Identification
Personal identification
- Full name
- Alessandro Jacques Ribeiro
Citation names
- Ribeiro, Alessandro
Author identifiers
- Ciência ID
- F912-AE2E-5E1C
- ORCID iD
- 0000-0001-9647-0274
Email addresses
- a.ribeiro@ie.ulisboa.pt (Professional)
Telephones
- Telephone
-
- 217 943 66 Ext.: 13662 (Professional)
Addresses
- Alameda da Universidade, 1649-004, Lisboa, Lisboa, Portugal (Professional)
Knowledge fields
- Social Sciences - Educational Sciences
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
English | Intermediate (B1) | Advanced (C1) | Intermediate (B1) | Advanced (C1) | Intermediate (B1) |
Spanish; Castilian | Elementary (A2) | Elementary (A2) | Beginner (A1) | Intermediate (B1) | Intermediate (B1) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2017/03 - 2017/08
Concluded
|
Pós-doutoramento em Didática da Matemática (Pós-doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
|
2015/02 - 2015/05
Concluded
|
Pós-Doutoramento em Educação Matemática (Pós-doutoramento)
Rutgers University Newark, United States
|
|
2004/02 - 2007/05
Concluded
|
Doutoramento em Educação Matemática (Doutoramento)
Major in Didática da Matemática
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brazil
|
|
1999/08 - 2001/10
Concluded
|
Mestrado em Educação Matemática (Mestrado)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brazil
|
|
1995/02 - 1998/12
Concluded
|
Licenciatura em Matemática (Licenciatura)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brazil
|
Affiliation
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2021/10/01 - Current | Assistant Professor (University Teacher) | Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2011/01/27 - 2021/08/31 | Associate Professor (University Teacher) | Universidade Federal do ABC, Brazil |
Projects
Grant
Designation | Funders | |
---|---|---|
2020/03 - 2023/02 | Mathematics teacher education in the interaction between university and basic education: unveiling professional learning for
the teaching of Algebra
306456/2019-2
Principal investigator
|
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico |
2018/12/01 - 2021/05/31 | Professional learning of the Mathematics’ teacher and the teaching of Algebra: a study involving the contexts of the basic
school and the university
2018/14429-2
Principal investigator
|
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo |
2013/05 - 2017/11 | Mathematical Knowledge for Teaching Algebra: an approach based on conceptual profile model
1600/2012
Principal investigator
|
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
2017/03 - 2017/08 | Establishing Connections between Mathematics in Teacher Education and Mathematics in Basic Education: the concept of polynomial
function as a potential articulating element
2016/106227
Post-doc Fellow
|
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo |
2015/02 - 2015/05 | The Concept of Symmetry and the Teaching of Algebra in Basic Education: an alternative proposal for the development of mathematical
knowledge for teaching
2014/115310
Post-doc Fellow
|
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo |
2012/01 - 2014/12 | Algebraic Knowledge and Teaching of Equations: investigating the practice of teachers from Basic Education
405480/2012-1
Principal investigator
|
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico |
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Conference paper |
|
Journal article |
|
Activities
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2017 - Current | Pensamento algébrico nos anos iniciais: Desvelando as aprendizagens profissionais de professores
Supervisor
|
Educação (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2017 - 2019 | Conhecimentos dos professores dos anos inciais e o sinal de igualdade: uma investigação com tarefas de aprendizagem profissional
Supervisor
|
Program de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática (Master)
Universidade Federal do ABC, Brazil
|
2015 - 2017 | Álgebra nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma análise do conhecimento matemático acerca do pensamento algébrico
Supervisor
|
Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática (Master)
Universidade Federal do ABC, Brazil
|
2015 - 2017 | Perfil conceitual de equação e a sala de aula da Educação Básica: uma análise do conhecimento profissional docente
Supervisor
|
Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática (Master)
Universidade Federal do ABC, Brazil
|
2013 - 2017 | Conhecimento Matemático para o Ensino de Polinômios na Educação Básica
Supervisor
|
Programa de Pós-Graduação em Neurociência e Cognição (PhD)
Universidade Federal do ABC, Brazil
|
2013 - 2017 | Fundamentos teórico-metodológicos para o ensino do corpo dos números racionais na formação de professores de matemática
Co-supervisor
|
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PhD)
Universidade Estadual de Londrina, Brazil
|
2014 - 2016 | Perfil conceitual de equação: investigações acerca das concepções de alunos de licenciaturas em matemática
Supervisor
|
Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática (Master)
Universidade Federal do ABC, Brazil
|
2013 - 2015 | Conhecimento do Professor de Matemática sobre Equações: analisando o processo avaliativo sob o olhar de um modelo de perfil
conceitual
Supervisor
|
Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática (Master)
Universidade Federal do ABC, Brazil
|
2013 - 2015 | O Conceito de Simetria na Álgebra Escolar: um estudo baseado na análise de documentos oficiais e de manuais de professores
Supervisor
|
Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática (Master)
Universidade Federal do ABC, Brazil
|
2012 - 2014 | Analisando a mobilização de conhecimentos algébricos de professores da educação básica: o momento de preparação de aula sobre
equações
Supervisor
|
Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática (Master)
Universidade Federal do ABC, Brazil
|
2012 - 2013 | Conhecimentos de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental para o ensino dos diferentes signifcados do sinal de
igualdade
Supervisor
|
Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática (Master)
Universidade Federal do ABC, Brazil
|
2008 - 2010 | Investigando as Concepções de Equação de um Grupo Alunos do Ensino Médio
Supervisor
|
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Master)
Universidade Anhanguera de São Paulo, Brazil
|
2008 - 2010 | Multisignificados de equação e o professor de matemática: uma proposta usando a modelagem matemática num curso de licenciatura
Supervisor
|
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Master)
Universidade Anhanguera de São Paulo, Brazil
|
2008 - 2009 | Multisignificados de Equação: uma investigação sobre as concepções de Professores de Matemática
Supervisor
|
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Master)
Universidade Anhanguera de São Paulo, Brazil
|
Distinctions
Award
2016 | Prêmio Excelência Acadêmica
Universidade Federal do ABC, Brazil
|