???global.info.a_carregar???
ANTÓNIO LUÍS VALENTE DE SOUSA TEIXEIRA. Concluiu o(a) Doutoramento em Dout. em Estudos da Criança, na especialidade de Tecnologias de Informação em 2011 pelo(a) Universidade do Minho, Licenciatura em CESE em Educação Infantil e Básica Inicial - Novas Tecnologias e Imagem em 1995 pelo(a) Universidade do Minho e Bacharelato em Curso do Magistério Primário em 1984 pelo(a) Escola do Magistério Primário de Penafiel. É Docente em Mobilidade Estatutária no(a) Universidade do Minho. Recebeu 3 prémio(s) e/ou homenagens. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. Nas suas atividades profissionais interagiu com 1 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: software; actividades interactivas; educação; Banda Desenhada; programação por crianças; robótica; cibersegurança; Internet; electronic; e-learning; LMS; apps; inteligência artificia; aprendizagem colaborativa; avaliação; coaching; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
ANTÓNIO LUÍS VALENTE DE SOUSA TEIXEIRA

Nomes de citação

  • Valente, António Luís
  • Luis Valente

Identificadores de autor

Ciência ID
D51B-D7FC-85D1
ORCID iD
0000-0001-8913-7246

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2011
Concluído
Dout. em Estudos da Criança, na especialidade de Tecnologias de Informação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"A Integração das TIC na Educação: o Caso do Squeak Etoys" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade
1998 - 2000
Concluído
Mestrado em Educação – Tecnologia Educativa (Pós-Graduação)
Universidade do Minho, Portugal
18
1998
Concluído
Curso de Especialização em Administração Escolar (Pós-Graduação)
Universidade do Minho, Portugal
14
1993 - 1995
Concluído
CESE em Educação Infantil e Básica Inicial - Novas Tecnologias e Imagem (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
18
1981 - 1984
Concluído
Curso do Magistério Primário (Bacharelato)
Escola do Magistério Primário de Penafiel, Portugal
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/09 - 2014/08 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
2011/09 - 2012/08 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
2011/09 - 2012/08 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1997/09/01 - Atual Docente em Mobilidade Estatutária Universidade do Minho, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Luís Tinoca; Maria João Gomes; Valente, A. L.. "The Eduscratch case: supporting the development of key competences in school curricula". Trabalho apresentado em ECER 2014, The Past, the Present and the Future of Educational Research, Porto, 2014.
  2. Lopes, Claudivan Cruz; Duarte, Maria Do Socorro dos Santos Guedes; Sousa, Enos Andrade Diniz; Souza, Rakel Pereira de; Pereira, Isolda Bezerra. "Physical Etoys como interface de programação da placa Arduino: relato de um projeto no Ensino Secundário". Trabalho apresentado em Challenges 2013, Braga, 2013.
    Publicado • 10.5753/cbie.wie.2016.41 • Editor
Capítulo de livro
  1. Valente, A. L.; Osório, A. J.. "A segurança e a Internet". In Dependências Online: O Poder das Tecnologias, editado por Ivone Patrão; Daniel Sampaio, 21-52. Lisboa, Portugal: Pactor, 2016.
    Publicado
  2. Valente, A. L.; António Sorte Pinto. "Programming computers and the artistic expression in Primary School: Doing it with Scratch and Etoys". In IT cases in Europe: A source of inspirations, editado por Ellen van den Berg, 19-27. The Voice of the European Teachers (Voices), Agreement Project Nº 518097-LLP-1-2011-BE-COMENIUS-CMP, 2015.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Valente, A. L.; Maria João Gomes. 2015. "Tablet use in schools". http://creative.eun.org/c/document_library/get_file?uuid=e9d5bc7f-d113-45da-9107-62de7f83653d&groupId=96459.
  2. Valente, A. L.; Maria João Gomes. 2014. "What is the school-to-school-collaboration scenario, and how to use it?". http://creative.eun.org/c/document_library/get_file?uuid=3773b6b6-9f7f-4ccb-bd30-ec0412d44590&groupId=96459.
  3. Valente, A. L.; Maria João Gomes. 2014. "Collaboration & Assesement: Theory and practice". http://www.europeanschoolnetacademy.eu/documents/10180/0/Collaboration+and+Assessment+Minho+University/17e48a76-a829-47e9-bacc-ed0271f294ab.
  4. Valente, A. L.; Maria João Gomes. 2014. "What is the liberating learners model, and how to use it?". http://creative.eun.org.
  5. Valente, A. L.; Maria João Gomes. 2013. "CCL guide: Learning Story Collaboration: What is the collaboration learning model and how to use it?". http://colab.eun.org/c/document_library/get_file?uuid=12fa7142-110c-44b8-b771-c86f3f6c83b1&groupId=5897016.
Edição de livro
  1. Valente, A. L.. Challenges 2017: Aprender nas nuvens, learning in the clouds. Braga, Portugal: Universidade do Minho. 2017.
    Publicado • Editor
  2. Valente, A. L.. Challenges 2015: Meio século de TIC na Educação, Half a century of ICT in Education. Braga, Portugal: Universidade do Minho. 2015.
    Publicado • Editor
  3. Valente, A. L.. Challenges 2013: Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, learning anytime anywhere. Braga, Portugal: Universidade do Minho. 2013.
    Publicado • Editor
Prefácio / Posfácio
  1. Valente, A. L.. "Prefácio". Prefácio para Robótica Educacional e Aprendizagem: O lúdico e o aprender fazendo em sala de aula, editado por Marcelo Vieira Pustilnik. Curitiba, Brasil: Editora CRV. 2018.
    No prelo
Relatório
  1. Lina Varela; Valente, A. L.; Luís Tinoca; Caroline Kearney. 2012. KeyCoNet. Peer Learning Visit Report: 22-23 October 2012: Spain.
Tradução
  1. Valente, L.. HagáQuê. Campinas, Portugal: Instituto de Computação da Unicamp. 2006.
  2. Valente, L.. EdiLIM - Libros Interactivos Multimedia. Galiza, Portugal: EDUCALIM. 2006.
Atividades

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
Atual Associação Portuguesa de Sistemas de Informação (APSI)
Atual Associação para o Desenvolvimento de Projectos e Estudos em Avaliação (ADPEA)
Atual Associação OpenID Portugal
Atual Associação de Animação Sócio-Pedagógica dos Professores de Amarante (AASPA)
Atual ArcaComum Associação
Atual Associação Portuguesa de Telemática Educativa (EDUCOM)
Atual Associação Portuguesa para a Literacia (LITTERA)
Atual Automóvel Clube de Portugal
Atual EF& T - Educação, Formação & Tecnologias (eft.educom.pt), revista de divulgação
Distinções

Outra distinção

1998 2.º Classificado no VII Concurso Nacional de Software Educativo, Área B – Software destinado à exploração de Conteúdos Curriculares Específicos (1.º prémio não foi atribuído)
Ministério da Educação, Portugal
1997 1.º Classificado no VI Concurso Nacional de Software Educativo, na área B – Software destinado à exploração de Conteúdos Curriculares Específicos
Ministério da Educação, Portugal
1989 Concurso de Banda Desenhada
Associação de Municípios do Vale do Sousa, Portugal