???global.info.a_carregar???
Maria Benedita de Lemos Portugal e Melo (Luanda, 1968) completed her BA (1992) and MA (1997) in Sociology at the Faculty of Letters of the University of Porto. She obtained her PhD in Sociology (specializing in Sociology of Communication, Culture and Education) from the Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE-IUL) in June 2008, with a dissertation on the effects of school rankings on the work of secondary school teachers, published in 2009. She is an Assistant Professor at the Institute of Education of the University of Lisbon and a researcher at UIDEF. She was Vice-President of the Portuguese Sociological Association and is currently Deputy Director of Sociologia on line (journal of the Portuguese Sociological Association). Since 2011-12, she has worked as an external expert in Lisbon school groups within the scope of the Priority Educational Intervention Areas. Her areas of research are in the field of sociology of education, sociology of childhood, sociology of media and educational policies. She has been involved in various research projects funded by the FCT, and is currently coordinating a project with Ana Diogo (University of the Azores) and Manuela Ferreira (University of Porto) entitled De pequenino se torce o menino: a fabricação do sucesso escolar nos primeiros anos de escolaridade ("The fabrication of school success in the first years of schooling). She is the author and co-author of several works and scientific articles.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Benedita de Lemos Portugal e Melo

Nomes de citação

  • Melo, M Benedita Portugal e
  • Portugal, Maria Benedita
  • Melo, Benedita Portugal
  • Melo, Maria Benedita Portugal e
  • Portugal, Benedita
  • Melo, Benedita
  • Maria Benedita Melo

Identificadores de autor

Ciência ID
F21A-9A30-3B04
ORCID iD
0000-0003-1981-5931

Endereços de correio eletrónico

  • mbmelo@ie.ulisboa.pt (Profissional)
  • beneditaportugalmelo@gmail.com (Pessoal)

Telefones

Fax
  • 217933408 (Profissional)
Telefone
  • 217943633 (Profissional)

Moradas

  • Institute of Education, University of Lisbon, Portugal. Alameda da Universidade, 1649-013 , Lisbon, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Sociologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2008/06/18
Concluído
Sociologia (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Sociologia da Comunicação, da Cultura e da Educação
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Reflexos da Reflexividade Mediatizada: os Professores do Ensino Secundário e os Rankings Escolares" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Distinção e Louvor por unanimidade
1995 - 1997
Concluído
Sociologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"No temp(l)o da arte - um estudo sobre práticas culturais " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1987 - 1992
Concluído
Sociologia (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"Dinâmicas de desenvolvimento e poder local: análise de um estudo de caso" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/01/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2008/06 - 2009/08 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Departamento de Educação- Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
2000/02 - 2008/05 Assistente (Docente Universitário) Departamento de Educação- Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
1997/09 - 2000/02 Assistente (Docente Universitário) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
1992/09 - 1997/08 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Escola Superior de Educação Jean Piaget/Arcozelo , Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021 - Atual Diretora Adjunta da Revista Sociologia On Line Sociologia On Line, Revista da Associação Portuguesa de Sociologia, Portugal
Sociologia On Line, Revista da Associação Portuguesa de Sociologia, Portugal
2020 - Atual Editora Adjunta da coleção de e-books do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2015 - Atual Membro da Comissão Científica do Mestrado em Ensino de Geografia da Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2013 - Atual Membro do Conselho de Escola Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2011 - Atual Membro da Comissão Científica do Doutoramento em Migrações da Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2011 - Atual Perita Externa de Agrupamentos de Escolas situados em Lisboa, no âmbito do Programa TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária) Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2017 - 2021 Vice-Presidente do Conselho Pedagógico do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2016 - 2021 Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Sociologia Associação Portuguesa de Sociologia, Portugal
Associação Portuguesa de Sociologia, Portugal
2015 - 2021 Membro da Comissão de Avaliação Interna do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2015 - 2018 Co-coordenação, com Marta Almeida (IE-UL) da Redescola do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2014 - 2016 Vogal da Direção da Associação Portuguesa de Sociologia Associação Portuguesa de Sociologia, Portugal
Associação Portuguesa de Sociologia, Portugal
2011 - 2015 Membro da Comissão Científica do Mestrado em Ensino de História e Geografia da Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2011 - 2012 Membro da Comissão Científica do Mestrado em Ensino de Filosofia da Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2010 - 2011 Representante do IE-UL na Comissão da Área Estratégica de Ciências Sociais para criação do Programa de Doutoramento Interdisciplinar em Migrações da Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2009 - 2010 Co-coordenação, com Feliciano Veiga, do curso de Mestrado em Educação, área de especialização em Formação Pessoal e Social, do Departamento de Educação da Universidade de Lisboa Departamento de Educação- Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
Departamento de Educação- Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
2007 - 2009 Membro da Comissão Pedagógica Departamento de Educação- Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
2007 - 2009 Membro do Conselho Pedagógico Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022 - Atual VET EFFECTS: efeitos organizacionais e socioeconómicos da introdução dos cursos profissionais na escola pública
sem código
Investigador
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
Em curso
2015 - Atual De pequenino se torce o menino: a fabricação do sucesso escolar nos primeiros anos de escolaridade.
sem código
Investigador responsável
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal

Universidade dos Açores, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Em curso
2018 - 2021 As crianças e o seu direito à cidade: Combater a desigualdade urbana através do desenho participativo de cidades amigas das crianças.
PTDC/SOC-SOC/30415/2017
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
UID/CED/04107/2019
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2018 - 2019 Educação, Subjetividade e Cultura Digital
sem código
Investigador
UFMH, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal

Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Concluído
2011/04 - 2014/04 Avaliação, Ensino e Aprendizagens no Ensino Superior em Portugal e no Brasil: Realidades e Perspectivas
Projeto PTDC/CPE-CED/114318/20
PTDC/CPE-CED/114318/2009
Investigador
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade de São Paulo Faculdade de Educação, Brasil

Universidade do Estado do Pará, Brasil

Universidade da Amazônia, Brasil

Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Coimbra, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 4107 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI4107/2011
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010/01/01 - 2013/07/02 Avaliação do Currículo das Ciências Físicas e Naturais do 3º ciclo do Ensino Básico
PTDC/CPE-CED/102789/2008
Investigador
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal

Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade Aberta, Portugal

Universidade de Évora, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal

Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida Centro de Investigação em Educação, Portugal

Universidade de Évora, Portugal

Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Max-Planck-Institut fur Dynamik komplexer technischer Systeme, Alemanha

Universidade de Évora, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2009/09/01 - 2010/11/30 Observatório dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária
FSE/CED/83553/2008
Investigador
Universidade do Porto Instituto de Sociologia, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2008/11/30 - 2010/11/30 O futuro em aberto: incertezas e riscos nas escolhas escolares
PTDC/CED/67590/2006
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal

Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2000/09 - 2002/09 Democratização Escolar: Intenções e Apropriações
n/a
Investigador
Departamento de Educação- Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
Centro de Investigação em Educação da FCUL
Concluído
2000/02 - 2001/12 Pontes de Partida
n/a
Investigador
Porto 2001, Capital Europeia da Cultura, Portugal
Porto 2001, Capital Europeia da Cultura
Concluído
1998/01 - 1999/12 Estudo de Avaliação do Impacto Social da Construção de uma Barragem no Rio Paiva
n/a
Investigador responsável
Agência de Comunicação e Investigação para o Desenvolvimento Lda, Portugal
Empresa Águas do Douro e Paiva
Concluído
1997/01 - 1997/07 Diagnóstico socioeconómico da população do bairro piscatório de Esmoriz
n/a
Investigador
Câmara Municipal de Ovar, Portugal
Câmara Municipal de Ovar
Concluído
1994/10 - 1995/07 Valores, Atitudes e Representações da Classe Docente das Escolas Secundárias do Porto face às Acções Culturais do Pelouro de Animação da Cidade
n/a
Investigador responsável
Câmara Municipal do Porto, Portugal
Câmara Municipal do Porto
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Bruno Dionísio; Benedita Portugal e Melo. "Escolas, um lugar inóspito à intervenção de sociólogos?", Jornal de Sociologia da Educação, 2018, https://jornalsocedu.wordpress.com/escolas-um-lugar-inospito-a-intervencao-de-sociologos.
  2. Ana Matias Diogo; Manuela Ferreira; Benedita Portugal e Melo. "Exames para que te quero?", Barómetro Social, 2016, http://barometro.com.pt/archives/2085.
  3. Melo, Benedita Portugal. "Internet, famílias e escola: o equívoco da igualdade", Barómetro Social, 2011, http://barometro.com.pt/.
  4. Melo, Benedita Portugal. "A imagem do ensino", Media XXI, Revista Nacional da Indústria e do Ensino da Comunicação, 2003
  5. Melo, Benedita Portugal. "Valores, atitudes e representações sociais dos jovens portugueses", Boletim da Universidade do Porto, 1994
  6. Melo, Benedita Portugal. "Estudantes, associações, poder ou contra-poder?", Boletim da Universidade do Porto, 1994
Artigo em jornal
  1. Melo, Benedita Portugal. "TEIP: uma via para a inclusão e igualdade de oportunidades?", Jornal de Letras, 2023
  2. Associação Portuguesa de Sociologia. "A ciência enquanto bem público", Público, 2019
  3. Pedro Abrantes; Maria José Casa-Nova; Ana Matias Diogo; Bruno Dionísio; João Teixeira Lopes; Susana da Cruz Martins; Rosário Mauritti; et al. "Educação e Liberdade", Jornal Público, 2016, Opinião, https://www.publico.pt/2016/05/18/sociedade/opiniao/educacao-e-liberdade-1732246.
  4. Pedro Abrantes; Maria José Casa-Nova; Fernando Diogo; Carlos Estêvão; Rafaela Ganga; João Teixeira Lopes; Benedita Portugal; Sofia Marques da Silva. "Infâncias pobres e pobreza em Portugal como escolha política.", Jornal Público, 2015, Opinião, https://www.publico.pt/2015/06/09/sociedade/opiniao/infancias-pobres-e-pobreza-em-portugal-como-escolha-politica-1698283.
  5. Pedro Abrantes; Maria José Casa-Nova; Fernando Diogo; Carlos Estêvão; Rafaela Ganga; João Teixeira Lopes; Benedita Portugal; Sofia Marques da Silva. "A FCT, a avaliação, a avaliadora e os avaliados", Jornal Público, 2015, Opinião, https://www.publico.pt/2015/09/21/ciencia/opiniao/a-fct-a-avaliacao-a-avaliadora-e-os-avaliados-1708198.
  6. Ana Bela Silva; Ana Maria Ribeiro; Ana Nunes de Almeida; Fernando Tavares; Maria Manuel Vieira; Benedita Melo; José Resende. "Ranking de escolas: o “charme” discreto da iliteracia.", Jornal Público, 2004, Opinião, https://www.publico.pt/2004/11/01/jornal/ranking-de-escolas-o-charme-discreto-da-iliteracia-194661.
Artigo em revista
  1. Ana Diogo; Manuela Ferreira; Benedita Portugal e Melo. "A interiorização da performatividade pelas crianças: Lógicas de fabricação do bom aluno no ensino primário". Educação & Sociedade (2023): https://doi.org/10.1590/es.265864.
    10.1590/es.265864
  2. Santos, Íris; Carvalho, Luís Miguel; Portugal e Melo, Benedita. "The media’s role in shaping the public opinion on education: A thematic and frame analysis of externalisation to world situations in the Portuguese media". Research in Comparative and International Education 0 0 (2022): 1-22. http://dx.doi.org/10.1177/17454999211057753.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1177/17454999211057753
  3. Benedita Portugal e Melo; Ana Matias Diogo; Manuela Ferreira. "Como ser um bom aluno? dos modelos de escola aos pontos de vista das crianças". (2022): https://hdl.handle.net/10216/148531.
    10.21814/rpe.21531
  4. MELO, BENEDITA PORTUGAL E; ALVES, NATÁLIA; ALVES, MARIANA GAIO. "Reflexões sobre o potencial pedagógico do uso de filmes no ensino e na aprendizagem de Sociologia da Educação e das Culturas Juvenis". Configurações 28 (2021): 65-82. http://dx.doi.org/10.4000/configuracoes.13909.
    Acesso aberto • Publicado • 10.4000/configuracoes.13909
  5. Melo, Benedita Portugal e; Lopes, João Teixeira. "Metamorfoses de A Reprodução: um olhar atualizado a partir da realidade portuguesa". Sociologia, Problemas e Práticas 97 (2021): http://dx.doi.org/10.7458/spp20219724911.
    Acesso aberto • 10.7458/spp20219724911
  6. Brandão, Ana Maria; Melo, Benedita Portugal e; Lopes, João Teixeira. "O ensino e a divulgação da Sociologia em Portugal: nota introdutória". Configurações 28 (2021): 5-10. https://hdl.handle.net/10216/138494.
    Publicado • 10.4000/configuracoes.14124
  7. Manuela Ferreira; Ana Matias Diogo; Benedita Portugal e Melo; Ferreira,Manuela; Diogo,Ana Matias; Melo,Benedita Portugal e. "Performance escolar: os exames do 4.º ano na TV". Análise Social {LIII 227 (2018): 280-307. https://doi.org/10.31447/AS00032573.2018227.02.
    10.31447/AS00032573.2018227.02
  8. Ana Matias Diogo; Benedita Portugal e Melo; Manuela Ferreira. "Exames e lógicas de fabricação de bons alunos nas classes médias". (2018): https://hdl.handle.net/10216/125119.
    10.1590/198053145138
  9. Melo, Benedita Portugal. "Transformações internacionais e orientações recentes das políticas de educação compensatória: de que falamos quando falamos, em Portugal, de “Territórios Educativos de Intervenção Prioritária”?". Espaço & Geografia 19 1 (2016): 69-103. http://www.lsie.unb.br/espacoegeografia/index.php?journal=espacoegeografia&page=article&op=view&path%5B%5D=479&path%5B%5D=260.
    Acesso aberto • Publicado
  10. Melo, Benedita Portugal; Diogo, Ana Matias; Ferreira, Manuela; Melo, Benedita Portugal e; Benedita Portugal e Melo; Ana Matias Diogo; Manuela Ferreira. "O regresso dos exames do 4.º ano : escola, crianças e dinâmicas familiares na blogosfera". Sociologia, Problemas e Práticas 2016 81 (2016): 141-161. http://hdl.handle.net/10400.3/4353.
    Publicado • 10.7458/SPP2016817617
  11. Vieira,Maria Manuel; Melo,Maria Benedita Portugal e; Pappámikail,Lia; Vieira, Maria Manuel; Melo, Maria Benedita Portugal e; Pappámikail, Lia; Maria Manuel Vieira; Benedita Portugal e Melo; Lia Pappámikail. "Da fabricação das escolhas escolares aos recursos informativos de suporte: o discurso adolescente em análise". Educação e Pesquisa 42 4 (2016): http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022016000401015.
    Publicado • 10.1590/S1517-9702201605142200
  12. Melo, Benedita Portugal. "Contributos para uma análise da tese da “modernidade reflexiva” de Anthony Giddens, a partir da perspectiva de Pierre Bourdieu". Fórum Sociológico 22 n/a (2012): 113-122. https://journals.openedition.org/sociologico/632.
    Acesso aberto • Aceite para publicação
  13. Melo, Benedita Portugal. "Escolhas escolares e opções profissionais – Entre a família, a escola e os amigos, que papel desempenham os media?". Sociologia da Educação, Revista Luso-Brasileira 2 4 (2011): 24-53.
    Publicado
  14. Melo, Benedita Portugal; MElo, M. Benedita Portugal. "Contributos para a compreensão do «efeito professor TEIP»: proposta de um programa de pesquisa.". Sociologia 21 (2011): 159-170. http://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/article/view/2237.
    Acesso aberto • Publicado
  15. Melo, Benedita Portugal. "Traços da retórica produzida sobre o “efeito de escola”: análise exploratória da opinião difundida na imprensa escrita e das representações dos professores do ensino secundário". Sociologia 20 (2010): 291-305. http://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/article/view/2290.
    Acesso aberto • Publicado
  16. Melo,Maria Benedita Portugal e; Melo, M Benedita Portugal E; Melo, Benedita Portugal. "Os circuitos da reflexividade mediatizada: apresentação de dados preliminares". Análise Social 176 (2005): 595-617. http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732005000400007.
    Publicado
  17. Melo, Benedita Portugal; Melo, M Benedita Portugal E. "O Campo artístico e a produção dos gostos culturais". Revista da Universidade Fernando Pessoa 4 (1999): 177-191. http://hdl.handle.net/10451/6845.
    Publicado
  18. Melo, M Benedita Portugal E; Melo, Benedita Portugal. "Contributos para uma análise dos consumos culturais eruditos". Cadernos de Ciências Sociais 19-20 (1999): 117-129. http://hdl.handle.net/10451/6846.
    Publicado
  19. Melo, M Benedita Portugal E; Melo, Maria Benedita Portugal e. "No temp(l)o da arte: Um estudo sobre práticas culturais". (1998): http://hdl.handle.net/10451/6843.
  20. Melo, Benedita Portugal. "Poderes locais ou locais de poder". Sociologia 4 (1994): 406-410.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Benedita Portugal e Melo; Diogo, Ana Matias; Manuela Ferreira. "Melo, Benedita Portugal; Diogo, Ana Matias; Manuela Ferreira. "Como se preparam as crianças do 1º ciclo para futuros incertos? Perspetivas infantis sobre o bom aluno" (no prelo)". In Editado por José Augusto Palhares; Elias Evangelista Gomes. A educação e os sentidos de futuro em contextos de incertezas no Brasil e em Portugal. Contributos da sociologia da educação. Lisboa, Portugal: CIEd/UMinho Editora, 2024.
    No prelo
  2. Melo, Benedita Portugal; Castro Seixas, Eunice ; Sara Gozalez. "As bibliotecas como espaços para as crianças. Desafios em tempos de pandemia.". In O Direito das Crianças à Cidade. Estudos sobre as cidades de Lisboa e do Porto, 121-146. Lisboa, Portugal: Mundos Sociais, 2023.
    Publicado
  3. Melo, Benedita Portugal e; González, Sara; Eunice Castro Seixas. "AS BIBLIOTECAS PÚBLICAS ENQUANTO ESPAÇOS PARA AS CRIANÇAS: 11 RECOMENDAÇÕES". In ...Estudos sobre crianças e espaços públicos urbanos a partir do Projeto CRiCity: recomendações. Lisboa, Portugal: Universidade do Porto. Faculdade de Letras, 2022.
    Publicado • 10.21747/9789899052441/est
  4. Melo, Benedita Portugal. "Fundamentos teórico-conceptuais e políticos do Programa TEIP". In 25 anos do Programa TEIP em Portugal, editado por Estela Costa; Marta Almeida. Lisboa, Portugal: REDESCOLA - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa., 2022.
    Publicado
  5. Melo, Benedita Portugal. "Caso do Agrupamento de Escolas de Frazão, Paços de Ferreira.". In 25 anos do Programa TEIP em Portugal, editado por Estela Costa. Lisboa, Portugal: REDESCOLA - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2022.
    Publicado
  6. Melo, Benedita Portugal; Diogo, Ana Matias. "Melo, Benedita Portugal; Diogo, Ana Matias (2021). "Overview of Primary Education(Portugal)".". In In Bloomsbury Education and Childhood Studies Country Pages, editado por Pedro Nuno Teixeira; Sofia Marques da Silva; Ian Menter., editado por Pedro Nuno Teixeira; Sofia Marques da Silva; Ian Menter. Londres, Reino Unido: Bloomsbury Publishing, 2021.
    Publicado
  7. Melo, Benedita Portugal. "Lopes, J.T., Abrantes, P., Ferro, L., Ramos, M., Melo, B.P., Ferreira, A., Cerejo, D. & Aníbal, A. (2020) Sociology in Portugal: Local, National and International Dialogues.". In Sociologies in Dialogue., 305-322. Reino Unido: Sage, 2020.
    Publicado
  8. Melo, Benedita Portugal. "Lopes, J. T., Melo, B.P. & Rodrigues, J. (2020). Classes Sociais nos parques e efeitos da pandemia In Eunice Castro Seixas (Org.). Crianças na Cidade em Tempos de COVID-19: Reflexões a Partir da Investigação em Espaços Públicos no Porto e em Lisboa. Cadernos da Pandemia do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto". editado por Eunice Cristina do Nascimento Castro Seixas, 6-16. Porto, Portugal: Instituto de Sociologia da Universidade do Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto., 2020.
    Publicado
  9. Bruno Dionísio; Benedita Portugal e Melo; Cristina Ponte. "As TIC na Escola Portuguesa: Políticas, Dispositivos, Tendências.". In A Escola Navega na WEB. Que Onda é Essa?, 91-113. Belo Horizonte, Brasil: Crivo Editorial, 2019.
    Publicado
  10. Cristina Ponte; Benedita Portugal e Melo; Bruno Dionísio. "Testemunhos de estudantes Portugueses - Análise Preliminar". In A Escola Navega na WEB. Que Onda é Essa?, 113-132. Belo Horizonte, Brasil: Crivo Editorial, 2019.
    Publicado
  11. Manuela Ferreira; Ana Matias Diogo; Benedita Portugal e Melo. "Exames, performatividade e trabalho escolar: reinterpretações de professores, crianças e pais na blogosfera e na TV". In Currículo, política e cultura: conversas entre Brasil e Portugal. Editora CRV, 2019.
    Publicado
  12. Ana Isabel Matias Diogo; Melo, Benedita Portugal; FERREIRA, MANUELA. "Exames do 4º ano, trabalho escolar e educação familiar: perspetivas de pais da classe média urbana". In Fracturas sociales e educativas. Desafios para la Sociologia de la Educación, editado por Leopoldo Cabrera. Valência, Espanha: Valencia: Institut de Creativitat i Innovacions Educatives de la Universitat de València, 2018.
    Publicado
  13. Melo, Benedita Portugal. "Porque negam os estudantes os efeitos dos media? Uma análise dos discursos dos estudantes sobre as suas escolhas escolares". In Os jovens e o consumo dos media., 205-226. Ponta Delgada, Portugal: Edições do Observatório da Juventude dos Açores., 2017.
    Publicado
  14. Benedita Portugal e Melo; Manuela Mendes. "Imigrantes em Portugal e sucesso escolar dos seus descendentes: incursão sócio-histórica". In Investigar, Intervir e Preservar: Caminhos da História da Educação Luso-Brasileira.. Porto, Portugal: CITCEM., 2016.
    Publicado
  15. Benedita Portugal e Melo (F21A-9A30-3B04); Ana Matias Diogo; Manuela Ferreira. "Os exames do 4º ano na blogosfera: concepções sobre escola, crianças e dinâmicas familiares". In A Educação na Europa do Sul. Constrangimentos e Desafios em Tempos Incertos / La Educaciónen la Europa delSur. Constricciones y DesafíosenTiemposInciertos., 963-985. Lisboa, Portugal: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 2016.
    Publicado
  16. Melo, Benedita Portugal e; Vieira, Maria Manuel; Pappámikail, Lia; Nune, Cátia; Benedita Portugal e Melo; Maria Manuel Vieira; Lia Pappámikail; Cátia Nunes. "A autonomia sob influência. Processos e suportes para a escolha". In O Futuro em Aberto., 199-226. Lisboa, Portugal: Mundos Sociais, 2016.
    Publicado
  17. Fernandes, Domingos; Melo, Benedita Portugal e; Vieira, Maria Manuel; Melo, M Benedita Portugal E. "Autonomia estudantil e práticas pedagógicas no ensino superior". In 40 Anos de Políticas de Ciência e de Ensino Superior, 695-734. Lisboa, Portugal: Almedina, 2015.
    Publicado
  18. Marília Cid; Isabel Fialho; António Borralho; Domingos Fernandes; Pedro Rodrigues; Benedita Portugal e Melo. "A Avaliação nas Práticas Curriculares em Quatro Universidades Portuguesas". In Avaliação, Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior em Portugal e no Brasil: Realidades e Perspectivas, 615-648. Lisboa, Portugal: EDUCA, 2014.
    Publicado
  19. Melo, Benedita Portugal. "Uma análise do trabalho docente no ensino superior: o ponto de vista de alunos de Ciências da Saúde.". In Avaliação, Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior em Portugal e no Brasil: Realidades e Perspectivas, 707-734. Lisboa, Portugal: EDUCA, 2014.
    Publicado
  20. Lilia Branquinho Alves; Benedita Portugal e Melo. "Feedback e Avaliação em Sala de Aula: um estudo de caso na Universidade de Lisboa". In Investigaciones nen el contexto universitario actual., 375-381. Ourense: Educación Editora., 2014.
    Publicado
  21. Melo, Benedita Portugal. "Como se pode construir uma escola justa? Discursos da imprensa escrita de referência em análise". In Entre Mais e Melhor Escola: Inclusão e Excelência no Sistema Educativo Português., 93-117. Lisboa, Portugal: Mundos Sociais, 2014.
    Publicado
  22. Melo, Benedita Portugal. "(Re)pensar a violência escolar à luz das estratégias de intervenção em territórios de intervenção prioritária". In Habitar a escola e as suas margens: geografias plurais em confronto., 157-169. Portalegre: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Portalegre, 2013.
    Publicado
  23. Melo, M Benedita de Lemos Portugal e. "A (des)ordem escolar nos TEIP: o papel dos gabinetes de apoio". In Escolas Singulares – Estudos Locais Comparativos, 71-82. Porto, Portugal: Edições Afrontamento, 2012.
    Publicado
  24. Melo, Benedita Portugal; Melo, Maria Benedita Portugal e. "Traços da retórica produzida sobre o “efeito de escola”: análise exploratória da opinião difundida na imprensa escrita e das representações dos professores do ensino secundário". In Familia, Escola e Juventude: olhares cruzados, 195-215. Belo Horizonte, Brasil: Editora UFMG, 2012.
    Publicado
  25. Melo, M Benedita Portugal E; Melo, Benedita Portugal. "Representations of secondary education teachers regarding school rankings – notes of an empirical research". In The crisis of Schooling? Learning, knowledge and competencies in modern societies, 89-101. Cambridge, Reino Unido: Cambridge Scholars Publishing, 2009.
    Publicado
  26. Melo, M Benedita Portugal E; Melo, Benedita Portugal. "Educação e mass media na modernidade: Efeitos do ranking escolar em análise". In Escola, jovens e média, 67-94. Lisboa, Portugal: Imprensa de Ciências Sociais, 2007.
    Publicado
  27. Melo, Benedita Portugal; Melo, M Benedita Portugal E. "De que se fala quando se fala na escola para todos? Uma análise da programação da RTP - 1974 a 1999". In Democratização Escolar: Intenções e Apropriações, 11-61. Lisboa, Portugal: Centro de Investigação em Educação, 2003.
    Publicado
  28. José Madureira Pinto; Maria Benedita Portugal e Melo; Melo, M Benedita Portugal E. "Reflexões sobre um Projecto de Democratização Cultural em Meio Escolar". In Pontes de Partida : traços de expressão artística das escolas do Porto, 8-27. Porto, Portugal: Edições Afrontamento & Porto 2001, 2001.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. Manuela Mendes; Nelba Azevedo Penna; Benedita Portugal e Melo; Pedro Caetano; Jorge Malheiros. "Vulnerabilidades e Transitoriedades – Habitar o Mundo Plural". Espaço & Geografia 19 1 (2016):
    Publicado • Co-editor
  2. Maria Manuela Mendes; Maria Benedita Melo; Pedro Caetano; José Manuel Resende. "Projetar novos mundos, habitar velhos territórios: Controvérsias Públicas em Portugal e no Brasil.". Dilemas: Revista de estudos de conflito e controle social. 7 1 (2014): http://www.dilemas.ifcs.ufrj.br/page_60.html)..
    Publicado • Co-editor
Livro
  1. Melo, Benedita Portugal; Ana Matias Diogo; Manuela Ferreira; João Teixeira Lopes; Elias Gomes. Entre Crise e Euforia: práticas e políticas educativas no Brasil e em Portugal. Porto, Portugal: Faculdade de Letras da Universidade do Porto. 2014.
    Publicado • Editor
  2. Melo, M Benedita Portugal E; Melo, M Benedita de Lemos Portugal e. Os Professores do Ensino Secundário e os Rankings Escolares: Reflexos da Reflexividade Mediatizada. Vila Nova de Gaia, Portugal: Fundação Manuel Leão. 2009.
    Publicado
  3. Maria Manuel Vieira; Joaquim Pintassilgo; Benedita Portugal e Melo (F21A-9A30-3B04). Democratização Escolar: Intenções e Apropriações. Lisboa, Portugal: Centro de Investigação em Educação da FCUL. 2003.
    Publicado • Editor
  4. H. Alves; J. Felicio; Maria Benedita Melo; F. Oliveira; I. Rodrigues; P. Vieira; P. Monteiro; T. Pires; Melo, M Benedita Portugal E. Marés Vivas - Galgar os Limites do Quotidiano. Ovar, Portugal: Câmara Municipal de Ovar. 2000.
    Publicado
Manual
  1. António Pedro Pombo; Lopes, João Teixeira; Melo, Benedita Portugal; Cristina Tristão Rodrigues. Mundo da Sociologia 12. porto, Portugal: Porto Editora. 2023.
    Publicado
Prefácio / Posfácio
  1. Melo, Benedita Portugal; Diogo, Ana Matias; Ferreira, Manuela; Lopes, João Teixeira. "Entre crise e euforia: práticas e políticas educativas no Brasil e em Portugal - Apresentação". Prefácio para Entre crise e euforia: práticas e políticas educativas no Brasil e em Portugal, 12-34. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Biblioteca Digital. 2014.
    Publicado
Relatório
  1. Melo, Benedita Portugal. 2020. Cavaco, Carmen, & Melo, Benedita (coord.) (2020). Resultados do inquérito por questionário sobre os níveis de satisfação dos estudantes face ao funcionamento do IE-Ulisboa. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Relatório elaborado no âmbito do Conselho Pedagógico Pedagógica)..
    Editor
  2. Joaquim Pintassilgo; Luis Tinoca; Maria Benedita Portugal e Melo; M. Reis; R. Graça; T. Santos; A. Pereira. 2017. Pintassilgo, J, Tinoca, L., Melo, M.B.P., Reis, M., Graça, R., Santos, T., Pereira, A. (2017). Relatório de Análise da Satisfação com o IEUL. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (documento policopiado). (Relatório elaborado no âmbito da Comissão de Avaliação Interna do IEUL)..
Tese / Dissertação
  1. Melo, Maria Benedita de Lemos Portugal e. "Reflexos da reflexividade mediatizada: os professores do ensino secundário e os rankings escolares". Doutoramento, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, 2008. http://hdl.handle.net/10071/709.
  2. Melo, Benedita Portugal. "No temp(l)o da arte - um estudo sobre práticas culturais". Mestrado, Universidade do Porto Faculdade de Letras, 1997.
  3. Melo, Benedita Portugal. "Poder Local e Desenvolvimento: Um concelho rural em mudança". Licenciatura, Universidade do Porto Faculdade de Letras, 1992.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/04/13 Subjectivities and temporalities in the making of good students: the point of view of primary school teachers. International Mid-term Conference ofAIS-Sociology of Education Research Committee Education as Commons.Democratic Values, Social Justice and Inclusion in Education
European Sociological Association (ESA) e Italian Sociological Association (Palermo, Itália)
2023/04/13 Participating in primary school: children's subjectivities International Mid-term Conference ofAIS-Sociology of Education Research Committee Education as Commons.Democratic Values, Social Justice and Inclusion in Education
European Sociological Association (ESA) e Italian Sociological Association (Palermo, Itália)
2023/04 Subjetividades e temporalidades na fabricação de bons alunos: o ponto de vista de professores do 1º ciclo XII Congresso Português de Sociologia
Associação Portuguesa de Sociologia (Coimbra, Portugal)
2023 O que dizem as crianças sobre o que é ser um bom aluno? Ecos da performatividade no 1.º ciclo do ensino básico Encontro “Nós e laços…" organizado pelo Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º CEB da ESE Setúbal
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º CEB da ESE Setúbal (Setúbal, Portugal)
2023 At university entry: students experiences and expectations. International Mid-term Conference of AIS-SOCIOLOGY of Education Research Committee
AIS-SOCIOLOGY of Education Research Committee (Palermo, Itália)
2023 Configurations of justice and the role of the State: debates on public schools in the Portuguese press (2001-2021). ECER “The Value of Diversity in Education and Education Research
European Educational Research Association (Glasgow, Reino Unido)
2022/10/26 Experiências e subjetividades de participação no 1º ciclo: vozes das crianças Colóquio Infância, educação e família: políticas, percursos e participação
Secções Temáticas da APS, Sociologia da Infância, Sociologia da Educação e Famílias e Curso de Vida (online, Portugal)
2022/07/12 Lógicas de performatividade no quotidiano escolar: discursos de alunos e professores do 1º ciclo 1st International Conference on Education and Training
International Conference on Education and Training (Lisboa, Portugal)
2022/07/12 A Sociologia da Educação na formação de educadores e professores em tempos de transição: Reflexões a partir de pesquisas sobre a Educação Pré-escolar e o 1º CEB Simpósio “A Sociologia da Educação na formação, prática e desenvolvimento profissional dos professores em Portugal: contributos, presenças e ausências-1st International Conference on Education and Training
1st International Conference on Education and Training (Lisboa, Portugal)
2022 A Sociologia dentro e fora da Academia. Entre o campo profissional e o campo académico: Boas práticas de articulação Encontro A sociologia dentro e fora da academia
Associação Portuguesa de Sociologia (Lisboa, Portugal)
2022 A fabricação do bom aluno no 1º Ciclo do Ensino Básico: Alguns resultados do projeto de pequenino se torce o menino. Seminário Permanente de Investigação CICSNOVA
CICSNOVA (online, Portugal)
2022 As bibliotecas como espaços para as crianças: desafios em tempos de pandemia Conferência Final do Projeto CRiCity
Projeto CRiCity (Lisboa, Portugal)
2022 Infâncias, espaços e educação Mesa Redonda “Infâncias, Direitos e Desigualdades” no âmbito da Conferência Final do Projeto CRiCity
Projeto CRiCity (Lisboa, Portugal)
2021 O ensino do género e da sexualidade em contexto académico: públicos, desafios e estratégias pedagógicas IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva
Congresso Internacional de Educação Inclusiva (online, Brasil)
2021 A experiência da escolha escolar de jovens estrangeiros e descendentes de imigrantes em escolas secundárias da Área Metropolitana de Lisboa XI Congresso Português de Sociologia
Associação Portuguesa de Sociologia (online, Portugal)
2021 Experiencing Vocational Choices: A Case Study with Foreign Students in Lisbon’s Multicultural Schools IV Virtual ISA Forum of Sociology
International Sociological Association (porto alegre e online, Brasil)
2021 Dinâmicas de produção do bom aluno em três contextos escolares distintos: subjectividades e identidades de professores e crianças do 1º ciclo XI Congresso Português de Sociologia
Associação Portuguesa de Sociologia (online, Portugal)
2021 Infância e Classes Sociais Ciclo de Conversas Fins de Tarde de Sociologia
Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (online, Portugal)
2021 Educação, diversidade cultural e estratégias de inclusão escolar Conferência final nas IV Jornadas do Mestrado em Ensino de Geografia
Comissão Científica do Mestrado em Ensino de Geografia (Lisboa, Portugal)
2021 DE PEQUENINO SE TORCE O MENINO: fabricação do sucesso escolar nos primeiros anos de escolaridade SOCIOLOGIA NA RUA
Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
2021 De pequenino se torce o menino: Lógicas de fabricação do bom aluno no 1º ciclo do ensino básico Conferência realizada no ciclo de conferências do Mestrado em Estudos de Educação 2020-2021
Mestrado em Estudos de Educação 2021-2021 da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (online, Portugal)
2021 Como ser um bom aluno? Dos modelos de escola aos pontos de vista das crianças encontro promovido por Lia Pappamikail (ESE-Santarém) no âmbito da UC. Fundamentos Socioculturais da Educação da Licenciatura em educação básica 2021-2021 da ESE de Santarém.
Lia Pappamikail (ESE-Santarém) (Santarém, Portugal)
2019 Como se consegue ser um bom aluno? O ponto de vista de crianças do 1º ciclo. Ciclo Internacional de Conferências em Educação 2019 - ESPP - ISCTE- IUL
ESPP - ISCTE- IUL (Lisboa, Portugal)
2019 Etnografias com crianças em espaços públicos exteriores: uma revisão crítica dos estudos em Portugal e no Brasil Workshop Espaços públicos infantis: ilhas de liberdade na cidade? Projecto CRICITY
Projecto CRICITY (Lisboa, Portugal)
2019 Estudo dos media em educação Escola Doutoral Políticas Públicas e Trabalho docente
Escola Doutoral Políticas Públicas e Trabalho docente (Lisboa, Portugal)
2019 Exploring children´s place-making processes and relational space in two Lisbon parks Sustainable Geography – Geographies of Sustainability - 8th Nordic Geographers Meeting
Nordic Geographers Meeting (Trondheim, Noruega)
2018 Como se preparam as crianças do 1º ciclo para futuros incertos? Perspectivas infantis sobre o que faz um bom aluno A educação e os sentidos de futuro em contextos de incertezas no Brasil e em Portugal. VI Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação
Rede Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação (Braga, Portugal)
2018 Como se consegue ser um bom aluno? O ponto de vista de crianças de diferentes contextos escolares e geográficos Desigualdades Sociais: perspetivas e mudanças. XII Encontro de Sociologia dos Açores
Grupo de Investigação de Sociologia dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
2018 Como se produz um bom aluno? Práticas e concepções de professoras do 2º ano de escolaridade. Na era da "Pós-verdade"? Esfera Pública,Cidadania e Qualidade da Democracia no Portugal Contemporâneo. X Congresso Português de Sociologia
Associação Portuguesa de Sociologia (Covilhã, Portugal)
2017 4th Grade Exams in Children Everyday Life: testimonies in the media 1(Un)MakingEurope: Capitalism, Solidarities, Subjectivities - 13th Conference of the European Sociological Association
European Sociological Association (Atenas, Grécia)
2017 Dizeres e fazeres nos processos de fabricação do bom aluno no 1 ciclo: Reflexões a partir de três estudos de caso. II Conferência Ibérica de Sociologia da Educação
Conferência Ibérica de Sociologia da Educação (Córdova, Espanha)
2017 Exames do 4 ano e lógicas de fabricação do bom aluno: perspectivas de pais da classe média urbana II Conferência Ibérica de Sociologia da Educação
Conferência Ibérica de Sociologia da Educação (Córdova, Espanha)
2017 Quando os elogios se transformam num problema de justiça. Reflexões a partir de um concurso escolar num Território Educativo de Intervenção Prioritária. II Conferência Ibérica de Sociologia da Educação
Conferência Ibérica de Sociologia da Educação (Córdova, Espanha)
2017 Quando os elogios se transformam num problema de justiça. Reflexões sobre um concurso escolar de uma escola TEIP. Seminário temático A escola e as metamorfoses da justiça educativa
José Manuel Resende (org.) Seminário A escola e as metamorfoses da justiça educativa (Lisboa, Portugal)
2016 The Celebration of Self by Denying the Influence of Others: Pupils and Their Schooling Choices European Conference on Educational Research
European Educational Research Association (EERA) (Dublin, Irlanda)
2016 Um olhar sobre o exercício da profissão docente nos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária IX Congresso Português de Sociologia: “Portugal, Território de Territórios”
Associação Portuguesa de Sociologia (Faro, Portugal)
2016 Exames para que te quero?: dinâmicas familiares e escolares na fabricação precoce do bom aluno IX Congresso Português de Sociologia: “Portugal, Território de Territórios”,
Associação Portuguesa de Sociologia (Faro, Portugal)
2016 Imigrantes em Portugal e sucesso escolar dos seus descendentes: incursão sócio-histórica XI Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, sob o lema “Investigar, Intervir e Preservar – Caminhos da História da Educação Luso-Brasileira”,
Universidade do Porto Faculdade de Letras (Porto, Portugal)
2016 Contributos para a compreensão dos efeitos dos exames do 4º ano no quotidiano das crianças 32.º ProfMat (Encontro Nacional da Associação de Professores de Matemática)
Associação de Professores de Matemática) (Porto, Portugal)
2016 Porque negam os jovens a influência dos media? Uma análise dos discursos dos estudantes sobre as suas escolhas escolares Colóquio Internacional sobre os jovens e os consumos de media
Observatório da Juventude dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
2016 Quadro do modelo de financiamento e de produção de conhecimento em Portugal – diagnóstico e sugestão de uma nova filosofia de ação Mesa Redonda "Estatuto do Bolseiro: um túnel sem luz ao fundo?
Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) (Lisboa, Portugal)
2015 As mães na blogosfera: os exames do 4º ano em tom intimista Encontro ON/OFF: navegando pelas culturas digitais, tecnologias e conhecimento
Secção de Cultura e Comunicação da Associação Portuguesa de Sociologia (Coimbra, Portugal)
2015 O que a Sociologia da Educação ensina à Sociologia Conferência de abertura do Ano Lectivo em Sociologia
Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2015 Os exames do 4º ano no quotidiano das crianças: Testemunhos dos actores educativos no campo dos media II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação
Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação (Braga, Portugal)
2015 Os exames do 4º ano na blogosfera: concepções sobre escola, crianças e dinâmicas familiares I Conferência Ibérica de Sociologia da Educação, A Educação na Europa do Sul. Constrangimentos e desafios em tempos incertos
Conferência Ibérica de Sociologia da Educação (Lisboa, Portugal)
2014 School Work Within Higher Education: University of Lisboa´Students Point of View European Conference on Educational Research
European Educational Research Association (EERA) (Porto, Portugal)
2014 A celebração de si na renúncia dos outros: os alunos e as suas escolhas escolares VIII Congresso Português de Sociologia
Associação Portuguesa de Sociologia (Évora, Portugal)
2014 Modelos de financiamento e de produção de conhecimento Seminário Internacional Ciências Sociais, conhecimento e educação como bens públicos
MMM-Manifesto Internacional de Cientistas Sociais para um Mundo Melhor (Braga, Portugal)
2013 Teachers and School Violence in the Educational Priority Areas: Limits of the Intervention Strategies and Potential of Their Action. European Conference on Educational Research
European Educational Research Association (Istambul, Turquia)
2013 Feedback e Avaliação em sala de aula: resultados preliminares de uma pesquisa etnográfica III Congresso Internacional de Docencia Universitária
Congresso Internacional de Docencia Universitária (Vigo, Espanha)
2013 Reflexões sobre estratégias de integração social a propósito dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária Seminário Educação e inclusão: perspectivas comparadas (Portugal / Brasil)
Joaquim Pintassilgo (org) Seminário Educação e inclusão: perspectivas comparadas (Portugal / Brasil) (Lisboa, Portugal)
2012 Como inquirir professores? Limites das técnicas de investigação baseadas na escrita em populações muito escolarizadas III Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação: pesquisa e desafios contemporâneos
Rede Luso-Brasileira de Sociologia da Educação (Rio de Janeiro, Brasil)
2012 School Effects or Territorial Effects? A Comparative Case Study on Portuguese Schools European Conference on Educational Research (ECER)
European Educational Research Association (EERA) (Cádiz, Espanha)
2012 Como se pode construir uma escola justa? Discursos da imprensa escrita de referência em análise VII Congresso Português de Sociologia
Associação Portuguesa de Sociologia (Porto, Portugal)
2012 Entre a reivindicação da autonomia e o reconhecimento de influências – os alunos do ensino secundário face às suas escolhas escolares. VII Congresso Português de Sociologia
Associação Portuguesa de Sociologia (Porto, Portugal)
2011 School Violence in TEIP: The Role of Experts in Students Support Centres ECER 2011 – European Conference on Educational Research
European Conference on Educational Research (Berlim, Alemanha)
2011 Estratégias de combate à desordem escolar – Uma análise de quatro estudos de caso XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais – Diversidades e (Des)Igualdades
Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais (Salvador da Bahia, Brasil)
2010 Media como fonte de informação para processos de escolha Seminário O Futuro em Aberto: Incertezas e Riscos nas Escolhas Escolares
Observatório Permanente de Escolas do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2010 A (des)ordem escolar nos TEIP: o papel dos gabinetes de apoio II Congresso Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação: Habitar a escola e as suas margens: geografias plurais em confronto
Rede Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação (Portalegre, Portugal)
2010 Studies’s choices and professional options – when the media come into opposition with school and family XVII ISA World Congress of Sociology
International Sociological Association (Gotenburgo, Suécia)
2009 Authenticity under influence: parents, peers and media behind students’ vocational choices 9th Conference of the European Sociological Society
European Sociological Society (Lisboa, Portugal)
2008 Traços da retórica produzida sobre o «efeito de escola»: análise exploratória da opinião difundida na imprensa escrita e das representações dos professores do ensino secundário I Congresso Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação: Família, Escola e Juventude: Olhares Cruzados Brasil/Portugal
Rede Luso-Brasileira de Sociologia da Educação coordenada por M M Vieira & J M Resende (Portugal); M A Nogueira & J Dayrell (Brasil) (Belo Horizonte, Brasil)
2008 Representations of secondary education teachers regarding school rankings – notes of an empirical research 38th World Congress of the International Institute of Sociology
International Institute of Sociology (Budapeste, Hungria)
2005 Os circuitos da reflexividade mediatizada: apresentação de dados preliminares Seminário Escola e Modernidades. Da Regulação ao Risco
Observatório Permanente de Escolas do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2004 Educação e Mass Media na Modernidade: Efeitos do Ranking Escolar em Análise V Congresso Português de Sociologia
Associação Portuguesa de Sociologia (Minho, Portugal)
2002 Mass media e representações sociais sobre a escola Colóquio Democratização escolar: intenções e apropriações
Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
1998 Publicidade, Consumo e Televisão 5ª Semana Internacional de Publicidade
Universidade Fernando Pessoa e Associação Nacional de Jovens Empresários (Porto, Portugal)
1994 Poderes locais ou Locais de Poder Noites de Sociologia do Porto
Curso de Sociologia da FLUP (Porto, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024 - Atual As plataformas eletrónicas na regulação da educação: lógicas de justificação da administração educativa
Coorientador
doutoramento em educação, especialidade administração e política educacional (Doutoramento)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2024 - Atual Territorialização da Educação. Um referencial para a ação pública em Portugal?
Coorientador
doutoramento em educação, especialidade administração e política educacional. (Doutoramento)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2022 - Atual Uma análise da conceção da politica de educação inclusiva em Portugal (2016-2019) a partir do modelo dos fluxos múltiplos
Coorientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2021 - Atual Aspirações e estratégias escolares e laborais da segunda geração chinesa em Portugal
Orientador
Doutoramento em Migrações (Doutoramento)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2020 - Atual Modos de Regulação na Integração de Menores Refugiados nos Sistemas Educativos da União Europeia: os casos de Portugal, Espanha, França e Bélgica.
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018 - Atual Projetar o futuro a partir da Escola: (im)possibilidades de escolha - percursos escolares e profissionais de alunos de origem estrangeira na área metropolitana de Lisboa
Orientador
Migrações (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2021 - 2023 Perceções dos diretores escolares sobre o envolvimento parental e comunitário no ensino pré-escolar público do setor autónomo de Bissau
Orientador
Mestrado em Educação, especialização em Administração Educacional (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2020 - 2023 Perceções das famílias sobre os processos de escolarização e as modalidades de envolvimento e participação parental promovidas no projeto FAROL.
Orientador
Mestrado em Educação, especialização em Inovação em Educação (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2021 - 2022 O Plano de melhoria como instrumento de regulação local em contexto TEIP.
Orientador
Mestrado em Educação, especialização em Administração Educacional (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2021 - 2022 A Inclusão dos Alunos da Comunidade Cigana numa Escola Pública da Área Metropolitana de Lisboa – Um Estudo de Caso
Orientador
Mestrado em Educação, especialização em Administração Educacional (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2020 - 2022 Aproximar a Comunidade e a Escola - Perspetivas e Representações dos Professores sobre a participação dos Encarregados de Educação na vida de um Agrupamento de Escolas
Orientador
Mestrado em Educação, especialização em Inovação em Educação (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2020 - 2022 Uma análise dos processos de mediatização da educação em Portugal: os cursos profissionais no Jornal Público.
Orientador
Mestrado em Educação e Formação (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2020 - 2021 O Programa nacional das Escolas Cívico-Miliares (PECIM) na Blogosfera: Uma Análise da Mediatização de uma Política Pública Brasileira
Orientador
Mestrado em Educação, especialização em Administração Educacional (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2018 - 2020 A Acção do Director no Fortalecimento das Relações Escola/Comunidade num contexto TEIP
Orientador
Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018 - 2019 Universidade ou Mercado de Trabalho? Uma análise das Escolhas de Estudantes que Frequentam o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional no Brasil.
Orientador de Natália Gomes Pereira Resina
Educação, especialidade Administração Educacional (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2017 - 2019 Desafios no trabalho do Director para a implementação do Projecto de Autonomia e Flexibilidade Curricular em Contexto TEIP.
Orientador de Tânia Alexandra Vital de Azevedo Coelho
Educação, especialidade em Administração Educacional (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 Da construção da capa de um livro como a consolidação de aprendizagens significativas
Coorientador
Mestrado em Ensino das Artes Visuais (Mestrado)
2014 - 2015 Migrações e Diversidade Cultural: uma proposta didática.
Coorientador de Ana Rita Ramos Esteves
Mestrado em Ensino de História e Geografia (Mestrado)
2014 - 2014 Do mundo para a sala de aula, da sala de aula para o mundo : estratégias de integração curricular na disciplina de Desenho A do 12º ano
Orientador
Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2013 - 2014 A gestão da indisciplina na escola: realidades e desafios.
Orientador de Ana Elizandra Paím Sebastião
Educação (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2013 - 2013 Representações dos professores do ensino básico e secundário sobre o ensino à distância para a itinerância : resultados de uma pesquisa exploratória
Orientador
Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2013 - 2013 Portugal : da 1ª República à Ditadura Militar : estratégias de ensino-aprendizagem em contextos culturais multiétnicos
Orientador
Ensino de História e de Geografia no 3.º C. do Ens Bás. e no Ens Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2010 - 2011 Estratégias Educativas Familiares: A escolha da Escola pelos Pais – Um estudo exploratório.
Orientador de Carla Alexandra da Silva Fernandes
Educação, especialidade em Formação Pessoal e Social (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2010 - 2011 Avaliação do Desempenho Docente: As lógicas profissionais na voz crítica dos professores
Coorientador de Margarida Maria Roque Garcia
Educação: Administração e Organização Educacional (Mestrado)
Departamento de Educação- Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022 - 2022 1st International Conference on Education and Training (2022 - 2022)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2020 - 2021 XI Congresso Português de Sociologia | Identidades ao rubro: diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescente (2021 - 2021)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Associação Portuguesa de Sociologia, Portugal
2019 - 2019 Escola Doutoral Políticas Públicas e Trabalho Docente (2019 - 2019)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2019 - 2019 Workshop Internacional Família, Relações Intergeracionais e Migrações organizado no âmbito do Doutoramento em Migrações da Universidade de Lisboa. (2019 - 2019)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2019 - 2019 A Sociologia nos Ensinos Básico e Secundário, Encontro Nacional promovido pela Associação Portuguesa de Sociologia (2019 - 2019)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Associação Portuguesa de Sociologia, Portugal
2019 - 2019 Seminário Gestão Pedagógica da Ação Educativa na Perspetiva dos Órgãos de Gestão, organizado no âmbito da UC Escola e Sociedade, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2019 - 2019)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2018 - 2018 Seminário Caminhos de jovens africanos (PALOP) que acedem ao ensino superior, organizado no âmbito da UC Escola e Sociedade do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. (2018 - 2018)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2018 - 2018 Seminário Culturas Juvenis e “Novas Profissões de Sonho”, organizado no âmbito da UC Sociologia da Educação e das Culturas Juvenis do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. (2018 - 2018)
Seminário (Coorganizador)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2018 - 2018 Seminário Ethics education as a school subject: its content, methodology of teaching and its research, organizado no âmbito da UC Escola e Sociedade do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. (2018 - 2018)
Seminário (Coorganizador)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2017 - 2018 X Congresso Português de Sociologia: Na era da “pós-verdade”? Esfera pública, cidadania e qualidade da democracia no Portugal contemporâneo (2018 - 2018)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Associação Portuguesa de Sociologia, Portugal
2017 - 2017 Sociologia e Intervenção Local - Colóquio promovido pela Associação Portuguesa de Sociologia (2017 - 2017)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Associação Portuguesa de Sociologia, Portugal
2017 - 2017 Políticas e Práticas de Intervenção Prioritária - Ciclo de conferências organizado no âmbito da UC Políticas e Práticas de Intervenção Prioritária do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2017 - 2017)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2017 - 2017 Jornadas da Qualidade – “Viver (n)o IE, Pensar o IE”, organizado no âmbito da Comissão de Avaliação Interna do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2017 - 2017)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2017 - 2017 Seminário Os Usos da História Oral na Educação Intercultural, organizado no âmbito da UC Escola e Sociedade do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2017 - 2017)
Seminário (Coorganizador)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 IX Congresso Português de Sociologia: “Portugal, Território de Territórios (2016 - 2016)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Associação Portuguesa de Sociologia, Portugal
2016 - 2016 A voz das crianças nos olhares sobre a infância - Ciclo de conferências organizado no âmbito da UC Media, infância e educação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. (2016 - 2016)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 Incursões TEIP. Universidade e Escolas em Diálogo. Fórum de discussão e partilha realizado no âmbito da REDESCOLA do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. (2016 - 2016)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 Questionamentos sobre a juventude e processos de autonomização, Seminário organizado no âmbito da UC Sociologia da Educação e Culturas Juvenis do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. (2016 - 2016)
Seminário (Coorganizador)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 Recent refugee crisis vs. Rise of anti-immigrant discourse in Europe. Seminário organizado no âmbito da UC Escola e Sociedade do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. (2016 - 2016)
Seminário (Coorganizador)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 Modelos de financiamento e de produção de conhecimento - Workshop organizado no âmbito do Seminário Internacional Ciências Sociais, Conhecimento e Educação como bens públicos (2014 - 2014)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2014 Escola e processos de construção da identidade juvenil - Ciclo de conferências organizado no âmbito da UC Sociologia da Educação II do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. (2014 - 2014)
Outro (Coorganizador)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2013 - 2014 IV Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação: “Entre crise e euforia: práticas e políticas educativas no Brasil e em Portugal” (2014 - 2014)
Congresso (Coorganizador)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2013 - 2013 Simpósio: Escola e Mudança Social (1º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura - Desafios sociais e educação: culturas e práticas) (2013 - 2013)
Simpósio (Coorganizador)
Instituto Superior Politécnico Gaya, Portugal
2012 - 2012 Simpósio/Grupo de trabalho: Entre mais e melhor democracia: inclusão e excelência no sistema escolar português (VII Congresso Português de Sociologia ¿ Sociedade, Crise e Reconfigurações) (2012 - 2012)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Associação Portuguesa de Sociologia, Portugal
2011 - 2012 III Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação: pesquisa e desafios contemporâneos (2012 - 2012)
Conferência (Coorganizador)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
2011 - 2011 Simpósio/Grupo de trabalho: Controvérsias, vulnerabilidades e transitoriedades: habitar o mundo plural (VII Congresso Português de Sociologia – Sociedade, Crise e Reconfigurações) (2011 - 2011)
Congresso (Coorganizador)
Associação Portuguesa de Sociologia, Portugal
2011 - 2011 Simpósio/Grupo de trabalho Cartografias educativas no espaço da Lusofonia: o acesso, a manutenção e a compensação escolares (XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais ¿ Diversidades e (Des)Igualdades) (2011 - 2011)
Congresso (Coorganizador)
Universidade Federal da Bahia, Brasil
2008 - 2008 VI Congresso Português de Sociologia (2008 - 2008)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Associação Portuguesa de Sociologia, Portugal
2002 - 2002 Colóquio Democratização escolar: intenções e apropriações (2002 - 2002)
Encontro (Coorganizador)
Departamento de Educação- Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023 Papeis do Gestor de Formação. Mestrado em Educação e Formação, Área de especialidade em Organização e Gestão da Educação e da Formação.
Arguente
António Jorge Duarte Ribeiro (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2023 Trabalho Colaborativo à Distância: As Práticas da Gestão Escolar Durante a Pandemia Covid 19. Mestrado em Educação, Área de especialidade em Administração Educacional
Arguente
Jéssica Ferreira da Silva. (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2023 Perspetivas do Reitor ou Diretor das Instituições do Ensino Superior sobre o Estatuto da Carreira Docente Universitária da Guiné-Bissau. Mestrado em Educação, Área de especialidade em Administração Educacional
Arguente
António João Bico Ufaro da Costa. (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2023 Programa de modernização das escolas com ensino secundário (PMEES) numa escola : regulação, rotinas e representações dos atores escolares. Mestrado em Educação, Área de especialidade em Administração Educacional
Arguente
Viriato Miguel Côrte-Real Dinis Rodrigues. (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2023 Análise de comunicação da ciência do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Mestrado em Cultura Científica e Divulgação das Ciências pela Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, Instituto de Ciências Sociais, Instituto de Educação,
Presidente do júri
Evelyn Lemos Pereira Silva. (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2023 Participación de la infancia en la cultura científica portuguesa. Mestrado em Cultura Científica e Divulgação das Ciências pela Universidade de Lisboa,
Presidente do júri
Alexandra Daniela Núñez Orostegui. (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2023 CONSELHOS, ASSEMBLEIAS E GESTÃO COLEGIADA: DEMOCRACIA SE APRENDE NA ESCOLA? Mestrado em Educação, Área de especialidade em Inovação em Educação
Presidente do júri
Renzo Lima Rocha. (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2023 A liderança pedagógica na era digital. Mestrado em Educação, Área de especialidade em Administração Educacional
Presidente do júri
Dário Filipe Veiga Zabumba. (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2023 O Papel do Vereador na Regulação da Educação. Estudo Exploratório sobre as suas representações na descentralização da educação. Mestrado em Educação e Formação, Área de especialidade em Organização e Gestão da Educação e da Formação
Presidente do júri
Mauro Emanuel Costa Pereira. (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2023 A generatividade em professores num contexto educativo inovador. Mestrado em Educação, Área de especialidade em Inovação em Educação.
Presidente do júri
Sara Alexandra Oliveira Bastos. (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2022 «A POLÍTICA DE OFICIALIZAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA EM TIMOR (O Caso da Faculdade das Ciências Sociais da Universidade Nacional de Timor-Leste)». Doutoramento em Sociologia.
Arguente principal
Quintino Manuel de Cristo. (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2022 Espaços e atores intermediários na regulação da educação: A ação dos peritos no âmbito das comissões e grupos de trabalho de iniciativa ministerial (2005-2015). Doutoramento em Educação, Área de especialidade em Administração e Política Educacional
Arguente
Carla Alexandra Benedito Menitra (Doutoramento)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2022 A Regulação Digital sob o prisma dos Instrumentos: Dinâmicas de conceção e apropriação do Escola 360. Doutoramento em Educação, Área de especialidade em Administração e Política Educacional.
Arguente
Ana Catarina Pires Gonçalves (Doutoramento)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2022 Gestão do sistema de ensino na Guiné-Bissau - Papel dos diretores regionais no processo da centralização e desconcentração do sistema educativo. Mestrado em Educação, Área de especialidade em Administração Educacional
Arguente
Alanam Francisco Pereira. (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2022 Processos de regulação em período de pandemia (COVID-19): o caso de inclusão educativa dos alunos num Agrupamento de Escolas da Margem Sul do Tejo. Mestrado em Educação, Área de especialidade em Administração Educacional
Arguente
Paula Cristina dos Santos de Sousa. (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2022 Funções e responsabilidades do diretor escolar na rede pública no Brasil - Estudo de caso na era covid 19. Mestrado em Educação, Área de especialidade em Administração Educacional
Presidente do júri
Rafaela Oliveira Silva Rocha. (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2022 Lógicas de ação do diretor escolar na regulação local da educação. Mestrado em Educação, Área de especialidade em Administração Educacional
Presidente do júri
Juliana Bezkorowainy Silverio Silva. (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2022 A gestão escolar e as tecnologias digitais. Mestrado em Educação, Área de especialidade em Administração Educacional
Presidente do júri
Elaine Antônia de Souza. (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2022 Livros de ciência (não escolar) para o público infantil: estudo de caso do livro “Uma Jornada Através do Tempo”. Mestrado em Cultura Científica e Divulgação das Ciências pela Universidade de Lisboa
Presidente do júri
Hannah Lua Hertz Cunha. (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2022 Papéis, dilemas e necessidades do diretor escolar : questões a serem consideradas no âmbito de seu percurso formativo. Mestrado em Educação, Área de especialidade em Administração Educacional
Presidente do júri
Monique Brito de Lima. (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2021 "Sucessos e insucessos TEIP: uma avaliação com métodos mistos". Doutoramento em Ciências da Educação.
Arguente principal
Hélder Nuno Ricardo Ferraz (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2021 Os exames como instrumento de ação pública. Doutoramento em Educação, Área de especialidade em Administração e Política Educacional.
Arguente
Carlos Alberto Pesqueira Marques Sant’Ovaia (Doutoramento)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2021 Meninos e meninas do rio: infância urbana, mundo natural e experiências ao ar livre na cidade contemporânea. Mestrado em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Arguente
Fernanda Elisa Pondé Brito. (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2021 O papel do diretor escolar do ensino infantil na gestão pedagógica, financeira e administrativa : uma perspectiva dos diretores escolares e das famílias de São José de Mipibu, RN - Brasil. Mestrado em Educação, Área de especialidade em Administração Educacional
Arguente
Vilani Guedes de Moura. (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2021 Perceções do diretor escolar sobre o processo de descentralização da educação em Portugal. Mestrado em Educação, Área de especialidade em Administração Educacional
Arguente
Cátia Cristina das Neves Ferrão da Ponte. (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2020 Autoavaliação e lógicas de acção. Estudo de caso num Agrupamento de Escolas. Doutoramento em Sociologia.
Arguente principal
Carla Maria Pereira Gamito Gonçalves Chainho (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2019 A avaliação externa das escolas : uma política pública sob a visão de diretores escolares. Mestrado em Educação, Área de especialidade em Administração Educacional
Arguente
Juanita Rodrigues Martins. (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2019 A reconfiguração do papel do diretor e a municipalização da educação em Portugal. Mestrado em Educação, Área de especialidade em Administração Educacional
Arguente
Mónica Maria Alves de Oliveira Nunes. (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2019 A ação de acompanhamento da IGEC num contexto de escola TEIP. Mestrado em Educação e Formação, Área de especialidade em Organização e Gestão da Educação e Formação
Arguente
Samira Dias Ortet. (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2019 A formação profissional inicial do policial rodoviário federal e o desenvolvimento de competências à luz da matriz curricular nacional Mestrado em Educação e Formação, Área de especialidade em Organização e Gestão da Educação e Formação
Presidente do júri
João André Rigo. (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2019 A influência das relações externas nos processos de gestão do diretor escolar Mestrado em Educação, Área de especialidade em Administração Educacional
Presidente do júri
Rudolfo Reis Viegas. (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2018 Políticas públicas e narrativas sobre a ciência: perspetivas sobre o papel da ciência na transformação das sociedades. Doutoramento em Sociologia
Arguente principal
Paula Cristina Pacheco Medeiros (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2018 O processo de inserção profissional dos diplomados da Universidade Nova de Lisboa: diferentes públicos, estratégias diferenciadas, um mesmo objetivo(?)
Arguente
Liliana Delgadinho Pascueiro (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017 Porque se mobilizam os Professores? Representações colectivas e coordenações de ações públicas dos professores do ensino básico e secundário em função de juízos plurais sobre o que é ser um bom professor em contexto de incerteza. Doutoramento em Sociologia
Arguente
Luis Carlos Pinto Gouveia (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017 PERITOS, CONHECIMENTO E REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO: Estudo da ação dos peritos externos no Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, entre 2006 e 2012. Doutoramento em Educação, Especialidade Administração e Política Educacional
Arguente
Ana Cristina Batalha Bernardo Gama (Doutoramento)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2017 O Desenvolvimento de Competências, numa turma de 11º ano de História A do Ensino Secundário. Relatório da Prática de Ensino Supervisionada - Mestrado em Ensino de História.
Arguente
Susana Alexandra Correia Marques. (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2017 A criatividade como forma de esbater as diferenças motivacionais no ensino da sociologia, numa turma do 12º ano de escolaridade - Relatório da Prática de Ensino Supervisionada. Mestrado em Ensino da Economia e Contabilidade.
Arguente
Dulce Ferreira da Silva. (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2017 A importância do património na formação da memória e da identidade nacional à luz do programa de história Relatório da Prática de Ensino Supervisionada - Mestrado em Ensino de História.
Presidente do júri
Mário Rui Cardoso dos Santos Rocha. (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2016 Evasão escolar no curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio: contexto, multidimensionalidade e pistas para ação. Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária. Escola Superior de Educação de Santarém; Instituto Politécnico de Santarém.
Arguente
Soraya Cortizo Quintanilha do Nascimento. (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação, Portugal
2015 Da distribuição da população aos desafios multiculturais em Loures : a procura de um caminho para a aprendizagem em Geografia Relatório da Prática de Ensino Supervisionada - Mestrado em Ensino de História e Geografia Inês Fernandes dos Santos. (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2014 Cherchez les Femmes - Uma Análise Sociológica da População Prisional Feminina Portuguesa. Doutoramento em Sociologia.
Arguente
Marcus Paulo Taipa de Sousa Ribeiro (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2014 Individuação e Reconhecimento. Processos de Socialização Política na Incerteza dos Itinerários Escolares. Doutoramento em Sociologia (especialidade Sociologia da Cultura, do Conhecimento e da Educação).
Arguente
Pedro Jorge da Costa Caetano (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2014 Crianças e jovens com perturbação de hiperatividade com défice de atenção: controvérsias em torno do diagnóstico e do tratamento. Dissertação de Mestrado em Sociologia, especialidade em Comunidades e Dinâmicas Sociais. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Arguente
Nélia Sofia Martins de Freitas. (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2014 O TEMPO DAS REFORMAS: O PAPEL DA COMPANHIA DE JESUS NO ENFRENTAMENTO DOS IDEAIS PROTESTANTES NA EUROPA DO SUL – UMA PROPOSTA DIDÁCTICA Relatório da Prática de Ensino Supervisionada - Mestrado em Ensino de História e Geografia
Presidente do júri
José Manuel Goes Ferreira da Silva. (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2014 DA REVOLUÇÃO BOLCHEVIQUE À DITADURA ESTALINISTA. OPÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM Relatório da Prática de Ensino Supervisionada - Mestrado em Ensino de História e Geografia
Presidente do júri
Rui Miguel Valente Inácio Pepe. (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2013 Uma outra forma de fazer escola: a Voz do Operário da Ajuda. Doutoramento em Educação (especialidade Sociologia da Educação).
Arguente
Pascal Paulus (Doutoramento)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2013 A IMAGEM NO ESTADO NOVO (1933-1939) – CONTRIBUTO PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM PORTUGAL. Relatório da Prática de Ensino Supervisionada. Mestrado em Ensino da História. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Arguente
Maria Margarida Rodrigues Remédio. (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2013 O DINAMISMO CIVILIZACIONAL DA EUROPA OCIDENTAL NOS SÉCULOS XIII – ESPAÇOS, PODERES E VIVÊNCIAS: UMA PROPOSTA DIDÁCTICA. Relatório da Prática de Ensino Supervisionada - Mestrado em Ensino de História e Geografia;
Presidente do júri
António Vitorino Simões Tereno. (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2013 PORTUGAL: DA 1ª REPÚBLICA À DITADURA MILITAR – UM CAMINHO DE CIDADANIA Relatório da Prática de Ensino Supervisionada - Mestrado em Ensino de História e Geografia
Presidente do júri
Leopoldo Manuel Madeira Carvalho. (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2013 A Romanização da Península Ibérica. Uma utilização didáctica de Fontes Históricas no estudo da integração de uma região periférica no Universo Imperial . Relatório da Prática de Ensino Supervisionada - Mestrado em Ensino de História e Geografia;
Presidente do júri
Filipe Miguel Garcia Fernandes. (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2012 Centro de Formação da Mulher "WUXA". Mestrado em Ciências da Educação, Área de especialização em Formação de Adultos
Presidente do júri
Liliana Marlene dos Santos Zeferino (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2012 O papel do Formador nos Cursos Educação e Formação de Adultos. Mestrado em Ciências da Educação, Área de especialização em Formação de Adultos
Presidente do júri
Fátima Patrícia Amaral Figueiredo (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2012 A importância do técnico de educação na melhoria da componente pedagógica de um centro de formação. Mestrado em Ciências da Educação, Área de especialização em Formação de Adultos
Presidente do júri
Andreia Susana Ferreira de Almeida (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2012 O trabalho de projecto na educação de adultos: uma investigação sobre a prática. Mestrado em Ciências da Educação, Área de especialização em Formação de Adultos
Presidente do júri
Márcia Cristina Vicente Gregório (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2012 Análise de necessidades de formação como estratégia de planificação da formação contínua de professores. Mestrado em Ciências da Educação, Área de especialização em Formação de Adultos
Presidente do júri
Manuelly Regina Santos Veloso (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2012 Estratégias Educativas Familiares: A escolha da Escola pelos Pais – Um estudo exploratório. Mestrado em Educação, Área de especialização em Formação Pessoal e Social
Orientador
Carla Alexandra da Silva Fernandes (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2012 Avaliação do Desempenho Docente: As lógicas profissionais na voz crítica dos professores. Mestrado em Educação, Área de especialização em Administração e Organização Educacional
Orientador
Margarida Maria Roque de Garcia (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2012 A literacia da leitura em adultos – análise diacrónica de processos de (re)socialização num grupo de Educação e Formação de Adultos, construído no feminino
Arguente
Elisabete Correia Brito (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2012 A importância do técnico de educação na melhoria da componente pedagógica de um centro de formação. Mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização em Formação de Adultos)
Arguente
Susana Isabel Bessa Gonçalves. (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2012 Escola Mosaico: As representações dos professores e o choque de racionalidades na organização escolar. Mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Administração Educacional).
Arguente
Alexandre Augusto dos Reis Gomes. (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2012 Do perfil profissional ao plano de formação à medida : competências requeridas vs competências existentes. Mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização em Formação de Adultos)
Arguente
Cátia Sofia Teixeira da Silva. (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2012 Alfabetizar para transformar: diversidade de práticas. Mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização em Formação de Adultos)
Arguente
Ana Rita Paulista Gonçalves. (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2012 Significados e contribuições dos avós para o desenvolvimento psicossocial dos jovens : estudo exploratório com alunos do 2º ciclo do ensino básico Mestrado em Educação (Área de especialização em Formação Pessoal e Social)
Presidente do júri
Mário Carlos Marques Durão. (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2012 Alfabetização: um percurso dos adultos na leitura do mundo Mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização em Formação de Adultos)
Presidente do júri
Joana Filipa Duarte Ferreira. (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2012 O educador de adultos no processo de reconhecimento de adquiridos experienciais percursos singulares Mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização em Formação de Adultos)
Presidente do júri
Ivo Rogério Amaral Landeck. (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2012 Formação e certificação de bombeiros em Portugal: a importância da qualificação no acesso à progressão de carreira Mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização em Formação de Adultos)
Presidente do júri
Sara Susana Ribeiro Rodrigues. (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2011 A escola e o meio: o director de turma como elo privilegiado. Mestrado em Ciências da Educação, Área de especialização em Avaliação em Educação
Arguente principal
Carla Marta Saraiva Amado Lopes de Carvalho (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2011 Viver a leitura: a dinamização da leitura na Biblioteca Qe. Mestrado em Ciências da Educação, Área de especialização em Formação de Adultos
Presidente do júri
Vera Lúcia Lopes Simões (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2011 Organização flexível do conhecimento: estratégias para a retenção e transmissão do conhecimento e do saber-fazer nas empresas do sector metalúrgico, metalomecânico e electromecânico. Mestrado em Ciências da Educação, Área de especialização em Formação de Adultos
Presidente do júri
Carlos Manuel Casadinho Silva (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2011 A gestão da formação na sucursal da Mundiserviços em Cabo Verde. Mestrado em Ciências da Educação, Área de especialização em Formação de Adultos
Presidente do júri
Danila Maresy Silva Ferreira (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2011 K'cidade: um modo de viver a intervenção comunitária. Mestrado em Ciências da Educação, Área de especialização em Formação de Adultos
Presidente do júri
Andreia Gomes Rodriguez (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2011 Aprender História através da Arte: A Identidade Civilizacional da Europa Ocidental. Mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Arguente principal
Ana Filipa Antunes Martinho (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2011 Aplicação didáctica do documento no ensino da história em contexto de sala de aula: absolutismo régio, sociedade e política. Mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Arguente
José Júlio da Silva Valada (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2011 O Director, o novo rosto da escola? Um estudo de caso sobre concepções e práticas do Director na gestão de uma escola secundária. Mestrado em Ciências da Educação, Área de especialização em Administração Educacional
Arguente principal
Nuno José Carrola Ferreira (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
2011 A formação profissional numa empresa multinacional: um trunfo indispensável! Mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização em Formação de Adultos).
Presidente do júri
Raquel Abrantes Moreira (Mestrado)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2011 Público do Espaço Público. Oferta cultural de Almada e Palmela.
Arguente
Ana Paula Tavares Nogueira (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2011 Diplomas e (Des)Emprego: um estudo de caso.
Arguente
Luís Nuno Figueiredo e Sousa (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2010 A importância do grupo-turma e do círculo de amigos no sucesso ou insucesso escolar.
Arguente
Paula Margarida Guerra Bernardes de Miranda Brás (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2010 A orientação no plural: promessas e limites do serviço público de orientação escolar
Arguente
Bruno Miguel Almeida Dionísio (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2008 Percursos curriculares alternativos: das políticas às práticas: um estudo de caso. Mestrado em Educação, Área de especialização em Administração e Organização Escolar
Presidente do júri
Júlia Maria Ferreira Brilha (Mestrado)
Departamento de Educação- Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022 - Atual Perita externa do Agrupamento de Escolas Luis António Verney (Lisboa) Ministério da Educação, Portugal
2011 - Atual Perita externa do Agrupamento de Escolas Manuel da Maia Ministério da Educação, Portugal
2018 - 2018 AGENDA TEMÁTICA DE INVESTIGAÇÃO E INOVAÇÃO, subordinada ao tema da Inclusão Social e Cidadania Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2008 - 2012 Observatório Permanente de Escolas do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais - Universidade de Lisboa, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2021 - Atual Diretora Adjunta da Sociologia On Line (Revista da Associação Portuguesa de Sociologia) Diretora Adjunta
2009 - Atual Membro da Secção de Sociologia da Educação da Associação Portuguesa de Sociologia Sócio
2016 - 2021 Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Sociologia Vice-Presidente
2014 - 2016 Membro da Direção (Vogal) da Associação Portuguesa de Sociologia Vogal da Direção

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2023 - 2023 Membro da Comissão Científica do VII ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Membro
Universidade do Porto, Portugal
2021 - 2021 Membro da Comissão Científica do I Congresso Internacional OFEI.
Membro
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2021 - 2021 Membro da Comissão Científica da AFIRSE
Membro
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2019 - 2019 Membro da Comissão Científica do Encontro INTEIP 2019 – Peer Learning Activity,
Membro
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
2018 - 2018 Membro da Comissão Científica do VI Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação
Membro
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2018 Membro da Comissão Científica do III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação
Membro
2017 - 2017 Membro da Comissão Científica da II Conferência Ibérica de Sociologia da Educação
Membro
2016 - 2016 Membro da Comissão Científica do V Colóquio Luso Brasileiro de Sociologia da Educação
Membro
2014 - 2014 Membro da Comissão Científica do Seminário Internacional Ciências Sociais, conhecimento e educação como bens públicos, organizado pelo MMM-Manifesto Internacional de Cientistas Sociais para um Mundo Melhor
Membro
2011 - 2011 Membro da Comissão Científica do II Encontro de Sociologia da Educação “Educação, Territórios e (Des)igualdades – II
Membro