???global.info.a_carregar???
Marília Pisco Castro Cid completed her PhD in Educational Sciences in 2004/09/30 at the University of Évora, her Master's in Education in 1995/12/21 at the University of Lisbon - Faculty of Sciences and a Degree in Teaching Biology and Geology/ Biology and Geology Education in 1983/07/05 at the University of Évora. She is an Associate Professor at the Department of Pedagogy and Education at the School of Social Sciences at the University of Évora. She joined the University of Évora in 1986 as an Assistant, since then always involved in the initial and continuing training of educators and teachers. She has held management positions related to the Department of Pedagogy and Education (9 years as vice-president of the Direct board), and to the Centre for Research in Education and Psychology at the University of Évora (CIEP-UE) (director from 2013 to 2019). She is currently director of the Master's degree in Teaching Biology and Geology in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education. She is a member of the course committees of the Master's Degree in Educational Supervision and Assessment, the Educational Sciences Doctoral Program and the Educational Sciences Graduation. She has participated in national and international research projects in school evaluation, and learning assessment, including practices, academic success, collaborative learning, and educational technologies, with several communications and publications in these areas (articles in journals and book chapters). She also researches teacher training, pedagogical supervision, and science education. She has authored 27 book chapters and 9 books, supervised 10 doctoral theses and supervised 30 master's dissertations. She has participated as a researcher in 12 financed projects. She has carried out various community activities (continuous teacher training, school support and consultancy work, and evaluation studies). She coordinated evaluation studies for the Ministry of Education and public entities, and has been involved in consultancy work in São Tomé and Príncipe in the areas of educational evaluation. She participates as an expert in national programs of the Ministry of Education: External Evaluation of Schools and Educational Territories of Priority Intervention.. In her professional activities she interacted with 112 collaborators in co-authoring scientific works.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Marília Pisco Castro Cid

Nomes de citação

  • Cid, Marília
  • Cid, M.

Identificadores de autor

Ciência ID
951B-E73A-C1A2
ORCID iD
0000-0002-6009-0242

Endereços de correio eletrónico

  • mcid@uevora.pt (Profissional)

Moradas

  • Universidade de Évora. Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação - Apartado 94, 7002-554, Évora, Évora, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2004/09/30
Concluído
Ciências da Educação/ Educational Sciences (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
"Da aprendizagem dos Alunos à Construção do Conhecimento do Professor de Biologia: Um Estudo no Âmbito da Genética. Students' learning and teachers' knowledge: a study on genetics." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Distinção e Louvor por unanimidade
1995/12/21
Concluído
Educação/ Education (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"A Ciência-Tecnologia-Sociedade na Formação de Professores e Efeitos na Aprendizagem dos Alunos/ Science-Technology-Society in Teanger Trainig and effects on learning" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1983/07/05
Concluído
Ensino de Biologia e Geologia/ Biology and Geology Education (Licenciatura)
Universidade de Évora, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Bom
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/04/29 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal
Universidade de Évora, Portugal
2004/10/01 - 2020/04/28 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal
2012 - 2012 Professor Visitante (Docente Universitário) Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
1986/09/16 - 2004/09/30 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1983/09/01 - 1986/09/15 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024 - Atual Director of the Master's Degree in Biology and Geology Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education Universidade de Évora, Portugal
2022 - Atual Membro da Comissão de Curso do Mestrado em Educação – Supervisão e Avaliação Educacional Universidade de Évora, Portugal
2021 - Atual Deputy director of the Department of Pedagogy and Education Universidade de Évora, Portugal
Universidade de Évora, Portugal
2015 - Atual Membro da Comissão Executiva e de Acompanhamento do Curso de Licenciatura em Ciências da Educação Universidade de Évora, Portugal
2012 - Atual Diretora do Curso de Pós-Graduação em Avaliação Educacional na modalidade e-learning Universidade de Évora, Portugal
2009 - Atual Deputy Director of the Doctoral Program in Educational Sciences Universidade de Évora, Portugal
2007 - Atual Membro integrado do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora Universidade de Évora, Portugal
2007 - Atual Diretora do Curso de Mestrado em Avaliação Educacional Universidade de Évora, Portugal
2005 - 2021 Membro da Comissão de Curso do Mestrado em Educação – Supervisão Universidade de Évora, Portugal
2013/04/16 - 2019/07/04 Director of the Research Centre for Education and Psychology – CIEP-UÉ Universidade de Évora, Portugal
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2012 - 2017 Diretora Adjunta da Revista Educação – Temas e Problemas Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2012 - 2014 Member of the Pedagogical Unit of the Centre for Educational Technologies Universidade de Évora, Portugal
2005 - 2012 Membro do Corpo Redatorial da revista Educação – Temas e Problemas Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2007 - 2010 Diretora do Curso de Licenciatura em Ciências da Educação Universidade de Évora, Portugal
2005 - 2009 Deputy director of the Department of Pedagogy and Education Universidade de Évora, Portugal
2005 - 2009 Coordenadora da Profissionalização em Serviço Universidade de Évora, Portugal
2008 - 2008 Coordenadora do Curso de Formação em Educação Especial Universidade de Évora, Portugal
2005 - 2008 Membro da Comissão de Curso da Licenciatura em Ensino de Biologia e Geologia Universidade de Évora, Portugal
1997 - 1999 Deputy director of the Department of Pedagogy and Education Universidade de Évora, Portugal
1981 - 1982 Monitora no Departamento de Biologia Universidade de Évora, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2024 - Atual Pedagogical Innovation and Integration to promote academic success and reduce dropout rates among students / Inovação Pedagógica e Integração para a promoção do sucesso escolar e redução do abandono dos estudantes inscritos no 1.º ano, pela 1.ª vez, na Universidade de Évora (IPI.Sucesso+)
T703793794-8529
Investigador
Universidade de Évora, Portugal
Em curso
2023 - Atual EU_GREEN European University alliance forsustainability: responsible GRowth, inclusiveEducation and ENvironment Grant Agreement
101089896
Investigador
Universidade de Évora, Portugal
European Commission
Em curso
2022 - 2023 Pedagogical Innovation and Integration for Success and Combating Dropout at the University of Évora in times of Instability and Uncertainty / Inovação Pedagógica e Integração para o Sucesso e Combate ao Abandono na Universidade de Évora em tempos de Instabilidade e Incerteza - IPI.SUCESSO
POCH-02-53I2-FSE-000042
Investigador
Universidade de Évora, Portugal
Concluído
2018/10/01 - 2021/09/30 Digital Platforms in School Clusters' Educational Management
PTDC/CED-EDG/29069/2017
Investigador
Universidade do Porto, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade do Algarve, Portugal

Universidade de Coimbra, Portugal

Universidade de Évora, Portugal

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2018/07/15 - 2021/07/14 Learning and Teaching at the University
PTDC/CED-EDG/29252/2017
Investigador
Universidade de Évora, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2018 - 2021 Narrativas de Formação na Escola e na Universidade: teorias e práticas
CAAE: 99177318.0.0000.8142
Investigador
Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação, Brasil
Concluído
2014 - 2016 Avaliação e Ensino na Educação Básica em Portugal e no Brasil: Relações com as Aprendizagens (AERA)
4.4.1.00 CAPES
Investigador
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2014 - 2015 Criação, Produção e Divulgação online de um Curso de Meteorologia
92/ID/2014 FCT.
Investigador
2011/04 - 2014/10 Assessment, Teaching And Learning In The Portuguese And Brazilian Higher Education: Realities And Perspectives
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2010/01/01 - 2013/07/02 Avaliação do Currículo das Ciências Físicas e Naturais do 3º ciclo do Ensino Básico
PTDC/CPE-CED/102789/2008
Investigador
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal

Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade Aberta, Portugal

Universidade de Évora, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010 - 2013 Developing an In-Service Training in Inclusive Classroom Practices (DISTINC)
510072-LLP-1-2010-1-TR-COMENIUS_CMP
Investigador
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
European Commission
Concluído
2007/11/02 - 2010/11/01 Da Qualidade do Ensino ao Sucesso Académico: Um Estudo Longitudinal sobre a Perspectiva dos Estudantes dos Ensinos Secundário e Superior. Procura de Práticas Eficazes para um Rendimento Académico de Sucesso.
PTDC/CED/66574/2006
Investigador
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2005/05/01 - 2008/09/30 IPEC - Investigação e Práticas lectivas em Educação em Ciência: Dinâmicas de interacção
POCI/CED/58825/2004
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal

Universidade de Évora, Portugal

Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2007 - 2008 A Influência das Variáveis Pessoais e Contextuais no Sucesso Académico: a Situação do Ensino Superior no Alentejo
POCI/ALE/04.01.02/0097/0002/2006
Investigador
Universidade de Évora, Portugal

Instituto Politécnico de Beja, Portugal

Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Zacarias, C., Fialho, I., & Cid, M.. "Avaliação interdisciplinar no âmbito da autonomia e flexibilidade curricular - mito ou realidade?". Trabalho apresentado em V ENJIE: Investigação em Educação e Responsabilidade Social - vozes dos jovens investigadores, 2021.
    Publicado
  2. Cid, Marília; Livramento, Solange. "Avaliação na educação escolar indígena: um estudo na etnia Wajãpi no Estado do Amapá, Brasil". Trabalho apresentado em XXVI Colóquio da AFIRSE, 2019.
    Publicado
  3. Silvestre, Maria José; Gomes, Sónia; Cid, Marília; Saragoça, José; Fialho, Isabel. "Tensões de um agir avaliativo em mutação na escola atual". 2016.
    Publicado
  4. Borralho, António; Cid, Marília; Fialho, Isabel. "Práticas de Ensino, de Avaliação e relações com a Aprendizagem: Uma Discussão acerca das Representações de Professores e Alunos da Universidade de Évora". Trabalho apresentado em “Learning and Teaching in Higher Education” and “Learning Orchestration in Higher Education”., 2013.
    Publicado
  5. Fialho, Isabel; Cristóvão, Ana Maria; Salgueiro, Hélio; Cid, Marília. "O acompanhamento científico e técnico-pedagógico do Projeto TurmaMais. Impacto nas escolas". Trabalho apresentado em Nas pegadas das reformas educativas. Atas do I Colóquio Cabo-verdiano, 2013.
    Publicado
  6. Borralho, António; Fialho, Isabel; Cid, Marília; Cid, Marilia. "Aprendizagem no ensino superior: relações com a prática docente". 2012.
  7. Gomes, Sónia; Silvestre, Maria José; Fialho, Isabel; Cid, Marília. "Modelos e práticas de (auto)avaliação em escolas do Alentejo". Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, 2011.
    Publicado
  8. Silvestre, Maria José; Gomes, Sónia; Fialho, Isabel; Cid, Marília. "Interação escola, família e comunidade nas práticas de autoavaliação das escolas. Um estudo em escolas do alentejo". Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, 2011.
  9. Moreira, Lurdes; Cid, Marilia; Fialho, Isabel; Grácio, Luísa; Chaleta, Elisa. "Actividades de Enriquecimento Curricular na opinião de Pais e Professores.". Trabalho apresentado em Proceedings from II Internacional Congres Interfaces of Psychology. Quality of Life. Living with Quality., 2011.
    Publicado
  10. Grácio, Luisa; Chaleta, Elisa; Cid, Marilia; Fialho, Isabel; Saragoça, Mª José. "Inclusion and primary teachers: Training needs and realities". 2011.
    Publicado
  11. Cid, Marília; Rebelo, Hugo; Bonito, Jorge. "Students’ representations about quality education: A longitudinal study on nursing and management degrees". Trabalho apresentado em XIV World Congress of Comparative Education Societies and Faculty of Education of the Bogaziçi University, 2010.
    Publicado
  12. Cid, Marilia; Rebelo, Hugo; Oliveira, Manuela; Saraiva, Margarida; Bonito, Jorge. "In Search of Academic Sucess Indicators: an Analysis from the Students ‘Perceptions about Quality of Education". Trabalho apresentado em International Conference on Engineering and Mathematics, 2009.
  13. Rebelo, Hugo; Bonito, Jorge; Oliveira, Maria Manuela; Cid, Marília; Saraiva, Margarida. "DO RENDIMENTO ACADÉMICO AO GRAU DE SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES:". Trabalho apresentado em X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2009.
    Publicado
  14. Cid, Marília; Bonito, Jorge; Matos, Gilda. "Conhecimento e cultura como fundamentos do princípio da sustentabilidade: um estudo desenvolvido com alunos universitários sobre critérios de selecção de resíduos para reciclagem". Trabalho apresentado em Congresso Internacional - A Unicidade do Conhecimento, 2007.
  15. Cid, Marília; António José dos Santos Neto. "Conhecimento pedagógico do conteúdo e dificuldades de aprendizagem em biologia: pontos de vista de alunos e professores". Trabalho apresentado em Encontro Nacional de Educação e Ciências, 2003.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Isabel Fialho; Marília Cid; Marcelo Coppi. "Pedagogical Assessment in Higher Education: The Importance of Training". Education Sciences (2023): https://doi.org/10.3390/educsci13121248.
    10.3390/educsci13121248
  2. Marcelo Coppi; Isabel Fialho; Marília Cid. "Scientific literacy of portuguese students: results of a pilot test". ACTIO: Docência em Ciências (2023): https://doi.org/10.3895/actio.v8n3.16770.
    10.3895/actio.v8n3.16770
  3. Marcelo Coppi; Isabel Fialho; Marília Cid. "Developing a Scientific Literacy Assessment Instrument for Portuguese 3rd Cycle Students". Education Sciences (2023): https://doi.org/10.3390/educsci13090941.
    10.3390/educsci13090941
  4. Marcelo Coppi; Isabel Fialho; Marília Cid. "Assessing Portuguese Elementary School Students’ Scientific Literacy: Application of the ALCE Instrument". Social Sciences (2023): https://doi.org/10.3390/socsci12070374.
    10.3390/socsci12070374
  5. Angelica MONTEIRO; Carlinda LEITE; Marcelo COPPI; Isabel FIALHO; Marília CID. "Education in Emergency: Lessons Learned About School Management Practices and Digital Technologies". Research in Educational Administration and Leadership (2023): https://doi.org/10.30828/real.1134984.
    10.30828/real.1134984
  6. MARCELO COPPI; ISABEL FIALHO; MARÍLIA CID. "SCIENTIFIC LITERACY ASSESSMENT INSTRUMENTS: A SYSTEMATIC LITERATURE REVIEW". Educação em Revista (2023): https://doi.org/10.1590/0102-4698237523-t.
    10.1590/0102-4698237523-t
  7. Isabel Fialho; Marília Cid; Marcelo Coppi. "Advantages and difficulties in the use of digital platforms and technologies by teachers and students". Revista Brasileira de Educação (2023): https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280051.
    10.1590/s1413-24782023280051
  8. Marcelo Coppi; Isabel Fialho; Marília Cid. "Literacia Científica e a Reorganização Curricular em Ciências em Portugal". Educação & Realidade (2023): https://doi.org/10.1590/2175-6236129450vs01.
    10.1590/2175-6236129450vs01
  9. Isabel Fialho; Marília Cid; Marcelo Coppi. "Vantagens e dificuldades na utilização de plataformas e tecnologias digitais por professores e alunos". Revista Brasileira de Educação (2023): https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280050.
    10.1590/s1413-24782023280050
  10. MARCELO COPPI; ISABEL FIALHO; MARÍLIA CID. "INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA LITERACIA CIENTÍFICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA". Educação em Revista (2023): https://doi.org/10.1590/0102-4698237523.
    10.1590/0102-4698237523
  11. Marcelo Alves Coppi; Isabel Fialho; Marília Cid. "EVIDÊNCIAS DE VALIDADE BASEADAS NO CONTEÚDO DE UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA LITERACIA CIENTÍFICA". Cadernos de Pesquisa (2022): https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n2.2022.27.
    10.18764/2178-2229v29n2.2022.27
  12. Marcelo Coppi; Isabel Fialho; Marília Cid; Carlinda Leite; Angélica Monteiro. "O uso de tecnologias digitais em educação: caminhos de futuro para uma educação digital". Praxis Educativa (2022): https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19842.055.
    10.5212/PraxEduc.v.17.19842.055
  13. Chaleta, Elisa; Saraiva, Margarida; Sebastião, Luís; Cid, Marília; M. Diniz, António; Leal, Fátima; Quaresma, Paulo; Rato, Luís. "University Teachers’ Conceptions of the University and the Place of Sustainability". Sustainability 13 4 (2021): 1955. http://dx.doi.org/10.3390/su13041955.
    Publicado • 10.3390/su13041955
  14. Correia, Sónia de Jesus Elias; Cid, Marília Pisco Castro. "Avaliação das aprendizagens nas aulas de ciências naturais e biologia e geologia: das perceções às práticas". Revista Brasileira de Educação 26 (2021): http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782021260005.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1590/s1413-24782021260005
  15. Balça, Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva; Cid, Marília Pisco Castro. "The teaching of science and the teaching of Portuguese: A study with a primary education class". EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação 6 15 (2019): 208-226. http://dx.doi.org/10.26568/2359-2087.2019.4278.
    Acesso aberto • Publicado • 10.26568/2359-2087.2019.4278
  16. Borralho, António; Fialho, Isabel; Cid, Marília. "A Triangulação Sustentada de Dados como Condição Fundamental para a Investigação Qualitativa". Revista Lusófona de Educação 29 (2015): 53-69. http://hdl.handle.net/10437/6447.
    Acesso aberto • Publicado
  17. Verdasca, José; Cid, Marília; Oliveira, Manuela; Monginho, Ricardo. "Extension of Compulsory Schooling: characterization and analysis of the students’ profiles of the science and technology course". (2015): http://hdl.handle.net/10174/16521.
    Acesso aberto
  18. Marília, Cid; Sónia, Correia. "O Ensino e a Aprendizagem da Evolução Biológica na Sala de Aula: A Perspetiva de Alunos de uma Escola Secundária". Revista Portuguesa de Pedagogia 47 1 (2013): 75-86. http://hdl.handle.net/10174/10169.
    Acesso aberto • Publicado
  19. Cid, Marília; Fialho, Isabel. "Making sense of the natural world: seeds and plant germination". The Journal of Emergent Science 5 (2013): 22-28. http://hdl.handle.net/10174/8910.
    Acesso aberto • Publicado
  20. Cid, Marília; Rebelo, Hugo; Bonito, Jorge. "Students' representations about quality education". Journal of US-China Education Review 3 7 (2013): 449-506.
    Publicado
  21. Cid, Marília; Mohr, Adriana. "Avaliação para as aprendizagens em ciências: percepções de futuros professores portugueses e brasileiros". Enseñanza de las Ciencias (2013):
    Publicado
  22. Margalha, Ana; Cid, Marília. "O Coordenador de Departamento Curricular em contexto de supervisão escolar: um estudo num Agrupamento de Escolas do Alentejo". Educação - Temas e Problemas 11 5 (2012): 115-127. http://hdl.handle.net/10174/8147.
    Acesso aberto • Publicado • Margalha, A. & Cid, M. (2012). O Coordenador de Departamento Curricular em contexto de supervisão escolar: um estudo num Agrupamento de Escolas do Alentejo. Educação - Temas e Problemas, 10. (ISSN: 1646-2831). (in press)
  23. Tmbó, Petronio; Meierrose, Carola; Cid, Marília. "O ensino dos insetos na perspectiva de docentes brasileiros e portugueses". Essentia: Revista de Cultura, Cie^ncia e Tecnologia 13 2 (2012): 95-113. http://hdl.handle.net/10174/7110.
    Acesso aberto • Publicado
  24. Margalha, Ana; Saias, Francisco; Cid, Marília. "COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO: CONSTRUÇÃO DE UM PLANO DE COMUNICAÇÃO NUM AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO ALENTEJO". Educação - Temas e Problemas 11 5 (2012): 85-95. http://hdl.handle.net/10174/8158.
    Acesso aberto • Publicado • Margalha, A., Saias, F. & Cid, M. (2012). Comunicação no processo de auto-avaliação: construção de um plano de comunicação num agrupamento de escolas do Alentejo. Educação - Temas e Problemas, 10. (ISSN: 1646-2831). (in press)
  25. Saraiva, Margarida; Cid, Marília; Baião, Cristina; Cid, Marilia. "The degree of customer satisfaction in university restaurants: The case of the University of Évora in Portugal". Organizations in globalized and consumer societies are offering progressively more quality products in order to satisfy their customers. University restaurants are not indifferent to this phenomenon and also care about the degree of customer satisfaction. The present study was planned and developed in order to address this issue. The purpose of this investigation was to measure the degree of custo (2011): http://hdl.handle.net/10174/10144.
    Acesso aberto
  26. Silvestre, Maria José; Fialho, Isabel; Cid, Marília. "EVALUATION OF SCHOOL ORGANIZATIONS IN PORTUGAL: THE REFLECTIVE STUDY OF THE REPORTS OF EXTERNAL EVALUATION IN ALENTEJO REGION. AVALIAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES ESCOLARES EM PORTUGAL: ESTUDO REFLEXIVO DOS RELATÓRIOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA NA REGIÃO ALENTEJO". Revista de Enfermagem UFPE On Line 5 (2011): 533-542. http://hdl.handle.net/10174/3551.
    Acesso aberto • Publicado • 10.5205/reuol.1718-11976-1-LE.05spe201128
  27. Cid, Marilia; Saraiva, Margarida; Pereira, Dulce; Sampaio, Ana; Bonito, Jorge. "Percepção Estudantil da Qualidade do Ensino Superior Público no Alentejo (Portugal)". Millenium 39 (2010): 19-53. http://hdl.handle.net/10174/5566.
    Acesso aberto • Publicado
  28. Bonito, Jorge; Rebelo, Hugo; Saragoça, José; Cid, Marília; Fialho, Isabel; Trindade, Vitor; Pires, Heldemerina; Saraiva, Margarida. "Como aumentar a qualidade de ensino? Uma visão dos estudantes dos ensinos básico, secundário e superior". Sobredotação 10 97 (2009): 115. http://hdl.handle.net/10174/4807.
    Acesso aberto • Publicado
  29. Cid, Marília; Bonito, Jorge; Oliveira, Maria Manuela; Saraiva, Margarida; Rebelo, Hugo. "Student’s representations of education quality in different school levels an exploratory study with Portuguese students". (2009): http://hdl.handle.net/10174/4806.
    Acesso aberto
  30. Oliveira, Vítor; Cid, Marília; Valente, Mariana; Figueiredo, Margarida; Quadrado, Anabela; Fialho, Isabel; Matos, Jorge; et al. "Da criação de perplexidades à produção de sentidos no Ensino Experimental das Ciências no 1º ciclo do Ensino Básico". (2009): http://hdl.handle.net/10174/5092.
    Acesso aberto
  31. Cid, Marília. "A avaliação das aprendizagens em ciências". Educação - Temas e Problemas 8 (2009): 9-17.
    Publicado
  32. Cid, Marília; Balca, Angela. "Uma proposta de intervenção pedagógica no âmbito da educação alimentar: pontes com a literatura infantil". Enseñanza de las Ciencias (2009): https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/294033.
    Publicado
  33. Bonito, Jorge; Cid, Marília; Matos, Gilda. "O Significado de Alguns Rótulos Alegadamente «Ecológicos» Presentes em Produtos Comercializáveis em Portugal: Um Estudo com Alunos Universitários". Educação - Temas e Problemas 3 (2007): 125-155. http://hdl.handle.net/10174/1329.
    Acesso aberto • Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Cid, Marília. "Avaliação para as aprendizagens: diálogos entre a teoria e a prática", Diversidades, 2021, https://www.madeira.gov.pt//Portals/15/documentos/1_DRE/PaginaPrincipal/Publicacoes/PublicacoesDRE/Revista_Diversidades/Revista_Diversidades_59.pdf.
Capítulo de livro
  1. Chaleta, Elisa; Sebastião, Luís; Fialho, Isabel; Cid, Marília; Borralho, António. "Universidade e mudança: percepção e vivência de professores universitários / University and change: university teachers' perceptions and experiences". In Límites y posibilidades del cambio universitario. Espanha: Instituto de Creatividad, 2022.
    Publicado
  2. Cid, M.. "Assessment and classroom learning: discontinuities between theory and practice". In Nuovi paradigmi, nuovi stili, nuove sfide educative, 131-145. Roma, Itália: Roma Tre-Press, 2021.
    Publicado
  3. Bragança, I.F.S., Leal da Costa, M.C., & Cid, M.. "Formação inicial de professores/as no Brasil e em Portugal: contribuições de narrativas co-construídas". In Narrativas e formação: diálogos universidade e escola, 73-101. Brasil: Pedro & João Editores, 2021.
    Publicado
  4. Fialho, I. & Cid, M.. "Fundamentar e melhorar a avaliação pedagógica no ensino superior. Um processo formativo sustentado na investigação-ação em contexto digital.". In Portas que o digital abriu na investigação em educação, 151-173. 2021.
    Publicado
  5. Cid, M.. "Avaliar para incluir e melhorar as aprendizagens: práticas, obstáculos e possibilidades.". In Formação docente em inclusão e direitos humanos no Brasil e em Portugal, 187-212. Brasil: EDUFAL, 2017.
    Publicado
  6. Morgado, José Carlos; Alves, Maria Palmira; Borralho, António; Fialho, Isabel; Cid, Marília. "Ensino, aprendizagem e avaliação no ensino superior: entre a conformidade e a inovação". In Avaliação, ensino e aprendizagem no ensino superior em Portugal e no Brasil: realidades e perspetivas, 21-44. Lisboa, Portugal: Educa - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2015.
    Publicado
  7. Fernandes, Domingos; Gaspar, Andreia; Borralho, António; Cid, Marília; Fialho, Isabel. "O feedback nas práticas de oito docentes universitários de licenciaturas de artes e humanidades". In Avaliação, ensino e aprendizagem no ensino superior em Portugal e no Brasil: realidades e perspetivas, 445-473. Lisboa, Portugal: EDUCA, 2015.
    Publicado
  8. Valente, Mariana; Galacho, Cristina; Filipe, Ana; Carraça, Graça; Cid, Marília; Moreira, Lurdes. "A produção de um dispositivo técnico-pedagógico em linha: contributo para o enriquecimento dos modos de aprender". Portugal: Ministério da Educação e Ciência, 2015.
  9. Borralho, A.; Fialho, I.J.B.B.; Cid, Marília; Alves, Palmira; Morgado, José Carlos. "Práticas curriculares nas universidade portuguesas: estudo comparativo para as diferentes áreas do conhecimento". In Avaliação, ensino e aprendizagem no ensino superior em Portugal e no Brasil: realidades e perspetivas, 137-184. Lisboa, Portugal: Educa, 2015.
    Publicado
  10. Cid, Marília; Fialho, Isabel; Borralho, António; Fernandes, Domingos; Rodrigues, Pedro; Melo, Benedita. "A Avaliação nas Práticas Curriculares em Quatro Universidades Portuguesas". In Avaliação, ensino e aprendizagem no ensino superior em Portugal e no Brasil: realidades e perspetivas, 615-648. Lisboa, Portugal: EDUCA, 2014.
    Publicado
  11. Borralho, A.; Dias, Raquel; Cid, Marília; Fialho, Isabel. "Caracterização do ensino, da avaliação e aprendizagens numa universidade portuguesa: um estudo na área científica das Ciências da Saúde". In Investigaciones en el contexto universitario actual.. Ourense, Espanha: Educación Editora, 2014.
    Publicado
  12. Silvestre, Maria José; Fialho, Isabel; Cid, Marília. "Efeitos da avaliação externa das escolas nos resultados escolares e na qualidade do serviço educativo prestado". In Políticas educativas, eficácia e melhoria da escola. Évora, Portugal: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, 2014.
    Publicado
  13. Cid, Marília; Fialho, Isabel. "Avaliar para aprender na escola: um caminho em aberto". In TurmaMais e sucesso escolar, 79-89. Portugal: CIEP-UE, 2013.
  14. Grácio, Luísa; Cid, Marilia. "Differences in learning, learning styles and teaching". In A Preventive Approach in Inclusive Education: Differentiating Classroom practice for primary school teachers - In Service Training Guide. Istambul, Turquia, 2013.
  15. Fialho, Isabel; Cid, Marilia; Grácio, Luísa. "Good teaching by removing barriers to learning: Bruner's contributions". In A Preventive Approach in Inclusive Education: Differentiating Classroom practice for primary school teachers - In Service Training Guide. Istambul, Turquia: TR, 2013.
  16. Cid, Marília; Cristóvão, Ana Maria; Salgueiro, Hélio. "Projeto TurmaMais: importância da formação em avaliação das aprendizagens". In Pedagogia 2013. Encuentro por la Unidad de los Educadores. Cuba: Editor Educación Cubana, 2013.
    Publicado
  17. Correia, Sónia; Cid, Marília. "O ENSINO DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA EM CONTEXTO DE SALA DE AULA. UMA ABORDAGEM COM ALUNOS DO 11.º ANO DE ESCOLARIDADE NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA E GEOLOGIA". In Práticas de investigação em educação. Portugal: DPE-UE, 2012.
    Publicado
  18. Fialho, Isabel; Saragoça, José; Rebelo, Hugo; Cid, Marília; Oliveira, Maria; Bonito, Jorge; Candeias, Adelinda; Trindade, Vítor. "Academic performance in public higher education institutions: A study on the effects of teacher commitment, teaching methodologies and evaluation methodologies in students attending nursing and management courses". In Research on teacher education and training, 277-290. Grécia: Athens Institute for Education, 2012.
    Publicado
  19. Trindade, Vítor; Bonito, Jorge; Rebelo, Hugo; Cid, Marília; Oliveira, Manuela; Saragoça, José; Fialho, Isabel; Pires, Heldemerina; Candeias, Adelinda. "Percepções de Qualidade de Ensino dos Alunos de Enfermagem e de Gestão: um estudo desenvolvido na Universidade de Évora". In Universidade de Évora (1559-2009): 450 anos de modernidade educativa, 763-766. Portugal: Chiado Editora, 2012.
    Publicado
  20. Cid, Marília; Fialho, Isabel. "CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - DA FUNDAMENTAÇÃO À OPERACIONALIZAÇÃO". In TurmaMais e sucesso escolar. Contributos teóricos e práticos, 109-124. Portugal: CIEP-UE, 2011.
    Publicado
  21. Fialho, Isabel; Salgueiro, Hélio; Cid, Marília. "No caminho do sucesso escolar: o caso da turmamais". In Actas do XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía. Espanha, 2011.
    Publicado
  22. Grácio, Luísa; Cid, Marilia; Chaleta, Elisa; Fialho, Isabel; Candeias, Adelinda; Saragoça, Maria José; Rosário, Cristina; et al. "Distinc Project Developing an in Service Training for Inclusive Classroom Practices". In Proceedings from II Internacional Congres Interfaces of Psychology. Quality of Life. Living with Quality. Portugal: Universidade de Évora, 2011.
    Publicado
  23. Cid, Marília; Correia, Sónia; Sarroeira, Laura. "Reflexão e regulação das práticas de avaliação das aprendizagens em sala de aula". In Escola(s) do Alentejo: um mapa do que se aprende no sul de Portugal. Portugal: Pedago, 2011.
    Publicado
  24. Bonito, Jorge; Pires, Heldemerina; Cid, Marília; Saraiva, Margarida; Trindade, Vítor; Saragoça, José; Fialho, Isabel; Candeias, Adelinda; Rebelo, Hugo. "Procura de Práticas Eficazes para um Rendimento Académico de Sucesso: Um estudo longitudinal sobre a perspectiva dos estudantes dos ensinos secundário e superior". In Ensino, qualidade e formação de professores. Portugal: Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora, 2009.
    Publicado
  25. Cid, Marília. "O papel da experimentação no ensino das ciências e a formação inicial dos professores de ciências: uma análise a partir da disciplina de Didáctica da Biologia". In Rómulo de Carvalho: O Homem e o Pedagogo. Comemorações do 1.º Centenário do Nascimento do Prof. Rómulo de Carvalho. Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, 2007.
    Publicado
Edição de livro
  1. Cid, Marília; Rajadell-Puiggròs, N.; Santos Costa, G. dos. Ensinar, avaliar e aprender no ensino superior: perspetivas internacionais. Évora, Portugal: CIEP-UE. 2020.
    Publicado
  2. Juan Leiva Olivencia; López Meneses; Cid, Marília; Vázquez Cano. Investigaciones innovadoras hispano-lusas en ámbitos universitários. Una mirada española y portuguesa. Espanha: AFOE. 2017.
    Editor
  3. Fialho, Isabel; Verdasca, José; Cid, Marília; Favinha, Marília. Políticas educativas, eficácia e melhoria da escola. Évora, Portugal: Centro de Investigação em Educação e Psicologia -Universidade de Évora. 2014.
    Publicado
  4. António José dos Santos Neto; Cid, Marília; Americo Peças; Chaleta, Elisa. Estereótipos de género. Portugal: Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres. 1999.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Cid, Marília. Autor correspondente: Cid, Marília. Avaliação pedagógica no ensino superior: possibilidades de melhoria e inovação.. Portugal: Universidade de Évora. 2023.
    Publicado
  2. Cid, Marília; Verdasca, José; Oliveira, Manuela; Borralho, António; Grácio, Luísa; Chaleta, Elisa; Fialho, Isabel. Os cursos científico-humanísticos e o alargamento da escolaridade obrigatória. Medidas educativas de inclusão.. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação e Ciência, Direção-Geral da Educação. 2014.
    Publicado
Manual
  1. Fialho, Isabel; Bonito, Jorge; Cid, Marília. Planeta azul 7. Portugal: Texto Editora. 1998.
    Publicado
Pré-impressão
  1. Marcelo Coppi; Isabel Fialho; Marília Cid. "LITERACIA CIENTÍFICA: UM OLHAR SOBRE AS SUAS DIFERENTES INTERPRETAÇÕES". 2023. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.7290.
    10.1590/SciELOPreprints.7290
  2. Marcelo Coppi; Isabel Fialho; Marília Cid. "INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA LITERACIA CIENTÍFICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA". 2021. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.3354.
    10.1590/SciELOPreprints.3354
Relatório
  1. Fialho, Isabel; Cristóvão, Ana Maria; Rebelo, Hugo; LEAL, FÁTIMA; Sebastião, Luís; Costa, João Paulo; Cid, Marília; et al. 2023. 1.º Relatório Intercalar Projeto Mochila Leve (2022/2023) / 1st Interim Report Mochila Leve Project.
  2. SEBASTIÃO, LUÍS; Cristóvão, Ana Maria; Rebelo, Hugo; Cid, Marília; Fialho, Isabel; Saragoça, José. 2023. Estudos Observacionais: ações específicas do Plano 21|23 Escola+ com maior impacto na recuperação das aprendizagens.
  3. Sebastião, Luís; Rebelo, Hugo; Cristóvão, Ana Maria; Fialho, Isabel; Cid, Marília; Gonçalves, Teresa; Tirapicos, Filipa. 2023. Estudo sobre o comportamento da participação cívica dos/as jovens portugueses no associativismo.
  4. Fialho, Isabel; Cid, Marília. 2019. Relatório de avaliação externa do projeto Kiitos@21st Century Preschools / External evaluation report for the Kiitos@21st Century Preschools project.
  5. Fialho, Isabel; Verdasca, José; Cid, Marília; Tobias, Antónia. 2014. Relatório de meta-avaliação - Projeto TurmaMais. Programa Mais Sucesso Escolar.
  6. Fialho, Isabel; Verdasca, José; Moreira, Lurdes; Chaleta, Elisa; Grácio, Luísa; Magalhães, Olga; Saragoça, José; Cid, Marília; Tobias, Antónia. 2013. Avaliação externa do programa de atividades de enriquecimento curricular no 1.º ciclo do ensino básico. http://hdl.handle.net/10174/12487.
  7. Marques, Luís Manuel Ferreira; Loureiro, Maria João Miranda Nazaré; Praia, João Felix; Lopes, Carla Alexandra Morim Vale; Marques, Margarida Morais; Pinho, Sérgio; Oliveira, Teresa; et al. 2008. Descrição detalhada das actividades efectuadas no decurso do projecto IPEC. http://hdl.handle.net/10773/9116.
Tese / Dissertação
  1. Cid, Marília Pisco Castro. "Da aprendizagem dos alunos à construção do conhecimento do professor de biologia: um estudo no âmbito da genética". Doutoramento, 2004. http://hdl.handle.net/10174/11348.
  2. "A Ciência-Tecnologia-Sociedade na Formação de Professores e Efeitos na Aprendizagem dos Alunos". Mestrado, Universidade de Lisboa Instituto da Educação, 1995.

Outros

Outra produção
  1. IPI.SUCESSO: Ensino, Avaliação e Aprendizagem. Vídeo de apresentação no âmbito do projeto Inovação Pedagógica e Integração para o Sucesso e Combate ao Abandono na Universidade de Évora em tempos de Instabilidade e Incerteza ¿ IPI.SUCESSO. 2023. Cid, Marília; Borralho, A.; Fialho, Isabel. https://www.ipisucesso.uevora.pt/project/foco-uc/.
  2. Impactos organizacionais e pedagógicos do projeto TurmaMais. O Projeto TurmaMais, orientado para metas de sucesso, evoluiu ao longo do tempo de uma lógica organizacional centrada essencialmente em produtos para uma lógica centrada em processos que tem impulsionado mudanças organizacionais e pedagógicas – começa a emergir uma cultura de escola potenciadora de melhores práticas de ensino, de aprendizagem e de avaliação e de uma maior responsabilização pelos r. 2013. Cristóvão, Ana Maria; Salgueiro, Hélio; Cid, Marília; Fialho, Isabel. http://hdl.handle.net/10174/10009.
  3. Projeto TurmaMais: a caminhar para o sucesso escolar. Com o alargamento da escolaridade obrigatória para o 12.º ano e com a manutenção de modelos organizacionais de escola desajustados da realidade atual, tendem a agravar-se problemas como a reprovação ou o abandono precoce do sistema de ensino. O Projeto TurmaMais parte da convicção de que é possível melhorar os resultados escolares dos alunos através da manipulação das variáveis dimensão e composiç. 2013. Cristóvão, Ana Maria; Fialho, Isabel; Salgueiro, Hélio; Cid, Marília. http://hdl.handle.net/10174/8687.
  4. Da qualidade do ensino ao sucesso académico: um estudo longitudinal sobre a perspetiva dos estudantes dos ensinoS secundário e superior. Procura de práticas eficazes para um rendimento académico de sucesso. Este projeto pretendeu contribuir para o encontro dialético entre as representações dos estudantes sobre a qualidade de ensino e o seu rendimento académico. Os estudos realizados têm revelado que este encontro é fortemente influenciado por variáveis de contexto, as quais são especialmente relevantes para os sujeitos da aprendizagem. Procurámos verificar como as representações dos estudantes sobre. 2012. Bonito, Jorge; Trindade, Vítor; Candeias, Adelinda; Saragoça, José; Pires, Heldemerina; Rebelo, Hugo; Fialho, Isabel; et al. http://hdl.handle.net/10174/7552.
  5. O ensino da evolução biológica em sala de aula: um estudo de caso. O estudo que se apresenta incide sobre o tema “evolução biológica”, o qual integra o programa curricular da disciplina de Biologia e Geologia do 11.º ano de escolaridade, e é parte de um trabalho de investigação desenvolvido numa escola de Lisboa. O conceito de evolução constitui um pilar fundamental na construção do conhecimento biológico, uma vez que é considerado por muitos o eixo integrador d. 2011. Correia, Sónia; Cid, Marília. http://hdl.handle.net/10174/4360.
  6. INTERAÇÃO ESCOLA, FAMÍLIA E COMUNIDADE NO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO DAS ESCOLAS: SINAIS DE MUDANÇAS EDUCACIONAIS. A modernização do sistema educativo passa, para alguns autores, pela sua descentralização e por um investimento nas escolas como lugares de formação, como espaços de autonomia pedagógica, curricular e profissional, o que implica um esforço de compreensão do papel dos estabelecimentos educativos como organizações que têm forçosamente de adquirir agilidade e flexibilidade incompatíveis com a inércia. 2011. Silvestre, Maria José; Gomes, Sónia; Fialho, Isabel; Cid, Marília. http://hdl.handle.net/10174/8677.
  7. Avaliação, escola e excelência. Indícios organizacionais de uma relação. Sendo inquestionáveis as mais-valias de uma aplicação sistemática, consolidada, consistente e consequente dos processos de avaliação das escolas na melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas mesmas, com este trabalho pretendemos compreender como são tratadas as questões relacionadas, por um lado com a exclusão e a inclusão e, por outro lado, com a excelência, nas modalidades interna e exte. 2010. Fialho, Isabel; Cid, Marília; Silvestre, Maria José; Gomes, Sónia. http://hdl.handle.net/10174/5091.
  8. Academic Performance in Public Higher Education Institutions: A study on the effects of Teacher Commitment, Teaching Methodologies and Evaluation Methodologies in Students attending Nursing and Management courses.. The rapid development of science and technology as well as politic, social and economical dynamics which characterize post-modern societies, demand from educational systems a high quality education accessible to all. The main challenge of the XXI century in the educational field is not only to assure that students acquire a wide range of skills which are permanently updated, but also to guarantee. 2010. Fialho, Isabel; Saragoça, José; Rebelo, Hugo; Cid, Marília; Oliveira, Manuela; Bonito, Jorge; Candeias, Adelinda; Trindade, Vítor. http://hdl.handle.net/10174/3513.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/09/20 Avaliação para as aprendizagens: uma experiência no IPI.Sucesso Seminário Inovação Pedagógica no Ensino Superior: Um Programa na Universidade e Évora
Universidade de Évora
2022 Narrativas de formação docente em contextos internacionais: desafios e possibilidades II Seminário de Internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal de Sergipe (Brasil)
2021 Ensinar, avaliar e aprender no ensino superior: desafios atuais IV International Conference Learning and Teaching in Higher Education "Students & Teachers
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2020/11 Conceptions about what it is to learn in university professors in the areas of social sciences and science and technology.
Universidade de Évora
2019/07 Teaching in higher education: conceptions of university teachers 26th International Conference on Learning
Queen’s University (Belfast, Reino Unido)
2019/07 Learning in higher education: conceptions of university teachers 26th International Conference on Learning
Queen’s University (Belfast, Reino Unido)
2019/07 The University and the future: university teacher’s conceptions
Queen’s University (Belfast, Reino Unido)
2019/07 Aprendizaje colaborativo y desarrollo profesional con el uso del vídeo y plataforma digital
Queen’s University (Belfast, Reino Unido)
2019 Avaliação no ensino superior Congresso Internacional sobre Avaliação no Ensino Superior
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2017/11 Educação em ciências Colóquio Educação em Ciências para Todos/as
Universidade de Évora (Badajoz, Polónia)
2017 Avaliar para melhorar as aprendizagens em sala de aula: das intenções às práticas Conferência apresentada no XIX Seminário Regional de Educação “Tomar a Aprender – Tod@s Capazes, Tod@s Diferentes”,
Centro de Formação "Os Templários" (Tomar, Portugal)
2016/10 Avaliação das aprendizagens nas práticas curriculares no ensino superior. III Seminário Internacional "Educação superior, docência, formação e cultura universitária: uma perspectiva internacional”
Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2016 Avaliar, diferenciar e incluir para melhorar as aprendizagens: um desafio da escola do século XXI Conferência de abertura na Jornada Pedagógica Internacional – Currículo Inclusivo e os Desafios da Educação Contemporânea
(Macapá, Brasil)
2016 Feedback avaliativo e o seu papel para as aprendizagens I Simpósio Internacional sobre Avaliação para as Aprendizagens na Educação Básica
Universidade Federal do Pará (Belém, Brasil)
2016 Avaliação institucional: exigências, oportunidades e desafios Conferência apresentada no Seminário de Processos de Avaliação e Qualificação Institucional
Universidade Federal do Pará (Belém, Brasil)
2016 Avaliação, ensino e aprendizagem no ensino superior Conferência apresentada no Seminário de Processos de Avaliação e Qualificação Institucional
(Belém, Brasil)
2015 Escuela inclusiva y éxito escolar: el papel de la evaluación formativa Seminario Interculturalidad, Comunidad y Escuela
Universidad de Malaga (Espanha)
2014/06 Práticas de ensino, de avaliação e relações com a aprendizagem: um estudo na Universidade de Évora II Jornadas de Investigação em Educação
Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - Atual A alfabetização científica e o seu ensino: Uma proposta de formação para professores do terceiro ciclo do ensino.
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2019 - Atual Literacia científica de alunos portugueses no final do terceiro ciclo do ensino básico: desenvolvimento e validação de um instrumento de avaliação
Coorientador
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2020 - 2024 Percursos académicos de estudantes oriundos de escolas profissionais: um estudo na Universidade de Évora
Coorientador
Educational Sciences (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2019 - 2024 Modalidades de Atendimento, Educação e Socialização de Crianças em Creches e Creches Familiares: um estudo no Concelho do Seixal
Coorientador
Educational Sciences (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2018 - 2021 Educação Superior a Distância no Brasil: das Caravelas ao Online: percurso, discursos e novos rumos
Orientador
Programa de Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2017/03/31 - 2019/03/08 Avaliação do Desempenho Docente: Sentidos e desafios na perspetiva de professores
Coorientador
Programa de Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2017 - 2019 Da avaliação aferida à avaliação em sala de aula: um estudo em escolas do ensino básico de São Tomé e Príncipe
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação - Administração, Regulação e Políticas Educativas (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2016 - 2019 Práticas de avaliação formativa na sala de aula: estudos de casos de professores e alunos do 9º, 10º, 11º e 12º ano do Liceu Constantino Semedo em Cabo Verde
Orientador
Programa de Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2011/11/02 - 2018/11/28 Implicações da Avaliação do Desempenho Docente na Aprendizagem dos Professores e no seu Desenvolvimento Profissional: Perspectivas de Professores de Inglês
Coorientador
Programa de Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2012/10/25 - 2017/09/20 Avaliação das Aprendizagens dos alunos na disciplina de Ciências Naturais e Biologia e Geologia: um estudo sobre a sua interpretação e implementação em sala de aula
Orientador
Programa de Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2015 - 2017 Concepções práticas e avaliativas dos professores do primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual de Belém-Pará
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação - Avaliação Educacional (Mestrado)
2015 - 2016 Educação para a saúde: um estudo sobre hábitos alimentares em alunos numa escola do ensino médio do Lubango
Orientador
Mestrado em Ensino das Ciências - Biologia (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
2011/10/28 - 2015/07/06 Avaliação interna e exames nacionais na disciplina de Física e Química A: um estudo de caso sobre instrumentos e práticas de avaliação
Coorientador
Programa de Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2014 - 2015 As actividades práticas de Biologia no 1º ciclo do ensino secundário: um estudo efectuado com professores e alunos da 9ª classe da escola Missão Católica do Lubango
Orientador
Mestrado em Ensino das Ciências - Biologia (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
2014 - 2015 A importância da higiene alimentar na 8ª classe: um estudo efectuado numa escola do 1º ciclo do ensino secundário do Lubango
Orientador
Mestrado em Ensino das Ciências - Biologia (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
2013 - 2015 O currículo de Ciências Físicas e Naturais do 3º ciclo do ensino básico: das práticas declaradas pelos professores às perceções dos alunos - um estudo de caso
Coorientador
Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2013 - 2015 Formação Inicial de professores de Física e Química: perceções de alunos em processo de prática pedagógica
Coorientador
Mestrado em Ciências da Educação - Avaliação Educacional (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2013 - 2014 Importância da educação sexual dos adolescentes na prevenção da gravidez precoce: um estudo realizado numa escola do 1º ciclo do Lubango
Orientador
Mestrado em Ensino das Ciências - Biologia (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
2013 - 2014 Conhecimento prático sobre alimentação equilibrada de alunos da 8.ª classe numa escola do Lubango
Orientador
Mestrado em Ensino das Ciências - Biologia (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
2013 - 2014 Relatório da Prática Supervisionada (realizada por Maria da Conceição Silva Marinho)
Orientador
Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2012 - 2014 Análise de um Projeto Político Pedagógico implementado em uma Escola Pública em Belém do Pará
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação - Avaliação Educacional (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2012 - 2014 Formação Pedagógica dos Docentes do Ensino Superior: O ponto de vista de professores de uma Universidade de Belém-Pará
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação - Avaliação Educacional (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2010 - 2014 Avaliação da aprendizagem em uma perspectiva processual: Um estudo de caso no Projeto ‘Vestibular Solidário’
Orientador
Programa de Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2010/10/09 - 2013/10/25 Avaliação das escolas. Avaliação nas escolas.
Coorientador
Programa de Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2012 - 2013 Relatório da Prática Supervisionada (realizada por Hélder Giroto Paiva)
Orientador
Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2011 - 2013 Formação de professores para a educação inclusiva: o lugar dos métodos activos e técnicas expressivas
Coorientador
Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2011 - 2013 Perceção dos alunos da Escola Profissional de Alvito em relação aos cursos e empregabilidade
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação - Avaliação Educacional (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2011 - 2013 A estrutura modular dos cursos profissionais: um estudo de caso múltiplo
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação - Avaliação Educacional (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2010 - 2013 Avaliação da Influência da mídia, no receptor, sobre as mudanças políticas de 1964
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação - Avaliação Educacional (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2011 - 2012 Relatório da Prática Supervisionada (realizada por Teresa Maria Baião Espadinha Serrano)
Orientador
Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2010 - 2012 O ensino da evolução biológica em contexto de sala de aula: uma abordagem com alunos do 11º ano de escolaridade na disciplina de Biologia e Geologia
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2010 - 2011 Relatório da Prática Supervisionada (realizada por Filipa Salomé Lopes)
Orientador
Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2010 - 2011 Relatório da Prática Supervisionada (realizada por Filipa Vieira dos Santos)
Orientador
Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2010 - 2011 Relatório da Prática Supervisionada (realizada por Sílvia de Jesus Piteira Graxinha)
Orientador
Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2010 - 2011 Relatório da Prática Supervisionada (realizada por Ana Paula Caeiro Alves Vidigal)
Orientador
Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2010 - 2011 Relatório da Prática Supervisionada (realizada por Maria Teresa Lagarto Horta)
Orientador
Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2009 - 2011 Media e HIV/SIDA em Moçambique: o papel do “Diário de Moçambique” no combate à epidemia (2005 e 2009)
Coorientador
Mestrado em Políticas de Bem-estar em Perspectiva: Evolução, Conceitos e Actores (Erasmus Mundus) (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2009 - 2011 Formas e instrumentos de avaliação da aprendizagem: um estudo com alunos do ensino médio
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação - Avaliação Educacional (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2009 - 2011 O processo de avaliação na 1.ª série do ensino fundamental
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação - Avaliação Educacional (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2007 - 2010 Realidade organizacional e pedagógica da educação artística no ensino formal: Um estudo numa escola secundária do ensino público
Coorientador
Mestrado em Ciências da Educação - Administração Escolar (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2007 - 2010 Relação entre a motivação do professor e a indisciplina dos seus alunos na sala de aula
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/02/19 Conhecimento pedagógico do conteúdo (pck) de professores de Física no contexto do estudo de aula
Arguente
Mauri Luís Tomkelski (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2023/11/17 O papel da família no modelo curricular da Escola da Ponte
Presidente do júri
Isabel Borges de Carvalho (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2022/09/22 Conceptions and Practices of Assessment in Higher Education: A Study of University Teachers
Arguente principal
Eva Maria Lopes Fernandes (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2022/07/18 Porquê estudar Química? Fatores que influenciaram a escolha dos alunos do Curso de Licenciatura em Química da Universidade de Évora e do 12° Ano de escolaridade das escolas secundárias de Évora
Presidente do júri
Najara Marinho de Assis (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2022/07/04 A Relação entre Indisciplina e Insucesso Escolar/Académico dos Alunos, sobre uma Escola de Fortaleza-Ceará-Brasil
Vogal
Jacira Medeiros de Camelo (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2022/06/28 Desenvolvimento profissional de professores de Física e Química no contexto de uma experiência de formação
Arguente principal
Luísa Maria Geraldes Lourenço (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2022/06/20 Os sentidos da velhice e a promoção do envelhecimento ativo: desafios educativos no contexto brasileiro
Vogal
Elizabeth Falcão Clarkson (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2022/06/07 Planificação Docente no Ensino Superior: Um Estudo numa Universidade Brasileira na Disciplina de Programação Introdutória
Arguente principal
Claudia Akemi Izeki (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2022/05/13 Necessidades de formação dos guardas penitenciários: caso de dois estabelecimentos `da província de Maputo-Moçambique (2014-2018)
Vogal
Josina da Graça Simione Sitoe Macia (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2022/05/12 Um diálogo entre as práticas avaliativas de professores de ciências experimentais: Um estudo no 3.º ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Maria Margarida Valadas Mendes Teixeira de Sousa (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2022/03/18 A docência, o currículo e os novos espaços de aprendizagem: um estudo em escolas do ensino médio brasileiras
Arguente principal
Ester Figueiredo Araujo (Doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2022/03/09 O Ensino na Universidade de São Tomé e Príncipe: Conceções, vivências e práticas
Vogal
Eurídice Helga da Cruz Rodrigues Aguiar (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2021/12/17 Literacia em avaliação de professores: desenvolvimento e aplicação do Questionário de Aferição da Literacia em Avaliação (QALA)
Arguente principal
Luís Miguel Pires Almeida (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação, Portugal
2021/05/13 Exploração da Natureza: atividades interdisciplinares para professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Sílvia Nobre (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2021/05/11 O referencial de competências no contexto da formação militar: estudo comparativo dos casos dos Exércitos português, espanhol, chileno e da NATO
Presidente do júri
António João Guelha da Rosa (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2021/01/26 A (re)construção da cultura organizacional em mega-aprupamentos de escolas: estudo de caso na região de Lisboa
Presidente do júri
Mário Augusto Sanches (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2021/01/14 Dois currículos de ciências naturais e as políticas curriculares para o século XXI
Arguente principal
Maria Plantier Santos Lobo Antunes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2020/12/22 Modelos de profissionalização docente: análise do processo de profissionalização de três docentes do Ensino Superior em Moçambique
Vogal
Nelson Lucas Mahetane Buque (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2020/05/11 Perspetivas sobre a avaliação do desempenho docente no Estado do Pará. Contributos para um quadro de referência. Um estudo com professores do ensino médio
Vogal
Izabel Matos de Aguiar Silva (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2019/07/01 Os efeitos da indisciplina no rendimento escolar: o olhar dos alunos
Vogal
António Manuel Rodrigues Pinto Moreira (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2017/09/07 A Qualidade e Internacionalização no Ensino Superior em Portugal: um estudo de caso nas Universidades do Minho, Aveiro e Algarve
Arguente
Sofia Helena Gago Nunes (Doutoramento)
Universidad de Huelva Facultad de Educación, Espanha
2017/05/11 Perfis de liderança em contexto escolar: O papel do Diretor na administração e gestão das escolas do Ensino Médio na Província do Zaire
Presidente do júri
Samuel Zinga Emília (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2016/04/21 Impacte do programa de formação em ensino experimental das ciências nas conceções e práticas de professores do 1.º ciclo do ensino básico
Arguente
Carla Alexandra Gonçalves (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2015/07/18 Formação contínua: contributos para a profissionalidade dos professores do 1º ciclo do ensino básico/ensino fundamental
Vogal
Simone do Socorro Freitas do Nascimento (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2014/10/09 TurmaMais: um estudo de caso sobre o sucesso/insucesso escolar
Vogal
Teodolinda Rosa Magro da Cruz (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2014/07/23 Aprendizagens contextualizadas: uma forma de promover o ensino das ciências
Arguente
Maria José Ramos Miguel (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2014/05/30 O Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas e a formação docente para a prática da Educação Inclusiva
Vogal
Jacqueline Praxedes de Almeida (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2014/05/29 Comunidades de prática online: contributos para a prática letiva
Arguente
Margarida Morais Marques (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014/03/24 O consumo de álcool pelos jovens dos ensinos básico (9º ano) e secundário no distrito de Beja. Contributos para a definição de um programa de prevenção em educação para a saúde
Vogal
Teresa Margarida Lebrinha de Sousa Tavares (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2010/07/29 Avaliação do(s) impacto(s) do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (rvcc) no Alentejo (período 2001-2005)
Vogal
Lurdes Judite Dionísio Pratas Nico (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2009/06/08 Gestão curricular local: Fundamento para aquisição, desenvolvimento e valorização de competências em ciências naturais no ensino básico – A promoção da literacia científica no concelho do Alandroal
Arguente
José Luís Lagoa d’Orey (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2006/05/10 Os desafios da literacia científica na formação de professores de biologia e geologia. Concepções e práticas de professores estagiários
Vogal
Isabel José Botas Bruno Fialho (Doutoramento)

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019 - Atual Perita externa no âmbito da Avaliação Externa das Escolas da IGEC
2016 - Atual Perita Externa, no âmbito do Programa TEIP. Ministério da Educação, Portugal
2022 - 2024 Monitorização e Avaliação do Projeto Mochila Leve Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2023 - 2023 Estudos Observacionais: identificação e descrição das ações específicas do Plano 21|23 Escola+ com maior impacto na recuperação das aprendizagens ao nível da eficácia, equidade e qualidade educativas Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2021 - 2023 Participação no Programa de Apoio Integrado ao Setor Educativo de São Tomé e Príncipe (PAISE-STP) (2021-2023). Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
2016 - 2018 Avaliação externa do projeto Kiitos@21st Century Preschools - An integrated pedagogical approach to promote 21st century skills and a second language learning in Childhood Education Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2014 - 2015 Estudo de Avaliação Externa das Atividades de Enriquecimento Curricular no 1.º Ciclo do Ensino Básico Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2014 - 2014 Estudo sobre os Cursos Científico-Humanísticos e o Alargamento da Escolaridade Obrigatória: Medidas Educativas de Inclusão Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2011 - 2013 Projecto TurmaMais - Programa Mais Sucesso Escolar. Universidade de Évora, Portugal
2011 - 2012 Uma avaliação dos processos de aprendizagem, ensino e avaliação numa escola superior de enfermagem Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023 - Atual Avaliação para as Aprendizagens e Inclusão Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado integrado) Universidade de Évora, Portugal
2020 - Atual Avaliação em Educação Ciências da Educação (Doutoramento) Universidade de Évora, Portugal
2020 - Atual Seminário de Investigação I Ciências da Educação (Doutoramento) Universidade de Évora, Portugal
2017 - Atual Avaliação das Aprendizagens Ciências da Educação – Supervisão e Avaliação Educacional (Mestrado integrado) Universidade de Évora, Portugal
2016 - Atual Didática do Estudo do Meio Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) Universidade de Évora, Portugal
2013 - Atual Avaliação Educacional Ciências da Educação (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2009 - Atual Avaliação da Aprendizagem Ciências da Educação (Mestrado) Universidade de Évora, Portugal
2009 - Atual Seminário Introdutório Ciências da Educação (Doutoramento) Universidade de Évora, Portugal
2022 - 2023 Ensino do Meio Físico e Social Educação Básica Universidade de Évora, Portugal
2018 - 2023 Projetos de Intervenção em Contextos Educativos Não Formais Educação Básica (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2014 - 2021 Investigação em Educação Ciências da Educação (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2016 - 2019 Prática de Ensino Supervisionada no 1º Ciclo Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) Universidade de Évora, Portugal
2015 - 2016 Investigação e Avaliação em Educação I Avaliação Educacional (Especialização pós-licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2014 - 2016 Desenho de unidades curriculares online Formação para a Docência Online (Outros) Universidade de Évora, Portugal
2013 - 2016 Teorias e Modelos de Avaliação Educacional Avaliação Educacional (Pós-Graduação) Universidade de Évora, Portugal
2012 - 2016 Avaliação da Aprendizagem Avaliação Educacional (Pós-Graduação) Universidade de Évora, Portugal
2012 - 2015 Curso de Formação para e-docentes Curso de Formação para e-docentes (Outros) Universidade de Évora, Portugal
2009 - 2013 Didática da Biologia e da Geologia Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Évora, Portugal
2009 - 2013 Supervisão de Prática de Ensino Supervisionada Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Évora, Portugal
2008 - 2013 Investigação em Educação I Ciências da Educação (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2008 - 2013 Investigação em Educação II Ciências da Educação (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2012 - 2012 Avaliação das Aprendizagens em Ciências (Postgraduate Certificate) Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
2007 - 2011 Metodologias de Ensino da Especialidade I (Biologia/Geologia) Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Mestrado) Universidade de Évora, Portugal
2005 - 2011 Metodologias de Ensino da Especialidade II Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Mestrado) Universidade de Évora, Portugal
2008 - 2009 Temas Contemporâneos no Ensino da Especialidade (Biologia/Geologia) Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Mestrado) Universidade de Évora, Portugal
2007 - 2009 Investigação e Desenvolvimento de Projetos em Educação (Mestrado) Universidade de Évora, Portugal
2007 - 2008 Análise de Dados em Educação (Mestrado) Universidade de Évora, Portugal
1987 - 2008 Supervisão de Estágio Pedagógico da licenciatura em Ensino de Biologia e Geologia Biologia e Geologia (Ensino de) (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2004 - 2005 A Investigação-Ação como Meio de Formação Permanente de Professores Administração (Mestrado) Universidade de Évora, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2019/02/06 Entrevista e revisão do texto destinado à publicação de 2 páginas de conteúdo no suplemento “Perspetivas”, publicado como encarte do Jornal “Público” sobre as atividades investigativas do CIEP-UE, com o título “Educação e Psicologia ao Serviço da Sociedade”. Suplemento Perspetivas - encarte do Jornal Público

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2020 - Atual Comissão Científica do Programa de Doutoramento Neuroscience and Education, Dipartimento di Studi Umanistici. Lettere, Beni Culturali, Scienze della Formazione
Membro
Università degli Studi di Foggia Facoltà di Lettere e Filosofia, Itália
2018 - Atual Comissão Científica do Premio internazionale Elisa Frauenfelder Università degli Studi Suor Orsola Benincasa, Itália
2017 - Atual Comissão Científica do Premio internazionale Francesco Saverio Nitti per il Mediterraneo
Membro
Università degli Studi Suor Orsola Benincasa, Itália
2023 - 2023 Comissão científica do 12º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2023)
Membro
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Portugal
2023 - 2023 Comissão científica do VII Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (VII ENJIE) – “Desafios Atuais na Investigação em Educação: Agendas Emergentes”.
Membro
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2022 - 2022 Comissão científica do 11º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2022)
Membro
Universidade da Coruña, Espanha
2022 - 2022 Comissão científica do VI Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (VI ENJIE) – “Futuros da educação – ciência cidadã e cocriação”
Membro
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal
2021 - 2021 Comissão científica do III Encontro A formação de educador@s e professor@s na UniverCidade de Évora | II jornada internacional sobre formação de professor@s de educação infantil
Membro
Universidade de Évora, Portugal
2021 - 2021 Comissão científica do Congresso Internacional Literacias no Século XXI (ICCL2021)
Membro
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2021 - 2021 Comissão científica do 10º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2021)
Membro
Universidade da Coruña, Espanha
2021 - 2021 Comissão científica do V Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (V ENJIE) – “Investigação em Educação e Responsabilidade Social: vozes dos jovens investigadores”
Membro
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2021 - 2021 Comissão científica do IV International Conference Learning and Teaching in Higher Education "Students & Teachers"
Membro
Universidade de Évora, Portugal
2020 - 2020 Comissão científica do 9º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2020)
Membro
Universidade da Coruña, Espanha
2020 - 2020 Comissão científica do V Encontro Internacional de Formação para a Docência (INCTE 2020)
Membro
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2020 - 2020 Comissão científica do IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (IV ENJIE) – “Investigar em educação: desafios epistemológicos e metodológicos”
Membro
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2019 - 2019 Comissão científica do 8º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2019)
Membro
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Portugal
2019 - 2019 Comissão científica do IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE 2019)
Membro
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2019 Comissão científica do III Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (III ENJIE) – “Desigualdades sociais e educativas: que lugar para a investigação?”
Membro
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2018 - 2018 Comissão científica do II Congreso Internacional “Interculturalidad, Comunidad y Escuela”/ VII Edición de SICOE
Membro
Universidad de Málaga Facultad de Ciencias de la Educación, Espanha
2018 - 2018 Comissão científica do 7º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2018), Fortaleza (Brasil), 10-13 julho de 2018.
Membro
Universidade de Fortaleza, Brasil
2018 - 2018 Comissão científica das XVI Jornadas de Redes de Investigación en Docencia Universitaria e do II Workshop Internacional de Innovación en Enseñanza Superior y TIC (REDES-INNOVAESTIC 2018), Universidade de Alicante (Espanha), 14-15 junho de 2018.
Membro
Universitat d'Alacant, Espanha
2018 - 2018 Comissão científica do IV Congreso Virtual Internacional sobre Innovación Pedagógica y Praxis Educativa
Membro
Universidad Pablo de Olavide, Espanha
2018 - 2018 Comissão científica do II Encontro “A Formação de Educador@s e Professore@s e na UniverCidade de Évora”
Membro
Universidade de Évora, Portugal
2017 - 2017 Comissão científica do XVII ENEC- Encontro Nacional de Educação em Ciências e I Seminário Internacional de Educação em Ciências
Membro
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2017 - 2017 Comissão científica do Congresso Internacional ”Capacitar e Promover os Imigrantes na Turma”
Membro
Universidade de Évora, Portugal
2017 - 2017 Comissão científica do 6º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2017), Salamanca, Espanha, 12 a 14 de julho de 2017.
Membro
Universidad de Salamanca, Espanha
2017 - 2017 Comissão científica do II ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Membro
Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2017 Comissão científica das XV Jornadas de Redes de Investigación en Docencia Universitaria e do I Workshop Internacional de Innovación en Enseñanza Superior y TIC (REDES-INNOVAESTIC 2017)
Membro
Universitat d'Alacant, Espanha
2016 - 2016 Comissão científica do III Congreso Internacional sobre Innovación Pedagógica y Praxis Educativa
Membro
Universidad Pablo de Olavide, Espanha
2016 - 2016 Comissão científica do I Intercambio Transfronterizo de Investigación en Educación y Psicología
Membro
Universidad de Extremadura, Espanha

Universidade de Évora, Portugal
2016 - 2016 Comissão científica do 5.º Congresso Ibero-Americano em Investigação qualitativa (CIAIQ2016)
Membro
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2015 - 2015 Comissão científica do XVI ENEC – Encontro Nacional de Educação em Ciências “Ciência como Cultura”
Membro
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2015 - 2015 Comissão científica do 4º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2015)
Membro
Universidade Tiradentes, Brasil
2015 - 2015 Comissão científica do III International Conference Learning and Teaching in Higher Education
Membro
Universidade de Évora, Portugal
2014 - 2014 Comissão científica do 3º Congresso Ibero-americano em Investigação Qualitativa
Membro
Universidad de Extremadura, Espanha
2013 - 2013 Comissão científica do II International Conference Learning and Teaching in Higher Education/ Learning Orchestration in Higher Education
Membro
Universidade de Évora, Portugal
2013 - 2013 Comissão científica do II Conferência Internacional em Formação Inclusiva
Membro
Universidade de Évora, Portugal
2012 - 2012 Comissão científica da Conferência Internacional em Formação Inclusiva
Membro
Universidade de Évora, Portugal
2010 - 2010 Comissão científica do I Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, “Desafios teóricos e metodológicos”
Membro
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023 - 2023 Avaliadora externa da tese de doutoramento "La Influencia de la tutorización profesional en la construcción del pensamiento práctico de una alumna en el último período de prácticas en el Grado de Maestro/a de Educación Infantil. Un estudio de caso", de María Elena García Vila Universidad de Málaga Departamento de Didáctica y Organización Escolar, Espanha
2017 - 2017 Ava liadora externa da tese de doutoramento "Análisis de la implantación del bilingüismo en centros educativos públicos en contextos rurales de la provincia de Málaga desde un enfoque de educación inclusiva", de María del Rocío Díaz López Universidad de Málaga Departamento de Didáctica y Organización Escolar, Espanha

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - Atual Revista Indagatio Didactica (1647-3582) Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores/ Universidade de Aveiro
2021 - Atual Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo RIDE (2007 - 2619) Centro de Estudios e Investigaciones para el Desarrollo Docente CENID A.C.
2016 - Atual Investigações em Ensino de Ciências (1518-8795) Instituto de Física - UFRGS
2015 - Atual Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (1983-2117) Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais