???global.info.a_carregar???
Angela Balca. Concluiu o(a) Doutoramento em Ciências da Educação em 2005/04/26 pelo(a) Universidade de Évora. É Investigador no(a) Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança e Professor Auxiliar no(a) Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais. Publicou 91 artigos em revistas especializadas. Possui 20 capítulo(s) de livros e 12 livro(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. Nas suas atividades profissionais interagiu com 110 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu curriculum Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Género; Literatura juvenil; Educación; Literatura para a infância; Ambiente; Portugal; Children’s literature; Environment; Educação Literária; Literatura; Escola; Educação Pré-Escolar; Literacy education; Literature; School; Pre-scholl education; Primary education; Ciências Sociais::Ciências da Educação; Leitura.; Programas escolares; Ensino Básico; Educação literária; Ensino do Português; Leitura; Literatura infantil; Ilustração; Cidade; Partilha; Comunicação; Guerra; Literatura Infantil; Crianças; Valores; War; Children; Children's Literature; Jóvenes lectores; Humanidades::Línguas e Literaturas; Biblioteca Escolar; Literatura infantil y juvenil; cuento; álbum ilustrado; poesía infantil; teatro infantil; Biblioteca escolar; Literatura infantil e juvenil; Mediação; Cultura; Literatura infantil portuguesa; Censura; Dictadura; Valores Morales; Família; Mediador de leitura; Formação; Mediador de Leitura; Family; Reading mediator; Training; Alteridade; Século XX; Paratextos; Peter Pan; (...).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Angela Balca

Nomes de citação

  • Balca, Angela

Identificadores de autor

Ciência ID
B11B-5EC8-77C3
ORCID iD
0000-0002-4159-7718

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2021/07/27
Concluído
Educação Literária / Literary Education (Título de Agregado)
Universidade de Évora, Portugal
2005
Concluído
Ciências da Educação / Educational Sciences PhD (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade de Évora, Portugal
"A Finalidade Educativa das Narrativas Infanto-juvenis Portuguesas Actuais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1990
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas Estudos Portugueses / Modern Languages and Literatures Portuguese Studies (Graduation) (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
15
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2005 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2005 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Évora Centro Interdisciplinar de História Culturas e Sociedades, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/10/23 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal
2005/04/27 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2019 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal
2013 - 2016 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023/01/01 - Atual Dimensões artísticas e educativas do PNLD literário 2023: formação do leitor. / Artistic and educational dimensions of the literary PNLD 2023: reader training.
CNPq n.º 09/2022
Investigador
Em curso
2023/01/01 - Atual Diseño y evaluación de planes de lectura de Centri: del aula universitaria a la biblioteca escolar / Design and evaluation of school reading plans: from the university classroom to the school library
ID BDNS: 662668
Em curso
2022/01/01 - Atual A formação docente literária nos cursos de Licenciatura do IFRN/Campus Ipanguaçu / Literary teaching training in IFRN/Campus Ipanguaçu degree courses
PROPI/RE/IFRN
Investigador
Concluído
2020/01/01 - Atual Desafios para a formação do leitor literário na escola: quais são, onde estão e como podemos superá-los? / Challenges for training literary readers at school: what are they, where are they and how can we overcome them?
Instituto Ânima
Investigador
Em curso
2010/01/01 - Atual Creación y puesta en marcha del Centro de Documentación de Estudios de Lectura y Escritura
Dirección General de Promoción Cultural de la Consejería de Cultura. Junta de Extremadura. Espanha
Investigador
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2020/01/01 - 2022/12/31 Lectura y acciones de emprendimiento para el cambio social. Propuestas ecoeducativas. / Reading and entrepreneurial actions for social change. Eco-educational proposals.
XXXXX
Investigador Pós-doutorado
Concluído
2019/01/01 - 2022/12/31 De lá para cá: as literaturas africanas de língua portuguesa para infância publicadas no Brasil / From there to here: African children's literature in portuguese published in Brazil.
MCTIC/CNPq n.º 28/2018
Investigador Pós-doutorado
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Pires, Natividade; Balça, Ângela. "Literatura juvenil y género: el caso de la colección CHERUB". 2017.
  2. Pires, Natividade; Balça, Ângela. "Literatura juvenil y género: el caso de la colección CHERUB". 2017.
  3. Pires, Natividade; Balça, Ângela. "Literatura juvenil y género: el caso de la colección CHERUB". 2017.
  4. Pires, Natividade; Balça, Ângela. "Literatura juvenil y género: el caso de la colección CHERUB". 2017.
  5. Pires, Natividade; Balça, Ângela. "Literatura juvenil y género: el caso de la colección CHERUB". 2017.
  6. Pires, Natividade; Balça, Ângela. "Literatura juvenil y género: el caso de la colección CHERUB". 2017.
Artigo em revista
  1. Ângela Balça. "What happens when the family reads to the children?". Letrônica (2023): https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44179.
    10.15448/1984-4301.2023.1.44179
  2. Ana Maria Esteves Bortolanza; Ângela Maria Franco Martins Coelho de Balça; Neire Márcia da Cunha. "A (in)visibilidade da literatura infantil nas políticas públicas de alfabetização: Realidade Brasil e Portugal / The (in)visibility of children's literature in public literacy policies: Reality Brazil and Portugal". Revista Eletrônica de Educação (2023): https://doi.org/10.14244/198271995078.
    10.14244/198271995078
  3. Debus, José Carlos; Balça, Ângela. "O teatro do oprimido: mediação e construção da autonomia / The theater of the oppressed: mediation and construction of autonomy". Educar em Revista (2023): http://hdl.handle.net/10174/33192.
    https://doi.org/http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.82174
  4. Balça, Ângela. "Educação literária na escola / Literary education at school". Antares (2023): http://hdl.handle.net/10174/35617.
    https://doi.org/DOI: http://dx.doi.org/10.18226/19844921.v15.n36.12
  5. Neto, António; Costa, Paulo; Balça, Ângela. "A formação do leitor literário no contexto de uma escola pública brasileira: docência, planos de aula e didática / The formation of the literary reader in the context of a Brazilian public school: teaching, lesson plans and didactics". Palimpsesto (2023): http://hdl.handle.net/10174/35514.
    DOI: 10.12957/palimpsesto.2023.76113
  6. Suelen Cristina dos Santos Klem; Gislaine Gomes Granado Sanches; Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva Balça; Sandra Aparecida Pires Franco. "Práxis docente com leitura literária/Teaching practice with literary reading". Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (2022): https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.1.16322.
    10.21723/riaee.v17iesp.1.16322
  7. Tena, R., Soto, J., & Balça, A.. "La censura de Las mil y una noches durante las censuras de Franco y Salazar (...)/The censorship of The Arabian Nights during the censorship of Franco and Salazar". 488 (2022):
    Publicado
  8. Debus,José Carlos dos Santos; Balça,Ângela; José Carlos dos Santos Debus; Ângela Balça. "O teatro do oprimido: mediação e construção da autonomia". Educar em Revista 38 (2022): http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602022000100909.
    10.1590/0104-4060.82174
  9. Bento, Inês; Balça, Ângela. "Promover a educação literária on-line". (2022): http://hdl.handle.net/10174/30971.
  10. Balça, Ângela; Domingues, Chirley; Costa, Paulo. "Apresentação. Escrita e leitura no contexto escolar: Diálogos múltiplos". (2022): http://hdl.handle.net/10174/30659.
    https:/10.24310/isl.vi16.13486
  11. Ricardo, Cláudia; Balça, Ângela. "Citizenship education: itineraries with children's literature". (2022): http://hdl.handle.net/10174/30633.
    10.24310/isl.vi16.13486
  12. Junqueira de Souza, Renata; Girotto, Cyntia; Balça, Ângela. "Estrategias de lectura: contribuciones para la comprensión escrita". (2022): http://hdl.handle.net/10174/30746.
    10.47249/rba2021530
  13. Balça, Ângela; Ricardo, Cláudia. "Educación para la ciudadanía: recorridos por la literatura infantil / Education for citizenship: tours through children's literature". Investigaciones Sobre Lectura 16 (2021): 95-114. http://dx.doi.org/10.24310/isl.vi16.13486.
    10.24310/isl.vi16.13486
  14. Angela Balca; Paulo Costa; Balça, Ângela; Costa, Paulo. "Discursos educativos en torno a lo digital, en Portugal: ¿qué lugar para la creación (literaria)? / Educational discourses around the digital, in Portugal: what place for (literary) creation?". ESPIRAL. CUADERNOS DEL PROFESORADO (2021): https://doi.org/10.25115/ecp.v14i29.4593.
    10.25115/ecp.v14i29.4593
  15. Ângela Balça; Balça, Ângela. "ORALIDADE, LEITURA E ESCRITA: UMA RELAÇÃO DESIGUAL NA ESCOLA / ORALITY, READING AND WRITING: AN UNEQUAL RELATIONSHIP AT SCHOOL". Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (2021): https://doi.org/10.59306/poisis.v15e27202119-31.
    10.59306/poisis.v15e27202119-31
  16. Ângela Balça; Chirley Domingues; Paulo Lampreia Costa. "ESCRITA E LEITURA NO CONTEXTO ESCOLAR: DIÁLOGOS MÚLTIPLOS / WRITING AND READING IN THE SCHOOL CONTEXT: MULTIPLE DIALOGUES". Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (2021): https://doi.org/10.59306/poisis.v15e2720212-4.
    10.59306/poisis.v15e2720212-4
  17. Selfa Sastre, Moisés; Balça, Ângela; Azevedo, Fernando. "Lecturas literarias para una educación para la paz: itinerarios lectores en Educación primaria". (2021): http://hdl.handle.net/10174/29351.
    https://doi.org/10.17561/ae.v22n2.5287
  18. Selfa Sastre, Moisés; Balça, Ângela. "Educación para la vida y literatura infantil en la red: el caso de Davide Cali". (2021): http://hdl.handle.net/10174/28707.
    https://doi.org/10.18172/con.4200
  19. Tena, Ramón; Balça, Ângela; Soto, José; Ullate-García, Martín. "La censura del cuento de Blancanieves durante las dictaduras de Franco y Salazar". (2021): http://hdl.handle.net/10174/29299.
    https://doi.org/10.1353/cnf.2020.0034
  20. Silva, Greice; Girotto, Cyntia; Balca, Angela. "Leitura e leitores na Educação Infantil: as histórias em quadrinhos e a apropriação do ato de ler". (2021): http://hdl.handle.net/10174/28842.
    https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp116-131
  21. Balca, Angela; Azevedo, Fernando; Selfa Sastre, Moisés. "Children’s literature and emotions: mother-child relationship". (2021): http://hdl.handle.net/10174/28667.
    https://doi.org/10.17398/1988-8430.32.55
  22. Sales, Maria da Luz; Balça, Ângela. "A apropriação da cultura escrita em crianças do ensino fundamental: um estudo com a cultura e a literatura infantil indígena / The appropriation of written culture in elementary school children: a study of indigenous children's culture and literature". (2021): http://hdl.handle.net/10174/28743.
    https://doi.org/10.34112/2317-0972a2020v38n78p51-65
  23. Balca, Angela; Costa, Paulo. "Discursos educativos en torno a lo digital, en Portugal: ¿qué lugar para la creación (literaria)?". Espiral. Cuadernos del Profesorado 14 29 (2021): 18-30.
    Publicado • 10.25115/ecp.v14i2
  24. Greice Ferreira da Silva; Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto; Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva Balça. "Leitura e leitores na Educação Infantil: as histórias em quadrinhos e a apropriação do ato de ler". Debates em Educação (2020): https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp116-131.
    10.28998/2175-6600.2020v12nEspp116-131
  25. Ramón Tena Fernández, Angela Balça, José Soto Vázquez, Martín Gómez Ullate-García de León. "La censura del cuento de Blancanieves durante las dictaduras de Franco(...)". 36 1 (2020):
    Acesso aberto • Publicado
  26. Angela Balça; Moisés Selfa Sastre; Fernando Azevedo. "Children’s Literature and Emotions: mother-child relationship". TEJUELO. Didáctica de la Lengua y la Literatura. Educación 32 (2020): 55-82. https://doi.org/10.17398/1988-8430.32.55.
    10.17398/1988-8430.32.55
  27. Azevedo, Fernando; Balça, Ângela. "PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO LITERÁRIA E DE PROMOÇÃO DA LITERATURA". (2020): http://hdl.handle.net/10174/26282.
    https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-21-45-4791
  28. Balca, Angela; Cid, Marília. "THE TEACHING OF SCIENCE AND THE TEACHING OF PORTUGUESE: A STUDY WITH A PRIMARY EDUCATION CLASS". (2020): http://hdl.handle.net/10174/26279.
    https://doi.org/http://dx.doi.org/10.26568/2359-2087.2019.4278
  29. Brandão, Cláudia; Balça, Ângela. "Contos tradicionais e as crianças: diálogos entre Portugal e Brasil". (2020): http://hdl.handle.net/10174/26352.
    https://doi.org/http://dx.doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.32i105.4384
  30. Santos, Ana Isabel; Balça, Ângela; Azevedo, Fernando. "A promoção da educação literária na disciplina de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico". (2020): http://hdl.handle.net/10174/26287.
    https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-21-45-4791
  31. Debus, José Carlos; Balça, Ângela. "A literatura como instrumento mobilizador de um aprendizado escolar empírico e autônomo: um estudo entre Brasil e Portugal". (2020): http://hdl.handle.net/10174/26673.
    https://doi.org/10.17058/signo.v44i81.13758
  32. Pereira, Cláudia; Balça, Ângela. "EDUCAÇÃO LITERÁRIA NA ESCOLA: A IMPORTÂNCIA DA ESCOLHA DO LIVRO E DAS ATIVIDADES PARA A SUA EXPLORAÇÃO NA SALA DE AULA". (2020): http://hdl.handle.net/10174/26411.
    DOI: 10.5433/1984-7939.2018v3n1p113
  33. Balca, Angela; Cid, Marília. "THE TEACHING OF SCIENCE AND THE TEACHING OF PORTUGUESE: A STUDY WITH A PRIMARY EDUCATION CLASS". (2020): http://hdl.handle.net/10174/26279.
    https://doi.org/http://dx.doi.org/10.26568/2359-2087.2019.4278
  34. Brandão, Claudia Leite; Balça, Ângela. "Contos tradicionais e as crianças: diálogos entre Portugal e Brasil". Em Aberto 32 105 (2019): http://dx.doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.32i105.4384.
    Acesso aberto • Publicado • 10.24109/2176-6673.emaberto.32i105.4384
  35. Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva Balça; Marília Pisco Castro Cid. "The teaching of science and the teaching of Portuguese: A study with a primary education class". EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação (2019): https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.4278.
    10.26568/2359-2087.2019.4278
  36. Jose Carlos Dos Santos Debus; Ângela Maria Balça. "A literatura como instrumento mobilizador de um aprendizado escolar empírico e autônomo. Um estudo entre Brasil e Portugal.". Signo (2019): https://doi.org/10.17058/signo.v44i81.13758.
    10.17058/signo.v44i81.13758
  37. Banha Pomar, Clarinda Jesus; Paiva Balça, Ângela Maria; Santos Magalhães, Olga Maria; Fialho Conde, Antónia. "Contributos e desafios da formação contínua de docentes para a construção da igualdade de género e cidadania = Contributions and challenges of continuous teacher training for building gender equality and citizenship". Cuestiones de género: de la igualdad y la diferencia 14 (2019): 403. http://dx.doi.org/10.18002/cg.v0i14.5816.
    Acesso aberto • Publicado • 10.18002/cg.v0i14.5816
  38. Balça, Angela. "A promoção da educação literária na disciplina de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico". Educação, Ciência e Cultura 24 1 (2019): 99. http://dx.doi.org/10.18316/recc.v24i1.4950.
    Acesso aberto • Publicado • 10.18316/recc.v24i1.4950
  39. Fernando Azevedo; Ângela Balça. "Práticas de educação literária e de promoção da literatura". TEXTURA - ULBRA (2019): https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-21-45-4791.
    10.17648/textura-2358-0801-21-45-4791
  40. Pomar, Clarinda; Balça, Ângela; Magalhães, Olga; Conde, Antónia Fialho. "Contributos e desafios da formação contínua de docentes para a construção da igualdade de género e cidadania". (2019): http://hdl.handle.net/10174/25818.
    https://doi.org/http://dx.doi.org/10.18002/cg.v0i14
  41. Cardoso, Ana Marta; Balça, Ângela. "Concepções de leitura e escrita em crianças do pré-escolar". (2019): http://hdl.handle.net/10174/24130.
    https://doi.org/http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.25489
  42. Balca, Angela; Costa, Paulo; Souza, Renata Junqueira. "Literatura juvenil em Portugal: diálogos entre sistema literário e sistema educativo". (2019): http://hdl.handle.net/10174/23849.
  43. Franco, Mafalda; Balça, Ângela. "Em busca da relação (im)possível: entre a educação literária e a educação artística". (2019): http://hdl.handle.net/10174/23842.
  44. Debus, José Carlos; Souza, Renata Junqueira; Balca, Angela. "Literatura na escola: Conhecer, entender e potencializar o leitor autônomo - um estudo entre Brasil e Portugal.". (2019): http://hdl.handle.net/10174/24131.
    https://doi.org/10.3895/rl.v20n30.8695
  45. Azevedo, Fernando; Balça, Ângela; Selfa, Moisés. "Os Conflitos Bélicos e a Criança na Literatura Infantil". (2019): http://hdl.handle.net/10174/24111.
    https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n4p1141
  46. Azevedo, Fernando; Balça, Ângela. "PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO LITERÁRIA E DE PROMOÇÃO DA LITERATURA". (2019): http://hdl.handle.net/10174/24132.
  47. Mafalda Franco; Ângela Balça. "Em busca da relação (im)possível: entre a educação literária e a educação artística". Educar em Revista 34 72 (2018): 77-93. https://doi.org/10.1590/0104-4060.62762.
    10.1590/0104-4060.62762
  48. Sergio Suárez Ramírez; Ângela Balça; Paulo Costa. "La enseñanza de los textos deportivos. Estudio de las portadas impresas de España y Portugal". Contextos Educativos. Revista de Educación 22 (2018): 45-45. https://doi.org/10.18172/con.3335.
    10.18172/con.3335
  49. Franco,Mafalda; Balça,Ângela. "Em busca da relação (im)possível: entre a educação literária e a educação artística". (2018): http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602018000600077.
  50. Suárez, Sérgio; Balça, Ângela; Costa, Paulo. "La enseñanza de los textos desportivos. Estudio de las portadas impresas de España y Portugal". (2018): http://hdl.handle.net/10174/23649.
    https://doi.org/http://dx.doi.org/10.18172/con.3335
  51. Balca, Angela; Azevedo, Fernando. "Os primórdios da relação entre literatura para a infância e ambiente em Portugal". (2018): http://hdl.handle.net/10174/21721.
  52. Micaela Ramon. "AZEVEDO, FERNANDO & BALÇA, ÂNGELA (COORDs.) (2016). Leitura e Educação Literária. Lisboa: Pactor". Revista Portuguesa de Educação 30 1 (2017): 217-217. https://doi.org/10.21814%2Frpe.10295.
    10.21814/rpe.10295
  53. Angela Balça; Fernando Azevedo. "Os primórdios da relação entre literatura para a infância e ambiente em Portugal". TEXTURA - ULBRA 19 39 (2017): https://doi.org/10.17648%2Ftextura-2358-0801-19-39-2381.
    10.17648/textura-2358-0801-19-39-2381
  54. Moisés Selfa Sastre; Ângela Balça. "Biblioteca escolar, lectura y literatura infantil y juvenil: selección de títulos actuales en español y portugués (2005-2015) / School library, reading and Children's and Young’s Literature: selection of current titles in Spanish and Portuguese (2005-2015)". (2017): https://doi.org/10.17398/1988-8430.25.5.
    10.17398/1988-8430.25.5
  55. Flávia Brocchetto Ramos; Angelina Maria Vanin; Angela Balça. "BIBLIOTECA ESCOLAR E FORMAÇÃO DO LEITOR: INTEGRAÇÃO POSSÍVEL?". Imagens da Educação 7 2 (2017): 1-10. https://doi.org/10.4025%2Fimagenseduc.v7i2.35632.
    10.4025/imagenseduc.v7i2.35632
  56. Balça, A.; De Azevedo, F.F.; Selfa, M.. "Portuguese children's literature during the Dictatorship: Censorship and resistance voices | Literatura infantil portuguesa en tiempos de la Dictadura: Censura y voces de resistencia". OCNOS 16 1 (2017): 107-120. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85020103025&partnerID=MN8TOARS.
    10.18239/ocnos_2017.16.1.1160
  57. Balca, Angela; Azevedo, Fernando; Bento, Inês; Balça, Ângela. "Educação literária em Portugal: os documentos oficiais, a voz e as práticas dos docentes". (2017): http://hdl.handle.net/10174/21492.
    10.5965/1984723818372017131
  58. Balca, Angela; Azevedo, Fernando; Barros, Lúcia; Balça, Ângela; Selfa Sastre, Moisés; Costa, Paulo; Balça, Ângela Maria Franco Martins de Paiva; et al. "A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura". Caderno Seminal 25 25 (2017): http://hdl.handle.net/10174/21635.
    10.12957/cadsem.2016.22073
  59. Balca, Angela; Azevedo, Fernando. "O currículo na área da Língua Portuguesa para a primeira infância em Portugal". Nuances: Estudos sobre Educação 27 3 (2017): 139-139.
    Publicado • 10.14572/nuances.v27i3.4268
  60. Inês Bento; Angela Balça. "LITERARY EDUCATION: A STUDY IN PRE-SCHOOL AND PRIMARY EDUCATION". (2016): https://doaj.org/article/ffa0cbfeeede41ebbc207571b153eabc.
  61. Ines Bento; Angela Balça. "La promoción de una educación literaria - la familia e el maestro como mediadores de lectura / The promotion of a literary education – the family and the teacher as reading mediators". (2016): https://doaj.org/article/adb7f7a5d0994bbfae8e4c2be441c256.
  62. Balça, Ângela; Pires, Maria da Natividade; Souza, Renata Junqueira; Junqueira de Souza, Renata; Leal, Eva; Azevedo, Fernando; Selfa, Moises; et al. "Leitura e formação no Ensino Superior: Problematização sobre a formação de leitores no Brasil e em Portugal". Ocnos: Revista de Estudios sobre Lectura 94 (2016): 103-118. http://hdl.handle.net/10174/19451.
    10.18239/ocnos_2017.16.1.1160
  63. Souza, Renata Junqueira; Girotto, Cyntia; Balça, Ângela. "Percursos da atividade literária: do texto como pretexto ao potencial humanizador da literatura". (2015): http://hdl.handle.net/10174/12775.
  64. Azevedo, Fernando; Balça, Ângela; Sastre, Moisés Selfa; Cruz, Judite Zamith; Selfa, Moisés; Cruz, Judite. "A alteridade na literatura infantil contemporânea publicada no espaço ibérico: algumas vozes e configurações na construção do género". (2015): http://hdl.handle.net/1822/40560.
    10.15304/elos.2.2569
  65. Azevedo, Fernando; Balça, Ângela; Bastos, Glória; Ângela Balça. "WEB 2.0: literatura infantil/juvenil e comunidades interpretativas". Caderno Seminal 23 23 (2015): http://hdl.handle.net/1822/37526.
    10.12957/cadsem.2015.14668
  66. Souza, Renata Junqueira; Girotto, Cyntia; Balça, Ângela. "Percursos da atividade literária: do texto como pretexto ao potencial humanizador da literatura". (2014): http://hdl.handle.net/10174/12775.
    Acesso aberto
  67. Ângela Balça; Eva Leal. "A leitura no contexto da educação pré-escolar". Alabe. Revista de Investigación sobre Lectura y Escritura 10 (2014): https://doi.org/10.15645%2Falabe.2014.10.5.
    10.15645/alabe.2014.10.5
  68. Balça, Ângela. "Novos mundos para o mundo: perspectivas multiculturais na literatura infantil e juvenil. In Perspectiva". (2014): http://hdl.handle.net/10174/9392.
  69. Bortolanza, Ana Maria; Balça, Ângela. "Perfil-leitor de universitários ingressantes em um curso de graduação para formação de professores. In Actas. II International Conference Learning and Teaching in Higher Education". (2014): http://hdl.handle.net/10174/9193.
  70. Balça, Ângela. "Quem é o Outro? – Silêncios e invisibilidades na produção literária para a infância In Solta Palavra". (2014): http://hdl.handle.net/10174/9438.
  71. Balça, Ângela; Magalhães, Olga. "Das estórias e da história – Foi quando a família real chegou… e 1808". (2014): http://hdl.handle.net/10174/9326.
  72. Ramos, Flavia; Balça, Ângela. "Bibliotecas escolares: conversas entre Brasil e Portugal. In Acta Scientiarum. Education". (2014): http://hdl.handle.net/10174/9393.
    https://doi.org/10.4025/actascieduc.v35i2.20640
  73. Bortolanza, Ana Maria; Balça, Ângela. "Perfil-leitor de universitários ingressantes em um curso de graduação para formação de professores. In Actas. II International Conference Learning and Teaching in Higher Education". (2014): http://hdl.handle.net/10174/9193.
  74. Balça, Ângela. "Quem é o Outro? – Silêncios e invisibilidades na produção literária para a infância In Solta Palavra". (2014): http://hdl.handle.net/10174/9438.
  75. Balça, Ângela. "Novos mundos para o mundo: perspectivas multiculturais na literatura infantil e juvenil. In Perspectiva". (2014): http://hdl.handle.net/10174/9392.
  76. Balça, Ângela. "Novos mundos para o mundo: perspectivas multiculturais na literatura infantil e juvenil. In Perspectiva". (2014): http://hdl.handle.net/10174/9392.
  77. Bortolanza, Ana Maria; Balça, Ângela. "Perfil-leitor de universitários ingressantes em um curso de graduação para formação de professores. In Actas. II International Conference Learning and Teaching in Higher Education". (2014): http://hdl.handle.net/10174/9193.
  78. Balça, Ângela. "Quem é o Outro? – Silêncios e invisibilidades na produção literária para a infância In Solta Palavra". (2014): http://hdl.handle.net/10174/9438.
  79. Flávia Brocchetto Ramos; Ângela Balça. "Bibliotecas escolares: conversas entre Brasil e Portugal - doi: 10.4025/actascieduc.v35i2.20640". Acta Scientiarum. Education 35 2 (2013): https://doi.org/10.4025%2Factascieduc.v35i2.20640.
    10.4025/actascieduc.v35i2.20640
  80. Ângela Balça. "Novos mundos para o mundo: perspetivas multiculturais na literatura infantil e juvenil". Perspectiva 30 3 (2013): https://doi.org/10.5007%2F2175-795x.2012v30n3p909.
    10.5007/2175-795x.2012v30n3p909
  81. Balça, Ângela. "Quem é o Outro? – Silêncios e invisibilidades na produção literária para a infância In Solta Palavra". (2013): http://hdl.handle.net/10174/9438.
    Acesso aberto
  82. Ramos, Flavia; Balça, Ângela. "Bibliotecas escolares: conversas entre Brasil e Portugal. In Acta Scientiarum. Education". (2013): http://hdl.handle.net/10174/9393.
    Acesso aberto • 10.4025/actascieduc.v35i2.20640
  83. Bortolanza, Ana Maria; Balça, Ângela. "Perfil-leitor de universitários ingressantes em um curso de graduação para formação de professores. In Actas. II International Conference Learning and Teaching in Higher Education". (2013): http://hdl.handle.net/10174/9193.
    Acesso aberto
  84. Guerreiro, Ana Cristina; Balça, Ângela. "Estratégias de Leitura, Estratégias de Sucesso: um estudo de caso sobre representações de alunos de 9.º ano e práticas de leitura numa escola do distrito de Évora.". (2013): http://hdl.handle.net/10174/8139.
  85. Ramos, Flávia Brocchetto; Balça, Ângela. "School libraries in basic education: conversations between Brazil and Portugal - doi: 10.4025/actascieduc.v35i2.20640". (2013): https://doi.org/10.4025/actascieduc.v35i2.20640.
    https://doi.org/10.4025/actascieduc.v35i2.20640
  86. Tomé, Anabela; Balça, Ângela. "TEXTO LITERÁRIO E FORMAÇÃO DE LEITORES.". (2013): http://hdl.handle.net/10174/8137.
  87. Costa, Paulo; Balça, Ângela. "O Mestrado em Ensino do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol/Francês nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Évora.". (2013): http://hdl.handle.net/10174/7061.
  88. Guerreiro, Ana Cristina; Balça, Ângela. "Estratégias de Leitura, Estratégias de Sucesso: um estudo de caso sobre representações de alunos de 9.º ano e práticas de leitura numa escola do distrito de Évora.". (2013): http://hdl.handle.net/10174/8139.
  89. Costa, Paulo; Balça, Ângela. "O Mestrado em Ensino do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol/Francês nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Évora.". (2013): http://hdl.handle.net/10174/7061.
  90. Ramos, Flávia Brocchetto; Balça, Ângela. "School libraries in basic education: conversations between Brazil and Portugal - doi: 10.4025/actascieduc.v35i2.20640". (2013): https://doi.org/10.4025/actascieduc.v35i2.20640.
    https://doi.org/10.4025/actascieduc.v35i2.20640
  91. Costa, Paulo; Balça, Ângela. "O Mestrado em Ensino do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol/Francês nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Évora.". (2013): http://hdl.handle.net/10174/7061.
  92. Ramos, Flávia Brocchetto; Balça, Ângela. "School libraries in basic education: conversations between Brazil and Portugal - doi: 10.4025/actascieduc.v35i2.20640". (2013): https://doi.org/10.4025/actascieduc.v35i2.20640.
    https://doi.org/10.4025/actascieduc.v35i2.20640
  93. Guerreiro, Ana Cristina; Balça, Ângela. "Estratégias de Leitura, Estratégias de Sucesso: um estudo de caso sobre representações de alunos de 9.º ano e práticas de leitura numa escola do distrito de Évora.". (2013): http://hdl.handle.net/10174/8139.
  94. Paulo Costa; Angela Balça. "O Mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol/Francês nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Évora /El Máster de Enseñanza del Portugués en Tercer Ciclo de Educación Básica y Educación Secunaria y en Español/Francés en Educación Básica y Educación Secundaria de la Universidad de Évora". (2012): https://doaj.org/article/75b488236bb74f62bdce14d309b2fd26.
  95. Balça, A.; Fonseca, M.A.. "The teachers and the school library: A necessary relationship | Os docentes e a biblioteca escolar: Uma relação necessária". Revista Lusofona de Educacao 20 (2012): 65-80. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84865585249&partnerID=MN8TOARS.
  96. Balca, Angela. "O Mestrado em Ensino do Português no 3_o Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol". (2012):
  97. Balça, Ângela. "Novos mundos para o mundo: perspectivas multiculturais na literatura infantil e juvenil. In Perspectiva". (2012): http://hdl.handle.net/10174/9392.
    Acesso aberto
  98. Balça, Ângela; Magalhães, Olga. "Das estórias e da História – Foi quando a família real chegou… e 1808". (2012): http://hdl.handle.net/10174/9535.
    Acesso aberto
  99. Costa, Paulo; Balça, Ângela. "O Mestrado em Ensino do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol/Francês nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Évora.". (2012): http://hdl.handle.net/10174/7061.
    Acesso aberto
  100. Guerreiro, Ana Cristina; Balça, Ângela. "Estratégias de Leitura, Estratégias de Sucesso: um estudo de caso sobre representações de alunos de 9.º ano e práticas de leitura numa escola do distrito de Évora.". (2012): http://hdl.handle.net/10174/8139.
  101. Balça, Ângela; Figueiredo, Maria Cristina. "Formação de professores, leitura e práticas em contexto de supervisão". (2012): http://hdl.handle.net/10174/7303.
    Acesso aberto
  102. Balça, Ângela. "O verde nos contos - uma via para a educação ambiental". (2012): http://hdl.handle.net/10174/5000.
  103. Balça, Ângela; Rocha, Maria de Nazaré. "A crônica jornalística como dispositivo na educação de jovens e adultos: um estudo de caso". (2012): http://hdl.handle.net/10174/4971.
  104. Balça, Ângela; Costa, Paulo; Magalhães, Olga. "1808: um exílio voluntário, um novo país". (2012): http://hdl.handle.net/10174/5002.
  105. Balça, Ângela. "L’humour dans la poésie pour enfants: contributions pour l’animation à la lecture dans le contexte de l’école maternelle". (2012): http://hdl.handle.net/10174/4993.
  106. Balça, Ângela; Azevedo, Fernando; Pires, Natividade; Costa, Paulo. "Identidades culturales y globalización: una otra mirada al alcance de la literatura infantil.". (2012): http://hdl.handle.net/10174/3869.
  107. Monteiro, Sofia; Balça, Ângela; Azevedo, Fernando. "“Confabulando” valores: la cigarra e la hormiga". (2012): http://hdl.handle.net/10174/4968.
  108. Balça, Ângela; Rocha, Maria de Nazaré. "A crônica jornalística como dispositivo na educação de jovens e adultos: um estudo de caso". (2012): http://hdl.handle.net/10174/4999.
  109. Balça, Ângela; Costa, Paulo; Magalhães, Olga. "1808: um exílio voluntário, um novo país". (2012): http://hdl.handle.net/10174/5002.
  110. Balça, Ângela; Azevedo, Fernando; Pires, Natividade; Costa, Paulo. "Identidades culturales y globalización: una otra mirada al alcance de la literatura infantil.". (2012): http://hdl.handle.net/10174/3869.
  111. Monteiro, Sofia; Balça, Ângela; Azevedo, Fernando. "“Confabulando” valores: la cigarra e la hormiga". (2012): http://hdl.handle.net/10174/4968.
  112. Balça, Ângela; Rocha, Maria de Nazaré. "A crônica jornalística como dispositivo na educação de jovens e adultos: um estudo de caso". (2012): http://hdl.handle.net/10174/4999.
  113. Balça, Ângela. "L’humour dans la poésie pour enfants: contributions pour l’animation à la lecture dans le contexte de l’école maternelle". (2012): http://hdl.handle.net/10174/4993.
  114. Balça, Ângela; Rocha, Maria de Nazaré. "A crônica jornalística como dispositivo na educação de jovens e adultos: um estudo de caso". (2012): http://hdl.handle.net/10174/4971.
  115. Balça, Ângela. "O verde nos contos - uma via para a educação ambiental". (2012): http://hdl.handle.net/10174/5000.
  116. Balça, Ângela. "Projectos e actividades de promoção da leitura e de formação de leitores". (2011): http://hdl.handle.net/10174/3957.
    Acesso aberto
  117. Balça, Ângela; Martos, Aitana. "Las bibliotecas escolares en el currículum universitario: análisis de su situación y necesidades". (2011): http://hdl.handle.net/10174/3868.
    Acesso aberto
  118. Paiva Balça, Ângela Maria Franco Martins Coelho de. "Projetos e atividades de promoção da leitura e de formação de leitores/ Projects and activities for the promotion of reading and formation of readers". (2011): http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/12369.
  119. Balça, Ângela; Azevedo, Fernando; Pires, Natividade; Costa, Paulo. "Identidades culturales y globalización: una otra mirada al alcance de la literatura infantil.". (2011): http://hdl.handle.net/10174/3869.
    Acesso aberto
  120. Marreiros Monteiro, S.; Balça, Â.; Azevedo, F.. ""Plotting" values: The Ant and the Cicada | «Confabulando» valores: La cigarra y la hormiga". OCNOS 6 (2010): 61-69. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-79959931677&partnerID=MN8TOARS.
  121. Balça, Ângela. "O verde nos contos - uma via para a educação ambiental". (2010): http://hdl.handle.net/10174/5000.
    Acesso aberto
  122. Balça, Ângela. "Ler o texto literário na aula de língua portuguesa – constrangimentos e possibilidades". (2010): http://hdl.handle.net/10174/5008.
    Acesso aberto
  123. Balça, Ângela. "L’humour dans la poésie pour enfants: contributions pour l’animation à la lecture dans le contexte de l’école maternelle". (2010): http://hdl.handle.net/10174/4993.
    Acesso aberto
  124. Balça, Ângela; Costa, Paulo; Magalhães, Olga. "1808: um exílio voluntário, um novo país". (2010): http://hdl.handle.net/10174/5002.
    Acesso aberto
  125. Maria Nazare Rocha Souza; Angela Balça. "A crônica jornalística como dispositivo na educação de jovens e adultos: um estudo de caso". (2010): https://doaj.org/article/bfb9c7fc1ef94fb186af5ffcbabd82f9.
  126. Sofia Marreiros Monteiro; Ângela Balça; Fernando Azevedo. ""Confabulando" valores: La cigarra y la hormiga". (2010): https://doaj.org/article/0c8c34e34c124a3bbc0a74db583c6757.
  127. Monteiro, Sofia Marreiros; Balça, Ângela; Azevedo, Fernando. ""Confabulando" valores: La cigarra y la hormiga". (2010): http://hdl.handle.net/1822/63974.
    10.18239/ocnos_2010.06.05
  128. Eliane Debus; Ângela Balça. "LITERATURA INFANTIL PORTUGUESA E BRASILEIRA: CONTRIBUTOS PARA UM DIÁLOGO MULTICULTURAL". Via Atlântica 14 (2008): 63-63. https://doi.org/10.11606%2Fva.v0i14.50380.
    10.11606/va.v0i14.50380
  129. Costa, Paulo; Balca, Angela. "Literary heritage of oral tradition ¿ contribution to the promotion of a literary education". 20-21 (2008): 129-137.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Azevedo, Fernando; Balça, Angela. "Pensar a Alteridade através de álbuns narrativos publicados em Portugal". Portugal: Mercado das Letras,
  2. Pires, Maria da Natividade; Balça, Angela. "Être une fille, un garçon dans la littérature de jeunesse au Portugal, dans la première moitié du XXe siècle". Portugal: Presses Universitaires de Bordeaux,
  3. Azevedo, Fernando; Balça, Ângela; Selfa Sastre, Moisés. "Da hermenêutica dos paratextos: Leituras de capas de Peter Pan". Portugal: Centro de Investigação em Estudos da Criança,
  4. Balça, Ângela; Azevedo, Fernando. "Pensar a cidadania hoje através da educação literária". Portugal: Pactor,
  5. Vagula, Vânia; Balça, Ângela. "Ler na educação infantil: mediação, literatura e aprendizado". Portugal: Mercado das Letras,
  6. Azevedo, Fernando; Balça, Ângela. "Formar leitores literários competentes, sofisticados e críticos: o programa de leitura fundamentado na literatura". Portugal,
  7. Balça, Ângela. "Contos Tradicionais: Língua, Cultura e Imaginário". Portugal: F. Azevedo (Coord.), Literatura Infantil e Imaginário (pp. 29-41). Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança / Instituto de Educação. ISBN: 978-972-8952-35-8,
  8. Balça, Ângela. "As Aventuras de Pinóquio: representações dos estudantes universitários.". Portugal: F. Azevedo, A. F.Araújo e J. M. de Araújo (Coord.), As vidas de Pinóquio. Ecos Literários e Educacionais (pp. 11-25). Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança / Instituto de Educação. ISBN: 978-972-8952-36-5,
  9. Balça, Ângela; Azevedo, Fernando. "Os contos não têm fronteiras: releituras para crianças de um conto tradicional em Portugal e no Brasil". Portugal: Debus, E. e Michelli, R. (Orgs.) Entre fadas e bruxas: o mundo feérico dos contos para crianças e jovens (pp. 29-42). Rio de Janeiro: Dialogarts,
  10. Balça, Ângela; Costa, Paulo. "Quem nos governa? A política na literatura para a infância". Portugal: F. Azevedo (Coord.), Literatura para Crianças e Jovens. Da memória ao leitor (pp. 187-202). Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança / Instituto de Educação. ISBN: 978-972-8952-38-9,
  11. Balça, Ângela. "Identidade e alteridade: quando se cruzam o mercado e os livros para crianças". Portugal: Lulu,
  12. Balça, Ângela. "A leitura de literatura – algumas reflexões no contexto educativo português. In Trilhas Pedagógicas 2.". Portugal: Editora CRV,
  13. Balça, Ângela; Costa, Paulo. "Lectura y literacidad. Nuevas formas de leer. In Diccionario de conceptos clave de lectura y escritura". Portugal: Santillana Editores,
  14. Lopes, Leonardo; Balça, Ângela. "Biblioteca escolar: espaço do saber, espaço do leitor. In Ações para a formação do leitor literário: da teoria à prática". Portugal,
  15. Pires, Maria da Natividade; Balça, Ângela. "Letteratura portoghese per l'infanzia e la gioventù. In Linee europee di letteratura per l'infanzia (1945-2010)". Portugal,
  16. Balça, Ângela; Tomé, Anabela. "A leitura literária na escola: novos desafios para o estudo de um conto de Eça de Queirós". Portugal: Lidel,
  17. Balça, Ângela; Martos García, Alberto; Martos García, Aitana. "A diferenciação de género nas personagens de literatura infantil e juvenil". Portugal: Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.,
  18. Balça, Ângela. "Educação literária: a voz da literatura nas narrativas publicitárias". Portugal,
  19. Balça, Ângela. "Representações de alteridade na literatura infantil". Portugal,
  20. Franco, Mafalda; Balça, Ângela. "DE CÁ PARA LÁ E DE LÁ PARA CÁ - LEITURAS EM FAMÍLIA / FROM HERE TO THERE AND FROM THERE TO HERE - FAMILY READINGS". Edufro, 2023.
    https://doi.org/10.47209/978-65-87539-92-8
  21. Balça, Ângela. "The Presence of Literary Education in the Curriculum Document Essential Learnings – Portuguese". Garcés-Manzanera, A.,& Carrillo García, M. E. (Orgs.). (2023). New Approaches to the Investigation of Language Teaching and Literature. IGI Global. http://www.igi-global.com, 2023.
  22. Balça, Ângela; Azevedo, Fernando. "Leitura em família". Práticas de formação de leitores, 2022.
  23. Azevedo, Fernando; Balça, Ângela. "Matilda, de Roald Dahl, ou a infância contada aos adultos.". Lugares Secretos da Infância, 2022.
  24. Azevedo, Fernando; Balça, Ângela. "Alice, de Lewis Carroll. Percursos interpretativos". Educação & Linguagem: Tecendo fios investigativos, 2022.
  25. Azevedo, Fernando; Balça, Ângela. "A infância contada aos adultos pela mestria de Jimmy Liao". Verbas Amigas. Estudos en homenaxe a Blanca Ana Roig Rechou, 2022.
  26. Balca, Angela; Selfa, Moisés; Azevedo, Fernando. "A estrutura da formação docente em Portugal e Espanha: semelhanças e diferenças". Alves Filho, E. & Jesus, O. F. (Orgs.), Mestrados profissionais em educação: experiências metodológicas e teóricas de alun@s e professor@s. Curitiba: Appris, 2021.
  27. Balca, Angela; Azevedo, Fernando; Selfa, Moisés. "The Bus Trip: children's literature and the roadmap for emancipation". López-Andrada, C. (Org.) (2020). Un viaje a través de las culturas letradas subversivas y de resistência (pp. 80-93). Santiago do Chile: Ediciones CELEI., 2021.
  28. Balca, Angela; Pires, Maria da Natividade. "Le Portugal et la mémoire historique: représentations de l’Histoire dans la littérature pour enfants". Schneider, A. (Dir.). (2020). Littérature de jeunesse, veilleuse de mémoire en Europe. Les grands conflits du XXe siècle en Europe racontés aux enfants. Presses Universitaires de Rouen-Le Havre., 2021.
  29. Pereira, Cláudia; Balça, Ângela; Pires, Maria da Natividade. "O domínio da Educação Literária: da literatura para a infância à prática pedagógica". Souza, R. J., Torrijos, C. C. & Balça, A. Brasil, Espanha e Portugal: Literatura, práticas educativas e formação docente. São Paulo: Educação Literária., 2021.
  30. Azevedo, Fernando; Balça, Ângela; Selfa Sastre, Moisés. "Drácula para crianças no século XXI: Estratégias de aproximação ao leitor". Azevedo, F., Balça, A., Selfa, M. (2019) Drácula para crianças no século XXI: Estratégias de aproximação ao leitor. In A. F. Araújo, R. Almeida, M. Beccari (Orgs.), O mito de Drácula. Imaginário e Educação (pp. 208-220). São Paulo: FEUSP., 2020.
  31. Girotto, Cyntia; Balça, Ângela. "Leitura e formação de leitores: dos pressupostos à prática docente". Girotto, C. & Balça, A. (2019) Leitura e formação de leitores: dos pressupostos à prática docente. In S. Franco & D. Mello (Org.), Ensino Superior, Prática Docente e Trabalho Didático na Contemporaneidade: Contradições, Desafios e Possibilidades (pp.33-48, 2020.
  32. Girotto, Cyntia; Souza, Renata Junqueira; Balca, Angela. "Comunicação afetiva e prática em gestos de leitura com bebês". Girotto, C., Souza, R. J. & Balça, A. (2019). Comunicação afetiva e prática em gestos de leitura com bebês. In J. Silva & A. Silva (Orgs.), Criança, Práticas Educativas e Formação Docente (pp. 169-186). Jundiaí: Paco Editorial, 2020.
  33. Pires, Natividade; Balça, Ângela. "Le Portugal et sa mémoire historique. La représentation de l’Histoire dans la littérature pour la jeunesse". Presses Universitaires de Rouen et Du Havre, 2020.
  34. Carrillo García, Maria Encarnación; Balça, Ângela. "Literatura infantil y juvenil ecologista y educación medioambiental. Aportaciones desde la didáctica de la lengua y la literatura". Carrillo, M. E. & Balça, A. (2019) Literatura infantil y juvenil ecologista y educación medioambiental. Aportaciones desde la didáctica de la lengua y la literatura. In M. Campos & M. C. Quiles (Eds.), Repensando la Didáctica de la lengua y la literatura., 2020.
  35. Vilela, Ana Luísa; Esteves, Elisa Nunes; Balça, Ângela. "“Aventuras da Literatura no reino da Filosofia”". CIDEHUS-Universidade de Évora, 2019.
  36. Azevedo, Fernando; Balça, Ângela; Selfa Sastre, Moisés. "Da hermenêutica dos paratextos: Leituras de capas de Peter Pan". Centro de Investigação em Estudos da Criança, 2018.
  37. Azevedo, Fernando; Balça, Angela. "Pensar a Alteridade através de álbuns narrativos publicados em Portugal". Mercado das Letras, 2018.
  38. Pires, Maria da Natividade; Balça, Angela. "Être une fille, un garçon dans la littérature de jeunesse au Portugal, dans la première moitié du XXe siècle". Presses Universitaires de Bordeaux, 2018.
  39. Azevedo, Fernando; Balça, Angela. "Pensar a Alteridade através de álbuns narrativos publicados em Portugal". Mercado das Letras, 2018.
  40. Pires, Maria da Natividade; Balça, Angela. "Être une fille, un garçon dans la littérature de jeunesse au Portugal, dans la première moitié du XXe siècle". Presses Universitaires de Bordeaux, 2018.
  41. Azevedo, Fernando; Balça, Ângela; Selfa Sastre, Moisés. "Da hermenêutica dos paratextos: Leituras de capas de Peter Pan". Centro de Investigação em Estudos da Criança, 2018.
  42. Azevedo, Fernando; Balça, Ângela; Selfa Sastre, Moisés. "Da hermenêutica dos paratextos: Leituras de capas de Peter Pan". Centro de Investigação em Estudos da Criança, 2018.
  43. Azevedo, Fernando; Balça, Angela. "Pensar a Alteridade através de álbuns narrativos publicados em Portugal". Mercado das Letras, 2018.
  44. Pires, Maria da Natividade; Balça, Angela. "Être une fille, un garçon dans la littérature de jeunesse au Portugal, dans la première moitié du XXe siècle". Presses Universitaires de Bordeaux, 2018.
  45. Vilela, Ana Luísa; Balça, Ângela; Esteves, Elisa. "Aventuras da Literatura no Reino da Filosofia. In Filosofia e Crianças. Pressupostos e Linhas de um Curso.". Universidade de Évora, 2018.
  46. Azevedo, Fernando; Balça, Angela. "Pensar a Alteridade através de álbuns narrativos publicados em Portugal". Mercado das Letras, 2018.
  47. Azevedo, Fernando; Balça, Ângela; Selfa Sastre, Moisés. "Da hermenêutica dos paratextos: Leituras de capas de Peter Pan". Centro de Investigação em Estudos da Criança, 2018.
  48. Pires, Maria da Natividade; Balça, Angela. "Être une fille, un garçon dans la littérature de jeunesse au Portugal, dans la première moitié du XXe siècle". Presses Universitaires de Bordeaux, 2018.
  49. Azevedo, Fernando; Balça, Angela. "Pensar a Alteridade através de álbuns narrativos publicados em Portugal". Mercado das Letras, 2018.
  50. Azevedo, Fernando; Balça, Ângela; Selfa Sastre, Moisés. "Da hermenêutica dos paratextos: Leituras de capas de Peter Pan". Centro de Investigação em Estudos da Criança, 2018.
  51. Silva, Lénia; Guimarães, Fernando. "A Educação Ambiental no 1.º Ciclo do Ensino Básico numa perspetiva de aprendizagem cooperativa". Universidade de Évora. Centro de Investigação em Educação e Psicologia (UE/CIEP), 2018.
  52. Pires, Maria da Natividade; Balça, Angela. "Être une fille, un garçon dans la littérature de jeunesse au Portugal, dans la première moitié du XXe siècle". Presses Universitaires de Bordeaux, 2018.
  53. Pires, Maria da Natividade; Balça, Angela. "Être une fille, un garçon dans la littérature de jeunesse au Portugal, dans la première moitié du XXe siècle". Presses Universitaires de Bordeaux, 2018.
  54. Azevedo, Fernando; Balça, Angela. "Pensar a Alteridade através de álbuns narrativos publicados em Portugal". Mercado das Letras, 2018.
  55. Azevedo, Fernando; Balça, Ângela; Selfa Sastre, Moisés. "Da hermenêutica dos paratextos: Leituras de capas de Peter Pan". Centro de Investigação em Estudos da Criança, 2018.
  56. Vagula, Vânia; Balça, Ângela. "Ler na educação infantil: mediação, literatura e aprendizado". Mercado das Letras, 2017.
  57. Azevedo, Fernando; Balça, Ângela. "Formar leitores literários competentes, sofisticados e críticos: o programa de leitura fundamentado na literatura". 2017.
  58. Azevedo, Fernando; Balça, Ângela; Selfa Sastre, Moisés. "Da hermenêutica dos paratextos: leituras de capas de Peter Pan". Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), 2017.
  59. Pires, Natividade; Balça, Ângela. "Être une fille, un garçon dans la littérature de jeunesse au Portugal dans la première moitíé du XX Siècle". Presses Universitaires de Bordeaux, 2017.
  60. Azevedo, Fernando; Balça, Ângela; Selfa Sastre, Moisés. "Da hermenêutica dos paratextos: leituras de capas de Peter Pan". Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), 2017.
  61. Azevedo, Fernando; Balça, Ângela. "Formar leitores literários competentes, sofisticados e críticos: o programa de leitura fundamentado na literatura". 2017.
  62. Pires, Natividade; Balça, Ângela. "Être une fille, un garçon dans la littérature de jeunesse au Portugal dans la première moitíé du XX Siècle". Presses Universitaires de Bordeaux, 2017.
  63. Vagula, Vânia; Balça, Ângela. "Ler na educação infantil: mediação, literatura e aprendizado". Mercado das Letras, 2017.
  64. Vagula, Vânia; Balça, Ângela. "Ler na educação infantil: mediação, literatura e aprendizado". Mercado das Letras, 2017.
  65. Azevedo, Fernando; Balça, Ângela. "Formar leitores literários competentes, sofisticados e críticos: o programa de leitura fundamentado na literatura". 2017.
  66. Balça, Ângela. "Contos Tradicionais: Língua, Cultura e Imaginário". F. Azevedo (Coord.), Literatura Infantil e Imaginário (pp. 29-41). Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança / Instituto de Educação. ISBN: 978-972-8952-35-8, 2016.
  67. Balça, Ângela. "As Aventuras de Pinóquio: representações dos estudantes universitários.". F. Azevedo, A. F.Araújo e J. M. de Araújo (Coord.), As vidas de Pinóquio. Ecos Literários e Educacionais (pp. 11-25). Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança / Instituto de Educação. ISBN: 978-972-8952-36-5, 2016.
  68. Balça, Ângela; Costa, Paulo. "Quem nos governa? A política na literatura para a infância". F. Azevedo (Coord.), Literatura para Crianças e Jovens. Da memória ao leitor (pp. 187-202). Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança / Instituto de Educação. ISBN: 978-972-8952-38-9, 2016.
  69. Balça, Ângela; Azevedo, Fernando. "Pensar a cidadania hoje através da educação literária". Pactor, 2016.
  70. Balça, Ângela; Azevedo, Fernando. "Os contos não têm fronteiras: releituras para crianças de um conto tradicional em Portugal e no Brasil". Debus, E. e Michelli, R. (Orgs.) Entre fadas e bruxas: o mundo feérico dos contos para crianças e jovens (pp. 29-42). Rio de Janeiro: Dialogarts, 2016.
  71. Balça, Ângela; Azevedo, Fernando. "Os contos não têm fronteiras: releituras para crianças de um conto tradicional em Portugal e no Brasil". Debus, E. e Michelli, R. (Orgs.) Entre fadas e bruxas: o mundo feérico dos contos para crianças e jovens (pp. 29-42). Rio de Janeiro: Dialogarts, 2016.
  72. Balça, Ângela; Costa, Paulo. "Quem nos governa? A política na literatura para a infância". F. Azevedo (Coord.), Literatura para Crianças e Jovens. Da memória ao leitor (pp. 187-202). Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança / Instituto de Educação. ISBN: 978-972-8952-38-9, 2016.
  73. Balça, Ângela; Azevedo, Fernando. "Pensar a cidadania hoje através da educação literária". Pactor, 2016.
  74. Balça, Ângela. "Contos Tradicionais: Língua, Cultura e Imaginário". F. Azevedo (Coord.), Literatura Infantil e Imaginário (pp. 29-41). Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança / Instituto de Educação. ISBN: 978-972-8952-35-8, 2016.
  75. Balça, Ângela. "As Aventuras de Pinóquio: representações dos estudantes universitários.". F. Azevedo, A. F.Araújo e J. M. de Araújo (Coord.), As vidas de Pinóquio. Ecos Literários e Educacionais (pp. 11-25). Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança / Instituto de Educação. ISBN: 978-972-8952-36-5, 2016.
  76. Balça, Ângela; Azevedo, Fernando. "Os contos não têm fronteiras: releituras para crianças de um conto tradicional em Portugal e no Brasil". Debus, E. e Michelli, R. (Orgs.) Entre fadas e bruxas: o mundo feérico dos contos para crianças e jovens (pp. 29-42). Rio de Janeiro: Dialogarts, 2016.
  77. Balça, Ângela; Costa, Paulo. "Quem nos governa? A política na literatura para a infância". F. Azevedo (Coord.), Literatura para Crianças e Jovens. Da memória ao leitor (pp. 187-202). Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança / Instituto de Educação. ISBN: 978-972-8952-38-9, 2016.
  78. Balça, Ângela. "Contos Tradicionais: Língua, Cultura e Imaginário". F. Azevedo (Coord.), Literatura Infantil e Imaginário (pp. 29-41). Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança / Instituto de Educação. ISBN: 978-972-8952-35-8, 2016.
  79. Balça, Ângela. "As Aventuras de Pinóquio: representações dos estudantes universitários.". F. Azevedo, A. F.Araújo e J. M. de Araújo (Coord.), As vidas de Pinóquio. Ecos Literários e Educacionais (pp. 11-25). Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança / Instituto de Educação. ISBN: 978-972-8952-36-5, 2016.
  80. Balça, Ângela; Azevedo, Fernando. "Pensar a cidadania hoje através da educação literária". Pactor, 2016.
  81. Balça, Ângela; Azevedo, Fernando. "Os contos não têm fronteiras: releituras para crianças de um conto tradicional em Portugal e no Brasil". Debus, E. e Michelli, R. (Orgs.) Entre fadas e bruxas: o mundo feérico dos contos para crianças e jovens (pp. 29-42). Rio de Janeiro: Dialogarts, 2016.
  82. Balça, Ângela; Costa, Paulo. "Quem nos governa? A política na literatura para a infância". F. Azevedo (Coord.), Literatura para Crianças e Jovens. Da memória ao leitor (pp. 187-202). Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança / Instituto de Educação. ISBN: 978-972-8952-38-9, 2016.
  83. Balça, Ângela. "Contos Tradicionais: Língua, Cultura e Imaginário". F. Azevedo (Coord.), Literatura Infantil e Imaginário (pp. 29-41). Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança / Instituto de Educação. ISBN: 978-972-8952-35-8, 2016.
  84. Balça, Ângela. "As Aventuras de Pinóquio: representações dos estudantes universitários.". F. Azevedo, A. F.Araújo e J. M. de Araújo (Coord.), As vidas de Pinóquio. Ecos Literários e Educacionais (pp. 11-25). Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança / Instituto de Educação. ISBN: 978-972-8952-36-5, 2016.
  85. Balça, Ângela; Azevedo, Fernando. "Pensar a cidadania hoje através da educação literária". Pactor, 2016.
  86. Balça, Ângela. "Identidade e alteridade: quando se cruzam o mercado e os livros para crianças". Lulu, 2015.
  87. Balça, Ângela; Azevedo, Fernando. "Os contos não têm fronteiras: releituras para crianças de um conto tradicional em Portugal e no Brasil". Dialogarts Publicações, 2015.
  88. Balça, Ângela; Azevedo, Fernando. "Os contos não têm fronteiras: releituras para crianças de um conto tradicional em Portugal e no Brasil". Dialogarts Publicações, 2015.
  89. Balça, Ângela. "Identidade e alteridade: quando se cruzam o mercado e os livros para crianças". Lulu, 2015.
  90. Balça, Ângela. "Identidade e alteridade: quando se cruzam o mercado e os livros para crianças". Lulu, 2015.
  91. Balça, Ângela; Azevedo, Fernando. "Os contos não têm fronteiras: releituras para crianças de um conto tradicional em Portugal e no Brasil". Dialogarts Publicações, 2015.
  92. Balça, Ângela. "A leitura de literatura – algumas reflexões no contexto educativo português. In Trilhas Pedagógicas 2.". Editora CRV, 2014.
  93. Lopes, Leonardo; Balça, Ângela. "Biblioteca escolar: espaço do saber, espaço do leitor. In Ações para a formação do leitor literário: da teoria à prática". 2014.
  94. Balça, Ângela; Costa, Paulo. "Lectura y literacidad. Nuevas formas de leer. In Diccionario de conceptos clave de lectura y escritura". Santillana Editores, 2014.
  95. Pires, Maria da Natividade; Balça, Ângela. "Letteratura portoghese per l'infanzia e la gioventù. In Linee europee di letteratura per l'infanzia (1945-2010)". 2014.
  96. Pires, Maria da Natividade; Balça, Ângela. "Letteratura portoghese per l'infanzia e la gioventù. In Linee europee di letteratura per l'infanzia (1945-2010)". 2014.
  97. Balça, Ângela; Costa, Paulo. "Lectura y literacidad. Nuevas formas de leer. In Diccionario de conceptos clave de lectura y escritura". Santillana Editores, 2014.
  98. Balça, Ângela. "A leitura de literatura – algumas reflexões no contexto educativo português. In Trilhas Pedagógicas 2.". Editora CRV, 2014.
  99. Lopes, Leonardo; Balça, Ângela. "Biblioteca escolar: espaço do saber, espaço do leitor. In Ações para a formação do leitor literário: da teoria à prática". 2014.
  100. Balça, Ângela. "A leitura de literatura – algumas reflexões no contexto educativo português. In Trilhas Pedagógicas 2.". Editora CRV, 2014.
  101. Balça, Ângela; Costa, Paulo. "Lectura y literacidad. Nuevas formas de leer. In Diccionario de conceptos clave de lectura y escritura". Santillana Editores, 2014.
  102. Lopes, Leonardo; Balça, Ângela. "Biblioteca escolar: espaço do saber, espaço do leitor. In Ações para a formação do leitor literário: da teoria à prática". 2014.
  103. Pires, Maria da Natividade; Balça, Ângela. "Letteratura portoghese per l'infanzia e la gioventù. In Linee europee di letteratura per l'infanzia (1945-2010)". 2014.
  104. Balça, Ângela; Tomé, Anabela. "A leitura literária na escola: novos desafios para o estudo de um conto de Eça de Queirós". Lidel, 2013.
  105. Balça, Ângela; Martos García, Alberto; Martos García, Aitana. "A diferenciação de género nas personagens de literatura infantil e juvenil". Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género., 2013.
  106. Balça, Ângela; Tomé, Anabela. "A leitura literária na escola: novos desafios para o estudo de um conto de Eça de Queirós". Lidel, 2013.
  107. Balça, Ângela; Martos García, Alberto; Martos García, Aitana. "A diferenciação de género nas personagens de literatura infantil e juvenil". Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género., 2013.
  108. Balça, Ângela. "Representações de alteridade na literatura infantil". 2012.
  109. Balça, Ângela. "Representações de alteridade na literatura infantil". 2012.
Livro
  1. Jussara Santos Pimenta; Ângela Balça; Márcio Ferreira da Silva; Pimenta, Jussara Santos; Balça, Ângela; Silva, Márcio Ferreira da. Biblioteca escolar, livros, leitura: interações e diálogos. Edufro. 2022.
    10.47209/978-65-87539-92-8
  2. Pomar, Clarinda; Arcadinho, Ana; Folque, Maria Assunção; Balça, Ângela. A Formação de Educador@s e Professor@s na UniverCidade: Olhares Luso-Brasileiros. CIEP-UE. 2022.
  3. Souza, Renata Junqueira; Cañamares Torrijos, Cristina; Balca, Angela. Brasil, Espanha e Portugal: Literatura, práticas educativas e formação docente. Souza, R. J., Torrijos, C. C. & Balça, A. Brasil, Espanha e Portugal: Literatura, práticas educativas e formação docente. São Paulo: Educação Literária.. 2021.
  4. Leal da Costa, Conceição; Balça, Ângela; Pomar, Clarinda; Magalhães, Olga; Bezelga, Isabel; Moreira, Lurdes; Balça, Angela; Costa, Conceição. A Formação de Educador@s e Professor@s: Olhares a partir da UniverCidade de Évora.. Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP|UE). 2019.
  5. Ângela Balça; Antónia Fialho Conde; Aitana Martos García; Alberto Martos García; Conceição Nogueira; Cristina Vieira; Luísa Saavedra; Paula Silva; Olga Magalhães. Guião de educação, género e cidadania: 2º ciclo do ensino básico. Portugal. 2017.
  6. Azevedo, Fernando; Balça, Ângela. Leitura e educação literária. Pactor. 2017.
  7. Azevedo, Fernando; Balça, Ângela. Leitura e educação literária. Pactor. 2017.
  8. Azevedo, Fernando; Balça, Ângela. Leitura e educação literária. Pactor. 2017.
  9. Azevedo, Fernando; Balça, Ângela. Leitura e educação literária. Portugal: Pactor. 2016.
  10. Nico, Bravo; Trindade, Maria de Nazareth; Balça, Ângela; Peças, Américo; Trindade, Maria André; Costa, Paulo; Mendes, Paulo. Um olhar sobre Paulo Freire. 2016.
  11. Nico, Bravo; Trindade, Maria de Nazareth; Balça, Ângela; Peças, Américo; Trindade, Maria André; Costa, Paulo; Mendes, Paulo. Um olhar sobre Paulo Freire. 2016.
  12. Nico, Bravo; Trindade, Maria de Nazareth; Balça, Ângela; Peças, Américo; Trindade, Maria André; Costa, Paulo; Mendes, Paulo. Um olhar sobre Paulo Freire. 2016.
  13. Nico, Bravo; Trindade, Maria de Nazareth; Balça, Ângela; Peças, Américo; Trindade, Maria André; Costa, Paulo; Mendes, Paulo. Um olhar sobre Paulo Freire. 2016.
  14. Balça, Ângela; Azevedo, Fernando. Os contos não têm fronteiras: releituras para crianças de um conto tradicional em Portugal e no Brasil. Portugal: Dialogarts Publicações. 2015.
  15. Balça, Ângela; Pires, Maria da Natividade. Literatura Infantil e Juvenil e Formação de Leitores. Santillana Editores. 2014.
  16. Balça, Ângela; Pires, Maria da Natividade. Literatura Infantil e Juvenil e Formação de Leitores. Santillana Editores. 2014.
  17. Balça, Ângela; Pires, Maria da Natividade. Literatura Infantil e Juvenil e Formação de Leitores. Santillana Editores. 2014.
  18. Balça, Ângela; Pires, Maria da Natividade. Literatura Infantil e Juvenil e Formação de Leitores. Portugal: Santillana Editores. 2013.
  19. Pomar, Clarinda; Balça, Ângela; Fialho Conde, Antónia; Magalhães, Olga; Martos Garcia, Aitana; Martos Garcia, Alberto; Nogueira, Conceição; et al. Guião de Educação Género e Cidadania. 2º ciclo do ensino básico. Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género. 2013.
  20. Pomar, Clarinda; Balça, Ângela; Fialho Conde, Antónia; Magalhães, Olga; Martos Garcia, Aitana; Martos Garcia, Alberto; Nogueira, Conceição; et al. Guião de Educação Género e Cidadania. 2º ciclo do ensino básico. Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género. 2013.
  21. Pomar, Clarinda; Balça, Ângela; Fialho Conde, Antónia; Magalhães, Olga; Martos Garcia, Aitana; Martos Garcia, Alberto; Nogueira, Conceição; et al. Guião de Educação Género e Cidadania. 2º ciclo do ensino básico. Portugal: Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género. 2012.
  22. Ângela Balça; Antónia Fialho Conde; Aitana Martos García; Alberto Martos García; Conceição Nogueira; Cristina Vieira; Luísa Saavedra; Paula Silva; Olga Magalhães. Guião de educação, género e cidadania: 2º ciclo do ensino básico. 2012.
  23. Azevedo, Fernando; Mesquita, Armindo; Balça, Ângela; Silva, Sara. Globalização na Literatura Infantil. Vozes, Rostos e Imagens. 2012.
  24. Azevedo, Fernando; Mesquita, Armindo; Balça, Ângela; Silva, Sara. Globalização na Literatura Infantil. Vozes, Rostos e Imagens. Portugal. 2011.
  25. Azevedo, Fernando José Fraga de, coord.; Mesquita, Armindo, coord.; Balça, Ângela, coord.; Silva, Sara Raquel Reis da, coord.. Globalização na literatura infantil : vozes, rostos e imagens. Portugal: Lulu Entreprises. 2011.
  26. Balca, Angela. A Crônica Jornalística como Dispositivo na Educação de Jovens e Adultos: Um Estudo de Caso. 2010.
  27. Balca, Angela. A Compreensao de Historias de Fadas por Crianças do 3o/4o Anos de Escolaridade. 1997.
Relatório
  1. Maria N. Trindade; Ângela Balça; Américo Peças; Bravo Nico; Maria Trindade; Paulo Costa; Paulo Mendes. 2000. Actas do Congresso Internacional Um olhar sobre Paulo Freire. https://doi.org/10.5935%2Fref.20160001.
    10.5935/ref.20160001
Tese / Dissertação
  1. Balça, Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva. "A finalidade educativa das narrativas infanto-juvenis portuguesas actuais". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/10174/11268.
  2. Balça, Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva. "A finalidade educativa das narrativas infanto-juvenis portuguesas actuais". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/10174/11268.
  3. Balça, Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva. "A finalidade educativa das narrativas infanto-juvenis portuguesas actuais". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/10174/11268.
  4. Balça, Ângela; Magalhães, Olga; Costa, Paulo. "Visto de lá: a corte portuguesa no Brasil contada aos mais novos". Licenciatura, 2011. http://hdl.handle.net/10174/2882.
  5. Balça, Ângela; Magalhães, Olga; Costa, Paulo. "Visto de lá: a corte portuguesa no Brasil contada aos mais novos". Licenciatura, 2010. http://hdl.handle.net/10174/2882.
    Balça, Ângela; Magalhães, Olga; Costa, Paulo. Visto de lá: a corte portuguesa no Brasil contada aos mais novos, EducarEducere, Julho, 183-195, 2010.
  6. Balça, Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva. "A finalidade educativa das narrativas infanto-juvenis portuguesas actuais". Doutoramento, 2004. http://hdl.handle.net/10174/11268.