Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Íris Susana Pires Pereira
Nomes de citação
- Pereira, Íris Susana Pires
Identificadores de autor
- Ciência ID
- B416-8143-0315
- ORCID iD
- 0000-0003-0647-2319
- Researcher Id
- E-7964-2016
- Scopus Author Id
- ID: 55343609500
Websites
- https://iris2796.wixsite.com/irispereira (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2003 - 2008
Concluído
|
Doutoramento em Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Para a caracterização do contexto de ensino-aprendizagem da literacia no 1º ciclo de escolaridade. Das competências dos alunos
às concepções e práticas dos professores" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
aprovada por unanimidade |
1995 - 2000
Concluído
|
Mestrado em Linguística e Didáctica do Português (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Para uma Definição do Processo de Concordância Negativa em Português Europeu" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom por Unanimidade |
1990 - 1995
Concluído
|
Licenciatura em Ensino de Português e Inglês (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
|
16 valores |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2008/06/26 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2001/01 - 2008/06 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
1999/12 - 2000/09 | Monitor (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
1998/10 - 1999/08 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa, Portugal |
1997/11 - 1998/10 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa, Portugal |
1993/12 - 1994/09 | Monitor (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/06 - Atual | Diretora Adjunta da Revista Portuguesa de Educação (publicação indexada em SCOPUS) | Universidade do Minho - Instituto da Educação, Portugal |
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal | ||
2019 - Atual | Membro da Comissão Diretiva do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo. | Universidade do Minho - Instituto da Educação, Portugal |
Universidade do Minho - Instituto da Educação, Portugal | ||
2017 - Atual | Coordenador do Grupo de Investigação Tecnologias, Multiliteracias e Currículo do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho | Universidade do Minho - Instituto da Educação, Portugal |
2016 - Atual | Comissão Diretiva do Mestrado em Ciências da Educação, Área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas | Universidade do Minho - Instituto da Educação, Portugal |
2008/01 - Atual | Conselho de Departamento de Estudos Integrados em Literacia, Didáctica e Supervisão | Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2010/09 - 2016 | Comissão Diretiva do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo | Universidade do Minho - Instituto da Educação, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015/04 - 2019/03 | Membro do Comité Editorial (Editorial Co-manager) da Ação COST ‘The digital literacy and multimodal practices of young children’. http://digilitey.eu/about/structure/ | Universidade do Minho - Instituto da Educação, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2014 - 2015 | A perspetiva dos alunos sobre o PNEP
SFRH/BSAB/1440/2014
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Concluído
|
1995/10 - 2000/01 | Para uma Definição do Processo de Concordância Negativa em Português Europeu
PT/FCT/FCT/DFA/001/0229/720
Bolseiro de Mestrado
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018/05 - Atual | Moving Beyond Boundaries
POCI-01-0145-FEDER-032580
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
|
Em curso
|
2016/01 - Atual | RECEB, Reforma Curricular do Ensino Básico da Guiné-Bissau, da responsabilidade das seguintes entidades: Fundação Calouste
Gulbenkian, UNICEF, Ministério da Educação, Ensino Superior e Investigação Científica da Guiné-Biss
RECEB
Desenvolvimento técnico
Universidade do Minho, Portugal
|
Em curso
|
2015/04 - 2019/04 | The digital literacy and multimodal practices of young children (DigiLitEY)
ISCH COST Action IS1410
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
|
Em curso
|
2014 - 2019 | The Digital Literacy and Multimodal Practices of Young Children (DigiLitEY). ISCH COST Action IS1410 (http://digilitey.eu/)
ISCH COST Action IS1410
Investigador
|
Concluído
|
2014/10 - 2015/07 | A perspetiva dos alunos sobre o PNEP (Pós-Doutoramento)
SFRH/BSAB/1440/2014
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
Universidad de Oviedo, Espanha |
Concluído
|
2013 - 2015 | A literacia das disciplinas escolares: caraterísticas e desafios para mais engagement e aprendizagem
EXPL/MHC-CED/0645/2013
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
|
Concluído
|
2010 - 2015 | Manual Digital II, QREN - SI I&DT
QRENProNORTE-07-0202FEDER13657
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
|
Concluído
|
2013 - 2014 | Implementation Strategies for Innovations in Teachers´ Professional Development (Comenius Accompanying Measures).
539512-LLP-1-2013-1-DE-COMENIU
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Poster em conferência |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2019/03/07 | Moving Beyond Narrative Learning in the Digital Era | Reconceptualising Early Childhood Literacies: An International Conference
University of Manchester (Manchester, Reino Unido)
|
2018/11/22 | Para uma reconceptualização do processo de alfabetização. Desafios colocados pela comunicação digital | I Colóquio com NEPCED, Núcleo de Estudos e Pesquisa em Cultura e Escrita Digital/NEPCED/CEALE, Faculdade de EducaçãoUniversidade
Federal de Minas Gerais
Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte, Brasil)
|
2018/09/07 | O caso do discurso académico da formação docente | Encontro Nacional sobre Discuso Académico. O presente e o futuro da investigação do discurso académico em Portugal
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
|
2018/09/04 | Projeto SUPERTABi. Fatores críticos na aprendizagem profissional dos professores na era do Mobile Learning | III Encontro sobre Inovação Pedagógica Supertabi
Projeto Supertabi, Câmara da Maia (Maia, Portugal)
|
2018/07/23 | Literacy Policy Initiatives in Portugal. Round table 'Literacy policies in Europe - examples of successful national programmes | International ELINET Symposium 2018. Literacy in the 21st Century: Participation, Inclusion, Equity
Universidade de Colónia (Colónia, Alemanha)
|
2018 | When theoretical, political and practical agendas collide. Digital literacy in pre-school education in Portugal | International ELINET Symposium 2018. Literacy in the 21st Century: Participation, Inclusion, Equity
Universidade de Colónia (Colónia, Alemanha)
|
2018 | Literacia digital na educação de infânci: o que dizem as boas práticas? | 2018 EDULOG International Conference. Early Childhood Education: What science has to teach us
Universidade do Minho - Instituto da Educação (Braga, Portugal)
|
2017 | What's up in digital reading? Children’s perspectives about reading stories on paper and on screen | 20th European Conference on Reading
AELE (Madrid, Espanha)
|
2017 | Enredados en la lectura. Construcción de conocimiento y aprendizaje de la lectura en contextos digitales | 6º Foro Iberamericano sobre literacidad y aprendizaje (Encuentros con ponentes destacados)
AELE (Madrid, Espanha)
|
2017 | A investigação do processo de desenvolvimento profissional dos professores | 2º Encontro sobre inovação pedagógica SUPERTABI
Câmara Municipal da Maia & Agrupamento de Escolas Gonçalo Mendes da Maia (Maia, Brasil)
|
2017 | O desenvolvimento das capacidades de uso da Língua Portuguesa (L2) através do envolvimento em práticas de literacia significativas – Programa Ensino de Qualidade em Português na Guiné-Bissau | Simpósio “Alfabetização em Contexto de L2, 2.ªs Jornadas Internacionais Leitura, Escrita e Sucesso Escolar (II Jornadas Internacionais
de Alfabetização).
CIEC (Braga, Portugal)
|
2017 | A montante da alfabetização em língua portuguesa como L2 na Guiné-Bissau. O ciclo comunicativo no primeiro ano de escolaridade | Simpósio “Alfabetização em Contexto de L2, 2.ªs Jornadas Internacionais Leitura, Escrita e Sucesso Escolar (II Jornadas Internacionais
de Alfabetização). Universidade do Minho, 5 setembro
CIEC (Braga, Portugal)
|
2016 | Digital resources (DR) for language & literacy learning in the early years in Portugal | 3rd MC meeting of the COST Action "The digital literacy and multimodal practices of young children"
COST Action "The digital literacy and multimodal practices of young children" (Larnaca, Chipre)
|
2016 | Formar professores para a diversidade linguística nas escolas: o caso do PLNM | V Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa/ Fórum Ibero-Americano de Literacias
Centro de Investigação em educação (Braga, Portugal)
|
2016 | Desafiar o processo de compreensão da leitura com a utilização de dispositivos móveis | V Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa/ Fórum Ibero-Americano de Literacias
Centro de Investigação em Educação (Braga, Portugal)
|
2016 | Colaborar, construir e repensar os processos de literacia no 1.º ciclo | V Simpósio Internaional de Ensino de Língua Portuguesa / Fórum Ibero-Americano de Literacias
Centro de Investigação em Educação (Braga, Portugal)
|
2016 | Potencialidades das TIC na aprendizagem da leitura e da escrita no Primeiro Ciclo do Ensino Básico: teorias e práticas | V Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa / Fórum Ibero-Americano de literacias
Centro de Investigação em Educação (Braga, Portugal)
|
2016 | Para a construção do SoTL no ensino superior - um estudo de caso na formação inicial de professores | CNAPPS
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2016 | Perceções de docentes do 2.º CEB sobre o ensino/aprendizagem gramatical: do saber gramática ao saber ensinar gramática | III Simpósio Internacional de Formação de Professores – Múltiplos Olhares sobre a Educação Linguística
Escola Superior de Paula Frassinetti (Porto, Portugal)
|
2016 | Basic Education teachers’ perceptions on grammar teaching: from grammatical content knowledge to didactic knowledge | Educational Linguistics 2016 ARLE SIG Seminar
ARLE (Setúbal, Portugal)
|
2016 | The use of mobile devices in the development of reading comprehension skills | First Training School of COST Action IS1410
Instituto da Educação, Universidade do Minho/ COST Action IS1410 (Braga, Portugal)
|
2016 | Dispositivos móveis no desenvolvimento de competências de interpretação de texto no 1.º Ciclo do Ensino Básico | Encontro sobre Jogos e Mobile Learning
Universidade de Coimbra, FPCE, LabTE (Coimbra, Portugal)
|
2016 | Leitura em Ecrãs. | 1.º Encontro sobre Inovação Pedagógica SUPERTABi
Câmara Municipal da Maia & Agrupamento de Escolas Gonçalo Mendes da Maia. (Maia, Portugal)
|
2016 | Criatividade e multimodalidade nas narrativas digitais: as vozes das crianças de jardim de infancia | Simpósio convidado sobre digital storytelling, infancia y creatividad (M. Esther del Moral Pérez, Coord.). 4th international
congress of educational sciences and development
(Santiago de Compostela, Espanha)
|
2016 | Digital resources (DR) for language & literacy learning in the early years in Portugal | Digital literacies and multimodal practices of young children (DIGILITEY) - 3rd meeting
COST Action IS1410 (Nicosia, Cyprus, Chipre)
|
2016 | Using storytelling to promote cognitive and emotional development: An action project in a multicultural learning contexts | 1st DigiLitEY Training School of COST Action IS1410
COST Action IS1410 (Braga, Portugal)
|
2015 | Do conhecimento gramatical ao conhecimento didático no ensino da Gramática: perceções de docentes do 2.º CEB | V Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa – de volta ao futuro que decorreu em Lecce, Itália
(Lecce, Itália)
|
2015 | Dialogism as a framework for understanding language teachers’ learning in multicultural and multilingual settings | 10th IAIMTE Conference 2015
IAIMTE (Odense, Dinamarca)
|
2015 | Begining again | Water Benjamin, Childhood and Pedagogy: An interdisciplinary symposium
Goldsmiths, University of London / Journal Pedagogy, Culture and Society (Londres, Reino Unido)
|
2015 | Reading and writing on screen - an overview of the Portuguese case | 2nd MC meeting of the COST Action "Digital literacy and multimodal practices of young children"
COST Action "Digital literacy and multimodal practices of young children" (Tallinn, Estónia)
|
2015 | On the critical role of public communication practices in action research processes: Voices from a teacher education context | CARN - Collaborative Action Research Network
CARN (Braga, Portugal)
|
2015 | Utilização de dispositivos móveis no desenvolvimento de competências de interpretação textual | CIAAF - 1.ª Conferência Ibero-Americana de Ambientes e Aprendizagens Futuras
(Porto, Portugal)
|
2014 | Conhecemos bem as nossas metas? Linguagem e literacia emergente nas metas de aprendizagem da educação pré-escolar | I Seminário Nacional de Educação e Desenvolvimento Humano. Literacia emergente na educação pré-escolar
Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão (Vila Nova de Famalicão, Portugal)
|
2014 | Literatura, leitura e ilustração em regeneração: os contextos multimodais de significação | Leitura, literatura infantil e ilustração. 10.º encontro nacional / 8.º internacional de investigação
Centro de Esudos da Criança, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2014 | Educação para a diversidade linguística | Pedagogia para a autonomia. Imaginar e fazer a diferença em tempos difíceis. 6.º Encontro do GT-PA
GT-PA, IE (Braga, Portugal)
|
2014 | A apresentação oral no 1.º ciclo do ensino Básico como contexto de construção da autonomia de alunos e de professores em formação | Pedagogia para a autonomia. Imaginar e fazer a diferença em tempos difíceis. 6.º Encontro do GT-PA
GT-PA, IE (Braga, Brasil)
|
2014 | Teacher training in Portugal | ISIT Summer school
ISIT (Bad Munster am Stein, Alemanha)
|
2014 | Do conhecimento gramatical ao conhecimento didático no ensino da Gramática: perceções de docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico | Congresso ISATT 2014 - Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem
Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2013 | A construção do professor reflexivo no contexto da Prática de Ensino Supervisionada. Potencialidades e limites da utilização da linguagem escrita | XX Colloque de l'Afirse
Afirse / IEUL (Lisboa, Portugal)
|
2013 | Portfolios as complex performative spaces | 9th International Conference IAIMTE
IAIMTE (Paris, França)
|
2013 | On the undestanding of the interpretation of literary texts. A contribution from critical narrative discourse analysis | 9th International Conference IAIMTE
IAIMTE (Paris, França)
|
2013 | A escrita na aprendizagem profissional docente. O portefólio de aprendizagens como espaço performativo complexo | V Encontro nacional de reflexão sobre a escrita
Departamento de Educação, Univesidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2013 | O papel da investigação na prática pedagógica dos mestrados em ensino | XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Instituto da Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2013 | TIC e aprendizagem: explorando o desenho de contextos digitais de aprendizagem da literacia no 1.º ciclo do ensino básico | Recursos Educativos Digitais para a aprendizagem das crianças
Instituto da Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2012 | A construção do professor reflexivo no contexto da prática de Ensino Supervisionada. A montante da escrita do portefólio de estágio | III Encontro Nacional de Educação Básica, Formação de educadores e de professores do 1.º e 2.º CEB
(Aveiro, Portugal)
|
2012 | O PNEP enquanto processo de Investigação-ação: experiência(s), conhecimento(s) e voz(es). Testemunho do núcleo da Universidade do Minho | VI Encontro Língua Portuguesa nos 1.ºs anos de escolaridade - Investigação e Boas Práticas
(Lisboa, Portugal)
|
2012 | Learning about in-service education for pre-school teachers | 4th ATEE Winter Conference
(Coimbra, Portugal)
|
2012 | The professional learning of Language (L1) educators | 4th ATEE Winter Conference
(Coimbra, Portugal)
|
2012 | Da teoria à prática e de volta à teoria em contextos de prática pedagógica supervisionada. Refletindo sobre o envolvimento parental nas práticas de animação de leitura em contexto de educação de infância | I Encontro Internacional de Boas Práticas de Animação da Leitura
(Porto, Portugal)
|
2012 | Painel: “Rigor científico-pedagógico em recursos digitais para crianças | Recursos Educativos Digitais para a aprendizagem das crianças
CIEd (Braga, Portugal)
|
2011 | Da teoria à prática e de volta à teoria em contextos de prática pedagógica supervisionada. Refletindo sobre as potencialidades e limites da aprendizagem corporizada nas práticas de animação de leitura em contexto de educação de infância | I Encontro Internacional de Boas Práticas de Animação da Leitura
(Porto, Portugal)
|
2011 | Da teoria à prática e de volta à teoria em contextos de prática pedagógica supervisionada. Refletindo sobre o papel da metacognição nas práticas de animação de leitura em contexto de educação de infância | I Encontro Internacional de Boas Práticas de Animação da Leitura
(Porto, Portugal)
|
2011 | O PNEP e a pedagogia da autonomia no desenvolvimento profissional de professores | Congresso Ibérico/5.º Encontro do GT-PA - Pedagogia para a Autonomia
(Braga, Portugal)
|
2011 | On the current Portuguese official framework for pres-school literacy education | 17th European Conference on Reading
(Mons, Bélgica)
|
2011 | Natural and cultural dimensions of language education in the pre-school years. (Learning about) Teachers’ learning through an in-service program | IAIMTE 8th Bi-Annual Conference
(Hildesheim, Alemanha)
|
2010 | Como se sente o amigo crítico que é simultaneamente o avaliador dos seus colegas? Reflexões sobre o processo de avaliação no contexto do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) | Seminário Internacional Avaliação de Professores: Perspectivas Nacionais e Internacionais
(Braga, Portugal)
|
2010 | A avaliação das aprendizagens linguísticas dos alunos no contexto do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP): assunções (e reacções) no núcleo da Universidade do Minho | 2.º Congresso Internacional de Avaliação em Educação
(Braga, Portugal)
|
2009 | Texto/Contexto/ Discurso na LSF | Oficina "Interacionismo Sociodiscursivo e Linguística Sistémico-Funcional: Diálogos Possíveis"
(Lisboa, Portugal)
|
2009 | Learning literacy, learning language: Supporting theory with linguistic and educational research | 16th European Conference on Reading
(Braga, Portugal)
|
2008 | Towards a characterization of the literacy teaching and learning context in the primary school is Portugal: A research on students competencies and teachers´ conceptions and practices | ICET 2008 World Assembly
International Council on Education for Teaching (Braga, Portugal)
|
2008 | Para a caracterização do contexto de ensino-aprendizagem da literacia no 1.º ciclo de escolaridade. Das competências dos alunos às concepções e práticas dos professores | Encontro "Quid Novi?"
(Porto, Portugal)
|
2008 | Towards a characterization of the literacy teaching and learning context in the primary school in Portugal: A research on students’ competencies and teachers’ conceptions and practices | International Council on Education for Teaching 2008 World Assembly
(Braga, Portugal)
|
2005 | Sobre os demonstrativos anafóricos discursivos em português: domínios de referência e perspectivas de enunciação | Gramática e Humanismo. Colóquio de Homenagem a Amadeu Torres
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa (Braga, Portugal)
|
2004 | Emergent Literacy in Portuguese Kindergarten: From the National Curriculum to School Practices | European Seminar “Literacy Innovations in Kindergarten Classrooms"
Greek Reading Association & International Development in Europe Committee of the International Reading Association (Rethymnon, Grécia)
|
2004 | Sobre la resolución de las expresiones demostrativas anafóricas: foco discursivo, token reflexivité y relaciones de coherencia | XXXIV Simposio de la Sociedad Española de Lingüística
Sociedad Española de Lingüística (Madrid, Espanha)
|
2004 | Ensinar língua para aprender a ler. Ensinar a ler para aprender língua | O Ensino das Línguas e a Linguística
Associação Portuguesa de Linguística, ESE de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2004 | Para uma avaliação de algumas provas de avaliação do desenvolvimento linguístico | O Ensino das Línguas e a Linguística
Associação Portuguesa de Linguística, ESE - Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2004 | A referência anafórica discursiva: um processo cognitivo linguisticamente (pré-)configurado | XX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Lisboa, Portugal)
|
2003 | A descrição linguística, o professor, o currículo e as práticas educativas configuradas pelos manuais de gramática no 1º ciclo de escolaridade básica | XIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Lisboa, Portugal)
|
2003 | Aspectos da didáctica da vertente oral da língua materna no jardim de infância e no 1º ciclo do ensino básico – algumas reflexões | A Criança, a Língua e o Texto Literário: Da Investigação às Práticas
Instituto de Estudos da Criança (Braga, Portugal)
|
2003 | Avaliação diagnóstica da compreensão leitora | V Simpósio de Investigação em Psicologia
Associação Portuguesa de Psicologia (Lisboa, Portugal)
|
2003 | A Procomlei: uma prova de avaliação da compreensão leitora | VII Congreso Galego-Portugués de Psicopedagoxia
(A Coruña, Espanha)
|
2003 | Os processos de compreensão leitora: avaliar para prevenir | I Congresso Nacional de Avaliação Psicológica e IX Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
P.U.C. Campinas (Campinas, Brasil)
|
2002 | How is it possible to prepare kindergarteners for reading comprehension? | VII Congreso Latinoamericano para el Desarrollo de la Lectura y la Escritura
Consejo Puebla de Lectura (Puebla, México)
|
2002 | A Língua Portuguesa na formação inicial de Educadores de Infância e de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico | Jornadas DCILM 2002 – A Competência Literácita no Pré-escolar e no 1º ciclo
Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2002 | Sobre alguns equívocos em que se tem baseado a explicitação da categoria gramatical género | Encontro Linguística e Ensino do Português
Associação Portuguesa de Linguística, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
1999 | Para uma Definição do Processo de Concordância Negativa em Português | XV Encontro da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Faro, Portugal)
|
1998 | Aspectos da sintaxe da concordância negativa em Português | Primeiras Jornadas de Linguística da Escola Jean Piaget - Nordeste
Escola Jean Piaget - Nordeste (Macedo de Cavaleiros, Portugal)
|
1997 | Focus and tense | VIIth Colloquium of Generative Grammar
Universidad de Oviedo (Oviedo, Espanha)
|
1996 | Aspectos histórico-semânticos das construções de progressivo em Português | XII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019 - Atual | Ensino de português, língua não materna na Amazônia: construção de um modelo pedagógico para os povos indígenas de Oiapoque/AP.
Coorientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade Literacias e Ensino do Português (Doutoramento)
Universidade do Minho - Instituto da Educação, Portugal
|
2018 - Atual | Para uma pedagogia das multiliteracias na construção de conhecimento pelas crianças em idade pré-escolar
Orientador
|
Ciências da Educação Especialidade em Supervisão Pedagógica (Doutoramento)
Universidade do Minho - Instituto da Educação, Portugal
|
2018 - Atual | PNAIC-Um retrato da Formação de Professores Alfabetizadores implementada pelo CEALE
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação. Área de Especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas (Mestrado)
Universidade do Minho - Instituto da Educação, Portugal
|
2018 - Atual | Iniciação à leitura e à escrita no 1.º ciclo do ensino básico através do método “Ensinar é Investigar"
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação. Área de Especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas (Mestrado)
Universidade do Minho - Instituto da Educação, Portugal
|
2014 - Atual | Dispositivos móveis no desenvolvimento de competências de interpretação e gosto pela leitura
Coorientador
|
|
2012 - Atual | Engaging Kids: interações com manipulativos digitais educativos
Coorientador
|
Doutoramento em Ciências de Educação com Especialidade em Tecnologia Educat (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 - Atual | Impacto das variáveis psicológicas, práticas familiares e pedagógicas na escrita
Coorientador
|
Doutoramento em Psicologia da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 - 2017 | Aprender a ler no 1.º ano de escolaridade. Aprendizagem explícita e situada de casos de leitura
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2016 | Iniciação das crianças em processos colaborativos e explícitos da leitura de narrativas com recursos digitais.
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | Variáveis linguísticas e produção escrita
Coorientador
|
Psicologia da educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | A dimensão oral da língua como instrumento de construção de saber em contexto de aprendizagem situada
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | A leitura como instrumento de contrução de saber em contexto de aprendizagem situada
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | Resolução de problemas em contextos de aprendizagem situada
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 - 2014 | O efeito de variáveis linguísticas e produção escrita
Coorientador
|
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2013 - 2013 | Iniciação das crianças em processos ativos de construção de conhecimento: ler para aprender em contextos de aprendizagem situada
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 - 2013 | Iniciação das crianças em processos ativos de construção de conhecimento: escrever para aprender em contextos de aprendizagem
situada
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012 | Contributos para o entendimento da aula de Português como espaço de promoção de uma literacia crítica. Uma leitura crítica
de “Arroz do Céu”
Orientador
|
Supervisão Pedagógica em Ensino de Português (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012 | O contributo do dicionário digital online para a aprendizagem da língua portuguesa. Estudo de caso no âmbito do Projeto VISEUS:
http://www.myowndictionary.eu/
Coorientador
|
Mestrado em Estudos da Criança (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012 | Iniciando a construção do processo de aprender a aprender: aprender a escrever textos não literários
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012 | Iniciando a construção do processo de aprender a aprender: aprender a compreender textos não literários
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012 | Pequenos escritores: Escrita criativa de narrativas
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012 | Linguagem formal em situações orais
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2017 - 2017 | X Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2017
Conferência (Outra)
|
|
2017 - 2017 | Jornadas Internacionais Leitura, Escrita e Sucesso Escolar (II Jornadas Internacionais de Alfabetização)
Congresso (Outra)
|
|
2017 - 2017 | III SLBEI - I Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância - "Políticas, Direitos e Pedagogias das infâncias
Simpósio (Outra)
|
|
2017 - 2017 | 6º Fórum Ibero-Americano sobre Literacias e Aprendizagem
Conferência (Outra)
|
|
2017 - 2017 | II Encontro Temático APL/ESE. Diálogos entre a investigação e as práticas educativas no ensino da língua
Encontro (Outra)
|
|
2016 - 2016 | First Training School da Ação COST IS1410
Outro (Outra)
|
COST, Portugal |
2016 - 2016 | V SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa / V Fórum Ibero-Americano de Literacias.Universidade do Minho,
Braga
Simpósio (Outra)
|
|
2016 - 2016 | II SLBEI - I Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância - "Investigação, formação docente e culturas da infância
Seminário (Outra)
|
|
2016 - 2016 | Encontro Formação para a promoção de competências em Língua Materna-1.º Encontro Temático da APL/ESE & 8.º Encontro de língua
portuguesa nos 1º anos de escolaridade
Encontro (Outra)
|
|
2012 - 2012 | Palestra 'Escrita e investigação docente', por Brenton Doecke
Outro (Coorganizador)
|
|
2011 - 2011 | Práticas de educação linguística em contexto pré-escolar
Outro (Coorganizador)
|
|
2011 - 2011 | Educação linguística e democracia
Seminário (Coorganizador)
|
|
2011 - 2011 | Sessão de apresentação do livro 'O ensino do português no 1.º ciclo do ensino básico. Construção de saberes profissionais
no contexto do PNEP e do novo programa de português'
Outro (Outra)
|
|
2010 - 2010 | A iniciação à leitura e à escrita. Contributos do PNEP
Seminário (Coorganizador)
|
|
2010 - 2010 | O método construtivista de iniciação à leitura e à escrita
Seminário (Coorganizador)
|
|
2010 - 2010 | Aprendizagens de pontuação: aprendizagens de textualização
Seminário (Coorganizador)
|
|
2009 - 2009 | 16th European Conference on Reading/ 1.º Fórum Ibero-Americano de Literacias
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2008 - 2008 | 7.º Encontro Nacional / 5.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2003 - 2003 | A Criança, a Língua e o Texto Literário
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2002 - 2002 | IV Congresso Nacional (II Internacional) de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração
Congresso (Outra)
|
|
2002 - 2002 | Jornadas DCILM: A Competência Literácita no Pré-escolar e no 1º Ciclo
Encontro (Outra)
|
|
2001 - 2001 | 24th GLOW (Generative Linguistics in the Old World) Colloquium 2001
Concerto (Membro da Comissão Organizadora)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2016 - 2016 | V Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa/ Fórum Ibero-Americano de Literacias
Simpósio
|
V Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa
Centro de Investigação em educação, Portugal
|
2015 - 2015 | Coordenador do Special Interest Group do Teacher Education do IAIMTE. Convenor or the SIGs held during the 2015 conference
in Odense
Outro
|
10th Coonference of the IAIMTE
IAIMTE, Dinamarca
|
2014 - 2014 | Encontro Pedagogia para a autonomia. Imaginar e fazer a diferença em tempos difíceis. 6.º Encontro do GT-PA
Congresso
|
Encontro Pedagogia para a autonomia. Imaginar e fazer a diferença em tempos difíceis. 6.º Encontro do GT-PA
GT-PA, IE, Portugal
|
2013 - 2013 | Coordenador do Special Interest Group do Teacher Education do IAIMTE. Convenor or the SIGs held during the 2013 conference
in Paris
Outro
|
SIG - Teacher Education, IAIMTE
IAIMTE, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/03/14 | Práticas multimodais no aplicativo Whatsapp: apropriação da cultura escrita digital por crianças em processo de alfabetização
Arguente
|
Defesa Rebecca Schirmer Vasconcelos (Mestrado)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
2019/02/26 | A promoção da ecoliteracia
. Intervenção em contextos de 1.º e 2.º ciclo do ensino básico
Arguente
|
CatarinaLuísa Moutinho Sampaio (Mestrado)
Universidade do Minho - Instituto da Educação, Portugal
|
2019 | . O ensino do Português na educação básica e a formação de professores em Timor-Leste: circunstâncias, discursos e práticas
Vogal
|
Maria Elisa da Silva Sousa (Doutoramento)
Universidade do Minho - Instituto da Educação, Portugal
|
2019 | Leitura e inclusão social. Um estudo de caso com recurso à plataforma «Ainda estou a aprender».
Arguente principal
|
Joana Catarina Cardoso Fernandes (Mestrado)
Universidade do Minho - Instituto da Educação, Portugal
|
2018/04/20 | Interpretação de sujeitos nulos e realizados por aprendentes de PLE, italianos e franceses
Arguente principal
|
Patrícia Sanches Moreira (Mestrado)
Universidade do Minho - Instituto da Educação, Portugal
|
2018 | Aprendizagem colaborativa' para a compreensão de textos nas aulas de língua
Arguente principal
|
Carla Inês Afonso Torres Ribeiro (Mestrado)
Universidade do Minho - Instituto da Educação, Portugal
|
2018 | O ensino da escrita em manuais escolares do 5.º ano.
Arguente
|
Sara Gracinda Maia de Carvalho (Mestrado)
Universidade do Minho - Instituto da Educação, Portugal
|
2017 | O uso do diário de aprendizagem como instrumento de reflexão na interação oral em Língua Estrangeira | Rosa Maria Fidalgo de Sousa Antunes (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 | A Emancipação o Imaginário. As potencialidades do texto poético no Ensino Básico | Jorge Camões Dias (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 | Percepciones y creencias del profeorado acerca de la enseñanza-aprendizaje de la ortografía. Detección de necesidades de formación | Aída Bárbara Parrales Rodríguez (Doutoramento)
Universidad de Oviedo, Espanha
|
2017 | Erros ortográficos - possíveis causas e estratégias de intervenção | Débora Patrícia Silva Santos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 | A iniciação à leitura e à escrita no 1.º ciclo do ensino básico: contributos da música para o seu desenvolvimento | Tiago Alexandre Vieira Rocha (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 | A leitura e a escrita no currículo: formas de presença | Paula Correia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 | Para um modelo ontogenético da escrita infantil no 1.º Ciclo do Ensino Básico: A emergência do período como unidade de organização textual | Maria Mafalda Sanches de Azevedo Mendes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2015 | Escrever para aprender atraves dos textos literários e não literários | Susana Oliveira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 | Ler rima com compreender. Um caminho na descoberta do sentido e na procura da motivação para a leitura | Marco Costa (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 | A Supervisão Pedagógica e a Transversalidade do Português - Contributos da Oralidade para a Promoção de Aprendizagens | Isabel Cristina Conde da Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 | Dos hábitos de leitura dos professores ao sucesso escolar dos alunos - um estudo de caso no primeiro ciclo do ensino básico | Lucinda Maria da Silva Moreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 | Compreender e prevenir o erro: contributod para a aprendizagem da competência ortográfica (um estudo no 2.º ano do 1.º ciclo do ensino básico) | Diana Areias Ribeiro (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 | O género oral formal - a entrevista numa turma de 1.º ciclo do ensino básico | Filipa Daniela Alves Peres (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 | A revisão textual: aprender a rever textos em colaboração | Maria Armanda Matos oliveira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 | Representações da infância no manual escolar: uma abordagem linguística dos textos de manuais do 4.º ano de português | Teresa da Conceição Mendes de Castro (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 | Colaborar para aprender a escrever: um projeto de intervenção pedagógica com alunos de 4.º ano de escolaridade | Maria Pia da Gama e Castro Moura Soares (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 | A poesia como instrumento potencializador do desenvolvimento da escrita criativa | Marlene Sofia Alexandre (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 | A importância da leitura na compreensão de problemas: um Relatório Atividades
Arguente
|
Patrícia Daniela Machado Oliveira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | A literatura na escola: conceções, práticas e receção pelos alunos – Um estudo de caso de caso da realidade portuguesa | Jorge Manuel Passos Martins (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | O papel da escrita na construção das aprendizagens: perceções e conceções dos professores do 3.º ciclo do ensino básico | José Carlos de Oliveira Lopes (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | Negociação e autodirecção numa pedagogia re(ide)alista: uma experiência na disciplina de Inglês | Ana Cristina Teixeira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | Supervisão do Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de caso | Susana Augusta Guedes Alves (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | O Texto Expositivo-Argumentativo e a Expressão de Conhecimento através da Escrita | Cláudia Manuela da Silva Pinheiro (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | Ensinar a Escrever na Aula de Português - O Texto Argumentativo | Sandra Liliana Pereira Lopes (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | A Aprendizagem e o Uso de Léxico na Aula de Espanhol Língua Estrangeira | Raquel Beatriz Pereira Vasques (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | O Lúdico no Processo de Ensino Aprendizagem da Língua Portuguesa | Maria Alice Gomes Ribeiro da Costa (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | A Criança e o Contacto com a Leitura: Estratégias de motivação e promoção da Leitura | Cátia Liliana Fernandes (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | À Descoberta do Prazer da Leitura através da Magia de um Conto | Cristiana Sofia da Silva Moreira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | A Exposição Oral em Língua Materna e em Língua Estrangeira | Sara Patrícia de Azevedo Martins (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | Estratégias para o Desenvolvimento Lexical | Ana Rita Assis Freitas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | Escrever para aprender história - um estudo no 7.º no de escolaridade | Maria do Céu Rodrigues de Bastos Graça (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012 | A consciência fonológica ao serviço da competência leitora. Os sons das palavras | Helena Maria Arruda Mesquita Maciel (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | O domínio das orações adjectivas em Português Europeu: Desenvolvimento da linguagem (típico e atípico) e efeitos de escolarização | Sónia Margarida Filipe Ferreira (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2011 | A abordagem da leitura e da escrita na educação pré-escolar. Das conceções às práticas e das práticas às conceções | Carla Sónia Ferreira Alves (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2009 | A recepção do fantástico e do maravilhoso na literatura infantil: um estudo de caso em escolas públicas de Portugal e do Brasil | Verônica Maria de Araújo Pontes (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 | Brasil e Portugal: Concepções Literárias presentes em Contexto Escolar | Karine Cristina Manzo Berg (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2018/07/12 - 2018/07/12 | III Encontro temãtico APL / ESE. Formação, Investigação e Ensino da Língua. | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal |
2018/07/06 - 2018/07/08 | IX Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de scolaridade: investigação e boas práticas. III Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar. IV Jornadas Internacionais de Alfabetização. | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnio de Lisboa |
2018/06/16 - 2018/06/18 | VII SIELP - Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa | Instituto da Educação da Universidade do Minho |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2018 - Atual | Pedagogy, Culture and Society | |
2018 - Atual | European Journal of Teacher Education | |
2014/09/26 - Atual | Pedadgogy, Culture and Education | |
Atual | Da investigação às práticas - Revista do Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais | |
Atual | L1 - Educational Studies in Language and Literature | |
Atual | Diacríitica | |
2011/08/01 - 2012/10/22 | Special issue of L1, Educational Studies on Language and Literature |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2017 - Atual | Parecer: La comunicación oral en lengua inglesa: el patrimonio cultural como contexto experiencial/ Oral communication in English language: Cultural heritage as an experiential context | |
2014 - Atual | Relatório de Consultoria: Apreciação científica de materiais de formação no âmbito da assessoria técnico-científica à FEC / Programa de ensino de qualidade em português na Guiné Bissau (PEQPGB) | |
2013 - Atual | Relatório técnico: "Relatório crítico", Fundação Fé e Cooperação, Programa de ensino de qualidade em português na Guiné Bissau (PEQPGB) | |
2012 - Atual | Relatório técnico: Relatório de avaliação do manual escolar de Português para o 3.º ano do Ensino Básico "Despertar para a Língua Portuguesa" |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2012/09 - Atual | Desenvolvimento de Linguagem e Literacia | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2012/09 - Atual | Semântica e Pragmática do Português | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2012/09 - Atual | Didáctica da Língua Portuguesa para a Educação Básica | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2012/09 - Atual | Prática de Ensino Supervisionada | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2012/09 - Atual | Conhecimento Explícito da Língua nas Crianças | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2016 - 2016 | Falar, ler e escrever: metas de aprendizagem para a educação pré-escolar | Outra (Curso médio) | Falar, ler e escrever no jardim-de-infância. No trilho da melhoria das aprendizagens e do sucesso escolar. Ação de formação de âmbito regional, Portugal |
2014 - 2014 | Aquisição da LM e da L2. Diferença e continuidade(s); fundamentos e princípios de desenvolvimento | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Ação de formação Diversidade Linguística e Cultural na Escola e Sucesso Académico, Portugal |
2014 - 2014 | O ensino-aprendizagem da linguagem académica. Linguagem do quotidiano – linguagem académica; géneros e registos de linguagem. | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Ação de formação Diversidade Linguística e Cultural na Escola e Sucesso Académico, Portugal |
2014 - 2014 | Apoio ao desenvolvimento das experiências didácticas | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Ação de formação Diversidade Linguística e Cultural na Escola e Sucesso Académico, Portugal |
2014 - 2014 | Avaliação da Intervenção | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Ação de formação Diversidade Linguística e Cultural na Escola e Sucesso Académico, Portugal |
2013 - 2013 | O modelo de formação de educadores de infância, professores de 1.º e 2.º ciclos na Universidade do Minho | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
2013 - 2013 | Ciclo de Investigação ação na formação de professores de 1.º ciclo: um caso | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
2013 - 2013 | O conceito de aprendizagem profissional reflexiva; | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
2013 - 2013 | Portefólios reflexivos. | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
2011/09 - 2012/07 | Desenvolvimento de Linguagem e Literacia | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2011/09 - 2012/07 | Didáctica da Língua Portuguesa para a Educação Básica | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2011/09 - 2012/07 | Didáctica da Língua Portuguesa | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2011/09 - 2012/07 | Prática de Ensino Supervisionada | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2012 - 2012 | A construção do professor reflexivo no contexto do estágio/prática de ensino supervisionada. O portefólio como espaço performativo complexo. | Especialização (Curso médio) | Universidade do Minho, Portugal |
2012 - 2012 | A elaboração de relatórios de projeto | Aperfeiçoamento (Curso médio) | curso de Formação Estratégias de supervisão na formação, Portugal |
2012 - 2012 | Avaliação | Aperfeiçoamento (Curso médio) | curso de Formação Estratégias de supervisão na formação, Portugal |
2010/09 - 2011/07 | Desenvolvimento de Linguagem e Literacia | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2010/09 - 2011/07 | Didáctica da Língua Portuguesa para a Educação Básica | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2010/09 - 2011/07 | Perspectivas Atuais da Educação em Línguas | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2010/09 - 2011/07 | Didáctica da Língua Portuguesa | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2009/09 - 2010/07 | Desenvolvimento de Linguagem e Literacia | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2009/09 - 2010/07 | Seminário de Língua Materna | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2009/09 - 2010/07 | Didáctica da Língua Portuguesa para a Educação Básica | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2009/09 - 2010/07 | Prática Pedagógica IV | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2008/09 - 2009/07 | Didáctica da Leitura e da Escrita | FORMAÇÃO DOCENTE (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2008/09 - 2009/07 | Seminário de Língua Materna | FORMAÇÃO DOCENTE (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2008/09 - 2009/07 | Oficina de Ciências Integradas e Língua Materna | FORMAÇÃO DOCENTE (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2008/09 - 2009/07 | Oficina de Ciências Integradas e Língua Materna | FORMAÇÃO DOCENTE (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2008/09 - 2009/07 | Aquisição, Desenvolvimento e Ensino Precoce de Língua Materna | FORMAÇÃO DOCENTE (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2008/09 - 2009/07 | Prática Pedagógica IV | FORMAÇÃO DOCENTE (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2001/01 - 2008/06 | Aquisição, Desenvolvimento e Ensino Precoce de Língua Materna | Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
2001/01 - 2008/06 | Seminário de Língua Materna | Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
2008 - 2008 | A relação interdependente entre a escolarização e a linguagem oral. A relação entre o oral e o escrito numa perspetiva de desenvolvimento: a emergência da leitura e da escrita e a relação com a educação pré-escolar | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Universidade do Minho, Portugal |
2008 - 2008 | O desenvolvimento da consciência linguística (de palavra, silábica, intrassilábica e fonémica) e o ensino da decifração | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Universidade do Minho, Portugal |
2008 - 2008 | O ensino explícito de estratégias de compreensão de textos | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Universidade do Minho, Portugal |
2008 - 2008 | O ensino explícito de estratégias de compreensão de textos | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Universidade do Minho, Portugal |
2008 - 2008 | As metas de aprendizagem para a educação pré-escolar. O caso particular das metas referentes às aprendizagens linguísticas | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Agrupamento de Escolas de Barcelinhos, Portugal |
2008 - 2008 | As metas | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Agrupamento de Escolas de Pico de Regalados, Portugal |
2007 - 2007 | O desenvolvimento da linguagem oral. Conceitos básicos. Parâmetros de desenvolvimento da linguagem oral: o desenvolvimento do conhecimento fonológico | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Universidade do Minho, Portugal |
2007 - 2007 | Parâmetros de desenvolvimento da linguagem oral: o desenvolvimento do conhecimento morfo-sintáctico | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Universidade do Minho, Portugal |
2007 - 2007 | Parâmetros de desenvolvimento da linguagem oral: o desenvolvimento do conhecimento discursivo. Factores determinantes do desenvolvimento da linguagem oral | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Universidade do Minho, Portugal |
2007 - 2007 | Desenvolver a consciência fonémica e promover o ensino da leitura | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Universidade do Minho, Portugal |
2003 - 2003 | Ler antes de ler ou como facilitar a aprendizagem da leitura e da escrita | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Biblioteca Pública de Tomar/ECAE, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
Atual | Littera | |
Atual | International Association for the Improvement of Mother Tongue Education (IAIMTE) |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018 - Atual | (Í. S. P. Pereira) Membro do Grupo de Trabalho do IE para a elaboração do plano curricular da Licenciatura em Educação Pré-Escolar,
Universidade Nacional Timor Lorosa'e (UNTL).
Membro
|
|
2016 - Atual | Membro da Comissão Diretiva do Mestrado em Ciências da Educação, Área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação
em Línguas.
Membro
|
Universidade do Minho - Instituto da Educação, Portugal |
2018/06/16 - 2019/06/18 | VII SIELP - Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa, Instituto da Educação da Universidade do Minho, de 16 a
18 de julho de 2018.
Membro
|
Universidade do Minho - Instituto da Educação, Portugal |
2015 - 2019 | Representante nacional no Management Committee (por concurso FCT) da Ação COST The digital literacy and multimodal practices
of young children (DigiLitEY) http://www.cost.eu/COST_Actions/isch/Actions/IS1410
Membro
|
The University of Sheffield, Reino Unido |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018 - Atual | Bolsa de investigação (mestre) para o projeto ReKINDLE+50 – Migrações Digitais e Inovação Curricular: Ressignificar a Experiência e (Re)Encantar a Profissão Docente Depois dos 50 (PTDC/CED-EDG/28017/2017). | |
2015 - Atual | Concurso para atribuição de bolsa de investigação - 044/TT/2015, no âmbito do projeto "Sistema de Diagnóstico da Aprendizagem", projeto n.º 5039, cofinanciado pelo FEDER através do programa Operacional Regional do Norte | Universidade do Minho, Portugal |
2014 - Atual | Concurso para atribuição de uma Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia, no âmbito do ProjetoELINET - European Policy Network of National Literacy Organisations (elinet), Grant Agreement. Edital: EAC 2014 0003 | Universidade do Minho, Portugal |