???global.info.a_carregar???
Susana da Cruz Martins, doutorada em Sociologia (da educação). Professora auxiliar no ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa e investigadora no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES). É membro do Observatório das Desigualdades e Diretora do Mestrado de Administração Escolar (na ESPP, ISCTE). Foi bolseira de Pós-doutoramento pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e Gulbenkian Professorship pela F. C. Gulbenkian. Participou e coordenou projetos de investigação nacionais e internacionais. Sublinhe-se a coordenação nacional (em Portugal) do projeto europeu Eurostudent - Social and Economic Conditions of Student Life In Europe. É autora de um conjunto de publicações, nacionais e internacionais, sobretudo nas áreas das políticas de educação e do ensino superior, dos sistemas educativos comparados, e das desigualdades sociais.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Susana da Cruz Martins
Data de nascimento
1974/03/07
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Martins, Susana da Cruz
  • Martins, SC

Identificadores de autor

Ciência ID
0912-18BD-294C
Google Scholar ID
5O8SEngAAAAJ

Endereços de correio eletrónico

  • susana.martins@iscte-iul.pt (Profissional)

Websites

Formação
Grau Classificação
2010/12
Concluído
Sociologia (Doutoramento)
Especialização em Sociologia da Educação
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2002
Concluído
Sociologia (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
1992/09 - 1997/12
Concluído
Sociologia (Licenciatura)
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1998 - Atual Investigador (Investigação) CIES-IUL, ISCTE, Portugal
2011 - 2016 Pós-doutorado (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2005 - 2009 Investigador (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/05 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Escola de Sociologia e Políticas Públicas, Portugal
2010 - 2016 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2010/09 - 2011/02 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2003 - 2005 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
1999 - 2001 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017 - Atual Diretora do Curso de Mestrado de Administração Escolar ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Escola de Sociologia e Políticas Públicas, Portugal
2006 - 2009 Avaliadora externa no processo de avaliação externa das unidades de gestão escolares (escola e agrupamento) Inspeção-Geral de Educação e Ciência, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - 2019 Gulbenkian Professorship ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2020/01/21 - 2020/01/21 Reduzir o insucesso e o abandono escolar
na
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação em Ciências da Informação Tecnologias e Arquitetura, Portugal
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Concluído
2011/04/01 - 2017/03/31 A Nova Era das Desigualdades Escolares: A educação em análise pelos seus actores centrais
SFRH/BPD/73702/2010
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
FCT
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2023/08/01 - 2024/11/30 Espaço para crescer
n.a
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
DGES
Em curso
2023/12/18 - 2024/08/31 Baseline study methodology plan and protocol
n.a
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Aga Khan
Em curso
2021/11/09 - 2024/02/29 Avaliação externa do Programa Schools 2030
na
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Fundação Aga Khan Portugal - AKF (Prt)
Em curso
2023/05/23 - 2023/12/31 Inquérito Socioeconómico aos Estudantes do Ensino Superior em Portugal
n.a
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Direção-Geral do Ensino Superior
Concluído
2023/02/16 - 2023/09/30 Implementação e resultados dos Planos de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas
PREDEP 51714/2022/DGE-DSPE-ERTE
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Direção-Geral da Educação
Concluído
2022/06/03 - 2023/06/03 Educação Doutoral em Portugal: Que Futuro?
n.a
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
A3ES - Agência De Avaliação E Acreditação Do Ensino Superior
Concluído
2021/09/23 - 2021/12/15 Aquisição de serviços de consultoria especializada na área da equidade no ensino superior e do sistema educativo português
2021/072/DGEEC/AD
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência
Concluído
2021/02/25 - 2021/07/16 Inquérito Socioeconómico aos Estudantes do Ensino Superior em Portugal – EUROSTUDENT VII
na
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Direção-Geral do Ensino Superior
Concluído
2019/05/13 - 2020/12/31 Avaliação do Contributo do Portugal 2020 para a Promoção do Sucesso Educativo, Redução do Abandono Escolar Precoce e Empregabilidade dos Jovens para o Programa Operacional Capital Humano
na
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Secretaria-Geral do Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social. (SGMSESS)
Concluído
2016/05/01 - 2019/04/30 Internacionalização e desenvolvimento da área de Políticas Públicas de Educação
FCG/GP
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2017/04/18 - 2017/12/31 Inquérito Socioeconómico aos Estudantes do Ensino Superior em Portugal em 2017
cla. 79311000-7
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Direção-Geral do Ensino Superior (DGES)
Concluído
2017/01/13 - 2017/11/12 A diferença que a escola pode fazer: o sucesso escolar no concelho de Almada (4º e 6º ano)
252/AD/2016
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Câmara Municipal de Almada
Concluído
2016/11/18 - 2017/05/17 Impactos da Redução do Número de Alunos/Turma
CTR/44/2016/DSCP
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Gabinete do Ministro da Educação
Concluído
2013/06/01 - 2015/05/31 Desafios Educativos na Europa do Sul. Equidade e Eficiência em tempos de crise
PTDC/IVC-SOC/5079/2012
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Concluído
2015/01/20 - 2015/02/16 40 Anos de Politicas de Ciência e Ensino Superior em Portugal
-
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Banco de Portugal - DCC-SPC e Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2011/01/26 - 2012/01/30 Estudo sobre o Projecto Escola Ciência Viva
-
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica
Concluído
2009/04/01 - 2011/06/30 Estudantes do Ensino Superior e Empréstimos com Garantia Mútua
-
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
SPGM - Sociedade de Investimento, SA
Concluído
2009/09/01 - 2010/11/30 Sucesso escolar e perfis organizacionais. Um olhar a partir dos relatórios de avaliação externa
FSE/CED/83498/2008
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

Universidade do Algarve, Portugal

Barafunda - Associação Juvenil de Cultura e Solidariedade Social , Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Concluído
2007/05/14 - 2008/06/15 Os Estudantes e os seus Trajectos no Ensino Superior: sucesso e insucesso, factores e processos, promoção de boas práticas
PSE/DIV/0001/2006
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

Instituto de Sociologia da Universidade do Porto , Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Concluído
2006 - 2007 Inquérito às Condições Socioeconómicas dos Estudantes do Ensino Superior em Portugal - 2007, EUROSTUDENT III
EUROSTUDENT III
Investigador responsável
CIES-IUL, ISCTE, Portugal
Direção-Geral do Ensino Superior (DGES)
Concluído
2003/11/26 - 2005/05/30 Inquérito Sócio-Económico aos Estudantes do Ensino Superior - Eurostudent 2005
-
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

Hochschul-Informations-System eG, Alemanha

Institute for Advanced Studies, Áustria

Flemish Interuniversity Council , Bélgica

Student Research Foundation, Finlândia

Observatoire national de la Vie Etudiante, França

National University of Ireland Maynooth, Irlanda

Università degli Studi di Camerino , Itália

Amsterdam Economics, Países Baixos
Direcção Geral do Ensino Superior do Ministério da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior (DGES-MCTES)
Concluído
2002/03/01 - 2004/07/01 Literacia e outras Competências na Sociedade do Conhecimento: Perfis e Processos
POCTI/38168/SOC/2001
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Concluído
2000/12/01 - 2003/06/15 Padrões de Vida: Perfis e Tendências na Sociedade Portuguesa Contemporânea
POCTI/SOC/36483/99
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Concluído
1997/05/15 - 2000/11/30 A Modernização das Estruturas Sociais
PRAXIS/SOC/2/2.1/CSH/782/95
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2017/01 - 2017/12 Desigualdades Sociais: Portugal e a Europa
Investigador responsável
CIES-IUL, ISCTE, Portugal
Concluído
2014 - 2017 PROCLEU: Classes Sociais e Desigualdades na Sociedade Europeia Contemporânea
Investigador
CIES-IUL, ISCTE, Portugal
Concluído
2012/06/30 - 2015/12/31 Pensar o Futuro: efeitos da crise numa reconfiguração de rendimentos e consumos da classe média em Portugal
CONSUMOS
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
CIES-IUL, ISCTE
Concluído
2003 - 2004 Processos de Transição do Ensino Secundário Para o Superior: Os Alunos do Instituto Politécnico de Santarém
Bolsa de Financiamento Associação politécnica - Institutos Politécnicos do Centro
Investigador responsável
Concluído
1998 - 2000 Os Estudantes Universitários e a Sociedade Portuguesa: Cursos e Trajectos Estudantis
Os Estudantes Universitários e a Sociedade Portuguesa: Cursos e Trajectos Estudantis
Investigador
CIES-IUL, ISCTE, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Cipriano, G.; Martins, S. da C.. "Avaliação das aprendizagens em Portugal durante a pandemia". Trabalho apresentado em A gestão da incerteza na educação: (Des)continuidades e desafios: Livro de atas do X Simpósio de Organização e Gestão Escolar, Aveiro, 2023.
    Publicado • 10.48528/kc4m-sa71
  2. Nunes, N.; Mauritti, R; Martins, S. C.; Romão, A. L.; Costa, A. F.. "Tendências da condição precária na Europa: reconfigurações da desigualdade laboral". Trabalho apresentado em IX Congresso Português de Sociologia, Faro, 2017.
    Publicado
  3. Martins, S. C.. "Performance, inequality, and the organisation of educational systems: an international comparison of the dynamics of schooling". Trabalho apresentado em Proceedings of ADVED 2016 2nd International Conference on Advances in Education and Social Sciences, Istambul, 2016.
    Publicado
  4. Abrantes, P.; Amândio, S.; Martins, S. C.; Sebastião, J.; Alonso, R. F.. "The “education quality” policies in Southern Europe and its impacts over teachers’ and students’ lives". Trabalho apresentado em A educação na Europa do sul: constrangimentos e desafios em tempos incertos, Atas da I Conferência Ibérica da Sociologia da Educação, Lisboa, 2016.
    Publicado
  5. Martins, S.; Mauritti, R. "Como estão as famílias de classe média a lidar com a crise?: um olhar focalizado sobre a reconfiguração dos estilos de vida das famílias com crianças". Trabalho apresentado em Atas do VIII Congresso Português de Sociologia: 40 anos de democracia(s): progressos, contradições e prospetivas, Évora, 2014.
    Publicado
  6. Martins, S. da C.. "Social state and public support for education: European dynamics and configurations". Trabalho apresentado em EDULEARN13 Proceedings, Barcelona, 2013.
    Publicado
  7. Martins, S. da C.. "Schools and ICT resources: New educational challenges in European perspective". Trabalho apresentado em EDULEARN13 Proceedings, Barcelona, 2013.
    Publicado
  8. Martins, SC; Mauritti, R. "Ficar na casa dos pais. Contextos residenciais e familiares dos estudantes do ensino superior". Trabalho apresentado em Colóquio Olhares sobre os jovens em Portugal: Saberes, Políticas, Acções, Lisboa, 2011.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Martins, S. da C.; Mauritti, R.; Machado, B.. "How has the pandemic affected access and the feeling of belonging in Portuguese higher education?". Education Sciences 13 9 (2023): https://www.mdpi.com/journal/education.
    Publicado • 10.3390/educsci13090942
  2. Costa, A. F.; Martins, S. C.; Pintassilgo, S.; Nunes, N.; Carvalho, H.. "Publicação científica e ciências sociais. 100 números da revista Sociologia, Problemas e Práticas". Sociologia, Problemas e Práticas 100 (2022): 13-39. https://revistas.rcaap.pt/sociologiapp/index.
    Publicado • 10.7458/SPP202210028003
  3. Albuquerque, A.; Seabra, T.; Martins, S. C.. "Seletividade social na escola básica portuguesa: Dinâmicas, condições e políticas (2008-2018)". Análise Social 57 244 (2022): 520-543. http://analisesocial.ics.ul.pt/?page_id=1295.
    Publicado • 10.31447/as00032573.2022244.04
  4. Cipriano, G.; Martins, S. C.. "Beliefs on assessment and grade repetition among teachers in Portugal". Meta: Avaliação 13 39 (2021): 248-273. https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/issue/view/128.
    Publicado • 10.22347/2175-2753v13i39.3033
  5. Sebastião, J.; Martins, S. C.; Capucha, A.; Capucha, L.. "School autonomy and decentralisation in Portugal: a reluctant and contradictory path". Autonomie Locali e Servizi Sociali 43 2 (2020): 343-359. https://www.rivisteweb.it/doi/10.1447/98725.
    Publicado • 10.1447/98725
  6. Gil, P. D.; Martins, S. C.; Moro, S.; Costa, J. M.. "A data-driven approach to predict first-year students’ academic success in higher education institutions". Education and Information Technologies N/A (2020): https://www.springer.com/journal/10639.
    Publicado • 10.1007/s10639-020-10346-6
  7. Miguel, H.; Ramos, P.; Martins, S. C.; Costa, J. M.. "Provision of academic data for research: a step for academic success". Education for Information N/A (2020): 1-19. https://content.iospress.com/articles/education-for-information/efi190349.
    Publicado • 10.3233/EFI-190349
  8. Sebastião, J.; Capucha, L.; Martins, S. C.; Capucha, A.. "Sociologia da educação e construção de políticas educativas da teoria à prática". Revista de Sociología de la Educación 13 1 (2020): 7-19. https://ojs.uv.es/index.php/RASE/about/editorialPolicies#focusAndScope.
    Publicado • 10.7203/RASE.13.1.16225
  9. Martins, S. C.; Carvalho, H.; Ávila, P.; Costa, A. F.. "Policies for widening participation and success factors in Portuguese higher education". Creative Education 8 2 (2017): 210-230. http://www.scirp.org/Journal/PaperInformation.aspx?PaperID=74090.
    Publicado • 10.4236/ce.2017.82018
  10. Martins, S. C.. "Performance, organisation and inequality in education systems: an international comparison of the dynamics of schooling". International e-Journal of Advances in Education 2 6 (2016): 374-382. http://ijaedu.ocerintjournals.org/.
    Publicado • 10.18768/ijaedu.280565
  11. Mauritti, R; Martins, S. C.; Nunes, N.; Romão, A. L.; Costa, A. F.. "The social structure of European inequality: a multidimensional perspective". Sociologia, Problemas e Práticas 81 (2016): 75-93. http://revistas.rcaap.pt/sociologiapp/article/view/8798.
    Publicado • 10.7458/SPP2016818798
  12. Capucha, L.; Sebastião, J.; Martins, S. C.; Capucha, A. R.. "Crisis and education in Southern Europe: the effects of austerity and ideology". Comparative Sociology 15 5 (2016): 593-620. http://booksandjournals.brillonline.com/content/journals/10.1163/15691330-12341402.
    Publicado • 10.1163/15691330-12341402
  13. Martins, S.; Mauritti, R.; Nunes, N.; Romão, A. L.; Costa, A. F.. "A educação ainda é importante para a mobilidade social? Uma perspetiva das desigualdades educacionais da Europa do sul no contexto europeu". Revista Portuguesa de Educação 29 2 (2016): 261-285. http://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/7920/7491.
    Publicado • 10.21814/rpe.7920
  14. Mauritti, R; Martins, S. C.. "Consumos de classe média num Portugal em crise: cultura, lazeres e tecnologias de informação". Sociologias 16 37 (2014): 144-175. http://www.seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/50588/31591.
    Publicado • 10.1590/15174522-016003706
  15. Martins, SC; Mauritti, R; Costa, A. F.. "Acesso a bases de microdados: aplicações e impactos na pesquisa em ciências sociais". Mediações 18 1 (2013): 66-82. http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/16470.
    Publicado • 10.5433/2176-6665.2013v18n1p66
  16. Martins, SC. "Portugal, um lugar de fronteira na Europa-Uma leitura de indicadores socioeducacionais". Sociologia, Problemas e Práticas 49 (2005): 141-161. http://www.scielo.gpeari.mctes.pt/pdf/spp/n49/n49a08.pdf.
    Publicado
  17. Martins, S. C.; Sousa, J.. "Entre o secundário e o superior: trajectórias e orientações escolares dos estudantes recém chegados ao IPS". Interacções 1 (2005): 125-148. http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/index.
    Publicado
  18. Martins, SC. "Novos associativismos e tematizações na sociedade portuguesa". Sociologia, Problemas e Práticas 43 (2003): 103-132.
    Publicado
  19. Machado, F. L.; Costa, A. F.; Mauritti, R; Martins, SC; Casanova, J. L.; Almeida, J. F.. "Classes sociais e estudantes universitários: origens, oportunidades e orientações". Revista Crítica de Ciências Sociais 66 (2003): 45-80. http://rccs.revues.org/1140.
    Publicado
  20. Costa, A. F.; Mauritti, R; Martins, SC; Machado, F. L.; Almeida, J. F.. "Social classes in Europe". Portuguese Journal of Social Science 1 1 (2002): 5-39. http://www.intellectbooks.co.uk/journals/view-Article,id=7056/.
    Publicado • 10.1386/pjss.1.1.5
  21. Mauritti, R; Martins, S. C.; Antunes, A.; Costa, A. F.. "Utilização de bases de microdados na investigação em Ciências Sociais". Revista de Estatística 2 2 (2002): 47-64. https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_publicacoes&PUBLICACOEStipo=ea&PUBLICACOEScoleccao=107710&selTab=tab0&xlang=pt.
    Publicado
  22. Martins, SC. "Novos associativismos: Espaços renovados de participação, cidadania e educação". Revista ESES 11 (2001): 89-117.
    Publicado
  23. Costa, A. F.; Mauritti, R; Martins, SC; Machado, F. L.; Almeida, J. F.. "Classes sociais na Europa". Sociologia, Problemas e Práticas 34 (2000): 9-43. http://www.scielo.gpeari.mctes.pt/pdf/spp/n34/n34a01.pdf.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Martins, SC. "Democratização e desigualdades no sistema educativo português: atender ao presente e perspetivar o futuro". In Estado da Educação 2021. Lisboa, Portugal: CNE – Conselho Nacional de Educação, 2022.
    Publicado
  2. Martins, SC. "ALARGAMENTO SOCIAL E CONDIÇÕES DE VIDA DOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR: Portugal e o contexto europeu". In Práticas Inovadoras em Gestão Universitária: Interfaces entre Brasil e Portugal, editado por Antonio José Barbosa de Oliveira; Eliane Ribeiro Pereira; Rosário Mauritti. Rio de Janeiro, Brasil: UFRJ e Iscte, 2020.
    Publicado
  3. Martins, SC. "CAPÍTULO 3 A EDUCAÇÃO E A COVID-19: DESIGUALDADES, EXPERIÊNCIAS E IMPACTOS DE UMA PANDEMIA NÃO ANUNCIADA". In Um Olhar Sociológico sobre a Crise Covid-19 em Livro. Lisboa, Portugal: Observatório das Desigualdades Sociais, 2020.
    Publicado
  4. Martins, SC; Albuquerque, Adriana; Capucha, Luís. "1. School autonomy, and administration. Configurations and processes in Europe.". In School autonomy, organization and performance in Europe. A comparative analysis for the period from 2000 to 2015, 1-3. Lisboa, Portugal: CIES-ISCTE, 2019.
    Publicado
  5. Martins, SC; Machado, B.. "3. Evaluation and accountability processes in schools and education systems. A European characterization". In School autonomy, organization and performance in Europe. A comparative analysis for the period from 2000 to 2015, 33-42. --, Portugal: CIES-ISCTE, 2019.
    Publicado
  6. Martins, SC; Carvalho, H.; Capucha, Luís; Capucha, A.. "4. Autonomy, leardship and resources in European schools. What are the effects on performance and equity?". In School Autonomy, Organization and Performance in Europe, 58-73. --, Portugal: CIES-ISCTE, 2019.
    Publicado
  7. Martins, SC; Durão, E.; Sebastião, João. "5.The actors and political action in education. Projections and guidelines for the development of education systems in Europe". In School autonomy, organization and performance in Europe. A comparative analysis for the period from 2000 to 2015, 59-77. --, Portugal: CIES-ISCTE, 2019.
    Publicado
  8. Martins, SC; Albuquerque, Adriana. "2. Autonomy and leadership of school actors". In School Autonomy, Organization and Performance in Europe. A comparative analysis for the period from 2000 to 2015. --, Portugal: CIES-ISCTE, 2019.
    Publicado
  9. Martins, SC; Capucha, Luís; Sebastião, João. "School Autonomy, Organization and Performance in Europe. Conclusion and contributes for debate.". In School Autonomy, Organization and Performance in Europe, 133-136. --, Portugal: CIES-ISCTE, 2019.
    Publicado
  10. Capucha, Luís; Martins, SC; Sebastião, João. "Introduction". In School autonomy, organization and performance in Europe. A comparative analysis for the period from 2000 to 2015, 1-3. --, Portugal, 2019.
    Publicado
  11. Martins, S. C.; Sebastião, J.; Abrantes, P.; Rodrigues, M. L.. "Desigualdades e políticas educativas: Portugal no contexto europeu". In Desigualdades sociais: Portugal e a Europa, editado por Renato Miguel do Carmo; João Sebastião; Joana Azevedo; Susana da Cruz Martins; António Firmino da Costa. Lisboa, Portugal: Mundos Sociais, 2018.
    Publicado
  12. Costa, AF; Mauritti, R; Martins, SC; Nunes, N.; Romão, A.. "Distributional and categorical inequalities in Europe: structural configurations". In Reducing Inequalities. A Challenge for the European Union?, 63-74. Cham, Suiça: Palgrave Macmillan, 2018.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-65006-7_5
  13. Carmo, R. M.; Sebastião, João; Martins, SC; Azevedo, J.; Costa, AF. "Introdução". In Desigualdades sociais: Portugal e a Europa. Lisboa, Portugal: Mundos Sociais, 2018.
    Publicado
  14. Martins, SC. "Expansão, desigualdades e desempenhos dos sistemas educativos: um olhar cruzado entre os dois lados do Atlântico". In Mérito, Desigualdades e Diferenças: Cenários da (in)justiça escolar, Brasil e Portugal, editado por Maria da Graça Setton. São Paulo, Brasil: Annablumme Editora, 2017.
    Publicado
  15. Martins, SC. "Capítulo 14 – Expansão educativa, oportunidades sociais e desempenhos dos sistemas educativos: um olhar cruzado entre os dois lados do Atlântico". In Mérito, desigualdades e diferenças: cenários de (in)justiça escolar no Brasil e em Portugal, editado por Maria da Graça Jacintho Setton; Leonor Lima Torres; Elias Evangelista Gomes; Teresa Seabra; Fabiana Jardim; Bruno Dionísio; Maria Carla Corrochano. Alfenas - Minas Gerais, Brasil: Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, 2017.
    Publicado
  16. Mauritti, R; Martins, SC; Vieira, M.M.. "Classes sociais e estudantes universitários". In Sociologia e Sociedade: Estudos de Homenagem a João Ferreira de Almeida, 193-210. Lisboa, Portugal: Mundos Sociais, 2016.
    Publicado
  17. Abrantes, P.; Sofia Amândio; Sebastião, João; Martins, SC; Alonso, RF. "The “education quality” policies in Southern Europe and its impacts over teachers’ and students’ lives". In A Educação na Europa do Sul. Constrangimentos e Desafios em Tempos Incertos/La Educación en la Europa del Sur. Constricciones y Desafíos en Tiempos Inciertos, editado por Mariana Gaio Alves; Leonor Lima Torres; Bruno Dionísio; Pedro Abrantes. Lisboa, Portugal: Associação Portuguesa de Sociologia, 2016.
    Publicado
  18. Mauritti, R; Martins, SC; Vieira, M.M.. "Classes sociais e estudantes universitários". 2016.
    Publicado
  19. Martins, SC. "A abertura do ensino superior à diversidade de públicos: políticas e orientações". In 40 Anos de Políticas de Ciência e de Ensino Superior, editado por Lurdes Rodrigues; Manuel Heitor et al. Lisboa, Portugal: Almedina, 2015.
    Publicado • 978-972-40-6121-4
  20. Martins, SC; Duarte, A.. "As políticas de internacionalização e mobilidade no ensino superior: o Programa Erasmus e outras iniciativas". In 40 Anos de Políticas de Ciência e de Ensino Superior, editado por Lurdes Rodrigues; Manuel Heitor et al, 623-643. Lisboa, Portugal: Almedina, 2015.
    Publicado
  21. Rodrigues, ML; Martins, SC; Conceição, C. P.; Patrício, M.T.; Brandão, T; Costa, A. "Cronologia: Políticas de ciência e de ensino superior (1910-2015)". In 40 Anos de Políticas de Ciência e de Ensino Superior, editado por Maria de Lurdes Rodrigues; Manuel Heitor et al. Lisboa, Portugal: Almedina, 2015.
    Publicado
  22. Martins, SC; Conceição, C. P.. "Análise dos impactos: expansão e convergência". In 40 Anos de Políticas de Ciência e de Ensino Superior, editado por Maria de Lurdes Rodrigues; Manuel Heitor et al, 51-76. Lisboa, Portugal: Almedina, 2015.
    Publicado
  23. Martins, SC; Conceição, CP. "Ensino superior e ciência: Indicadores para debate". In Governar com a Troika: Políticas Públicas em Tempo de Austeridade, 513-519. Lisboa, Portugal: Almedina, 2015.
    Publicado
  24. Martins, SC. "Políticas Educativas Europeias: Divergir e Convergir num Espaço Comum". In 40 Anos de Políticas Educativas de Educação em Portugal, editado por Maria de Lurdes Rodrigues, 685-707. Lisboa, Portugal: Almedina, 2014.
    Publicado
  25. Martins, Susana da Cruz; Nunes, Nuno; Mauritti, R; Costa, António Firmino da. "O que nos dizem as desigualdades educacionais sobre as outras desigualdades? Uma perspetiva comparada à escala europeia". In Entre Crise e Euforia: práticas e políticas educativas no Brasil e em Portugal, editado por Benedita Portugal; Melo; Ana Matias Diogo; Manuela Ferreira; João Teixeira Lopes; Elias Evangelista Gomes, 845-868. Porto, Portugal: FLUP, 2014.
    Publicado
  26. Martins, SC; Carvalho, H.; Ávila, P.. "Fatores explicativos a partir de informação extensiva. Sucesso escolar no ensino superior". In Percursos de Estudantes no Ensino Superior: Fatores e Processos de Sucesso e Insucesso, editado por António Firmino da Costa; João Teixeira Lopes; Ana CaetanoLopes; A. Caetano, 51-67. Lisboa, Portugal: Editora Mundos Sociais, 2014.
    Publicado
  27. Luísa Veloso; Abrantes, P; Craveiro, D.; Caixeirinho, T.; Martins, SC; Helena Quintas; Teresa Vitorino; José Alberto Gonçalves. "Avaliação externa e sucesso escolar". In Sucesso escolar: da compreensão do fenómeno às estratégias para o alcançar, editado por Veloso; Luísa; Abrantes; Pedro, 105-125. Mundos Sociais, 2013.
    Publicado
  28. Mauritti, R; Martins, SC. "Classe média, bem-estar e valores culturais: mudança e continuidade". In Classes, Políticas e Culturas de Classe: Capital, Trabalho e Classes Intermédias, editado por Silva; Manuel Carlos; João Valente Aguiar, 133-164. Vila Nova de Famalicão, Portugal: Humus, 2012.
    Publicado
  29. Mauritti, R; Martins, Susana da Cruz. "Higher education students: contexts and social origins". In Knowledge and Society, (Portugal in the European Context, vol. II), editado por Costa; A.F.; Machado; F.L; Ávila; P., 81-97. Oeiras, Portugal: CIES, ISCTE-IUL e Cellta, 2009.
    Publicado
  30. Martins, Susana da Cruz; Mauritti, R; Costa, António Firmino da. "Life patterns in contemporary society". In Welfare and Everyday Life (Portugal in the European Context, vol. III), 247-264. Lisboa, Portugal: CIES, ISCTE-IUL e Cellta, 2009.
    Publicado
  31. Martins, SC; Mauritti, R; Costa, AF. "Life patterns in contemporary society". In Welfare and Everyday Life (Portugal in the European Context, vol. III). 2009.
    Publicado
  32. Martins, Susana da Cruz; Mauritti, R; Costa, António Firmino da. "Padrões de vida na sociedade contemporânea". In Quotidiano e Qualidade de Vida, Portugal no Contexto Europeu (vol. III), 261-281. Oeiras, Portugal: CIES, ISCTE-IUL e Celta, 2007.
    Publicado
  33. Mauritti, R; Martins, Susana da Cruz. "Estudantes do ensino superior: contextos e origens sociais". In Sociedade do Conhecimento, (Portugal no Contexto Europeu, vol. II), editado por Costa; A.F.; Machado; F.L; Ávila; P., 85-101. Oeiras, Portugal: CIES, ISCTE-IUL e Cellta, 2007.
    Publicado
  34. Martins, SC; Mauritti, R; Costa, AF. "Padrões de vida na sociedade contemporânea". In Quotidiano e Qualidade de Vida (Portugal no Contexto Europeu, vol.II). 2007.
    Publicado
  35. Martins, SC. "Acção colectiva e individual". In Diversidade na Universidade: Inquérito aos Estudantes de Licenciatura, editado por JF Almeida; outros. Oeiras, Portugal: Celta Editora, 2003.
    Publicado
  36. Martins, SC. "Estado e legitimidade política". In Diversidade na Universidade: Inquérito aos Estudantes de Licenciatura, editado por JF Almeida; outros, 213-227. Celta Editora, 2003.
    Publicado
  37. Almeida, J.; Costa, A.F.; Machado, F.; Casanova, J. L.; Avila, P.; Martins, SC; Mauritti, R. "Introdução – cursos, recursos e percursos". In Diversidade na Universidade – Um Inquérito aos Estudantes de Licenciatura. Oeiras, Portugal: Celta Editora, 2003.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Costa, AF; Mauritti, R; Martins, SC; Nunes, N.; Romão, AL. 2015. "A Constituição de um Espaço Europeu de Desigualdades".
    10.15847/CIESODWP012015
  2. Martins, SC. 2014. "Recensão ao Desigualdades Sociais e Práticas de Ação Coletiva na Europa, de Nuno Nunes, Lisboa, Editora Mundos Sociais.". http://observatorio-das-desigualdades.com/2014/10/22/recensao-desigualdades-sociais-e-praticas-de-acao-coletiva-na-europa-de-nuno-nunes/.
Edição de livro
  1. Martins, SC; Capucha, Luís; Sebastião, João. School Autonomy, Organization and Performance in Europe. --, Portugal: CIES-ISCTE. 2019.
    Publicado • Editor
  2. Carmo, R. M.; Sebastião, João; Azevedo, J.; Martins, SC; Costa, AF. Desigualdades Sociais: Portugal e a Europa. Lisboa, Portugal: Mundos Sociais. 2018.
    Publicado • Editor
  3. Rodrigues, M. L.; Heitor, M.; Patrício, M.T.; Martins, SC; Conceição, C. P.. 40 Anos de Políticas de Ciência e de Ensino Superior. Lisboa, Portugal: Almedina. 2015.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Carmo, Renato Miguel do; João Sebastião; Joana Azevedo; Martins, SC; Costa, A.F.; Casanova, J. L.; Almeida, J.. Desigualdades Sociais – Portugal e a Europa. Lisboa, Portugal: Mundos Sociais. 2018.
    Publicado
  2. Rodrigues, ML; Sebastião, João; Mata, João Trocado da; Luísa Araújo; Silva, M.; Martins, SC; Lemos, V.. Educação. 30 anos de Lei de Bases.. Lisboa, Portugal, Portugal: Mundos Sociais. 2016.
    Publicado
  3. Martins, SC. Escolas e Estudantes da Europa: Estruturas, Recursos e Políticas de Educação. Lisboa, Portugal: Mundos Sociais. 2012.
    Publicado
  4. Martins, SC; Mauritti, R; Costa, AF. Estudantes do Ensino Superior: Inquérito às Condições Socioeconómicas, 2007. Lisboa, Portugal: DGES-MCTES, pp. 160 p. 2008.
    Publicado
  5. Martins, SC; Mauritti, R; Costa, AF. Higher Education Students: Survey of Socio-Economic Conditions, 2007. Lisboa, Portugal: DGES-MCTES, 160 p. 2007.
    Publicado
  6. Martins, SC; Campos, J. Processos de Transição do Ensino Secundário Para o Superior: Os Alunos do Instituto Politécnico de Santarém. Castelo Branco, Portugal: POLITÉCNICA - Associação dos Institutos Politécnicos do Centro. 2006.
    Publicado
  7. Martins, SC; Mauritti, R; Costa, AF. Social and Economic Conditions of Students in Portugal,. Lisboa, Portugal: DSAS – Direcção de Serviços de Acção Social Direcção-Geral do Ensino Superior. 2005.
    Publicado
  8. Martins, SC; Mauritti, R; Costa, AF. Condições Socioeconómicas dos Estudantes do Ensino Superior em Portugal. Lisboa, Portugal: DGES-MCTES, 86 p. 2005.
    Publicado
  9. Almeida, JF; Ávila, P; Casanova, J. L.; Costa, AF; Machado, FL; Martins, SC; Mauritti, R. Diversidade na Universidade - Um Inquérito aos Estudantes de Licenciatura. Oeiras, Portugal: Celta Editora. 2003.
    Publicado
Relatório
  1. Martins, SC; Ávila, P.; Coelho, A. R.. 2022. Avaliação externa do programa Escolas2030: primeiro relatório intercalar.
  2. Martins, SC; Ávila, P.; Coelho, A. R.; Carvalho, D.. 2022. Avaliação externa do programa Escolas2030: 1.º relatório anual. Relatório preparatório de uma teoria da mudança e do Observatório2030 no âmbito da Avaliação Externa.
  3. Martins, SC; Mauritti, R; Machado, B.; Costa, AF. 2021. INQUÉRITO ÀS CONDIÇÕES SOCIOECONÓMICAS DOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL, 2020. https://www.dges.gov.pt/pt/content/inquerito-condicoes-socioeconomicas-dos-estudantes-do-ensino-superior-em-portugal-2020-0.
  4. Capucha, Luís; Pereira, C.; Godinho; Capucha, A.; Simões, A.; Ferreira, G.; Henriques, J.; et al. 2021. Aquisição de Serviços de Avaliação do Contributo do PT2020 para a Promoção do Sucesso Educativo, Redução do Abandono Escolar Precoce e Empregabilidade dos Jovens. https://www.poch.portugal2020.pt/pt-pt/Documents/Forms/AllItems.aspx?RootFolder=%2fpt%2dpt%2fDocuments%2fAvalia%c3%a7%c3%a3o%20do%20Contributo%20do%20PT2020%20para%20a%20Promo%c3%a7%c3%a3o%20do%20Suc%2e%20Educativo%2c%20Red%2e%20Abandono%20Escolar%20Preco.
  5. Martins, SC; Ramos, P.; Vicente, M.; Miguel, H.; Moro, S.; Gil, P.. 2020. Reduzir o insucesso e o abandono no Iscte: Uma proposta de estudo a partir do sistema de informação interna (Fénix).
  6. Martins, SC; Mauritti, R; Machado, B.; Costa, AF. 2017. Inquérito às Condições Socioeconómicas dos Estudantes do Ensino Superior.
  7. Capucha, Luís; Belmiro Gil Cabrito; Carvalho, H.; Sebastião, João; Martins, SC; Capucha, A. R.; Roldão, C.; Tavares, I.; Mucharreira, P.. 2017. A Dimensão das Turmas no Sistema Educativo Português.
  8. Seabra, T.; Martins, SC; Albuquerque, Adriana. 2017. A diferença que a escola pode fazer. O sucesso escolar no concelho de Almada (4º e 6º ano).
  9. Sebastião, João; Capucha, Luís; Martins, SC; Abrantes, P.; Ávila, P.; Capucha, A.; Matias, A.R.; et al.. 2016. ECSE Research project: “Educational Challenges in Southern Europe. Equity and Efficiency in a Time of Crisis” (2013-2015): National Reports. http://hdl.handle.net/10071/11900.
  10. Sebastião, João; Capucha, Luís; Alvares, Maria; Ávila, P.; Abrantes, P.; Martins, SC; Matias, A.R.; et al.. 2015. Educational Challenges in Southern Europe. Equity and efficiency in a time of crisis. http://hdl.handle.net/10071/11269.
  11. Sebastião, João; Capucha, Luís; Martins, SC; Ávila, P.; Abrantes, P.; Capucha, A.; Matias, A.R.; et al. 2015. Educational challenges in southern europe. Equity and efficiency in a time of crisis (ECSE).
  12. Sebastião, João; Capucha, Luís; Alvares, Maria; Ávila, P.; Abrantes, P.; Martins, SC; Matias, A.R.; et al.. 2015. Educational Challenges in Southern Europe. Equity and efficiency in a time of crisis (Appendix). http://hdl.handle.net/10071/11270.
  13. Martins, SC; Conceição, C. P.; Estevinha, S.. 2012. Escola Ciência Viva: desafios de uma escola num centro de ciência.
  14. Martins, SC; Conceição, C. P.; Estevinha, S.. 2011. Estudo da Escola Ciência Viva.
  15. Costa, AF; Caetano, A.; Martins, SC; Mauritti, R. 2009. Estudantes do Ensino Superior e Empréstimos com Garantia Mútua. Inquérito de 2009. http://www.crup.pt/images/documentos/Financiamento/EESEGAM_Relatorio_Inquerito_2009.pdf.
Tese / Dissertação
  1. Martins, SC. "Educar (n)a Europa: Contextos, Recursos e Percursos de Escolarização". Doutoramento, 2010. https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/4425/1/TESE_Doutoramento_%20Susana%20da%20Cruz%20Martins_2010_NV.pdf.
  2. Martins, SC. "Associações e Modos de Acção Colectiva no âmbito dos Novos Movimentos Sociais em Portugal". Mestrado, 2002.

Outros

Outra produção
  1. Towards external assessments dematerialization – Are we ready? Portuguese school principals’ concerns.. Association for Educational Assessment - Europe, 24th annual conference | Assessment reform journeys: intentions, enactment and evaluation. 2023. Cipriano, G.; Martins, SC. https://2023.aea-europe.net.
  2. Internacionalização do ensino superior: fluxos e condições de vida de estudantes da CPLP no Brasil e em Portugal. Sociedades Polarizadas? Desafios à Sociologia. XII Congresso Português de Sociologia. 2023. Mauritti, R; Oliveira, A.; Pintassilgo, S.; Martins, SC. https://eu-central-1.linodeobjects.com/evt4-media/documents/book-of-abstracts_5_2.pdf.
  3. L'évaluation externe des élèves dans l'après-pandémie: Perceptions des directeurs d'école au Portugal. 34ème colloque de l'Association pour le Développement des Méthodologies d’Évaluation en Éducation | Évaluation des apprentissages: continuités et ruptures. 2023. Cipriano, G.; Martins, SC. https://www.admee2023.be.
  4. Avaliação Externa. Contributos iniciais e acompanhamento futuro do Programa Escolas2030. Produção de informação e conhecimento para agir em meio escolar. Reuniões de final e de início de ano letivo com os agrupamentos de escolas do programa Escolas2030. 2022. Martins, SC; Coelho, A. R.; Carvalho, D.; Ávila, P..
  5. RUMO À EQUIDADE E À INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR NA EUROPA Uma apresentação sobre dinâmicas de diversidade e a emergência de novas políticas. 77.ª sessão do Fórum Estatístico, Rumo à equidade e à inclusão no ensino superior na Europa. 2022. Martins, SC. https://www.dgeec.mec.pt/np4/292/.
  6. AUTONOMIA ESCOLAR NA EUROPA: tensões e desafios - Uma análise comparativa no período de 2000 a 2015. Ciclo de conferências “Mestrado de Estudos em Educação”. 2021. Martins, SC.
  7. Avaliação das aprendizagens em Portugal durante a pandemia. X Simpósio de Organização e Gestão Escolar | A gestão da incerteza na Educação: (des)continuidades e desafios. 2021. Cipriano, G.; Martins, SC. http://simposiooge.web.ua.pt/2021/.
  8. O SUCESSO ACADÉMICO NO ENSINO SUPERIOR: Problemas conceptuais e operatórios a partir de informação institucional. XI Congresso Português de Sociologia - Identidades ao rubro: diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescente. 2021. Martins, SC; Vicente, M.; Ramos, P.. https://xi-congresso-aps.eventqualia.net/en/2020/home/.
  9. Reshaping external high-stake assessment to mitigate students’ inequality during the first stage of Covid-19 pandemic in Portugal. Association for Educational Assessment - Europe, 22nd annual conference | Assessment for Changing Times: Opportunities and Challenges. 2021. Cipriano, G.; Martins, SC. https://2021.aea-europe.net.
  10. From Dependence to Autonomy: A conceptual proposal based on the analysis of the living conditions of higher education students. EUROSTUDENT Researchers' Forum 2020. 2020. Martins, SC; Mauritti, R; Machado, B.; Costa, AF. https://www.eurostudent.eu/blog_detail?b_id=180.
  11. A presentation of the study ‘School autonomy, organization and performance in Europe A comparative analysis for the period from 2000 to 2015’. School Autonomy and Education Systems in Europe. 2020. Martins, SC.
  12. Apresentação: Configurations of social inequality in Europe: a system of indicators. The 4th ESS conference: Turbulent times in Europe: Instability, insecurity and inequality. 2019. Mauritti, R; Nunes, N.; Romão, A.; Martins, SC; Botelho, M.C.; Costa, AF.
  13. Iniciativas de apoio à formação de professores de sociologia em atividade no básico e secundário. ENCONTRO A SOCIOLOGIA NOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO. 2019. Martins, SC.
  14. Apresentação do tema da Mesa Condições de Vida dos Estudantes do Ensino Superior. Convenção Nacional do Ensino Superior 20/30: O ENSINO SUPERIOR E A QUALIFICAÇÃO DOS PORTUGUESES: O que falta fazer?. 2019. Martins, SC.
  15. Sociologia da Educação e a construção de políticas educativas: da teoria à prática. Congreso Español de Sociología. 2019. Sebastião, João; Capucha, Luís; Capucha, A.; Martins, SC.
  16. Educação: indicadores em debate. Workshop sobre indicadores de desigualdades sociais - Conselho Superior de Estatística. 2019. Martins, SC.
  17. Eficácia e equidade: dinâmicas de diferenciação social da rede escolar e evolução dos resultados num concelho da Área Metropolitana de Lisboa. X Congresso Português de Sociologia, Na Era da “Pós-verdade”? Esfera pública, cidadania e qualidade da democracia no Portugal Contemporâneo. 2018. Seabra, T.; Martins, SC; Albuquerque, Adriana.
  18. Percursos de sucesso: políticas e transformações sociais. III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, "Infância(s) e Juventude(s) na Sociedade e Educação Contemporâneas". 2018. Martins, SC. https://iiicicse.wixsite.com/iiicicse2018/programa.
  19. A dimensão importa? Sobre o impacto da dimensão da turma nas desigualdades escolares no Ensino Básico em Portugal. X Congresso Português de Sociologia. 2018. Carvalho, H.; Tavares, I.; Capucha, Luís; Roldão, C.; Capucha, A.; Martins, SC; Sebastião, João.
  20. Efficacy and equity: Evolution of social differentiation between elementary schools and their results in a Portuguese municipality. European Conference on Educational Research (ECER), Inclusion and Exclusion, Resources for Educational Research?,. 2018. Seabra, T.; Martins, SC; Albuquerque, Adriana.
  21. O Sistema de Educação em Portugal. Ação 1 no âmbito do ciclo de formação no Tribunal de Contas. 2018. Martins, SC.
  22. Dimensão de turma, Desigualdades e Desempenho Educativo: Portugal numa perspetiva comparada. X Congresso Português de Sociologia. 2018. Capucha, Luís; Carvalho, H.; Martins, SC; Roldão, C.; Sebastião, João; Capucha, A.; Tavares, I..
  23. PATHWAYS AND ACCESS TO HIGHER EDUCATION: New dynamics and diversity among Portuguese students in the European context. EUROSTUDENT VI Final Conference. 2018. Martins, SC; Machado, B.; Mauritti, R; Costa, AF. http://www.eurostudent.eu/download_files/documents/eurostudent_programme.pdf.
  24. Higher education System: a presentation. Eurostudent Researchers' Forum. 2017. Martins, SC; Mauritti, R; Costa, AF.
  25. Sessão temática III – Práticas Pedagógicas e Metodologias de Avaliação. I Jornadas Pedagógicas da Escola de Sociologia e Políticas Públicas. 2017. Martins, SC.
  26. SOCIOECONOMIC CONDITIONS AND SUCCESS IN HIGHER EDUCATION: Methodological and analytical issues. Eurostudent Researchers' Forum. 2017. Martins, SC; Mauritti, R; Costa, AF.
  27. Dimensão das Turmas e resultados escolares: os números não contam?. II Conferência Ibérica de Sociologia de la Educación. 2017. Capucha, Luís; Carvalho, H.; Martins, SC; Roldão, C.; Capucha, A.; Tavares, I..
  28. Comunicação (presentation): Desigualdades Sociais e Precariedade na Europa. Colóquio do Observatório das Desigualdades. 2017. Nunes, N.; Mauritti, R; Martins, SC; Romão, A.; Costa, AF. https://observatorio-das-desigualdades.com/2017/02/17/informacao-de-alteracao-no-cartaz-coloquio-desigualdades-e-precariedade-dos-diagnosticos-as-politicas-com-futuro/.
  29. Desigualdades e políticas educativas. Portugal No Contexto Europeu. Fórum Pesquisas CIES-IUL, Desigualdades sociais: Portugal e a Europa. 2017. Martins, SC; Sebastião, João; Abrantes, P.; Rodrigues, M. L..
  30. A diferença que a escola pode fazer: o sucesso escolar no concelho de Almada (4º e 6º ano). II Encontro sobre Sucesso escolar. 2017. Seabra, T.; Martins, SC; Albuquerque, Adriana.
  31. Educational Policies in Southern Europe: The impacts of the financial crisis in a comparative perspective. XII Congreso Español de Sociología: Grandes Transformaciones Sociales, Nuevos Desafíos Para La Sociología. 2016. Sebastião, João; Capucha, Luís; Martins, SC; Capucha, A..
  32. EXPANSÃO EDUCATIVA, OPORTUNIDADES SOCIAIS E DESEMPENHOS DOS SISTEMAS EDUCATIVOS: Um olhar cruzado entre os dois lados do Atlântico. 5º Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação “Mérito, desigualdades e diferenças: cenários de (in)justiça escolar no Brasil e em Portugal. 2016. Martins, SC. http://www.vcoloquiolusobrasileirosociologiadaeducacao.com/.
  33. Comunicação: Qualificações e participação laboral de mulheres e homens na Europa: Desigualdades e desafios. Colóquio "Das Desigualdades às Políticas de Igualdade". 2016. Mauritti, R; Romão, AL; Nunes, N.; Martins, SC; Costa, AF.
  34. Sessão de Abertura “Sessão de Abertura” do Debate "A Educação na Europa. A Europa na Educação". Integração de Portugal na União Europeia: 30 anos 10 Debates. 2016. Martins, SC.
  35. Comunicação: Tendências da condição precária na Europa: reconfigurações da desigualdade laboral. IX Congresso Português de Sociologia | Portugal Território de Territórios. 2016. Nunes, N.; Mauritti, R; Martins, SC; Romão, AL; Costa, AF. http://www.aps.pt/ix_congresso/.
  36. O que ainda não sabemos?. Lei de Bases do Sistema Educativo, 1986-2016: Trinta anos depois, renovar compromissos. 2016. Martins, SC.
  37. EXPANSÃO E SUCESSO NO ENSINO SUPERIOR: caminhos traçados e novos desafios. Conversas da biblioteca “Sucesso Escolar no Ensino Superior. 2016. Martins, SC. http://www.iscte-iul.pt/biblioteca/noticias.aspx?NewsID=9867fada-f403-4060-adf3-640962e7a49a.
  38. Desafios educativos no sul da Europa. Equidade e eficiência em tempos de crise. Workshop CIES-IUL. 2016. Sebastião, João; Capucha, Luís; Martins, SC; Capucha, A.; Amândio, S..
  39. Educação e Estado Social: Peças fundamentais para um teorema de redução das desigualdades. Colóquio das Desigualdades às Políticas de Igualdade. 2016. Martins, SC.
  40. The “education quality” policies in Southern Europe and its impacts over teachers’ and students’ lives. I Conferência Ibérica de Sociologia da Educação “A educação na Europa do Sul. Constrangimentos e desafios em tempos incertos. 2015. Abrantes, P.; Amândio, S.; Martins, SC; Sebastião, João; Alonso, RF.
  41. Comunicação: A educação ainda é importante para a mobilidade social? Uma perspetiva das desigualdades educacionais da Europa do Sul no contexto europeu. I conferência Ibérica da Sociologia da Educação 11 de Julho 2015. 2015. Martins, SC; Mauritti, R; Nunes, N.; Romão, AL; Costa, AF. http://plataforma9.com/congresso/lisboa-i-conferencia-iberica-de-sociologia-da-educacao/.
  42. Comunicação: A constituição de um espaço europeu de desigualdades: parâmetros estruturais e novas configurações. Colóquio Desigualdades em Debate 2015. 2015. Costa, AF; Mauritti, R; Martins, SC; Nunes, N.; Romão, AL.
  43. Poderá a escola mudar os destinos escolares?. Encontro SUCESSO EDUCATIVO conhecer, debater e intervir. 2015. Seabra, T.; Martins, SC.
  44. A classe média num Portugal em crise: um olhar focalizado nas condições de vida e consumos das famílias com crianças e jovens. 1º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais Humanas em Língua Portuguesa: Imaginar e repensar o social: desafios das ciências sociais em Língua portuguesa. 2015. Martins, SC; Mauritti, R.
  45. Crisis and equity in Southern Europe's educational systems, tendencies and evolution. 12th Conference of the European Sociological Association. 2015. Sebastião, João; Capucha, Luís; Martins, SC; Amândio, S.; Capucha, A.; Matias, A.R.; Abrantes, P.; et al.
  46. Crisis and Equity in Southern Europe’s Educational Systems. Tendencies and Evolution. 12th Conference of the European Sociological Association, Differences, Inequalities and Sociological Imagination. 2015. Sebastião, João; Capucha, Luís; Rafael Feio; Vasiliki Karitzara; Maddalena Colombo; Martins, SC; Capucha, A.; Sofia Amâncio. http://www.esa12thconference.eu/programme.
  47. Como estão as famílias de classe média a lidar com a crise? Um olhar focalizado sobre a reconfiguração dos estilos de vida das famílias com crianças. Actas do VIII Congresso Português de Sociologia: 40 anos de Democracia(s): Progressos, Contradições e Prospetivas. 2014. Martins, SC; Mauritti, R.
  48. Comunicação: Classes sociais em mudança: um olhar focado na Europa do Sul. Actas do VIII Congresso Português de Sociologia: 40 anos de Democracia(s): Progressos, Contradições e Prospetivas. 2014. Mauritti, R; Martins, SC; Nunes, N.; Costa, AF. http://www.aps.pt/viii_congresso/VIII_ACTAS/VIII_COM0320.pdf.
  49. Comunicação: Looking to Europe through educational inequalities. Mid-term International Conference, RN 10 Sociology of Education ESA. 2014. Martins, SC; Mauritti, R; Nunes, N.; Costa, AF.
  50. Comunicação: O que nos dizem as desigualdades educacionais sobre as outras desigualdades? Uma perspetiva comparada à escala europeia. IV Colóquio Luso-Brasileiro De Sociologia Da Educação, Entre a Crise e a Euforia: Práticas e Políticas Educativas no Brasil e em Portugal. 2014. Martins, SC; Nunes, N.; Mauritti, R; Costa, AF.
  51. Comunicação: Southern Europe and its representations in the European scene – union or fragmentation, convergence or divergence?. Mid-term International Conference: Education and citizenship: theoretical issues, policies and practices. 2014. Capucha, Luís; Sebastião, João; Matias, A.R.; Martins, SC; Capucha, A.; Alvares, Maria; Calado, A.. http://esa2014.iscte-iul.pt/.
  52. Education and democracy envisioned by European citizens. ESA RN 10 Sociology of Education, Mid-term International Conference. 2014. Nunes, N.; Martins, SC. http://www.europeansociology.org/research-networks/rn10-sociology-of-education.html.
  53. Educação, cultura e desigualdades. VIII Congresso Português de Sociologia, 40 ANOS DE DEMOCRACIA(S) progressos, contradições e prospetivas. 2014. Martins, SC.
  54. Crise e equidade nos sistemas educativos do sul da europa: tendências de evolução. IV Colóquio Luso-Brasileiro De Sociologia Da Educação, Entre a Crise e a Euforia: Práticas e Políticas Educativas no Brasil e em Portugal. 2014. Sebastião, João; Martins, SC; Capucha, Luís; Matias, A.R.; Capucha, A.; Estêvão, P.. http://pt.scribd.com/doc/229976471/Programa-IV-Colo-quio-Luso-Brasileiro-de-Sociologia-de-Educac-a-o.
  55. Viver com a Crise: Reconfiguração dos consumos quotidianos e estilos de vida de classe média em Portugal. I Encontro Internacional da Secção Temática Sociologia do Consumo da APS (06/06/2013-07/06/2013). 2013. Mauritti, R; Martins, SC.
  56. Changing social classes: a multi-scaling comparison of Portugal, Southern Europe and the European Union. 11th ESA Conference: Crisis, Critique and Change. 2013. Mauritti, R; Nunes, N.; Martins, SC; Costa, AF. http://www.esa11thconference.eu/home.
  57. Access to microdata in social sciences: ethical and technical questions. 2nd Symposium on Ethics and Social Responsibility Research. 2013. Mauritti, R; Martins, SC; Costa, AF.
  58. Educação e competências na Europa. Forúm de Pesquisas CIES 2013. 2013. Ávila, P.; Martins, SC.
  59. Efeitos da crise na reconfiguração dos consumos de classe média urbana. VII Congresso português de Sociologia "Sociedade, Crise e Reconfigurações", 19-22 de junho. 2012. Mauritti, R; Martins, SC.
  60. Educação e Formação na UE. Curso Livre ?Europa: Instituições e Cidadania?, Casa da Europa. 2011. Martins, SC.
  61. How many schools fit in Europe? Educational systems profiles and schooling patterns. 10th Conference of the European Sociological Association (Distributed Paper). 2011. Martins, SC.
  62. Apresentação do Estudo sobre a Escola Ciência Viva. Apresentação oficial da Escola Ciência Viva, Pavilhão do Conhecimento ? Ciência Viva. 2011. Martins, SC.
  63. Life patterns in contemporary society: a conceptual and operational proposal. Full Papers of the 9th Conference of the European Sociological Association. 2009. Mauritti, R; Martins, SC; Costa, AF.
  64. Quem são os estudantes do ensino superior? Percursos, recursos e contextos de vida. Seminário “Insucesso Escolar no Ensino Superior Público: O Caso de Lisboa”. 2007. Costa, AF; Machado, FL; Martins, SC.
  65. "national contributors" para Portugal do "Eurostudent Report 2005: Social and Economic Conditions of Student Life in Europe 2005 (Synopis of Indicators). 2005. Martins, SC; Mauritti, R; Costa, AF.
  66. A Modernização das Estruturas Sociais: Recomposição Social, Novos Valores, Protagonismos Emergentes. 2000. Almeida, J.; Ávila, P.; Carvalho, H.; Casanova, J. L.; Costa, AF; Machado, FL; Martins, SC; Mauritti, R.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023/12/19 - Atual Gestão Escolar e Governança Digital: Representações e uso de dados educacionais nas direções escolares
Orientador de André Augusto Andrade
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/12/19 - Atual Avaliação dos alunos Portugueses:O impacto da pandemia Covid-19 num processo de mudança em curso
Orientador de Gabriel das Neves Cipriano
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/12/19 - Atual Políticas Públicas em rede para a integração de alunos imigrantes: O papel dos agrupamentos escolares
Orientador de Ísis Álvares Capucha
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/12/19 - Atual Implementação de Qualificações em Resultados de Aprendizagem(RA) no Sistema Educativo Formativo Português - Ensiono Profissional
Orientador de Maria Helena Viegas Batista Roque dos Santos Nunes
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/12/19 - Atual A escola do futuro - entre a Rutura e a Reforma: autonomia e processos educativos em Portugal numa perspectiva comparada
Orientador de Ana Rita Pinheiro Vaz Capucha
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/12/19 - Atual A instabilidade Política na Guiné-Bissau e as Políticas de acesso à escolaridade obrigatória, 1980-2015.
Orientador de Francisco Armando Bilima Té
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/12/19 - Atual A influência das Instituições Religiosas no Ensino Superior Brasileiro
Orientador de Orlando Eduardo Capellão Martins
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/12/19 - Atual A(s) políticas educativa(s) de promoção das línguas estrangeiras no currículo europeu: Continuidade e mudança.
Coorientador de Nuno Manuel Salvado de Brito
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/11/20 - Atual Como tornar-se professor(a) no Brasil e em Cuba?
Orientador de Marina Galvão Kovács
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/01/04 - Atual A Influência da liderança na aprendizagem dos alunos em contexto TEIP.
Orientador de Belandina Maria Rocha Vaz
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/01/04 - Atual Estudar no ensino superior e a parentalidade: traços e modalidades de conciliação
Orientador de Bernardo Jorge Gil Malcatanho Bagueiro Machado
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/11/29 - Atual Escassez de docentes em Portugal: Contributos de pesquisa para o debate das políticas públicas de recrutamento e fixação de professores
Orientador de Daniel Filipe Franco Catarino da Silva
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/11/18 - Atual O Efeito da definição de Políticas Educativas pela UE na Formulação de Políticas Nacionais: O Caso de Portugal, de 2011 a 2021, incluindo os dois primeiros anos da Pandemia Covid-19.
Orientador de Joana Marques Castanheira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/11/18 - Atual Literacia científica e os currículos de ciência: comparação internacional
Orientador de Sónia Dulce Manzoni Martins Ferreira da Silva
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/11/11 - Atual Educação profissional : razões para a sua escolha
Orientador de Ana Lídia Alves Cardoso
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/10/12 - Atual O Impacto da Descentralização de Competências na Gestão dos Agrupamentos de Escolas de Lisboa
Orientador de Cristina Maria Lourenço Louro
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/10/12 - Atual Fatores institucionais para a mobilidade internacional dos estudantes portugueses do ensino superior
Orientador de Albano Pedro Martins Loureiro
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/06/29 - Atual Causas do insucesso escolar: ( estudo de caso na escola do II cíclo do ensino secundário do Lubango - Angola)
Orientador de Sesseca Liacundja Tyindumbo
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/11/18 - Atual As lideranças e a avaliação externa
Orientador de Susana Margarida Gregório Morgado Duarte
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/11/14 - Atual As Políticas Educativas para o Ensino do Mandarim em França e Inglaterra: Uma Análise Comparativa
Coorientador de Nuno Manuel Salvado de Brito
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/11/07 - Atual Os Paradigmas da Criação das Leis de Base em Educação no Brasil e em Portugal e seus Efeitos .
Orientador de Liziane Schmidt Cunha
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/10/29 - Atual Eficácia e Abandono Escolar: ProJovem Urbano Recife - Um Estudo de Caso
Orientador de Cecília Salgueiro Inácio de Oliveira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/10/22 - Atual O impacto do poder local nos modelos de gestão e organização educativos
Orientador de Francisca Sousa Borges Toscano de Melo
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/10/22 - Atual Participação dos encarregados de educação na escola.
Orientador de Rita Cristina Chambel
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/10/08 - Atual Eficácia e Abandono Escolar ? ProJovem Urbano Recife ? Um Estudo de Caso
Orientador de Cecília Salgueiro Inácio de Oliveira
Administração Escolar (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/01/08 - Atual (IN) SUCESSO ESCOLAR NO ENSINO SECUNDÁRIO
Orientador de Maria João Guerreiro da Costa
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/12/04 - Atual Descentralização de Competências em matéria de Educação - da Administração Central para os Municípios e Agrupamentos de Escolas
Orientador de Patrícia Isabel Veiga Mousinho
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/01/01 - Atual A “escola do futuro”, entre a Rutura e a Reforma: Autonomia e Processos Educativos em Portugal, numa perspetiva comparada
Orientador de Ana Rita Pinheiro Vaz Capucha
Sociologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/11/14 - Atual Provas de Aferição, Provas Finais e Exames Finais Nacionais: O Debate Político e os Impactos das Decisões Políticas na Administração Escolar
Orientador de Cátia Patrícia dos Santos Oliveira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/11/12 - Atual O Papel do Conselho Pedagógico na Promoção do Sucesso Escolar.
Orientador de Jaquelina Ivone Borges Varela
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/11/07 - Atual O sucesso escolar na primeira pessoa - representações dos alunos do 12º de uma escola da AML
Orientador de Isidoro Manuel Póvoas Roque
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/10/30 - Atual Consolidação de Projeto Educativo de Escola:implicações na gestão estratégica da Escola Digital
Orientador de Maria Santana Santos
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013/10/30 - Atual Escola a Tempo Inteiro. Para uma análise em Contextos Educativos da Localidade de Camarate
Orientador de Joana da Costa Ruivo Dias Lourenço
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013/10/30 - Atual Eficácia e Abandono Escolar - ProJovem Urbano Recife - Um Estudo de Caso
Orientador de Cecília Salgueiro Inácio de Oliveira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/12/31 - 2024/12/31 Avaliação dos alunos portugueses: O impacto da pandemia do Covid-19 num processo de mudança em curso
Orientador de Gabriel Cipriano
Sociologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/01/01 - 2024/12/31 Instabilidade Política na Guiné-Bissau e as Políticas de Acesso à Escolaridade Obrigatória, 1980-2015
Orientador de Francisco Té
Políticas Públicas (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/01/01 - 2024/12/31 A influência das instituições religiosas no ensino superior brasileiro
Orientador de Orlando Martins
Sociologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/10/09 - 2023/12/18 Formação Inicial de Professores na Guiné-Bissau: Currículo, programa e estratégias pedagógicas na formação inicial Um estudo comparado (Cacheu, Bafatá e Buba)
Orientador de Mamadú Saliu Djaló
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/10/12 - 2023/12/05 Perceções e Conceções da Qualidade na Educação Profissional: o EQAVET
Orientador de Paula Susana Ferreira de Oliveira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/09/29 - 2023/11/27 O Abandono Escolar em Cabinda: Um estudo de caso na escola secundária Becom.
Orientador de Helena Simba Bumba
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/11/18 - 2023/11/17 Normalidade e Controlo Social: Enquadramento Sociológico de Subjetividades Neurodivergentes
Orientador de Noa Miguel da Silva Simões
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/11/28 - 2022/12/22 DiverCidade: Plano Municipal para uma Educação LGBTI+ Inclusiva
Orientador de Hugo Carvalho Pires
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/11/23 - 2022/12/21 Parque Escolar: Mudança de Paradigma ou renovação superficial?
Orientador de Miguel Cameselle Madeira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/12/01 - 2022/12/19 Mulheres nas direções escolares na Guiné-Bissau: Recursos e obstáculos enfrentados
Orientador de Noemia Armando Monteiro
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/01/12 - 2022/01/12 Relação Escola-Família na Gestão Escolar: Estudo de caso no 1.º ciclo do ensino secundário no município de Benguela
Orientador de Manuel David Faustino
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/12/27 - 2021/12/17 O Diretor e o Conselho Geral: Representações dos atores escolares sobre as suas competências e desempenho
Orientador de Rui Alexandre Vicente dos Santos
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/10/14 - 2021/12/14 Políticas Educativas na Guiné-Bissau (1999-2019): orientada na promoção de acesso ao ensino básico
Orientador de Mussa Barri
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/04/03 - 2021/10/22 Os fatores que determinam a oferta e a procura do currículo "International Baccalaureate Diploma Programme" em Portugal
Orientador de Sílvia Maria da Silva Coelho Albuquerque
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/02/17 - 2019/12/20 A Avaliação do ensino a partir das perceções dos estudantes: o caso da FCM|NMS-UNL
Orientador de Patrícia Natividade Antunes Paiva
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/12/04 - 2019/12/12 "Estratégias de Promoção do Sucesso escolar no 5.º ano" - O papel da Administração Escolar na Promoção do Sucesso Escolar
Orientador de Ivone Margarida Marques da Silva Patrício
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/11/15 - 2019/11/26 Disponibilização de dados académicos para pesquisa: um passo para o sucesso académico
Coorientador de Hugo Gonzaga Parente Miguel
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/12/04 - 2019/11/08 Formulação e implementação de políticas locais de integração de imigrantes nas escolas via CLAS Amadora
Orientador de Ísis Álvares Capucha
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/12/04 - 2019/09/27 As crenças dos professores Portugueses relativamente à avaliação e retenção escolar.
Orientador de Gabriel das Neves Cipriano
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/11/15 - 2019/09/19 Unfolding the drivers for academic success: the case of ISCTE-IUL
Coorientador de Paulo Alexandre Vieira Diniz Ferreira Gil
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/10/25 - 2017/12/07 A articulação entre os Professores Titulares e os Professores das AEC: Estudo de caso nas Escolas de 1º ciclo do EB de S. João da Talha
Orientador de Ana Rita da Costa Prelhaz
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/10/20 - 2017/11/15 Contributos para a incorporação da política de agrupamentos na gestão de recursos humanos (docentes). Um estudo comparado.
Orientador de Pedro Miguel Soares Ferreira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/10/29 - 2017/10/25 Sucesso Escolar: Uma Escola sem Retenção
Orientador de Cristina Maria Rodrigues Branca de Jesus Claro
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/07/11 - 2017/07/11 O Ensino Superior Angolano: Políticas, Modelos de Governança e Públicos (Estudo na Província de Benguela)
Orientador de Martinho Bangula Katúmua
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/10/31 - 2017/04/26 Descentralização de competências na àrea da gestão curricular e pedagógica como estratégia de promoção do sucesso escolar. Estudo de Caso.
Coorientador de Jesuína Maria da Silva Miranda Pereira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/04/08 - 2017 PÚBLICOS DO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA: Políticas, trajetórias académicas e expetativas de vida
Orientador de Martinho Bangula Katúmua
Sociologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/10/28 - 2016/12/14 A importância do papel das lideranças intermédias no planeamento de estratégias ao nível da gestão organizacional
Orientador de Ondina Leonor da Silva Castanheira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/10/29 - 2016/11/28 Projeto Educativo: A Partir da Construção Identidária de uma Escola. Estudo de caso de uma escola da Zona Oeste
Orientador de Mafalda Cristina Silva Ferreira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/10/29 - 2016/11/24 Monitorização da Introdução do International Baccalaureate Programme numa Organização Escolar. O caso St. Peter's International School
Orientador de João Daniel Gonçalves Guerra
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/10/27 - 2016/07/20 Políticas Educativas de Apoio à família no contexto rural angolano: Para uma intervenção na escola de Mambandi
Orientador de Joaquim Nhanganga Tyombe
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/10/30 - 2016/01/15 O papel da administração escolar e as políticas de inclusão para crianças com NEE em salas d aula de ensino regular
Coorientador de Sofia Pimenta Queiroz Valério
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/10/31 - 2016/01/08 Eixo: Norte-Sul - Análise comparativa aos sistemas de ensino da Finlândia e Portugal
Orientador de Pedro Miguel Henriques Ramalho da Silva
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/10/30 - 2015/12/21 Qualidade do Ensino Superior em Cabo Verde - O caso da Universidade do Mindelo
Coorientador de Adilson Jorge Pires Brites
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/10/31 - 2015/12/09 Abandono escolar no Ensino Superior. Estudo de Caso do Instituto Superior Politécnico Metropolitano de Angola
Orientador de Dulce Maria Paulo Alfredo Ditutala
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013/10/30 - 2014/12/11 A Organização Escolar: estratégias para lidar com o abandono dos alunos em São Tomé e Príncipe - O caso da escola Patrice Lumumba
Orientador de Daniel de Barros Salvaleque de Brito
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013/09/24 - 2014/01/17 A Reconfiguração da identidade em contexto de integração. O caso dos estudantes angolanos de 2º e 3º ciclo do ensino superior no ISCTE-IUL
Orientador de Martinho Bangula Katúmua
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/09/01 - 2013/12/17 A autonomia da escola em Cabo Verde: um estudo de caso numa escola secundária
Orientador de Silvia Suzete Brito Rocha
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/09/01 - 2013/11/20 Ensino bilingue no 1º ciclo do Ensino Básico: experiência organizacional num colégio de Lisboa
Orientador de Ana Mafalda Bernardo Duarte D'Almeida Braz
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2011/09/01 - 2013/10/03 As Controvérsias da Reforma Educativa em Angola: Uma análise crítica das percepções dos professores do 1º ciclo do Ensino Primário
Orientador de Kezita Manuela Marcos Michingi Miguel
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2011/09/01 - 2013/07/18 Directores e Liderança: perfis em contexto escolar
Orientador de Helena Isabel Palma Garcia Monteiro Saleiro
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/10/26 - 2022/10/26 Colóquio Infância, Educação e Família: políticas, percursos e participação» (2022/10/26)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
2022/03/08 - 2022/04/22 Ciclo Internacional de Conferências em Educação 2022 (2022/03/08)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
2022/04/01 - 2022/04/01 Intervenção em contextos de educação não formal - princípios e métodos, por Filipe Martins (2022/04/01)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
2022/03/08 - 2022/03/08 Educação Superior, democratização e combate às desigualdades: alguns desafios para as universidades federais brasileiras no pós-pandemia, por António Barbosa (2022/03/08)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
2020/03/03 - 2020/03/03 SCHOOL AUTONOMY AND EDUCATION SYSTEMS IN EUROPE: Tensions and challenges (2020/03/03)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
2019/01/01 - 2019/12/31 Ciclo Internacional de Conferências em Educação 2019 (2019/01/01)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
2019/12/05 - 2019/12/05 Como se consegue ser um bom aluno? O ponto de vista de crianças do 1º ciclo (2019/12/05)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
2019/11/25 - 2019/11/25 Currículos escondidos e enviesamentos (in)conscientes: desenho curricular para a justiça social (2019/11/25)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
2019/05/24 - 2019/05/24 Conferência Educação em tempo integral, infância e vulnerabilidade social (2019/05/24)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
2019/03/29 - 2019/03/29 A transformação do modelo educacional ocidental: Paradoxos e contradições de uma perspetiva genealógica (2019/03/29)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
2019/03/13 - 2019/03/13 The blended learner: digitalisation, freedom and enterprise; neoliberalism in the classroom (Stephan Ball) (2019/03/13)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
2019/01/17 - 2019/01/17 A SOCIOLOGIA NOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO (2019/01/17)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
2018/11/06 - 2018/11/06 Conferência Um breve panorama da educação superior no Brasil: da reprodução das desigualdades à transformação social? (2018/11/06)
2018/02/15 - 2018/11/06 Ciclo de Conferências em Educação 2018 (2018/02/15)
2018/10/19 - 2018/10/19 Conferência "Brincadeira de crianças ou assunto sério? As desigualdades de género e sexualidade na escola" (2018/10/19)
2018/05/17 - 2018/05/17 Conferência “A sujidade sai, mas a experiência fica” – contributos do brincar ao ar livre para o desenvolvimento e aprendizagem" (2018/05/17)
2018/04/20 - 2018/04/20 A Escola em Mudança: ruturas e continuidades (2018/04/20)
2018/03/15 - 2018/03/15 Conferência "A condição de aluno: transições contemporâneas" (2018/03/15)
2018/02/23 - 2018/02/23 Conferência "Territórios, Educação e Estratégias de Convergência Escolar" (2018/02/23)
2018/02/08 - 2018/02/10 III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação Infância(s) e Juventude(s) na Sociedade e Educação Contemporâneas (2018/02/08)
2017/12/13 - 2017/12/14 Fórum de Pesquisas CIES-IUL 2017: Desigualdades Sociais - Portugal e a Europa (2017/12/13)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019/01 A EVASÃO ESCOLAR DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS ESTADUAIS DO BAIRRO DA TIJUCA – BRASIL: A VISÃO DOS GESTORES ESCOLARES
Arguente
Lilian North dos Santos Martins (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2019 Mediação de Conflitos dentro das Administrações de Escolas. Que conflitos existem e que processos são utilizados para a resolução destes.
Presidente do júri
Renata Batista (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019 Formação contínua na administração escolar
Presidente do júri
Bruno Ferreira (Mestrado)
2019 O perfil do diretor e o resultado da escola. Um estudo em Bayeux-PB .
Presidente do júri
Alcemir de Oliveira Freire (Mestrado)
2019 O impacto da redução do número de alunos por turma na prática letiva dos professores
Presidente do júri
Nuno Sérgio Infante de Passos Sousa (Mestrado)
2019 O DECRETO-LEI N.º 3/2008: Natureza, Âmbito e Ambiguidades na sua Aplicação
Presidente do júri
Prudência Valente (Mestrado)
2019 Projeto Orquestra Geração em Lisboa e Vale do Tejo.
Presidente do júri
Projeto Orquestra Geração em Lisboa e Vale do Tejo. (Mestrado)
2019 ADAPTAR O MODELO CAF EDUCAÇÃO PARA PROMOVER A INOVAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
Presidente do júri
Inês Nolasco Azevedo (Mestrado)
2019 CRESCER NA CRECHE PROJETO: ABRIR UMA CRECHE
Presidente do júri
Mafalda Sàágua (Mestrado)
2019 Gestão Escolar: Os desafios da Educação inclusiva numa escola com alunos surdos
Presidente do júri
Paula Cristina da Silva Dias Gaspar (Mestrado)
2018/12 Public Private Partnership in Education. The cases of England and Portugal
Arguente
Isabel Flores (Doutoramento)
2018/09 A Presença da Sociologia no Ensino Superior Português, em Cursos de Outras Áreas Científicas
Arguente
Catarina de Matos Casimiro Egreja (Doutoramento)
2018/02/16 Responding to new policy demands: A comparative study of Portuguese and Dutch non-university higher education organizations
Arguente
Sandra Hasanefendic (Doutoramento)
2018 As Políticas Públicas de Prevenção do Abandono Escolar em Portugal: Análise do Programa TEIP
Arguente principal
Maria Leonor Marques Maia da Cruz Morais (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018 Liderança e Gestão de Conflito na Escola: Escola Magistério de Ondjiva. ?Dr. António Agostinho Neto? e Escola Liceu Padre Carlos Mittelberger de Omupanda
Presidente do júri
Emanuel Hermenegildo Tekulovanu (Mestrado)
2017 O Impacto da Introdução dos Ciclos de Aprendizagem no Ensino Primário na cidade de Maputo-Moçambique
Presidente do júri
Hilário Francisco Macandja (Mestrado)
2017 Politicas Educativas e Estratégias Organizacionais no Combate ao insucesso escolar: Estudo de Caso numa Escola do Ensino Básico Giné-Bissau
Presidente do júri
Politicas Educativas e Estratégias Organizacionais no Combate ao insucesso escolar (Mestrado)
2017 Papel da liderança na melhoria dos resultados escolares: estudo de caso numa escola do ensino secundário da rede pública na Guiné-Bissau.
Presidente do júri
Agostinho Baiem Fande (Mestrado)
2017 O Perfil de competências do Diretor Pedagógico numa Escola Profissional.
Presidente do júri
Maria Manuela Franco (Mestrado)
2017 O Papel do Estado no processo de Consolidação Democrática em Angola na visão dos Estudantes Universitários a viver em Portugal
Arguente principal
Germano Rangel Chio Correia (Mestrado)
2017 Descentralização de competências na àrea da gestão curricular e pedagógica como estratégia de promoção do sucesso escolar.
Presidente do júri
Jesuína Maria da Silva Miranda Pereira (Mestrado)
2017 Educação Inclusiva, Políticas e Práticas
Arguente principal
Alex Felipe Ramos (Mestrado)
2017 Modelos de interação entre coordenadores de estabelecimento e Diretor num AE – Estudo de caso
Presidente do júri
Eugénia póvoa (Mestrado)
2016 Condições de contratação e estrutura da carreira dos professores do ensino artístico especializado da dança: um estudo comparativo de escolas europeias e americanas
Presidente do júri
Pedro José Braga Soares Carneiro (Mestrado)
2015 O papel da Administração Escolar como suporte do projeto educativo da escola - Estudo de caso
Arguente principal
Eliana Marques (Mestrado)
2014 O contributo da investigação aplicada e do ensino dos institutos politécnicos para o desenvolvimento regional. O caso do Instituto Politécnico de Leiria
Arguente principal
Ana Filipa Nicolau (Mestrado)
2014 Tertúlias e Tertuloquices: Uma forma diferente de aprendizagem
Arguente principal
Isabel Cunha (Mestrado)
2014 Jornal Escolar: Um instrumento ao serviço da aprendizagem, por Cristina Sabino, no ISCTE-IUL (25/11/2014).
Arguente principal
Cristina Sabino (Mestrado)

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2015 - Atual Portuguese Journal of Social Science (1476413X)
2010 - Atual Sociologia Problemas e Práticas (2182-7907) Centro de Investigacao e Estudos de Sociologica
2019 - 2019 Revista Brasileira de Ciências Sociais ANPOCS
2017 - 2017 La Critica Sociologica
2013 - 2013 Forum Sociológico (2182-7427) OpenEdition
2013 - 2013 Revista Portuguesa de Educação (2183-0452) University of Minho
2012 - 2013 Análise Social (2182-2999) Instituto de Ciencias Sociais
2012 - 2012 SAGE Open (2158-2440) SAGE Publications

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2006 - 2009 Avaliadora externa no processo de avaliação externa das unidades de gestão escolares (escola e agrupamento)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/02 - 2023/07 Sociologia da Educação Escola de Sociologia e Políticas Públicas (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/02 - 2023/07 Dissertação em Educação e Sociedade Educação e Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/02 - 2023/07 Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação Competências Transversais (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/02 - 2023/07 Sistemas Educativos Comparados Educação e Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/09 - 2023/01 Dissertação em Administração Escolar Administração Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/09 - 2023/01 Políticas de Educação Administração Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/09 - 2023/01 Políticas e Instituições do Sistema de Educação e Formação Políticas de Administração e Gestão Escolar (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/09 - 2023/01 Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação Sociologia (PL) (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/09 - 2023/01 Sociologia do Desempenho Escolar Educação e Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/02 - 2022/07 Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação Serviço Social (PL) (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/02 - 2022/07 Dissertação em Administração Escolar Administração Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/02 - 2022/07 Sistemas Educativos Comparados Educação e Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/09 - 2022/01 Políticas de Educação Administração Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/09 - 2022/01 Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação Competências Transversais (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/09 - 2022/01 Trabalho de Projecto em Administração Escolar Administração Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/09 - 2022/01 Políticas e Instituições do Sistema de Educação e Formação Políticas de Administração e Gestão Escolar (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/09 - 2022/01 Sociologia do Desempenho Escolar Educação e Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/09 - 2022/01 Dissertação em Administração Escolar Administração Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/09 - 2022/01 Seminário de Projeto em Políticas de Administração e Gestão Escolar Políticas de Administração e Gestão Escolar (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/02 - 2021/07 Sistemas Educativos Comparados Educação e Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/02 - 2021/07 Trabalho de Projecto em Administração Escolar Administração Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/02 - 2021/07 Dissertação em Administração Escolar Administração Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/02 - 2021/07 Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação Competências Transversais (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/09 - 2021/01 Políticas e Instituições do Sistema de Educação e Formação Políticas de Administração e Gestão Escolar (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/09 - 2021/01 Dissertação em Administração Escolar Administração Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/09 - 2021/01 Políticas de Educação Administração Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/09 - 2021/01 Sociologia do Desempenho Escolar Educação e Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/09 - 2021/01 Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação Sociologia (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/02 - 2020/07 Dissertação em Políticas Públicas Políticas Públicas (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/02 - 2020/07 Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação Serviço Social (PL) (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/02 - 2020/07 Sistemas Educativos Comparados Educação e Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/02 - 2020/07 Dissertação em Administração Escolar Administração Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Metodologias em Políticas Públicas: o Método Comparativo Políticas Públicas (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação Sociologia (PL) (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Dissertação em Políticas Públicas Políticas Públicas (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Dissertação em Administração Escolar Administração Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Políticas de Educação Administração Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/09 - 2019/01 Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação Competências Transversais (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/09 - 2019/01 Dissertação em Administração Escolar Administração Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/09 - 2019/01 Estágio em Políticas Públicas Políticas Públicas (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/09 - 2019/01 Políticas de Educação Políticas Públicas (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2010/09 - 2011/02 UC de Fundamentos socioculturais da educação Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
1999 - 2002 Intervenção Educativa I Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2018 - Atual Membro da Comissão Científica do Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Membro
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Escola de Sociologia e Políticas Públicas, Portugal
2018/02 - 2018/02 III Colóquio Internacional das Ciências Sociais da Educação Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2013 16.º Workshop da APDR - Redes de ensino superior: contributos e novos desafios para a economia e para a sociedade
2003 - 2005 Conselho Pedagógico da Escola Superior de Educação Santarém Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Distinções

Prémio

2017 Prémio Científico ISCTE-IUL 2016 (Publicação Científica)
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal