???global.info.a_carregar???
Teacher of Special Education at the Ministry of Education. Studies Master´s Degree of Educational Administration at Universidade de Coimbra. Ph.D. in Child Studies, specialization in Special Education at the University of Minho, in 2016. Master in Education Sciences, Special Education - Cognitive and Motor Domain at UCP Braga. A columnist in the Journal of the RV. International Editorial Counselor of the Brazilian Journal of Occupational Therapy Q3 - SJR (2022 - 0.28) CiteScore 2021 (0.9) being also author and evaluator. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education Q2 - SJR (2022 - 0.51); being also author and evaluator. She collaborates as International Editorial Counselor of the journal "Perspectivas em Diálogo, Revista de Educação e Sociedade (ISSN: 2358-1840), being also the author and evaluator. Publication of the scientific article "The Soft Skills of Special Education Teachers: Evidence from the literature" in the journal Education Sciences, impact factor Q2 - SJR (2022 - 0.61) Authors and Reviewer of scientific articles: Children (pediatrics, perinatology and child health) Q2 SJR 2022 (0, 5); Sustainability (geography, planning and development) Q1 SJR 2022 (0, 66); International journal of environmental research and public health ( health, toxicology and mutagenesis ) Q2 SJR 2022 (0, 83); Psychiatry International (education ) Q2 SJR 2022 (0, 68); Education science (computer science applications ) Q1 SJR 2022 (2,12).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Patrícia Raquel Fernandes

Nomes de citação

  • Fernandes, Patrícia Raquel da Silva

Identificadores de autor

Ciência ID
7F1F-506D-E746
ORCID iD
0000-0003-1152-5665
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?user=BN3T7boAAAAJ&hl=pt-PT&oi=ao
Researcher Id
https://www.researchgate.net/profile/Patricia_Fernandes24
Scopus Author Id
57191542112

Endereços de correio eletrónico

  • p.raqueldasilvafernandes@gmail.com (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau Classificação
2024/09/01 - 2025/06/30
Em curso
Mestrado em Administração Educacional (Mestrado)
Especialização em Mestrado em Administração Educacional
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2024/10/24 - 2024/11/21
Concluído
A Flexibilidade Curricular e as Políticas de Avaliação e de Classificação: o Papel do Feedback digital nas aprendizagens dos alunos (Outros)
Centro de Formação do SIPE, Portugal
Excelente
2023/11/11 - 2024/01/20
Concluído
Ação de Formação ACD 40horas:Monitorização da Educação Inclusiva: O Papel das lideranças Transformaçionais (Outros)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional das Beiras, Portugal
Excelente
2023/05/06 - 2023/07/01
Concluído
Ação de Formação ACD 40horas: Adaptações Curriculares Significativas, Qualidade de Vida e Transição para a Vida Pós-Escolar: Intervenção Multidimensional na Educação Inclusiva (Outros)
Especialização em Educação Especial
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional das Beiras, Portugal
Excelente
2012 - 2016/11/11
Concluído
Doutoramento em Estudos da Criança (Doutoramento)
Especialização em Educação Especial
Universidade do Minho, Portugal
"Diálogos sobre a Intervenção Precoce em Portugal e no Brasil: Clarificação nacional e internacional sobre práticas profissionais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por Unanimidade
2010 - 2012/06/12
Concluído
IIº Ciclo de Estudos em Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Especialização em Educação Especial
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
"Sons e Silêncios. Musicoterapia no tratamento de indivíduos com Perturbação do Espectro do Autismo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/09/21 - Atual Professor Visitante (Docente Universitário) Centro de Estudos da População Economia e Sociedade, Portugal
2023/12/18 - 2023/12/18 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Brasil
2022/09/01 - 2023/02/28 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2015/05/01 - 2016/03/13 Assistente (Docente Universitário) FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS DO CENTRO REGIONAL DE BRAGA UCP, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/02/26 - Atual Docente Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
2017/12/07 - 2018/11/01 Secretária do Conselho Técnico-Científico 2017-2018 Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018/02 - 2018/11 Coordenadora Mestrado em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/11/09 - Atual Sócia n.º 1155 Pró-Inclusão Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, Portugal
Pró-Inclusão Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, Portugal
2012/06/14 - Atual Actual membro do ISEI Universidade do Minho, Portugal
2018/02 - 2018/11 Coordenadora Mestrado Educação Especial (Docente-Ens. Sup. Politécnico) Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2017/09 - 2018/11 Professora Adjunta c/ Coordenação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018/10 - 2018/10 Professor Adjunto c/ Coordenação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) Facultad de Educación Social y Trabajo Social Pere Tarrés, Espanha
2018/04 - 2018/04 Professora Adjunta c/ Coordenação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) Universitat de València, Espanha
2015/04 - 2016/04 Assistente/Professora (Docente Universitário) FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS DO CENTRO REGIONAL DE BRAGA UCP, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2012/11 - 2016/11 Diálogos sobre a Intervenção Precoce em Portugal e no Brasil: clarificação nacional e internacional sobre práticas profissionais
DEC
Investigador responsável
Universidade do Minho, Portugal
Concluído
2015/04 - 2016/04 Departamento de Relações Internacionais
Colaboração
FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS DO CENTRO REGIONAL DE BRAGA UCP, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva. "Musicoterapia: uma janela de oportunidades como estímulo à aprendizagem da pessoa com PEA". Trabalho apresentado em Deficiência: desafios da inclusão ao longo da vida, Ponte de Lima, 2022.
    Publicado
  2. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva. "A musicoterapia e a perturbação do espetro do autismo: contributo inclusivo". Trabalho apresentado em Congresso Internacional As artes na Educação Especial, Vila Nova de Famalicão, 2019.
    Publicado
  3. Sara Mendes; Íris Martins Oliveira; Cristina Mateus; Dulce Noronha-Sousa; Estrela Paulo; Rosa Martins; Fernandes, Patrícia Raquel da Silva. "Envolvimento afetivo na escola e desempenho académico: Estudo preliminar no 2.º ano de escolaridade.". Trabalho apresentado em III COLÓQUIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA EDUCAÇÃO, Braga, 2018.
    Publicado
  4. Íris Martins Oliveira; Cristina Mateus; Dulce Noronha-Sousa; Estrela Paulo; Rosa Martins; Fernandes, Patrícia Raquel da Silva. "Cuidados Metodológicos na Investigação com Crianças". Trabalho apresentado em III COLÓQUIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA EDUCAÇÃO, Braga, 2018.
    Publicado
  5. Dulce Noronha-Sousa; Fernandes, Patrícia Raquel da Silva. "Contextos Educativos: Brincar porquê e para quê?". Trabalho apresentado em III COLÓQUIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA EDUCAÇÃO, Braga, 2018.
    Publicado
  6. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva. "INCLUSION: CHALLENGE THE LIMITS, REDUCE THE DIFERENCES". Trabalho apresentado em CROSSCUT 2018 International Congress of Cross-Curricular Teaching Curriculum Flexibility and innovation, Guimarães, 2018.
    Publicado
  7. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva; Ana Maria Silva Pereira Henriques Serrano; Patrícia Della Barba; Bruna Pereira Ricci Marini. "Dialogues on Early Intervention Between Portugal and Brazil". Trabalho apresentado em International Society on Early Intervention Conference-“Children’s Rights and Early Intervention” Held in conjuction with Stockholm University Conference location: Stockholm, Sweden, Stockholm, Sweden, 2016.
    Publicado
  8. Bruna Pereira Ricci Marini; Mariane Cristina Lourenço; Patrícia Della Barba; Fernandes, Patrícia Raquel da Silva. "Práticas e modelos de Intervenção Precoce no Brasil: um estudo de Revisão sistemática integrativa da literatura". Trabalho apresentado em XII Congresso Nacional de Intervenção Precoce, Lisboa, 2016.
    Publicado
  9. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva; Ana Maria Silva Pereira Henriques Serrano; Patrícia Della Barba. "Intervenção Precoce: clarificação Portugal e Brasil". Trabalho apresentado em 8th Inclusive and Supportive Education Congress - ISEC2015 Lisbon Equidade e Inclusão em Educação, Lisboa, 2015.
    Publicado
  10. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva; Fernandes, Patrícia Raquel Silva. "Musicoterapia e Perturbação do Espetro do Autismo". Trabalho apresentado em 8th Inclusive and Supportive Education Congress - ISEC2015 Lisbon Equidade e Inclusão em Educação, Lisboa, 2015.
    Publicado • 10.1111/1471-3802.12209
  11. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva; Ana Maria Silva Pereira Henriques Serrano. "Early intervention: interpretation of professional practices". Trabalho apresentado em Braga 2014 EMBRACING INCLUSIVE APPROACHES: The voice and vision of special education, Braga, 2014.
    Publicado
  12. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva; Filomena Ermida Figueiredo Branco da Ponte. "THE IMPORTANCE OF MUSIC THERAPY IN INDIVIDUALS WITH AUTISM SPECTRUM DISORDER". Trabalho apresentado em 2nd Internacional Congresso of Educacional Sciences AMD Development, Granada, 2014.
    Publicado
  13. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva; Ana Maria Silva Pereira Henriques Serrano; Patrícia Della Barba. "INTERVENÇÃO PRECOCE EM PORTUGAL E NO BRASIL: CLARIFICAÇÃO NACIONAL E INTERNACIONAL SOBRE PRÁTICAS PROFISSIONAIS". Trabalho apresentado em Congresso Brasileiro de Educação Especial, Campinas SP Brasil, 2014.
    Publicado • 10.17648/galoa-cbee-6
  14. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva; Ana Maria Silva Pereira Henriques Serrano; Fernandes, Patrícia Raquel Silva. "Diálogos sobre a Intervenção Precoce em Portugal e no Brasil: clarificação nacional e internacional sobre práticas profissionais". Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galeco - Português de Psicopedagogia, Universidade do Minho, Braga, Braga, 2013.
    Publicado
  15. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva. "Sounds and silences: autism spectrum disorders". Trabalho apresentado em 21 st annual world congress on learning disabilities, Oviedo, 2012.
    Publicado
  16. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva. "A importância da musicoterapia em indivíduos com pertubações do espetro do autismo". Trabalho apresentado em II jornadas de educação especial, Braga, 2012.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. "Mudança de paradigma", RV Jornal , 2022, https://www.radiovizela.pt/opiniao-mudanca-de-paradigma-autor-raquel-da-silva-fernandes.
  2. "Dia Internacional da Mulher", Rádio Vizela, RV Jornal, 2022, https://www.radiovizela.pt/opiniao-dia-internacional-da-mulher-autor-raquel-da-silva-fernandes.
  3. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva. "Língua Gestual Portuguesa", RVJornal, 2017, https://www.radiovizela.pt/opiniao-lingua-gestual-portuguesa-autor-raquel-da-silva-fernandes.
  4. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva. "Síndrome de Tourette: o que é?", RVJornal, 2017, http://www.radiovizela.pt/opiniao-sindrome-de-tourette-o-que-e-autor-raquel-da-silva-fernandes.
  5. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva. "Greve!", RVJornal, 2017, http://www.radiovizela.pt/opiniao-greve-autor-raquel-da-silva-fernandes.
  6. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva. "Educação Especial", RVJornal, 2017, http://www.radiovizela.pt/opiniao-educacao-especial-autor-raquel-da-silva-fernandes.
  7. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva. "Subsídio de Educação Especial versus Princípio da Igualdade", RVJornal, 2017, http://www.radiovizela.pt/opiniao-subsidio-de-educacao-especial-versus-principio-da-igualdade.
  8. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva. "Algo vai mal no M(in)istério da Educação!", RVJornal, 2017, http://www.radiovizela.pt/opiniao-algo-vai-mal-no-ministerio-da-educacao.
  9. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva. "Modelo Touchpoints – princípios e pressupostos parentais", RVJornal, 2017, http://www.radiovizela.pt/opiniao-modelo-touchpoints-principios-e-pressupostos-parentais-.
  10. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva. "Muito esquece a quem não sabe!", RVJornal , 2017, http://www.radiovizela.pt/opiniao-muito-esquece-a-quem-nao-sabe.
  11. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva. "A propósito da “Conferência Parlamentar sobre Intervenção Precoce e Inclusão”", RVJornal, 2017, http://www.radiovizela.pt/opiniao-a-proposito-da-conferencia-parlamentar-sobre-intervencao-precoce-e-inclusao.
  12. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva. "Número de Alunos com Necessidades Educativas Especiais volta a aumentar", RVJornal, 2017, http://www.radiovizela.pt/opiniao-numero-de-alunos-com-necessidades-educativas-especiais-volta-a-aumentar.
  13. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva. "Indiscutivelmente, a Depressão está aí!", RV Jornal , 2017, http://www.radiovizela.pt/opiniao-indiscutivelmente-a-depressao-esta-ai.
  14. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva. "Acendam-se as luzes de AZUL, pois de AUTISMO se fala!", RV Jornal , 2017, http://www.radiovizela.pt/opiniao-acendam-se-as-luzes-de-azul-pois-de-autismo-se-fala.
  15. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva. "SÍNDROME DE DOWN - A (In) Capacidade do Cromossoma 21", RVJornal , 2017, http://www.radiovizela.pt/opiniao-sindrome-de-down-a-in-capacidade-do-cromossoma-21.
  16. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva. "BULLYING: O Limite do (Des) Respeito ao Outro!", RV Jornal , 2017, http://www.radiovizela.pt/opiniao-bullying-o-limite-do-des-respeito-ao-outro.
  17. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva. "DIA MUNDIAL DAS DOENÇAS RARAS (RARE DISEASE DAY)", RV Jornal, 2017, http://www.radiovizela.pt/opiniao-dia-mundial-das-doencas-raras-rare-disease-day#.WLf78sWIE4Y.facebook.
  18. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva. "Mas o que é isso da Síndrome de Asperger?", RV Jornal , 2017, http://www.radiovizela.pt/opiniao-mas-o-que-e-isso-da-sindrome-de-asperger.
  19. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva. "Intervenção Precoce", RV Jornal, 2017, http://www.radiovizela.pt/opiniao-intervencao-precoce.
Artigo em revista
  1. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva; Jardim, Jacinto; Lopes, Maria Celeste de Sousa. "The Soft Skills of Special Education Teachers: Evidence from the Literature". Education Sciences 11 3 (2021): 125. http://dx.doi.org/10.3390/educsci11030125.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3390/educsci11030125
  2. Lucília Maria Dias Teixeira; Patrícia Raquel Silva Fernandes; Fernandes, Patrícia Raquel da Silva. "Efeitos da musicoterapia na comunicação, socialização e imaginação em crianças com perturbação do espectro do autismo: um estudo de caso em Rebordosa - Portugal". Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade (2021): https://doi.org/10.55028/pdres.v8i16.10755.
    Publicado • 10.55028/pdres.v8i16.10755
  3. Dias Teixiera, Lucilia Maria; Silva Fernandes, Patricia Raquel. "EFFECTS OF MUSIC THERAPY IN COMMUNICATION, SOCIALIZATION AND IMAGINATION IN CHILDREN WITH AUTISTIC SPECTRUM DISORDERS: UM CASE STUDY EM REBORDOSA - PORTUGAL". Perspectivas Em Dialogo-Revista de Educacao E Sociedade (2021): https://publons.com/wos-op/publon/50380920/.
  4. Silva Fernandes, Patrícia Raquel; Escola Superior de Educação de Fafe; Fernandes, Patrícia Raquel da Silva. "Intervenção Precoce: uma Revisão da Literatura entre Portugal e Brasil". Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade 5 9 (2018): 134-164. http://www.seer.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5098.
    Publicado
  5. da Silva Fernandes, Patricia Raquel. "EARLY INTERVENTION: A LITERATURE REVIEW BETWEEN PORTUGAL AND BRAZIL". Perspectivas Em Dialogo-Revista de Educacao E Sociedade (2018): https://publons.com/wos-op/publon/50380921/.
  6. Fernandes, Patrícia Raquel Silva; Serrano, Ana Maria Silva Pereira Henriques; Barba, Patrícia Della; Fernandes, Patrícia Raquel da Silva; Ana Maria Silva Pereira Henriques Serrano; Patrícia Della Barba; Fernandes, Patrícia Raquel da Silva. "DIÁLOGOS SOBRE A INTERVENÇÃO PRECOCE". Journal of Research in Special Educational Needs 16 s1 (2016): 373-377. http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/jrs3.2016.16.issue-S1/issuetoc.
    Publicado • 10.1111/1471-3802.12161
Capítulo de livro
  1. Maria Manuela Magalhães; Fernandes, Patrícia Raquel da Silva. "INTERVENÇÃO PRECOCE – DA REFERENCIAÇÃO À INTERVENÇÃO – RESPOSTA ATEMPADA? PERSPETIVA DOS PROFISSIONAIS E DA FAMÍLIA". In Diálogos em Educação Especial, 9-9. Fafe, Portugal: Escola Superior de Educação de Fafe, 2018.
    Publicado
  2. Ester Varanda; Fernandes, Patrícia Raquel da Silva. "PERCEÇÃO DOS PROFISSIONAIS SOBRE O PROCESSO DE TRANSIÇÃO DA INTERVENÇÃO PRECOCE PARA O 1.º CICLO". In Diálogos em Educação Especial, 10-10. Fafe, Portugal: Escola Superior de Educação de Fafe, 2018.
    Publicado
  3. Daniela Moura Santos; Fernandes, Patrícia Raquel da Silva. "A DANÇA NA INTERVENÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS COM PERTURBAÇÕES DO ESPETRO DO AUTISMO". In Diálogos em Educação Especial, 12-12. Fafe, Portugal: Escola Superior de Educação de Fafe, 2018.
    Publicado
  4. Ana Cristina Pires; Fernandes, Patrícia Raquel da Silva. "A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS PARA O DESENVOLVIMENTO GLOBAL DAS CRIANÇAS COM TRISSOMIA 21: PERCEÇÃO DOS PROFESSORES DO 2.º/3.º CICLO E DE EDUCAÇÃO ESPECIAL". In Diálogos em Educação Especial, 16-16. Fafe, Portugal: Escola Superior de Educação de Fafe, 2018.
    Publicado
  5. Ana Cristina Veiga Carvalho; Fernandes, Patrícia Raquel da Silva. "A INTERAÇÃO COM CAVALOS COMO FACILITADORA DAS APRENDIZAGENS DE ALUNOS COM DIFICULDADES INTELECTUAIS E DESENVOLVIMENTAIS: ESTUDO DE CASO". In Diálogos em Educação Especial, 19-19. Fafe, Portugal: Escola Superior de Educação de Fafe, 2018.
    Publicado
  6. Esperança Félix Ferreira; Fernandes, Patrícia Raquel da Silva. "ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE ALUNOS COM DIFICULDADES E PERTURBAÇÕES DE APRENDIZAGEM". In Diálogos em Educação Especial, 24-24. Fafe, Portugal: Escola Superior de Educação de Fafe, 2018.
    Publicado
  7. Fernanda Ramos; Fernandes, Patrícia Raquel da Silva. "ESTIMULAÇÃO SENSORIAL/SNOEZELEN COMO INTERVENÇÃO NAS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS". In Diálogos em Educação Especial, 25-25. Fafe, Portugal: Escola Superior de Educação de Fafe, 2018.
    Publicado
  8. Lucília Teixeira; Fernandes, Patrícia Raquel da Silva. "EFEITOS DA MUSICOTERAPIA NA COMUNICAÇÃO, SOCIALIZAÇÃO E IMAGINAÇÃO EM CRIANÇAS COM PERTURBAÇÃO DO ESPECTRO DO AUTISMO". In Diálogos em Educação Especial, 30-30. Fafe, Portugal: Escola Superior de Educação de Fafe, 2018.
    Publicado
  9. Maria Amélia Ferreira; Fernandes, Patrícia Raquel da Silva. "AS TERAPIAS COMPLEMENTARES EM CRIANÇAS E JOVENS COM PERTURBAÇÕES DO ESPECTRO DO AUTISMO". In Diálogos em Educação Especial, 31-31. Fafe, Portugal: Escola Superior de Educação de Fafe, 2018.
    Publicado
  10. Maria Manuela Gomes; Fernandes, Patrícia Raquel da Silva. "DEFICIÊNCIA MENTAL E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA". In Diálogos em Educação Especial, 32-32. Fafe, Portugal: Escola Superior de Educação de Fafe, 2018.
    Publicado
  11. Maria Manuela Santos; Fernandes, Patrícia Raquel da Silva. "AS EMOÇÕES PARENTAIS FACE À PERTURBAÇÃO DO ESPECTRO DO AUTISMO: UM ESTUDO DE CASO". In Diálogos em Educação Especial, 34-34. Fafe, Portugal: Escola Superior de Educação de Fafe, 2018.
    Publicado
  12. Mariana de Afonseca Guimarães; Fernandes, Patrícia Raquel da Silva. "ADAPTAÇÃO PARENTAL A CRIANÇAS PORTADORAS DE SÍNDROME DE DOWN". In Diálogos em Educação Especial, 34-34. Fafe, Portugal: Escola Superior de Educação de Fafe, 2018.
    Publicado
  13. Mariline Martins; Fernandes, Patrícia Raquel da Silva. "A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NO ENSINO REGULAR". In Diálogos em Educação Especial, 34-34. Fafe, Portugal: Escola Superior de Educação de Fafe, 2018.
    Publicado
  14. Miguel Xavier; Fernandes, Patrícia Raquel da Silva. "A MÚSICA NA INCLUSÃO DOS ALUNOS COM PERTURBAÇÕES DO ESPETRO DO AUTISMO". In Diálogos em Educação Especial, 36-36. Fafe, Portugal: Escola Superior de Educação de Fafe, 2018.
    Publicado
  15. Mónica Assunção; Fernandes, Patrícia Raquel da Silva. "INCLUSÃO E DESAFIOS DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS - A CRIANÇA COM AUTISMO - ESTUDO DE CASO EM CRECHE". In Diálogos em Educação Especial, 37-37. Fafe, Portugal: Escola Superior de Educação de Fafe, 2018.
    Publicado
  16. Odete Pinto; Fernandes, Patrícia Raquel da Silva. "A IMPORTÂNCIA DA TERAPIA ASSISTIDA COM CÃES NO COMPORTAMENTO SOCIAL E AFETIVO NAS PERTUBAÇÕES DO ESPECTRO DO AUTISMO". In Diálogos em Educação Especial, 38-38. Fafe, Portugal: Escola Superior de Educação de Fafe, 2018.
    Publicado
  17. Rossana da Rocha; Fernandes, Patrícia Raquel da Silva. "A INCLUSÃO DE ALUNOS COM PERTURBAÇÃO DO ESPECTRO DO AUTISMO NA SALA DE AULA". In Diálogos em Educação Especial, 39-39. Fafe, Portugal: Escola Superior de Educação de Fafe, 2018.
    Publicado
  18. Sandra Mónica Faria; Fernandes, Patrícia Raquel da Silva. "A UTILIZAÇÃO DA HIPOTERAPIA COMO MEIO DE APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS COM PERTURBAÇÕES DO ESPETRO DO AUTISMO: ESTUDO DE CASO". In Diálogos em Educação Especial, 39-39. Fafe, Portugal: Escola Superior de Educação de Fafe, 2018.
    Publicado
  19. Maria de Fátima Rodrigues; Fernandes, Patrícia Raquel da Silva. "O PAPEL DA FAMÍLIA E DO EDUCADOR DE INFÂNCIA NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR". In Diálogos em Educação Especial, 45-45. Fafe, Portugal: Escola Superior de Educação de Fafe, 2018.
    Publicado
Livro
  1. Estrela Paulo; João Pascoinho; Fernandes, Patrícia Raquel da Silva; Rosa Martins. Diálogos em Educação Especial. Fafe, Portugal: ESEF. 2018.
    Publicado
  2. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva. Sons, Silêncios: A Importância Da Musicoterapia Em Pessoas Com PEA. ISBN: 978-3-330-73810-2. Novas Edições Académicas, Portugal: Novas Edições Académicas. 2017.
    Publicado
  3. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva. Atas do I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação. IEUL: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 2014.
    Publicado
Relatório
  1. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva. 2014. Relatório de Atividades do 1.º semestre do 2.º ano do Doutoramento em Estudos da Criança.
  2. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva. 2013. Relatório Anual 1º ano curricular do Doutoramento em Estudos da Criança.
Resumo em conferência
  1. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva. "Sons e silêncios: a importância da musicoterapia em indivíduos com PEA". Trabalho apresentado em I Congresso de Educação Especial: Intervenção, Inovação e Empreendedorismo Social, Alfândega da Fé, 2013.
    Publicado
  2. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva. "Sons e Silenciamentos: A importância da Musicoterapia em indivíduos com Perturbação do Espetro do Autismo". Trabalho apresentado em II Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contexto Educativo, Braga, 2012.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Fernandes, Patrícia Raquel Silva; Fernandes, Patrícia Raquel da Silva. "Sons e silêncios : musicoterapia no tratamento de indivíduos com perturbações do espectro do autismo". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.14/8928.

Outros

Outra produção
  1. Neurodiversidade e Inclusão: Desafios na Era Atual. Neurodiversidade e Inclusão: Desafios na Era Atual. 2024. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva. https://neurodiversidadeeinclusao.pt/wp-content/uploads/2024/04/SEMI_NEURO_.pdf.
  2. Sons e Silêncios: A importância da Musicoterapia em indivíduos com Perturbação do Espectro do Autismo. Produto. 2012. Fernandes, Patrícia Raquel da Silva. http://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/8928/1/Tese%20Patr%C3%ADcia%20Final.pdf.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/11/27 Diálogos sobre a Intervenção Precoce IV Colóquio sobre Intervenção Precoce para Latentes
Universidade Federal Triângulo Mineiro (Minas Gerais, Brasil)
2022/12/03 Musicoterapia: uma janela de oportunidades como estímulo à aprendizagem da pessoa com PEA Deficiência: desafios da inclusão ao longo da vida
AAPEL (Ponte de Lima, Portugal)
2019 A MUSICOTERAPIA E A PERTURBAÇÃO DO ESPECTRO DO AUTISMO – TESTEMUNHOS REAIS E INCLUSIVOS! Congresso Internacional As Artes na Educação Especial: teorias, metodologias e práticas sociais, culturais e educativas para a inclusão.
Intervenção – Associação para a promoção e divulgação cultural (Vila Nova de Famalicão , Portugal)
2018 CONTEXTOS EDUCATIVOS: BRINCAR PORQUÊ E PARA QUÊ? IIICICSE Infância(s) e Juventude(s) na Sociedade e Educação Contemporâneas
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2018 Educação Especial, Realidade & Desafios Educação Especial, Realidade & Desafios
Museu da Educação, Câmara Municipal de Fafe (Fafe, Portugal)
2017 A EDUCAÇÃO EMOCIONAL EM CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS Educação Emocional no Contexto Educativo da Educação Pré-Escolar
Programa de Gestão e Mediação de Conflitos em Contexto Escolar (Póvoa de Lanhoso, Portugal)
2016 Diálogos sobre a Intervenção Precoce: Clarificação Nacional e Internacional sobre práticas profissionais I Seminário da ELI de Mogadouro, Um novo olhar sobre a Intervenção Precoce
ELI de Mogadouro (Mogadouro, Portugal)
2015 Bullying Sessão de esclarecimento aos pais dos alunos da Casa do Pessoal do Hospital S. João de Deus
Polícia Municipal de Vila Nova de Famalicão (Vila Nova de Famalicão, Portugal)
2015 Intervenção Precoce I Congresso Multidisciplinar e V jornadas científicas
Hospital Central do Lubango (Huíla, África do Sul)
2013 A importância da Musicoterapia em indivíduos com Transtorno do Espetro do Autismo VIII Congresso Neurociências & Educação Especial
Psicosoma (Viseu, Portugal)
2013 Importância da Musicoterapia em indivíduos com PEA I Congresso Internacional de “Psicologia, Educação e Cultura”
Instituto Superior Gaya (Vila Nova de Gaia, Portugal)
2013 Importância da Musicoterapia em indivíduos com TEA I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2013 Musicoterapia como estratégia de intervenção Seminário
(Braga, Portugal)
2013 A Importância da Musicoterapia em indivíduos com Transtorno do Espetro do Autismo III Congresso Internacional “Educação Inclusiva e Equidade
Pró-Inclusão (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018 - 2018 A Criança e a Diferença: Impacto de Práticas na Educação Pré-Escolar
Orientador
Mestrado Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 - 2018 Papel do(a) Educador(a) de Infância com Crianças Autistas
Orientador
Mestrado Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 - 2018 Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação Inicial e Contínua de Educadores(as) de Infância
Orientador
Mestrado Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 - 2018 A Dança na Intervenção do Desenvolvimento de alunos com Perturbações do Espectro do Autismo
Orientador
Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 - 2018 Perceção dos Profissionais sobre o Processo de Transição da Intervenção Precoce para o 1.º Ciclo
Orientador
Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 - 2018 Intervenção Precoce - da Referênciação à Intervenção - Resposta atempada? Perspetiva dos Profissionais e da Família
Orientador
Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 - 2018 A importância das Atividades Lúdicas para o Desenvolvimento Global das Crianças com Trissomia 21: Perceção dos Professores do 2.º/3.º Ciclo e de Educação Especial
Orientador
Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 - 2018 A Inclusão de alunos com Perturbação do Espectro do Autismo dentro da sala de aula
Orientador
Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 - 2018 A Interação com Cavalos como facilitadora das Aprendizagens de alunos com Dificuldades Inteletuais e Desenvolvimentais: Um Estudo de Caso
Orientador
Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 - 2018 Estratégias Pedagógicos para o Ensino de alunos com Dificuldades e Perturbações de Aprendizagem
Orientador
Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 - 2018 Estimulação Sensorial/Snoezelen como Intervenção nas Necessidades Educativas Especiais
Orientador
Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 - 2018 Efeitos da Musicoterapia na Comunicação, Socialização e Imaginação em crianças com Perturbações do Espectro do Autismo
Orientador
Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 - 2018 As Terapias Complementares em Crianças e Jovens com Perturbação do Espectro do Autismo
Orientador
Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 - 2018 O Papel da Família e do Educador de Infância na Inclusão de crianças com NEE na Educação Pré-Escolar
Orientador
Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 - 2018 As Emoções Parentais face à Perturbação do Espectro do Autismo: Um Estudo de Caso
Orientador
Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 - 2018 Deficiência Mental e Dificuldades de Aprendizagem em Vítimas de Violência Doméstica: Uma abordagem Pedagógica
Orientador
Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 - 2018 Adaptação Parental a Crianças portadoras de Síndrome de Down
Orientador
Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 - 2018 A Música na Inclusão dos alunos com Perturbações do Espectro do Autismo
Orientador
Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 - 2018 Inclusão e desafios de crianças com Necessidades Educativas Especiais, a criança com Autismo - Estudo de Caso em Creche
Orientador
Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 - 2018 A Utilização da Hipoterapia como Meio de Aprendizagem em Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo: Estudo de Caso
Orientador
Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 - 2018 A Inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais no Ensino Regular
Orientador
Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 - 2018 A importância da Terapia Assistida com Cães no Comportamento Social e Afetivo nas Perturbações do Espectro do Autismo
Orientador
Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 - 2018 A importância da Musicoterapia no Desenvolvimento das Capacidades Globais de jovens com Autismo
Orientador
Pós-graduação em Educação Especial, Domínio Cognitivo-Motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 - 2018 Os Efeitos da Terapia em Meio Aquático em Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo - A Perspetiva dos Pais
Coorientador
Pós-graduação em Educação Especial, Domínio Cognitivo-Motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 - 2018 Importância dos Pais no Processo Educativo de Crianças com Necessidades Educativas Especiais – Perspetiva dos Professores de 1.º Ciclo
Orientador
Pós-graduação em Educação Especial, Domínio Cognitivo-Motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 - 2018 O papel do professor face à integração de alunos com Trissomia 21 na sala de aula
Orientador
Pós-graduação em Educação Especial, Domínio Cognitivo-Motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/05/04 - 2024/05/11 1º SEMINÁRIO DE NEURODIVERSIDADE E INCLUSÃO - Desafios na Era Atual A Neurodiversidade é importante na nossa Sociedade. Nem sempre compreendida, é capital a sensibilização da Comunidade e a formação dos profissionais do setor da Educação visando a promoção ativa da Inclusão.
Seminário
1º SEMINÁRIO DE NEURODIVERSIDADE E INCLUSÃO - Desafios na Era Atual
Centro de Formação Tua e Douro Superior, Portugal
2020/11/18 - 2020/11/18 Research into Practice: Evidence-based decision-making in international education
Conferência
Research into Practice: Evidence-based decision-making in international education
Cambridge Assessment English , Reino Unido
2020/09/29 - 2020/09/30 LIDERANÇA E AUTO-EFICÁCIA: COMPETÊNCIAS DO SÉCULO XXI E DESAFIOS ÀS TRANSIÇÕES ESCOLA-MUNDO DO TRABALHO
Outro
LIDERANÇA E AUTO-EFICÁCIA: COMPETÊNCIAS DO SÉCULO XXI E DESAFIOS ÀS TRANSIÇÕES ESCOLA-MUNDO DO TRABALHO
Centro De Formação de Escolas António Sérgio - Modalidade E-Learning, Portugal
2020/09/18 - 2020/09/18 A PEDAGOGIA FREIRIANA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Outro
A PEDAGOGIA FREIRIANA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Centro De Formação de Escolas António Sérgio - Modalidade E-Learning, Portugal
2020/09/10 - 2020/09/11 II Webinar ENSINAR e APRENDER PORTUGUÊS 2020-2021
Outro
II Webinar ENSINAR e APRENDER PORTUGUÊS 2020-2021, ACD
Centro De Formação de Escolas António Sérgio - Modalidade E-Learning, Portugal
2020/09/09 - 2020/09/09 VI Conferência Anual de Educação de Setúbal - A cidade como espaço de aprendizagem ao longo da vida
Conferência
VI Conferência Anual de Educação de Setúbal - A cidade como espaço de aprendizagem ao longo da vida
Câmara Municipal de Setúbal, Fórum Municipal Luísa Todi, Portugal
2020/07/21 - 2020/07/23 Congress Virtual Educa Connect
Congresso
Congress Virtual Educa Connect
Virtual Educa Connect KENES GROUP, Espanha
2020/07/07 - 2020/07/07 Ação ACD - Projeto MAIA TURMA 3 - A avaliação para as aprendizagens e a equidade das oportunidades que tem inicio no dia 07-07-2020 pelas 16:00 no Zoom.
Seminário
Projeto MAIA - A avaliação para as aprendizagens e a equidade das oportunidades
CFOSantiago, Portugal
2020/06/19 - 2020/06/19 Seminário: "E@D -partilha de práticas: Inglês no 1.º CEB", promovido pelo Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro, que decorreu em regime de formação online, por videoconferência, no dia 19-06-2020, pelas 15:00h, com a duração de 2.0 horas.
Seminário
E@D -partilha de práticas: Inglês no 1.º CEB
Universidade de Aveiro, Portugal
2020/06/16 - 2020/06/16 Ação de Curta Duração: "Desafios e problemas com recurso ao Pensamento Computacional", promovida pelo Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, que decorreu em regime de formação online, por videoconferência, no dia 16-06-2020, pelas 17:00h, com a duração de 3.0 horas.
Outro
Desafios e problemas com recurso ao Pensamento Computacional
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2020/06/15 - 2020/06/15 Ação de Curta Duração: "Monitorização e avaliação das aprendizagens com a plataforma SIMA", promovida pelo Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, que decorreu em regime de formação online, por videoconferência, no dia 15-06-2020, pelas 17:00h, com a duração de 3.0 horas.
Outro
Monitorização e avaliação das aprendizagens com a plataforma SIMA
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2020/06/15 - 2020/06/15 Sessão de curta duração on-line: "Educação a Distância: partilha de práticas no 1.º CEB", promovida pelo Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro, que decorreu em regime de formação online, por videoconferência, no dia 15-06-2020, pelas 17:00h, com a duração de 2.0 horas.
Conferência
Educação a Distância: partilha de práticas no 1.º CEB
Universidade de Aveiro, Portugal
2020/06/08 - 2020/06/08 Ação de Curta Duração: "Criação de recursos educativos online: Kahoot!, Socrative e Quizizz", promovida pelo Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, que decorreu em regime de formação online, por videoconferência, no dia 08-06-2020, pelas 14:00h, com a duração de 3.0 horas.
Outro
Criação de recursos educativos online: Kahoot!, Socrative e Quizizz
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2020/05/13 - 2020/05/13 Ação de Curta Duração: "A utilização da mesa digitalizadora no ensino a distância de ciências", promovida pelo Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, que decorreu em regime de formação online, por videoconferência, no dia 13-05-2020, pelas 17:30h, com a duração de 1.5 horas.
Outro
A utilização da mesa digitalizadora no ensino a distância de ciências
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2020/05/11 - 2020/05/11 Ação de Curta Duração: "Aprendizagem @ distância - Um exemplo prático no Primeiro Ciclo do EB, com João Grácio", promovida pelo Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, que decorreu em regime de formação online, por videoconferência, no dia 11-05-2020, pelas 17:00h, com a duração de 2.0 horas.
Outro
Aprendizagem @ distância - Um exemplo prático no Primeiro Ciclo do EB, com João Grácio
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2020/05/08 - 2020/05/08 Ação de Curta Duração: "A avaliação formativa das aprendizagens com ferramentas digitais - Mudar a avaliação para mudar a Escola", promovida pelo Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, que decorreu em regime de formação online, por videoconferência, no dia 08-05-2020, pelas 16:30h, com a duração de 3.0 horas.
Outro
A avaliação formativa das aprendizagens com ferramentas digitais - Mudar a avaliação para mudar a Escola
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2020/05/07 - 2020/05/07 Ação de Curta Duração: "Aprender e ensinar robótica online com Open Roberta Lab", promovida pelo Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, que decorreu em regime de formação online, por videoconferência, no dia 07-05-2020, pelas 17:00h, com a duração de 2.0 horas.
Outro
Aprender e ensinar robótica online com Open Roberta Lab
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2020/05/06 - 2020/05/06 Conferência: "Direitos Humanos e Democracia - Liberdade de Expressão em Democracia. Vale tudo?", promovida pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, entidade formadora com o certificado número CCPFC/ENT-ES-0726/17, que decorreu em regime de formação online, por videoconferência, no dia 06-05-2020, pelas 14:30h, com a duração de 1.5 horas
Conferência
Direitos Humanos e Democracia - Liberdade de Expressão em Democracia. Vale tudo?
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2020/05/05 - 2020/05/05 Ação de Curta Duração: "Criar e Inovar - Contar histórias com Scratch", promovida pelo Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, que decorreu em regime de formação online, por videoconferência, no dia 05-05-2020, pelas 17:00h, com a duração de 3.0 horas.
Outro
Criar e Inovar - Contar histórias com Scratch
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2020/04/30 - 2020/04/30 Ação de Curta Duração: "Aprender e ensinar robótica online com Open Roberta Lab", promovida pelo Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, que decorreu em regime de formação online, por videoconferência, no dia 30-04-2020, pelas 17:00h, com a duração de 2.0 horas.
Outro
Aprender e ensinar robótica online com Open Roberta Lab
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2020/04/29 - 2020/04/29 Ação de Curta Duração: "Formulários Google - Recolha e tratamento de informação", promovida pelo Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, que decorreu em regime de formação online, por videoconferência, no dia 29-04-2020, pelas 14:00h, com a duração de 1.5 horas.
Outro
Formulários Google - Recolha e tratamento de informação
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2020/04/28 - 2020/04/28 Ação de Curta Duração: "Moodle - Testes de escolha múltipla", promovida pelo Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, que decorreu em regime de formação online, por videoconferência, no dia 28-04-2020, pelas 11:00h, com a duração de 1.5 horas.
Outro
Moodle - Testes de escolha múltipla
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2020/04/27 - 2020/04/27 Ação de Curta Duração: "Moodle - Opções de organização de uma disciplina", promovida pelo Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, que decorreu em regime de formação online, por videoconferência, no dia 27-04-2020, pelas 14:00h, com a duração de 1.5 horas.
Outro
Moodle - Opções de organização de uma disciplina
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2020/04/24 - 2020/04/24 Ação de Curta Duração: "Ensino não presencial, dicas para organizar o trabalho com os alunos", promovida pelo Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, que decorreu em regime de formação online, por videoconferência, no dia 24-04-2020, pelas 14:00h, com a duração de 1.5 horas.
Outro
Ensino não presencial, dicas para organizar o trabalho com os alunos
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2020/04/22 - 2020/04/22 Ação de Curta Duração: "Aprendizagem @ distância - Um exemplo prático no Primeiro Ciclo do EB, com Luís Santos", promovida pelo Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, que decorreu em regime de formação online, por videoconferência, no dia 22-04-2020, pelas 17:00h, com a duração de 2.0 horas.
Outro
Aprendizagem @ distância - Um exemplo prático no Primeiro Ciclo do EB, com Luís Santos
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2020/03/04 - 2020/03/04 Conferência: "Direitos Humanos e Democracia - Educação Inclusiva: o direito dos direitos e o dever dos deveres", promovida pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, entidade formadora com o certificado número CCPFC/ENT-ES-0726/17, que decorreu na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, no dia 04-03-2020, pelas 14:00h, com a duração de 1.5 horas.
Conferência
Direitos Humanos e Democracia - Educação Inclusiva: o direito dos direitos e o dever dos deveres
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2018 - 2018 Seminário Diálogos em Educação Especial
Seminário
Seminário "Diálogos em Educação Especial"
IESF - Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 - 2018 II Encontro do Serviço Social Criança e Jovem, Hoje!
Encontro
II Encontro do Serviço Social "Criança e Jovem, Hoje!"
Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães, Portugal
2018 - 2018 III Seminário Educação da Primeira Infância Desenvolvimento, Autonomia e Aprendizagem: uma Janela de Oportunidade
Seminário
III Seminário Educação da Primeira Infância "Desenvolvimento, Autonomia e Aprendizagem: uma Janela de Oportunidade"
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 - 2018 Diálogos em Educação Especial
Seminário
Intervenção Precoce na Infância - Natureza Preventiva e Reabilitativa - Profissionais e Família
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2017 - 2017 Ciência, Inovação e Tecnologia na Era Global
Encontro
III Colóquio da JP Distrital de Braga
III Colóquio da JP Distrital de Braga, Portugal
2017 - 2017 III Seminário de Educação da Primeira Infância “Desenvolvimento, Autonomia e Aprendizagem: Uma Janela de Oportunidades”
Seminário
III Seminário de Educação da Primeira Infância “Desenvolvimento, Autonomia e Aprendizagem: Uma Janela de Oportunidades”
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2017 - 2017 III Seminário de Educação da Primeira Infância “Desenvolvimento, Autonomia e Aprendizagem: Uma Janela de Oportunidades”
Seminário
III Seminário de Educação da Primeira Infância “Desenvolvimento, Autonomia e Aprendizagem: Uma Janela de Oportunidades”
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2017 - 2017 Early Intervention: national (Portugal) and international (Brazil) clarification on Professional Practices
Conferência
Conferência Internacional “Addressing and Supporting Family and Child Wellbeing | 15 years of Touchpoints in Portugal”
Faculdade de Medicina Dentária da UL | Auditório Prof. Armando Simões dos Santos | Cidade Universitária, Portugal
2015 - 2015 Situação de Estudo: Interação Universidade e Escola de Educação Básica na Educação em Saúde
Conferência
Ciclo de Conferências Doutorais em Estudos da Criança 2014/2015
Universidade do Minho, Portugal
2015 - 2015 Desenvolvimento de Currículo e Formação Docente: uma articulação necessária à aprendizagem em Educação em Saúde e Ciências da Natureza
Conferência
Ciclo de Conferências Doutorais em Estudos da Criança 2014/2015
Universidade do Minho, Portugal
2015 - 2015 Criança, arte e educação: mediações e apropriação da cultura artística popular
Conferência
Ciclo de Conferências Doutorais em Estudos da Criança 2014/2015
Universidade do Minho, Portugal
2015 - 2015 8th Inclusive and Supportive Education Congress - ISEC2015 Lisbon Equidade e Inclusão em Educação
Congresso
8th Inclusive and Supportive Education Congress - ISEC2015 Lisbon Equidade e Inclusão em Educação
Pro Inclusão Associação Nacional Docentes Educação Especial, Portugal
2015 - 2015 What is Response to Intervention (RTI)? How does it work in schools with inclusion?
Seminário
What is Response to Intervention (RTI)? How does it work in schools with inclusion?
Instituto de Educação, Portugal
2015 - 2015 Sessão de esclarecimento aos pais dos alunos da Casa do Pessoal do Hospital S. João de Deus
Mesa-redonda
Sessão de esclarecimento aos pais dos alunos da Casa do Pessoal do Hospital S. João de Deus
Polícia Municipal de Vila Nova de Famalicão, Portugal
2015 - 2015 I Congresso Multidisciplinar e V jornadas científicas
Congresso
I Congresso Multidisciplinar e V jornadas científicas
Hospital Central do Lubango, África do Sul
2015 - 2015 Seminário Regional do Norte de Apresentação do Guia, Práticas Recomendadas em Intervenção Precoce na Infância Um Guia para Profissionais
Seminário
Seminário Regional do Norte de Apresentação do Guia, Práticas Recomendadas em Intervenção Precoce na Infância Um Guia para Profissionais
ANIP, SNIPI, Portugal
2015 - 2015 Seminário de Comemoração do dia Internacional das Pessoas com Deficiência
Seminário
Seminário de Comemoração do dia Internacional das Pessoas com Deficiência
Escola Secundária de Póvoa de Lanhoso, Portugal
2015 - 2015 Sensibilizar para a diferença
Conferência
Sensibilizar para a diferença
Escola Secundária de Felgueiras, Portugal
2015 - 2015 Intervenção Precoce: interpretação das práticas profissionais
Seminário
Intervenção Precoce: interpretação das práticas profissionais
Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2014 - 2014 Família: da biologia ao afecto
Simpósio
Seminário
Faculdade de Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2014 THE IMPORTANCE OF MUSIC THERAPY IN INDIVIDUALS WITH AUTISM SPECTRUM DISORDER
Congresso
2nd Internacional Congresso of Educacional Sciences AMD Development
2014 - 2014 INTERVENÇÃO PRECOCE EM PORTUGAL E NO BRASIL: CLARIFICAÇÃO NACIONAL E INTERNACIONAL SOBRE PRÁTICAS PROFISSIONAIS
Congresso
2014 - 2014 O que está feito...o que falta fazer...
Seminário
Encontro das Instituições Sociais de Apoio à Deficiência do Distrito de Braga
Segurança Social, Portugal
2014 - 2014 Crianças, infâncias e Educação Infantil no Brasil hoje: pesquisas e desafios
Conferência
Ciclo de Conferências Doutorais em Estudos da Criança 2014/2015
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2014 Direitos Humanos, outras Vozes: debate com crianças
Conferência
Ciclo de Conferências Doutorais em Estudos da Criança 2014/2015
Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2013 Reflexões sobre a evolução dos curriculos na educação básica
Conferência
2013 - 2013 Dificuldades de Aprendizagem: Cérebro, Cognição e Emoção
Conferência
2013 - 2013 Musicoterapia como estratégia de intervenção
Seminário
2013 - 2013 Jornadas Doutorais em Estudos da Criança
Outro
2013 - 2013 Leitura Educação Literária Mediação
Conferência
2013 - 2013 III Jornadas: Deficiência Visual & Intervenção Precoce - Baixa Visão: VER+ em idades precoces
Outro
2012 - 2012 Sons e Silenciamentos: A importância da Musicoterapia em Indivíduos com Perturbação do Espectro do Autismo
Seminário
2012 - 2012 Sounds and Silences: The importance of music therapy in children and teens with autism spectrum disorders
Congresso
2012 - 2012 Envelhecimento: estratégias e políticas sociais
Seminário
Seminário Envelhecimento: estratégias e políticas sociais
Faculdade de Ciências Sociais, Portugal
2012 - 2012 Intervenção social com famílias: explorando o papel da aprendizagem social na contrução/ativação da cidadania, participação e democracia
Outro
Intervenção social com famílias: explorando o papel da aprendizagem social na contrução/ativação da cidadania, participação e democracia
Faculdade de Ciências Sociais, Portugal
2012 - 2012 Simpósio sobre a obra de Luísa Ducla Soares
Simpósio
Simpósio sobre a obra de Luísa Ducla Soares
Instituto da Educação, Portugal
2012 - 2012 O Acordo Ortográfico - Prós e Contras
Mesa-redonda
O Acordo Ortográfico - Prós e Contras
Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2012 I Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança: perspectivas sociológicas e educacionais
Simpósio
I Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança: perspectivas sociológicas e educacionais
Instituto de Educação, CIEC, FEUFRGS, CAPES, Portugal
2012 - 2012 I Seminário Tecnologias e Perturbações do Espectro do Autismo
Seminário
I Seminário Tecnologias e Perturbações do Espectro do Autismo
Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2012 1st international early childhood intervention conference and eurlyaid annual conference - 2012: Families and Early Childhood Intervention: Ecology of Development
Conferência
1st international early childhood intervention conference and eurlyaid annual conference - 2012: Families and Early Childhood Intervention: Ecology of Development
ANIP, UM, Portugal
2012 - 2012 Libertação, Etnociência e Investigação Educacional
Conferência
Libertação, Etnociência e Investigação Educacional
UM, Portugal
2012 - 2012 Desenvolvimento, Educação e Direitos Humanos
Conferência
Desenvolvimento, Educação e Direitos Humanos
2012 - 2012 XII Encontro de Literatura Infantil Os contos de Grimm: 200 anos nas bocas do mundo
Outro
2011 - 2011 Introdução à Musicoterapia
Oficina (workshop)
Introdução à Musicoterapia
Associação de Solidariedade e Acção Social de Santo Tirso, Portugal
2011 - 2011 Crianças que vivem em contexto de perturbações de saúde mental
Seminário
Seminário Internacional de Projeto "Kids Strenghts"
Universidade do Minho, Portugal
2011 - 2011 Inclusão Social e Direitos Humanos
Conferência
Conferência Inclusão Social e Direitos Humanos
Universidade do Minho, Portugal
2011 - 2011 Derrubar Barreiras, Facilitar Percursos
Conferência
Congresso Internacional Derrubar Barreiras. Facilitar Percursos
Pró-Inclusão Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, Portugal
2011 - 2011 Sobredotação e Talento: atenção da escola à diversidade
Congresso
Congresso Internacional da A.N.E.I.S. 2011 - Sobredotação e Talento: atenção da escola à diversidade
Associação nacional para o estudo e intervenção na sobredotação, Portugal
2011 - 2011 A Problemática do Envelhecimento na Sociedade Moderna
Conferência
Conferência A Problemática do Envelhecimento na Sociedade Moderna
Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, Portugal
2011 - 2011 Musicoterapia na Terceira Idade
Oficina (workshop)
Musicoterapia na Terceira Idade
Associação de Solidariedade e Acção Social de Santo Tirso, Portugal
2011 - 2011 Musicoterapia na Deficiência: Atraso Mental
Oficina (workshop)
Musicoterapia na Deficiência: atraso mental
Associação de Solidariedade e Acção Social de Santo Tirso, Portugal
2008 - 2008 A indisciplina na Sala de aula
Seminário
Seminário A Indisciplina na Sala de Aula
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2007 - 2007 Dislexia
Seminário
Seminário Dislexia
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2007 - 2007 Desporto, Mulher, Sociedade
Conferência
Conferência Desporto, Mulher e Sociedade
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2007 - 2007 Bullying
Seminário
Seminário Bullying
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2006 - 2006 Cuentos Contados, Leídos, Representados, Compartidos, Soñados, .... Una experiencia en Educación Infantil
Oficina (workshop)
6º Encontro Nacional (4º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil & Ilustração
Universidade do Minho, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2018 Perceção dos professores da Região Autónoma da Madeira sobre a importância das TIC na Educação Especial Telma Andreia Santos Oliveira e Caldeira (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 A Criança e a Diferença: Impacto de Práticas na Educação Pré-Escolar Catarina Isabel Costa Alves (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 Papel do(a) Educador(a) de Infância com Crianças Autistas Diana Pires Mota Leite (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação Inicial e Contínua de Educadores(as) de Infância Diana Rodrigues Pinto (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 Conhecimento das Profissões dos Pais: Impacto de Práticas na Educação Pré-Escolar Ana Rita Cunha Pereira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 Conhecimento dos(as) Educadores(as) sobre o Desenvolvimento Vocacional na Infância Flávia Andreia Silva Rebelo (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 Opiniões de Encarregados(as) de Educação quanto à Sesta na Educação Pré-Escolar Patrícia Regina Teixeira da Mota (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 A Importância das Atividades Lúdicas para o Desenvolvimento Global das Crianças com Trissomia 21: Perceção dos Professores do 2.º/3.º Ciclo e de Educação Especial Ana Cristina dos Santos Pires (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 A Inclusão de alunos com Perturbação do Espectro do Autismo dentro da sala de aula Rossana Carina Teixeira Morgado da Rocha (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 A Interação com Cavalos como facilitadora das Aprendizagens de alunos com Dificuldades Inteletuais e Desenvolvimentais: Um Estudo de Caso Ana Cristina Vilhena Raminhos Ferreira Veiga Carvalho (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 Estratégias Pedagógicas para o ensino de alunos com Dificuldades e Perturbações de Aprendizagem Esperança Félix Ferreira (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 Estimulação Sensorial/Snozelen como Intervenção nas Necessidades Educativas Especiais Fernanda Manuela Cunha Ramos (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 Efeitos da Musicoterapia na Comunicação, Socialização e Imaginação em crianças com Perturbações do Espectro do Autismo Lucília Maria Dias Teixeira (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 As Terapias Complementares em Crianças e Jovens com Perturbação do Espectro do Autismo Maria Amélia Gomes Ferreira (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 O Papel da Família e do Educador de Infância na Inclusão de crianças com NEE na Educação Pré-Escolar Maria de Fátima dos Santos Rodrigues (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 As Emoções Parentais face à Perturbação do Espectro do Autismo: Um Estudo de Caso Maria Manuela Alves dos Santos (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 Deficiência Mental e Dificuldades de Aprendizagem em Vítimas de Violência Doméstica: Uma abordagem pedagógica Maria Manuela Marques Soares Ribeiro Veloso Gomes (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 A prática de Yoga no quotidiano das crianças com Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) na perceção de pais e profissionais Vânia Madalena Sampaio Faria (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 Adaptação Parental a crianças portadoras de Síndrome de Down Mariana de Afonseca Guimarães (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 Dificuldades sentidas pelos profissionais no trabalho com famílias em situação de negação Clara Madalena Leitão Martins (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 A Música na Inclusão dos alunos com Perturbações do Espectro do Autismo Miguel Ângelo Valido Xavier (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 O processo de transição para a vida pós escolar dos alunos com NEE - uma abordagem à prática profissional Helena Cristina de Oliveira Pires Rechena (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 Inclusão e desafios de crianças com Necessidades Educativas Especiais, a criança com Autismo - Estudo de Caso em Creche Mónica Alexandra Carneiro Faia de Assunção (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 Satisfação com imagem corporal em indivíduos adultos com dificuldade motora e/ou inteletual desenvolvimental Liliana Maria Barroso do Gonçalo (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 A Utilização da Hipoterapia como meio de Aprendizagem em crianças com Perturbações do Espectro do Autismo: Estudo de Caso Sandra Mónica Alves Faria (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 Apoio social e qualidade de vida em famílias de crianças com paralisia cerebral - estudo de caso de famílias residentes em Portugal e no Luxemburgo Carina Filipa Oliveira Pereira Silva (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 A Inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais no Ensino Regular Mariline Pinheiro Moutinho Martins (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 A Importância da Terapia Assistida com Cães no Comportamento Social e Afetivo nas Perturbações do Espectro do Autismo Odete Maria Campos Pinto (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 Efeitos do nascimento de uma criança com Paralisia Cerebral na dinâmica familiar Carla Susana Domingues Gonçalves (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 A comunicação na relação entre irmãos com desenvolvimento típico e com Perturbação do Espectro do Autismo Vera Lúcia Henriques Martins (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 Barreiras e facilitadores existentes no processo de transição para a vida pós escolar dos alunos com plano individual de transição - escola secundária do Seixal Sara Maria Rodrigues de Sá Gabriel Pedro (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 A Dança na Intervenção do Desenvolvimento de alunos com Perturbações do Espectro do Autismo Daniela Moura Santos (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 O Brincar e o Jogo na Intervenção Precoce: representações da família e profissionais Susana Teresa Costa Mendes da Cunha (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 Perceção dos profissionais sobre o processo de transição da Intervenção Precoce para o 1.º Ciclo Ester Filomena da Silva Moreiras Varanda (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 Intervenção Precoce - da Referenciação à Intervenção - Resposta atempada? Perspetiva dos Profissionais e da Família Maria Magalhães de Queirós Magalhães (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 Trabalho colaborativo em intervenção precoce no discurso da família e da educadora de infância - Um Estudo de Caso Inês Soares Vaz (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 Processo de Inclusão em ambiente de Jardim de Infância de uma criança com Trissomia 21 - Um Estudo de Caso Rosa Maria Viana Martins (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 A formação dos profissionais em Intervenção Precoce Marta Isabel Santos Araújo (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 Autoperceção e Qualidade de Vida em Indivíduos Cegos Maria Amália Rodrigues Monteiro (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 A importância da Musicoterapia no Desenvolvimento das Capacidades Globais de jovens com Autismo Mónica Raquel Sepúlveda da Silva Cruz (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 Estratégias para Crianças com Autismo nas Escolas do Ensino Regular da Região Autónoma da Madeira Marta Brígida Baeta Agrela (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 Um olhar sobre a Trissomina 21 Estudo de Caso Nuno Maurício Pires Gonçalves (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018 Os Efeitos da Terapia em Meio Aquático em Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo - A Perspetiva dos Pais Maria Angelina Oliveira Pereira (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2017/04/07 - Atual Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar publisher
2017/04/07 - Atual Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2019 - Atual IV Workshop para Atuação em Contextos Educacionais Inclusivos do Mato Grosso do Sul estratégias educacionais diferenciadas para o público-alvo da Educação Especial Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2018 - Atual Diálogos em Educação Especial Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2017 - Atual III Seminário Educação da Primeira Infância Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2016 - Atual Parecer: Propostas de alteração ao Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro, alterado pela Lei n.º 21/2008, de 12 de maio

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/12/18 - 2023/12/18 Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde, Módulo Intervenção Precoce e Estimulação Precoce, do eixo de Concentração Saúde da Criança e do Adolescente (2horas/aula) Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde (Licence) Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Brasil
2022/09/01 - 2023/02/28 Práticas de Educação Inclusiva Intervenção Educativa em Creche (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2022/09/01 - 2023/02/28 Práticas de Educação Inclusiva Mestrado em ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2017/09/01 - 2018/12/31 Organização das Instituições Educativas CTeSP Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2017/09/01 - 2018/12/31 Educação e Ética em Contexto CTeSP Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2017/09/01 - 2018/12/31 Investigação em Educação Licenciatura Educação Básica e Mestrado em Educação Básica e Ensino do 1.º Ciclo Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2017/09/01 - 2018/12/31 Desenvolvimento Curricular e Avaliação Licenciatura em Educação Básica e Mestrado em Educação e Ensino do 1º Ciclo Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018/10 - 2018/11 Psicopedagogia das NEE Curso de Especialização em Educação Especial, domínio cognitivo-motor (Diploma de especialização) Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018/10 - 2018/11 Perturbações no Domínio Cognitivo-Motor Curso de Especialização em Educação Especial, domínio cognitivo-motor (Diploma de especialização) Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018/09 - 2018/11 Perturbações no Domínio Cognitivo e Motor Mestrado em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado) Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018/09 - 2018/11 Tecnologias de Apoio e Comunicação Alternativa e Aumentativa Mestrado em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado) Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018/02 - 2018/07 Didática do Português Mestrado Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo (Mestrado) Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018/02 - 2018/07 Intervenção Socioeducativa com Crianças e Jovens Licenciatura em Educação Social (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018/06 - 2018/06 Psicopedagogia das NEE Pós-graduação em Educação Especial, Domínio Cognitivo-Motor (Diploma de especialização) Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018/04 - 2018/05 Perturbações no Domínio Cognitivo-Motor Pós-graduação em Educação Especial, Domínio Cognitivo-Motor (Diploma de especialização) Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2018/04 - 2018/04 Intervención trastornos voz y habla (Outros) Universitat de València, Espanha
2018/04 - 2018/04 Auto-regulación y problemas de conducta (Outros) Universitat de València, Espanha
2018/04 - 2018/04 Desarrollo habilidades comunicativas (Outros) Universitat de València, Espanha
2018/01 - 2018/02 Psicopedagogia das Necessidades Educativas Especiais Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão (Diploma de especialização) Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2017/09 - 2018/02 Perturbações do Domínio Cognitivo-Motor Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão (Diploma de especialização) Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2017/09 - 2018/02 Educação Parental e Intervenção Precoce Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão (Diploma de especialização) Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2017/09 - 2018/01 Observação e Análise de Práticas Educativas Curso técnico superior profissional de Acompanhamento de Crianças e Jovens (Curso médio) Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2017/09 - 2018/01 Contextos Educativos e Práticas Profissionais Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2017/09 - 2018/01 Investigação Educacional I Mestrado Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo (Mestrado) Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2017/09 - 2018/01 Prática de Ensino Supervisionada I Mestrado Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo (Mestrado) Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
2015 - 2015 Musicoterapia em Perturbação do Espetro do Autismo Extensão e divulgação científica (Curso médio)
2015 - 2015 Musicoterapia e Perturbação do Espetro do Autismo Extensão e divulgação científica (Curso médio) RHT, Desenvolvimento e Formação Pessoal, Portugal
2015 - 2015 Intervenção Precoce: interpretação das práticas profissionais Extensão e divulgação científica (Curso médio) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2014 - 2014 Musicoterapia e Perturbação do Espetro do Autismo Extensão e divulgação científica (Curso médio) RHT - Desenvolvimento Pessoal e Formação, Unipessoal, Lda, Portugal
2014 - 2014 Musicoterapia e Perturbação do Espetro do Autismo Extensão e divulgação científica (Curso médio)

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2020/07/30 - 2020/07/30 Corta e Prega, Rádio Vizela Um convidado em estúdio para uma entrevista informal, com as perguntas mais improváveis.

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2019/12/16 - Atual Grupo de Pesquisa em Educação e Gestão - GPEG, do(a) Universidade Estadual de Santa Cruz DGP - Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil. CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Investigadora
2017/09 - Atual Centro de Desenvolvimento Humano - CIEDH
2017/09 - Atual Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade (CEPESE)
2015/05 - Atual EAECI - European Association on Early Childhood Intervention
2012/09 - Atual Centro de Investigação em Educação - CIEd
2012/09 - Atual International Association of Special Education - IASE
2012/09 - Atual Council for Exceptional Children Division of Intervention Special Education and Services - DISES
2012/06 - Atual International Society of Early Intervention

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020/05/21 - Atual Perspectivas em Diálogo, Revista de Educação e Sociedade PERSPECTIVAS EM DIÁLOGO: Revista de Educação e Sociedade - ISSN: 2358-1840, Brasil
2016/11/11 - Atual Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy ISSN: 2526-8910 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy ISSN: 2526-8910, Brasil
2020/11/03 - 2020/11/06 Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (ISSN: 2594-8083) Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil