???global.info.a_carregar???
Bárbara Janiques de Carvalho is a Ph.D. student in Communication Sciences at University of Coimbra (Portugal) and researcher at the Interdisciplinary Centre of Social Sciences at Nova University of Lisbon (Portugal). She received her Bachelor degree in Social Communication / Advertising, at University of Fortaleza (Brazil) and her Master degree in Communication Sciences, at University of Minho (Portugal). The research carried out in the master's degree dealt with the digital interaction of young people and their relationship with consumer culture. Bárbara interests include social media, media literacy, celebrity studies, children, young people and the media, gender studies, and consumption culture. She has co-edited Infâncias, juventudes e debates emergentes em comunicação (Pimenta Cultural, 2020). She has over 10 years of experience in the communication sector of non-governmental organizations in Brazil, dealing with press relations, event production, social media management, digital marketing and copywriting.
Identification

Personal identification

Full name
Bárbara Janiques de Carvalho

Citation names

  • Carvalho, Bárbara
  • Carvalho, B. J.

Author identifiers

Ciência ID
9713-D2A1-314F
ORCID iD
0000-0001-6203-7333

Addresses

  • Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra - Largo da Porta Férrea, 3004-530, Coimbra, Coimbra, Portugal (Professional)

Knowledge fields

  • Social Sciences - Media and Communications
  • Social Sciences - Media and Communications - Media and Socio-cultural Communication

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
English Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1) Elementary (A2)
Spanish; Castilian Upper intermediate (B2) Advanced (C1) Upper intermediate (B2) Advanced (C1) Upper intermediate (B2)
Education
Degree Classification
2019/09 - 2023/09
Ongoing
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
"A construção de identidades e sociabilidades juvenis em rede: Celebrificação, cultura do consumo e género nos media sociais " (THESIS/DISSERTATION)
2016/09 - 2019/06
Concluded
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Major in Investigação
Universidade do Minho Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
"Entre o afeto e o consumo: perceções e interações de uma jovem youtuber e suas audiências" (THESIS/DISSERTATION)
17
2018/01 - 2018/03
Concluded
Gestão de Marketing Digital de Alta Performance (Curso de Especialização Tecnológica)
Comschool, Brazil
2015/03 - 2017/03
Concluded
Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Pós-Graduação)
Universidade de São Paulo Escola de Comunicações e Artes, Brazil
2003/02 - 2008/01
Concluded
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Bacharelato)
Universidade de Fortaleza, Brazil
"Os "Contos de Melissa" e a relação entre o feminino, o erotismo e os contos de fada" (THESIS/DISSERTATION)
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2006/08 - 2007/12 Science and Technology Management Universidade de Fortaleza, Brazil
Núcleo Integrado de Comunicação da Universidade de Fortaleza, Brazil

Others

Category
Host institution
Employer
2017/05 - 2019/03 Diretora de comunicação Studio Deusdara Arquitetura e Design, Portugal
2014/06 - 2016/10 Coordenadora de produção Instituto Esporte & Educação, Brazil
2010/10 - 2014/05 Coordenadora de comunicação de projetos sociais Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Ceará, Brazil
2007/08 - 2009/12 Assessora de comunicação Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Ceará, Brazil
Projects

Grant

Designation Funders
2021/05 - 2024/04 A construção de identidades e sociabilidades juvenis em rede: Celebrificação, cultura do consumo e género nos media sociais
2020.06176.BD
PhD Student Fellow
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing

Contract

Designation Funders
2020/09/01 - 2021/04/30 DeCodeM - (Des)Codificar Masculinidades: para uma melhor compreensão do papel dos media na construção de perceções de masculinidades em Portugal
Research Fellow
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing
2013/10 - 2014/12 Internacionalização U Rock Chair
0000
Technical development
Concluded
2006/01 - 2007/12 A criança e o consumo de mídia
0000
Researcher
Universidade de Fortaleza, Brazil
Concluded
2004/08 - 2007/12 Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Adolescência e Mídia (GRIM)
0000
Researcher
Universidade de Fortaleza, Brazil
Concluded

Other

Designation Funders
2007/06 - 2007/07 O corpo como objeto de consumo e suporte da pseudoindividuação
0000
Researcher
Cancelled
Outputs

Publications

Book
  1. Carvalho, Bárbara; Emanuelle Lobo. Olhar Diferente. Fortaleza, Brazil: Expressão. 2009.
    Published
Book chapter
  1. Marôpo, Lidia ; Carvalho, Bárbara; Brenda Lyra Guedes. "Medias Sociais e Ciências da Educação: Desafios e Caminhos Éticos para a Investigação". In Ética e Investigação no Digital, edited by João Paz, 34-44. Lisboa, Portugal: LE@D, Universidade Aberta, 2022.
    Published • https://doi.org/10.34627/leadf.2022.6
  2. Guedes, Brenda; Carvalho, Bárbara Janiques de. "Flexibilização ou fragilização? O caso da consulta pública sobre publicidade infantil proposta pelo Governo Federal". In Infâncias, juventudes e debates emergentes em comunicação, 27-73. SÃO PAULO, Brazil: Pimenta Cultural, 2020.
    Published • 10.31560/pimentacultural/2020.052.27-73
  3. Carvalho, Bárbara; Brenda Lyra Guedes; Alessandra Alcântara. "Tem Criança na Platéia? Uma discussão sobre o lugar da criança na sociedade de consumo". In Mídia, cidadania, manifestações culturais e questões de gênero, 143-163. Guarapuava, Brazil: Unicentro, 2010.
    Published
Conference abstract
  1. Marôpo, Lidia ; Jorge, Ana; Carvalho, Bárbara; Filipa Neto. "Memeable, persistent, uncontrollable: When children become memes". Paper presented in 9th European Communication Conference - ECREA - Children, Youth and Media Section, Aarhus, 2022.
    Published
Conference paper
  1. Carvalho, Bárbara. "Autenticidade ou comercialismo? Como a cultura do consumo é celebrada por uma jovem youtuber e suas audiências". Paper presented in V Congresso Literacia, Media e Cidadania - Tecnologia, desinformação e ética, Aveiro, 2019.
    Published
  2. Alessandra Carlos Alcântara; Carvalho, Bárbara; Brenda Lyra Guedes. "Tem Criança na Plateia...? Uma discussão sobre o lugar da criança na sociedade de consumo". Paper presented in XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, Campina Grande, 2010.
    Published
  3. Leandro Teixeira; Carvalho, Bárbara; Fabiano Monteiro; Gabriel Baquit; Natália Alves; Alessandra Bouty. "Campanha de Divulgação do Evento “De Ruma”". Paper presented in XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Natal, 2008.
    Published
  4. Carvalho, Bárbara; Brenda Lyra Guedes. "Eu sou Rebelde porque a Mídia quis assim? - Uma discussão teórica acerca de práticas que permeiam a rotina de algumas das crianças e dos adolescentes ditos rebeldes.". Paper presented in XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Santos, 2007.
    Published
Edited book
  1. Guedes, Brenda; Carvalho, Bárbara Janiques de. Infâncias, juventudes e debates emergentes em comunicação. SÃO PAULO, Brazil: Pimenta Cultural. 2020.
    Published • 10.31560/pimentacultural/2020.052 • Editor
Journal article
  1. Jorge, Ana; Garcez, Bibiana; Janiques de Carvalho, Bárbara; Coelho, Ana Margarida. "Parenting on Celebrities’ and Influencers’ Social Media: Revamping Traditional Gender Portrayals". Journalism and Media 4 1 (2023): 105-117. http://dx.doi.org/10.3390/journalmedia4010008.
    Open access • Published • 10.3390/journalmedia4010008
  2. Barbara Janiques de Carvalho; Lidia Marôpo. "“Tenho pena que não sinalizes quando fazes publicidade”: audiência e conteúdo comercial no canal Sofia Barbosa no YouTube". Comunicação e Sociedade 37 (2020): 93-107. https://doi.org/10.17231/comsoc.37(2020).2394.
    Published • 10.17231/comsoc.37(2020).2394
  3. Carvalho, Bárbara; Pereira, Sara (4611-81E8-BDA7); Marôpo, Lidia (801F-2368-4801). "O hibridismo como estratégia de influência entre uma youtuber portuguesa e o seu público jovem". Media & Jornalismo 20 36 (2020): 41-54. https://impactum-journals.uc.pt/mj/article/view/2183-5462_36_2.
    Published
Thesis / Dissertation
  1. Carvalho, Bárbara. "Entre o afeto e o consumo: perceções e interações de uma jovem youtuber e suas audiências". Master, Universidade do Minho Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, 2019. https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/61234.
  2. Carvalho, Bárbara. "A importância do planejamento de comunicação no Terceiro Setor e em projetos de responsabilidade social: o caso do documentário “O Começo da Vida". Degree, Universidade de São Paulo, 2017.
  3. Carvalho, Bárbara. "Os "Contos de Melissa" e a relação entre o feminino, o erotismo e os contos de fada". Degree, Universidade de Fortaleza, 2008.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2023/04 Media sociais: desafios e orientações éticas para a investigação IV Congresso Literacia, Media e Cidadania
Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/04 Hierarquia de celebrificação digital: Uma proposta de tipologia para análise de produtores e utilizadores de conteúdo de media sociais XII Congresso da SOPCOM - Comunicação e Disrupção
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2021/09 Jovens portugueses e brasileiros nos media sociais: um estudo que conecta celebrificação, consumo e género. V Encontro de Jovens Investigadores da Sopcom
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (Portugal)
2021/06 Flexibilização ou fragilização? O caso da consulta pública sobre publicidade infantil proposta pelo Governo Federal XI Propesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (São Paulo , Brazil)
2021/06 Disputas discursivas no debate mediático sobre publicidade infantil: a análise crítica do discurso como estratégia metodológica I Jornadas das Ciências da Comunicação FLUC - Metodologias aplicadas à investigação em Comunicação
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2021/06 Os desafios da pesquisa sobre infância e juventude Os desafios da pesquisa sobre infância e juventude
Universidade Federal do Mato Grosso - Laboratório de Estudos e Observação em Publicidade, Comunicação e Sociedade (Cuiabá, Brazil)
2021/03 Lançamento do e-book "Infâncias, juventudes e debates emergentes em comunicação" Lançamento do e-book "Infâncias, juventudes e debates emergentes em comunicação"
Laboratório de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia - Universidade Federal do Ceará (Fortaleza, Brazil)
2019/05 Autenticidade ou comercialismo? Como a cultura do consumo é celebrada por uma jovem youtuber e suas audiências V Congresso Literacia, Media e Cidadania
Grupo Informal de Literacia Mediática - GILM (Aveiro, Portugal)
2008/04 Infância e mídia 1º Colóquio sobre infância: diagnóstico, psicopatologia e intervenções
Universidade de Fortaleza (Fortaleza, Brazil)
2007/09 "Eu sou Rebelde porque a Mídia quis assim?" - Uma discussão teórica acerca de práticas que permeiam a rotina de algumas das crianças e dos adolescentes ditos rebeldes. Intercom Júnior - III Jornada de Iniciação Científica em Comunicação
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Santos, Brazil)
2005/10 A representação do feminino através dos filmes infantis da Disney Encontro dos pesquisadores do GRIM
Grupo de Pesquisa das Relações Infância, Adolescência e Mídia (Fortaleza, Brazil)

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2022/02 - 2022/07 Integrante da comissão organizadora das II Jornadas de Ciências da Comunicação FLUC - "Questões críticas e emergentes" (2022/06/14 - 2022/06/15)
Congress (Member of the Organising Committee)
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal
2021/06 - 2021/06 Integrante da Comissão Organizadora das I Jornadas das Ciências da Comunicação FLUC - Metodologias aplicadas à investigação em Comunicação (2021/06/29 - 2021/06/30)
Congress (Member of the Organising Committee)
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal
2013/01 - 2014/05 Apoio técnico e comunicacional nos eventos do Projeto Selo Unicef - Município Aprovado, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no Brasil. (2013/01 - 2014/05)
Conference (Member of the Organising Committee)
UNICEF Brasil, Brazil

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2023/05/30 - 2023/06/02 13º Fórum da Internet no Brasil, realizado em Uberlândia/MG, com carga horária de 33 horas
Congress
13º Fórum da Internet no Brasil
Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br, Brazil
2022/03 - 2022/04 Série de Webinars sobre a relação entre crianças, jovens e os media digitais.
Seminar
Children, youths and digital media - Digital Citizenship Academy: young children becoming social actors in their own lives
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2021/06/29 - 2021/06/29 Workshop “Metodologias de investigação e suporte computacional”
Workshop
I Jornadas das Ciências da Comunicação FLUC - Metodologias aplicadas à investigação em Comunicação
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2021/06/16 - 2021/06/18 XI ProPesq PP – Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda (Participação como congressista)
Congress
XI ProPesq PP – Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda
Universidade de São Paulo Escola de Comunicações e Artes, Brazil

Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade e Propagada, Brazil
2020/11/16 - 2020/11/16 5° Simpósio Crianças e Adolescentes na Internet (Participação como ouvinte)
Symposium
5° Simpósio Crianças e Adolescentes na Internet
Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br, Brazil
2020/07/02 - 2020/07/02 Sentir e viver pelas telas: midiatização e a pandemia do Covid 19 no segmento infanto-juvenil (Participação como ouvinte)
Round table
I COMUNIC-AÇÃO: pesquisa, ensino e democracia
Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brazil
2019/09/23 - 2019/09/23 Workshop and Master Class Research on children, youth and the media: present and future with Dafna Lemish (Routgers University, US)
Workshop
Workshop and Master Class Research on children, youth and the media: present and future
Instituto de Comunicação da Nova, Portugal

Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
2019/09/04 - 2019/09/05 Colóquio Internacional e Escola de Verão Género, Comunicação e Ativismos
Congress
Colóquio Internacional e Escola de Verão Género, Comunicação e Ativismos
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal

Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, Portugal

Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres, Portugal
2017/10/02 - 2017/10/04 Marketing Digital Atelier Digital Google
Congress
Curso de Marketing Digital Atelier Digital Google
Google Inc, United States
2013/10/15 - 2013/10/22 BE BRASIL - Promovendo o melhor da criatividade, inovação, sustentabilidade e diversidade brasileira
Festival
BE BRASIL NEW YORK
ApexBrasil, Brazil
2007/06/13 - 2007/06/15 16º Festival Mundial de Publicidade de Gramado
Festival
A criatividade à frente das novas tecnologias
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Escola de Humanidades, Brazil

Association member

Society Organization name Role
2021/09 - Current Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação - SOPCOM Membro associado
2021/03 - Current Rede de Pesquisa em Comunicação, Infâncias e Adolescências - RECRIA Pesquisadora Associada
2021/01 - Current ECREA - European Communication Research and Education Association Institutional member - REGULAR

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2008/09/01 - 2008/10/29 Oficina de Capacitação em Radionovela Projeto Eu Sou Cidadão (Postgraduate Certificate) Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Ceará, Brazil

Interview (newspaper / magazine)

Activity description Newspaper / Forum
2009/09 Entrevista concedida ao jornal O Povo em razão do lançamento do livro Olhar Diferente O Povo

Interview (tv / radio show)

Program Topic
2022/02 - 2022/02 Podcast Maternagem, Mídia e Infância (UFPE) Publicidade e Infância: Práticas e Discursos no Tempo
Distinctions

Award

2007 Prémio EXPOCOM Nacional
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação, Brazil