Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Patrícia Raquel Fernandes
Nomes de citação
- Fernandes, Patrícia Raquel da Silva
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 7F1F-506D-E746
- ORCID iD
- 0000-0003-1152-5665
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com/citations?user=BN3T7boAAAAJ&hl=pt-PT&oi=ao
- Researcher Id
- https://www.researchgate.net/profile/Patricia_Fernandes24
- Scopus Author Id
- 57191542112
Endereços de correio eletrónico
- p.raqueldasilvafernandes@gmail.com (Pessoal)
Websites
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2024/09/01 - 2025/06/30
Em curso
|
Mestrado em Administração Educacional (Mestrado)
Especialização em Mestrado em Administração Educacional
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
|
2024/10/24 - 2024/11/21
Concluído
|
A Flexibilidade Curricular e as Políticas de Avaliação e de Classificação: o Papel do Feedback digital nas aprendizagens dos
alunos (Outros)
Centro de Formação do SIPE, Portugal
|
Excelente |
2023/11/11 - 2024/01/20
Concluído
|
Ação de Formação ACD 40horas:Monitorização da Educação Inclusiva: O Papel das lideranças Transformaçionais (Outros)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional das Beiras, Portugal
|
Excelente |
2023/05/06 - 2023/07/01
Concluído
|
Ação de Formação ACD 40horas: Adaptações Curriculares Significativas, Qualidade de Vida e Transição para a Vida Pós-Escolar:
Intervenção Multidimensional na Educação Inclusiva (Outros)
Especialização em Educação Especial
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional das Beiras, Portugal
|
Excelente |
2012 - 2016/11/11
Concluído
|
Doutoramento em Estudos da Criança (Doutoramento)
Especialização em Educação Especial
Universidade do Minho, Portugal
"Diálogos sobre a Intervenção Precoce em Portugal e no Brasil: Clarificação nacional e internacional sobre práticas profissionais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado por Unanimidade |
2010 - 2012/06/12
Concluído
|
IIº Ciclo de Estudos em Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Especialização em Educação Especial
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
"Sons e Silêncios. Musicoterapia no tratamento de indivíduos com Perturbação do Espectro do Autismo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017/09/21 - Atual | Professor Visitante (Docente Universitário) | Centro de Estudos da População Economia e Sociedade, Portugal |
2023/12/18 - 2023/12/18 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Brasil |
2022/09/01 - 2023/02/28 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal |
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal | ||
2015/05/01 - 2016/03/13 | Assistente (Docente Universitário) | FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS DO CENTRO REGIONAL DE BRAGA UCP, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/02/26 - Atual | Docente | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
2017/12/07 - 2018/11/01 | Secretária do Conselho Técnico-Científico 2017-2018 | Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal |
2018/02 - 2018/11 | Coordenadora Mestrado em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor | Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/11/09 - Atual | Sócia n.º 1155 | Pró-Inclusão Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, Portugal |
Pró-Inclusão Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, Portugal | ||
2012/06/14 - Atual | Actual membro do ISEI | Universidade do Minho, Portugal |
2018/02 - 2018/11 | Coordenadora Mestrado Educação Especial (Docente-Ens. Sup. Politécnico) | Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal |
2017/09 - 2018/11 | Professora Adjunta c/ Coordenação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) | Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal |
2018/10 - 2018/10 | Professor Adjunto c/ Coordenação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) | Facultad de Educación Social y Trabajo Social Pere Tarrés, Espanha |
2018/04 - 2018/04 | Professora Adjunta c/ Coordenação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) | Universitat de València, Espanha |
2015/04 - 2016/04 | Assistente/Professora (Docente Universitário) | FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS DO CENTRO REGIONAL DE BRAGA UCP, Portugal |
Projetos
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2012/11 - 2016/11 | Diálogos sobre a Intervenção Precoce em Portugal e no Brasil: clarificação nacional e internacional sobre práticas profissionais
DEC
Investigador responsável
Universidade do Minho, Portugal
|
Concluído
|
2015/04 - 2016/04 | Departamento de Relações Internacionais
Colaboração
FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS DO CENTRO REGIONAL DE BRAGA UCP, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/11/27 | Diálogos sobre a Intervenção Precoce | IV Colóquio sobre Intervenção Precoce para Latentes
Universidade Federal Triângulo Mineiro (Minas Gerais, Brasil)
|
2022/12/03 | Musicoterapia: uma janela de oportunidades como estímulo à aprendizagem da pessoa com PEA | Deficiência: desafios da inclusão ao longo da vida
AAPEL (Ponte de Lima, Portugal)
|
2019 | A MUSICOTERAPIA E A PERTURBAÇÃO DO ESPECTRO DO AUTISMO – TESTEMUNHOS REAIS E INCLUSIVOS! | Congresso Internacional As Artes na Educação Especial: teorias, metodologias e práticas sociais, culturais e educativas para
a inclusão.
Intervenção – Associação para a promoção e divulgação cultural (Vila Nova de Famalicão , Portugal)
|
2018 | CONTEXTOS EDUCATIVOS: BRINCAR PORQUÊ E PARA QUÊ? | IIICICSE Infância(s) e Juventude(s) na Sociedade e Educação Contemporâneas
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2018 | Educação Especial, Realidade & Desafios | Educação Especial, Realidade & Desafios
Museu da Educação, Câmara Municipal de Fafe (Fafe, Portugal)
|
2017 | A EDUCAÇÃO EMOCIONAL EM CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS | Educação Emocional no Contexto Educativo da Educação Pré-Escolar
Programa de Gestão e Mediação de Conflitos em Contexto Escolar (Póvoa de Lanhoso, Portugal)
|
2016 | Diálogos sobre a Intervenção Precoce: Clarificação Nacional e Internacional sobre práticas profissionais | I Seminário da ELI de Mogadouro, Um novo olhar sobre a Intervenção Precoce
ELI de Mogadouro (Mogadouro, Portugal)
|
2015 | Bullying | Sessão de esclarecimento aos pais dos alunos da Casa do Pessoal do Hospital S. João de Deus
Polícia Municipal de Vila Nova de Famalicão (Vila Nova de Famalicão, Portugal)
|
2015 | Intervenção Precoce | I Congresso Multidisciplinar e V jornadas científicas
Hospital Central do Lubango (Huíla, África do Sul)
|
2013 | A importância da Musicoterapia em indivíduos com Transtorno do Espetro do Autismo | VIII Congresso Neurociências & Educação Especial
Psicosoma (Viseu, Portugal)
|
2013 | Importância da Musicoterapia em indivíduos com PEA | I Congresso Internacional de “Psicologia, Educação e Cultura”
Instituto Superior Gaya (Vila Nova de Gaia, Portugal)
|
2013 | Importância da Musicoterapia em indivíduos com TEA | I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2013 | Musicoterapia como estratégia de intervenção | Seminário
(Braga, Portugal)
|
2013 | A Importância da Musicoterapia em indivíduos com Transtorno do Espetro do Autismo | III Congresso Internacional “Educação Inclusiva e Equidade
Pró-Inclusão (Lisboa, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018 - 2018 | A Criança e a Diferença: Impacto de Práticas na Educação Pré-Escolar
Orientador
|
Mestrado Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 - 2018 | Papel do(a) Educador(a) de Infância com Crianças Autistas
Orientador
|
Mestrado Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 - 2018 | Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação Inicial e Contínua de Educadores(as) de Infância
Orientador
|
Mestrado Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 - 2018 | A Dança na Intervenção do Desenvolvimento de alunos com Perturbações do Espectro do Autismo
Orientador
|
Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 - 2018 | Perceção dos Profissionais sobre o Processo de Transição da Intervenção Precoce para o 1.º Ciclo
Orientador
|
Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 - 2018 | Intervenção Precoce - da Referênciação à Intervenção - Resposta atempada? Perspetiva dos Profissionais e da Família
Orientador
|
Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 - 2018 | A importância das Atividades Lúdicas para o Desenvolvimento Global das Crianças com Trissomia 21: Perceção dos Professores
do 2.º/3.º Ciclo e de Educação Especial
Orientador
|
Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 - 2018 | A Inclusão de alunos com Perturbação do Espectro do Autismo dentro da sala de aula
Orientador
|
Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 - 2018 | A Interação com Cavalos como facilitadora das Aprendizagens de alunos com Dificuldades Inteletuais e Desenvolvimentais: Um
Estudo de Caso
Orientador
|
Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 - 2018 | Estratégias Pedagógicos para o Ensino de alunos com Dificuldades e Perturbações de Aprendizagem
Orientador
|
Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 - 2018 | Estimulação Sensorial/Snoezelen como Intervenção nas Necessidades Educativas Especiais
Orientador
|
Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 - 2018 | Efeitos da Musicoterapia na Comunicação, Socialização e Imaginação em crianças com Perturbações do Espectro do Autismo
Orientador
|
Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 - 2018 | As Terapias Complementares em Crianças e Jovens com Perturbação do Espectro do Autismo
Orientador
|
Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 - 2018 | O Papel da Família e do Educador de Infância na Inclusão de crianças com NEE na Educação Pré-Escolar
Orientador
|
Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 - 2018 | As Emoções Parentais face à Perturbação do Espectro do Autismo: Um Estudo de Caso
Orientador
|
Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 - 2018 | Deficiência Mental e Dificuldades de Aprendizagem em Vítimas de Violência Doméstica: Uma abordagem Pedagógica
Orientador
|
Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 - 2018 | Adaptação Parental a Crianças portadoras de Síndrome de Down
Orientador
|
Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 - 2018 | A Música na Inclusão dos alunos com Perturbações do Espectro do Autismo
Orientador
|
Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 - 2018 | Inclusão e desafios de crianças com Necessidades Educativas Especiais, a criança com Autismo - Estudo de Caso em Creche
Orientador
|
Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 - 2018 | A Utilização da Hipoterapia como Meio de Aprendizagem em Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo: Estudo de Caso
Orientador
|
Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 - 2018 | A Inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais no Ensino Regular
Orientador
|
Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 - 2018 | A importância da Terapia Assistida com Cães no Comportamento Social e Afetivo nas Perturbações do Espectro do Autismo
Orientador
|
Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 - 2018 | A importância da Musicoterapia no Desenvolvimento das Capacidades Globais de jovens com Autismo
Orientador
|
Pós-graduação em Educação Especial, Domínio Cognitivo-Motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 - 2018 | Os Efeitos da Terapia em Meio Aquático em Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo - A Perspetiva dos Pais
Coorientador
|
Pós-graduação em Educação Especial, Domínio Cognitivo-Motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 - 2018 | Importância dos Pais no Processo Educativo de Crianças com Necessidades Educativas Especiais – Perspetiva dos Professores
de 1.º Ciclo
Orientador
|
Pós-graduação em Educação Especial, Domínio Cognitivo-Motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 - 2018 | O papel do professor face à integração de alunos com Trissomia 21 na sala de aula
Orientador
|
Pós-graduação em Educação Especial, Domínio Cognitivo-Motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/05/04 - 2024/05/11 | 1º SEMINÁRIO DE NEURODIVERSIDADE E INCLUSÃO - Desafios na Era Atual
A Neurodiversidade é importante na nossa Sociedade. Nem sempre compreendida, é capital a sensibilização da Comunidade e a
formação dos profissionais do setor da Educação visando a promoção ativa da Inclusão.
Seminário
|
1º SEMINÁRIO DE NEURODIVERSIDADE E INCLUSÃO - Desafios na Era Atual
Centro de Formação Tua e Douro Superior, Portugal
|
2020/11/18 - 2020/11/18 | Research into Practice: Evidence-based decision-making in international education
Conferência
|
Research into Practice: Evidence-based decision-making in international education
Cambridge Assessment English , Reino Unido
|
2020/09/29 - 2020/09/30 | LIDERANÇA E AUTO-EFICÁCIA: COMPETÊNCIAS DO SÉCULO XXI E
DESAFIOS ÀS TRANSIÇÕES ESCOLA-MUNDO DO TRABALHO
Outro
|
LIDERANÇA E AUTO-EFICÁCIA: COMPETÊNCIAS DO SÉCULO XXI E DESAFIOS ÀS TRANSIÇÕES ESCOLA-MUNDO DO TRABALHO
Centro De Formação de Escolas António Sérgio - Modalidade E-Learning, Portugal
|
2020/09/18 - 2020/09/18 | A PEDAGOGIA FREIRIANA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Outro
|
A PEDAGOGIA FREIRIANA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Centro De Formação de Escolas António Sérgio - Modalidade E-Learning, Portugal
|
2020/09/10 - 2020/09/11 | II Webinar ENSINAR e APRENDER PORTUGUÊS 2020-2021
Outro
|
II Webinar ENSINAR e APRENDER PORTUGUÊS 2020-2021, ACD
Centro De Formação de Escolas António Sérgio - Modalidade E-Learning, Portugal
|
2020/09/09 - 2020/09/09 | VI Conferência Anual de Educação de Setúbal - A cidade como espaço de aprendizagem
ao longo da vida
Conferência
|
VI Conferência Anual de Educação de Setúbal - A cidade como espaço de aprendizagem ao longo da vida
Câmara Municipal de Setúbal, Fórum Municipal Luísa Todi, Portugal
|
2020/07/21 - 2020/07/23 | Congress Virtual Educa Connect
Congresso
|
Congress Virtual Educa Connect
Virtual Educa Connect KENES GROUP, Espanha
|
2020/07/07 - 2020/07/07 | Ação ACD - Projeto MAIA TURMA 3 - A avaliação para as aprendizagens e a equidade das oportunidades que tem inicio no dia 07-07-2020
pelas 16:00 no Zoom.
Seminário
|
Projeto MAIA - A avaliação para as aprendizagens e a equidade das oportunidades
CFOSantiago, Portugal
|
2020/06/19 - 2020/06/19 | Seminário: "E@D -partilha de práticas:
Inglês no 1.º CEB", promovido pelo Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro, que
decorreu em regime de formação online, por videoconferência, no dia 19-06-2020, pelas 15:00h, com
a duração de 2.0 horas.
Seminário
|
E@D -partilha de práticas: Inglês no 1.º CEB
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020/06/16 - 2020/06/16 | Ação de Curta Duração: "Desafios e
problemas com recurso ao Pensamento Computacional", promovida pelo Centro de Competência TIC
da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, que decorreu em regime de
formação online, por videoconferência, no dia 16-06-2020, pelas 17:00h, com a duração de 3.0 horas.
Outro
|
Desafios e problemas com recurso ao Pensamento Computacional
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2020/06/15 - 2020/06/15 | Ação de Curta Duração:
"Monitorização e avaliação das aprendizagens com a plataforma SIMA", promovida pelo Centro de
Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, que decorreu
em regime de formação online, por videoconferência, no dia 15-06-2020, pelas 17:00h, com a
duração de 3.0 horas.
Outro
|
Monitorização e avaliação das aprendizagens com a plataforma SIMA
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2020/06/15 - 2020/06/15 | Sessão de curta duração on-line:
"Educação a Distância: partilha de práticas no 1.º CEB", promovida pelo Centro de Competência TIC
da Universidade de Aveiro, que decorreu em regime de formação online, por videoconferência, no dia
15-06-2020, pelas 17:00h, com a duração de 2.0 horas.
Conferência
|
Educação a Distância: partilha de práticas no 1.º CEB
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020/06/08 - 2020/06/08 | Ação de Curta Duração: "Criação de
recursos educativos online: Kahoot!, Socrative e Quizizz", promovida pelo Centro de Competência
TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, que decorreu em regime de
formação online, por videoconferência, no dia 08-06-2020, pelas 14:00h, com a duração de 3.0 horas.
Outro
|
Criação de recursos educativos online: Kahoot!, Socrative e Quizizz
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2020/05/13 - 2020/05/13 | Ação de Curta Duração: "A utilização
da mesa digitalizadora no ensino a distância de ciências", promovida pelo Centro de Competência
TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, que decorreu em regime de
formação online, por videoconferência, no dia 13-05-2020, pelas 17:30h, com a duração de 1.5 horas.
Outro
|
A utilização da mesa digitalizadora no ensino a distância de ciências
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2020/05/11 - 2020/05/11 | Ação de Curta Duração:
"Aprendizagem @ distância - Um exemplo prático no Primeiro Ciclo do EB, com João Grácio",
promovida pelo Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico
de Setúbal, que decorreu em regime de formação online, por videoconferência, no dia 11-05-2020,
pelas 17:00h, com a duração de 2.0 horas.
Outro
|
Aprendizagem @ distância - Um exemplo prático no Primeiro Ciclo do EB, com João Grácio
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2020/05/08 - 2020/05/08 | Ação de Curta Duração: "A avaliação
formativa das aprendizagens com ferramentas digitais - Mudar a avaliação para mudar a Escola",
promovida pelo Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico
de Setúbal, que decorreu em regime de formação online, por videoconferência, no dia 08-05-2020,
pelas 16:30h, com a duração de 3.0 horas.
Outro
|
A avaliação formativa das aprendizagens com ferramentas digitais - Mudar a avaliação para mudar a Escola
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2020/05/07 - 2020/05/07 | Ação de Curta Duração: "Aprender e
ensinar robótica online com Open Roberta Lab", promovida pelo Centro de Competência TIC da
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, que decorreu em regime de
formação online, por videoconferência, no dia 07-05-2020, pelas 17:00h, com a duração de 2.0 horas.
Outro
|
Aprender e ensinar robótica online com Open Roberta Lab
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2020/05/06 - 2020/05/06 | Conferência: "Direitos Humanos e
Democracia - Liberdade de Expressão em Democracia. Vale tudo?", promovida pela Escola Superior
de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, entidade formadora com o certificado número
CCPFC/ENT-ES-0726/17, que decorreu em regime de formação online, por videoconferência, no dia
06-05-2020, pelas 14:30h, com a duração de 1.5 horas
Conferência
|
Direitos Humanos e Democracia - Liberdade de Expressão em Democracia. Vale tudo?
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2020/05/05 - 2020/05/05 | Ação de Curta Duração: "Criar e Inovar
- Contar histórias com Scratch", promovida pelo Centro de Competência TIC da Escola Superior de
Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, que decorreu em regime de formação online, por
videoconferência, no dia 05-05-2020, pelas 17:00h, com a duração de 3.0 horas.
Outro
|
Criar e Inovar - Contar histórias com Scratch
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2020/04/30 - 2020/04/30 | Ação de Curta Duração: "Aprender e
ensinar robótica online com Open Roberta Lab", promovida pelo Centro de Competência TIC da
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, que decorreu em regime de
formação online, por videoconferência, no dia 30-04-2020, pelas 17:00h, com a duração de 2.0 horas.
Outro
|
Aprender e ensinar robótica online com Open Roberta Lab
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2020/04/29 - 2020/04/29 | Ação de Curta Duração: "Formulários
Google - Recolha e tratamento de informação", promovida pelo Centro de Competência TIC da
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, que decorreu em regime de
formação online, por videoconferência, no dia 29-04-2020, pelas 14:00h, com a duração de 1.5 horas.
Outro
|
Formulários Google - Recolha e tratamento de informação
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2020/04/28 - 2020/04/28 | Ação de Curta Duração: "Moodle -
Testes de escolha múltipla", promovida pelo Centro de Competência TIC da Escola Superior de
Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, que decorreu em regime de formação online, por
videoconferência, no dia 28-04-2020, pelas 11:00h, com a duração de 1.5 horas.
Outro
|
Moodle - Testes de escolha múltipla
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2020/04/27 - 2020/04/27 | Ação de Curta Duração: "Moodle -
Opções de organização de uma disciplina", promovida pelo Centro de Competência TIC da Escola
Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, que decorreu em regime de formação
online, por videoconferência, no dia 27-04-2020, pelas 14:00h, com a duração de 1.5 horas.
Outro
|
Moodle - Opções de organização de uma disciplina
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2020/04/24 - 2020/04/24 | Ação de Curta Duração: "Ensino não
presencial, dicas para organizar o trabalho com os alunos", promovida pelo Centro de Competência
TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, que decorreu em regime de
formação online, por videoconferência, no dia 24-04-2020, pelas 14:00h, com a duração de 1.5 horas.
Outro
|
Ensino não presencial, dicas para organizar o trabalho com os alunos
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2020/04/22 - 2020/04/22 | Ação de Curta Duração:
"Aprendizagem @ distância - Um exemplo prático no Primeiro Ciclo do EB, com Luís Santos",
promovida pelo Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico
de Setúbal, que decorreu em regime de formação online, por videoconferência, no dia 22-04-2020,
pelas 17:00h, com a duração de 2.0 horas.
Outro
|
Aprendizagem @ distância - Um exemplo prático no Primeiro Ciclo do EB, com Luís Santos
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2020/03/04 - 2020/03/04 | Conferência: "Direitos Humanos e
Democracia - Educação Inclusiva: o direito dos direitos e o dever dos deveres", promovida pela
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, entidade formadora com o
certificado número CCPFC/ENT-ES-0726/17, que decorreu na Escola Superior de Educação do
Instituto Politécnico de Setúbal, no dia 04-03-2020, pelas 14:00h, com a duração de 1.5 horas.
Conferência
|
Direitos Humanos e Democracia - Educação Inclusiva: o direito dos direitos e o dever dos deveres
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2018 - 2018 | Seminário Diálogos em Educação Especial
Seminário
|
Seminário "Diálogos em Educação Especial"
IESF - Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 - 2018 | II Encontro do Serviço Social Criança e Jovem, Hoje!
Encontro
|
II Encontro do Serviço Social "Criança e Jovem, Hoje!"
Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães, Portugal
|
2018 - 2018 | III Seminário Educação da Primeira Infância Desenvolvimento, Autonomia e Aprendizagem: uma Janela de Oportunidade
Seminário
|
III Seminário Educação da Primeira Infância "Desenvolvimento, Autonomia e Aprendizagem: uma Janela de Oportunidade"
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 - 2018 | Diálogos em Educação Especial
Seminário
|
Intervenção Precoce na Infância - Natureza Preventiva e Reabilitativa - Profissionais e Família
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2017 - 2017 | Ciência, Inovação e Tecnologia na Era Global
Encontro
|
III Colóquio da JP Distrital de Braga
III Colóquio da JP Distrital de Braga, Portugal
|
2017 - 2017 | III Seminário de Educação da Primeira Infância “Desenvolvimento, Autonomia e Aprendizagem: Uma Janela de Oportunidades”
Seminário
|
III Seminário de Educação da Primeira Infância “Desenvolvimento, Autonomia e Aprendizagem: Uma Janela de Oportunidades”
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2017 - 2017 | III Seminário de Educação da Primeira Infância “Desenvolvimento, Autonomia e Aprendizagem: Uma Janela de Oportunidades”
Seminário
|
III Seminário de Educação da Primeira Infância “Desenvolvimento, Autonomia e Aprendizagem: Uma Janela de Oportunidades”
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2017 - 2017 | Early Intervention: national (Portugal) and international (Brazil) clarification on Professional Practices
Conferência
|
Conferência Internacional “Addressing and Supporting Family and Child Wellbeing | 15 years of Touchpoints in Portugal”
Faculdade de Medicina Dentária da UL | Auditório Prof. Armando Simões dos Santos | Cidade Universitária, Portugal
|
2015 - 2015 | Situação de Estudo: Interação Universidade e Escola de Educação Básica na Educação em Saúde
Conferência
|
Ciclo de Conferências Doutorais em Estudos da Criança 2014/2015
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 - 2015 | Desenvolvimento de Currículo e Formação Docente: uma articulação necessária à aprendizagem em Educação em Saúde e Ciências
da Natureza
Conferência
|
Ciclo de Conferências Doutorais em Estudos da Criança 2014/2015
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 - 2015 | Criança, arte e educação: mediações e apropriação da cultura artística popular
Conferência
|
Ciclo de Conferências Doutorais em Estudos da Criança 2014/2015
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 - 2015 | 8th Inclusive and Supportive Education Congress - ISEC2015 Lisbon Equidade e Inclusão em Educação
Congresso
|
8th Inclusive and Supportive Education Congress - ISEC2015 Lisbon Equidade e Inclusão em Educação
Pro Inclusão Associação Nacional Docentes Educação Especial, Portugal
|
2015 - 2015 | What is Response to Intervention (RTI)? How does it work in schools with inclusion?
Seminário
|
What is Response to Intervention (RTI)? How does it work in schools with inclusion?
Instituto de Educação, Portugal
|
2015 - 2015 | Sessão de esclarecimento aos pais dos alunos da Casa do Pessoal do Hospital S. João de Deus
Mesa-redonda
|
Sessão de esclarecimento aos pais dos alunos da Casa do Pessoal do Hospital S. João de Deus
Polícia Municipal de Vila Nova de Famalicão, Portugal
|
2015 - 2015 | I Congresso Multidisciplinar e V jornadas científicas
Congresso
|
I Congresso Multidisciplinar e V jornadas científicas
Hospital Central do Lubango, África do Sul
|
2015 - 2015 | Seminário Regional do Norte de Apresentação do Guia, Práticas Recomendadas em Intervenção Precoce na Infância Um Guia para
Profissionais
Seminário
|
Seminário Regional do Norte de Apresentação do Guia, Práticas Recomendadas em Intervenção Precoce na Infância Um Guia para
Profissionais
ANIP, SNIPI, Portugal
|
2015 - 2015 | Seminário de Comemoração do dia Internacional das Pessoas com Deficiência
Seminário
|
Seminário de Comemoração do dia Internacional das Pessoas com Deficiência
Escola Secundária de Póvoa de Lanhoso, Portugal
|
2015 - 2015 | Sensibilizar para a diferença
Conferência
|
Sensibilizar para a diferença
Escola Secundária de Felgueiras, Portugal
|
2015 - 2015 | Intervenção Precoce: interpretação das práticas profissionais
Seminário
|
Intervenção Precoce: interpretação das práticas profissionais
Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2014 - 2014 | Família: da biologia ao afecto
Simpósio
|
Seminário
Faculdade de Ciências Sociais, Portugal
|
2014 - 2014 | THE IMPORTANCE OF MUSIC THERAPY IN INDIVIDUALS WITH AUTISM SPECTRUM DISORDER
Congresso
|
2nd Internacional Congresso of Educacional Sciences AMD Development |
2014 - 2014 | INTERVENÇÃO PRECOCE EM PORTUGAL E NO BRASIL: CLARIFICAÇÃO NACIONAL E INTERNACIONAL SOBRE PRÁTICAS PROFISSIONAIS
Congresso
|
|
2014 - 2014 | O que está feito...o que falta fazer...
Seminário
|
Encontro das Instituições Sociais de Apoio à Deficiência do Distrito de Braga
Segurança Social, Portugal
|
2014 - 2014 | Crianças, infâncias e Educação Infantil no Brasil hoje: pesquisas e desafios
Conferência
|
Ciclo de Conferências Doutorais em Estudos da Criança 2014/2015
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | Direitos Humanos, outras Vozes: debate com crianças
Conferência
|
Ciclo de Conferências Doutorais em Estudos da Criança 2014/2015
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 - 2013 | Reflexões sobre a evolução dos curriculos na educação básica
Conferência
|
|
2013 - 2013 | Dificuldades de Aprendizagem: Cérebro, Cognição e Emoção
Conferência
|
|
2013 - 2013 | Musicoterapia como estratégia de intervenção
Seminário
|
|
2013 - 2013 | Jornadas Doutorais em Estudos da Criança
Outro
|
|
2013 - 2013 | Leitura Educação Literária Mediação
Conferência
|
|
2013 - 2013 | III Jornadas: Deficiência Visual & Intervenção Precoce - Baixa Visão: VER+ em idades precoces
Outro
|
|
2012 - 2012 | Sons e Silenciamentos: A importância da Musicoterapia em Indivíduos com Perturbação do Espectro do Autismo
Seminário
|
|
2012 - 2012 | Sounds and Silences: The importance of music therapy in children and teens with autism spectrum disorders
Congresso
|
|
2012 - 2012 | Envelhecimento: estratégias e políticas sociais
Seminário
|
Seminário Envelhecimento: estratégias e políticas sociais
Faculdade de Ciências Sociais, Portugal
|
2012 - 2012 | Intervenção social com famílias: explorando o papel da aprendizagem social na contrução/ativação da cidadania, participação
e democracia
Outro
|
Intervenção social com famílias: explorando o papel da aprendizagem social na contrução/ativação da cidadania, participação
e democracia
Faculdade de Ciências Sociais, Portugal
|
2012 - 2012 | Simpósio sobre a obra de Luísa Ducla Soares
Simpósio
|
Simpósio sobre a obra de Luísa Ducla Soares
Instituto da Educação, Portugal
|
2012 - 2012 | O Acordo Ortográfico - Prós e Contras
Mesa-redonda
|
O Acordo Ortográfico - Prós e Contras
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012 | I Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança: perspectivas sociológicas e educacionais
Simpósio
|
I Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança: perspectivas sociológicas e educacionais
Instituto de Educação, CIEC, FEUFRGS, CAPES, Portugal
|
2012 - 2012 | I Seminário Tecnologias e Perturbações do Espectro do Autismo
Seminário
|
I Seminário Tecnologias e Perturbações do Espectro do Autismo
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012 | 1st international early childhood intervention conference and eurlyaid annual conference - 2012: Families and Early Childhood
Intervention: Ecology of Development
Conferência
|
1st international early childhood intervention conference and eurlyaid annual conference - 2012: Families and Early Childhood
Intervention: Ecology of Development
ANIP, UM, Portugal
|
2012 - 2012 | Libertação, Etnociência e Investigação Educacional
Conferência
|
Libertação, Etnociência e Investigação Educacional
UM, Portugal
|
2012 - 2012 | Desenvolvimento, Educação e Direitos Humanos
Conferência
|
Desenvolvimento, Educação e Direitos Humanos |
2012 - 2012 | XII Encontro de Literatura Infantil Os contos de Grimm: 200 anos nas bocas do mundo
Outro
|
|
2011 - 2011 | Introdução à Musicoterapia
Oficina (workshop)
|
Introdução à Musicoterapia
Associação de Solidariedade e Acção Social de Santo Tirso, Portugal
|
2011 - 2011 | Crianças que vivem em contexto de perturbações de saúde mental
Seminário
|
Seminário Internacional de Projeto "Kids Strenghts"
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 - 2011 | Inclusão Social e Direitos Humanos
Conferência
|
Conferência Inclusão Social e Direitos Humanos
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 - 2011 | Derrubar Barreiras, Facilitar Percursos
Conferência
|
Congresso Internacional Derrubar Barreiras. Facilitar Percursos
Pró-Inclusão Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, Portugal
|
2011 - 2011 | Sobredotação e Talento: atenção da escola à diversidade
Congresso
|
Congresso Internacional da A.N.E.I.S. 2011 - Sobredotação e Talento: atenção da escola à diversidade
Associação nacional para o estudo e intervenção na sobredotação, Portugal
|
2011 - 2011 | A Problemática do Envelhecimento na Sociedade Moderna
Conferência
|
Conferência A Problemática do Envelhecimento na Sociedade Moderna
Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, Portugal
|
2011 - 2011 | Musicoterapia na Terceira Idade
Oficina (workshop)
|
Musicoterapia na Terceira Idade
Associação de Solidariedade e Acção Social de Santo Tirso, Portugal
|
2011 - 2011 | Musicoterapia na Deficiência: Atraso Mental
Oficina (workshop)
|
Musicoterapia na Deficiência: atraso mental
Associação de Solidariedade e Acção Social de Santo Tirso, Portugal
|
2008 - 2008 | A indisciplina na Sala de aula
Seminário
|
Seminário A Indisciplina na Sala de Aula
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2007 - 2007 | Dislexia
Seminário
|
Seminário Dislexia
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2007 - 2007 | Desporto, Mulher, Sociedade
Conferência
|
Conferência Desporto, Mulher e Sociedade
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2007 - 2007 | Bullying
Seminário
|
Seminário Bullying
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2006 - 2006 | Cuentos Contados, Leídos, Representados, Compartidos, Soñados, .... Una experiencia en Educación Infantil
Oficina (workshop)
|
6º Encontro Nacional (4º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil & Ilustração
Universidade do Minho, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018 | Perceção dos professores da Região Autónoma da Madeira sobre a importância das TIC na Educação Especial | Telma Andreia Santos Oliveira e Caldeira (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 | A Criança e a Diferença: Impacto de Práticas na Educação Pré-Escolar | Catarina Isabel Costa Alves (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 | Papel do(a) Educador(a) de Infância com Crianças Autistas | Diana Pires Mota Leite (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 | Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação Inicial e Contínua de Educadores(as) de Infância | Diana Rodrigues Pinto (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 | Conhecimento das Profissões dos Pais: Impacto de Práticas na Educação Pré-Escolar | Ana Rita Cunha Pereira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 | Conhecimento dos(as) Educadores(as) sobre o Desenvolvimento Vocacional na Infância | Flávia Andreia Silva Rebelo (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 | Opiniões de Encarregados(as) de Educação quanto à Sesta na Educação Pré-Escolar | Patrícia Regina Teixeira da Mota (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 | A Importância das Atividades Lúdicas para o Desenvolvimento Global das Crianças com Trissomia 21: Perceção dos Professores do 2.º/3.º Ciclo e de Educação Especial | Ana Cristina dos Santos Pires (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 | A Inclusão de alunos com Perturbação do Espectro do Autismo dentro da sala de aula | Rossana Carina Teixeira Morgado da Rocha (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 | A Interação com Cavalos como facilitadora das Aprendizagens de alunos com Dificuldades Inteletuais e Desenvolvimentais: Um Estudo de Caso | Ana Cristina Vilhena Raminhos Ferreira Veiga Carvalho (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 | Estratégias Pedagógicas para o ensino de alunos com Dificuldades e Perturbações de Aprendizagem | Esperança Félix Ferreira (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 | Estimulação Sensorial/Snozelen como Intervenção nas Necessidades Educativas Especiais | Fernanda Manuela Cunha Ramos (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 | Efeitos da Musicoterapia na Comunicação, Socialização e Imaginação em crianças com Perturbações do Espectro do Autismo | Lucília Maria Dias Teixeira (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 | As Terapias Complementares em Crianças e Jovens com Perturbação do Espectro do Autismo | Maria Amélia Gomes Ferreira (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 | O Papel da Família e do Educador de Infância na Inclusão de crianças com NEE na Educação Pré-Escolar | Maria de Fátima dos Santos Rodrigues (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 | As Emoções Parentais face à Perturbação do Espectro do Autismo: Um Estudo de Caso | Maria Manuela Alves dos Santos (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 | Deficiência Mental e Dificuldades de Aprendizagem em Vítimas de Violência Doméstica: Uma abordagem pedagógica | Maria Manuela Marques Soares Ribeiro Veloso Gomes (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 | A prática de Yoga no quotidiano das crianças com Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) na perceção de pais e profissionais | Vânia Madalena Sampaio Faria (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 | Adaptação Parental a crianças portadoras de Síndrome de Down | Mariana de Afonseca Guimarães (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 | Dificuldades sentidas pelos profissionais no trabalho com famílias em situação de negação | Clara Madalena Leitão Martins (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 | A Música na Inclusão dos alunos com Perturbações do Espectro do Autismo | Miguel Ângelo Valido Xavier (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 | O processo de transição para a vida pós escolar dos alunos com NEE - uma abordagem à prática profissional | Helena Cristina de Oliveira Pires Rechena (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 | Inclusão e desafios de crianças com Necessidades Educativas Especiais, a criança com Autismo - Estudo de Caso em Creche | Mónica Alexandra Carneiro Faia de Assunção (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 | Satisfação com imagem corporal em indivíduos adultos com dificuldade motora e/ou inteletual desenvolvimental | Liliana Maria Barroso do Gonçalo (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 | A Utilização da Hipoterapia como meio de Aprendizagem em crianças com Perturbações do Espectro do Autismo: Estudo de Caso | Sandra Mónica Alves Faria (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 | Apoio social e qualidade de vida em famílias de crianças com paralisia cerebral - estudo de caso de famílias residentes em Portugal e no Luxemburgo | Carina Filipa Oliveira Pereira Silva (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 | A Inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais no Ensino Regular | Mariline Pinheiro Moutinho Martins (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 | A Importância da Terapia Assistida com Cães no Comportamento Social e Afetivo nas Perturbações do Espectro do Autismo | Odete Maria Campos Pinto (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 | Efeitos do nascimento de uma criança com Paralisia Cerebral na dinâmica familiar | Carla Susana Domingues Gonçalves (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 | A comunicação na relação entre irmãos com desenvolvimento típico e com Perturbação do Espectro do Autismo | Vera Lúcia Henriques Martins (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 | Barreiras e facilitadores existentes no processo de transição para a vida pós escolar dos alunos com plano individual de transição - escola secundária do Seixal | Sara Maria Rodrigues de Sá Gabriel Pedro (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 | A Dança na Intervenção do Desenvolvimento de alunos com Perturbações do Espectro do Autismo | Daniela Moura Santos (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 | O Brincar e o Jogo na Intervenção Precoce: representações da família e profissionais | Susana Teresa Costa Mendes da Cunha (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 | Perceção dos profissionais sobre o processo de transição da Intervenção Precoce para o 1.º Ciclo | Ester Filomena da Silva Moreiras Varanda (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 | Intervenção Precoce - da Referenciação à Intervenção - Resposta atempada? Perspetiva dos Profissionais e da Família | Maria Magalhães de Queirós Magalhães (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 | Trabalho colaborativo em intervenção precoce no discurso da família e da educadora de infância - Um Estudo de Caso | Inês Soares Vaz (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 | Processo de Inclusão em ambiente de Jardim de Infância de uma criança com Trissomia 21 - Um Estudo de Caso | Rosa Maria Viana Martins (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 | A formação dos profissionais em Intervenção Precoce | Marta Isabel Santos Araújo (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 | Autoperceção e Qualidade de Vida em Indivíduos Cegos | Maria Amália Rodrigues Monteiro (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 | A importância da Musicoterapia no Desenvolvimento das Capacidades Globais de jovens com Autismo | Mónica Raquel Sepúlveda da Silva Cruz (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 | Estratégias para Crianças com Autismo nas Escolas do Ensino Regular da Região Autónoma da Madeira | Marta Brígida Baeta Agrela (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 | Um olhar sobre a Trissomina 21 Estudo de Caso | Nuno Maurício Pires Gonçalves (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
2018 | Os Efeitos da Terapia em Meio Aquático em Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo - A Perspetiva dos Pais | Maria Angelina Oliveira Pereira (Outro)
Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2017/04/07 - Atual | Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar | publisher |
2017/04/07 - Atual | Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2019 - Atual | IV Workshop para Atuação em Contextos Educacionais Inclusivos do Mato Grosso do Sul estratégias educacionais diferenciadas para o público-alvo da Educação Especial | Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil | |
2018 - Atual | Diálogos em Educação Especial | Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal | |
2017 - Atual | III Seminário Educação da Primeira Infância | Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2016 - Atual | Parecer: Propostas de alteração ao Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro, alterado pela Lei n.º 21/2008, de 12 de maio |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2023/12/18 - 2023/12/18 | Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde, Módulo Intervenção Precoce e Estimulação Precoce, do eixo de Concentração Saúde da Criança e do Adolescente (2horas/aula) | Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde (Licence) | Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Brasil |
2022/09/01 - 2023/02/28 | Práticas de Educação Inclusiva | Intervenção Educativa em Creche (Curso Técnico Superior Profissional) | Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal |
2022/09/01 - 2023/02/28 | Práticas de Educação Inclusiva | Mestrado em ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal |
2017/09/01 - 2018/12/31 | Organização das Instituições Educativas | CTeSP | Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal |
2017/09/01 - 2018/12/31 | Educação e Ética em Contexto | CTeSP | Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal |
2017/09/01 - 2018/12/31 | Investigação em Educação | Licenciatura Educação Básica e Mestrado em Educação Básica e Ensino do 1.º Ciclo | Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal |
2017/09/01 - 2018/12/31 | Desenvolvimento Curricular e Avaliação | Licenciatura em Educação Básica e Mestrado em Educação e Ensino do 1º Ciclo | Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal |
2018/10 - 2018/11 | Psicopedagogia das NEE | Curso de Especialização em Educação Especial, domínio cognitivo-motor (Diploma de especialização) | Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal |
2018/10 - 2018/11 | Perturbações no Domínio Cognitivo-Motor | Curso de Especialização em Educação Especial, domínio cognitivo-motor (Diploma de especialização) | Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal |
2018/09 - 2018/11 | Perturbações no Domínio Cognitivo e Motor | Mestrado em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado) | Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal |
2018/09 - 2018/11 | Tecnologias de Apoio e Comunicação Alternativa e Aumentativa | Mestrado em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado) | Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal |
2018/02 - 2018/07 | Didática do Português | Mestrado Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo (Mestrado) | Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal |
2018/02 - 2018/07 | Intervenção Socioeducativa com Crianças e Jovens | Licenciatura em Educação Social (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal |
2018/06 - 2018/06 | Psicopedagogia das NEE | Pós-graduação em Educação Especial, Domínio Cognitivo-Motor (Diploma de especialização) | Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal |
2018/04 - 2018/05 | Perturbações no Domínio Cognitivo-Motor | Pós-graduação em Educação Especial, Domínio Cognitivo-Motor (Diploma de especialização) | Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal |
2018/04 - 2018/04 | Intervención trastornos voz y habla | (Outros) | Universitat de València, Espanha |
2018/04 - 2018/04 | Auto-regulación y problemas de conducta | (Outros) | Universitat de València, Espanha |
2018/04 - 2018/04 | Desarrollo habilidades comunicativas | (Outros) | Universitat de València, Espanha |
2018/01 - 2018/02 | Psicopedagogia das Necessidades Educativas Especiais | Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão (Diploma de especialização) | Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal |
2017/09 - 2018/02 | Perturbações do Domínio Cognitivo-Motor | Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão (Diploma de especialização) | Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal |
2017/09 - 2018/02 | Educação Parental e Intervenção Precoce | Curso de Especialização em Educação Especial, Alunos Cegos e Baixa Visão (Diploma de especialização) | Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal |
2017/09 - 2018/01 | Observação e Análise de Práticas Educativas | Curso técnico superior profissional de Acompanhamento de Crianças e Jovens (Curso médio) | Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal |
2017/09 - 2018/01 | Contextos Educativos e Práticas Profissionais | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal |
2017/09 - 2018/01 | Investigação Educacional I | Mestrado Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo (Mestrado) | Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal |
2017/09 - 2018/01 | Prática de Ensino Supervisionada I | Mestrado Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo (Mestrado) | Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal |
2015 - 2015 | Musicoterapia em Perturbação do Espetro do Autismo | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2015 - 2015 | Musicoterapia e Perturbação do Espetro do Autismo | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | RHT, Desenvolvimento e Formação Pessoal, Portugal |
2015 - 2015 | Intervenção Precoce: interpretação das práticas profissionais | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2014 - 2014 | Musicoterapia e Perturbação do Espetro do Autismo | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | RHT - Desenvolvimento Pessoal e Formação, Unipessoal, Lda, Portugal |
2014 - 2014 | Musicoterapia e Perturbação do Espetro do Autismo | Extensão e divulgação científica (Curso médio) |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2020/07/30 - 2020/07/30 | Corta e Prega, Rádio Vizela | Um convidado em estúdio para uma entrevista informal, com as perguntas mais improváveis. |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2019/12/16 - Atual | Grupo de Pesquisa em Educação e Gestão - GPEG, do(a) Universidade Estadual de Santa Cruz DGP - Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil. CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | Investigadora |
2017/09 - Atual | Centro de Desenvolvimento Humano - CIEDH | |
2017/09 - Atual | Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade (CEPESE) | |
2015/05 - Atual | EAECI - European Association on Early Childhood Intervention | |
2012/09 - Atual | Centro de Investigação em Educação - CIEd | |
2012/09 - Atual | International Association of Special Education - IASE | |
2012/09 - Atual | Council for Exceptional Children Division of Intervention Special Education and Services - DISES | |
2012/06 - Atual | International Society of Early Intervention |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/05/21 - Atual | Perspectivas em Diálogo, Revista de Educação e Sociedade | PERSPECTIVAS EM DIÁLOGO: Revista de Educação e Sociedade - ISSN: 2358-1840, Brasil |
2016/11/11 - Atual | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy ISSN: 2526-8910 | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy ISSN: 2526-8910, Brasil |
2020/11/03 - 2020/11/06 | Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (ISSN: 2594-8083) | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil |