???global.info.a_carregar???
José Luís Araújo was born in Barcelos, Portugal, in 1990. He graduated in Chemistry at the Faculty of Sciences of the University of Porto where he also got his Master's degree in Physics and Chemistry Teacher Education for Middle and Secondary Schools and his PhD in Teaching and Dissemination of Science with an FCT grant (Ref. SFRH/BD/132482/2017). Currently is an Assistant Professor at the Education and Psychology Department of the University of Aveiro and the director of the Master in Physics and Chemistry Teacher Education in the 3rd Cycle of Basic Schooling and Secondary Schooling at the same institution. His areas of interest include chemistry education, science communication and public engagement in scientific research through citizen science approaches. He has also an interest in exploring STE(A)M approaches to science and chemistry education.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
José Luís da Silva Araújo

Nomes de citação

  • Araújo, José Luís

Identificadores de autor

Ciência ID
A21C-88AA-5596
ORCID iD
0000-0002-0617-2407

Endereços de correio eletrónico

  • jlaraujo@ua.pt (Profissional)

Moradas

  • Campus Universitário de Santiago, 3810-193, Aveiro , Aveiro , Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2020
Concluído
Teaching and Dissemination of Science (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
"Development of pedagogical potentiation dynamics and strategies in participatory science projects: a Chemistry study in basic school" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved
2014
Concluído
Physics and Chemistry Teacher Education for Middle and Secondary Schools (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
18/20
2012
Concluído
Chemistry (Licenciatura)
Especialização em Chemistry
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
15/20
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021 - 2023 Investigador (Investigação) Universidade do Porto Centro de Investigação em Química, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/02 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2018 - 2020 Development of pedagogical potentiation dynamics and strategies in participatory science projects: a Chemistry study in basic school
SFRH/BD/132482/2017
Bolseiro de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2022/01/01 - Atual Sustainability Education in All-Day Schools
2021-1-AT01-KA220-SCH-000032737
Investigador
European Union
Em curso
2018 - 2022 Let's go STEM: Its influence on Physics' learning, interest and motivation (GoSTEM)
PTDC/CED-EDG/31480/2017
Outra
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2018 - 2022 ExperimentaCiência - ciências experimentais no 1.º Ciclo no Ensino Básico [ExperimentSciences: experimental sciences in primary school]
Aviso Norte-66-2016-29
Investigador
Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa – Município de Penafiel
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Araújo, José Luís; Morais, Carla; Paiva, João C.. Autor correspondente: Araújo, José Luís. "PVC PROJECT: TEACHING CHEMISTRY THROUGH MARINE LITTER CONTEXT". Trabalho apresentado em ICERI 2020, Sevilha, 2020.
    10.21125/iceri.2020.0299
Artigo em revista
  1. Araújo, José Luís; Morais, Carla; Paiva, João Carlos. "A ciência cidadã na promoção da consciencialização químico-ambiental dos alunos, no contexto da poluição marinha por (micro)plásticos". Revista Electrónica Educare 27 1 (2022): 1-21. http://dx.doi.org/10.15359/ree.27-1.15845.
    10.15359/ree.27-1.15845
  2. Araújo, José Luís; Morais, Carla; Paiva, João Carlos. Autor correspondente: Araújo, José Luís. "Citizen Science as a Pedagogical Tool in Chemistry Education: Students' Attitudes and Teachers' Perceptions". Interdisciplinary Journal of Environmental and Science Education 18 2 (2022): e2271. http://dx.doi.org/10.21601/ijese/11841.
    10.21601/ijese/11841
  3. Araújo, José Luís; Morais, C.; Paiva, J. C.. Autor correspondente: Araújo, José Luís. "Student participation in a coastal water quality citizen science project and its contribution to the conceptual and procedural learning of chemistry". Chemistry Education Research and Practice 23 1 (2022): 100-112. http://dx.doi.org/10.1039/d1rp00190f.
    10.1039/d1rp00190f
  4. Baptista, Mónica; Cunha, Ana Edite ; Vieira, Hugo; Araújo, José Luís; Morais, Carla; Lopes, J. Bernardino. Autor correspondente: Baptista, Mónica. "A voz de investigadores e professores sobre a articulação entre a investigação e as práticas de ensino em educação em ciência.". APEduC Revista/APEduC Journal 3 2 (2022): 116-129.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Araújo, José Luís; Morais, Carla; Paiva, João Carlos. Autor correspondente: Araújo, José Luís. "STUDENTS' ATTITUDES TOWARDS SCIENCE: THE CONTRIBUTION OF A CITIZEN SCIENCE PROJECT FOR MONITORING COASTAL WATER QUALITY AND (MICRO)PLASTICS". Journal of Baltic Science Education 20 6 (2021): 881-893. http://dx.doi.org/10.33225/jbse/21.20.881.
    10.33225/jbse/21.20.881
  6. Morais, Carla; Ferreira, António José; Araújo, José Luís. Autor correspondente: Morais, Carla. "Qualitative polymer analysis lab through inquiry-based". Educación Química 32 1 (2021): 85. http://dx.doi.org/10.22201/fq.18708404e.2021.1.75770.
    10.22201/fq.18708404e.2021.1.75770
  7. Araújo, José Luís; Morais, Carla; Paiva, João C.. Autor correspondente: Araújo, José Luís. "Developing and Implementing a Low-Cost, Portable Pedagogical Kit to Foster Students’ Water Quality Awareness and Engagement by Sampling Coastal Waters and Analyzing Physicochemical Properties". Journal of Chemical Education 97 10 (2020): 3697-3701. http://dx.doi.org/10.1021/acs.jchemed.0c00333.
    10.1021/acs.jchemed.0c00333
  8. Morais, C.; Araújo, José Luís; Saúde, I.. Autor correspondente: Morais, C.. "Awakening to chemistry through storytelling and practical activities: middle school students interacting with pre-school children". Chemistry Education Research and Practice 20 1 (2019): 302-315. http://dx.doi.org/10.1039/c8rp00096d.
    10.1039/c8rp00096d
  9. Araújo, José Luís; Morais, C.; Paiva, J. C.. Autor correspondente: Araújo, José Luís. "Poetry and alkali metals: building bridges to the study of atomic radius and ionization energy". Chemistry Education Research and Practice 16 4 (2015): 893-900. http://dx.doi.org/10.1039/c5rp00115c.
    10.1039/c5rp00115c
  10. Carvalho, Pedro N.; Araújo, José Luís; Mucha, Ana P.; Basto, M. Clara P.; Almeida, C. Marisa R.. "Potential of constructed wetlands microcosms for the removal of veterinary pharmaceuticals from livestock wastewater". Bioresource Technology 134 (2013): 412-416. http://dx.doi.org/10.1016/j.biortech.2013.02.027.
    10.1016/j.biortech.2013.02.027
Livro
  1. Ferreira, J. A. ; Tavares, F.; Carvalho, P. S.; Morais, C.; Magalhães, A. L.; Mota, A. R.; Martins, A. S.; Santos, A. I.; Araújo, J. L.. ExperimentaCiências: Um guia para professores do primeiro ciclo [ExperimentSciences: a guide for primary school teachers]. Porto: Casa das Ciências/ICETA. 2021.
    Publicado
  2. Paiva, J. C.; Morais, C.; Soares, M.; Araújo, J. L.; Vieira, H.; Moreira, L.. Química ao pé da letra [Chemistry by the letter]. Porto, Portugal: U. Porto Press. 2021.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Araújo, José Luís; Morais, C.; Paiva, J. C.. Autor correspondente: Araújo, José Luís. "O potencial pedagógico da ciência cidadã explorado na aula de química através da monitorização da qualidade da água e da presença de microplásticos". Trabalho apresentado em A Voz dos Professores de Ciências e Tecnologia, 2018.
  2. Araújo, José Luís. Autor correspondente: Araújo, José Luís. "Poesia e metais alcalinos: construindo pontes para o estudo do raio atómico e da energia de ionização". Trabalho apresentado em I Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências, 2015.
  3. Saúde, I.; Morais, C.; Araújo, J. L.; Paiva, J. C.. Autor correspondente: Saúde, I.. "Utilização pedagógica de histórias para o ensino da Química: Uma experiência com alunos do 3º ciclo e do ensino pré-escolar". Trabalho apresentado em I Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências, 2015.
Resumo em conferência
  1. Araújo, José Luís; Morais, C. Autor correspondente: Morais, C. "Citizen science in chemistry education: Contributions to teaching practices". Trabalho apresentado em American Chemical Society - Spring National Meeting 2023 – ACS Spring 2023 - Division of Chemical Education, Indianapolis, 2023.
    Publicado
  2. Araújo, J. L.; Morais, C.; Paiva, J. C.. Autor correspondente: Araújo, J. L.. "Projeto educacional de ciência cidadã PVC e mudanças de atitudes face à ciência de rapazes e raparigas.". Trabalho apresentado em XIX ENEC - Encontro Nacional de Educação em Ciências | IV ISSE | International Seminar on Science Education, Coimbra, 2021.
    Publicado
  3. Morais, C.; Paiva, J. C.; Araújo, José Luís; Vieira, H.; Soares, M.; Moreira, L.. "'Química ao pé da letra': O encontro das palavras com o ensino e a divulgação da química". Trabalho apresentado em XXVII Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química., Braga, 2021.
    Publicado
  4. Araújo, J. L.; Saúde, I.; Morais, C.; Paiva, J. C.. Autor correspondente: Paiva, J. C.. "A descoberta do benzeno: Alguns alavancamentos históricos e epistemológicos para o ensino da química". Trabalho apresentado em 1.º Encontro Nacional de História da Química, Aveiro, 2021.
    Publicado • 10.48528/y82q-sf85
  5. Araújo, José Luís; Morais, C.; Paiva, J. C.. "Teaching chemistry by sampling and analysing coastal water quality parameters and polluting beach plastics". Trabalho apresentado em ECRICE 2020 - 15th European Conference on Research in Chemistry Education - EuCheMS - European Chemical Sciences, 2020.
    Publicado
  6. Araújo, José Luís; Morais, C.; Paiva, J. C.. "Citizen science in the chemistry class: monitoring coastal water physicochemical parameters to assess students' attitudes towards chemistry". Trabalho apresentado em II WORKSHOP MEETING - CIQUP, Porto, 2020.
    Publicado
  7. Morais, C.; Moreira, L.; Paiva, J. C.; Soares, M.; Araújo, José Luís; Vieira, H.. "'Química ao pé da letra': Das raízes etimológicas às oportunidades de multidisciplinaridade e divulgação científica". Trabalho apresentado em XXVI Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química, Lisboa, 2019.
    Publicado
  8. Araújo, J. L.; Morais, C.; Paiva, J. C.. Autor correspondente: Araújo, J. L.. "A ciência cidadã e as atitudes dos alunos face à disciplina de Físico-Química". Trabalho apresentado em XXV Encontro Galego-Português de Química – Enseñanza de la Química, Santiago de Compostela, 2019.
    Publicado
  9. Araújo, J. L.; Morais, C.; Paiva, J. C.. Autor correspondente: Araújo, J. L.. "Chemistry lower secondary students' attitudes towards environment and marine litter in a context of a citizen science project". Trabalho apresentado em IUPAC - 47th World Chemistry Congress, Paris, 2019.
    Publicado
  10. Morais, C.; Moreira, L.; Paiva, J. C.; Soares, M.; Araújo, J. L.; Vieira, H.. Autor correspondente: Morais, C.. "Chemistry by the letter: Etymology as root and route for science communication". Trabalho apresentado em IUPAC - 47th World Chemistry Congress, Paris, 2019.
    Publicado
  11. Araújo, J. L.; Morais, C.; Paiva, J. C.. Autor correspondente: Araújo, J. L.. "Projeto PVC: um projeto de ciência cidadã para a promoção atitudes positivas face à Química e a problemáticas ambientais". Trabalho apresentado em 2º Encontro Nacional de Ciência Cidadã, Lisboa, 2019.
    Publicado
  12. Araújo, José Luís; Morais, C.; Paiva, J. C.; Araújo, J. L.. Autor correspondente: Araújo, José Luís. "A ciência cidadã na aula de química: um estudo das águas costeiras para monitorização da sua qualidade e da presença de microplásticos". Trabalho apresentado em IV Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências, Porto, 2018.
    Publicado
  13. Morais, C.; Araújo, J. L.; Oliveira, S.; Moreira, L.. Autor correspondente: Morais, C.. "Chemistry in a primary school: storytelling and hand-on activities about water". Trabalho apresentado em ECRICE 2018 - 14th European Conference on Research in Chemistry Education, 2018.
    Publicado
  14. Araújo, J. L.; Morais, C.; Paiva, J. C.; Autor correspondente: Araújo, J. L... "A ciência cidadã na aula de química: um estudo das águas costeiras para monitorização da sua qualidade e da presença de microplásticos". Vila Nova de Gaia, 2018.
Tese / Dissertação
  1. "Desenvolvimento de dinâmicas e estratégias de potenciação pedagógica em projetos de Ciência Participativa: um estudo em Química no ensino básico [Development of pedagogical potentiation dynamics and strategies in participatory science projects: a Chemistry study in basic school]". Doutoramento, Universidade do Porto Faculdade de Ciências, 2020. https://hdl.handle.net/10216/130170.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021 Araújo, J. L., Morais, C., & Paiva, J. C. (2021). Projeto educacional de ciência cidadã PVC e mudanças de atitudes face à ciência de rapazes e raparigas. Educação em Ciências: interações e desafios - Livros de atas do XIX ENEC - Encontro Nacional de Educação em Ciências | IV ISSE | International Seminar on Science Education (pp. 104-107)
2021 Morais, C., Paiva, J. C., Araújo, J. L., Vieira, H., Soares, M., & Moreira, L. (2021). 'Química ao pé da letra': O encontro das palavras com o ensino e a divulgação da química. In Chemistry and Opportunities in a Global Society - Livro de resumos do XXVII Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química. Sociedade Portuguesa de Química (p. 141). Universidade do Minho.
2020 Araújo, J. L., Morais, C., & Paiva, J. C. (2020). PVC project: Teaching Chemistry through marine litter context. In L. Gómez Chova, A. López Martínez, & I. Candel Torres (Eds.), ICERI2020 Proceedings - 13th Annual International Conference of Education, Research and Innovation (pp. 1063-1072). Sevilha: International Association of Technology, Education and Development (IATED)
2020 Araújo, J. L., Morais, C., & Paiva, J. C. (2020). Teaching chemistry by sampling and analysing coastal water quality parameters and polluting beach plastics. In Book of Abstracts of the ECRICE 2020 - 15th European Conference on Research in Chemistry Education - EuCheMS - European Chemical Sciences (p. 64). Weizmann Institute of Science, Rehovot, Israel.
2020 Araújo, J. L., Morais, C., & Paiva, J. C. (2020). Citizen science in the chemistry class: monitoring coastal water physicochemical parameters to assess students¿ attitudes towards chemistry. In Book of abstracts: II WORKSHOP MEETING - CIQUP, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
2019 Araújo, J. L., Morais, C., Paiva, J. C. (2019). A ciência cidadã e as atitudes dos alunos face à disciplina de Físico-Química. Atas do XXV Encontro Galego-Português de Química - Enseñanza de la Química, Sociedade Portuguesa de Química e Colégio Oficial de Químicos da Galiza (COLQUIGA), Cidade da Cultura, Santiago de Compostela, Espanha.
2019 Araújo, J. L., Morais, C., & Paiva, J. C. (2019). Projeto PVC: um projeto de ciência cidadã para a promoção atitudes positivas face à Química e a problemáticas ambientais. In Panorama da Ciência Cidadã em Portugal. Relatório do 2º Encontro Nacional de Ciência Cidadã, Academia das Ciências de Lisboa (pp. 49-50). Lisboa.
2019 Morais, C., Moreira, L., Paiva, J. C., Soares, M., Araújo, J. L., & Vieira, H. (2019). “Química ao pé da letra”: Das raízes etimológicas às oportunidades de multidisciplinaridade e divulgação científica. In A. Silva, B. Machado, J. Faria, R. Rocha, V. Freitas. Livro de resumos do XXVI Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química, Sociedade Portuguesa de Química (p. 76). Lisboa. ISBN 978-989-8124-27-2.
2018 Araújo, J. L., Morais, C., & Paiva, J. C. (2018). O potencial pedagógico da ciência cidadã explorado na aula de química através da monitorização da qualidade da água e da presença de microplásticos. In J. Lopes, J. Cravino & C. Costa (Eds.). Resumos do Encontro Internacional A Voz dos Professores de Ciências e Tecnologia (VPCT 2018) (p. 110), UTAD, Vila Real. ISBN: 978-989-704-346-8.
2018 Araújo, J. L., Morais, C., Paiva, J. C. (2018). A ciência cidadã na aula de química: um estudo das águas costeiras para monitorização da sua qualidade e da presença de microplásticos. In C. Morais, J. Paiva, J. Faria, M. Vilela, M. Baptista, L. Cardoso & N. Francisco. Livro de Resumos do VII Encontro da Divisão de Ensino e Divulgação da Química, Escola Secundária Almeida Garrett (p. 48). Vila Nova de Gaia.
2018 Araújo, J. L., Morais, C., & Paiva, J. C. (2018). A ciência cidadã na aula de Química: um estudo das águas costeiras para monitorização da sua qualidade e da presença de microplásticos. In R. Ferreira, C. Vasconcelos, A. Cardoso & B. Mota. Resumos digitais das comunicações do IV Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (p. 23-24). Porto. ISBN: 978-989-746-169-9.
2015 Araújo, J. L. (2015). Poesia e metais alcalinos: construindo pontes para o estudo do raio atómico e da energia de ionização. In C. Morais, C. Vasconcelos, J. C. Paiva, M. G. Chaves, & P. S. Carvalho, Resumos digitais das comunicações do I Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (p. 99). Porto. ISBN: 978-989-8753-08-3.

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/11/26 - 2021/11/27 IX Encontro da Divisão de Ensino e Divulgação da Química da Sociedade Portuguesa de Química [IX Meeting of the Division of Chemistry Teaching and Dissemination of the Portuguese Chemistry Society] (2021/11/26 - 2021/11/27) (2021/11/26 - 2021/11/27)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2021 - 2022 Chemical Education I Physics and Chemistry Teacher Education for Middle and Secondary Schools (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2021 - 2022 Elements of Science Communication Science Education and Communication (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2021 - 2022 Teaching and Communication of Physics and Chemistry Science Education and Communication (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal