???global.info.a_carregar???
Angela Balca. Concluiu o(a) Doutoramento em Ciências da Educação em 2005/04/26 pelo(a) Universidade de Évora. É Investigador no(a) Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança e Professor Auxiliar no(a) Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais. Publicou 91 artigos em revistas especializadas. Possui 20 capítulo(s) de livros e 12 livro(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. Nas suas atividades profissionais interagiu com 110 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu curriculum Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Género; Literatura juvenil; Educación; Literatura para a infância; Ambiente; Portugal; Children’s literature; Environment; Educação Literária; Literatura; Escola; Educação Pré-Escolar; Literacy education; Literature; School; Pre-scholl education; Primary education; Ciências Sociais::Ciências da Educação; Leitura.; Programas escolares; Ensino Básico; Educação literária; Ensino do Português; Leitura; Literatura infantil; Ilustração; Cidade; Partilha; Comunicação; Guerra; Literatura Infantil; Crianças; Valores; War; Children; Children's Literature; Jóvenes lectores; Humanidades::Línguas e Literaturas; Biblioteca Escolar; Literatura infantil y juvenil; cuento; álbum ilustrado; poesía infantil; teatro infantil; Biblioteca escolar; Literatura infantil e juvenil; Mediação; Cultura; Literatura infantil portuguesa; Censura; Dictadura; Valores Morales; Família; Mediador de leitura; Formação; Mediador de Leitura; Family; Reading mediator; Training; Alteridade; Século XX; Paratextos; Peter Pan; (...).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Angela Balca

Nomes de citação

  • Balca, Angela

Identificadores de autor

Ciência ID
B11B-5EC8-77C3
ORCID iD
0000-0002-4159-7718

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2021/07/27
Concluído
Educação Literária (Título de Agregado)
Universidade de Évora, Portugal
2005/04/26
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade de Évora, Portugal
"A Finalidade Educativa das Narrativas Infanto-juvenis Portuguesas Actuais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1990
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas Estudos Portugueses (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
15
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2005 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2005 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Évora Centro Interdisciplinar de História Culturas e Sociedades, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2005/04/27 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2020/01/01 - 2022/12/31 Lectura y acciones de emprendimiento para el cambio social. Propuestas ecoeducativas.
XXXXX
Investigador Pós-doutorado
Concluído
2019/01/01 - 2022/12/31 De lá para cá: as literaturas africanas de língua portuguesa para infância publicadas no Brasil.
MCTIC/CNPq n.º 28/2018
Investigador Pós-doutorado
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Suelen Cristina dos Santos Klem; Gislaine Gomes Granado Sanches; Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva Balça; Sandra Aparecida Pires Franco. "Práxis docente com leitura literária". Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (2022): https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.1.16322.
    10.21723/riaee.v17iesp.1.16322
  2. Tena, R., Soto, J., & Balça, A.. "La censura de Las mil y una noches durante las censuras de Franco y Salazar (...)". 488 (2022):
    Publicado
  3. José Carlos dos Santos Debus; Ângela Balça. "O teatro do oprimido: mediação e construção da autonomia". Educar em Revista 38 (2022): https://doi.org/10.1590/0104-4060.82174.
    10.1590/0104-4060.82174
  4. Balça, Ângela; Ricardo, Cláudia. "Educación para la ciudadanía: recorridos por la literatura infantil". Investigaciones Sobre Lectura 16 (2021): 95-114. http://dx.doi.org/10.24310/isl.vi16.13486.
    10.24310/isl.vi16.13486
  5. Angela Balca; Paulo Costa. "Discursos educativos en torno a lo digital, en Portugal: ¿qué lugar para la creación (literaria)?". ESPIRAL. CUADERNOS DEL PROFESORADO (2021): https://doi.org/10.25115/ecp.v14i29.4593.
    10.25115/ecp.v14i29.4593
  6. Greice Ferreira da Silva; Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto; Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva Balça. "Leitura e leitores na Educação Infantil: as histórias em quadrinhos e a apropriação do ato de ler". Debates em Educação (2020): https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp116-131.
    10.28998/2175-6600.2020v12nEspp116-131
  7. Ramón Tena Fernández, Angela Balça, José Soto Vázquez, Martín Gómez Ullate-García de León. "La censura del cuento de Blancanieves durante las dictaduras de Franco(...)". 36 1 (2020):
    Acesso aberto • Publicado
  8. Angela Balça; Moisés Selfa Sastre; Fernando Azevedo. "Children’s Literature and Emotions: mother-child relationship". TEJUELO. Didáctica de la Lengua y la Literatura. Educación 32 (2020): 55-82. https://doi.org/10.17398/1988-8430.32.55.
    10.17398/1988-8430.32.55
  9. Brandão, Claudia Leite; Balça, Ângela. "Contos tradicionais e as crianças: diálogos entre Portugal e Brasil". Em Aberto 32 105 (2019): http://dx.doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.32i105.4384.
    Acesso aberto • Publicado • 10.24109/2176-6673.emaberto.32i105.4384
  10. Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva Balça; Marília Pisco Castro Cid. "The teaching of science and the teaching of Portuguese: A study with a primary education class". EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação (2019): https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.4278.
    10.26568/2359-2087.2019.4278
  11. Jose Carlos Dos Santos Debus; Ângela Maria Balça. "A literatura como instrumento mobilizador de um aprendizado escolar empírico e autônomo. Um estudo entre Brasil e Portugal.". Signo (2019): https://doi.org/10.17058/signo.v44i81.13758.
    10.17058/signo.v44i81.13758
  12. Banha Pomar, Clarinda Jesus; Paiva Balça, Ângela Maria; Santos Magalhães, Olga Maria; Fialho Conde, Antónia. "Contributos e desafios da formação contínua de docentes para a construção da igualdade de género e cidadania = Contributions and challenges of continuous teacher training for building gender equality and citizenship". Cuestiones de género: de la igualdad y la diferencia 14 (2019): 403. http://dx.doi.org/10.18002/cg.v0i14.5816.
    Acesso aberto • Publicado • 10.18002/cg.v0i14.5816
  13. Balça, Angela. "A promoção da educação literária na disciplina de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico". Educação, Ciência e Cultura 24 1 (2019): 99. http://dx.doi.org/10.18316/recc.v24i1.4950.
    Acesso aberto • Publicado • 10.18316/recc.v24i1.4950
  14. Fernando Azevedo; Ângela Balça. "Práticas de educação literária e de promoção da literatura". TEXTURA - ULBRA (2019): https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-21-45-4791.
    10.17648/textura-2358-0801-21-45-4791
  15. Mafalda Franco; Ângela Balça. "Em busca da relação (im)possível: entre a educação literária e a educação artística". Educar em Revista 34 72 (2018): 77-93. https://doi.org/10.1590/0104-4060.62762.
    10.1590/0104-4060.62762
  16. Angela Maria Franco Martins Coelho de Paiva Balça. "A presença da língua portuguesa e da literatura no currículo da educação pré-escolar em Portugal". Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB (2018): https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i49.1139.
    10.20435/serie-estudos.v23i49.1139
  17. Sergio Suárez Ramírez; Ângela Balça; Paulo Costa. "La enseñanza de los textos deportivos. Estudio de las portadas impresas de España y Portugal". Contextos Educativos. Revista de Educación 22 (2018): 45-45. https://doi.org/10.18172/con.3335.
    10.18172/con.3335
  18. Micaela Ramon. "AZEVEDO, FERNANDO & BALÇA, ÂNGELA (COORDs.) (2016). Leitura e Educação Literária. Lisboa: Pactor". Revista Portuguesa de Educação 30 1 (2017): 217-217. https://doi.org/10.21814%2Frpe.10295.
    10.21814/rpe.10295
  19. Angela Balça; Fernando Azevedo. "Os primórdios da relação entre literatura para a infância e ambiente em Portugal". TEXTURA - ULBRA 19 39 (2017): https://doi.org/10.17648%2Ftextura-2358-0801-19-39-2381.
    10.17648/textura-2358-0801-19-39-2381
  20. Angela Balça; Fernando Fraga de Azevedo; Moises Selfa; Angela Balça; Fernando Fraga de Azevedo; Moises Selfa. "Literatura infantil portuguesa en tiempos de la Dictadura: censura y voces de resistencia". Ocnos: Revista de Estudios sobre Lectura (2017): http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=259151088007.
  21. Moisés Selfa Sastre; Ângela Balça. "Biblioteca escolar, lectura y literatura infantil y juvenil: selección de títulos actuales en español y portugués (2005-2015) / School library, reading and Children's and Young’s Literature: selection of current titles in Spanish and Portuguese (2005-2015)". (2017): https://doi.org/10.17398/1988-8430.25.5.
    10.17398/1988-8430.25.5
  22. Flávia Brocchetto Ramos; Angelina Maria Vanin; Angela Balça. "BIBLIOTECA ESCOLAR E FORMAÇÃO DO LEITOR: INTEGRAÇÃO POSSÍVEL?". Imagens da Educação 7 2 (2017): 1-10. https://doi.org/10.4025%2Fimagenseduc.v7i2.35632.
    10.4025/imagenseduc.v7i2.35632
  23. Balça, A.; De Azevedo, F.F.; Selfa, M.. "Portuguese children's literature during the Dictatorship: Censorship and resistance voices | Literatura infantil portuguesa en tiempos de la Dictadura: Censura y voces de resistencia". OCNOS 16 1 (2017): 107-120. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85020103025&partnerID=MN8TOARS.
    10.18239/ocnos_2017.16.1.1160
  24. Balça, Ângela; Costa, Paulo; Balca, Angela. "Leitura e educação literária: da viagem possível às restrições do mapa". (2017): http://hdl.handle.net/10174/20908.
    Acesso aberto • Balça, A., Costa, P. (2017). Leitura e educação literária: da viagem possível às restrições do mapa. Ensino Em Re-Vista, 24 (1), 201-220. Uberlândia, MG: Faculdade de Educação – Universidade Federal de Uberlândia. DOI: http://dx.doi.org/10.14393/ER-v24n1a
  25. Azevedo, Fernando; Balça, Ângela; Selfa Sastre, Moisés. "Os conflitos bélicos e a criança na literatura infantil". (2017): http://hdl.handle.net/1822/53649.
    Acesso aberto
  26. Ângela Balça; Fernando Azevedo. "A cidade e as crianças na literatura infantil. Um estudo exploratório a partir de três obras". (2017): https://doi.org/10.15645/Alabe2017.15.1.
    10.15645/Alabe2017.15.1
  27. Fernando AZEVEDO; Ângela BALÇA. "A OBRA LITERÁRIA PARA A INFÂNCIA E A JUVENTUDE DE LUÍS SEPÚLVEDA". Caderno Seminal 25 25 (2016): https://doi.org/10.12957%2Fcadsem.2016.22073.
    10.12957/cadsem.2016.22073
  28. Fraga de Azevedo, F.J.; Sastre, M.S.; De Paiva Balça, A.M.F.M.C.. "La literatura juvenil publicada en Portugal: De las grandes tiradas comerciales a la interacción en la web 2.0". Revista Chilena de Literatura 94 (2016): 103-118. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85014362493&partnerID=MN8TOARS.
  29. Inês Bento; Angela Balça. "LITERARY EDUCATION: A STUDY IN PRE-SCHOOL AND PRIMARY EDUCATION". (2016): https://doaj.org/article/ffa0cbfeeede41ebbc207571b153eabc.
  30. Ines Bento; Angela Balça. "La promoción de una educación literaria - la familia e el maestro como mediadores de lectura / The promotion of a literary education – the family and the teacher as reading mediators". (2016): https://doaj.org/article/adb7f7a5d0994bbfae8e4c2be441c256.
  31. Bento, Inês; Balça, Ângela. "A promoção de uma educação literária – a família e o professor como mediadores de leitura". (2016): http://hdl.handle.net/10174/17107.
    Acesso aberto
  32. Balça, Ângela; Azevedo, Fernando. "A obra literária para a infância e a juventude de Luís Sepúlveda.". (2016): http://hdl.handle.net/10174/19485.
    Acesso aberto • 10.12957/cadsem.2016.22073
  33. Bento, Inês; Balça, Ângela. "Educação literária: um estudo no pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico". (2016): http://hdl.handle.net/10174/19445.
    Acesso aberto
  34. Souza, Renata; Balça, Ângela; Pires, Natividade; Pires, Maria da Natividade; Souza, Renata Junqueira. "Leitura e formação no Ensino Superior : problematização sobre a formação de leitores no Brasil e em Portugal". (2016): http://hdl.handle.net/10400.11/5713.
    Acesso aberto • http://dx.doi.org/10.5335/rdes.v12i2.6418
  35. Pires, Maria Natividade Carvalho; Souza, Renata; Balça, Ângela. "Leitura e formação no Ensino Superior". (2016): http://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/6418/4060.
    Acesso aberto
  36. Ângela Balça. "WEB 2.0: LITERATURA INFANTIL / JUVENIL E COMUNIDADES INTERPRETATIVAS". Caderno Seminal 23 23 (2015): https://doi.org/10.12957%2Fcadsem.2015.14668.
    10.12957/cadsem.2015.14668
  37. Azevedo, Fernando; Balça, Ângela; Bastos, Glória. "WEB 2.0: literatura infantil/juvenil e comunidades interpretativas". (2015): http://hdl.handle.net/1822/37526.
    Acesso aberto • 10.12957/cadsem.2015.14668
  38. Azevedo, Fernando; Cruz, Judite; Balça, Ângela. "Literatura infantil e afetos: como pensar a família a partir de textos". (2015): http://hdl.handle.net/10174/17111.
    Acesso aberto
  39. Balça, Ângela; Souza, Renata Junqueira; Guerreiro, Ana Crisitina. "Leitura e compreensão leitora – estratégias, práticas e avaliação da leitura em contexto escolar". (2015): http://hdl.handle.net/10174/18065.
    Acesso aberto
  40. Balça, Ângela. "A promoção da leitura em contextos não formais". (2014): http://hdl.handle.net/10174/12770.
    Acesso aberto
  41. Balça, Ângela; Azevedo, Fernando. "Da literatura à formação de leitores em contextos não formais". (2014): http://hdl.handle.net/10174/12604.
  42. Souza, Renata Junqueira; Girotto, Cyntia; Balça, Ângela. "Percursos da atividade literária: do texto como pretexto ao potencial humanizador da literatura". (2014): http://hdl.handle.net/10174/12775.
    Acesso aberto
  43. Ângela Balça; Eva Leal. "A leitura no contexto da educação pré-escolar". Alabe. Revista de Investigación sobre Lectura y Escritura 10 (2014): https://doi.org/10.15645%2Falabe.2014.10.5.
    10.15645/alabe.2014.10.5
  44. Flávia Brocchetto Ramos; Ângela Balça. "Bibliotecas escolares: conversas entre Brasil e Portugal - doi: 10.4025/actascieduc.v35i2.20640". Acta Scientiarum. Education 35 2 (2013): https://doi.org/10.4025%2Factascieduc.v35i2.20640.
    10.4025/actascieduc.v35i2.20640
  45. Ângela Balça. "Novos mundos para o mundo: perspetivas multiculturais na literatura infantil e juvenil". Perspectiva 30 3 (2013): https://doi.org/10.5007%2F2175-795x.2012v30n3p909.
    10.5007/2175-795x.2012v30n3p909
  46. Balça, Ângela. "Quem é o Outro? – Silêncios e invisibilidades na produção literária para a infância In Solta Palavra". (2013): http://hdl.handle.net/10174/9438.
    Acesso aberto
  47. Ramos, Flavia; Balça, Ângela. "Bibliotecas escolares: conversas entre Brasil e Portugal. In Acta Scientiarum. Education". (2013): http://hdl.handle.net/10174/9393.
    Acesso aberto • 10.4025/actascieduc.v35i2.20640
  48. Balça, Ângela; Fonseca, Maria Adelina. "O modelo de avaliação de bibliotecas escolares em Portugal. In Ensino em Re-Vista". (2013): http://hdl.handle.net/10174/9327.
    Acesso aberto
  49. Bortolanza, Ana Maria; Balça, Ângela. "Perfil-leitor de universitários ingressantes em um curso de graduação para formação de professores. In Actas. II International Conference Learning and Teaching in Higher Education". (2013): http://hdl.handle.net/10174/9193.
    Acesso aberto
  50. Maria Adelina Fonseca, Ângela Balça e. "O modelo de avaliação de bibliotecas escolares em Portugal / The evaluation model of school libraries in Portugal". (2013): http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/23716.
  51. Paulo Costa; Angela Balça. "O Mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol/Francês nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Évora /El Máster de Enseñanza del Portugués en Tercer Ciclo de Educación Básica y Educación Secunaria y en Español/Francés en Educación Básica y Educación Secundaria de la Universidad de Évora". (2012): https://doaj.org/article/75b488236bb74f62bdce14d309b2fd26.
  52. Balça, A.; Fonseca, M.A.. "The teachers and the school library: A necessary relationship | Os docentes e a biblioteca escolar: Uma relação necessária". Revista Lusofona de Educacao 20 (2012): 65-80. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84865585249&partnerID=MN8TOARS.
  53. Ângela Balça; Maria da Natividade Carvalho Pires. "O ENSINO DA LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA, EM PORTUGAL: DO DISCURSO OFICIAL ÀS PRÁTICAS". (2012): http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/1624.
  54. Balca, Angela. "O Mestrado em Ensino do Português no 3_o Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol". (2012):
  55. Balça, Ângela. "Novos mundos para o mundo: perspectivas multiculturais na literatura infantil e juvenil. In Perspectiva". (2012): http://hdl.handle.net/10174/9392.
    Acesso aberto
  56. Balça, Ângela; Magalhães, Olga. "Das estórias e da História – Foi quando a família real chegou… e 1808". (2012): http://hdl.handle.net/10174/9535.
    Acesso aberto
  57. Tomé, Anabela; Balça, Ângela. "TEXTO LITERÁRIO E FORMAÇÃO DE LEITORES.". (2012): http://hdl.handle.net/10174/8137.
  58. Costa, Paulo; Balça, Ângela. "O Mestrado em Ensino do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol/Francês nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Évora.". (2012): http://hdl.handle.net/10174/7061.
    Acesso aberto
  59. Guerreiro, Ana Cristina; Balça, Ângela. "Estratégias de Leitura, Estratégias de Sucesso: um estudo de caso sobre representações de alunos de 9.º ano e práticas de leitura numa escola do distrito de Évora.". (2012): http://hdl.handle.net/10174/8139.
  60. Fonseca, Maria Adelina; Balça, Ângela. "O papel da biblioteca escolar: relação com os professores e com a escola.". (2012): http://hdl.handle.net/10174/8138.
  61. Balça, Ângela; Figueiredo, Maria Cristina. "Formação de professores, leitura e práticas em contexto de supervisão". (2012): http://hdl.handle.net/10174/7303.
    Acesso aberto
  62. Balça, Ângela; Martos García, Aitana. "Que piensan los futuros professores acerca de las bibliotecas escolares – concepciones y perspectiva.". (2012): http://hdl.handle.net/10174/7191.
    Acesso aberto
  63. Balça, Ângela; Pires, Maria da Natividade. "O ensino da leitura literária na escola, em Portugal: do discurso oficial às práticas. Nuances: estudos sobre Educação.". (2012): http://hdl.handle.net/10174/7115.
    Acesso aberto
  64. Balça, Ângela; Junqueira de Souza, Renata. "Políticas públicas de leitura em Portugal e Brasil: novos caminhos, velhos problemas. Educação.". (2012): http://hdl.handle.net/10174/7116.
    Acesso aberto
  65. Balça, Ângela. "Projectos e actividades de promoção da leitura e de formação de leitores". (2011): http://hdl.handle.net/10174/3957.
    Acesso aberto
  66. Balça, Ângela; Martos, Aitana. "Las bibliotecas escolares en el currículum universitario: análisis de su situación y necesidades". (2011): http://hdl.handle.net/10174/3868.
    Acesso aberto
  67. Paiva Balça, Ângela Maria Franco Martins Coelho de. "Projetos e atividades de promoção da leitura e de formação de leitores/ Projects and activities for the promotion of reading and formation of readers". (2011): http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/12369.
  68. Balça, Ângela; Azevedo, Fernando; Pires, Natividade; Costa, Paulo. "Identidades culturales y globalización: una otra mirada al alcance de la literatura infantil.". (2011): http://hdl.handle.net/10174/3869.
    Acesso aberto
  69. Marreiros Monteiro, S.; Balça, Â.; Azevedo, F.. ""Plotting" values: The Ant and the Cicada | «Confabulando» valores: La cigarra y la hormiga". OCNOS 6 (2010): 61-69. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-79959931677&partnerID=MN8TOARS.
  70. Balça, Ângela. "O verde nos contos - uma via para a educação ambiental". (2010): http://hdl.handle.net/10174/5000.
    Acesso aberto
  71. Balça, Ângela. "Ler o texto literário na aula de língua portuguesa – constrangimentos e possibilidades". (2010): http://hdl.handle.net/10174/5008.
    Acesso aberto
  72. Balça, Ângela. "L’humour dans la poésie pour enfants: contributions pour l’animation à la lecture dans le contexte de l’école maternelle". (2010): http://hdl.handle.net/10174/4993.
    Acesso aberto
  73. Balça, Ângela; Costa, Paulo; Magalhães, Olga. "1808: um exílio voluntário, um novo país". (2010): http://hdl.handle.net/10174/5002.
    Acesso aberto
  74. Maria Nazare Rocha Souza; Angela Balça. "A crônica jornalística como dispositivo na educação de jovens e adultos: um estudo de caso". (2010): https://doaj.org/article/bfb9c7fc1ef94fb186af5ffcbabd82f9.
  75. Sofia Marreiros Monteiro; Ângela Balça; Fernando Azevedo. ""Confabulando" valores: La cigarra y la hormiga". (2010): https://doaj.org/article/0c8c34e34c124a3bbc0a74db583c6757.
  76. Eliane Debus; Ângela Balça. "LITERATURA INFANTIL PORTUGUESA E BRASILEIRA: CONTRIBUTOS PARA UM DIÁLOGO MULTICULTURAL". Via Atlântica 14 (2008): 63-63. https://doi.org/10.11606%2Fva.v0i14.50380.
    10.11606/va.v0i14.50380
Capítulo de livro
  1. Azevedo, Fernando; Balça, Angela. "Pensar a Alteridade através de álbuns narrativos publicados em Portugal". Portugal: Mercado das Letras,
  2. Pires, Maria da Natividade; Balça, Angela. "Être une fille, un garçon dans la littérature de jeunesse au Portugal, dans la première moitié du XXe siècle". Portugal: Presses Universitaires de Bordeaux,
  3. Azevedo, Fernando; Balça, Ângela; Selfa Sastre, Moisés. "Da hermenêutica dos paratextos: Leituras de capas de Peter Pan". Portugal: Centro de Investigação em Estudos da Criança,
  4. Azevedo, Fernando; Balça, Ângela. "Educação literária e formação de leitores". Portugal: Pactor,
  5. Balça, Ângela; Azevedo, Fernando. "Pensar a cidadania hoje através da educação literária". Portugal: Pactor,
  6. Vagula, Vânia; Balça, Ângela. "Ler na educação infantil: mediação, literatura e aprendizado". Portugal: Mercado das Letras,
  7. Azevedo, Fernando; Balça, Ângela. "Formar leitores literários competentes, sofisticados e críticos: o programa de leitura fundamentado na literatura". Portugal,
  8. Balça, Ângela. "Contos Tradicionais: Língua, Cultura e Imaginário". Portugal: F. Azevedo (Coord.), Literatura Infantil e Imaginário (pp. 29-41). Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança / Instituto de Educação. ISBN: 978-972-8952-35-8,
  9. Balça, Ângela. "As Aventuras de Pinóquio: representações dos estudantes universitários.". Portugal: F. Azevedo, A. F.Araújo e J. M. de Araújo (Coord.), As vidas de Pinóquio. Ecos Literários e Educacionais (pp. 11-25). Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança / Instituto de Educação. ISBN: 978-972-8952-36-5,
  10. Balça, Ângela; Azevedo, Fernando. "Os contos não têm fronteiras: releituras para crianças de um conto tradicional em Portugal e no Brasil". Portugal: Debus, E. e Michelli, R. (Orgs.) Entre fadas e bruxas: o mundo feérico dos contos para crianças e jovens (pp. 29-42). Rio de Janeiro: Dialogarts,
  11. Balça, Ângela; Costa, Paulo. "Quem nos governa? A política na literatura para a infância". Portugal: F. Azevedo (Coord.), Literatura para Crianças e Jovens. Da memória ao leitor (pp. 187-202). Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança / Instituto de Educação. ISBN: 978-972-8952-38-9,
  12. Balça, Ângela. "Identidade e alteridade: quando se cruzam o mercado e os livros para crianças". Portugal: Lulu,
  13. Balça, Ângela. "A leitura de literatura – algumas reflexões no contexto educativo português. In Trilhas Pedagógicas 2.". Portugal: Editora CRV,
  14. Balça, Ângela; Costa, Paulo. "Lectura y literacidad. Nuevas formas de leer. In Diccionario de conceptos clave de lectura y escritura". Portugal: Santillana Editores,
  15. Lopes, Leonardo; Balça, Ângela. "Biblioteca escolar: espaço do saber, espaço do leitor. In Ações para a formação do leitor literário: da teoria à prática". Portugal,
  16. Pires, Maria da Natividade; Balça, Ângela. "Letteratura portoghese per l'infanzia e la gioventù. In Linee europee di letteratura per l'infanzia (1945-2010)". Portugal,
  17. Balça, Ângela; Tomé, Anabela. "A leitura literária na escola: novos desafios para o estudo de um conto de Eça de Queirós". Portugal: Lidel,
  18. Balça, Ângela; Martos García, Alberto; Martos García, Aitana. "A diferenciação de género nas personagens de literatura infantil e juvenil". Portugal: Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.,
  19. Balça, Ângela. "Educação literária: a voz da literatura nas narrativas publicitárias". Portugal,
  20. Balça, Ângela. "Representações de alteridade na literatura infantil". Portugal,
Livro
  1. Jussara Santos Pimenta; Ângela Balça; Márcio Ferreira da Silva. Biblioteca escolar, livros, leitura: interações e diálogos. 2022.
    10.47209/978-65-87539-92-8
  2. Ângela Balça; Antónia Fialho Conde; Aitana Martos García; Alberto Martos García; Conceição Nogueira; Cristina Vieira; Luísa Saavedra; Paula Silva; Olga Magalhães. Guião de educação, género e cidadania: 2º ciclo do ensino básico. Portugal. 2017.
  3. Azevedo, Fernando; Balça, Ângela. Leitura e educação literária. Portugal: Pactor. 2016.
  4. Balça, Ângela; Azevedo, Fernando. Os contos não têm fronteiras: releituras para crianças de um conto tradicional em Portugal e no Brasil. Portugal: Dialogarts Publicações. 2015.
  5. Balça, Ângela; Pires, Maria da Natividade. Literatura Infantil e Juvenil e Formação de Leitores. Portugal: Santillana Editores. 2013.
  6. Pomar, Clarinda; Balça, Ângela; Fialho Conde, Antónia; Magalhães, Olga; Martos Garcia, Aitana; Martos Garcia, Alberto; Nogueira, Conceição; et al. Guião de Educação Género e Cidadania. 2º ciclo do ensino básico. Portugal: Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género. 2012.
  7. Azevedo, Fernando; Mesquita, Armindo; Balça, Ângela; Silva, Sara. Globalização na Literatura Infantil. Vozes, Rostos e Imagens. Portugal. 2011.
  8. Azevedo, Fernando José Fraga de, coord.; Mesquita, Armindo, coord.; Balça, Ângela, coord.; Silva, Sara Raquel Reis da, coord.. Globalização na literatura infantil : vozes, rostos e imagens. Portugal: Lulu Entreprises. 2011.
  9. Balca, Angela. A Crônica Jornalística como Dispositivo na Educação de Jovens e Adultos: Um Estudo de Caso. 2010.
  10. Balca, Angela. A Compreensao de Historias de Fadas por Crianças do 3o/4o Anos de Escolaridade. 1997.
Relatório
  1. Maria N. Trindade; Ângela Balça; Américo Peças; Bravo Nico; Maria Trindade; Paulo Costa; Paulo Mendes. 2000. Actas do Congresso Internacional Um olhar sobre Paulo Freire. https://doi.org/10.5935%2Fref.20160001.
    10.5935/ref.20160001
Tese / Dissertação
  1. Balça, Ângela; Magalhães, Olga; Costa, Paulo. "Visto de lá: a corte portuguesa no Brasil contada aos mais novos". Licenciatura, 2010. http://hdl.handle.net/10174/2882.
    Balça, Ângela; Magalhães, Olga; Costa, Paulo. Visto de lá: a corte portuguesa no Brasil contada aos mais novos, EducarEducere, Julho, 183-195, 2010.
  2. Balça, Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva. "A finalidade educativa das narrativas infanto-juvenis portuguesas actuais". Doutoramento, 2004. http://hdl.handle.net/10174/11268.