???global.info.a_carregar???
António Manuel Duarte is an Associate Professor at the Faculty of Psychology of the University of Lisbon, carrying out teaching and research activities in the areas of Educational Psychology and Psychology of Art. He has also been teaching at several foreign universities, within the framework of the Erasmus program, and has published several books and articles in national and international journals, being on the editorial board of several scientific journals. He participated in several research projects funded by the European Commission, the Foundation for Science and Technology (FCT) of Portugal, and the Ministry of Science and Innovation (MCI) of Spain. He was a member of the Scientific Council of the Faculty of Psychology of the University of Lisbon. He was a consultant for UNESCO and the Organization of Ibero-American States (OEIA). He is a member of several international research groups. He has been supervising several Master's and PhD theses.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
António Duarte
Data de nascimento
1961/03/02
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Duarte, A. M.

Identificadores de autor

Ciência ID
EC17-68EC-2590
ORCID iD
0000-0002-9497-7204

Endereços de correio eletrónico

  • amduarte@psicologia.ulisboa.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 217933408 (Profissional)

Moradas

  • Faculdade de Psicologia - Universidade de Lisboa. Alameda da Universidade 1649-013 Lisboa , 1649-013 , Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2000/01/03
Concluído
PhD (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Louvor e distinção
1993
Concluído
Master (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Muito Bom
1985 - 1987
Concluído
Post-Graduation (Pós-Graduação)
Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva, Portugal
Aprovado
1984
Concluído
1st Degree (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
15
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1984 - 1985 Investigador (Investigação) Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/02 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2001/01/12 - 2024 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
1993 - 2000 Assistente (Docente Universitário) Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
1986 - 1993 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1987 - 1989 Técnico Superior (Técnico Superior) Força Aérea Portuguesa, Portugal
1985 - 1987 Técnico Psicologia 1 Cl (Técnico Psicologia) Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023 - Atual President of the M23 Trial Jury Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
2022 - Atual President of the Comission for Gender Equity and non Discrimination Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
2012 - 2013 Member of the Specialized Ethics Committee of the Scientific Council Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
2003 - 2005 Member of the Scientific Council Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
2003 - 2005 Erasmus Program Local Coordinator Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023 - 2024 Sub-Bar ( a musical ecosystem for deaf and hard of hearing people)
101100208
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal
Em curso
2022 - 2023 Developing University Students Well-Being, Engagement, and Academic Performance through Mentoring
2
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal
Em curso
2018/06/04 - 2022/06/03 Health and Humanities Working in NETWORK
PTDC/LLT-OUT/29231/2017
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2017/01/01 - 2019/01/01 Professional training and skills of the rural teacher as a driving force of the territorial dimension
2017-1-ES01-KA201-038217
Investigador
Comissão Europeia
Concluído
2013/06/17 - 2015/12/18 Medicine & Narrative: (con)texts and interdisciplinary practices
PTDC/CPC-ELT/3719/2012
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 314 - 2011-2012
PEst-OE/PSI/UI0314/2011
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2012/01/01 - 2013/01/01 Performance factors in the rural school: Characteristics of the students
079483
Investigador
Universitat de Barcelona
2008/03/01 - 2012/01/31 School failure and dropout at the University of Lisbon: Scenarios and Paths
PTDC/ESC/64875/2006
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2009/01 - 2012/01 Efficiency and quality in the acquisition of skills characterize the rural school: is it a model transferable to another type of school?
EDU2009-13460
Investigador
Universitat de Barcelona
2004/01/01 - 2007/01/01 NEMED - Network of Multigrade EDucation
114323-CP-1-2004-1-GRCOMENIUS-C3PP
Investigador
Comissão Europeia
1998/01/01 - 2000/01/01 PEDACTICE - Educational Multimedia in Compulsory School: From Pedagogical Assessment to Product Assessment
.....
Investigador
Comissão Europeia
Concluído
1997/01/01 - 1999/01/01 Being a freshman at the University of Lisbon
...
Investigador
Universidade de Lisboa
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Duarte, A. M.. "Ontological precarity of body aesthetics". Trabalho apresentado em PerformAbility Symposium, 2024.
  2. Duarte, A. M.. "Emerging forms of precarity in the arts and aesthetics. Ontological precarity of body aesthetics". Trabalho apresentado em Routinization of the crisis mode in our societies. New elements of a New structural and widespread Precariousness, Berlim, 2023.
    No prelo
  3. Duarte, A. M. ; Duarte, A. M.. "A Fracture in a broken crystal: Artists’ precarity under crisis". Trabalho apresentado em SUPI Network International Conference "Shifts and Reorientation within the Social-Crisis and Pandemic catastrophe", 2021.
  4. Viegas C.; Duarte, A. M. ; Coelho, H.; Viegas, C.; Duarte, A. M.. "The tragedy paradox in music: Empathy and catharsis as an answer?". Trabalho apresentado em 14th International Symposium on Computer Music Multidisciplinary Research (CMMR), 2019.
  5. Mesquita, F.; Duarte, A. M.. "Video and literary-based learning in a psychology course: a pilot study". Trabalho apresentado em . 6.º Encontro de Práticas de Investigação em Educação Artística, 2018.
  6. Fontes, M.; Duarte, A. M.. "Avaliando o modo pretendido das estratégias de aprendizagem no ensino técnico em estudantes brasileiros [Assessing the intended mode of learning strategies in technical education in Brazilian students]". Trabalho apresentado em I Seminário Internacional Educação para o Século XXI, 2017.
  7. Marçal, H.; Macedo, R.; Duarte, A. M.. "The inevitable subjective nature of conservation: Psychological insights on the process of decision making". Trabalho apresentado em ICOM-CC 17th triennial Conference – Theory and History of Conservation, 2014.
  8. Marçal, H.; Macedo, R.; Nogueira, A.; Duarte, A. M.. "The poetics of discourse: from artistic intention to spectators' perception in the artists point of view". Trabalho apresentado em 3rd Global Conference of Performance: Visual Aspects of Performance Practice, 2012.
  9. Figueira, A; Duarte, A. M.. "Increasing the quality of learning trough changes in motivation". Trabalho apresentado em International Conference on Education and Educational Psychology, 2011.
  10. Duarte, A. M. ; Fernandes, S. "Self-regulated collaborative learning in the multigrade classroom: Introduction and testing of a game for developing self-regulation of approaches to learning". Trabalho apresentado em First NEMED Workshop - Lifelong e-Learning for Multigrade School Teachers, 2005.
  11. Duarte, A. M. ; Fernandes, S.; Paasimäki, J.. "Dealing with learning modes in the multigrade classroom: test and preliminary results of an inquiry to teachers". Trabalho apresentado em First NEMED Conference - Broadband and satellite communications in schools: challenges and opportunities for the educational community in rural areas, 2005.
  12. Duarte, A. M.. "ICT in Portuguese Education: from one country experience to a view on global implementation". Trabalho apresentado em International experiences of ICT usage in Education, 2004.
  13. Duarte, A. M.. "Formação de professores(as) e mudança da concepção de aprendizagem - um procedimento de intervenção [Teacher training and changing the conception of learning - an intervention procedure]". Trabalho apresentado em XII Colóquio AFIRSE Portugaise - A formação de professores à luz da investigação, 2003.
  14. Duarte, A. M.. "Psycho-educational evaluation & design of multimedia – some guidelines based on the "approaches to learning" perspective". Trabalho apresentado em X Colóquio AFIRSE Portugaise -Tecnologias em Educação - Estudos e Investigações, 2000.
  15. van den Brink, K.; Alemany, I.; Plat, A.; Duarte, A. M. ; Ericsson, L.; Slack, R.. "Students' learning with educational multimedia in school - A multinational study". Trabalho apresentado em X Colóquio AFIRSE Portugaise - Tecnologias em Educação - Estudos e Investigações, 2000.
  16. Duarte, A. M.. "Computer-aided meta-learning". Trabalho apresentado em 1° Simpósio Ibérico de Informática Educativa, 1999.
  17. Duarte, A. M.. "Motivação e estratégias de aprendizagem: resultados de um estudo empírico [Motivation and learning strategies: results of an empirical study]". Trabalho apresentado em VI Seminário Nacional: A Componente de Psicologia na Formação de Professores e outros Agentes Educativos, 1994.
  18. Duarte, A. M. ; Alvarez, M. J.; Gonçalves, M. D.. "Auto e heteroscopia e formação de professores - uma aplicação ao domínio da meta-aprendizagem [Auto and heteroscopy and teacher training - an application to the domain of meta-learning]". Trabalho apresentado em II Seminário Nacional: A Componente de Psicologia na Formação de Professores, 1990.
  19. Duarte, A. M. ; Alvarez, M. J.; Gonçalves, M. D.; Nogueira, J.. "Meta-aprendizagem e formação de professores [Meta-learning and teacher training]". Trabalho apresentado em I Seminário Nacional: A Componente de Psicologia na Formação de Professores, 1989.
Artigo em jornal
  1. Duarte, A. M.. "Psicologia da arte [Psychology of art]", FPUL et al.- Jornal da Comunidade da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa,, 2022, https://www.psicologia.ulisboa.pt/fpul-et-al/.
Artigo em revista
  1. António Manuel Duarte; Cecilia Beecher Martins; Filipe Miguel Dá Mesquita; Patrícia Carla Pereira; Joana Cordeiro Gonçalves. "Health humanities in nursing training: A multiple case experiment at undergraduate level". Teaching and Learning in Nursing (2023): https://doi.org/10.1016/j.teln.2023.08.002.
    10.1016/j.teln.2023.08.002
  2. António M. Duarte; Niki P. Konstantinidi. "Sources of Inspiration in Contemporary Vanguard Music Composers". Creativity Research Journal (2022): https://doi.org/10.1080/10400419.2022.2077601.
    10.1080/10400419.2022.2077601
  3. Duarte, A. M.; Constantinidi, N. P.; Antonio Manuel Duarte; Niki P. Constantinidi. "Traces of knowledge and use of cues of sensory processing in ancient Greek art". Arte, Individuo y Sociedad 34 2 (2022): 521-540. https://dx.doi.org/10.5209/aris.74463ARTÍCULOS.
    Acesso aberto • Publicado • 10.5209/aris.74463
  4. Encantado, Carlos; Duarte, António. "Videojogos de entretenimento e aprendizagem escolar [Entertainment and school learning video games]". Revista de Psicologia Militar 25 1 (2021): 181-205.
    Publicado
  5. António M Duarte; Niki P Constantinidi. "Learning and music composition: An analysis of composers’ testimonies". Research Studies in Music Education (2021): 1321103X1987951-1321103X1987951. https://doi.org/10.1177/1321103X19879513.
    10.1177/1321103X19879513
  6. Marisa Aghetoni Fontes; António Manuel Duarte. "Intenção e atenção face à aprendizagem em estudantes do ensino técnico brasileiro [Intention and attention towards learning in Brazilian technical education students]". Psicologia em Estudo 25 (2020): https://doi.org/10.4025/psicolestud.v25i0.45939.
    10.4025/psicolestud.v25i0.45939
  7. António Manuel Duarte. "A leitura de narrativas ficcionais como forma de desenvolver competências de cuidado [Reading fictional narratives as a way to develop care skills]". Revista Conhecimento Online (2020): https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.2111.
    10.25112/rco.v2i0.2111
  8. Martins, Cecilia Beecher; Duarte, Antonio Manuel; Marques, Cristina Perdigão; Mesquita, Filipe. "The influence of narrative medicine techniques on the roles of potential patient and future caregiver - a pilot study". Revista Conhecimento Online 2 (2020): 03. http://dx.doi.org/10.25112/rco.v2i0.2108.
    10.25112/rco.v2i0.2108
  9. Moreira, Paulo A. S.; Inman, Richard Anthony; Rosa, Inês; Cloninger, Kevin; Duarte, António; Robert Cloninger, C.. "The Psychobiological Model of Personality and its Association with Student Approaches to Learning: Integrating Temperament and Character". Scandinavian Journal of Educational Research (2020): 1-17. http://dx.doi.org/10.1080/00313831.2020.1739137.
    10.1080/00313831.2020.1739137
  10. Duarte, A. M.. "Deepening the analysis of literary texts among university students using close reading and writing: A pilot study". Anglo Saxonica 17 1 (2020): 1-13.
  11. Fontes, M. A.; Duarte, A. M.. "Modo de aprendizagem e análise crítica no ensino técnico brasileiro [Learning mode and critical analysis in Brazilian technical education]". Arquivos Brasileiros de Psicologia 72 1 (2020): 173-186.
    Publicado
  12. Duarte, A. M.; Mesquita, F. C.. "Portuguese rural teachers’ cultural competencies". Temps d’Educació 59 (2020): 45-47.
  13. Luiz Gustavo Lima Freire; António Manuel Duarte; Freire,Luiz Gustavo Lima; Duarte,António Manuel. "Aprendizagem do desenho artístico no ensino superior: concepções de estudantes [Learning artistic drawing in higher education: student conceptions]". Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 27 103 (2019): 363-384. https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002701504.
    10.1590/s0104-40362019002701504
  14. Ana Isa Figueira; António M. Duarte; Figueira, Ana Isa; Duarte, António M.. "Concepções de aprendizagem em estudantes portugueses do primeiro ciclo do Ensino Básico [Conceptions of learning in Portuguese students in the first cycle of Basic Education]". Psicologia USP 30 (2019): https://doi.org/10.1590/0103-6564e180164.
    10.1590/0103-6564e180164
  15. Luiz Gustavo Freire; António Manuel Duarte. "Concepções sobre os fatores, funções e problemas da aprendizagem do desenho artístico em estudantes universitários [Conceptions about the factors, functions and problems of learning artistic drawing in university students]". Educação e Pesquisa 45 (2019): https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945189793.
    10.1590/s1678-4634201945189793
  16. Freire,Luiz Gustavo Lima; Duarte,António Manuel; Freire,Luiz Gustavo; Luiz Gustavo Lima Freire; António Manuel Duarte. "Aprendizagem autorregulada do desenho artístico em estudantes universitários [Self-regulated learning of artistic drawing in university students]". Revista Brasileira de Educação 24 (2019): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100201.
    10.1590/s1413-24782019240004
  17. Fontes,Marisa Aghetoni; Duarte,António Manuel; Marisa Aghetoni Fontes; António Manuel Duarte. "Aprendizagem de estudantes do ensino técnico brasileiro: motivos, investimento e satisfação". Educação e Pesquisa 45 (2019): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022019000100551.
    10.1590/s1678-4634201945192610
  18. Duarte, A. M.. "A computer assisted intervention on learning strategies". Australian Journal of Educational Computing 33 1 (2018):
  19. Duarte, António Manuel; Figueira, Ana Isa. "La relación de los contextos de aprendizaje abierto versus cerrado con las abordajes de aprendizaje de los estudiantes rurales de primer ciclo [The relationship between open and closed learning contexts with the learning approaches of first cycle rural students]". Aula Abierta 45 1 (2017): 55. http://dx.doi.org/10.17811/rifie.45.2017.55-62.
    10.17811/rifie.45.2017.55-62
  20. Janeiro, Isabel Nunes; Duarte, António Manuel; Araújo, Alexandra M.; Gomes, Ana Inocêncio. "Time perspective, approaches to learning, and academic achievement in secondary students". (2017): http://hdl.handle.net/11328/2559.
    10.1016/j.lindif.2017.03.007
  21. Duarte, A. M.. "Sense of humor and approaches to learning in university students". Tecnia 2 2 (2017): 9-23.
  22. Freire,Luiz Gustavo Lima; Duarte,António Manuel. "Concepções de estudantes universitários brasileiros sobre os fatores e as funções da aprendizagem [Brazilian university students' conceptions of the factors and functions of learning]". (2016): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362016000200380.
  23. Duarte, António. "Self-worth, scholastic competence and approaches to learning in university students". Journal of Psychological and Educational Research 24 2 (2016): 37-57.
  24. Duarte, António. "The use of cues for attention in ancient Greek art: aspects that influence concentration in the work of art and its elements". Arte, Individuo y Sociedad 27 3 (2015): 515-533.
  25. Duarte, A. M.. "Teaching practices for passive and active learning in rural and urban elementary teachers". Sisyphus: Educational Sciences Journal 3 2 (2015): 134-154.
  26. Duarte, A. M.. "Teaching and learning in rural contexts". Sisyphus: Educational Sciences Journal 3 2 (2015): 7-11.
  27. Boix, R.; Champollion, P.; Duarte, A. M.. "Territorial specificities of teaching and learning - Introduction". Sisyphus: Educational Sciences Journal 3 2 (2015): 7-11.
  28. Duarte, A. M.. "Aprendre i ensenyar en una escola rural portuguesa: Testimonis del diari d'una mestra [Learning and teaching in a Portuguese rural school: Testimonies from a teacher's diary]". Guix – Elements d’Acció Educativa 402 (2014): 18-22.
  29. Duarte, A. M.. "Whose decision is it? Reflections about a decision-making model based on qualitative analysis of the artist’s discourse". CeROArt - Conservation, Exhibition, Restoration of Works of Art (2013):
  30. Duarte, A. M.. "Concepções de aprendizagem com o computador em estudantes universitários [University students' conceptions of learning with the computer]". Psicologia 26 2 (2012):
  31. Duarte, A. M.. "Características psicométricas do Inventário de Processos de Aprendizagem em estudantes do Ensino Secundário [Psychometric characteristics of the Inventory of Secondary Education Students' Learning Processes]". Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente 3 1 (2012): 67-79.
  32. Freire,Gustavo Lima; Duarte,António Manuel. "Concepções de aprendizagem em estudantes universitários Brasileiros [Conceptions of learning in Brazilian university students]". (2010): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642010000400012.
  33. Duarte, A. M.. "E-learning e abordagens à aprendizagem no ensino superior [E-learning and approaches to learning in higher education]". Sísifo Revista de Ciências da Educação 7 (2008): 39-50.
  34. Duarte, A. M.. "Programa de promoção da adaptação e prevenção do risco no ensino superior: primeira aplicação [Program to promote adaptation and risk prevention in higher education: first application]". Psychologica 45 (2007): 257-268.
  35. Duarte, António M.; Duarte, A. M.. "Conceptions of learning and approaches to learning in Portuguese students". Higher Education 54 6 (2006): 781-794. http://dx.doi.org/10.1007/s10734-006-9023-7.
    10.1007/s10734-006-9023-7
  36. Duarte, A. M.. "Concepções de aprendizagem de estudantes universitários Portugueses(as) [Portuguese university students' conceptions of learning]". Psicologia XVIII 1 (2004): 147-163.
  37. António M. Duarte; Duarte, A. M.. "As abordagens à aprendizagem dos(as) estudantes da Universidade de Lisboa [University of lisbon students' aproaches to learning]". Revista Portuguesa de Psicologia 37 (2004): 73-92. https://doi.org/10.21631/rpp37_73.
    10.21631/rpp37_73
  38. Duarte, A. M.. "Self-regulation and approaches to learning in Portuguese students". Empirische Padagogik 15 2 (2001): 251-265.
  39. Duarte, António Manuel; Duarte, A. M.. "A relação entre cognição e motivação ao nível da aprendizagem escolar [The relationship between cognition and motivation at the level of school learning]". Psicologia 11 1 (1996): 127-138. https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/597.
Artigo em revista (magazine)
  1. Duarte, A. M.. "Aspectos comuns à mudança em T.S.Kuhn. J.Piaget e Le Moigne [Common aspects of change in T.S.Kuhn. J.Piaget and Le Moigne]", Boletim da Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva, 1986
  2. Duarte, A. M.. "Uma experiência nova no Centro de Bem Estar Infantil Nossa Sra. da Conceição (A new experience at the Nossa Senhora da Conceição Child Wellbeing Center]", Informação Serviço de Acção Social -Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, 1986
Capítulo de livro
  1. Duarte, A. M. . Autor correspondente: Duarte, A. M.. "Immigration in the art world: Connections with human rights’ problems and implementation". In Human rights and the reality gap, editado por Nova Science Publishers, 156. 2025.
    Publicado
  2. Duarte, A. M.. "A Fracture in a Broken Crystal: Artists’ Precarity Under Crisis". In Shifts and reorientation within the social-crisis and catastrophe: towards the realization of pandemic epistemological processes, editado por R. D. Hepp, 67-82. Sprinder, Vs, 2024.
    Publicado
  3. Duarte, A. M. ; Boix, R.; Filipe Miguel Dá Mesquita. Autor correspondente: Duarte, A. M.. "Le besoin des enseignants d’écoles rurales de connaître les cultures et les arts locaux". In Les écoles rurales: Une référence pour le XXIe siècle, editado por Boix, R., 195-214. França: L'Harmattan, 2024.
    Publicado
  4. Alexandra F. de Barros; Alexandra Marques-Pinto; Ana Paulino; André Amaral; Duarte, A. M. ; Célia Figueira; Filipe Mesquita; et al. "Desenvolvimento e testagem do programa de desenvolvimento do bem-estar, envolvimento e desempenho académico pelo mentorado [Development and testing of the mentee's wellbeing, engagement and academic performance development program]". In Programa de desenvolvimento do bem-estar, envolvimento e desempenho académico pelo mentorado [Mentee development program for well-being, engagement and academic performance], editado por Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa & Centro de Investigação em Ciência Psicológica.. 2024.
  5. Duarte, A. M.. "Abordagens à aprendizagem [Approaches to learning]". In Programa de desenvolvimento do bem-estar, envolvimento e desempenho académico pelo mentorado [Mentee development program for well-being, engagement and academic performance]. 2024.
  6. Fontes,Marisa Aghetoni; Duarte, A. M.. "As relações entre motivação, estratégia, abordagem à aprendizagem e desempenho académico em estudantes do ensino técnico brasileiro". In Psicologia Educacional: Investigação e Intervenção em Portugal, editado por Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, 68-88. 2024.
    Publicado
  7. Duarte, A. M.. "Arts, Aesthetics and Human Rights: A Psychosocial Perspective". In Human rights in a changing world, 325-354. Springer, 2023.
    Publicado • 10.1007/978-3-658-39533-9_12
  8. Duarte, A. M.. "Art, aesthetics and human rights: A psychosocial perspective". In Human Rights in a changing world - Reflections on Fundamental Challenges, editado por Herrman, P. & Okyayuz, M.. Springer, 2022.
    No prelo
  9. Duarte, A. M.. "A rationale and use of graphic narratives in health humanities". In Health Humanities, editado por Fernandes, I., 156-169. IGI Global, 2022.
    No prelo • 10.4018/978-1-6684-8064-9.ch010
  10. Duarte, A. M.. "Literatura e Humanidades-em-Saúde: Uma perspectiva psicológica [Literature and Humanities-in-Health: A psychological perspective]". In Diálogos entre medicina e literatura, editado por R. Santos; I. Aleluia; N. Arônia. DGLAB, 2022.
  11. Parreira, Gizele; Duarte, A. M.. "O impacto do diálogo investigativo na habilidade cognitiva de refletir sobre a arte em estudantes universitários brasileiros [The impact of investigative dialogue on the cognitive ability to reflect on art in Brazilian university students]". In Pesquisa em temas de ciências da educação, 35-56. RFB Editora, 2022.
    Publicado • 10.46898/rfb.9786558893288.3
  12. Duarte, A. M.; Ferraz, V.. "Activités artistiques comparées chez ls élèves ruraux et urbains portugais [Comparative artistic activities among rural and urban Portuguese students]". In Enseignement et apprentissage en tension dans les territoires ruraux, montagnards et urbains d’Europe du Sud. Approche pluridisciplinaire, editado por Champollion, P., Boix, R., & Duarte, A.. L' Harmattan, 2021.
  13. Figueira, A. I.; Duarte, A. M.. "Conceptions et approches de l' apprentissage chez les élèves du primaire portugais : Relations avec les contextes territoriaux [Conceptions and approaches to learning among Portuguese primary school students: Relations with territorial contexts]". editado por Champollion, P., Boix, R., & Duarte, A.. L'Harmattan, 2021.
  14. Duarte, A. M.. "Artists’ precarity in the context of their social integration". In Precarious places: Social, cultural and economic aspects of uncertainty and anxiety in everyday life. Springer, 2020.
  15. Duarte,A.M.. "Learning, education and territory in Portugal". In Territorialization of education: Tendency or necessity, editado por Champollion, P., Boix, R., & Duarte, A.. Wiley, 2020.
  16. Teixeira, M.O.; Duarte, A. M.. "Bioética e psicologia [Bioethics and psychology]". In Entrecruzares bioéticos, 197-204. Centro de Bioética – Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa., 2020.
  17. Duarte, A. M.. "Apprentissage, éducation et territoire au Portugal [Learning, education and territory in Portugal]". In Territorialisation de l’éducation: tendance ou nécessité. ISTE Science Publishing Ltd., 2019.
  18. Duarte, A. M.. "Learning and teaching in the rural school: from the global to the Portuguese case". In Encantos e desencantos após o PRONACAMPO: Olhares sobre interfaces e contextos históricos. Navegando Publicações, 2019.
  19. Duarte, A. M.. "O programa de investigação em concepções de & abordagens à aprendizagem: caracterização e atividades até 2016 [The research program on conceptions & approaches to learning: characterization and activities until 2016]". In Pesquisar psicologia. Chiado, 2017.
  20. Duarte, A. M.. "Motivos para a aprendizagem em estudantes do ensino técnico brasileiro [Motives for learning in Brazilian technical education students]". In Pesquisar psicologia. 2017.
  21. Duarte, A. M.. "Metacognição e aprendizagem profunda [Metacognition and deep learning]". In Estratégias de ensino e sucesso académico: Boas práticas no ensino superior. 2015.
  22. Duarte, A. M.. "L'école rurale dans les recherches européennes [The rural school in European research]". In L'enseignement scolaire en milieu rural et montagnard - Tome 6 - L’école rurale et montagnarde en contexte nord méditerranéen. Approches socio-spatiales. Presses Universitaires de Franche-Comté, 2014.
  23. Duarte, A. M.. "Aprender com dificuldades, estratégica e criativamente - uma via para os estudantes da Universidade [Learning with difficulties, strategically and creatively - a path for University students]". In Insucesso e abandono escolares no ensino superior: o caso da Universidade de Lisboa. 2013.
  24. Duarte, A. M.. "Modification of conceptions of and approaches to learning by metacognition and changes in the learning context". In Research Studies, Literature Reviews and Perspectives in Psychological Science. 2012.
  25. Duarte, A M.. "Relações da metacognição e da autorregulação com as abordagens dos estudantes à aprendizagem: estudos de um programa de investigação [Relationships between metacognition and self-regulation with how students approach learning: studies in a research program]". In Autorregulação da aprendizagem e narrativas autobiográficas: epistemologia e práticas, 259-286. PUCRS – UFPel - CIPUL, 2012.
  26. Duarte, A. M.. "Concepções de aprendizagem face à avaliação em estudantes do ensino secundário [Conceptions of learning toward evaluation in secondary school students]". In Auto-Regulação da Aprendizagem. Das concepções às práticas. 2007.
  27. Duarte, A. M.. "Auto-regulação e abordagens à aprendizagem [Self-regulation and approaches to learning]". In Aprendizagem auto-regulada – Perspectivas psicológicas e educacionais. 2004.
  28. Duarte, A. M.. "Cases of ICT usage in European Union education & reflections on the global scale". In Shock-Shift in an Enlarged Europe. Routledge, 2003.
Edição de livro
  1. Champollion, P.; Boix, R.; Duarte, A.. Enseignement et apprentissage en tension dans les territoires ruraux, montagnards et urbains d'Europe du Sud. Approche pluridisciplinaire [Teaching and learning in tension in the rural, mountainous and urban territories of Southern Europe. Multidisciplinary approach]. L' Harmattan. 2021.
  2. Lopes da Silva, A.; Veiga-Simão, A.; Duarte, A. M.. Aprendizagem auto-regulada - Perspectivas psicológicas e educacionais [Self-regulated learning - Psychological and educational perspectives]. Porto Editora. 2004.
Edição de número de revista
  1. Boix, R.; Champollion, P.; Duarte, A. M.. "Territorial Specificities of Teaching and Learning". Sisyphus 3 2 (2015):
Entrada de dicionário
  1. Duarte, A. M.. "Desenvolvimento cognitivo [Cognitive development]". In Dicionário de Psicologia. Edições Sílabo, 2019.
  2. Duarte, A. M.. "Teorias de estágio [Stage theories]". In Dicionário de Psicologia. Edições Sílabo, 2019.
  3. Duarte, A. M.. "Acomodação [Accommodation]". In Dicionário de Psicologia. Edições Sílabo, 2019.
  4. Duarte, A. M.. "Linguagem gestual [Sign language]". In Dicionário de Psicologia. Edições Sílabo, 2019.
  5. Duarte, A. M.. "Condicionamento de ordem superior [Higher order conditioning]". In Dicionário de Psicologia. Edições Sílabo, 2019.
  6. Duarte, A. M.. "Inteligência cristalizada [Crystallized intelligence]". In Dicionário de Psicologia. Edições Sílabo, 2019.
  7. Duarte, A. M.. "Inteligência fluida [Fluid intelligence]". In Dicionário de Psicologia, 2019.
Entrada de enciclopédia
  1. Duarte, A. M.. "E depois do secundário? - Abordar a aprendizagem no ensino superior [And after secondary school? - Approaching learning in higher education]". In Educar hoje - Enciclopédia dos pais, 2001.
  2. Duarte, A. M.. "O stress e os estudantes [Stress and students]". In Educar hoje - Enciclopédia dos pais, 2001.
Livro
  1. Duarte, A. M.. Aprender melhor pela arte – Um programa psicoeducacional [Learning better through the arts - A psychoeducational programe]. 2025.
    Publicado
  2. Duarte, António; Gonçalves, Joana; Preto, Catarina. Autor correspondente: Duarte, António. Jogo das Abordagens à Aprendizagem [Approaches to Learning Game]. Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. 2025.
  3. Duarte, A. M.. Psicologia da Arte. Apreciação, criação e obra [Psychology of Art. Appreciation, creation and work of art]. Edições Sílabo. 2024.
    No prelo
  4. Duarte, A. M. ; Célia P. Figueira; Sampaio de Carvalho, Joana. Programa de desenvolvimento do bem-estar, envolvimento e desempenho académico pelo mentorado [Mentee development program for well-being, engagement and academic performance]. 2024.
  5. Andressen, B.; van den Brink, K.. Multimedia in education - Specialised course module. UNESCO Institute for Information Technologies in Education. 2013.
    Pessoal de suporte
  6. Duarte, A. M.. Aprender melhor - Aumentar o sucesso e a qualidade da aprendizagem [Learn better - Increase the success and quality of learning]. Escolar Editora. 2012.
  7. Duarte, A. M.. Aprendizagem, ensino e aconselhamento educacional - Uma perspectiva cognitivo-motivacional [Learning, teaching and educational counseling - A cognitive-motivational perspective]. Porto Editora. 2002.
Poster em conferência
  1. Taborda, P.; António, M.. "Why do I learn theatre? Drama students’ motivations to learn". Trabalho apresentado em II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação, 2016.
  2. Fontes, M.; Duarte, A. M.. "Orientações motivacionais para aprendizagem em estudantes de ensino técnico brasileiro: investimento, percepção do tempo e da tarefa, satisfação e contexto preferido [Motivational orientations for learning in Brazilian technical education students: investment, perception of time and task, satisfaction and preferred context]". Trabalho apresentado em II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação, 2016.
  3. Taborda, P.; Duarte, A. M.. "Contextos preferidos para a aprendizagem da arte: o caso dos estudantes de teatro [Preferred contexts for learning art: the case of theater students]". Trabalho apresentado em Dia do Jovem Investigador em Psicologia, 2016.
  4. Fontes M. A.; Duarte, A. M.. "Orientações motivacionais para a aprendizagem em estudantes do ensino técnico brasileiro [Motivational orientations for learning in Brazilian technical education students]". Trabalho apresentado em III International Conference Learning and Teaching in Higher Education - I Congresso Internacional Ibero-Afro-Americano de Psicologia, 2015.
  5. Barros, A.; Duarte, A. M.. "Self-Esteem and approaches to learning in University Students". Trabalho apresentado em 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses - IX Congresso Iberoamericano de Psicologia, 2014.
  6. Duarte, A. M. ; Barros, A.. "Sense of Humor and Approaches to learning in University Students". Trabalho apresentado em 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses - IX Congresso Iberoamericano de Psicologia, 2014.
  7. Basto, M. ; Duarte, A. M.. "Conceptions of learning in students of classic and contemporary dance". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação, 2013.
  8. Figueira, A. I.; Duarte A. M.. "Elementary school students’ conceptions of learning". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação, 2013.
  9. Gomes, A.; Janeiro, I.; Duarte, A. M.. "The relationship between Time Perspective and Approaches to Learning in students attending science and arts curriculum". Trabalho apresentado em 1st International Conference on Time Perspective, 2012.
  10. Figueira, I.; Duarte, A. M.. "Intenções, maneiras e ideias sobre o aprender na escola rural: abordagens à e conceções de aprendizagem em alunos do 1º ciclo de escolaridade - relações com o contexto [Intentions, ways and ideas about learning in rural schools: approaches to and conceptions of learning in students of the 1st cycle of schooling - relationships with context]". Trabalho apresentado em 2º Seminário de Investigação em Psicologia da Faculdade de Psicologia, 2012.
  11. Morais, C.; Duarte, A. M.. "Melhorar a abordagem à aprendizagem através da metacognição, modelagem e auto-regulação [Improve the approach to learning through metacognition, modeling and self-regulation]". Trabalho apresentado em 2º Seminário de Investigação em Psicologia da Faculdade de Psicologia, 2012.
  12. Figueira, A. I.; Duarte, A. M.. "Aumentando a qualidade da aprendizagem intervindo na motivação: uma experiência de caso único [Increasing the quality of learning by intervening in motivation: a single case experience]". Trabalho apresentado em 1º Seminário de Investigação em Psicologia da Faculdade de Psicologia, 2010.
  13. Duarte, A. M.. "Conceptions of learning of Portuguese students". Trabalho apresentado em IV World Congress of Educational Science, 2004.
  14. Duarte, A. M.. "Approaches to learning and writing: development of an inventory for secondary students "IPEs"-2ª versão". Trabalho apresentado em 4th Conference on Psychological Assessment, 1997.
  15. Duarte, A. M. ; Calheiros, M. M.. "Uma alternativa de trabalho em intervenção social - programa de desenvolvimento pessoal/familiar [An alternative work in social intervention - personal/family development program]". Trabalho apresentado em II Convenção dos Psicólogos Portugueses, Conferência Internacional: A Psicologia e os Psicólogos Hoje, 1989.
  16. Duarte, A. M.. "Consciencialização, auto-confiança e interacção social: uma intervenção preventiva com crianças [Awareness, self-confidence and social interaction: a preventive intervention with children]". Trabalho apresentado em IIª Convenção dos Psicólogos Portugueses, Conferência internacional: A Psicologia e os Psicólogos Hoje, 1989.
Recurso online
  1. Duarte, A. M.. Exposição de Psicologia da Arte da Faculdade de Psicologia da UL [Psychology of Art Exhibition at the UL Faculty of Psychology]. 2024.
Relatório
  1. Duarte, A. M. ; Mesquita, F. C.; Gonçalves, J. C.. 2025. Report -Scientific Study for the Sub_Bar Project.
  2. Duarte, A. M.. 2024. Developing University Students’ Well-Being, Engagement, and Academic Performance through Mentoring.
  3. Duarte, A. M.. 2019. La formación profesional y las competencias del maestro rural como dinamizador de la dimensión territorial de la escuela rural (FOPROMAR, E+ KA201-038217): Informe Final [The professional training and competencies of the rural teacher as a dynamizer of the territorial dimension of the rural school (FOPROMAR, E+ KA201-038217): Final Report].
  4. Duarte, A. M.. 2014. Factores de Rendimiento en la Escuela Rural: Características Contextuales [Performance factors in the Rural School: Contextual Characteristics].
  5. Duarte, A. M.. 2013. La eficacia y la calidad en la adquisición de competencias caracterizan a la escuela rural: ¿es un modelo transferible a otra tipología de escuela? [Efficiency and quality in the acquisition of skills which characterize the rural school: is it a model transferable to another type of school?].
  6. Duarte, A. M.. 2011. Insucesso e Abandono Escolares na Universidade de Lisboa: Cenários e Percursos [School Failure and Dropout at the University of Lisbon: Scenarios and Paths].
  7. Duarte, A. M.. 2008. Factores de Rendimiento en la Escuela Rural: Características de los Alumnos [Performance Factors in the Rural School: Characteristics of the Students].
  8. Duarte, A. M.. 2008. Implementación de aula multigrado con integración de las TIC [Implementation of multigrade classroom with integration of ICT].
  9. 2007. NEMED - Network of Multigrade EDucation.
  10. 2007. Fe-Cone - Framework for e-learning Contents Evaluation.
  11. 1999. PEDACTICE - Educational Multimedia in Compulsory School: From Pedagogical Assessment to Product Assessment.
  12. Duarte, A. M.. 1999. Ser caloiro na Universidade de Lisboa [Being a freshman at the University of Lisbon].
Resumo em conferência
  1. Duarte, A. M. ; Constantinidi, N. P.. "Traces of knowledge and use of cues of sensory processing in ancient Greek art: A study in psychology of art.". Trabalho apresentado em 17th Annual International Conference on Psychology, Atenas, 2023.
Tese / Dissertação
  1. Duarte, António Manuel, 1961-. "Avaliação e modificação de concepções, motivações e estratégias de aprendizagem em estudantes do ensino superior [Assessment and modification of conceptions, motivations and strategies of learning in higher education students]". Doutoramento, 2000. http://hdl.handle.net/10451/42441.
  2. Duarte, António Manuel, 1961-. "Abordagens à aprendizagem e composição escrita [Approaches to Learning and Writing Composition]". Mestrado, 1992. http://hdl.handle.net/10451/28774.
Website
  1. Duarte, António; Joana Gonçalves; Catarina Preto. Jogo das Abordagens à Aprendizagem [Game of Approaches to Learning]. 2023. https://sites.google.com/view/jogo-abordagens.
  2. Art for Human Rights. 2022. https://sites.google.com/view/artforhumanrights.
  3. Duarte, A. M.. Cultivar o Sucesso e a Qualidade da Aprendizagem - Enraizando a Escola no Contexto Rural [Cultivating Success and Quality of Learning - Rooting the School in the Rural Context]. 2019. https://fopromar.webnode.pt.
  4. Duarte, A. M.. Area of Studies in Psychology of Art. 2012. https://area-of-studies-in-psychology-of-art.webnode.pt.
  5. Duarte, A. M.. Psicologia da Arte [Psychology of Art]. 2008. https://sites.google.com/site/psiarte7.
  6. Duarte, A. M.. Intervenção em Concepções de & Abordagens à Aprendizagem [Intervention in Conceptions of & Approaches to Learning]. 2005. https://sites.google.com/site/intervencaoca.
  7. Duarte, A. M.. Programa de Investigação em Concepções de & Abordagens à Aprendizagem [Research Program on Conceptions of & Approaches to Learning]. 2003. https://sites.google.com/site/programainvestigacao.

Outros

Invenção
  1. Jogo de tabuleiro "Jogo das Abordagens à Aprendizagem" [Board game "Game of Approaches to Learning"]. 2022. Duarte, A. M..
  2. Aplicação Informática "Programa de Apoio ao Estudo" [Computer App "Study Support Program"]. 2012. Duarte, A. M..
  3. Jogo de Tabuleiro "Jogo das Estratégias" [Board Game "Game of Strategies"]. 2005. Duarte, A. M..
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024 Ontological precarity of body aesthetics PerformAbility Symposium
, School of Arts and Humanities, University of Lisbon (Lisbon, Portugal)
2022 A fracture in a broken crystal: Artists’ precarity under crisis SUPI Network International Conference “Shifts and reorientation within the social-crisis and pandemic catastrophe”
2022 Concepções de arte em estudantes universitários Jornadas de Jovens Investigadores na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa
2021 Medical humanities in nursing training: A study at undergraduate level Conference Caring and Sharing: Health and Humanities in Today’s World
2019 Conhecimento sobre as artes e a cultura do contexto escolar em professores rurais. Resultados Preliminares III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação
2019 Perceção da tarefa de aprendizagem e satisfação em estudantes de teatro III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação
2019 Application of medical humanities in nursing education – The design of two studies 40th APEAA Meeting
2019 Bioética e psicologia III Encontro de Bioética da Universidade de Lisboa
2018 Impacto do diálogo investigativo sobre a arte nas habilidades cognitivas de estudantes universitários XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
2017 Psychology of the refugee and the immigrant under precarity: the case of the artists International Conference Refugee, Immigrants, Precarity
2017 Benefits of close reading and open writing on fictional texts on health topic in medical and humanities students Association for Medical Humanities Annual Conference
2017 Le territorial dans la formation initiale des enseignants: réalité et besoins du cas portugais Journée d’étude internationale enseignement et recherche Prise en compte du territorial dans la formation des enseignants : Quels enjeux pour l’école rurale et montagnarde ? Approche comparative d'Europe du Sud
2017 Aprender e ensinar na escola rural portuguesa Encontro Escuela Rural y Despoblación
2016 Construção e estudo psicométrico do Questionário de Audição de Música Paralelamente ao Estudo (QAMPE) 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos
2016 Design of a research programme on young adults' position regarding precarity International Conference Precarious Places: Social, Cultural and Economic Aspects of Uncertainty and Anxiety in Everyday Life
2016 Investigating how training in narrative medicine methods may enhance the capacity to understand illness narratives. 37th Meeting of the Portuguese Association for Anglo-American Studies
2016 A relação ensino-aprendizagem em meio rural Colóquio ensino “doméstico”: Uma escol(h)a
2016 A experiência emocional e interpessoal envolvida no trabalho de dissertação I Seminário internacional de investigadores Brasileiros em Portugal
2015 Approaches to learning in Portuguese elementary school students: Relations with the learning context ECER 2015 - The European Conference on Educational Research
2015 A bridge between psychology and narrative medicine: How people understand stories in art International Conference Narrative and Medicine: Caring for the future
2015 Um procedimento de ensino para promover uma aprendizagem profunda SATHE 2015 - Simpósio Internacional sobre a Docência no ensino Superior
2014 The inevitable subjective nature of conservation: Psychological insights on the process of decision making ICOM-CC 17th triennial Conference – Theory and History of Conservation
2014 Motivação e estratégias de aprendizagem em alunos de 1º ciclo de escolaridade 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses - IX Congresso Iberoamericano de Psicologia
2014 Motivação e estratégias de aprendizagem em alunos de 1º ciclo de escolaridade 3º Seminário Pedagógico de Investigação em Psicologia
2014 Integração dos estudantes no Ensino Superior: Que recomendações? III Congresso da Rede de Serviços de Apoio Psicológico no Ensino Superior - RESAPES - Novas Fronteiras para a Intervenção Psicológica no Ensino Superior
2013 The learning context of approaches to learning in elementary education: Comparing urban and rural schools 35th International School Psychology Association Conference
2013 Entering the psychology of installation art: An exploratory case study 30th International Conference on Psychology and the Arts
2013 Psicologia do desenvolvimento da arte I Encontro do Psicologia para Psicólogos
2012 The poetics of discourse. From artistic intention to spectator's perception in the artist's point of view 3rd Global Conference of Performance: Visual Aspects of Performance Practice
2012 Programa de Apoio ao Estudo – PAE Seminário Insucesso e abandono escolar no Ensino Superior: O caso da UL
2012 Conceções de e autorregulação da aprendizagem do desenho artístico em estudantes universitários 2º Seminário de Investigação em Psicologia da Faculdade de Psicologia
2011 Is the rural school teaching model transferable to urban schools? Initial findings from international research European Conference on Educational Research 2011 Urban Education
2011 Learning with difficulties, strategically and creatively: A way for university students 5th International Conference on Psychology
2011 PAE v.1.1.: A software for promoting academic learning Seminário adaptação - desafios e percursos na vida real
2010 Modification of conceptions of learning by metacognition and changes in the learning context 4th International Conference on Psychology
2010 Apprendre à l’école rurale : état comparatif de la question dressé par un projet de recherche Europe-Amérique latine IV Congres Ceisal
2009 Students’ conceptions of functions and factors of learning 3rd International Conference on Psychology
2008 Conceptions of learning of Brazilian students 2nd International Conference on Psychology
2006 Aprendiendo y enseñando con TIC en la educacion rural I Seminario Educativo Internacional EUROsociAL: Perspectivas educativas para el nuevo siglo, implicaciones para el ámbito rural
2006 A training course in learning modes (tclm-v.1) for multigrade education The commonwealth council for educational administration and management (CCEAM) conference - Recreating Linkages between Theory and Praxis in Educational Leadership
2006 Um balanço da investigação sobre abordagens à aprendizagem na FPCE-UL e no IEP-UM Colóquio AFIRSE Para um Balanço da Investigação em Educação de 1960 a 2005
2006 A Investigação na Secção de Psicologia da Educação e da Orientação da FPCE-UL Colóquio AFIRSE Para um Balanço da Investigação em Educação de 1960 a 2005
2002 ICT usage in Portuguese education UNESCO Roundtable in ICT usage
2000 The use of multimedia in educational contexts – comparative research from the EU ECER 2000 European Conference on Educational Research
1999 Meta-aprendizagem assistida por computador – a informática ao serviço do aprender-a-aprender 1º Simpósio Ibérico de Informática Educativa
1997 Reflexões em torno do aconselhamento educacional a estudantes do ensino superior 1º Encontro de Serviços de Apoio Psicológico no Ensino Superior
1993 Motivação e estratégias de aprendizagem na composição escrita 1º Encontro da Sociedade Portuguesa de Psicologia
1993 Possíveis pressupostos teóricos da valência de Psicologia em Intervenção Social Conferência “A intervenção social integrada - seu enquadramento teórico na perspectiva das várias ciências sociais"
1992 Métodos de investigação e abordagens à aprendizagem III Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
1992 Técnicas e métodos de estudo 4° Encontro da Associação de Peritos Orientadores Escolares e Profissionais

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - Atual Concepções de arte em pacientes psicóticos
Orientador
Mestrado
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
2021 - Atual Promoção da compreensão de estilos artísticos em estudantes do ensino básico
Orientador
Mestrado
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
2021 - Atual Análise, criação e utilização de obras de artes visuais ilustrativas de conteúdos curriculares: Efeitos na aprendizagem em estudantes do ensino secundário
Orientador
Mestrado
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
2020 - Atual O impacto do diálogo investigativo na habilidade cognitiva para refletir sobre a arte, na concepção de arte e na abordagem à aprendizagem de estudantes universitários brasileiros
Orientador
Pós-Doutoramento
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
2020 - Atual Aprendizagem do teatro
Orientador
Doutoramento
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal

Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - Atual Música, bem-estar e aprendizagem
Coorientador
Doutoramento
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal

Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - Atual Arte paralelamente à aprendizagem
Coorientador
Doutoramento
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal

Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2020 - 2021 Conceções de arte em estudantes universitários
Orientador
Mestrado
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
2020 - 2021 Representações cinematográficas da precariedade dos artistas
Orientador
Mestrado
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
2019 - 2020 Perceção parental da relação entre a atividade de jogar videojogos de entretenimento e a aprendizagem escolar: Um estudo exploratório
Orientador
Mestrado
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
2019 - 2020 Análise de filmes sobre a aprendizagem em estudantes universitários: Efeitos na conceção de aprendizagem e na competência de análise de filmes.
Orientador
Mestrado
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
2019 - 2020 Análise de textos literários sobre a aprendizagem em estudantes do ensino secundário: Efeitos na conceção de aprendizagem e na competência de análise de textos literários.
Orientador
Mestrado
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
2017 - 2020 Concepções de e abordagens à aprendizagem: Relação com o rendimento académico, as preferências e características sociodemográficas dos estudantes moçambicanos
Coorientador
Doutoramento
Faculdade de Ciências da Educação e Psicologia, Moçambique
2018 - 2019 Empathy as an answer for the Tragedy Paradox in music
Coorientador
Mestrado
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
2017 - 2019 Motivações, estratégias e abordagens à aprendizagem em estudantes do ensino técnico brasileiro: Relações com o sucesso escolar e a qualidade da aprendizagem
Orientador
Doutoramento
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal

Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2012 - 2018 Concepções de e autorregulação da aprendizagem do desenho artístico em estudantes universitários
Orientador
Doutoramento
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
2016 - 2017 Perceção da inserção profissional em estudantes de dança
Orientador
Mestrado
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
2014 - 2017 Intenções, maneiras e ideias sobre o aprender na escola básica: abordagens à e conceções de aprendizagem em alunos do 1.º ciclo de escolariedade : Relações com o contexto
Orientador
Doutoramento
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal

Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015 - 2016 Envolvimento em atividades de apreciação, consumo e criação de arte em estudantes rurais e urbanos do 1.º ciclo
Orientador
Mestrado
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
2015 - 2016 Estudo psicométrico do "Questionário de Audição de Música Paralelamente ao Estudo" (QAMPE)
Coorientador
Mestrado
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
2015 - 2016 Efeitos da aprendizagem da análise literária por 'close reading' e 'reflective writing' em estudantes universitários
Orientador
Mestrado
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
2014 - 2015 Orientações motivacionais em estudantes de teatro: Um estudo exploratório
Orientador
Mestrado
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
2012 - 2013 Orientações motivacionais para a aprendizagem em estudantes de música
Orientador
Mestrado
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
2012 - 2013 Conceções de aprendizagem da dança em estudantes de dança clássica e contemporânea
Orientador
Mestrado
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
2012 - 2013 Promover a consciência metacognitiva e a autorregulação das estratégias de aprendizagem para aumentar a qualidade da aprendizagem
Orientador
Mestrado
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
2012 - 2013 Uma intervenção na abordagem à escrita: Impacto na qualidade da aprendizagem
Orientador
Mestrado
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
2011 - 2012 Abordagens à aprendizagem e projeção temporal. Abordagens à aprendizagem e projeção temporal
Coorientador
Mestrado
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
2011 - 2012 Modificação da abordagem à leitura: Uma experiência de caso único
Orientador de Roda, A.
Mestrado
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
2010 - 2011 Melhorar a abordagem à aprendizagem nas aulas através da metacognição, modelagem e auto-regulação
Orientador
Mestrado
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
2010 - 2011 Modificar a abordagem à leitura para aumentar a qualidade da aprendizagem: uma experiência de caso único
Orientador
Mestrado
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
2009 - 2010 Modificação das abordagens à aprendizagem para exames: uma experiência de caso único
Orientador de Rodeia, A.
Mestrado
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
2009 - 2010 Promoção de mudança na concepção de aprendizagem
Orientador
Mestrado
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
2008 - 2009 Aumentando a Qualidade da Aprendizagem Intervindo na Motivação: Uma experiência de caso único
Orientador
Mestrado
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
2008 - 2009 O Impacto de uma intervenção na motivação na qualidade da aprendizagem: Uma experiência de caso único
Orientador
Mestrado
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
2006 - 2007 Concepções de aprendizagem em estudantes Brasileiros
Orientador
Mestrado
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
2004 - 2005 Concepções de aprendizagem com o computador em estudantes universitários
Orientador
Mestrado
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
2004 - 2005 Concepções de aprendizagem para a avaliação em estudantes do ensino secundário
Orientador
Mestrado
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021 - 2021 International Conference Caring and Sharing. Health Humanities in Today’s World (2021 - 2021) Universidade de Lisboa, Portugal
2019 - 2019 Seminário Cultivar o Sucesso, Enraizar a Escola (2019 - 2019) Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
2019 - 2019 Encontro “Educar e Formar para o Sucesso em Contexto Rural” (2019 - 2019) Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
2019 - 2019 Encontro “Formar para o Sucesso em Contexto Rural” (2019 - 2019) Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 I Encontro Luso-Brasileiro de Motivação e Estratégias de Aprendizagem em Contexto Educacional (2016 - 2016) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Brasil
2007 - 2007 Palestra “Ensinar e Apre(e)nder Pintura... O que vemos? O que representamos?” (2007 - 2007)
Outro
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
2006 - 2006 Palestra “Historical and Actual Approaches to Learning” (2006 - 2006) Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
2006 - 2006 Seminário "Self-directed Learning” (2006 - 2006) Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
2006 - 2006 XIV Colóquio da AFIRSE /AIPELF: Para um Balanço da Investigação em Educação de 1960 a 2005 (2006 - 2006) Universidade de Lisboa, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2022/05/26 - Atual Orador convidado: "Music, composers and inspiration"
Outro
Sub_Bar
2021 - 2021 Orador convidado Colóquio Antes e Depois de Editar. Estudos Filológicos
Universidade de Lisboa, Portugal
2020 - 2020 Orador convidado Seminário Permanente do Projecto SHARE
Universidade de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 Orador convidado Seminaire Education, Territorialités et Territoires
Aix-Marseille Université, França
2014 - 2014 Orador convidado Dias da Psicologia
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019 Acontecimentos de vida positivos, estratégias de savoring e bem-estar de pais na sua relação como os filhos Santos, E. (Mestrado)
2018 O Desenvolvimento Estético e a Educação Estética e Artística: O Programa ProgestArt Senos, T. M. (Doutoramento)
2018 As representações na pintura. O crime do Padre Amaro de Paula Rego: processo criativo e apreciação estética Silva, A. (Doutoramento)
2018 O poder do ritmo na educação musical Serralheiro, P. (Mestrado)
2018 Recursos para a docência da educação musical Caleiro, E. (Mestrado)
2017 Currículo em contextos informais: contributos para a (re)conceptualização do conceito de currículo a partir de aprendizagens online Viana, J. (Doutoramento)
2015 Heuristics in problem-solving for the teaching and learning of mathematics Rodrigues, N. (Doutoramento)
2015 Em busca da solução: Relação entre a capacidade de resolução de problemas e o sucesso escolar em alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico Luís, F. (Doutoramento)
2015 Autorregulação da aprendizagem da língua portuguesas no 1º ciclo: investigação através de diários Sousa, B. (Mestrado)
2015 Ensino da escrita no 1º ciclo: como marcar a diferença? Um estudo de práticas e percepções dos professores Ribeiro, L. (Mestrado)
2015 Adaptação e aplicação de um instrumento facilitador da autoavaliação, da evolução do ensino e da aprendizagem da condução automóvel Contente, E. (Mestrado)
2014 Educar nas virtudes. Programa de intervenção para alunos do 1º ciclo do ensino básico Monje da Silva, M. (Doutoramento)
2014 Crenças e concepções de dificuldade em atletas de alto rendimento: Estudo exploratório em contexto escolar e desportivo Pinto dos Santos, A. (Mestrado)
2014 Avaliação da fluência da leitura em alunos do 2º ciclo: Metas curriculares para a velocidade da leitura Baptista de Sousa, J. (Mestrado)
2013 Experiências emocionais positivas e estratégias de savoring em adolescentes e adultos: Um estudo exploratório Camacho, C. (Mestrado)
2013 Apoio tutorial no ensino secundário: estudo exploratório da perspectiva dos alunos Rato, V. (Mestrado)
2011 Personalidade, envolvimento escolar e rendimento académico em adolescentes Pereira, S (Mestrado)
2011 Personalidade, padrões e abordagens à aprendizagem e rendimento académico em adolescentes Rosa, I. (Mestrado)
2010 Estimulação da fluência oral: proposta de actividades e estudo exploratório Coelho, J. (Mestrado)
2009 Avaliação da fluência de leitura oral em alunos de 2º ano do 1º ciclo Tristão, F. (Mestrado)
2009 Concepções pessoais dos professores sobre a leitura e avaliação informal da fluência em alunos do 3º ciclo Branco, I. (Mestrado)
2009 A leitura em alunos do 4º ano de escolaridade provenientes de grupos linguísticos heterogéneos Correia, L. (Mestrado)
2006 As abordagens dos estudantes à aprendizagem/estudo: Uma investigação no ensino secundário Gomes, C. (Mestrado)

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024/05/09 - Atual Jornadas de Jovens Investigadores na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa – 3ª edição Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa
2023/03/23 - 2023/03/23 Jornadas de Jovens Investigadores na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa - 2ª edição Lisboa: FPUL
2022 - 2022 Jornadas de Jovens Investigadores na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa - 1ª Edição Lisboa
2022 - 2022 Congreso Internacional Educación en Territorios Rurales Barcelona
2021 - 2021 International Conference Caring and Sharing. Health Humanities in Today’s World Lisboa
2019 - 2019 IV International Conference Learning and Teaching in Higher Education - Students and Teachers Évora
2006 - 2006 XIV Colóquio da AFIRSE /AIPELF: Para um Balanço da Investigação em Educação de 1960 a 2005 Lisboa

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022 - Atual Psychology of Music Sage
2022 - Atual Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación Universidad Autonoma de Madrid
2021 - Atual Creativity Research Journal Taylor & Francis Group
2019 - Atual Análise Psicológica ISPA
2015 - Atual Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação Fundação Cesgranrio
2009 - Atual Pedagógica Dep. Ccs. Ed. - Univ. de Chapecó
2007 - Atual Learning and Instruction Elsevier
2005 - Atual Higher Education Springer

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2015 - 2016 Consultoria científica Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Portugal
2013 - 2013 Consultoria científica Universitat de Vic - Universitat Central de Catalunya, Espanha
2006 - 2008 Consultoria Científica OEI - Organização de Estados Ibero Americanos, Espanha
2001 - 2001 Consultoria Científica UNESCO Institute for Information Technologies in Education, Rússia

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2021 - Atual Dissertação em Psicologia da Educação e Aconselhamento (Mestrado) Universidade de Lisboa, Portugal
2021 - Atual Estágio em Psicologia da Educação e Aconselhamento (Mestrado) Universidade de Lisboa, Portugal
2021 - Atual Intervenções psicoeducacionais na aprendizagem (Mestrado) Universidade de Lisboa, Portugal
2021 - Atual Psicologia da arte (Licenciatura) Universidade de Lisboa, Portugal
2021 - Atual Aprendizagem e gestão de competências no ensino superior (Licenciatura) Universidade de Lisboa, Portugal
2021 - Atual Psicologia da aprendizagem (Licenciatura) Universidade de Lisboa, Portugal
2019 - Atual Medicina Narrativa (Pós-Graduação) Universidade de Lisboa, Portugal
2018 - Atual Seminário de investigação (Doutoramento) Universidade de Lisboa, Portugal
2014 - Atual Arqueologia cognitiva da arte (Master) Panepistemio Aigaiou Schole Anthropistikon Epistemon, Grécia
2008 - Atual Seminário optativo temático I (Doutoramento) Universidade de Lisboa, Portugal
2008 - Atual Seminário de acompanhamento do plano de tese (Doutoramento) Universidade de Lisboa, Portugal
2010 - 2021 Seminário de Investigação (Mestrado integrado) Universidade de Lisboa, Portugal
2010 - 2021 Aprendizagem e gestão de competências no ensino superior (Mestrado integrado) Universidade de Lisboa, Portugal
2010 - 2021 Psicologia da arte (Mestrado integrado) Universidade de Lisboa, Portugal
2006 - 2021 Psicologia da aprendizagem (Mestrado integrado) Universidade de Lisboa, Portugal
2019 - 2019 Desenvolvimento Estético e Artístico (Outros) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2014 - 2015 English in the world of the arts (Licenciatura) Universidade de Lisboa, Portugal
2013 - 2014 Aprendizagem em contexto educacional (Mestrado integrado) Universidade de Lisboa, Portugal
2004 - 2014 Psicologia educacional (Master) Panepistemio Aigaiou Schole Anthropistikon Epistemon, Grécia

Kokkolan Yliopistokeskus Chydenius, Finlândia

Universität Koblenz-Landau, Alemanha

Universidad Complutense de Madrid, Espanha
2008 - 2013 Sucesso e qualidade na aprendizagem (Mestrado integrado) Universidade de Lisboa, Portugal
2011 - 2012 Abordagens à aprendizagem – teoria e aplicações (Pós-Graduação) Universidade de Lisboa, Portugal
2008 - 2010 Áreas de aplicação em psicologia educacional Universidade de Lisboa, Portugal
2006 - 2010 Adaptação e desenvolvimento pessoal no ensino superior (Mestrado integrado) Universidade de Lisboa, Portugal
2008 - 2009 Psicologia educacional (Mestrado integrado) Universidade de Lisboa, Portugal
2008 - 2009 Intervenção na aprendizagem (Pós-Graduação) Universidade de Lisboa, Portugal
2006 - 2007 História das ideias em psicologia (Mestrado integrado) Universidade de Lisboa, Portugal
2005 - 2006 Grandes correntes da psicologia (Licenciatura) Universidade de Lisboa, Portugal
2005 - 2006 Teorias de aprendizagem e auto-regulação (Mestrado) Universidade de Lisboa, Portugal
2000 - 2006 Psicologia da aprendizagem (Licenciatura) Universidade de Lisboa, Portugal
2004 - 2005 Seminário de apoio à preparação da dissertação I Universidade de Lisboa, Portugal
2003 - 2005 Educação e leitura (Mestrado) Universidade de Lisboa, Portugal
1986 - 2005 Psicologia educacional (Licenciatura) Universidade de Lisboa, Portugal
2003 - 2004 Aprendizagem e desenvolvimento (Mestrado) Universidade de Lisboa, Portugal
2001 - 2004 Processos de auto-regulação da aprendizagem (Mestrado) Universidade de Lisboa, Portugal
2002 - 2003 Intervenção psicoterapêutica em contexto institucional - Educação (Pós-Graduação) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2000 - 2001 Psicologia do processo educativo (Licenciatura) Universidade de Lisboa, Portugal
1996 - 2000 Problemas de aprendizagem escolar: prevenção e remediação (Pós-Graduação) Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva, Portugal
1993 - 1997 Psicologia e pedagogia preventiva (Pós-Graduação) Universidade de Lisboa, Portugal
1994 - 1995 Dificuldades de aprendizagem (Licenciatura) Universidade de Lisboa, Portugal
1993 - 1994 Psicologia da aprendizagem (Pós-Graduação) Universidade de Lisboa, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2015 Entrevista sobre a psicologia da arte ArteCapital
2005 Entrevista sobre a aprendizagem em contexto educacional Jornal do Instituto de Educação Técnica
2004 Entrevista sobre a aprendizagem em contexto educacional A Capital
2001 Entrevista sobre educação PCWeb

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
1993 - Atual Sociedade Portuguesa de Psicologia Membro associado
1984 - 2001 Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva Presidente da mesa da assembleia geral

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2015 - Atual Júri de pré-projecto de Doutoramento Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal

Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2022 - 2022 Júri de avaliação de actividades de investigação Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
2022 - 2022 Júri de seleção do concurso de candidatura à inscrição no Programa Interuniversitário de Doutoramento em Psicologia, na especialidade de Psicologia da Educação Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 Júri de bolsa de investigação Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
2007 - 2007 Júri de equivalência académica Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal