Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Joana Martinho Costa
Nomes de citação
- Costa, Joana Martinho
Identificadores de autor
- Ciência ID
- AB10-DC87-9672
- ORCID iD
- 0000-0001-7400-0132
- Google Scholar ID
- kpf_lj8AAAAJ
- Researcher Id
- N-5757-2019
- Scopus Author Id
- 57190187735
Endereços de correio eletrónico
- joana.martinho.costa@iscte-iul.pt (Profissional)
Websites
- https://scholar.google.com/citations?user=kpf_lj8AAAAJ (Académico)
- https://www.scopus.com/authid/detail.url?authorId=57190187735 (Académico)
- http://www.researcherid.com/rid/N-5757-2019 (Académico)
- https://www.webofscience.com/wos/author/record/N-5757-2019 (Académico)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação
- Ciências da Engenharia e Tecnologias - Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2024/01/31
Concluído
|
Inovação no Ensino (Outros)
Harvard Business Publishing, Estados Unidos
|
|
2022/01/01
Concluído
|
Ensino à Distância (Outros)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
|
2019/04/09
Concluído
|
Educação, especialidade Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
|
2016
Concluído
|
Programação para Android com App Inventor (Outros)
Associação Nacional de Professores de Informática, Portugal
|
|
2015/01/01
Concluído
|
Certificação de Competências Pedagógicas (Outros)
Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, Portugal
|
|
2014/01/01 - 2014/01/01
Concluído
|
Design and Development of Educational Technology (Outros)
Massachusetts Institute of Technology, Estados Unidos
|
|
2014/01/01 - 2014/01/01
Concluído
|
Innovative Practices for Engaging STEM Teaching (Outros)
European Commission, Bélgica
|
|
2014 - 2014
Concluído
|
Innovative Practices for Engaging STEM Teaching (Curso médio)
European Commission, Bélgica
|
|
2014 - 2014
Concluído
|
Design and Development of Educational Technology (Curso médio)
Massachusetts Institute of Technology, Estados Unidos
|
|
2012/06/27
Concluído
|
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
|
2012/01/01 - 2012/01/01
Concluído
|
Avaliar para Aprender (Outros)
Centro de Formação de Escolas do Concelho de Almada, Portugal
|
|
2012 - 2012
Concluído
|
Avaliar para Aprender (Curso médio)
Centro de Formação de Escolas do Concelho de Almada, Portugal
|
|
2010 - 2010
Concluído
|
Certificação de Competências Digitais (Outros)
Centro de Formação de Associação de Escolas, Portugal
|
|
2010
Concluído
|
Engenharia Informática (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
|
2006/01/01
Concluído
|
Ocupação Científica de Jovens nas Férias - Construa a sua página web (Outros)
Agência Ciência Viva, Portugal
|
|
2006
Concluído
|
Ocupação Científica de Jovens nas Férias - Construa a sua página web (Curso médio)
Agência Ciência Viva, Portugal
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/11 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/09 - 2022/11 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Escola de Tecnologias e Arquitectura, Portugal |
2019/02 - 2020/06 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/01/01 - 2026/12/31 | Mestrado em Gestão da Transformação Digital no Sector da Saúde
DIGITAL-2021-SKILLS-01
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
LAUREA-AMMATTIKORKEAKOULU OY, Finlândia ARISTOTELIO PANEPISTIMIO THESSALONIKIS, Grécia Université Gustave Eiffel, França Comprehensive approach to the robotic construction: Drones and robotic arms in the building construction Industries This research aims at focusinInstituto de Telecomunicações IT-IUL, Portugal CLINIPOWER FINLAND OY, Finlândia WHYMOB LDA, Portugal MUNDISERVICOS - COMPANHIA PORTUGUESA DE SERVICOS E GESTAO LDA, Portugal |
European Commission
Em curso
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/03/01 - 2027/02/28 | Abordagem sistémica para eliminar as lacunas de emprego e criar um mercado de trabalho mais inclusivo para grupos vulneráveis
101094526
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Unidade de Investigação em Desenvolvimento Empresarial, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação em Ciências da Informação Tecnologias e Arquitetura, Portugal NEDERLANDSE ORGANISATIE VOOR TOEGEPAST NATUURWETENSCHAPPELIJK ONDERZOEK TNO, Países Baixos APPLIED RESEARCH AND COMMUNICATIONS FUND, Bulgária TYOTERVEYSLAITOS, Finlândia ASSOTSIATSIA ZA RAZVITIE NA SOFIA, Bulgária ISTITUTO NAZIONALE ASSICURAZIONE INFORTUNI SUL LAVORO INAIL, Itália TILBURG UNIVERSITY- UNIVERSITEIT VAN TILBURG, Países Baixos University College Cork - National University Of Ireland, Cork, Irlanda GEMEENTE AMERSFOORT, Países Baixos EESTI RAKENDUSUURINGUTE KESKUS CENTAR OU, Estónia TERMCERTO - EMPRESA DE TRABALHO TEMPORARIO - UNIPESSOAL LIMITADA, Portugal MUNICIPIO DE LAGOA, Portugal INFLUENTYELLOW, UNIPESSOAL LDA, Portugal PACT PARQUE DO ALENTEJO DE CIENCIA E TECNOLOGIA, Portugal INSTITUTO DO EMPREGO E FORMACAO PROFISSIONAL, Portugal Kokkolan kaupunki, Finlândia |
European Commission
Em curso
|
2023/02/16 - 2023/09/30 | Implementação e resultados dos Planos de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas
PREDEP 51714/2022/DGE-DSPE-ERTE
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
Direção-Geral da Educação
Concluído
|
2021/03/01 - 2023/02/28 | University Goes Digital for a Sustainable Global Education
2020-1-PT01-KA226-HE-094833
Investigador
Unidade de Relações Internacionais, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Unidade de Investigação em Desenvolvimento Empresarial, Portugal ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação em Ciências da Informação Tecnologias e Arquitetura, Portugal ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa DINÂMIA'CET Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território, Portugal Webwise Inovação Lda (webwise Inovação Lda), Portugal Université Gustave Eiffel (Université Gustave Eiffel), França Politecnico di Milano (Polimi), Itália SIGMUND FREUD PRIVATUNIVERSITAT WIEN GMBH (SIGMUND FREUD PRIVATUNIVERSITAT WIEN GMBH), Áustria |
Comissão Europeia
Concluído
|
2021/03/01 - 2023/02/28 | Universidade digital para uma educação sustentável global
Call 2020 Round 1 KA2 - Cooperation for innovation and the exchange of good practicesKA226 - Partnerships for Digital Education
Readiness
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Unidade de Investigação em Desenvolvimento Empresarial, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação em Ciências da Informação Tecnologias e Arquitetura, Portugal webwise Inovação Lda, Portugal Université Gustave Eiffel, França UNIVERSITA DEGLI STUDI DI FIRENZE, Itália SIGMUND FREUD PRIVATUNIVERSITAT WIEN GMBH, Áustria |
ERASMUS +
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/12/21 - Atual | Relação entre médicos veterinários e clientes mediada técnologia
Orientador de Martina Castro Roque
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2021/11/30 - Atual | A Importância das redes sociais para a comunidade LGBT
Orientador de Ana Daniela Caeiro Secundino
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2021/11/29 - Atual | Aprendizagem de Programação com Modelo 4C/ID
Orientador de Tiago André Guimarães Lages
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2021/11/18 - Atual | Mineração de dados educacionais
Orientador de André Pousinho Geada
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2021/10/28 - Atual | Plataforma para introdução a programação baseada no desenho instrucional 4C/ID.
Coorientador de Jorge Alexandre da Silva Gonçalves
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020/11/30 - Atual | Mobile Customer Service
Orientador de Carlos Filipe Serras Alves
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2023/10/06 - 2023/12/19 | Gestão Escolar e as Tecnologias
Orientador de Rosiliana Soares Costa
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2021/10/28 - 2022/12/19 | Desenho e implementação de uma plataforma que permite instrutores configurar sequencias de exercícios de programação que aderem
aos princípios 4C/ID, compreende diferentes meta-exercícios que podem ser instanciados com soluções concretas. Avaliação da
usabilidade e eficácia dos tipos de exercícios.
Coorientador de Jorge Alexandre da Silva Gonçalves
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020/12/05 - 2021/12/10 | Transformação Digital
Orientador de Alexandre Miguel Sancho Graça
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020/11/30 - 2021/12/09 | Evaluation patterns during the phase of ?emergency remote teaching?
Orientador de Carlota Patrícia Aveiro Rodrigues
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020/12/29 - 2021/10/21 | Análise de sentimentos na indústria da aviação
Orientador de Francisco Manuel de Mendonça e Costa Pereira
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020/12/29 - 2021/10/21 | O impacto da pandemia COVID-19 na satisfação de passageiros de companhias aéreas europeias
Orientador de Francisco Manuel de Mendonça e Costa Pereira
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019/10/31 - 2020/12/18 | Desenvolver um modelo preditivo que permita antecipar a existência ou não de lucro com base na análise de variáveis respeitantes
ao conjunto de decisões que um indivíduo toma relativamente a uma aposta desportiva online.
Orientador de Guilherme dos Santos Pereira
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019/10/10 - 2020/12/16 | Identificar o que é que faz com que um Professor seja bem avaliado pelos seus alunos.Perceber que tópicos existem e que palavras
lhes estão associados que permitam entender melhor agregados de opiniões.
Orientador de Iotelma Marice Correia Marques
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020/10/20 - 2020/12/03 | Desenvolver uma plataforma online para dar suporte às necessidades recorrentes da empresa florestal.
Orientador de André Filipe Gonçalves Tenda
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019/10/12 - 2020/11/25 | A influência do método de avaliação nos resultados dos alunos no ensino superior
Orientador de Sónia Patrícia Gusmão Araújo
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/07/10 - 2023/07/14 | 2ª Escola de Verão em Tecnologias Digitais Aplicadas (2023/07/10)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2022/07/18 - 2022/07/22 | 1ª Escola de Verão em Tecnologias Digitais Aplicadas (2022/07/18)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2015 - 2015 | InSITE Conference
Conferência
|
InSITE 2015: Informing Science + IT Education Conferences
Informing Science Institute, Estados Unidos
|
2014 - 2014 | Ensinar Informática nos Ensino Básico, Secundário e Profissional - Tendências e Perspetivas
Mesa-redonda
|
Ensinar Informática nos Ensino Básico, Secundário e Profissional - Tendências e Perspetivas
C2TI, Portugal
|
2009 - 2009 | Jornadas Tecnológicas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa
Encontro
|
Gaming Behind the Scenes
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2008 - 2008 | TechDays Student Day - For a world 2.0
Conferência
|
TechDays Student Day
Microsoft Portugal, Portugal
|
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2024/02 - 2024/07 | Recursos Digitais Dinâmicos | Licenciatura em Tecnologias Digitais Educativas (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2024/02 - 2024/07 | Metodologias de Ensino e Aprendizagem | Licenciatura em Tecnologias Digitais Educativas (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2024/02 - 2024/07 | Algoritmia e Estrutura de Dados | Licenciatura em Desenvolvimento de Software e Aplicações (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2024/02 - 2024/07 | Desenvolvimento Curricular | Licenciatura em Tecnologias Digitais Educativas (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2024/02 - 2024/07 | Recursos Digitais Estáticos | Licenciatura em Tecnologias Digitais Educativas (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2023/09 - 2024/01 | Big Data e Inteligência Artificial nas Políticas Públicas | Curso de Pós Graduação em Digitalização na Administração Pública (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2023/09 - 2024/01 | Recursos Digitais Dinâmicos | Licenciatura em Tecnologias Digitais Educativas (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2023/09 - 2024/01 | Recursos Digitais Estáticos | Licenciatura em Tecnologias Digitais Educativas (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2023/09 - 2024/01 | Fundamentos de Programação | Licenciatura em Desenvolvimento de Software e Aplicações (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2023/02 - 2023/07 | Algoritmia e Estrutura de Dados (Dtda) | Tecnologias Digitais e Saúde (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2023/02 - 2023/07 | Metodologias de Ensino e Aprendizagem | Licenciatura em Tecnologias Digitais Educativas (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2023/02 - 2023/07 | Fundamentos de Programação | Licenciatura em Desenvolvimento de Software e Aplicações (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2023/02 - 2023/07 | Design Thinking e Estratégias de Inovação | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | |
2023/02 - 2023/07 | Algoritmia e Estrutura de Dados | Licenciatura em Desenvolvimento de Software e Aplicações (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2022/09 - 2023/01 | Fundamentos de Programação | Licenciatura em Desenvolvimento de Software e Aplicações (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2022/09 - 2023/01 | Comunicação Multimédia | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | |
2022/09 - 2023/01 | Design Thinking e Estratégias de Inovação | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | |
2022/02 - 2022/07 | Algoritmos e Estruturas de Dados | Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2022/02 - 2022/07 | Design Thinking e Estratégias de Inovação | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | |
2022/02 - 2022/07 | Algoritmos e Estruturas de Dados (2020) | Engenharia Informática (PL) (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2022/02 - 2022/07 | Projeto de Integração de Sistemas de Informação Distribuídos | Licenciatura em Informática e Gestão de Empresas (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/09 - 2022/01 | Fundamentos em Gestão de Bases de Dados | Licenciatura em Ciência de Dados (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/09 - 2022/01 | Armazenamento para Big Data | Licenciatura em Ciência de Dados (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/09 - 2022/01 | Bases de Dados | Engenharia Informática (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/09 - 2022/01 | Design Thinking e Estratégias de Inovação | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | |
2021/09 - 2022/01 | Bases de Dados | Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/02 - 2021/07 | Projeto de Integração de Sistemas de Informação Distribuídos | Licenciatura em Informática e Gestão de Empresas (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/02 - 2021/07 | Algoritmos e Estruturas de Dados (2020) | Informática e Gestão de Empresas (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/02 - 2021/07 | Algoritmos e Estruturas de Dados | Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/09 - 2021/01 | Bases de Dados | Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/09 - 2021/01 | Fundamentos em Gestão de Bases de Dados | Licenciatura em Ciência de Dados (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/02 - 2020/07 | Algoritmos e Estruturas de Dados | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | |
2019/09 - 2020/01 | Fundamentos de Bases de Dados | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | |
2019/02 - 2019/06 | Tecnologias de Informação e Comunicação | Animação Sociocultural (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2019/02 - 2019/06 | Multimédia em Educação | Educação Ambiental (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
Distinções
Prémio
2023 | Bolsa de Estudo Santander - Innovation in Teaching - Harvard Business Publishing |
2022 | Prémio de Investigação do Iscte 2022 |
2021 | Prémio de Investigação do Iscte 2021 |
2020 | Prémio de Investigação do Iscte 2020 |