Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Nadine Correia
Nomes de citação
- Correia, Nadine
Identificadores de autor
- Ciência ID
- B915-4997-D85E
- ORCID iD
- 0000-0002-4617-7595
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com/citations?user=JvERSSQAAAAJ&hl=en&oi=ao
- Scopus Author Id
- 55574656700
Endereços de correio eletrónico
- nadine_correia@iscte-iul.pt (Profissional)
Moradas
- Avenida das Forças Armadas, 1649-026, Lisbon, Lisboa, Portugal (Profissional)
Websites
- https://ciencia.iscte-iul.pt/authors/nadine-correia/cv (Profissional)
- http://primeirosanos.iscte-iul.pt/ (Blogue)
- http://earlyyearsblog.eu/ (Blogue)
- https://child-participation.eu/ (Académico)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2014/11/01 - 2020/05/07
Concluído
|
Psicologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Children’s right to participate in early childhood education: From rights to empirical evidence" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado com distinção |
2008/10/01 - 2010/05/31
Concluído
|
Mestrado em Política Social (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal
"Crianças Vítimas de Violência na Família e Medidas de Protecção - Um estudo na área de Lisboa" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 (Scale 1-20) |
2001/10/01 - 2006/10/01
Concluído
|
Licenciatura em Psicologia (Licenciatura)
Especialização em Clinical, Cognitive-Behavioral, Cognitive and Systemic Psychology
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
15 (Scale 1-20) |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/01/01 - Atual | Investigador Contratado (Investigação) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2018/09/01 - 2019/12/31 | Investigador Contratado (Investigação) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2014/11/01 - 2018/02/28 | Investigador (Investigação) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2012/11/01 - 2014/10/31 | Investigador (Investigação) | Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação William James, Portugal |
2012/07/23 - 2012/10/31 | Investigador (Investigação) | Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação William James, Portugal |
2011/09/01 - 2012/03/10 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal |
2010/07/01 - 2011/06/30 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação William James, Portugal |
2009/09/01 - 2010/05/31 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal |
2008/09/01 - 2009/06/30 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal |
2007/01/01 - 2007/08/31 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/02 - Atual | Psychologist/Project manager | Pais em Rede Association, Portugal |
2018/03/01 - 2018/07/31 | Intern at the Corporate Social Responsibility Programme | European Commission, Bélgica |
2008/04/21 - 2008/07/11 | Intern at the Programme Building a Europe for and with Children | Council of Europe, França |
2007/07 - 2008/03 | Intern at Centro de Assistência Social Lucinda Anino dos Santos (professional internship) | Centro de Assistência Social Lucinda Anino dos Santos, Portugal |
2005/10 - 2006/07 | Intern at Externato da Luz (academic internship) | Universidade de Lisboa, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2014 - 2018/02/28 | PhD Project "Child participation, preschool quality and sociocognitive development: From rights to empirical evidence"
SFRH/BD/96012/2013
Bolseiro de Doutoramento
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e Tecnologia
Concluído
|
2012 - 2014/10/31 | Enhancing peer relationships: Preschool teachers' ideas and practices
Bolseiro de Investigação
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2010 - 2012/10 | Enhancing social participation of preschoolers with disabilities
Bolseiro de Investigação
|
Fundação para a Ciência e Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019 - Atual | PARTICIPA - Professional Development Tools Supporting Participation Rights in Early Childhood Education
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
European Commission
Em curso
|
2017 - 2020/08 | BECERID - A Blog as open learning platform for the field of Early Childhood Education about Research and Innovation to support
Disadvantaged and Diverse children
2017-1-be02-ka201-034755
Investigador
|
European Commission
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Poster em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2019/12 | Inclusão e desenvolvimento das crianças com incapacidades: Alguns dados de investigação | IV Encontro Formativo Projeto Semente - Formar para Cuidar e Incluir
Associação Pais em Rede - Fundão (Fundão, Portugal)
|
2019/08 | Teachers' ideas about children's right to participate in ECE | EECERA 29th Annual Conference
Aristotle University of Thessaloniki (Thessaloniki, Grécia)
|
2019/06 | PrimeirosAnos.pt: A blog about early childhood education based on research | Porto ICRE'19 - Porto International Conference on Research in Education
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
|
2019/06 | Teachers' ideas about children's right to participate in ECE | Porto ICRE'19 - Porto International Conference on Research in Education
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
|
2019/06 | A sensibilidade materna e as competências sociais: O papel das interações educador-criança e da regulação emocional | X Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Funchal, Portugal)
|
2019/04 | Direito de participação das crianças em contexto de jardim de infância | Ciclo de Conferências ISPA 2018/2019
ISPA - University Institute (Lisbon, Portugal)
|
2018/12 | A blog about early childhood education based on research | 2018 EDULOG International Conference Early Childhood Education: What Science has to Teach Us
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2018/12 | Projeto BECERID: o blogue como plataforma de aprendizagem em educação de infância para apoiar a inclusão e a diversidade | Congresso Luso Afro Brasileiro de infâncias e Educação
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2018/12 | Children’s right to participate in ECE settings: A systematic review | 2018 EDULOG International Conference Early Childhood Education: What Science Has to Teach Us
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2018/01 | Children's right to participation in ECEC settings: A systematic review | CREAN Conference: The impact of children’s rights and research on policy development
Geneva University (Geneva, Suiça)
|
2017/08 | Associations between children's ideas about participation and their social skills: Classroom-level moderators | 18th European Conference on Developmental Psychology
Utrecht University (Utrecht, Países Baixos)
|
2017/06 | Pro.Pares. Experiências sociais em contexto de jardim de infância: Perspectivas de crianças e de educadores | Mais e Melhor Educação
Instituto Superior da Maia (Maia, Portugal)
|
2016/06 | Assessing group and dyadic relationships quality in the preschool setting: Is there an effect on children's early academic skills? | EARLI SIG 5 CONFERENCE: Bridging Multiple Perspectives in Early Childhood Education
Universidade do Porto - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Porto, Portugal)
|
2015/08 | Quality of classroom interactions and teachers' ideas about practices to promote peer relationships | 16th European Conference for Research on Learning and Instruction, on Towards a Reflective Society: Synergies Between Learning,
Teaching and Research
Cyprus University of Technology (Limasson, Chipre)
|
2015/08 | Teacher-child relationship quality and social participation in the preschool setting | 16th European Conference for Research on Learning and Instruction, on Towards a Reflective Society: Synergies Between Learning,
Teaching and Research
Cyprus University of Technology (Cyprus, Portugal)
|
2014/08 | Teacher-child relationships' quality and social participation in the preschool setting | EARLI SIG 5 Conference on Learning and Development in Early Childhood
University of Jyväskylä (Jyväskylä, Finlândia)
|
2014/04 | Supporting self-determination in inclusive preschool classrooms: Results from observations | International Congress on Early Childhood Intervention
(Antalia, Turquia)
|
2014/03 | Dosage as a moderator of classroom organization quality effects on children’s social skills | 2015 SRCD Biennial Meeting
(Philadelphia, Estados Unidos)
|
2011/05 | Supporting symmetric interactions between children with Down syndrome and children without disabilities | Third Conference of the International Society on Early Intervention
(New York, Estados Unidos)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/10/30 - Atual | Validation of a questionnaire to assess teachers' attitudes and beliefs towards supporting children's right to participate
in early childhood education.
Orientador de Rebecca Malafaia Luna
|
Psychology (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018/09/01 - 2019/12/03 | Teacher-child relationship: Predictors of the perceptions of both elements of the dyad
Coorientador de Inês Galamba Soares
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018/10/19 - 2019/11/07 | Children's perceptions about their right to participate in early childhood education classrooms
Coorientador de Beatriz Fragoso Charrano
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2017/11/07 - 2018/12/18 | Implementation of the children's right to participate in early childhood education settings: Teachers' ideas
Coorientador de Joana Sofia Meira Pinto Durães
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/07/13 - 2020/07/17 | International Conference JURE 2020 - Generation Change: The Future of Education in a Diverse Society (2020/07/13)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
European Association for Research on Learning and Instruction, Bélgica Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2020 - 2020 | (Re)Encontros de uma comunidade dedicada à educação de infância (BECERID Erasmus+ Project conference and workshops) (2020) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2017/06/29 - 2017/06/30 | VI Encontro Nacional de Psicologia Comunitária: Contributos para a Transformação Social (2017/06/29)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2015/05/28 - 2015/05/29 | XI PhD Meeting in Social and Organizational Psychology (2015/05/28)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2012 - Atual | Course (annual online recertification) | CLASS Pre-K Observer
Teachstone Training LLC, Estados Unidos
|
2020 - 2020 | Workshop | Optimize your Qualtrics Survey (Sofia Frade, ISCTE-IUL)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020 - 2020 | Workshop | Putting quality back in qualitative research (Luana Ferreira, University of Lisbon)
European Association for Research on Learning and Instruction, Bélgica
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2020 - 2020 | Workshop | Mixed methods in educational research: Quantitative and qualitative research complement each other (Hanke Korpershoek, University
of Groningen)
European Association for Research on Learning and Instruction, Bélgica
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2019 - 2019 | Seminar in Advanced Methodologies | Introduction to linear mixed models (João Daniel, ISPA - Instituto Universitário)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019 - 2019 | Summer Meeting | Qualitative Research with Thematic Analysis with NVIVO (Luana Ferreira, University of Lisbon)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2017/04 - 2017/06 | Online Certified Course | Introduction to Systematic Review and Meta-Analysis (Coursera)
Johns Hopkins University, Estados Unidos
|
2017/03 - 2017/06 | Online Certified Course | The Best Start in Life: Early Childhood Development for Sustainable Development (Coursera)
SDG Academy/United Nations, Estados Unidos
|
2017/01 - 2017/03 | Online Certified Course | Children's Human Rights - An Interdisciplinary Introduction (Coursera)
Université de Genève, Suiça
|
2017/02 - 2017/02 | Seminar in Advanced Methodologies | Systematic Review and Meta-Analysis (Fernando Ferreira-Santos, Faculty of Psychology and Education, University of Porto)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2015/07 - 2015/07 | Summer School | Doing and Communicating Qualitative Research
Kingston University, Estados Unidos
|
2015/05 - 2015/05 | Seminar in Advanced Methodologies | Moderation and mediation modelling, using Modgraph and Medgraph (Helena Carvalho, ISCTE-IUL)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2015/03 - 2015/03 | Seminar in Advanced Methodologies | Meta-analysis (Diana Boer, Universität Koblenz-Landau)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2015 - 2015 | Seminar in Academic Competences | Pecha Kucha (Thomas Shubert, University of Oslo)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2015 - 2015 | Seminar in Academic Competences | E-Prime (Marília Prada, Margarida Garrido, ISCTE-IUL)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2015 - 2015 | Seminar in Academic Competences | Scientific publication strategies (Maria João Amante, Susana Lopes, Teresa Segurado, ISCTE-IUL)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2014 - 2014 | Seminar in Advanced Methodologies
Seminário
|
Introduction to MPlus®: Generalities, exploratory and confirmatory factor analysis, regression models, path models and multilevel
models (Diniz Lopes, ISCTE-IUL)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2014 - 2014 | Workshop | Idea Puzzle Software (Ricardo Morais, Idea Puzzle)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2014 - 2014 | Seminar in Advances Methodologies | Qualtrics (David Rodrigues, ISCTE-IUL)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2014 - 2014 | Seminar in Advanced Methodologies | ANOVA and Linear Regression (Sérgio Moreira, University of Lisbon)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2010 - 2010 | Online Course | IRB Research Training
CITI Collaborative Institutional Training Initiative, Estados Unidos
|
2010 - 2010 | Online Course | Social and Behavioral Responsible Conduct of Research
National Science Foundation, Estados Unidos
|
2008 - 2008 | Pedagogical Training | Pedagogical Training for Trainers
Ministério do Trabalho Solidariedade e Segurança Social, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2019/06 - 2020/07 | JURE 2020 - Generation Change: The Future of Education in a Diverse Society | Universidade do Porto - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação |
2017 - 2017 | XIII PhD Meeting in Social and Organizational Psychology: Challenging the Past, Creating a Future | ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa |
2016 - 2016 | XII PhD Meeting in Social and Organizational Psychology: (Re)Discover Psychology, New Trends and Opportunities | ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/01/01 - Atual | Consulting activities for the Project "Social Images, organizational climate and quality of relationships in Residential Care: The design, implementation and evaluation of an intervention program" (PTDC/CED-EDG/30373/2017) | Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal |
2020/11/01 - Atual | Consulting activities for Pais em Rede, Portuguese partner of the Erasmus+ project "Parenting Together" (KA204-D5C79E9F) | Pais em Rede Association, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2014 - Atual | European Association for Research on Learning and Instruction (EARLI) | EARLI/JURE Member |
2012/05 - Atual | Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) | Member |
2010/07 - Atual | International Society on Early Intervention (ISEI) | Member |
Distinções
Prémio
2018 | Scientific Prize ISCTE-IUL 2018
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2017 | Publication Prize CIS 2017
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2016 | Best Junior Researcher Poster
European Association for Research on Learning and Instruction, Bélgica
|
2015 | Scientific Prize ISCTE-IUL 2016
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Outra distinção
2013 | Phd Grant (SFRH/BD/96012/2013)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|