Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Alessandro Jacques Ribeiro
Nomes de citação
- Ribeiro, Alessandro
Identificadores de autor
- Ciência ID
- F912-AE2E-5E1C
- ORCID iD
- 0000-0001-9647-0274
Endereços de correio eletrónico
- a.ribeiro@ie.ulisboa.pt (Profissional)
Telefones
- Telefone
-
- 217 943 66 Ext.: 13662 (Profissional)
Moradas
- Alameda da Universidade, 1649-004, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2017/03 - 2017/08
Concluído
|
Pós-doutoramento em Didática da Matemática (Pós-doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
|
2015/02 - 2015/05
Concluído
|
Pós-Doutoramento em Educação Matemática (Pós-doutoramento)
Rutgers University Newark, Estados Unidos
|
|
2004/02 - 2007/05
Concluído
|
Doutoramento em Educação Matemática (Doutoramento)
Especialização em Didática da Matemática
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
|
|
1999/08 - 2001/10
Concluído
|
Mestrado em Educação Matemática (Mestrado)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
|
|
1995/02 - 1998/12
Concluído
|
Licenciatura em Matemática (Licenciatura)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/10/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2011/01/27 - 2021/08/31 | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade Federal do ABC, Brasil |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020/03 - 2023/02 | Mathematics teacher education in the interaction between university and basic education: unveiling professional learning for
the teaching of Algebra
306456/2019-2
Investigador responsável
|
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico |
2018/12/01 - 2021/05/31 | Professional learning of the Mathematics’ teacher and the teaching of Algebra: a study involving the contexts of the basic
school and the university
2018/14429-2
Investigador responsável
|
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo |
2013/05 - 2017/11 | Mathematical Knowledge for Teaching Algebra: an approach based on conceptual profile model
1600/2012
Investigador responsável
|
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
2017/03 - 2017/08 | Establishing Connections between Mathematics in Teacher Education and Mathematics in Basic Education: the concept of polynomial
function as a potential articulating element
2016/106227
Bolseiro de Pós-Doutoramento
|
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo |
2015/02 - 2015/05 | The Concept of Symmetry and the Teaching of Algebra in Basic Education: an alternative proposal for the development of mathematical
knowledge for teaching
2014/115310
Bolseiro de Pós-Doutoramento
|
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo |
2012/01 - 2014/12 | Algebraic Knowledge and Teaching of Equations: investigating the practice of teachers from Basic Education
405480/2012-1
Investigador responsável
|
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico |
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2017 - Atual | Pensamento algébrico nos anos iniciais: Desvelando as aprendizagens profissionais de professores
Orientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2017 - 2019 | Conhecimentos dos professores dos anos inciais e o sinal de igualdade: uma investigação com tarefas de aprendizagem profissional
Orientador
|
Program de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática (Mestrado)
Universidade Federal do ABC, Brasil
|
2015 - 2017 | Álgebra nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma análise do conhecimento matemático acerca do pensamento algébrico
Orientador
|
Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática (Mestrado)
Universidade Federal do ABC, Brasil
|
2015 - 2017 | Perfil conceitual de equação e a sala de aula da Educação Básica: uma análise do conhecimento profissional docente
Orientador
|
Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática (Mestrado)
Universidade Federal do ABC, Brasil
|
2013 - 2017 | Conhecimento Matemático para o Ensino de Polinômios na Educação Básica
Orientador
|
Programa de Pós-Graduação em Neurociência e Cognição (Doutoramento)
Universidade Federal do ABC, Brasil
|
2013 - 2017 | Fundamentos teórico-metodológicos para o ensino do corpo dos números racionais na formação de professores de matemática
Coorientador
|
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (Doutoramento)
Universidade Estadual de Londrina, Brasil
|
2014 - 2016 | Perfil conceitual de equação: investigações acerca das concepções de alunos de licenciaturas em matemática
Orientador
|
Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática (Mestrado)
Universidade Federal do ABC, Brasil
|
2013 - 2015 | Conhecimento do Professor de Matemática sobre Equações: analisando o processo avaliativo sob o olhar de um modelo de perfil
conceitual
Orientador
|
Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática (Mestrado)
Universidade Federal do ABC, Brasil
|
2013 - 2015 | O Conceito de Simetria na Álgebra Escolar: um estudo baseado na análise de documentos oficiais e de manuais de professores
Orientador
|
Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática (Mestrado)
Universidade Federal do ABC, Brasil
|
2012 - 2014 | Analisando a mobilização de conhecimentos algébricos de professores da educação básica: o momento de preparação de aula sobre
equações
Orientador
|
Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática (Mestrado)
Universidade Federal do ABC, Brasil
|
2012 - 2013 | Conhecimentos de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental para o ensino dos diferentes signifcados do sinal de
igualdade
Orientador
|
Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática (Mestrado)
Universidade Federal do ABC, Brasil
|
2008 - 2010 | Investigando as Concepções de Equação de um Grupo Alunos do Ensino Médio
Orientador
|
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Mestrado)
Universidade Anhanguera de São Paulo, Brasil
|
2008 - 2010 | Multisignificados de equação e o professor de matemática: uma proposta usando a modelagem matemática num curso de licenciatura
Orientador
|
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Mestrado)
Universidade Anhanguera de São Paulo, Brasil
|
2008 - 2009 | Multisignificados de Equação: uma investigação sobre as concepções de Professores de Matemática
Orientador
|
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Mestrado)
Universidade Anhanguera de São Paulo, Brasil
|
Distinções
Prémio
2016 | Prêmio Excelência Acadêmica
Universidade Federal do ABC, Brasil
|