Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Adriana Albuquerque de Oliveira Campos
Nomes de citação
- Albuquerque, Adriana
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 9819-E091-D7FB
- ORCID iD
- 0000-0001-7573-2992
Endereços de correio eletrónico
- adriana_albuquerque@iscte-iul.pt (Profissional)
Websites
- https://ciencia.iscte-iul.pt/authors/adriana-albuquerque (Académico)
- https://www.researchgate.net/profile/Adriana_Albuquerque4 (Académico)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Sociologia
Idiomas
| Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
|---|---|---|---|---|---|
| Português (Idioma materno) | |||||
| Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
| Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) |
| Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Formação
| Grau | Classificação | |
|---|---|---|
|
2018/09/20 - 2022/09/30
Em curso
|
Sociologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"O poder dos contextos escolares na produção de trajetos de sucesso: o caso das crianças descendentes de imigrantes no ensino
básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
|
2017/09/15 - 2018/06/25
Concluído
|
Análise de Dados em Ciências Sociais (Especialização pós-licenciatura)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
18 |
|
2014/09/16 - 2016/12/31
Concluído
|
Educação e Sociedade (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
18 |
|
2011/09/16 - 2014/06/30
Concluído
|
Sociologia (Licenciatura)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
17 |
Percurso profissional
Ciência
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
|---|---|---|
| 2023/09/01 - 2025/12/31 | Investigador (Investigação) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
| ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal |
Docência no Ensino Superior
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
|---|---|---|
| 2025/02/01 - 2025/07/31 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
| ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | ||
| 2024/02/01 - 2024/07/31 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
| 2019/09/01 - 2020/06/30 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
Projetos
Bolsa
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2018 - 2022 | Trajetos das crianças descendentes de imigrantes no ensino básico: O poder dos contextos escolares na produção do sucesso
SFRH/BD/135970/2018
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Projeto
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2023/02/16 - 2023/09/30 | Implementação e resultados dos Planos de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas
PREDEP 51714/2022/DGE-DSPE-ERTE
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
Concluído
|
| 2015/09/20 - 2018/08/31 | TEIP 3, Programa Ministerial de Apoio aos Territórios Educativos Prioritários
0
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
Ministério da Educação
Concluído
|
| 2018/03/01 - 2018/07/31 | Internacionalização e desenvolvimento da área de Políticas Públicas de Educação
FCG/GP
Desenvolvimento técnico
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
|
| 2017/01/25 - 2017/09/24 | A diferença que a escola pode fazer: o sucesso escolar no concelho de Almada (4º e 6º ano)
252/AD/2016
Bolseiro de Investigação
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
Câmara Municipal de Almada
Concluído
|
| 2016/02/01 - 2016/08/15 | IGOS - Igualdade de Género: Odivelas e Seixal
10.13039/501100007048
Bolseiro de Investigação
Universidade de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos de Género, Portugal
|
EEA Grants
Concluído
|
| 2014/12/17 - 2015/06/30 | Caminhos escolares de jovens africanos (PALOP) que acedem ao ensino superior
ACM2014-1A3-0011-FEINPT
Bolseiro de Investigação
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
CE-Comissão Europeia
Concluído
|
| 2014/09/01 - 2014/11/30 | Success at School
Lifelong Learning Programme Centralized - COMENIUS
Bolseiro de Investigação
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
The University of Northampton, Reino Unido Association Service Social Familial Migrants, França New Bulgarian University, Bulgária Ergo Institute, Eslovénia Alma Mater Studiorum, Itália |
CE-Comissão Europeia
Concluído
|
Outro
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2019/01/01 - Atual | (Des)igualdades nos trajetos escolares dos descendentes de imigrantes
n/a
Bolseiro de Investigação
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
Em curso
|
Produções
Publicações
| Artigo em conferência |
|
| Artigo em revista |
|
| Capítulo de livro |
|
| Livro |
|
| Relatório |
|
Outros
| Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
| Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
|---|---|---|
| 2023/09/22 | Going through it (?): School-effects on the primary school trajectories of Afrodescendants in Lisbon | Wellbeing and Resilience in the Times of Crisis - Mid-Term International Conference
Research Network 10 (Sociology of Education) of the European Sociological Association (Warsaw, Polónia)
|
| 2023/08/22 | School Cultures for Diversity and Success: A Comparative Case Study on Migrant Students' Unexpected Success in a Lisbon School | The Value of Diversity in Education and Educational Research
European Conference on Educational Research - ECER (Glasgow, Reino Unido)
|
| 2023/04/05 | Fatores de promoção do sucesso e da equidade entre descendentes de imigrantes e nativos: estudo de caso numa escola inesperadamente eficaz | Sociedades Polarizadas? Desafios para a Sociologia
Associação Portuguesa de Sociologia (Coimbra, Portugal)
|
| 2022/06/30 | Going through it? The impact of school composition on the educational trajectories of children of immigrants in Lisbon | Migration and Time: Temporalities of Mobility, Governance, and Resistance
IMISCOE (Oslo, Noruega)
|
| 2021/09/07 | Socioethnic stratification within and between schools: analysing children of immigrants’ primary education transitions in Lisbon | Education and Society: expectations, prescriptions, reconciliations
European Conference on Educational Research - ECER (Geneva, Suiça)
|
| 2021/04/23 | Sociologia da Educação | Colóquio de Sociologia
Núcleo de Estudantes de Sociologia - NES-Iscte (Online, Portugal)
|
| 2021/03/30 | Diversificação e segmentação sociocultural: o caso dos descendentes de imigrantes no ensino básico | 11.º Congresso Português de Sociologia
Associação Portuguesa de Sociologia (Portugal)
|
Organização de evento
| Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2023/09/28 - 2023/09/28 | Conferência "Imigração e Escolaridade" - Observatório das Desigualdades (2023/09/28 - 2023/09/28)
Conferência (Coorganizador)
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal |
| 2020/03/03 - 2020/03/03 | Membro da Comissão Organizadora do Colóquio Internacional "Autonomia Escolar e Sistemas Educativos na Europa" (3 março) (2020/03/03 - 2020/03/03)
Conferência (Coorganizador)
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
| 2019/07/18 - 2019/07/18 | Apoio na organização do Seminário "Aprendizagem através da Prática - Comunidades locais a trabalhar e aprender em conjunto
para prevenir e reduzir o abandono escolar" (2019/07/18 - 2019/07/18)
Seminário (Coorganizador)
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal |
| 2016/05/25 - 2016/05/27 | Apoio na organização do I Congresso Internacional de Estudos de Género “Estudos de Género em debate: Percursos, desafios e
olhares interdisciplinares” (2016/05/25 - 2016/05/27)
Congresso (Outra)
|
Universidade de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos de Género, Portugal |
Participação em evento
| Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
|---|---|---|
| 2020/02/18 - 2020/02/18 | Moderadora do painel "Educação: futuro das escolas ou escolas do futuro?"
Conferência
|
III Jornadas de Sociologia - Ciência, Tecnologia e Sociedade
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
NESISCTE - Núcleo de Estudantes de Sociologia do Iscte, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
| Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
|---|---|---|---|
| 2020/02 - 2020/07 | Métodos e Técnicas de Investigação: Extensivos | Sociologia (PL) (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
| 2019/09 - 2020/01 | Métodos e Técnicas de Investigação: Intensivos | Sociologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
Expedição científica
| Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2022/04/01 - 2022/05/31 | Visiting Ph.D. student at the Department of Sociology at Ghent University, under the supervision of Professor Mieke van Houtte. With the financial support of national doctoral scholarship no. SFRH/BD/135970/2018 (FCT). Activities developed: literature review for Ph.D. thesis; class taught for the Sociology of Education Masters' course, on the subject of "School effectiveness in Portugal: Social and ethnic inequalities in European perspective". | Universiteit Gent Faculteit Politieke en Sociale Wetenschappen, Bélgica |
Distinções
Prémio
| 2014 | Prémio CGD - Melhor Aluno Finalista da Licenciatura em Sociologia do ISCTE-IUL do ano 2013/2014 |
