???global.info.a_carregar???
Educadora de infância de formação, é doutorada em Didática e Formação pela Universidade de Aveiro. Atualmente é professora adjunta no Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Rita Alexandra Bettencourt Leal

Nomes de citação

  • Leal, Rita

Identificadores de autor

Ciência ID
E01E-64EA-7C08
ORCID iD
0000-0001-6684-2700

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau Classificação
2011/12/06
Concluído
Didáctica e Formação (Doutoramento)
Especialização em Avaliação
Universidade de Aveiro, Portugal
"Formando o cidadão desde o jardim-de-infância: o contributo das práticas de avaliação das aprendizagens dos educadores de infância em colaboração com a família" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
2005/06/24
Concluído
Educação de Infância (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal
2019 - 2023 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal
2015 - 2017 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
2013 - 2015 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2007 - 2011 Formando o cidadão desde o jardim-de-infância: o contributo das práticas de avaliação das aprendizagens dos educadores de infância em colaboração com a família
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2010 - 2014 AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE: COMPREENDENDO A SUA COMPLEXIDADE PARA A TOMADA DE DECISÕES FUNDAMENTADAS NA INVESTIGAÇÃO
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2009 - 2012 TEACAMP: Teacher Virtual Campus: Research, Practice, Apply
Investigador

Outro

Designação Financiadores
2014 - 2016 FamilyEduNet - Families for Educational Success
Investigador
Concluído
2011 - 2013 Grupo Projeto Creche
Investigador
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Leal, Rita; Dias, Isabel; Carreira, Ana Paula. "A relação educativa em contexto hospitalar em Portugal: o trabalho docente". Revista Pedagógica 16 33 (2015): 153. http://dx.doi.org/10.22196/rp.v16i33.2847.
    10.22196/rp.v16i33.2847
  2. Antunes Carreira Pires, Ana Paula; Leal, Rita; Pinto Simões Dias, Maria Isabel. "As parcerias no serviço educativo em contexto hospitalar: O exemplo do Centro Hospitalar Leiria-Pombal (Portugal)". Revista Liberato 15 24 (2014): 126-134. http://dx.doi.org/10.31514/rliberato.2014v15n24.p126.
    10.31514/rliberato.2014v15n24.p126
  3. Leal, Rita; Costa, Nilza. "The Development of Citizen Competences Since Kindergarten: How do Assessment Practices of Childhood Educators and Children’s Families Contribute to Children’s Development?". The International Journal of Learning (2009):
Capítulo de livro
  1. Oliveira, Miguel; Proença, Ana Paula; Menino, Hugo; Reis, Susana Alexandre dos; Amoroso, José Pedro; Leal, Rita; Gamboa, Maria José. Autor correspondente: Leal, Rita. "Introdução: Por uma abordagem integradora da didática no Jardim de Infância". In Didáticas no Jardim de Infância. Propostas de Integração Curricular na Formação de Educadores, 12-17. Leiria: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria, 2022.
    Aceite para publicação
  2. Daniela Crespo; Raquel Prudêncio; Leal, Rita; Menino, Hugo. "Evidenciar o pensamento geométrico e espacial no jardim de infância: Vamos construir duas maquetes". In Didáticas no jardim de infância: Propostas de integração curricular na formação de formadores. 2022.
  3. Catarina Henriques; Angélique Felizardo; Leal, Rita; Gamboa, Maria José. "Exploração da história a lagartinha muito comilona: Uma proposta integradora na educação pré-escolar". In Didáticas no jardim de infância: Propostas de integração curricular na formação de formadores. 2022.
  4. Leal, Rita. "Formação contínua versus desenvolvimento profissional na educação de infância: Um estudo de caso". In Formação e Desenvolvimento Organizacional. Abordagens e Casos Práticos em Portugal. 2014.
  5. Diogo Casa Nova; Costa, Nilza; Leal, Rita; Diana Oliveira. "Curriculum Development in Virtual Mobility Educational Contexts". In Virtual Mobility for Teachers and Students in Higher Education: Comparative research study on virtual mobility. 2011.
Edição de livro
  1. Reis, Susana; Leal, Rita; Gamboa, Maria José; Amoroso, José Pedro; Menino, Hugo; Proença, Ana Paula; Oliveira, Miguel. Didáticas no jardim de infância - propostas de integração curricular na formação de formadores. 2022.
  2. Carla Lopes; Leal, Rita. África, Cooperação, Educação e Desenvolvimento - livro de atas. Edições Pedago. 2016.
    Publicado
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - 2024 (Re)significar a educação de infância e os momentos de brincadeira livre: um olhar reflexivo
Orientador
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal
2022 - 2024 Refletindo sobre a prática pedagógica e investigando sobre a implementação do Cesto dos Tesouros em contexto de creche
Orientador
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal
2022 - 2024 Jornada reflexiva em educação de infância: interações durante a brincadeira com materiais de fim aberto
Coorientador
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal
2020 - 2024 Da Prática à Reflexão: Mindfulness e Regulação Emocional numa turma do 1.º Ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/02/19 - 2024/02/19 Organização da Exposição/Encontro: QUEM É A CRIANÇA QUE VEMOS? A INFÂNCIA DOS 0 AOS 3, evento realizado no dia 19 de fevereiro de 2024, organizado pelos Cursos de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. (2024/02/19 - 2024/02/19)
Mesa-redonda (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal
2020 - 2024 Comissão Científica da CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE INVESTIGAÇÃO, PRÁTICAS E CONTEXTOS EM EDUCAÇÃO (IPCE): - 2020: Revisão de 6 trabalhos; - 2021: Revisão de 6 trabalhos; - 2022: Revisão de 4 trabalhos; - 2023: Revisão de 5 trabalhos; (2020 - 2024)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal
2021 - 2021 2021. Membro da comissão científica do II Ciclo Internacional de Conferências @Distância: Infância & Educação. ESECS/IPL. (2021 - 2021)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024 Refletindo e Investigando sobre o Papel do Educador na promoção do Brincar em Educação Pré-Escolar
Arguente
Tatiana Soraia Marques dos Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019 - 2019 2019. FPCEUC | Anos Incríveis: Programa para Educadores (oficina de formação, 42h presenciais e 42h de trabalho autónomo). Centro de Formação de LeiriMar (Escola Superior de Saúde de Leiria). Anos Incríveis: Programa para Educadores (Outros) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Saúde, Portugal
2010 - 2010 2010 – Comunicação e workshop Connecting and contributing to their world: The development of citizenship competencies in young children, Early Childhood Australia Inc. & Centre for Continuing Professional Learning, Brisbane, Austrália (19 de Julho).
2008 - 2008 2008 – Workshop Assessment and educational quality in earlychildhood education, Università Degli Studi Di Modena E Reggio Emilia, Reggio Emilia, Itália (4 e 5 de abril).

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2006 - Atual Associação de Profissionais de Educação de Infância Membro Associado - N.º 7738

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022 - 2022 Revista Olhar de Professor (ISSN 1518-5648) Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa
2021 - 2021 Liberato