???global.info.a_carregar???
Naíde Feijó Müller Cajado Caldeira. É Investigador CECC no(a) Universidade Católica Portuguesa. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Comunicação. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Activismo ; Direitos Humanos; Media Convencionais; Televisão; Estratégia; Relações Públicas; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Naíde Feijó Müller Cajado Caldeira
Data de nascimento
1981/06/06
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Müller, Naíde

Identificadores de autor

Ciência ID
3916-0D65-6AAC
ORCID iD
0000-0002-2708-1731

Endereços de correio eletrónico

  • 134517001@alunos.lisboa.ucp.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2017 - 2023
Em curso
Doutoramento em Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Especialização em Comunicação Estratégica
Universidade Católica Portuguesa Biblioteca Universitária João Paulo II, Portugal
2018/07/09 - 2018/07/14
Concluído
Comunicação Política (Diplôme d´études supérieures)
Especialização em Comunicação Política e Comportamento Eleitoral
Università degli Studi di Milano Anatomia Umana, Itália
6 ECTS
2009/09/01 - 2011/04/07
Concluído
Comunicação Integrada (Mestrado)
Especialização em Comunicação Estratégica
Instituto Superior de Novas Profissões, Portugal
"A Bidireccionalidade e a interacção comunicacional entre Jornalista e Assessor de Imprensa – Estudo de Caso Logica" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2005/09/06 - 2008/07/15
Concluído
Relações Públicas e Comunicação Empresarial (Licenciatura)
Especialização em Comunicação Estratégica em Contexto Organizacional
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
14
1999/09 - 2001/07
Frequentou
Professores do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico Português/Inglês (Licenciatura)
Especialização em Ensino Português - Inglês
Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
Percurso profissional

Cargos e Funções

2015/11/01 - 2019/11/29 Assessor de Imprensa Parlamentar
PAN - Assembleia da República , Portugal
2012/10 - 2015/10 Corporate Client Manager
GCI - consultora de Public Engagement, Portugal
2010/12 - 2012/10 Senior Client Executive
LLORENTE&CUENCA , Portugal

Outros

2018/02/01 - Atual Investigador CECC
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2008/06 - 2010/12 Consultora de Comunicação
Imago, Imagem e Comunicação, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Caldeira, Naíde Müller. "«Media relations and bi-directional communication interaction»". Trabalho apresentado em Atas 7º Congresso da SOPCOM - MEIOS DIGITAIS E INDÚSTRIAS CRIATIVAS – OS EFEITOS E OS DESAFIOS DA GLOBALIZAÇÃO, Porto, 2011.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Müller, Naíde. "A representação do conceito de ativismo nos programas de informação dos canais de serviço público de televisão em Portugal". Interações: Sociedade e as novas modernidades 36 (2019): 40-71. http://dx.doi.org/10.31211/interacoes.n36.2019.a2.
    Acesso aberto • Publicado • 10.31211/interacoes.n36.2019.a2
Capítulo de livro
  1. Müller, Naíde. ""The Control of Screens and Collective Imagination TV news and contemporary activism in Portugal"". In Pathologies and dysfunctions of Democracy in Media Context: Theoretical Approaches, Case Studies, Applied Research, editado por Organização: João Carlos Correia, Anabela Gradim, Ricardo Morais, 53-73. Covilhã, Portugal: Livros LabCom, 2019.
    Publicado
  2. Caldeira, Naíde Müller e Brandão, Nuno Goulart. "«The Bidirectional Communication and Interaction between Journalist and Press Officer. Case-Study Logica»". editado por Livros LabCom. Covilhã, Portugal: Livros LabCom, 2012.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/07/07 "Who are the contemporary activists represented on Portuguese TV news and what are they fighting for?" (aceite para a apresentação a 20.03.2019) Annual conference of the International Association for Media and Communication Research, IAMCR 2019
Association for Media and Communication Research, IAMCR (Espanha)
2019/01/18 “Not Only Populism on the Screens: The Concept of Activism on Portuguese Television News” 1st Lisbon Winter School for the Study of Communication, “Media and Populism”
Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, Portugal)
2018/11/12 "Control of screens and collective imagination" - II Conferences on Pathologies and Dysfunctions of Democracy in Media Context II Conferências sobre Patologias e Disfunções da Democracia no Contexto Mediático
Universidade da Beira Interior (Lisboa, Portugal)
2018/07/12 "The Representation of Activism in Television News in Portugal: The role of Public Relations" 6th Milan International Summer school. Political Communication and Electoral Behaviour Milan
(Milão)
2011/12/16 «Relações com os media e interação comunicacional bidireccional» «Meios Digitais e Indústrias Criativas - os efeitos e os desafios da Globalização» VII Congresso da SOPCOM
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (Porto, Portugal)
2011/05/05 «The Bidirectional Communication and Interaction Between Journalist and Press Officer. Case-Study Logica» «The Dialogue Imperative. Trends and Challenges in Strategic and Organizational Communication», organization for ECREA / OSCS – European Communication Research and Education Association / Organizational and Strategic Communication Section
European Communication Research and Education Association (Covilhã, Portugal)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2020/01/27 - 2020/01/31 A Faculdade de Ciências Humanas, em parceria com o IPAV, promoveu a Academia de Líderes Ubuntu, destinada aos alunos da UCP. Programa de educação não formal que enriqueceu e consolidou o desenvolvimento de cada participante enquanto líder ao serviço da comunidade, promovendo competências humanas e técnicas relevantes para o percurso de vida.
Outro
Academia de Líderes Ubuntu
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2018/07/02 - 2018/07/04 “Representação do ativismo na informação televisiva em Portugal” - Ciência 2018 - Encontro de Ciência e Tecnologia em Portugal
Conferência
Encontro de Ciência e Tecnologia em Portugal - 2018, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2015/06 - Atual Journal of Media and Communication Studies (2141-2545) Academic Journals

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2015/11/01 - Atual • Gestão de relações institucionais ao nível da representação parlamentar • Gestão da comunicação de eventos e de projetos nacionais e internacionais • Redação de conteúdos para diversas plataformas • Relações com os Media • Redação e alinhamento de diferentes discursos políticos e institucionais • Preparação e Treino de Porta-vozes • Definição estratégica de campanhas de comunicação e de aproximação aos públicos (internos e externos) Assembleia da República, Portugal
2012/10 - 2015/10 • Coordenação de equipa • Gestão de serviço a cliente em contas estratégicas do segmento Corporate: • Siemens; BP Portugal; Oceanário de Lisboa; Ernst&Young; JCDecaux; ANREEE • Gestão de projetos: Lançamento da nova imagem Olbo&Melher (Messe Frankfurt); Inauguração nova fábrica NuviFruits, fase de arranque e captação de investimento das Start Ups Talkdesk; Magnifinance e comunicação institucional e de alguns projetos/Shapers do Global Shapers Lisbon Hub • Relações com os Media e relação com fornecedores GCI - consultora de Public Engagement, Portugal
2010/12 - 2012/10 • Comunicação Corporativa e de Marca/produto das instituições: Turismo do Algarve - Allgarve; Jogos Santa Casa; Banco Best; Galp Energia; BPI, Sonae Sierra; Opway; Onyria Golf Resorts; Logica; Hitachi Consulting; Bial; Health Cluster Portugal; Torres Colombo, entre outras. • Gestão estratégica de projetos e organização de eventos • Media Relations e relação com fornecedores • Desenvolvimento e implementação das várias propostas e campanhas de comunicação
2008 - 2010 • Redacção de conteúdos • Contactos regulares com a Imprensa • Monitorização e deteção de oportunidades de comunicação • Participação em reuniões de brainstorming para apresentação de propostas de comunicação criativas: Social media; word of mouth; eventos; posicionamento de líderes de opinião • Estudo e avaliação da mancha informativa

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2017/01/12 - 2018/06/09 Ensino de Inglês Básico Nível II (Outros) Universidade Sénior de Odivelas, Portugal