Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Luís Sérgio Pinto Guerra
Nomes de citação
- Guerra, Luís
Identificadores de autor
- Ciência ID
- FB13-D4B3-3715
- ORCID iD
- 0000-0002-6882-3789
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Italiano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B2) | |
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2002 - 2005
Concluído
|
Applied Linguistics/English Language Teaching (Doutoramento)
University of Warwick, Reino Unido
"Teaching and Learning English as an International Language in Portugal: Policy, Practice and Perceptions" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Não aplicável |
1988 - 1990
Concluído
|
Teaching English to Speakers of Other Languages (Mestrado)
City University of New York, Estados Unidos
"Acculturation and English Proficiency among Brazilians in New York City" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
A+ |
1981 - 1984
Concluído
|
Portuguese/English Studies (Licenciatura)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
|
7,8/10 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/02/01 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade de Évora, Portugal |
1998/01 - 2023/01/31 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Évora, Portugal |
1999/11 - 2001/09 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal |
1994/10 - 1997/12 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Beja Escola Superior de Educação, Portugal |
1990/01 - 1990/12 | Monitor (Docente Universitário) | Long Island University, Estados Unidos |
1988/02 - 1990/12 | Monitor (Docente Universitário) | City University of New York, Estados Unidos |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2004/08 - 2004/09 | Tutor | University of Warwick, Reino Unido |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/12/31 - 2025/12/30 | Counteracting accent discrimination practices in education (CIRCE)
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
Council of Europe |
2022/02/06 - 2024/02/06 | European Researcher Development and Engagement for Interculturality and Equity - EUREDIE
2021-1-TR01-KA220-HED-000029594
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Istanbul Üniversitesi-Cerrahpasa Cerrahpasa Tip Fakültesi, Turquia
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal Ludwig-Maximilians-Universität München, Alemanha |
Em curso
|
2020/04 - 2024 | COST Action CA19102, Language in the Human-Machine Era (LITHME)
Investigador
European Cooperation in Science and Technology, Bélgica
|
Horizon 2020
Em curso
|
2018/09 - 2021/08 | English as a Lingua Franca Practices for Inclusive Multilingual Classrooms (ENRICH)
Investigador
Hellenic Open University, Grécia
|
Erasmus Plus
Em curso
|
2016/05 - 2020/04 | Study Abroad Research in European Perspective (SAREP) COST Action CA15130
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Anglisticos, Portugal
|
Em curso
|
2016/09 - 2019/08 | International Language Teacher Education Research Group - ILTERG
KA203-035295
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
Gazi Üniversitesi, Turquia |
Erasmus Plus
Concluído
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 707 - 2011-2012
PEst-OE/LIN/UI0707/2011
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Recurso online |
|
Tradução |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/06/25 | Understanding Interculturality and Becoming Intercultural Competent | EU GREEN WP 2 Education Staff Week
Universidade de Évora (Evora, Portugal)
|
2024/05/11 | Counteracting accent discrimination in the EFL classroom | 37th Annual APPI Conference, The Future of Education: EFL Challenges
APPI (Braga, Portugal)
|
2023/11/24 | Interculturality in the Foreign Language Classroom in Portugal: Current (inter)national educational policies | EUREDIE Congress 2023
Istanbul Üniversitesi (Istanbul, Turquia)
|
2023/09/27 | Building English language skills through a Global Englishes perspective | INGED ZOOM Series
English Language Education Association - Turkiye (Turquia)
|
2023/06/16 | Exploring WE/ELF teaching practices in multilingual classrooms | IAWE 25 - World Englishes in a multilingual world
Stony Brook University (Stony Brook, Estados Unidos)
|
2023/06/02 | Tendências no ensino/aprendizagem da língua inglesa em Portugal: ILF, interculturalidade e competências de cidadania | Diálogos Portugal/Brasil
Universidade Federal da Bahia (Salvador, Brasil)
|
2023/06/01 | INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA E MATERIAIS DIDÁTICOS: BRASIL E PORTUGAL EM DIÁLOGO | XI SEPEXLE Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras
Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (Ilhéus, Brasil)
|
2023/05/29 | A aquisição de competências fonológicas do inglês como língua adicional sob a perspectiva do inglês como língua franca | XI SEPEXLE Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras
Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (Ilhéus, Brasil)
|
2023/03/22 | Researching interculturality in English language teaching in Portugal: trends and tensions | EUREDIE Project Virtual Multiplier Event
Universidade de Évora (Evora, Portugal)
|
2023/01/14 | An approach to interculturality through web-based materials | 8th TEFL Virtual Conference Learning to communicate - communicating to learn
Nova University Lisbon (Lisboa, Portugal)
|
2022/12/13 | From EFL to ELF-aware teaching through a Continuous Professional Development course | Development of Transversal Comptencies: Current Educational Realities
Cyprus Teachers of English Association (CyTEA) (Limassol, Chipre)
|
2022/09/23 | Researching English language teaching in post-pandemic times: Adopting a Lingua Franca perspective | XIII CIILE: Coloquio Internacionalsobre Investigación en Lenguas Extranjeras - Retos y Oportunidades en la Investigación en
Tiempos de Pandemia
Universidad Veracruzana (Vera Cruz, México)
|
2022/09/16 | ICC through ICT: Adjusting the language teaching classroom | Cercles 2022: The future of Language Education in an increasingly digital world
ISCAP Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2022/07/07 | Inglês, língua da ciência | 2º Workshop de Escrita Científica: O artigo científico
Biblioteca do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/05/14 | Teachers’ Practices and Beliefs in the Multilingual ELF-aware Classroom | 35th Annual APPI (Associação Portuguesa de Professores de Inglês) Conference: Recovering Lost Learnings in EFL – What and
How?
APPI (Associação Portuguesa de Professores de Inglês) (Braga, Portugal)
|
2022/03/12 | 21st century Skills for the Multilingual and Multicultural English Language Classroom | APPI Regional Seminar – Elvas: Teaching and Learning in Times of Change
Associação Portuguesa de Professores de Inglês (Elvas, Portugal)
|
2021/11/16 | English Language Teaching from an English as a Lingua Franca Perspective | Linguistics Colloquia
Dipartimento di Lettere, Lingue, Letterature e Civiltà Antiche e Moderne, Università degli Studi di Perugia (Perugia, Itália)
|
2021/11/05 | Revisiting English Language Teaching through the ELF and ICC Paradigms | 20th INGED (INGILIZCE EGITIMI DERNEGI - English Language Education Association) International ELT Conference: Engaging Students,
Empowering Teachers
INGED (INGILIZCE EGITIMI DERNEGI - English Language Education Association) (Turquia)
|
2021/07/17 | Teachers as Agents of Change in the Multicultural Classroom | 34th Annual APPI (Associação Portuguesa de Professores de Inglês) Conference: Teacher and Learner Agency
APPI (Associação Portuguesa de Professores de Inglês) (Portugal)
|
2021/06/07 | A comparative perspective of intercultural activities in EFL textbooks in secondary education | 1st International Conference on Foreign Language Learning: Variety, Diversity and Interdisciplinarity
Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2021/02/27 | Portuguese Teachers’ Awareness of ELF: from the ENRICH CPD Course | ELF Day 5: ENRICHing Pedagogical Issues and Concerns in ELF Research
Bogaziçi University (Istanbul, Turquia)
|
2020/12/13 | Fomenting ELF Communication in the Multilingual/Multicultural EYL Classroom | Teachers and Teacher Educators: Education and Professional Development for Early Language Learning - TEdELL2020 Virtual
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/CETAPS (Portugal)
|
2020/10/16 | Plurilingualism, Translanguaging and English as a Lingua Franca: Reshaping Targets and Models in ELT | 2nd ILTERG Conference
Gazi University (Ankara, Turquia)
|
2020/07/24 | Representations of the ELF framework in course books | International Webinar ILF Brasil-UFBA Research Group, https://www.youtube.com/watch?v=nPkx2qH93_s
Universidade Federal da Bahia (Salvador, Brasil)
|
2020/06/10 | Changes and Challenges in Language Learning and Teaching in Higher Education | International Webinar: Teacher-Researcher Experiences during the COVID-19 Pandemic – Prospects, Challenges & Best Practices
Sharing
Université Hassan II de Casablanca (Marrocos)
|
2019/07/05 | Portuguese learners’ perceptions and awareness of ELF: Preliminary findings of an ERASMUS+ project (ENRICH) | 12th International Conference of English as a Lingua Franca – ELF12
University of Antioquia (Medellin, Colômbia)
|
2019/07/04 | ELF-informed English language education policies and practices in Portugal: Building bridges between Latin Europe and Latin America | 12th International Conference of English as a Lingua Franca – ELF12
University of Antioquia (Medellin, Colômbia)
|
2019/06/21 | Portuguese students’ and teachers’ perceptions and practices in multilingual classrooms | 24th International Conference – International Association for World Englishes “World Englishes: Peripheries and Centres”
University of Limerick (Limerick, Irlanda)
|
2019/05/28 | Learners’ Attitudes towards and Comprehensibility of Native and Nonnative (Inner, Outer and Expanding Circles) Accents of English | ERASMUS+ Higher Education Staff Mobility for Teaching grant
University of Sofia St. Kliment Ohridski, Faculty of Classical and Modern Philology, Department of English and American Studies (Sofia, Bulgária)
|
2019/05/27 | Native and nonnative accents of International English | ERASMUS+ Higher Education Staff Mobility for Teaching grant
University of Sofia St. Kliment Ohridski, Faculty of Classical and Modern Philology, Department of English and American
Studies (Sofia, Bulgária)
|
2019/05/04 | The Challenges of Teaching English in Inclusive Multilingual Classrooms | 33rd Annual APPI – Portuguese Association of Teachers of English Conference “Building Connections”
APPI – Portuguese Association of Teachers of English (Lisboa, Portugal)
|
2019/04/09 | Variation in English Language Teachers’ Conceptions of Private Tutoring: An International Phenomenographic Study | ILTERG Conference
ILTERG Project (Antalya, Turquia)
|
2019/04/09 | International Perspectives of English Language Educators on English as a Lingua Franca | ILTERG Conference
ILTERG (Antalya, Turquia)
|
2019/04/08 | English as a Lingua Franca in Portugal and Turkey: A Comparative Analysis of ELF-aware Activities in Coursebooks | ILTERG Conference
ILTERG Project (Antalya, Turquia)
|
2019/04/08 | ILTERG Session. Project dissemination | ILTERG Conference
ILTERG Project (Antalya, Turquia)
|
2018/11/17 | Teachers’ attitudes and materials assessment: promoting practices towards an ELF-aware pedagogy | ELF Day 2 Series
Bogaziçi University (Istanbul, Turquia)
|
2018/11/12 | The English learner’s identity development and the English as Lingua Franca framework |
Bogaziçi University (Istanbul, Turquia)
|
2018/11/12 | Using a corpus of World Englishes in the English as a Foreign Language classroom | FLED Talks Series
Bogaziçi University (Istanbul, Turquia)
|
2018/11/10 | ENRICH – English as a Lingua Franca practices for inclusive multilingual classrooms | 7th International Conference on Teaching English as a Foreign Language (TEFL 7) – Intercultural language education for increased
European identity and cohesion
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018/11/09 | Intercultural competence in the multicultural ELF classroom: teachers’ perceptions and materials analysis | 7th International Conference on Teaching English as a Foreign Language (TEFL 7) – Intercultural language education for increased
European identity and cohesion
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018/09/29 | Developing learners’ intercultural competence through English as an International Language | 2nd Portuguese Association of Teachers of English (APPI) Tavira Seminar – Challenges and Opportunities
Portuguese Association of Teachers of English (APPI) (Tavira, Portugal)
|
2018/09/21 | A CEFR-based comparison of ELT curriculum and course books for young learners in EFL context | 2nd International Black Sea Conference on Language and Language Education
Sinop University (Sinop, Turquia)
|
2018/07/06 | Migration, ELF-awareness and ELT materials in Portugal | 11th International Conference of English as a Lingua Franca: ELF, Migration and Multiculturalism
King’s College London (London, Reino Unido)
|
2018/07/05 | ELF-awareness in public and private schools in Portugal: similar or diverse attitudes and classroom practices? | 11th International Conference of English as a Lingua Franca: ELF, Migration and Multiculturalism
King’s College London (London, Reino Unido)
|
2018/06/15 | The Phonology of International English: A Communicative Course in Advanced English | 2018 Seoul National University International Conference on Linguistics: KASELL Theme Session – English Linguistics and Its
Applications to English Learning and Teaching
Seoul National University (Seoul)
|
2018/04/27 | English as a Lingua Franca Awareness: An International Assessment of Teachers’ Perceptions | 39th Conference of the Portuguese Association of Anglo-American Studies – APEAA
Universidade de Évora (Evora, Portugal)
|
2018/04/13 | Current challenges and trends in English language teaching | Didlang – International Conference on Foreign Language Didactics, Gateway for Foreign Language Didactics
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2017/11/09 | Bilingualism, Multilingualism and Global Education: Developing Electronically Mediated Language Learning Projects | Professionalism and Multilingualism, Teacher Training Week
European ERASMUS+ IMPACT (Portalegre, Portugal)
|
2017/06/13 | Identifying ELF-aware Teaching Practices in Portugal: A Preliminary Study | 10th Anniversary Conference of English as a Lingua Franca
University of Helsinki (Helsinki, Finlândia)
|
2016/11/18 | Developing creative materials for the classroom: an English as a Lingua Franca approach | 6th International Conference on Teaching English as a Foreign Language
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2016/06/28 | Changing practices and building materials in Portuguese ELT classes: from EFL to ELF - Colloquium "ELF-aware pedagogy: challenges and implications for teaching and teacher training" | 9th International Conference of English as a Lingua Franca
Universitat de Lleida (Lleida, Espanha)
|
2016/03/31 | As Línguas e a Linguística nos três ciclos de formação na Universidade de Évora: o 2º ciclo em Línguas e Linguística | Research Day of the PhD Program in Linguistics
Universidade de Evora (Evora, Portugal)
|
2015/11/05 | Humour and the English language: blunders, slip-ups and mistakes | Scientific-Pedagogic Day of the Department of Linguistics and Literatures
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2015/10/09 | Bridging cultures in the EFL classroom: the pedagogy of World Englishes in the Expanding Circle | 21st Conference of the International Association for World Englishes - IAWE
Bogazici University (Istanbul, Turquia)
|
2014/11/21 | Assessing the development of intercultural competence in ELT classroom materials | 5th International Conference on TEFL - Assessment in ELT: Opportunities and Challenges
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2013/11/06 | O ensino da língua inglesa: o seu lugar no sistema educativo português (Teaching English in the Portuguese Educational system) | Monthly debates of the B.A. in Educational Sciences
Department of Pedagogy and Education - Universidade de Évora (Evora, Portugal)
|
2013/09/05 | ELF in Portugal: a nation-state centred approach or internationally oriented classroom materials? | The Sixth International Conference of English as a Lingua Franca
Roma Tre University (Rome, Itália)
|
2012/12/07 | Thirteen fallacies about the users and uses of English as an International Language | International Meeting on Languages, Applied Linguistics and Translation
Universidade de Évora (Evora, Portugal)
|
2012/11/23 | What do English Language Teachers Need to Know about English as an International Language? | 4th International Conference on Teaching English as a Foreign Language, ‘What do ELT Professionals Need to Know? About Language,
about Learning’
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2012/11/15 | Digital Networks in Language Learning: Instant Messaging and the Practice and Acquisition of Writing Skills | 5th International Conference “ICT for Language Learning”
Hotel Mediterraneo (Florence, Itália)
|
2012/10/19 | Tendências atuais na investigação em Linguística Aplicada (Current trends in Applied Linguistics research) | II Seminário Internacional de Investigação Linguística
Universidade de Évora (Evora, Portugal)
|
2012/05/24 | English as a Lingua Franca in Portugal: What Students Want, What Teachers Teach. | 5th International Conference of English as a Lingua Franca
Bogazici University (Istanbul, Turquia)
|
2012/04/26 | English Language Learning through Networked Written Interaction. | IV CercleS (Confédération Européenne des Centres de Langues de l'Enseignement Supérieur) Seminar ‘Five Years of Bologna –
Upgrading or Downsizing Multilingualism
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2011/10/10 | Building cultural bridges in ELT: integrating language, linguistics and translation through native and non-native varieties of International English | International Conference on Languages and Linguistics
Universidade de Évora (Evora, Portugal)
|
2011/04/30 | Individual and collective identity construction and linguistic markers | II International Conference Language, Culture and Identity
Hassan II - Mohammedia - Casablanca University (Casablanca, Marrocos)
|
2010/11/24 | English as an international language and local identities: learners’ identity construction in a foreign language context. | I International Conference Landscapes of the Self
Universidade de Évora (Evora, Portugal)
|
2010/04/23 | Skyping in foreign language classes: successful online written interaction activities | Congresso Internacional Línguas 2010/International Conference Languages 2010 - Aprolinguas (Portuguese Association of Foreign
Language Teachers in Higher Education)/ReCLes (Portuguese Association of Language Centres in Higher Education)
Instituto Politécnico da Guarda (Guarda, Portugal)
|
2009/05/15 | Standard and non-standard Englishes | ERASMUS+ Higher Education Staff Mobility for Teaching grant
Universitatea Ovidius Constanta (Constanta, Roménia)
|
2009/05/14 | Native and non-native accents of Global English | ERASMUS+ Higher Education Staff Mobility for Teaching grant
Universitatea Ovidius Constanta (Cosntanta, Roménia)
|
2008/09/18 | Shifting attitudes toward teaching culture within the framework of English as an International Language | Slovene Association for the Study of English (SDAS) 2008 Conference ‘As You Write It: issues in literature, language, and
translation in the context of Europe in the 21st century’
University of Maribor (Maribor, Eslovénia)
|
2007/09/28 | The intelligibility of World Englishes: listening comprehension skills and attitudes toward International English | 8º Encontro da Associação Portuguesa de Professores de Línguas Estrangeiras no Ensino Superior (APROLÍNGUAS), “Aprender Ensinando”
Instituto Politécnico da Guarda (Guarda, Portugal)
|
2007/04/19 | The Cultural Dimensions of English as an International Language | 29th Meeting of the Portuguese Association of Anglo-American Studies (APEAA), “(Ex)changing Voices, Expanding Boundaries”
Universidade de Évora (Evora, Portugal)
|
2007/03/01 | O Processo de Bolonha, a globalização, as línguas estrangeiras e a Tradução | Tradução: desenvolvimento, práticas profissionais e participação em Programas ERASMUS, ‘Tradução na universidade: teorias
e práticas profissionais’
Universidade de Évora (Evora, Portugal)
|
2006/09/14 | Learning and Using a Global Language: Portuguese University Students’ Attitudes Toward Accents of International English | International Conference on Applied Linguistics
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2006/07/06 | Challenges for English in Higher Education in the 21st Century | 3rd Academic Consortium (AC) 21 Research Festival, International Symposium “English in Higher Education in the 21st Century”
University of Warwick (Coventry, Reino Unido)
|
2005/10/05 | Learning and using English as an International Language in ESP. | IV Internacional Conference AELFE (Asociación Europea de Lenguas para Fines Específicos/European Association of Languages
for Specific Purposes)
Universidad de Extremadura (Cáceres, Espanha)
|
2004/06/04 | World Englishes and the EFL Learner: Attitudes Towards Native and Non-native Accents. | CELTE Research Students Annual Summer Conference
University of Warwick (Coventry, Reino Unido)
|
2004/04/29 | English as an International Language: Learning to Learn, Learning to Teach. | 18th Conference of the Portuguese Association of Teachers of English (APPI)
Portuguese Association of Teachers of English (APPI) (Póvoa de Varzim, Portugal)
|
2004/04/15 | Major Varieties of English and the EFL Learner | 38th International IATEFL Annual Conference
IATEFL (Liverpool, Reino Unido)
|
2003/02/05 | Developing a Questionnaire and Analysing Data. | CELTE Research Circle Meeting
University of Warwick (Coventry, Reino Unido)
|
2002/11/29 | Mid-Atlantic English and the EFL Learner. | International Conference ‘Language-Communication-Culture’
Universidade de Évora (Evora, Portugal)
|
2002/06/26 | Effective Reading through Vocabulary Learning Strategies | CELTE Research Students Annual Summer Conference
University of Warwick (Coventry, Reino Unido)
|
2002/05/01 | English as an International Language in Portugal: from Research Findings to Research Questions | CELTE Research Circle Meeting
University of Warwick (Coventry, Reino Unido)
|
2002/04/22 | British English vs. American English: rethinking varieties | 16th Conference of the Portuguese Association of Teachers of English (APPI)
Portuguese Association of Teachers of English (APPI) (Porto, Portugal)
|
2002/04/18 | Soccer or Football? Rethinking Varieties of English |
Instituto Politécnico de Beja - Escola Superior de Educação (Beja, Portugal)
|
2002/03/15 | Taking sides: Portuguese Attitudes towards British and American Standards of the English Language | 32nd Popular Culture Association Annual Conference
Popular Culture Association (Toronto, Canadá)
|
2001/05/02 | Dealing with Unknown Vocabulary: Learner Strategies and Teachers' Expectations | 15th Conference of the Portuguese Association of Teachers of English (APPI)
Portuguese Association of Teachers of English (APPI) (Estoril, Portugal)
|
2001/04/19 | Guessing it Right: Successful Strategies in Vocabulary Comprehension | 35th International IATEFL Conference
IATEFL (Brighton, Reino Unido)
|
2000/04/20 | Can the Portuguese Language be Bias-free? The Influence of American Culture and the English Language on Portugal and Brazil | 30th Popular Culture Association Annual Conference
Popular Culture Association (New Orleans, Estados Unidos)
|
2000/03/30 | O Léxico Como Veículo de Identidade | IV Jornadas do Grupo Universitário de Investigação em Línguas Vivas
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras (Lisboa, Portugal)
|
1999/10/30 | World Englishes in the Foreign Language Classroom | International Conference ‘English in the World: New Directions’
Universidade de Évora (Evora, Portugal)
|
1998/07/08 | “Os atacadores na montra de esferovite”: conversando a gente se entende? ou a necessidade de tradução no espaço lusófono | 1º Encontro Internacional de Tradutores/7º Encontro Nacional de Tradutores
Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil)
|
1992/03/21 | ESL in an American School: Multi-Skills Withdrawal Program. | Learning Styles Workshop: Association of American Schools in South America Teachers Conference
Association of American Schools in South America (São Paulo, Brasil)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/09 - Atual | English as a Lingua Franca and Intercultural (Communicative) Competence in English Language Teaching: Perspectives from the
Outer and Expanding Circles
Orientador
|
Linguistics (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
|
2017 - Atual | Os Noivos de A. Manzoni: Duas traduções em comparação para uma análise tradutológica-diatópica (Português Europeu/Português
Brasileiro)
Orientador
|
Linguística (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2022/09 - 2024/01 | The role of idioms in English as a Lingua Franca contexts and in English language learning and use
Orientador
|
Mestrado em Línguas e Linguística: Tradução e Ciências da Linguagem (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2012 - 2020/05/22 | English and Social Identity among University Students in a Global Age
Coorientador
|
Estudos Culturais (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 - 2017 | Relatório de estágio decorrido na Wordzilla - Tradução audiovisual e tradução técnica: conceitos, características e a função
do tradutor
Orientador
|
Linguística (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2017 - 2017 | Análise da tradução de guiões da série de humor britânica ‘Monty Python's Flying Circus’
Orientador
|
Linguística (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2016 - 2016 | A Tradução Técnica: análise e proposta de tradução de extrato de livro em finanças corporativas
Orientador
|
Línguas Aplicadas e Tradução (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2014 - 2014 | Dificuldades de tradução para legendagem: Análise da série ‘How I met your mother’
Orientador
|
Línguas Aplicadas e Tradução (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2013 - 2013 | Traduzir para ensinar: adaptação de literatura infanto-juvenil para aplicação no ensino pré-escolar e do 1º Ciclo
Orientador
|
Línguas Aplicadas e Tradução (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2013 - 2013 | A autenticidade na tradução: Produção versus reprodução
Orientador
|
Línguas Aplicadas e Tradução (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2013 - 2013 | A tradução de documentação técnica: o Sistema de Qualidade da Região Vitivinícola do Dão
Orientador
|
Línguas Aplicadas e Tradução (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2012 - 2012 | Histórias de Mulheres sobre Autodefesa – Tradução e Transformação em Análise
Orientador
|
Línguas Aplicadas e Tradução (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2012 - 2012 | Selecção de Contos de R. K. Narayan: Reflexões sobre uma proposta de tradução
Orientador
|
Línguas Aplicadas e Tradução (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2010 - 2010 | Portuguese English: is it Possible? Analysing the Emergence of an English Variety in Portugal
Orientador
|
Línguas Aplicadas e Tradução (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/02/01 - 2020/06/30 | Continuous Professional Development (CPD) Course ‘English as a Lingua Franca Practices for Inclusive Multilingual Classrooms’
ENRICH Project (http://enrichproject.eu/), meetings: February 08, 2020 (face-to-face), April 04, 2020 (online) and May 30,
2020 (online). (2020/02/08 - 2020/02/08)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2018/05/09 - 2018/05/11 | International Teacher Education Research Group (ILTERG) 3rd Project Meeting (2018/05/09 - 2018/05/11)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal |
2018/04/26 - 2018/04/28 | 39th Conference of the Portuguese Association of Anglo-American Studies
(2018/04/26 - 2018/04/28)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal Portuguese Association of Anglo-American Studies (APEAA), Portugal |
2017/09/26 - 2017/09/26 | Comemoração do Dia Europeu das Línguas (celebration of the European Day of Languages) (2017/09/26)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Centro de Línguas da Escola de Ciências Sociais, Portugal |
2016/09/26 - 2016/09/26 | Comemoração do Dia Europeu das Línguas (celebration of the European Day of Languages) (2016/09/26)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Centro de Línguas da Escola de Ciências Sociais, Portugal |
2016/05/20 - 2016/05/20 | Conferências do 2º ciclo em Línguas e Linguística: Tradução e Ciências da Linguagem (Conferences of the M.A. in
Languages and Linguistics: Translation and Language Sciences) (2016/05/20)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal |
2015/09/28 - 2015/09/28 | Comemoração do Dia Europeu das Línguas (celebration of the European Day of Languages) (2015/09/28)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal |
2013 - 2013 | VI Jornadas de Tradução: Caminhos Profissionais
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade de Évora, Portugal |
2012 - 2012 | International Meeting on Languages, Applied Linguistics and Translation
Encontro (Outra)
|
|
2007 - 2007 | 29th Meeting of the Portuguese Association of Anglo-American Studies
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2002 - 2002 | International Conference ‘Language-Communication-Culture’
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2000 - 2000 | Translator: a profession for Europe
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2000 - 2000 | Conferência Internacional “500 Anos da Língua Portuguesa no Brasil”
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
1999 - 1999 | International Conference ‘English in the World: New Directions’
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/10/30 - Atual | COST Action CA19102 Language in the Human-Machine Era (LITHME) Working Group 6 Kick-off Meeting
Encontro
|
Kick-off Meeting ‘Ideologies, Beliefs, Attitudes’ |
2023/11/23 - 2023/11/24 | Moderator of Plenary session 2, "Glocality, Critical Interculturality and Plurilingualism: The road for equity and sustainability",
by Manuela Guilherme
Congresso
|
EUREDIE Congress 2023
Istanbul Üniversitesi Ingiliz Dili ve Edebiyati Anabilim Dali, Turquia
|
2022/12/08 - 2022/12/10 | 2nd Transnational Project Meeting
Encontro
|
2nd Transnational Project Meeting EUREDIE Project 2021-1-TR01-KA220-HED-000029594
Ludwig-Maximilians-Universität München, Alemanha
|
2018/10/20 - 2018/10/22 | Transnational Project Meeting
Encontro
|
1st Transnational Project Meeting (PM1), ERASMUS+ 2018-1-EL01- KA201-047894
Hellenic Open University, Grécia
|
2018/09/06 - 2018/09/07 | Study Abroad Research European Perspective (SAREP) Working Group 5 Meeting
Encontro
|
COST Action 15130 (European Cooperation in Science and Technology) Study Abroad Research European Perspective (SAREP) Working
Group 5 Meeting ‘Peripheral Perspectives on Interculturality for Study Abroad: Inspirations for Europe’
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2017/10/19 - 2017/10/19 | Global Portugal: Mapping the Future. Meeting. Cambridge English Assessment & Department for International Trade. The British
Ambassador’s Residence.
Encontro
|
Global Portugal: Mapping the Future
Cambridge English Language Assessment Spain and Portugal, Espanha
|
2017 - 2017 | PEEP’17 Meeting – Primary English Education in Portugal: a meeting to value and share teacher research
Encontro
|
PEEP’17 Meeting – Primary English Education in Portugal: a meeting to value and share teacher research
Escola Superior de Educação, Inst. Pol. do Porto/Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2017 - 2017 | 2nd ILTERG Project Meeting
Encontro
|
2nd ILTERG Project Meeting
ILTERG, Polónia
|
2016/12/08 - 2016/12/11 | International Teacher Education Research Group (ILTERG) Project Kick-Off Meeting
Encontro
|
International Teacher Education Research Group (ILTERG) Project Kick-Off Meeting
Gazi Üniversitesi, Turquia
|
2016 - 2016 | International Teacher Education Research Group (ILTERG) Project Kick-Off Meeting
Encontro
|
ILTERg Project KickOff Meeting
International Teacher Education Research Group (ILTERG), Turquia
|
2016 - 2016 | 1st Joint Working Group Conference ‘Study Abroad Research: Lessons from the Present, Directions for the Future’
Conferência
|
COST Action (European Cooperation in Science and Technology) Study Abroad Research European Perspective (SAREP), Lituânia
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/07/23 | The impact of goal setting in the 4th year English as a Foreign Language Classroom in Portugal
Arguente
|
Sylvia Alexandra Monteiro Mendes Costa (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2024/07/23 | A student-centred classroom: Implementing learning stations in the English as a foreign language primary classroom
Arguente
|
Ana Cáudia Gamito Silva (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2024/06/20 | Inglês como Língua Franca na formação inicial de professores: de implicações a aplicações
Arguente
|
Polyanna Castro Rocha Alves (Doutoramento)
Universidade Federal da Bahia, Brasil
|
2024/06/14 | Developing intercultural communicative competence through EFL teaching and learning in a Hula Secondary School
Arguente
|
João Mupembe Domingos Zeferino (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2023/07/12 | Desempenho linguístico da crianças dos 3º e 4º anos (CEB) no uso da subordinação: um estudo de caso no concelho de Soure
Presidente do júri
|
Joaquina Maria dos Santos Rodrigues Egas da Cruz (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2023/06/22 | A aprendizagem não-formal e o desenvolvimento da autonomia do aluno nas aulas de língua estrangeira
Arguente
|
Daniel Drake da Silva Cascão (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/05/08 | Estudo linguístico do verbo ser no discurso publicitário turístico
Presidente do júri
|
Helena Sofia Garrido Espadeiro (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
|
2023/04/26 | A aula de língua estrangeira como espaço de desenvolvimento da literária visual e do pensamento crítico
Arguente
|
Joana Filipa Tavares Louro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/03/22 | Educação para a cidadania intercultural na aula de língua estrangeira através da literatura e dos vídeo jogos
Arguente
|
Teresa Raquel Nunes Pereira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/03/10 | Citizenship and English as a Foreign Language symbiosis on mainstream schooling: a key to Intercultural Democratic Education
Vogal
|
Ana Isabel dos Santos Ponce de Leão (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/01/27 | South Africa: Towards Social Cohesion and Interculturality in the Classroom
Arguente
|
Gerald Christopher Rebelo (Outro)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Aberta, Portugal |
2022/12/16 | Internship Report: Menu translations and translation memory and term base creation for Translasaurus
Arguente
|
Elizabeth Christina Pinto Rocha (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2022/11/03 | e-Learning e Formação Profissional: cenários e estratégias didáticas para o Ensino de Língua Inglesa (LE/L2)
Arguente principal
|
Paula Alexandra Valente da Silva (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2022/09/08 | A comprehensive analysis on how English Language Teaching course books promote teaching pronunciation in Portuguese public
schools
Arguente
|
Carlos Júlio Lindade Rodrigues (Doutoramento)
Universidade de Vigo, Espanha
|
2022/06/29 | Employing formative feedback to enhance primary students’ oral interaction: Exploring formative assessment
Arguente principal
|
Carolina Magalhães Pinto (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/06/29 | A learner-centred classroom: Learners’ participation in the process of language learning
Arguente
|
Vanessa Videira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/06/10 | Por uma Abordagem Crítica na Elaboração e Uso de Materiais Didáticos: Uma Experiência (Trans)Formadora
Arguente principal
|
Paula Carolina Fernandes Montenegro (Doutoramento)
Universidade Federal da Bahia, Brasil
|
2022/03/19 | Speaking skills and communicative competence in EFL: relating theory to teachers' and learners' perceptions
Arguente principal
|
Lídia de Almeida Martins Antunes (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2022/03/03 | Bilingual education: Current trends and local challenges
Arguente principal
|
Sofia Sire Reis Silva (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2022/02/07 | A diversidade da língua inglesa: o ponto de partida para o desenvolvimento da competência plurilingue
Arguente
|
Ana Margarida Rocha Cardoso Nunes da Costa (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2022/02/04 | Reconciliation through Language Education: Mediation in a Multilingual South Africa based on the CEFR Companion Volume
Arguente
|
Gerald Christopher Rebelo (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Universidade Aberta, Portugal |
2021/12/10 | ELF in International Higher Education Institutions in Turkey: Learner and Instructor Perspectives
Arguente principal
|
Yavuz Kurt (Doutoramento)
Bogaziçi Üniversitesi, Turquia
|
2021/07/22 | Can We Speak? Approaching Oral Proficiency in the EFL Classroom
Arguente principal
|
Rúben Tiago Medronho Constantino Correia (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021/04/30 | Creating Bridges of Knowledge in the English Classroom
Arguente
|
Jacinta dos Santos Almeida (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2021/04/23 | L2 acquisition and digital media world: the importance of modern media tools in ELT
Arguente
|
Yolanda Xavier (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Universidade Aberta, Portugal |
2020/10/29 | Joint decisions promoting student
engagement in the primary FL classroom
Arguente
|
Vanessa Valkama (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020/09/22 | Improving Reading Comprehension with University Students: An EAP-based study case in the Angolan context
Arguente principal
|
José Maria Sasoma (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020/04/17 | A motivação educacional através do uso de jogos nas aulas de inglês no 1º ciclo do Ensino Básico. [Educational motivation
through the use of games in the English classroom in the 1st cycle of Basic Education]
Arguente
|
Alexandra Carolina Pinto Oliveira (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2020/02/21 | Chinese English: a contribution to the study of its image and intelligibility
Arguente principal
|
Yao Yi (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2019/09/06 | Pragmática Intercultural 2.0: Abordagens didáticas nas aulas de línguas estrangeiras (Intercultural Pragmatics 2.0: Pedagogical
approaches in the foreign language classroom)
Arguente principal
|
Fábio Amadeu Queirós de Oliveira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019/06/10 | Effects of task-based activities on young learners’ conversational strategies
Arguente principal
|
Ana Débora Botica de Oliveira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2018/07/20 | Introducing Intercultural Awareness and Intercultural Communicative Competence for English Learners
Arguente principal
|
Ana Patrícia Mateus Lopes (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2018/07/10 | Course books as menus, not as recipes
Arguente principal
|
Ana Elisabete Fernandes dos Santos Lourenço (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2018/04/04 | Internship Report at Wordzilla: Audiovisual Translation and Subtitling
Arguente
|
Manuel Duarte Gouveia Faria (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2017/11/22 | Translation and Analysis of Song Lyrics: Problems and Technics (Tradução e
Análise de Letras de Música: Problemas e Técnicas)
Arguente principal
|
David António Nunes Chorão (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2017 | Interculturalty and English Language Teaching: A Small Study with Portuguese Teachers | Ana Isabel dos Santos Ponce de Leão (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2017 | The significance of knowing preferred learning styles in primary foreign language learning | Ema Freitas Florença (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2017 | Pair work for developing speaking skills | Mariana de Carvalho Cordeiro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2017 | Adopting smartphone applications for Second Language Acquisition: investigating readiness and acceptance of mobile learning in two Higher Education Institutions | Artur André Martinez Campos (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2016 | Relatório de Estágio na Unidade de Tradução Portuguesa da Parlamento Europeu | Maria Helena Ramalho Lino (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2016 | Contos de Miguel de Unamuno | João Filipe Mourato Perdigão Correia (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2016 | A interação e a comunicação no ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras | Sonia Margarida Gonçalves Beja Nunes Ganhão (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2016 | Peer Interaction and Learning Opportunities in Cohesive and Less Cohesive L2 Classrooms | Carolyn Elizabeth Leslie (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2015 | O Tradutor (Re)Criador e a Literatura Infantil e Juvenil | Ana Isabel Sequeira Carvalho (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2015 | Tradução e Análise Tradutológica do conto Filiación de Andrés Barba | Cristina da Conceição Borralho Baião (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2015 | O Ensino de Enfermagem na Universidade de Évora: Tradução de Regulamentos da Escola Superior de Enfermagem São João de Deus | Hélder Duarte Garcia Carvalho de Jesus Fialho (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2015 | Letramento: Múltiplos Desafios para a Formação Cidadã | Célia Zeri de Oliveira (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015 | Can we speak? Approaching Oral Proficiency in the EFL Classroom | Rúben Tiago Correia (Outro)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2015 | Do Visual ao Verbal: Intensive e Extensive Viewing Activities na Produção Oral em Inglês para o Nível Intermédio | Nélia Fátima Cota Costa (Outro)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2015 | English as a Lingua Franca: Bridging the Gap between Theory and Practice in English Language Teaching | Lili Lopes Cavalheiro (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2015 | Embracing English as a Lingua Franca: Learning from Portuguese Users of English in Higher Education | Ricardo Jaime da Silva Pereira (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2014/12/03 | "Colóquio dos Simples", de Garcia de Orta. Traducción al Español y proceso traductológico
Presidente do júri
|
Raquel Madrigal Martinez (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2014 | A Guerra Civil Americana em “The Brothers” e outros contos de Louisa May Alcott: uma tradução comentada | Lúcia Maria Freitas Paulino (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2013 | English as a Lingua Franca in Russia: A Sociolinguistic Profile of Three Generations of English Users | Olesya Lazaretnaya (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2013 | Ensino-Aprendizagem do Vocabulário do Português como L2 em Contextos Multilingues – O Caso do Ensino Secundário em Moçambique | Diocleciano João Raúl Nhatuve (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2013 | Traduzir a Gastronomia: Análise das Ementas da Corte Portuguesa, do Final do Século XIX até à Implantação da República. | Chantal Marie Joelle Louchet (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2013 | Contra Todos os Tiranos: A Tradução de Discursos do Radicalismo Político Inglês do Século XVII | Carlos Eduardo Neves Marques da Costa (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2013 | Funções Sintáticas Internas ao Grupo Verbal: Operacionalização no Ensino do Português | Maria da Luz Ferreira Rosinha (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2013 | Teoria versus Prática: Análise de Dificuldades nas Traduções Técnicas Espanhol-Português | Tetiana Badenko (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2012 | Web 2.0 e a Competência Comunicativa em Língua Inglesa | Maria de Lurdes Martins (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012 | The Path to Power, de Margaret Thatcher: estratégias de tradução | Isabel Quitério (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2011 | A Tradução de A Brief History of the Portuguese Language, de John C. Branner | Pedro Ferreira (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2011 | Questões de Tradução em The Path to Power, de Margaret Thatcher | Milena Vaz (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2011 | Universos do Tradutor e da Tradução | Helena Vaz (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2011 | O Ensino do Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico: Metodologias de Ensino e Aprendizagem. A Importância do Jogo na Construção do Conhecimento. | Ana Isabel Silva (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2010 | Contributo para a Análise Comparativa de “The Catcher in the Rye” e “Uma Agulha no Palheiro” | Lídia Vicente (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2010 | Profissão: Tradutor Relatório de Actividades 2004-2008. Experiências e Reflexões Pessoais | Ana Paula Gonçalves (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2010 | A Tradução Literária Infantil. De Esel para Burros: Tradução de um Livro Infantil Ilustrado | Sophie Fechner (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2008 | O Inglês e a Identidade Social entre Universitários Portugueses | Margaret Gomes (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2007 | Inglês para Fins Específicos: A Carta Comercial | Maria Teresa Lameiras (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2024/11/15 - 2024/11/16 | TEFL 9 Conference, Innovation in English language education: adapting pedagogies to meet modern challenges | Nova University Lisbon |
2023/11/23 - 2023/11/24 | EUREDIE Congress 2023 | Istanbul Üniversitesi |
2023/11/03 - 2023/11/05 | 21st INGED International ELT Conference | Erciyes University |
2023/10/20 - 2023/10/22 | IX Congreso Internacional de Enseñanza Bilingue en Centros Educativos | Universidad de Alcalá |
2023/05/05 - 2023/05/06 | 3rd International ILTERG Conference | Nevsehir Haci Bektas Veli University |
2023/01/13 - 2023/01/14 | 8th TEFL Virtual Conference Learning to communicate - communicating to learn | CETAPS, FCSH, Universidade Nova de Lisboa |
2022/09/21 - 2022/09/23 | VIII Congreso Internacional de Enseñanza Bilingue en Centros Educativos – CIEB 2022 | Facultat de Humanidades y Ciencias de la Educación, Universidad de Jaén |
2021/12/03 - 2021/12/05 | 1st International Conference on ELF-Aware Practices for Inclusive Multilingual Classrooms | Erasmus+ English as a Lingua Franca Practices for Inclusive Multilingual Classroom (ENRICH) & Hellenic Open University |
2021/09/15 - 2021/09/17 | VII Congreso Internacional de Enseñanza Bilingue en Centros Educativos - CIEB 2021 | Facultat de Filosofia y Letras Educación y Trabajo Social, Universidad de Valladolid |
2020/10/16 - 2020/10/17 | 2nd ILTERG Conference | Gazi University |
2020/03 - 2020/10 | VII Congreso Internacional de Enseñanza Bilingue en Centros Educativos – CIEB 2020 [VI International Conference on Bilingual Education in Educational Institutions], | Facultat de Filosofia y Letras, Universidad de Valladolid |
2019/10/18 - 2019/10/20 | VI Congreso Internacional de Enseñanza Bilingue en Centros Educativos – CIEB 2018: Idiomas, Bilinguismo, Enseñanza Bilingue [VI International Conference on Bilingual Education in Educational Institutions: Idioms, Bilingualism, Bilingual Education] | Universidad de Granada |
2019/04/08 - 2019/04/10 | ILTERG Conference – International Language Teacher Education Research Group | |
2018/10/19 - 2018/10/21 | V Congreso Internacional de Enseñanza Bilingue en Centros Educativos – CIEB 2018 [V International Conference on Bilingual Education in Educational Institutions] | Universidad de Extremadura |
2018/04/26 - 2018/04/28 | 39th Conference of the Portuguese Association of Anglo-American Studies | Universidade de Évora |
2017/09/22 - 2017/09/22 | PEEP’17 Meeting – Primary English Education in Portugal: a meeting to value and share teacher research | Escola Superior de Educação, Politechnic Institute of Oporto/Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
2016/09/09 - 2016/09/11 | 3rd International Conference Europe-China Bridges | Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais |
2016/09/02 - 2016/09/06 | 1st International Conference on Language, Education and Culture – ICLEC 2018 | Euro-Balkan University (Macedonia), Global Listening Center (USA) and Governors State University (USA) |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2020 - Atual | Eurasian Journal of Applied Linguistics (2149-1135) | Eurasian Journal of Applied Linguistics |
2020 - Atual | Social Sciences & Humanities Open (2590-2911) | Elsevier |
2019/01 - Atual | Bogazici University Journal of Education (1300-9567) | Bogazici University |
2019 - Atual | Language Journal of Student Research | Gazi University |
2017 - Atual | Journal of Graduate School of Social Sciences (1304-4990) | Ataturk University |
Atual | A Cor das Letras | |
2013/01 - 2014/12 | Academic Journal of Social and Human Sciences | Hassiba Benbouali University of Chlef |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2024/06 - 2024/10 | 2024 Call for PhD Studentships, painel: Linguística e Estudos de Literatura e de Cultura
Avaliador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2022/07 - 2022/07 | Júri do concurso para a atribuição de uma bolsa de investigação para doutoramento (programa de Doutoramento em Estudos Ingleses
e Americanos),
Avaliador
|
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Anglisticos, Portugal | |
2021/10 - 2021/10 | II Premio Trabajo de Fin de Máster em Enseñanza Bilingue’, outorgado pela Asociación Enseñanza Bilingue, Espanha
Avaliador
|
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2013/01 - 2013/12 | Language consultant (Brazilian Portuguese) for Pronunciation Dictionary | Samsung Electronics , Polónia |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2020/02/01 - 2020/06/30 | Continuous Professional Development (CPD) Course ‘English as a Lingua Franca Practices for Inclusive Multilingual Classrooms’ ENRICH Project (http://enrichproject.eu/). Organizer and Scientific Coordinator. 300 hours, 12 ECTS. Accredited by Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua (CCPFC) no. CCPFC/ACC-106762 | (Outros) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2018/10/15 - 2018/10/15 | Changing attitudes and perspectives in ELT: incorporating EIL into EFL | Master’s in Teaching English and a Foreign Language French/German/Spanish (Mestrado) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2018/05/03 - 2018/05/03 | O desenvolvimento profissional contínuo de jovens investigadores: a criação de grupos de pesquisa internacionais (The continuing professional development of novice researchers: establishing international research groups) | (Mestrado) | Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal |
2017/09/16 - 2017/09/16 | ELF-awareness in a teacher training program | Master’s in Teaching English and a Foreign Language (French/German/Spanish) (Mestrado) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2016/10/11 - 2016/10/11 | Building Instructional Materials Workshop: Analyzing the language and culture of English as an International Language in Portuguese Basic and Secondary ELT materials | Master’s in Teaching English/Spanish (3rd cycle/secondary Education) (Mestrado) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2015/10/12 - 2015/10/12 | Building Instructional Materials Workshop: Analyzing the language and culture of English as an International Language in Portuguese Basic and Secondary ELT materials | Master’s in Teaching English/Spanish (3rd cycle/secondary Education) (Mestrado) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2014/11/18 - 2014/12/11 | Inglês Profissional (Professional English) | Aperfeiçoamento (Outros) | Centro de Línguas da Escola de Ciências Sociais, Portugal |
2014/11/18 - 2014/11/19 | Oficina de Linguística Aplicada: O Ensino e a Aprendizagem de Línguas Estrangeiras - Conceitos e Práticas (Applied Linguistics workshop: Foreign Language Teaching and Learning - concepts and practices) | Aperfeiçoamento (Outros) | Centro de Línguas da Escola de Ciências Sociais, Portugal |
2012/05/13 - 2012/05/18 | Attitudes and Perceptions towards the English Language | (Bachelor) | Qatar University, Catar |
2011/11/19 - 2012/01/13 | The Sociology of Bilingualism | Máster en Educación Bilingüe (Master) | Universidad de Extremadura - Campus Badajoz, Espanha |
2011/10/21 - 2011/10/21 | Errors in Learner Language | Máster en Educación Bilingüe (Master) | Universidad de Extremadura - Campus Badajoz, Espanha |
2011/02/11 - 2011/03/04 | The Sociology of Bilingualism | Máster en Educación Bilingüe (Master) | Universidad de Extremadura - Campus Badajoz, Espanha |
2010/10/29 - 2010/10/29 | Errors in Learner Language | Máster en Educación Bilingüe (Master) | Universidad de Extremadura - Campus Badajoz, Espanha |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
Atual | ReCLes.pt Associação de Centros de Línguas do Ensino Superior em Portugal | |
Atual | APROLÍNGUAS Associação Portuguesa de Professores de Línguas Estrangeiras no Ensino Superior | |
Atual | APPI Associação Portuguesa de Professores de Inglês | |
2023/04 - 2024/04 | International Association for World Englishes |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/03 - 2024/05 | Provas de qualificação - Inglês para Estudantes internacionais | Universidade de Évora, Portugal |
2023/07/03 - 2024/04/03 | Concurso para contratação de Professor Auxiliar (Línguas - Estudos Ingleses | Universidade de Aveiro, Portugal |
Distinções
Outra distinção
2020 | Short Term Scientific Mission (STSM) Grant |