Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- António Duarte
- Data de nascimento
- 1961/03/02
- Género
- Masculino
Nomes de citação
- Duarte, A. M.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- EC17-68EC-2590
- ORCID iD
- 0000-0002-9497-7204
Endereços de correio eletrónico
- amduarte@psicologia.ulisboa.pt (Profissional)
Telefones
- Telefone
-
- 217933408 (Profissional)
Moradas
- Faculdade de Psicologia - Universidade de Lisboa. Alameda da Universidade 1649-013 Lisboa , 1649-013 , Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Websites
- www2.fp.ul.pt (Profissional)
- https://sites.google.com/site/psiarte7/ (Académico)
- https://area-of-studies-in-psychology-of-art.webnode.pt/ (Académico)
- https://sites.google.com/site/programainvestigacao (Académico)
- https://fopromar.webnode.pt (Académico)
- https://sites.google.com/site/intervencaoca (Académico)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2000/01/03
Concluído
|
PhD (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
Louvor e distinção |
1993
Concluído
|
Master (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
Muito Bom |
1985 - 1987
Concluído
|
Post-Graduation (Pós-Graduação)
Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva, Portugal
|
Aprovado |
1984
Concluído
|
1st Degree (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
15 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1984 - 1985 | Investigador (Investigação) | Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/02 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal |
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal | ||
2001/01/12 - 2024 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal |
1993 - 2000 | Assistente (Docente Universitário) | Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal |
1986 - 1993 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1987 - 1989 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Força Aérea Portuguesa, Portugal |
1985 - 1987 | Técnico Psicologia 1 Cl (Técnico Psicologia) | Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023 - Atual | President of the M23 Trial Jury | Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal |
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal | ||
2022 - Atual | President of the Comission for Gender Equity and non Discrimination | Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal |
2012 - 2013 | Member of the Specialized Ethics Committee of the Scientific Council | Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal |
2003 - 2005 | Member of the Scientific Council | Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal |
2003 - 2005 | Erasmus Program Local Coordinator | Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023 - 2024 | Sub-Bar ( a musical ecosystem for deaf and hard of hearing people)
101100208
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal
|
Em curso
|
2022 - 2023 | Developing University Students Well-Being, Engagement, and Academic Performance through Mentoring
2
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal
|
Em curso
|
2018/06/04 - 2022/06/03 | Health and Humanities Working in NETWORK
PTDC/LLT-OUT/29231/2017
Investigador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2017/01/01 - 2019/01/01 | Professional training and skills of the rural teacher as a driving force of the territorial dimension
2017-1-ES01-KA201-038217
Investigador
|
Comissão Europeia
Concluído
|
2013/06/17 - 2015/12/18 | Medicine & Narrative: (con)texts and interdisciplinary practices
PTDC/CPC-ELT/3719/2012
Investigador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 314 - 2011-2012
PEst-OE/PSI/UI0314/2011
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2012/01/01 - 2013/01/01 | Performance factors in the rural school: Characteristics of the students
079483
Investigador
|
Universitat de Barcelona |
2008/03/01 - 2012/01/31 | School failure and dropout at the University of Lisbon: Scenarios and Paths
PTDC/ESC/64875/2006
Investigador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2009/01 - 2012/01 | Efficiency and quality in the acquisition of skills characterize the rural school: is it a model transferable to another type
of school?
EDU2009-13460
Investigador
|
Universitat de Barcelona |
2004/01/01 - 2007/01/01 | NEMED - Network of Multigrade EDucation
114323-CP-1-2004-1-GRCOMENIUS-C3PP
Investigador
|
Comissão Europeia |
1998/01/01 - 2000/01/01 | PEDACTICE - Educational Multimedia in Compulsory School: From Pedagogical Assessment to Product Assessment
.....
Investigador
|
Comissão Europeia
Concluído
|
1997/01/01 - 1999/01/01 | Being a freshman at the University of Lisbon
...
Investigador
|
Universidade de Lisboa |
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Entrada de dicionário |
|
Entrada de enciclopédia |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Recurso online |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Website |
|
Outros
Invenção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024 | Ontological precarity of body aesthetics | PerformAbility Symposium
, School of Arts and Humanities, University of Lisbon (Lisbon, Portugal)
|
2022 | A fracture in a broken crystal: Artists’ precarity under crisis | SUPI Network International Conference “Shifts and reorientation within the social-crisis and pandemic catastrophe” |
2022 | Concepções de arte em estudantes universitários | Jornadas de Jovens Investigadores na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa |
2021 | Medical humanities in nursing training: A study at undergraduate level | Conference Caring and Sharing: Health and Humanities in Today’s World |
2019 | Conhecimento sobre as artes e a cultura do contexto escolar em professores rurais. Resultados Preliminares | III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação |
2019 | Perceção da tarefa de aprendizagem e satisfação em estudantes de teatro | III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação |
2019 | Application of medical humanities in nursing education – The design of two studies | 40th APEAA Meeting |
2019 | Bioética e psicologia | III Encontro de Bioética da Universidade de Lisboa |
2018 | Impacto do diálogo investigativo sobre a arte nas habilidades cognitivas de estudantes universitários | XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação |
2017 | Psychology of the refugee and the immigrant under precarity: the case of the artists | International Conference Refugee, Immigrants, Precarity |
2017 | Benefits of close reading and open writing on fictional texts on health topic in medical and humanities students | Association for Medical Humanities Annual Conference |
2017 | Le territorial dans la formation initiale des enseignants: réalité et besoins du cas portugais | Journée d’étude internationale enseignement et recherche Prise en compte du territorial dans la formation des enseignants : Quels enjeux pour l’école rurale et montagnarde ? Approche comparative d'Europe du Sud |
2017 | Aprender e ensinar na escola rural portuguesa | Encontro Escuela Rural y Despoblación |
2016 | Construção e estudo psicométrico do Questionário de Audição de Música Paralelamente ao Estudo (QAMPE) | 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos |
2016 | Design of a research programme on young adults' position regarding precarity | International Conference Precarious Places: Social, Cultural and Economic Aspects of Uncertainty and Anxiety in Everyday Life |
2016 | Investigating how training in narrative medicine methods may enhance the capacity to understand illness narratives. | 37th Meeting of the Portuguese Association for Anglo-American Studies |
2016 | A relação ensino-aprendizagem em meio rural | Colóquio ensino “doméstico”: Uma escol(h)a |
2016 | A experiência emocional e interpessoal envolvida no trabalho de dissertação | I Seminário internacional de investigadores Brasileiros em Portugal |
2015 | Approaches to learning in Portuguese elementary school students: Relations with the learning context | ECER 2015 - The European Conference on Educational Research |
2015 | A bridge between psychology and narrative medicine: How people understand stories in art | International Conference Narrative and Medicine: Caring for the future |
2015 | Um procedimento de ensino para promover uma aprendizagem profunda | SATHE 2015 - Simpósio Internacional sobre a Docência no ensino Superior |
2014 | The inevitable subjective nature of conservation: Psychological insights on the process of decision making | ICOM-CC 17th triennial Conference – Theory and History of Conservation |
2014 | Motivação e estratégias de aprendizagem em alunos de 1º ciclo de escolaridade | 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses - IX Congresso Iberoamericano de Psicologia |
2014 | Motivação e estratégias de aprendizagem em alunos de 1º ciclo de escolaridade | 3º Seminário Pedagógico de Investigação em Psicologia |
2014 | Integração dos estudantes no Ensino Superior: Que recomendações? | III Congresso da Rede de Serviços de Apoio Psicológico no Ensino Superior - RESAPES - Novas Fronteiras para a Intervenção Psicológica no Ensino Superior |
2013 | The learning context of approaches to learning in elementary education: Comparing urban and rural schools | 35th International School Psychology Association Conference |
2013 | Entering the psychology of installation art: An exploratory case study | 30th International Conference on Psychology and the Arts |
2013 | Psicologia do desenvolvimento da arte | I Encontro do Psicologia para Psicólogos |
2012 | The poetics of discourse. From artistic intention to spectator's perception in the artist's point of view | 3rd Global Conference of Performance: Visual Aspects of Performance Practice |
2012 | Programa de Apoio ao Estudo – PAE | Seminário Insucesso e abandono escolar no Ensino Superior: O caso da UL |
2012 | Conceções de e autorregulação da aprendizagem do desenho artístico em estudantes universitários | 2º Seminário de Investigação em Psicologia da Faculdade de Psicologia |
2011 | Is the rural school teaching model transferable to urban schools? Initial findings from international research | European Conference on Educational Research 2011 Urban Education |
2011 | Learning with difficulties, strategically and creatively: A way for university students | 5th International Conference on Psychology |
2011 | PAE v.1.1.: A software for promoting academic learning | Seminário adaptação - desafios e percursos na vida real |
2010 | Modification of conceptions of learning by metacognition and changes in the learning context | 4th International Conference on Psychology |
2010 | Apprendre à l’école rurale : état comparatif de la question dressé par un projet de recherche Europe-Amérique latine | IV Congres Ceisal |
2009 | Students’ conceptions of functions and factors of learning | 3rd International Conference on Psychology |
2008 | Conceptions of learning of Brazilian students | 2nd International Conference on Psychology |
2006 | Aprendiendo y enseñando con TIC en la educacion rural | I Seminario Educativo Internacional EUROsociAL: Perspectivas educativas para el nuevo siglo, implicaciones para el ámbito rural |
2006 | A training course in learning modes (tclm-v.1) for multigrade education | The commonwealth council for educational administration and management (CCEAM) conference - Recreating Linkages between Theory and Praxis in Educational Leadership |
2006 | Um balanço da investigação sobre abordagens à aprendizagem na FPCE-UL e no IEP-UM | Colóquio AFIRSE Para um Balanço da Investigação em Educação de 1960 a 2005 |
2006 | A Investigação na Secção de Psicologia da Educação e da Orientação da FPCE-UL | Colóquio AFIRSE Para um Balanço da Investigação em Educação de 1960 a 2005 |
2002 | ICT usage in Portuguese education | UNESCO Roundtable in ICT usage |
2000 | The use of multimedia in educational contexts – comparative research from the EU | ECER 2000 European Conference on Educational Research |
1999 | Meta-aprendizagem assistida por computador – a informática ao serviço do aprender-a-aprender | 1º Simpósio Ibérico de Informática Educativa |
1997 | Reflexões em torno do aconselhamento educacional a estudantes do ensino superior | 1º Encontro de Serviços de Apoio Psicológico no Ensino Superior |
1993 | Motivação e estratégias de aprendizagem na composição escrita | 1º Encontro da Sociedade Portuguesa de Psicologia |
1993 | Possíveis pressupostos teóricos da valência de Psicologia em Intervenção Social | Conferência “A intervenção social integrada - seu enquadramento teórico na perspectiva das várias ciências sociais" |
1992 | Métodos de investigação e abordagens à aprendizagem | III Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia |
1992 | Técnicas e métodos de estudo | 4° Encontro da Associação de Peritos Orientadores Escolares e Profissionais |
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021 - Atual | Concepções de arte em pacientes psicóticos
Orientador
|
Mestrado
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2021 - Atual | Promoção da compreensão de estilos artísticos em estudantes do ensino básico
Orientador
|
Mestrado
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2021 - Atual | Análise, criação e utilização de obras de artes visuais ilustrativas de conteúdos curriculares: Efeitos na aprendizagem em
estudantes do ensino secundário
Orientador
|
Mestrado
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2020 - Atual | O impacto do diálogo investigativo na habilidade cognitiva para refletir sobre a arte, na concepção de arte e na abordagem
à aprendizagem de estudantes universitários brasileiros
Orientador
|
Pós-Doutoramento
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2020 - Atual | Aprendizagem do teatro
Orientador
|
Doutoramento
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2018 - Atual | Música, bem-estar e aprendizagem
Coorientador
|
Doutoramento
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2018 - Atual | Arte paralelamente à aprendizagem
Coorientador
|
Doutoramento
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2020 - 2021 | Conceções de arte em estudantes universitários
Orientador
|
Mestrado
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2020 - 2021 | Representações cinematográficas da precariedade dos artistas
Orientador
|
Mestrado
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2019 - 2020 | Perceção parental da relação entre a atividade de jogar
videojogos de entretenimento e a aprendizagem escolar: Um estudo exploratório
Orientador
|
Mestrado
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2019 - 2020 | Análise de filmes sobre a aprendizagem em estudantes universitários:
Efeitos na conceção de aprendizagem e na competência de análise de filmes.
Orientador
|
Mestrado
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2019 - 2020 | Análise de textos literários sobre a aprendizagem em estudantes do ensino secundário: Efeitos na conceção de aprendizagem
e na competência de análise de textos literários.
Orientador
|
Mestrado
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2017 - 2020 | Concepções de e abordagens à aprendizagem: Relação com o rendimento académico, as preferências e características sociodemográficas
dos estudantes moçambicanos
Coorientador
|
Doutoramento
Faculdade de Ciências da Educação e Psicologia, Moçambique
|
2018 - 2019 | Empathy as an answer for the Tragedy Paradox in music
Coorientador
|
Mestrado
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2017 - 2019 | Motivações, estratégias e abordagens à aprendizagem em estudantes do ensino técnico brasileiro: Relações com o sucesso escolar
e a qualidade da aprendizagem
Orientador
|
Doutoramento
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2012 - 2018 | Concepções de e autorregulação da aprendizagem do desenho artístico em estudantes universitários
Orientador
|
Doutoramento
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2016 - 2017 | Perceção da inserção profissional em estudantes de dança
Orientador
|
Mestrado
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2014 - 2017 | Intenções, maneiras e ideias sobre o aprender na escola básica: abordagens à e conceções de aprendizagem em alunos do 1.º
ciclo de escolariedade : Relações com o contexto
Orientador
|
Doutoramento
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2015 - 2016 | Envolvimento em atividades de apreciação, consumo e criação de arte em estudantes rurais e urbanos do 1.º ciclo
Orientador
|
Mestrado
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2015 - 2016 | Estudo psicométrico do "Questionário de Audição de Música Paralelamente ao Estudo" (QAMPE)
Coorientador
|
Mestrado
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2015 - 2016 | Efeitos da aprendizagem da análise literária por 'close reading' e 'reflective writing' em estudantes universitários
Orientador
|
Mestrado
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2014 - 2015 | Orientações motivacionais em estudantes de teatro: Um estudo exploratório
Orientador
|
Mestrado
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2012 - 2013 | Orientações motivacionais para a aprendizagem em estudantes de música
Orientador
|
Mestrado
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2012 - 2013 | Conceções de aprendizagem da dança em estudantes de dança clássica e contemporânea
Orientador
|
Mestrado
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2012 - 2013 | Promover a consciência metacognitiva e a autorregulação das estratégias de aprendizagem para aumentar a qualidade da aprendizagem
Orientador
|
Mestrado
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2012 - 2013 | Uma intervenção na abordagem à escrita: Impacto na qualidade da aprendizagem
Orientador
|
Mestrado
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2011 - 2012 | Abordagens à aprendizagem e projeção temporal. Abordagens à aprendizagem e projeção temporal
Coorientador
|
Mestrado
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2011 - 2012 | Modificação da abordagem à leitura: Uma experiência de caso único
Orientador de Roda, A.
|
Mestrado
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2010 - 2011 | Melhorar a abordagem à aprendizagem nas aulas através da metacognição, modelagem e auto-regulação
Orientador
|
Mestrado
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2010 - 2011 | Modificar a abordagem à leitura para aumentar a qualidade da aprendizagem: uma experiência de caso único
Orientador
|
Mestrado
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2009 - 2010 | Modificação das abordagens à aprendizagem para exames: uma experiência de caso único
Orientador de Rodeia, A.
|
Mestrado
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2009 - 2010 | Promoção de mudança na concepção de aprendizagem
Orientador
|
Mestrado
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2008 - 2009 | Aumentando a Qualidade da Aprendizagem Intervindo na Motivação: Uma experiência de caso único
Orientador
|
Mestrado
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2008 - 2009 | O Impacto de uma intervenção na motivação na qualidade da aprendizagem: Uma experiência de caso único
Orientador
|
Mestrado
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2006 - 2007 | Concepções de aprendizagem em estudantes Brasileiros
Orientador
|
Mestrado
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2004 - 2005 | Concepções de aprendizagem com o computador em estudantes universitários
Orientador
|
Mestrado
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2004 - 2005 | Concepções de aprendizagem para a avaliação em estudantes do ensino secundário
Orientador
|
Mestrado
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021 - 2021 | International Conference Caring and Sharing. Health Humanities in Today’s World (2021 - 2021) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2019 - 2019 | Seminário Cultivar o Sucesso, Enraizar a Escola (2019 - 2019) | Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal |
2019 - 2019 | Encontro “Educar e Formar para o Sucesso em Contexto Rural” (2019 - 2019) | Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal |
2019 - 2019 | Encontro “Formar para o Sucesso em Contexto Rural” (2019 - 2019) | Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal |
2016 - 2016 | I Encontro Luso-Brasileiro de Motivação e Estratégias de Aprendizagem em Contexto Educacional (2016 - 2016) | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Brasil |
2007 - 2007 | Palestra “Ensinar e Apre(e)nder Pintura... O que vemos? O que representamos?” (2007 - 2007)
Outro
|
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal |
2006 - 2006 | Palestra “Historical and Actual Approaches to Learning” (2006 - 2006) | Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal |
2006 - 2006 | Seminário "Self-directed Learning” (2006 - 2006) | Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal |
2006 - 2006 | XIV Colóquio da AFIRSE /AIPELF: Para um Balanço da Investigação em Educação de 1960 a 2005 (2006 - 2006) | Universidade de Lisboa, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/05/26 - Atual | Orador convidado: "Music, composers and inspiration"
Outro
|
Sub_Bar |
2021 - 2021 | Orador convidado | Colóquio Antes e Depois de Editar. Estudos Filológicos
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2020 - 2020 | Orador convidado | Seminário Permanente do Projecto SHARE
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2014 - 2014 | Orador convidado | Seminaire Education, Territorialités et Territoires
Aix-Marseille Université, França
|
2014 - 2014 | Orador convidado | Dias da Psicologia
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019 | Acontecimentos de vida positivos, estratégias de savoring e bem-estar de pais na sua relação como os filhos | Santos, E. (Mestrado) |
2018 | O Desenvolvimento Estético e a Educação Estética e Artística: O Programa ProgestArt | Senos, T. M. (Doutoramento) |
2018 | As representações na pintura. O crime do Padre Amaro de Paula Rego: processo criativo e apreciação estética | Silva, A. (Doutoramento) |
2018 | O poder do ritmo na educação musical | Serralheiro, P. (Mestrado) |
2018 | Recursos para a docência da educação musical | Caleiro, E. (Mestrado) |
2017 | Currículo em contextos informais: contributos para a (re)conceptualização do conceito de currículo a partir de aprendizagens online | Viana, J. (Doutoramento) |
2015 | Heuristics in problem-solving for the teaching and learning of mathematics | Rodrigues, N. (Doutoramento) |
2015 | Em busca da solução: Relação entre a capacidade de resolução de problemas e o sucesso escolar em alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico | Luís, F. (Doutoramento) |
2015 | Autorregulação da aprendizagem da língua portuguesas no 1º ciclo: investigação através de diários | Sousa, B. (Mestrado) |
2015 | Ensino da escrita no 1º ciclo: como marcar a diferença? Um estudo de práticas e percepções dos professores | Ribeiro, L. (Mestrado) |
2015 | Adaptação e aplicação de um instrumento facilitador da autoavaliação, da evolução do ensino e da aprendizagem da condução automóvel | Contente, E. (Mestrado) |
2014 | Educar nas virtudes. Programa de intervenção para alunos do 1º ciclo do ensino básico | Monje da Silva, M. (Doutoramento) |
2014 | Crenças e concepções de dificuldade em atletas de alto rendimento: Estudo exploratório em contexto escolar e desportivo | Pinto dos Santos, A. (Mestrado) |
2014 | Avaliação da fluência da leitura em alunos do 2º ciclo: Metas curriculares para a velocidade da leitura | Baptista de Sousa, J. (Mestrado) |
2013 | Experiências emocionais positivas e estratégias de savoring em adolescentes e adultos: Um estudo exploratório | Camacho, C. (Mestrado) |
2013 | Apoio tutorial no ensino secundário: estudo exploratório da perspectiva dos alunos | Rato, V. (Mestrado) |
2011 | Personalidade, envolvimento escolar e rendimento académico em adolescentes | Pereira, S (Mestrado) |
2011 | Personalidade, padrões e abordagens à aprendizagem e rendimento académico em adolescentes | Rosa, I. (Mestrado) |
2010 | Estimulação da fluência oral: proposta de actividades e estudo exploratório | Coelho, J. (Mestrado) |
2009 | Avaliação da fluência de leitura oral em alunos de 2º ano do 1º ciclo | Tristão, F. (Mestrado) |
2009 | Concepções pessoais dos professores sobre a leitura e avaliação informal da fluência em alunos do 3º ciclo | Branco, I. (Mestrado) |
2009 | A leitura em alunos do 4º ano de escolaridade provenientes de grupos linguísticos heterogéneos | Correia, L. (Mestrado) |
2006 | As abordagens dos estudantes à aprendizagem/estudo: Uma investigação no ensino secundário | Gomes, C. (Mestrado) |
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2024/05/09 - Atual | Jornadas de Jovens Investigadores na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa – 3ª edição | Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa |
2023/03/23 - 2023/03/23 | Jornadas de Jovens Investigadores na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa - 2ª edição | Lisboa: FPUL |
2022 - 2022 | Jornadas de Jovens Investigadores na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa - 1ª Edição | Lisboa |
2022 - 2022 | Congreso Internacional Educación en Territorios Rurales | Barcelona |
2021 - 2021 | International Conference Caring and Sharing. Health Humanities in Today’s World | Lisboa |
2019 - 2019 | IV International Conference Learning and Teaching in Higher Education - Students and Teachers | Évora |
2006 - 2006 | XIV Colóquio da AFIRSE /AIPELF: Para um Balanço da Investigação em Educação de 1960 a 2005 | Lisboa |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2022 - Atual | Psychology of Music | Sage |
2022 - Atual | Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación | Universidad Autonoma de Madrid |
2021 - Atual | Creativity Research Journal | Taylor & Francis Group |
2019 - Atual | Análise Psicológica | ISPA |
2015 - Atual | Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação | Fundação Cesgranrio |
2009 - Atual | Pedagógica | Dep. Ccs. Ed. - Univ. de Chapecó |
2007 - Atual | Learning and Instruction | Elsevier |
2005 - Atual | Higher Education | Springer |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2015 - 2016 | Consultoria científica | Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Portugal |
2013 - 2013 | Consultoria científica | Universitat de Vic - Universitat Central de Catalunya, Espanha |
2006 - 2008 | Consultoria Científica | OEI - Organização de Estados Ibero Americanos, Espanha |
2001 - 2001 | Consultoria Científica | UNESCO Institute for Information Technologies in Education, Rússia |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2021 - Atual | Dissertação em Psicologia da Educação e Aconselhamento | (Mestrado) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2021 - Atual | Estágio em Psicologia da Educação e Aconselhamento | (Mestrado) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2021 - Atual | Intervenções psicoeducacionais na aprendizagem | (Mestrado) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2021 - Atual | Psicologia da arte | (Licenciatura) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2021 - Atual | Aprendizagem e gestão de competências no ensino superior | (Licenciatura) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2021 - Atual | Psicologia da aprendizagem | (Licenciatura) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2019 - Atual | Medicina Narrativa | (Pós-Graduação) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2018 - Atual | Seminário de investigação | (Doutoramento) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2014 - Atual | Arqueologia cognitiva da arte | (Master) | Panepistemio Aigaiou Schole Anthropistikon Epistemon, Grécia |
2008 - Atual | Seminário optativo temático I | (Doutoramento) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2008 - Atual | Seminário de acompanhamento do plano de tese | (Doutoramento) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2010 - 2021 | Seminário de Investigação | (Mestrado integrado) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2010 - 2021 | Aprendizagem e gestão de competências no ensino superior | (Mestrado integrado) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2010 - 2021 | Psicologia da arte | (Mestrado integrado) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2006 - 2021 | Psicologia da aprendizagem | (Mestrado integrado) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2019 - 2019 | Desenvolvimento Estético e Artístico | (Outros) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2014 - 2015 | English in the world of the arts | (Licenciatura) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2013 - 2014 | Aprendizagem em contexto educacional | (Mestrado integrado) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2004 - 2014 | Psicologia educacional | (Master) | Panepistemio Aigaiou Schole Anthropistikon Epistemon, Grécia Kokkolan Yliopistokeskus Chydenius, Finlândia Universität Koblenz-Landau, Alemanha Universidad Complutense de Madrid, Espanha |
2008 - 2013 | Sucesso e qualidade na aprendizagem | (Mestrado integrado) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2011 - 2012 | Abordagens à aprendizagem – teoria e aplicações | (Pós-Graduação) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2008 - 2010 | Áreas de aplicação em psicologia educacional | Universidade de Lisboa, Portugal | |
2006 - 2010 | Adaptação e desenvolvimento pessoal no ensino superior | (Mestrado integrado) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2008 - 2009 | Psicologia educacional | (Mestrado integrado) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2008 - 2009 | Intervenção na aprendizagem | (Pós-Graduação) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2006 - 2007 | História das ideias em psicologia | (Mestrado integrado) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2005 - 2006 | Grandes correntes da psicologia | (Licenciatura) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2005 - 2006 | Teorias de aprendizagem e auto-regulação | (Mestrado) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2000 - 2006 | Psicologia da aprendizagem | (Licenciatura) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2004 - 2005 | Seminário de apoio à preparação da dissertação I | Universidade de Lisboa, Portugal | |
2003 - 2005 | Educação e leitura | (Mestrado) | Universidade de Lisboa, Portugal |
1986 - 2005 | Psicologia educacional | (Licenciatura) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2003 - 2004 | Aprendizagem e desenvolvimento | (Mestrado) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2001 - 2004 | Processos de auto-regulação da aprendizagem | (Mestrado) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2002 - 2003 | Intervenção psicoterapêutica em contexto institucional - Educação | (Pós-Graduação) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2000 - 2001 | Psicologia do processo educativo | (Licenciatura) | Universidade de Lisboa, Portugal |
1996 - 2000 | Problemas de aprendizagem escolar: prevenção e remediação | (Pós-Graduação) | Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva, Portugal |
1993 - 1997 | Psicologia e pedagogia preventiva | (Pós-Graduação) | Universidade de Lisboa, Portugal |
1994 - 1995 | Dificuldades de aprendizagem | (Licenciatura) | Universidade de Lisboa, Portugal |
1993 - 1994 | Psicologia da aprendizagem | (Pós-Graduação) | Universidade de Lisboa, Portugal |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2015 | Entrevista sobre a psicologia da arte | ArteCapital |
2005 | Entrevista sobre a aprendizagem em contexto educacional | Jornal do Instituto de Educação Técnica |
2004 | Entrevista sobre a aprendizagem em contexto educacional | A Capital |
2001 | Entrevista sobre educação | PCWeb |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
1993 - Atual | Sociedade Portuguesa de Psicologia | Membro associado |
1984 - 2001 | Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva | Presidente da mesa da assembleia geral |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2015 - Atual | Júri de pré-projecto de Doutoramento | Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2022 - 2022 | Júri de avaliação de actividades de investigação | Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal |
2022 - 2022 | Júri de seleção do concurso de candidatura à inscrição no Programa Interuniversitário de Doutoramento em Psicologia, na especialidade de Psicologia da Educação | Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal |
2016 - 2016 | Júri de bolsa de investigação | Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal |
2007 - 2007 | Júri de equivalência académica | Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal |