???global.info.a_carregar???
Bernardo Sacanene. Concluiu o(a) Doutoramento em Ciências da Linguagem em 2021/06/29 pelo(a) Universidade do Minho, Mestrado em Línguas e Literaturas em Língua Portuguesa em 2016/02/03 pelo(a) Universidade Agostinho Neto e Licenciado em Língua e Literatura Portuguesa em 2011 pelo(a) Universidade Agostinho Neto. É Assistente no(a) Escola Superior Pedagógica do Bengo. É chefe do Centro de Estudos e Investigação Científica. Publicou artigos em revistas especializadas. Possui capítulo(s) de livros. Atua na(s) área(s) de Humanidades.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Bernardo Sacanene
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Sacanene, Bernardo
  • Sakanene, Bernardo

Identificadores de autor

Ciência ID
DA15-8CC5-9358
ORCID iD
0000-0002-0291-9649
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?user=CsZw4wgAAAAJ&hl=pt-PT
Scopus Author Id
57219209267

Endereços de correio eletrónico

  • bernardo.sacanene@espbengo.edu.ao (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades
Formação
Grau Classificação
2017/06/29
Concluído
Ciências da Linguagem (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Linguística Aplicada
Universidade do Minho, Portugal
"Análise do Funcionamento dos Angolanismos no Léxico do Português." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2012/12/12 - 2016/02/03
Concluído
Línguas e Literaturas em Língua Portuguesa (Mestrado)
Universidade Agostinho Neto, Angola
"Análise do Funcionamento dos Angolanismos no Léxico do português" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2006 - 2011
Concluído
Língua e Literatura Portuguesa (Licence)
Universidade Agostinho Neto, Angola
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/03/09 - Atual Assistente (Docente Universitário) Escola Superior Pedagógica do Bengo, Angola

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/02/05 - Atual Centro de Estudo e Investigação Científica Escola Superior Pedagógica do Bengo, Angola
Escola Superior Pedagógica do Bengo, Angola
2016/03/09 - 2020/09/05 Chefe de Departamento de Letras Modernas Escola Superior Pedagógica do Bengo, Angola
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2024/09/11 - Atual Fomento Institucional de Investigação Científica (TIPO 3)
Edital n.º3 /2022 /CF-FOM/8/ FUNDECIT/2024
Investigador responsável
Em curso

Outro

Designação Financiadores
2024 - 2028 Formação de professores para o ensino da leitura e da escrita em contextos de desigualdades sociais (PROLEDES)
Edital 16/2023
Investigador
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Simões, Alberto; Sacanene, Bernardo; Iriarte, Álvaro; Almeida, José João; Macedo, Joaquim. "Towards a morphological analyzer for the Umbundu language". 2021.
    https://doi.org/10.4230/OASIcs.SLATE.2020.10
  2. Simões, A.; Sacanene, B.; Iriarte, Á.; Almeida, J.J.; MacEdo, J.. "Towards a morphological analyzer for the umbundu language". 2020.
    10.4230/OASIcs.SLATE.2020.10
  3. Sacanene, Bernardo. "A BANTUFONIA NA VARIEDADE ANGOLANA DO PORTUGUÊS". Trabalho apresentado em Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, Goiana, 2013.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Euclides Catumbela; Fonseca André . Autor correspondente: Euclides Catumbela. "Estudo exploratório dos resultados dos exames nacionais de acesso na ESPE-BE: Análise de dados". Sol Nascente 14 1 (2025): 355-371. https://revista.ispsn.org/index.php/rsn/article/view/526.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Sacanene, Bernardo. "LIÇÃO DE SAPIÊNCIA DA CERIMÓNIA DE OUTORGA: FINALISTAS DO ANO LECTIVO 2023/2024 O PROFISSIONAL DO FUTURO VS. O FUTURO DO SER HUMANO". Sol Nascente 13 2 (2024): 196-203.
    Acesso aberto • Publicado • 10.5281/zenodo.14575957
  3. Sacanene, Bernardo. "USO DO ANALISADOR DE SENTIMENTO DO LINGUAKIT NO DISCURSO DA CAMPANHA ELEITORAL ANGOLANA DE 2022". Sol Nascente 12 3 (2024): 227-246. https://revista.ispsn.org/index.php/rsn/article/view/296.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Sacanene, Bernardo Sipiali. "ANALYSIS OF THE ANGOLANISMS IN THE CONTEMPORARY DICTIONARY OF PORTUGUESE LANGUAGE". (2019): http://diacritica.ilch.uminho.pt/index.php/dia/article/view/451.
    https://doi.org/10.21814/diacritica.451
Capítulo de livro
  1. Sacanene, Bernardo. "No princípio eram os africanismos: descrição e análise da lexicografia do português em Angola". In Descrição linguística, educação e cultura em contextos pós-coloniais, 112-123. Belém-PA, Brasil: Home Editora, 2022.
    Publicado • 10.46898/home.9786584897359
  2. Bernardo Sacanene; Sacanene, Bernardo. "AS LÍNGUAS ANGOLANAS E OS DICIONÁRIOS". In Contextos de aprendizagem e de descrição de línguas autóctones e alóctones, 194-209. Porto Velho, Brasil: Coleção Pós-Graduação da UNIR - EDUFRO, 2021.
    Publicado • 10.47209/978-65-87539-47-8.p.194-209
Edição de número de revista
  1. Sacanene, Bernardo. "Da inovação educativa à sustentabilidade no processo de ensino". Revista Sol Nascente 14 1 (2025): https://revista.ispsn.org/index.php/rsn/article/view/504.
    Publicado • Editor convidado
  2. Sacanene, Bernardo. "A Ressignificação das Práticas no Ensino em Angola". Revista Angolana de Extensão Universitária 3 2 (2022):
    Publicado • Editor convidado
Tese / Dissertação
  1. Sacanene, Bernardo Sipiali. "Análise do funcionamento dos angolanismos no léxico do português". Doutoramento, 2021. http://hdl.handle.net/1822/75440.

Outros

Anotação
  1. Hurch, Bernhard; Melker, Sarah; Sacanene, Bernardo. 2023. "Constâncio Almada de Guerra". Austrália.
Outra produção
  1. Towards a morphological analyzer for the umbundu language. In this document we present the first developments on an Umbundu dictionary for a jSpell, a morphological analyzer. Initially some comments are performed regarding the Umbundu language morphology, followed by the discussion on jSpell dictionaries structure and its environment. Last, we describe the Umbundu dictionary bootstrap process and perform some final experiments on its coverage.. This resea. 2020. Simões, Alberto; Sacanene, Bernardo; Iriarte Sanromán, Álvaro; Almeida, J. J.; Macedo, Joaquim. http://hdl.handle.net/1822/71405.
    10.4230/OASIcs.SLATE.2020.10
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2025/06/13 Os lugares das línguas angolanas nas escolas I ENCONTRO DO PROLEDES ANGOLA-BRASIL LEITURA E ESCRITA EM CONTEXTOS DE DESIGUALDADES SOCIAIS
Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (Salvador - Bahia, Brasil)
2025/06/11 Plano nacional de leitura: das agendas aos factos I ENCONTRO DO PROLEDES ANGOLA-BRASIL LEITURA E ESCRITA EM CONTEXTOS DE DESIGUALDADES SOCIAIS
Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (Salvador - Bahia, Brasil)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024 - Atual Produção de sentidos na representação de África e de africanos nas obras didáticas: uma análise a partir do material pedagógico angolano de língua portuguesa da 5ª classe
Coorientador
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-FACED) (Mestrado)
Universidade Federal da Bahia, Brasil

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2025/06/23 - 2025/06/23 1º WORKSHOP – CONHECIMENTO, DADOS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO Lema: Promovendo a investigação científica nas Instituições de Ensino Superior (IES) Angolanas 1. CONCEITO A presente proposta prevê a organização do 1º Workshop - Conhecimento, Dados e Inteligência Artificial, uma iniciativa promovida pelo Centro de Investigação Sol Nascente em parceria com o Centro de Estudos da Escola Superior Pedagógica do Bengo. Este evento surge como uma resposta à baixa promoção da investigação sobre Conhecimento, Dados e Inteligência (2025/06/23 - 2025/06/23)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Escola Superior Pedagógica do Bengo, Angola

Instituto Superior Politécnico Sol Nascente, Angola
2024/11/13 - 2024/11/15 I Encontro Internacional sobre Lexicologia, Lexicografia e Terminologia em Angola (2024/11/13 - 2024/11/15)
Encontro (Coorganizador)
2023/05/24 - 2023/05/26 IV Conferência Internacional de Extensão Universitária em Angola (4ªCIEUA) (2023/05/24 - 2023/05/26)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Superior Pedagógica do Bengo, Angola
2023/01/12 - 2023/01/13 VI Encontro Internacional da Rede Galabra, Investigar na cultura. Para uma área de culturologia? (2023/01/12 - 2023/01/13)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Escola de Letras Artes e Ciências Humanas, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2025/01/08 - 2025/10/10 VIII Encontro Internacional da Rede Galabra. Investiga ¸c ~ao fundamental, aplicada e transferência que decorreu no Museu do Sargaço, em Apúlia (Portugal) de 8 a 10 de ´janeiro de 2025.
Encontro
VIII Encontro Internacional da Rede Galabra
2024 - 2024/10/21 VIII Convención Científica Internacional de la UTM 2024
Conferência
VIII Convención Científica Internacional de la UTM 2024
Universidad Técnica de Manabí, Equador
2019/07/08 - 2019/07/10 Encontro de Ciência e Tecnologia em Portugal, nos dias 8 e 10 de Julho de 2019 no Centro de Congressos de Lisboa.
Encontro
Encontro de Ciência e Tecnologia em Portugal -2019

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2025/06/23 Procedimentos metodológicos para o ensino da língua Umbundu no ensino primário em Benguela
Arguente
Agostinho Hamuti Lourenço (Outro)
Instutito Superior de Ciências da Educação - Sumbe, Angola

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024/11 - 2024/11 Congresso Internacional de Língua Portuguesa - CILP 2024 Universidade Católica de Angola

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2023/08 - 2023/08 Revisor de projectos de Investigação da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNDECIT
Avaliador
Governo de Angola Ministério do Ensino Superior Ciência Tecnologia e Inovação, Angola

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022/06/27 - 2022/07/01 Leitura e Escrita Académica Pós-graduação sobre História da Educação e Formação de Professores Instituto Superior Politécnico Sol Nascente, Angola

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2024/04/17 - 2024/04/20 A Asociación Internacional de Estudos Galegos (AIEG) realizou o XIV Congreso da Asociación Internacional de Estudos Galegos. "Horizontes dos estudos galegos e/na Lusofonía", celebrado na Universidade do Minho, nos días 17 a 20 de abril de 2024.
Membro
Asociación Internacional de Estudos Galegos (AIEG) , Espanha

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024/08/12 - 2024/08/27 Invetário (1679-1347)
2023/10/08 - 2023/10/23 Revista Sol Nascente (2304-0688)
2022/05/25 - 2022/06/10 Njinga & Sepé: Revista Internacional de Culturas, Línguas africanas e Brasileiras (2764-1244.)