Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ana Rita Rocha Coelho
Nomes de citação
- Coelho, Ana Rita
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 5C11-AE6B-AC6C
- ORCID iD
- 0000-0002-9767-8891
Telefones
- Telefone
-
- 217903060 Ext.: 722161 (Profissional)
Moradas
- Avenida das Forças Armadas, Edifício Sedas Nunes, Sala 2N16, 1649-026, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Sociologia - Sociologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2015/01/01 - 2019/12/09
Concluído
|
Sociologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Seniors 2.0: digital inclusion in the network society [Seniores 2.0: inclusão digital na sociedade em rede]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Approved with distinction (unanimously) |
2008/12/31
Concluído
|
Sociologia (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Experiences of visiting a science center: a qualitative study on the non-school audience of the Knowledge Pavilion [Experiências
de visita a um centro de ciência: um estudo qualitativo sobre o público não-escolar do Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17/20 |
2004/12/31
Concluído
|
Sociologia (Licenciatura)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Audiences of the Knowledge Pavilion: contribution to the analysis of scientific culture [Públicos do Pavilhão do Conhecimento-Ciência
Viva: contributo para a análise da cultura científica]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2004/12 - Atual | Investigador (Investigação) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/10 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020/01/01 - 2020/10/30 | Follow-up and Analysis of PICCLE (Intervention Plan Competent Citizens in Reading and Writing)
na
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
Direção-Geral da Educação
Em curso
|
2015 - 2019 | The integration of senior generation in the network society: dynamics of a decade of transition and future perspectives
99723/2014
Bolseiro de Doutoramento
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Concluído
|
2014/04/04 - 2014/12/31 | Processes of inclusion of women victims of domestic violence: education, vocational training and entrepreneurship (2013-2014)
809402013
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Associação de Mulheres Contra a Violência, Portugal |
CE-Comissão Europeia
Concluído
|
2012/01/01 - 2014/03/31 | The Network Society in Portugal: a Decade of Transition
C/136577
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
|
2005 - 2007 | PENCIL Permanent European Resource Centre for Informal Learning
511165
Investigador
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/02/01 - Atual | External Evaluation of the Schools2030 Programme
na
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Aga Khan Foundation
Em curso
|
2008/11/05 - 2012/03/30 | Reading, School and Society: Evaluation Studies of the National Reading Plan
--
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
Ministério da Educação (ME)
Concluído
|
2006/08/01 - 2007/09/30 | Evaluation Study of the National Reading Plan
-
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
Ministério da Educação (ME)
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2015/07/01 - 2017/12/31 | Dialogues of scientists and citizens
na
Investigador
Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación la Ciencia y la Cultura, Espanha
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal |
Concluído
|
2015/01/01 - 2017/01/01 | MILD - Instruction Manual for Digital Literacy
na
Investigador
|
|
2007/10/01 - 2009/06/01 | Evaluation Study of the School Libraries Network Program
na
Investigador
|
|
2005/06/01 - 2008/06/30 | Transitions in Work-Family Relations: Strategies, Networks and Identities
POCI/SOC/62671/2004
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Concluído
|
2007/07/01 - 2008/01/30 | The awardees of Gulbenkian’s Stimulus for Research Program: Analysis of Scientific and Professional Paths
-
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em boletim informativo |
|
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Documento de trabalho |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/12 | External evaluation. Monitoring the Schools2030 Programme. Production of information and knowledge for action in the school environment. Balance and continuity [Avaliação Externa. Acompanhamento do Programa Escolas2030. Produção de informação e conhecimento para agir em meio escolar. Balanço e continuidade] | Showcase - CONTAR, Escolas2030
Escola EB1/JI da Serra das Minas Nº2, Sintra and Escola Secundária Alexandre Herculano, Porto (Portugal)
|
2023/05/19 | Evaluation of programmes and projects to promote skills in schools. The cases of PICCLE and Schools2030 [Avaliação de programas e projetos de promoção de competências nas escolas. Os casos do PICCLE e dos Escolas2030] | CIES Research Forum |
2023/04/06 | The Theory of Change from an international education programme: the case of Schools2030 [A Teoria da Mudança a partir de um programa educativo internacional: o caso do Escolas2030] | XII Portuguese Congress of Sociology |
2023 | External evaluation. Monitoring the Schools2030 Programme. Production of information and knowledge for action in the school environment. Year 1 review [Avaliação Externa. Acompanhamento do Programa Escolas2030. Produção de informação e conhecimento para agir em meio escolar. Balanço do ano 1] | World Café Escolas2030
Centro infantil dos Olivais Sul, Lisboa, Escola Secundária Fontes Pereira de Melo, Porto e Centro Ismaili, Lisboa (Portugal)
|
2021/10/28 | PICCLE Monitoring and Analysis Study 2019-2021 [Estudo de Monitorização e Análise do PICCLE 2019-2021] | Final Conference of the PICCLE Project
Calouste Gulbenkian Foundation (Portugal)
|
2021/03/31 | Digital inclusion in the network society: modes of relating to the new ICTs among older adults [Inclusão digital na sociedade em rede: modos de relação dos seniores com as novas TIC] | XI Congresso Português de Sociologia |
2019/12/16 | Development of european policies on the relationship between science and society [Evolução das políticas europeias para a relação entre ciência e sociedade] | Fórum Pesquisas CIES-IUL – Ciência e Sociedade
(Lisboa, Portugal)
|
2017/11/30 | MILD-Instruction Manual for Digital Literacy testing and monitoring [Testagem e monitorização do MILD] | Conferência de apresentação do MILD Manual de Instruções para a Literacia Digital
(Lisboa, Portugal)
|
2017/09/09 | Tackling domestic violence outcomes: support services and public policies to reduce gender discrimination | II European Conference on Domestic Violence
(Porto, Portugal)
|
2017/09/07 | What kind of relationship between science and society is intended to be stimulated in Europe? A document analysis of the science-society action plans in the European Framework Programmes [Que tipo de relação entre ciência e sociedade se pretende estimular na Europa? Uma análise documental dos planos de ação ciência-sociedade nos programas-quadro europeus] | 3ª Conferência Rumos da Sociologia do Conhecimento, Ciência e Tecnologia em Portugal
(Braga, Portugal)
|
2017 | What is a philosopher doing at NASA? Political and social significance of scientific culture and innovation (Round Table of the Cátedra Ibérica CTS+I) [Qué hace una filósofa en la NASA? Significación política y social de la cultura científica y de la innovación] | IV Congreso Iberoamericano de Filosofia de la Ciencia
(Salamanca, Espanha)
|
2016/07/08 | European policies to bring science and society closer together: what has changed and what remains [As políticas europeias de aproximação entre ciência e sociedade: o que mudou e o que persiste] | IX Congresso Português de Sociologia
(Faro, Portugal)
|
2016/07/06 | Trajectories of social inclusion of women victims of domestic violence [Trajetórias de inclusão social de mulheres vítimas de violência doméstica] | IX Congresso Português de Sociologia
(Faro, Portugal)
|
2016/04/21 | Older adults and the new communication mediation technologies: social dynamics in the context of the network society [Os seniores e as novas tecnologias de mediação comunicacional: dinâmicas sociais no contexto da sociedade em rede] | III Colóquio Doutoral da Escola de Sociologia e Políticas Públicas, ISCTE-IUL
(Lisboa, Portugal)
|
2015/10/07 | Inclusion processes of women victims of domestic violence. The intervention of shelters [Processos de inclusão de mulheres vítimas de violência doméstica. A intervenção das casas de abrigo] | Seminário A Abordagem da Violência Doméstica na Intervenção Social
(Seixal, Portugal)
|
2015/09/08 | Older adults, the new internet users? Uses and potentialities of new technologies for communicational mediation in the context of the network society [Seniores, os novos utilizadores de internet? Usos e potencialidades das novas tecnologias de mediação comunicacional no contexto da sociedade em rede] | 2ª Conferência Rumos da Sociologia do Conhecimento, Ciência e Tecnologia em Portugal
(Lisboa, Portugal)
|
2014/12/09 | Inclusion processes of women victims of domestic violence: main results of the study [Processos de inclusão de mulheres vítimas de violência doméstica: principais resultados do estudo] | Seminário Internacional Processos de Inclusão de Mulheres Vítimas de Violência Doméstica: Educação, Formação Profissional
e Empreendedorismo
(Lisboa, Portugal)
|
2014/09/03 | Tackling domestic violence outcomes: an analysis of victims’ social inclusion after leaving an abusive relationship, Portugal | 7th Congress of the European Society on Family Relations. Families in the Context of Economic Crisis. Recent Trends in Multidisciplinary
Perspective
(Madrid, Espanha)
|
2014/03/18 | Me, people and myself. Crisis and human suffering (Portugal) | Aftermath - The Human and Social Consequences of the Crisis
(Cambridge, Reino Unido)
|
2011/09/14 | External evaluation of the National Reading Plan: five-year assessment [Avaliação externa do Plano Nacional de Leitura: balanço de 5 anos] | V Conferência Internacional do PNL
(Lisboa)
|
2011/07/15 | The aLeR+ project: a three-year review [O projeto aLeR+: balanço de três anos] | Encontro aLeR+
(Portugal)
|
2010/10/16 | Avaliação externa do Plano Nacional de Leitura – 4º ano | External evaluation of the National Reading Plan - Year 4 [Avaliação externa do Plano Nacional de Leitura – 4º ano]
IV Conferência Internacional do PNL (Lisboa)
|
2010/07/03 | An external view on the aLeR+ project [Um olhar externo sobre o projeto aLeR+] | Encontro aLeR+
(Lisboa, Portugal)
|
2009/10/23 | External evaluation of the National Reading Plan - 3rd year [Avaliação externa do Plano Nacional de Leitura – 3º ano] | III Conferência Internacional do PNL
(Lisboa, Portugal)
|
2009/06/26 | Evaluation Study of the School Libraries Network Programme [Estudo de avaliação do Programa Rede de Bibliotecas Escolares] | Fórum RBE
(Lisboa, Portugal)
|
2009/03/17 | Trajectories of young scientists: the Research Stimulus Award (1994-2006) [Trajectórias de jovens cientistas: o prémio Estímulo à Investigação (1994-2006)] | Encontro Doze Anos de Trajectórias Científicas: Programa Estímulo à Investigação
Fundação Calouste Gulbenkian
|
2008/10/24 | External evaluation of the National Reading Plan - 2nd year [Avaliação externa do Plano Nacional de Leitura – 2º ano] | II Conferência Internacional do PNL
(Lisboa, Portugal)
|
2008/09/24 | Experiences of visiting a science centre: a qualitative study on the non-school public of the Pavilion of Knowledge [Experiências de visita a um centro de ciência: um estudo qualitativo sobre o público não-escolar do Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva] | Workshop de Investigação CIES
(Lisboa, Portugal)
|
2008/06/26 | Promises or certainties? Scientific careers of young researchers [Promessas ou certezas? Carreiras científicas de jovens investigadores] | VI Congresso Português de Sociologia
(Lisboa, Portugal)
|
2006/11/22 | Getting around mathematics: ways primary and secondary school students relate to mathematics and experimental teaching (PENCIL project) [Às voltas com a matemática: modos de relação dos alunos do ensino básico e secundário com a matemática e o ensino experimental (projeto PENCIL)] | Workshop de Investigação CIES
(Lisboa, Portugal)
|
2006/11/17 | From informal learning to formal teaching in mathematics: some reflections arising from the PENCIL project [Da aprendizagem informal ao ensino formal da matemática: algumas reflexões suscitadas pelo projeto PENCIL] | Encontro Nacional de Professores de Matemática - ProfMat 2006
(Setúbal, Portugal)
|
2005/07/13 | A sociological research experience in a science museum: constraints, strategies and methodological issues [Uma experiência de investigação sociológica num museu de ciência: constrangimentos, estratégias e questões metodológicas] | Workshop de Investigação CIES
(Lisboa, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/11 - Atual | Envelhecimento ativo e qualidade de vida: Um estudo de caso em Centros de Dia e Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas
em Lisboa
Orientador
|
Sociology (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2016/11/17 - 2016/11/19 | 3rd International Workshop on Social Studies of Science and Innovation (2016/11/17 - 2016/11/19) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación la Ciencia y la Cultura, Espanha |
2015/11/25 - 2015/11/26 | International Workshop on Social Studies of Science and Innovation (2015/11/25 - 2015/11/26) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación la Ciencia y la Cultura, Espanha |
2015/09/25 - 2015/09/25 | Debate: How can science change your life? (European Researchers' Night 2015) [Debate: Como pode a ciência mudar a sua vida? (Noite Europeia dos Investigadores 2015)] (2015/09/25 - 2015/09/25) | Universidade de Lisboa Museu Nacional de História Natural, Portugal |
2014/12/09 - 2014/12/09 | International Seminar Inclusion processes of women victims of domestic violence: education, professional training and entrepreneurship [Seminário Internacional Processos de inclusão de mulheres vítimas de violência doméstica: educação, formação profissional e empreendedorismo] (2014/12/09 - 2014/12/09) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2005/01/01 - Atual | Collaboration in activities promoting scientific culture within the framework of CIES-Iscte (European Researchers' Night,
Scientific Occupation of Young People during Holidays, Science and Technology Week, etc.)
Outro
|
Noite Europeia dos Investigadores, Ocupação Científica dos Jovens nas Férias, Semana da Ciência e da Tecnologia, etc.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
2009/10/24 - 2009/10/24 | Trainer of the training course "Reading, Literacy and Society: the National Reading Plan", for reading mediators
Outro
|
Leitura, Literacia e Sociedade: o Plano Nacional de Leitura
Centro Oeiras a Ler, Portugal
|
2009/10/23 - 2009/10/23 | Panel moderator at the 3rd International Conference of the National Reading Plan, organised by the Commission of the PNL
Conferência
|
III Conferência Internacional do Plano Nacional de Leitura
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 | Master in Education and Society
Arguente
|
- (Mestrado) |
2022 | Master in Development Studies
Arguente
|
- (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2019/10/01 - Atual | Bibliographical Research and Information Analysis | Sociologia; Ciência Política (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2021 - Atual | Sociologia, Problemas e Práticas |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2008/01/01 - 2014/12/31 | Supervision of internships (undergraduate students), in projets at CIES-Iscte [Supervisão de estágios de alunos de licenciatura em projetos do CIES-Iscte] | several |
Distinções
Prémio
2021 | Scientific award (ISCTE-IUL) for publication in a quartile 1 scientific journal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2014 | Scientific award (ISCTE-IUL) for publication in a quartile 1 scientific journal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|