???global.info.a_carregar???
Research assistant at the Inequality Observatory (CIES-Iscte). PhD candidate in Sociology at Iscte, with the project "Trajectories of children of immigrants in primary education: the power of school contexts in promoting success at school". Research experience includes studies on access and school trajectories of students of African origins in Portuguese higher education, effects of accountability in school inequalities and ethnical/racial inequalities in the education system.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Adriana Albuquerque de Oliveira Campos

Nomes de citação

  • Albuquerque, Adriana

Identificadores de autor

Ciência ID
9819-E091-D7FB
ORCID iD
0000-0001-7573-2992

Endereços de correio eletrónico

  • adriana_albuquerque@iscte-iul.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Sociologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2018/09/20 - 2022/09/30
Em curso
Sociologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"O poder dos contextos escolares na produção de trajetos de sucesso: o caso das crianças descendentes de imigrantes no ensino básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2017/09/15 - 2018/06/25
Concluído
Análise de Dados em Ciências Sociais (Especialização pós-licenciatura)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
18
2014/09/16 - 2016/12/31
Concluído
Educação e Sociedade (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
18
2011/09/16 - 2014/06/30
Concluído
Sociologia (Licenciatura)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
17
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/01 - 2024/08/31 Investigador (Investigação) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/02/01 - 2024/07/31 Assistente Convidado (Docente Universitário) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09/01 - 2020/06/30 Assistente Convidado (Docente Universitário) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2018 - 2022 Trajetos das crianças descendentes de imigrantes no ensino básico: O poder dos contextos escolares na produção do sucesso
SFRH/BD/135970/2018
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Projeto

Designação Financiadores
2023/02/16 - 2023/09/30 Implementação e resultados dos Planos de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas
PREDEP 51714/2022/DGE-DSPE-ERTE
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Concluído
2015/09/20 - 2018/08/31 TEIP 3, Programa Ministerial de Apoio aos Territórios Educativos Prioritários
0
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Ministério da Educação
Concluído
2018/03/01 - 2018/07/31 Internacionalização e desenvolvimento da área de Políticas Públicas de Educação
FCG/GP
Desenvolvimento técnico
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2017/01/25 - 2017/09/24 A diferença que a escola pode fazer: o sucesso escolar no concelho de Almada (4º e 6º ano)
252/AD/2016
Bolseiro de Investigação
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Câmara Municipal de Almada
Concluído
2016/02/01 - 2016/08/15 IGOS - Igualdade de Género: Odivelas e Seixal
10.13039/501100007048
Bolseiro de Investigação
Universidade de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos de Género, Portugal
EEA Grants
Concluído
2014/12/17 - 2015/06/30 Caminhos escolares de jovens africanos (PALOP) que acedem ao ensino superior
ACM2014-1A3-0011-FEINPT
Bolseiro de Investigação
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
CE-Comissão Europeia
Concluído
2014/09/01 - 2014/11/30 Success at School
Lifelong Learning Programme Centralized - COMENIUS
Bolseiro de Investigação
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

The University of Northampton, Reino Unido

Association Service Social Familial Migrants, França

New Bulgarian University, Bulgária

Ergo Institute, Eslovénia

Alma Mater Studiorum, Itália
CE-Comissão Europeia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2019/01/01 - Atual (Des)igualdades nos trajetos escolares dos descendentes de imigrantes
n/a
Bolseiro de Investigação
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Albuquerque, Adriana. "Nas malhas do exame: Prestação de contas, seletividade e estratificação numa escola básica suburbana". Trabalho apresentado em III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, Braga, 2018.
    Publicado
  2. Albuquerque, Adriana; Mateus, S.; Seabra, T.. "Educação, integração e equidade. Trajetos de jovens afrodescendentes no ensino superior [Education, integration and equity. Paths of young people of African descent in higher education]". Trabalho apresentado em Portugal, território de territórios. Atas do IX Congresso Português de Sociologia, Faro, 2016.
    Publicado
  3. Roldão, C.; Albuquerque, Adriana; Seabra, T.; Mateus, S.. "Afrodescendentes e Oportunidades de Acesso ao Ensino Superior [Afro-descendants and Opportunities for Access to Higher Education]". Trabalho apresentado em Portugal, território de territórios. Atas do IX Congresso Português de Sociologia, Faro, 2016.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Adriana Albuquerque; Teresa Seabra; Susana Da Cruz Martins. "Seletividade social na escola básica portuguesa: dinâmicas, condições e políticas (2008-2018)". Análise Social (2022): Vol. 57 No. 244 (202-Vol. 57 No. 244 (202. https://revistas.rcaap.pt/analisesocial/article/view/29321.
    10.31447/AS00032573.2022244.04
  2. Albuquerque, Adriana. "Entre o sonho e a realidade Contextos de exercício profissional da sociologia e manutenção de laços culturais com a disciplina". Sociologia Online - Revista da Associação Portuguesa de Sociologia 9 (2015): 7-24. http://revista.aps.pt/?cad=REV5554b4097e396&tipo=TAR4b223cfff053b&art=ART5554c02970eec.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Seabra, Teresa; Adriana Albuquerque. "Avaliação dos espaços escolares por alunos do ensino básico". In Espaço(s) com e para a(s) Criança(s) - Olhares Plurais a partir das ciências sociais, da arquitetura e do urbanismo, editado por Maria Manuela Ferreira Mendes; Samagaio, Florbela, 177-192. Lisboa, Portugal: Mundos Sociais, 2023.
    Publicado
  2. Martins, SC; Albuquerque, Adriana. "2. Autonomy and leadership of school actors". In School Autonomy, Organization and Performance in Europe. A comparative analysis for the period from 2000 to 2015. --, Portugal: CIES-ISCTE, 2019.
    Publicado
  3. Martins, SC; Albuquerque, Adriana; Capucha, Luís. "1. School autonomy, and administration. Configurations and processes in Europe.". In School autonomy, organization and performance in Europe. A comparative analysis for the period from 2000 to 2015, 1-3. Lisboa, Portugal: CIES-ISCTE, 2019.
    Publicado
  4. Albuquerque, Adriana; Seabra, T.; Mateus, S.. "National Case Study - Portugal". In Volunteering as empowerment for sucess at school, editado por Devecchi; C., 209-234. --, Reino Unido, 2015.
    Publicado
Livro
  1. Seabra, T.; Roldão, C.; Mateus, S.; Albuquerque, A.. Caminhos escolares de jovens africanos (PALOP) que acedem ao ensino superior. Lisboa, Portugal: Alto-Comissariado para as Migrações, I.P.. 2016.
    Publicado
Relatório
  1. Seabra, T.; Martins, SC; Albuquerque, Adriana. 2017. A diferença que a escola pode fazer. O sucesso escolar no concelho de Almada (4º e 6º ano).
  2. Seabra, T.; Roldão, C.; Mateus, S.; Albuquerque, Adriana. 2015. Caminhos escolares de jovens africanos (PALOP) que acedem ao ensino superior [School paths for young Africans (PALOP) accessing higher education].
  3. Seabra, T.; Mateus, S.; Albuquerque, Adriana. 2014. Evaluation Report SAS.

Outros

Outra produção
  1. How the social sciences talk about children and youth of African, Afroportuguese and black origins in Portugal: a critical state of the art (1990-2019). Afroeuropean Studies Conference. 2019. Albuquerque, Adriana. https://afroeuropeans2019.wixsite.com/afroeuropeans2019.
  2. Nas malhas do exame. Accountability e desigualdades sociais na escola básica suburbana (6º ano). III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação. 2018. Albuquerque, Adriana.
  3. Eficácia e equidade: dinâmicas de diferenciação social da rede escolar e evolução dos resultados num concelho da Área Metropolitana de Lisboa. X Congresso Português de Sociologia, Na Era da “Pós-verdade”? Esfera pública, cidadania e qualidade da democracia no Portugal Contemporâneo. 2018. Seabra, T.; Martins, SC; Albuquerque, Adriana.
  4. Efficacy and equity: Evolution of social differentiation between elementary schools and their results in a Portuguese municipality. European Conference on Educational Research (ECER), Inclusion and Exclusion, Resources for Educational Research?,. 2018. Seabra, T.; Martins, SC; Albuquerque, Adriana.
  5. Conditions of access and experiences of young people of African origins in Portuguese Higher Education. European Conference on Educational Research - ECER - Reforming Education and the Imperative of Constant Change: Ambivalent roles of policy and educational research. 2017. Mateus, S.; Albuquerque, Adriana; Seabra, T.; Roldão, C.. http://www.eera-ecer.de/ecer-2017-copenhagen/.
  6. A diferença que a escola pode fazer: o sucesso escolar no concelho de Almada (4º e 6º ano). II Encontro sobre Sucesso escolar. 2017. Seabra, T.; Martins, SC; Albuquerque, Adriana.
  7. Succeeding against the odds: Afro-Portuguese youth in Higher Education. Conferência Afroeuropeans: Black Cultures and Identities in Europe. 2017. Mateus, S.; Seabra, T.; Roldão, C.; Albuquerque, Adriana. https://www.uta.fi/yky/en/6thafroeuropeans/index_en.html.
  8. Educação, integração e equidade: Trajetos de jovens afrodescendentes no ensino superior [Education, integration and equity: paths of young Afro-descendants in higher education]. IX Congresso da Associação Portuguesa de Sociologia: Portugal, território de territórios. 2016. Albuquerque, Adriana; Mateus, S.; Seabra, T.; Cristina Roldão.
  9. Dissertação de Mestrado. Avaliação externa das aprendizagens e desigualdades educativas. Estudo de caso numa escola da Grande Lisboa. 2016. Albuquerque, Adriana; Seabra, T.; Roldão, C.. http://hdl.handle.net/10071/12664.
  10. Conditions of possibility: higher education access of African origin students in Portugal despite adverse socioeconomic conditions. Education and Empowerment: Theories and Practices, International Mid-term Conference Research Network RN 10 Sociology of Education. 2016. Seabra, T.; Mateus, S.; Roldão, C.; Albuquerque, Adriana.
  11. Afrodescendentes e Oportunidades de Acesso ao Ensino Superior [Afro-descendants and Opportunities for Access to Higher Education]. IX Congresso da Associação Portuguesa de Sociologia: Portugal, território de territórios. 2016. Roldão, C.; Albuquerque, Adriana; Seabra, T.; Mateus, S..
  12. Moving ahead in the educational systems: The complexities, conditions and experiences of youth of African origin in Portuguese Higher Education. 18th Nordic Migration Conference. 2016. Mateus, S.; Seabra, T.; Roldão, C.; Albuquerque, Adriana. http://www.sv.uio.no/iss/english/research/news-and-events/events/conferences-and-seminars/the-18th-nordic-migration-conference/.
  13. Sono e Desempenho Escolar: Resultados preliminares [Sleep and School Performance. Preliminary results]. Encontros da Educação. 2016. Seabra, T.; Mateus, S.; Roldão, C.; Albuquerque, Adriana.
  14. Violência e desigualdades sociais globais. Seminário de Desigualdades Sociais Contemporâneas. 2015. Albuquerque, Adriana.
  15. A presença dos afrodescendentes no ensino superior português [The presence of Afro-descendants in Portuguese higher education]. I Conferência Ibérica de Sociologia da Educação. 2015. Roldão, C.; Albuquerque, Adriana; Seabra, T.; Mateus, S.. https://sites.google.com/site/soced2015/home/programa.
  16. Caminhos (im)prováveis: equidade, mobilidade social e participação no ensino superior de jovens descendentes de imigrantes africanos [(Im)Probable paths: equity, social mobility and participation in higher education of young people of African origin]. I Conferência Ibérica de Sociologia da Educação. 2015. Albuquerque, Adriana; Mateus, S.; Seabra, T.; Roldão, C.. https://sites.google.com/site/soced2015/home/programa.
  17. Entre o sonho e a realidade: contextos organizacionais e luta pelo reconhecimento do sociólogo na profissão. Desafios à formação e empregabilidade dos sociólogos em Portugal: profissionalização e deontologia. 2014. Albuquerque, Adriana.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/09/22 Going through it (?): School-effects on the primary school trajectories of Afrodescendants in Lisbon Wellbeing and Resilience in the Times of Crisis - Mid-Term International Conference
Research Network 10 (Sociology of Education) of the European Sociological Association (Warsaw, Polónia)
2023/08/22 School Cultures for Diversity and Success: A Comparative Case Study on Migrant Students' Unexpected Success in a Lisbon School The Value of Diversity in Education and Educational Research
European Conference on Educational Research - ECER (Glasgow, Reino Unido)
2023/04/05 Fatores de promoção do sucesso e da equidade entre descendentes de imigrantes e nativos: estudo de caso numa escola inesperadamente eficaz Sociedades Polarizadas? Desafios para a Sociologia
Associação Portuguesa de Sociologia (Coimbra, Portugal)
2022/06/30 Going through it? The impact of school composition on the educational trajectories of children of immigrants in Lisbon Migration and Time: Temporalities of Mobility, Governance, and Resistance
IMISCOE (Oslo, Noruega)
2021/09/07 Socioethnic stratification within and between schools: analysing children of immigrants’ primary education transitions in Lisbon Education and Society: expectations, prescriptions, reconciliations
European Conference on Educational Research - ECER (Geneva, Suiça)
2021/04/23 Sociologia da Educação Colóquio de Sociologia
Núcleo de Estudantes de Sociologia - NES-Iscte (Online, Portugal)
2021/03/30 Diversificação e segmentação sociocultural: o caso dos descendentes de imigrantes no ensino básico 11.º Congresso Português de Sociologia
Associação Portuguesa de Sociologia (Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/09/28 - 2023/09/28 Conferência "Imigração e Escolaridade" - Observatório das Desigualdades (2023/09/28 - 2023/09/28)
Conferência (Coorganizador)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
2020/03/03 - 2020/03/03 Membro da Comissão Organizadora do Colóquio Internacional "Autonomia Escolar e Sistemas Educativos na Europa" (3 março) (2020/03/03 - 2020/03/03)
Conferência (Coorganizador)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/07/18 - 2019/07/18 Apoio na organização do Seminário "Aprendizagem através da Prática - Comunidades locais a trabalhar e aprender em conjunto para prevenir e reduzir o abandono escolar" (2019/07/18 - 2019/07/18)
Seminário (Coorganizador)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
2016/05/25 - 2016/05/27 Apoio na organização do I Congresso Internacional de Estudos de Género “Estudos de Género em debate: Percursos, desafios e olhares interdisciplinares” (2016/05/25 - 2016/05/27)
Congresso (Outra)
Universidade de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos de Género, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2020/02/18 - 2020/02/18 Moderadora do painel "Educação: futuro das escolas ou escolas do futuro?"
Conferência
III Jornadas de Sociologia - Ciência, Tecnologia e Sociedade
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

NESISCTE - Núcleo de Estudantes de Sociologia do Iscte, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020/02 - 2020/07 Métodos e Técnicas de Investigação: Extensivos Sociologia (PL) (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Métodos e Técnicas de Investigação: Intensivos Sociologia (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Expedição científica

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022/04/01 - 2022/05/31 Visiting Ph.D. student at the Department of Sociology at Ghent University, under the supervision of Professor Mieke van Houtte. With the financial support of national doctoral scholarship no. SFRH/BD/135970/2018 (FCT). Activities developed: literature review for Ph.D. thesis; class taught for the Sociology of Education Masters' course, on the subject of "School effectiveness in Portugal: Social and ethnic inequalities in European perspective". Universiteit Gent Faculteit Politieke en Sociale Wetenschappen, Bélgica
Distinções

Prémio

2014 Prémio CGD - Melhor Aluno Finalista da Licenciatura em Sociologia do ISCTE-IUL do ano 2013/2014