???global.info.a_carregar???
Susana da Cruz Martins, doutorada em Sociologia (da educação). Professora auxiliar no ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa e investigadora no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES). É membro do Observatório das Desigualdades e Diretora do Mestrado de Administração Escolar (na ESPP, ISCTE). Foi bolseira de Pós-doutoramento pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e Gulbenkian Professorship pela F. C. Gulbenkian. Participou e coordenou projetos de investigação nacionais e internacionais. Sublinhe-se a coordenação nacional (em Portugal) do projeto europeu Eurostudent - Social and Economic Conditions of Student Life In Europe. É autora de um conjunto de publicações, nacionais e internacionais, sobretudo nas áreas das políticas de educação e do ensino superior, dos sistemas educativos comparados, e das desigualdades sociais.
Identification

Personal identification

Full name
Susana da Cruz Martins
Date of birth
1974/03/07
Gender
Female

Citation names

  • Martins, Susana da Cruz
  • Martins, SC

Author identifiers

Ciência ID
0912-18BD-294C
Google Scholar ID
5O8SEngAAAAJ

Email addresses

  • susana.martins@iscte-iul.pt (Professional)

Websites

Education
Degree Classification
2010/12
Concluded
Sociologia (Doutoramento)
Major in Sociologia da Educação
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2002
Concluded
Sociologia (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
1992/09 - 1997/12
Concluded
Sociologia (Licenciatura)
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
1998 - Current Researcher (Research) CIES-IUL, ISCTE, Portugal
2011 - 2016 Postdoc (Research) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2005 - 2009 Researcher (Research) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2016/05 - Current Associate Professor (University Teacher) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Escola de Sociologia e Políticas Públicas, Portugal
2010 - 2016 Invited Assistant Professor (University Teacher) ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2010/09 - 2011/02 Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2003 - 2005 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
1999 - 2001 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2017 - Current Diretora do Curso de Mestrado de Administração Escolar ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Escola de Sociologia e Políticas Públicas, Portugal
2006 - 2009 Avaliadora externa no processo de avaliação externa das unidades de gestão escolares (escola e agrupamento) Inspeção-Geral de Educação e Ciência, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2016 - 2019 Gulbenkian Professorship ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Projects

Grant

Designation Funders
2020/01/21 - 2020/01/21 Reduzir o insucesso e o abandono escolar
na
Principal investigator
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação em Ciências da Informação Tecnologias e Arquitetura, Portugal
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Concluded
2011/04/01 - 2017/03/31 A Nova Era das Desigualdades Escolares: A educação em análise pelos seus actores centrais
SFRH/BPD/73702/2010
Researcher
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
FCT
Concluded

Contract

Designation Funders
2023/08/01 - 2024/11/30 Espaço para crescer
n.a
Researcher
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
DGES
Ongoing
2023/12/18 - 2024/08/31 Baseline study methodology plan and protocol
Principal investigator
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Aga Khan
Ongoing
2021/11/09 - 2024/02/29 Avaliação externa do Programa Schools 2030
na
Principal investigator
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Fundação Aga Khan Portugal - AKF (Prt)
Ongoing
2023/05/23 - 2023/12/31 Inquérito Socioeconómico aos Estudantes do Ensino Superior em Portugal
n.a
Principal investigator
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Direção-Geral do Ensino Superior
Concluded
2023/02/16 - 2023/09/30 Implementação e resultados dos Planos de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas
PREDEP 51714/2022/DGE-DSPE-ERTE
Researcher
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Direção-Geral da Educação
Concluded
2022/06/03 - 2023/06/03 Educação Doutoral em Portugal: Que Futuro?
n.a
Principal investigator
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
A3ES - Agência De Avaliação E Acreditação Do Ensino Superior
Concluded
2021/09/23 - 2021/12/15 Aquisição de serviços de consultoria especializada na área da equidade no ensino superior e do sistema educativo português
2021/072/DGEEC/AD
Principal investigator
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência
Concluded
2021/02/25 - 2021/07/16 Inquérito Socioeconómico aos Estudantes do Ensino Superior em Portugal – EUROSTUDENT VII
na
Principal investigator
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Direção-Geral do Ensino Superior
Concluded
2019/05/13 - 2020/12/31 Avaliação do Contributo do Portugal 2020 para a Promoção do Sucesso Educativo, Redução do Abandono Escolar Precoce e Empregabilidade dos Jovens para o Programa Operacional Capital Humano
na
Researcher
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Secretaria-Geral do Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social. (SGMSESS)
Concluded
2016/05/01 - 2019/04/30 Internacionalização e desenvolvimento da área de Políticas Públicas de Educação
FCG/GP
Principal investigator
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluded
2017/04/18 - 2017/12/31 Inquérito Socioeconómico aos Estudantes do Ensino Superior em Portugal em 2017
cla. 79311000-7
Principal investigator
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Direção-Geral do Ensino Superior (DGES)
Concluded
2017/01/13 - 2017/11/12 A diferença que a escola pode fazer: o sucesso escolar no concelho de Almada (4º e 6º ano)
252/AD/2016
Principal investigator
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Câmara Municipal de Almada
Concluded
2016/11/18 - 2017/05/17 Impactos da Redução do Número de Alunos/Turma
CTR/44/2016/DSCP
Researcher
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Gabinete do Ministro da Educação
Concluded
2013/06/01 - 2015/05/31 Desafios Educativos na Europa do Sul. Equidade e Eficiência em tempos de crise
PTDC/IVC-SOC/5079/2012
Researcher
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Concluded
2015/01/20 - 2015/02/16 40 Anos de Politicas de Ciência e Ensino Superior em Portugal
-
Researcher
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Banco de Portugal - DCC-SPC e Fundação Calouste Gulbenkian
Concluded
2011/01/26 - 2012/01/30 Estudo sobre o Projecto Escola Ciência Viva
-
Principal investigator
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica
Concluded
2009/04/01 - 2011/06/30 Estudantes do Ensino Superior e Empréstimos com Garantia Mútua
-
Researcher
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
SPGM - Sociedade de Investimento, SA
Concluded
2009/09/01 - 2010/11/30 Sucesso escolar e perfis organizacionais. Um olhar a partir dos relatórios de avaliação externa
FSE/CED/83498/2008
Researcher
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

Universidade do Algarve, Portugal

Barafunda - Associação Juvenil de Cultura e Solidariedade Social , Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Concluded
2007/05/14 - 2008/06/15 Os Estudantes e os seus Trajectos no Ensino Superior: sucesso e insucesso, factores e processos, promoção de boas práticas
PSE/DIV/0001/2006
Researcher
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

Instituto de Sociologia da Universidade do Porto , Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Concluded
2006 - 2007 Inquérito às Condições Socioeconómicas dos Estudantes do Ensino Superior em Portugal - 2007, EUROSTUDENT III
EUROSTUDENT III
Principal investigator
CIES-IUL, ISCTE, Portugal
Direção-Geral do Ensino Superior (DGES)
Concluded
2003/11/26 - 2005/05/30 Inquérito Sócio-Económico aos Estudantes do Ensino Superior - Eurostudent 2005
-
Principal investigator
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

Hochschul-Informations-System eG, Germany

Institute for Advanced Studies, Austria

Flemish Interuniversity Council , Belgium

Student Research Foundation, Finland

Observatoire national de la Vie Etudiante, France

National University of Ireland Maynooth, Ireland

Università degli Studi di Camerino , Italy

Amsterdam Economics, Netherlands
Direcção Geral do Ensino Superior do Ministério da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior (DGES-MCTES)
Concluded
2002/03/01 - 2004/07/01 Literacia e outras Competências na Sociedade do Conhecimento: Perfis e Processos
POCTI/38168/SOC/2001
Researcher
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Concluded
2000/12/01 - 2003/06/15 Padrões de Vida: Perfis e Tendências na Sociedade Portuguesa Contemporânea
POCTI/SOC/36483/99
Researcher
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Concluded
1997/05/15 - 2000/11/30 A Modernização das Estruturas Sociais
PRAXIS/SOC/2/2.1/CSH/782/95
Researcher
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Concluded

Other

Designation Funders
2017/01 - 2017/12 Desigualdades Sociais: Portugal e a Europa
Principal investigator
CIES-IUL, ISCTE, Portugal
Concluded
2014 - 2017 PROCLEU: Classes Sociais e Desigualdades na Sociedade Europeia Contemporânea
Researcher
CIES-IUL, ISCTE, Portugal
Concluded
2012/06/30 - 2015/12/31 Pensar o Futuro: efeitos da crise numa reconfiguração de rendimentos e consumos da classe média em Portugal
CONSUMOS
Researcher
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
CIES-IUL, ISCTE
Concluded
2003 - 2004 Processos de Transição do Ensino Secundário Para o Superior: Os Alunos do Instituto Politécnico de Santarém
Bolsa de Financiamento Associação politécnica - Institutos Politécnicos do Centro
Principal investigator
Concluded
1998 - 2000 Os Estudantes Universitários e a Sociedade Portuguesa: Cursos e Trajectos Estudantis
Os Estudantes Universitários e a Sociedade Portuguesa: Cursos e Trajectos Estudantis
Researcher
CIES-IUL, ISCTE, Portugal
Outputs

Publications

Book
  1. Carmo, Renato Miguel do; João Sebastião; Joana Azevedo; Martins, SC; Costa, A.F.; Casanova, J. L.; Almeida, J.. Desigualdades Sociais – Portugal e a Europa. Lisboa, Portugal: Mundos Sociais. 2018.
    Published
  2. Rodrigues, ML; Sebastião, João; Mata, João Trocado da; Luísa Araújo; Silva, M.; Martins, SC; Lemos, V.. Educação. 30 anos de Lei de Bases.. Lisboa, Portugal, Portugal: Mundos Sociais. 2016.
    Published
  3. Martins, SC. Escolas e Estudantes da Europa: Estruturas, Recursos e Políticas de Educação. Lisboa, Portugal: Mundos Sociais. 2012.
    Published
  4. Martins, SC; Mauritti, R; Costa, AF. Estudantes do Ensino Superior: Inquérito às Condições Socioeconómicas, 2007. Lisboa, Portugal: DGES-MCTES, pp. 160 p. 2008.
    Published
  5. Martins, SC; Mauritti, R; Costa, AF. Higher Education Students: Survey of Socio-Economic Conditions, 2007. Lisboa, Portugal: DGES-MCTES, 160 p. 2007.
    Published
  6. Martins, SC; Campos, J. Processos de Transição do Ensino Secundário Para o Superior: Os Alunos do Instituto Politécnico de Santarém. Castelo Branco, Portugal: POLITÉCNICA - Associação dos Institutos Politécnicos do Centro. 2006.
    Published
  7. Martins, SC; Mauritti, R; Costa, AF. Social and Economic Conditions of Students in Portugal,. Lisboa, Portugal: DSAS – Direcção de Serviços de Acção Social Direcção-Geral do Ensino Superior. 2005.
    Published
  8. Martins, SC; Mauritti, R; Costa, AF. Condições Socioeconómicas dos Estudantes do Ensino Superior em Portugal. Lisboa, Portugal: DGES-MCTES, 86 p. 2005.
    Published
  9. Almeida, JF; Ávila, P; Casanova, J. L.; Costa, AF; Machado, FL; Martins, SC; Mauritti, R. Diversidade na Universidade - Um Inquérito aos Estudantes de Licenciatura. Oeiras, Portugal: Celta Editora. 2003.
    Published
Book chapter
  1. Martins, SC. "Democratização e desigualdades no sistema educativo português: atender ao presente e perspetivar o futuro". In Estado da Educação 2021. Lisboa, Portugal: CNE – Conselho Nacional de Educação, 2022.
    Published
  2. Martins, SC. "ALARGAMENTO SOCIAL E CONDIÇÕES DE VIDA DOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR: Portugal e o contexto europeu". In Práticas Inovadoras em Gestão Universitária: Interfaces entre Brasil e Portugal, edited by Antonio José Barbosa de Oliveira; Eliane Ribeiro Pereira; Rosário Mauritti. Rio de Janeiro, Brazil: UFRJ e Iscte, 2020.
    Published
  3. Martins, SC. "CAPÍTULO 3 A EDUCAÇÃO E A COVID-19: DESIGUALDADES, EXPERIÊNCIAS E IMPACTOS DE UMA PANDEMIA NÃO ANUNCIADA". In Um Olhar Sociológico sobre a Crise Covid-19 em Livro. Lisboa, Portugal: Observatório das Desigualdades Sociais, 2020.
    Published
  4. Martins, SC; Albuquerque, Adriana; Capucha, Luís. "1. School autonomy, and administration. Configurations and processes in Europe.". In School autonomy, organization and performance in Europe. A comparative analysis for the period from 2000 to 2015, 1-3. Lisboa, Portugal: CIES-ISCTE, 2019.
    Published
  5. Martins, SC; Machado, B.. "3. Evaluation and accountability processes in schools and education systems. A European characterization". In School autonomy, organization and performance in Europe. A comparative analysis for the period from 2000 to 2015, 33-42. --, Portugal: CIES-ISCTE, 2019.
    Published
  6. Martins, SC; Carvalho, H.; Capucha, Luís; Capucha, A.. "4. Autonomy, leardship and resources in European schools. What are the effects on performance and equity?". In School Autonomy, Organization and Performance in Europe, 58-73. --, Portugal: CIES-ISCTE, 2019.
    Published
  7. Martins, SC; Durão, E.; Sebastião, João. "5.The actors and political action in education. Projections and guidelines for the development of education systems in Europe". In School autonomy, organization and performance in Europe. A comparative analysis for the period from 2000 to 2015, 59-77. --, Portugal: CIES-ISCTE, 2019.
    Published
  8. Martins, SC; Albuquerque, Adriana. "2. Autonomy and leadership of school actors". In School Autonomy, Organization and Performance in Europe. A comparative analysis for the period from 2000 to 2015. --, Portugal: CIES-ISCTE, 2019.
    Published
  9. Martins, SC; Capucha, Luís; Sebastião, João. "School Autonomy, Organization and Performance in Europe. Conclusion and contributes for debate.". In School Autonomy, Organization and Performance in Europe, 133-136. --, Portugal: CIES-ISCTE, 2019.
    Published
  10. Capucha, Luís; Martins, SC; Sebastião, João. "Introduction". In School autonomy, organization and performance in Europe. A comparative analysis for the period from 2000 to 2015, 1-3. --, Portugal, 2019.
    Published
  11. Martins, S. C.; Sebastião, J.; Abrantes, P.; Rodrigues, M. L.. "Desigualdades e políticas educativas: Portugal no contexto europeu". In Desigualdades sociais: Portugal e a Europa, edited by Renato Miguel do Carmo; João Sebastião; Joana Azevedo; Susana da Cruz Martins; António Firmino da Costa. Lisboa, Portugal: Mundos Sociais, 2018.
    Published
  12. Costa, AF; Mauritti, R; Martins, SC; Nunes, N.; Romão, A.. "Distributional and categorical inequalities in Europe: structural configurations". In Reducing Inequalities. A Challenge for the European Union?, 63-74. Cham, Switzerland: Palgrave Macmillan, 2018.
    Published • 10.1007/978-3-319-65006-7_5
  13. Carmo, R. M.; Sebastião, João; Martins, SC; Azevedo, J.; Costa, AF. "Introdução". In Desigualdades sociais: Portugal e a Europa. Lisboa, Portugal: Mundos Sociais, 2018.
    Published
  14. Martins, SC. "Expansão, desigualdades e desempenhos dos sistemas educativos: um olhar cruzado entre os dois lados do Atlântico". In Mérito, Desigualdades e Diferenças: Cenários da (in)justiça escolar, Brasil e Portugal, edited by Maria da Graça Setton. São Paulo, Brazil: Annablumme Editora, 2017.
    Published
  15. Martins, SC. "Capítulo 14 – Expansão educativa, oportunidades sociais e desempenhos dos sistemas educativos: um olhar cruzado entre os dois lados do Atlântico". In Mérito, desigualdades e diferenças: cenários de (in)justiça escolar no Brasil e em Portugal, edited by Maria da Graça Jacintho Setton; Leonor Lima Torres; Elias Evangelista Gomes; Teresa Seabra; Fabiana Jardim; Bruno Dionísio; Maria Carla Corrochano. Alfenas - Minas Gerais, Brazil: Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, 2017.
    Published
  16. Mauritti, R; Martins, SC; Vieira, M.M.. "Classes sociais e estudantes universitários". In Sociologia e Sociedade: Estudos de Homenagem a João Ferreira de Almeida, 193-210. Lisboa, Portugal: Mundos Sociais, 2016.
    Published
  17. Abrantes, P.; Sofia Amândio; Sebastião, João; Martins, SC; Alonso, RF. "The “education quality” policies in Southern Europe and its impacts over teachers’ and students’ lives". In A Educação na Europa do Sul. Constrangimentos e Desafios em Tempos Incertos/La Educación en la Europa del Sur. Constricciones y Desafíos en Tiempos Inciertos, edited by Mariana Gaio Alves; Leonor Lima Torres; Bruno Dionísio; Pedro Abrantes. Lisboa, Portugal: Associação Portuguesa de Sociologia, 2016.
    Published
  18. Mauritti, R; Martins, SC; Vieira, M.M.. "Classes sociais e estudantes universitários". 2016.
    Published
  19. Martins, SC. "A abertura do ensino superior à diversidade de públicos: políticas e orientações". In 40 Anos de Políticas de Ciência e de Ensino Superior, edited by Lurdes Rodrigues; Manuel Heitor et al. Lisboa, Portugal: Almedina, 2015.
    Published • 978-972-40-6121-4
  20. Martins, SC; Duarte, A.. "As políticas de internacionalização e mobilidade no ensino superior: o Programa Erasmus e outras iniciativas". In 40 Anos de Políticas de Ciência e de Ensino Superior, edited by Lurdes Rodrigues; Manuel Heitor et al, 623-643. Lisboa, Portugal: Almedina, 2015.
    Published
  21. Rodrigues, ML; Martins, SC; Conceição, C. P.; Patrício, M.T.; Brandão, T; Costa, A. "Cronologia: Políticas de ciência e de ensino superior (1910-2015)". In 40 Anos de Políticas de Ciência e de Ensino Superior, edited by Maria de Lurdes Rodrigues; Manuel Heitor et al. Lisboa, Portugal: Almedina, 2015.
    Published
  22. Martins, SC; Conceição, C. P.. "Análise dos impactos: expansão e convergência". In 40 Anos de Políticas de Ciência e de Ensino Superior, edited by Maria de Lurdes Rodrigues; Manuel Heitor et al, 51-76. Lisboa, Portugal: Almedina, 2015.
    Published
  23. Martins, SC; Conceição, CP. "Ensino superior e ciência: Indicadores para debate". In Governar com a Troika: Políticas Públicas em Tempo de Austeridade, 513-519. Lisboa, Portugal: Almedina, 2015.
    Published
  24. Martins, SC. "Políticas Educativas Europeias: Divergir e Convergir num Espaço Comum". In 40 Anos de Políticas Educativas de Educação em Portugal, edited by Maria de Lurdes Rodrigues, 685-707. Lisboa, Portugal: Almedina, 2014.
    Published
  25. Martins, Susana da Cruz; Nunes, Nuno; Mauritti, R; Costa, António Firmino da. "O que nos dizem as desigualdades educacionais sobre as outras desigualdades? Uma perspetiva comparada à escala europeia". In Entre Crise e Euforia: práticas e políticas educativas no Brasil e em Portugal, edited by Benedita Portugal; Melo; Ana Matias Diogo; Manuela Ferreira; João Teixeira Lopes; Elias Evangelista Gomes, 845-868. Porto, Portugal: FLUP, 2014.
    Published
  26. Martins, SC; Carvalho, H.; Ávila, P.. "Fatores explicativos a partir de informação extensiva. Sucesso escolar no ensino superior". In Percursos de Estudantes no Ensino Superior: Fatores e Processos de Sucesso e Insucesso, edited by António Firmino da Costa; João Teixeira Lopes; Ana CaetanoLopes; A. Caetano, 51-67. Lisboa, Portugal: Editora Mundos Sociais, 2014.
    Published
  27. Luísa Veloso; Abrantes, P; Craveiro, D.; Caixeirinho, T.; Martins, SC; Helena Quintas; Teresa Vitorino; José Alberto Gonçalves. "Avaliação externa e sucesso escolar". In Sucesso escolar: da compreensão do fenómeno às estratégias para o alcançar, edited by Veloso; Luísa; Abrantes; Pedro, 105-125. Mundos Sociais, 2013.
    Published
  28. Mauritti, R; Martins, SC. "Classe média, bem-estar e valores culturais: mudança e continuidade". In Classes, Políticas e Culturas de Classe: Capital, Trabalho e Classes Intermédias, edited by Silva; Manuel Carlos; João Valente Aguiar, 133-164. Vila Nova de Famalicão, Portugal: Humus, 2012.
    Published
  29. Mauritti, R; Martins, Susana da Cruz. "Higher education students: contexts and social origins". In Knowledge and Society, (Portugal in the European Context, vol. II), edited by Costa; A.F.; Machado; F.L; Ávila; P., 81-97. Oeiras, Portugal: CIES, ISCTE-IUL e Cellta, 2009.
    Published
  30. Martins, Susana da Cruz; Mauritti, R; Costa, António Firmino da. "Life patterns in contemporary society". In Welfare and Everyday Life (Portugal in the European Context, vol. III), 247-264. Lisboa, Portugal: CIES, ISCTE-IUL e Cellta, 2009.
    Published
  31. Martins, SC; Mauritti, R; Costa, AF. "Life patterns in contemporary society". In Welfare and Everyday Life (Portugal in the European Context, vol. III). 2009.
    Published
  32. Martins, Susana da Cruz; Mauritti, R; Costa, António Firmino da. "Padrões de vida na sociedade contemporânea". In Quotidiano e Qualidade de Vida, Portugal no Contexto Europeu (vol. III), 261-281. Oeiras, Portugal: CIES, ISCTE-IUL e Celta, 2007.
    Published
  33. Mauritti, R; Martins, Susana da Cruz. "Estudantes do ensino superior: contextos e origens sociais". In Sociedade do Conhecimento, (Portugal no Contexto Europeu, vol. II), edited by Costa; A.F.; Machado; F.L; Ávila; P., 85-101. Oeiras, Portugal: CIES, ISCTE-IUL e Cellta, 2007.
    Published
  34. Martins, SC; Mauritti, R; Costa, AF. "Padrões de vida na sociedade contemporânea". In Quotidiano e Qualidade de Vida (Portugal no Contexto Europeu, vol.II). 2007.
    Published
  35. Martins, SC. "Acção colectiva e individual". In Diversidade na Universidade: Inquérito aos Estudantes de Licenciatura, edited by JF Almeida; outros. Oeiras, Portugal: Celta Editora, 2003.
    Published
  36. Martins, SC. "Estado e legitimidade política". In Diversidade na Universidade: Inquérito aos Estudantes de Licenciatura, edited by JF Almeida; outros, 213-227. Celta Editora, 2003.
    Published
  37. Almeida, J.; Costa, A.F.; Machado, F.; Casanova, J. L.; Avila, P.; Martins, SC; Mauritti, R. "Introdução – cursos, recursos e percursos". In Diversidade na Universidade – Um Inquérito aos Estudantes de Licenciatura. Oeiras, Portugal: Celta Editora, 2003.
    Published
Conference paper
  1. Cipriano, G.; Martins, S. da C.. "Avaliação das aprendizagens em Portugal durante a pandemia". Paper presented in A gestão da incerteza na educação: (Des)continuidades e desafios: Livro de atas do X Simpósio de Organização e Gestão Escolar, Aveiro, 2023.
    Published • 10.48528/kc4m-sa71
  2. Nunes, N.; Mauritti, R; Martins, S. C.; Romão, A. L.; Costa, A. F.. "Tendências da condição precária na Europa: reconfigurações da desigualdade laboral". Paper presented in IX Congresso Português de Sociologia, Faro, 2017.
    Published
  3. Martins, S. C.. "Performance, inequality, and the organisation of educational systems: an international comparison of the dynamics of schooling". Paper presented in Proceedings of ADVED 2016 2nd International Conference on Advances in Education and Social Sciences, Istambul, 2016.
    Published
  4. Abrantes, P.; Amândio, S.; Martins, S. C.; Sebastião, J.; Alonso, R. F.. "The “education quality” policies in Southern Europe and its impacts over teachers’ and students’ lives". Paper presented in A educação na Europa do sul: constrangimentos e desafios em tempos incertos, Atas da I Conferência Ibérica da Sociologia da Educação, Lisboa, 2016.
    Published
  5. Martins, S.; Mauritti, R. "Como estão as famílias de classe média a lidar com a crise?: um olhar focalizado sobre a reconfiguração dos estilos de vida das famílias com crianças". Paper presented in Atas do VIII Congresso Português de Sociologia: 40 anos de democracia(s): progressos, contradições e prospetivas, Évora, 2014.
    Published
  6. Martins, S. da C.. "Social state and public support for education: European dynamics and configurations". Paper presented in EDULEARN13 Proceedings, Barcelona, 2013.
    Published
  7. Martins, S. da C.. "Schools and ICT resources: New educational challenges in European perspective". Paper presented in EDULEARN13 Proceedings, Barcelona, 2013.
    Published
  8. Martins, SC; Mauritti, R. "Ficar na casa dos pais. Contextos residenciais e familiares dos estudantes do ensino superior". Paper presented in Colóquio Olhares sobre os jovens em Portugal: Saberes, Políticas, Acções, Lisboa, 2011.
    Published
Edited book
  1. Martins, SC; Capucha, Luís; Sebastião, João. School Autonomy, Organization and Performance in Europe. --, Portugal: CIES-ISCTE. 2019.
    Published • Editor
  2. Carmo, R. M.; Sebastião, João; Azevedo, J.; Martins, SC; Costa, AF. Desigualdades Sociais: Portugal e a Europa. Lisboa, Portugal: Mundos Sociais. 2018.
    Published • Editor
  3. Rodrigues, M. L.; Heitor, M.; Patrício, M.T.; Martins, SC; Conceição, C. P.. 40 Anos de Políticas de Ciência e de Ensino Superior. Lisboa, Portugal: Almedina. 2015.
    Published • Editor
Journal article
  1. Martins, S. da C.; Mauritti, R.; Machado, B.. "How has the pandemic affected access and the feeling of belonging in Portuguese higher education?". Education Sciences 13 9 (2023): https://www.mdpi.com/journal/education.
    Published • 10.3390/educsci13090942
  2. Costa, A. F.; Martins, S. C.; Pintassilgo, S.; Nunes, N.; Carvalho, H.. "Publicação científica e ciências sociais. 100 números da revista Sociologia, Problemas e Práticas". Sociologia, Problemas e Práticas 100 (2022): 13-39. https://revistas.rcaap.pt/sociologiapp/index.
    Published • 10.7458/SPP202210028003
  3. Albuquerque, A.; Seabra, T.; Martins, S. C.. "Seletividade social na escola básica portuguesa: Dinâmicas, condições e políticas (2008-2018)". Análise Social 57 244 (2022): 520-543. http://analisesocial.ics.ul.pt/?page_id=1295.
    Published • 10.31447/as00032573.2022244.04
  4. Cipriano, G.; Martins, S. C.. "Beliefs on assessment and grade repetition among teachers in Portugal". Meta: Avaliação 13 39 (2021): 248-273. https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/issue/view/128.
    Published • 10.22347/2175-2753v13i39.3033
  5. Sebastião, J.; Martins, S. C.; Capucha, A.; Capucha, L.. "School autonomy and decentralisation in Portugal: a reluctant and contradictory path". Autonomie Locali e Servizi Sociali 43 2 (2020): 343-359. https://www.rivisteweb.it/doi/10.1447/98725.
    Published • 10.1447/98725
  6. Gil, P. D.; Martins, S. C.; Moro, S.; Costa, J. M.. "A data-driven approach to predict first-year students’ academic success in higher education institutions". Education and Information Technologies N/A (2020): https://www.springer.com/journal/10639.
    Published • 10.1007/s10639-020-10346-6
  7. Miguel, H.; Ramos, P.; Martins, S. C.; Costa, J. M.. "Provision of academic data for research: a step for academic success". Education for Information N/A (2020): 1-19. https://content.iospress.com/articles/education-for-information/efi190349.
    Published • 10.3233/EFI-190349
  8. Sebastião, J.; Capucha, L.; Martins, S. C.; Capucha, A.. "Sociologia da educação e construção de políticas educativas da teoria à prática". Revista de Sociología de la Educación 13 1 (2020): 7-19. https://ojs.uv.es/index.php/RASE/about/editorialPolicies#focusAndScope.
    Published • 10.7203/RASE.13.1.16225
  9. Martins, S. C.; Carvalho, H.; Ávila, P.; Costa, A. F.. "Policies for widening participation and success factors in Portuguese higher education". Creative Education 8 2 (2017): 210-230. http://www.scirp.org/Journal/PaperInformation.aspx?PaperID=74090.
    Published • 10.4236/ce.2017.82018
  10. Martins, S. C.. "Performance, organisation and inequality in education systems: an international comparison of the dynamics of schooling". International e-Journal of Advances in Education 2 6 (2016): 374-382. http://ijaedu.ocerintjournals.org/.
    Published • 10.18768/ijaedu.280565
  11. Mauritti, R; Martins, S. C.; Nunes, N.; Romão, A. L.; Costa, A. F.. "The social structure of European inequality: a multidimensional perspective". Sociologia, Problemas e Práticas 81 (2016): 75-93. http://revistas.rcaap.pt/sociologiapp/article/view/8798.
    Published • 10.7458/SPP2016818798
  12. Capucha, L.; Sebastião, J.; Martins, S. C.; Capucha, A. R.. "Crisis and education in Southern Europe: the effects of austerity and ideology". Comparative Sociology 15 5 (2016): 593-620. http://booksandjournals.brillonline.com/content/journals/10.1163/15691330-12341402.
    Published • 10.1163/15691330-12341402
  13. Martins, S.; Mauritti, R.; Nunes, N.; Romão, A. L.; Costa, A. F.. "A educação ainda é importante para a mobilidade social? Uma perspetiva das desigualdades educacionais da Europa do sul no contexto europeu". Revista Portuguesa de Educação 29 2 (2016): 261-285. http://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/7920/7491.
    Published • 10.21814/rpe.7920
  14. Mauritti, R; Martins, S. C.. "Consumos de classe média num Portugal em crise: cultura, lazeres e tecnologias de informação". Sociologias 16 37 (2014): 144-175. http://www.seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/50588/31591.
    Published • 10.1590/15174522-016003706
  15. Martins, SC; Mauritti, R; Costa, A. F.. "Acesso a bases de microdados: aplicações e impactos na pesquisa em ciências sociais". Mediações 18 1 (2013): 66-82. http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/16470.
    Published • 10.5433/2176-6665.2013v18n1p66
  16. Martins, SC. "Portugal, um lugar de fronteira na Europa-Uma leitura de indicadores socioeducacionais". Sociologia, Problemas e Práticas 49 (2005): 141-161. http://www.scielo.gpeari.mctes.pt/pdf/spp/n49/n49a08.pdf.
    Published
  17. Martins, S. C.; Sousa, J.. "Entre o secundário e o superior: trajectórias e orientações escolares dos estudantes recém chegados ao IPS". Interacções 1 (2005): 125-148. http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/index.
    Published
  18. Martins, SC. "Novos associativismos e tematizações na sociedade portuguesa". Sociologia, Problemas e Práticas 43 (2003): 103-132.
    Published
  19. Machado, F. L.; Costa, A. F.; Mauritti, R; Martins, SC; Casanova, J. L.; Almeida, J. F.. "Classes sociais e estudantes universitários: origens, oportunidades e orientações". Revista Crítica de Ciências Sociais 66 (2003): 45-80. http://rccs.revues.org/1140.
    Published
  20. Costa, A. F.; Mauritti, R; Martins, SC; Machado, F. L.; Almeida, J. F.. "Social classes in Europe". Portuguese Journal of Social Science 1 1 (2002): 5-39. http://www.intellectbooks.co.uk/journals/view-Article,id=7056/.
    Published • 10.1386/pjss.1.1.5
  21. Mauritti, R; Martins, S. C.; Antunes, A.; Costa, A. F.. "Utilização de bases de microdados na investigação em Ciências Sociais". Revista de Estatística 2 2 (2002): 47-64. https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_publicacoes&PUBLICACOEStipo=ea&PUBLICACOEScoleccao=107710&selTab=tab0&xlang=pt.
    Published
  22. Martins, SC. "Novos associativismos: Espaços renovados de participação, cidadania e educação". Revista ESES 11 (2001): 89-117.
    Published
  23. Costa, A. F.; Mauritti, R; Martins, SC; Machado, F. L.; Almeida, J. F.. "Classes sociais na Europa". Sociologia, Problemas e Práticas 34 (2000): 9-43. http://www.scielo.gpeari.mctes.pt/pdf/spp/n34/n34a01.pdf.
    Published
Report
  1. Martins, SC; Ávila, P.; Coelho, A. R.. 2022. Avaliação externa do programa Escolas2030: primeiro relatório intercalar.
  2. Martins, SC; Ávila, P.; Coelho, A. R.; Carvalho, D.. 2022. Avaliação externa do programa Escolas2030: 1.º relatório anual. Relatório preparatório de uma teoria da mudança e do Observatório2030 no âmbito da Avaliação Externa.
  3. Martins, SC; Mauritti, R; Machado, B.; Costa, AF. 2021. INQUÉRITO ÀS CONDIÇÕES SOCIOECONÓMICAS DOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL, 2020. https://www.dges.gov.pt/pt/content/inquerito-condicoes-socioeconomicas-dos-estudantes-do-ensino-superior-em-portugal-2020-0.
  4. Capucha, Luís; Pereira, C.; Godinho; Capucha, A.; Simões, A.; Ferreira, G.; Henriques, J.; et al. 2021. Aquisição de Serviços de Avaliação do Contributo do PT2020 para a Promoção do Sucesso Educativo, Redução do Abandono Escolar Precoce e Empregabilidade dos Jovens. https://www.poch.portugal2020.pt/pt-pt/Documents/Forms/AllItems.aspx?RootFolder=%2fpt%2dpt%2fDocuments%2fAvalia%c3%a7%c3%a3o%20do%20Contributo%20do%20PT2020%20para%20a%20Promo%c3%a7%c3%a3o%20do%20Suc%2e%20Educativo%2c%20Red%2e%20Abandono%20Escolar%20Preco.
  5. Martins, SC; Ramos, P.; Vicente, M.; Miguel, H.; Moro, S.; Gil, P.. 2020. Reduzir o insucesso e o abandono no Iscte: Uma proposta de estudo a partir do sistema de informação interna (Fénix).
  6. Martins, SC; Mauritti, R; Machado, B.; Costa, AF. 2017. Inquérito às Condições Socioeconómicas dos Estudantes do Ensino Superior.
  7. Capucha, Luís; Belmiro Gil Cabrito; Carvalho, H.; Sebastião, João; Martins, SC; Capucha, A. R.; Roldão, C.; Tavares, I.; Mucharreira, P.. 2017. A Dimensão das Turmas no Sistema Educativo Português.
  8. Seabra, T.; Martins, SC; Albuquerque, Adriana. 2017. A diferença que a escola pode fazer. O sucesso escolar no concelho de Almada (4º e 6º ano).
  9. Sebastião, João; Capucha, Luís; Martins, SC; Abrantes, P.; Ávila, P.; Capucha, A.; Matias, A.R.; et al.. 2016. ECSE Research project: “Educational Challenges in Southern Europe. Equity and Efficiency in a Time of Crisis” (2013-2015): National Reports. http://hdl.handle.net/10071/11900.
  10. Sebastião, João; Capucha, Luís; Alvares, Maria; Ávila, P.; Abrantes, P.; Martins, SC; Matias, A.R.; et al.. 2015. Educational Challenges in Southern Europe. Equity and efficiency in a time of crisis. http://hdl.handle.net/10071/11269.
  11. Sebastião, João; Capucha, Luís; Martins, SC; Ávila, P.; Abrantes, P.; Capucha, A.; Matias, A.R.; et al. 2015. Educational challenges in southern europe. Equity and efficiency in a time of crisis (ECSE).
  12. Sebastião, João; Capucha, Luís; Alvares, Maria; Ávila, P.; Abrantes, P.; Martins, SC; Matias, A.R.; et al.. 2015. Educational Challenges in Southern Europe. Equity and efficiency in a time of crisis (Appendix). http://hdl.handle.net/10071/11270.
  13. Martins, SC; Conceição, C. P.; Estevinha, S.. 2012. Escola Ciência Viva: desafios de uma escola num centro de ciência.
  14. Martins, SC; Conceição, C. P.; Estevinha, S.. 2011. Estudo da Escola Ciência Viva.
  15. Costa, AF; Caetano, A.; Martins, SC; Mauritti, R. 2009. Estudantes do Ensino Superior e Empréstimos com Garantia Mútua. Inquérito de 2009. http://www.crup.pt/images/documentos/Financiamento/EESEGAM_Relatorio_Inquerito_2009.pdf.
Thesis / Dissertation
  1. Martins, SC. "Educar (n)a Europa: Contextos, Recursos e Percursos de Escolarização". PhD, 2010. https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/4425/1/TESE_Doutoramento_%20Susana%20da%20Cruz%20Martins_2010_NV.pdf.
  2. Martins, SC. "Associações e Modos de Acção Colectiva no âmbito dos Novos Movimentos Sociais em Portugal". Master, 2002.
Working paper
  1. Costa, AF; Mauritti, R; Martins, SC; Nunes, N.; Romão, AL. 2015. "A Constituição de um Espaço Europeu de Desigualdades".
    10.15847/CIESODWP012015
  2. Martins, SC. 2014. "Recensão ao Desigualdades Sociais e Práticas de Ação Coletiva na Europa, de Nuno Nunes, Lisboa, Editora Mundos Sociais.". http://observatorio-das-desigualdades.com/2014/10/22/recensao-desigualdades-sociais-e-praticas-de-acao-coletiva-na-europa-de-nuno-nunes/.

Other

Other output
  1. Towards external assessments dematerialization – Are we ready? Portuguese school principals’ concerns.. Association for Educational Assessment - Europe, 24th annual conference | Assessment reform journeys: intentions, enactment and evaluation. 2023. Cipriano, G.; Martins, SC. https://2023.aea-europe.net.
  2. Internacionalização do ensino superior: fluxos e condições de vida de estudantes da CPLP no Brasil e em Portugal. Sociedades Polarizadas? Desafios à Sociologia. XII Congresso Português de Sociologia. 2023. Mauritti, R; Oliveira, A.; Pintassilgo, S.; Martins, SC. https://eu-central-1.linodeobjects.com/evt4-media/documents/book-of-abstracts_5_2.pdf.
  3. L'évaluation externe des élèves dans l'après-pandémie: Perceptions des directeurs d'école au Portugal. 34ème colloque de l'Association pour le Développement des Méthodologies d’Évaluation en Éducation | Évaluation des apprentissages: continuités et ruptures. 2023. Cipriano, G.; Martins, SC. https://www.admee2023.be.
  4. Avaliação Externa. Contributos iniciais e acompanhamento futuro do Programa Escolas2030. Produção de informação e conhecimento para agir em meio escolar. Reuniões de final e de início de ano letivo com os agrupamentos de escolas do programa Escolas2030. 2022. Martins, SC; Coelho, A. R.; Carvalho, D.; Ávila, P..
  5. RUMO À EQUIDADE E À INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR NA EUROPA Uma apresentação sobre dinâmicas de diversidade e a emergência de novas políticas. 77.ª sessão do Fórum Estatístico, Rumo à equidade e à inclusão no ensino superior na Europa. 2022. Martins, SC. https://www.dgeec.mec.pt/np4/292/.
  6. AUTONOMIA ESCOLAR NA EUROPA: tensões e desafios - Uma análise comparativa no período de 2000 a 2015. Ciclo de conferências “Mestrado de Estudos em Educação”. 2021. Martins, SC.
  7. Avaliação das aprendizagens em Portugal durante a pandemia. X Simpósio de Organização e Gestão Escolar | A gestão da incerteza na Educação: (des)continuidades e desafios. 2021. Cipriano, G.; Martins, SC. http://simposiooge.web.ua.pt/2021/.
  8. O SUCESSO ACADÉMICO NO ENSINO SUPERIOR: Problemas conceptuais e operatórios a partir de informação institucional. XI Congresso Português de Sociologia - Identidades ao rubro: diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescente. 2021. Martins, SC; Vicente, M.; Ramos, P.. https://xi-congresso-aps.eventqualia.net/en/2020/home/.
  9. Reshaping external high-stake assessment to mitigate students’ inequality during the first stage of Covid-19 pandemic in Portugal. Association for Educational Assessment - Europe, 22nd annual conference | Assessment for Changing Times: Opportunities and Challenges. 2021. Cipriano, G.; Martins, SC. https://2021.aea-europe.net.
  10. From Dependence to Autonomy: A conceptual proposal based on the analysis of the living conditions of higher education students. EUROSTUDENT Researchers' Forum 2020. 2020. Martins, SC; Mauritti, R; Machado, B.; Costa, AF. https://www.eurostudent.eu/blog_detail?b_id=180.
  11. A presentation of the study ‘School autonomy, organization and performance in Europe A comparative analysis for the period from 2000 to 2015’. School Autonomy and Education Systems in Europe. 2020. Martins, SC.
  12. Apresentação: Configurations of social inequality in Europe: a system of indicators. The 4th ESS conference: Turbulent times in Europe: Instability, insecurity and inequality. 2019. Mauritti, R; Nunes, N.; Romão, A.; Martins, SC; Botelho, M.C.; Costa, AF.
  13. Iniciativas de apoio à formação de professores de sociologia em atividade no básico e secundário. ENCONTRO A SOCIOLOGIA NOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO. 2019. Martins, SC.
  14. Apresentação do tema da Mesa Condições de Vida dos Estudantes do Ensino Superior. Convenção Nacional do Ensino Superior 20/30: O ENSINO SUPERIOR E A QUALIFICAÇÃO DOS PORTUGUESES: O que falta fazer?. 2019. Martins, SC.
  15. Sociologia da Educação e a construção de políticas educativas: da teoria à prática. Congreso Español de Sociología. 2019. Sebastião, João; Capucha, Luís; Capucha, A.; Martins, SC.
  16. Educação: indicadores em debate. Workshop sobre indicadores de desigualdades sociais - Conselho Superior de Estatística. 2019. Martins, SC.
  17. Eficácia e equidade: dinâmicas de diferenciação social da rede escolar e evolução dos resultados num concelho da Área Metropolitana de Lisboa. X Congresso Português de Sociologia, Na Era da “Pós-verdade”? Esfera pública, cidadania e qualidade da democracia no Portugal Contemporâneo. 2018. Seabra, T.; Martins, SC; Albuquerque, Adriana.
  18. Percursos de sucesso: políticas e transformações sociais. III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, "Infância(s) e Juventude(s) na Sociedade e Educação Contemporâneas". 2018. Martins, SC. https://iiicicse.wixsite.com/iiicicse2018/programa.
  19. A dimensão importa? Sobre o impacto da dimensão da turma nas desigualdades escolares no Ensino Básico em Portugal. X Congresso Português de Sociologia. 2018. Carvalho, H.; Tavares, I.; Capucha, Luís; Roldão, C.; Capucha, A.; Martins, SC; Sebastião, João.
  20. Efficacy and equity: Evolution of social differentiation between elementary schools and their results in a Portuguese municipality. European Conference on Educational Research (ECER), Inclusion and Exclusion, Resources for Educational Research?,. 2018. Seabra, T.; Martins, SC; Albuquerque, Adriana.
  21. O Sistema de Educação em Portugal. Ação 1 no âmbito do ciclo de formação no Tribunal de Contas. 2018. Martins, SC.
  22. Dimensão de turma, Desigualdades e Desempenho Educativo: Portugal numa perspetiva comparada. X Congresso Português de Sociologia. 2018. Capucha, Luís; Carvalho, H.; Martins, SC; Roldão, C.; Sebastião, João; Capucha, A.; Tavares, I..
  23. PATHWAYS AND ACCESS TO HIGHER EDUCATION: New dynamics and diversity among Portuguese students in the European context. EUROSTUDENT VI Final Conference. 2018. Martins, SC; Machado, B.; Mauritti, R; Costa, AF. http://www.eurostudent.eu/download_files/documents/eurostudent_programme.pdf.
  24. Higher education System: a presentation. Eurostudent Researchers' Forum. 2017. Martins, SC; Mauritti, R; Costa, AF.
  25. Sessão temática III – Práticas Pedagógicas e Metodologias de Avaliação. I Jornadas Pedagógicas da Escola de Sociologia e Políticas Públicas. 2017. Martins, SC.
  26. SOCIOECONOMIC CONDITIONS AND SUCCESS IN HIGHER EDUCATION: Methodological and analytical issues. Eurostudent Researchers' Forum. 2017. Martins, SC; Mauritti, R; Costa, AF.
  27. Dimensão das Turmas e resultados escolares: os números não contam?. II Conferência Ibérica de Sociologia de la Educación. 2017. Capucha, Luís; Carvalho, H.; Martins, SC; Roldão, C.; Capucha, A.; Tavares, I..
  28. Comunicação (presentation): Desigualdades Sociais e Precariedade na Europa. Colóquio do Observatório das Desigualdades. 2017. Nunes, N.; Mauritti, R; Martins, SC; Romão, A.; Costa, AF. https://observatorio-das-desigualdades.com/2017/02/17/informacao-de-alteracao-no-cartaz-coloquio-desigualdades-e-precariedade-dos-diagnosticos-as-politicas-com-futuro/.
  29. Desigualdades e políticas educativas. Portugal No Contexto Europeu. Fórum Pesquisas CIES-IUL, Desigualdades sociais: Portugal e a Europa. 2017. Martins, SC; Sebastião, João; Abrantes, P.; Rodrigues, M. L..
  30. A diferença que a escola pode fazer: o sucesso escolar no concelho de Almada (4º e 6º ano). II Encontro sobre Sucesso escolar. 2017. Seabra, T.; Martins, SC; Albuquerque, Adriana.
  31. Educational Policies in Southern Europe: The impacts of the financial crisis in a comparative perspective. XII Congreso Español de Sociología: Grandes Transformaciones Sociales, Nuevos Desafíos Para La Sociología. 2016. Sebastião, João; Capucha, Luís; Martins, SC; Capucha, A..
  32. EXPANSÃO EDUCATIVA, OPORTUNIDADES SOCIAIS E DESEMPENHOS DOS SISTEMAS EDUCATIVOS: Um olhar cruzado entre os dois lados do Atlântico. 5º Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação “Mérito, desigualdades e diferenças: cenários de (in)justiça escolar no Brasil e em Portugal. 2016. Martins, SC. http://www.vcoloquiolusobrasileirosociologiadaeducacao.com/.
  33. Comunicação: Qualificações e participação laboral de mulheres e homens na Europa: Desigualdades e desafios. Colóquio "Das Desigualdades às Políticas de Igualdade". 2016. Mauritti, R; Romão, AL; Nunes, N.; Martins, SC; Costa, AF.
  34. Sessão de Abertura “Sessão de Abertura” do Debate "A Educação na Europa. A Europa na Educação". Integração de Portugal na União Europeia: 30 anos 10 Debates. 2016. Martins, SC.
  35. Comunicação: Tendências da condição precária na Europa: reconfigurações da desigualdade laboral. IX Congresso Português de Sociologia | Portugal Território de Territórios. 2016. Nunes, N.; Mauritti, R; Martins, SC; Romão, AL; Costa, AF. http://www.aps.pt/ix_congresso/.
  36. O que ainda não sabemos?. Lei de Bases do Sistema Educativo, 1986-2016: Trinta anos depois, renovar compromissos. 2016. Martins, SC.
  37. EXPANSÃO E SUCESSO NO ENSINO SUPERIOR: caminhos traçados e novos desafios. Conversas da biblioteca “Sucesso Escolar no Ensino Superior. 2016. Martins, SC. http://www.iscte-iul.pt/biblioteca/noticias.aspx?NewsID=9867fada-f403-4060-adf3-640962e7a49a.
  38. Desafios educativos no sul da Europa. Equidade e eficiência em tempos de crise. Workshop CIES-IUL. 2016. Sebastião, João; Capucha, Luís; Martins, SC; Capucha, A.; Amândio, S..
  39. Educação e Estado Social: Peças fundamentais para um teorema de redução das desigualdades. Colóquio das Desigualdades às Políticas de Igualdade. 2016. Martins, SC.
  40. The “education quality” policies in Southern Europe and its impacts over teachers’ and students’ lives. I Conferência Ibérica de Sociologia da Educação “A educação na Europa do Sul. Constrangimentos e desafios em tempos incertos. 2015. Abrantes, P.; Amândio, S.; Martins, SC; Sebastião, João; Alonso, RF.
  41. Comunicação: A educação ainda é importante para a mobilidade social? Uma perspetiva das desigualdades educacionais da Europa do Sul no contexto europeu. I conferência Ibérica da Sociologia da Educação 11 de Julho 2015. 2015. Martins, SC; Mauritti, R; Nunes, N.; Romão, AL; Costa, AF. http://plataforma9.com/congresso/lisboa-i-conferencia-iberica-de-sociologia-da-educacao/.
  42. Comunicação: A constituição de um espaço europeu de desigualdades: parâmetros estruturais e novas configurações. Colóquio Desigualdades em Debate 2015. 2015. Costa, AF; Mauritti, R; Martins, SC; Nunes, N.; Romão, AL.
  43. Poderá a escola mudar os destinos escolares?. Encontro SUCESSO EDUCATIVO conhecer, debater e intervir. 2015. Seabra, T.; Martins, SC.
  44. A classe média num Portugal em crise: um olhar focalizado nas condições de vida e consumos das famílias com crianças e jovens. 1º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais Humanas em Língua Portuguesa: Imaginar e repensar o social: desafios das ciências sociais em Língua portuguesa. 2015. Martins, SC; Mauritti, R.
  45. Crisis and equity in Southern Europe's educational systems, tendencies and evolution. 12th Conference of the European Sociological Association. 2015. Sebastião, João; Capucha, Luís; Martins, SC; Amândio, S.; Capucha, A.; Matias, A.R.; Abrantes, P.; et al.
  46. Crisis and Equity in Southern Europe’s Educational Systems. Tendencies and Evolution. 12th Conference of the European Sociological Association, Differences, Inequalities and Sociological Imagination. 2015. Sebastião, João; Capucha, Luís; Rafael Feio; Vasiliki Karitzara; Maddalena Colombo; Martins, SC; Capucha, A.; Sofia Amâncio. http://www.esa12thconference.eu/programme.
  47. Como estão as famílias de classe média a lidar com a crise? Um olhar focalizado sobre a reconfiguração dos estilos de vida das famílias com crianças. Actas do VIII Congresso Português de Sociologia: 40 anos de Democracia(s): Progressos, Contradições e Prospetivas. 2014. Martins, SC; Mauritti, R.
  48. Comunicação: Classes sociais em mudança: um olhar focado na Europa do Sul. Actas do VIII Congresso Português de Sociologia: 40 anos de Democracia(s): Progressos, Contradições e Prospetivas. 2014. Mauritti, R; Martins, SC; Nunes, N.; Costa, AF. http://www.aps.pt/viii_congresso/VIII_ACTAS/VIII_COM0320.pdf.
  49. Comunicação: Looking to Europe through educational inequalities. Mid-term International Conference, RN 10 Sociology of Education ESA. 2014. Martins, SC; Mauritti, R; Nunes, N.; Costa, AF.
  50. Comunicação: O que nos dizem as desigualdades educacionais sobre as outras desigualdades? Uma perspetiva comparada à escala europeia. IV Colóquio Luso-Brasileiro De Sociologia Da Educação, Entre a Crise e a Euforia: Práticas e Políticas Educativas no Brasil e em Portugal. 2014. Martins, SC; Nunes, N.; Mauritti, R; Costa, AF.
  51. Comunicação: Southern Europe and its representations in the European scene – union or fragmentation, convergence or divergence?. Mid-term International Conference: Education and citizenship: theoretical issues, policies and practices. 2014. Capucha, Luís; Sebastião, João; Matias, A.R.; Martins, SC; Capucha, A.; Alvares, Maria; Calado, A.. http://esa2014.iscte-iul.pt/.
  52. Education and democracy envisioned by European citizens. ESA RN 10 Sociology of Education, Mid-term International Conference. 2014. Nunes, N.; Martins, SC. http://www.europeansociology.org/research-networks/rn10-sociology-of-education.html.
  53. Educação, cultura e desigualdades. VIII Congresso Português de Sociologia, 40 ANOS DE DEMOCRACIA(S) progressos, contradições e prospetivas. 2014. Martins, SC.
  54. Crise e equidade nos sistemas educativos do sul da europa: tendências de evolução. IV Colóquio Luso-Brasileiro De Sociologia Da Educação, Entre a Crise e a Euforia: Práticas e Políticas Educativas no Brasil e em Portugal. 2014. Sebastião, João; Martins, SC; Capucha, Luís; Matias, A.R.; Capucha, A.; Estêvão, P.. http://pt.scribd.com/doc/229976471/Programa-IV-Colo-quio-Luso-Brasileiro-de-Sociologia-de-Educac-a-o.
  55. Viver com a Crise: Reconfiguração dos consumos quotidianos e estilos de vida de classe média em Portugal. I Encontro Internacional da Secção Temática Sociologia do Consumo da APS (06/06/2013-07/06/2013). 2013. Mauritti, R; Martins, SC.
  56. Changing social classes: a multi-scaling comparison of Portugal, Southern Europe and the European Union. 11th ESA Conference: Crisis, Critique and Change. 2013. Mauritti, R; Nunes, N.; Martins, SC; Costa, AF. http://www.esa11thconference.eu/home.
  57. Access to microdata in social sciences: ethical and technical questions. 2nd Symposium on Ethics and Social Responsibility Research. 2013. Mauritti, R; Martins, SC; Costa, AF.
  58. Educação e competências na Europa. Forúm de Pesquisas CIES 2013. 2013. Ávila, P.; Martins, SC.
  59. Efeitos da crise na reconfiguração dos consumos de classe média urbana. VII Congresso português de Sociologia "Sociedade, Crise e Reconfigurações", 19-22 de junho. 2012. Mauritti, R; Martins, SC.
  60. Educação e Formação na UE. Curso Livre ?Europa: Instituições e Cidadania?, Casa da Europa. 2011. Martins, SC.
  61. How many schools fit in Europe? Educational systems profiles and schooling patterns. 10th Conference of the European Sociological Association (Distributed Paper). 2011. Martins, SC.
  62. Apresentação do Estudo sobre a Escola Ciência Viva. Apresentação oficial da Escola Ciência Viva, Pavilhão do Conhecimento ? Ciência Viva. 2011. Martins, SC.
  63. Life patterns in contemporary society: a conceptual and operational proposal. Full Papers of the 9th Conference of the European Sociological Association. 2009. Mauritti, R; Martins, SC; Costa, AF.
  64. Quem são os estudantes do ensino superior? Percursos, recursos e contextos de vida. Seminário “Insucesso Escolar no Ensino Superior Público: O Caso de Lisboa”. 2007. Costa, AF; Machado, FL; Martins, SC.
  65. "national contributors" para Portugal do "Eurostudent Report 2005: Social and Economic Conditions of Student Life in Europe 2005 (Synopis of Indicators). 2005. Martins, SC; Mauritti, R; Costa, AF.
  66. A Modernização das Estruturas Sociais: Recomposição Social, Novos Valores, Protagonismos Emergentes. 2000. Almeida, J.; Ávila, P.; Carvalho, H.; Casanova, J. L.; Costa, AF; Machado, FL; Martins, SC; Mauritti, R.
Activities

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2023/12/19 - Current Gestão Escolar e Governança Digital: Representações e uso de dados educacionais nas direções escolares
Supervisor of André Augusto Andrade
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/12/19 - Current Avaliação dos alunos Portugueses:O impacto da pandemia Covid-19 num processo de mudança em curso
Supervisor of Gabriel das Neves Cipriano
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/12/19 - Current Políticas Públicas em rede para a integração de alunos imigrantes: O papel dos agrupamentos escolares
Supervisor of Ísis Álvares Capucha
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/12/19 - Current A escola do futuro - entre a Rutura e a Reforma: autonomia e processos educativos em Portugal numa perspectiva comparada
Supervisor of Ana Rita Pinheiro Vaz Capucha
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/12/19 - Current A influência das Instituições Religiosas no Ensino Superior Brasileiro
Supervisor of Orlando Eduardo Capellão Martins
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/12/19 - Current A(s) políticas educativa(s) de promoção das línguas estrangeiras no currículo europeu: Continuidade e mudança.
Co-supervisor of Nuno Manuel Salvado de Brito
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/11/20 - Current Como tornar-se professor(a) no Brasil e em Cuba?
Supervisor of Marina Galvão Kovács
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/01/04 - Current A Influência da liderança na aprendizagem dos alunos em contexto TEIP.
Supervisor of Belandina Maria Rocha Vaz
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/01/04 - Current Estudar no ensino superior e a parentalidade: traços e modalidades de conciliação
Supervisor of Bernardo Jorge Gil Malcatanho Bagueiro Machado
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/11/29 - Current Escassez de docentes em Portugal: Contributos de pesquisa para o debate das políticas públicas de recrutamento e fixação de professores
Supervisor of Daniel Filipe Franco Catarino da Silva
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/11/18 - Current O Efeito da definição de Políticas Educativas pela UE na Formulação de Políticas Nacionais: O Caso de Portugal, de 2011 a 2021, incluindo os dois primeiros anos da Pandemia Covid-19.
Supervisor of Joana Marques Castanheira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/11/18 - Current Literacia científica e os currículos de ciência: comparação internacional
Supervisor of Sónia Dulce Manzoni Martins Ferreira da Silva
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/11/11 - Current Educação profissional : razões para a sua escolha
Supervisor of Ana Lídia Alves Cardoso
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/10/12 - Current Fatores institucionais para a mobilidade internacional dos estudantes portugueses do ensino superior
Supervisor of Albano Pedro Martins Loureiro
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/06/29 - Current Causas do insucesso escolar: ( estudo de caso na escola do II cíclo do ensino secundário do Lubango - Angola)
Supervisor of Sesseca Liacundja Tyindumbo
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/11/18 - Current As lideranças e a avaliação externa
Supervisor of Susana Margarida Gregório Morgado Duarte
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/11/14 - Current As Políticas Educativas para o Ensino do Mandarim em França e Inglaterra: Uma Análise Comparativa
Co-supervisor of Nuno Manuel Salvado de Brito
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/11/07 - Current Os Paradigmas da Criação das Leis de Base em Educação no Brasil e em Portugal e seus Efeitos .
Supervisor of Liziane Schmidt Cunha
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/10/29 - Current Eficácia e Abandono Escolar: ProJovem Urbano Recife - Um Estudo de Caso
Supervisor of Cecília Salgueiro Inácio de Oliveira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/10/22 - Current O impacto do poder local nos modelos de gestão e organização educativos
Supervisor of Francisca Sousa Borges Toscano de Melo
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/10/22 - Current Participação dos encarregados de educação na escola.
Supervisor of Rita Cristina Chambel
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/01/08 - Current (IN) SUCESSO ESCOLAR NO ENSINO SECUNDÁRIO
Supervisor of Maria João Guerreiro da Costa
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/12/04 - Current Descentralização de Competências em matéria de Educação - da Administração Central para os Municípios e Agrupamentos de Escolas
Supervisor of Patrícia Isabel Veiga Mousinho
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/01/01 - Current A “escola do futuro”, entre a Rutura e a Reforma: Autonomia e Processos Educativos em Portugal, numa perspetiva comparada
Supervisor of Ana Rita Pinheiro Vaz Capucha
Sociologia (PhD)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/11/14 - Current Provas de Aferição, Provas Finais e Exames Finais Nacionais: O Debate Político e os Impactos das Decisões Políticas na Administração Escolar
Supervisor of Cátia Patrícia dos Santos Oliveira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/11/12 - Current O Papel do Conselho Pedagógico na Promoção do Sucesso Escolar.
Supervisor of Jaquelina Ivone Borges Varela
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/11/07 - Current O sucesso escolar na primeira pessoa - representações dos alunos do 12º de uma escola da AML
Supervisor of Isidoro Manuel Póvoas Roque
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/10/30 - Current Consolidação de Projeto Educativo de Escola:implicações na gestão estratégica da Escola Digital
Supervisor of Maria Santana Santos
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013/10/30 - Current Escola a Tempo Inteiro. Para uma análise em Contextos Educativos da Localidade de Camarate
Supervisor of Joana da Costa Ruivo Dias Lourenço
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013/10/30 - Current Eficácia e Abandono Escolar - ProJovem Urbano Recife - Um Estudo de Caso
Supervisor of Cecília Salgueiro Inácio de Oliveira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/01/01 - 2024/12/31 Instabilidade Política na Guiné-Bissau e as Políticas de Acesso à Escolaridade Obrigatória, 1980-2015
Supervisor of Francisco Té
Políticas Públicas (PhD)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/01/01 - 2024/12/31 A influência das instituições religiosas no ensino superior brasileiro
Supervisor of Orlando Martins
Sociologia (PhD)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/10/19 - 2024/02/26 A instabilidade Política na Guiné-Bissau e as Políticas de acesso à escolaridade obrigatória, 1980-2015.
Supervisor of Francisco Armando Bilima Té
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/10/09 - 2023/12/18 Formação Inicial de Professores na Guiné-Bissau: Currículo, programa e estratégias pedagógicas na formação inicial Um estudo comparado (Cacheu, Bafatá e Buba)
Supervisor of Mamadú Saliu Djaló
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/10/12 - 2023/12/05 Perceções e Conceções da Qualidade na Educação Profissional: o EQAVET
Supervisor of Paula Susana Ferreira de Oliveira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/09/29 - 2023/11/27 O Abandono Escolar em Cabinda: Um estudo de caso na escola secundária Becom.
Supervisor of Helena Simba Bumba
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/11/18 - 2023/11/17 Normalidade e Controlo Social: Enquadramento Sociológico de Subjetividades Neurodivergentes
Supervisor of Noa Miguel da Silva Simões
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/11/28 - 2022/12/22 DiverCidade: Plano Municipal para uma Educação LGBTI+ Inclusiva
Supervisor of Hugo Carvalho Pires
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/11/23 - 2022/12/21 Parque Escolar: Mudança de Paradigma ou renovação superficial?
Supervisor of Miguel Cameselle Madeira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/12/01 - 2022/12/19 Mulheres nas direções escolares na Guiné-Bissau: Recursos e obstáculos enfrentados
Supervisor of Noemia Armando Monteiro
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/01/12 - 2022/01/12 Relação Escola-Família na Gestão Escolar: Estudo de caso no 1.º ciclo do ensino secundário no município de Benguela
Supervisor of Manuel David Faustino
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/12/27 - 2021/12/17 O Diretor e o Conselho Geral: Representações dos atores escolares sobre as suas competências e desempenho
Supervisor of Rui Alexandre Vicente dos Santos
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/10/14 - 2021/12/14 Políticas Educativas na Guiné-Bissau (1999-2019): orientada na promoção de acesso ao ensino básico
Supervisor of Mussa Barri
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/04/03 - 2021/10/22 Os fatores que determinam a oferta e a procura do currículo "International Baccalaureate Diploma Programme" em Portugal
Supervisor of Sílvia Maria da Silva Coelho Albuquerque
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/02/17 - 2019/12/20 A Avaliação do ensino a partir das perceções dos estudantes: o caso da FCM|NMS-UNL
Supervisor of Patrícia Natividade Antunes Paiva
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/12/04 - 2019/12/12 "Estratégias de Promoção do Sucesso escolar no 5.º ano" - O papel da Administração Escolar na Promoção do Sucesso Escolar
Supervisor of Ivone Margarida Marques da Silva Patrício
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/11/15 - 2019/11/26 Disponibilização de dados académicos para pesquisa: um passo para o sucesso académico
Co-supervisor of Hugo Gonzaga Parente Miguel
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/12/04 - 2019/11/08 Formulação e implementação de políticas locais de integração de imigrantes nas escolas via CLAS Amadora
Supervisor of Ísis Álvares Capucha
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/12/04 - 2019/09/27 As crenças dos professores Portugueses relativamente à avaliação e retenção escolar.
Supervisor of Gabriel das Neves Cipriano
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/11/15 - 2019/09/19 Unfolding the drivers for academic success: the case of ISCTE-IUL
Co-supervisor of Paulo Alexandre Vieira Diniz Ferreira Gil
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/10/25 - 2017/12/07 A articulação entre os Professores Titulares e os Professores das AEC: Estudo de caso nas Escolas de 1º ciclo do EB de S. João da Talha
Supervisor of Ana Rita da Costa Prelhaz
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/10/20 - 2017/11/15 Contributos para a incorporação da política de agrupamentos na gestão de recursos humanos (docentes). Um estudo comparado.
Supervisor of Pedro Miguel Soares Ferreira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/10/29 - 2017/10/25 Sucesso Escolar: Uma Escola sem Retenção
Supervisor of Cristina Maria Rodrigues Branca de Jesus Claro
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/07/11 - 2017/07/11 O Ensino Superior Angolano: Políticas, Modelos de Governança e Públicos (Estudo na Província de Benguela)
Supervisor of Martinho Bangula Katúmua
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/10/31 - 2017/04/26 Descentralização de competências na àrea da gestão curricular e pedagógica como estratégia de promoção do sucesso escolar. Estudo de Caso.
Co-supervisor of Jesuína Maria da Silva Miranda Pereira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/04/08 - 2017 PÚBLICOS DO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA: Políticas, trajetórias académicas e expetativas de vida
Supervisor of Martinho Bangula Katúmua
Sociologia (PhD)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/10/28 - 2016/12/14 A importância do papel das lideranças intermédias no planeamento de estratégias ao nível da gestão organizacional
Supervisor of Ondina Leonor da Silva Castanheira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/10/29 - 2016/11/28 Projeto Educativo: A Partir da Construção Identidária de uma Escola. Estudo de caso de uma escola da Zona Oeste
Supervisor of Mafalda Cristina Silva Ferreira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/10/29 - 2016/11/24 Monitorização da Introdução do International Baccalaureate Programme numa Organização Escolar. O caso St. Peter's International School
Supervisor of João Daniel Gonçalves Guerra
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/10/27 - 2016/07/20 Políticas Educativas de Apoio à família no contexto rural angolano: Para uma intervenção na escola de Mambandi
Supervisor of Joaquim Nhanganga Tyombe
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/10/30 - 2016/01/15 O papel da administração escolar e as políticas de inclusão para crianças com NEE em salas d aula de ensino regular
Co-supervisor of Sofia Pimenta Queiroz Valério
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/10/31 - 2016/01/08 Eixo: Norte-Sul - Análise comparativa aos sistemas de ensino da Finlândia e Portugal
Supervisor of Pedro Miguel Henriques Ramalho da Silva
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/10/30 - 2015/12/21 Qualidade do Ensino Superior em Cabo Verde - O caso da Universidade do Mindelo
Co-supervisor of Adilson Jorge Pires Brites
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/10/31 - 2015/12/09 Abandono escolar no Ensino Superior. Estudo de Caso do Instituto Superior Politécnico Metropolitano de Angola
Supervisor of Dulce Maria Paulo Alfredo Ditutala
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013/10/30 - 2014/12/11 A Organização Escolar: estratégias para lidar com o abandono dos alunos em São Tomé e Príncipe - O caso da escola Patrice Lumumba
Supervisor of Daniel de Barros Salvaleque de Brito
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013/09/24 - 2014/01/17 A Reconfiguração da identidade em contexto de integração. O caso dos estudantes angolanos de 2º e 3º ciclo do ensino superior no ISCTE-IUL
Supervisor of Martinho Bangula Katúmua
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/09/01 - 2013/12/17 A autonomia da escola em Cabo Verde: um estudo de caso numa escola secundária
Supervisor of Silvia Suzete Brito Rocha
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/09/01 - 2013/11/20 Ensino bilingue no 1º ciclo do Ensino Básico: experiência organizacional num colégio de Lisboa
Supervisor of Ana Mafalda Bernardo Duarte D'Almeida Braz
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2011/09/01 - 2013/10/03 As Controvérsias da Reforma Educativa em Angola: Uma análise crítica das percepções dos professores do 1º ciclo do Ensino Primário
Supervisor of Kezita Manuela Marcos Michingi Miguel
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2011/09/01 - 2013/07/18 Directores e Liderança: perfis em contexto escolar
Supervisor of Helena Isabel Palma Garcia Monteiro Saleiro
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2022/10/26 - 2022/10/26 Colóquio Infância, Educação e Família: políticas, percursos e participação» (2022/10/26)
Seminar (President of the Organising Committee)
2022/03/08 - 2022/04/22 Ciclo Internacional de Conferências em Educação 2022 (2022/03/08)
Seminar (President of the Organising Committee)
2022/04/01 - 2022/04/01 Intervenção em contextos de educação não formal - princípios e métodos, por Filipe Martins (2022/04/01)
Conference (President of the Organising Committee)
2022/03/08 - 2022/03/08 Educação Superior, democratização e combate às desigualdades: alguns desafios para as universidades federais brasileiras no pós-pandemia, por António Barbosa (2022/03/08)
Conference (President of the Organising Committee)
2020/03/03 - 2020/03/03 SCHOOL AUTONOMY AND EDUCATION SYSTEMS IN EUROPE: Tensions and challenges (2020/03/03)
Conference (President of the Organising Committee)
2019/01/01 - 2019/12/31 Ciclo Internacional de Conferências em Educação 2019 (2019/01/01)
Seminar (President of the Organising Committee)
2019/12/05 - 2019/12/05 Como se consegue ser um bom aluno? O ponto de vista de crianças do 1º ciclo (2019/12/05)
Conference (Member of the Organising Committee)
2019/11/25 - 2019/11/25 Currículos escondidos e enviesamentos (in)conscientes: desenho curricular para a justiça social (2019/11/25)
Conference (President of the Organising Committee)
2019/05/24 - 2019/05/24 Conferência Educação em tempo integral, infância e vulnerabilidade social (2019/05/24)
Conference (President of the Organising Committee)
2019/03/29 - 2019/03/29 A transformação do modelo educacional ocidental: Paradoxos e contradições de uma perspetiva genealógica (2019/03/29)
Conference (President of the Organising Committee)
2019/03/13 - 2019/03/13 The blended learner: digitalisation, freedom and enterprise; neoliberalism in the classroom (Stephan Ball) (2019/03/13)
Conference (President of the Organising Committee)
2019/01/17 - 2019/01/17 A SOCIOLOGIA NOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO (2019/01/17)
Seminar (President of the Organising Committee)
2018/11/06 - 2018/11/06 Conferência Um breve panorama da educação superior no Brasil: da reprodução das desigualdades à transformação social? (2018/11/06)
2018/02/15 - 2018/11/06 Ciclo de Conferências em Educação 2018 (2018/02/15)
2018/10/19 - 2018/10/19 Conferência "Brincadeira de crianças ou assunto sério? As desigualdades de género e sexualidade na escola" (2018/10/19)
2018/05/17 - 2018/05/17 Conferência “A sujidade sai, mas a experiência fica” – contributos do brincar ao ar livre para o desenvolvimento e aprendizagem" (2018/05/17)
2018/04/20 - 2018/04/20 A Escola em Mudança: ruturas e continuidades (2018/04/20)
2018/03/15 - 2018/03/15 Conferência "A condição de aluno: transições contemporâneas" (2018/03/15)
2018/02/23 - 2018/02/23 Conferência "Territórios, Educação e Estratégias de Convergência Escolar" (2018/02/23)
2018/02/08 - 2018/02/10 III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação Infância(s) e Juventude(s) na Sociedade e Educação Contemporâneas (2018/02/08)
2017/12/13 - 2017/12/14 Fórum de Pesquisas CIES-IUL 2017: Desigualdades Sociais - Portugal e a Europa (2017/12/13)

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2019/01 A EVASÃO ESCOLAR DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS ESTADUAIS DO BAIRRO DA TIJUCA – BRASIL: A VISÃO DOS GESTORES ESCOLARES
(Thesis) Arguer
Lilian North dos Santos Martins (PhD)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2019 Mediação de Conflitos dentro das Administrações de Escolas. Que conflitos existem e que processos são utilizados para a resolução destes.
President of the jury
Renata Batista (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019 Formação contínua na administração escolar
President of the jury
Bruno Ferreira (Master)
2019 O perfil do diretor e o resultado da escola. Um estudo em Bayeux-PB .
President of the jury
Alcemir de Oliveira Freire (Master)
2019 O impacto da redução do número de alunos por turma na prática letiva dos professores
President of the jury
Nuno Sérgio Infante de Passos Sousa (Master)
2019 O DECRETO-LEI N.º 3/2008: Natureza, Âmbito e Ambiguidades na sua Aplicação
President of the jury
Prudência Valente (Master)
2019 Projeto Orquestra Geração em Lisboa e Vale do Tejo.
President of the jury
Projeto Orquestra Geração em Lisboa e Vale do Tejo. (Master)
2019 ADAPTAR O MODELO CAF EDUCAÇÃO PARA PROMOVER A INOVAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
President of the jury
Inês Nolasco Azevedo (Master)
2019 CRESCER NA CRECHE PROJETO: ABRIR UMA CRECHE
President of the jury
Mafalda Sàágua (Master)
2019 Gestão Escolar: Os desafios da Educação inclusiva numa escola com alunos surdos
President of the jury
Paula Cristina da Silva Dias Gaspar (Master)
2018/12 Public Private Partnership in Education. The cases of England and Portugal
(Thesis) Arguer
Isabel Flores (PhD)
2018/09 A Presença da Sociologia no Ensino Superior Português, em Cursos de Outras Áreas Científicas
(Thesis) Arguer
Catarina de Matos Casimiro Egreja (PhD)
2018/02/16 Responding to new policy demands: A comparative study of Portuguese and Dutch non-university higher education organizations
(Thesis) Arguer
Sandra Hasanefendic (PhD)
2018 As Políticas Públicas de Prevenção do Abandono Escolar em Portugal: Análise do Programa TEIP
(Thesis) Main arguer
Maria Leonor Marques Maia da Cruz Morais (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018 Liderança e Gestão de Conflito na Escola: Escola Magistério de Ondjiva. ?Dr. António Agostinho Neto? e Escola Liceu Padre Carlos Mittelberger de Omupanda
President of the jury
Emanuel Hermenegildo Tekulovanu (Master)
2017 O Impacto da Introdução dos Ciclos de Aprendizagem no Ensino Primário na cidade de Maputo-Moçambique
President of the jury
Hilário Francisco Macandja (Master)
2017 Politicas Educativas e Estratégias Organizacionais no Combate ao insucesso escolar: Estudo de Caso numa Escola do Ensino Básico Giné-Bissau
President of the jury
Politicas Educativas e Estratégias Organizacionais no Combate ao insucesso escolar (Master)
2017 Papel da liderança na melhoria dos resultados escolares: estudo de caso numa escola do ensino secundário da rede pública na Guiné-Bissau.
President of the jury
Agostinho Baiem Fande (Master)
2017 O Perfil de competências do Diretor Pedagógico numa Escola Profissional.
President of the jury
Maria Manuela Franco (Master)
2017 O Papel do Estado no processo de Consolidação Democrática em Angola na visão dos Estudantes Universitários a viver em Portugal
(Thesis) Main arguer
Germano Rangel Chio Correia (Master)
2017 Descentralização de competências na àrea da gestão curricular e pedagógica como estratégia de promoção do sucesso escolar.
President of the jury
Jesuína Maria da Silva Miranda Pereira (Master)
2017 Educação Inclusiva, Políticas e Práticas
(Thesis) Main arguer
Alex Felipe Ramos (Master)
2017 Modelos de interação entre coordenadores de estabelecimento e Diretor num AE – Estudo de caso
President of the jury
Eugénia póvoa (Master)
2016 Condições de contratação e estrutura da carreira dos professores do ensino artístico especializado da dança: um estudo comparativo de escolas europeias e americanas
President of the jury
Pedro José Braga Soares Carneiro (Master)
2015 O papel da Administração Escolar como suporte do projeto educativo da escola - Estudo de caso
(Thesis) Main arguer
Eliana Marques (Master)
2014 O contributo da investigação aplicada e do ensino dos institutos politécnicos para o desenvolvimento regional. O caso do Instituto Politécnico de Leiria
(Thesis) Main arguer
Ana Filipa Nicolau (Master)
2014 Tertúlias e Tertuloquices: Uma forma diferente de aprendizagem
(Thesis) Main arguer
Isabel Cunha (Master)
2014 Jornal Escolar: Um instrumento ao serviço da aprendizagem, por Cristina Sabino, no ISCTE-IUL (25/11/2014).
(Thesis) Main arguer
Cristina Sabino (Master)

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2018 - Current Membro da Comissão Científica do Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Member
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Escola de Sociologia e Políticas Públicas, Portugal
2018/02 - 2018/02 III Colóquio Internacional das Ciências Sociais da Educação Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2013 16.º Workshop da APDR - Redes de ensino superior: contributos e novos desafios para a economia e para a sociedade
2003 - 2005 Conselho Pedagógico da Escola Superior de Educação Santarém Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Consulting

Activity description Institution / Organization
2006 - 2009 Avaliadora externa no processo de avaliação externa das unidades de gestão escolares (escola e agrupamento)

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2023/02 - 2023/07 Sociologia da Educação Escola de Sociologia e Políticas Públicas (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/02 - 2023/07 Dissertação em Educação e Sociedade Educação e Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/02 - 2023/07 Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação Competências Transversais (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/02 - 2023/07 Sistemas Educativos Comparados Educação e Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/09 - 2023/01 Dissertação em Administração Escolar Administração Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/09 - 2023/01 Políticas de Educação Administração Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/09 - 2023/01 Políticas e Instituições do Sistema de Educação e Formação Políticas de Administração e Gestão Escolar (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/09 - 2023/01 Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação Sociologia (PL) (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/09 - 2023/01 Sociologia do Desempenho Escolar Educação e Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/02 - 2022/07 Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação Serviço Social (PL) (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/02 - 2022/07 Dissertação em Administração Escolar Administração Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/02 - 2022/07 Sistemas Educativos Comparados Educação e Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/09 - 2022/01 Políticas de Educação Administração Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/09 - 2022/01 Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação Competências Transversais (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/09 - 2022/01 Trabalho de Projecto em Administração Escolar Administração Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/09 - 2022/01 Políticas e Instituições do Sistema de Educação e Formação Políticas de Administração e Gestão Escolar (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/09 - 2022/01 Sociologia do Desempenho Escolar Educação e Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/09 - 2022/01 Dissertação em Administração Escolar Administração Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/09 - 2022/01 Seminário de Projeto em Políticas de Administração e Gestão Escolar Políticas de Administração e Gestão Escolar (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/02 - 2021/07 Sistemas Educativos Comparados Educação e Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/02 - 2021/07 Trabalho de Projecto em Administração Escolar Administração Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/02 - 2021/07 Dissertação em Administração Escolar Administração Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/02 - 2021/07 Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação Competências Transversais (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/09 - 2021/01 Políticas e Instituições do Sistema de Educação e Formação Políticas de Administração e Gestão Escolar (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/09 - 2021/01 Dissertação em Administração Escolar Administração Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/09 - 2021/01 Políticas de Educação Administração Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/09 - 2021/01 Sociologia do Desempenho Escolar Educação e Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/09 - 2021/01 Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação Sociologia (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/02 - 2020/07 Dissertação em Políticas Públicas Políticas Públicas (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/02 - 2020/07 Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação Serviço Social (PL) (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/02 - 2020/07 Sistemas Educativos Comparados Educação e Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/02 - 2020/07 Dissertação em Administração Escolar Administração Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Metodologias em Políticas Públicas: o Método Comparativo Políticas Públicas (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação Sociologia (PL) (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Dissertação em Políticas Públicas Políticas Públicas (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Dissertação em Administração Escolar Administração Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Políticas de Educação Administração Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/09 - 2019/01 Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação Competências Transversais (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/09 - 2019/01 Dissertação em Administração Escolar Administração Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/09 - 2019/01 Estágio em Políticas Públicas Políticas Públicas (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/09 - 2019/01 Políticas de Educação Políticas Públicas (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2010/09 - 2011/02 UC de Fundamentos socioculturais da educação Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
1999 - 2002 Intervenção Educativa I Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2015 - Current Portuguese Journal of Social Science (1476413X)
2010 - Current Sociologia Problemas e Práticas (2182-7907) Centro de Investigacao e Estudos de Sociologica
2019 - 2019 Revista Brasileira de Ciências Sociais ANPOCS
2017 - 2017 La Critica Sociologica
2013 - 2013 Forum Sociológico (2182-7427) OpenEdition
2013 - 2013 Revista Portuguesa de Educação (2183-0452) University of Minho
2012 - 2013 Análise Social (2182-2999) Instituto de Ciencias Sociais
2012 - 2012 SAGE Open (2158-2440) SAGE Publications
Distinctions

Award

2017 Prémio Científico ISCTE-IUL 2016 (Publicação Científica)
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal