Identification
Personal identification
- Full name
- Joana Martinho Costa
Citation names
- Costa, Joana Martinho
Author identifiers
- Ciência ID
- AB10-DC87-9672
- ORCID iD
- 0000-0001-7400-0132
- Google Scholar ID
- kpf_lj8AAAAJ
- Researcher Id
- N-5757-2019
- Scopus Author Id
- 57190187735
Email addresses
- joana.martinho.costa@iscte-iul.pt (Professional)
Websites
- https://scholar.google.com/citations?user=kpf_lj8AAAAJ (Scholar)
- https://www.scopus.com/authid/detail.url?authorId=57190187735 (Scholar)
- http://www.researcherid.com/rid/N-5757-2019 (Scholar)
- https://www.webofscience.com/wos/author/record/N-5757-2019 (Scholar)
Knowledge fields
- Social Sciences - Educational Sciences
- Exact Sciences - Computer and Information Sciences
- Engineering and Technology - Electrotechnical Engineering, Electronics and Informatics
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Portuguese (Mother tongue) | |||||
English | Upper intermediate (B2) | Advanced (C1) | Upper intermediate (B2) | Advanced (C1) | Upper intermediate (B2) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2024/01/31
Concluded
|
Inovação no Ensino (Outros)
Harvard Business Publishing, United States
|
|
2022/01/01
Concluded
|
Ensino à Distância (Outros)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
|
2019/04/09
Concluded
|
Educação, especialidade Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
|
2016
Concluded
|
Programação para Android com App Inventor (Outros)
Associação Nacional de Professores de Informática, Portugal
|
|
2015/01/01
Concluded
|
Certificação de Competências Pedagógicas (Outros)
Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, Portugal
|
|
2014/01/01 - 2014/01/01
Concluded
|
Design and Development of Educational Technology (Outros)
Massachusetts Institute of Technology, United States
|
|
2014/01/01 - 2014/01/01
Concluded
|
Innovative Practices for Engaging STEM Teaching (Outros)
European Commission, Belgium
|
|
2014 - 2014
Concluded
|
Innovative Practices for Engaging STEM Teaching (Curso médio)
European Commission, Belgium
|
|
2014 - 2014
Concluded
|
Design and Development of Educational Technology (Curso médio)
Massachusetts Institute of Technology, United States
|
|
2012/06/27
Concluded
|
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
|
2012/01/01 - 2012/01/01
Concluded
|
Avaliar para Aprender (Outros)
Centro de Formação de Escolas do Concelho de Almada, Portugal
|
|
2012 - 2012
Concluded
|
Avaliar para Aprender (Curso médio)
Centro de Formação de Escolas do Concelho de Almada, Portugal
|
|
2010 - 2010
Concluded
|
Certificação de Competências Digitais (Outros)
Centro de Formação de Associação de Escolas, Portugal
|
|
2010
Concluded
|
Engenharia Informática (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
|
2006/01/01
Concluded
|
Ocupação Científica de Jovens nas Férias - Construa a sua página web (Outros)
Agência Ciência Viva, Portugal
|
|
2006
Concluded
|
Ocupação Científica de Jovens nas Férias - Construa a sua página web (Curso médio)
Agência Ciência Viva, Portugal
|
Affiliation
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2022/11 - Current | Assistant Professor (University Teacher) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/09 - 2022/11 | Invited Assistant Professor (University Teacher) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Escola de Tecnologias e Arquitectura, Portugal |
2019/02 - 2020/06 | Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
Projects
Grant
Designation | Funders | |
---|---|---|
2023/01/01 - 2026/12/31 | Mestrado em Gestão da Transformação Digital no Sector da Saúde
DIGITAL-2021-SKILLS-01
Researcher
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
LAUREA-AMMATTIKORKEAKOULU OY, Finland ARISTOTELIO PANEPISTIMIO THESSALONIKIS, Greece Université Gustave Eiffel, France Comprehensive approach to the robotic construction: Drones and robotic arms in the building construction Industries This research aims at focusinInstituto de Telecomunicações IT-IUL, Portugal CLINIPOWER FINLAND OY, Finland WHYMOB LDA, Portugal MUNDISERVICOS - COMPANHIA PORTUGUESA DE SERVICOS E GESTAO LDA, Portugal |
European Commission
Ongoing
|
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2023/03/01 - 2027/02/28 | Abordagem sistémica para eliminar as lacunas de emprego e criar um mercado de trabalho mais inclusivo para grupos vulneráveis
101094526
Researcher
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Unidade de Investigação em Desenvolvimento Empresarial, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação em Ciências da Informação Tecnologias e Arquitetura, Portugal NEDERLANDSE ORGANISATIE VOOR TOEGEPAST NATUURWETENSCHAPPELIJK ONDERZOEK TNO, Netherlands APPLIED RESEARCH AND COMMUNICATIONS FUND, Bulgaria TYOTERVEYSLAITOS, Finland ASSOTSIATSIA ZA RAZVITIE NA SOFIA, Bulgaria ISTITUTO NAZIONALE ASSICURAZIONE INFORTUNI SUL LAVORO INAIL, Italy TILBURG UNIVERSITY- UNIVERSITEIT VAN TILBURG, Netherlands University College Cork - National University Of Ireland, Cork, Ireland GEMEENTE AMERSFOORT, Netherlands EESTI RAKENDUSUURINGUTE KESKUS CENTAR OU, Estonia TERMCERTO - EMPRESA DE TRABALHO TEMPORARIO - UNIPESSOAL LIMITADA, Portugal MUNICIPIO DE LAGOA, Portugal INFLUENTYELLOW, UNIPESSOAL LDA, Portugal PACT PARQUE DO ALENTEJO DE CIENCIA E TECNOLOGIA, Portugal INSTITUTO DO EMPREGO E FORMACAO PROFISSIONAL, Portugal Kokkolan kaupunki, Finland |
European Commission
Ongoing
|
2023/02/16 - 2023/09/30 | Implementação e resultados dos Planos de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas
PREDEP 51714/2022/DGE-DSPE-ERTE
Researcher
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
Direção-Geral da Educação
Concluded
|
2021/03/01 - 2023/02/28 | University Goes Digital for a Sustainable Global Education
2020-1-PT01-KA226-HE-094833
Researcher
Unidade de Relações Internacionais, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Unidade de Investigação em Desenvolvimento Empresarial, Portugal ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação em Ciências da Informação Tecnologias e Arquitetura, Portugal ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa DINÂMIA'CET Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território, Portugal Webwise Inovação Lda (webwise Inovação Lda), Portugal Université Gustave Eiffel (Université Gustave Eiffel), France Politecnico di Milano (Polimi), Italy SIGMUND FREUD PRIVATUNIVERSITAT WIEN GMBH (SIGMUND FREUD PRIVATUNIVERSITAT WIEN GMBH), Austria |
Comissão Europeia
Concluded
|
2021/03/01 - 2023/02/28 | Universidade digital para uma educação sustentável global
Call 2020 Round 1 KA2 - Cooperation for innovation and the exchange of good practicesKA226 - Partnerships for Digital Education
Readiness
Researcher
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Unidade de Investigação em Desenvolvimento Empresarial, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação em Ciências da Informação Tecnologias e Arquitetura, Portugal webwise Inovação Lda, Portugal Université Gustave Eiffel, France UNIVERSITA DEGLI STUDI DI FIRENZE, Italy SIGMUND FREUD PRIVATUNIVERSITAT WIEN GMBH, Austria |
ERASMUS +
Ongoing
|
Outputs
Publications
Book |
|
Conference paper |
|
Journal article |
|
Thesis / Dissertation |
|
Other
Other output |
|
Activities
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2021/12/21 - Current | Relação entre médicos veterinários e clientes mediada técnologia
Supervisor of Martina Castro Roque
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2021/11/30 - Current | A Importância das redes sociais para a comunidade LGBT
Supervisor of Ana Daniela Caeiro Secundino
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2021/11/29 - Current | Aprendizagem de Programação com Modelo 4C/ID
Supervisor of Tiago André Guimarães Lages
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2021/11/18 - Current | Mineração de dados educacionais
Supervisor of André Pousinho Geada
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2021/10/28 - Current | Plataforma para introdução a programação baseada no desenho instrucional 4C/ID.
Co-supervisor of Jorge Alexandre da Silva Gonçalves
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020/11/30 - Current | Mobile Customer Service
Supervisor of Carlos Filipe Serras Alves
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2023/10/06 - 2023/12/19 | Gestão Escolar e as Tecnologias
Supervisor of Rosiliana Soares Costa
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2021/10/28 - 2022/12/19 | Desenho e implementação de uma plataforma que permite instrutores configurar sequencias de exercícios de programação que aderem
aos princípios 4C/ID, compreende diferentes meta-exercícios que podem ser instanciados com soluções concretas. Avaliação da
usabilidade e eficácia dos tipos de exercícios.
Co-supervisor of Jorge Alexandre da Silva Gonçalves
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020/12/05 - 2021/12/10 | Transformação Digital
Supervisor of Alexandre Miguel Sancho Graça
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020/11/30 - 2021/12/09 | Evaluation patterns during the phase of ?emergency remote teaching?
Supervisor of Carlota Patrícia Aveiro Rodrigues
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020/12/29 - 2021/10/21 | Análise de sentimentos na indústria da aviação
Supervisor of Francisco Manuel de Mendonça e Costa Pereira
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020/12/29 - 2021/10/21 | O impacto da pandemia COVID-19 na satisfação de passageiros de companhias aéreas europeias
Supervisor of Francisco Manuel de Mendonça e Costa Pereira
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019/10/31 - 2020/12/18 | Desenvolver um modelo preditivo que permita antecipar a existência ou não de lucro com base na análise de variáveis respeitantes
ao conjunto de decisões que um indivíduo toma relativamente a uma aposta desportiva online.
Supervisor of Guilherme dos Santos Pereira
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019/10/10 - 2020/12/16 | Identificar o que é que faz com que um Professor seja bem avaliado pelos seus alunos.Perceber que tópicos existem e que palavras
lhes estão associados que permitam entender melhor agregados de opiniões.
Supervisor of Iotelma Marice Correia Marques
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020/10/20 - 2020/12/03 | Desenvolver uma plataforma online para dar suporte às necessidades recorrentes da empresa florestal.
Supervisor of André Filipe Gonçalves Tenda
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019/10/12 - 2020/11/25 | A influência do método de avaliação nos resultados dos alunos no ensino superior
Supervisor of Sónia Patrícia Gusmão Araújo
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Event organisation
Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2023/07/10 - 2023/07/14 | 2ª Escola de Verão em Tecnologias Digitais Aplicadas (2023/07/10)
Other (Member of the Organising Committee)
|
|
2022/07/18 - 2022/07/22 | 1ª Escola de Verão em Tecnologias Digitais Aplicadas (2022/07/18)
Other (Member of the Organising Committee)
|
Event participation
Activity description Type of event |
Event name Institution / Organization |
|
---|---|---|
2015 - 2015 | InSITE Conference
Conference
|
InSITE 2015: Informing Science + IT Education Conferences
Informing Science Institute, United States
|
2014 - 2014 | Ensinar Informática nos Ensino Básico, Secundário e Profissional - Tendências e Perspetivas
Round table
|
Ensinar Informática nos Ensino Básico, Secundário e Profissional - Tendências e Perspetivas
C2TI, Portugal
|
2009 - 2009 | Jornadas Tecnológicas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa
Meeting
|
Gaming Behind the Scenes
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2008 - 2008 | TechDays Student Day - For a world 2.0
Conference
|
TechDays Student Day
Microsoft Portugal, Portugal
|
Course / Discipline taught
Academic session | Degree Subject (Type) | Institution / Organization | |
---|---|---|---|
2024/02 - 2024/07 | Recursos Digitais Dinâmicos | Licenciatura em Tecnologias Digitais Educativas (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2024/02 - 2024/07 | Metodologias de Ensino e Aprendizagem | Licenciatura em Tecnologias Digitais Educativas (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2024/02 - 2024/07 | Algoritmia e Estrutura de Dados | Licenciatura em Desenvolvimento de Software e Aplicações (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2024/02 - 2024/07 | Desenvolvimento Curricular | Licenciatura em Tecnologias Digitais Educativas (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2024/02 - 2024/07 | Recursos Digitais Estáticos | Licenciatura em Tecnologias Digitais Educativas (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2023/09 - 2024/01 | Big Data e Inteligência Artificial nas Políticas Públicas | Curso de Pós Graduação em Digitalização na Administração Pública (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2023/09 - 2024/01 | Recursos Digitais Dinâmicos | Licenciatura em Tecnologias Digitais Educativas (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2023/09 - 2024/01 | Recursos Digitais Estáticos | Licenciatura em Tecnologias Digitais Educativas (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2023/09 - 2024/01 | Fundamentos de Programação | Licenciatura em Desenvolvimento de Software e Aplicações (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2023/02 - 2023/07 | Algoritmia e Estrutura de Dados (Dtda) | Tecnologias Digitais e Saúde (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2023/02 - 2023/07 | Metodologias de Ensino e Aprendizagem | Licenciatura em Tecnologias Digitais Educativas (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2023/02 - 2023/07 | Fundamentos de Programação | Licenciatura em Desenvolvimento de Software e Aplicações (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2023/02 - 2023/07 | Design Thinking e Estratégias de Inovação | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | |
2023/02 - 2023/07 | Algoritmia e Estrutura de Dados | Licenciatura em Desenvolvimento de Software e Aplicações (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2022/09 - 2023/01 | Fundamentos de Programação | Licenciatura em Desenvolvimento de Software e Aplicações (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2022/09 - 2023/01 | Comunicação Multimédia | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | |
2022/09 - 2023/01 | Design Thinking e Estratégias de Inovação | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | |
2022/02 - 2022/07 | Algoritmos e Estruturas de Dados | Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2022/02 - 2022/07 | Design Thinking e Estratégias de Inovação | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | |
2022/02 - 2022/07 | Algoritmos e Estruturas de Dados (2020) | Engenharia Informática (PL) (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2022/02 - 2022/07 | Projeto de Integração de Sistemas de Informação Distribuídos | Licenciatura em Informática e Gestão de Empresas (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/09 - 2022/01 | Fundamentos em Gestão de Bases de Dados | Licenciatura em Ciência de Dados (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/09 - 2022/01 | Armazenamento para Big Data | Licenciatura em Ciência de Dados (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/09 - 2022/01 | Bases de Dados | Engenharia Informática (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/09 - 2022/01 | Design Thinking e Estratégias de Inovação | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | |
2021/09 - 2022/01 | Bases de Dados | Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/02 - 2021/07 | Projeto de Integração de Sistemas de Informação Distribuídos | Licenciatura em Informática e Gestão de Empresas (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/02 - 2021/07 | Algoritmos e Estruturas de Dados (2020) | Informática e Gestão de Empresas (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/02 - 2021/07 | Algoritmos e Estruturas de Dados | Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/09 - 2021/01 | Bases de Dados | Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/09 - 2021/01 | Fundamentos em Gestão de Bases de Dados | Licenciatura em Ciência de Dados (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/02 - 2020/07 | Algoritmos e Estruturas de Dados | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | |
2019/09 - 2020/01 | Fundamentos de Bases de Dados | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | |
2019/02 - 2019/06 | Tecnologias de Informação e Comunicação | Animação Sociocultural (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2019/02 - 2019/06 | Multimédia em Educação | Educação Ambiental (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
Distinctions
Award
2023 | Bolsa de Estudo Santander - Innovation in Teaching - Harvard Business Publishing |
2022 | Prémio de Investigação do Iscte 2022 |
2021 | Prémio de Investigação do Iscte 2021 |
2020 | Prémio de Investigação do Iscte 2020 |