???global.info.a_carregar???
Identification

Personal identification

Full name
Ana Maria Lopes Cristóvão

Citation names

  • Cristóvão, Ana Maria

Author identifiers

Ciência ID
1515-C772-4243
ORCID iD
0000-0002-2276-9254

Email addresses

  • alc@uevora.pt (Professional)

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Spanish; Castilian Advanced (C1) Advanced (C1) Upper intermediate (B2) Proficiency (C2) Upper intermediate (B2)
English Intermediate (B1) Upper intermediate (B2) Intermediate (B1) Upper intermediate (B2) Intermediate (B1)
Education
Degree Classification
2020/09/30 - 2021/06/09
Concluded
Análise de Dados em Ciências Sociais (Pós-Graduação)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Escola de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021/01/22
Concluded
Ciências da Educação (Doutoramento)
Major in Sem especialidade
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
"Dinâmicas inovadoras e promotoras de ambientes de Aprendizagem para o Bem-Estar: o caso das Comunidades Escolares de Aprendizagem Gulbenkian XXI" (THESIS/DISSERTATION)
Distinção e Louvor
2018/01/27 - 2018/11/19
Concluded
Inteligência Emocional e Saúde Mental: Aplicações práticas na família, na educação, nas organizações e na saúde (Pós-Graduação)
Instituto CRIAP, Portugal
2008/09 - 2011/01/11
Concluded
Ciências da Educação - Avaliação em Educação (Mestrado)
Major in Avaliação em Educação
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
"Plano da matemática : uma avaliação do processo de implementação" (THESIS/DISSERTATION)
2004 - 2008
Concluded
Ciências da Educação (Licenciatura)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2021/12/02 - Current Researcher (Research) Universidade de Évora, Portugal
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2019/12 - 2021/11/30 Freelancer (Serviços Educativos) Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central - CIMAC, Portugal
Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central - CIMAC, Portugal
2014/10/01 - 2019/09/30 Bolseira de Investigação Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2012/01/16 - 2014/01/16 Bolseira de Investigação - Acompanhamento Científico do Projeto TurmaMais Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2010/06/01 - 2011/06/30 Programa de Estágios Profissionais na Administração Pública Central (PEPAC) Direção-Geral de Educação (DGE), Portugal
Direção-Geral de Educação (DGE), Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2022/12/01 - 2023/12/31 Cidadania e educação para a saúde: descodificação da efetividade dos projetos escolares no Algarve e Alentejo
PES2A
Researcher
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
Ongoing
2014/09/01 - 2019/12/30 Promoção de Mudanças na Aprendizagem - Comunidades Escolares de Aprendizagem Gulbenkian XXI
PMA-CEAGXX
PhD Student Fellow
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluded

Other

Designation Funders
2022/10/01 - Current Descentralização e territorialização da educação em Portugal: novos modos de regulação
DescentrEDUC
Researcher
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia
Ongoing
2021/10/01 - 2023/06/30 Inteligência emocional e bem-estar dos professores: Estudo transcultural em Portugal e Espanha
PIEB
Researcher
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia
Ongoing
2012/01/16 - 2014/01/16 Acompanhamento Científico do Projecto TurmaMais
CIEP
Research Fellow
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Cristóvão, Ana Maria. Promoção de Mudanças na Aprendizagem: O caso das Comunidades Escolares de Aprendizagem Gulbenkian XXI. Évora, Portugal: centro de Investigação em Educação e Psicologia, Universidade de Évora. 2020.
    Published
Book chapter
  1. Payan-Carreira, Rita; Sebastião, Luís Miguel dos Santos; Cristóvão, Ana Maria; Rebelo, Hugo. Corresponding author: Payan-Carreira, Rita. "How to Enhance Students Self-Regulation". 211-232. New York, United States: Jorja Dutton, 2022.
    Published
  2. "Impactos nas variáveis cognitivas, emocionais e atitudinais no desempenho a português em alunos do 4.º ano de escolaridade do Ensino Básico Português". 2018.
  3. Fialho, Isabel; Verdasca, José; Salgueiro, Hélio; Cristóvão, Ana Maria. "Acompanhamento científico do projeto TurmaMais: dos processos aos produtos". Centro de Investigação em Educação e Psicologia - Universidade de Évora, 2013.
Journal article
  1. "Perceções de professores do primeiro ciclo do ensino básico sobre a integração de tecnologia educativa no processo de ensino e aprendizagem: o caso das comunidades escolares de aprendizagem Gulbenkian XXI". Revista Brasileira de Educação (2022):
    https://doi.org/10.1590/S1413-24782022270039
  2. Ana Maria Cristóvão. "Dinâmicas inovadoras e promotoras de ambientes de Aprendizagem para o Bem-Estar". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (2022): https://doi.org/10.17979/reipe.2022.9.0.8899.
    10.17979/reipe.2022.9.0.8899
  3. Cristóvão, Ana María; Lopes Verdasca, José. "Comunidades Escolares de Aprendizaje Gulbenkian XXI: una experiencia innovadora(English).". Revista Investigación en la Escuela 105 105 (2021): 52-65. http://dx.doi.org/10.12795/ie.2021.i105.05.
    10.12795/ie.2021.i105.05
  4. Cristóvão, A.M.; Candeias, A.A.; Verdasca, J.L.. "Development of Socio-Emotional and Creative Skills in Primary Education: Teachers' Perceptions About the Gulbenkian XXI School Learning Communities Project". Frontiers in Education 4 (2020): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85078286937&partnerID=MN8TOARS.
    10.3389/feduc.2019.00160
  5. Valente, S.; Veiga-Branco, A.; Rebelo, H.; Lourenço, A.A.; Cristóvão, A.M.. "The relationship between emotional intelligence ability and teacher efficacy". Universal Journal of Educational Research 8 3 (2020): 916-923. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85080913395&partnerID=MN8TOARS.
    10.13189/ujer.2020.080324
  6. Cristóvão, Ana Maria; Verdasca, José; Candeias, Adelinda. "Perceções de professores de 1.º ciclo sobre a implementação de um programa de promoção de mudanças no processo de ensino e aprendizagem. O caso das comunidades escolares de aprendizagem Gulbenkian XXI". 19 (2019): 14-40. https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/5291.
    Open access • Published • 10.34632/investigacaoeducacional.2019.5291
  7. "Efeitos de variáveis cognitivas, emocionais e atitudinais no rendimento a matemática". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (2017): 081-084. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.10.2757.
    10.17979/reipe.2017.0.10.2757
  8. Cristóvão, A.M.; Candeias, A.A.; Verdasca, J.. "Social and emotional learning and academic achievement in Portuguese schools: A bibliometric study". Frontiers in Psychology 8 NOV (2017): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85033583547&partnerID=MN8TOARS.
    10.3389/fpsyg.2017.01913
  9. "Emotional literacy program (ELP) –How to improve learning for well- being". (2015):
  10. Fialho, Isabel; Cristóvão, Ana Maria; Salgueiro, Hélio; Cid, Marília. "O acompanhamento científico e técnico-pedagógico do Projeto TurmaMais. Impacto nas escolas". As pegadas das reformas educativas. Actas do I Colóquio Cabo-verdiano (2013): http://hdl.handle.net/10174/11280.
Thesis / Dissertation
  1. Cristóvão, Ana Maria Lopes. "Dinâmicas inovadoras e promotoras de ambientes de aprendizagem para o bem-estar: o caso das comunidades escolares de aprendizagem Gulbenkian XXI". PhD, 2021. http://hdl.handle.net/10174/29188.
  2. Cristovão, Ana Maria Lopes, 1985-. "Plano da matemática : uma avaliação do processo de implementação". Master, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2010. http://hdl.handle.net/10451/3144.

Other

Other output
  1. Projeto TurmaMais: a caminhar para o sucesso escolar. Com o alargamento da escolaridade obrigatória para o 12.º ano e com a manutenção de modelos organizacionais de escola desajustados da realidade atual, tendem a agravar-se problemas como a reprovação ou o abandono precoce do sistema de ensino. O Projeto TurmaMais parte da convicção de que é possível melhorar os resultados escolares dos alunos através da manipulação das variáveis dimensão e composiç. 2013. Cristóvão, Ana Maria; Fialho, Isabel; Salgueiro, Hélio; Cid, Marília. http://hdl.handle.net/10174/8687.
  2. O PROJETO TURMAMAIS, ALGUNS FATORES DE EFICÁCIA E MEDIDAS DE COMBATE AO INSUCESSO ESCOLAR. O Projeto TurmaMais (PTM) foi lançado em 2009 pelo Ministério da Educação (ME), de Portugal, integrado num programa de combate ao insucesso escolar - Programa Mais Sucesso Escolar (PMSE). A implementação do PTM nas escolas é acompanhada por equipas de docentes que disponibilizam apoio científico e pedagógico em áreas consideradas prioritárias para garantir que as escolas alcançam as metas de suces. 2013. Fialho, Isabel; Salgueiro, Hélio; Cristóvão, Ana Maria. http://hdl.handle.net/10174/8673.
  3. Impactos organizacionais e pedagógicos do projeto TurmaMais. O Projeto TurmaMais, orientado para metas de sucesso, evoluiu ao longo do tempo de uma lógica organizacional centrada essencialmente em produtos para uma lógica centrada em processos que tem impulsionado mudanças organizacionais e pedagógicas – começa a emergir uma cultura de escola potenciadora de melhores práticas de ensino, de aprendizagem e de avaliação e de uma maior responsabilização pelos r. 2013. Cristóvão, Ana Maria; Salgueiro, Hélio; Cid, Marília; Fialho, Isabel. http://hdl.handle.net/10174/10009.
Activities

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2021/03/18 - 2021/05/06 Planificação, organização e realização do Ciclo de webinars CIMAC: - Intercâmbios de Experiências: Realiza.te: Programa de Promoção do Sucesso Escolar da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra - Partilha de Conhecimentos: Programação e Robótica no 1.º ciclo - Partilha de Conhecimentos: Desenvolvimento de Competências Socioemocinais no 1.º ciclo (2021/03/18 - 2021/05/06)
Seminar (Member of the Organising Committee)
Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central - CIMAC, Portugal
2021/03 - 2021/05 Organização do Ciclo de webinars CIMAC, subordinados aos temas: - Programação e Robótica no 1.º ciclo - Desenvolvimento de Competências Socioemocionais no 1.º ciclo - Aprendizagem inicial da leitura e da escrita (2021/03 - 2021/05)
2020/02/12 - 2020/02/12 Organização, realização e acompanhamento do seminário «Intercâmbio de Experiências: Modelos e Práticas de Intervenção das Equipas Multidisciplinares da CIM do Cávado (2020/02/12 - 2020/02/12)
Seminar
Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central - CIMAC, Portugal