???global.info.a_carregar???
Paulo Farias Rodrigues is an Adjunct & Guest Professor at ESCS - School of Communication and Media Studies and ISEG – School of Economics and Management. Marketing Specialist by Polytechnic Institute of Lisbon (IPL) and Master on Corporate Communication at ISCSP/UTL - Institute of Social and Political Science. He works as well as Partner and Senior Consultant at Visão Maior Consultores, Ltd. He published articles in congresses of Sociology and Communication. He published, as co-author, the book “Marketing para Estudantes de Comunicação”, "Marketing do conhecimento à decisão". His main interests are related with leadership and communication.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Paulo Farias Rodrigues

Nomes de citação

  • Rodrigues, Paulo Farias

Identificadores de autor

Ciência ID
7013-4772-93E1
ORCID iD
0000-0003-1693-8119

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2010 - 2014
Concluído
Comunicação Empresarial (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
"A Influência da Comunicação Não-Verbal na Liderança" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 valores, Muito Bom
2010 - 2011
Concluído
Comunicação Empresarial (Pós-Graduação)
Universidade de Lisboa, Portugal
16
2007 - 2010
Concluído
Marketing, Publicidade e Relações Públicas (Licenciatura)
Universidade Europeia, Portugal
"Plano de Marketing - Bial" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14,41
1999
Concluído
Certificado de Aptidão Profissional (Outros)
Instituto Emprego e Formação Profissional, Portugal
"Autoscopia" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
1997 - 1997
Concluído
Young Managers Programme (Pós-Graduação)
INSEAD The Business School for the World , França
Aprovado
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/09/01 - Atual Investigador (Investigação) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/04 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa, Portugal
2011/02 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2011/02 - 2023/08/31 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2015 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/02 - Atual Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Rodrigues, Paulo Farias. "O papel da comunicação não verbal na liderança". Trabalho apresentado em International Conference of Applied Business and Management (ICABM), Porto, 2016.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Rodrigues, Paulo Farias. "Profissões e Formação no Turismo". In Portugal: Destino a Comunicar. A Comunicação no Turismo Português, 3-250. Lisboa, Portugal: ISCSP, CAPP., 2012.
    Publicado
Livro
  1. Rodrigues, Paulo Farias; Raquel Barbosa Ribeiro; Sónia Pedro Sebastião; Caterina Foá; Sofia Branquinho Alves; Ana Luísa Reis. Marketing do conhecimento à decisão. Lisboa, Portugal: Causa das Regras. 2016.
    Publicado
  2. Rodrigues, Paulo Farias; Raquel Barbosa Ribeiro; Ana Luísa Reis; Caterina Foá; Sofia Branquinho Alves; Sónia Pedro Sebastião. Marketing para Estudantes de Comunicação. Lisboa, Portugal: Causa das Regras. 2012.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Fonseca, Luís Sérgio dos Santos Amaral. "Marketing como fator de sucesso para os empreendedores em Portugal". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.21/8506.
  2. Rodrigues, Paulo José Farias. "O papel da comunicação não verbal na liderança : bases para um modelo prático". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.5/7974.
  3. Andrade, João Silvestre Lima. "Implementação de uma marca de produção e distribuição de citrinos biológicos: Orange made in Algarve". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.21/4446.
  4. Silva, Carla Sofia Laranjeira Marques. "Promoção do empreendedorismo nas escolas: impacto da Junior Achievement Portugal, Associação Aprender a Empreender". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.21/4441.

Outros

Outra produção
  1. Uma avaliação das aplicações mobile classificadas em saúde e fitness. Nas últimas décadas tem-se assistido ao aumento da prevalência da obesidade, representando esta doença um dos desafios mais graves de saúde pública a nível mundial. Paralelamente, verifica-se que as inovações tecnológicas não param de emergir e, se por um lado esta evolução tecnológica diminuiu a atividade física e aumentou o sedentarismo, por outro podem ser aliadas na promoção de comportamentos. 2017. Delgado,Mayumi; Miranda,Sandra; Rodrigues,Paulo Farias. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-59852017000100005.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2016 O papel da comunicação não verbal na liderança ICABM - International Conference of Applied Business and Management
ISAG – European Business School (Porto, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2017 - Atual Business Plan para a marca Mylabel
Orientador
Mestrado em Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2015 - Atual Plano de Negócio para a aplicação mobile Nutri Consult
2014 - Atual Implementação de uma marca de produção e distribuição de citrinos biológicos: Orange made in Algarve
2014 - Atual Promoção do empreendedorismo nas escolas: impacto da Junior Achievement Portugal, Associação Aprender a Empreender
2017 - 2017 EPE, Ensino Português Especial – Portal de comunicação entre instituições de ensino especial e pessoas portadores de deficiência cognitiva
Orientador
Mestrado em Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2017 - 2017 Marketing como Factor de Sucesso para os Empreendedores em Portugal
Orientador
Mestrado em Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 “DKode - Plano de Marketing Outono-Inverno 2017 mercado português
Orientador
Mestrado em Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2012 - 2012 VII CONGRESSO PORTUGUÊS DE SOCIOLOGIA
Congresso
VII CONGRESSO PORTUGUÊS DE SOCIOLOGIA
Associação Portuguesa de Sociologia, Portugal
2012 - 2012 X Congresso da LUSOCOM – Comunicação, Cultura e Desenvolvimento
Congresso
X Congresso da LUSOCOM – Comunicação, Cultura e Desenvolvimento
LUSOCOM - Federação das Associações Lusófonas de Ciências da Comunicação, Portugal
2012 - 2012 Portugal: Destino a Comunicar
Conferência
Portugal: Destino a Comunicar
Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP), Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2013 Projecto Final Pós Graduação em Sales Management 2º Edição "Caso: (Santander Consumer Finnance - Finaciamento Auto)" Càtia Cabral (Outro)
Universidade de Lisboa, Portugal
2013 Projecto Final Pós Graduação em Sales Management 2º Edição "Caso: VW Bank" Mário Martins (Outro)
Universidade de Lisboa, Portugal
2013 Projecto Final Pós Graduação em Sales Management 2º Edição "Plano de Negócio "Espaço Verde" Tiago Silva (Outro)
Universidade de Lisboa, Portugal
2013 Projecto Final Pós Graduação em Sales Management 2º Edição "Estratégia de Desenvolvimento de uma Marca de Café" Catarina Anastácio (Outro)
Universidade de Lisboa, Portugal
2012 Projecto final da Pós-graduação Sales Management 1ª ed. "Intrum Justitia" (Outro)
Universidade de Lisboa, Portugal
2012 Projecto Final da Pós-Graduação Sales Managent 1ª edição Contributo ao Plano de Negócios da Saúde Prime (Outro)
2012 PÓS-GRADUAÇÃO SALES MANAGEMENT 1ª edição "Caso Ginsa Sport" (Outro)