Identification
Personal identification
- Full name
- ALEXANDRA MARIA JANUÁRIO FIGUEIREDO DE BARROS
Citation names
- Barros, Alexandra
Author identifiers
- Ciência ID
- F31F-859B-8411
- ORCID iD
- 0000-0003-4936-000X
Knowledge fields
- Social Sciences - Psychology
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
English | Intermediate (B1) | Advanced (C1) | Intermediate (B1) | Upper intermediate (B2) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2007
Concluded
|
Psicologia (Doutoramento)
Major in Psicologia da Educação e da Orientação; Psicologia do Trabalho e das Organizações
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
"Auto-estima, percepção de competência em diferentes domínios do auto-conceitro e relação com valores e saliência de papéis
em estudantes do ensino superior" (THESIS/DISSERTATION)
|
Distinção e Louvor |
Affiliation
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2007/07 - Current | Assistant Professor (University Teacher) | Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal |
1995 - 2007 | Assistant (University Teacher) | Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal |
1997 - 1998 | Invited Assistant (University Teacher) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
1989 - 1993 | Trainee Assistant (University Teacher) | ISCTE Business School, Portugal |
Projects
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2015/03/01 - Current | Centro de Investigação em Ciência Psicológica
UID/PSI/04527/2019
SFRH/BPD/110695/2015
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2021/03/01 - 2024/02/28 | Te@ch4SocialGood: promover a pro-socialidade nas escolas para prevenir o cyberbullying
PTDC/PSI-GER/1918/2020
Post-doc
Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal
|
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Ongoing
|
2014 - 2015 | Melhorar as aprendizagens através da avaliação: o potencial dos métodos centrados nos alunos no contexto do Ensino Superior
58/ID/2014
Researcher
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
Other
Designation | Funders | |
---|---|---|
2008 - 2009 | O BBT-Br e o VPI em diferentes contextos socioculturais: Evidências de validade e padrões normativos
Edital CGCI – no. 010/2007
Researcher
|
Concluded
|
Outputs
Publications
Book chapter |
|
Conference abstract |
|
Conference paper |
|
Conference poster |
|
Journal article |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2022/08/22 | How unpleasant emotions, morals and normative beliefs of severity relate to cyberbullying intentions | International Conference on Family, Bullying and Cyberbullying
ICFBC (London, United Kingdom)
|
2018/06/22 | A Psicologia na compreensão do funcionamento dos estudantes do Ensino Superior | IV Congresso da RESAPES, Rede de Serviços de Apoio Psicológico no Ensino Superior: os estudantes do Ensino Superior no séc
XXI: perspetiva da Psicologia e das Ciências Sociais
Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2017/08 | Feedback and assessment in Higher Education: A study of undergraduate students | Reforming Education and the Imperative of Constant Change: Ambivalent roles of policy and the role of educational research
European Educational Research Association (Copenhaga, Denmark)
|
2016/07 | Clima Institucional e Psicossocial Universitário: Perceções Divergentes, Promoções Necessárias | II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2016/07 | A eficácia e a relevância do feedback no Ensino Superior: um estudo com alunos universitários | 3º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Reitoria da UL e Instituto da Educação (Lisboa, Portugal)
|
2016 | Autorregulação da aprendizagem e feedback em estudantes do Ensino Superior: desafios ao trabalho docente | III Encontro Luso-Brasileiro sobre trabalho docente e formação
Universidade Federal de Alagoas (Alagoas, Brazil)
|
2015/07/03 | Melhorar as aprendizagens através da avaliação: o potencial dos métodos centrados nos alunos no contexto do Ensino Superior | Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
|
2014/09 | Transformar o acaso em oportunidades de carreira. Apresentação no IX Congresso Iberoamericano em Psicologia e 2º Congresso da OPP | IX Congresso Iberoamericano em Psicologia e 2º Congresso da OPP
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Lisboa, Portugal)
|
2012/02 | Crenças de Carreira na Transição do Ensino Superior para o Trabalho | II Seminário de Investigação em Psicologia
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2010/12 | Transição para o mercado de trabalho: Crenças de autoeficácia e apoio social | I Seminário de Investigação em Psicologia
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2010/02 | Análise transcultural da organização dos interesses. Resultados do SDS em amostras de Portugal e do Brasil | VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2009/07 | Investigação com SDS e BBT-br: cooperação internacional Brasil-Portugal: primeiros resultados | Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
Universidade de S. Francisco (Campinas, São Paulo, Brazil)
|
2009/07 | Estudos comparativos com a Escala de Valores WIS (2ª edição) em amostras de estudantes | Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
Universidade de São Francisco (Campinas, São Paulo, Brazil)
|
2008/02 | Relações entre autoestima e objetivos de vida em estudantes universitários | IV Conferência Desenvolvimento Vocacional: I Conferência Virtual: Investigação e Ensino
Instituto da Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2008/02 | A aprendizagem e a construção de projectos pessoais | IV Conferência Desenvolvimento Vocacional: I Conferência Virtual: Investigação e Ensino
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2023/03/10 | Projeto Formativo Autorregulatório:
Como tornar professores e alunos aprendentes autorregulados?
Supervisor
|
Elisabete Cristiana Alves Ribeiro (PhD)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
|
2023/03/03 | “Identificar, avaliar e promover a aprendizagem autorregulada na Educação Pré-Escolar”
(Thesis) Arguer
|
Janete Pereira da Silva Moreira (PhD)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
|
2022/09/16 | Risco de abandono escolar e a Perspectiva Temporal: Fatores relacionados e possibilidades de intervenção”,
(Thesis) Arguer
|
Benjamim da Silva Amorim (PhD)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
|
2021/05/20 | Programa de Intervenção para o Desenvolvimento da Maturidade Vocacional e Promoção de Atitudes Comunitárias nos Jovens e
Adolescentes da Localidade de Malamba, distrito de Massinga
Supervisor
|
Rafael Zunguze (PhD) |
2019/02/04 | “Motivações, estratégias e abordagem à aprendizagem em estudantes do ensino técnico brasileiro: relação com o sucesso escolar
e a qualidade da aprendizagem”
(Thesis) Arguer
|
Marisa Aghetoni Fontes (PhD)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
|
2019/02 | Motivações, estratégias e abordagem à aprendizagem em estudantes do ensino técnico brasileiro: relação com o sucesso escolar
e a qualidade da aprendizagem
(Thesis) Arguer
|
Marisa Aghetoni Fontes (PhD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
2017/04 | Intenções, maneiras e ideias sobre o aprender na escola básica: abordagens à e conceções de aprendizagem em estudantes do
1º ciclo – relações com o contexto
(Thesis) Arguer
|
Ana Isa Salgado Figueira (PhD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
2014/10 | Promoting self-regulated learning in techonology enhanced learning environments: keeping a digital track of the learning process
(Thesis) Arguer
|
Paula Alexandra Nunes da Costa Ferreira (PhD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
2013/07 | Bem-estar nos estudantes do Ensino Superior: Papel das exigências e dos recursos percebidos no contexto académico e das atividades
de voluntariado
(Thesis) Arguer
|
Célia Palma Figueira (PhD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
Committee member
Activity description Role |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2023/03/03 - Current | Membro da Comissão Científica das Jornadas de Jovens Investigadores na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa,
a 23 de março de 2023, na FPUL
Member
|
Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal |
2022/03/24 - Current | • Membro da Comissão Científica das Jornadas de Jovens Investigadores na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa,
a 24 de março de 2022, na FPUL
Member
|
Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal |
2024/11/28 - 2024/11/29 | Membro da Comissão Científica do V Seminário Internacional sobre Desenvolvimento de Carreira e Aconselhamento: Saúde, Carreira
e Prosperidade numa Era de Direitos Humanos. 28 e 29 de novembro de 2024, Escola de Psicologia, em Braga, Portugal
Member
|
|
2021/04/16 - 2021/04/30 | Membro da Comissão Científica do IV Seminário Internacional de Desenvolvimento da Carreira e Aconselhamento: Desenvolvimento
e bem-estar nos contextos de trabalho e de formação. , 16 a 30 de abril de 2021
Member
|
Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais , Portugal |
2019/09 - 2019/09 | Comissão Científica do II Encontro Luso-Brasileiro de Aprendizagem Autorregulada
Member
|
Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal |
2019/04 - 2019/04 | Comissão Científica do III Seminário Internacional de Desenvolvimento da Carreira e Aconselhamento: Novos contributos da Investigação
e Prática
Member
|
Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal |
2019/04 - 2019/04 | Comissão Organizadora do III Seminário Internacional de Desenvolvimento da Carreira e Aconselhamento: Novos contributos da
Investigação e Prática.
Member
|
Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal |
2016 - 2016 | Comissão Científica do III Encontro Luso-Brasileiro sobre trabalho docente e formação (III ELBTDF). Temática: Políticas e
Práticas Educativas em Tempos de Crise. Campus A. C. Simões da Universidade Federal de Alagoas, na cidade de Maceió, Alagoas/Brasil,
Member
|
|
2010/11 - 2010/11 | Comissão Científica das Jornadas Anuais do Instituto de Orientação Profissional 2010: Orientação para a Empregabilidade. Lisboa
Member
|
Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal |
2009/11 - 2009/11 | Comissão Científica das Jornadas Anuais do Instituto de Orientação Profissional 2009: Processos de Qualificação e Orientação
ao Longo da Vida
Member
|
Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal |
2008/02 - 2008/02 | Comissão Científica da IV Conferência Desenvolvimento Vocacional 2008: I Conferência Virtual: Investigação e Ensino
Member
|
Universidade do Minho, Instituto de Educação, Portugal |
2007/11 - 2007/11 | Comissão Científica do V Encontro anual do IOP 2007: Desenvolvimento Vocacional, motivação e aprendizagem.
Member
|
Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal |
Course / Discipline taught
Academic session | Degree Subject (Type) | Institution / Organization | |
---|---|---|---|
2012 - 2024 | Modelos e Intervenções em Psicologia Vocacional | Psicologia (Mestrado) | Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal |
2011 - 2024 | Psicologia da Aprendizagem | Psicologia (Licenciatura) | Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal |
2008 - 2019 | Desenvolvimento Vocacional e Pessoal | Psicologia da Educação (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) | Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal |
2013 - 2014 | Avaliação Psicológica em Contexto Educacional | Psicologia (Mestrado integrado) | Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal |
2012 - 2013 | Avaliação Psicológica em Contexto de Carreira | Psicologia (Mestrado integrado) | Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal |
2008 - 2012 | Aconselhamento Vocacional | Psicologia (Mestrado integrado) | Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal |
2006 - 2012 | Avaliação Psicológica em Orientação | Psicologia (Mestrado integrado) | Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal |
2006 - 2012 | Psicologia Vocacional | Psicologia (Mestrado integrado) | Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal |
2009 - 2010 | Educação para a Saúde e o Bem-Estar | (Diploma de especialização) | Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal |
2006 - 2010 | Intervenção Vocacional em Educação | Curso Pós-Graduado de Especialização em Psicologia, área de Avaliação e Intervenção Psicológica em Contexto Educacional (Especialização pós-licenciatura) | Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal |
2006 - 2010 | Avaliação Cognitiva e Motivacional em Aconselhamento Vocacional | Curso Pós-Graduado de Especialização em Psicologia, área de Avaliação e Intervenção Psicológica em Contexto Educacional (Especialização pós-licenciatura) | Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal |
2006 - 2010 | Desenvolvimento Pessoal e Profissional | Curso Pós-Graduado de Especialização em Psicologia, área de Avaliação e Intervenção Psicológica em Contexto Educacional, (Especialização pós-licenciatura) | Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal |
2006 - 2008 | Desenvolvimento Vocacional e Intervenções em Contextos Escolares | Psicologia | Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal |
2006 - 2007 | Informação e Orientação de Carreira | Psicologia (Mestrado integrado) | Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal |
2001 - 2003 | Psicologia do Trabalho e das Profissões | Psicologia (Licenciatura) | Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal |
2000 - 2003 | Introdução à Psicologia da Orientação | Psicologia (Licenciatura) | Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal |
2000 - 2003 | Avaliação Psicológica em Orientação | Psicologia (Licenciatura) | Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal |
2000 - 2003 | Introdução à Psicologia da Orientação | Psicologia (Licenciatura) | Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal |
1995 - 2003 | Organização do Trabalho e Recursos Humanos | Psicologia (Licenciatura) | Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal |
2000 - 2001 | Desenvolvimento de Carreira: Modelos e Metodologias | Psicologia (Licenciatura) | Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal |
2000 - 2001 | Organização do Trabalho e Recursos Humanos | Psicologia (Licenciatura) | Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal |
1996 - 2000 | Psicologia Vocacional | Psicologia (Licenciatura) | Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal |
1995 - 2000 | Orientação Escolar e Profissional | Psicologia (Licenciatura) | Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal |
1995 - 2000 | Psicologia Diferencial das Aptidões e Interesses | Psicologia (Licenciatura) | Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal |
1997 - 1998 | Psicologia Social | (Licenciatura) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
1988 - 1993 | Psicologia Social | Organização e Gestão de Empresas (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |