???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
ALEXANDRA MARIA JANUÁRIO FIGUEIREDO DE BARROS

Nomes de citação

  • Barros, Alexandra

Identificadores de autor

Ciência ID
F31F-859B-8411
ORCID iD
0000-0003-4936-000X

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2007
Concluído
Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Psicologia da Educação e da Orientação; Psicologia do Trabalho e das Organizações
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
"Auto-estima, percepção de competência em diferentes domínios do auto-conceitro e relação com valores e saliência de papéis em estudantes do ensino superior" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Distinção e Louvor
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007/07 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
1995 - 2007 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
1997 - 1998 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
1989 - 1993 Assistente Estagiário (Docente Universitário) ISCTE Business School, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2015/03/01 - Atual Centro de Investigação em Ciência Psicológica
UID/PSI/04527/2019
SFRH/BPD/110695/2015
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2021/03/01 - 2024/02/28 Te@ch4SocialGood: promover a pro-socialidade nas escolas para prevenir o cyberbullying
PTDC/PSI-GER/1918/2020
Investigador Pós-doutorado
Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Em curso
2014 - 2015 Melhorar as aprendizagens através da avaliação: o potencial dos métodos centrados nos alunos no contexto do Ensino Superior
58/ID/2014
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2008 - 2009 O BBT-Br e o VPI em diferentes contextos socioculturais: Evidências de validade e padrões normativos
Edital CGCI – no. 010/2007
Investigador
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Elisabete Ribeiro; Professora Doutora Ana Margarida Veiga Simão; Barros, Alexandra. "Ambientes de formação de aprendizagem autorregulados". Trabalho apresentado em IV Congresso Internacional "Engajamento estudantil na escola: perspectivas sociais e psicológicas”, Castilla/La Mancha., 2022.
  2. Barros, Alexandra; Ribeiro, Elisabete. "Estudo das características psicométricas do Self Directed Search: SDS-CE com amostras portuguesas". Trabalho apresentado em X Congresso Iberoamericano de Avaliação/evaluación Psicológica – 10º Congresso da AIDEP/AIDAP: Diagnóstico e avaliação psicológica, Coimbra, 2018.
    Publicado
  3. Barros, Alexandra; Veiga Simão, A.M.. "Estudo Comparativo Com o SRLI-R: Amostras Portuguesa e Brasileira". Trabalho apresentado em 4º Congresso da OPP: Psicologia na Prevenção e Promoção do Desenvolvimento das Pessoas, Coesão Social e Crescimento Económico, Braga, 2018.
    Publicado
  4. Barros, Alexandra; Figueira, Célia. "A Psicologia na compreensão do funcionamento dos estudantes do Ensino Superior". Trabalho apresentado em Os estudantes do Ensino Superior no séc XXI: perspetiva da Psicologia e das Ciências Sociais, Lisboa, 2018.
    No prelo
  5. Barros, Alexandra; Veiga Simão, A.M.. "Autorregulação da aprendizagem e traços de personalidade em estudantes universitários". Trabalho apresentado em II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação. Motivação para o desempenho académico, Lisboa, 2016.
    Publicado
  6. Barros, Alexandra. "A importância relativa dos papéis em estudantes universitários: relações com domínios do autoconceito". Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2010.
    Publicado
  7. Teixeira, M.O.; Barros, Alexandra; Janeiro, I.. "Análise transcultural da organização dos interesses. Resultados do SDS em amostras de Portugal e do Brasil". Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga, 2010.
    Publicado
  8. Barros, Alexandra. "O Perfil de Auto-Percepção para Estudantes Universitários (SPPCS)". Trabalho apresentado em XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica, Formas e Contextos, Braga, 2008.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Aristides I. Ferreira; Inês Tomás Ribeiro de Almeida; Paula Alexandra Nunes da Costa Ferreira; Nádia Pereira; Ana Margarida Veiga Simão; Alexandra Marques Pinto; Alexandra Barros. "The role of professional calling and student cyberbullying on teachers’ presenteeism and productivity loss". Computers in Human Behavior Reports (2024): https://doi.org/10.1016/j.chbr.2024.100461.
    10.1016/j.chbr.2024.100461
  2. Ana Daniela Silva; Vinicius Coscioni; Alexandra Barros; Maria do Céu Taveira. "Employability and career beliefs inventory: a brief version for unemployed persons". Psicologia: Reflexão e Crítica (2024): https://doi.org/10.1186/s41155-024-00309-y.
    10.1186/s41155-024-00309-y
  3. Maria Assunção Flores; Ana Margarida Veiga Simão; Paula Costa Ferreira; Diana Pereira; Alexandra Barros; Paulo Flores; Eva Lopes Fernandes; et al. "Online learning, perceived difficulty and the role of feedback in COVID-19 times". Research in Post-Compulsory Education (2024): https://doi.org/10.1080/13596748.2024.2330784.
    Aceite para publicação • 10.1080/13596748.2024.2330784
  4. Maria Assunção Flores; Alexandra Barros; Ana Margarida Veiga Simão; Diana Pereira; Marília Gago; Eva Lopes Fernandes; Paula da Costa Ferreira; Luís Costa. "Remote teaching in times of COVID-19: teachers’ adaptation and pupil level of participation". Technology, Pedagogy and Education (2023): https://doi.org/10.1080/1475939X.2023.2270491.
    10.1080/1475939X.2023.2270491
  5. Nádia Salgado Pereira; Paula Da Costa Ferreira; Ana Margarida Veiga Simão; Andreia Cardoso; Alexandra Barros; Alexandra Marques-Pinto; Aristides I. Ferreira; Ana Cláudia Primor; Sara Carvalhal. "“It is Typical of Teenagers”: When Teachers Morally Disengage from Cyberbullying". The Spanish Journal of Psychology (2022): https://doi.org/10.1017/SJP.2022.27.
    10.1017/SJP.2022.27
  6. Ferreira, Paula da Costa; Barros, Alexandra; Pereira, Nádia; Marques Pinto, Alexandra; Veiga Simão, Ana Margarida. "How Presenteeism Shaped Teacher Burnout in Cyberbullying Among Students During the COVID-19 Pandemic". Frontiers in Psychology 12 (2021): http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2021.745252.
    10.3389/fpsyg.2021.745252
  7. Flores, Maria Assunção; Barros, Alexandra; Simão, Ana Margarida Veiga; Pereira, Diana; Flores, Paulo; Fernandes, Eva; Costa, Luís; Ferreira, Paula Costa. "Portuguese higher education students’ adaptation to online teaching and learning in times of the COVID-19 pandemic: personal and contextual factors". Higher Education (2021): http://dx.doi.org/10.1007/s10734-021-00748-x.
    10.1007/s10734-021-00748-x
  8. Flores, Maria Assunção; Veiga Simão, Ana Margarida; Barros, Alexandra; Flores, Paulo; Pereira, Diana; Lopes Fernandes, Eva; Costa Ferreira, Paula; Costa, Luís. "Ensino e aprendizagem à distância em tempos de COVID-19". Revista Portuguesa de Pedagogia 55 (2021): 1-28. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8614_55_1.
    10.14195/1647-8614_55_1
  9. Barros, Alexandra; Simão, Ana Margarida Veiga; Frisson, Lourdes. "Self-regulation of learning and conscientiousness in Portuguese and Brazilian samples". Current Psychology 41 11 (2021): 7835-7842. http://dx.doi.org/10.1007/s12144-020-01232-y.
    10.1007/s12144-020-01232-y
  10. Flores, Maria Assunção; Barros, Alexandra; Veiga Simão, Ana Margarida; Gago, M.; Fernandes, E.; Pereira, D.; Ferreira, Paula da Costa; Costa, L.. "Ensino remoto de emergência em tempos de pandemia: a experiência de professores portugueses.". Revista Portuguesa de Investigação Educacional 21 (2021): 1-26. https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2021.10022.
    Publicado
  11. Maria Assunção Flores; Veiga Simão, A. M.; Pereira, Diana; Fernandes, Eva Lopes; Costa, Luís; Ferreira, Paula; Barros, Alexandra. "The Role of Perceived Difficulty and Feedback in Online Learning During the COVID-19 Pandemic: A Study in Higher Education". Studies in Higher Education (2021):
    Submetido
  12. Barros, Alexandra. "Inventário de Crenças de Carreira e Empregabilidade". Avaliação Psicológica (2020):
    Publicado
  13. Barros, Alexandra. "Características Psicométricas da Adaptação Portuguesa do Explora – Questionário para a Orientação de Carreira". (2020):
    No prelo
  14. Barros, Alexandra. "Self-perceptions, self-esteem, life values and role salience in college students". Revista Portuguesa de Psicologia (2020):
    No prelo
  15. Barros, Alexandra. "Attributions to academic achievements in the transition to higher education". Current Psychology , 37 1 (2018): 216-224. https://dx.doi.org/10.1007/s12144-016-9505-4.
    10.1007/s12144-016-9505-4
  16. Barros, Alexandra. "Crenças de Carreira na Transição do Ensino Superior para o Trabalho". Revista Brasileira de Orientação Profissional 19 2 (2018): 133-142. http://dx.doi.org/10.26707/1984-7270/2019v19n2p133.
    Publicado • 10.26707/1984-7270/2019v19n2p133
  17. Duarte, António; Barros, Alexandra. "A computer assisted intervention on learning strategies.". Australian Educational Computing 33 1 (2018):
    Publicado
  18. Duarte, António; Barros, Alexandra. "Sense of humor and approaches to learning in university students". Revista TECNIA 2 2 (2018): 9-23.
    Publicado
  19. Alexandra Barros. "Self-perceptions, self-esteem, life values and role salience in college students". Revista Portuguesa de Psicologia (2018): https://doi.org/10.21631/rpp47_61.
    10.21631/rpp47_61
  20. Pereira, Diana; Assunção Flores, Maria; Barros, Alexandra. "Perceptions of Portuguese undergraduate students about assessment: a study in five public universities". Educational Studies 43 4 (2017): 442-463. http://dx.doi.org/10.1080/03055698.2017.1293505.
    10.1080/03055698.2017.1293505
  21. Pereira, D.; Flores, A.; Barros, Alexandra. "Perceptions of Portuguese undergraduate students about assessment". Educational Studies 43 4 (2017): 442-463. https://doi.org/10.1080/03055698.2017.1293505.
    Publicado • http://dx.doi.org/10.1080/03055698.2017.1293505
  22. Barros, Alexandra; Duarte, António. "Self-worth, scholastic competence and approaches to learning in university students". 24 2 (2016): 37-57.
    Publicado
  23. Barros, Alexandra; Pereira, D.; Flores, M.A.; Simão, A.M.V.; Barros, A.. "Effectiveness and relevance of feedback in Higher Education". Studies in Educational Evaluation, 49 (2016): 7-14. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84962339070&partnerID=MN8TOARS.
    doi:10.1016/j.stueduc.2016.03.004
  24. Flores, M.A.; Veiga Simão, A.M.; Barros, A.; Pereira, D.. "Perceptions of effectiveness, fairness and feedback of assessment methods: a study in higher education.". Studies in Higher Education 40 9 (2015): 1523-1534. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84941745132&partnerID=MN8TOARS.
    Doi: http://dx.doi.org/10.1080/03075079.2014.881348
  25. Veiga Simão, A.M.; Flores, M.A.; Barros, A.; Fernandes, S.; Mesquita, D.. "Perceptions of university teachers about teaching and the quality of pedagogy in higher education: A study in Portugal | percepciones de los profesores universitarios sobre la enseñanza y la calidad de la pedagogía de la educación superior: Un estudio realizado en Portugal". Infancia y Aprendizaje 38 1 (2015): 102-143. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84954318430&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/02103702.2014.996408
  26. Barros, A.. "Contributions to the validation of the brazilian version of sds-self-directed search in cape verdean students | Contributos para a Validação do Questionário de Busca Autodirigida (Versão Brasileira do SDS-Self-Directed Search) em Estudantes Cabo-Verdianos". Revista Iberoamericana de Diagnostico y Evaluacion Psicologica 1 40 (2015): 62-72. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84954289608&partnerID=MN8TOARS.
  27. Barros, Alexandra. "Crisis, What Crisis? – The Life Goals of University-aged Students During an Ongoing Economic and Financial Crisis". Current Psychology 34 2 (2015): 434-446. http://dx.doi.org/10.1007/s12144-014-9267-9.
    Publicado • 10.1007/s12144-014-9267-9
  28. Samssudin, Sara; Barros, Alexandra Barros. "Relação entre as crenças de auto-eficácia e o apoio social na transição para o trabalho em estudantes finalistas do ensino superior". PSICOLOGIA 25 1 (2013): 159. http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v25i1.283.
    10.17575/rpsicol.v25i1.283
  29. Barros, Alexandra. "Psychometric characteristics of a Portuguese adaptation of the Self-Perception Profile for College Students - SPPCS | Características Psicométricas da Adaptação Portuguesa do Perfil de Auto-Percepção para Estudantes Universitários - SPPCS". Revista Iberoamericana de Diagnostico y Evaluacion Psicologica 1 33 (2012): 93-110. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84875040632&partnerID=MN8TOARS.
  30. Correia, F.R.F.; Barros, Alexandra. "Autoeficácia na transição para o trabalho e a perceção de barreiras em alunos de cursos profissionais do Funchal e de Lisboa". 4 (2012): 101-113.
    Publicado
  31. Barros, A.; Teixeira, M.O.. "The work importance study values scale: A comparative study with student samples | Escala de valores WIS: Um estudo comparativo com amostras de estudantes". Revista Brasileira de Orientacao Profissional 12 2 (2011): 165-173. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84862086057&partnerID=MN8TOARS.
  32. Barros, Alexandra. "Mudança, incerteza e percursos de vida: Intervenções vocacionais com jovens adultos". Revista Portuguesa de Psicologia 42 (2011): 141-156. http://dx.doi.org/10.21631/rpp42_141.
    10.21631/rpp42_141
  33. Teixeira, Maria Odília; Barros, Alexandra Figueiredo. "Orientação e educação: Que relação no paradigma do life design?". Revista Portuguesa de Psicologia 42 (2011): 93-100. http://dx.doi.org/10.21631/rpp42_93.
    10.21631/rpp42_93
  34. Barros, Alexandra. "Desafios da Psicologia Vocacional: modelos e intervenções na era da incerteza". 11 2 (2010): 165-175.
    Publicado
  35. Barros, Alexandra; Marques, J. Ferreira. "Self-perceptions, values and role salience in college students". Psychologica 53 (2010): 447-464. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8606_53_22.
    Publicado • 10.14195/1647-8606_53_22
  36. Alexandra Barros; José Ferreira Marques. "Os valores e os “cinco factores” de personalidade". Revista Portuguesa de Psicologia (1999): https://doi.org/10.21631/rpp34_29.
    10.21631/rpp34_29
Capítulo de livro
  1. Teixeira, Maria Odília; Janeiro, Isabel; Barros, Alexandra. Autor correspondente: Teixeira, Maria Odília. "Introdução [Introduction]". In Desenvolvimento de Carreira e Aconselhamento. Novos Contributos da Investigação e Prática, 4-4. Braga, Portugal: APDC Edições, 2020.
    Publicado
  2. Flores, A.; Veiga Simão, A. M.; Albuquerque, A.; Barros, Alexandra; Flores, P.. "Melhorar as aprendizagens através da avaliação: o potencial dos métodos centrados nos alunos no contexto do Ensino Superior". Ministério da Educação e Ciência, 2015.
    Publicado
  3. García, Alejandro. "Causal attributions to failure: Relationship with emotional consequences and involvement in the task". In Care Professions and Globalization, 117-130. Portugal: IEUL, 2014.
    Publicado
  4. Veiga Simão, A.M.; Barros, Alexandra; Luz, S.. "Percepções sobre a influência do feedback no processo de aprendizagem autorregulada em estudantes do Ensino Superior". 81-100. Pedago, 2013.
    Publicado
  5. Barros, Alexandra. "Relações entre auto-estima e objectivos de vida em estudantes universitários". 17-23. Portugal: APDC Edições, 2011.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Barros, Alexandra; Veiga Simão, A.M.. "SRLI-R: An instrument to assess self-regulated learning processes". Trabalho apresentado em 14th European Conference on Psychological Assessment, 2017.
  2. Barros, Alexandra; Duarte, A.M.. "Self-Worth and Approaches to Learning in University Students". Trabalho apresentado em IX Congresso Iberoamericano em Psicologia e 2º Congresso da OPP, 2014.
  3. Duarte, A.M.; Barros, Alexandra. "Sense of Humor and Approaches to Learning in University Students". Trabalho apresentado em IX Congresso Iberoamericano em Psicologia e 2º Congresso da OPP, 2014.
  4. Barros, Alexandra. "Atribuições causais face ao insucesso: relação com consequências emocionais e envolvimento na tarefa". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação, 2013.
  5. Barros, Alexandra. "Career and Employment Beliefs Inventory: a study of psychometric properties of a new inventory". Trabalho apresentado em Larios International Conference of Life Designing and Career Counseling: Building Hope and Resilience, 2013.
  6. Barros, Alexandra; Janeiro, I.. "Indicadores de validade da adaptação portuguesa das escalas de Autovalorização global e de Competência escolar do SPPCS". Trabalho apresentado em VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/evaluación Psicológica – XV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica – Formas e Contextos, 2011.
  7. Janeiro, I.; Barros, Alexandra. "Comparação de três medidas de auto-estima: Escala de Harter, Inventário de Coopersmith e Inventário de Rosenberg". Trabalho apresentado em VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/evaluación Psicológica – XV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica – Formas e Contextos, 2011.
  8. Barros, Alexandra. "O Perfil de Auto-Percepção para Estudantes Universitários (SPPCS) em Aconselhamento de Carreira". Trabalho apresentado em II Congresso Latino-Americano de Orientação Profissional da ABOP e IX Simpósio Brasileiro de Orientação Vocacional e Ocupacional, 2009.
  9. Barros, Alexandra. "O Inventário de Saliência de Atividades (ISA)". Trabalho apresentado em II Congresso Latino-Americano de Orientação Profissional da ABOP e IX Simpósio Brasileiro de Orientação Vocacional e Ocupacional, 2009.
Resumo em conferência
  1. Mimoso, T.; Barros, Alexandra. "Avaliação das abordagens à aprendizagem em estudantes de Fisioterapia – resultados da aplicação do IPA - Inventário do Processo de aprendizagem, 2ª versão nível universitário". Trabalho apresentado em 10º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Porto, 2024.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/08/22 How unpleasant emotions, morals and normative beliefs of severity relate to cyberbullying intentions International Conference on Family, Bullying and Cyberbullying
ICFBC (London, Reino Unido)
2018/06/22 A Psicologia na compreensão do funcionamento dos estudantes do Ensino Superior IV Congresso da RESAPES, Rede de Serviços de Apoio Psicológico no Ensino Superior: os estudantes do Ensino Superior no séc XXI: perspetiva da Psicologia e das Ciências Sociais
Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017/08 Feedback and assessment in Higher Education: A study of undergraduate students Reforming Education and the Imperative of Constant Change: Ambivalent roles of policy and the role of educational research
European Educational Research Association (Copenhaga, Dinamarca)
2016/07 Clima Institucional e Psicossocial Universitário: Perceções Divergentes, Promoções Necessárias II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016/07 A eficácia e a relevância do feedback no Ensino Superior: um estudo com alunos universitários 3º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Reitoria da UL e Instituto da Educação (Lisboa, Portugal)
2016 Autorregulação da aprendizagem e feedback em estudantes do Ensino Superior: desafios ao trabalho docente III Encontro Luso-Brasileiro sobre trabalho docente e formação
Universidade Federal de Alagoas (Alagoas, Brasil)
2015/07/03 Melhorar as aprendizagens através da avaliação: o potencial dos métodos centrados nos alunos no contexto do Ensino Superior Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2014/09 Transformar o acaso em oportunidades de carreira. Apresentação no IX Congresso Iberoamericano em Psicologia e 2º Congresso da OPP IX Congresso Iberoamericano em Psicologia e 2º Congresso da OPP
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Lisboa, Portugal)
2012/02 Crenças de Carreira na Transição do Ensino Superior para o Trabalho II Seminário de Investigação em Psicologia
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2010/12 Transição para o mercado de trabalho: Crenças de autoeficácia e apoio social I Seminário de Investigação em Psicologia
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2010/02 Análise transcultural da organização dos interesses. Resultados do SDS em amostras de Portugal e do Brasil VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2009/07 Investigação com SDS e BBT-br: cooperação internacional Brasil-Portugal: primeiros resultados Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
Universidade de S. Francisco (Campinas, São Paulo, Brasil)
2009/07 Estudos comparativos com a Escala de Valores WIS (2ª edição) em amostras de estudantes Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
Universidade de São Francisco (Campinas, São Paulo, Brasil)
2008/02 Relações entre autoestima e objetivos de vida em estudantes universitários IV Conferência Desenvolvimento Vocacional: I Conferência Virtual: Investigação e Ensino
Instituto da Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2008/02 A aprendizagem e a construção de projectos pessoais IV Conferência Desenvolvimento Vocacional: I Conferência Virtual: Investigação e Ensino
Universidade do Minho (Braga, Portugal)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/03/10 Projeto Formativo Autorregulatório: Como tornar professores e alunos aprendentes autorregulados?
Orientador
Elisabete Cristiana Alves Ribeiro (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2023/03/03 “Identificar, avaliar e promover a aprendizagem autorregulada na Educação Pré-Escolar”
Arguente
Janete Pereira da Silva Moreira (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2022/09/16 Risco de abandono escolar e a Perspectiva Temporal: Fatores relacionados e possibilidades de intervenção”,
Arguente
Benjamim da Silva Amorim (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2021/05/20 Programa de Intervenção para o Desenvolvimento da Maturidade Vocacional e Promoção de Atitudes Comunitárias nos Jovens e Adolescentes da Localidade de Malamba, distrito de Massinga
Orientador
Rafael Zunguze (Doutoramento)
2019/02/04 “Motivações, estratégias e abordagem à aprendizagem em estudantes do ensino técnico brasileiro: relação com o sucesso escolar e a qualidade da aprendizagem”
Arguente
Marisa Aghetoni Fontes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2019/02 Motivações, estratégias e abordagem à aprendizagem em estudantes do ensino técnico brasileiro: relação com o sucesso escolar e a qualidade da aprendizagem
Arguente
Marisa Aghetoni Fontes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2017/04 Intenções, maneiras e ideias sobre o aprender na escola básica: abordagens à e conceções de aprendizagem em estudantes do 1º ciclo – relações com o contexto
Arguente
Ana Isa Salgado Figueira (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2014/10 Promoting self-regulated learning in techonology enhanced learning environments: keeping a digital track of the learning process
Arguente
Paula Alexandra Nunes da Costa Ferreira (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2013/07 Bem-estar nos estudantes do Ensino Superior: Papel das exigências e dos recursos percebidos no contexto académico e das atividades de voluntariado
Arguente
Célia Palma Figueira (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2012 - 2024 Modelos e Intervenções em Psicologia Vocacional Psicologia (Mestrado) Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2011 - 2024 Psicologia da Aprendizagem Psicologia (Licenciatura) Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2008 - 2019 Desenvolvimento Vocacional e Pessoal Psicologia da Educação (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2013 - 2014 Avaliação Psicológica em Contexto Educacional Psicologia (Mestrado integrado) Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2012 - 2013 Avaliação Psicológica em Contexto de Carreira Psicologia (Mestrado integrado) Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2008 - 2012 Aconselhamento Vocacional Psicologia (Mestrado integrado) Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2006 - 2012 Avaliação Psicológica em Orientação Psicologia (Mestrado integrado) Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2006 - 2012 Psicologia Vocacional Psicologia (Mestrado integrado) Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2009 - 2010 Educação para a Saúde e o Bem-Estar (Diploma de especialização) Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2006 - 2010 Intervenção Vocacional em Educação Curso Pós-Graduado de Especialização em Psicologia, área de Avaliação e Intervenção Psicológica em Contexto Educacional (Especialização pós-licenciatura) Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2006 - 2010 Avaliação Cognitiva e Motivacional em Aconselhamento Vocacional Curso Pós-Graduado de Especialização em Psicologia, área de Avaliação e Intervenção Psicológica em Contexto Educacional (Especialização pós-licenciatura) Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2006 - 2010 Desenvolvimento Pessoal e Profissional Curso Pós-Graduado de Especialização em Psicologia, área de Avaliação e Intervenção Psicológica em Contexto Educacional, (Especialização pós-licenciatura) Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2006 - 2008 Desenvolvimento Vocacional e Intervenções em Contextos Escolares Psicologia Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2006 - 2007 Informação e Orientação de Carreira Psicologia (Mestrado integrado) Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2001 - 2003 Psicologia do Trabalho e das Profissões Psicologia (Licenciatura) Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2000 - 2003 Introdução à Psicologia da Orientação Psicologia (Licenciatura) Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2000 - 2003 Avaliação Psicológica em Orientação Psicologia (Licenciatura) Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2000 - 2003 Introdução à Psicologia da Orientação Psicologia (Licenciatura) Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
1995 - 2003 Organização do Trabalho e Recursos Humanos Psicologia (Licenciatura) Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2000 - 2001 Desenvolvimento de Carreira: Modelos e Metodologias Psicologia (Licenciatura) Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2000 - 2001 Organização do Trabalho e Recursos Humanos Psicologia (Licenciatura) Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
1996 - 2000 Psicologia Vocacional Psicologia (Licenciatura) Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
1995 - 2000 Orientação Escolar e Profissional Psicologia (Licenciatura) Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
1995 - 2000 Psicologia Diferencial das Aptidões e Interesses Psicologia (Licenciatura) Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
1997 - 1998 Psicologia Social (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
1988 - 1993 Psicologia Social Organização e Gestão de Empresas (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2023/03/03 - Atual Membro da Comissão Científica das Jornadas de Jovens Investigadores na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, a 23 de março de 2023, na FPUL
Membro
Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2022/03/24 - Atual • Membro da Comissão Científica das Jornadas de Jovens Investigadores na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, a 24 de março de 2022, na FPUL
Membro
Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2024/11/28 - 2024/11/29 Membro da Comissão Científica do V Seminário Internacional sobre Desenvolvimento de Carreira e Aconselhamento: Saúde, Carreira e Prosperidade numa Era de Direitos Humanos. 28 e 29 de novembro de 2024, Escola de Psicologia, em Braga, Portugal
Membro
2021/04/16 - 2021/04/30 Membro da Comissão Científica do IV Seminário Internacional de Desenvolvimento da Carreira e Aconselhamento: Desenvolvimento e bem-estar nos contextos de trabalho e de formação. , 16 a 30 de abril de 2021
Membro
Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais , Portugal
2019/09 - 2019/09 Comissão Científica do II Encontro Luso-Brasileiro de Aprendizagem Autorregulada
Vogal
Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2019/04 - 2019/04 Comissão Científica do III Seminário Internacional de Desenvolvimento da Carreira e Aconselhamento: Novos contributos da Investigação e Prática
Vogal
Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2019/04 - 2019/04 Comissão Organizadora do III Seminário Internacional de Desenvolvimento da Carreira e Aconselhamento: Novos contributos da Investigação e Prática.
Vogal
Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2016 - 2016 Comissão Científica do III Encontro Luso-Brasileiro sobre trabalho docente e formação (III ELBTDF). Temática: Políticas e Práticas Educativas em Tempos de Crise. Campus A. C. Simões da Universidade Federal de Alagoas, na cidade de Maceió, Alagoas/Brasil,
Vogal
2010/11 - 2010/11 Comissão Científica das Jornadas Anuais do Instituto de Orientação Profissional 2010: Orientação para a Empregabilidade. Lisboa
Vogal
Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2009/11 - 2009/11 Comissão Científica das Jornadas Anuais do Instituto de Orientação Profissional 2009: Processos de Qualificação e Orientação ao Longo da Vida
Vogal
Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2008/02 - 2008/02 Comissão Científica da IV Conferência Desenvolvimento Vocacional 2008: I Conferência Virtual: Investigação e Ensino
Vogal
Universidade do Minho, Instituto de Educação, Portugal
2007/11 - 2007/11 Comissão Científica do V Encontro anual do IOP 2007: Desenvolvimento Vocacional, motivação e aprendizagem.
Vogal
Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal