???global.info.a_carregar???
Íris Susana Pires Pereira é doutora em Estudos da Criança pela Universidade do Minho (desde 2008), mestre em Linguística e Didáctica do Português pela Universidade de Lisboa (desde 2000) e licenciada em Ensino de Português e Inglês pela Universidade do Minho (desde 1995). É atualmente Professora Auxiliar no Instituto da Educação da Universidade do Minho. O ensino e a aprendizagem das (multi)literacias e a formação docente para os anos iniciais de educação constituem a sua principal área de investigação. Orienta atualmente três teses de Doutoramento e duas de mestrado. Publicou em revistas como Language and Education, Research Papers in Education, Language, Pedagogy and Culture, Changing English, L1, Teacher Development, Perspectiva e Educação e Pesquisa. Representa Portugal no projeto 'COST - The Digital Literacy and Multimodal Practices of Young Children', é investigadora do projeto 'Mobeybou - Moving Beyond Boundaries' e é membro da equipa responsável pela Reforma Curricular da Educação Básica da República da Guiné-Bissau, sob os auspícios da UNICEF e da Fundação Calouste Gulbenkian.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Íris Susana Pires Pereira

Nomes de citação

  • Pereira, Iris Susana Pires

Identificadores de autor

Ciência ID
B416-8143-0315
ORCID iD
0000-0003-0647-2319
Researcher Id
E-7964-2016
Scopus Author Id
ID: 55343609500

Websites

  • https://iris2796.wixsite.com/irispereira (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2003 - 2008
Concluído
Doutoramento em Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Para a caracterização do contexto de ensino-aprendizagem da literacia no 1º ciclo de escolaridade. Das competências dos alunos às concepções e práticas dos professores" (TESE/DISSERTAÇÃO)
aprovada por unanimidade
1995 - 2000
Concluído
Mestrado em Linguística e Didáctica do Português (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Para uma Definição do Processo de Concordância Negativa em Português Europeu" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom por Unanimidade
1990 - 1995
Concluído
Licenciatura em Ensino de Português e Inglês (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
16 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

2008/06/26 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2001/01 - 2008/06 Assistente (Docente Universitário)
Universidade do Minho, Portugal
1999/12 - 2000/09 Monitor (Docente Universitário)
Universidade do Minho, Portugal
1998/10 - 1999/08 Assistente Convidado (Docente Universitário)
Universidade de Lisboa, Portugal
1997/11 - 1998/10 Assistente Convidado (Docente Universitário)
Universidade de Lisboa, Portugal
1993/12 - 1994/09 Monitor (Docente Universitário)
Universidade do Minho, Portugal

Cargos e Funções

2017 - Atual Coordenador do Grupo de Investigação Tecnologias, Multiliteracias e Currículo do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho
Universidade do Minho - Instituto da Educação, Portugal
2016 - Atual Comissão Diretiva do Mestrado em Ciências da Educação, Área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas
Universidade do Minho - Instituto da Educação, Portugal
2008/01 - Atual Conselho de Departamento de Estudos Integrados em Literacia, Didáctica e Supervisão
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2010/09 - 2016 Comissão Diretiva do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo
Universidade do Minho - Instituto da Educação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
1995 - 2000/01 Para uma Definição do Processo de Concordância Negativa em Português Europeu
PT/FCT/FCT/DFA/001/0229/720
Bolseiro de Mestrado
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Outro

Designação Financiadores
2018 - Atual Moving Beyond Boundaries
POCI-01-0145-FEDER-032580
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
2016 - Atual RECEB, Reforma Curricular do Ensino Básico da Guiné-Bissau, da responsabilidade das seguintes entidades: Fundação Calouste Gulbenkian, UNICEF, Ministério da Educação, Ensino Superior e Investigação Científica da Guiné-Biss
RECEB
Desenvolvimento técnico
Universidade do Minho, Portugal
2015 - 2019/04 The digital literacy and multimodal practices of young children (DigiLitEY)
ISCH COST Action IS1410
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2015/07 A perspetiva dos alunos sobre o PNEP (Pós-Doutoramento)
SFRH/BSAB/1440/2014
Investigador
Universidade do Minho, Portugal

Universidad de Oviedo, Espanha
2013 - 2015 A literacia das disciplinas escolares: caraterísticas e desafios para mais engagement e aprendizagem
EXPL/MHC-CED/0645/2013
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
2010 - 2015 Manual Digital II, QREN - SI I&DT
QRENProNORTE-07-0202FEDER13657
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2014 Implementation Strategies for Innovations in Teachers´ Professional Development (Comenius Accompanying Measures).
539512-LLP-1-2013-1-DE-COMENIU
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Pereira, Iris Susana Pires; Maria Cristina Vieira da Silva. 2016. "Do conhecimento gramatical ao conhecimento didático no ensino da gramática : perceções de docentes do 2º Ciclo do Ensino Básico". In De volta ao futuro da língua portuguesa. Atas do V SIMELP (Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa). Simpósio 10: Entre a linguística e a didática: a formação do professor de português e o conhecimento linguístico: V SIMELP (Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, Lecce, 2683-2700.
    Publicado
  2. Pereira, Iris Susana Pires; Marco Bento; José Alberto Lencastre. 2016. "The use of mobile devices in the development of Reading comprehension skills". In The Digital Literacy and Multimodal Practices of Young Children: Engaging with Emergent Research. Proceedings of the first Training School of COST Action IS1410, University of Minho, Braga, Portugal, 6th - 8th June, 2016: First Training School of COST Action IS1410, Braga, Portugal, 24-34. Braga, Portugal: Centro de Investigação em educação.
    Publicado
  3. Pereira, Iris Susana Pires; José Alberto Lencastre; Marco Bento. 2016. "Dispositivos móveis no desenvolvimento de competências de interpretação de texto no 1.º Ciclo do Ensino Básico". In Atas do Encontro sobre Jogos e Mobile Learning: Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, Coimbra, Portugal, 620-625. Coimbra, Portugal: Universidade de Coimbra, FPCE, LabTE.
    Publicado
  4. Pereira, Iris Susana Pires; Maria Ana de Medeiros; Clara Coutinho; Pedro Branco. 2016. "Colaborar, construir e repensar os processos de aprendizagem de literacia no 1.º Ciclo em contextos digitais". In V SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa // V FIAL - Fórum Ibero-Americano de Literacias. Atas: V SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa // V FIAL - Fórum Ibero-Americano de Literacias, Braga, Portugal, 318-326. Braga, Portugal: Centro de Investigação em Educação.
    Publicado
  5. Pereira, Iris Susana Pires; Marco Bento; José Alberto Lencastre. 2015. "Mobile learning no desenvolvimento de competências de interpretação e gosto pela leitura.". In Proceedings of CIAAF 2015 - 1st Ibero-American Conference of Future Learning Environments.: CIAAF 2015 - 1st Ibero-American Conference of Future Learning Environments., Porto, Portugal. Portugal.
    Publicado
  6. Pereira, Iris Susana Pires. 2014. "Do conhecimento gramatical ao conhecimento didático no ensino da". In Atas do congresso Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem: Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem, Braga, Portugal, 657-657667. Braga, Portugal: CIEC.
    Publicado
  7. José Luís Silva. 2013. "O papel da investigação na prática pedagógica dos mestrados em ensino". In Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia: XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, Portugal, 2641-2655. Braga, Portugal: Universidade do Minho.
    Publicado
  8. Pereira, Iris Susana Pires. 2011. "On the current Portuguese official framework for pre-school education". In Literacy and Diversity, Proceedings of the 17th European Conference on Reading: 17th European Conference on Reading, Mons, Bélgica. Bélgica.
    Publicado
  9. Pereira, Iris Susana Pires. 2011. "O PNEP e a pedagogia da autonomia no desenvolvimento profissional de professores". In Atas do Congresso Ibérico/5.º Encontro do GT-PA - Pedagogia para a Autonomia: Congresso Ibérico/5.º Encontro do GT-PA - Pedagogia para a Autonomia, Braga, Portugal, 369-377. Braga, Portugal: UM: CIEd.
    Publicado
  10. Pereira, Iris Susana Pires. 2008. "Towards a characterization of the literacy teaching and learning context in the primary school is Portugal: A research on students competencies and teachers’ conceptions and practices". In ICET's International Yearbook on Teacher Education: 53ª Assembleia mundial da International Council on Education for Teaching (ICET), Braga.
    Publicado
  11. Pereira, Iris Susana Pires. 2005. "Sobre os demonstrativos anafóricos discursivos em português: domínios de referência e perspectivas de enunciação". In Gramática e Humanismo. Actas do Colóquio de Homenagem a Amadeu Torres: Gramática e Humanismo. Colóquio de Homenagem a Amadeu Torres, Braga, Portugal, 567-578. Braga, Portugal: Aletheia.
    Publicado
  12. Pereira, Iris Susana Pires. 2004. "A referência anafórica discursiva: um processo cognitivo linguisticamente (pré-)configurado". In Actas do XX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística: XX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Lisboa, Portugal, 267-278. Lisboa, Portugal: Colibri.
    Publicado
  13. Pereira, Iris Susana Pires. 2004. "Ensinar língua para aprender a ler. Ensinar a ler para aprender língua". In Actas do Encontro O Ensino das Línguas e a Linguística: O Ensino das Línguas e a Linguística, Setúbal, Portugal. Lisboa/Setúbal, Portugal: APL/ESP Setúbal.
    Publicado
  14. Pereira, Iris Susana Pires; Maria Cristina Vieira da Silva. 2004. "Para uma avaliação de algumas provas de avaliação do desenvolvimento linguístico". In Actas do Encontro O Ensino das Línguas e a Linguística: O Ensino das Línguas e a Linguística, Setúbal, Portugal. Lisboa/ Setúbal, Portugal: APL/ ESE Setúbal.
    Publicado
  15. Pereira, Iris Susana Pires; Ana Canário; Emília Andrade; Alberta Pacheco; Angelina Mesquita; Carmo Pinto; Graça Teixeira. 2003. "A descrição linguística, o professor, o currículo e as práticas educativas configuradas pelos manuais de gramática no 1º ciclo de escolaridade básica". In Actas do XIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística: XIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Lisboa, Portugal, 153-162. Lisboa, Portugal: Colibri.
    Publicado
  16. Pereira, Iris Susana Pires; Fernanda Leopoldina Viana. 2003. "Aspectos da didáctica da vertente oral da língua materna no jardim de infância e no 1º ciclo do ensino básico – algumas reflexões". In A Criança, A Língua e o Texto Literário: Da Investigação às Práticas: A Criança, a Língua e o Texto Literário: Da Investigação às Práticas, Braga, Portugal, 120-129. Braga, Portugal: DCILM/IEC.
    Publicado
  17. Pereira, Iris Susana Pires. 2002. "Como é possível preparar os alunos do nível pré-escolar para a compreensão na leitura?". In Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Investigação e prática docente.: IV Congresso Nacional (II Internacional) de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, Braga, Portugal. Braga, Portugal: Centro de Estudos da Criança da Universidade do Minho.
    Publicado
  18. Pereira, Iris Susana Pires. 2002. "A Língua Portuguesa na formação inicial de Educadores de Infância e de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico". In Saberes e Práticas na Formação de Professores e Educadores: Jornadas DCILM 2002 – A Competência Literácita no Pré-escolar e no 1º ciclo, Braga, Portugal. Braga, Portugal: DCILM/IEC.
    Publicado
  19. Pereira, Iris Susana Pires. 1999. "Para uma definição do processo de concordância negativa em Português". In Actas do XV Encontro da Associação Portuguesa de Linguística: XV Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, Faro, Portugal, 125-149. Lisboa, Portugal: Colibri.
    Publicado
  20. Pereira, Iris Susana Pires; Arceloni Volpato. 1996. "Aspectos Histórico-Semânticos das Construções de Progressivo em Português". In Actas do XII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística: XII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, Braga, Portugal, 341-346. Lisboa, Portugal: Colibri.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Pereira, Iris Susana Pires. 2019. "A Multiliteracies Approach to Online Reading to Learn: A case study".
    Submetido
  2. Pereira, Iris Susana Pires. 2019. "Portuguese teachers perceptions of grammar teaching". Crossroads A Journal of English Studies.
    No prelo
  3. Sylla, Cristina; Pereira, Íris Susana Pires; Brooks, Eva; Zagalo, Nelson. 2018. "t-books : A block interface for young children’s narrative construction". International Journal of Child-Computer Interaction. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijcci.2018.07.002.
    10.1016/j.ijcci.2018.07.002
  4. Pereira, Iris Susana Pires. 2018. "Para uma reconceptualização do processo de alfabetização. Desafios colocados pela comunicação digital". Revista Brasileira de Alfabetização.
    Aceite para publicação
  5. Pereira, Iris Susana Pires; Xosé Anton Gonzaléz Riaño; Pires Pereira, Í.S.; González Riaño, X.A.. 2018. "Elementary students' perspectives on a curriculum for literacy education". esearch Papers in Education 33 (1): 89-112. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85007411202&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.1080/02671522.2016.1270999
  6. Pereira, Iris Susana Pires. 2017. "O princípio da prática situada na aprendizagem da literacia: a perspectiva dos alunos.". Educação e Pesquisa 43 (2): 393-410.
    Publicado
  7. Pereira, Í.S.P.. 2017. "The principle of situated practice in literacy learning: Students' perspectives,O princípio de prática situada na aprendizagem da literacia: A perspectiva dos alunos". Educacao e Pesquisa 43 (2): 393-410. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85020210993&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/S1517-9702201702153387
  8. Pereira, Iris Susana Pires; Maria Cristina Vieira da Silva. 2017. "Para a caraterização do ensino e da aprendizagem da gramática em Portugal". Diadorim 19 (2): 107-130.
    Publicado
  9. Pereira, Iris Susana Pires; Maria Cristina Parente; Maria Cristina Vieira da Silva; Pires Pereira, Í.S.; Cristo Parente, M.C.; Vieira da Silva, C.. 2016. "Guided portfolio writing as a scaffold for reflective learning in in-service contexts: a case study". Journal of Teacher Development 20 (5): 614-630. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84978937918&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.1080/13664530.2016.1185029
  10. Pereira, Í.S.P.; Doecke, B.; Pereira, Iris Susana Pires; Brenton Doecke. 2016. "Storytelling for ordinary, practical purposes (Walter Benjamin’s ‘The Storyteller’)". Pedagogy, Culture and Society 24 (4): 537-549. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84978983233&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.1080/14681366.2016.1210200
  11. Sylla, C.; Pereira, I.S.P.; Coutinho, C.P.; Branco, P.. 2016. "Digital Manipulatives as Scaffolds for Preschoolers' Language Development". IEEE Transactions on Emerging Topics in Computing 4 (3): 439-449. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84986563391&partnerID=MN8TOARS.
    10.1109/TETC.2015.2500099
  12. Pereira, Iris Susana Pires; Fernanda Leopoldina Viana; Maria Cristina Vieira da Silva. 2015. "Sobre a formação do professor alfabetizador. Contributos para a caracterização do conhecimento de base do professor alfabetizador". Perspetctiva 33 (1): 231-259. http://hdl.handle.net/1822/42997.
    Publicado • 10.5007/2175-795X
  13. Pereira, Iris Susana Pires; Cristina Sylla; Clara Coutinho; Pedro Branco. 2015. "Digital manipulatives as scaffolds for pre-schoolers' language development". Transactions on Emerging Topics in Computing, IEEE. Issue 99 (99): 439-449.
    Publicado
  14. Pereira, Iris Susana Pires; Ana Cristina Braga; Xoseé Antón González Riaño. 2015. "Avaliação do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) 1.º ciclo". Revista portuguesa de Educação 28 (2): 51-86. http://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/7732.
    Publicado • https://doi.org/10.21814/rpe.7732
  15. Pereira, ¿?ris Susana Pires. 2014. "Writing and the situated construction of teachers’ cognition: portfolios as complex performative spaces". Language and Education 28 (6): 521-538. http://hdl.handle.net/1822/29666.
    Publicado • 10.1080/09500782.2014.908904
  16. Pereira, Iris Susana Pires; Ângela Maria Campos. 2014. "Turning Ideologies Inside Out: Developing Young Readers’ Empathy for Critical Voices in Narrative Fiction". Changing English 21 (4): 359-370. http://dx.doi.org/10.1080/1358684X.2014.969003.
    Publicado • 10.1080/1358684X.2014.969003
  17. Doecke, B.; Pereira, Iris Susana Pires. 2012. "Language, experience and professional learning (What Walter Benjamin can teach us)". Changing English 13 (3): 269-281.
    Publicado
  18. Pereira, Iris Susana Pires; Brenton Doecke. 2012. "Editorial. The inescapability of language. Theory and practice for L1 educators. Special issue of L1". L1 - Educartional Studies in Language and Literature 12 (Spec.Issue): 1-8. http://www.scopus.com/record/display.url?eid=2-s2.0-84908142866&origin=inward&txGid=4BEBB1E9BF9FD979969668B8877B657E.euC1gMODexYlPkQec4u1Q%3a1.
    Publicado
  19. Doecke, B.; Pereira, I.S.P.. 2012. "Language, Experience and Professional Learning (What Walter Benjamin Can Teach Us)". Changing English: Studies in Culture and Education 19 (3): 269-281. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84865357395&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/1358684X.2012.704578
  20. Pereira, I.S.P.; Doecke, B.. 2012. "The inescapability of language: Theory and practice for L1 educators". L1 Educational Studies in Language and Literature 12 (SpecialIss). http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84908142866&partnerID=MN8TOARS.
  21. Pereira, I.S.P.; Pereira, Iris Susana Pires. 2012. "Language education in the pre-school years: Learning about teachers' learning through an in-service program". L1 Educational Studies in Language and Literature 12 (1): 1-23. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84902338274&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado
  22. Pereira, Iris Susana Pires. 2012. "Sobre a definição das metas de aprendizagem para a educação pré-escolar em Portugal". revista de Educação PUC 17 (2): 217-228.
    Publicado
  23. Pereira, Iris Susana Pires. 2007. "Para a caracterização do funcionamento das descrições demonstrativas anafóricas em português europeu: os usos em contexto narrativo". Diacrítica 21 (1): 143-165.
    Publicado
  24. Maria de Lourdes Dionísio; Pereira, Iris Susana Pires. 2006. "A educação pré-escolar em Portugal: concepções oficiais, investigação e práticas". Perspectiva 24 (2): 569-596.
    Publicado
  25. Pereira, Iris Susana Pires. 2006. "Para uma pedagogia situada e explícita da literacia escolar". Revista Portuguesa de Educação 19 (1): 177-184.
    Publicado
  26. Iris Susana Pires Pereira. 2006. "Reseña de "The Language of Schooling" de Mary J. Schleppegrell" y "Situated Language and Learning" de James Paul Gee". Revista Portuguesa de Educação. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=37419108.
  27. Pereira, Iris Susana Pires. 2005. "Para uma caracterização cognitiva do processo de resolução anafórica discursiva". Revista Portuguesa de Humanidades (9): 51-77.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Pereira, Iris Susana Pires. "Contributos para uma discussão das metas de aprendizagem (linguística) para a educação escolar". Cadernos de Educação de Infância, 2017/11/20: 55-65.
  2. Pereira, Iris Susana Pires; Ângela Magalhães; Carla Costa. "As práticas de auto-avaliação de conhecimento como estratégia de construção da capacidade do aprender a aprender". Cadernos do ECB, 2013/06/06: 49-60. http://www.externatobenedita.net/projetos/cadernos_ecb/numero_6/cadernos_ecb_VI.html.
  3. Pereira, Iris Susana Pires; Ângela Magalhães; Carla Costa. "Descobrindo o papel da aprendizagem corporizada e da metacognição na compreensão das histórias lidas no jardim de infância". Cadernos de Educação de Infância, 2013/05/01: 7-9.
  4. Pereira, Iris Susana Pires. "A educação pré-escolar em Portugal". Concepções oficiais, investigação e práticas, 2006.
Capítulo de livro
  1. Pereira, Iris Susana Pires; Altina Ramos; Jackie Marsh. 2019. "Introduction". In The Routledge Handbook of Digital Literacies in Early Childhood, 8-12. London, Reino Unido: Routeldge. https://www.routledge.com/The-Routledge-Handbook-of-Digital-Literacies-in-Early-Childhood-1st-Edition/Erstad-Flewitt-Kummerling-Meibauer-Pereira/p/book/9781138303881.
    No prelo
  2. Pereira, Iris Susana Pires. 2019. "Digital reading in the early years". In The Routledge Handbook of Digital Literacies in Early Childhood. London, Reino Unido: Routledge. https://www.routledge.com/The-Routledge-Handbook-of-Digital-Literacies-in-Early-Childhood-1st-Edition/Erstad-Flewitt-Kummerling-Meibauer-Pereira/p/book/9781138303881.
    No prelo
  3. Pereira, Iris Susana Pires; Flávia Vieira. 2017. "The critical role of writing in inquiry-based pre service teacher education". In International Trends in Preparation of Early Childhood Teachers in a Changing World, 136-161. Poland, Polónia: Wydawnictwo Akademii Pedagogiki Specjalnej.
    Publicado
  4. Pereira, Iris Susana Pires; Maria Ana de Medeiros; Clara Coutinho. 2016. "Narrativa Digital: experimentar, explorar e reinventar a narrativa na geração Web 2.0". In Leitura e Educação Literária, 59-73. Lisboa, Portugal: Pactor.
    Publicado
  5. Pereira, Iris Susana Pires. 2016. "Reading to learn on screens.". In Challenges for research.. Portugal. http://hdl.handle.net/1822/43108.
  6. Pereira, Iris Susana Pires; Maria Luísa Álvares Pereira; Inês Cardoso. 2015. "Writing to learn from experience: unguided reflection as meaning making practices for teachers". In Writing for professional development, 5-106. Leiden, Países Baixos: Brill.
    Publicado
  7. Pereira, Iris Susana Pires. 2015. "Práticas de literacia na aprendizagem de matemática. A escrita de géneros textuais na promoção da autonomia de alunos e de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico". In LiDEs – A literacia das disciplinas escolares: Desafios nas aulas de História e Matemática, 107-144. Braga, Brasil: CIEd.
    Publicado
  8. Pereira, Iris Susana Pires. 2014. "Para um entendimento da complexidade da aprendizagem da leitura". In Ler para ser. Os caminhos antes, durante e... depois de aprender a ler, 93-119. Coimbra, Portugal: Almedina.
    Publicado
  9. Pereira, Iris Susana Pires. 2011. "Avaliação fria, avaliação quente: contributos para a discussão da complexidade do processo de avaliação de desempenho". In Quanto vale o que fazemos? Práticas de avaliação de desempenho, 39-67. Santo Tirso, Portugal: De Facto Editores.
    Publicado
  10. Pereira, Iris Susana Pires. 2010. "Sobre a natureza metodológica do Programa Nacional de Ensino do Português: opções e apostas do núcleo da Universidade do Minho". In O ensino do português no 1.º ciclo do ensino básico. Construção de saberes profissionais no contexto do PNEP e do novo programa de português, 9-44. Braga, Portugal: Instituto de Educação da Universidade do Minho - Serviço de Publicações.
    Publicado
  11. Pereira, Iris Susana Pires. 2010. "Um desenho global para o ensino da língua no 1.º ciclo do ensino básico". In O ensino do português no 1.º ciclo do ensino básico. Construção de saberes profissionais no contexto do PNEP e do novo programa de português, 45-156. Braga, Portugal: Instituto de Educação da Universidade do Minho - Serviço de Publicações.
    Publicado
  12. Maria Joana Carvalho; V. Direito Dias; Pereira, Iris Susana Pires. 2010. "Tornar-se professor de literacia crítica no 1.º ciclo". In O ensino do português no 1.º ciclo do ensino básico. Construção de saberes profissionais no contexto do PNEP e do novo programa de português, 161-180. Braga, Portugal: Instituto de Educação da Universidade do Minho - Serviço de Publicações.
    Publicado
  13. H. Vilas Boas; J. A. Dias; Pereira, Iris Susana Pires. 2010. "A utilização das TIC como ferramenta auxiliar de construção de competências na aula de português: contributos do PNEP". In O ensino do português no 1.º ciclo do ensino básico. Construção de saberes profissionais no contexto do PNEP e do novo programa de português, 221-238. Braga, Portugal: Instituto de Educação da Universidade do Minho - Serviço de Publicações.
    Publicado
  14. J. C. Pereira; J. R. Pereira; Pereira, Iris Susana Pires. 2010. "A promoção do conhecimento explícito da língua no contexto do PNEP. Renovação de conceções e práticas pedagógicas". In O ensino do português no 1.º ciclo do ensino básico. Construção de saberes profissionais no contexto do PNEP e do novo programa de português, 181-220. Braga, Portugal: Instituto de Educação da Universidade do Minho - Serviço de Publicações.
    Publicado
  15. Pereira, Iris Susana Pires; M. F. Ferreira. 2010. "A avaliação das aprendizagens linguísticas no contexto do PNEP: algumas evidências de conceções e de práticas profissionais renovadas". In O ensino do português no 1.º ciclo do ensino básico. Construção de saberes profissionais no contexto do PNEP e do novo programa de português, 239-259. Braga, Portugal: Instituto de Educação da Universidade do Minho - Serviço de Publicações.
    Publicado
  16. Pereira, Iris Susana Pires. 2009. "Literacia crítica: concepções teóricas e práticas pedagógicas nos níveis iniciais de escolaridade". In Modelos e Práticas em Literacia, 17-34. Lisboa, Portugal: Lidel.
    Publicado
  17. Pereira, Iris Susana Pires. 2008. "Desenvolver competências linguísticas para aprender a construir o conhecimento escolar". In Desenvolver Competências em Língua Portuguesa, 173-200. Lisboa, Portugal: CIED.
    Publicado
Edição de livro
  1. Pereira, Iris Susana Pires. 2019. The Routledge Handbook of Digital Literacies in Early Childhood. London, Reino Unido: Routledge. https://www.routledge.com/The-Routledge-Handbook-of-Digital-Literacies-in-Early-Childhood-1st-Edition/Erstad-Flewitt-Kummerling-Meibauer-Pereira/p/book/9781138303881.
    No prelo
  2. Pereira, Iris Susana Pires; Altina Ramos; Jackie Marsh. 2016. The Digital Literacy and Multimodal Practices of Young Children: Engaging with Emergent Research. Proceedings of the first Training School of COST Action IS1410, University of Minho, Braga, Portugal, 6th - 8th June, 2016. Braga, Portugal: Centro de Investigação em Educação (CIEd).
  3. Pereira, Iris Susana Pires. 2010. O ensino do português no 1.º ciclo do ensino básico. Construção de saberes profissionais no contexto do PNEP e do novo programa de português. Braga: Instituto da Educação - Srrviço de Publicações.
    Publicado
Livro
  1. Pereira, Iris Susana Pires. 2010. O ensino do português no 1.º ciclo do ensino básico. Construção de saberes profissionais no contexto do PNEP e do novo programa de português. Braga, Portugal: Instituto de Educação da Universidade do Minho - Serviço de Publicações.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Pereira, Iris Susana Pires. 2018. "Fatores críticos na aprendizagem profissional dos professores na era do Mobile Learning". Trabalho apresentado em V Encontro Internacional da Casa das Ciências.
  2. Pereira, Iris Susana Pires. 2018. "Fatores críticos na aprendizagem profissional dos professores na era do Mobile Learning". Trabalho apresentado em Encontro Ciência 2018.
  3. Pereira, Iris Susana Pires. 2018. "Critical factors in teachers’ professional learning in the era of mobile learning". Trabalho apresentado em Encontro Nacional do Multimedia / Technology Enhanced Learning and Societal Challenges.
  4. Kode, Sandhya; Rao, Shuchita. 2018. "Personalization and Mentoring: Our Experience with Training Teachers". Trabalho apresentado em TEPE – Teacher Education Policy in Europe 2018,18-19 May 2018.
    10.1109/icalt.2012.193
  5. Pereira, Iris Susana Pires; Altina Ramos; Marco Bento; Ádila Faria. 2017. "Digital and multimodal communication practices in early years education. Official discourses & practical initiatives.". Trabalho apresentado em 5th DigiLitEY Meeting, 30th August – 1st September 2017, Bologna.
  6. Pereira, Iris Susana Pires; Marco Bento; José Alberto Lencastre. 2017. "Projeto SUPERTABi: inovação da pedagogia da leitura utilizando dispositivos móveis". Trabalho apresentado em Encontro Ciência 2017, 3 a 5 de julho 2017.
  7. Pereira, Iris Susana Pires; Marco Bento; José Alberto Lencastre. 2016. "Dispositivos móveis no desenvolvimento de competências de interpretação e gosto pela leitura.". Trabalho apresentado em TIC-EDUCA 2016, IV Congresso de TIC e Educação.
  8. Pereira, Iris Susana Pires; Maria Cristina Parente; Maria Cristina Vieira da Silva. 2014. "On the role of guided writing in the construction of professional learning for teachers". Trabalho apresentado em Conference on Writing Research.
  9. Pereira, Iris Susana Pires; Ângela Magalhães; Carla Costa. 2012. "A prática de Ensino Supervisionada como contexto de desenvolvimento da competência do aprender a aprender". Trabalho apresentado em III Encontro Nacional de Educação Básica, Formação de educadores e de professores do 1.º e 2.º CEB.
  10. Pereira, Iris Susana Pires; Dias, V.; Carvalho, M. J.. 2009. "Promoção da literacia crítica na escola básica: relato de um projecto experimental com alunos de 4º ano". Trabalho apresentado em 1.º Fórum Ibero-Americano de Literacias.
  11. Pereira, Iris Susana Pires. 2003. "Didáctica da leitura e da Escrita no 1º ciclo: Evidências de renovação de práticas pedagógicas". Trabalho apresentado em 1º Simpósio Nacional de Educação Básica (Pré-Escolar e Primeiro Ciclo).
  12. Pereira, Iris Susana Pires. 2002. "A leitura nas orientações oficiais para o 1º Ciclo". Trabalho apresentado em Investigação e Boas Práticas no Ensino da Língua Portuguesa no 1º Ciclo.

Outros

Outra produção
  1. Pereira, Iris Susana Pires; Lara Gonçalves. 2013. "Pegada Suspeita", In Manual Digital II/ Lusoinfo Multimédia. Software.
  2. Pereira, Iris Susana Pires; Lara Gonçalves. 2013. "Natureza Agradecida", In Manual Digital II/ Lusoinfo Multimédia. Software.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/03/07 Moving Beyond Narrative Learning in the Digital Era Reconceptualising Early Childhood Literacies: An International Conference
University of Manchester (Manchester, Reino Unido)
2018/11/22 Para uma reconceptualização do processo de alfabetização. Desafios colocados pela comunicação digital I Colóquio com NEPCED, Núcleo de Estudos e Pesquisa em Cultura e Escrita Digital/NEPCED/CEALE, Faculdade de EducaçãoUniversidade Federal de Minas Gerais
Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte, Brasil)
2018/09/07 O caso do discurso académico da formação docente Encontro Nacional sobre Discuso Académico. O presente e o futuro da investigação do discurso académico em Portugal
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2018/09/04 Projeto SUPERTABi. Fatores críticos na aprendizagem profissional dos professores na era do Mobile Learning III Encontro sobre Inovação Pedagógica Supertabi
Projeto Supertabi, Câmara da Maia (Maia, Portugal)
2018/07/23 Literacy Policy Initiatives in Portugal. Round table 'Literacy policies in Europe - examples of successful national programmes International ELINET Symposium 2018. Literacy in the 21st Century: Participation, Inclusion, Equity
Universidade de Colónia (Colónia, Alemanha)
2018 When theoretical, political and practical agendas collide. Digital literacy in pre-school education in Portugal International ELINET Symposium 2018. Literacy in the 21st Century: Participation, Inclusion, Equity
Universidade de Colónia (Colónia, Alemanha)
2018 Literacia digital na educação de infânci: o que dizem as boas práticas? 2018 EDULOG International Conference. Early Childhood Education: What science has to teach us
Universidade do Minho - Instituto da Educação (Braga, Portugal)
2017 What's up in digital reading? Children’s perspectives about reading stories on paper and on screen 20th European Conference on Reading
AELE (Madrid, Espanha)
2017 Enredados en la lectura. Construcción de conocimiento y aprendizaje de la lectura en contextos digitales 6º Foro Iberamericano sobre literacidad y aprendizaje (Encuentros con ponentes destacados)
AELE (Madrid, Espanha)
2017 A investigação do processo de desenvolvimento profissional dos professores 2º Encontro sobre inovação pedagógica SUPERTABI
Câmara Municipal da Maia & Agrupamento de Escolas Gonçalo Mendes da Maia (Maia, Brasil)
2017 O desenvolvimento das capacidades de uso da Língua Portuguesa (L2) através do envolvimento em práticas de literacia significativas – Programa Ensino de Qualidade em Português na Guiné-Bissau Simpósio “Alfabetização em Contexto de L2, 2.ªs Jornadas Internacionais Leitura, Escrita e Sucesso Escolar (II Jornadas Internacionais de Alfabetização).
CIEC (Braga, Portugal)
2017 A montante da alfabetização em língua portuguesa como L2 na Guiné-Bissau. O ciclo comunicativo no primeiro ano de escolaridade Simpósio “Alfabetização em Contexto de L2, 2.ªs Jornadas Internacionais Leitura, Escrita e Sucesso Escolar (II Jornadas Internacionais de Alfabetização). Universidade do Minho, 5 setembro
CIEC (Braga, Portugal)
2016 Digital resources (DR) for language & literacy learning in the early years in Portugal 3rd MC meeting of the COST Action "The digital literacy and multimodal practices of young children"
COST Action "The digital literacy and multimodal practices of young children" (Larnaca, Chipre)
2016 Formar professores para a diversidade linguística nas escolas: o caso do PLNM V Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa/ Fórum Ibero-Americano de Literacias
Centro de Investigação em educação (Braga, Portugal)
2016 Desafiar o processo de compreensão da leitura com a utilização de dispositivos móveis V Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa/ Fórum Ibero-Americano de Literacias
Centro de Investigação em Educação (Braga, Portugal)
2016 Colaborar, construir e repensar os processos de literacia no 1.º ciclo V Simpósio Internaional de Ensino de Língua Portuguesa / Fórum Ibero-Americano de Literacias
Centro de Investigação em Educação (Braga, Portugal)
2016 Potencialidades das TIC na aprendizagem da leitura e da escrita no Primeiro Ciclo do Ensino Básico: teorias e práticas V Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa / Fórum Ibero-Americano de literacias
Centro de Investigação em Educação (Braga, Portugal)
2016 Para a construção do SoTL no ensino superior - um estudo de caso na formação inicial de professores CNAPPS
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016 Perceções de docentes do 2.º CEB sobre o ensino/aprendizagem gramatical: do saber gramática ao saber ensinar gramática III Simpósio Internacional de Formação de Professores – Múltiplos Olhares sobre a Educação Linguística
Escola Superior de Paula Frassinetti (Porto, Portugal)
2016 Basic Education teachers’ perceptions on grammar teaching: from grammatical content knowledge to didactic knowledge Educational Linguistics 2016 ARLE SIG Seminar
ARLE (Setúbal, Portugal)
2016 The use of mobile devices in the development of reading comprehension skills First Training School of COST Action IS1410
Instituto da Educação, Universidade do Minho/ COST Action IS1410 (Braga, Portugal)
2016 Dispositivos móveis no desenvolvimento de competências de interpretação de texto no 1.º Ciclo do Ensino Básico Encontro sobre Jogos e Mobile Learning
Universidade de Coimbra, FPCE, LabTE (Coimbra, Portugal)
2016 Leitura em Ecrãs. 1.º Encontro sobre Inovação Pedagógica SUPERTABi
Câmara Municipal da Maia & Agrupamento de Escolas Gonçalo Mendes da Maia. (Maia, Portugal)
2016 Criatividade e multimodalidade nas narrativas digitais: as vozes das crianças de jardim de infancia Simpósio convidado sobre digital storytelling, infancia y creatividad (M. Esther del Moral Pérez, Coord.). 4th international congress of educational sciences and development
(Santiago de Compostela, Espanha)
2016 Digital resources (DR) for language & literacy learning in the early years in Portugal Digital literacies and multimodal practices of young children (DIGILITEY) - 3rd meeting
COST Action IS1410 (Nicosia, Cyprus, Chipre)
2016 Using storytelling to promote cognitive and emotional development: An action project in a multicultural learning contexts 1st DigiLitEY Training School of COST Action IS1410
COST Action IS1410 (Braga, Portugal)
2015 Do conhecimento gramatical ao conhecimento didático no ensino da Gramática: perceções de docentes do 2.º CEB V Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa – de volta ao futuro que decorreu em Lecce, Itália
(Lecce, Itália)
2015 Dialogism as a framework for understanding language teachers’ learning in multicultural and multilingual settings 10th IAIMTE Conference 2015
IAIMTE (Odense, Dinamarca)
2015 Begining again Water Benjamin, Childhood and Pedagogy: An interdisciplinary symposium
Goldsmiths, University of London / Journal Pedagogy, Culture and Society (Londres, Reino Unido)
2015 Reading and writing on screen - an overview of the Portuguese case 2nd MC meeting of the COST Action "Digital literacy and multimodal practices of young children"
COST Action "Digital literacy and multimodal practices of young children" (Tallinn, Estónia)
2015 On the critical role of public communication practices in action research processes: Voices from a teacher education context CARN - Collaborative Action Research Network
CARN (Braga, Portugal)
2015 Utilização de dispositivos móveis no desenvolvimento de competências de interpretação textual CIAAF - 1.ª Conferência Ibero-Americana de Ambientes e Aprendizagens Futuras
(Porto, Portugal)
2014 Conhecemos bem as nossas metas? Linguagem e literacia emergente nas metas de aprendizagem da educação pré-escolar I Seminário Nacional de Educação e Desenvolvimento Humano. Literacia emergente na educação pré-escolar
Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão (Vila Nova de Famalicão, Portugal)
2014 Literatura, leitura e ilustração em regeneração: os contextos multimodais de significação Leitura, literatura infantil e ilustração. 10.º encontro nacional / 8.º internacional de investigação
Centro de Esudos da Criança, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2014 Educação para a diversidade linguística Pedagogia para a autonomia. Imaginar e fazer a diferença em tempos difíceis. 6.º Encontro do GT-PA
GT-PA, IE (Braga, Portugal)
2014 A apresentação oral no 1.º ciclo do ensino Básico como contexto de construção da autonomia de alunos e de professores em formação Pedagogia para a autonomia. Imaginar e fazer a diferença em tempos difíceis. 6.º Encontro do GT-PA
GT-PA, IE (Braga, Brasil)
2014 Teacher training in Portugal ISIT Summer school
ISIT (Bad Munster am Stein, Alemanha)
2014 Do conhecimento gramatical ao conhecimento didático no ensino da Gramática: perceções de docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico Congresso ISATT 2014 - Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem
Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2013 A construção do professor reflexivo no contexto da Prática de Ensino Supervisionada. Potencialidades e limites da utilização da linguagem escrita XX Colloque de l'Afirse
Afirse / IEUL (Lisboa, Portugal)
2013 Portfolios as complex performative spaces 9th International Conference IAIMTE
IAIMTE (Paris, França)
2013 On the undestanding of the interpretation of literary texts. A contribution from critical narrative discourse analysis 9th International Conference IAIMTE
IAIMTE (Paris, França)
2013 A escrita na aprendizagem profissional docente. O portefólio de aprendizagens como espaço performativo complexo V Encontro nacional de reflexão sobre a escrita
Departamento de Educação, Univesidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2013 O papel da investigação na prática pedagógica dos mestrados em ensino XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Instituto da Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2013 TIC e aprendizagem: explorando o desenho de contextos digitais de aprendizagem da literacia no 1.º ciclo do ensino básico Recursos Educativos Digitais para a aprendizagem das crianças
Instituto da Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2012 A construção do professor reflexivo no contexto da prática de Ensino Supervisionada. A montante da escrita do portefólio de estágio III Encontro Nacional de Educação Básica, Formação de educadores e de professores do 1.º e 2.º CEB
(Aveiro, Portugal)
2012 O PNEP enquanto processo de Investigação-ação: experiência(s), conhecimento(s) e voz(es). Testemunho do núcleo da Universidade do Minho VI Encontro Língua Portuguesa nos 1.ºs anos de escolaridade - Investigação e Boas Práticas
(Lisboa, Portugal)
2012 Learning about in-service education for pre-school teachers 4th ATEE Winter Conference
(Coimbra, Portugal)
2012 The professional learning of Language (L1) educators 4th ATEE Winter Conference
(Coimbra, Portugal)
2012 Da teoria à prática e de volta à teoria em contextos de prática pedagógica supervisionada. Refletindo sobre o envolvimento parental nas práticas de animação de leitura em contexto de educação de infância I Encontro Internacional de Boas Práticas de Animação da Leitura
(Porto, Portugal)
2012 Painel: “Rigor científico-pedagógico em recursos digitais para crianças Recursos Educativos Digitais para a aprendizagem das crianças
CIEd (Braga, Portugal)
2011 Da teoria à prática e de volta à teoria em contextos de prática pedagógica supervisionada. Refletindo sobre as potencialidades e limites da aprendizagem corporizada nas práticas de animação de leitura em contexto de educação de infância I Encontro Internacional de Boas Práticas de Animação da Leitura
(Porto, Portugal)
2011 Da teoria à prática e de volta à teoria em contextos de prática pedagógica supervisionada. Refletindo sobre o papel da metacognição nas práticas de animação de leitura em contexto de educação de infância I Encontro Internacional de Boas Práticas de Animação da Leitura
(Porto, Portugal)
2011 O PNEP e a pedagogia da autonomia no desenvolvimento profissional de professores Congresso Ibérico/5.º Encontro do GT-PA - Pedagogia para a Autonomia
(Braga, Portugal)
2011 On the current Portuguese official framework for pres-school literacy education 17th European Conference on Reading
(Mons, Bélgica)
2011 Natural and cultural dimensions of language education in the pre-school years. (Learning about) Teachers’ learning through an in-service program IAIMTE 8th Bi-Annual Conference
(Hildesheim, Alemanha)
2010 Como se sente o amigo crítico que é simultaneamente o avaliador dos seus colegas? Reflexões sobre o processo de avaliação no contexto do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) Seminário Internacional Avaliação de Professores: Perspectivas Nacionais e Internacionais
(Braga, Portugal)
2010 A avaliação das aprendizagens linguísticas dos alunos no contexto do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP): assunções (e reacções) no núcleo da Universidade do Minho 2.º Congresso Internacional de Avaliação em Educação
(Braga, Portugal)
2009 Texto/Contexto/ Discurso na LSF Oficina "Interacionismo Sociodiscursivo e Linguística Sistémico-Funcional: Diálogos Possíveis"
(Lisboa, Portugal)
2009 Learning literacy, learning language: Supporting theory with linguistic and educational research 16th European Conference on Reading
(Braga, Portugal)
2008 Towards a characterization of the literacy teaching and learning context in the primary school is Portugal: A research on students competencies and teachers´ conceptions and practices ICET 2008 World Assembly
International Council on Education for Teaching (Braga, Portugal)
2008 Para a caracterização do contexto de ensino-aprendizagem da literacia no 1.º ciclo de escolaridade. Das competências dos alunos às concepções e práticas dos professores Encontro "Quid Novi?"
(Porto, Portugal)
2008 Towards a characterization of the literacy teaching and learning context in the primary school in Portugal: A research on students’ competencies and teachers’ conceptions and practices International Council on Education for Teaching 2008 World Assembly
(Braga, Portugal)
2005 Sobre os demonstrativos anafóricos discursivos em português: domínios de referência e perspectivas de enunciação Gramática e Humanismo. Colóquio de Homenagem a Amadeu Torres
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa (Braga, Portugal)
2004 Emergent Literacy in Portuguese Kindergarten: From the National Curriculum to School Practices European Seminar “Literacy Innovations in Kindergarten Classrooms"
Greek Reading Association & International Development in Europe Committee of the International Reading Association (Rethymnon, Grécia)
2004 Sobre la resolución de las expresiones demostrativas anafóricas: foco discursivo, token reflexivité y relaciones de coherencia XXXIV Simposio de la Sociedad Española de Lingüística
Sociedad Española de Lingüística (Madrid, Espanha)
2004 Ensinar língua para aprender a ler. Ensinar a ler para aprender língua O Ensino das Línguas e a Linguística
Associação Portuguesa de Linguística, ESE de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2004 Para uma avaliação de algumas provas de avaliação do desenvolvimento linguístico O Ensino das Línguas e a Linguística
Associação Portuguesa de Linguística, ESE - Setúbal (Setúbal, Portugal)
2004 A referência anafórica discursiva: um processo cognitivo linguisticamente (pré-)configurado XX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Lisboa, Portugal)
2003 A descrição linguística, o professor, o currículo e as práticas educativas configuradas pelos manuais de gramática no 1º ciclo de escolaridade básica XIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Lisboa, Portugal)
2003 Aspectos da didáctica da vertente oral da língua materna no jardim de infância e no 1º ciclo do ensino básico – algumas reflexões A Criança, a Língua e o Texto Literário: Da Investigação às Práticas
Instituto de Estudos da Criança (Braga, Portugal)
2003 Avaliação diagnóstica da compreensão leitora V Simpósio de Investigação em Psicologia
Associação Portuguesa de Psicologia (Lisboa, Portugal)
2003 A Procomlei: uma prova de avaliação da compreensão leitora VII Congreso Galego-Portugués de Psicopedagoxia
(A Coruña, Espanha)
2003 Os processos de compreensão leitora: avaliar para prevenir I Congresso Nacional de Avaliação Psicológica e IX Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
P.U.C. Campinas (Campinas, Brasil)
2002 How is it possible to prepare kindergarteners for reading comprehension? VII Congreso Latinoamericano para el Desarrollo de la Lectura y la Escritura
Consejo Puebla de Lectura (Puebla, México)
2002 A Língua Portuguesa na formação inicial de Educadores de Infância e de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico Jornadas DCILM 2002 – A Competência Literácita no Pré-escolar e no 1º ciclo
Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2002 Sobre alguns equívocos em que se tem baseado a explicitação da categoria gramatical género Encontro Linguística e Ensino do Português
Associação Portuguesa de Linguística, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
1999 Para uma Definição do Processo de Concordância Negativa em Português XV Encontro da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Faro, Portugal)
1998 Aspectos da sintaxe da concordância negativa em Português Primeiras Jornadas de Linguística da Escola Jean Piaget - Nordeste
Escola Jean Piaget - Nordeste (Macedo de Cavaleiros, Portugal)
1997 Focus and tense VIIth Colloquium of Generative Grammar
Universidad de Oviedo (Oviedo, Espanha)
1996 Aspectos histórico-semânticos das construções de progressivo em Português XII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística, Universidade do Minho (Braga, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018 - Atual Para uma pedagogia das multiliteracias na construção de conhecimento pelas crianças em idade pré-escolar
Orientador
Ciências da Educação Especialidade em Supervisão Pedagógica (Doutoramento)
Universidade do Minho - Instituto da Educação, Portugal
2018 - Atual PNAIC-Um retrato da Formação de Professores Alfabetizadores implementada pelo CEALE
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação. Área de Especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas (Mestrado)
Universidade do Minho - Instituto da Educação, Portugal
2018 - Atual Iniciação à leitura e à escrita no 1.º ciclo do ensino básico através do método “Ensinar é Investigar
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação. Área de Especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas (Mestrado)
Universidade do Minho - Instituto da Educação, Portugal
2014 - Atual Dispositivos móveis no desenvolvimento de competências de interpretação e gosto pela leitura
Coorientador
2012 - Atual Engaging Kids: interações com manipulativos digitais educativos
Coorientador
Doutoramento em Ciências de Educação com Especialidade em Tecnologia Educat (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2008 - Atual Impacto das variáveis psicológicas, práticas familiares e pedagógicas na escrita
Coorientador
Doutoramento em Psicologia da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2017 Aprender a ler no 1.º ano de escolaridade. Aprendizagem explícita e situada de casos de leitura
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2016 Iniciação das crianças em processos colaborativos e explícitos da leitura de narrativas com recursos digitais.
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2014 Variáveis linguísticas e produção escrita
Coorientador
Psicologia da educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2014 A dimensão oral da língua como instrumento de construção de saber em contexto de aprendizagem situada
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2014 A leitura como instrumento de contrução de saber em contexto de aprendizagem situada
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2014 Resolução de problemas em contextos de aprendizagem situada
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2013 Iniciação das crianças em processos ativos de construção de conhecimento: ler para aprender em contextos de aprendizagem situada
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2013 Iniciação das crianças em processos ativos de construção de conhecimento: escrever para aprender em contextos de aprendizagem situada
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2012 Contributos para o entendimento da aula de Português como espaço de promoção de uma literacia crítica. Uma leitura crítica de “Arroz do Céu”
Orientador
Supervisão Pedagógica em Ensino de Português (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2012 O contributo do dicionário digital online para a aprendizagem da língua portuguesa. Estudo de caso no âmbito do Projeto VISEUS: http://www.myowndictionary.eu/
Coorientador
Mestrado em Estudos da Criança (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2012 Iniciando a construção do processo de aprender a aprender: aprender a escrever textos não literários
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2012 Iniciando a construção do processo de aprender a aprender: aprender a compreender textos não literários
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2012 Pequenos escritores: Escrita criativa de narrativas
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2012 Linguagem formal em situações orais
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2017 - 2017 X Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2017
Conferência (Outra)
2017 - 2017 Jornadas Internacionais Leitura, Escrita e Sucesso Escolar (II Jornadas Internacionais de Alfabetização)
Congresso (Outra)
2017 - 2017 III SLBEI - I Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância - "Políticas, Direitos e Pedagogias das infâncias
Simpósio (Outra)
2017 - 2017 6º Fórum Ibero-Americano sobre Literacias e Aprendizagem
Conferência (Outra)
2017 - 2017 II Encontro Temático APL/ESE. Diálogos entre a investigação e as práticas educativas no ensino da língua
Encontro (Outra)
2016 - 2016 First Training School da Ação COST IS1410
Outro (Outra)
COST, Portugal
2016 - 2016 V SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa / V Fórum Ibero-Americano de Literacias.Universidade do Minho, Braga
Simpósio (Outra)
2016 - 2016 II SLBEI - I Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância - "Investigação, formação docente e culturas da infância
Seminário (Outra)
2016 - 2016 Encontro Formação para a promoção de competências em Língua Materna-1.º Encontro Temático da APL/ESE & 8.º Encontro de língua portuguesa nos 1º anos de escolaridade
Encontro (Outra)
2012 - 2012 Palestra 'Escrita e investigação docente', por Brenton Doecke
Outro (Coorganizador)
2011 - 2011 Práticas de educação linguística em contexto pré-escolar
Outro (Coorganizador)
2011 - 2011 Educação linguística e democracia
Seminário (Coorganizador)
2011 - 2011 Sessão de apresentação do livro 'O ensino do português no 1.º ciclo do ensino básico. Construção de saberes profissionais no contexto do PNEP e do novo programa de português'
Outro (Outra)
2010 - 2010 A iniciação à leitura e à escrita. Contributos do PNEP
Seminário (Coorganizador)
2010 - 2010 O método construtivista de iniciação à leitura e à escrita
Seminário (Coorganizador)
2010 - 2010 Aprendizagens de pontuação: aprendizagens de textualização
Seminário (Coorganizador)
2009 - 2009 16th European Conference on Reading/ 1.º Fórum Ibero-Americano de Literacias
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
2008 - 2008 7.º Encontro Nacional / 5.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
2003 - 2003 A Criança, a Língua e o Texto Literário
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
2002 - 2002 IV Congresso Nacional (II Internacional) de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração
Congresso (Outra)
2002 - 2002 Jornadas DCILM: A Competência Literácita no Pré-escolar e no 1º Ciclo
Encontro (Outra)
2001 - 2001 24th GLOW (Generative Linguistics in the Old World) Colloquium 2001
Concerto (Membro da Comissão Organizadora)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2016 - 2016 V Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa/ Fórum Ibero-Americano de Literacias
Simpósio
V Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa
Centro de Investigação em educação, Portugal
2015 - 2015 Coordenador do Special Interest Group do Teacher Education do IAIMTE. Convenor or the SIGs held during the 2015 conference in Odense
Outro
10th Coonference of the IAIMTE
IAIMTE, Dinamarca
2014 - 2014 Encontro Pedagogia para a autonomia. Imaginar e fazer a diferença em tempos difíceis. 6.º Encontro do GT-PA
Congresso
Encontro Pedagogia para a autonomia. Imaginar e fazer a diferença em tempos difíceis. 6.º Encontro do GT-PA
GT-PA, IE, Portugal
2013 - 2013 Coordenador do Special Interest Group do Teacher Education do IAIMTE. Convenor or the SIGs held during the 2013 conference in Paris
Outro
SIG - Teacher Education, IAIMTE
IAIMTE, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019/03/14 Práticas multimodais no aplicativo Whatsapp: apropriação da cultura escrita digital por crianças em processo de alfabetização
Arguente
Defesa Rebecca Schirmer Vasconcelos (Mestrado)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2019/02/26 A promoção da ecoliteracia . Intervenção em contextos de 1.º e 2.º ciclo do ensino básico
Arguente
CatarinaLuísa Moutinho Sampaio (Mestrado)
Universidade do Minho - Instituto da Educação, Portugal
2018/04/20 Interpretação de sujeitos nulos e realizados por aprendentes de PLE, italianos e franceses
Arguente principal
Patrícia Sanches Moreira (Mestrado)
Universidade do Minho - Instituto da Educação, Portugal
2018 Aprendizagem colaborativa' para a compreensão de  textos nas aulas de língua
Arguente principal
Carla Inês Afonso Torres Ribeiro (Mestrado)
Universidade do Minho - Instituto da Educação, Portugal
2018 O ensino da escrita em manuais escolares do 5.º ano.
Arguente
Sara Gracinda Maia de Carvalho (Mestrado)
Universidade do Minho - Instituto da Educação, Portugal
2017 O uso do diário de aprendizagem como instrumento de reflexão na interação oral em Língua Estrangeira Rosa Maria Fidalgo de Sousa Antunes (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2017 A Emancipação o Imaginário. As potencialidades do texto poético no Ensino Básico Jorge Camões Dias (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2017 Percepciones y creencias del profeorado acerca de la enseñanza-aprendizaje de la ortografía. Detección de necesidades de formación Aída Bárbara Parrales Rodríguez (Doutoramento)
Universidad de Oviedo, Espanha
2017 Erros ortográficos - possíveis causas e estratégias de intervenção Débora Patrícia Silva Santos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2016 A iniciação à leitura e à escrita no 1.º ciclo do ensino básico: contributos da música para o seu desenvolvimento Tiago Alexandre Vieira Rocha (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2016 A leitura e a escrita no currículo: formas de presença Paula Correia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2015 Para um modelo ontogenético da escrita infantil no 1.º Ciclo do Ensino Básico: A emergência do período como unidade de organização textual Maria Mafalda Sanches de Azevedo Mendes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2015 Escrever para aprender atraves dos textos literários e não literários Susana Oliveira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2015 Ler rima com compreender. Um caminho na descoberta do sentido e na procura da motivação para a leitura Marco Costa (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2014 A Supervisão Pedagógica e a Transversalidade do Português - Contributos da Oralidade para a Promoção de Aprendizagens Isabel Cristina Conde da Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 Dos hábitos de leitura dos professores ao sucesso escolar dos alunos - um estudo de caso no primeiro ciclo do ensino básico Lucinda Maria da Silva Moreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 Compreender e prevenir o erro: contributod para a aprendizagem da competência ortográfica (um estudo no 2.º ano do 1.º ciclo do ensino básico) Diana Areias Ribeiro (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2014 O género oral formal - a entrevista numa turma de 1.º ciclo do ensino básico Filipa Daniela Alves Peres (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2014 A revisão textual: aprender a rever textos em colaboração Maria Armanda Matos oliveira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2014 Representações da infância no manual escolar: uma abordagem linguística dos textos de manuais do 4.º ano de português Teresa da Conceição Mendes de Castro (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2014 Colaborar para aprender a escrever: um projeto de intervenção pedagógica com alunos de 4.º ano de escolaridade Maria Pia da Gama e Castro Moura Soares (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2013 A poesia como instrumento potencializador do desenvolvimento da escrita criativa Marlene Sofia Alexandre (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2013 A importância da leitura na compreensão de problemas: um Relatório Atividades
Arguente
Patrícia Daniela Machado Oliveira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2012 A literatura na escola: conceções, práticas e receção pelos alunos – Um estudo de caso de caso da realidade portuguesa Jorge Manuel Passos Martins (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2012 O papel da escrita na construção das aprendizagens: perceções e conceções dos professores do 3.º ciclo do ensino básico José Carlos de Oliveira Lopes (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2012 Negociação e autodirecção numa pedagogia re(ide)alista: uma experiência na disciplina de Inglês Ana Cristina Teixeira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2012 Supervisão do Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de caso Susana Augusta Guedes Alves (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2012 O Texto Expositivo-Argumentativo e a Expressão de Conhecimento através da Escrita Cláudia Manuela da Silva Pinheiro (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2012 Ensinar a Escrever na Aula de Português - O Texto Argumentativo Sandra Liliana Pereira Lopes (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2012 A Aprendizagem e o Uso de Léxico na Aula de Espanhol Língua Estrangeira Raquel Beatriz Pereira Vasques (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2012 O Lúdico no Processo de Ensino Aprendizagem da Língua Portuguesa Maria Alice Gomes Ribeiro da Costa (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2012 A Criança e o Contacto com a Leitura: Estratégias de motivação e promoção da Leitura Cátia Liliana Fernandes (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2012 À Descoberta do Prazer da Leitura através da Magia de um Conto Cristiana Sofia da Silva Moreira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2012 A Exposição Oral em Língua Materna e em Língua Estrangeira Sara Patrícia de Azevedo Martins (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2012 Estratégias para o Desenvolvimento Lexical Ana Rita Assis Freitas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2012 Escrever para aprender história - um estudo no 7.º no de escolaridade Maria do Céu Rodrigues de Bastos Graça (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012 A consciência fonológica ao serviço da competência leitora. Os sons das palavras Helena Maria Arruda Mesquita Maciel (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 O domínio das orações adjectivas em Português Europeu: Desenvolvimento da linguagem (típico e atípico) e efeitos de escolarização Sónia Margarida Filipe Ferreira (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2011 A abordagem da leitura e da escrita na educação pré-escolar. Das conceções às práticas e das práticas às conceções Carla Sónia Ferreira Alves (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2009 A recepção do fantástico e do maravilhoso na literatura infantil: um estudo de caso em escolas públicas de Portugal e do Brasil Verônica Maria de Araújo Pontes (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2008 Brasil e Portugal: Concepções Literárias presentes em Contexto Escolar Karine Cristina Manzo Berg (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2018/07/12 - 2018/07/12 III Encontro temãtico APL / ESE. Formação, Investigação e Ensino da Língua. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
2018/07/06 - 2018/07/08 IX Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de scolaridade: investigação e boas práticas. III Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar. IV Jornadas Internacionais de Alfabetização. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnio de Lisboa
2018/06/16 - 2018/06/18 VII SIELP - Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa Instituto da Educação da Universidade do Minho

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2018 - Atual Pedagogy, Culture and Society
2018 - Atual European Journal of Teacher Education
2014/09/26 - Atual Pedadgogy, Culture and Education
Atual Da investigação às práticas - Revista do Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Atual L1 - Educational Studies in Language and Literature
Atual Diacríitica
2011/08/01 - 2012/10/22 Special issue of L1, Educational Studies on Language and Literature

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2017 - Atual Parecer: La comunicación oral en lengua inglesa: el patrimonio cultural como contexto experiencial/ Oral communication in English language: Cultural heritage as an experiential context
2014 - Atual Relatório de Consultoria: Apreciação científica de materiais de formação no âmbito da assessoria técnico-científica à FEC / Programa de ensino de qualidade em português na Guiné Bissau (PEQPGB)
2013 - Atual Relatório técnico: "Relatório crítico", Fundação Fé e Cooperação, Programa de ensino de qualidade em português na Guiné Bissau (PEQPGB)
2012 - Atual Relatório técnico: Relatório de avaliação do manual escolar de Português para o 3.º ano do Ensino Básico "Despertar para a Língua Portuguesa"

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2012/09 - Atual Desenvolvimento de Linguagem e Literacia (Outros) Universidade do Minho, Portugal
2012/09 - Atual Semântica e Pragmática do Português (Outros) Universidade do Minho, Portugal
2012/09 - Atual Didáctica da Língua Portuguesa para a Educação Básica (Outros) Universidade do Minho, Portugal
2012/09 - Atual Prática de Ensino Supervisionada (Outros) Universidade do Minho, Portugal
2012/09 - Atual Conhecimento Explícito da Língua nas Crianças (Outros) Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2016 Falar, ler e escrever: metas de aprendizagem para a educação pré-escolar Outra (Curso médio) Falar, ler e escrever no jardim-de-infância. No trilho da melhoria das aprendizagens e do sucesso escolar. Ação de formação de âmbito regional, Portugal
2014 - 2014 Aquisição da LM e da L2. Diferença e continuidade(s); fundamentos e princípios de desenvolvimento Aperfeiçoamento (Curso médio) Ação de formação Diversidade Linguística e Cultural na Escola e Sucesso Académico, Portugal
2014 - 2014 O ensino-aprendizagem da linguagem académica. Linguagem do quotidiano – linguagem académica; géneros e registos de linguagem. Aperfeiçoamento (Curso médio) Ação de formação Diversidade Linguística e Cultural na Escola e Sucesso Académico, Portugal
2014 - 2014 Apoio ao desenvolvimento das experiências didácticas Aperfeiçoamento (Curso médio) Ação de formação Diversidade Linguística e Cultural na Escola e Sucesso Académico, Portugal
2014 - 2014 Avaliação da Intervenção Aperfeiçoamento (Curso médio) Ação de formação Diversidade Linguística e Cultural na Escola e Sucesso Académico, Portugal
2013 - 2013 O modelo de formação de educadores de infância, professores de 1.º e 2.º ciclos na Universidade do Minho Aperfeiçoamento (Curso médio)
2013 - 2013 Ciclo de Investigação ação na formação de professores de 1.º ciclo: um caso Aperfeiçoamento (Curso médio)
2013 - 2013 O conceito de aprendizagem profissional reflexiva; Aperfeiçoamento (Curso médio)
2013 - 2013 Portefólios reflexivos. Aperfeiçoamento (Curso médio)
2011/09 - 2012/07 Desenvolvimento de Linguagem e Literacia (Outros) Universidade do Minho, Portugal
2011/09 - 2012/07 Didáctica da Língua Portuguesa para a Educação Básica (Outros) Universidade do Minho, Portugal
2011/09 - 2012/07 Didáctica da Língua Portuguesa (Outros) Universidade do Minho, Portugal
2011/09 - 2012/07 Prática de Ensino Supervisionada (Outros) Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2012 A construção do professor reflexivo no contexto do estágio/prática de ensino supervisionada. O portefólio como espaço performativo complexo. Especialização (Curso médio) Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2012 A elaboração de relatórios de projeto Aperfeiçoamento (Curso médio) curso de Formação Estratégias de supervisão na formação, Portugal
2012 - 2012 Avaliação Aperfeiçoamento (Curso médio) curso de Formação Estratégias de supervisão na formação, Portugal
2010/09 - 2011/07 Desenvolvimento de Linguagem e Literacia (Outros) Universidade do Minho, Portugal
2010/09 - 2011/07 Didáctica da Língua Portuguesa para a Educação Básica (Outros) Universidade do Minho, Portugal
2010/09 - 2011/07 Perspectivas Atuais da Educação em Línguas (Outros) Universidade do Minho, Portugal
2010/09 - 2011/07 Didáctica da Língua Portuguesa (Outros) Universidade do Minho, Portugal
2009/09 - 2010/07 Desenvolvimento de Linguagem e Literacia (Outros) Universidade do Minho, Portugal
2009/09 - 2010/07 Seminário de Língua Materna (Outros) Universidade do Minho, Portugal
2009/09 - 2010/07 Didáctica da Língua Portuguesa para a Educação Básica (Outros) Universidade do Minho, Portugal
2009/09 - 2010/07 Prática Pedagógica IV (Outros) Universidade do Minho, Portugal
2008/09 - 2009/07 Didáctica da Leitura e da Escrita FORMAÇÃO DOCENTE (Outros) Universidade do Minho, Portugal
2008/09 - 2009/07 Seminário de Língua Materna FORMAÇÃO DOCENTE (Outros) Universidade do Minho, Portugal
2008/09 - 2009/07 Oficina de Ciências Integradas e Língua Materna FORMAÇÃO DOCENTE (Outros) Universidade do Minho, Portugal
2008/09 - 2009/07 Oficina de Ciências Integradas e Língua Materna FORMAÇÃO DOCENTE (Outros) Universidade do Minho, Portugal
2008/09 - 2009/07 Aquisição, Desenvolvimento e Ensino Precoce de Língua Materna FORMAÇÃO DOCENTE (Outros) Universidade do Minho, Portugal
2008/09 - 2009/07 Prática Pedagógica IV FORMAÇÃO DOCENTE (Outros) Universidade do Minho, Portugal
2001/01 - 2008/06 Aquisição, Desenvolvimento e Ensino Precoce de Língua Materna Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura) Universidade do Minho, Portugal
2001/01 - 2008/06 Seminário de Língua Materna Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura) Universidade do Minho, Portugal
2008 - 2008 A relação interdependente entre a escolarização e a linguagem oral. A relação entre o oral e o escrito numa perspetiva de desenvolvimento: a emergência da leitura e da escrita e a relação com a educação pré-escolar Aperfeiçoamento (Curso médio) Universidade do Minho, Portugal
2008 - 2008 O desenvolvimento da consciência linguística (de palavra, silábica, intrassilábica e fonémica) e o ensino da decifração Aperfeiçoamento (Curso médio) Universidade do Minho, Portugal
2008 - 2008 O ensino explícito de estratégias de compreensão de textos Aperfeiçoamento (Curso médio) Universidade do Minho, Portugal
2008 - 2008 O ensino explícito de estratégias de compreensão de textos Aperfeiçoamento (Curso médio) Universidade do Minho, Portugal
2008 - 2008 As metas de aprendizagem para a educação pré-escolar. O caso particular das metas referentes às aprendizagens linguísticas Aperfeiçoamento (Curso médio) Agrupamento de Escolas de Barcelinhos, Portugal
2008 - 2008 As metas Aperfeiçoamento (Curso médio) Agrupamento de Escolas de Pico de Regalados, Portugal
2007 - 2007 O desenvolvimento da linguagem oral. Conceitos básicos. Parâmetros de desenvolvimento da linguagem oral: o desenvolvimento do conhecimento fonológico Aperfeiçoamento (Curso médio) Universidade do Minho, Portugal
2007 - 2007 Parâmetros de desenvolvimento da linguagem oral: o desenvolvimento do conhecimento morfo-sintáctico Aperfeiçoamento (Curso médio) Universidade do Minho, Portugal
2007 - 2007 Parâmetros de desenvolvimento da linguagem oral: o desenvolvimento do conhecimento discursivo. Factores determinantes do desenvolvimento da linguagem oral Aperfeiçoamento (Curso médio) Universidade do Minho, Portugal
2007 - 2007 Desenvolver a consciência fonémica e promover o ensino da leitura Aperfeiçoamento (Curso médio) Universidade do Minho, Portugal
2003 - 2003 Ler antes de ler ou como facilitar a aprendizagem da leitura e da escrita Aperfeiçoamento (Curso médio) Biblioteca Pública de Tomar/ECAE, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
Atual Littera
Atual International Association for the Improvement of Mother Tongue Education (IAIMTE)

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2018 - Atual (Í. S. P. Pereira) Membro do Grupo de Trabalho do IE para a elaboração do plano curricular da Licenciatura em Educação Pré-Escolar, Universidade Nacional Timor Lorosa'e (UNTL).
Membro
2016 - Atual Membro da Comissão Diretiva do Mestrado em Ciências da Educação, Área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas.
Membro
Universidade do Minho - Instituto da Educação, Portugal
2018/06/16 - 2019/06/18 VII SIELP - Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa, Instituto da Educação da Universidade do Minho, de 16 a 18 de julho de 2018.
Membro
Universidade do Minho - Instituto da Educação, Portugal
2015 - 2019 Representante nacional no Management Committee (por concurso FCT) da Ação COST The digital literacy and multimodal practices of young children (DigiLitEY) http://www.cost.eu/COST_Actions/isch/Actions/IS1410
Membro
The University of Sheffield, Reino Unido

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018 - Atual Bolsa de investigação (mestre) para o projeto ReKINDLE+50 – Migrações Digitais e Inovação Curricular: Ressignificar a Experiência e (Re)Encantar a Profissão Docente Depois dos 50 (PTDC/CED-EDG/28017/2017).
2015 - Atual Concurso para atribuição de bolsa de investigação - 044/TT/2015, no âmbito do projeto "Sistema de Diagnóstico da Aprendizagem", projeto n.º 5039, cofinanciado pelo FEDER através do programa Operacional Regional do Norte Universidade do Minho, Portugal
2014 - Atual Concurso para atribuição de uma Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia, no âmbito do ProjetoELINET - European Policy Network of National Literacy Organisations (elinet), Grant Agreement. Edital: EAC 2014 0003 Universidade do Minho, Portugal