???global.info.a_carregar???
Susana Henriques Doutora em Sociologia - especialidade em Educação, Comunicação e Cultura (ISCTE-IUL); Mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (ISCTE-IUL); Licenciada em Sociologia (ISCTE-IUL) Investigadora do CIES-IUL Professora Auxiliar no Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta Membro das seguintes associações profissionais e redes: European Society for Prevention Research (EUSPR); Secção de Educação a Distância da Sociedade Portuguesa de Ciências das Educação (SPCE); International Society of Substance Use Professionals (ISSUP); International Consortium of Universities for Drug Demand Reduction (ICUDDR); Associação Portuguesa de Sociologia (APS); European Society for Social Drug Research (ESSD). Áreas de interesse na investigação: Sociologia da educação e da comunicação - elearning, literacia digital, inclusão digital; Sociologia dos consumos e das dependências - educação para a saúde, prevenção dos comportamentos aditivos; Sociologia da juventude; Liderança educacional; Metodologias de investigação
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Susana Henriques

Nomes de citação

  • Henriques, Susana

Identificadores de autor

Ciência ID
6411-F538-EA4A
ORCID iD
0000-0002-7506-1401

Endereços de correio eletrónico

  • susana_alexandra_henriques@iscte-iul.pt (Profissional)
  • Susana.Henriques@uab.pt (Profissional)

Websites

  • http://cies.iscte-iul.pt/np4/equipa/?i=10547 (Profissional)
  • https://www2.uab.pt/departamentos/DEED/detaildocente.php?doc=89 (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Sociologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2010 - 2010
Concluído
Pós-Graduação em Análise de Dados para as Ciências Sociais (Pós-Graduação)
Especialização em Sociologia
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
14 Valores
2007
Concluído
Programa Doutoral em Sociologia (Doutoramento)
Especialização em Sociologia - Sociologia da Educação, da Comunicação e da Cultura
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Imagem mediática dos consumos: Mediação do jornalismo de mercado na construção social dos estilos de vida" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom com distinção e louvor (por unanimidade)
1999
Concluído
Comunication, Culture and Information Technologies (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"O Real na Notícia. A Droga nos Media" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1990 - 1995
Concluído
Sociologia (Licenciatura)
Especialização em Sociologia
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Interacção à Distância em Instituições de Ajuda - uma análise sociológica da Linha Vida" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Quinze valores / Bom
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

2008/10/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2008/09/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário)
Universidade Aberta, Portugal
2000/10/01 - 2008/08/31 Assistente (Docente Universitário)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2005/09/01 - 2008/07/31 Assistente (Docente Universitário)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
1995/09/01 - 1996/07/31 Assistente Convidado (Docente Universitário)
Universidade Lusófona, Portugal

Cargos e Funções

2017 - 2021 Senado
Universidade Aberta, Portugal

Outros

2008/10/01 - Atual Investigadora
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
1993/10/01 - Atual Investigadora
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
2011/04/27 - 2011/09/30 Membro do Painel de Avaliação dos Recursos ao Concurso para a atribuição de Bolsas Individuais de Doutoramento e Pós-Doutoramento, na área de Sociologia e Demografia, 2011, Fundação para a Ciência e a
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2000 - 2000 European News
European News
Bolseiro de Investigação
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

Projeto

Designação Financiadores
2021 - 2024/03/28 ReSearch for Career: Intervenção de carreira à distância, empregabilidade e equidade social no acesso ao mercado de trabalho
PTDC/CED-EDG/0122/2020
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal

Universidade Aberta, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2018 - 2021 Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção. Um estudo sobre o 3º ciclo de Avaliação Externa de escolas no ensino não superior, em Portugal (MAEE)
PTDC/CED-EDG/30410/2017
Investigador
Universidade do Minho, Portugal

Universidade Aberta, Portugal

Universidade de Coimbra, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2017 - 2019/01/11 Políticas Educativas e Desempenho de Portugal no PISA (2000-2015)
Public Policies in Education and Portuguese Students Performance in the Programme for International Student Assessment
Public Policies in Education and Portuguese Students Performance in the Programme for International Student Assessment
Investigador
N/A
2015 - 2018/01 New Psychoactive Substances: transnational project on different user groups, user characteristics, extent and patterns of use, market dynamics and best practices in prevention
HOME/2014/JDRU/AG/DRUG/7077
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
European Commission
2010 - 2013/07/31 Trajectórias, da dependência à reintegração - estudo de trajectórias sociais de toxicodependentes após processo terapêutico
PTDC/CS-SOC/099684/2008
GA HOME/2014/JDRU/AG/DRUG/7077
PTDS/CS-SOC/099684/2008
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
2005 - 2008/06/30 Transições na Relação Trabalho-Família: Estratégias, Redes e Identidades
POCI/SOC/62671/2004
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
2003 - 2007/07/31 ESTUDO DA IMAGEM MEDIÁTICA DOS CONSUMOS E DOS ESTILOS DE VIDA
SFRH/BD/12407/2003
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2005 - 2007 Redes sociais dos estudantes do ensino superior – estudo internacional
Redes sociais dos estudantes do ensino superior
Redes sociais dos estudantes do ensino superior
Bolseiro de Investigação
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
N/A
2005 - 2006/12/31 T.Y.R. - The Youngsters' Reply. Comparison of Different Parental Models
Ref. No. VP/2005/0371-SI2.414499
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

Federazione Acli Internazionali , Bélgica

Istituto di ricerche educative e formative, Itália

Fondazione Risorsa Donna, Itália

Direction General de Familia de la Comunidad de Madrid, Espanha

Family and Child Care Center , Estados Unidos
Comissão Europeia
2001 - 2002 Novas Drogas
Novas Drogas
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
IPDT

Outro

Designação Financiadores
2007 - 2009 Avaliação do projeto Recreative Safe Vibe
RSV
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Instituto da Droga e da Toxicodependência
2007 - 2009 Avaliação do Projeto Efeito Borboleta
Efeito Borboleta
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
PSICATIVA
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Seabra, Filipa; Henriques, Susana; Abelha, Marta; Mouraz, Ana. "Innovation and external evaluation of non-higher education schools in Portugal: a study based on external evaluation reports". Trabalho apresentado em EDULEARN20 Conference, 2020.
    Publicado
  2. Henriques, Susana. "Network digital education: moving into the digital age". 2020.
  3. Seabra, Filipa; Henriques, Susana; Abelha, Marta; Mouraz, Ana. "Equidade e inclusão: um olhar sobre os relatórios do 3.º ciclo de avaliação externa de escolas". 2020.
  4. Henriques, Susana. "Moving to an online teaching format: e-learning techniques". 2020.
  5. Seabra, Filipa; Henriques, Susana; Abelha, Marta; Mouraz, Ana. "Relatórios AEE 3.º Ciclo: pontos fortes e áreas de melhoria". 2020.
  6. Almeida, Maria do Carmo; Henriques, Susana. "Desafíos y limitaciones a las prácticas educativas en establecimiento prisional". Trabalho apresentado em XV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, Braga, 2019.
    Publicado • 10.17979/spude.9788497497268
  7. Henriques, Susana; Constantino, Paulo. "Orientação de trabalhos de conclusão de curso em EAD: práticas dos formadores no Brasil e Portugal". 2018.
  8. Costa, Adelaide; Barros, Daniela Melaré Vieira; Caeiro, Domingos; Caetano, João Carlos Relvão; Moreira, J. António; Negas, Mário; Henriques, Susana. "Atas I Seminário Internacional Comunidades Digitais em Rede (CODIRE) - Resumos alargados". 2018.
  9. Henriques, Susana; Nunes, Graça. "Development unit for Local Learning Centers (UMCLA)". 2017.
  10. Henriques, S.; Silva, J.. "Novas Substâncias Psicoativas (NSP): Políticas Públicas, Mercados e Espaços Invisíveis". Trabalho apresentado em Portugal - território de território. IX Congresso Português de Sociologia, 2016.
    Publicado
  11. Henriques, S.; Póvoa, E.. "Modelos de Interação entre Coordenadores de Estabelecimento e Diretor num Agrupamento de Escolas – Um Estudo de Caso". 2016.
  12. Abrantes, P.; Backstrom, B.; Henriques, S.; Jacquinet, M.; Neves, C.; Magano, O.; Marc Jacquinet; et al. "Fazer a licenciatura a distância: percursos e impactos". 2016.
  13. Henriques, S.; Lúcia Massano. "Liderança E Aprendizagem Em Ambientes De E-Learning". 2016.
  14. Henriques, S.; Silva, N.; Silva, Nuno José Miranda e; Henriques, Susana. "Dos estilos aos compromissos de aprendizagem: quando as interações lideram". 2016.
  15. Magano, O.; Abrantes, P.; Backstrom, B.; Cláudia Neves; Marc Jacquinet; Henriques, S.. "Mobilidade social dos diplomados da Universidade Aberta: percursos de vida e de trabalho". 2016.
  16. Magano, O.; Abrantes, P.; Backstrom, B.; Cláudia Neves; Marc Jacquinet; Henriques, S.. "Mobilidade Social dos Diplomados da Universidade Aberta: percursos de vida e de trabalho". 2016.
  17. Henriques, S.; Goulão, M. F.; Seabra, F.; Cardoso, T.; Barros, D.. "Permanência de população adulta no ensino superior em modalidade de elearning – contribuições da Teoria dos Estilos de Aprendizagem e do Sentimento de Auto-eficácia". 2016.
  18. Henriques, S.; J António Moreira; Maria de Fátima Goulão; Daniela Barros. "Online Training of Trainers from the Open University, Portugal". 2015.
  19. Henriques, S.; Daniela Barros. "Training course of e-trainers - the students' insight". 2015.
  20. Henriques, S.; Filipa Seabra; Ana Tavares; Tavares, Ana; Seabra, Filipa; Henriques, Susana. "A avaliação externa das escolas e seu impacto nas práticas de liderança em meio escolar". 2015.
  21. Henriques, S.; Filipa Seabra. "Organização do Trabalho Docente no Ensino Superior em Regime de eLearning – experiências". 2014.
  22. Henriques, S.; Evandro Morgado. "Indicadores de apoio às lideranças educacionais na gestão das TIC". 2014.
  23. Henriques, Susana; Seabra, Filipa; Henriques, S.; Filipa Seabra. "Virtual interaction : blogs as potential instruments for prevention and spaces for research". 2014.
  24. Morgado, Evandro; Henriques, Susana. "Indicadores de apoio às lideranças educacionais na gestão das TIC: o papel dos sistemas de informação". 2014.
  25. Ricardo, Luís; Henriques, Susana. "Estilos e perfis de líderes intermédios na escola com funções de avaliação do desempenho docente". 2014.
  26. Henriques, Susana. "Intervenção preventiva em espaços recreativos noturnos". 2013.
  27. Henriques, Susana; Isolina, Oliveira. "O bogue no desenvolvimento de uma comunidade de investigadores". 2013.
  28. Henriques, Susana; Lopes, Paula. "Literacia mediática dos adultos : estratégia metodológica". 2013.
  29. Seabra, Filipa; Henriques, Susana. "Experiências de organização do trabalho docente no ensino superior em regime de e-learning". 2013.
  30. Henriques, Susana; Candeias, Pedro. "Social careers of ex-drug abusers after the turning point of the therapeutic process". 2013.
  31. Henriques, Susana; Candeias, Pedro. "The use of visual methods in drug consumer research". 2013.
  32. Henriques, Susana; Silva, Joana. "Novas tendências e hábitos de consumo entre os jovens: uma nova era de drogas e consumidores". 2013.
  33. Henriques, Susana; Candeias, Pedro; Martins, Rui. "Trajectories, from addiction to reintegration : a ten years follow up study". 2013.
  34. Henriques, Susana; Candeias, Pedro; Martins, Rui; Henriques, S.; Candeias, P.. "Recuperação & reintegração : três etapas na análise de reinserção social de ex-toxicodependentes após processo terapêutico". 2013.
  35. Lopes, Paula; Henriques, Susana. "Literacia para os média nos adultos portugueses – modelo de análise". 2012.
  36. Seabra, Filipa; Henriques, Susana. "Organização do trabalho docente no ensino superior em regime de e-learning : impactos". 2012.
  37. Silva, Paula; Henriques, Susana. "A supervisão das práticas de autoavaliação na aplicação do modelo CAF". 2012.
  38. Ricardo, Luís; Henriques, Susana; Seabra, Filipa. "Estilos e perfis de líderes intermédios com funções de avaliação de desempenho docente : discussão conceptual". 2012.
  39. Ricardo, Luís; Henriques, Susana; Seabra, Filipa. "Supervisão pedagógica: teoria e prática". 2012.
  40. Soledade, Ana Filipa; Henriques, Susana. "Eu e os outros: avaliação de um recurso educativo digital". 2011.
  41. Barros, Daniela Melaré Vieira; Henriques, Susana. "Literacia virtual e ambientes e-learning". 2011.
Artigo em revista
  1. Correia, Joana Duarte; Henriques, Susana. "EaD e eLearning na perspetiva da teoria das redes: uma proposta metodológica". (2021): http://hdl.handle.net/10400.2/10347.
  2. Claudia Neves; Susana Henriques. "Exploring the impacts of distance higher education on adult learners' lives and reclaiming lifelong learning as a human development process". Open Praxis (2020): https://doi.org/10.5944/openpraxis.12.4.1084.
    10.5944/openpraxis.12.4.1084
  3. Freitas, Heloisa; Henriques, Susana; Uvinha, Ricardo R.; Lusby, Carolin; Romera, Liana. "Alcohol Consumption and Night-Time Leisure among Brazilian University Students". International Journal of the Sociology of Leisure (2020): http://dx.doi.org/10.1007/s41978-020-00069-w.
    Publicado • 10.1007/s41978-020-00069-w
  4. Scheibein, Florian; Wells, John; Henriques, Susana; Van Hout, Marie Claire. "Slam Sex - Sexualized Injecting Drug Use (¿SIDU¿) Amongst Men Who Have Sex with Men (MSM)¿A Scoping Review". Journal of Homosexuality (2020): 1-15. http://dx.doi.org/10.1080/00918369.2020.1804258.
    Publicado • 10.1080/00918369.2020.1804258
  5. José António Marques Moreira; Susana Henriques; Daniela Barros. "Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia". Dialogia 34 (2020): 351-364. https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.17123.
    10.5585/dialogia.n34.17123
  6. Benschop, Annemieke; Urbán, Róbert; Kapitány-Fövény, Máté; Van Hout, Marie Claire; Dabrowska, Katarzyna; Felvinczi, Katalin; Hearne, Evelyn; et al. "Why do people use new psychoactive substances? Development of a new measurement tool in six European countries". Journal of Psychopharmacology 34 6 (2020): 600-611. http://dx.doi.org/10.1177/0269881120904951.
    10.1177/0269881120904951
  7. Henriques, Susana; Broughton, Natalie; Teixeira, António; Burkhart, Gregor; Miovsky, Michael. "Building a Framework Based on European Quality Standards for Prevention and E-learning to Evaluate Online Training Courses in Prevention – the Case of the Specialised Training Course in Addictions Prevention". ADIKTOLOGIE Journal 19 3 (2020): 153-161. http://dx.doi.org/10.35198/01-2019-003-0004.
    Publicado • 10.35198/01-2019-003-0004
  8. Neves, Claudia ; Henriques, Susana. "A Experiência dos Diplomados em Educação da Universidade Aberta e o Papel da Educação a Distância nas Literacias Digitais de Adultos". EducaOnline 14 2 (2020): 180-225. http://www.latec.ufrj.br/revistas/index.php?journal=educaonline&page=article&op=view&path%5B%5D=1101.
    Publicado
  9. Henriques, Susana; Brukhart, Gregor; Miovsky, Michael. "The first University E-learning Study Programme Based on the Adaption of the EUPC: Portuguese Implementation Study". ADIKTOLOGIE Journal 19 1 (2020): 35-42. http://dx.doi.org/10.35198/01-2019-001-0004.
    Publicado • 10.35198/01-2019-001-0004
  10. Susana Henriques; Maria das Dores Guerreiro; Joana Paula Silva; Henriques, Susana; das Dores Guerreiro, Maria; Silva, Joana Paula. "New Psychoactive Substances: towards a conceptual delimitation". Análise Social LIV 4 (2019): 804-826. https://doi.org/10.31447/AS000032573.2019233.06.
    10.31447/AS000032573.2019233.06
  11. Scheibein, F.; Wells, J. S. G.; Henriques, S.; Van Hout, M. C.. "The impacts and service responses to injecting cathinones and novel opioids amongst marginalized drug using populations – a scoping review". Journal of Substance Use 25 3 (2019): 238-245. http://dx.doi.org/10.1080/14659891.2019.1698671.
    Publicado • 10.1080/14659891.2019.1698671
  12. Felvinczi, Katalin; Benschop, Annemieke; Urbán, Róbert; Van Hout, Marie Claire; Dabrowska, Katarzyna; Hearne, Evelyn; Henriques, Susana; et al. "Discriminative Characteristics of Marginalised Novel Psychoactive Users: a Transnational Study". International Journal of Mental Health and Addiction 18 4 (2019): 1128-1147. http://dx.doi.org/10.1007/s11469-019-00128-8.
    Publicado • 10.1007/s11469-019-00128-8
  13. Henriques, Susana; Candeias, Pedro. "Before and now: The labour situation of clients in a therapeutic community". Portuguese Journal of Social Science 18 2 (2019): 213-227. http://dx.doi.org/10.1386/pjss_00006_1.
    Publicado • 10.1386/pjss_00006_1
  14. Korf, Dirk; Benschop, Annemieke; Werse, Bernd; Kamphausen, Gerrit; Felvinczi, Katalin; Dabrowska, Katarzyna; Hernriques, Susana; et al. "How and Where to Find NPS Users: a Comparison of Methods in a Cross-National Survey Among Three Groups of Current Users of New Psychoactive Substances in Europe". International Journal of Mental Health and Addiction (2019): http://dx.doi.org/10.1007/s11469-019-0052-8.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1007/s11469-019-0052-8
  15. Constantino, Paulo, R. P.; Henriques, Susana. "Interações on-line nas atividades de orientação de trabalhos finais de curso: um estudo sobre as práticas dos orientadores no Brasil e em Portugal". Revista Diálogo Educacional 16 60 (2019): 117-136. https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/24086/23256 http://hdl.handle.net/10400.2/8091.
    Publicado
  16. Vieira, Cristina Pereira; Henriques, Susana; Romera, Liana Abraão. "Estudos Juvenis em eLearning: construção de um curso de aprofundamento científico e profissional". EducaOnline 13 1 (2019): 56-78. http://www.latec.ufrj.br/revistas/index.php?journal=educaonline&page=article&op=view&path%5B%5D=1030&path%5B%5D=851.
    Acesso aberto • Publicado
  17. Henriques, Susana. "Cinema as a Strategy in Health Education". J. Sci.Tec. Lec. 1 (2019): http://www.academy-on.com/videos/henriques-s-1-2019/.
    Acesso aberto • Publicado
  18. Henriques, S.; Gaspar, M. I.; Massano, M. L.. "Supervisão no ensino superior online: que práticas?". Revista Portuguesa de Pedagogia (2018): http://hdl.handle.net/10071/16936.
    10.14195/1647-8614_52-1_2
  19. Henriques, S.; Broughton, N.. "Substance and non-substance addictions". EXIT – Mental Heathcare: benefits of addiction treatment for individuals, communities and Govenments (2018): https://dianova.pt/wp-content/uploads/2018/09/Dianova_EXIT_n31_2018.pdf.
  20. Van Hout, M. C.; Benschop, A.; Bujalski, M.; D?browska, K.; Demetrovics, Z.; Felvinczi, K.; Hearne, E.; et al. "Health and social problems associated with recent Novel Psychoactive Substance (NPS) use amongst marginalised, nightlife and online users in six European countries". International Journal of Mental Health and Addiction (2018): https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs11469-017-9824-1.
    10.1007/s11469-017-9824-1
  21. Henriques, Susana; Silva, Joana Paula; Hsu, K.. "Overview on new psychoactive substances in Portugal". CIES e-WP 217/2018 (2018): https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/15377/1/WP%20CIES%20Henriques%20et%20al_2018.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  22. J. António Moreira; Susana Henriques; Maria de Fátima Goulão; Daniela Barros. "Digital Learning in Higher Education: A Training Course for Teaching Online - Universidade Aberta, Portugal". Open Praxis 9 2 (2017): 253-253. https://doi.org/10.5944%2Fopenpraxis.9.2.539.
    10.5944/openpraxis.9.2.539
  23. Henriques, Susana; Barros, Daniela Melaré Vieira; Seabra, Filipa; Goulão, Fátima; Cardoso, Teresa; Barros, D.; Seabra, F.; et al. "Estilos de Aprendizagem e Permanência no Ensino Superior a Distância: Licenciatura em Educação da Universidade Aberta". Revista de Estudios e Investigación en Psicologia y Educación (2017): https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-42188.
    https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.12.2889
  24. Henriques, Susana. "Health and Social Problems Associated with Recent Novel Psychoactive Substance (NPS) Use Amongst Marginalised, Nightlife and Online Users in Six European Countries". International Journal of Mental Health and Addiction (2017):
    https://doi.org/10.1007/s11469-017-9824-1
  25. Salgueiro, S.; Henriques, S.; João Esteves Salgueiro; Susana Henriques. "Dinâmicas de construção de um mega agrupamento de escolas. Uma abordagem sistémica Luhmanniana". Gestão e Desenvolvimento 25 (2017): http://hdl.handle.net/10071/17097.
    Publicado • 10.7559/gestaoedesenvolvimento.2017.393
  26. Barros, D.; Okada, A.; Henriques, S.. "Rede de estilos de aprendizagem e EaD: uma experiência de coaprendizagem". Journal of Learning Styles (2017): http://learningstyles.uvu.edu/index.php/jls/index.
  27. Silva, N. J. M.; Henriques, S.. "Dos estilos aos compromissos de aprendizagem: quando as interações lideram". Journal of Learning Styles (2017): http://learningstyles.uvu.edu/index.php/jls/index.
  28. Henriques, Susana; Goulão, M. F.; Seabra, F.; Barros, D.; Henriques, S.; Cardoso, T.; susana_alexandra_henriques@iscte.pt; et al. "Sucesso, Permanência e Persistência dos Estudantes do Ensino Superior a Distância e Online". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (2015): https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/sucesso-permanencia-e-persistencia-dos-estudantes-do-ensino-superior-a-distancia-e-online/26798?lang=en.
    DOI 10.17979 / Reipe 2015.0.01.168
  29. Silva, J. P.; Henriques, S.. "O mercado emergente das novas drogas: o novo desafio social e político". Adictologia (2015): http://www.adictologia.com/images/Revista_Adictologia_N1_2015.pdf#page=21.
  30. Henriques, Susana; Henriques, Susana; Henriques, S.; Candeias, P.. "Socio-demographic characteristics and consumption patterns of drug users – syntesis of outcome research at a TC for a 10 year range". Therapeutic Communities – the International Journal of Therapeutic Communities (2015): http://www.emeraldinsight.com/doi/abs/10.1108/TC-03-2014-0013.
    10.1108/TC-03-2014-0013
  31. Henriques, S.; Oliveira, I.. "O desenvolvimento de uma comunidade de investigadores através de atividade de blogging = The development of a community of researchers through the activity of blogging". Revista Iberoamericana de Educación (2014): http://www.rieoei.org/rie_contenedor.php?numero=6037&titulo=O%20desenvolvimento%20de%20uma%20comunidade%20de%20investigadores%20atrav%E9s%20da%20atividade%20de%20blogging.
  32. Henriques, Susana; Henriques, Susana. "O desenvolvimento de uma comunidade de investigadores através de atividade de blogging". Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (2014): http://www.rieoei.org/expe/6037Oliveira.pdf.
  33. Henriques,Susana. "Risco cultivado no consumo de novas drogas". (2002): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292002000300005.
Capítulo de livro
  1. Dias, Paulo; Caeiro, Domingos; Aires, Luísa; Moreira, Darlinda; Goulão, Fátima; Henriques, Susana; Moreira, J. António; Nunes, Catarina S.. "eLearning no ensino superior português : perspetivas de líderes académicos e pedagógicos". Portugal: Universidade Aberta,
  2. Moreira, Darlinda; Henriques, Susana; Aires, Luísa. "Identity trends of academics at the Universidade Aberta (Portuguese Open University)". Portugal: Bloomsbury Academic,
  3. Seabra, Filipa; Henriques, Susana. "Ensino superior em regime de e-learning : impactos na organização do trabalho docente". Portugal: Centro de Investigação e Intervenção Educativas - CIIE,
  4. Oliveira, Isolina; Henriques, Susana. "A investigação-ação como forma de gerar reflexão crítica: estudo desenvolvido num doutoramento em Liderança Educacional". Portugal: Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE),
  5. Henriques, Susana. "Cinema e educação para a saúde – diálogo entre literacia dos media e literacia em saúde". In Fusões no Cinema: Educação, Cidadania a Tecnologia, editado por Moreira, José António; Alves, P.; García, G. F., 15-28. Madrid, Espanha: ICONO14, 2020.
    Publicado
  6. Henriques, Susana; Guerreiro, Maria das Dores; Silva, Joana Paula. "UMA ANÁLISE SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS MERCADOS DAS NOVAS SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS (NSP)". In A Sociologia e as Questões Interpostas ao Desenvolvimento Humano 3, 41-54. Brasil: Atena Editora, 2020.
    Publicado • 10.22533/at.ed.3892028104
  7. Henriques, Susana; Abelha, Marta; Barreto de Seabra, Filipa; Mouraz, Ana. "Avaliação externa de escolas e inovação educativa". In Avaliação institucional de escolas e Inspeção: perspetivas teórico-conceptuais, editado por Pacheco, J. A.; Morgado, J. C.; Sousa, J., 141-164. Portugal: Porto Editora, 2020.
    Publicado
  8. Henriques, Susana; Moreira, José António; Goulão, Maria de Fátima. "Retratos do docente no ensino superior online - pedagogias e tecnologias". In Pedagogia e Didática com as Tecnologias Digitais no Ensino Superior, editado por Ribeiro, A. I.; Barros, Daniela Melaré Vieira, 11-20. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019.
    Publicado
  9. Goulão, M. F.; Henriques, S.; Goulão, Maria de Fátima; Henriques, Susana; Henriques, Susana. "Estratégias de estudo e envolvimento dos estudantes em contexto de ensino superior online". In Promovendo o engagement estudantil na Educação Superior, editado por Rigo, M. R.; Moreira, José António; Vitória, M. I. C., 83-102. Porto Alegre, Portugal: EDIPUCRS, 2018.
    Publicado
  10. Massano. L.; Henriques, S.. "Liderança Digital: a aprendizagem e os processos de informação e comunicação na sala de aula". 2018.
  11. Seabra, F.; Henriques, S.; Cardoso, T.; Barros, D.; Goulão, M. F.. "eLearining in higher education: academic factos for student permanence". 2018.
    10.1007/978-3-319-70199-8_21
  12. Domingos Caeiro; J António Moreira; Henriques, S.. "A rede dos centros locais de aprendizagem da Universidade Aberta ao serviço de desenvolvimento social e territorial em Portugal". 2018.
  13. Henriques, Susana. "Novos consumos em ambientes de lazer: Risco Cultivado?". In Etnografias Urbanas, editado por Cordeiro, Graça Índias; Batista, Luís Vicente; Costa, António Firmino da, 179-189. Lisboa, Portugal: Etnográfica Press, 2018.
    Publicado • 10.4000/books.etnograficapress.351
  14. Henriques, S.; Seabra, F.; Barros, D.; Cardoso, T.; Goulão, M. F.; Henriques, Susana; Seabra, Filipa; et al. "Permanência dos estudantes no Ensino Superior a distância: elaboração de um instrumento". Portugal: Amazon, 2017.
  15. Lopes, P.; Henriques, S.; Susana_Alexandra_Henriques@iscte-iul.pt; Lopes, Paula; Henriques, Susana. "Literacia digital dos adultos portugueses: estratégia metodológica". In Este documento resulta de uma investigação em curso cujo objeto de estudo é a literacia digital dos adultos portugueses na sociedade em rede. Pretende-se contribuir para o conhecimento das práticas digitais e das competências de literacia digital desses adultos. Constituem objetivos centrais da pesquisa captar regularidades e singularidades presentes nas estratégias que os indivíduos desenvolvem p. Portugal: Universidade Aberta, 2017.
  16. Henriques, S.; Henriques, Susana; Moreira, J. A.; Barros, D.; Goulão, M. F.; Susana_Alexandra_Henriques@iscte-iul.pt. "Respondendo aos desafios formativos da era digital: o Curso de Formação para a Docência Online". Portugal: Universidade Aberta, 2017.
  17. Henriques, S.; Moreira, J. A.; Barros, D.; Goulão, M. F.; Henriques, Susana. "Docência online no ensino superior. Qualidade e inovação em territórios digitais e redes sociais". Brasil, 2017.
  18. Henriques, Susana; Henriques, S.; J António Moreira; Goulão, M. F.; Barros, D.. "Pedagogia em ambientes de aprendizagem em rede: o curso de Formação para a Docência Online da Universidade Aberta". Portugal, 2016.
  19. Moreira, D.; Aires, L.; Henriques, S.; Henriques, Susana. "The changing conditions of academic identity: the Portuguese open university". Reino Unido, 2015.
  20. Henriques, S.; Henriques, Susana; Goulão, M. F.. "Ensinar e aprender em ambientes virtuais de aprendizagem". Portugal, 2015.
  21. Henriques, S.; Filipa Seabra; Henriques, Susana; Seabra, Filipa. "Redes Sociais em Educação para a Saúde – o caso da prevenção do consumo de substâncias psicoativas". Brasil: Artesanato Educacional, 2014.
  22. Henriques, S.; Pedro Candeias. "Self-portraits of reintegration: the use of visual methods in addiction research". 2014.
  23. Henriques, S.; Filipa Seabra; Daniela Barros; Teresa Cardoso; Maria de Fátima Goulão; Henriques, Susana. "Permanência da População Adulta no Ensino Superior a Distância – contributos para a sua compreensão no caso da Licenciatura em Educação da Universidade Aberta". Portugal, 2014.
  24. Henriques, S.; Daniela Barros; Maria de Fátima Goulão; Luísa Miranda; Carlos Morais; Barros, Daniela Melaré Vieira; Henriques, Susana; et al. "Estilos de aprendizagem para uma coletividade aberta de pesquisa". Portugal: Scholio Educational Research & Publishing, 2013.
Documento de trabalho
  1. Henriques, Susana; Silva, Joana Paula; Hsu, Katrina; gcp.cies@iscte-iul.pt; Henriques, S.; Silva, J. P.; Hsu, K.. 2018. "Overview on new psychoactive substances in Portugal". Documento de trabalho. http://hdl.handle.net/10071/15377.
  2. Henriques, S.; Candeias, P.; Candeias, Pedro; Henriques, Susana; gcp.cies@iscte.pt. 2015. "Preditores à taxa de resposta em estudos de follow-up a consumidores de drogas: uma meta-análise". Documento de trabalho. http://www.cies.iscte.pt/wp.jsp.
  3. Abrantes, Pedro; Henriques, Susana; Pereira, Inês; Veloso, Luísa; gcp.cies@iscte.pt; Abrantes, P.; Henriques, S.; Pereira, I.; Luísa Veloso. 2014. "O lugar do outro na investigação sociológica: novas propostas metodológicas". Documento de trabalho. http://hdl.handle.net/10071/9870.
Livro
  1. Moreira, J. António; Henriques, Susana; Barros, Daniela Melaré Vieira; Goulão, Maria de Fátima; Caeiro, Domingos. Educação Digital em Rede: princípios para o design pedagógico em tempos de pandemia. Lisboa: Universidade Aberta. 2020.
    Publicado
  2. Neves, Claudia ; Henriques, Susana. Liderança Educacional. Contributos da Investigação. Lisboa, Portugal: LE@D – Laboratório de Educação a Distância e eLearning. 2019.
    Publicado
  3. Gaspar, Maria Ivone; Carlos, Ana; Lamy, Fernanda; Seabra, Filipa (991A-6004-246D); Massano, Lúcia; Eira, Rui; Galante, Sandra; Henriques, Susana. Supervisão em contextos de Educação e Formação – conceções, práticas e possibilidades. Vila Nova de Gaia, Portugal: Fundação Manuel Leão. 2019.
    Publicado
  4. Henriques, S.; Candeias, P.; Henriques, Susana; Candeias, Pedro. Trajetórias da dependência à reintegração. Lisboa, Portugal: Mundos Sociais. 2017.
    Publicado
  5. Oliveira, Isolina; Henriques, Susana; Oliveira, I.; Henriques, S.. Investigação-ação em práticas de liderança educacional. Portugal: Universidade Aberta. 2017.
  6. Henriques, S.. Universidade Aberta. 2015.
  7. Henriques, Susana Alexandra Frutuoso; Dias, Paulo; Caeiro, Domingos; Aires, Luisa; Moreira, Darlinda; Goulão, Maria de Fátima; Moreira, José António; et al. Educação a Distância e eLearning no Ensino Superior. Portugal: Universidade Aberta. 2015.
  8. Barros, Daniela Melaré Vieira; Neves, Cláudia; Moreira, J. António; Seabra, Filipa; Henriques, Susana. Educação e tecnologias : reflexão, inovação e práticas. Portugal: Edição dos Autores. 2011.
Poster em conferência
  1. Henriques, S.; Maria de Fátima Goulão; Daniela Barros; J António Moreira. "Formação para a docência Online no Ensino superior". 2015.
Relatório
  1. Abrantes, Pedro; Silva, Ana Paula; Bäckström, Bárbara; Neves, Claudia; Falé, Isabel; Jacquinet, Marc; Ramos, Maria do Rosário; Magano, Olga; Henriques, Susana. 2021. Percursos profissionais e de vida dos licenciados da UAb. http://hdl.handle.net/10400.2/10471.
  2. Abrantes, Pedro; Bäckström, Bárbara; Falé, Isabel; Henriques, Susana; Jacquinet, Marc; Magano, Olga; Neves, Cláudia; Ramos, M. Rosário; Silva, Ana Paula. 2018. Percursos profissionais e de vida dos licenciados da UAb. http://hdl.handle.net/10400.2/7859.
  3. Annemieke Benschop; Michal Bujalski; Katarzyna D?browska; Zsolt Demetrovics; Egger D.; Felinczi, K.; Henriques, S.; et al. 2017. New Psychoactive Substances: transnational project on different user groups, user characteristics, extent and patterns of use, market dynamics, and best practices in prevention – final report. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/new-psychoactive-substances-transnational-project-on-different-user-groups-user-characteristics/42192?lang=en.
  4. Henriques, Susana; Neves, Cláudia; Seabra, Filipa; Henriques, S.; Cláudia Neves; Seabra, F.. 2017. Diplomados Licenciatura em Educação 2011 - 2015. http://hdl.handle.net/10400.2/6669.
  5. Abrantes, Pedro; Bäckström, Bárbara; Neves, Cláudia; Jacquinet, Marc; Magano, Olga; Henriques, Susana. 2016. Resultados do questionário aos percursos laborais e de vida dos licenciados da UAb : relatório síntese. http://hdl.handle.net/10400.2/4997.
  6. Henriques, Susana; Candeias, Pedro. 2013. Relatório final do Projecto Trajectórias, da dependência à reinserção: estudo de trajectórias sociais de toxicodependentes após processo terapêutico. http://hdl.handle.net/10400.2/2851.
Tese / Dissertação
  1. Henriques, Susana; Rodrigues, Marco André Gonçalves. "Missão e organização da escola na perspetiva dos professores e dos alunos : um estudo num agrupamento de escolas no concelho de Viseu". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.2/7547.
  2. Matos, Alice Delerue; Henriques, Susana; Silva, Mara Fernandes. "Entre nós. A Educação pelos Pares como resposta ao consumo de substâncias psicoativas". Doutoramento, Universidade do Minho, 2018. http://hdl.handle.net/1822/56655.
  3. Henriques, Susana; Sousa, Paula Cristina de Santos e. "O contributo da biblioteca escolar na aquisição de competências de oralidade em contexto escolar". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.2/7505.
  4. Henriques, Susana; Silva, Nuno. "Escolas, complexidade e estratégias de liderança e gestão". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.2/6270.
  5. Henriques, Susana; Mendes, Américo Carvalho. "A liderança na promoção e implementação da mudança e inovação educativa : o caso de uma escola secundária situada na Cova da Beira". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.2/6551.
  6. Henriques, Susana; Serpa, Vanessa Belo. "O estágio supervisionado na formação inicial dos educadores de infância : estudo de caso". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.2/6870.
  7. Henriques, Susana; Fernandes, José Domingos Teixeira. "Contributos dos coordenadores de departamento curricular e dos delegados de grupo na avaliação de desempenho docente : estudo de caso numa escola básica e secundária no norte da Região Autónoma da Madeira". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.2/5395.
  8. Henriques, Susana; Faustino, Margarida Alexandra Freire. "Representações dos professores acerca da formação contínua como meio modificador de práticas pedagógicas". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.2/4701.
  9. Henriques, Susana; Jahnke, Claúdia Medeiros. "Transformação pela experiência : estudo de caso da Escola Municipal André Urani no Rio de Janeiro, Projecto Gente". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.2/4393.
  10. Henriques, Susana; Barros, Daniela Melaré Vieira; Belli, Jurema Iara Reis. "Novas competências e habilidades na formação docente para o ensino técnico profissional : um estudo comparado entre Brasil e Portugal". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/10400.2/4410.
  11. Henriques, Susana; Massano, Maria Lúcia Ramos. "Liderança e aprendizagem na perspetiva do aluno : estudo de caso numa aula de inglês do Ensino Secundário". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.2/3387.
  12. Henriques, Susana; Seabra, Filipa; Ricardo, Luís Filipe Firmino. "Estilos e perfis de líderes intermédios na escola com funções de avaliação de desempenho docente". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10400.2/3321.
  13. Henriques, Susana; Soares, Rosa Maria de Matos. "Avaliação de desempenho docente : perceção dos professores e implicações na sua prática". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.2/3215.
  14. Henriques, Susana; Pereira, Ana Maria Marcos Moura. "Biblioteca escolar para todos : a colaboração com os professores titulares de turma do 1º ciclo : um estudo sobre a realidade do distrito da Guarda". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.2/2651.
  15. Henriques, Susana; Abelheira, Isabel. "Avaliação da operacionalização das orientações programáticas das atividades de enriquecimento curricular no 1º ciclo do ensino básico : um estudo de caso". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.2/2567.
  16. Henriques, Susana; Aparício, João Carlos Coelho. "A biblioteca escolar e a organização de repositórios digitais : proposta modelar para uma escola do ensino básico e secundário". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.2/2535.
  17. Henriques, Susana; Bento, Elisa Isabel. "Eventos culturais para a comunidade : a comunidade académica e as artes/actividades culturais : estudos de caso - Instituto Politécnico de Leiria". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.2/2541.
  18. Henriques, Susana; Pires, Isabel Maria Gomes. "Lideranças intermédias : tomada de decisão e comunicação em Departamento Curricular num Agrupamento de Escolas : estudo de caso". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.2/2182.
  19. Henriques, Susana; Silva, Paula Maria Pereira da. "A supervisão das práticas de autoavaliação na aplicação do modelo CAF". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.2/2584.
  20. Henriques, Susana; Santos, Anabela Fernandes dos. "Impacto da escola na sociedade corvina". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.2/1814.
    Santos, Anabela Fernandes dos - Impacto da escola na sociedade corvina [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2010. 2 vols.
  21. Henriques, Susana; Dias, Maria de Lurdes Araújo. "O papel da biblioteca escolar no desenvolvimento da literacia de informação e da literacia digital em articulação com a área de projeto e outros contextos letivos". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.2/2558.
  22. Henriques, Susana; Vilas Boas, Sylvie Gonçalves. "Uma reflexão teórica sobre modelos de avaliação de professores : estudo comparativo entre um modelo anglo-saxónico e um modelo mediterrânico". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10400.2/1809.
    Vilas Boas, Sylvie Gonçalves - Uma reflexão teórica sobre modelos de avaliação de professores [Em linha] : estudo comparativo entre um modelo anglo-saxónico e um modelo mediterrânico. Lisboa : [s.n.], 2010. 137 p.

Outros

Outra produção
  1. Henriques, Susana; Broughton, Natalie. 2018. Substance and non-substance addictions: rethinking prevention. http://hdl.handle.net/10400.2/7493.
  2. Henriques, S.; Gaspar, M. I.; Massano, M. L.; Susana_Alexandra_Henriques@iscte-iul.pt. 2018. Supervisão no ensino superior online: que práticas?. Nos atuais cenários digitais, destacamos as especificidades do ensino online em particular no ensino superior e respetivos docentes para procurarmos identificar e compreender necessidades de práticas supervisivas, capazes de promover a colaboração entre docentes visando o seu desenvolvimento profissional. O conceito de supervisão pedagógica tem sido utilizado sobretudo em contextos relacionados co. https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-50873.
    10.14195/1647-8614_52-1_2
  3. Henriques, S.. 2017. Curso de Formação para a Docência Online. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/curso-de-formacao-para-a-docencia-online/42193?lang=en.
  4. Silva, J. P.; Henriques, S.. 2017. New Psychoactive Substances (NPS) in Portugal – trends and approaches. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/new-psychoactive-substances-nps-in-portugal--trends-and-approaches/42198?lang=en.
  5. Domingos Caeiro; J António Moreira; Henriques, S.. 2017. A Rede dos Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta ao serviço do desenvolvimento social e territorial em Portugal. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/a-rede-dos-centros-locais-de-aprendizagem-da-universidade-aberta-ao-servico-do-desenvolvimento/42194?lang=en.
  6. Henriques, S.; Gaspar, M. I.; Lúcia Massano; Henriques, Susana; Gaspar, Maria Ivone; Massano, Maria Lúcia; Gaspar, Ivone. 2017. O contributo da supervisão pedagógica para o desenvolvimento profissional do docente online – reflexões teóricas. The assumption of pedagogical supervision as a critical reflexivity both focused on environmental and inner reality, highlighting its retrospection and prediction potential, is the starting point of the investigation. Today’s network society, deeply immersed in technological paradigms and so engaged in new ways of approaching school systems and its agents, both influences and models the supervisio. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/o-contributo-da-supervisao-pedagogica-para-o-desenvolvimento-profissional-do-docente-online-/42196?lang=en.
  7. Henriques, S.; M. G.. 2017. Development Unit for Local Learning Centres – UMCLA. http://hdl.handle.net/10400.2/6428.
  8. Henriques, S.. 2017. Cidadania e Inclusão Digital e em Rede. http://www.conatedu.com.br/.
  9. Cláudia Neves; Seabra, F.; Bastos, G.; Isolina Oliveira; Henriques, S.. 2017. Liderança na Escola em Rede (LER). https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/lideranca-na-escola-em-rede-ler/42195?lang=en.
  10. Barros, Daniela Melaré Vieira; Okada, Alexandra; Henriques, Susana. 2017. Rede de estilos de aprendizagem e EaD: uma experiência de coaprendizagem. A aprendizagem colaborativa é um dos eixos centrais para o desenvolvimento educativo na atualidade. As mudanças nos processos de comunicação ao longo dos anos facilitaram a prática dessa aprendizagem, orientadas para uma dinâmica de comunicação de muitos para muitos e não somente de um para um. Além disso, digitalizaram-se os espaços para qualquer tipo de comunicação criar seu próprio registro e h. http://hdl.handle.net/10400.2/6535.
  11. Salgueiro, S.; Henriques, S.; Susana_Alexandra_Henriques@iscte-iul.pt; Salgueiro, João Esteves; Henriques, Susana. 2017. Dinâmicas de construção de um ‘mega agrupamento’ de escolas. Uma abordagem sistémica Luhmanniana. O texto que se apresenta parte da possibilidade de as dinâmicas de construção de um ‘mega agrupamento’ poderem fazer ressaltar elementos inovadores sustentados na produção de mecanismos autopoiéticos. Para o efeito, convoca-se a teoria dos sistemas sociais do sociólogo alemão Niklas Luhmann, numa abordagem teórica e metodológica, utilizando-se como instrumentos de recolha de dados a entrevista sem. https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-42187.
  12. Moreira, J. António; Henriques Susana; Goulão, Maria de Fátima; Barros, Daniela. 2017. Digital Learning in Higher Education: A Training Course for Teaching Online- Universidade Aberta, Portugal. This paper uses qualitative evidence to describe, explore and discuss the progress of the online teacher training course taught at the Open University to Portuguese and foreign teachers of higher education institutions. As this is an entirely online course, its pedagogical design results from the combination of the basics of open distance education and network education using the Moodle 2.0 platfo. http://hdl.handle.net/10316/46352.
  13. Neves, C.; Henriques, S.; Abrantes, P.; Backstorm, B; Jacquinet, M.; Magano, O.; Susana_Alexandra_Henriques@iscte-iul.pt; et al. 2017. Licenciados da Universidade Aberta: percursos, motivações e aprendizagens em ambiente digital. Quem são os estudantes que escolhem o ensino superior a distância? De onde vêm? Porque escolhem uma universidade a distância? Como se caracterizam os percursos académicos daqueles que realizam licenciaturas nesta modalidade? Quais as dificuldades que enfrentam, as competências que desenvolvem e as relações que estabelecem? Com o resultado de um inquérito aos diplomados da Universidade Aberta prete. https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-50875.
  14. Henriques, S.; Silva, J.. 2016. Portugal NPS Report. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/portugal-nps-report/32641?lang=en.
  15. Henriques, S.; Abrantes, P.; Backstrom, B.; Cláudia Neves; Marc Jacquinet; Olga Magano. 2016. Resultados do questionário aos percursos laborais e de vida dos licenciados da UAb. Relatório do projeto Ensino Virtual, Impactos Reais: Os percursos profissionais e de vida dos estudantes da Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/4997.
  16. Candeias, P.; Henriques, S.; Susana_Alexandra_Henriques@iscte.pt. 2016. Scientific evidence in the third sector: follow up Dianova Portugal. What is scientific evidence in the third sector for? This article aims to answer this central question based on a sustained argumentation in a follow-up study carried out at the therapeutic community Quinta das Lapas of the Dianova Association, in Portugal. The study of the integration trajectories of ex-dependents after the therapeutic process carried out at that community between 1999 and 2009,. http://www.dianova.ngo/publications/scientific-evidence-in-the-third-sector/.
  17. Henriques, S.; Caeiro, D.; J António Moreira; Caeiro, Domingos; Moreira, J. António; Henriques, Susana. 2016. Projeto de Desenvolvimento da Rede de Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta, 2016-2022. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/projeto-de-desenvolvimento-da-rede-de-centros-locais-de-aprendizagem-da-universidade-aberta-2016/32595?lang=en.
    ISBN: 978-989-8762-45-1
  18. Henriques, S.; Seabra, F.; Goulão, M. F.; Barros, D.; Cardoso, T.. 2016. Permanência dos estudantes no ensino superior a distância: elaboração de um instrumento. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/permanencia-dos-estudantes-no-ensino-superior-a-distancia-elaboracao-de-um-instrumento/32672?lang=en.
  19. Henriques, S.; Silva, J.. 2016. Experts in prevention - Portuguses Report. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/experts-in-prevention---portuguses-report/32640?lang=en.
  20. Henriques, S.; Silva, J.. 2016. Novas tendências e hábitos de consumo: NPS ‘on-self’ e on-line. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/novas-tendencias-e-habitos-de-consumo-nps-on-self-e-on-line/32657?lang=en.
  21. Henriques, S.. 2016. Inovação na pedagogia online. Curso de Formação para a Docência Online. https://youtu.be/g2kvnmZHV5k.
  22. Henriques, S.; Sousa, P.. 2016. 'E prontos!' - Estudo sobre a promoção de competências de oralidade e o papel da Biblioteca Escolar. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/e-prontos---estudo-sobre-a-promocao-de-competencias-de-oralidade-e-o-papel-da-biblioteca-escolar/32658?lang=en.
  23. Henriques, S.; Salgueiro, S.. 2016. Dinâmicas de construção de um ‘mega agrupamento’ e a possibilidade de inovação no sistema organizacional. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/dinamicas-de-construcao-de-um-mega-agrupamento-e-a-possibilidade-de-inovacao-no-sistema/32674?lang=en.
  24. Olga Magano; Abrantes, P.; Henriques, S.; Backstrom, B.; Marc Jacquinet; Cláudia Neves. 2016. Mobilidade social dos diplomados da Universidade Aberta: percursos de vida e de trabalho. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/mobilidade-social-dos-diplomados-da-universidade-aberta-percursos-de-vida-e-de-trabalho/32777?lang=en.
  25. Henriques, S.; Póvoa, E.. 2016. Modelos de interação entre coordenadores de estabelecimento e diretor num Agrupamento de Escolas - um estudo de caso. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/modelos-de-interacao-entre-coordenadores-de-estabelecimento-e-diretor-num-agrupamento-de-escolas--/32662?lang=en.
  26. Henriques, S.; Lúcia Massano. 2016. Liderança e aprendizagem em ambientes de eLearning. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/lideranca-e-aprendizagem-em-ambientes-de-elearning/32666?lang=en.
  27. Magano, O.; Abrantes, P.; Backstrom, B.; Cláudia Neves; Marc Jacquinet; Henriques, S.. 2016. Mobilidade social dos diplomados da Universidade Aberta: percursos de vida e de trabalho. http://www.aps.pt/ix_congresso/resumos/resumos.
  28. Henriques, S.; Olga Magano; Abrantes, P.; Backstrom, B.; Cláudia Neves; Marc Jacquinet. 2016. Mobilidade social dos diplomados da Universidade Aberta: percursos de vida e de trabalho. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/mobilidade-social-dos-diplomados-da-universidade-aberta-percursos-de-vida-e-de-trabalho/32669?lang=en.
  29. Henriques, S.; Silva, J.. 2016. Novas Substâncias Psicoativas: políticas públicas, mercados e espaços invisíveis. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/novas-substancias-psicoativas-politicas-publicas-mercados-e-espacos-invisiveis/32670?lang=en.
  30. Henriques, S.; Daniela Barros; Maria de Fátima Goulão; J António Moreira. 2015. Curso de Formação de Formadores Online da Universidade Aberta, Portugal. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/curso-de-formacao-de-formadores-online-da-universidade-aberta-portugal/26797?lang=en.
  31. Henriques, S.. 2015. Moderação ‘Educação Social – Desafios sociais na atualidade’. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/moderacao-educacao-social--desafios-sociais-na-atualidade/26795?lang=en.
  32. Henriques, S.. 2015. Moderação da Mesa Redonda: ‘Lideranças na escola’. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/moderacao-da-mesa-redonda-liderancas-na-escola-/26782?lang=en.
  33. Henriques, S.. 2015. Health communication & research. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/health-communication-amp-research/26802?lang=en.
  34. Henriques, S.. 2015. Desafios à prevenção do uso de substâncias psicoativas em rede. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/desafios-a-prevencao-do-uso-de-substancias-psicoativas-em-rede/26805?lang=en.
  35. Henriques, S.; J António Moreira; Maria de Fátima Goulão; Daniela Barros. 2015. Inovação e mudança em ambientes de aprendizagem em rede – o curso de formação de formadores online da Universidade Aberta. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/inovacao-e-mudanca-em-ambientes-de-aprendizagem-em-rede--o-curso-de-formacao-de-formadores-online/26786?lang=en.
  36. Henriques, S.; J António Moreira; Maria de Fátima Goulão; Daniela Barros. 2015. Formação de Foradores Online: projeto UAb Portugal. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/formacao-de-foradores-online-projeto-uab-portugal/26788?lang=en.
  37. Henriques, S.. 2015. Moderação ‘Inovação no Plano de Estudos’. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/moderacao-inovacao-no-plano-de-estudos/26796?lang=en.
  38. Henriques, S.. 2015. Contributos teórico-concetuais e de operacionalização referenciáveis no domínio da Sociologia do Consumo. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/contributos-teorico-concetuais-e-de-operacionalizacao-referenciaveis-no-dominio-da-sociologia-do/26800?lang=en.
  39. Henriques, S.; J António Moreira; Maria de Fátima Goulão; Daniela Barros. 2015. Open University Portugal: Training Course Online Trainers. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/open-university-portugal-training-course-online-trainers/26785?lang=en.
  40. Henriques, S.; Pedro Candeias. 2015. Tratamento & Reintegração Social – 3 etapas na análise de reinserção social de ex-toxicodependentes após processo terapêutico. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/tratamento-amp-reintegracao-social--3-etapas-na-analise-de-reinsercao-social-de-ex/26781?lang=en.
  41. Henriques, Susana; Candeias, Pedro. 2015. Socio-demographic characteristics and consumption patterns of drug users : syntesis of outcome research at a TC for a 10 year range. http://hdl.handle.net/10400.2/4998.
    10.1108/TC-03-2014-0013
  42. Silva, J. P.; Henriques, S.; susana_alexandra_henriques@iscte.pt. 2015. O mercado emergente das novas drogas: o novo desafio social e político. O presente artigo pretende dar continuidade e suporte à comunicação realizada no âmbito do Congresso Nacional de Adictologia. O fenómeno das Novas Substâncias Psicoativas (NSP) é uma problemática emergente e em constante evolução, que se traduz no aparecimento de novos compostos químicos ou de produtos naturais habitualmente não destinados ao consumo humano, com efeitos semelhantes aos das drogas. https://ciencia.iscte-iul.pt/public/pub/id/26769.
  43. Henriques, S.; Daniela Barros; Cláudia Neves; Conceição Courela; Filipa Seabra; Isolina Oliveira; J António Moreira; et al. 2014. Atas das I Jornadas Internacionais Online: Educação, Tecnologias e Inovação. https://sites.google.com/site/grupouabpeti/.
  44. Henriques, S.; Pedro Candeias. 2014. Trajetórias de integração social de dependentes – direitos e perspetivas. http://www.aps.pt/viii_congresso/.
  45. Henriques, S.; Lúcia Massano. 2014. Liderança Digital: a aprendizagem e os processos de informação e comunicação na sala de aula. http://www.citi.pt/eutic2014/site/PT/programa.php.
  46. Henriques, S.; Luís Ricardo. 2014. Estilos e Perfis de Líderes Intermédios na escola com funções de Avaliação do Desempenho Docente. http://xiicongressospce2014.utad.pt/.
  47. Henriques, S.; Joana Silva. 2014. Políticas Públicas na área das Drogas em Portugal no século XXI. http://www.aps.pt/viii_congresso/.
  48. Henriques, S.. 2014. O envelhecimento psicossocial da população dependente. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/o-envelhecimento-psicossocial-da-populacao-dependente/21687?lang=en.
  49. Henriques, S.; Filipa Seabra. 2014. Experiências de organização do trabalho docente no ensino superior em regime de e-Learning. http://www.aps.pt/viii_congresso/.
  50. Henriques, S.; Evandro Morgado. 2014. Indicadores de apoio às lideranças educacionais. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/indicadores-de-apoio-as-liderancas-educacionais/21693?lang=en.
  51. Henriques, S.; Isolina Oliveira. 2014. O Blogue no desenvolvimento de uma comunidade de investigadores: inovação pedagógica no ensino superior. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/o-blogue-no-desenvolvimento-de-uma-comunidade-de-investigadores-inovacao-pedagogica-no-ensino/21691?lang=en.
  52. Henriques, Susana. 2014. Análise de conteúdo. Recurso educacional de apoio à unidade curricular Iniciação à Investigação Educacional da Licenciatura em Educação da UAb. http://hdl.handle.net/10400.2/4860.
  53. Henriques, Susana. 2014. Processo de investigação : síntese. Recurso educacional de apoio à unidade curricular de Iniciação à Investigação Educacional da Licenciatura em Educação da UAb. http://hdl.handle.net/10400.2/4810.
  54. Henriques, Susana; Isolina, Oliveira. 2014. O desenvolvimento de uma comunidade de investigadores através de atividade de blogging. Neste artigo, discutem-se as oportunidades educativas de um blogue no desenvolvimento de uma comunidade de investigadores, no âmbito de um programa doutoral em liderança educacional, em ambiente online,na Universidade Aberta, Portugal. O programa centra-se na investigação avançada e no desenvolvimento de processos reflexivos necessários à análise, tomada de decisão em contextos profissionais compl. http://hdl.handle.net/10400.2/4853.
  55. Henriques, S.; Oliveira, I.; Susana_Alexandra_Henriques@iscte.pt. 2014. O desenvolvimento de uma comunidade de investigadores através de atividade de blogging = The development of a community of researchers through the activity of blogging. Neste artigo, discutem-se as oportunidades educativas de um blogue no desenvolvimento de uma comunidade de investigadores, no âmbito de um programa doutoral em liderança educacional, em ambiente online,na Universidade Aberta, Portugal. O programa centra-se na investigação avançada e no desenvolvimento de processos reflexivos necessários à análise, tomada de decisão em contextos profissionais compl. https://ciencia.iscte-iul.pt/public/pub/id/21682.
  56. Seabra, Filipa; Henriques, Susana; Cardoso, Teresa; Goulão, Fátima; Barros, Daniela Melaré Vieira. 2014. Permanência da população adulta no ensino superior na modalidade de elearning : contributos para a sua compreensão, no caso da Universidade Aberta. Este artigo está inserido num projeto em curso. http://hdl.handle.net/10400.2/4864.
  57. Henriques, Susana. 2013. Políticas públicas sobre drogas. A comunicação proferida na mesa de encerramento do Curso de Verão ‘América Latina Hoje’ 2013, teve como tema central as políticas públicas sobre drogas em Portugal e pretendeu lançar pistas de discussão, debate e investigação sobre a temática.. http://hdl.handle.net/10400.2/2861.
  58. Henriques, Susana. 2012. Amostragem. Recurso educacional de apoio ao Seminário de Investigação em Métodos e Técnicas de Recolha e Análise de Dados do Doutoramento em Educação, da UAb.. http://hdl.handle.net/10400.2/4861.
  59. Henriques, Susana. 2012. Pesquisa extensiva. Recurso educacional de apoio ao Seminário de Investigação em Métodos e Técnicas de Recolha e Análise de Dados do Doutoramento em Educação da UAb. http://hdl.handle.net/10400.2/4859.
  60. Abelheira, Isabel; Henriques, Susana. 2012. A operacionalização dos planos de estudos das AECs no 1º CEB: um estudo de caso. O prolongamento do horário de funcionamento das escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do programa ‘Escola a Tempo Inteiro’, foi, para a maior parte das famílias, uma medida socialmente relevante. Atualmente, as Atividades de Enriquecimento Curricular encontram-se implementadas e em pleno funcionamento nas escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, consistindo, na prática, na ocupação dos pe. http://hdl.handle.net/10400.2/4863.
  61. Aparício, João C.; Henriques, Susana. 2012. A biblioteca escolar e a organização de repositórios digitais: perspetivas teóricas. O presente trabalho apresenta algumas perspetivas teóricas quanto ao papel dos repositórios digitais de recursos educativos no ensino. Começa por fazer uma análise dos desafios que se colocam à escola e à biblioteca escolar no campo da literacia da informação, na gestão pedagógica de conteúdos e na criação de bibliotecas digitais. São abordados os fundamentos e principais características dos repos. http://hdl.handle.net/10400.2/4857.
  62. Henriques, Susana; Oliveira, Isolina. 2012. A atividade de blogging no desenvolvimento de uma comunidade de investigadores: um estudo exploratório. Neste artigo as autoras descrevem e discutem as oportunidades educativas de um blogue no desenvolvimento de uma comunidade de investigadores, no âmbito de um programa doutoral em liderança educacional que se desenvolve em ambiente online. O programa centra-se na investigação avançada e no desenvolvimento de processos reflexivos necessários à análise, reflexão e tomada de decisão em contextos profi. http://hdl.handle.net/10400.2/4865.
  63. Belli, Jurema Iara Reis; Henriques, Susana; Barros, Daniela Melaré Vieira. 2012. Competências e habilidades na formação docente para o ensino técnico profissional. Este trabalho tem por princípio analisar documentos brasileiros e portugueses que tratam das competências profissionais na formação de professores, mais especificamente para o Ensino Técnico Profissionalizante (ETP), finalizando com uma proposta para desenvolver uma matriz de competências internacional. Assim a investigação será norteada pela seguinte questão: de que forma as políticas do Brasil e. http://hdl.handle.net/10400.2/3342.
  64. Henriques, Susana; Moreira, J. António; Fombona, Javier; Barros, Daniela Melaré Vieira. 2012. As TIC no contexto educativo português. Conhecer e compreender o percurso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no contexto educativo português torna-se necessário para facilitar a compreensão e as tendências de uso das TIC como proposta pedagógica. Esta foi a principal questão que orientou a organização deste artigo. Este estudo teórico enquadra-se no Projeto Processos de Ensino, Tecnologias e Inovação, PETI, projeto de uma. http://hdl.handle.net/10400.2/2746.
  65. Henriques, Susana; Peralta, Mónica; Borges, Pedro; Serralheiro, Rafaela. 2010. Intervenção em espaços recreativos nocturnos – da experiência da intervenção à evidência da investigação. No presente artigo apresentamos e discutimos os resultados de um projecto de investigação-acção servindo como pano de fundo para uma reflexão a partir de dois campos de investigação e de prática principais – a Sociologia e a Educação Social. O objectivo é o de apresentar evidências relativas à intervenção preventiva em contextos de diversão nocturna, junto de frequentadores e staff. Ao mesmo tempo. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/415.
  66. Henriques, Susana; CIES/ISCTE. 2005. Consumos e estilos de vida nos mass media: modelo de análise e estratégia metodológica. Nas sociedades contemporâneas os media assumem um papel central. E dão expressão ao que alguns autores designam por “sociedade do consumo” 2 . Partindo da discussão da expressão dos consumos mediada pelos meios de comunicação social, procura-se contextualizar e apreender os contornos da (re)formulação de estilos de vida, nas sociedades actuais, mais concretamente em Portugal.De notar que esta comu. http://revistas.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/3331.
  67. Henriques, Susana; administrador.repositorio@iscte.pt. 2002. Risco cultivado no consumo de novas drogas. Os jovens europeus do terceiro milénio são os herdeiros de uma sociedade definida em termos de consumo e opulência. São jovens nascidos na sociedade do bem-estar, onde o lazer e o entretenimento assumem um valor hegemónico nos critérios da estrutura das sociedades contemporâneas. Mas o lazer também é assimilado pelo mercado e é definido por critérios de consumo que deram origem a uma activa indúst. http://hdl.handle.net/10071/336.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020 Respostas da Educação Digital em Rede em tempos de pandemia XV Simpósio dos Programas de Mestrado Profissional do Centro Paula Souza
Centro Paula Souza (São Paulo, Brasil)
2020 Exploring the Impacts of Distance Higher Education on Adult Learners' Lives and Reclaiming Lifelong Learning in Digital Learning Scenarios ECER 2020, “Educational Research (Re)connecting Communities”
University of Glasgow (Glasgow, Reino Unido)
2020 Digital technologies and Health Literacy - Prevention Training 31st Annual Conference of the ESSD Online, ESSD - European Society for Social Drug Research
ESSD (Viena)
2020 Moving to an online teaching format – e-learning techniques ICUDDR First Virtual Conference: Educating and Promoting Addiction Science in a Virtual World
ICUDDR (Estados Unidos)
2020 Equidade e inclusão: um olhar sobre os relatórios do 3º ciclo de Avaliação Externa de Escolas XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Educação “Liberdade, Equidade e Emancipação”
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2020 Innovation and external evaluation of non-higher education schools in Portugal: a study based on external evaluation reports EDULEARN20 12th annual International Conference on Education and New Learning Technologies
EDULEARN
2020 Relatórios AEE 3º Ciclo: pontos fortes e áreas de melhoria II Seminário do projeto MAEE
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2020 As TIC e a Literacia em Saúde Campus Digital Educonline@Pris- Campus de Educação, Formação, Empregabilidade e Cidadania Digital (António Moreira, Susana Henriques) EaD e eLearning na perspetiva da teoria das redes: uma proposta metodológica (Joana Correia, Susana Henriques) VI Conferência Ibérica de Inovação na Educação com Tecnologias da Informação e Comunicação (ieTIC2020)
Universidade Aberta com o apoio da Direção Regional da Ciência e Tecnologia dos Açores ( (Ponta Delgada, Portugal)
2019 Desafios e limitações das práticas educativas num estabelecimento prisional I Congresso Internacional PPSINFAD - XXVII Congresso Internacional INFAD – Psicologia e Promoção da Saúde na Infância e Adolescência
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2019 NPS em Portugal: intervenção em contextos sociais 3º Congresso PsiValor – (In)Dependências: Prevenir e intervir nas adições com e sem substância
PsiValor & Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2019 Os referenciais de avaliação externa para o ensino superior: o caso do elearning IX Congresso Internacional RIAICES – Avaliação (externa) da qualidade no ensino superior e autonomia científica: tensões e desafios
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
2019 Prevention workforce training – EUPC online in Portuguese ESSD (European Society for Social Drug Research) 30th Annual Conference
University of Latvia and Microsoft Innovation Centre (Riga, Letónia)
2019 A quality framework for training programs – crossing European standards for prevention and elearning 10th EUSPR (European Society for Prevention Research) Conference
Ghent University (Gent)
2019 Desafíos y limitaciones a las prácticas educativas en estabelecimento prisional XV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, II Congreso de la Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía
Universidade da Coruña (Coruña, Espanha)
2019 Evaluating the quality of training programs a framework crossing European standards on prevention and on elearning ICUDDR – International Consortium of Universities for Demand Reduction Annual Conference
Municipalidad del Cusco (Cusco, Peru)
2019 The Local Learning Centers network Erasmus+ Staf Week
Universidade Aberta (Coruche, Portugal)
2019 Avaliação Externa de Escolas (3º Ciclo) I Seminário MAEE – Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção; IV Seminário Observatório da Autoavaliação de Escolas, “Currículo, Avaliação e Práticas Escolares”
Universidade do Minho (Braga, Portugal)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2020 - 2020 Participação e apresentação de 2 posters: Network digital education for prevention workforce needs – training and professional development 'Fantoche Não és’ - Socio-emotional competencies program for primary school children (Joana Moreira & Susana Henriques)
Conferência
11th European Society for Prevention Research Conference and Members' Meeting - Make prevention science relevant for all: co-production and impact
2020 - 2020 Apresentação de Poster "Avaliação Externa de Escolas: perceções e expectativas de professores de um estabelecimento de ensino privado" (Maria Sílvia Luís; Susana Henriques; Marta Abelha)
Conferência
II Seminário do projeto MAEE

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020 A (re)construção da cultura organizacional em mega-agrupamentos de escolas: estudo de caso na região de Lisboa
Arguente
Mário Augusto Sanches (Doutoramento)
2020 A agregação de agrupamentos e escola secundária como inovação e melhoria educativa para a comunidade. Uma abordagem sistémica luhmaniana do caso de Terras de Azurara
Orientador
João Esteves Salgueiro (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2020 Emerging Traits of Contemporary School Leadership in Austria, Germany and Portugal
Arguente
Malte Gregorzewski (Doutoramento)
2020 Treinamento em Habilidades Sociais na Prevenção ao Abuso de Álcool e outras Drogas
Arguente
Gelsimar José Machado (Doutoramento)
Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil
2020 Lideranças intermédias e práticas de supervisão pedagógica num agrupamento de escolas
Arguente
Maria da Glória Soares Lopes dos Santos (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2019 Os Coordenadores de departamento curricular como impulsionadores da mudança. Estudo em dois agrupamentos de escolas
Arguente
Ana Rita Correia (Doutoramento)
2019 As drogas em combate. Usos e significados das substâncias psicoativas na guerra colonial portuguesa
Arguente
Vasco Gil Ferreira Calado (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019 A Biblioteca Escolar no 1º Ciclo do Ensino Básico. Análise da sua intervenção em processos de mudança
Arguente
Maria Isabel Nunes Matias (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2019 Novas Substâncias Psicoativas (NSP) nas festas e no ciberespaço: o retrato português de um fenómeno complexo
Orientador
Joana Paula Pereira Barbosa Roque da Silva (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018 Lógicas de ação da liderança para a melhoria da aprendizagem. Estudo de caso
Arguente
Ana Maria Sucena de Oliveira Rachinhas Simões (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2018 As lideranças no sucesso da organização escolar: caso da Escola Secundária de Laulane
Arguente
Arlindo Bernardo Daniel Minzo (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2018 A articulação vertical entre ciclos como uma oportunidade de aprendizagem: dois estudos de caso
Arguente
Antónia Maria Louro Carreira (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2018 Currículo oculto – a ligação entre as aprendizagens formais e não formais. Estudo de caso
Arguente
Adelino Matos (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2018 As lideranças intermédias em contextos de mudança: estudo de caso
Arguente
Isabel Lacerda Ferreira (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2018 A liderança na formação de Oficiais de Sargentos das Forças Armadas de Defesa de Moçambique: os casos da Academia Militar e da Escola de Sargentos
Arguente
Sebastião Eduardo Timana (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2017 Fatores socioculturais na formação ao longo da vida
Arguente
Gina Maria Gouveia Páscoa (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal
2016 A desvalorização das humanidades. Universidade, transformações e neoliberalismo
Arguente
Maria do Rosário Santos de Sá Couto Costa (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016 A liderança e a implementação do Plano Tecnológico de Educação nas escolas portuguesas
Arguente
Susana Maria Paulino Gonçalves Duarte (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2015 Perspectiva comparada das políticas brasileiras e portuguesas de formação docente para o ensino técnico profissionalizante – competências e habilidades
Orientador
Jurema Iara Reis Belli (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2014 Estilos e perfis dos líderes intermédios na escola com funções de avaliação docente
Orientador
Luís Filipe Firmino Ricardo (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2014 Literacia Mediática e Cidadania. Práticas e competências de adultos em formação na grande Lisboa
Arguente
Paula Cristina do Rosário Lopes (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013 Travel writers, tourist writers, migrant writers: a sociological qualitative and quantitative analysis of factual literature on contemporary Portugal and Spain
Arguente
Paulo Tiago Bento (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012 Os viajantes e o turismo: narrativas, modos de vida e representações sociais
Arguente
Maria da Graça Luís da Conceição Joaquim (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2010 A Educação de Adultos e a Educação ao Longo da Vida, numa perspectiva comparada
Arguente
Carlos Alberto Nogueira (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019 - Atual Consultora da Solidarid’arte (Associação de Educação e Integração pela Arte e Desenvolvimento Cultural Social e Local) para a área da promoção da Saúde e prevenção das dependências e comportamentos aditivos
2015 - 2017 Consultadoria em cursos online - Instituto Politécnico de Castelo Branco; Instituto Universitário de Cabo Verde; APQ – Associação Portuguesa para a Qualidade Universidade Aberta, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2018 - Atual European Society for Prevention Research (EUSPR) Membro
2018 - Atual Secção de Educação a Distância da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) Membro
2017 - Atual International Society of Substance Use Professionals (ISSUP) Membro
2017 - Atual International Consortium of Universities for Drug Demand Reduction (ICUDDR) Academic Contact Person
2010 - Atual European Society for Social Drug Research (ESSD) Membro
1995 - Atual Associação Portuguesa de Sociologia (APS) Membro da coordenação da ST Sociologia do Consumo da APS (2015 – 2018) Membro
2004 - 2014 Associação Portuguesa das Ciências da Comunicação (SOPCOM) Membro
2003 - 2010 Associação Europeia de Sociologia (ESA) Membro

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021 - 2021 Membro da comissão científica de evento; análise e decisão de propostas submetidas.
Membro
Inovação na Educação com Tecnologias da Informação e Comunicação (ieTIC2021) , Portugal
2020 - 2020 Membro da Comissão Científica
Membro
Universidade Aberta, Portugal
2020 - 2020 Comissão Organizadora e Comissão Científica da VI Conferência Ibérica de Inovação na Educação com Tecnologias da Informação e Comunicação (ieTIC2020), organizada pela UAb em conjunto com Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Universidad de Salamanca e Faculdade de Educação da Universidade Complutense de Madrid
Membro
Universidade Aberta, Portugal
2020 - 2020 Reviewing committee da 11th European Society for Prevention Research Conference and Members' Meeting - Make prevention science relevant for all: co-production and impact, online
Membro
European Monitoring Centre for Drugs and Drug Addiction, Portugal
2019 - 2019 Comissão Científica do II Seminário Internacional de Educação e eLearning em Estabelecimentos Prisionais, organizado pela Universidade Aberta, Ponta Delgada, Açores
Membro
Universidade Aberta, Portugal
2019 - 2019 Comissão científica de um evento composto: VII SEIA – Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações; V SIEaD – Simpósio Internacional de Educação a Distância
Membro
Fundação para o Desenvolvimento da UNESP, Brasil
2019 - 2019 Comissão de coordenação do 2º Colóquio do OVSpA – Supervisão Pedagógica e Acompanhamento da Prática Letiva
Membro
Universidade Aberta, Portugal