???global.info.a_carregar???
Giuseppe Formato. Works in the area(s) of Social Sciences with emphasis on Educational Sciences.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Giuseppe Formato

Nomes de citação

  • Formato, Giuseppe

Identificadores de autor

Ciência ID
1113-7319-7E9C
ORCID iD
0000-0002-8191-4458

Endereços de correio eletrónico

  • gformato@lesley.edu (Profissional)
  • giuseppe.formato@iscte-iul.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Italiano
Português
Inglês
Alemão
Formação
Grau Classificação
2017/06
Concluído
Educational Studies (Doctor of Philosophy)
Especialização em Adult Learning and Development
Lesley University College of Liberal Arts and Sciences, Estados Unidos
"The Impact of Language Variety and Motivation on Language Acquisition in Adult Heritage Learners of Portuguese" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2013/06
Concluído
Applied Linguistics (Master)
Especialização em Foreign Language Pedagogy
University of Massachusetts at Boston College of Liberal Arts, Estados Unidos
2011
Concluído
Italian Studies (Bachelor)
University of Massachusetts at Boston College of Liberal Arts, Estados Unidos
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015 - Atual Leitor (Docente Universitário) Lesley University, Estados Unidos

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/05 - 2020/06 Visiting Researcher ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/09 - 2020 Fellow Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Formato, G.. "Eco-justice Pedagogy All’Italiana: Radical Italian Art in the Italian-language Classroom". Theory and Practice in Language Studies (2020): https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/eco-justice-pedagogy-allitaliana-radical-italian-art-in-the-italian-language-classroom/77786?lang=en.
  2. Formato, G.. "Arte Povera as a Tool in Critical Italian-Language Pedagogy". International Journal of Linguistics (2020): https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/arte-povera-as-a-tool-in-critical-italian-language-pedagogy/77768?lang=en.
    10.5296/ijl.v12i4.17423
  3. Formato, G.. "How Language Variety and Motivation Impact Language Acquisition in Adult Heritage Learners of Portuguese". European Journal of Foreign Language Teaching (2018): https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/how-language-variety-and-motivation-impact-language-acquisition-in-adult-heritage-learners-of/77788?lang=en.
    https://oapub.org/edu/index.php/ejfl/article/view/1800
  4. Formato, G.. "Instilling Critical Pedagogy in the Italian Language Classroom Journal of Language Teaching and Research". Journal of Language Teaching and Research (2018): https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/instilling-critical-pedagogy-in-the-italian-language-classroom-journal-of-language-teaching-and/77789?lang=en.
    10.17507/jltr.0906.01
Capítulo de livro
  1. Formato, G.; Cordeiro, Graça Índias. "Quando a variante é o que importa: reflexões partilhadas sobre os usos e os sentidos da língua portuguesa em Boston (Massachusetts, USA)". 2020.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2018/11 Matteo Ricci Art in the Contact Zone course
Emmanuel College
2018/10 Gramsci in the Italian Language Classroom: Teaching Italian Through a Critical Lens Mountain Interstate Foreign Language Conference
University of Tennessee (Knoxville, Tennessee , Estados Unidos)
2018/10 When Linguistic Variety Is Paramount: Shared Reflections on the Meanings And Uses Of Portuguese in the Greater Boston Area Big Cities, Small Languages Conference
Leibniz-Zentrum für Allgemeine Sprachwissenschaft (Berlin, Alemanha)
2018/07 Quando a variante é o mais importante: reflexões partilhadas sobre os usos e sentidos da língua portuguesa na área de Boston, MA Stories, Memories and New Narratives of/in Emigration
Calouste Gulbenkian Foundation (Lisbon, Portugal)
2018/05 Teaching Italian in an International Environment Annual Conference of the Canadian Society for Italian Studies
University of Ottowa (Ottowa, Ontario, Canadá)
2018/04 Teaching Italian from a Critical Perspective Cincinnati Conference on Romance Languages and Literatures
University of Cincinnati (Cincinnati, Ohio, Estados Unidos)
2018/03 Kulturindustrie: The Arguments of Theodor Adorno Social Justice and the Visual Arts course
Harvard Extension School (Cambridge, Massachusetts, Estados Unidos)
2017/10 Exploring Identity and Motivation in Language Acquisition of Heritage Learners of Portuguese Culture and Identity Configurations: Reflections on the XXI Century
Hofstra University (Hemptstead, New York, Estados Unidos)
2017/04 How Language Variety and Motivation Impact Language Acquisition in Adult Heritage Learners of Portuguese The Languages, Literatures, and Cultures Conference
University of Kentucky (Lexington, Kentuncky, Estados Unidos)
2016 Adorno and the Culture Industry Arts and Social Justice course
Emmanuel College (Boston, Massachusetts, Estados Unidos)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2015 - Atual Italian I, Italian II, Italian III, Italian Cinema, Portuguese I, Portuguese II, Masterpieces of World Cinema, Cinema of the Portuguese-Speaking World
Distinções

Prémio

2020 Lesley University Adjunct Faculty Professional Development Fund Grant
Lesley University, Estados Unidos
2019 Lesley University Education Summit Grant Award
Lesley University, Estados Unidos
2017 Lesley University Research Presentation Grant
Lesley University, Estados Unidos
2014 Luso-American Foundation Scholarship for Teachers of Portuguese in the US