???global.info.a_carregar???
Bárbara Janiques de Carvalho is a Ph.D. student in Communication Sciences at University of Coimbra (Portugal) and researcher at the Interdisciplinary Centre of Social Sciences at Nova University of Lisbon (Portugal). Also part of the project (De)Coding Masculinities: Towards an enhanced understanding of medias role in shaping perceptions of masculinities in Portugal as a research fellow. She received her Bachelor degree in Social Communication / Advertising, at University of Fortaleza (Brazil) and her Master degree in Communication Sciences, at University of Minho (Portugal). The research carried out in the master's degree dealt with the digital interaction of young people and their relationship with consumer culture. Bárbara interests include interactive media, media literacy, the culture of microcelebrities, children's and teenagers' forms of socialization in digital social networks. She has over 10 years of experience in the communication sector of non-governmental organizations in Brazil, dealing with press relations, event production, social media management, digital marketing and copywriting.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Bárbara Janiques de Carvalho

Nomes de citação

  • Carvalho, Bárbara
  • Carvalho, B. J.

Identificadores de autor

Ciência ID
9713-D2A1-314F
ORCID iD
0000-0001-6203-7333

Moradas

  • Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra - Largo da Porta Férrea, 3004-530, Coimbra, Coimbra, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação - Comunicação Social e Comunicação Sócio-cultural

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2019/09 - 2023/09
Em curso
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
"A construção de identidades e sociabilidades juvenis em rede: Celebrificação, cultura do consumo e género nos media sociais " (TESE/DISSERTAÇÃO)
2016/09 - 2019/06
Concluído
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Especialização em Investigação
Universidade do Minho Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
"Entre o afeto e o consumo: perceções e interações de uma jovem youtuber e suas audiências" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2018/01 - 2018/03
Concluído
Gestão de Marketing Digital de Alta Performance (Curso de Especialização Tecnológica)
Comschool, Brasil
2015/03 - 2017/03
Concluído
Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Pós-Graduação)
Universidade de São Paulo Escola de Comunicações e Artes, Brasil
2003/02 - 2008/01
Concluído
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Bacharelato)
Universidade de Fortaleza, Brasil
"Os "Contos de Melissa" e a relação entre o feminino, o erotismo e os contos de fada" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2006/08 - 2007/12 Gestão de Ciência e Tecnologia Universidade de Fortaleza, Brasil
Núcleo Integrado de Comunicação da Universidade de Fortaleza, Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/05 - 2019/03 Diretora de comunicação Studio Deusdara Arquitetura e Design, Portugal
2014/06 - 2016/10 Coordenadora de produção Instituto Esporte & Educação, Brasil
2010/10 - 2014/05 Coordenadora de comunicação de projetos sociais Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Ceará, Brasil
2007/08 - 2009/12 Assessora de comunicação Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Ceará, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2021 - 2024/04 A construção de identidades e sociabilidades juvenis em rede: Celebrificação, cultura do consumo e género nos media sociais
2020.06176.BD
Bolseiro de Doutoramento
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Projeto

Designação Financiadores
2020 - 2021/04/30 DeCodeM - (Des)Codificar Masculinidades: para uma melhor compreensão do papel dos media na construção de perceções de masculinidades em Portugal
PTDC/COM-CSS/31740/2017
Bolseiro de Investigação
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2013 - 2014/12 Internacionalização U Rock Chair
0000
Desenvolvimento técnico
2006 - 2007/12 A criança e o consumo de mídia
0000
Investigador
Universidade de Fortaleza, Brasil
2004 - 2007/12 Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Adolescência e Mídia (GRIM)
0000
Investigador
Universidade de Fortaleza, Brasil

Outro

Designação Financiadores
2007 - 2007/07 O corpo como objeto de consumo e suporte da pseudoindividuação
0000
Investigador
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Carvalho, Bárbara. "Autenticidade ou comercialismo? Como a cultura do consumo é celebrada por uma jovem youtuber e suas audiências". Trabalho apresentado em V Congresso Literacia, Media e Cidadania - Tecnologia, desinformação e ética, Aveiro, 2019.
    Publicado
  2. Alessandra Carlos Alcântara; Carvalho, Bárbara; Brenda Lyra Guedes. "Tem Criança na Plateia...? Uma discussão sobre o lugar da criança na sociedade de consumo". Trabalho apresentado em XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, Campina Grande, 2010.
    Publicado
  3. Leandro Teixeira; Carvalho, Bárbara; Fabiano Monteiro; Gabriel Baquit; Natália Alves; Alessandra Bouty. "Campanha de Divulgação do Evento “De Ruma”". Trabalho apresentado em XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Natal, 2008.
    Publicado
  4. Carvalho, Bárbara; Brenda Lyra Guedes. "Eu sou Rebelde porque a Mídia quis assim? - Uma discussão teórica acerca de práticas que permeiam a rotina de algumas das crianças e dos adolescentes ditos rebeldes.". Trabalho apresentado em XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Santos, 2007.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Barbara Janiques de Carvalho; Lidia Marôpo. "“Tenho pena que não sinalizes quando fazes publicidade”: audiência e conteúdo comercial no canal Sofia Barbosa no YouTube". Comunicação e Sociedade 37 (2020): 93-107. https://doi.org/10.17231/comsoc.37(2020).2394.
    Publicado • 10.17231/comsoc.37(2020).2394
  2. Carvalho, Bárbara; Pereira, Sara (4611-81E8-BDA7); Marôpo, Lidia (801F-2368-4801). "O hibridismo como estratégia de influência entre uma youtuber portuguesa e o seu público jovem". Media & Jornalismo 20 36 (2020): 41-54. https://impactum-journals.uc.pt/mj/article/view/2183-5462_36_2.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Guedes, Brenda; Carvalho, Bárbara Janiques de. "Flexibilização ou fragilização? O caso da consulta pública sobre publicidade infantil proposta pelo Governo Federal". In Infâncias, juventudes e debates emergentes em comunicação, 27-73. SÃO PAULO, Brasil: Pimenta Cultural, 2020.
    Publicado • 10.31560/pimentacultural/2020.052.27-73
  2. Carvalho, Bárbara; Brenda Lyra Guedes; Alessandra Alcântara. "Tem Criança na Platéia? Uma discussão sobre o lugar da criança na sociedade de consumo". In Mídia, cidadania, manifestações culturais e questões de gênero, 143-163. Guarapuava, Brasil: Unicentro, 2010.
    Publicado
Edição de livro
  1. Guedes, Brenda; Carvalho, Bárbara Janiques de. Infâncias, juventudes e debates emergentes em comunicação. SÃO PAULO, Brasil: Pimenta Cultural. 2020.
    Publicado • 10.31560/pimentacultural/2020.052
Livro
  1. Carvalho, Bárbara; Emanuelle Lobo. Olhar Diferente. Fortaleza, Brasil: Expressão. 2009.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Carvalho, Bárbara. "Entre o afeto e o consumo: perceções e interações de uma jovem youtuber e suas audiências". Mestrado, Universidade do Minho Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, 2019. https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/61234.
  2. Carvalho, Bárbara. "A importância do planejamento de comunicação no Terceiro Setor e em projetos de responsabilidade social: o caso do documentário “O Começo da Vida". Licenciatura, Universidade de São Paulo, 2017.
  3. Carvalho, Bárbara. "Os "Contos de Melissa" e a relação entre o feminino, o erotismo e os contos de fada". Licenciatura, Universidade de Fortaleza, 2008.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/09 Jovens portugueses e brasileiros nos media sociais: um estudo que conecta celebrificação, consumo e género. V Encontro de Jovens Investigadores da Sopcom
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (Portugal)
2021/06 Flexibilização ou fragilização? O caso da consulta pública sobre publicidade infantil proposta pelo Governo Federal XI Propesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (São Paulo , Brasil)
2021/06 Disputas discursivas no debate mediático sobre publicidade infantil: a análise crítica do discurso como estratégia metodológica I Jornadas das Ciências da Comunicação FLUC - Metodologias aplicadas à investigação em Comunicação
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2021/06 Os desafios da pesquisa sobre infância e juventude Os desafios da pesquisa sobre infância e juventude
Universidade Federal do Mato Grosso - Laboratório de Estudos e Observação em Publicidade, Comunicação e Sociedade (Cuiabá, Brasil)
2021/03 Lançamento do e-book "Infâncias, juventudes e debates emergentes em comunicação" Lançamento do e-book "Infâncias, juventudes e debates emergentes em comunicação"
Laboratório de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia - Universidade Federal do Ceará (Fortaleza, Brasil)
2019/05 Autenticidade ou comercialismo? Como a cultura do consumo é celebrada por uma jovem youtuber e suas audiências V Congresso Literacia, Media e Cidadania
Grupo Informal de Literacia Mediática - GILM (Aveiro, Portugal)
2008/04 Infância e mídia 1º Colóquio sobre infância: diagnóstico, psicopatologia e intervenções
Universidade de Fortaleza (Fortaleza, Brasil)
2007/09 "Eu sou Rebelde porque a Mídia quis assim?" - Uma discussão teórica acerca de práticas que permeiam a rotina de algumas das crianças e dos adolescentes ditos rebeldes. Intercom Júnior - III Jornada de Iniciação Científica em Comunicação
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Santos, Brasil)
2005/10 A representação do feminino através dos filmes infantis da Disney Encontro dos pesquisadores do GRIM
Grupo de Pesquisa das Relações Infância, Adolescência e Mídia (Fortaleza, Brasil)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/06 - 2021/06 Integrou a Comissão Organizadora das I Jornadas das Ciências da Comunicação FLUC - Metodologias aplicadas à investigação em Comunicação, realizadas nos dias 29 e 30 de junho de 2021. (2021/06/29 - 2021/06/30)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal
2013/01 - 2014/05 Apoio técnico e comunicacional nos eventos do Projeto Selo Unicef - Município Aprovado, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no Brasil. (2013/01 - 2014/05)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
UNICEF Brasil, Brasil

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2021/06/29 - 2021/06/29 Workshop “Metodologias de investigação e suporte computacional”
Oficina (workshop)
I Jornadas das Ciências da Comunicação FLUC - Metodologias aplicadas à investigação em Comunicação
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2021/06/16 - 2021/06/18 XI ProPesq PP – Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda (Participação como congressista)
Congresso
XI ProPesq PP – Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda
Universidade de São Paulo Escola de Comunicações e Artes, Brasil

Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade e Propagada, Brasil
2020/11/16 - 2020/11/16 5° Simpósio Crianças e Adolescentes na Internet (Participação como ouvinte)
Simpósio
5° Simpósio Crianças e Adolescentes na Internet
Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br, Brasil
2020/07/02 - 2020/07/02 Sentir e viver pelas telas: midiatização e a pandemia do Covid 19 no segmento infanto-juvenil (Participação como ouvinte)
Mesa-redonda
I COMUNIC-AÇÃO: pesquisa, ensino e democracia
Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil
2019/09/23 - 2019/09/23 Workshop and Master Class Research on children, youth and the media: present and future with Dafna Lemish (Routgers University, US)
Oficina (workshop)
Workshop and Master Class Research on children, youth and the media: present and future
Instituto de Comunicação da Nova, Portugal

Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
2019/09/04 - 2019/09/05 Colóquio Internacional e Escola de Verão Género, Comunicação e Ativismos
Congresso
Colóquio Internacional e Escola de Verão Género, Comunicação e Ativismos
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal

Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, Portugal

Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres, Portugal
2017/10/02 - 2017/10/04 Marketing Digital Atelier Digital Google
Congresso
Curso de Marketing Digital Atelier Digital Google
Google Inc, Estados Unidos
2013/10/15 - 2013/10/22 BE BRASIL - Promovendo o melhor da criatividade, inovação, sustentabilidade e diversidade brasileira
Festival
BE BRASIL NEW YORK
ApexBrasil, Brasil
2007/06/13 - 2007/06/15 16º Festival Mundial de Publicidade de Gramado
Festival
A criatividade à frente das novas tecnologias
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Escola de Humanidades, Brasil

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2008/09/01 - 2008/10/29 Oficina de Capacitação em Radionovela Projeto Eu Sou Cidadão (Postgraduate Certificate) Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Ceará, Brasil

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2009/09 Entrevista concedida ao jornal O Povo em razão do lançamento do livro Olhar Diferente O Povo

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2021/09 - Atual Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação - SOPCOM Membro associado
2021/03 - Atual Rede de Pesquisa em Comunicação, Infâncias e Adolescências - RECRIA Pesquisadora Associada
2021/01 - Atual ECREA - European Communication Research and Education Association Institutional member - REGULAR
Distinções

Prémio

2007 Prémio EXPOCOM Nacional
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação, Brasil