???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Maria Lopes Cristóvão

Nomes de citação

  • Cristóvão, Ana Maria

Identificadores de autor

Ciência ID
1515-C772-4243
ORCID iD
0000-0002-2276-9254

Endereços de correio eletrónico

  • alc@uevora.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2020/09/30 - 2021/06/09
Concluído
Análise de Dados em Ciências Sociais (Pós-Graduação)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Escola de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
"Dinâmicas inovadoras e promotoras de ambientes de Aprendizagem para o Bem-Estar: o caso das Comunidades Escolares de Aprendizagem Gulbenkian XXI" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Distinção e Louvor
2018/01/27 - 2018/11/19
Concluído
Inteligência Emocional e Saúde Mental: Aplicações práticas na família, na educação, nas organizações e na saúde (Pós-Graduação)
Instituto CRIAP, Portugal
2008/09 - 2011/01/11
Concluído
Ciências da Educação - Avaliação em Educação (Mestrado)
Especialização em Avaliação em Educação
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
"Plano da matemática : uma avaliação do processo de implementação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2004 - 2008
Concluído
Ciências da Educação (Licenciatura)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/12/02 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Évora, Portugal
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/12 - 2021/11/30 Freelancer (Serviços Educativos) Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central - CIMAC, Portugal
Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central - CIMAC, Portugal
2014/10/01 - 2019/09/30 Bolseira de Investigação Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2012/01/16 - 2014/01/16 Bolseira de Investigação - Acompanhamento Científico do Projeto TurmaMais Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2010/06/01 - 2011/06/30 Programa de Estágios Profissionais na Administração Pública Central (PEPAC) Direção-Geral de Educação (DGE), Portugal
Direção-Geral de Educação (DGE), Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/12/01 - 2023/12/31 Cidadania e educação para a saúde: descodificação da efetividade dos projetos escolares no Algarve e Alentejo
PES2A
Investigador
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
Em curso
2014/09/01 - 2019/12/30 Promoção de Mudanças na Aprendizagem - Comunidades Escolares de Aprendizagem Gulbenkian XXI
PMA-CEAGXX
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2022/10/01 - Atual Descentralização e territorialização da educação em Portugal: novos modos de regulação
DescentrEDUC
Investigador
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia
Em curso
2021/10/01 - 2023/06/30 Inteligência emocional e bem-estar dos professores: Estudo transcultural em Portugal e Espanha
PIEB
Investigador
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia
Em curso
2012/01/16 - 2014/01/16 Acompanhamento Científico do Projecto TurmaMais
CIEP
Bolseiro de Investigação
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. "Perceções de professores do primeiro ciclo do ensino básico sobre a integração de tecnologia educativa no processo de ensino e aprendizagem: o caso das comunidades escolares de aprendizagem Gulbenkian XXI". Revista Brasileira de Educação (2022):
    https://doi.org/10.1590/S1413-24782022270039
  2. Ana Maria Cristóvão. "Dinâmicas inovadoras e promotoras de ambientes de Aprendizagem para o Bem-Estar". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (2022): https://doi.org/10.17979/reipe.2022.9.0.8899.
    10.17979/reipe.2022.9.0.8899
  3. Cristóvão, Ana María; Lopes Verdasca, José. "Comunidades Escolares de Aprendizaje Gulbenkian XXI: una experiencia innovadora(English).". Revista Investigación en la Escuela 105 105 (2021): 52-65. http://dx.doi.org/10.12795/ie.2021.i105.05.
    10.12795/ie.2021.i105.05
  4. Cristóvão, A.M.; Candeias, A.A.; Verdasca, J.L.. "Development of Socio-Emotional and Creative Skills in Primary Education: Teachers' Perceptions About the Gulbenkian XXI School Learning Communities Project". Frontiers in Education 4 (2020): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85078286937&partnerID=MN8TOARS.
    10.3389/feduc.2019.00160
  5. Valente, S.; Veiga-Branco, A.; Rebelo, H.; Lourenço, A.A.; Cristóvão, A.M.. "The relationship between emotional intelligence ability and teacher efficacy". Universal Journal of Educational Research 8 3 (2020): 916-923. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85080913395&partnerID=MN8TOARS.
    10.13189/ujer.2020.080324
  6. Cristóvão, Ana Maria; Verdasca, José; Candeias, Adelinda. "Perceções de professores de 1.º ciclo sobre a implementação de um programa de promoção de mudanças no processo de ensino e aprendizagem. O caso das comunidades escolares de aprendizagem Gulbenkian XXI". 19 (2019): 14-40. https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/5291.
    Acesso aberto • Publicado • 10.34632/investigacaoeducacional.2019.5291
  7. "Efeitos de variáveis cognitivas, emocionais e atitudinais no rendimento a matemática". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (2017): 081-084. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.10.2757.
    10.17979/reipe.2017.0.10.2757
  8. Cristóvão, A.M.; Candeias, A.A.; Verdasca, J.. "Social and emotional learning and academic achievement in Portuguese schools: A bibliometric study". Frontiers in Psychology 8 NOV (2017): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85033583547&partnerID=MN8TOARS.
    10.3389/fpsyg.2017.01913
  9. "Emotional literacy program (ELP) –How to improve learning for well- being". (2015):
  10. Fialho, Isabel; Cristóvão, Ana Maria; Salgueiro, Hélio; Cid, Marília. "O acompanhamento científico e técnico-pedagógico do Projeto TurmaMais. Impacto nas escolas". As pegadas das reformas educativas. Actas do I Colóquio Cabo-verdiano (2013): http://hdl.handle.net/10174/11280.
Capítulo de livro
  1. Payan-Carreira, Rita; Sebastião, Luís Miguel dos Santos; Cristóvão, Ana Maria; Rebelo, Hugo. Autor correspondente: Payan-Carreira, Rita. "How to Enhance Students Self-Regulation". 211-232. New York, Estados Unidos: Jorja Dutton, 2022.
    Publicado
  2. "Impactos nas variáveis cognitivas, emocionais e atitudinais no desempenho a português em alunos do 4.º ano de escolaridade do Ensino Básico Português". 2018.
  3. Fialho, Isabel; Verdasca, José; Salgueiro, Hélio; Cristóvão, Ana Maria. "Acompanhamento científico do projeto TurmaMais: dos processos aos produtos". Centro de Investigação em Educação e Psicologia - Universidade de Évora, 2013.
Livro
  1. Cristóvão, Ana Maria. Promoção de Mudanças na Aprendizagem: O caso das Comunidades Escolares de Aprendizagem Gulbenkian XXI. Évora, Portugal: centro de Investigação em Educação e Psicologia, Universidade de Évora. 2020.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Cristóvão, Ana Maria Lopes. "Dinâmicas inovadoras e promotoras de ambientes de aprendizagem para o bem-estar: o caso das comunidades escolares de aprendizagem Gulbenkian XXI". Doutoramento, 2021. http://hdl.handle.net/10174/29188.
  2. Cristovão, Ana Maria Lopes, 1985-. "Plano da matemática : uma avaliação do processo de implementação". Mestrado, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2010. http://hdl.handle.net/10451/3144.

Outros

Outra produção
  1. Projeto TurmaMais: a caminhar para o sucesso escolar. Com o alargamento da escolaridade obrigatória para o 12.º ano e com a manutenção de modelos organizacionais de escola desajustados da realidade atual, tendem a agravar-se problemas como a reprovação ou o abandono precoce do sistema de ensino. O Projeto TurmaMais parte da convicção de que é possível melhorar os resultados escolares dos alunos através da manipulação das variáveis dimensão e composiç. 2013. Cristóvão, Ana Maria; Fialho, Isabel; Salgueiro, Hélio; Cid, Marília. http://hdl.handle.net/10174/8687.
  2. O PROJETO TURMAMAIS, ALGUNS FATORES DE EFICÁCIA E MEDIDAS DE COMBATE AO INSUCESSO ESCOLAR. O Projeto TurmaMais (PTM) foi lançado em 2009 pelo Ministério da Educação (ME), de Portugal, integrado num programa de combate ao insucesso escolar - Programa Mais Sucesso Escolar (PMSE). A implementação do PTM nas escolas é acompanhada por equipas de docentes que disponibilizam apoio científico e pedagógico em áreas consideradas prioritárias para garantir que as escolas alcançam as metas de suces. 2013. Fialho, Isabel; Salgueiro, Hélio; Cristóvão, Ana Maria. http://hdl.handle.net/10174/8673.
  3. Impactos organizacionais e pedagógicos do projeto TurmaMais. O Projeto TurmaMais, orientado para metas de sucesso, evoluiu ao longo do tempo de uma lógica organizacional centrada essencialmente em produtos para uma lógica centrada em processos que tem impulsionado mudanças organizacionais e pedagógicas – começa a emergir uma cultura de escola potenciadora de melhores práticas de ensino, de aprendizagem e de avaliação e de uma maior responsabilização pelos r. 2013. Cristóvão, Ana Maria; Salgueiro, Hélio; Cid, Marília; Fialho, Isabel. http://hdl.handle.net/10174/10009.
Atividades

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/03/18 - 2021/05/06 Planificação, organização e realização do Ciclo de webinars CIMAC: - Intercâmbios de Experiências: Realiza.te: Programa de Promoção do Sucesso Escolar da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra - Partilha de Conhecimentos: Programação e Robótica no 1.º ciclo - Partilha de Conhecimentos: Desenvolvimento de Competências Socioemocinais no 1.º ciclo (2021/03/18 - 2021/05/06)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central - CIMAC, Portugal
2021/03 - 2021/05 Organização do Ciclo de webinars CIMAC, subordinados aos temas: - Programação e Robótica no 1.º ciclo - Desenvolvimento de Competências Socioemocionais no 1.º ciclo - Aprendizagem inicial da leitura e da escrita (2021/03 - 2021/05)
2020/02/12 - 2020/02/12 Organização, realização e acompanhamento do seminário «Intercâmbio de Experiências: Modelos e Práticas de Intervenção das Equipas Multidisciplinares da CIM do Cávado (2020/02/12 - 2020/02/12)
Seminário
Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central - CIMAC, Portugal