???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Fátima Leal

Identificadores de autor

Ciência ID
6B12-B68F-1F20
ORCID iD
0000-0002-1135-5574
Formação
Grau Classificação
2020/01/25 - 2020/10/15
Concluído
Curso de Especialização Avançada em Coaching Psicológico (Pós-Graduação)
Especialização em Coaching
INSPSIC - Instituto Português de Psicologia e de Outras Ciências, Portugal
18
2020/08/07 - 2020/09/22
Concluído
Curso de Formação Profissional de E-Tutor: Especialização Pedagógica em Formação à Distância (Outros)
Especialização em Educação
GESPERITUS, Portugal
5 (0-5)
2011/09/19 - 2018/05/03
Concluído
Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
"Experiências do sentir, do pensar e do regular a aprendizagem no Ensino Superior" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2017/02/02 - 2018/04/09
Concluído
Pós-Graduação em Psicologia do Desporto (Pós-Graduação)
Especialização em Psicologia Clínica - intervenção desporto
INSPSIC - Instituto Português de Psicologia e de Outras Ciências, Portugal
15
2016/09/01 - 2018/02/02
Concluído
Pós-Graduação em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais (Pós-Graduação)
Especialização em Psicologia Clínica - Psicoterapia
INSPSIC - Instituto Português de Psicologia e de Outras Ciências, Portugal
18
2008/09/20 - 2010/05/03
Concluído
Psicologia (Mestrado)
Especialização em Psicologia da Educação
Universidade de Évora, Portugal
"Competências sócio-emocionais em crianças com dificuldades de aprendizagem : Estudo de caracterização em alunos do 1º ciclo do ensino básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
2004/09/23 - 2008/06/30
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Universidade de Évora, Portugal
14
Percurso profissional

Ciência

2010/06/01 - 2013/09/01 Estagiário de Investigação (Investigação)
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal

Docência no Ensino Superior

2018/09/09 - 2019/02/02 Professor Associado Convidado (Docente Universitário)
Universidade de Évora Departamento de Psicologia, Portugal
2016/09/13 - 2018/01/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário)
Universidade de Évora Departamento de Psicologia, Portugal
2015 - 2016 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal

Outros

2019/05/06 - Atual Researcher
Universidade de Évora, Portugal
2013/09/01 - Atual Colaborator
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018 - 2021/07/14 Aprender e Ensinar na Universidade
PTDC/CED-EDG/29252/2017
Universidade de Évora, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2017 - 2018/12/31 “Cognition & Inclusion". Project number: 2017-1-BE02-KA202-034722
2017-1-BE02-KA202-034722
Outra
Erasmus Plus
2010 - 2013/10/31 Orquestração da aprendizagem no ensino superior - contributos para a qualidade da aprendizagem e para o sucesso académico
PTDC/CPE-CED/103195/2008
Universidade de Évora, Portugal

Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal

Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Leal, Fátima. "Adaptação e validação do CEQ – Questionário de experiência no curso – contributo para a qualidade do ensino superior português". T M Q - Techniques, Methodologies and Quality 3 (2012): 187-204. https://repositorio.ipl.pt/bitstream/10400.21/9465/1/Revista%20TMQ%20N%c2%ba3_2012.pdf.
    Publicado
  2. Leal, Fátima. "Concepções de aprendizagem em estudantes de Ensino Superior: validação do Conceptions of Learning Inventory (COLI) para uma amostra de estudantes portugueses do ensino superior.". Temas e Problemas 9 (2011): 33-44. https://www.researchgate.net/publication/314890276_Concepcoes_de_aprendizagem_em_estudantes_de_Ensino_Superior_validacao_do_Conceptions_of_Learning_Inventory_COLI_para_uma_amostra_de_estudantes_portugueses_do_ensino_superior.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Leal, Fátima. "Concepções sobre o que é aprender em professores universitários das áreas de Ciências Sociais e de Ciências e Tecnologia". In Ensinar, avaliar e aprender no ensino superior: perspetivas internacionais, 37-64. Évora, Portugal: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, 2020.
    Publicado
  2. Leal, Fátima; Luísa Grácio. "Aspetos afetivos e regulatórios durante o processo de estudo de estudantes do ensino superior". In Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo, editado por Edições ISPA, 85-103. Lisbon, Portugal, 2019.
    Publicado
  3. Leal, Fátima. "Múltiplas abordagens à Reabilitação e Inclusão de Adultos: Experiência nos Países parceiros do Projeto Cognition & Inclusion.". 37-48. Portugal, 2018.
    Publicado
  4. Leal, Fátima; Candeias, Adelinda; Oliveira, Manuela. "Study of Exploratory Model about the Effects of Cognitive Abilities, Socio Emotional Competences in School Achievement". In Psychology and the Search for Certainty in Everyday Life, 101-113. Atenas, Grécia: Athens Institute for Education and Research., 2013.
    Publicado
  5. Leal, Fátima; Chaleta, Elisa. "Orquestrar o aprender no ensino superior - Concepções, abordagens e experiência no curso". In Orquestração da aprendizagem no Ensino Superior, 11-28. Évora, Portugal, 2013.
    Publicado
  6. Leal, Fátima; Adelinda Candeias; Glória Franco; Heldemerina Pires; Mónica Rebocho; Marisa Charrua; Helena Barahona; et al. "Parents’ perception about socio-emotional competences in Portuguese gifted children". In Excellence in Education 2008: Future Minds and Creativity. Proceedings of the Annual Conference of the International Centre for Innovation in Education (ICIE), 363-371. Alemanha: ICIE, 2009.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Leal, Fátima. "Construindo perfis de futuros treinadores de futebol: motivações e objetivos". Trabalho apresentado em XXI Jornadas da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto, 2020.
  2. Leal, Fátima. "Train Your Mind: projeto piloto de um programa de treino psicológico com estudantes-atletas.". Trabalho apresentado em XXI Jornadas da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto, 2020.
  3. Leal, Fátima. "Perceção acerca das consequências de experiências afetivas de estudantes do Ensino Superior para a sua Aprendizagem". Trabalho apresentado em 4º Congresso da OPP, 2018.
  4. Leal, Fátima. "Estudo e Aprendizagem no Ensino Superior: Que Estratégias e Métodos Utilizam os Nossos Estudantes?". Trabalho apresentado em 4º Congresso da OPP, 2018.
Resumo em conferência
  1. Leal, Fátima. "Aprender num cenário covid19: dificuldades sentidas por estudantes de ensino superior na adaptação ao regime de aulas não presenciais". Trabalho apresentado em 10.ª Conferência FORGES. O Ensino Superior Na Era Digital Nos Países E Regiões De Língua Portuguesa: Desafios E Propostas., Évora, 2020.
    Submetido
  2. Leal, Fátima. "ONLINE STUDY - Um programa de suporte ao estudo e aprendizagem de estudantes de ensino superior". Trabalho apresentado em 10.ª Conferência FORGES. O Ensino Superior Na Era Digital Nos Países E Regiões De Língua Portuguesa: Desafios E Propostas., Évora, 2020.
    Submetido
  3. Leal, Fátima. "Higher Education Students: Academic Emotions, Consequences and Emotional Regulation Strategies". Trabalho apresentado em 3rd International Conference on Research in Education, Teaching and Learning, Roma, 2020.
    Publicado
  4. Leal, Fátima. "Entre o desporto e o ensino superior: desafios e estratégias de estudantes-atletas em situação de dual-career.". Trabalho apresentado em XIX Jornadas da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto: Investigação e prática em sintonia, Maia, 2018.
    Publicado