???global.info.a_carregar???
Marília Pisco Castro Cid. Concluiu o Doutoramento em Ciências da Educação/ Educational Sciences em 2004/09/30 pela Universidade de Évora, Mestrado em Educação/ Education em 1995/12/21 pela Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências e Licenciatura em Ensino de Biologia e Geologia/ Biology and Geology Education em 1983/07/05 pela Universidade de Évora. É Professora Associada na Universidade de Évora. Publicou 38 artigos em revistas especializadas. Possui 20 capítulos de livros e 8 livros. Orientou 8 teses de doutoramento e 29 dissertações de mestrado. Participa e/ou participou como Investigador em 12 projetos. Atua na área de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. Nas suas atividades profissionais interagiu com 94 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Marília Pisco Castro Cid

Nomes de citação

  • Cid, Marília

Identificadores de autor

Ciência ID
951B-E73A-C1A2
ORCID iD
0000-0002-6009-0242

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2004/09/30
Concluído
Ciências da Educação/ Educational Sciences (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
"Da aprendizagem dos Alunos à Construção do Conhecimento do Professor de Biologia: Um Estudo no Âmbito da Genética. Students' learning and teachers' knowledge: a study on genetics." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Distinção e Louvor por unanimidade
1995/12/21
Concluído
Educação/ Education (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"A Ciência-Tecnologia-Sociedade na Formação de Professores e Efeitos na Aprendizagem dos Alunos/ Science-Technology-Society in Teanger Trainig and effects on learning" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1983/07/05
Concluído
Ensino de Biologia e Geologia/ Biology and Geology Education (Licenciatura)
Universidade de Évora, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Bom
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/04/29 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal
Universidade de Évora, Portugal
2004/10/01 - 2020/04/28 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal
1986/09/16 - 2004/09/30 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1983/09/01 - 1986/09/15 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/04/16 - 2019/07/04 Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório Universidade de Évora, Portugal
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2011/04 - 2014/10 Assessment, Teaching And Learning In The Portuguese And Brazilian Higher Education: Realities And Perspectives Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Projeto

Designação Financiadores
2018/10/01 - 2021/09/30 Plataformas Digitais na gestão educacional dos agrupamentos de escolas
PTDC/CED-EDG/29069/2017
Universidade do Porto, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade do Algarve, Portugal

Universidade de Coimbra, Portugal

Universidade de Évora, Portugal

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2018/07/15 - 2021/07/14 Aprender e Ensinar na Universidade
PTDC/CED-EDG/29252/2017
Universidade de Évora, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2018 - 2021 Narrativas de Formação na Escola e na Universidade: teorias e práticas
CAAE: 99177318.0.0000.8142
Investigador
Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação, Brasil
Concluído
2014 - 2016 Avaliação e Ensino na Educação Básica em Portugal e no Brasil: Relações com as Aprendizagens (AERA)
4.4.1.00 CAPES
Investigador
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010/01/01 - 2013/07/02 Avaliação do Currículo das Ciências Físicas e Naturais do 3º ciclo do Ensino Básico
PTDC/CPE-CED/102789/2008
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal

Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade Aberta, Portugal

Universidade de Évora, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010 - 2013 Developing an In-Service Training in Inclusive Classroom Practices (DISTINC)
510072-LLP-1-2010-1-TR-COMENIUS_CMP
Investigador
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
European Commission
Concluído
2007/11/02 - 2010/11/01 Da Qualidade do Ensino ao Sucesso Académico: Um Estudo Longitudinal sobre a Perspectiva dos Estudantes dos Ensinos Secundário e Superior. Procura de Práticas Eficazes para um Rendimento Académico de Sucesso.
PTDC/CED/66574/2006
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2005/05/01 - 2008/09/30 IPEC - Investigação e Práticas lectivas em Educação em Ciência: Dinâmicas de interacção
POCI/CED/58825/2004
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal

Universidade de Évora, Portugal

Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. "Avaliação interdisciplinar no âmbito da autonomia e flexibilidade curricular - mito ou realidade?". Trabalho apresentado em V ENJIE: Investigação em Educação e Responsabilidade Social - vozes dos jovens investigadores, 2021.
    Publicado
  2. Silvestre, Maria José; Gomes, Sónia; Cid, Marília; Saragoça, José; Fialho, Isabel. "Tensões de um agir avaliativo em mutação na escola atual". 2016.
    Publicado
  3. Borralho, António; Fialho, Isabel; Cid, Marília. "Aprendizagem no ensino superior: relações com a prática docente". 2012.
Artigo em revista
  1. Marcelo Alves Coppi; Isabel Fialho; Marília Cid. "EVIDÊNCIAS DE VALIDADE BASEADAS NO CONTEÚDO DE UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA LITERACIA CIENTÍFICA". Cadernos de Pesquisa (2022): https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n2.2022.27.
    10.18764/2178-2229v29n2.2022.27
  2. Marcelo Coppi; Isabel Fialho; Marília Cid; Carlinda Leite; Angélica Monteiro. "O uso de tecnologias digitais em educação: caminhos de futuro para uma educação digital". Praxis Educativa (2022): https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19842.055.
    10.5212/PraxEduc.v.17.19842.055
  3. Chaleta, Elisa; Saraiva, Margarida; Sebastião, Luís; Cid, Marília; M. Diniz, António; Leal, Fátima; Quaresma, Paulo; Rato, Luís. "University Teachers’ Conceptions of the University and the Place of Sustainability". Sustainability 13 4 (2021): 1955. http://dx.doi.org/10.3390/su13041955.
    Publicado • 10.3390/su13041955
  4. Correia, Sónia de Jesus Elias; Cid, Marília Pisco Castro. "Avaliação das aprendizagens nas aulas de ciências naturais e biologia e geologia: das perceções às práticas". Revista Brasileira de Educação 26 (2021): http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782021260005.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1590/s1413-24782021260005
  5. Balça, Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva; Cid, Marília Pisco Castro. "The teaching of science and the teaching of Portuguese: A study with a primary education class". EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação 6 15 (2019): 208-226. http://dx.doi.org/10.26568/2359-2087.2019.4278.
    Acesso aberto • Publicado • 10.26568/2359-2087.2019.4278
  6. Borralho, António; Fialho, Isabel; Cid, Marília. "A Triangulação Sustentada de Dados como Condição Fundamental para a Investigação Qualitativa". (2015): http://hdl.handle.net/10437/6447.
    Acesso aberto
  7. Verdasca, José; Cid, Marília; Oliveira, Manuela; Monginho, Ricardo. "Extension of Compulsory Schooling: characterization and analysis of the students’ profiles of the science and technology course". (2015): http://hdl.handle.net/10174/16521.
    Acesso aberto
  8. Borralho, A.M.Á.; Fialho, I.J.B.B.; Cid, M.C.. "Sustained data triangulation as a fundamental condition for qualitative research | La triangulation soutenue de données comme condition fondamentale pour la recherche qualitative | A triangulação sustentada de dados como condição fundamental para a investigação qualitativa | La triangulación ratificada de datos como condición fundamental para la investigación cualitativa". Revista Lusofona de Educacao 29 29 (2015): 53-69. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84932145323&partnerID=MN8TOARS.
  9. Silvestre, Maria José; Fialho, Isabel; Cid, Marília. "Efeitos da avaliação externa das escolas nos resultados escolares e na qualidade do serviço educativo prestado". (2014): http://hdl.handle.net/10174/11928.
    Acesso aberto
  10. Fialho, Isabel; Verdasca, José; Cid, Marília; Favinha, Marília. "Políticas educativas, eficácia e melhoria da escola". (2014): http://hdl.handle.net/10174/11930.
    Acesso aberto
  11. Borralho, António; Dias, Raquel; Cid, Marília; Fialho, Isabel. "Caracterização do ensino, da avaliação e aprendizagens numa universidade portuguesa: um estudo na área científica das Ciências da Saúde". (2014): http://hdl.handle.net/10174/11540.
    Acesso aberto
  12. Marília, Cid; Sónia, Correia. "O Ensino e a Aprendizagem da Evolução Biológica na Sala de Aula: A Perspetiva de Alunos de uma Escola Secundária". (2013): http://hdl.handle.net/10174/10169.
    Acesso aberto
  13. Cid, Marília; Fialho, Isabel. "Making sense of the natural world: seeds and plant germination". (2013): http://hdl.handle.net/10174/8910.
    Acesso aberto
  14. Cid, Marília; Rebelo, Hugo; Bonito, Jorge. "Students’ representations about quality education: a longitudinal study on nursing and management degrees". (2013): http://hdl.handle.net/10174/8752.
    Acesso aberto
  15. Cid, Marília; Cristóvão, Ana; Salgueiro, Hélio. "Projeto TurmaMais: importância da formação em avaliação das aprendizagens". (2013): http://hdl.handle.net/10174/10407.
    Acesso aberto
  16. Cristóvão, Ana Maria; Fialho, Isabel; Salgueiro, Hélio; Cid, Marília. "Projeto TurmaMais: a caminhar para o sucesso escolar". (2013): http://hdl.handle.net/10174/11279.
    Acesso aberto
  17. Fialho, Isabel; Cristóvão, Ana Maria; Salgueiro, Hélio; Cid, Marília. "O acompanhamento científico e técnico-pedagógico do Projeto TurmaMais. Impacto nas escolas". (2013): http://hdl.handle.net/10174/11280.
    Acesso aberto
  18. "Students’ representations about quality education". Journal of US-China Education Review (2013):
  19. Margalha, Ana; Cid, Marília. "O Coordenador de Departamento Curricular em contexto de supervisão escolar: um estudo num Agrupamento de Escolas do Alentejo". (2012): http://hdl.handle.net/10174/8147.
    Acesso aberto • Margalha, A. & Cid, M. (2012). O Coordenador de Departamento Curricular em contexto de supervisão escolar: um estudo num Agrupamento de Escolas do Alentejo. Educação - Temas e Problemas, 10. (ISSN: 1646-2831). (in press)
  20. Tmbó, Petronio; Meierrose, Carola; Cid, Marília. "O ensino dos insetos na perspectiva de docentes brasileiros e portugueses". (2012): http://hdl.handle.net/10174/7110.
    Acesso aberto
  21. Margalha, Ana; Saias, Francisco; Cid, Marília. "COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO: CONSTRUÇÃO DE UM PLANO DE COMUNICAÇÃO NUM AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO ALENTEJO". (2012): http://hdl.handle.net/10174/8158.
    Acesso aberto • Margalha, A., Saias, F. & Cid, M. (2012). Comunicação no processo de auto-avaliação: construção de um plano de comunicação num agrupamento de escolas do Alentejo. Educação - Temas e Problemas, 10. (ISSN: 1646-2831). (in press)
  22. Saraiva, Margarida; Cid, Marília; Baião, Cristina; Cid, Marilia. "The degree of customer satisfaction in university restaurants: The case of the University of Évora in Portugal". Organizations in globalized and consumer societies are offering progressively more quality products in order to satisfy their customers. University restaurants are not indifferent to this phenomenon and also care about the degree of customer satisfaction. The present study was planned and developed in order to address this issue. The purpose of this investigation was to measure the degree of custo (2011): http://hdl.handle.net/10174/10144.
    Acesso aberto
  23. Fialho, Isabel; Salgueiro, Hélio; Cid, Marília. "No caminho do sucesso escolar: o caso da turmamais". (2011): http://hdl.handle.net/10174/3498.
    Acesso aberto
  24. Silvestre, Maria José; Fialho, Isabel; Cid, Marília. "EVALUATION OF SCHOOL ORGANIZATIONS IN PORTUGAL: THE REFLECTIVE STUDY OF THE REPORTS OF EXTERNAL EVALUATION IN ALENTEJO REGION. AVALIAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES ESCOLARES EM PORTUGAL: ESTUDO REFLEXIVO DOS RELATÓRIOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA NA REGIÃO ALENTEJO". (2011): http://hdl.handle.net/10174/3551.
    Acesso aberto • 10.5205/reuol.1718-11976-1-LE.05spe201128
  25. Gomes, Sónia; Silvestre, Maria José; Fialho, Isabel; Cid, Marília. "Modelos e práticas de (auto)avaliação em escolas do Alentejo". (2011): http://hdl.handle.net/10174/8672.
    Acesso aberto
  26. Silvestre, Maria José; Gomes, Sónia; Fialho, Isabel; Cid, Marília. "Interação escola, família e comunidade nas práticas de autoavaliação das escolas. Um estudo em escolas do alentejo". (2011): http://hdl.handle.net/10174/3515.
    Acesso aberto
  27. Moreira, Lurdes; Cid, Marilia; Fialho, Isabel; Grácio, Luísa; Chaleta, Elisa. "Actividades de Enriquecimento Curricular na opinião de Pais e Professores.". (2011): http://hdl.handle.net/10174/4115.
    Acesso aberto
  28. Grácio, Luisa; Chaleta, Elisa; Cid, Marilia; Fialho, Isabel; Saragoça, Mª José. "INCLUSÃO E PROFESSORES DE 1º CICLO: REALIDADES E NECESSIDADES DE FORMAÇÃO". (2011): http://hdl.handle.net/10174/4065.
    Acesso aberto
  29. Grácio, Luísa; Cid, Marilia; Chaleta, Elisa; Fialho, Isabel; Candeias, Adelinda; Saragoça, Maria José; Rosário, Cristina; et al. "Distinc Project – Developing an in Service Training for Inclusive Classroom Practices". (2011): http://hdl.handle.net/10174/4314.
    Acesso aberto
  30. Cid, Marília; Rebelo, Hugo; Bonito, Jorge. "Students’ representations about quality education: A longitudinal study on nursing and management degrees". (2010): http://hdl.handle.net/10174/4862.
    Acesso aberto
  31. Cid, Marilia; Saraiva, Margarida; Pereira, Dulce; Sampaio, Ana; Bonito, Jorge. "Percepção Estudantil da Qualidade do Ensino Superior Público no Alentejo (Portugal)". (2010): http://hdl.handle.net/10174/5566.
    Acesso aberto
  32. Cid, Marilia; Rebelo, Hugo; Oliveira, Manuela; Saraiva, Margarida; Bonito, Jorge. "In Search of Academic Sucess Indicators: an Analysis from the Students ‘Perceptions about Quality of Education". (2009): http://hdl.handle.net/10174/6507.
    Acesso aberto
  33. Bonito, Jorge; Rebelo, Hugo; Saragoça, José; Cid, Marília; Fialho, Isabel; Trindade, Vitor; Pires, Heldemerina; Saraiva, Margarida. "Como aumentar a qualidade de ensino? Uma visão dos estudantes dos ensinos básico, secundário e superior". (2009): http://hdl.handle.net/10174/4807.
    Acesso aberto
  34. Cid, Marília; Bonito, Jorge; Oliveira, Maria Manuela; Saraiva, Margarida; Rebelo, Hugo. "Student’s representations of education quality in different school levels an exploratory study with Portuguese students". (2009): http://hdl.handle.net/10174/4806.
    Acesso aberto
  35. Rebelo, Hugo; Bonito, Jorge; Oliveira, Maria Manuela; Cid, Marília; Saraiva, Margarida. "DO RENDIMENTO ACADÉMICO AO GRAU DE SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES:". (2009): http://hdl.handle.net/10174/4848.
    Acesso aberto
  36. Oliveira, Vítor; Cid, Marília; Valente, Mariana; Figueiredo, Margarida; Quadrado, Anabela; Fialho, Isabel; Matos, Jorge; et al. "Da criação de perplexidades à produção de sentidos no Ensino Experimental das Ciências no 1º ciclo do Ensino Básico". (2009): http://hdl.handle.net/10174/5092.
    Acesso aberto
  37. "A avaliação das aprendizagens em ciências". Educação - Temas e Problemas (2009):
  38. Bonito, Jorge; Cid, Marília; Matos, Gilda. "O Significado de Alguns Rótulos Alegadamente «Ecológicos» Presentes em Produtos Comercializáveis em Portugal: Um Estudo com Alunos Universitários". (2007): http://hdl.handle.net/10174/1329.
    Acesso aberto
Capítulo de livro
  1. Fernandes, Domingos; Gaspar, Andreia; Borralho, António; Cid, Marília; Fialho, Isabel. "O feedback nas práticas de oito docentes universitários de licenciaturas de artes e humanidades". Portugal: EDUCA,
  2. Cid, Marília; Fialho, Isabel; Borralho, António; Fernandes, Domingos; Rodrigues, Pedro; Melo, Benedita. "A avaliação nas práticas curriculares em quatro universidades portuguesas". Portugal: EDUCA,
  3. Valente, Mariana; Galacho, Cristina; Filipe, Ana; Carraça, Graça; Cid, Marília; Moreira, Lurdes. "A produção de um dispositivo técnico-pedagógico em linha contributo para o enriquecimento dos modos de aprender". Portugal: Ministério da Educação e Ciência,
  4. Fernandes, Domingos; Gaspar, Andreia; Borralho, António; Cid, Marília; Fialho, Isabel. "Feedback nas Práticas de Oito Docentes Universitários de Licenciaturas de Artes e Humanidades". Portugal: EDUCA,
  5. Borralho, António; Dias, Raquel; Cid, Marília; Fialho, Isabel. "Caracterização do ensino, da avaliação e aprendizagens numa universidade portuguesa: um estudo na área científica das Ciências da Saúde". Portugal,
  6. Cid, Marília; Fialho, Isabel; Borralho, António; Fernandes, Domingos; Rodrigues, Pedro; Melo, Benedita. "A Avaliação nas Práticas Curriculares em Quatro Universidades Portuguesas". Portugal: EDUCA,
  7. Cid, Marília; Fialho, Isabel. "Avaliar para aprender na escola: um caminho em aberto". Portugal: CIEP-UE,
  8. Cid, Marília; Mohr, Adriana. "Avaliação para as aprendizagens em ciências: percepções de futuros professores portugueses e brasileiros". Portugal: Enseñanza de las Ciencias,
  9. Cid, Marília; Fialho, Isabel. "CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - DA FUNDAMENTAÇÃO À OPERACIONALIZAÇÃO". Portugal: CIEP-UE,
  10. Bonito, Jorge; Pires, Heldemerina; Cid, Marília; Saraiva, Margarida; Trindade, Vítor; Saragoça, José; Fialho, Isabel; Candeias, Adelinda; Rebelo, Hugo. "Procura de Práticas Eficazes para um Rendimento Académico de Sucesso: Um estudo longitudinal sobre a perspectiva dos estudantes dos ensinos secundário e superior". Portugal: Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora,
  11. Cid, Marília; Bonito, Jorge; Matos, Gilda. "Conhecimento e cultura como fundamentos do princípio da sustentabilidade: um estudo desenvolvido com alunos universitários sobre critérios de selecção de resíduos para reciclagem". Portugal: Universidade de Évora,
  12. Correia, Sónia; Cid, Marília. "O ENSINO DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA EM CONTEXTO DE SALA DE AULA. UMA ABORDAGEM COM ALUNOS DO 11.º ANO DE ESCOLARIDADE NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA E GEOLOGIA". Portugal: DPE-UE,
  13. Borralho, António; Fialho, Isabel; Cid, Marilia. "Aprendizagem no ensino superior: Relações com a prática docente". Portugal: CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas,
  14. Fialho, Isabel; Saragoça, José; Rebelo, Hugo; Cid, Marília; Oliveira, Maria; Bonito, Jorge; Candeias, Adelinda; Trindade, Vítor. "Academic achievement in public higher education quality – A study on the effects of teachers’ commitment, teaching and evaluation methodologies in Nursing and Management degrees students.". Portugal: Athens Institute for Education,
  15. "Assessment and classroom learning: discontinuities between theory and practice". In Nuovi paradigmi, nuovi stili, nuove sfide educative, 131-145. Roma, Itália: Roma Tre-Press, 2021.
    Publicado
  16. "Formação inicial de professores/as no Brasil e em Portugal: contribuições de narrativas co-construídas". In Narrativas e formação: diálogos universidade e escola, 73-101. Brasil: Pedro & João Editores, 2021.
    Publicado
  17. "Fundamentar e melhorar a avaliação pedagógica no ensino superior. Um processo formativo sustentado na investigação-ação em contexto digital.". In Portas que o digital abriu na investigação em educação, 151-173. 2021.
    Publicado
  18. Cid, Marília. "Avaliar para incluir e melhorar as aprendizagens: práticas, obstáculos e possibilidades.". In Formação docente em inclusão e direitos humanos no Brasil e em Portugal, 187-212. Brasil: EDUFAL, 2017.
    Publicado
  19. Morgado, José Carlos; Alves, Maria Palmira; Borralho, António; Fialho, Isabel; Cid, Marília; Alves, Palmira. "Ensino, aprendizagem e avaliação no ensino superior: entre a conformidade e a inovação". In Avaliação, ensino e aprendizagem no ensino superior em Portugal e no Brasil: realidades e perspetivas, 21-44. Lisboa, Portugal: Educa - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2016.
    Publicado
  20. "A produção de um dispositivo técnico-pedagógico em linha: contributo para o enriquecimento dos modos de aprender". Portugal, 2015.
Edição de livro
  1. Cid, Marília; Rajadell-Puiggròs, N.; Santos Costa, G. dos. Ensinar, avaliar e aprender no ensino superior: perspetivas internacionais. Évora, Portugal: CIEP-UE. 2020.
    Publicado
Livro
  1. Borralho, António; Fialho, Isabel; Cid, Marília; Alves, Maria Palmira; Morgado, José Carlos. Práticas curriculares nas universidade portuguesas: estudo comparativo para as diferentes áreas do conhecimento. Portugal: Educa - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 2015.
  2. Cid, Marília. Assessment for learning: perceptions of English and Portuguese science teacher students. Portugal: Barcelona: IATED. 2014.
  3. Fialho, Isabel; Verdasca, José; Cid, Marília; Favinha, Marília. Políticas educativas, eficácia e melhoria da escola. Portugal: Centro de Investigação em Educação e Psicologia. 2014.
  4. Cid, Marília; Verdasca, José; Oliveira, Manuela; Borralho, António; Grácio, Luísa; Chaleta, Elisa; Fialho, Isabel. Os cursos científico-humanísticos e o alargamento da escolaridade obrigatória. Medidas educativas de inclusão. Portugal: Ministério da Educação e Ciência, Direção-Geral da Educação. 2014.
  5. Os cursos científico-humanísticos e o alargamento da escolaridade obrigatória. Medidas educativas de inclusão.. Portugal. 2014.
  6. Grácio, Luísa; Cid, Marilia. Differences in learning, learning styles and teaching. Portugal. 2013.
  7. Fialho, Isabel; Cid, Marilia; Grácio, Luísa. Good teaching by removing barriers to learning: Bruner’s contributions. Portugal: TR. 2013.
  8. Trindade, Vítor; Bonito, Jorge; Rebelo, Hugo; Cid, Marília; Oliveira, Manuela; Saragoça, José; Fialho, Isabel; Pires, Heldemerina; Candeias, Adelinda. Percepções de Qualidade de Ensino dos Alunos de Enfermagem e de Gestão: um estudo desenvolvido na Universidade de Évora. Portugal: Chiado Editora. 2012.
Pré-impressão
  1. Marcelo Coppi; Isabel Fialho; Marília Cid. "INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA LITERACIA CIENTÍFICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA". 2021. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.3354.
    10.1590/SciELOPreprints.3354
Relatório
  1. Fialho, Isabel; Verdasca, José; Moreira, Lurdes; Chaleta, Elisa; Grácio, Luísa; Magalhães, Olga; Saragoça, José; Cid, Marília; Tobias, Antónia. 2013. Avaliação externa do programa de atividades de enriquecimento curricular no 1.º ciclo do ensino básico. http://hdl.handle.net/10174/12487.
  2. Marques, Luís Manuel Ferreira; Loureiro, Maria João Miranda Nazaré; Praia, João Felix; Lopes, Carla Alexandra Morim Vale; Marques, Margarida Morais; Pinho, Sérgio; Oliveira, Teresa; et al. 2008. Descrição detalhada das actividades efectuadas no decurso do projecto IPEC. http://hdl.handle.net/10773/9116.
Tese / Dissertação
  1. Cid, Marília Pisco Castro. "Da aprendizagem dos alunos à construção do conhecimento do professor de biologia: um estudo no âmbito da genética". 2004. http://hdl.handle.net/10174/11348.

Outros

Outra produção
  1. Práticas de Ensino, de Avaliação e relações com a Aprendizagem: Uma Discussão acerca das Representações de Professores e Alunos da Universidade de Évora. Studies of learning assessment in higher education are very important when you consider the high repetition and dropout rates of students in Portugal. Conceptualizing plans to change in the practices of teaching and assessment will be necessary to know in depth what teachers and students think and do in the areas of teaching and assessment. In recent years there has been an obvious interest in inv. 2013. Borralho, António; Cid, Marília; Fialho, Isabel. http://hdl.handle.net/10174/9744.
  2. Impactos organizacionais e pedagógicos do projeto TurmaMais. O Projeto TurmaMais, orientado para metas de sucesso, evoluiu ao longo do tempo de uma lógica organizacional centrada essencialmente em produtos para uma lógica centrada em processos que tem impulsionado mudanças organizacionais e pedagógicas – começa a emergir uma cultura de escola potenciadora de melhores práticas de ensino, de aprendizagem e de avaliação e de uma maior responsabilização pelos r. 2013. Cristóvão, Ana Maria; Salgueiro, Hélio; Cid, Marília; Fialho, Isabel. http://hdl.handle.net/10174/10009.
  3. Caracterização do Ensino, da Avaliação e Aprendizagens numa Universidade Portuguesa: Um Estudo na Área Científica das Ciências da Saúde. A investigação tem evidenciado resultados que são de referência incontornável tais como: a) as práticas sistemáticas de avaliação formativa melhoram muito as aprendizagens de todos os alunos; b) os alunos que revelam mais dificuldades são os que mais beneficiam de tais práticas e c) os alunos que são submetidos regularmente a avaliações formativas obtêm melhores resultados em exames externos do qu. 2013. Borralho, António; Dias, Raquel; Cid, Marília; Fialho, Isabel. http://hdl.handle.net/10174/9699.
  4. O acompanhamento científico e técnico-pedagógico do Projeto TurmaMais. Impacto nas escolas. O Projeto TurmaMais constitui um projeto inovador centrado na escola, assente em pressupostos de eficácia e orientado para a melhoria, é assumido como um projeto das escolas, de natureza flexível e aberta, cuja implementação e desenvolvimento têm sido acompanhadas de forma sistemática por equipas de apoio externo criadas para o efeito, corroborando a ideia de que “os serviços de apoio externo, con. 2013. Fialho, Isabel; Cristóvão, Ana Maria; Salgueiro, Hélio; Cid, Marília. http://hdl.handle.net/10174/8674.
  5. Projeto TurmaMais: a caminhar para o sucesso escolar. Com o alargamento da escolaridade obrigatória para o 12.º ano e com a manutenção de modelos organizacionais de escola desajustados da realidade atual, tendem a agravar-se problemas como a reprovação ou o abandono precoce do sistema de ensino. O Projeto TurmaMais parte da convicção de que é possível melhorar os resultados escolares dos alunos através da manipulação das variáveis dimensão e composiç. 2013. Cristóvão, Ana Maria; Fialho, Isabel; Salgueiro, Hélio; Cid, Marília. http://hdl.handle.net/10174/8687.
  6. Aprendizagem no ensino superior: relações com a prática docente. Esta apresentação enquadra-se no Projeto de Investigação Avaliação, Ensino e Aprendizagens no Ensino Superior em Portugal e no Brasil: Realidades e Perspetivas e tem como finalidade abordar e analisar questões relativas à aprendizagem dos estudantes e à prática docente no ensino superior, tendo em conta os debates e a investigação em curso nesta área.. 2012. Borralho, António; Fialho, Isabel; Cid, Marília. http://hdl.handle.net/10174/7015.
  7. Da qualidade do ensino ao sucesso académico: um estudo longitudinal sobre a perspetiva dos estudantes dos ensinoS secundário e superior. Procura de práticas eficazes para um rendimento académico de sucesso. Este projeto pretendeu contribuir para o encontro dialético entre as representações dos estudantes sobre a qualidade de ensino e o seu rendimento académico. Os estudos realizados têm revelado que este encontro é fortemente influenciado por variáveis de contexto, as quais são especialmente relevantes para os sujeitos da aprendizagem. Procurámos verificar como as representações dos estudantes sobre. 2012. Bonito, Jorge; Trindade, Vítor; Candeias, Adelinda; Saragoça, José; Pires, Heldemerina; Rebelo, Hugo; Fialho, Isabel; et al. http://hdl.handle.net/10174/7552.
  8. O ensino da evolução biológica em sala de aula: um estudo de caso. O estudo que se apresenta incide sobre o tema “evolução biológica”, o qual integra o programa curricular da disciplina de Biologia e Geologia do 11.º ano de escolaridade, e é parte de um trabalho de investigação desenvolvido numa escola de Lisboa. O conceito de evolução constitui um pilar fundamental na construção do conhecimento biológico, uma vez que é considerado por muitos o eixo integrador d. 2011. Correia, Sónia; Cid, Marília. http://hdl.handle.net/10174/4360.
  9. INTERAÇÃO ESCOLA, FAMÍLIA E COMUNIDADE NO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO DAS ESCOLAS: SINAIS DE MUDANÇAS EDUCACIONAIS. A modernização do sistema educativo passa, para alguns autores, pela sua descentralização e por um investimento nas escolas como lugares de formação, como espaços de autonomia pedagógica, curricular e profissional, o que implica um esforço de compreensão do papel dos estabelecimentos educativos como organizações que têm forçosamente de adquirir agilidade e flexibilidade incompatíveis com a inércia. 2011. Silvestre, Maria José; Gomes, Sónia; Fialho, Isabel; Cid, Marília. http://hdl.handle.net/10174/8677.
  10. • Avaliação, escola e excelência. Indícios organizacionais de uma relação. Sendo inquestionáveis as mais-valias de uma aplicação sistemática, consolidada, consistente e consequente dos processos de avaliação das escolas na melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas mesmas, com este trabalho pretendemos compreender como são tratadas as questões relacionadas, por um lado com a exclusão e a inclusão e, por outro lado, com a excelência, nas modalidades interna e exte. 2010. Fialho, Isabel; Cid, Marília; Silvestre, Maria José; Gomes, Sónia. http://hdl.handle.net/10174/5091.
  11. Academic Performance in Public Higher Education Institutions: A study on the effects of Teacher Commitment, Teaching Methodologies and Evaluation Methodologies in Students attending Nursing and Management courses.. The rapid development of science and technology as well as politic, social and economical dynamics which characterize post-modern societies, demand from educational systems a high quality education accessible to all. The main challenge of the XXI century in the educational field is not only to assure that students acquire a wide range of skills which are permanently updated, but also to guarantee. 2010. Fialho, Isabel; Saragoça, José; Rebelo, Hugo; Cid, Marília; Oliveira, Manuela; Bonito, Jorge; Candeias, Adelinda; Trindade, Vítor. http://hdl.handle.net/10174/3513.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018 - 2021 Educação Superior a Distância no Brasil: das Caravelas ao Online – percurso, discursos e novos rumos
Orientador
Programa de Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2017/03/31 - 2019/03/08 Avaliação do Desempenho Docente: Sentidos e desafios na perspetiva de professores
Coorientador
Programa de Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2017 - 2019 Da avaliação aferida à avaliação em sala de aula: um estudo em escolas do ensino básico de São Tomé e Príncipe
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação - Administração, Regulação e Políticas Educativas (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2016 - 2019 Práticas de avaliação formativa na sala de aula: estudos de casos de professores e alunos do 9º, 10º, 11º e 12º ano do Liceu Constantino Semedo em Cabo Verde
Orientador
Programa de Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2011/11/02 - 2018/11/28 Implicações da Avaliação do Desempenho Docente na Aprendizagem dos Professores e no seu Desenvolvimento Profissional: Perspectivas de Professores de Inglês
Coorientador
Programa de Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2012/10/25 - 2017/09/20 Avaliação das Aprendizagens dos alunos na disciplina de Ciências Naturais e Biologia e Geologia: um estudo sobre a sua interpretação e implementação em sala de aula
Orientador
Programa de Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2015 - 2017 Concepções práticas e avaliativas dos professores do primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual de Belém-Pará
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação - Avaliação Educacional (Mestrado)
2015 - 2016 Educação para a saúde: um estudo sobre hábitos alimentares em alunos numa escola do ensino médio do Lubango
Orientador
Mestrado em Ensino das Ciências - Biologia (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
2011/10/28 - 2015/07/06 Avaliação interna e exames nacionais na disciplina de Física e Química A: um estudo de caso sobre instrumentos e práticas de avaliação
Coorientador
Programa de Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2014 - 2015 As actividades práticas de Biologia no 1º ciclo do ensino secundário: um estudo efectuado com professores e alunos da 9ª classe da escola Missão Católica do Lubango
Orientador
Mestrado em Ensino das Ciências - Biologia (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
2014 - 2015 A importância da higiene alimentar na 8ª classe: um estudo efectuado numa escola do 1º ciclo do ensino secundário do Lubango
Orientador
Mestrado em Ensino das Ciências - Biologia (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
2013 - 2015 O currículo de Ciências Físicas e Naturais do 3º ciclo do ensino básico: das práticas declaradas pelos professores às perceções dos alunos - um estudo de caso
Coorientador
Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2013 - 2015 Formação Inicial de professores de Física e Química: perceções de alunos em processo de prática pedagógica
Coorientador
Mestrado em Ciências da Educação - Avaliação Educacional (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2013 - 2014 Importância da educação sexual dos adolescentes na prevenção da gravidez precoce: um estudo realizado numa escola do 1º ciclo do Lubango
Orientador
Mestrado em Ensino das Ciências - Biologia (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
2013 - 2014 Conhecimento prático sobre alimentação equilibrada de alunos da 8.ª classe numa escola do Lubango
Orientador
Mestrado em Ensino das Ciências - Biologia (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
2013 - 2014 Relatório da Prática Supervisionada (realizada por Maria da Conceição Silva Marinho)
Orientador
Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2012 - 2014 Análise de um Projeto Político Pedagógico implementado em uma Escola Pública em Belém do Pará
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação - Avaliação Educacional (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2012 - 2014 Formação Pedagógica dos Docentes do Ensino Superior: O ponto de vista de professores de uma Universidade de Belém-Pará
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação - Avaliação Educacional (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2010 - 2014 Avaliação da aprendizagem em uma perspectiva processual: Um estudo de caso no Projeto ‘Vestibular Solidário’
Orientador
Programa de Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2010/10/09 - 2013/10/25 Avaliação das escolas. Avaliação nas escolas.
Coorientador
Programa de Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2012 - 2013 Relatório da Prática Supervisionada (realizada por Hélder Giroto Paiva)
Orientador
Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2011 - 2013 Formação de professores para a educação inclusiva: o lugar dos métodos activos e técnicas expressivas
Coorientador
Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2011 - 2013 Perceção dos alunos da Escola Profissional de Alvito em relação aos cursos e empregabilidade
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação - Avaliação Educacional (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2011 - 2013 A estrutura modular dos cursos profissionais: um estudo de caso múltiplo
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação - Avaliação Educacional (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2010 - 2013 Avaliação da Influência da mídia, no receptor, sobre as mudanças políticas de 1964
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação - Avaliação Educacional (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2011 - 2012 Relatório da Prática Supervisionada (realizada por Teresa Maria Baião Espadinha Serrano)
Orientador
Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2010 - 2012 O ensino da evolução biológica em contexto de sala de aula: uma abordagem com alunos do 11º ano de escolaridade na disciplina de Biologia e Geologia
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2010 - 2011 Relatório da Prática Supervisionada (realizada por Filipa Salomé Lopes)
Orientador
Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2010 - 2011 Relatório da Prática Supervisionada (realizada por Filipa Vieira dos Santos)
Orientador
Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2010 - 2011 Relatório da Prática Supervisionada (realizada por Sílvia de Jesus Piteira Graxinha)
Orientador
Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2010 - 2011 Relatório da Prática Supervisionada (realizada por Ana Paula Caeiro Alves Vidigal)
Orientador
Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2010 - 2011 Relatório da Prática Supervisionada (realizada por Maria Teresa Lagarto Horta)
Orientador
Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2009 - 2011 Media e HIV/SIDA em Moçambique: o papel do “Diário de Moçambique” no combate à epidemia (2005 e 2009)
Coorientador
Mestrado em Políticas de Bem-estar em Perspectiva: Evolução, Conceitos e Actores (Erasmus Mundus) (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2009 - 2011 Formas e instrumentos de avaliação da aprendizagem: um estudo com alunos do ensino médio
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação - Avaliação Educacional (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2009 - 2011 O processo de avaliação na 1.ª série do ensino fundamental
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação - Avaliação Educacional (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2007 - 2010 Realidade organizacional e pedagógica da educação artística no ensino formal: Um estudo numa escola secundária do ensino público
Coorientador
Mestrado em Ciências da Educação - Administração Escolar (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2007 - 2010 Relação entre a motivação do professor e a indisciplina dos seus alunos na sala de aula
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021 - Atual Participação no Programa de Apoio Integrado ao Setor Educativo de São Tomé e Príncipe (PAISE-STP) (2021-2022). Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
2019 - Atual Participação no Programa de Avaliação Externa das Escolas – Inspeção-Geral da Educação Inspeção-Geral da Educação e Ciência, Portugal
2016 - Atual Perita Externa, no âmbito do Programa TEIP. Ministério da Educação, Portugal