???global.info.a_carregar???
Identification

Personal identification

Full name
ALEXANDRA MARIA JANUÁRIO FIGUEIREDO DE BARROS

Citation names

  • Barros, Alexandra

Author identifiers

Ciência ID
F31F-859B-8411
ORCID iD
0000-0003-4936-000X

Knowledge fields

  • Social Sciences - Psychology

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
English Intermediate (B1) Advanced (C1) Intermediate (B1) Upper intermediate (B2)
Education
Degree Classification
2007
Concluded
Psicologia (Doutoramento)
Major in Psicologia da Educação e da Orientação; Psicologia do Trabalho e das Organizações
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
"Auto-estima, percepção de competência em diferentes domínios do auto-conceitro e relação com valores e saliência de papéis em estudantes do ensino superior" (THESIS/DISSERTATION)
Distinção e Louvor
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2007/07 - Current Assistant Professor (University Teacher) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
1995 - 2007 Assistant (University Teacher) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
1997 - 1998 Invited Assistant (University Teacher) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
1989 - 1993 Trainee Assistant (University Teacher) ISCTE Business School, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2015/03/01 - Current Centro de Investigação em Ciência Psicológica
UID/PSI/04527/2019
SFRH/BPD/110695/2015
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2021/03/01 - 2024/02/28 Te@ch4SocialGood: promover a pro-socialidade nas escolas para prevenir o cyberbullying
PTDC/PSI-GER/1918/2020
Post-doc
Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Ongoing
2014 - 2015 Melhorar as aprendizagens através da avaliação: o potencial dos métodos centrados nos alunos no contexto do Ensino Superior
58/ID/2014
Researcher
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded

Other

Designation Funders
2008 - 2009 O BBT-Br e o VPI em diferentes contextos socioculturais: Evidências de validade e padrões normativos
Edital CGCI – no. 010/2007
Researcher
Concluded
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Teixeira, Maria Odília; Janeiro, Isabel; Barros, Alexandra. Corresponding author: Teixeira, Maria Odília. "Introdução [Introduction]". In Desenvolvimento de Carreira e Aconselhamento. Novos Contributos da Investigação e Prática, 4-4. Braga, Portugal: APDC Edições, 2020.
    Published
  2. Flores, A.; Veiga Simão, A. M.; Albuquerque, A.; Barros, Alexandra; Flores, P.. "Melhorar as aprendizagens através da avaliação: o potencial dos métodos centrados nos alunos no contexto do Ensino Superior". Ministério da Educação e Ciência, 2015.
    Published
  3. García, Alejandro. "Causal attributions to failure: Relationship with emotional consequences and involvement in the task". In Care Professions and Globalization, 117-130. Portugal: IEUL, 2014.
    Published
  4. Veiga Simão, A.M.; Barros, Alexandra; Luz, S.. "Percepções sobre a influência do feedback no processo de aprendizagem autorregulada em estudantes do Ensino Superior". 81-100. Pedago, 2013.
    Published
  5. Barros, Alexandra. "Relações entre auto-estima e objectivos de vida em estudantes universitários". 17-23. Portugal: APDC Edições, 2011.
    Published
Conference abstract
  1. Mimoso, T.; Barros, Alexandra. "Avaliação das abordagens à aprendizagem em estudantes de Fisioterapia – resultados da aplicação do IPA - Inventário do Processo de aprendizagem, 2ª versão nível universitário". Paper presented in 10º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Porto, 2024.
Conference paper
  1. Elisabete Ribeiro; Professora Doutora Ana Margarida Veiga Simão; Barros, Alexandra. "Ambientes de formação de aprendizagem autorregulados". Paper presented in IV Congresso Internacional "Engajamento estudantil na escola: perspectivas sociais e psicológicas”, Castilla/La Mancha., 2022.
  2. Barros, Alexandra; Ribeiro, Elisabete. "Estudo das características psicométricas do Self Directed Search: SDS-CE com amostras portuguesas". Paper presented in X Congresso Iberoamericano de Avaliação/evaluación Psicológica – 10º Congresso da AIDEP/AIDAP: Diagnóstico e avaliação psicológica, Coimbra, 2018.
    Published
  3. Barros, Alexandra; Veiga Simão, A.M.. "Estudo Comparativo Com o SRLI-R: Amostras Portuguesa e Brasileira". Paper presented in 4º Congresso da OPP: Psicologia na Prevenção e Promoção do Desenvolvimento das Pessoas, Coesão Social e Crescimento Económico, Braga, 2018.
    Published
  4. Barros, Alexandra; Figueira, Célia. "A Psicologia na compreensão do funcionamento dos estudantes do Ensino Superior". Paper presented in Os estudantes do Ensino Superior no séc XXI: perspetiva da Psicologia e das Ciências Sociais, Lisboa, 2018.
    In press
  5. Barros, Alexandra; Veiga Simão, A.M.. "Autorregulação da aprendizagem e traços de personalidade em estudantes universitários". Paper presented in II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação. Motivação para o desempenho académico, Lisboa, 2016.
    Published
  6. Barros, Alexandra. "A importância relativa dos papéis em estudantes universitários: relações com domínios do autoconceito". Paper presented in VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2010.
    Published
  7. Teixeira, M.O.; Barros, Alexandra; Janeiro, I.. "Análise transcultural da organização dos interesses. Resultados do SDS em amostras de Portugal e do Brasil". Paper presented in VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga, 2010.
    Published
  8. Barros, Alexandra. "O Perfil de Auto-Percepção para Estudantes Universitários (SPPCS)". Paper presented in XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica, Formas e Contextos, Braga, 2008.
    Published
Conference poster
  1. Barros, Alexandra; Veiga Simão, A.M.. "SRLI-R: An instrument to assess self-regulated learning processes". Paper presented in 14th European Conference on Psychological Assessment, 2017.
  2. Barros, Alexandra; Duarte, A.M.. "Self-Worth and Approaches to Learning in University Students". Paper presented in IX Congresso Iberoamericano em Psicologia e 2º Congresso da OPP, 2014.
  3. Duarte, A.M.; Barros, Alexandra. "Sense of Humor and Approaches to Learning in University Students". Paper presented in IX Congresso Iberoamericano em Psicologia e 2º Congresso da OPP, 2014.
  4. Barros, Alexandra. "Atribuições causais face ao insucesso: relação com consequências emocionais e envolvimento na tarefa". Paper presented in I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação, 2013.
  5. Barros, Alexandra. "Career and Employment Beliefs Inventory: a study of psychometric properties of a new inventory". Paper presented in Larios International Conference of Life Designing and Career Counseling: Building Hope and Resilience, 2013.
  6. Barros, Alexandra; Janeiro, I.. "Indicadores de validade da adaptação portuguesa das escalas de Autovalorização global e de Competência escolar do SPPCS". Paper presented in VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/evaluación Psicológica – XV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica – Formas e Contextos, 2011.
  7. Janeiro, I.; Barros, Alexandra. "Comparação de três medidas de auto-estima: Escala de Harter, Inventário de Coopersmith e Inventário de Rosenberg". Paper presented in VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/evaluación Psicológica – XV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica – Formas e Contextos, 2011.
  8. Barros, Alexandra. "O Perfil de Auto-Percepção para Estudantes Universitários (SPPCS) em Aconselhamento de Carreira". Paper presented in II Congresso Latino-Americano de Orientação Profissional da ABOP e IX Simpósio Brasileiro de Orientação Vocacional e Ocupacional, 2009.
  9. Barros, Alexandra. "O Inventário de Saliência de Atividades (ISA)". Paper presented in II Congresso Latino-Americano de Orientação Profissional da ABOP e IX Simpósio Brasileiro de Orientação Vocacional e Ocupacional, 2009.
Journal article
  1. Aristides I. Ferreira; Inês Tomás Ribeiro de Almeida; Paula Alexandra Nunes da Costa Ferreira; Nádia Pereira; Ana Margarida Veiga Simão; Alexandra Marques Pinto; Alexandra Barros. "The role of professional calling and student cyberbullying on teachers’ presenteeism and productivity loss". Computers in Human Behavior Reports (2024): https://doi.org/10.1016/j.chbr.2024.100461.
    10.1016/j.chbr.2024.100461
  2. Ana Daniela Silva; Vinicius Coscioni; Alexandra Barros; Maria do Céu Taveira. "Employability and career beliefs inventory: a brief version for unemployed persons". Psicologia: Reflexão e Crítica (2024): https://doi.org/10.1186/s41155-024-00309-y.
    10.1186/s41155-024-00309-y
  3. Maria Assunção Flores; Ana Margarida Veiga Simão; Paula Costa Ferreira; Diana Pereira; Alexandra Barros; Paulo Flores; Eva Lopes Fernandes; et al. "Online learning, perceived difficulty and the role of feedback in COVID-19 times". Research in Post-Compulsory Education (2024): https://doi.org/10.1080/13596748.2024.2330784.
    Accepted • 10.1080/13596748.2024.2330784
  4. Maria Assunção Flores; Alexandra Barros; Ana Margarida Veiga Simão; Diana Pereira; Marília Gago; Eva Lopes Fernandes; Paula da Costa Ferreira; Luís Costa. "Remote teaching in times of COVID-19: teachers’ adaptation and pupil level of participation". Technology, Pedagogy and Education (2023): https://doi.org/10.1080/1475939X.2023.2270491.
    10.1080/1475939X.2023.2270491
  5. Nádia Salgado Pereira; Paula Da Costa Ferreira; Ana Margarida Veiga Simão; Andreia Cardoso; Alexandra Barros; Alexandra Marques-Pinto; Aristides I. Ferreira; Ana Cláudia Primor; Sara Carvalhal. "“It is Typical of Teenagers”: When Teachers Morally Disengage from Cyberbullying". The Spanish Journal of Psychology (2022): https://doi.org/10.1017/SJP.2022.27.
    10.1017/SJP.2022.27
  6. Ferreira, Paula da Costa; Barros, Alexandra; Pereira, Nádia; Marques Pinto, Alexandra; Veiga Simão, Ana Margarida. "How Presenteeism Shaped Teacher Burnout in Cyberbullying Among Students During the COVID-19 Pandemic". Frontiers in Psychology 12 (2021): http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2021.745252.
    10.3389/fpsyg.2021.745252
  7. Flores, Maria Assunção; Barros, Alexandra; Simão, Ana Margarida Veiga; Pereira, Diana; Flores, Paulo; Fernandes, Eva; Costa, Luís; Ferreira, Paula Costa. "Portuguese higher education students’ adaptation to online teaching and learning in times of the COVID-19 pandemic: personal and contextual factors". Higher Education (2021): http://dx.doi.org/10.1007/s10734-021-00748-x.
    10.1007/s10734-021-00748-x
  8. Flores, Maria Assunção; Veiga Simão, Ana Margarida; Barros, Alexandra; Flores, Paulo; Pereira, Diana; Lopes Fernandes, Eva; Costa Ferreira, Paula; Costa, Luís. "Ensino e aprendizagem à distância em tempos de COVID-19". Revista Portuguesa de Pedagogia 55 (2021): 1-28. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8614_55_1.
    10.14195/1647-8614_55_1
  9. Barros, Alexandra; Simão, Ana Margarida Veiga; Frisson, Lourdes. "Self-regulation of learning and conscientiousness in Portuguese and Brazilian samples". Current Psychology 41 11 (2021): 7835-7842. http://dx.doi.org/10.1007/s12144-020-01232-y.
    10.1007/s12144-020-01232-y
  10. Flores, Maria Assunção; Barros, Alexandra; Veiga Simão, Ana Margarida; Gago, M.; Fernandes, E.; Pereira, D.; Ferreira, Paula da Costa; Costa, L.. "Ensino remoto de emergência em tempos de pandemia: a experiência de professores portugueses.". Revista Portuguesa de Investigação Educacional 21 (2021): 1-26. https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2021.10022.
    Published
  11. Maria Assunção Flores; Veiga Simão, A. M.; Pereira, Diana; Fernandes, Eva Lopes; Costa, Luís; Ferreira, Paula; Barros, Alexandra. "The Role of Perceived Difficulty and Feedback in Online Learning During the COVID-19 Pandemic: A Study in Higher Education". Studies in Higher Education (2021):
    Submitted
  12. Barros, Alexandra. "Inventário de Crenças de Carreira e Empregabilidade". Avaliação Psicológica (2020):
    Published
  13. Barros, Alexandra. "Características Psicométricas da Adaptação Portuguesa do Explora – Questionário para a Orientação de Carreira". (2020):
    In press
  14. Barros, Alexandra. "Self-perceptions, self-esteem, life values and role salience in college students". Revista Portuguesa de Psicologia (2020):
    In press
  15. Barros, Alexandra. "Attributions to academic achievements in the transition to higher education". Current Psychology , 37 1 (2018): 216-224. https://dx.doi.org/10.1007/s12144-016-9505-4.
    10.1007/s12144-016-9505-4
  16. Barros, Alexandra. "Crenças de Carreira na Transição do Ensino Superior para o Trabalho". Revista Brasileira de Orientação Profissional 19 2 (2018): 133-142. http://dx.doi.org/10.26707/1984-7270/2019v19n2p133.
    Published • 10.26707/1984-7270/2019v19n2p133
  17. Duarte, António; Barros, Alexandra. "A computer assisted intervention on learning strategies.". Australian Educational Computing 33 1 (2018):
    Published
  18. Duarte, António; Barros, Alexandra. "Sense of humor and approaches to learning in university students". Revista TECNIA 2 2 (2018): 9-23.
    Published
  19. Alexandra Barros. "Self-perceptions, self-esteem, life values and role salience in college students". Revista Portuguesa de Psicologia (2018): https://doi.org/10.21631/rpp47_61.
    10.21631/rpp47_61
  20. Pereira, Diana; Assunção Flores, Maria; Barros, Alexandra. "Perceptions of Portuguese undergraduate students about assessment: a study in five public universities". Educational Studies 43 4 (2017): 442-463. http://dx.doi.org/10.1080/03055698.2017.1293505.
    10.1080/03055698.2017.1293505
  21. Pereira, D.; Flores, A.; Barros, Alexandra. "Perceptions of Portuguese undergraduate students about assessment". Educational Studies 43 4 (2017): 442-463. https://doi.org/10.1080/03055698.2017.1293505.
    Published • http://dx.doi.org/10.1080/03055698.2017.1293505
  22. Barros, Alexandra; Duarte, António. "Self-worth, scholastic competence and approaches to learning in university students". 24 2 (2016): 37-57.
    Published
  23. Barros, Alexandra; Pereira, D.; Flores, M.A.; Simão, A.M.V.; Barros, A.. "Effectiveness and relevance of feedback in Higher Education". Studies in Educational Evaluation, 49 (2016): 7-14. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84962339070&partnerID=MN8TOARS.
    doi:10.1016/j.stueduc.2016.03.004
  24. Flores, M.A.; Veiga Simão, A.M.; Barros, A.; Pereira, D.. "Perceptions of effectiveness, fairness and feedback of assessment methods: a study in higher education.". Studies in Higher Education 40 9 (2015): 1523-1534. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84941745132&partnerID=MN8TOARS.
    Doi: http://dx.doi.org/10.1080/03075079.2014.881348
  25. Veiga Simão, A.M.; Flores, M.A.; Barros, A.; Fernandes, S.; Mesquita, D.. "Perceptions of university teachers about teaching and the quality of pedagogy in higher education: A study in Portugal | percepciones de los profesores universitarios sobre la enseñanza y la calidad de la pedagogía de la educación superior: Un estudio realizado en Portugal". Infancia y Aprendizaje 38 1 (2015): 102-143. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84954318430&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/02103702.2014.996408
  26. Barros, A.. "Contributions to the validation of the brazilian version of sds-self-directed search in cape verdean students | Contributos para a Validação do Questionário de Busca Autodirigida (Versão Brasileira do SDS-Self-Directed Search) em Estudantes Cabo-Verdianos". Revista Iberoamericana de Diagnostico y Evaluacion Psicologica 1 40 (2015): 62-72. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84954289608&partnerID=MN8TOARS.
  27. Barros, Alexandra. "Crisis, What Crisis? – The Life Goals of University-aged Students During an Ongoing Economic and Financial Crisis". Current Psychology 34 2 (2015): 434-446. http://dx.doi.org/10.1007/s12144-014-9267-9.
    Published • 10.1007/s12144-014-9267-9
  28. Samssudin, Sara; Barros, Alexandra Barros. "Relação entre as crenças de auto-eficácia e o apoio social na transição para o trabalho em estudantes finalistas do ensino superior". PSICOLOGIA 25 1 (2013): 159. http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v25i1.283.
    10.17575/rpsicol.v25i1.283
  29. Barros, Alexandra. "Psychometric characteristics of a Portuguese adaptation of the Self-Perception Profile for College Students - SPPCS | Características Psicométricas da Adaptação Portuguesa do Perfil de Auto-Percepção para Estudantes Universitários - SPPCS". Revista Iberoamericana de Diagnostico y Evaluacion Psicologica 1 33 (2012): 93-110. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84875040632&partnerID=MN8TOARS.
  30. Correia, F.R.F.; Barros, Alexandra. "Autoeficácia na transição para o trabalho e a perceção de barreiras em alunos de cursos profissionais do Funchal e de Lisboa". 4 (2012): 101-113.
    Published
  31. Barros, A.; Teixeira, M.O.. "The work importance study values scale: A comparative study with student samples | Escala de valores WIS: Um estudo comparativo com amostras de estudantes". Revista Brasileira de Orientacao Profissional 12 2 (2011): 165-173. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84862086057&partnerID=MN8TOARS.
  32. Barros, Alexandra. "Mudança, incerteza e percursos de vida: Intervenções vocacionais com jovens adultos". Revista Portuguesa de Psicologia 42 (2011): 141-156. http://dx.doi.org/10.21631/rpp42_141.
    10.21631/rpp42_141
  33. Teixeira, Maria Odília; Barros, Alexandra Figueiredo. "Orientação e educação: Que relação no paradigma do life design?". Revista Portuguesa de Psicologia 42 (2011): 93-100. http://dx.doi.org/10.21631/rpp42_93.
    10.21631/rpp42_93
  34. Barros, Alexandra. "Desafios da Psicologia Vocacional: modelos e intervenções na era da incerteza". 11 2 (2010): 165-175.
    Published
  35. Barros, Alexandra; Marques, J. Ferreira. "Self-perceptions, values and role salience in college students". Psychologica 53 (2010): 447-464. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8606_53_22.
    Published • 10.14195/1647-8606_53_22
  36. Alexandra Barros; José Ferreira Marques. "Os valores e os “cinco factores” de personalidade". Revista Portuguesa de Psicologia (1999): https://doi.org/10.21631/rpp34_29.
    10.21631/rpp34_29
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2022/08/22 How unpleasant emotions, morals and normative beliefs of severity relate to cyberbullying intentions International Conference on Family, Bullying and Cyberbullying
ICFBC (London, United Kingdom)
2018/06/22 A Psicologia na compreensão do funcionamento dos estudantes do Ensino Superior IV Congresso da RESAPES, Rede de Serviços de Apoio Psicológico no Ensino Superior: os estudantes do Ensino Superior no séc XXI: perspetiva da Psicologia e das Ciências Sociais
Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017/08 Feedback and assessment in Higher Education: A study of undergraduate students Reforming Education and the Imperative of Constant Change: Ambivalent roles of policy and the role of educational research
European Educational Research Association (Copenhaga, Denmark)
2016/07 Clima Institucional e Psicossocial Universitário: Perceções Divergentes, Promoções Necessárias II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016/07 A eficácia e a relevância do feedback no Ensino Superior: um estudo com alunos universitários 3º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Reitoria da UL e Instituto da Educação (Lisboa, Portugal)
2016 Autorregulação da aprendizagem e feedback em estudantes do Ensino Superior: desafios ao trabalho docente III Encontro Luso-Brasileiro sobre trabalho docente e formação
Universidade Federal de Alagoas (Alagoas, Brazil)
2015/07/03 Melhorar as aprendizagens através da avaliação: o potencial dos métodos centrados nos alunos no contexto do Ensino Superior Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2014/09 Transformar o acaso em oportunidades de carreira. Apresentação no IX Congresso Iberoamericano em Psicologia e 2º Congresso da OPP IX Congresso Iberoamericano em Psicologia e 2º Congresso da OPP
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Lisboa, Portugal)
2012/02 Crenças de Carreira na Transição do Ensino Superior para o Trabalho II Seminário de Investigação em Psicologia
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2010/12 Transição para o mercado de trabalho: Crenças de autoeficácia e apoio social I Seminário de Investigação em Psicologia
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2010/02 Análise transcultural da organização dos interesses. Resultados do SDS em amostras de Portugal e do Brasil VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2009/07 Investigação com SDS e BBT-br: cooperação internacional Brasil-Portugal: primeiros resultados Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
Universidade de S. Francisco (Campinas, São Paulo, Brazil)
2009/07 Estudos comparativos com a Escala de Valores WIS (2ª edição) em amostras de estudantes Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
Universidade de São Francisco (Campinas, São Paulo, Brazil)
2008/02 Relações entre autoestima e objetivos de vida em estudantes universitários IV Conferência Desenvolvimento Vocacional: I Conferência Virtual: Investigação e Ensino
Instituto da Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2008/02 A aprendizagem e a construção de projectos pessoais IV Conferência Desenvolvimento Vocacional: I Conferência Virtual: Investigação e Ensino
Universidade do Minho (Braga, Portugal)

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2023/03/10 Projeto Formativo Autorregulatório: Como tornar professores e alunos aprendentes autorregulados?
Supervisor
Elisabete Cristiana Alves Ribeiro (PhD)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2023/03/03 “Identificar, avaliar e promover a aprendizagem autorregulada na Educação Pré-Escolar”
(Thesis) Arguer
Janete Pereira da Silva Moreira (PhD)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2022/09/16 Risco de abandono escolar e a Perspectiva Temporal: Fatores relacionados e possibilidades de intervenção”,
(Thesis) Arguer
Benjamim da Silva Amorim (PhD)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2021/05/20 Programa de Intervenção para o Desenvolvimento da Maturidade Vocacional e Promoção de Atitudes Comunitárias nos Jovens e Adolescentes da Localidade de Malamba, distrito de Massinga
Supervisor
Rafael Zunguze (PhD)
2019/02/04 “Motivações, estratégias e abordagem à aprendizagem em estudantes do ensino técnico brasileiro: relação com o sucesso escolar e a qualidade da aprendizagem”
(Thesis) Arguer
Marisa Aghetoni Fontes (PhD)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2019/02 Motivações, estratégias e abordagem à aprendizagem em estudantes do ensino técnico brasileiro: relação com o sucesso escolar e a qualidade da aprendizagem
(Thesis) Arguer
Marisa Aghetoni Fontes (PhD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2017/04 Intenções, maneiras e ideias sobre o aprender na escola básica: abordagens à e conceções de aprendizagem em estudantes do 1º ciclo – relações com o contexto
(Thesis) Arguer
Ana Isa Salgado Figueira (PhD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2014/10 Promoting self-regulated learning in techonology enhanced learning environments: keeping a digital track of the learning process
(Thesis) Arguer
Paula Alexandra Nunes da Costa Ferreira (PhD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2013/07 Bem-estar nos estudantes do Ensino Superior: Papel das exigências e dos recursos percebidos no contexto académico e das atividades de voluntariado
(Thesis) Arguer
Célia Palma Figueira (PhD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2023/03/03 - Current Membro da Comissão Científica das Jornadas de Jovens Investigadores na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, a 23 de março de 2023, na FPUL
Member
Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2022/03/24 - Current • Membro da Comissão Científica das Jornadas de Jovens Investigadores na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, a 24 de março de 2022, na FPUL
Member
Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2024/11/28 - 2024/11/29 Membro da Comissão Científica do V Seminário Internacional sobre Desenvolvimento de Carreira e Aconselhamento: Saúde, Carreira e Prosperidade numa Era de Direitos Humanos. 28 e 29 de novembro de 2024, Escola de Psicologia, em Braga, Portugal
Member
2021/04/16 - 2021/04/30 Membro da Comissão Científica do IV Seminário Internacional de Desenvolvimento da Carreira e Aconselhamento: Desenvolvimento e bem-estar nos contextos de trabalho e de formação. , 16 a 30 de abril de 2021
Member
Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais , Portugal
2019/09 - 2019/09 Comissão Científica do II Encontro Luso-Brasileiro de Aprendizagem Autorregulada
Member
Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2019/04 - 2019/04 Comissão Científica do III Seminário Internacional de Desenvolvimento da Carreira e Aconselhamento: Novos contributos da Investigação e Prática
Member
Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2019/04 - 2019/04 Comissão Organizadora do III Seminário Internacional de Desenvolvimento da Carreira e Aconselhamento: Novos contributos da Investigação e Prática.
Member
Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2016 - 2016 Comissão Científica do III Encontro Luso-Brasileiro sobre trabalho docente e formação (III ELBTDF). Temática: Políticas e Práticas Educativas em Tempos de Crise. Campus A. C. Simões da Universidade Federal de Alagoas, na cidade de Maceió, Alagoas/Brasil,
Member
2010/11 - 2010/11 Comissão Científica das Jornadas Anuais do Instituto de Orientação Profissional 2010: Orientação para a Empregabilidade. Lisboa
Member
Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2009/11 - 2009/11 Comissão Científica das Jornadas Anuais do Instituto de Orientação Profissional 2009: Processos de Qualificação e Orientação ao Longo da Vida
Member
Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2008/02 - 2008/02 Comissão Científica da IV Conferência Desenvolvimento Vocacional 2008: I Conferência Virtual: Investigação e Ensino
Member
Universidade do Minho, Instituto de Educação, Portugal
2007/11 - 2007/11 Comissão Científica do V Encontro anual do IOP 2007: Desenvolvimento Vocacional, motivação e aprendizagem.
Member
Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2012 - 2024 Modelos e Intervenções em Psicologia Vocacional Psicologia (Mestrado) Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2011 - 2024 Psicologia da Aprendizagem Psicologia (Licenciatura) Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2008 - 2019 Desenvolvimento Vocacional e Pessoal Psicologia da Educação (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2013 - 2014 Avaliação Psicológica em Contexto Educacional Psicologia (Mestrado integrado) Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2012 - 2013 Avaliação Psicológica em Contexto de Carreira Psicologia (Mestrado integrado) Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2008 - 2012 Aconselhamento Vocacional Psicologia (Mestrado integrado) Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2006 - 2012 Avaliação Psicológica em Orientação Psicologia (Mestrado integrado) Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2006 - 2012 Psicologia Vocacional Psicologia (Mestrado integrado) Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2009 - 2010 Educação para a Saúde e o Bem-Estar (Diploma de especialização) Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2006 - 2010 Intervenção Vocacional em Educação Curso Pós-Graduado de Especialização em Psicologia, área de Avaliação e Intervenção Psicológica em Contexto Educacional (Especialização pós-licenciatura) Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2006 - 2010 Avaliação Cognitiva e Motivacional em Aconselhamento Vocacional Curso Pós-Graduado de Especialização em Psicologia, área de Avaliação e Intervenção Psicológica em Contexto Educacional (Especialização pós-licenciatura) Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2006 - 2010 Desenvolvimento Pessoal e Profissional Curso Pós-Graduado de Especialização em Psicologia, área de Avaliação e Intervenção Psicológica em Contexto Educacional, (Especialização pós-licenciatura) Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2006 - 2008 Desenvolvimento Vocacional e Intervenções em Contextos Escolares Psicologia Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2006 - 2007 Informação e Orientação de Carreira Psicologia (Mestrado integrado) Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2001 - 2003 Psicologia do Trabalho e das Profissões Psicologia (Licenciatura) Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2000 - 2003 Introdução à Psicologia da Orientação Psicologia (Licenciatura) Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2000 - 2003 Avaliação Psicológica em Orientação Psicologia (Licenciatura) Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2000 - 2003 Introdução à Psicologia da Orientação Psicologia (Licenciatura) Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
1995 - 2003 Organização do Trabalho e Recursos Humanos Psicologia (Licenciatura) Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2000 - 2001 Desenvolvimento de Carreira: Modelos e Metodologias Psicologia (Licenciatura) Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
2000 - 2001 Organização do Trabalho e Recursos Humanos Psicologia (Licenciatura) Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
1996 - 2000 Psicologia Vocacional Psicologia (Licenciatura) Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
1995 - 2000 Orientação Escolar e Profissional Psicologia (Licenciatura) Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
1995 - 2000 Psicologia Diferencial das Aptidões e Interesses Psicologia (Licenciatura) Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Portugal
1997 - 1998 Psicologia Social (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
1988 - 1993 Psicologia Social Organização e Gestão de Empresas (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal