???global.info.a_carregar???
Rita Guerra has a PhD in Social Psychology (2007) and she is currently an Auxiliary Researcher at the Centre for Psychological Research and Social Intervention (CIS_Iscte). She was a Postdoctoral Fellow at the Department of Psychology, University of Delaware for two years, and later in 2010 she joined CIS. She is interested in intergroup relations among ethnic majority and minority groups, interventions to reduce prejudice and discrimination, acculturation dynamics, and on the dynamics of collective narcissism, extremism and hostility. She coordinates projects and consortium supported by several competitive grants from the Portuguese Science Foundation (FCT) and the European Commission (Citizens, Equality, Rights and Values Programme - CERV; European Fund for the Integration of non-EU immigrants, EIF), and participated in several others as a team member. Her research has been published in respectable journals in her field (e.g., Psych. Science; Eur. J. of Soc. Psychology., Group Processes & Intergroup Relations, J. Personality and Social Psychology, J. of Applied Social Psychology, Eur. J. of Personality, Frontiers in Psychology, Journal of Social Issues) and chapters in edited peer-reviewed volumes (e.g., Handbook of Prejudice, Stereotyping and Discrimination), accumulating over 900 citations. She actively integrates research into teaching activities, teaching in master programs in intercultural relations, social psychology, and emotional sciences, and supervising PhD (3) and master (>30) students. She is Associate Editor of Journal of Applied Social Psychology, and served as a Guest Editor of a Special Issue, Unpacking the social psychology of populism, for the Journal of Theoretical and Social Psychology, as well as for a Special Section, Social Psychology as a social science, for the Portuguese Journal of Social Sciences. She served as the Vice Director of CIS_Iscte from 2016-2020, and is currently a co-coordinator of the the Thematic Line Global Governance of the recently created Sociodigital Lab for Public Policy (Iscte).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Rita Guerra

Nomes de citação

  • Guerra, Rita

Identificadores de autor

Ciência ID
CC17-0163-98CC

Websites

  • https://ciencia.iscte-iul.pt/authors/rita-guerra/cv (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia
Formação
Grau Classificação
2007
Concluído
Social and Organizational Psychology (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Taking the laboratory to the field: Extending the benefits of the Common Ingroup Identity and Dual Identity Models on children’s intergroup relations" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Summa cum laude
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/11/01 - Atual Investigador Contratado (Investigação) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
2016/06/01 - 2019/06/01 Investigador principal convidado (carreira) (Investigação) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
2014/11/01 - 2015/10/30 Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
2012/12/01 - 2014/10/25 Investigador principal convidado (carreira) (Investigação) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
2010/04/01 - 2012/11/01 Pós-doutorado (Investigação) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
2008/09/01 - 2010/03/01 Pós-doutorado (Investigação) University of Delaware Department of Psychology, Estados Unidos
University of Delaware Department of Psychology, Estados Unidos
2006/01/01 - 2006/04/01 Investigador visitante (Investigação) University of Delaware Department of Psychology, Estados Unidos
2005/02/01 - 2005/05/01 Investigador visitante (Investigação) University of Delaware Department of Psychology, Estados Unidos
2002/01/01 - 2003/01/01 Investigador (Investigação) Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007/02/01 - 2007/05/01 Research internship, Intergroup Relations Lab University of Delaware Department of Psychology, Estados Unidos
2006/04/01 - 2007/01/01 PhD internship Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Portugal
2003/02/01 - 2005/02/01 Research internship Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2021 - 2023/05/31 JUSTENERGY_Intersections of right-wing populism and (un)just rural energy transitions in Portugal as communicative and socio-spatial practices
EXPL/COM_CSS/1510/2021
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2016 - 2019/12 Narcissistic ingroup love in Europe: threat, identity indispensability and extreme forms of national identification
PTDC/MHC-PSO/0144/2014
Investigador responsável
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2012 - 2015/08 How much do we need them? A functional intergroup perspective of assimilation and integration among different status groups
Investigador responsável
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2007 - 2011/10 Recategorization and ingroup projection: Consequences of dual identification for intergroup relations Stichting Weten

Projeto

Designação Financiadores
2022 - 2024/02/28 kNOwing online HATE speech: knowledge + awareness = TacklingHate
101049306
Investigador responsável
European Commission
Em curso
2019 - 2020/06/30 Resilient and united PREVENTING AND COUNTERING EXTREMISM AND RADICALISATION: AN ACTION PLAN FOR PORTUGAL
811506 —ISFP-2017-AG-CSEP
Investigador
European Commission
Em curso
2017 - 2019/12 Inclusive Education and Social Support to Tackle Inequalities in Society
Investigador
European Commission
Concluído
2014 - 2015/06/30 Inclusão e sucesso académico de crianças e jovens imigrantes: o papel das dinâmicas de aculturação
1A3-0019
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
Alto Comissariado para as Migrações
Concluído
2014 - 2015 Communication for Integration: Social Networks for Diversity (C4i). Evaluation Grant from Amadora Municipality. Grant #HOME/2012/EIFX/CA/CFP/4190
Grant #HOME/2012/EIFX/CA/CFP/4190
Investigador
European Commission
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Carmona, M.; Guerra, R.; Hofhuis, J.. "What does it mean to be a “citizen of the world”: A prototype approach". Journal of Cross-Cultural Psychology (2022):
    No prelo
  2. Guerra, R.; Waldzus, S.; Lopes, D.; Popa-Roch, M. ; Lloret, B.; Gaertner, S. L.. "Little “We’s”: how common identities improve behavior differently for ethnic majority and minority children". Group Processes and Intergroup Relations 24 3 (2021): 488-510. https://journals.sagepub.com/toc/gpia/0/0.
    Publicado • 10.1177/1368430220902533
  3. Guerra, Rita. "An Intergroup Approach to Collective Narcissism: Intergroup Threats and Hostility in Four European Union Countries". Group Processes & Intergroup Relations (2021):
    Publicado
  4. Stathi, S.; Guerra, R.. "Unpacking the social psychology of populism: A brief introductory note". Journal of Theoretical Social Psychology 5 2 (2021): 50-53. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/jts5.98.
    Publicado • 10.1002/jts5.98
  5. Wyszynski, M.; Guerra, R.; Bierwiaczonek, K.. "Good refugees, bad migrants? Intergroup helping orientations towards refugees, migrants and economic migrants in Germany". Journal of Applied Social Psychology 50 10 (2020): 607-618. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/jasp.12699.
    Publicado • 10.1111/jasp.12699
  6. Carmona, M.; Sindic, D.; Guerra, R.; Hofhuis, J.. "Human and global identities: different prototypical meanings of all-inclusive identities". Political Psychology 41 5 (2020): 961-978. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/pops.12659.
    Publicado • 10.1111/pops.12659
  7. António, R.; Guerra, R.; Moleiro, C.. "Stay away or stay together? Social contagion, common identity, and bystanders’ interventions in homophobic bullying episodes". Group Processes and Intergroup Relations 23 1 (2020): 127-139. http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1368430218782741.
    Publicado • 10.1177/1368430218782741
  8. Golec, A.; Federico, C. M.; Sedikides, C.; Guerra, R.; Lantos, D.; Mrozinski, B. ; Baran, T.; Cypryanska, M.. "Low self-esteem predicts out-group derogation via collective narcissism, but this relationship Is obscured by In-group satisfaction". Journal of Personality and Social Psychology 119 3 (2020): 741-764. https://psycnet.apa.org/doiLanding?doi=10.1037%2Fpspp0000260.
    Publicado • 10.1037/pspp0000260
  9. Rosa, M.; Giessner, S. R.; Guerra, R.; Waldzus, S.; Kersting, A.- M.; Velickovic, K.; Collins, E. C.. "They (don’t) need us: functional indispensability impacts perceptions of representativeness and commitment when lower-status groups go through intergroup change". Frontiers in Psychology 10 (2020): https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2019.02772/abstract.
    Publicado • 10.3389/fpsyg.2019.02772
  10. Santos, T. R.; Castro, P.; Guerra, R.. "Is the press presenting (neoliberal) foreign residency laws in a depoliticised way? the case of investment visas and the reconfiguring of citizenship". Journal of Social and Political Psychology 8 2 (2020): 748-766. https://jspp.psychopen.eu/index.php/jspp/index.
    Publicado • 10.5964/jspp.v8i2.1298
  11. Guerra, R.; Rodrigues, R. B.; Aguiar, C.; Carmona, M.; Alexandre, J.; Costa-Lopes, R.. "School achievement and well-being of immigrant children: the role of acculturation orientations and perceived discrimination". Journal of School Psychology 75 (2019): 104-118. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0022440519300494?via%3Dihub.
    Publicado • 10.1016/j.jsp.2019.07.004
  12. Stathi, S.; Guerra, R.; Di Bernardo, G. A. ; Vezzali, L.. "Spontaneous imagined contact and intergroup relations: quality matters". European Journal of Social Psychology 50 1 (2019): 124-142. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/ejsp.2600.
    Publicado • 10.1002/ejsp.2600
  13. Aguiar, C.; Silva, C. S.; Guerra, R.; Rodrigues, R. B.; Ribeiro, L. A.; Pastori, G.; Leseman, P.; ISOTIS Curriculum and Pedagogy Team. "Early interventions tackling inequalities experienced by immigrant, low-income, and Roma children in 8 European countries: a critical overview". European Early Childhood Education Research Journal 28 1 (2019): 58-76. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/early-interventions-tackling-inequalities-experienced-by-immigrant-low-income-and-roma-children-in/63655?lang=en.
    Publicado • 10.1080/1350293X.2020.1707363
  14. "Social psychology as a social science". Portuguese Journal of Social Science (2019):
    Publicado
  15. Reis, N. N.; Guerra, R.. "Cheguei primeiro! Autoctonia e nostalgia nacional como mecanismos de redução do preconceito". Análise Psicológica 36 4 (2018): 455-469. http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1411.
    Publicado • 10.14417/ap.1411
  16. Espinosa, A.; Guerra, R.; Sanatkar, S.; Paolini, S.; Damigella, D.; Licciardello, O.; Gaertner, S. L.. "Identity inclusiveness and centrality: investigating identity correlates of attitudes toward immigrants and immigration policies". Journal of Social Issues 74 4 (2018): 674-699. https://spssi.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/josi.12293.
    Publicado • 10.1111/josi.12293
  17. António, R.; Guerra, R.; Moleiro, C.. "Having friends with gay friends? The role of extended contact, empathy and threat on assertive bystanders behavioral intentions". Psicologia 31 2 (2017): 15-24. http://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/index.
    Publicado • 10.17575/rpsicol.v31i2.1138
  18. António, R.; Guerra, R.; Gaertner, S. L.; Deegan, M.. "Percepções dos portugueses sobre os imigrantes: indispensabilidade, acção colectiva e distância social". Análise Psicológica 35 1 (2017): 25-36. http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1191.
    Publicado • 10.14417/ap.1191
  19. Golec de Zavala, A.; Guerra, R.; Simão, C.. "The relationship between the Brexit vote and individual predictors of prejudice: collective narcissism, right wing authoritarianism, social dominance orientation". Frontiers in Psychology 8 (2017): https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2017.02023/full.
    Publicado • 10.3389/fpsyg.2017.02023
  20. Guerra, R.; Rodrigues, D.; Gaertner, S. L.; Deegan, M.; António, R.. "The Functional and Identity Indispensability Scale (FIIS)". International Journal of Intercultural Relations 54 (2016): 34-46. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0147176715301462.
    Publicado • 10.1016/j.ijintrel.2016.07.001
  21. Golec, A.; Peker, M.; Guerra, R.; Baran, T.. "Collective narcissism predicts hypersensitivity to in-group insult and direct and indirect retaliatory intergroup hostility". European Journal of Personality 30 6 (2016): 532-551. http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/per.2067/full.
    Publicado • 10.1002/per.2067
  22. Guerra, R.; Gaertner, S. L.; António, R.; Deegan, M.. "Do we need them? When immigrant communities are perceived as indispensable to national identity or functioning of the host society". European Journal of Social Psychology 45 7 (2015): 868-879. http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ejsp.2153.
    Publicado • 10.1002/ejsp.2153
  23. Guerra, R.; Rebelo, M.; Monteiro, M.; Gaertner, S. L.. "Translating recategorization strategies into an antibias educational intervention". Journal of Applied Social Psychology 43 1 (2013): 14-23. http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1559-1816.2012.00976.x/full.
    Publicado • 10.1111/j.1559-1816.2012.00976.x
  24. Hehman, E.; Gaertner, S. L.; Dovidio, J. F.; Mania, E. W.; Guerra, R.; Wilson, David C.; Friel, B. M.. "Group status drives majority and minority integration preferences". Psychological Science 23 1 (2012): 46-52. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84855475825&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.1177/0956797611423547
  25. Guerra, R.; Rebelo, M.; Monteiro, M. B.; Riek, B. M.; Mania, E. W.; Gaertner, S. L.; Dovidio, J. F.. "How should intergroup contact be structured to reduce bias among majority and minority group children?". Group Processes and Intergroup Relations 13 4 (2010): 445-460. http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1368430209355651.
    Publicado • 10.1177/1368430209355651
Capítulo de livro
  1. Terzi, I.; Guerra, R.; Bierwiaczonek, K.. "Acculturation and Adaptation of Syrian Refugees in Turkey: The role of (dis)concordance of acculturation orientations and identity threat". In Examining Complex Intergroup Relations: Through the Lens of Turkey. Taylor & Francis Routledge, 2022.
    Publicado
  2. Costa, N.; Guerra, R.; Bernardes, S.F.. "Os estudantes do ISCTE-IUL e a integração I&E: Um estudo quantitativo.". 2017.
  3. Costa, N.; Guerra, R.. "Os estudantes e a integração I&E: Breve revisão (". In Integra I&E – Promover a Integração da Investigação no Ensino Superior: O caso da Escola de Ciências Sociais e Humanas do ISCTE-IUL. --, Portugal, 2017.
    Publicado
  4. Costa, N.; Guerra, R.; Matos, M.. "Perspectivas dos estudantes sobre a integração I&E: Síntese conclusiva.". In Integra I&E – Promover a Integração da Investigação no Ensino Superior: O caso da Escola de Ciências Sociais e Humanas do ISCTE-IUL. 2017.
    Publicado
  5. Gaertner, S. L.; Guerra, R.; Rebelo, M.; Dovidio, J. F.; Hehman, E.; Deegan, M.. "The Common Ingroup Identity Model and the development of a functional perspective: A cross-national collaboration". In The Social Developmental Construction of Violence and Intergroup Conflict. 2016.
    Publicado
  6. Gaertner, S. L.; Dovidio, J. F.; Guerra, R.; Hehman, E.; Tamar Saguy. "A common ingroup identity: Categorization, identity, and intergroup relations". In Handbook of Prejudice, Stereotyping and Discrimination (2nd Edition).. Thousand Oaks, CA: Sage., 2015.
    Publicado • 10.4324/9780203361993
  7. Monteiro, M.B.; Guerra, R.; Rebelo, M.. "Reducing prejudice: Common Ingroup and Dual Identity in unequal status intergroup encounters.". In Intergroup misunderstandings: Impact of divergent social realities. 2009.
    Publicado
  8. Gaertner, S. L.; Dovidio, J. F.; Guerra, R.; Rebelo, M.; Monteiro, M.B.; M.; Riek, B. M.. "The Common Ingroup Identity Model: Applications to Adults and Children.". In Intergroup Relations: An integrative developmental and social psychological perspective. 2008.
    Publicado
Livro
  1. Guerra, R.; Rodrigues, R. B.; Carmona, M.; Barreiros, J.; Aguiar, C.; Alexandre, J.; R. Costa-Lopes; Costa-Lopes, R.. Inclusão e Desempenho Académico de Crianças e Jovens Imigrantes: O Papel das Dinâmicas de Aculturação. Lisboa, Portugal: ALTO COMISSARIADO PARA AS MIGRAÇÕES, I.P. (ACM, I.P.). 2019.
    Publicado
  2. Neves, P.; Guerra, R.. Teses em Ciências Socias - Dicas Muito Práticas. 2015.
Relatório
  1. António, R.; Guerra, R.; Moleiro, C.. 2021. Cyberbullying em Portugal durante a pandemia: 2º confinamento.
  2. António, R.; Guerra, R.; Moleiro, C.. 2020. CYBERBULLYING EM PORTUGAL DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19.
  3. Aguiar, C.; Pastori, G.; Guerra, R.; Rodrigues, R. B.; Nata, G.; Cadima, J.; Mangiatordi, A.. 2019. Inclusive curricula, pedagogies, and social climate interventions: Integrative Report. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/inclusive-curricula-pedagogies-and-social-climate-interventions-integrative-report/65445?lang=en.
  4. Aguiar, C.; Silva, C. S.; Guerra, R.; Rodrigues, R. B.; Ribeiro, L.; Pastori, G.; ISOTIS Curriculum and Pedagogy Team. 2017. Inventory and analysis of promising curriculum, pedagogy, and social climate interventions tackling inequalities. http://www.isotis.org/.
  5. Alexandre, J.; Morais, M.; Collins, E. C.; Gaspar, R.; Esteves, C.; Correia, Rita B.; Aguiar, C.; Guerra, R.. 2015. Projeto Communication for Integration: Social networks for diversity (C4i): Relatório 3 – avaliação de impacto (pós-intervenção). https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/projeto-communication-for-integration-social-networks-for-diversity-c4i-relatorio-3--avaliacao-de/40316?lang=en.
  6. Waldzus, S.; Guerra, R.; Moura, B.; Popa-Roch, M.. 2012. Final report of the project Re-Categorization and ingroup projection: Consequences of dual identification for intergroup relations funded by the Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT: PTDC/PSI/71165/2006). https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/final-report-of-the-project-re-categorization-and-ingroup-projection-consequences-of-dual/9877?lang=en.

Outros

Outra produção
  1. Beyond National Symbols: Identity and Political Processes on Quality of Intergroup Relationship with Outgroups in the Context of South Korea. 14th Biennial Conference of the Asian Association of Social Psychology, Seoul, Republic of Korea. 2021. Jeong, H. K; Minescu, A.; Guerra, R.. https://www.aasp2021seoul.org/html/?pmode=Overview.
  2. South Korea’s Qualities of Intergroup Relationship with Colonizer Outgroup, Japan, and Former-Ingroup Outgroup, North Korea.. 14th Biennial Conference of the Asian Association of Social Psychology. 2021. Jeong, H. K; Minescu, A.; Guerra, R.. https://www.aasp2021seoul.org/html/?pmode=Overview.
  3. A socio- psychological approach to the struggle over mobility and migration rights: The case of Chinese investment residents in Portugal. PhD Students’ Workshop: Meetings on China Studies. 2021. Santos, T. R.; Castro, P.; Andreouli, E.; Guerra, R..
  4. Human and global identification and the promotion of autonomy and dependency-oriented help towards migrants. International Society of Political Psychology 44rd Annual Meeting, Virtual Meeting, 11-13 July 2021. 2021. Carmona, M.; Guerra, R.; Hofhuis, J. ; Sindic, D.. https://ispp.eventsair.com/ispp-2021-annual-scientific-meeting/.
  5. Oops, thought you were someone else: ingroup’s misrecognition triggers collective narcissism. Society of Experimental Social Psychology. 2021. Guerra, R.; Golec, A.; Ciesielski, P.; Bierwiaczonek, K.; Sedikides, C.; Tim Wildschut; Abakoumkin, G..
  6. Oops, thought you were someone else: distinctiveness threat triggers collective narcissism. International Society of Political Psychology, Annual Meeting. 2021. Guerra, R.; Golec, A.; Bierwiaczonek, K.; Sedikides, Constantine; Wildschut, T; Abakoumkin, G..
  7. South Korea’s Qualities of Intergroup Relationship with the Former-Ingroup Outgroup, North Korea, and the Colonizer Outgroup, Japan. The 25th International Congress of the International Association for Cross-Cultural Psychology. 2021. Jeong, H. K; Minescu, A.; Guerra, R..
  8. Beyond National Symbols: Identity and Political Processes on Quality of Intergroup Relationship with Outgroups in the Context of South Korea.. 25th International Congress of the International Association for Cross-Cultural Psychology. 2021. Jeong, H. K; Minescu, A.; Guerra, R..
  9. An intergroup approach to collective narcissism: intergroup threat and hostility. International Society of Political Psychology, Annual Meeting, 14.17 July, Berlin, Germany.. 2020. Guerra, R.; Bierwiaczonek, K.; Ferreira, M.; Golec, A.; Sedikides, C.; Wildschut, T; Abakoumkin, G..
  10. Unpacking all-inclusive identities: Different meanings of global citizenship vs. human identities. International Society of Political Psychology 43rd Annual Meeting, Virtual Meeting, 14-16 July 2020. 2020. Carmona, M.; Guerra, R.; Sindic, D.; Hofhuis, J..
  11. As perspetivas das famílias: Recursos, experiências e aspirações. Educação Inclusiva e Suporte Social para a Redução das Desigualdades: Resultados do Projeto ISOTIS. 2019. Ferreira, M.; Aguiar, C.; Guerra, R.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/as-perspetivas-das-familias-recursos-experiencias-e-aspiracoes/65438?lang=en.
  12. Multiple case studies on curriculum, pedagogy, and school climate interventions tackling inequalities. Porto ICRE.19 – International Conference of Research in Education. 2019. Aguiar, C.; Guerra, R.; Leseman, P.; Pastori, G.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/multiple-case-studies-on-curriculum-pedagogy-and-school-climate-interventions-tackling-inequalities/65443?lang=en.
  13. As perspetivas das famílias: Recursos, experiências e aspirações. Educação Inclusiva e Suporte Social para a Redução das Desigualdades: Resultados do Projeto ISOTIS. 2019. Aguiar, C.; Guerra, R.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/as-perspetivas-das-familias-recursos-experiencias-e-aspiracoes/65439?lang=en.
  14. Is the press depoliticizing (neoliberal) laws that reconfigure citizenship and migration? The case of investment visas in Portugal. ISPP 2019 Empowering Citizens in Illiberal Times: The Political Psychology of Oppression and Resistance. 2019. Santos, T. R.; Castro, P.; Guerra, R.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/is-the-press-depoliticizing-neoliberal-laws-that-reconfigure-citizenship-and-migration-the-case-of/65710?lang=en.
  15. Good refugees, Bad Migrants? Language, social perception and helping orientations towards displaced people. EASP Meeting: Language Challenges in the 21st Century. 2019. Wyszynski, M. C.; Guerra, R.; Bierwiaczonek, K.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/good-refugees-bad-migrants-language-social-perception-and-helping-orientations-towards-displaced/66892?lang=en.
  16. Multiple case studies on curriculum, pedagogy, and school climate interventions tackling inequalities. 2019. Aguiar, C.; Guerra, R.; Leseman, P.; Silva, C. S.; Pastori, G.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/multiple-case-studies-on-curriculum-pedagogy-and-school-climate-interventions-tackling-inequalities/65443?lang=en.
  17. Brazilian caregivers' adherence to child primary care recommendations: the predictive role of psychosocial determinants. 33rd Conference of the European Health Psychology Society (EHPS). 2019. Mourão, S.; Bernardes, S.F.; Guerra, R..
  18. The complexities of large "We's": different meanings of extremely inclusive identities. IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. 2019. Carmona, M.; Guerra, R.; Sindic, D.; Hofhuis, J.. http://appsicologia.org/Files_xSnip/Livro_de_resumos_-25-06_FINAL.pdf.
  19. Inclusão e desempenho académico de crianças e jovens imigrantes: O papel das dinâmicas de aculturação. 2019. Guerra, R.; Rodrigues, R. B.; Alexandre, J.; Aguiar, C.; Carmona, M.; Barreiros, J.; R. Costa-Lopes. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/inclusao-e-desempenho-academico-de-criancas-e-jovens-imigrantes-o-papel-das-dinamicas-de-aculturacao/65392?lang=en.
  20. Early interventions tackling inequalities experienced by immigrant, low-income, and Roma children in 8 European countries: A critical overview. Equality & Inclusion. 2019. Aguiar, C.; Guerra, R.; Rodrigues, R. B.; Ribeiro, L.; Pastori, G.; Leseman, P.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/early-interventions-tackling-inequalities-experienced-by-immigrant-low-income-and-roma-children-in/65441?lang=en.
  21. Too Old to Intervene? Intergroup Contact and Adolescent Bystanders’ Behavioral Intentions in Homophobic Bullying Episodes.. World Anti-Bullying Forum. 2019. António, R.; Guerra, R.; Cameron, L.. https://wabf2019.com.
  22. Lesser but needed: Conditions for lower-status merger partners’ representativeness, identification and commitment to change. 19o Congresso da European Association of Work and Organizational Psychology (EAWOP). 2019. Rosa, M.; Giessner, S.R.; Guerra, R.; Waldzus, S.; Collins, E. C.. https://eawop2019.org/.
  23. Social psychology as a social science. Portuguese Journal of Social Science. 2019. Susana Batel; Guerra, R..
    10.1386/pjss_00001_2
  24. Collective nostalgia protects collective identity against the threat of dehumanization. 12th Panhellenic Conference of Social Psychology,. 2019. Abakoumkin, G.; Wildschut, T; Sedikides, C.; Ferreira, M.; Guerra, R.; De Zavala, Agnieszka Golec.
  25. Enhancing our understanding of asymmetric intergroup relations through the study of majority and minority perspectives. Discussant at Symposium, International Society of Political Psychology. 2019. Guerra, R..
  26. The Label Effect. How labelling newcomers influences social perception and helping orientations towards displaced people. The Universe(s) of Refugees: Rethinking Forced Migration, International Conference,. 2019. Wyszynski, M. C.; Guerra, R.; Bierwiaczonek, K..
  27. Acculturation orientations, intergroup relations and well-being of Turkish and Maghrebian immigrant parents across Europe. Equality and Inclusion. 2019. Guerra, R.; Broekhuizen, M..
  28. Longing for the good old UK: metaperceptions of dehumanization,collective nostalgia and national and EU identification. International Society of Political Psychology, Annual Meeting,. 2019. Ferreira, M.; Abakoumkin, G.; Sedikides, C.; Wildschut, T; Guerra, R.; De Zavala, Agnieszka Golec.
  29. Ingroup Love & Threat: the EU crisis.. Invited Talk, University of Greenwich. 2019. Guerra, R..
  30. We are great and Europe needs us: collective narcissism and European identification, a cross-national study. International Society of Political Psychology, Annual Meeting. 2019. Guerra, R.; De Zavala, Agnieszka Golec; Sedikides, C.; Wildschut, T; Abakoumkin, G..
  31. Intergroup Friendships and Bystanders’ Helping in Response to Homophobic Incidents: The Role of Threat, Social Contagion and Identity. XXIIIrd Meeting of the International Society for Research on Aggression. 2018. António, R.; Guerra, R.; Cameron, L.. http://isra2018.parisdescartes.fr/.
  32. An inventory of promising curriculum, pedagogy, and social climate interventions tackling inequalities in 8 European countries. EARLI SIG 5 Conference 2018 – Learning and Development in Early Childhood. 2018. Aguiar, C.; Guerra, R.; Rodrigues, R. B.; Pastori, G.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/an-inventory-of-promising-curriculum-pedagogy-and-social-climate-interventions-tackling/53441?lang=en.
  33. Migration and the City: the Chinese (and Investment Visas) in the Portuguese Press. The Migration Conference. 2018. Santos, T. R.; Castro, P.; Guerra, R.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/migration-and-the-city-the-chinese-and-investment-visas-in-the-portuguese-press/52070?lang=en.
  34. Perceções de comunidades escolares sobre Inclusão e desempenho de crianças e jovens imigrantes: desafios para uma reflexão alargada. Seminário Internacional Diversidade como Oportunidade. 2018. Alexandre, J.; Guerra, R.; Rodrigues, R. B.; Aguiar, C.; Carmona, M.; Barreiros, J.; R. Costa-Lopes; Costa-Lopes, R.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/percecoes-de-comunidades-escolares-sobre-inclusao-e-desempenho-de-criancas-e-jovens-imigrantes/45676?lang=en.
  35. An inventory of promising curriculum, pedagogy, and social climate interventions tackling inequalities in 8 European countries. 2018. Aguiar, C.; Silva, C. S.; Guerra, R.; Rodrigues, R. B.; Pastori, G.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/an-inventory-of-promising-curriculum-pedagogy-and-social-climate-interventions-tackling/53441?lang=en.
  36. O que podemos fazer quando nada podemos fazer? O papel da Indispensabilidade Funcional nas intenções de Ação Coletiva em grupos autoritários. IX Simpósio de Comportamento Organizaciona. 2018. Costa, D; Rosa, M.; Guerra, R..
  37. Quando eles contribuem, devem sair? O papel da indispensabilidade funcional na sucessão dos trabalhadores seniores. IX Simpósio de Comportamento Organizacional. 2018. laureano, L.; Rosa, M.; Esteves, C.; Guerra, R.; Marques, S.; Vauclair, C.-M..
  38. The aftermath of the European debt crisis: intergroup causes and consequences of collective narcissism. EASP Meeting: Polarization, Populism, Political Alienation: Causes and Consequences of Social Diversity and Inequality. 2018. Guerra, R.; Golec, A.; Louceiro, A.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/the-aftermath-of-the-european-debt-crisis-intergroup-causes-and-consequences-of-collective/58270?lang=en.
  39. From inclusive identities to inclusive societies: Global human identification and autonomy-oriented prosocial behavior regarding immigrants. XIV PhD Meeting in Social and Organizational Psychology. 2018. Carmona, M.; Guerra, R.. https://www.facebook.com/phdmeeting.
  40. From threat to intergroup hostility in the EU: the role of patriotism.. EASP Meeting: Boundaries, Norms, and Conflicts: Understanding Intergroup Relations and Rising Intolerance Across Europe and Beyond. 2018. Louceiro, A.; Guerra, R.; Golec, A.; Sedikides, C.; Abakoumkin, G..
  41. Pequenos e Grandes. Harmonia e Conflito Social da Infância à Idade Adulta: Encruzilhadas da Psicologia Social (em homenagem a Maria Benedicta Monteiro).. 2018. Guerra, R.; Rebelo, M.; Waldzus, S.; Gaertner, S. L..
  42. Quando o nosso contributo conta, apoiamos as mudanças: O efeito da indispensabilidade funcional nas reações dos trabalhadores ao anúncio de uma fusão organizacional.. IX Simpósio de Comportamento Organizacional. 2018. Rosa, M.; Correia, I; Guerra, R.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/quando-o-nosso-contributo-conta-apoiamos-as-mudancas-o-efeito-da-indispensabilidade-funcional-nas/50778?lang=en.
  43. Ingroup Love & Threat: Ameaça intergrupal e identificação nacional na Europa.. PhD Seminar Instituto Ciências Sociais, Lisboa, Portugal.. 2018. Guerra, R..
  44. The different meanings of globally-oriented superordinate identities: a literature review. International Conference Race, Identity, Globalization: Disavowal, dominations and transformations. 2017. Carmona, M.; Guerra, R.. http://en.cirm2017.com/programme/.
  45. From inclusive identities to inclusive societies: Global human identification and autonomy-oriented prosocial behavior regarding immigrants. XIII PhD Meeting in Social and Organizational Psychology. 2017. Carmona, M.; Guerra, R.. http://phdmeeting.dpso.iscte.pt/assets/files/xiiiphdmeeting-bookofabstracts.pdf.
  46. Short literature review of main trends and challenges in curriculum approaches, educational practices, and social climate interventions aiming to tackle social inequalities. 2017. Aguiar, C.; Pastori, G.; Sousa, A.; Guerra, R.; Rodrigues, R. B.; Zurloni, V.; Mantovani, S.; Penderi, E.; Tsioumis, K.. http://www.isotis.org/resources/publications/isotis-publications/.
  47. Stay Away or Stay Together? Social Contagion, Common Identity and Bystanders’ Interventions in Bullying Episodes.. 18th European Association of Social Psychology General Meeting. 2017. António, R.; Guerra, R.; Moleiro, C.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/stay-away-or-stay-together-social-contagion-common-identity-and-bystanders-interventions-in/45597?lang=en.
  48. Are We One? Social Contagion, Common Identity and Bystanders’ Interventions in Bullying Episodes.. XIII PhD Meeting in Social and Organizational Psychology. 2017. António, R.; Guerra, R.; Moleiro, C.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/are-we-one-social-contagion-common-identity-and-bystanders-interventions-in-bullying-episodes/45594?lang=en.
  49. Inclusão e sucesso académico de crianças e jovens imigrantes: O papel das dinâmicas de aculturação. 2017. Carmona, M.; Guerra, R.; Rodrigues, R. B.; Alexandre, J.; Aguiar, C.; R. Costa-Lopes; Barreiros, J.. http://www.egasmoniz.com.pt/pt-pt/not%C3%ADcias/iv-simp%C3%B3sio-olhares-da-psicologia.aspx.
  50. Academic inclusion and wellbeing of immigrant youth in Portugal: The role of acculturation dynamics and perceived discrimination. Global Youth Mentoring Network - III International Conference: Youth mentoring, cultural diversity, minorities, and migrant groups. 2017. Rodrigues, R. B.; Guerra, R.; Barreiros, J.; Carmona, M.; Aguiar, C.; Alexandre, J.; R. Costa-Lopes; Costa-Lopes, R.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/academic-inclusion-and-wellbeing-of-immigrant-youth-in-portugal-the-role-of-acculturation-dynamics/43914?lang=en.
  51. Apresentação do projeto ISOTIS: Inclusive Education and Social Support to Tackle Inequalities in Society. XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. 2017. Sousa, A.; Aguiar, C.; Guerra, R.; Rodrigues, R. B..
  52. ISOTIS: Inclusive Education and Social Support to Tackle Inequalities in Society. 2.º Congresso de Educação Emocional: De dentro para fora - Como nasce a empatia?. 2017. Camacho, A.; Aguiar, C.; Guerra, R.; Rodrigues, R. B..
  53. Violência em contexto escolar: determinantes intergrupais das intenções comportamentais dos bystanders.. XII Encontro Nacional de Investigação em Psicologia Social e das Organizações. 2016. António, R.; Moleiro, C.; Guerra, R.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/violencia-em-contexto-escolar-determinantes-intergrupais-das-intencoes-comportamentais-dos/45588?lang=en.
  54. Os amigos dos nossos amigos são nossos amigos também. Contacto alargado e comportamentos assertivos dos bystanders.. IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. 2016. António, R.; Guerra, R.; Moleiro, C.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/os-amigos-dos-nossos-amigos-sao-nossos-amigos-tambem-contacto-alargado-e-comportamentos-assertivos/45591?lang=en.
  55. Measuring students’ experience of research-teaching integration practices: A new instrument. 10th Annual International Technology, Education and Development Conference. 2016. Costa, N.; Guerra, R.; Bernardes, S.F.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/measuring-students-experience-of-research-teaching-integration-practices-a-new-instrument/29662?lang=en.
  56. Having Friends with Gay Friends? The Role of Extended Contact, Empathy and Threat on Assertive Bystanders Behavioral Intentions.. II International Congress of Clinical and Health Psychology On Children And Adolescents. 2016. António, R.; Guerra, R.; Moleiro, C.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/having-friends-with-gay-friends-the-role-of-extended-contact-empathy-and-threat-on-assertive/45595?lang=en.
  57. “Merge, not submerge!”: representativeness and commitment to change in low-status merger partners.. XI Simpósio da Associação Portuguesa de Psicologia. 2016. Rosa, M.; Giessner, S.R.; Guerra, R.; Waldzus, S.; Collins, E. C.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/merge-not-submerge-representativeness-and-commitment-to-change-in-low-status-merger-partners-/32193?lang=en.
  58. Assessing students’ attitudes towards reasearch-teaching integration practices. 10th Annual International Technology, Education and Development Conference. 2016. Costa, N.; Guerra, R.; Bernardes, S.F.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/assessing-students-attitudes-towards-reasearch-teaching-integration-practices/29661?lang=en.
  59. Inclusão e sucesso académico de crianças e jovens imigrantes: O papel das dinâmicas de aculturação.. 2016. Rodrigues, R. B.; Guerra, R.; Barreiros, J.; Carmona, M.; Aguiar, C.; Alexandre, J.; R. Costa-Lopes. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/inclusao-e-sucesso-academico-de-criancas-e-jovens-imigrantes-o-papel-das-dinamicas-de-aculturacao/31197?lang=en.
  60. We need Them, but for different reasons: indispensability and majority behavior towards immigrant.. International Society of Political Psychology, Annual Meeting. 2015. Guerra, R.; Gaertner, S. L.; António, R.; Deegan, M.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/we-need-them-but-for-different-reasons-indispensability-and-majority-behavior-towards-immigrant/45609?lang=en.
  61. Integração socioeducativa de crianças e jovens imigrantes: A importância da relação professor-aluno na perceção de discriminação em contexto escolar. 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Diversidade e Educação: Desafios Atuais. 2015. Carmona, M.; Barreiros, J.; Rodrigues, R. B.; Guerra, R.. http://eventos.ispa.pt/xiiicoloquiopsicologiaeeducacao/programa-xiiicipe/livro-de-resumos/.
  62. Inequality is Not the Problem. What Matters is Relational Trouble.. 17th Jena Workshop and EASP medium size meeting on ‘Social Justice: Inequality and Recognition. 2015. Waldzus, S.; Bernardes, S.F.; Guerra, R.; Stathi, S.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/inequality-is-not-the-problem-what-matters-is-relational-trouble/26437?lang=en.
  63. Idadismo face a trabalhadores seniores: O papel da indispensabilidade funcional nas opções de sucessão. Envelhecimento. Pensar o futuro hoje, Lisboa, 23 Junho. 2015. Rosa, M.; Esteves, C.; Guerra, R.; Vauclair, C.-M.; Marques, S.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/idadismo-face-a-trabalhadores-seniores-o-papel-da-indispensabilidade-funcional-nas-opcoes-de/63782?lang=en.
  64. Inclusão e sucesso académico de crianças e jovens imigrantes: O papel das dinâmicas de aculturação. 2015. Guerra, R.; Rodrigues, R. B.; Barreiros, J.; Carmona, M.; Alexandre, J.; Aguiar, C.; R. Costa-Lopes. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/inclusao-e-sucesso-academico-de-criancas-e-jovens-imigrantes-o-papel-das-dinamicas-de-aculturacao/26013?lang=en.
  65. Small but mighty: Effects of functional indispensability and processing motives on low-status merger partners’ representativeness and commitment to change.. The Portuguese Psychological Association’s VIII Annual Symposium on Organizational Behavior. 2015. Rosa, M.; Giessner, S.R.; Guerra, R.; Waldzus, S.; Collins, E. C.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/small-but-mighty-effects-of-functional-indispensability-and-processing-motives-on-low-status-merger/26490?lang=en.
  66. Do we need them? Civic national identity reduces social distance towards immigrants. 17th European Association of Social Psychology General Meeting. 2014. António, R.; Guerra, R.; Gaertner, S. L.; Deegan, M.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/do-we-need-them-civic-national-identity-reduces-social-distance-towards-immigrants/45590?lang=en.
  67. How inclusive national identities impact majority and minority groups.. 2014 Annual Scientific Meeting of the International Society of Political Psychology. 2014. Guerra, R.; António, R.; Deegan, M.; Gaertner, S. L.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/how-inclusive-national-identities-impact-majority-and-minority-groups/45604?lang=en.
  68. Are we indispensable? How inclusive national identities shape immigrants’ acculturation preferences.. 17th European Association of Social Psychology General Meeting. 2014. Guerra, R.; António, R.; Deegan, M.; Gaertner, S. L.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/are-we-indispensable-how-inclusive-national-identities-shape-immigrants-acculturation-preferences/45611?lang=en.
  69. How much do we need them? Majority and minority indispensability to a common national identity.. Expert Workshop on Identity and Identity Change. 2013. Guerra, R.; Deegan, M.; António, R.; Gaertner, S. L.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/how-much-do-we-need-them-majority-and-minority-indispensability-to-a-common-national-identity/45612?lang=en.
  70. Are we indispensable? How inclusive national identities impact majority and minority groups.. Doing Citizenship in Multi-Cultural and Multi-Faith Societies. 2013. Guerra, R.; António, R.; Deegan, M.; Gaertner, S. L.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/are-we-indispensable-how-inclusive-national-identities-impact-majority-and-minority-groups/45606?lang=en.
  71. Effectiveness of dual identity to induce intergroup harmony: A matter of framing and group status?. 16th General Meeting of the European Association of Social Psychology. 2011. Waldzus, S.; Popa-Roch, M. ; Guerra, R.; Moura, B.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/effectiveness-of-dual-identity-to-induce-intergroup-harmony-a-matter-of-framing-and-group-status/6762?lang=en.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - Atual A mutuality approach to refugees’ acculturation and adaptation: addressing the “causality crisis” with meta-analytical, longitudinal and experimental crossnational comparative studies
Orientador
2021 - Atual Social Representations of Climate Change and Pro-environmental Actions in Portugal: Understanding the role of Political-Ideological Orientations, Cultural Values, and associated identities
Coorientador
2015/10/30 - Atual Experiências de discriminação e processos de aculturação em imigrantes com e sem nacionalidade portuguesa
Orientador de Elsa de Carvalho Neto da Silva
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/04/01 - 2021/12/30 From inclusive identities to inclusive societies: Comparing the content, structure, and impact of all-inclusive superordinate categories
Orientador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/09/01 - 2021/12/30 Why citizenship matters? Understanding citizenship representations and acculturation strategies of the Chinese community in Portugal
Coorientador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/02/04 - 2021/08/01 The impact of bilingualism on intergroup attitudes: The Role of the Perceived Group Status
Coorientador de Alexandra Antonov
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/02/04 - 2021/08/01 The influence of test language on bilinguals' intergroup attitudes: The moderating effect of group and perceived language status
Coorientador de Martina Gallus
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/11/30 - 2021/08/01 Uncertainty in times of COVID-19 pandemic: an exploratory analysis of the predictors of collective narcissism
Orientador de Raquel de Sousa Carvalheiro
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/11/30 - 2021/08/01 The role of bicultural identity integration and contact meta perceptions on intergroup contact experiences of Turkish-German minority group members.
Orientador de Paula Duwe
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/11/27 - 2021/08/01 Blowing hot air or serious talk? A social recognition approach to the collective narcissistic claim for recognition
Orientador de Wilma Marie Middendorf
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/11/26 - 2021/08/01 Self-categorization, multiple categorization and well-being of homeless population in Lisbon
Orientador de Francesca Solerti
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/10/01 - 2020/12/04 Aculturação e adaptação de refugiados sírios na Turquia: o papel da (des) concordância das orientações de aculturação e ameaça de identidade
Orientador de Imge Terzi Oznep
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/12/06 - 2020/11/18 Multilinguismo e Aceitação de Estereótipos: O Papel da Flexibilidade Cognitiva e Desprovincialização
Coorientador de Hayley Schoede
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/11/22 - 2020/07/27 Discriminação percebida e bem estar psicológico dos refugiados menores desacompanhados: O papel da identidade étnica
Orientador de Jamila Pilar Becker
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/05/04 - 2020/07/21 Efeitos do priming de língua na identificação nacional e europeia. Uma comparação cross-nacional.
Coorientador de Kira Marcia Schick
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/11/21 - 2020/07/21 Quando e como o narcisismo vulnerável e grandioso prediz o narcisismo coletivo: o papel do status social percebido, dimensões da auto-estima, cognição intuitiva e necessidade de encerramento
Orientador de Michaela Großschädl
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/09/01 - 2020/02/01 Homophobic bullying: intergroup factors and bystanders’ behavioral intentions
Orientador
Social Psychology (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/01/22 - 2019/11/12 "Vizinhos porém desconhecidos": processos socio-psicologicos envolvidos na sociabilidade no espaço publico em bairros multiculturais regenerados
Orientador de Caterina Fuligni
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/05/27 - 2019/09/13 Modelo comum de identidade de grupo e recuperação livre estruturada: Comparação de abordagens de redução de viés em grupos-alvo específicos
Orientador de Beverly Sue Li
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/06/20 - 2019/07/26 Meta-percepções negativas de muçulmanos árabes e ação coletiva não normativa  
Orientador de Elissa Issa
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/07/05 - 2019/07/22 Interagir e aspirar alto: condições contextuais de aculturação e aspirações educacionais
Orientador de Mario Amigot Pozueta
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/09/01 - 2019 Reducing prejudice: Common ingroup identity and structured free recall
Orientador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/02/14 - 2018/12/12 Fusões Organizacionais: O efeito da indispensabilidade funcional e do estatuto relativo na eficácia do líder e no apoio a uma fusão
Coorientador de Mariana Sofia Mendes Martins
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/11/13 - 2018/11/21 Bons refugiados, maus migrantes? Conteúdo dos estereótipos, percepcao de ameaca, orientacoes de ajuda aos refugiados, migrantes e migrantes económicos na Alemanha
Orientador de Mia Caroline Wyszynski
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/11/03 - 2018/11/21 Crenças Multiculturais dos Educadores e o Autoconceito na Infância
Orientador de Sara Silva Mendes Duarte Oliveira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018 - 2018 Bons refugiados, maus migrantes? Conteúdo dos estereótipos, percepcao de ameaca, orientacoes de ajuda aos refugiados, migrantes e migrantes económicos na Alemanha
Orientador
Psicologia das Relações Interculturais (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/10/27 - 2017/12/15 Papel da indispensabilidade na comunicação de fusões organizacionais por parte da liderança
Coorientador de Inês Catarina Ribeiro Correia
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/10/27 - 2017/12/15 Papel da Nostalgia nas Mudanças Organizacionais
Coorientador de Sara Helena Moreira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/11/02 - 2017/11/30 O papel da indispensabilidade no bem-estar subjetivo de idosos
Coorientador de Rosangela Aparecida da Silva
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/10/28 - 2017/11/15 Envia-me um Emoji, dir-te-ei como és: Utilização de emojis étnicos na comunicação mediada por computador
Coorientador de Maria Inês Reis Mendes da Luz
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/10/21 - 2017/11/14 Agir sem Poder: O papel da indispensabilidade funcional nas intenções de ação coletiva em grupos autoritários
Coorientador de Diana Isabel Monteiro Costa
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/10/26 - 2017/07/13 When and how does the promotion of inclusive global identities affect attitudes towards refugees in Germany?
Orientador de Frederike Luisa Bock
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016 - 2017 When and how does the promotion of inclusive global identities affect attitudes towards refugees in Germany?
Orientador
Psicologia das Relações Interculturais (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/10/27 - 2016/11/21 Cheguei primeiro! Autoctonia e nostalgia nacional como mecanismo de redução do preconceito
Orientador de Nivalda Novo Reis
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/10/27 - 2016/11/09 Os portugueses e o acolhimento de refugiados: Privação relativa e hostilidade intergrupal
Orientador de Maria Teresa de Jesus Neves
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/10/30 - 2015/12/01 Adaptação de imigrantes Portugueses em Angola: estatuto, indispensabilidade funcional e estratégias de aculturação
Orientador de Avany Pires França
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020 Do Brazilian Immigrant Caregivers? Acculturation Preferences Predict the Quality of Their Relationship with Child Primary Health Care Professionals?
Arguente
Fatima Ahmetova (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020 Intergroup Implications of Moral Divides over Arranged Marriages in Germany
Arguente principal
Lynn Giersberg (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019 Social Inclusion of Chinese Immigrants in Portugal:The Roles of Length of Residence and Social Networks
Arguente principal
Jia Fu (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019 The Role of Security Feeling and Belonging in the Effect of Homophobic Bullying on Academic Life and on the Self of Young LGB Students
Arguente principal
Diogo Freitas (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019 O Efeito da Indispensabilidade Funcional na Sucessão dos Trabalhadores Seniores
Arguente principal
Guilhermo Bravo (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018 Reappropriation and Self-Labeling: the Influence of Sexist Language on Women’s Feeling of Personal Power
Arguente principal
Valeria Barale (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016 The Value of Diversity: Multicultural Ideology and Prejudice Toward Gitanos
Arguente
Ana Urbiola (Doutoramento)
Universidad de Granada, Espanha
2016 “Low-Status Groups: Pervasiveness and Boundaries of Dehumanisation. ISPA.
Arguente
Mariana Miranda (Doutoramento)
2016 Acculturation Strategies and outcomes of International Retired Migrants in Portugal
Arguente principal
Deborah Dahab (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021/01/25 - Atual Journal of Applied Social Psychology Wiley
2019 - Atual Journal of Theoretical Social Psychology (2475-0387) Wiley (John Wiley & Sons)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020/09 - 2022/01 Psicologia do Contacto Intercultural e da Comunicação Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Psicologia do Contacto Intercultural e da Comunicação Psicologia das Relações Interculturais (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/09/01 - 2020 Intercultural Contact and Communication (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/02 - 2019/07 Grupos e Relações Entre Grupos Psicologia (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/02 - 2019/07 Emoções nas Relações Sociais e Culturais Psicologia das Relações Interculturais (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/09 - 2019/01 Psicologia do Contato Intercultural e da Comunicação Erasmus Mundus em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/09 - 2019/01 Intervenção Comunitária em Minorias Estigmatizadas Psicologia Comunitária e Protecção de Menores (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017 - 2019 Community intervention with stigmatized minorities MSc in Community Psychology, Protection of Children and Youth at Risk ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/02 - 2018/07 Grupos e Relações Entre Grupos Psicologia (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/09 - 2018/01 Intervenção Comunitária em Minorias Estigmatizadas Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/09 - 2018/01 Psicologia do Contato Intercultural e da Comunicação Psicologia das Relações Interculturais (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/02 - 2017/07 Emoções nas Relações Sociais e Culturais Psicologia das Relações Interculturais (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/09 - 2017/01 Dissertação em Psicologia das Relações Interculturais Psicologia das Relações Interculturais (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/02 - 2016/07 Dissertação em Psicologia das Relações Interculturais Psicologia das Relações Interculturais (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/09 - 2016/01 Métodos de Investigação em Psicologia I Ciências em Emoções (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/09 - 2016/01 Dissertação em Psicologia das Relações Interculturais Psicologia das Relações Interculturais (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/09 - 2016/01 Psicologia da Comunicação Intercultural Psicologia das Relações Interculturais (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2011/02 - 2011/07 Desenvolvimento de Competências Profissionais Psicologia Social e das Organizações (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2011/02 - 2011/07 Competências Académicas II Psicologia (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2020 - Atual Member of the International Society of Political Psychology (ISPP) Awards Committee
Distinções

Prémio

2019 ISCTE-IUL Scientific Awards 2019
2018 ISCTE-IUL Scientific Awards 2018
2017 ISCTE-IUL Scientific Awards 2017
2016 ISCTE-IUL Scientific Awards 2016
2013 ISCTE-IUL Scientific Awards 2013