???global.info.a_carregar???
Professor Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007); Mestre em Educação Matemática (2001) e Licenciado em Matemática (1998) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou dois estágios de Pós-Doutoramento: na Rutgers, The State University of New Jersey, Estados Unidos (2015); no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal (2017). Professor Associado (em afastamento) da Universidade Federal do ABC (UFABC), Brasil. Experiência acadêmica e profissional nas área de Matemática e de Educação Matemática, atuando principalmente nos temas: Educação Algébrica e Formação de Professores que Ensinam Matemática. Atuou como docente na Educação Básica por 10 anos e tem participado de programas de formação (inicial e continuada) de professores desde 2001. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) no período de 07/2013 a 07/2016.
Identification

Personal identification

Full name
Alessandro Jacques Ribeiro

Citation names

  • Ribeiro, Alessandro

Author identifiers

Ciência ID
F912-AE2E-5E1C
ORCID iD
0000-0001-9647-0274

Email addresses

  • a.ribeiro@ie.ulisboa.pt (Professional)

Telephones

Telephone
  • 217 943 66 Ext.: 13662 (Professional)

Addresses

  • Alameda da Universidade, 1649-004, Lisboa, Lisboa, Portugal (Professional)

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
English Intermediate (B1) Advanced (C1) Intermediate (B1) Advanced (C1) Intermediate (B1)
Spanish; Castilian Elementary (A2) Elementary (A2) Beginner (A1) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
Education
Degree Classification
2017/03 - 2017/08
Concluded
Pós-doutoramento em Didática da Matemática (Pós-doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2015/02 - 2015/05
Concluded
Pós-Doutoramento em Educação Matemática (Pós-doutoramento)
Rutgers University Newark, United States
2004/02 - 2007/05
Concluded
Doutoramento em Educação Matemática (Doutoramento)
Major in Didática da Matemática
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brazil
1999/08 - 2001/10
Concluded
Mestrado em Educação Matemática (Mestrado)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brazil
1995/02 - 1998/12
Concluded
Licenciatura em Matemática (Licenciatura)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brazil
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2021/10/01 - Current Assistant Professor (University Teacher) Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2011/01/27 - 2021/08/31 Associate Professor (University Teacher) Universidade Federal do ABC, Brazil
Projects

Grant

Designation Funders
2020/03 - 2023/02 Mathematics teacher education in the interaction between university and basic education: unveiling professional learning for the teaching of Algebra
306456/2019-2
Principal investigator
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2018/12/01 - 2021/05/31 Professional learning of the Mathematics’ teacher and the teaching of Algebra: a study involving the contexts of the basic school and the university
2018/14429-2
Principal investigator
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
2013/05 - 2017/11 Mathematical Knowledge for Teaching Algebra: an approach based on conceptual profile model
1600/2012
Principal investigator
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2017/03 - 2017/08 Establishing Connections between Mathematics in Teacher Education and Mathematics in Basic Education: the concept of polynomial function as a potential articulating element
2016/106227
Post-doc Fellow
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
2015/02 - 2015/05 The Concept of Symmetry and the Teaching of Algebra in Basic Education: an alternative proposal for the development of mathematical knowledge for teaching
2014/115310
Post-doc Fellow
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
2012/01 - 2014/12 Algebraic Knowledge and Teaching of Equations: investigating the practice of teachers from Basic Education
405480/2012-1
Principal investigator
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Outputs

Publications

Book
  1. Alessandro Jacques Ribeiro; Lulu Healy; Rute Elizabete de Souza Rosa Borba; Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes. Mathematics Education in Brazil. Springer International Publishing. 2018.
    10.1007/978-3-319-93455-6
Book chapter
  1. Ribeiro, Alessandro. "Reflecting Upon Different Perspectives on Specialized Advanced Mathematical Knowledge for Teaching". 2017.
    10.1007/978-3-319-62597-3_135
Conference paper
  1. Etienne Lautenschlager; Alessandro Jacques Ribeiro. "Uma investigação das concepções de professores acerca da noção de equação num grupo de formação continuada". 2015.
    10.5540/03.2015.003.01.0500
Journal article
  1. Miriam Criez Nobrega Ferreira; Ribeiro, Alessandro; Joao Pedro da Ponte. "Prática profissional de professores dos anos iniciais e o pensamento algébrico: contribuições a partir de uma formação continuada". Educação Matemática Pesquisa 23 1 (2021): 171-200. https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/49720.
    Open access • Published
  2. Juliana França Viol Paulin; Ribeiro, Alessandro. "Oportunidades de aprendizagem do conceito de integral definida por meio de tarefas matemáticas exploratórias". Revista Paranaense de Educação Matemática (2021):
    Open access • Accepted
  3. Lilian Cristina de Souza Barboza; Vinícius Pazuch; Ribeiro, Alessandro. "Tarefas para a aprendizagem de professores que ensinam matemática nos anos iniciais". Zetetiké (2021):
    Open access • Accepted
  4. Marcia Aguiar; João Pedro da Ponte; Ribeiro, Alessandro. "Conhecimento matemático e didático de professores da escola básica acerca de padrões e regularidades em um processo formativo ancorado na prática". Bolema (2021):
    Open access • Accepted
  5. Lilian Cristina de Souza Barboza; Alessandro Jacques Ribeiro; Vinícius Pazuch. "Primary School Teacher’s Professional Learning: Exploring Different Meanings of the Equals Signal". Acta Scientiae (2020): https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.5418.
    10.17648/acta.scientiae.5418
  6. Ribeiro, Alessandro. "Perfil conceitual de equação: um estudo acerca das concepções de futuros professores de matemática". Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia (2020): http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2020v13n1p5.
    10.5007/1982-5153.2020v13n1p5
  7. Alessandro Ribeiro; Juliana Paulin. "A Teaching Experience through the use of Tasks: Limits and possibilities for learning Mathematics in a university context". Acta Scientiae (2020): https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.5411.
    10.17648/acta.scientiae.5411
  8. Elias, H.R.; Ribeiro, A.J.; Savioli, A.M.P.D.. "Epistemological Matrix of Rational Number: a Look at the Different Meanings of Rational Numbers". International Journal of Science and Mathematics Education 18 2 (2020): 357-376. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85063214722&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s10763-019-09965-4
  9. Alessandro Jacques Ribeiro; Karina Aguiar Alves. "Perfil conceitual de equação como uma abordagem de ensino: explorando diferentes significações". Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática (2019): https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019vol21i3p322-346.
    10.23925/1983-3156.2019vol21i3p322-346
  10. Ribeiro, Alessandro. "Professional Learning Opportunities Regarding the Concept of Function in a Practice-based Teacher Education Program". International Electronic Journal of Mathematics Education (2019): http://dx.doi.org/10.29333/iejme/6256.
    10.29333/iejme/6256
  11. Ribeiro, Alessandro. "Ensino e Aprendizagem do Teorema Fundamental do Cálculo: algumas reflexões a partir de uma revisão sistemática de literatura". Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática 21 2 (2019): http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2018v21i2p239-263.
    10.23925/1983-3156.2018v21i2p239-263
  12. Alessandro Ribeiro; João Pedro Da Ponte. "Professional learning opportunities in a practice-based teacher education programme about the concept of function". Acta Scientiae (2019): https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v21iss2id5002.
    10.17648/acta.scientiae.v21iss2id5002
  13. Ribeiro, Alessandro. "UMA FORMA DE COMPREENDER O ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR". (2019): http://dx.doi.org/10.34179/revisem.v4i1.9860.
    10.34179/revisem.v4i1.9860
  14. Karina Aguiar Alves; Marcia Aguiar; Alessandro Jacques Ribeiro. "As Dimensões do Conhecimento do Professor que Ensina Matemática: O Knowledge Quartet como Ferramenta de Análise da Prática Docente". Acta Scientiae 20 2 (2018): https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss2id3736.
    10.17648/acta.scientiae.v20iss2id3736
  15. Alves, K.A.; Aguiar, M.; Ribeiro, A.J.. "The dimensions of the knowledge of math teachers: The knowledge quartet as instrument of analysis of the teaching practice,As dimensões do conhecimento do professor que ensina matemática: O Knowledge Quartet como Ferramenta de Análise da Prática Docente". Acta Scientiae 20 2 (2018): 22-42. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85063742719&partnerID=MN8TOARS.
  16. Ribeiro, Alessandro. "Formação de professores de matemática e o ensino de polinômios
    Mathematics teacher education and teaching of polynomials". Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática 19 2 (2017): http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i2p237-263.
    10.23925/1983-3156.2017v19i2p237-263
  17. Ribeiro, Alessandro. "Conhecimento profissional de professores de matemática e o conceito de função: uma revisão de literatura". Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática 19 1 (2017): http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i1p465-496.
    10.23925/1983-3156.2017v19i1p465-496
  18. Miriam Criez Nobrega Ferreira; Miguel Ribeiro; Alessandro Jacques Ribeiro. "Conhecimento matemático para ensinar Álgebra nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental". Zetetike 25 3 (2017): 496-496. https://doi.org/10.20396%2Fzet.v25i3.8648585.
    10.20396/zet.v25i3.8648585
  19. Alessandro Jacques Ribeiro; Felipe Augusto Pereira Vasconcelos Santo Oliveira. "Conhecimentos mobilizados por professores ao planejarem aulas sobre equações". Zetetike 23 2 (2016): 311-311. https://doi.org/10.20396%2Fzet.v23i44.8646541.
    10.20396/zet.v23i44.8646541
  20. Ribeiro, Alessandro. "O conceito de simetria e o ensino de Álgebra: analisando materiais curriculares da Educação Básica". Boletim GEPEM 69 2 (2016): 105-117. http://dx.doi.org/10.4322/gepem.2017.009.
    10.4322/gepem.2017.009
  21. Trivilin, L.R.; Ribeiro, A.J.. "Mathematical knowledge for teaching different meanings of the equal sign: A study carried out with elementary school teachers,Conhecimento matemático para o ensino de diferentes significados do sinal de igualdade: Um estudo desenvolvido com professores dos anos iniciais do ensino fundamental". Bolema - Mathematics Education Bulletin 29 51 (2015): 38-59. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84928243459&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/1980-4415v29n51a03
  22. Linéia Ruiz Trivilin; Alessandro Jacques Ribeiro. "Conhecimento Matemático para o Ensino de Diferentes Significados do Sinal de Igualdade: um estudo desenvolvido com professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental". Boletim de Educação Matemática (2015): https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=291238322004.
  23. Alessandro Jacques Ribeiro. "ELABORANDO UM PERFIL CONCEITUAL DE EQUAÇÃO: DESDOBRAMENTOS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA". Ciência & Educação (Bauru) (2013): https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=251025751010.
  24. Ribeiro, A.J.. "Equation and mathematical knowledge for teaching: Relations and potentialities for mathematics education,Equação e conhecimento matemático para o ensino: Relações e potencialidades para a educação matemática". Bolema - Mathematics Education Bulletin 26 42 B (2012): 535-557. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84863799531&partnerID=MN8TOARS.
  25. Alessandro Jacques Ribeiro. "Equação e Conhecimento Matemático para o Ensino: relações e potencialidades para a Educação Matemática". Boletim de Educação Matemática (2012): https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=291223574007.
  26. Stephens, M.; Ribeiro, A.. "Working towards algebra: The importance of relational thinking". Revista Latinoamericana de Investigacion en Matematica Educativa 15 3 (2012): 373-402. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84870281166&partnerID=MN8TOARS.
  27. Alessandro Jacques Ribeiro. "A noção de equação e suas diferentes concepções: uma investigação baseada em aspectos históricos e epistemológicos". Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia 2 1 (2009): https://doi.org/10.3895%2Fs1982-873x2009000100005.
    10.3895/s1982-873x2009000100005
Activities

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2017 - Current Pensamento algébrico nos anos iniciais: Desvelando as aprendizagens profissionais de professores
Supervisor
Educação (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2017 - 2019 Conhecimentos dos professores dos anos inciais e o sinal de igualdade: uma investigação com tarefas de aprendizagem profissional
Supervisor
Program de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática (Master)
Universidade Federal do ABC, Brazil
2015 - 2017 Álgebra nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma análise do conhecimento matemático acerca do pensamento algébrico
Supervisor
Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática (Master)
Universidade Federal do ABC, Brazil
2015 - 2017 Perfil conceitual de equação e a sala de aula da Educação Básica: uma análise do conhecimento profissional docente
Supervisor
Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática (Master)
Universidade Federal do ABC, Brazil
2013 - 2017 Conhecimento Matemático para o Ensino de Polinômios na Educação Básica
Supervisor
Programa de Pós-Graduação em Neurociência e Cognição (PhD)
Universidade Federal do ABC, Brazil
2013 - 2017 Fundamentos teórico-metodológicos para o ensino do corpo dos números racionais na formação de professores de matemática
Co-supervisor
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PhD)
Universidade Estadual de Londrina, Brazil
2014 - 2016 Perfil conceitual de equação: investigações acerca das concepções de alunos de licenciaturas em matemática
Supervisor
Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática (Master)
Universidade Federal do ABC, Brazil
2013 - 2015 Conhecimento do Professor de Matemática sobre Equações: analisando o processo avaliativo sob o olhar de um modelo de perfil conceitual
Supervisor
Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática (Master)
Universidade Federal do ABC, Brazil
2013 - 2015 O Conceito de Simetria na Álgebra Escolar: um estudo baseado na análise de documentos oficiais e de manuais de professores
Supervisor
Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática (Master)
Universidade Federal do ABC, Brazil
2012 - 2014 Analisando a mobilização de conhecimentos algébricos de professores da educação básica: o momento de preparação de aula sobre equações
Supervisor
Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática (Master)
Universidade Federal do ABC, Brazil
2012 - 2013 Conhecimentos de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental para o ensino dos diferentes signifcados do sinal de igualdade
Supervisor
Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática (Master)
Universidade Federal do ABC, Brazil
2008 - 2010 Investigando as Concepções de Equação de um Grupo Alunos do Ensino Médio
Supervisor
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Master)
Universidade Anhanguera de São Paulo, Brazil
2008 - 2010 Multisignificados de equação e o professor de matemática: uma proposta usando a modelagem matemática num curso de licenciatura
Supervisor
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Master)
Universidade Anhanguera de São Paulo, Brazil
2008 - 2009 Multisignificados de Equação: uma investigação sobre as concepções de Professores de Matemática
Supervisor
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Master)
Universidade Anhanguera de São Paulo, Brazil
Distinctions

Award

2016 Prêmio Excelência Acadêmica
Universidade Federal do ABC, Brazil