Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Maria Benedita de Lemos Portugal e Melo
Nomes de citação
- Melo, M Benedita Portugal e
- Portugal, Maria Benedita
- Melo, Benedita Portugal
- Melo, Maria Benedita Portugal e
- Portugal, Benedita
- Melo, Benedita
- Maria Benedita Melo
Identificadores de autor
- Ciência ID
- F21A-9A30-3B04
- ORCID iD
- 0000-0003-1981-5931
Endereços de correio eletrónico
- mbmelo@ie.ulisboa.pt (Profissional)
- beneditaportugalmelo@gmail.com (Pessoal)
Telefones
- Fax
-
- 217933408 (Profissional)
- Telefone
-
- 217943633 (Profissional)
Moradas
- Institute of Education, University of Lisbon, Portugal. Alameda da Universidade, 1649-013 , Lisbon, Lisboa, Portugal (Profissional)
Websites
- http://www.ie.ulisboa.pt/docente/benedita-portugal-melo/ (Profissional)
- https://www.researchgate.net/profile/Benedita-Portugal-Melo (Académico)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Sociologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Português (Idioma materno) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2008/06/18
Concluído
|
Sociologia (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Sociologia da Comunicação, da Cultura e da Educação
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Reflexos da Reflexividade Mediatizada: os Professores do Ensino Secundário e os Rankings Escolares" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Distinção e Louvor por unanimidade |
1995 - 1997
Concluído
|
Sociologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"No temp(l)o da arte - um estudo sobre práticas culturais " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1987 - 1992
Concluído
|
Sociologia (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"Dinâmicas de desenvolvimento e poder local: análise de um estudo de caso" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
15 valores |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2009/01/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2008/06 - 2009/08 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Departamento de Educação- Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal |
2000/02 - 2008/05 | Assistente (Docente Universitário) | Departamento de Educação- Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal |
1997/09 - 2000/02 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade Fernando Pessoa, Portugal |
1992/09 - 1997/08 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Escola Superior de Educação Jean Piaget/Arcozelo , Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021 - Atual | Diretora Adjunta da Revista Sociologia On Line | Sociologia On Line, Revista da Associação Portuguesa de Sociologia, Portugal |
Sociologia On Line, Revista da Associação Portuguesa de Sociologia, Portugal | ||
2020 - Atual | Editora Adjunta da coleção de e-books do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa | Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal |
2015 - Atual | Membro da Comissão Científica do Mestrado em Ensino de Geografia da Universidade de Lisboa | Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal |
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal | ||
2013 - Atual | Membro do Conselho de Escola | Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal |
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal | ||
2011 - Atual | Membro da Comissão Científica do Doutoramento em Migrações da Universidade de Lisboa | Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal |
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal | ||
2011 - Atual | Perita Externa de Agrupamentos de Escolas situados em Lisboa, no âmbito do Programa TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária) | Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal |
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal | ||
2017 - 2021 | Vice-Presidente do Conselho Pedagógico do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa | Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal |
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal | ||
2016 - 2021 | Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Sociologia | Associação Portuguesa de Sociologia, Portugal |
Associação Portuguesa de Sociologia, Portugal | ||
2015 - 2021 | Membro da Comissão de Avaliação Interna do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa | Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal |
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal | ||
2015 - 2018 | Co-coordenação, com Marta Almeida (IE-UL) da Redescola do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa | Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal |
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal | ||
2014 - 2016 | Vogal da Direção da Associação Portuguesa de Sociologia | Associação Portuguesa de Sociologia, Portugal |
Associação Portuguesa de Sociologia, Portugal | ||
2011 - 2015 | Membro da Comissão Científica do Mestrado em Ensino de História e Geografia da Universidade de Lisboa | Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal |
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal | ||
2011 - 2012 | Membro da Comissão Científica do Mestrado em Ensino de Filosofia da Universidade de Lisboa | Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal |
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal | ||
2010 - 2011 | Representante do IE-UL na Comissão da Área Estratégica de Ciências Sociais para criação do Programa de Doutoramento Interdisciplinar em Migrações da Universidade de Lisboa | Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal |
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal | ||
2009 - 2010 | Co-coordenação, com Feliciano Veiga, do curso de Mestrado em Educação, área de especialização em Formação Pessoal e Social, do Departamento de Educação da Universidade de Lisboa | Departamento de Educação- Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal |
Departamento de Educação- Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal | ||
2007 - 2009 | Membro da Comissão Pedagógica | Departamento de Educação- Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal |
2007 - 2009 | Membro do Conselho Pedagógico | Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022 - Atual | VET EFFECTS: efeitos organizacionais e socioeconómicos da introdução dos cursos profissionais na escola pública
sem código
Investigador
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
Em curso
|
2015 - Atual | De pequenino se torce o menino: a fabricação do sucesso escolar nos primeiros anos de escolaridade.
sem código
Investigador responsável
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
Universidade dos Açores, Portugal Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Em curso
|
2018 - 2021 | As crianças e o seu direito à cidade: Combater a desigualdade urbana através do desenho participativo de cidades amigas das
crianças.
PTDC/SOC-SOC/30415/2017
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
UID/CED/04107/2019
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2018 - 2019 | Educação, Subjetividade e Cultura Digital
sem código
Investigador
UFMH, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Concluído
|
2011/04 - 2014/04 | Avaliação, Ensino e Aprendizagens no Ensino Superior em Portugal e no Brasil: Realidades e Perspectivas
Projeto PTDC/CPE-CED/114318/20
PTDC/CPE-CED/114318/2009
Investigador
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal Universidade de São Paulo Faculdade de Educação, Brasil Universidade do Estado do Pará, Brasil Universidade da Amazônia, Brasil Universidade do Minho, Portugal Universidade de Coimbra, Portugal Universidade de Évora, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 4107 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI4107/2011
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2010/01/01 - 2013/07/02 | Avaliação do Currículo das Ciências Físicas e Naturais do 3º ciclo do Ensino Básico
PTDC/CPE-CED/102789/2008
Investigador
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal Universidade de Aveiro, Portugal Universidade Aberta, Portugal Universidade de Évora, Portugal Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida Centro de Investigação em Educação, Portugal Universidade de Évora, Portugal Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal Universidade de Aveiro, Portugal Max-Planck-Institut fur Dynamik komplexer technischer Systeme, Alemanha Universidade de Évora, Portugal Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2009/09/01 - 2010/11/30 | Observatório dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária
FSE/CED/83553/2008
Investigador
Universidade do Porto Instituto de Sociologia, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2008/11/30 - 2010/11/30 | O futuro em aberto: incertezas e riscos nas escolhas escolares
PTDC/CED/67590/2006
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2000/09 - 2002/09 | Democratização Escolar: Intenções e Apropriações
n/a
Investigador
Departamento de Educação- Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
|
Centro de Investigação em Educação da FCUL
Concluído
|
2000/02 - 2001/12 | Pontes de Partida
n/a
Investigador
Porto 2001, Capital Europeia da Cultura, Portugal
|
Porto 2001, Capital Europeia da Cultura
Concluído
|
1998/01 - 1999/12 | Estudo de Avaliação do Impacto Social da Construção de uma Barragem no Rio Paiva
n/a
Investigador responsável
Agência de Comunicação e Investigação para o Desenvolvimento Lda, Portugal
|
Empresa Águas do Douro e Paiva
Concluído
|
1997/01 - 1997/07 | Diagnóstico socioeconómico da população do bairro piscatório de Esmoriz
n/a
Investigador
Câmara Municipal de Ovar, Portugal
|
Câmara Municipal de Ovar
Concluído
|
1994/10 - 1995/07 | Valores, Atitudes e Representações da Classe Docente das Escolas Secundárias do Porto face às Acções Culturais do Pelouro
de Animação da Cidade
n/a
Investigador responsável
Câmara Municipal do Porto, Portugal
|
Câmara Municipal do Porto
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em boletim informativo |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Manual |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Relatório |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/04/13 | Subjectivities and temporalities in the making of good students: the point of view of primary school teachers. | International Mid-term Conference ofAIS-Sociology of Education Research Committee Education as Commons.Democratic Values,
Social Justice and Inclusion in Education
European Sociological Association (ESA) e Italian Sociological Association (Palermo, Itália)
|
2023/04/13 | Participating in primary school: children's subjectivities | International Mid-term Conference ofAIS-Sociology of Education Research Committee Education as Commons.Democratic Values,
Social Justice and Inclusion in Education
European Sociological Association (ESA) e Italian Sociological Association (Palermo, Itália)
|
2023/04 | Subjetividades e temporalidades na fabricação de bons alunos: o ponto de vista de professores do 1º ciclo | XII Congresso Português de Sociologia
Associação Portuguesa de Sociologia (Coimbra, Portugal)
|
2023 | O que dizem as crianças sobre o que é ser um bom aluno? Ecos da performatividade no 1.º ciclo do ensino básico | Encontro “Nós e laços…" organizado pelo Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º CEB da ESE Setúbal
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º CEB da ESE Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2023 | At university entry: students experiences and expectations. | International Mid-term Conference of AIS-SOCIOLOGY of Education Research Committee
AIS-SOCIOLOGY of Education Research Committee (Palermo, Itália)
|
2023 | Configurations of justice and the role of the State: debates on public schools in the Portuguese press (2001-2021). | ECER “The Value of Diversity in Education and Education Research
European Educational Research Association (Glasgow, Reino Unido)
|
2022/10/26 | Experiências e subjetividades de participação no 1º ciclo: vozes das crianças | Colóquio Infância, educação e família: políticas, percursos e participação
Secções Temáticas da APS, Sociologia da Infância, Sociologia da Educação e Famílias e Curso de Vida (online, Portugal)
|
2022/07/12 | Lógicas de performatividade no quotidiano escolar: discursos de alunos e professores do 1º ciclo | 1st International Conference on Education and Training
International Conference on Education and Training (Lisboa, Portugal)
|
2022/07/12 | A Sociologia da Educação na formação de educadores e professores em tempos de transição: Reflexões a partir de pesquisas sobre a Educação Pré-escolar e o 1º CEB | Simpósio “A Sociologia da Educação na formação, prática e desenvolvimento profissional dos professores em Portugal: contributos,
presenças e ausências-1st International Conference on Education and Training
1st International Conference on Education and Training (Lisboa, Portugal)
|
2022 | A Sociologia dentro e fora da Academia. Entre o campo profissional e o campo académico: Boas práticas de articulação | Encontro A sociologia dentro e fora da academia
Associação Portuguesa de Sociologia (Lisboa, Portugal)
|
2022 | A fabricação do bom aluno no 1º Ciclo do Ensino Básico: Alguns resultados do projeto de pequenino se torce o menino. | Seminário Permanente de Investigação CICSNOVA
CICSNOVA (online, Portugal)
|
2022 | As bibliotecas como espaços para as crianças: desafios em tempos de pandemia | Conferência Final do Projeto CRiCity
Projeto CRiCity (Lisboa, Portugal)
|
2022 | Infâncias, espaços e educação | Mesa Redonda “Infâncias, Direitos e Desigualdades” no âmbito da Conferência Final do Projeto CRiCity
Projeto CRiCity (Lisboa, Portugal)
|
2021 | O ensino do género e da sexualidade em contexto académico: públicos, desafios e estratégias pedagógicas | IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva
Congresso Internacional de Educação Inclusiva (online, Brasil)
|
2021 | A experiência da escolha escolar de jovens estrangeiros e descendentes de imigrantes em escolas secundárias da Área Metropolitana de Lisboa | XI Congresso Português de Sociologia
Associação Portuguesa de Sociologia (online, Portugal)
|
2021 | Experiencing Vocational Choices: A Case Study with Foreign Students in Lisbon’s Multicultural Schools | IV Virtual ISA Forum of Sociology
International Sociological Association (porto alegre e online, Brasil)
|
2021 | Dinâmicas de produção do bom aluno em três contextos escolares distintos: subjectividades e identidades de professores e crianças do 1º ciclo | XI Congresso Português de Sociologia
Associação Portuguesa de Sociologia (online, Portugal)
|
2021 | Infância e Classes Sociais | Ciclo de Conversas Fins de Tarde de Sociologia
Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (online, Portugal)
|
2021 | Educação, diversidade cultural e estratégias de inclusão escolar | Conferência final nas IV Jornadas do Mestrado em Ensino de Geografia
Comissão Científica do Mestrado em Ensino de Geografia (Lisboa, Portugal)
|
2021 | DE PEQUENINO SE TORCE O MENINO: fabricação do sucesso escolar nos primeiros anos de escolaridade | SOCIOLOGIA NA RUA
Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
|
2021 | De pequenino se torce o menino: Lógicas de fabricação do bom aluno no 1º ciclo do ensino básico | Conferência realizada no ciclo de conferências do Mestrado em Estudos de Educação 2020-2021
Mestrado em Estudos de Educação 2021-2021 da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (online, Portugal)
|
2021 | Como ser um bom aluno? Dos modelos de escola aos pontos de vista das crianças | encontro promovido por Lia Pappamikail (ESE-Santarém) no âmbito da UC. Fundamentos Socioculturais da Educação da Licenciatura
em educação básica 2021-2021 da ESE de Santarém.
Lia Pappamikail (ESE-Santarém) (Santarém, Portugal)
|
2019 | Como se consegue ser um bom aluno? O ponto de vista de crianças do 1º ciclo. | Ciclo Internacional de Conferências em Educação 2019 - ESPP - ISCTE- IUL
ESPP - ISCTE- IUL (Lisboa, Portugal)
|
2019 | Etnografias com crianças em espaços públicos exteriores: uma revisão crítica dos estudos em Portugal e no Brasil | Workshop Espaços públicos infantis: ilhas de liberdade na cidade? Projecto CRICITY
Projecto CRICITY (Lisboa, Portugal)
|
2019 | Estudo dos media em educação | Escola Doutoral Políticas Públicas e Trabalho docente
Escola Doutoral Políticas Públicas e Trabalho docente (Lisboa, Portugal)
|
2019 | Exploring children´s place-making processes and relational space in two Lisbon parks | Sustainable Geography – Geographies of Sustainability - 8th Nordic Geographers Meeting
Nordic Geographers Meeting (Trondheim, Noruega)
|
2018 | Como se preparam as crianças do 1º ciclo para futuros incertos? Perspectivas infantis sobre o que faz um bom aluno | A educação e os sentidos de futuro em contextos de incertezas no Brasil e em Portugal. VI Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia
da Educação
Rede Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação (Braga, Portugal)
|
2018 | Como se consegue ser um bom aluno? O ponto de vista de crianças de diferentes contextos escolares e geográficos | Desigualdades Sociais: perspetivas e mudanças. XII Encontro de Sociologia dos Açores
Grupo de Investigação de Sociologia dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
|
2018 | Como se produz um bom aluno? Práticas e concepções de professoras do 2º ano de escolaridade. | Na era da "Pós-verdade"? Esfera Pública,Cidadania e Qualidade da Democracia no Portugal Contemporâneo. X Congresso Português
de Sociologia
Associação Portuguesa de Sociologia (Covilhã, Portugal)
|
2017 | 4th Grade Exams in Children Everyday Life: testimonies in the media | 1(Un)MakingEurope: Capitalism, Solidarities, Subjectivities - 13th Conference of the European Sociological Association
European Sociological Association (Atenas, Grécia)
|
2017 | Dizeres e fazeres nos processos de fabricação do bom aluno no 1 ciclo: Reflexões a partir de três estudos de caso. | II Conferência Ibérica de Sociologia da Educação
Conferência Ibérica de Sociologia da Educação (Córdova, Espanha)
|
2017 | Exames do 4 ano e lógicas de fabricação do bom aluno: perspectivas de pais da classe média urbana | II Conferência Ibérica de Sociologia da Educação
Conferência Ibérica de Sociologia da Educação (Córdova, Espanha)
|
2017 | Quando os elogios se transformam num problema de justiça. Reflexões a partir de um concurso escolar num Território Educativo de Intervenção Prioritária. | II Conferência Ibérica de Sociologia da Educação
Conferência Ibérica de Sociologia da Educação (Córdova, Espanha)
|
2017 | Quando os elogios se transformam num problema de justiça. Reflexões sobre um concurso escolar de uma escola TEIP. | Seminário temático A escola e as metamorfoses da justiça educativa
José Manuel Resende (org.) Seminário A escola e as metamorfoses da justiça educativa (Lisboa, Portugal)
|
2016 | The Celebration of Self by Denying the Influence of Others: Pupils and Their Schooling Choices | European Conference on Educational Research
European Educational Research Association (EERA) (Dublin, Irlanda)
|
2016 | Um olhar sobre o exercício da profissão docente nos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária | IX Congresso Português de Sociologia: “Portugal, Território de Territórios”
Associação Portuguesa de Sociologia (Faro, Portugal)
|
2016 | Exames para que te quero?: dinâmicas familiares e escolares na fabricação precoce do bom aluno | IX Congresso Português de Sociologia: “Portugal, Território de Territórios”,
Associação Portuguesa de Sociologia (Faro, Portugal)
|
2016 | Imigrantes em Portugal e sucesso escolar dos seus descendentes: incursão sócio-histórica | XI Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, sob o lema “Investigar, Intervir e Preservar – Caminhos da História
da Educação Luso-Brasileira”,
Universidade do Porto Faculdade de Letras (Porto, Portugal)
|
2016 | Contributos para a compreensão dos efeitos dos exames do 4º ano no quotidiano das crianças | 32.º ProfMat (Encontro Nacional da Associação de Professores de Matemática)
Associação de Professores de Matemática) (Porto, Portugal)
|
2016 | Porque negam os jovens a influência dos media? Uma análise dos discursos dos estudantes sobre as suas escolhas escolares | Colóquio Internacional sobre os jovens e os consumos de media
Observatório da Juventude dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
|
2016 | Quadro do modelo de financiamento e de produção de conhecimento em Portugal – diagnóstico e sugestão de uma nova filosofia de ação | Mesa Redonda "Estatuto do Bolseiro: um túnel sem luz ao fundo?
Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) (Lisboa, Portugal)
|
2015 | As mães na blogosfera: os exames do 4º ano em tom intimista | Encontro ON/OFF: navegando pelas culturas digitais, tecnologias e conhecimento
Secção de Cultura e Comunicação da Associação Portuguesa de Sociologia (Coimbra, Portugal)
|
2015 | O que a Sociologia da Educação ensina à Sociologia | Conferência de abertura do Ano Lectivo em Sociologia
Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2015 | Os exames do 4º ano no quotidiano das crianças: Testemunhos dos actores educativos no campo dos media | II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação
Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação (Braga, Portugal)
|
2015 | Os exames do 4º ano na blogosfera: concepções sobre escola, crianças e dinâmicas familiares | I Conferência Ibérica de Sociologia da Educação, A Educação na Europa do Sul. Constrangimentos e desafios em tempos incertos
Conferência Ibérica de Sociologia da Educação (Lisboa, Portugal)
|
2014 | School Work Within Higher Education: University of Lisboa´Students Point of View | European Conference on Educational Research
European Educational Research Association (EERA) (Porto, Portugal)
|
2014 | A celebração de si na renúncia dos outros: os alunos e as suas escolhas escolares | VIII Congresso Português de Sociologia
Associação Portuguesa de Sociologia (Évora, Portugal)
|
2014 | Modelos de financiamento e de produção de conhecimento | Seminário Internacional Ciências Sociais, conhecimento e educação como bens públicos
MMM-Manifesto Internacional de Cientistas Sociais para um Mundo Melhor (Braga, Portugal)
|
2013 | Teachers and School Violence in the Educational Priority Areas: Limits of the Intervention Strategies and Potential of Their Action. | European Conference on Educational Research
European Educational Research Association (Istambul, Turquia)
|
2013 | Feedback e Avaliação em sala de aula: resultados preliminares de uma pesquisa etnográfica | III Congresso Internacional de Docencia Universitária
Congresso Internacional de Docencia Universitária (Vigo, Espanha)
|
2013 | Reflexões sobre estratégias de integração social a propósito dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária | Seminário Educação e inclusão: perspectivas comparadas (Portugal / Brasil)
Joaquim Pintassilgo (org) Seminário Educação e inclusão: perspectivas comparadas (Portugal / Brasil) (Lisboa, Portugal)
|
2012 | Como inquirir professores? Limites das técnicas de investigação baseadas na escrita em populações muito escolarizadas | III Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação: pesquisa e desafios contemporâneos
Rede Luso-Brasileira de Sociologia da Educação (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2012 | School Effects or Territorial Effects? A Comparative Case Study on Portuguese Schools | European Conference on Educational Research (ECER)
European Educational Research Association (EERA) (Cádiz, Espanha)
|
2012 | Como se pode construir uma escola justa? Discursos da imprensa escrita de referência em análise | VII Congresso Português de Sociologia
Associação Portuguesa de Sociologia (Porto, Portugal)
|
2012 | Entre a reivindicação da autonomia e o reconhecimento de influências – os alunos do ensino secundário face às suas escolhas escolares. | VII Congresso Português de Sociologia
Associação Portuguesa de Sociologia (Porto, Portugal)
|
2011 | School Violence in TEIP: The Role of Experts in Students Support Centres | ECER 2011 – European Conference on Educational Research
European Conference on Educational Research (Berlim, Alemanha)
|
2011 | Estratégias de combate à desordem escolar – Uma análise de quatro estudos de caso | XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais – Diversidades e (Des)Igualdades
Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais (Salvador da Bahia, Brasil)
|
2010 | Media como fonte de informação para processos de escolha | Seminário O Futuro em Aberto: Incertezas e Riscos nas Escolhas Escolares
Observatório Permanente de Escolas do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2010 | A (des)ordem escolar nos TEIP: o papel dos gabinetes de apoio | II Congresso Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação: Habitar a escola e as suas margens: geografias plurais em confronto
Rede Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação (Portalegre, Portugal)
|
2010 | Studies’s choices and professional options – when the media come into opposition with school and family | XVII ISA World Congress of Sociology
International Sociological Association (Gotenburgo, Suécia)
|
2009 | Authenticity under influence: parents, peers and media behind students’ vocational choices | 9th Conference of the European Sociological Society
European Sociological Society (Lisboa, Portugal)
|
2008 | Traços da retórica produzida sobre o «efeito de escola»: análise exploratória da opinião difundida na imprensa escrita e das representações dos professores do ensino secundário | I Congresso Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação: Família, Escola e Juventude: Olhares Cruzados Brasil/Portugal
Rede Luso-Brasileira de Sociologia da Educação coordenada por M M Vieira & J M Resende (Portugal); M A Nogueira & J Dayrell
(Brasil) (Belo Horizonte, Brasil)
|
2008 | Representations of secondary education teachers regarding school rankings – notes of an empirical research | 38th World Congress of the International Institute of Sociology
International Institute of Sociology (Budapeste, Hungria)
|
2005 | Os circuitos da reflexividade mediatizada: apresentação de dados preliminares | Seminário Escola e Modernidades. Da Regulação ao Risco
Observatório Permanente de Escolas do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2004 | Educação e Mass Media na Modernidade: Efeitos do Ranking Escolar em Análise | V Congresso Português de Sociologia
Associação Portuguesa de Sociologia (Minho, Portugal)
|
2002 | Mass media e representações sociais sobre a escola | Colóquio Democratização escolar: intenções e apropriações
Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
1998 | Publicidade, Consumo e Televisão | 5ª Semana Internacional de Publicidade
Universidade Fernando Pessoa e Associação Nacional de Jovens Empresários (Porto, Portugal)
|
1994 | Poderes locais ou Locais de Poder | Noites de Sociologia do Porto
Curso de Sociologia da FLUP (Porto, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024 - Atual | As plataformas eletrónicas na regulação da educação: lógicas de justificação da administração educativa
Coorientador
|
doutoramento em educação, especialidade administração e política educacional (Doutoramento)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2024 - Atual | Territorialização da Educação. Um referencial para a ação pública em Portugal?
Coorientador
|
doutoramento em educação, especialidade administração e política educacional. (Doutoramento)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2022 - Atual | Uma análise da conceção da politica de educação inclusiva em Portugal (2016-2019) a partir do modelo dos fluxos múltiplos
Coorientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2021 - Atual | Aspirações e estratégias escolares e laborais da segunda geração chinesa em Portugal
Orientador
|
Doutoramento em Migrações (Doutoramento)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2020 - Atual | Modos de Regulação na Integração de Menores Refugiados nos Sistemas Educativos da União Europeia: os casos de Portugal, Espanha,
França e Bélgica.
Orientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2018 - Atual | Projetar o futuro a partir da Escola: (im)possibilidades de escolha - percursos escolares e profissionais de alunos de origem
estrangeira na área metropolitana de Lisboa
Orientador
|
Migrações (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2021 - 2023 | Perceções dos diretores escolares sobre o envolvimento parental e comunitário no ensino pré-escolar público do setor autónomo
de Bissau
Orientador
|
Mestrado em Educação, especialização em Administração Educacional (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2020 - 2023 | Perceções das famílias sobre os processos de escolarização e as modalidades de envolvimento e participação parental promovidas
no projeto FAROL.
Orientador
|
Mestrado em Educação, especialização em Inovação em Educação (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2021 - 2022 | O Plano de melhoria como instrumento de regulação local em contexto TEIP.
Orientador
|
Mestrado em Educação, especialização em Administração Educacional (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2021 - 2022 | A Inclusão dos Alunos da Comunidade Cigana numa Escola Pública da Área Metropolitana de Lisboa – Um Estudo de Caso
Orientador
|
Mestrado em Educação, especialização em Administração Educacional (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2020 - 2022 | Aproximar a Comunidade e a Escola - Perspetivas e Representações dos Professores sobre a participação dos Encarregados de
Educação na vida de um Agrupamento de Escolas
Orientador
|
Mestrado em Educação, especialização em Inovação em Educação (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2020 - 2022 | Uma análise dos processos de mediatização da educação em Portugal: os cursos profissionais no Jornal Público.
Orientador
|
Mestrado em Educação e Formação (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2020 - 2021 | O Programa nacional das Escolas Cívico-Miliares (PECIM) na Blogosfera: Uma Análise da Mediatização de uma Política Pública
Brasileira
Orientador
|
Mestrado em Educação, especialização em Administração Educacional (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2018 - 2020 | A Acção do Director no Fortalecimento das Relações Escola/Comunidade num contexto TEIP
Orientador
|
Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2018 - 2019 | Universidade ou Mercado de Trabalho? Uma análise das Escolhas de Estudantes que Frequentam o Ensino Médio Integrado à Educação
Profissional no Brasil.
Orientador de Natália Gomes Pereira Resina
|
Educação, especialidade Administração Educacional (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2017 - 2019 | Desafios no trabalho do Director para a implementação do Projecto de Autonomia e Flexibilidade Curricular em Contexto TEIP.
Orientador de Tânia Alexandra Vital de Azevedo Coelho
|
Educação, especialidade em Administração Educacional (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2016 - 2016 | Da construção da capa de um livro como a consolidação de aprendizagens significativas
Coorientador
|
Mestrado em Ensino das Artes Visuais (Mestrado) |
2014 - 2015 | Migrações e Diversidade Cultural: uma proposta didática.
Coorientador de Ana Rita Ramos Esteves
|
Mestrado em Ensino de História e Geografia (Mestrado) |
2014 - 2014 | Do mundo para a sala de aula, da sala de aula para o mundo : estratégias de integração curricular na disciplina de Desenho
A do 12º ano
Orientador
|
Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2013 - 2014 | A gestão da indisciplina na escola: realidades e desafios.
Orientador de Ana Elizandra Paím Sebastião
|
Educação (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2013 - 2013 | Representações dos professores do ensino básico e secundário sobre o ensino à distância para a itinerância : resultados de
uma pesquisa exploratória
Orientador
|
Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2013 - 2013 | Portugal : da 1ª República à Ditadura Militar : estratégias de ensino-aprendizagem em contextos culturais multiétnicos
Orientador
|
Ensino de História e de Geografia no 3.º C. do Ens Bás. e no Ens Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | Estratégias Educativas Familiares: A escolha da Escola pelos Pais – Um estudo exploratório.
Orientador de Carla Alexandra da Silva Fernandes
|
Educação, especialidade em Formação Pessoal e Social (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2010 - 2011 | Avaliação do Desempenho Docente: As lógicas profissionais na voz crítica dos professores
Coorientador de Margarida Maria Roque Garcia
|
Educação: Administração e Organização Educacional (Mestrado)
Departamento de Educação- Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - 2022 | 1st International Conference on Education and Training (2022 - 2022)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal |
2020 - 2021 | XI Congresso Português de Sociologia | Identidades ao rubro: diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescente (2021 - 2021)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Associação Portuguesa de Sociologia, Portugal |
2019 - 2019 | Escola Doutoral Políticas Públicas e Trabalho Docente (2019 - 2019)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal |
2019 - 2019 | Workshop Internacional Família, Relações Intergeracionais e Migrações organizado no âmbito do Doutoramento em Migrações da
Universidade de Lisboa. (2019 - 2019)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal |
2019 - 2019 | A Sociologia nos Ensinos Básico e Secundário, Encontro Nacional promovido pela Associação Portuguesa de Sociologia (2019 - 2019)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Associação Portuguesa de Sociologia, Portugal |
2019 - 2019 | Seminário Gestão Pedagógica da Ação Educativa na Perspetiva dos Órgãos de Gestão, organizado no âmbito da UC Escola e Sociedade,
do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2019 - 2019)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal |
2018 - 2018 | Seminário Caminhos de jovens africanos (PALOP) que acedem ao ensino superior, organizado no âmbito da UC Escola e Sociedade
do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. (2018 - 2018)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal |
2018 - 2018 | Seminário Culturas Juvenis e “Novas Profissões de Sonho”, organizado no âmbito da UC Sociologia da Educação e das Culturas
Juvenis do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. (2018 - 2018)
Seminário (Coorganizador)
|
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal |
2018 - 2018 | Seminário Ethics education as a school subject: its content, methodology of teaching and its research, organizado no âmbito
da UC Escola e Sociedade do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. (2018 - 2018)
Seminário (Coorganizador)
|
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal |
2017 - 2018 | X Congresso Português de Sociologia: Na era da “pós-verdade”? Esfera pública, cidadania e qualidade da democracia no Portugal
contemporâneo (2018 - 2018)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Associação Portuguesa de Sociologia, Portugal |
2017 - 2017 | Sociologia e Intervenção Local - Colóquio promovido pela Associação Portuguesa de Sociologia (2017 - 2017)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Associação Portuguesa de Sociologia, Portugal |
2017 - 2017 | Políticas e Práticas de Intervenção Prioritária - Ciclo de conferências organizado no âmbito da UC Políticas e Práticas de
Intervenção Prioritária do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2017 - 2017)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal |
2017 - 2017 | Jornadas da Qualidade – “Viver (n)o IE, Pensar o IE”, organizado no âmbito da Comissão de Avaliação Interna do Instituto de
Educação da Universidade de Lisboa (2017 - 2017)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal |
2017 - 2017 | Seminário Os Usos da História Oral na Educação Intercultural, organizado no âmbito da UC Escola e Sociedade do Instituto de
Educação da Universidade de Lisboa (2017 - 2017)
Seminário (Coorganizador)
|
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal |
2016 - 2016 | IX Congresso Português de Sociologia: “Portugal, Território de Territórios (2016 - 2016)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Associação Portuguesa de Sociologia, Portugal |
2016 - 2016 | A voz das crianças nos olhares sobre a infância - Ciclo de conferências organizado no âmbito da UC Media, infância e educação
do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. (2016 - 2016)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal |
2016 - 2016 | Incursões TEIP. Universidade e Escolas em Diálogo. Fórum de discussão e partilha realizado no âmbito da REDESCOLA do Instituto
de Educação da Universidade de Lisboa. (2016 - 2016)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal |
2016 - 2016 | Questionamentos sobre a juventude e processos de autonomização, Seminário organizado no âmbito da UC Sociologia da Educação
e Culturas Juvenis do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. (2016 - 2016)
Seminário (Coorganizador)
|
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal |
2016 - 2016 | Recent refugee crisis vs. Rise of anti-immigrant discourse in Europe. Seminário organizado no âmbito da UC Escola e Sociedade
do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. (2016 - 2016)
Seminário (Coorganizador)
|
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal |
2014 - 2014 | Modelos de financiamento e de produção de conhecimento - Workshop organizado no âmbito do Seminário Internacional Ciências
Sociais, Conhecimento e Educação como bens públicos (2014 - 2014)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal |
2014 - 2014 | Escola e processos de construção da identidade juvenil - Ciclo de conferências organizado no âmbito da UC Sociologia da Educação
II do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. (2014 - 2014)
Outro (Coorganizador)
|
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal |
2013 - 2014 | IV Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação: “Entre crise e euforia: práticas e políticas educativas no Brasil e
em Portugal” (2014 - 2014)
Congresso (Coorganizador)
|
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2013 - 2013 | Simpósio: Escola e Mudança Social (1º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura - Desafios sociais e educação:
culturas e práticas) (2013 - 2013)
Simpósio (Coorganizador)
|
Instituto Superior Politécnico Gaya, Portugal |
2012 - 2012 | Simpósio/Grupo de trabalho: Entre mais e melhor democracia: inclusão e excelência no sistema escolar português (VII Congresso
Português de Sociologia ¿ Sociedade, Crise e Reconfigurações) (2012 - 2012)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Associação Portuguesa de Sociologia, Portugal |
2011 - 2012 | III Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação: pesquisa e desafios contemporâneos (2012 - 2012)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil |
2011 - 2011 | Simpósio/Grupo de trabalho: Controvérsias, vulnerabilidades e transitoriedades: habitar o mundo plural (VII Congresso Português
de Sociologia – Sociedade, Crise e Reconfigurações) (2011 - 2011)
Congresso (Coorganizador)
|
Associação Portuguesa de Sociologia, Portugal |
2011 - 2011 | Simpósio/Grupo de trabalho Cartografias educativas no espaço da Lusofonia: o acesso, a manutenção e a compensação escolares
(XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais ¿ Diversidades e (Des)Igualdades) (2011 - 2011)
Congresso (Coorganizador)
|
Universidade Federal da Bahia, Brasil |
2008 - 2008 | VI Congresso Português de Sociologia (2008 - 2008)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Associação Portuguesa de Sociologia, Portugal |
2002 - 2002 | Colóquio Democratização escolar: intenções e apropriações (2002 - 2002)
Encontro (Coorganizador)
|
Departamento de Educação- Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 | Papeis do Gestor de Formação. Mestrado em Educação e Formação, Área de especialidade em Organização e Gestão da Educação e
da Formação.
Arguente
|
António Jorge Duarte Ribeiro (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2023 | Trabalho Colaborativo à Distância: As Práticas da Gestão Escolar Durante a Pandemia Covid 19. Mestrado em Educação, Área de
especialidade em Administração Educacional
Arguente
|
Jéssica Ferreira da Silva. (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2023 | Perspetivas do Reitor ou Diretor das Instituições do Ensino Superior sobre o Estatuto da Carreira Docente Universitária da
Guiné-Bissau. Mestrado em Educação, Área de especialidade em Administração Educacional
Arguente
|
António João Bico Ufaro da Costa. (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2023 | Programa de modernização das escolas com ensino secundário (PMEES) numa escola : regulação, rotinas e representações dos atores
escolares. Mestrado em Educação, Área de especialidade em Administração Educacional
Arguente
|
Viriato Miguel Côrte-Real Dinis Rodrigues. (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2023 | Análise de comunicação da ciência do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Mestrado em Cultura
Científica e Divulgação das Ciências pela Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, Instituto de Ciências Sociais, Instituto
de Educação,
Presidente do júri
|
Evelyn Lemos Pereira Silva. (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2023 | Participación de la infancia en la cultura científica portuguesa. Mestrado em Cultura Científica e Divulgação das Ciências
pela Universidade de Lisboa,
Presidente do júri
|
Alexandra Daniela Núñez Orostegui. (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2023 | CONSELHOS, ASSEMBLEIAS E GESTÃO COLEGIADA: DEMOCRACIA SE APRENDE NA ESCOLA? Mestrado em Educação, Área de especialidade em
Inovação em Educação
Presidente do júri
|
Renzo Lima Rocha. (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2023 | A liderança pedagógica na era digital. Mestrado em Educação, Área de especialidade em Administração Educacional
Presidente do júri
|
Dário Filipe Veiga Zabumba. (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2023 | O Papel do Vereador na Regulação da Educação. Estudo Exploratório sobre as suas representações na descentralização da educação.
Mestrado em Educação e Formação, Área de especialidade em Organização e Gestão da Educação e da Formação
Presidente do júri
|
Mauro Emanuel Costa Pereira. (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2023 | A generatividade em professores num contexto educativo inovador. Mestrado em Educação, Área de especialidade em Inovação em
Educação.
Presidente do júri
|
Sara Alexandra Oliveira Bastos. (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2022 | «A POLÍTICA DE OFICIALIZAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA EM TIMOR (O Caso da Faculdade das Ciências Sociais da Universidade Nacional
de Timor-Leste)». Doutoramento em Sociologia.
Arguente principal
|
Quintino Manuel de Cristo. (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2022 | Espaços e atores intermediários na regulação da educação: A ação dos peritos no âmbito das comissões e grupos de trabalho
de iniciativa ministerial (2005-2015). Doutoramento em Educação, Área de especialidade em Administração e Política Educacional
Arguente
|
Carla Alexandra Benedito Menitra (Doutoramento)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2022 | A Regulação Digital sob o prisma dos Instrumentos: Dinâmicas de conceção e apropriação do Escola 360. Doutoramento em Educação,
Área de especialidade em Administração e Política Educacional.
Arguente
|
Ana Catarina Pires Gonçalves (Doutoramento)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2022 | Gestão do sistema de ensino na Guiné-Bissau - Papel dos diretores regionais no processo da centralização e desconcentração
do sistema educativo. Mestrado em Educação, Área de especialidade em Administração Educacional
Arguente
|
Alanam Francisco Pereira. (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2022 | Processos de regulação em período de pandemia (COVID-19): o caso de inclusão educativa dos alunos num Agrupamento de Escolas
da Margem Sul do Tejo. Mestrado em Educação, Área de especialidade em Administração Educacional
Arguente
|
Paula Cristina dos Santos de Sousa. (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2022 | Funções e responsabilidades do diretor escolar na rede pública no Brasil - Estudo de caso na era covid 19. Mestrado em Educação,
Área de especialidade em Administração Educacional
Presidente do júri
|
Rafaela Oliveira Silva Rocha. (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2022 | Lógicas de ação do diretor escolar na regulação local da educação. Mestrado em Educação, Área de especialidade em Administração
Educacional
Presidente do júri
|
Juliana Bezkorowainy Silverio Silva. (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2022 | A gestão escolar e as tecnologias digitais. Mestrado em Educação, Área de especialidade em Administração Educacional
Presidente do júri
|
Elaine Antônia de Souza. (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2022 | Livros de ciência (não escolar) para o público infantil: estudo de caso do livro “Uma Jornada Através do Tempo”. Mestrado
em Cultura Científica e Divulgação das Ciências pela Universidade de Lisboa
Presidente do júri
|
Hannah Lua Hertz Cunha. (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2022 | Papéis, dilemas e necessidades do diretor escolar : questões a serem consideradas no âmbito de seu percurso formativo. Mestrado
em Educação, Área de especialidade em Administração Educacional
Presidente do júri
|
Monique Brito de Lima. (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2021 | "Sucessos e insucessos TEIP: uma avaliação com métodos mistos". Doutoramento em Ciências da Educação.
Arguente principal
|
Hélder Nuno Ricardo Ferraz (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2021 | Os exames como instrumento de ação pública. Doutoramento em Educação, Área de especialidade em Administração e Política Educacional.
Arguente
|
Carlos Alberto Pesqueira Marques Sant’Ovaia (Doutoramento)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2021 | Meninos e meninas do rio: infância urbana, mundo natural e experiências ao ar livre na cidade contemporânea. Mestrado em Ciências
da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Arguente
|
Fernanda Elisa Pondé Brito. (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2021 | O papel do diretor escolar do ensino infantil na gestão pedagógica, financeira e administrativa : uma perspectiva dos diretores
escolares e das famílias de São José de Mipibu, RN - Brasil. Mestrado em Educação, Área de especialidade em Administração
Educacional
Arguente
|
Vilani Guedes de Moura. (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2021 | Perceções do diretor escolar sobre o processo de descentralização da educação em Portugal. Mestrado em Educação, Área de especialidade
em Administração Educacional
Arguente
|
Cátia Cristina das Neves Ferrão da Ponte. (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2020 | Autoavaliação e lógicas de acção. Estudo de caso num Agrupamento de Escolas. Doutoramento em Sociologia.
Arguente principal
|
Carla Maria Pereira Gamito Gonçalves Chainho (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2019 | A avaliação externa das escolas : uma política pública sob a visão de diretores escolares. Mestrado em Educação, Área de especialidade
em Administração Educacional
Arguente
|
Juanita Rodrigues Martins. (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2019 | A reconfiguração do papel do diretor e a municipalização da educação em Portugal. Mestrado em Educação, Área de especialidade
em Administração Educacional
Arguente
|
Mónica Maria Alves de Oliveira Nunes. (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2019 | A ação de acompanhamento da IGEC num contexto de escola TEIP. Mestrado em Educação e Formação, Área de especialidade em Organização
e Gestão da Educação e Formação
Arguente
|
Samira Dias Ortet. (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2019 | A formação profissional inicial do policial rodoviário federal e o desenvolvimento de competências à luz da matriz curricular
nacional Mestrado em Educação e Formação, Área de especialidade em Organização e Gestão da Educação e Formação
Presidente do júri
|
João André Rigo. (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2019 | A influência das relações externas nos processos de gestão do diretor escolar Mestrado em Educação, Área de especialidade
em Administração Educacional
Presidente do júri
|
Rudolfo Reis Viegas. (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2018 | Políticas públicas e narrativas sobre a ciência: perspetivas sobre o papel da ciência na transformação das sociedades. Doutoramento
em Sociologia
Arguente principal
|
Paula Cristina Pacheco Medeiros (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2018 | O processo de inserção profissional dos diplomados da Universidade Nova de Lisboa: diferentes públicos, estratégias diferenciadas,
um mesmo objetivo(?)
Arguente
|
Liliana Delgadinho Pascueiro (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2017 | Porque se mobilizam os Professores? Representações colectivas e coordenações de ações públicas dos professores do ensino básico
e secundário em função de juízos plurais sobre o que é ser um bom professor em contexto de incerteza. Doutoramento em Sociologia
Arguente
|
Luis Carlos Pinto Gouveia (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2017 | PERITOS, CONHECIMENTO E REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO: Estudo da ação dos peritos externos no Programa Territórios Educativos de Intervenção
Prioritária, entre 2006 e 2012. Doutoramento em Educação, Especialidade Administração e Política Educacional
Arguente
|
Ana Cristina Batalha Bernardo Gama (Doutoramento)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2017 | O Desenvolvimento de Competências, numa turma de 11º ano de História A do Ensino Secundário. Relatório da Prática de Ensino
Supervisionada - Mestrado em Ensino de História.
Arguente
|
Susana Alexandra Correia Marques. (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2017 | A criatividade como forma de esbater as diferenças motivacionais no ensino da sociologia, numa turma do 12º ano de escolaridade
- Relatório da Prática de Ensino Supervisionada. Mestrado em Ensino da Economia e Contabilidade.
Arguente
|
Dulce Ferreira da Silva. (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2017 | A importância do património na formação da memória e da identidade nacional à luz do programa de história Relatório da Prática
de Ensino Supervisionada - Mestrado em Ensino de História.
Presidente do júri
|
Mário Rui Cardoso dos Santos Rocha. (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2016 | Evasão escolar no curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio: contexto, multidimensionalidade e pistas para ação.
Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária. Escola Superior de Educação de Santarém; Instituto Politécnico de Santarém.
Arguente
|
Soraya Cortizo Quintanilha do Nascimento. (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015 | Da distribuição da população aos desafios multiculturais em Loures : a procura de um caminho para a aprendizagem em Geografia Relatório da Prática de Ensino Supervisionada - Mestrado em Ensino de História e Geografia | Inês Fernandes dos Santos. (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2014 | Cherchez les Femmes - Uma Análise Sociológica da População Prisional Feminina Portuguesa. Doutoramento em Sociologia.
Arguente
|
Marcus Paulo Taipa de Sousa Ribeiro (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2014 | Individuação e Reconhecimento. Processos de Socialização Política na Incerteza dos Itinerários Escolares. Doutoramento em
Sociologia (especialidade Sociologia da Cultura, do Conhecimento e da Educação).
Arguente
|
Pedro Jorge da Costa Caetano (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2014 | Crianças e jovens com perturbação de hiperatividade com défice de atenção: controvérsias em torno do diagnóstico e do tratamento.
Dissertação de Mestrado em Sociologia, especialidade em Comunidades e Dinâmicas Sociais. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
da Universidade Nova de Lisboa.
Arguente
|
Nélia Sofia Martins de Freitas. (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2014 | O TEMPO DAS REFORMAS: O PAPEL DA COMPANHIA DE JESUS NO ENFRENTAMENTO DOS IDEAIS PROTESTANTES NA EUROPA DO SUL – UMA PROPOSTA
DIDÁCTICA Relatório da Prática de Ensino Supervisionada - Mestrado em Ensino de História e Geografia
Presidente do júri
|
José Manuel Goes Ferreira da Silva. (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2014 | DA REVOLUÇÃO BOLCHEVIQUE À DITADURA ESTALINISTA. OPÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
- Mestrado em Ensino de História e Geografia
Presidente do júri
|
Rui Miguel Valente Inácio Pepe. (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2013 | Uma outra forma de fazer escola: a Voz do Operário da Ajuda. Doutoramento em Educação (especialidade Sociologia da Educação).
Arguente
|
Pascal Paulus (Doutoramento)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2013 | A IMAGEM NO ESTADO NOVO (1933-1939) – CONTRIBUTO PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM PORTUGAL. Relatório da Prática de Ensino Supervisionada.
Mestrado em Ensino da História. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Arguente
|
Maria Margarida Rodrigues Remédio. (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2013 | O DINAMISMO CIVILIZACIONAL DA EUROPA OCIDENTAL NOS SÉCULOS XIII – ESPAÇOS, PODERES E VIVÊNCIAS: UMA PROPOSTA DIDÁCTICA. Relatório
da Prática de Ensino Supervisionada - Mestrado em Ensino de História e Geografia;
Presidente do júri
|
António Vitorino Simões Tereno. (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2013 | PORTUGAL: DA 1ª REPÚBLICA À DITADURA MILITAR – UM CAMINHO DE CIDADANIA Relatório da Prática de Ensino Supervisionada - Mestrado
em Ensino de História e Geografia
Presidente do júri
|
Leopoldo Manuel Madeira Carvalho. (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2013 | A Romanização da Península Ibérica. Uma utilização didáctica de Fontes Históricas no estudo da integração de uma região periférica
no Universo Imperial . Relatório da Prática de Ensino Supervisionada - Mestrado em Ensino de História e Geografia;
Presidente do júri
|
Filipe Miguel Garcia Fernandes. (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2012 | Centro de Formação da Mulher "WUXA". Mestrado em Ciências da Educação, Área de especialização em Formação de Adultos
Presidente do júri
|
Liliana Marlene dos Santos Zeferino (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2012 | O papel do Formador nos Cursos Educação e Formação de Adultos. Mestrado em Ciências da Educação, Área de especialização em
Formação de Adultos
Presidente do júri
|
Fátima Patrícia Amaral Figueiredo (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2012 | A importância do técnico de educação na melhoria da componente pedagógica de um centro de formação. Mestrado em Ciências da
Educação, Área de especialização em Formação de Adultos
Presidente do júri
|
Andreia Susana Ferreira de Almeida (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2012 | O trabalho de projecto na educação de adultos: uma investigação sobre a prática. Mestrado em Ciências da Educação, Área de
especialização em Formação de Adultos
Presidente do júri
|
Márcia Cristina Vicente Gregório (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2012 | Análise de necessidades de formação como estratégia de planificação da formação contínua de professores. Mestrado em Ciências
da Educação, Área de especialização em Formação de Adultos
Presidente do júri
|
Manuelly Regina Santos Veloso (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2012 | Estratégias Educativas Familiares: A escolha da Escola pelos Pais – Um estudo exploratório. Mestrado em Educação, Área de
especialização em Formação Pessoal e Social
Orientador
|
Carla Alexandra da Silva Fernandes (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2012 | Avaliação do Desempenho Docente: As lógicas profissionais na voz crítica dos professores. Mestrado em Educação, Área de especialização
em Administração e Organização Educacional
Orientador
|
Margarida Maria Roque de Garcia (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2012 | A literacia da leitura em adultos – análise diacrónica de processos de (re)socialização num grupo de Educação e Formação de
Adultos, construído no feminino
Arguente
|
Elisabete Correia Brito (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2012 | A importância do técnico de educação na melhoria da componente pedagógica de um centro de formação. Mestrado em Ciências da
Educação (Área de especialização em Formação de Adultos)
Arguente
|
Susana Isabel Bessa Gonçalves. (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2012 | Escola Mosaico: As representações dos professores e o choque de racionalidades na organização escolar. Mestrado em Ciências
da Educação (área de especialização em Administração Educacional).
Arguente
|
Alexandre Augusto dos Reis Gomes. (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | Do perfil profissional ao plano de formação à medida : competências requeridas vs competências existentes. Mestrado em Ciências
da Educação (Área de especialização em Formação de Adultos)
Arguente
|
Cátia Sofia Teixeira da Silva. (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2012 | Alfabetizar para transformar: diversidade de práticas. Mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização em Formação
de Adultos)
Arguente
|
Ana Rita Paulista Gonçalves. (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2012 | Significados e contribuições dos avós para o desenvolvimento psicossocial dos jovens : estudo exploratório com alunos do 2º
ciclo do ensino básico Mestrado em Educação (Área de especialização em Formação Pessoal e Social)
Presidente do júri
|
Mário Carlos Marques Durão. (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2012 | Alfabetização: um percurso dos adultos na leitura do mundo Mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização em Formação
de Adultos)
Presidente do júri
|
Joana Filipa Duarte Ferreira. (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2012 | O educador de adultos no processo de reconhecimento de adquiridos experienciais percursos singulares Mestrado em Ciências
da Educação (Área de especialização em Formação de Adultos)
Presidente do júri
|
Ivo Rogério Amaral Landeck. (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2012 | Formação e certificação de bombeiros em Portugal: a importância da qualificação no acesso à progressão de carreira Mestrado
em Ciências da Educação (Área de especialização em Formação de Adultos)
Presidente do júri
|
Sara Susana Ribeiro Rodrigues. (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2011 | A escola e o meio: o director de turma como elo privilegiado. Mestrado em Ciências da Educação, Área de especialização em
Avaliação em Educação
Arguente principal
|
Carla Marta Saraiva Amado Lopes de Carvalho (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2011 | Viver a leitura: a dinamização da leitura na Biblioteca Qe. Mestrado em Ciências da Educação, Área de especialização em Formação
de Adultos
Presidente do júri
|
Vera Lúcia Lopes Simões (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2011 | Organização flexível do conhecimento: estratégias para a retenção e transmissão do conhecimento e do saber-fazer nas empresas
do sector metalúrgico, metalomecânico e electromecânico. Mestrado em Ciências da Educação, Área de especialização em Formação
de Adultos
Presidente do júri
|
Carlos Manuel Casadinho Silva (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2011 | A gestão da formação na sucursal da Mundiserviços em Cabo Verde. Mestrado em Ciências da Educação, Área de especialização
em Formação de Adultos
Presidente do júri
|
Danila Maresy Silva Ferreira (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2011 | K'cidade: um modo de viver a intervenção comunitária. Mestrado em Ciências da Educação, Área de especialização em Formação
de Adultos
Presidente do júri
|
Andreia Gomes Rodriguez (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2011 | Aprender História através da Arte: A Identidade Civilizacional da Europa Ocidental. Mestrado em Ensino de História e de Geografia
no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Arguente principal
|
Ana Filipa Antunes Martinho (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2011 | Aplicação didáctica do documento no ensino da história em contexto de sala de aula: absolutismo régio, sociedade e política.
Mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Arguente
|
José Júlio da Silva Valada (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2011 | O Director, o novo rosto da escola? Um estudo de caso sobre concepções e práticas do Director na gestão de uma escola secundária.
Mestrado em Ciências da Educação, Área de especialização em Administração Educacional
Arguente principal
|
Nuno José Carrola Ferreira (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
|
2011 | A formação profissional numa empresa multinacional: um trunfo indispensável! Mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização
em Formação de Adultos).
Presidente do júri
|
Raquel Abrantes Moreira (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2011 | Público do Espaço Público. Oferta cultural de Almada e Palmela.
Arguente
|
Ana Paula Tavares Nogueira (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2011 | Diplomas e (Des)Emprego: um estudo de caso.
Arguente
|
Luís Nuno Figueiredo e Sousa (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2010 | A importância do grupo-turma e do círculo de amigos no sucesso ou insucesso escolar.
Arguente
|
Paula Margarida Guerra Bernardes de Miranda Brás (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2010 | A orientação no plural: promessas e limites do serviço público de orientação escolar
Arguente
|
Bruno Miguel Almeida Dionísio (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2008 | Percursos curriculares alternativos: das políticas às práticas: um estudo de caso. Mestrado em Educação, Área de especialização
em Administração e Organização Escolar
Presidente do júri
|
Júlia Maria Ferreira Brilha (Mestrado)
Departamento de Educação- Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
|
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - Atual | Perita externa do Agrupamento de Escolas Luis António Verney (Lisboa) | Ministério da Educação, Portugal |
2011 - Atual | Perita externa do Agrupamento de Escolas Manuel da Maia | Ministério da Educação, Portugal |
2018 - 2018 | AGENDA TEMÁTICA DE INVESTIGAÇÃO E INOVAÇÃO, subordinada ao tema da Inclusão Social e Cidadania | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2008 - 2012 | Observatório Permanente de Escolas do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa | Instituto de Ciências Sociais - Universidade de Lisboa, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2021 - Atual | Diretora Adjunta da Sociologia On Line (Revista da Associação Portuguesa de Sociologia) | Diretora Adjunta |
2009 - Atual | Membro da Secção de Sociologia da Educação da Associação Portuguesa de Sociologia | Sócio |
2016 - 2021 | Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Sociologia | Vice-Presidente |
2014 - 2016 | Membro da Direção (Vogal) da Associação Portuguesa de Sociologia | Vogal da Direção |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023 - 2023 | Membro da Comissão Científica do VII ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Membro
|
Universidade do Porto, Portugal |
2021 - 2021 | Membro da Comissão Científica do I Congresso Internacional OFEI.
Membro
|
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2021 - 2021 | Membro da Comissão Científica da AFIRSE
Membro
|
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal |
2019 - 2019 | Membro da Comissão Científica do Encontro INTEIP 2019 – Peer Learning Activity,
Membro
|
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal |
2018 - 2018 | Membro da Comissão Científica do VI Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação
Membro
|
Universidade do Minho, Portugal |
2018 - 2018 | Membro da Comissão Científica do III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação
Membro
|
|
2017 - 2017 | Membro da Comissão Científica da II Conferência Ibérica de Sociologia da Educação
Membro
|
|
2016 - 2016 | Membro da Comissão Científica do V Colóquio Luso Brasileiro de Sociologia da Educação
Membro
|
|
2014 - 2014 | Membro da Comissão Científica do Seminário Internacional Ciências Sociais, conhecimento e educação como bens públicos, organizado
pelo MMM-Manifesto Internacional de Cientistas Sociais para um Mundo Melhor
Membro
|
|
2011 - 2011 | Membro da Comissão Científica do II Encontro de Sociologia da Educação “Educação, Territórios e (Des)igualdades – II
Membro
|