Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Marta Sofia Pinto Martins
Nomes de citação
- Martins, Marta
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 0C1B-E2EE-E106
- ORCID iD
- 0000-0002-4872-0539
Endereços de correio eletrónico
- Marta.Sofia.Martins@iscte-iul.pt (Profissional)
Websites
- https://ciencia.iscte-iul.pt/authors/marta-martins/cv (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
- Ciências Médicas e da Saúde - Medicina Básica - Neurociências
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2019
Concluído
|
Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Acknowledging plasticity in reading and music: behavioral and neuroimaging studies with children" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado |
2012
Concluído
|
Mestrado em Administração e Gestão da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
"Contributos para a construção de um referencial de avaliação dos apoios educativos: Estudo exploratório no 1.º ciclo do ensino
básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 |
2007
Concluído
|
Biologia (Licenciatura)
Especialização em Ramo Científico
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
15 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/12/01 - Atual | Investigador Contratado (Investigação) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2015/03/01 - 2019/02/28 | Investigador (Investigação) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | ||
2017/09/20 - 2018/01/20 | Investigador visitante (Investigação) | Boston Children's Hospital, Estados Unidos |
Gaab Lab, Boston Children's Hospital (Harvard Medical School), Estados Unidos | ||
2017/03/01 - 2017/06/30 | Investigador visitante (Investigação) | Friedrich-Schiller-Universität Jena Medizinische Fakultät, Alemanha |
Structural Brain Mapping Group, University of Jena, Alemanha | ||
2016/01/01 - 2016/03/31 | Investigador visitante (Investigação) | Friedrich-Schiller-Universität Jena Medizinische Fakultät, Alemanha |
Structural Brain Mapping Group, University of Jena, Alemanha |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/09/01 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2007/09 - 2015/02 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Câmara Municipal de Matosinhos, Portugal |
Professor de Música - Agrupamento de Escolas Irmãos Passos, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2015/03/01 - 2019/02/28 | The impact of music training on reading and mathematical abilities of normal and reading disabled children: a behavioral and
neuroimaging longitudinal study
SFRH/BD/99622/2014
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/09/01 - Atual | Music and Auditory-Motor Processing in Children - Neurobiological and Environmental Modulations
NA
Investigador Pós-doutorado
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
|
Em curso
|
2019/12/01 - 2022/08/31 | MUSE - Music for the development of social skills: The impact of music training on socio-emotional processing
028274-AAC/02/SAICT/2017
Investigador Pós-doutorado
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2015 - 2018 | The Impact of music training on reading and mathematical abilities of normal and reading disabled children: a behavioral and
neuroimaging longitudinal study
304/2014
Investigador
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
|
Fundação Bial
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2017/09 - 2018/01 | BabyBOLD Study
-
Collaborator
Gaab Lab, Boston Children's Hospital (Harvard Medical School), Estados Unidos
|
National Institutes of Health
Em curso
|
2017 - 2018 | Behavioral Characteristics and Neural Correlates of Reading Impairment in FASD
1U01AA023503-01
Collaborator
Gaab Lab, Boston Children's Hospital (Harvard Medical School), Estados Unidos
|
Concluído
|
2014 - 2014 | Age-related changes in the musical perception
NA
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Concluído
|
2011 - 2014 | The role of artistic projects in the academic achievement of 2nd cycle students
NA
Investigador
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2021 | Há sempre música dentro de nós. A música e a neuroeducação | A Escola XXI em 61 minutos
Câmara Municipal da Maia (Maia, Portugal)
|
2020 | As bases neurobiológicas da leitura [vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=24R_wuLqACQ | Curso Alfabetização Baseada na Ciência
MEC; CAPES; University of Porto
|
2019 | Neuroeducation: contribution and challenges for an inclusive School | I Congresso Escolha Educar
Escolha Múltipla (Porto, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021 - Atual | Music and Reading: Associations between music training, music aptitude, personality and reading
Orientador
|
Mestrado em Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019 - 2019 | What Does Music Training Teach Us About Cognition and Brain Plasticity? Current Perspectives and Challenges (in the series
No Laboratório à Conversa Com) (2019 - 2019)
Mesa-redonda (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2017 - 2017 | 12nd Meeting of the Portuguese Association for Experimental Psychology (2017 - 2017)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2016 - 2016 | 23rd Annual Meeting of the Society for the Scientific Study of Reading (2016 - 2016)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Society for Scientific Study of Reading, Estados Unidos Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2016 - 2016 | Conference by Dr. Bogdan Draganski (University of Lausanne), In Vivo Studies of Brain Plasticity (2016 - 2016)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2016 - 2016 | II Symposium of the Doctoral Program in Psychology (2016 - 2016)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2015 - 2015 | I Symposium of the Doctoral Program in Psychology (2015 - 2015)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2016 - 2016 | SPM course 2016
Oficina (workshop)
|
SPM course 2016
Universität Zürich, Suiça
|
2015 - 2015 | Cognitive Neuroscience course, Helsinki Summer School
Outro
|
Helsinki Summer School
Helsingin yliopisto, Finlândia
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/12/14 | Impulsividade: activação neurovegetativa da emoção e sua relação com o aparelho gastrointestinal
Arguente principal
|
Vera Patrícia Monteiro Ferreira (Mestrado)
Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal
|
2019/12/13 | Relação entre as emoções e as zonas abdominais (pontos G)
Arguente principal
|
Carla Antónia Fonseca Silva Batista (Mestrado)
Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal
|
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/02/11 - 2020/02/24 | Fulbright Grant Reviewer (Visiting Student Researcher) | Fulbright Portugal, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2021 - Atual | Fundamentos do processamento dos componentes musicais; Neurociências da música aplicadas à performance e composição musical | Pós-graduação em Neurociências da Música (Pós-Graduação) | Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal |
2020/09 - Atual | Biological Bases of Emotions | Science on Emotions (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020 - Atual | Psychophysiology and Genetics | Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2015 - Atual | Courses (Integrated MSc in Medicine): Introduction to Medicine I; Nervous System Anatomy and Physiology courses; History of Medicine | (Mestrado integrado) | Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal |
2020 - 2021 | Elements of Human Anatomy and Physiology course | (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal |
2020 - 2021 | Rehabilitation Nursing course, Post-graduate Specialization Program in Rehabilitation Nursing | (Pós-Graduação) | Escola Superior de Enfermagem Cruz Vermelha Portuguesa - Alto Tâmega, Portugal |
2019 - 2019 | Music and the brain (Psychology of Music Course) | (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2018 - 2018 | Ação de formação contínua para professores do ensino básico: Da Ciência à Educação: Práticas para Promover o Ensino da Leitura e da Escrita | (Outros) | Centro de Formação Abel Salazar, Portugal |
2018 - 2018 | Music and the brain (Psychology of Music Course) | (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2014 - 2015 | Elected member (student representative), Monitoring Committee of the Doctoral
Program in Psychology, University of Porto, Portugal
Membro
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2021/09 - Atual | Psychologica |
Distinções
Prémio
2019 | Best Poster Award, XV PhD Meeting in Psychology (Ana Isabel Correia)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2017 | Fulbright grant (Internship at Gaab Lab, Laboratories of Cognitive Neuroscience, Boston Children's Hospital, Harvard University)
Fulbright Portugal, Portugal
|
2005 | Poster award (3rd place)
Universidade do Algarve, Portugal
|