???global.info.a_carregar???
Ezequiel Santos is a Ph.D. candidate in Digital Games Development at IADE - Universidade Europeia & Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. His research focuses on the intersection of serious games and food waste mitigation, investigating how digital games can enhance nutrition literacy and promote sustainable consumption behaviors. His academic background includes a Master’s in Digital Games Development from PUC-SP and a Bachelor’s in Systems Analysis and Development from FIAP, with an extension in Entrepreneurship at Babson College, USA. Professionally, he is an SDK Developer at Miniclip, specializing in iOS development, software architecture, and the integration of analytics, advertising, and telemetry frameworks. His expertise spans multiple programming languages, including Swift, Objective-C, C , C#, Unity, Ruby, Bash, Python, and Groovy. His broader research interests include mobile computing, serious games, human-computer interaction, and the role of technology in behavioral change. Ezequiel has participated in academic research on game development, human-computer interaction, and artificial intelligence applications in food waste management. He shares knowledge through public speaking, teaching, and developing educational materials. He has also taken part in hackathons and entrepreneurship marathons, exploring innovative solutions in technology and gaming. Before shifting his focus to digital games and nutrition literacy, he gained experience in industrial automation as a Mechatronics Technician.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ezequiel França dos Santos
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Santos, Ezequiel

Identificadores de autor

Ciência ID
F615-0E8D-AE1D
ORCID iD
0000-0001-9321-8444
Google Scholar ID
6nOPl94AAAAJ
LattesiD
7055262915895198
Researcher Id
H-2680-2013
Scopus Author Id
59325218800

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação
  • Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação - Ciências da Computação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2023/09 - 2027/09
Em curso
Desenvolvimento de Jogos Digitais (Doutoramento)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal

Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2021 - 2025
Concluído
Computação Aplicada à Educação e Tecnologias Educacionais (Postgraduate Certificate)
Especialização em Tecnologia Educacional
Universidade de São Paulo, Brasil
2020 - 2022
Concluído
Mestrado Profissional em Desenvolvimento de Jogos Digitais (Mestrado)
Especialização em Engenharia de Jogos Digitais
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
"Gestos e Jogos: Reflexões e Desenvolvimento de um sistema de detecção de gestos baseado em wearables para controle de jogos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2019 - 2021
Concluído
Engenharia de Software (Especialização pós-licenciatura)
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil
2016 - 2018
Concluído
Tecnologia em Análise de Sistemas (Licenciatura)
Faculdade de Informática e Administração Paulista, Brasil
"Aplicação de sensores inteligentes para monitoramento da qualidade do ar em SP" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2007/01 - 2009/12
Concluído
Técnico em Mecatrónica (Curso de Especialização Tecnológica)
Escola Senai Anchieta, Brasil
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/01 - 2012/12 Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) Instituto de Pesquisas Tecnológicas, Brasil

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/01 - 2022/01 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Centro Universitário FECAP, Brasil
2019/01 - 2020/01 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Faculdade de Informática e Administração Paulista, Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09 - Atual Software Developer Miniclip, Portugal
2009/06 - 2011/12 Estagiário Técnico em Mecatrónica Instituto de Pesquisas Tecnológicas, Brasil
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Santos, Ezequiel. Autor correspondente: Santos, Ezequiel. "Chef Nata: A Gamified AI Assistant to Reduce Household Food Waste through Micro-Interactions and 8-Bit Aesthetics". Trabalho apresentado em VI Brazilian Interdisciplinary Congress on Science and Technology - COBICET, 2025.
    Publicado • 10.29327/27640582.1159661
  2. Santos, Ezequiel; Ribeiro, Claudia; Carvalho, Vítor. "Serious Games for Food Waste Reduction: A Qualitative Review". Trabalho apresentado em IEEE International Conference on Serious Games and Applications for Health (SeGAH), Manchester, 2025.
    Publicado • 10.5281/zenodo.17234252
  3. Ezequiel França dos Santos. "Experimental Shake Gesture Detection API for Apple Watch". 2024.
    10.1109/ICECCME62383.2024.10796862
  4. Ezequiel Santos; Joaquim José de Almeida Soares Gonçalves. "Comparative Analysis of AI Models in Managing Household Food Waste: OpenAI GPT-4, Google Gemini, Mistral, and Anthropic Claude". 2024.
    10.6084/M9.FIGSHARE.28596035
  5. David de Oliveira Lemes; Santos, Ezequiel; Eduardo Romanek; Celso Fujimoto; Adriano Felix Valente. Autor correspondente: David de Oliveira Lemes. "Análise e modelagem de jogos digitais: relato de uma experiência educacional utilizando metodologias ativas em um grupo multidisciplinar". Trabalho apresentado em V Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia - COBICET, 2024.
    Publicado • 10.31219/osf.io/m6a4g
  6. Petersen, Joao; Pires, Gonçalo Andrade; Miraldo, Andre; Santos, Ezequiel; Graça, José; Vilhena, Estela. "The Internet Gaming Disorder and predictors of Loneliness in Portuguese higher education students: a preliminary study". Trabalho apresentado em International Conference on Serious Games and Applications for Health (SeGAH), Funchal, 2024.
    Publicado • 10.1109/segah61285.2024.10639608
  7. Ezequiel França Dos Santos. "Dependency Management in iOS Development: A Developer Survey Perspective". 2024.
    10.1145/3647632.3647992
  8. Santos, Ezequiel França dos. "Cordel Aumentado: Um aplicativo para utilização da realidade aumentada aplicada na literatura de cordel". Trabalho apresentado em X CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 2020.
    10.5753/wcbie.2021.218091
  9. Santos, Ezequiel; Ramos, Reinaldo Augusto de Oliveira; Junior, José Carlos Buesso. "NFCPlay: using NFC tags on VR mobile games to overcome the lack of input on VR Headsets". 2020.
    10.5753/svr_estendido.2020.12964
Artigo em revista
  1. Ezequiel Santos; Cláudia Sevivas; Vítor Carvalho. "Managing Food Waste Through Gamification and Serious Games: A Systematic Literature Review". Information (2025): https://doi.org/10.3390/info16030246.
    10.3390/info16030246
  2. dos Santos, Ezequiel Franca. "Experimental Shake Gesture Detection API for Apple Watch". ArXiv (2024): https://publons.com/wos-op/publon/69701807/.
  3. Santos, Ezequiel; Castillo, Vanessa. "Apple Vision Pro: Comments in Healthcare". ArXiv (2024): https://publons.com/wos-op/publon/74601213/.
Documento de trabalho
  1. Santos, Ezequiel. 2019. "Desenvolvimento de um aplicativo para consulta ao CIAP-2". https://proceedings.science/cbmfc-2019/papers/desenvolvimento-de-um-aplicativo-para-consulta-ao-ciap-2#.
    10.29327/cbtms9.144910
Poster em conferência
  1. Santos, Ezequiel; Dina Palomino Castillo, Vanessa. "Desenvolvimento de um aplicativo para consulta ao Sistema de Classificação Internacional de Atenção Primária - Segunda Edição (CIAP2)". Trabalho apresentado em 9º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde - 9º CBTms, 2019.
Pré-impressão
  1. Ezequiel França Dos Santos; Vanessa Dina Palomino Castillo. "Apple Vision Pro: Comments in Healthcare". 2024. https://rgdoi.net/10.13140/RG.2.2.28903.01445.
    10.13140/RG.2.2.28903.01445
Tese / Dissertação
  1. "Gestos e jogos: reflexões e desenvolvimento de um sistema de detecção de gestos baseado em Wearables para controle de jogos". Mestrado, Pontificia Universidade Catolica de Sao Paulo Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, 2022. https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25768.
    10.13140/rg.2.2.18914.81608

Outros

Outra produção
  1. Experimental Shake Gesture Detection API for Apple Watch. 2024. Santos, E.F.D.. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85183308698&partnerID=MN8TOARS.
    10.48550/arXiv.2401.09896
  2. Apple Vision Pro: Comments in Healthcare. 2024. dos Santos, E.F.; Castillo, V.D.P.. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85187725449&partnerID=MN8TOARS.
    10.48550/arXiv.2401.08685
Software
  1. F. Santos, Ezequiel. "WatchShaker". 2023.
    10.5281/zenodo.8054488
Atividades

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2025/08/28 - 2025/08/29 Volunteered at the 2025 IEEE Conference on Games (CoG)
Conferência
IEEE Conference on Games (CoG)
IEEE Computational Intelligence Society, Estados Unidos
2024/06/17 - 2024/06/21 6th International Summer School on AI and Games International Summer School on AI and Games
Institute of Digital Games - University of Malta, Malta
2024/05/07 - 2024/06/07 PhD course: Sustainable and Digital Transformation
Encontro
Sustainable and Digital Transformation
Aalborg Universitet, Dinamarca

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021/06/10 - 2021/06/15 IEEE COG 2021: IEEE Conference on Games 2021 IEEE Press
Distinções

Prémio

2020 Best XR Experience award - XXII Symposium on Virtual and Augmented Reality
Sociedade Brasileira de Computacao, Brasil

Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Título

2014 Intel Student Expert
Intel Corp, Estados Unidos

Outra distinção

2005 Certificado de Menção Honrosa na 1º OBMEP (Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas)
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, Brasil

Sociedade Brasileira de Matemática, Brasil