???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Marta Pazos Anido

Nomes de citação

  • Pazos Anido, Marta

Identificadores de autor

Ciência ID
5A10-7606-82C5
ORCID iD
0000-0003-4147-0888

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau Classificação
2019/05/14
Concluído
Ciências da Linguagem (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Didática de Línguas
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"Los referenciales de competencias para el desarrollo de la competencia docente: análisis de la aplicación de la Parnilla del perfil de profesores de lenguas (European Profiling Grid) en un programa de la formación inicial de profesores de Español como len" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2009/03/30
Concluído
Máster oficial en enseñanza del español como lengua extranjera (Master)
Especialização em Lingüística aplicada; Didáctica de lengua extranjera
Universidad Internacional Menéndez Pelayo e Instituto Cervantes, Espanha
2006/09/01 - 2007/07/01
Concluído
Post-graduate certificate in Education (Postgraduate Certificate)
Especialização em Ensino de Línguas - Espanhol
University of South Wales - Cardiff Campus, Reino Unido
2002/09/01 - 2006/06/30
Concluído
Licenciatura en Traducción e Interpretación (Graduado)
Universidad de Granada Facultad de Traducción e Interpretación, Espanha
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/09/14 - Atual Leitor (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2007/09/01 - 2009/07/30 Assistente (Docente Universitário) Cursos Internacionales - Universidad de Santiago de Compostela, Espanha
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/09/01 - 2023/07/31 Curso de Especialização em Interpretação de Conferência - 2022/2023
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Pazos Anido, Marta. "La formación inicial del profesorado de lenguas extranjeras en la enseñanza secundaria en Portugal: perspectiva histórica y marco legal". Formação docente. Revista Brasileira de pesquisa sobre Formação de Professores 14 31 (2022): 109-124. https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/658.
    Publicado
  2. Pazos Anido, Marta. "Evaluación de desempeño del profesorado de infantil, primaria y secundaria en Portugal: breve perspectiva histórica". Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP) 7 (2022): 1-20. https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/709/372.
    Publicado
  3. Nicolás Martínez, Pilar; Pazos Anido, Marta; Barros Lorenzo, Monica. "«Cultura» en el PEFPI: intereses del profesorado de español en formación inicial". Linguarum Arena. Revista de Estudos Em Didática de Línguas da Universidade do Porto 12 (2021): 77-99. https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/11042.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Auf der Maur Tomé, Simone; Hurst, Nicolas; Pazos Anido, Marta; Barros Lorenzo, Monica; Almeida, José; Silva, Maria de Fátima Henriques da; Nicolás Martínez, Pilar; et al. "Construção de uma rubrica de avaliação para defesa pública: da definição de critérios ao protótipo". Revista Lusófona de Educação 53 (2021): 99-117. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/view/809.
    Acesso aberto
  5. Lorenzo, Mónica; Pazos Anido, Marta. "Hablando se entiende la gente? Una propuesta práctica para desarrollar la interacción oral en la clase de lengua extranjera". (2019): https://hdl.handle.net/10216/124643.
    10.7203/foroele.0.16192
  6. Pazos Anido, Marta; Barros Lorenzo, Mónica. "¡Taxi, por favor! ¡Siga esa… historia!". Azulejo para el aula de Español 8 (2017): 101-115. https://sede.educacion.gob.es/publiventa/azulejo-para-el-aula-de-espanol-n-8/ensenanza-lengua-espanola/22276.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Pazos Anido, Marta; Rodrigues, Sónia Valente; Tomé, Simone; Nicolás Martínez, Pilar; Hurst, Nicolas; Ellison, Maria; Lorenzo, Mónica; et al. "Construção de um referencial de avaliação de desempenho do estudante de línguas em estágio pedagógico: problemas e desafios". (2017): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/111570.
  8. Barros Lorenzo, Monica; Pazos Anido, Marta; Ruiz Pérez, Fernando. "Ellas también pueden". (2012): http://hdl.handle.net/10216/64693.
  9. Barros Lorenzo, Monica; Pazos Anido, Marta; Ruiz Pérez, Fernando. "Toquemos madera!". (2012): http://hdl.handle.net/10216/64661.
Capítulo de livro
  1. Pazos Anido, Marta. "La supervisión para la formación de docentes reflexivos críticos: Estrategias para promover la práctica reflexiva y minimizar el estigma asociado a la evaluación de control". In Formação Inicial de Professores: flexibilidade e avaliação educativas: da teoria à prática, editado por María Luisa Aznar Juan; João da Costa Domingues, 43-66. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2023.
    Publicado
  2. Pazos Anido, Marta; Barros Lorenzo, Monica; Nicolás Martínez, Pilar. "El portafolio reflexivo del docente como herramienta para la investigación de los formadores de futuros profesores de español". In Formação Inicial de Professores: flexibilidade e avaliação educativas: da teoria à prática, editado por María Luisa Aznar Juan; João da Costa Domingues, 89-107. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2023.
    Publicado
  3. Pazos Anido, Marta. "Actividades y estrategias de mediación para el desarrollo de la competencia plurilingüe y pluricultural: aplicabilidad de las orientaciones del CEFR Companion Volume.". In Internacionalización y enseñanza del español LE/L2: plurilingüismo y comunicación intercultural, editado por Marta Saracho Arnáiz; Herminda Otero Doval, 331-348. Porto, Portugal: ASELE, 2021.
    Publicado
  4. Lorenzo, Mónica; Nicolás Martínez, Pilar; Pazos Anido, Marta. "Aproximación a los intereses e inquietudes de los profesores en formación inicial de español a partir del análisis de los portafolios reflexivos en lo que se refiere a «Dar clase»". 2019.
    10.21747/9789898969217/paraa3
  5. Nicolás Martínez, Pilar; Pazos Anido, Marta; Tomé, Simone. "(Re)construção da identidade profissional docente na formação inicial de professores de línguas estrangeiras na FLUP". 2018.
  6. Pazos Anido, Marta; Barros Lorenzo, Mónica. "La microenseñanza como estrategia en la formación inicial de profesores: de la práctica simulada de enseñanza a la práctica real del aula". In Investigación e innovación en la enseñanza de ELE: avances y desafíos, editado por Ana María Cea Álvarez; Carlos Pazos Justo; Herminda Otero Doval; Joana Lloret Cantero, 69-90. Famalicão, Portugal: Edições Húmus, 2018.
    Publicado
  7. Pazos Anido, Marta. "Las competencias docentes del profesor de lenguas extranjeras: los documentos de referencia y las creencias del profesorado". 2016.
  8. Pazos Anido, Marta. "La mediación lingüística en las clases de ELE de nivel inicial en el ensino básico y el ensino secundário en Portugal". In Plurilingüismo y enseñanza de ELE en contextos multiculturales, 682-693. Espanha, 2013.
    Publicado
  9. Barros Lorenzo, Monica; Pazos Anido, Marta. "Con juegos también se evalúa". 2012.
  10. Pazos Anido, Marta. "Propuesta didáctica: ¿Quién posee a quién? Una propuesta basada en un comportamiento sociocultural". In RedELE, IV Congreso Internacional de FIAPE: la enseñanza del Español en un mundo intercultural. 2012.
Edição de livro
  1. Ellison, Maria; Pazos Anido, Marta; Nicolás Martínez, Pilar; Rodrigues, Sónia Valente. As línguas estrangeiras no ensino superior: propostas didáticas e casos em estudo. Portugal: Faculdade de Letras de la Universidade do Porto e CLUP. 2018.
    Publicado • Editor
Relatório
  1. Almeida, José Domingues de; Ellison, Maria; Pazos Anido, Marta; Lorenzo, Mónica; Hurst, Nicolas; Santos, Paulo Jorge; Nicolás Martínez, Pilar; Tomé, Simone; Rodrigues, Sónia Valente. 2016. Projetos de investigação-ação: Orientações gerais para a elaboração do Relatório de Estágio em ensino de Português e de Língua Estrangeira. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/113245.
Tese / Dissertação
  1. Marta Pazos Anido. "La (auto)evaluación y el desarrollo de la competencia docente: análisis de la aplicación de la Parrilla del profesor de idiomas (European Profiling Grid) en un programa de formación inicial de profesores de Español como Lengua Extranjera en Portugal". Doutoramento, 2019. https://hdl.handle.net/10216/121064.
Atividades

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/12/01 - 2023/04/17 Jornada intitulada "I Jornada de formação de professores de ELE na FLUP: Volumen Complementario del MCER: nuevas perspectivas" cujo objetivo é conhecer os principais contributos do documento Common European Framework of Reference for Languages: Learning, teaching, assessment - Companion Volume, publicado em 2020 pelo Conselho da Europa, para o processo de ensino-aprendizagem (especialmente no que respeita aos modos de comunicação da mediação e da interação) e para a promoção da diversidade lingüística e cultural da Europa. (2023/04/17 - 2023/04/17)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021/04/01 - 2022/06/01 Linguarum Arena: Revista de Estudos em Didática de Línguas da Universidade do Porto (1647-8770) Universidade do Porto
2019/07/01 - 2019/07/31 Diacrítica. Centro de Estudos Humanísticos (0870-8967) Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho