Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Tiago Morais Ribeiro de Sousa
Nomes de citação
- Sousa, Tiago
Identificadores de autor
- Ciência ID
- D918-39BD-4F4C
- ORCID iD
- 0000-0001-6693-7726
Domínios de atuação
- Humanidades - Filosofia, Ética e Religião - Filosofia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Italiano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2015/09/09 - 2022/07/22
Concluído
|
Filosofia (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
|
19 |
2016/09/07 - 2022/03/30
Concluído
|
Filosofia (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"A experiência estética musical – do conceito de música a um modelo autorreferencial do juízo estético" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom (notá máxima da instituição) |
2012/09/01 - 2016/02/02
Concluído
|
Ensino da Música (Mestrado)
Especialização em Guitarra Clássica
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
"Tonal grammar development through improvisation in classical guitar lessons" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
19 |
2012
Concluído
|
Licenciatura em Música (Licenciatura)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 - 180 ECTS |
2005
Concluído
|
Engenharia Electrotécnica e de Computadores (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
"Extraction of sound features and classification of the expressiveness of violin performances" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
15 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015/05/01 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal |
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal | ||
2007/01/01 - 2007/06/30 | Investigador Contratado (Investigação) | Universidade de Coimbra, Portugal |
2005/10/01 - 2005/11/30 | Investigador Contratado (Investigação) | Universidade de Aveiro, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/09/01 - 2024/08/31 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
Universidade do Minho Departamento de Filosofia, Portugal | ||
2022/01/15 - 2022/08/31 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Minho Departamento de Filosofia, Portugal |
Universidade do Minho Departamento de Filosofia, Portugal | ||
2019/09/01 - 2020/02/29 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Minho Departamento de Filosofia, Portugal |
Universidade do Minho Departamento de Filosofia, Portugal | ||
2018/09/01 - 2019/02/28 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Minho Departamento de Filosofia, Portugal |
Universidade do Minho Departamento de Filosofia, Portugal | ||
2017/09/01 - 2018/02/28 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Minho Departamento de Filosofia, Portugal |
Universidade do Minho Departamento de Filosofia, Portugal | ||
2016/09/01 - 2017/02/28 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Minho Departamento de Filosofia, Portugal |
Universidade do Minho Departamento de Filosofia, Portugal | ||
2015/09/01 - 2016/02/29 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Minho Departamento de Filosofia, Portugal |
Universidade do Minho Departamento de Filosofia, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/09/01 - 2023/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Conservatório de Música de Gondomar , Portugal |
Conservatório de Música de Gondomar , Portugal | ||
2021/09/30 - 2023/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Academia de Música da Sociedade Filarmónica Vizelense, Portugal |
Academia de Música da Sociedade Filarmónica Vizelense, Portugal | ||
2013/09/01 - 2017/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Academia de Música da Sociedade Filarmónica Vizelense, Portugal |
Academia de Música da Sociedade Filarmónica Vizelense, Portugal | ||
2014/09/01 - 2015/09/30 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Curso de Música Silva Monteiro, Portugal |
Curso de Música Silva Monteiro, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2007/09/01 - 2008/08/31 | Docente / Formador de Matemática, Desenho Técnico e Eletrotecnia | Escola Secundária de Ermesinde , Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2008/01/01 - 2008/08/31 | Projeto TecnoVoz - desenvolvimento de tecnologias da fala e sua aplicação em produtos e sistemas com relevância comercial
Bolseiro de Integração na Investigação
Instituto de Telecomunicações Coimbra, Portugal
|
Instituto de Telecomunicações Coimbra
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2006/10/01 - 2006/12/31 | Trivial - Radio Interactive Transmission of Local Video
Bolseiro de Integração na Investigação
Instituto de Telecomunicações, Portugal
|
Instituto de Telecomunicações
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/11/25 | How can the improviser make mistakes? The importance of the notion of error for the ontology of musical performance | Colóquio Humanitas: Arte, Mitologia e Metafísica
CFUL - Centre of Philosophy University of Lisbon (Lisbon, Portugal)
|
2023/02/25 | The role of analysis in the musical aesthetic experience - ways of qualifying Jerrold Levinson's concatenationism. | 37th Philosophy Meeting | Philosophy and Art, Association of Philosophy Teachers.
University of Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2022/11/30 | Understanding of and in the musical experience - contributions of analysis in aesthetic appreciation. | III Tibães Music Meeting
University of Minho (Braga, Portugal)
|
2022/04/05 | Is Kant a musical formalist? The problematic relationship between form, representation and expression in the Kantian musical aesthetic judgment | Kant: Concepts, Imagination, and Aesthetic Appreciation
Universidade Nova de Lisboa (Lisbon, Portugal)
|
2021/05/05 | Style and individuality in performance - from Hanslick's formalism to contemporary perspectives of authenticity, at the conference "Musical Performance as Creation - 2nd Edition of NOVA Contemporary Music Meeting International Conference". | Musical Performance as creation – 2nd Edition of NOVA Contemporary Music Meeting International Conference |
2020/02/23 | Presentation and discussion of Peter Kivy's article, "Designs À La Grecque" (in Antithetical Arts - On the Ancient Quarrel between Literature and Music, New York, Oxford University Press, 2009 (pp. 29-52)). | Designs a la Gracque - Kant Reading Group |
2019/05/17 | The appeal of the dark - negative emotions in music | MLAG Research Seminars |
2018/11/23 | Appreciating a musical composition - a synthesis between Levinson's concatenationism and Kivy's architecturalism | Composing Music Today - Nova Contemporary Music Meeting |
2018/10/02 | The composer creates, the performer feels, the work presents itself. | MLAG Research Seminars
Faculdade de Letras da Universidade do Porto - MLAG - Mind, Language, and Action Group and Instituto de Filosofia (Porto, Portugal)
|
2018/06/22 | A apreciação musical a partir de Kant e de Levinson | Colóquio Internacional – O que é a Música?
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
|
2018/03/13 | An expressionist Hanslick? The intimacy of the performer in On the Musically Beautiful | European Society for Aesthetics Conference 2018
European Society for Aesthetics (Maribor , Eslovénia)
|
2018/02/22 | Listening to belief: faith as a condition for appreciating religious musical works. | Colóquio - O Gesto e a Crença
"Religious Pratices and Sociabilities" Group of CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» (Porto, Portugal)
|
2018/02/05 | Enjoying, appreciating, and evaluating a musical work - towards an articulation of the diverse dimensions of aesthetic judgment. | MLAG Research Seminars
Faculdade de Letras da Universidade do Porto - MLAG - Mind, Language, and Action Group e Instituto de Filosofia (Porto, Portugal)
|
2017/10/03 | From Hanslick's formalism to Levinson's concatenationism - the problem of musical understanding. | MLAG Research Seminars
Faculdade de Letras da Universidade do Porto - MLAG - Mind, Language, and Action Group and Instituto de Filosofia (Porto, Portugal)
|
2016/04/03 | The constitutive elements of the musical experience. | VII Jornadas de Filosofia |
2015/11/03 | "Eduard Hanslick's On the Beautiful in Music": the beginning of musical formalism | Comunidade de Leitores de Filosofia
Universidade do Minho (Porto, Portugal)
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/06/14 | Attentional Engines in Architecture: A study on the applicability of the biased competition theory for selective attention
in the analysis and interpretation of architectural projects
Arguente principal
|
Carolina Marques de Vasconcelos Matos. (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Arquitetura Arte e Design, Portugal
|
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2019/08/29 - Atual | Tinderella - Philosophy of Love. | A filosofia do Amor, a partir de Platão, Frankfurt, Scruton e Sartre |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023/11/04 - Atual | British Journal of Aesthetics | Oxford Academics |
2021/05/02 - Atual | Con-Textos Kantianos International Journal of Philosophy | |
2021/03/17 - Atual | Disputatio - International Journal of Philosophy (0873-626X) | University of Lisbon |
Distinções
Prémio
2023 | "Academic Merit Award" from the School of Humanities at the University of Minho, given to the student with the highest final
grade among all arts and humanities undergraduate programs
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
|
2022 | "Merit scholarship for 2021/2022 from DGES Direção-Geral do Ensino Superior,
DGES Direção-Geral do Ensino Superior, Portugal
Universidade do Minho, Portugal |
2012 | Academic Merit Award given by the University of Minho to the student with the highest grade in the 2009/2010 academic year
of this undergraduate program.
Universidade do Minho, Portugal
|
Outra distinção
2018 | Finalist of the "European Society for Aesthetics Prize 2018"
European Society for Aesthetics - , Suiça
|
2017 | PhD Scholarship from the Foundation for Science and Technology (FCT), being ranked first in the classification and ranking
list of candidates.
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|