???global.info.a_carregar???
José Luís Araújo was born in Barcelos, Portugal, in 1990. He graduated in Chemistry at the Faculty of Sciences of the University of Porto where he also got his Master's degree in Physics and Chemistry Teacher Education for Middle and Secondary Schools and his PhD in Teaching and Dissemination of Science with an FCT grant (Ref. SFRH/BD/132482/2017). Currently is an Assistant Professor at the Education and Psychology Department of the University of Aveiro and the director of the Master in Physics and Chemistry Teacher Education in the 3rd Cycle of Basic Schooling and Secondary Schooling at the same institution. His areas of interest include chemistry education, science communication and public engagement in scientific research through citizen science approaches. He has also an interest in exploring STE(A)M approaches to science and chemistry education.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
José Luís da Silva Araújo

Nomes de citação

  • Araújo, José Luís

Identificadores de autor

Ciência ID
A21C-88AA-5596
ORCID iD
0000-0002-0617-2407

Endereços de correio eletrónico

  • jlaraujo@ua.pt (Profissional)

Moradas

  • Campus Universitário de Santiago, 3810-193, Aveiro , Aveiro , Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2017
Concluído
Teaching and Dissemination of Science (Doutoramento)
Especialização em Science Teaching
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
"Desenvolvimento de dinâmicas e estratégias de potenciação pedagógica em projetos de Ciência participativa: um estudo em Química no Ensino básico " (TESE/DISSERTAÇÃO)
2014
Concluído
Physics and Chemistry Teacher Education for Middle and Secondary Schools (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
18/20
2012
Concluído
Chemistry (Licenciatura)
Especialização em Chemistry
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
15/20
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021 - 2023 Investigador (Investigação) Universidade do Porto Centro de Investigação em Química, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/02 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2018 - 2020 Development of pedagogical potentiation dynamics and strategies in participatory science projects: a Chemistry study in basic school
SFRH/BD/132482/2017
Bolseiro de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto
UID/QUI/00081/2019
Universidade do Porto Centro de Investigação em Química, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2022/01/01 - Atual Sustainability Education in All-Day Schools
2021-1-AT01-KA220-SCH-000032737
Investigador
European Union
Em curso
2018 - 2022 Let's go STEM: Its influence on Physics' learning, interest and motivation (GoSTEM)
PTDC/CED-EDG/31480/2017
Outra
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2018 - 2022 ExperimentaCiência - ciências experimentais no 1.º Ciclo no Ensino Básico [ExperimentSciences: experimental sciences in primary school]
Aviso Norte-66-2016-29
Investigador
Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa – Município de Penafiel
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Lopes, B.; Delgado, F.; Araújo, José Luís; Hahn, M.. Autor correspondente: Lopes, B.. "A Física e a Biologia de mãos dadas na introdução à microscopia: uma proposta de atividades com materiais de baixo custo.". Trabalho apresentado em STEM+L – aprendizagem da Ciência, Tecnologias, Engenharia e Matemática, na Língua em que nos une., Maputo, 2023.
    Publicado
  2. Araújo, José Luís; Morais, Carla; Paiva, João C.. Autor correspondente: Araújo, José Luís. "PVC PROJECT: TEACHING CHEMISTRY THROUGH MARINE LITTER CONTEXT". Trabalho apresentado em ICERI 2020, Sevilha, 2020.
    10.21125/iceri.2020.0299
Artigo em revista
  1. José Luís Araújo; Isabel Saúde. "Can ChatGPT Enhance Chemistry Laboratory Teaching? Using Prompt Engineering to Enable AI in Generating Laboratory Activities". Journal of Chemical Education (2024): https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.3c00745.
    10.1021/acs.jchemed.3c00745
  2. Araújo, José Luís; Morais, C.. "Citizen Science and Environmental Education: Contributions of the PVC project". Boletim da AIA – CTS 20 (2024): 19-27. https://aia-cts.web.ua.pt/wp-content/uploads/2024/03/Boletim_AIA_CTS_n20.pdf.
    Publicado
  3. Rita Santos; Maria Hranchak; Afonso Costa; José Luís Araújo; Ana Pedro. "Democracy in school: Democracy in the eyes of the little ones!". American Journal of Educational Research (2023): http://dx.doi.org/10.12691/education-11-8-6.
    10.12691/education-11-8-6
  4. José Luís Araújo; Carla Morais; João Carlos Paiva. "Students’ attitudes towards the environment and marine litter in the context of a coastal water quality educational citizen science project". Australian Journal of Environmental Education (2023): https://doi.org/10.1017/aee.2023.14.
    10.1017/aee.2023.14
  5. Beatriz Coquim; Maria João Rocha; Mariana Abreu; Ana Paula Pedro; José Luís Araújo. "“Friend's Council”: The Importance of Emotions and Democracy in Preschool Education". American Journal of Educational Research (2023): http://dx.doi.org/10.12691/education-11-8-7.
    10.12691/education-11-8-7
  6. Carla Morais; José L. Araújo. "An Alternative Experimental Procedure to Determine the Solubility of Potassium Nitrate in Water with Automatic Data Acquisition Using Arduino for Secondary School: Development and Validation with Pre-Service Chemistry Teachers". Journal of Chemical Education (2023): https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.2c00615.
    10.1021/acs.jchemed.2c00615
  7. Araújo, José Luís; Morais, Carla; Paiva, João Carlos. "A ciência cidadã na promoção da consciencialização químico-ambiental dos alunos, no contexto da poluição marinha por (micro)plásticos". Revista Electrónica Educare 27 1 (2022): 1-21. http://dx.doi.org/10.15359/ree.27-1.15845.
    10.15359/ree.27-1.15845
  8. Araújo, José Luís; Morais, Carla; Paiva, João Carlos. Autor correspondente: Araújo, José Luís. "Citizen Science as a Pedagogical Tool in Chemistry Education: Students' Attitudes and Teachers' Perceptions". Interdisciplinary Journal of Environmental and Science Education 18 2 (2022): e2271. http://dx.doi.org/10.21601/ijese/11841.
    10.21601/ijese/11841
  9. Araújo, José Luís; Morais, C.; Paiva, J. C.. Autor correspondente: Araújo, José Luís. "Student participation in a coastal water quality citizen science project and its contribution to the conceptual and procedural learning of chemistry". Chemistry Education Research and Practice 23 1 (2022): 100-112. http://dx.doi.org/10.1039/d1rp00190f.
    10.1039/d1rp00190f
  10. Baptista, M.; Cunha, A. E.; Vieira, H.; Araújo, José Luís; Morais, C.; Lopes, J. B.. "A voz de investigadores e professores sobre a articulação entre a investigação e as práticas de ensino em educação em ciência [The voice of researchers and teachers on the relationship between research and teaching practices in science education]". APEduC Revista/APEduC Journal 3 2 (2022): 116-129. https://apeducrevista.utad.pt/index.php/apeduc/article/view/365/142.
    Publicado
  11. Araújo, José Luís; Morais, Carla; Paiva, João Carlos. Autor correspondente: Araújo, José Luís. "STUDENTS' ATTITUDES TOWARDS SCIENCE: THE CONTRIBUTION OF A CITIZEN SCIENCE PROJECT FOR MONITORING COASTAL WATER QUALITY AND (MICRO)PLASTICS". Journal of Baltic Science Education 20 6 (2021): 881-893. http://dx.doi.org/10.33225/jbse/21.20.881.
    10.33225/jbse/21.20.881
  12. Morais, Carla; Ferreira, António José; Araújo, José Luís. Autor correspondente: Morais, Carla. "Qualitative polymer analysis lab through inquiry-based". Educación Química 32 1 (2021): 85. http://dx.doi.org/10.22201/fq.18708404e.2021.1.75770.
    10.22201/fq.18708404e.2021.1.75770
  13. Araújo, José Luís; Morais, Carla; Paiva, João C.. Autor correspondente: Araújo, José Luís. "Developing and Implementing a Low-Cost, Portable Pedagogical Kit to Foster Students’ Water Quality Awareness and Engagement by Sampling Coastal Waters and Analyzing Physicochemical Properties". Journal of Chemical Education 97 10 (2020): 3697-3701. http://dx.doi.org/10.1021/acs.jchemed.0c00333.
    10.1021/acs.jchemed.0c00333
  14. C. Morais; J. L. Araújo; I. Saúde. "Awakening to chemistry through storytelling and practical activities: middle school students interacting with pre-school children". Chemistry Education Research and Practice (2019): https://doi.org/10.1039/C8RP00096D.
    10.1039/C8RP00096D
  15. Araújo, José Luís; Morais, C.; Paiva, J. C.. Autor correspondente: Araújo, José Luís. "Poetry and alkali metals: building bridges to the study of atomic radius and ionization energy". Chemistry Education Research and Practice 16 4 (2015): 893-900. http://dx.doi.org/10.1039/c5rp00115c.
    10.1039/c5rp00115c
  16. Carvalho, Pedro N.; Araújo, José Luís; Mucha, Ana P.; Basto, M. Clara P.; Almeida, C. Marisa R.. "Potential of constructed wetlands microcosms for the removal of veterinary pharmaceuticals from livestock wastewater". Bioresource Technology 134 (2013): 412-416. http://dx.doi.org/10.1016/j.biortech.2013.02.027.
    10.1016/j.biortech.2013.02.027
Capítulo de livro
  1. Paiva, João Carlos de Matos; Morais, C.; Soares, Martinho Tomé Martins ; Araújo, José Luís; Vieira, H.. ""Química ao pé da letra": autorrecensão da obra com reflexões para o ensino e a divulgação da química ["Química ao pé da letra" (Chemistry to the letter): self-examination of the work with reflections on the teaching and dissemination of chemistry]."". In Química e Literatura: princípios teóricos e metodológicos e os contributos para o ensino e a formação de professores de Química. Editora da Universidade Federal da Fronteira Sul, 2023.
    No prelo
Livro
  1. Ferreira, J. A. ; Tavares, F.; Carvalho, P. S.; Morais, C.; Magalhães, A. L.; Mota, A. R.; Martins, A. S.; Santos, A. I.; Araújo, J. L.. ExperimentaCiências: Um guia para professores do primeiro ciclo [ExperimentSciences: a guide for primary school teachers]. Porto: Casa das Ciências/ICETA. 2021.
    Publicado
  2. Paiva, J. C.; Morais, C.; Soares, M.; Araújo, J. L.; Vieira, H.; Moreira, L.. Química ao pé da letra [Chemistry by the letter]. Porto, Portugal: U. Porto Press. 2021.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Araújo, José Luís; Morais, C.; Paiva, J. C.. Autor correspondente: Araújo, José Luís. "O potencial pedagógico da ciência cidadã explorado na aula de química através da monitorização da qualidade da água e da presença de microplásticos". Trabalho apresentado em A Voz dos Professores de Ciências e Tecnologia, 2018.
  2. Araújo, José Luís. Autor correspondente: Araújo, José Luís. "Poesia e metais alcalinos: construindo pontes para o estudo do raio atómico e da energia de ionização". Trabalho apresentado em I Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências, 2015.
  3. Saúde, I.; Morais, C.; Araújo, J. L.; Paiva, J. C.. Autor correspondente: Saúde, I.. "Utilização pedagógica de histórias para o ensino da Química: Uma experiência com alunos do 3º ciclo e do ensino pré-escolar". Trabalho apresentado em I Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências, 2015.
Resumo em conferência
  1. Araújo, J. L.; Saúde, I.. Autor correspondente: Araújo, J. L.. "Inteligência Artificial na Educação em Química: Perceções dos professores face ao uso do ChatGPT.". Trabalho apresentado em XXVII Encontro Luso-Galego de Química, Porto, 2023.
    Publicado
  2. Fernandes, A.; Araújo, José Luís. Autor correspondente: Fernandes, A.. "Mulheres afrodescendentes e cientistas: qual o caminho para a inclusão na Educação em Química?". Trabalho apresentado em XXVII Encontro Luso-Galego de Química, Porto, 2023.
    Publicado
  3. Araújo, J. L.; Lopes, B.; Hahn, M.. Autor correspondente: Araújo, J. L.. "A interdisciplinaridade Física/Química e Física/Biologia em atividades laboratoriais STEM inclusivas". Trabalho apresentado em 2ª Conferência Internacional de Educação em Ciência, Matemática e Sustentabilidade, Maputo, 2023.
    Publicado
  4. Hahn, M.; Ribeiro, T.; Araújo, José Luís; Vasconcelos, C.. Autor correspondente: Araújo, José Luís. "Mesa sísmica e o ensino da propagação de ondas: Um recurso educativo para uma abordagem STEAM". Trabalho apresentado em 2ª Conferência Internacional de Educação em Ciência, Matemática e Sustentabilidade, 2023.
    Publicado
  5. Morais, C.; Araújo, José Luís; Paiva, J. C. Autor correspondente: Morais, C.. "PVC project – a look at a coastal water monitoring and physicochemical analysis.". Trabalho apresentado em Chemistry Education Research and Practice - Gordon Research Conference: Coordinating the Production and Consumption of Knowledge on Chemistry Teaching and Learning, Lewiston, ME, 2023.
    Publicado
  6. Araújo, José Luís; Morais, C. Autor correspondente: Morais, C. "Citizen science in chemistry education: Contributions to teaching practices". Trabalho apresentado em American Chemical Society - Spring National Meeting 2023 – ACS Spring 2023 - Division of Chemical Education, Indianapolis, 2023.
    Publicado
  7. Araújo, J. L.; Morais, C.; Paiva, J. C.. Autor correspondente: Araújo, J. L.. "Projeto educacional de ciência cidadã PVC e mudanças de atitudes face à ciência de rapazes e raparigas.". Trabalho apresentado em XIX ENEC - Encontro Nacional de Educação em Ciências | IV ISSE | International Seminar on Science Education, Coimbra, 2021.
    Publicado
  8. Araújo, J. L.; Saúde, I.; Morais, C.; Paiva, J. C.. Autor correspondente: Paiva, J. C.. "A descoberta do benzeno: Alguns alavancamentos históricos e epistemológicos para o ensino da química". Trabalho apresentado em 1.º Encontro Nacional de História da Química, Aveiro, 2021.
    Publicado • 10.48528/y82q-sf85
  9. Morais, C.; Paiva, João Carlos de Matos; Araújo, José Luís; Vieira, H.; Soares, Martinho Tomé Martins ; Moreira, L.. ""Química ao pé da letra": O encontro das palavras com o ensino e a divulgação da química ["Chemistry by the letter": When words meet Chemistry teaching and communication]". Trabalho apresentado em XXVII Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química, 2021.
  10. Araújo, José Luís; Morais, C.; Paiva, J. C.. "Teaching chemistry by sampling and analysing coastal water quality parameters and polluting beach plastics". Trabalho apresentado em ECRICE 2020 - 15th European Conference on Research in Chemistry Education - EuCheMS - European Chemical Sciences, 2020.
    Publicado
  11. Araújo, José Luís; Morais, C.; Paiva, J. C.. "Citizen science in the chemistry class: monitoring coastal water physicochemical parameters to assess students' attitudes towards chemistry". Trabalho apresentado em II WORKSHOP MEETING - CIQUP, Porto, 2020.
    Publicado
  12. Morais, C.; Moreira, L.; Paiva, J. C.; Soares, M.; Araújo, José Luís; Vieira, H.. "'Química ao pé da letra': Das raízes etimológicas às oportunidades de multidisciplinaridade e divulgação científica". Trabalho apresentado em XXVI Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química, Lisboa, 2019.
    Publicado
  13. Araújo, J. L.; Morais, C.; Paiva, J. C.. Autor correspondente: Araújo, J. L.. "A ciência cidadã e as atitudes dos alunos face à disciplina de Físico-Química". Trabalho apresentado em XXV Encontro Galego-Português de Química – Enseñanza de la Química, Santiago de Compostela, 2019.
    Publicado
  14. Araújo, J. L.; Morais, C.; Paiva, J. C.. Autor correspondente: Araújo, J. L.. "Chemistry lower secondary students' attitudes towards environment and marine litter in a context of a citizen science project". Trabalho apresentado em IUPAC - 47th World Chemistry Congress, Paris, 2019.
    Publicado
  15. Morais, C.; Moreira, L.; Paiva, J. C.; Soares, M.; Araújo, J. L.; Vieira, H.. Autor correspondente: Morais, C.. "Chemistry by the letter: Etymology as root and route for science communication". Trabalho apresentado em IUPAC - 47th World Chemistry Congress, Paris, 2019.
    Publicado
  16. Araújo, J. L.; Morais, C.; Paiva, J. C.. Autor correspondente: Araújo, J. L.. "Projeto PVC: um projeto de ciência cidadã para a promoção atitudes positivas face à Química e a problemáticas ambientais". Trabalho apresentado em 2º Encontro Nacional de Ciência Cidadã, Lisboa, 2019.
    Publicado
  17. Morais, C.; Moreira, L.; Paiva, João Carlos de Matos; Soares, Martinho Tomé Martins ; Araújo, José Luís; Vieira, H.. ""Química ao pé da letra": Das raízes etimológicas às oportunidades de multidisciplinaridade e divulgação científica ["Chemistry by the letter": From the etymological roots to oportunities for multidisciplinarity and scientific dissemination]". Trabalho apresentado em XXVI Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química [XXVI National Meeting of the Portuguese Chemistry Society], Lisboa, 2019.
    Publicado
  18. Morais, C.; Araújo, J. L.; Oliveira, S.; Moreira, L.. Autor correspondente: Morais, C.. "Chemistry in a primary school: storytelling and hand-on activities about water". Trabalho apresentado em ECRICE 2018 - 14th European Conference on Research in Chemistry Education, 2018.
    Publicado
  19. Araújo, J. L.; Morais, C.; Paiva, J. C.; Autor correspondente: Araújo, J. L... "A ciência cidadã na aula de química: um estudo das águas costeiras para monitorização da sua qualidade e da presença de microplásticos". Vila Nova de Gaia, 2018.
Tese / Dissertação
  1. "Desenvolvimento de dinâmicas e estratégias de potenciação pedagógica em projetos de Ciência Participativa: um estudo em Química no ensino básico [Development of pedagogical potentiation dynamics and strategies in participatory science projects: a Chemistry study in basic school]". Doutoramento, Universidade do Porto Faculdade de Ciências, 2020. https://hdl.handle.net/10216/130170.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/11 Araújo, J. L. , & Saúde, I. . (2023). Inteligência Artificial na Educação em Química: Perceções dos professores face ao uso do ChatGPT. XXVII Encontro Luso-Galego de Química. Porto
2023/10 Hahn, M. , Ribeiro, T. , Araújo, J. L. , & Vasconcelos, C.. (2023). Mesa sísmica e o ensino da propagação de ondas: Um recurso educativo para uma abordagem STEAM. 2ª Conferência Internacional de Educação em Ciência, Matemática e Sustentabilidade. Maputo, Moçambique
2023/10 Araújo, J. L. , Lopes, B. , & Hahn, M.. (2023). A interdisciplinaridade Física/Química e Física/Biologia em atividades laboratoriais STEM inclusivas. 2ª Conferência Internacional de Educação em Ciência, Matemática e Sustentabilidade. Maputo, Moçambique
2021 Araújo, J. L., Morais, C., & Paiva, J. C. (2021). Projeto educacional de ciência cidadã PVC e mudanças de atitudes face à ciência de rapazes e raparigas. Educação em Ciências: interações e desafios - Livros de atas do XIX ENEC - Encontro Nacional de Educação em Ciências | IV ISSE | International Seminar on Science Education (pp. 104-107)
2021 Morais, C., Paiva, J. C., Araújo, J. L., Vieira, H., Soares, M., & Moreira, L. (2021). 'Química ao pé da letra': O encontro das palavras com o ensino e a divulgação da química. In Chemistry and Opportunities in a Global Society - Livro de resumos do XXVII Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química. Sociedade Portuguesa de Química (p. 141). Universidade do Minho.
2020 Araújo, J. L., Morais, C., & Paiva, J. C. (2020). PVC project: Teaching Chemistry through marine litter context. In L. Gómez Chova, A. López Martínez, & I. Candel Torres (Eds.), ICERI2020 Proceedings - 13th Annual International Conference of Education, Research and Innovation (pp. 1063-1072). Sevilha: International Association of Technology, Education and Development (IATED)
2020 Araújo, J. L., Morais, C., & Paiva, J. C. (2020). Teaching chemistry by sampling and analysing coastal water quality parameters and polluting beach plastics. In Book of Abstracts of the ECRICE 2020 - 15th European Conference on Research in Chemistry Education - EuCheMS - European Chemical Sciences (p. 64). Weizmann Institute of Science, Rehovot, Israel.
2020 Araújo, J. L., Morais, C., & Paiva, J. C. (2020). Citizen science in the chemistry class: monitoring coastal water physicochemical parameters to assess students¿ attitudes towards chemistry. In Book of abstracts: II WORKSHOP MEETING - CIQUP, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
2019 Araújo, J. L., Morais, C., Paiva, J. C. (2019). A ciência cidadã e as atitudes dos alunos face à disciplina de Físico-Química. Atas do XXV Encontro Galego-Português de Química - Enseñanza de la Química, Sociedade Portuguesa de Química e Colégio Oficial de Químicos da Galiza (COLQUIGA), Cidade da Cultura, Santiago de Compostela, Espanha.
2019 Araújo, J. L., Morais, C., & Paiva, J. C. (2019). Projeto PVC: um projeto de ciência cidadã para a promoção atitudes positivas face à Química e a problemáticas ambientais. In Panorama da Ciência Cidadã em Portugal. Relatório do 2º Encontro Nacional de Ciência Cidadã, Academia das Ciências de Lisboa (pp. 49-50). Lisboa.
2019 Morais, C., Moreira, L., Paiva, J. C., Soares, M., Araújo, J. L., & Vieira, H. (2019). “Química ao pé da letra”: Das raízes etimológicas às oportunidades de multidisciplinaridade e divulgação científica. In A. Silva, B. Machado, J. Faria, R. Rocha, V. Freitas. Livro de resumos do XXVI Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química, Sociedade Portuguesa de Química (p. 76). Lisboa. ISBN 978-989-8124-27-2.
2018 Araújo, J. L., Morais, C., & Paiva, J. C. (2018). O potencial pedagógico da ciência cidadã explorado na aula de química através da monitorização da qualidade da água e da presença de microplásticos. In J. Lopes, J. Cravino & C. Costa (Eds.). Resumos do Encontro Internacional A Voz dos Professores de Ciências e Tecnologia (VPCT 2018) (p. 110), UTAD, Vila Real. ISBN: 978-989-704-346-8.
2018 Araújo, J. L., Morais, C., Paiva, J. C. (2018). A ciência cidadã na aula de química: um estudo das águas costeiras para monitorização da sua qualidade e da presença de microplásticos. In C. Morais, J. Paiva, J. Faria, M. Vilela, M. Baptista, L. Cardoso & N. Francisco. Livro de Resumos do VII Encontro da Divisão de Ensino e Divulgação da Química, Escola Secundária Almeida Garrett (p. 48). Vila Nova de Gaia.
2018 Araújo, J. L., Morais, C., & Paiva, J. C. (2018). A ciência cidadã na aula de Química: um estudo das águas costeiras para monitorização da sua qualidade e da presença de microplásticos. In R. Ferreira, C. Vasconcelos, A. Cardoso & B. Mota. Resumos digitais das comunicações do IV Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (p. 23-24). Porto. ISBN: 978-989-746-169-9.
2015 Araújo, J. L. (2015). Poesia e metais alcalinos: construindo pontes para o estudo do raio atómico e da energia de ionização. In C. Morais, C. Vasconcelos, J. C. Paiva, M. G. Chaves, & P. S. Carvalho, Resumos digitais das comunicações do I Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (p. 99). Porto. ISBN: 978-989-8753-08-3.

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - Atual Relatório de estágio
Orientador
Mestrado em Ensino de Física e Química no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2023 - Atual Relatório de estágio
Orientador
Mestrado em Ensino de Física e Química no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2023 - Atual Relatório de estágio
Orientador
Mestrado em Ensino de Física e Química no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2022 - Atual Uma questão de género na Didática da Física – implicações para a promoção de estratégias girl-friendly
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/11/26 - 2021/11/27 IX Encontro da Divisão de Ensino e Divulgação da Química da Sociedade Portuguesa de Química [IX Meeting of the Division of Chemistry Teaching and Dissemination of the Portuguese Chemistry Society] (2021/11/26 - 2021/11/27) (2021/11/26 - 2021/11/27)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023 - Atual Methodology and Curricular Development of Physics and Chemistry Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2023 - Atual Supervised Teaching Practice Mestrado em Ensino de Física e Química no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2023 - Atual Seminar in Didactics of Physics and Chemistry Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2021 - 2022 Chemical Education I Physics and Chemistry Teacher Education for Middle and Secondary Schools (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2021 - 2022 Elements of Science Communication Science Education and Communication (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2021 - 2022 Teaching and Communication of Physics and Chemistry Science Education and Communication (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2023/11 Araújo, J. L.. (2023). (H)À Educação: Há que ensinar ciência aos mais pequenos? Jornal de Aveiro