???global.info.a_carregar???
Ricardo Filipe Ramos é Doutorado em Gestão com especialização em Marketing (ISCTE-IUL), Mestre em Gestão do Desporto (FMH-UTL) e Licenciado em Desporto (IPS-ESE). É membro dos centros de investigação Grupo de Sistemas de Informação do ISTAR-IUL e do CICEE – UAL.Os seus interesses de investigação incluem o comportamento do consumidor/utilizador na Internet, e-commerce, tourism and hospitality e marketing digital. É Professor Adjunto convidado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital do Instituto Politécnico de Coimbra.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ricardo Filipe Carreira Ramos

Nomes de citação

  • Ramos, Ricardo F.

Identificadores de autor

Ciência ID
BE1C-24CF-8506
ORCID iD
0000-0001-9841-9720
Google Scholar ID
bjXVvpYAAAAJ

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2024/01 - 2024/10
Concluído
Ensino a distância (Pós-Graduação)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
Aprovado
2015/10/05 - 2018/12/18
Concluído
Gestão, especialização em Marketing (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/10/01 - 2015/06/01
Concluído
Gestão do Desporto (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
"Online sport consumption: Influence of consumers’ motivations and concerns on their actual behavior and future purchase intentions " (TESE/DISSERTAÇÃO)
18,1
2009/09/01 - 2012/05/01
Concluído
Desporto (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
14.2
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/10 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2019/02/08 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Portugal
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Portugal
2018/10/02 - 2019/09/30 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1996/11/20 - 2018/10/15 Coordenador Técnico (Assistente Técnico) Marinha Portuguesa, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024 - Atual Investigador Integrado Centro de Estudos de Recursos Naturais Ambiente e Sociedade, Portugal
2023/01/01 - 2024/03 Investigador Integrado ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação em Ciências da Informação Tecnologias e Arquitetura, Portugal
2019/06 - 2022/12/31 Investigador Integrado Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2016/11/01 - 2022/12/31 Investigador Associado ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação em Ciências da Informação Tecnologias e Arquitetura, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação em Ciências da Informação, Tecnologias e Arquitetura - ISCTE-IUL
UID/Multi/04466/2019
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Omran, Wajdy; Casais, Beatriz; Ramos, Ricardo F.. Autor correspondente: Omran, Wajdy. "Attributes of Virtual and Augmented Reality Tourism Mobile Applications Predicting Tourist Behavioral Engagement". International Journal of Human–Computer Interaction (2025): 1-14. https://doi.org/10.1080/10447318.2025.2470293.
    10.1080/10447318.2025.2470293
  2. Barbedo, Mariana; Rita, Paulo; Ramos, Ricardo F.. Autor correspondente: Rita, Paulo. "CEOs’ and Directors’ perspective towards environmental sustainability and climate change". Journal of Cleaner Production (2025): 145143. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2025.145143.
    10.1016/j.jclepro.2025.145143
  3. Rita, Paulo; Omran, Wajdy; Ramos, Ricardo F.; Costa, Tânia. "Exploring the Applications of Artificial Intelligence in Marketing: A Topic Modelling Analysis". Tourism & Management Studies 21 1 (2025): 39-55. https://doi.org/10.18089/tms.20250103.
    10.18089/tms.20250103
  4. Quintal, Sara; Ramos, Ricardo F.; Rita, Paulo; Oliveira, Pedro Miguel. Autor correspondente: Ramos, Ricardo F.. "AR Smart Glasses: The Feeling of Groundedness Mediator Effect". International Journal of Human-Computer Interaction (2025): 1-11. https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10447318.2024.2436043.
    Publicado
  5. Biscaia, Rui; Ramos, R. F.; Yoshida, Masayuki; Kim, Yukyoum. "Service Quality in Spectator Sports: A Review and Research Agenda". International Journal of Consumer Studies 48 6 (2024): http://dx.doi.org/10.1111/ijcs.13086.
    Publicado • 10.1111/ijcs.13086
  6. Ramos, Ricardo F.; Rita, Paulo; Moro, Sérgio. "Exploring the intersections of Tourism and Hospitality: A review and research agenda". Tourism and Management Studies 20 4 (2024): 27-45. http://dx.doi.org/10.18089/tms.20240403.
    Publicado • 10.18089/tms.20240403
  7. Paulo Rita; João Guerreiro; Ramos, Ricardo F.; Ricardo G. Caetano. "The role of microtransactions in impulse buying and purchase intention in the video game market". Entertainment Computing (2024): http://dx.doi.org/10.1016/j.entcom.2024.100693.
    10.1016/j.entcom.2024.100693
  8. Ribeiro, Paulo; Ramos, Ricardo F.; Moro, Sérgio. Autor correspondente: Ramos, Ricardo F.. "Restaurant containment measures and perceived service quality: implications for future pandemics". Consumer Behavior in Tourism and Hospitality (2024): http://dx.doi.org/10.1108/cbth-06-2023-0081.
    10.1108/cbth-06-2023-0081
  9. Carvalho, Frederico; Ramos, Ricardo F.; Fortes, Nuno. "Customer satisfaction in mountain hotels within UNESCO Global Geoparks: an empirical study based on sentiment analysis of online consumer reviews". Tourism & Management Studies 20 1 (2024): 35-47. http://dx.doi.org/10.18089/tms.20240103.
    Publicado • 10.18089/tms.20240103
  10. Diogo Lima; Ramos, R.; OLIVEIRA, PEDRO MIGUEL. "Customer Satisfaction in the Pet Food Subscription-Based Online Services". Electronic Commerce Research (2024):
    No prelo
  11. Galhoz, I.; Ramos, R. F.; Biscaia, R.. Autor correspondente: Ramos, R. F.. "Airline environmental sustainability actions and CSR impact on customer behavior". Research in Transportation Business & Management 53 (2024): 101111.
    Acesso aberto • No prelo
  12. Muneeb, F.; Ramos, R. F.; Wanke, P.; Lashari, F.. Autor correspondente: Ramos, R. F.. "Revamping Sustainable Strategies for Hyper-Local Restaurants: A Multi-Criteria Decision-Making approach". FIIB Business Review (2023): https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/23197145231161232.
    Publicado • 10.1177/23197145231161232
  13. Ramos, Ricardo F.; Rita, Paulo; Moro, Sérgio. "Are Social Media and Mobile Applications threatening retail websites?". International Journal of Internet Marketing and Advertising 18 1 (2023): 58-81.
    Publicado
  14. Ramos, Ricardo F.; Paulo Rita. "Structure of REDEE and EJMBE research: A bibliometric analysis". European Journal of Management and Business Economics (2023):
    No prelo • 10.1108/EJMBE-04-2022-0109
  15. Francisco Pereira; Costa, Joana Martinho; Ramos, Ricardo F.; António Raimundo. Autor correspondente: Costa, Joana Martinho. "The impact of the COVID-19 pandemic on airlines’ passenger satisfaction". Journal of Air Transport Management 112 (2023):
    Publicado
  16. Omran, Wajdy; Casais, Beatriz; Ramos, Ricardo F.. Autor correspondente: Omran, Wajdy. "Virtual Reality and Augmented Reality Applications and their Effect on Tourist Engagement: A Hybrid Review". Journal of Hospitality and Tourism Technology (2023):
    No prelo
  17. Ramos, R. F.; Rita, Paulo; Vong, Celeste. Autor correspondente: Ramos, R. F.. "Mapping research in Marketing: Trends, influential papers, and agenda for future research". Spanish Journal of Marketing - ESIC (2023):
    No prelo
  18. Moro, S.; Pires, G.; Rita, P.; Cortez, P.; Ramos, R. F.. "Discovering ethnic minority business research directions using text mining and topic modelling". Journal of Research in Marketing and Entrepreneurship 25 1 (2023): 83-102. https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/JRME-01-2022-0004/full/html.
    Publicado • 10.1108/JRME-01-2022-0004
  19. Rita, P.; Ramos, R. F.. Autor correspondente: Rita, P.. "Global research trends in Consumer Behavior and Sustainability in E-Commerce: A bibliometric analysis of the knowledge structure.". Sustainability 14 9455 (2022): https://doi.org/ 10.3390/su14159455.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3390/su14159455
  20. Simões Coelho, Pedro; Rita, Paulo; Ramos, Ricardo F.. "How the response to service incidents change customer–firm relationships". European Journal of Management and Business Economics (2022): http://dx.doi.org/10.1108/ejmbe-05-2021-0157.
    Publicado • 10.1108/ejmbe-05-2021-0157
  21. Catarina Lemos; Ricardo F. Ramos; Sérgio Moro; Pedro Miguel Oliveira. "Stick or Twist—The Rise of Blockchain Applications in Marketing Management". Sustainability 14 7 (2022): 4172-4172. https://doi.org/10.3390/su14074172.
    10.3390/su14074172
  22. Tianyuan Zhang; Sérgio Moro; Ricardo F. Ramos. "A Data-Driven Approach to Improve Customer Churn Prediction Based on Telecom Customer Segmentation". Future Internet 14 3 (2022): 94-94. https://doi.org/10.3390/fi14030094.
    10.3390/fi14030094
  23. Furtado, Ariana; Ramos, Ricardo F.; Maia, Bruno; Costa, Joana Martinho. "Predictors of Hotel Clients’ Satisfaction in the Cape Verde Islands". Sustainability 14 5 (2022): 2677. http://dx.doi.org/10.3390/su14052677.
    Publicado • 10.3390/su14052677
  24. Chaile, V.; Moro, S.; Carneiro, A.; Ramos, R. F.. "Aplicação das Redes Neuronais Artificias para classificação das operações de perfuração: O caso de poços deepwater de Exploração e Produção". Iberian Journal of Information Systems and Technologies (RISTI) 43 (2022): 5-20. https://www.proquest.com/openview/fac6ab0fcbc372bc878be1a76cf62f2b/1?pq-origsite=gscholar&cbl=1006393.
    Publicado
  25. Rita, Paulo; Ramos, Ricardo F.; Tiago, Maria Teresa Borges ; Rodrigues, David. "Impact of the rating system on sentiment and tone of voice: A Booking.com and TripAdvisor comparison study". International Journal of Hospitality Management (2022):
    No prelo
  26. Moro, Sérgio; Rita, Paulo; Pires, Guilherme; Cortez, Paulo; Ramos, Ricardo F.. "Discovering ethnic minority research directions using text mining and topic modelling". Journal of Research in Marketing and Entrepreneurship (2022):
    No prelo
  27. Rui Biscaia; Moro, Sérgio; Thilo Kunkel. "Understanding the importance of sport stadium visits to teams and cities through the eyes of online reviewers". Leisure Studies (2022):
    No prelo
  28. Ramos, R.; Rita, P.; Moro, S.. "Is this the beginning of the end for retail websites? A professional perspective". International Journal of Internet Marketing and Advertising 15 3 (2021): 260-280. https://www.inderscience.com/jhome.php?jcode=ijima.
    Publicado • 10.1504/IJIMA.2021.115422
  29. Rita, P.; Ramos, R.; Moro, S.; Mealha, M.; Radu, L.. "Online dating apps as a marketing channel: a generational approach". European Journal of Management and Business Economics 30 1 (2020): https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/EJMBE-10-2019-0192/full/html.
    Publicado • 10.1108/EJMBE-10-2019-0192
  30. Moro, S.; Ramos, R.; Rita, P.. "What drives job satisfaction in IT companies?". International Journal of Productivity and Performance Management 70 2 (2020): 391-407. https://www.emerald.com/insight/publication/issn/1741-0401.
    Publicado • 10.1108/IJPPM-03-2019-0124
  31. Leandro, C.; Ramos, R. F.; Moro, Sérgio. "Anticipating Next Public Administration Employee’s Absence Duration". Public Administration Issues 6 (2019): 23-40. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/anticipating-the-duration-of-public-administration-employees-future-absences/63317?lang=en.
    Publicado • 10.17323/1999-5431-2019-0-6-23-40
  32. Ramos, R.; Rita, P.; Moro, S.. "From institutional websites to social media and mobile applications: a usability perspective". European Research on Management and Business Economics 25 3 (2019): 138-144. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2444883418301803?via%3Dihub.
    Publicado • 10.1016/j.iedeen.2019.07.001
  33. Leandro, C.; Ramos, R.; Moro, S.. "Anticipating the duration of public administration employees' future absences". Public Administration Issues 6 (2019): 23-40. https://vgmu.hse.ru/en/.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Keogh, J.G.; Ramos, Ricardo F.; Gómez, J.M.; Rejeb, A.. "The growing importance of technology and supply chain standards for enhancing efficiency, visibility, transparency, and trust at the Digital-Physical B2B systems interface". In Precision Retailing: Driving results with behavioral insights and data analytics, 359-378. Rotman-UTP Publishing, 2024.
    Publicado
  2. Wong, D.; Ramos, Ricardo F.. "Japan's Football Diplomacy". In Continental perspectives on the geopolitical economy of football, 69-77. Routledge, 2024.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. Responsabilidade social corporativa e marketing: uma análise bibliométrica e de visualização da literatura entre os anos de 1994 e 2020. IX Encontro de Marketing da ANPAD – EMA 2021. 2021. Quezado, T.; Quezado, W.; Fortes, N.; Ramos, R. F.. http://www.anpad.org.br/.
  2. Internet user behavior change: Professionals' perspective. Sport Management Association for Australia & New Zealand. 2017. Ramos, R. F.; Rita, P.; Moro, S.. http://www.smaanz.org/.
  3. Internet user behavior change: Scholar perspective. North American Society for Sport Management. 2017. Ramos, R. F.; Rita, P.; Moro, S.. https://www.nassm.com/.
  4. Internet user behavior change –an evaluation under three dimensions: scholars, professionals, and users. EDAMBA Summer Research Academy 2016. 2016. Ramos, R. F.; Rita, P.; Moro, S.. http://www.edamba.eu.
  5. Online sport consumption: Influence of consumers’ motivations and concerns on their actual behavior and future purchase intentions. European Association of Sport Management. 2015. Ramos, R. F.; Mascarenhas, M.; Biscaia, R.; Pereira, E.. http://www.easm.net/.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023/10 - 2025/04 Escapism, Feeling of Groundedness, and Satisfaction: Understanding reader commitment
Orientador de Margarida Torres Osório de Sousa Borges
Mestrado em Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Portugal
2023/10 - 2025/02 Sports Mega-Events Controversies’ Impact on the Main Triad’s Image: Crisis-Management Moderator Effect
Orientador de Francisco Maria Oliveira Zenha Pereira Reis
Mestrado em Data-Driven Marketing (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2023/10 - 2025/02 How customer service, trust and purchase excellence shape luxury brand image and repurchase intentions: The moderating role of mobile app experience
Orientador de Inês Sofia da Silva Graveto
Mestrado em Data-Driven Marketing (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2023/10 - 2025/02 Mass personalization: Understanding of value perception and purchase intentions
Orientador de Cláudia Sofia da Silva Ribeiro
Mestrado em Data-Driven Marketing (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2023/10 - 2024/10 Dark Tourism Satisfaction and Emotional Responses: A comparative study of man-made and natural disasters
Orientador de Bárbara Catarina Pereira Alves
Mestrado em Data-Driven Marketing (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2023/10 - 2024/10 Cross-Cultural Tourists’ Sentiment and Emotions in Eco-Friendly Hotels: A Hofstede Cultural Dimension Perspective
Orientador de Maria Fernanda Maneta Peixoto
Mestrado em Data-Driven Marketing (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2023/10 - 2024/10 AR Smart Glasses in Focus: The Feeling of Groundedness Through Amazon Reviews
Orientador de Sara Matilde Maltez Quintal
Mestrado em Data-Driven Marketing (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2023/10 - 2024/07 Do virtual ao Real – Análise do Mercado dos Lavradores
Orientador de Pedro Afonso Caldeira Rodrigues
Mestrado em Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Portugal
2022/10 - 2024/04 How family time affects consumers’ purchasing decisions: Parental decision on toys
Orientador de Inês Carolina Ramos de Matos
Mestrado em Data-Driven Marketing (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2022/10 - 2024/02 Exploring users behavior with fitness on YouTube and TikTok: A comparative study
Orientador de Carolina Caldeira Martins
Mestrado em Data-Driven Marketing (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2022/10 - 2024/01 A perspectiva cultural sobre produtos de luxo em tempos de inflação
Orientador
Mestrado em Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Portugal
2022/10 - 2024/01 Análise das interações no Twitter durante a Copa do Mundo Qatar 2022: Corrupção, direitos humanos, sustentabilidade ambiental e infraestruturas
Orientador de Helen Cristina Silva Alves
Mestrado em Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Portugal
2022/10 - 2023/12 O impacto das campanhas de literacia de identidade de género e combate à intolerância e ao preconceito no público
Orientador de Teresa de Jesus Ribeiro Bento
Mestrado em Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2022/10 - 2023/10 CEOs and Directors’ Perspective Towards Environmental Sustainability and Climate Change
Coorientador de Mariana Anselmo de Castro Barbedo
Mestrado em Data-Driven Marketing (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2022/10 - 2023/10 Blockchain adoption for supply chains in the automotive industry
Coorientador de Rodrigo Albano Coutinho
Mestrado em Statistics and Information Management (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2022/10 - 2023/10 Playing to Win: The impact of Gamified Loyalty Programs in Grocery Retail
Coorientador de Mariana Alves das Neves Simões
Mestrado em Data-Driven Marketing (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2021/10 - 2023/04/18 Airlines’ Environmental Sustainability Actions and CSR Impact on Customer Behavior
Orientador
Mestrado em Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2021/10 - 2023/04/14 Customer Satisfaction in the Pet Food Subscription-based Online Services
Orientador
Mestrado em Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2021/10 - 2023/04 Real-time big data processing and automation of interactions as a driver and booster of online customer engagement
Coorientador
Mestrado em Gestão da Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2021/10 - 2023/04 Artificial Intelligence in Marketing: a text mining and topic modeling approach
Coorientador
Mestrado em Gestão da Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2021/10 - 2023/03/27 A data-driven approach to improve customer churn prediction based on Telecom customer segmentation
Coorientador de Tianyuan Zhang
Gestão Empresarial Aplicada (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/10 - 2023/01 The impact of restaurant containment measures on consumer perceived service quality, satisfaction, and revisit intentions – A contribution to Future Pandemics
Orientador
Mestrado em Gestão de Negócios (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Portugal
2021/10 - 2023/01 How a Cross-Media Strategy – Out of Home and Mobile – affects Brand Trust
Coorientador
Mestrado em Gestão da Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2020/10 - 2022/02 A importância da tecnologia Blockchain para o Marketing
Orientador
Mestrado em Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2020/12/05 - 2021/12/06 Podemos sentir uma mudança no comportamento do consumidor nas empresas portuguesas de retalho devido à pandemia?
Coorientador de João Filipe Peixoto Pereira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/10 - 2021/12/06 The Shift in consumer behaviour in Portuguese retail companies due to the pandemic
Coorientador
Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/10 - 2021/11/24 Effect of price dispersion in online booking choices: The manipulation of consumer perceived value in OTAs
Coorientador
Mestrado em Estatística e Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2020/09 - 2021/10/24 The influence of price dispersion and price fairness in channel booking choices at trivago using star rating attribute: A survey research
Coorientador de Barreiros, Cláudia Sofia de Sousa
Mestrado em Gestão de Informação, especialização em Inteligência de Marketing (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2021/01/06 - 2021/10/21 O impacto da pandemia COVID-19 na satisfação de passageiros de companhias aéreas europeias
Coorientador de Francisco Manuel de Mendonça e Costa Pereira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/10 - 2021/07/21 Dress with finesse - How people see logotypes as status
Coorientador
Statistics and Information Management, specialization in Marketing Research and CRM (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2019/10/01 - 2021/07/16 Estágio: The Loop Company
Orientador de Joana Filipe Anjo Beja
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2019/09 - 2021/06/28 The strategic motivation factors for IT outsourcing decision in the banking sector
Coorientador
Mestrado em Gestão de Empresas (Mestrado)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2019/10 - 2021/03/30 What satisfaction is perceived through online reviews from customers in mountain hotels? A qualitative and sentiment analysis
Orientador de Frederico Carlos Campos de Carvalho
Mestrado em Gestão de Negócios (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Portugal
2019/10 - 2021/03/19 Plano de Marketing Turístico de Constância: Promoção e Desenvolvimento turístico-cultural de Camões em Constância
Orientador de Eduardo Miguel Trindade Crespo
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2019/10 - 2021/03/12 Redes Colaborativas: Fatores de Sucesso para uma Estratégia de Marketing e Comercialização
Orientador de Cátia Lopes dos Santos
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2019/10 - 2021/03/05 Determinantes de sucesso na tomada de decisão em Startups inovadoras
Orientador de Brigite Alexandra Gonçalves Gameiro
Mestrado em Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Portugal
2019/10 - 2021/02/05 Perceção dos utilizadores relativamente à qualidade dos hotéis de 4 e 5 estrelas de pequenas ilhas africanas: O caso de Cabo Verde
Orientador de Ariana Patrício Cardoso Furtado
Gestão de Negócios (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Portugal
2019/10 - 2021/01/25 Estudo dos Estilos de Liderança nas Forças Armadas de Angola
Coorientador de Alexandre de Oliveira Sakato
Gestão de Empresas (Mestrado)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2019/10 - 2020/11/17 Hotel Online Reviews: What influences sentiment and rating?
Coorientador de David Gonçalo de Araújo Rodrigues
Gestão de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2017/10 - 2018/12/05 Business Intelligence and Portuguese's Public Administration Absenteeism
Coorientador de Leandro Miguel Bartolomeu da Cruz Costa
Computer science and business management (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/10/11 - 2018/11/28 UNDERSTANDING THE RECEPTIVITY OF THE USERS TOWARDS A MARKETING CAMPAIGN ON TINDER
Coorientador de Marta Casaca Mealha
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/10 - 2018/11/28 Understanding the receptivity of the users towards a marketing campaing on Tinder
Coorientador de Marta Casaca Mealha
Marketing (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2021/07 - 2021/07 Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) Maringá, Brasil
2021/03/13 - 2021/03/26 ANPAD - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Maringá, Brasil
2021/03/13 - 2021/03/26 ANPAD - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Maringá, Brasil

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021/10/14 - 2021/10/20 Sustainability (2071-1050) MDPI
2021/07 - 2021/07 Journal of Business Research (01482963) Elsevier
2021/04 - 2021/04 Journal of Business Research (01482963) Elsevier
2021/02/17 - 2021/02/23 European Journal of Management and Business Economics (24448451) Emerald Group Publishing Ltd.
2020/12/16 - 2020/12/23 European Journal of Management and Business Economics (24448451) Emerald Group Publishing Ltd.
2020/11/18 - 2020/11/29 Tourism Recreation Research (02508281, 23200308) Taylor and Francis Ltd.
2020/09/30 - 2020/10/13 Tourism Recreation Research (02508281, 23200308) Taylor and Francis Ltd.
2020/09/08 - 2020/09/21 Journal of Business Research (01482963) Elsevier
2020/07/21 - 2020/08/04 International Journal of Productivity and Performance Management (1741-0401) Emerald
2020/04 - 2020/04 Electronic Commerce Research ( 1572-9362) Springer
Distinções

Prémio

2020 EDAMBA Ph. D. Thesis Competition 2020
European Doctoral Association in Management and Business Administration (EDAMBA), Grécia

Outra distinção

2018 Louvor Individual
Estado-Maior-General das Forças Armadas, Portugal
2016 Medalha de Cruz Naval
Marinha Portuguesa, Portugal
2015 Medalha de Comportamento Exemplar
Marinha Portuguesa, Portugal
2007 Louvor Individual
Marinha Portuguesa, Portugal
2002 Louvor Individual
Marinha Portuguesa, Portugal