???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ivete Pieruccini

Nomes de citação

  • Pieruccini, Ivete

Identificadores de autor

Ciência ID
FC19-51B3-E37E
ORCID iD
0000-0001-5361-0644
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/04/10 - Atual Professor Associado Convidado (Docente Universitário) Universidade de São Paulo, Brasil
2019/04/10 - Atual Professor Associado Convidado (Docente Universitário) Universidade de São Paulo, Brasil
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. "A pesquisa dialógica como ato lúdico de conhecer". Perspectivas em Ciência da Informação (2016):
    10.1590/1981-5344/2652
Tese / Dissertação
  1. Solange Maria Rodrigues Alberto. "Formação de mediadores culturais: o lugar da experiência". Mestrado, 2017. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-21022018-152727/.
  2. Lilian Viana. "Bibliotecas escolares: políticas públicas para a criação de possibilidades". Mestrado, 2014. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-18122014-094444/.
  3. Fernanda Medeiros Caires. "Biblioteca na educação: práticas colaborativas e apropriação cultural". Mestrado, 2014. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-20012015-111621/.
  4. Marcos Paulo de Passos. "O ato lúdico de conhecer: a pesquisa como processo dialógico de apropriação de dispositivos informacionais e culturais". Mestrado, 2013. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-07022014-154238/.
  5. Edison Luis dos Santos. "Estação memória Cambury: mediação cultural com os parceiros do rio que muda". Mestrado, 2013. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-19112013-161748/.
  6. Ivete Pieruccini. "A ordem informacional dialógica: estudo sobre a busca de informação em educação". Doutoramento, 2004. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27143/tde-14032005-144512/.

Outros

Outra produção
  1. Informação e educação no ensino superior. No cenário informacional contemporâneo as perspectivas de acesso avolumam-se, mas, por outro lado, a construção de significações torna-se cada vez mais complexa num mundo em que a informação parece ter sido colocada como valor acima do conhecimento. O ensino superior é espaço privilegiado à construção do conhecimento, instância capaz de promover mudanças sociais na medida em que considera o saber. 2017. Viana, Lilian; Pieruccini, Ivete. https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/752.
  2. A pesquisa dialógica como ato lúdico de conhecer. RESUMO O estudo permitiu identificar questões essenciais ligadas aos processos inerentes ao ato de conhecer, especialmente, ligados às aprendizagens informacionais, na perspectiva das relações entre dispositivos e apropriação da informação. Abordamos os conceitos de pesquisa escolar, reconhecida prática pedagógica que confere aos alunos participação ativa nos processos de ensino-aprendizagem em co. 2016. Passos,Marcos Paulo de; Pieruccini,Ivete. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362016000300089.
  3. A mediação cultural como categoria autônoma.. Introdução: Reflexão sobre a noção de mediação cultural,  como categoria teórica e operacional autônoma, definida em articulação permanente com as  da produção e da recepção culturais, considerados processos dinâmicos e complexos que regem a ecologia simbólica.Objetivo: definir a mediação cultural como instância essencial dos processos de produção de sentidoMetodologia: estudo dos elementos consti. 2014. Perrotti, Edmir; Pieruccini, Ivete. http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19992.