERNATIONAL GALEGO-PORTUGUES DE PSICOPEDAGOGIA
Universidade do Minho (Portugal)
2017 Medicalização: os dilemas da prática educativa II Conferência Internacional da ADIPSIEDUC “Educação Universal e de Qualidade: Contributos da Investigação”
(Portugal)
2017 Alunos Surdos: Competências inferenciais e linguísticas na interpretação de textos narrativos I Congresso Internacional de Psicologia, Salud y Educacon
(Oviedo, Spain)
2017 Psychopedagogical servisse for special students: A proposal I Congresso Internacional de Psicologia, Salud y Educacon
(Oviedo, Spain)
2016 Estilos Cognitivos e Sobredotação: Conformidade de indicadores cognitivos em contexto de aprendizagem I Congresso Internacional: Nuevas perspectivas en el estudio de la superdotación y el talento
Universidade de Múrcia (Spain)
2016 Estilos Cognitivos e Sobredotação: Conformidade de indicadores cognitivos em contexto de aprendizagem 4th International Congress of Educational Sciences and Development
Universidade de Santiago de Compostela (Spain)
2016 Serendipidade: Uma variável ponderada na sobredotação!? CONGRESSO INTERNACIONAL da ANEIS
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação –Universidade de Coimbra (Portugal)
2016 A Importância da Intervenção Precoce em alunos com comportamentos desajustados IV Seminário Internacional “ Cognição, Aprendizagem e Desempenho”
Instituto da Educação-Universidade do Minho (Portugal)
2016 Loss of Ressurces, Health Habits, Self-esteem and Psychological Health of victims of intimate partner violence CONGRESSO- EHPS/DHP 2016
University of Aberdeen
2016 :”Loss of Ressurces, Health Habits, Self-esteem and Psychological Health of victims of intimate partner violence Scotland European Health Psychology Society and British Psychological Society Division of Health Psychology Conference 2016
University of Aberdeen
2016 Predictors of negative attitudes towards aging and sexual behavior in old people INTERNATIONAL CONVENCIONAL of PSYCHOLOGICAL SCIENCE
(Viena, Austria)
2016 Controversy of Medicalization in Educational context 5th INTERNACIONAL CONGRESS of EDUCATIONAL SCIENCES and DEVELOPMENT
(Santander, Spain)
2016 The fraternal relationship of disabled brother 5th INTERNACIONAL CONGRESS of EDUCATIONAL SCIENCES and DEVELOPMENT
(Santander, Spain)
2016 Problem solving Program with portuguese adolescentes 5th INTERNACIONAL CONGRESS of EDUCATIONAL SCIENCES and DEVELOPMENT
(Santander, Spain)
2016 Problem solving Program with portuguese adolescentes 15th INTERNACIONAL CONFERENCE on: Excellence, Innovation, & Creativity in Basic-Higher Education & Psychology
(Lisboa, Portugal)
2014 A Importância da Hidroterapia na qualidade de vida do portador de hidrocefalia XII CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUES DE PSICOPEDAGOGIA
Universidade do Minho (Portugal)
2014 O impacto da Parentalidade no Desenvolvimento Psicossocial das crianças e jovens com NEE XII CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUES DE PSICOPEDAGOGIA
Universidade do Minho (Portugal)
2014 «Perda Auditiva do idoso (Presbiacusia): Consequências Cognitivas e Comportamentais» X Congresso Hispano-Luso de Gerontologia Zamora
Universidad Nacional de Educación a Distancia en Zamora (Spain)
2014 Educar pela Arte: (re) encontro de sensibilidades/criação/transgressão Congresso Internacional Inovação Docente e Novas Tecnologias aplicas à História
Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa (Portugal)
2014 Metodologías Visuales: La prevención del comportamiento agresivo en las familias portuguesas con niños. Congresso Internacional de Ciências de la Educacion y del desarrollo
Universidad de Granada (Granada, Spain)
2014 The importance of music therapy in individuals with autism sprectrum disorder Congresso Internacional de Ciências de la Educacion y del desarrollo
Universidad de Granada (Granada, Spain)
2013 Alunos surdos: as competências inferenciais e linguísticas na compreensão de textos narrativos Jornadas de Psicologia da Educação
Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa (Portugal)
2013 DA ESCOLA DA NORMALIDADE À ESCOLA DA DIVERSIDADE: A EDUCAÇÃO DE ALUNOS SURDOS NOS ÚLTIMOS 30 ANOS EM PORTUGAL E EM BRAGA. 1º CONGRESSO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO E CULTURA
Instituto Superior Politécnico de Gaya (Portugal)
2013 CONTEXTOS BILINGUES: CRESCIMENTO LINGUÍSTICO DOS ALUNOS SURDOS 1º CONGRESSO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO E CULTURA
Instituto Superior Politécnico de Gaya (Portugal)
2013 A IMPORTÂNCIA DA VOZ NA TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÃO 1º CONGRESSO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO E CULTURA
Instituto Superior Politécnico de Gaya (Portugal)
2013 “AS PERSPETIVAS DOS PROFISSIONAIS DE INTERVENÇÃO PRECOCE ACERCA DA APLICAÇÃO DO INSTRUMENTO “ASSESSMENT OF PEER RELATIONS”» 1º CONGRESSO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO E CULTURA
Instituto Superior Politécnico de Gaya (Portugal)
2013 DESPORTO ADAPTADO: INCLUSÃO DE ALUNOS PORTADORES DE PARALISIA CEREBRAL 1º CONGRESSO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO E CULTURA
Instituto Superior Politécnico de Gaya (Portugal)
2013 A QUALIDADE DA EXPERIÊNCIA SUBJETIVA DE PRATICANTES OU ATLETAS DE DESPORTO ADAPTADO- BOCIA 1º CONGRESSO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO E CULTURA
Instituto Superior Politécnico de Gaya (Portugal)
2013 A transição para a Vida Ativa do Jovem/Adolescente com Necessidades Educativas Especiais. 1º COLÓQUIO CABO-VERDIANO DA EDUCAÇÃO. Nas Pegadas das Reformas Educativas
Universidade de Cabo Verde (Cape Verde)
2013 Ensino colaborativo: Partilha de saberes e de interesses I CONGRESSO INTERNACIONAL- Envolvimento dos alunos na Escola. Perspetivas da Psicologia da Educação
Instituto de Educação da UNIVERSIDADE DE LISBOA (Portugal)
2013 Engagement. Práticas Educativas Centradas nos Estilos de Aprendizagem dos alunos I CONGRESSO INTERNACIONAL- Envolvimento dos alunos na Escola. Perspetivas da Psicologia da Educação
Instituto de Educação da UNIVERSIDADE DE LISBOA (Portugal)
2013 Apresentação de um Simpósio Comunicação de Conduta: Palavra, Gesto, Voz e Fala XII CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUES DE PSICOPEDAGOGIA
Universidade do Minho (Portugal)
2013 Sintomatologia Depressiva e Ansiosa em Crianças com e sem Obesidade XII CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUES DE PSICOPEDAGOGIA
Universidade do Minho (Portugal)
2013 Inclusão de uma criança autista de etnia Cigana numa escola regular XII CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUES DE PSICOPEDAGOGIA
Universidade do Minho (Portugal)
2013 Alunos surdos: as competências inferenciais e linguísticas na compreensão de textos narrativos Jornadas de Psicologia da Educação
Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa (Portugal)
2013 Cidade Educadora: Contributo sócio-educativo da Faculdade de Ciências Sociais Congresso da Câmara Municipal de Braga: Cidades Educadoras
Câmara Municipal de Braga (Portugal)
2012 A importância da voz e da fala do professor na transmissão da informação Seminário Internacional «Contributos da psicologia em contextos educativos»
Universidade do Minho
2012 Gestão de conflitos familiares e competências parentais Seminário Internacional «Contributos da psicologia em contextos educativos»
Universidade do Minho
2012 Práticas e Competências parentais Seminário Internacional «Contributos da psicologia em contextos educativos»
Universidade do Minho
2012 The importance of music therapy in individuals with Autism Spectrum Disorders 21st Annual World Congress on Learning Disabilities
(Spain)
2012 The emergency of diferentiadted 21st Annual World Congress on Learning Disabilities
(Spain)
2012 The impact of parental style in Psychosocial development of children and youth with sen 1º Congresso Internacional de Parentalidade
Instituto de Psicologia e de Neuropsicologia do Porto (Portugal)
2012 Alunos talentosos: Medidas educativas Congresso Internacional ANEIS 2012 - Sobredotação: Práticas inclusivas promotoras de talentos
(Portugal)
2012 A Delinquência Infantil: Estudo de caso Seminário Delinquência Juvenil: Explicações e Implicações
Instituto Superior da Maia (Maia, Portugal)
2012 Alunos com NEE nas práticas Educativas II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”
universidade do Minho
2012 Sobredotação, Criatividade ou Serendipidade? Sobredotação e Talento: Atenção da Escola à diversidade
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2011/07 Interferência dos factores psicossociais e curriculares no rendimento académico: Estudo com estudantes de enfermagem. VII Congresso Ibericoamericano de Psicologia
(Oviedo, Spain)
2011/07 Avaliação da Inteligência e do Estilo Cognitivo (DIC): Impacto na produção escrita das crianças VIII Congresso Ibericoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica/XVI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2011 A inclusão de alunos surdos nas escolas regulares XI Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia
(Coruña, Spain)
2011 A importância da imagem na motivação de crianças com NEE para a literatura infantil XI Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxi
(Coruña, Spain)
2011 A função dos Implantes Cocleares em crianças e adolescentes com surdez XI Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia
Universidade da Coruña (Coruña, Spain)
2011 Sobredotação, Criatividadeou Serendipidade? Congresso Internacional da ANEIS
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2011 O Impacto do Estilo Parental no desenvolvimento psicossocial de crianças e jovens NEE 1ª Congresso Internacional de Parentalidade
Instituto de Psicologia e Neuropsicologia do Porto (Porto, Portugal)

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2014 - 2014 A Inclusão do aluno com síndrome de Williams: da teoria à pratica mediante uma relação de dádiva
Supervisor
Ciências da Educação - Educação Especial (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2014 - 2014 Processo da Compreensão leitora de crianças surdas Diferenças semânticas: O surdo Gestualista e o Surdo Oralista
Supervisor
Ciências da Educação - Educação Especial (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2014 - 2014 Desbravando Caminhos e Preconceitos, Jovens com Cegueira
Supervisor
Ciências da Educação - Educação Especial (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 - 2014 Percursos de Inclusão: Utopia ou realidade?
Supervisor
Ciências da Educação - Educação Especial (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 - 2014 A Importância do Envolvimento Parental no Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes com Epilepsia
Supervisor
Ciências da Educação - Educação Especial (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 - 2013 Profecias auto realizadas de pais de crianças com NEE
Supervisor
Ciências da Educação - Educação Especial (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 - 2013 O autoconceito em jovens com síndrome de Aspeger
Supervisor
Ciências da Educação - Educação Especial (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 - 2013 Ler e Compreender – A fluência da leitura
Supervisor
Ciências da Educação - Educação Especial (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 - 2013 Intervenção precoce e envolvimento parental
Supervisor
Ciências da Educação - Educação Especial (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 - 2013 A sexualidade na pessoa com trissomia 21
Supervisor
Ciências da Educação - Educação Especial (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 - 2013 Sobredotação: a importância do conhecimento curricular como medida educativa de alunos sobredotados
Supervisor
Ciências da Educação - Educação Especial (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 - 2013 Processo da compreensão leitora de crianças surdas. Diferenças semânticas: o surdo gestaltista e o surdo implantado
Supervisor
Ciências da Educação - Educação Especial (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 - 2013 O impacto da hipoterapia em crianças com síndrome de Angelman
Supervisor
Ciências da Educação - Educação Especial (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 - 2013 Musicoterapia e síndrome de Asperger
Supervisor
Ciências da Educação - Educação Especial (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 - 2013 Intervenção psicomotora no contexto escolar com crianças de risco
Supervisor
Ciências da Educação - Educação Especial (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 - 2013 O outro lado: irmãos de crianças com NEE
Supervisor
Ciências da Educação - Educação Especial (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 - 2013 O multiculturalismo: integração e socialização de crianças e diversas culturas
Supervisor
Ciências da Educação - Educação Especial (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 - 2013 Importância do envolvimento parental no desenvolvimento de uma criança com epilepsia
Supervisor
Ciências da Educação - Educação Especial
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 - 2013 A importância do diagnostico/interpretação precoce na deficiência auditiva para o desenvolvimento da criança surda
Supervisor
Ciências da Educação - Educação Especial (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 - 2013 Real Inclusão de crianças com Especto do Autismo
Supervisor
Ciências da Educação - Educação Especial (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 - 2013 A inclusão de uma criança portadora de espinha Bífida: estudo de caso
Supervisor
Ciências da Educação - Educação Especial (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 - 2013 Delinquência: A importância da Intervenção Precoce em alunos com comportamentos desajustados
Supervisor
Ciências da Educação - Educação Especial (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 - 2013 Ensino Colaborativo:clima de partilha
Supervisor
Ciências da Educação - Educação Especial (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 - 2013 A expressão plástica cenário de comunicação da criança com NEE
Supervisor
Ciências da Educação - Educação Especial (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 - 2013 Da escola da normalização à escola da diversidade: Perspetivas da educação de surdos nos últimos 30 anos em Portugal
Supervisor
Ciências da Educação - Educação Especial (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 - 2013 Alunos sobredotados: Emergência de um atendimento diferenciado
Supervisor
Ciências da Educação - Educação Especial (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 - 2013 Importância do desporto e da atividade física na pessoa com deficiência. Boccia
Supervisor
Ciências da Educação - Educação Especial (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 - 2013 Deficiência Mental: Integrar vencendo barreiras
Supervisor
Ciências da Educação - Educação Especial (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 - 2013 Défice cognitivo na neurofibromatose Tipo 1
Supervisor
Ciências da Educação - Educação Especial (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 - 2013 A Importância da voz do professor na transmissão de informação
Supervisor
Ciências da Educação - Educação Especial (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 - 2013 Actividade Física Adaptada: Saúde e Inclusão de Alunos portadores de Paralisia Cerebral
Supervisor
Ciências da Educação - Educação Especial (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2011 - 2012 Crianças com Paralisia Cerebral: Ensino domiciliário
Supervisor
Ciências da Educação - Educação Especial (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2011 - 2012 Terapias da Fala
Supervisor
Ciências da Educação - Educação Especial (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2011 - 2012 A catequese: Contexto educativo para crianças com NEE
Supervisor
Ciências da Educação - Educação Especial (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2011 - 2012 Articulação das Áreas Científicas com as áreas das Expressões: estratégia Educacional para uma criança com Síndrome Alcoólica Fetal (SAF)
Supervisor
Ciências da Educação - Educação Especial (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2011 - 2012 Malformação Fetal: A (in) sustentabilidade da confirmação
Supervisor
Ciências da Educação - Educação Especial (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2011 - 2012 Crianças Autistas: Envolvimento Parental numa Escola Inclusiva
Supervisor
Ciências da Educação - Educação Especial (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2011 - 2012 Alunos surdos: as competências inferenciais e linguísticas na compreensão de textos narrativos
Supervisor
Ciências da Educação - Educação Especial (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2010 - 2011 Sons e silenciamentos: Musicoterapia no tratamento de crianças com perturbações do espectro do autismo
Supervisor
Ciências da Educação - Educação Especial (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2010 - 2011 Sobredotação: O outro pólo das NEE
Supervisor
Ciências da Educação - Educação Especial (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2010 - 2011 A importância da imagem na motivação de crianças com NEE, para a literatura infantil
Supervisor
Ciências da Educação - Educação Especial (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2010 - 2011 As IPSS´s face à inserção/inclusão de crianças com NEE
Supervisor
Ciências da Educação - Educação Especial (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2010 - 2011 A Transição para a Vida Activa dos Jovens com Necessidades Educativas Especiais
Supervisor
Ciências da Educação - Educação Especial (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2010 - 2011 A Influência da Hidroterapia na Qualidade de Vida do Portador de Hidrocefalia
Supervisor
Ciências da Educação - Educação Especial (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2010 - 2011 Estilos Parentais dos pais de crianças com transtorno de hiperactividade e défice de atenção (THDA)
Supervisor
Ciências da Educação - Educação Especial (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2010 - 2011 Sons e silêncios, musicoterapia no tratamento de indivíduos com perturbações do espectro do autismo
Supervisor
Ciências da Educação - Educação Especial (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2017 - 2017 II Conferência Internacional da ADIPSIEDUC “Educação Universal e de Qualidade: Contributos da Investigação” (2017 - 2017)
Conference (Member of the Organising Committee)
2014 - 2014 X CONGRESSO HISPANO-LUSO DE GERONTOLOGIA ZAMORA (2014 - 2014)
Congress (Member of the Scientific Committee)
Universidad Nacional de Educación a Distancia en Zamora, Spain
2014 - 2014 Jornadas de Gerontologia Social (2014 - 2014)
Other (Member of the Organising Committee)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2014 - 2014 Congresso Internacional Inovação Docente e Novas Tecnologias aplicadas à História (2014 - 2014)
Congress (Member of the Scientific Committee)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2014 - 2014 Moderação do painel: O ENVELHECIMENTO E AS MUDANÇAS SOCIAIS nas JORNADAS DE GERONTOLOGIA SOCIAL (2014 - 2014)
Other (Member of the Scientific Committee)
2014 - 2014 Apresentação de um Simpósio: Prazer e Sofrimento no trabalho, Experiências de Percurso: Riscos, Flow, Mobbing e Bournout no II CONGRESSO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA DO TRABALHO E DAS ORGANIZAÇÕES (2014 - 2014)
Congress (Co-organisor)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2014 - 2014 Congresso Internacional de Ciências de la Educacion y del desarrollo (2014 - 2014)
Congress (Member of the Organising Committee)
Universidad de Granada, Spain
2014 - 2014 II CONGRESSO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA DO TRABALHO E DAS ORGANIZAÇÕES (2014 - 2014)
Congress (Member of the Organising Committee)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013/11/23 - 2013/11/23 II JORNADAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL- SINGULARIDADE PROCEDIMENTAL, EQUIDADE CONTEXTUAL (2013 - 2013)
Meeting (Member of the Organising Committee)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 - 2013 CONGRESSO INTERNACIONAL DOS RISCOS À CRIMINALIDADE (2013 - 2013)
Congress (Member of the Organising Committee)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 - 2013 COLÓQUIO PROTEÇÃO SOCIAL E EMIGRAÇÕES (2013 - 2013)
Other (Member of the Organising Committee)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 - 2013 II SEMINÁRIO INTERNACIONAL “TEMPOS SOCIAIS E O MUNDO CONTEMPORÂNEO” (2013 - 2013)
Seminar (Member of the Organising Committee)
Universidade do Minho Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2013 JORNADAS DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO (2013 - 2013)
Other (Member of the Organising Committee)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 - 2013 Seminário temático: A inclusão de crianças surdas, no âmbito do Mestrado de Ciências da Educação-Educação Especial (2013 - 2013)
Seminar (Member of the Organising Committee)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 - 2012 CONGRESSO INTERNACIONAL ANEIS 2012 - SOBREDOTAÇÃO: Práticas inclusivas promotoras de talentos (2013 - 2013)
Congress (Member of the Organising Committee)
Escola de Serviços e Comércio do Oeste, Portugal
2011 - 2011 Colóquio Intervenção Psicossocial em Situação de Crise (2011 - 2011)
Conference (Member of the Organising Committee)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2011 - 2011 Congresso Internacional da ANEIS- (2011/11/18 - 2011/11/19)
Congress (Member of the Scientific Committee)
Universidade do Minho, Portugal

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2017 - 2017 INTERNACIONAL CONVENTION of PSYCHOLOGICAL SCIENCE
Congress
INTERNACIONAL CONVENTION of PSYCHOLOGICAL SCIENCE
Association for Psychological Science, United States
2011/07/25 - 2011/07/27 VIII Congresso Ibericoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica/XVI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
Congress
2011/07/20 - 2011/07/24 VII Congresso Ibericoamericano de Psicologia
Congress
2011 - 2011 XI Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia
Congress
2011 - 2011 Congresso Internacional da ANEIS-2011.Sobredotação e Talento: Atenção da Escola à diversidade
Congress

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2019/09/27 Desenvolvimento da criatividade de alunos brasileiros do ensino fundamental
(Thesis) Arguer
Themys Moura de Carvalho (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
2019/09/24 Qualidade de vida, Satisfação por Compaixão em médicos veterinários portugueses
President of the jury
Inês Carvalho (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2017 Metodologias de ensino e aprendizagem da natação na adaptação ao meio aquático: Um estudo comparativo em piscinas municipais no distrito de Aveiro
(Thesis) Arguer
Tiago Manuel Jesus Leite Soares (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2017 Apoio Social Percibido e axuste nos Estudantes Universitários de Primeiro ano
(Thesis) Arguer
Zeltia Martinez López (PhD)
Universidade de Santiago de Compostela, Spain
2014 Avaliação dos efeitos de um programa de enriquecimento e estimulação do potencial cognitivo (PEEC) - estudo com alunos com défice cognitivo moderado.
(Thesis) Arguer
Maria Fernanda Serrão Bastos de Oliveira (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2014 Atenção, memória emocional explícita e implícita em idosos portugueses.
(Thesis) Arguer
Tânia Elisabete Jerónimo Prata (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2014 A EFICÁCIA ESCOLAR E LIDERANÇA PEDAGÓGICA PERCEBIDA E O SUCESSO DOS ALUNOS
(Thesis) Arguer
José Pedro Saraiva Vieira (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2014 Aprendizagem cooperativa e autonomia em contexto escolar. Um estudo no ensino básico
(Thesis) Arguer
Teresa dos Santos Maduro Gonçalves (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
2014 A escola continua aqui: intervenção educativa em contexto hospitalar
(Thesis) Arguer
Joana Sofia de Sousa Figueiredo (PhD)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2014 O Agrupamento de Escolas Santos Simões como Projecto Educativo. A construção de uma Identidade
President of the jury
Benjamim Sampaio (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2014 Agrupamentos de Escolas: O Agrupamento Professor Carlos Teixeira na Rede Escolar do Concelho de Fafe
President of the jury
Jorge Manuel Magalhães Machado (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2014 Professor e Gestor Intermédio numa Escola para Todos e Cada Um
President of the jury
Nuno Daniel Casalta (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2014 Pratica de Ensino e Investigação Pedagógica: Banda Desenhada como recurso educativo
President of the jury
Bruno Galvão Ambrioso (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2014 O diretor de Escola: Liderança, Mimetismo e Inovação
President of the jury
Luís Henrique Cardoso Fernandes (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2014 Efeitos do Programa de Estimulação Cognitiva em idosos Institucionalizados na Unidade do Sagrado Coração de Jesus com défices cognitivos moderados
President of the jury
Aida Matimba (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2014 A Inclusão do aluno com síndrome de Williams: da teoria à pratica mediante uma relação de dádiva
Supervisor
Agostinha da Conceição Machado Fernandes (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2014 Processo da Compreensão leitora de crianças surdas Diferenças semânticas: O surdo Gestualista e o Surdo Oralista
Supervisor
Paula Alexandra Ferraz da Cunha Freitas (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2014 Desbravando Caminhos e Preconceitos, Jovens com Cegueira
Supervisor
Teresa de Jesus Ferreira de Castro (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2014 Município da Póvoa de Lanhoso: Contributos para a Construção da História dos Agrupamentos de Escola- O Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio
President of the jury
Luísa Maria Rodrigues Sousa Dias (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2014 A Aprendizagem baseada em problemas. Um modelo de ensino para a disciplina de TIC
President of the jury
Susana Isabel Seabra das Neves (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2014 Projeto Educativo de Escola
President of the jury
António Gonçalves de Carvalho (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2014 O diretor de Escola: Liderança, Mimetismo e Inovação
President of the jury
Luís Henrique Cardoso Fernandes (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2014 A Construção do Sucesso Escolar em Contexto da Prática de Ensino Supervisionado
President of the jury
Lisete Rito Gaspar (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2014 Utilização das tecnologias em crianças com perturbação do espectro do Autismo em contexto da Prática de Ensino Supervisionada
President of the jury
Vera Mónica Loureiro Ferreira (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2014 -Percursos de Inclusão: Utopia ou realidade?
Supervisor
Patrícia da Conceição Barbosa de Freitas (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2014 A Inclusão do aluno com síndrome de Williams: da teoria à pratica mediante uma relação de dádiva
Supervisor
Agostinha da Conceição Machado Fernandes (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 Profecias auto realizadas de pais de crianças com NEE
Supervisor
Ana Cláudia Alves Paulino (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 O autoconceito em jovens com síndrome de Aspeger
Supervisor
Ana Rita Janela de Araújo Rodrigues (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 Ler e Compreender – A fluência da leitura
Supervisor
Anabela Afonso dos Santos (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 Intervenção precoce e envolvimento parental
Supervisor
Liliana Rodrigues da Cruz (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 A sexualidade na pessoa com trissomia 21
Supervisor
Margarida da Graça de Oliveira Andrade (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 Sobredotação: a importância do conhecimento curricular como medida educativa de alunos sobredotados
Supervisor
Maria do Sameiro Oliveira Santos Carvalho (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 Processo da compreensão leitora de crianças surdas. Diferenças semânticas: o surdo gestaltista e o surdo implantado
Supervisor
Paula Alexandra Ferraz da Cunha Freitas (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 O impacto da hipoterapia em crianças com síndrome de Angelman
Supervisor
Paula Cristina Fernandes de Freitas (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 Musicoterapia e síndrome de Asperger
Supervisor
Rosa Margarida Ferreira Dantas (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 Intervenção psicomotora no contexto escolar com crianças de risco
Supervisor
Sara Maria Antunes Ferreira (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 O outro lado: irmãos de crianças com NEE
Supervisor
Sara Raquel Arteiro Barbosa (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 O multiculturalismo: integração e socialização de crianças e diversas culturas
Supervisor
Sónia Marisa de Sousa Oliveira (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 Importância do envolvimento parental no desenvolvimento de uma criança com epilepsia
Supervisor
Tânia Alexandra Ferreira Carneiro Castelo Baptista (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 A importância do diagnostico/interpretação precoce na deficiência auditiva para o desenvolvimento da criança surda
Supervisor
Luiza Valadares (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 Real Inclusão de crianças com Especto do Autismo
Supervisor
Carolina Sousa (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 A inclusão de uma criança portadora de espinha Bífida: estudo de caso
Supervisor
Rosa Cristina Sousa Costa (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 Aprendizagem ao longo da vida: os desafios na mobilização de competências do ser professor e do ser aluno
President of the jury
Vitor Manuel Venâncio Machado (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 Actividade Física Adaptada: Saúde e Inclusão de Alunos portadores de Paralisia Cerebral
Supervisor
Fernando José Prieto Braga De Sousa Moura (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 Delinquência: A importância da Intervenção Precoce em alunos com comportamentos desajustados
Supervisor
Matilde Rocha (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 Ensino Colaborativo:clima de partilha
Supervisor
Carla Manuela Lemos Silva Frade (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 A expressão plástica cenário de comunicação da criança com NEE
Supervisor
Carla Susana Esteves Gonçalves (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 Da escola da normalização à escola da diversidade: Perspetivas da educação de surdos nos últimos 30 anos em Portugal
Supervisor
Maria Luísa Campos (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 Alunos sobredotados: Emergência de um atendimento diferenciado
Supervisor
Ângela Fernanda Rodrigues (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 Importância do desporto e da atividade física na pessoa com deficiência. Boccia
Supervisor
Ricardo Mota Dias (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 Real Inclusão de crianças com Especto do Autismo
Supervisor
Carolina Sousa (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 O autoconceito em jovens com síndrome de Aspeger
Supervisor
Ana Rita Janela de Araújo Rodrigues (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 O outro lado: irmãos de crianças com NEE
Supervisor
Sara Raquel Arteiro Barbosa (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 A Importância da voz do professor na transmissão de informação
Supervisor
Maria Helena Arantes Teixeira (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 Deficiência Mental: Integrar vencendo barreiras
Supervisor
Dalila Castro (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 A Importância do Envolvimento Parental no Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes com Epilepsia
Supervisor
Tânia Alexandra Batista (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 A formação de professores pós- Bolonha. A satisfação dos estudantes e docentes em Portugal
(Thesis) Arguer
Florbela Lages Antunes Rodrigues (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2013 Construção de um Programa de Enriquecimento e Estimulação do potencial Cognitivo (PEEC)
(Thesis) Main arguer
Maria Fernanda Serrão Bastos de Oliveira (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2012 O insucesso escolar no 3º ciclo do ensino básico: factores pessoais e familiares
(Thesis) Arguer
Maria Isabel Santo de Miranda Cunha (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
2012 Atenção e Deficiência Mental
(Thesis) Arguer
Carina Maria Ribeiro Alves Correia (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
2012 Avaliação das competências para a aprendizagem académica numa criança com trissomia 21: um estudo de caso
President of the jury
Maria da Conceição Marques da Silva Ribeiro Gonçalves (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 O desenvolvimento socioeconómico em crianças com doença crónica: o caso da fibrose quística
President of the jury
Joana Maria Lamosa Gomes Castro (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 Dificuldades e potencialidades nas competências pré-leitores de hábitos de leitura familiar: um estudo exploratório com um grupo de crianças do ensino pré-escolar
President of the jury
Elvira Manuela Almeida Santos (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 Inclusão Social no mercado de trabalho de pessoas com deficiência: três casos
President of the jury
Aurélia Filipa Alves de Oliveira (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 As representações da discalculia nos professores do 1º ciclo do ensino básico
President of the jury
Susana Maria Gonçalves da Silva Bastos (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 A aplicação da musicoterapia numa criança com espectro do autismo. Estudo de caso
President of the jury
Juliana Celina Janela Azevedo (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 A educação visual/expressão plástica dirigida a uma criança do 1º ciclo com deficiência visual
President of the jury
Eva Manuela Ferreira Melo (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 Comunidade de prática virtual da educação especial, que contributo para os professores?
President of the jury
Ana Margarida de Almeida Rego (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 Défice cognitivo na neurofibromatose Tipo 1
President of the jury
Carla Maria Cerqueira Maldonado Neto Lobo da Silva (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 O uso de software educativo em contexto de ensino – aprendizagem em alunos com autismo
President of the jury
Lia Vanessa Machado Gonçalves (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 Dificuldades e Duvidas de Pais de Crianças com paralisia cerebral
President of the jury
Irene da Ascensão Amândio Proença (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 Sinalização de alunos com altas habilidades: relação das percepções dos professores como rendimento escolar dos alunos
President of the jury
Maria Emília Brito Gonçalves de Araújo (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 Terapia da música e do som em crianças com NEE
President of the jury
Sílvia Cardoso Carvalho (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 A Emoção no Designer
(Thesis) Arguer
Jorge Cristiano Teixeira Faria (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 O desenho dos pré-adolescentes: Temáticas e representações
(Thesis) Arguer
Rosália Maria Dias (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 Efeitos do Programa de Estimulação Cognitiva em idosos Institucionalizados na Unidade do Sagrado Coração de Jesus com défices cognitivos moderados
(Thesis) Arguer
Maria da Graça Correia da Silva (Master)
2012 Crianças com Paralisia Cerebral: Ensino domiciliário
Supervisor
Sílvia Julieta Moreira (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 Terapias da Fala
Supervisor
Helena Arantes (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 A catequese: Contexto educativo para crianças com NEE
Supervisor
Luísa Pimenta (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 Articulação das Áreas Científicas com as áreas das Expressões: estratégia Educacional para uma criança com Síndrome Alcoólica Fetal (SAF)
Supervisor
Hélia Sofia Machado (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 Malformação Fetal: A (in) sustentabilidade da confirmação
Supervisor
Helena Manuela Azevedo (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 Crianças Autistas: Envolvimento Parental numa Escola Inclusiva
Supervisor
Ana Isabel Pena (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 A especificidade da criança com surdez moderada
Supervisor
Raquel Castro (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 Alunos surdos: as competências inferenciais e linguísticas na compreensão de textos narrativos
Supervisor
Raquel da Silva Castro (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2011 Promover o Desenvolvimento Cognitivo e o Sucesso Escolar:construção e Validação de um Programa de Treino Cognitivo
(Thesis) Arguer
Helena Cristina da Rocha Vidal Framrose Bilimória (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
2011 Metacognição, Criatividade e Emoção na Educação Visual e Tecnológica: Contributos e orientações para a formação de alunos com sucesso
(Thesis) Arguer
José Alberto Lourenço Martins (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
2011 Vivências Académicas, Métodos de Estudo e Rendimento Escolar em Estudantes da Universidade Pedagógica
(Thesis) Arguer
Bendita Donaciano (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
2011 A Indisciplina dos alunos e o Estilo do Professor
(Thesis) Arguer
Marisa Morgado Ramos (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2011 Perceções dos agentes educativos sobre o atendimento das crianças com capacidades excecionais de aprendizagem
(Thesis) Arguer
Ana Carolina Ascenção (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2011 Perceções dos professores sobre o atendimento aos alunos sobredotados no sistema educativo português
(Thesis) Arguer
Mónica Cristina Cerqueira Ramos (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2011 Caminhos do olhar da criança para a arte contemporânea
(Thesis) Arguer
Manuelina Danin Correia (Master)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2011 Sons e silenciamentos: Musicoterapia no tratamento de crianças com perturbações do espectro do autismo
Supervisor
Patrícia Raquel Fernandes (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2011 Sobredotação: O outro pólo das NEE
Supervisor
Ângela Fernanda Rodrigues (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2011 A importância da imagem na motivação de crianças com NEE, para a literatura infantil
Supervisor
Helena Paula Fernandes (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2011 As IPSS´s face à inserção/inclusão de crianças com NEE
Supervisor
Manuela Carneiro (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2011 A Transição para a Vida Activa dos Jovens com Necessidades Educativas Especiais
Supervisor
Maria Olívia Rocha (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2011 A Influência da Hidroterapia na Qualidade de Vida do Portador de Hidrocefalia
Supervisor
Eliana Pimenta (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2011 Estilos Parentais dos pais de crianças com transtorno de hiperactividade e défice de atenção (THDA)
Supervisor
Teresa Cláudia (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2011 Sons e silêncios, musicoterapia no tratamento de indivíduos com perturbações do espectro do autismo
Supervisor
Patrícia Raquel Silva Fernandes (Master)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2010 Diferenciação Pedagógica na Escola Atual: da Teoria à Prática
(Thesis) Arguer
Ana Maria Teixeira Coelho (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2010 Promoção da criatividade no Contexto Escolar: Um estudo exploratório com alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico
(Thesis) Arguer
Sandra Marisa Menezes Castro Carvalho (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2009 Promover o Desenvolvimento Cognitivo e o Sucesso Escolar:construção e Validação de um Programa de Treino Cognitivo
(Thesis) Arguer
Helena Cristina da Rocha Vidal Framrose Bilimória (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
2009 A formação dos professores pós-Bolonha - a satisfação dos estudantes e docentes em Portugal.
(Thesis) Arguer
Florbela Lages Antunes Rodrigues (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2007 Validação do Teste Stroop de Cores e Palavras e Definição de um Modelo Empírico
(Thesis) Arguer
Maria da Graça Esgalhardo (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2007 Novos Actores Sobre Velhos Palcos: Juventude, Política e Ideologia no Portugal Democrático
(Thesis) Arguer
Nuno Miguel Cavaca Augusto (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2007 Apoio Educativo e Escola Inclusiva - As Expectativas dos Docentes do Ensino Regular e dos Docentes do Apoio Educativo - 1º Ciclo do Ensino Básico
President of the jury
Delminda Gonçalves Nunes Rito Ribeiro (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2007 Educação Sexual na Escola - Um Projecto de Vida para o adolescente
(Thesis) Arguer
Maria da Graça Peres Martins Castanheira Lourenço (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2007 A Importância da Memória na Aprendizagem de uma Língua Estrangeira
(Thesis) Arguer
Catarina Helena Henriques Lourenço (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2007 Os Caminhos da Aprendizagem
(Thesis) Arguer
Ana Isabel Ferreira (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal

Association member

Society Organization name Role
2013 - Current Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação Membro Fundador da ADIPSIEDUC
2000 - Current Centro de Investigaç¿ão em Psicologia – Grupo de Investigação na Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Membro
1998 - Current Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS) Presidente da Mesa da Assembleia Geral da ANEIS

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2018 - Current Comissão Científica
Member
International Journal of Psychology and Neuroscience, Portugal
2016 - Current Membro do Conselho Científico
Member
Revista Sobredotação, Portugal
2015 - Current Membro do Comité Científico do Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Member
2011 - Current Membro do Comité Científico do Congresso de Gerontologia de Zamora
Member
2019 - 2019 Membro do Comité Científico do Congresso De Educação Emocional
Member
Universidade de Coimbra, Portugal
2017 - 2017 Membro do Conselho Científico REVISTA PERICIA- Psicologia Forense
Member
2014 - 2014 I CONGRESSO INTERNACIONAL- Envolvimento dos alunos na Escola. Perspetivas da Psicologia da Educação
Member
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal

Conference scientific committee

Conference name Conference host
2014/07/15 - 2014/07/17 I CONGRESSO INTERNACIONAL- Envolvimento dos alunos na Escola. Perspetivas da Psicologia da Educação Lisboa
2014 - 2014 O ENVELHECIMENTO E AS MUDANÇAS SOCIAIS
2014 - 2014 X CONGRESSO HISPANO-LUSO DE GERONTOLOGIA ZAMORA Zamora
2014 - 2014 JORNADAS DE GERONTOLOGIA SOCIAL
2014 - 2014 Congresso Internacional Inovação Docente e Novas Tecnologias aplicadas à História Braga
2013 - 2013 JORNADAS DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO da FACFIL Braga
2013 - 2013 XII CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUES DE PSICOPEDAGOGIA Braga
2013 - 2013 COLÓQUIO PROTEÇÃO SOCIAL E EMIGRAÇÕES
2013 - 2013 II SEMINÁRIO INTERNACIONAL “TEMPOS SOCIAIS E O MUNDO CONTEMPORÂNEO Braga

Consulting

Activity description Institution / Organization
2011 - 2011 Parecer de Doutoramento Europeu de Mercedes Gonçallez Universidade de Murcia, Spain
2009 - 2009 Parecer de Doutoramento Europeu de Sónia Gil Universidade de Vigo, Spain

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2016 - Current Necessidades Educativas Especiais Ensino de inglês no 1º ciclo (Especialização pós-licenciatura) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 - Current Seminários temáticos Psicologia do Desenvolvimento (Doutoramento) Universidade Pedagogica, Mozambique
2010 - Current Psicologia do Desenvolvimento Serviço Social (Licenciatura) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2010 - Current Psicolocia Social Serviço Social (Licenciatura) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2010 - Current Psicopatologia do Desenvolvimento Serviço Social (Licenciatura) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2010 - Current Intervenção em Necessidades Educativas Especiais Serviço Social (Licenciatura) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2006 - Current Psicologia da Aprendizagem Ciências Religiosas (Mestrado integrado) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Teologia, Portugal
2004 - Current Percepção, Memória e Aprendizagem Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado integrado) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2004 - Current Disciplina de Seminário I Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado integrado) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal