???global.info.a_carregar???
ANTÓNIO LUÍS VALENTE DE SOUSA TEIXEIRA. Concluiu o(a) Doutoramento em Dout. em Estudos da Criança, na especialidade de Tecnologias de Informação em 2011 pelo(a) Universidade do Minho, Licenciatura em CESE em Educação Infantil e Básica Inicial - Novas Tecnologias e Imagem em 1995 pelo(a) Universidade do Minho e Bacharelato em Curso do Magistério Primário em 1984 pelo(a) Escola do Magistério Primário de Penafiel. É Docente em Mobilidade Estatutária no(a) Universidade do Minho. Recebeu 3 prémio(s) e/ou homenagens. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. Nas suas atividades profissionais interagiu com 1 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: software; actividades interactivas; educação; Banda Desenhada; programação por crianças; robótica; cibersegurança; Internet; electronic; e-learning; LMS; apps; inteligência artificia; aprendizagem colaborativa; avaliação; coaching; .
Identification

Personal identification

Full name
ANTÓNIO LUÍS VALENTE DE SOUSA TEIXEIRA

Citation names

  • Valente, António Luís
  • Luis Valente

Author identifiers

Ciência ID
D51B-D7FC-85D1
ORCID iD
0000-0001-8913-7246

Websites

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
Spanish; Castilian Beginner (A1) Advanced (C1) Beginner (A1) Advanced (C1)
English Beginner (A1) Advanced (C1) Beginner (A1) Intermediate (B1)
French Intermediate (B1) Advanced (C1) Beginner (A1) Intermediate (B1)
Education
Degree Classification
2011
Concluded
Dout. em Estudos da Criança, na especialidade de Tecnologias de Informação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"A Integração das TIC na Educação: o Caso do Squeak Etoys" (THESIS/DISSERTATION)
Aprovado por unanimidade
1998 - 2000
Concluded
Mestrado em Educação – Tecnologia Educativa (Pós-Graduação)
Universidade do Minho, Portugal
18
1998
Concluded
Curso de Especialização em Administração Escolar (Pós-Graduação)
Universidade do Minho, Portugal
14
1993 - 1995
Concluded
CESE em Educação Infantil e Básica Inicial - Novas Tecnologias e Imagem (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
18
1981 - 1984
Concluded
Curso do Magistério Primário (Bacharelato)
Escola do Magistério Primário de Penafiel, Portugal
14
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2013/09 - 2014/08 Assistant Professor (University Teacher) Universidade do Minho, Portugal
2011/09 - 2012/08 Assistant Professor (University Teacher) Universidade do Minho, Portugal
2011/09 - 2012/08 Assistant Professor (University Teacher) Universidade do Minho, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
1997/09/01 - Current Docente em Mobilidade Estatutária Universidade do Minho, Portugal
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Valente, A. L.; Osório, A. J.. "A segurança e a Internet". In Dependências Online: O Poder das Tecnologias, edited by Ivone Patrão; Daniel Sampaio, 21-52. Lisboa, Portugal: Pactor, 2016.
    Published
  2. Valente, A. L.; António Sorte Pinto. "Programming computers and the artistic expression in Primary School: Doing it with Scratch and Etoys". In IT cases in Europe: A source of inspirations, edited by Ellen van den Berg, 19-27. The Voice of the European Teachers (Voices), Agreement Project Nº 518097-LLP-1-2011-BE-COMENIUS-CMP, 2015.
    Published
Conference paper
  1. Luís Tinoca; Maria João Gomes; Valente, A. L.. "The Eduscratch case: supporting the development of key competences in school curricula". Paper presented in ECER 2014, The Past, the Present and the Future of Educational Research, Porto, 2014.
  2. Lopes, Claudivan Cruz; Duarte, Maria Do Socorro dos Santos Guedes; Sousa, Enos Andrade Diniz; Souza, Rakel Pereira de; Pereira, Isolda Bezerra. "Physical Etoys como interface de programação da placa Arduino: relato de um projeto no Ensino Secundário". Paper presented in Challenges 2013, Braga, 2013.
    Published • 10.5753/cbie.wie.2016.41 • Editor
Edited book
  1. Valente, A. L.. Challenges 2017: Aprender nas nuvens, learning in the clouds. Braga, Portugal: Universidade do Minho. 2017.
    Published • Editor
  2. Valente, A. L.. Challenges 2015: Meio século de TIC na Educação, Half a century of ICT in Education. Braga, Portugal: Universidade do Minho. 2015.
    Published • Editor
  3. Valente, A. L.. Challenges 2013: Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, learning anytime anywhere. Braga, Portugal: Universidade do Minho. 2013.
    Published • Editor
Preface / Postscript
  1. Valente, A. L.. "Prefácio". Preface to Robótica Educacional e Aprendizagem: O lúdico e o aprender fazendo em sala de aula, edited by Marcelo Vieira Pustilnik. Curitiba, Brazil: Editora CRV. 2018.
    In press
Report
  1. Lina Varela; Valente, A. L.; Luís Tinoca; Caroline Kearney. 2012. KeyCoNet. Peer Learning Visit Report: 22-23 October 2012: Spain.
Translation
  1. Valente, L.. HagáQuê. Campinas, Portugal: Instituto de Computação da Unicamp. 2006.
  2. Valente, L.. EdiLIM - Libros Interactivos Multimedia. Galiza, Portugal: EDUCALIM. 2006.
Working paper
  1. Valente, A. L.; Maria João Gomes. 2015. "Tablet use in schools". http://creative.eun.org/c/document_library/get_file?uuid=e9d5bc7f-d113-45da-9107-62de7f83653d&groupId=96459.
  2. Valente, A. L.; Maria João Gomes. 2014. "What is the school-to-school-collaboration scenario, and how to use it?". http://creative.eun.org/c/document_library/get_file?uuid=3773b6b6-9f7f-4ccb-bd30-ec0412d44590&groupId=96459.
  3. Valente, A. L.; Maria João Gomes. 2014. "Collaboration & Assesement: Theory and practice". http://www.europeanschoolnetacademy.eu/documents/10180/0/Collaboration+and+Assessment+Minho+University/17e48a76-a829-47e9-bacc-ed0271f294ab.
  4. Valente, A. L.; Maria João Gomes. 2014. "What is the liberating learners model, and how to use it?". http://creative.eun.org.
  5. Valente, A. L.; Maria João Gomes. 2013. "CCL guide: Learning Story Collaboration: What is the collaboration learning model and how to use it?". http://colab.eun.org/c/document_library/get_file?uuid=12fa7142-110c-44b8-b771-c86f3f6c83b1&groupId=5897016.
Activities

Association member

Society Organization name Role
Current Associação Portuguesa de Sistemas de Informação (APSI)
Current Associação para o Desenvolvimento de Projectos e Estudos em Avaliação (ADPEA)
Current Associação OpenID Portugal
Current Associação de Animação Sócio-Pedagógica dos Professores de Amarante (AASPA)
Current ArcaComum Associação
Current Associação Portuguesa de Telemática Educativa (EDUCOM)
Current Associação Portuguesa para a Literacia (LITTERA)
Current Automóvel Clube de Portugal
Current EF& T - Educação, Formação & Tecnologias (eft.educom.pt), revista de divulgação
Distinctions

Other distinction

1998 2.º Classificado no VII Concurso Nacional de Software Educativo, Área B – Software destinado à exploração de Conteúdos Curriculares Específicos (1.º prémio não foi atribuído)
Ministério da Educação, Portugal
1997 1.º Classificado no VI Concurso Nacional de Software Educativo, na área B – Software destinado à exploração de Conteúdos Curriculares Específicos
Ministério da Educação, Portugal
1989 Concurso de Banda Desenhada
Associação de Municípios do Vale do Sousa, Portugal