???global.info.a_carregar???
Rita Dorneles é investigadora luso-brasileira com atuação consolidada no campo da educação intercultural e no ensino de Português como Língua de Herança (POLH). Licenciada em Pedagogia com especialização em Orientação Educacional, é Mestre em Educação e Formação pela Universidade de Aveiro, onde atualmente realiza o seu Doutoramento em Didática e Desenvolvimento Curricular. Desde 2012, dedica-se à docência e à formação de professores no contexto do POLH, tendo desenvolvido projetos pedagógicos e colaborado com instituições na Suíça, Reino Unido e Portugal. Participou como palestrante e formadora em eventos científicos internacionais e publicou diversos artigos, capítulos de livros e materiais didáticos com foco na educação plurilingue, translinguagem e formação docente. Integra redes como o ELO Europeu de Educadores de POLH e o TROPO-UK (Teachers and Researchers of Portuguese in the UK), contribuindo para a investigação colaborativa e promoção de boas práticas pedagógicas. A sua linha de investigação atual centra-se na formação de professores para contextos de língua de herança, valorizando a natureza pluricêntrica da Língua Portuguesa e a aplicação de metodologias ativas, abordagens interculturais e ferramentas digitais. _______________________________________________________________________________________________________________________________ Rita Dorneles is a Luso-Brazilian researcher and educator with solid experience in intercultural education and the teaching of Portuguese as a Heritage Language (POLH). She holds a degree in Pedagogy with a specialization in Educational Counseling and a Master's in Education and Training from the University of Aveiro, where she is currently pursuing a PhD in Didactics and Curriculum Development. Since 2012, she has been working in both formal and non-formal educational settings, designing and delivering projects for Brazilian heritage language learners in Switzerland, the UK, and Portugal. She has presented in international conferences, led teacher training workshops, and published articles and book chapters on heritage language education, plurilingualism, and teacher training. Rita is an active member of networks such as ELO (European Network of POLH Educators) and TROPO-UK, contributing to collaborative research and the dissemination of best pedagogical practices. Her current research focuses on teacher training for heritage language contexts, exploring the pluricentric nature of Portuguese and the use of intercultural approaches, active learning, and digital tools.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Rita Maria de Albuquerque Dorneles

Nomes de citação

  • Dorneles, Rita
  • Albuquerque-Dorneles, Rita
  • Dorneles, R.
  • Albuquerque-Dorneles, R.

Identificadores de autor

Ciência ID
CB14-1C62-1796
ORCID iD
0000-0002-5934-660X
LattesiD
https://lattes.cnpq.br/6571682068282809

Endereços de correio eletrónico

  • rita.dorneles@ua.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2)
Galego Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2024/09 - 2029/12
Em curso
Programa Doutoral em Educação (Doutoramento)
Especialização em Didática e Desenvolvimento Curricular
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2021/09 - 2023/12
Concluído
Mestrado em Educação e Formação (2º ciclo) (Mestrado)
Especialização em Didática e Tecnologias Educativas em Línguas
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
"Perceções de professores brasileiros e portugueses sobre as práticas de ensino do Portuguêss Língua de Herança na Suíça" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2018 - 2018
Concluído
O desafio da diferença: Abordagem de diferenciação pedagógica no ensino de línguas (Curso de Especialização Tecnológica)
Especialização em Didática de Línguas
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
9,30 valores (escala de 0 a 10)
2017 - 2017
Concluído
Didática do Português Língua de Herança (Outros)
Especialização em Didática das Línguas
Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
9,6 valores (escala de 0 a 10)
2014 - 2014
Concluído
Introductory Course to Teachers of Portuguese (Curso de Especialização Tecnológica)
Especialização em Formação de Professores de Língua de Herança
University College London Institute of Education, Reino Unido
n/a
1982/02 - 1986/07
Concluído
Pedagogia (Licenciatura)
Especialização em Orientação Educacional
Centro Universitário Augusto Motta, Brasil
14 (atribuição/equivalência concedida pela Universidade de Aveiro)
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/10 - Atual Colaboradora-Mentora TROPO - Association of Teachers and Researchers of Portuguese in the UK, Reino Unido
2023/10 - Atual Colaboradora-Mentora ELO EUROPEU de Educadores de Português como Língua de Herança, Bélgica
2022/08 - Atual Coordenação Pedagógica BrEACC - Brazilian Educational and Cultural Centre, Reino Unido
2017/09 - 2022/12 Professor de Português Língua de Herança Association Raízes pour la langue e la culture Brésiliennes – Geneve, Suiça
2015 - 2017 Assessor and Examiner – Specialist Marking OCR – Oxford Cambridge and RSA , Reino Unido
2012 - 2017 Professor de Português Língua de Herança BrEACC - Brazilian Educational and Cultural Centre, Reino Unido
2015 - 2015 Professor de Português Língua de Herança International School of London, Reino Unido
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2023/04/01 - 2023/06/30 VaBioLA - Valorização das biografias linguísticas dos alunos – percurso digital
Bolseiro de Iniciação Científica
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal

Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
Erasmus Plus
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2024/03/01 - 2024/09/30 PEBIF - Escolas Bilingues e Interculturais de Fronteira”
Desenvolvimento técnico
Universidade de Aveiro, Portugal

Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI) , Espanha
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em jornal
  1. Dorneles, Rita; Souza, A.. Autor correspondente: Souza, A.. "Brazilian Portuguese as a community language: the training journey of a teacher in London", Language Issues: the ESOL Journal, 2016, http://https://radar.brookes.ac.uk/radar/items/d320b4e5-c6c0-4a75-827b-cd1528107ef7/1/.
Artigo em revista
  1. Oliveira, Lucas Sávio Freire da Silva; Dorneles, Rita; Ferreira, Elizabeth Neves. Autor correspondente: Ferreira, Elizabeth Neves. "CONTRIBUTOS DA DOCÊNCIA POÉTICA E DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA AULAS DE PORTUGUÊS LÍNGUA DE HERANÇA". Revista Contemporânea 3 6 (2023): 6158-6187. http://dx.doi.org/10.56083/rcv3n6-077.
    Publicado • 10.56083/rcv3n6-077
Capítulo de livro
  1. Dorneles, Rita. "A tecnologia e as novas mídias (auxiliando) nas aulas com adolescentes e pré-adolescentes". In O POLH na Europa. Vol 4, 137-145. Lisboa, Portugal: Sagarana Editora, 2023.
    Publicado
  2. Dorneles, Rita; Oliveira, Lucas Sávio; Ferreira, Elizabeth Neves. Autor correspondente: Ferreira, Elizabeth Neves. "Projeto Tarsila do Amaral: Apresentando novas contribuições didático-pedagógicas para a construção da identidade artístico-cultural dos/as estudantes na educação básica brasileira". In As transformações plurais dos cenários educativos, 210-224. Itapiranga, Brasil: Schreiben Editora, 2022.
    Publicado • 10.29327/569535
  3. Dorneles, Rita; Souza, Ana. Autor correspondente: Souza, Ana. "Português Brasileiro como uma língua comunitária? A jornada de uma professora em Londres". In Bilinguismo e Línguas de Herança: Construindo Pontes e Diálogos entre Línguas-Culturas, 355-368. Brasil: Pontes Editores, 2022.
    Publicado
  4. Dorneles, Rita; Sacoto, C.; Perrucci, G. I. Autor correspondente: Perrucci, G. I. "Promoção do português como língua de herança – proposta de intervenção a distância". In O POLH na Europa Vol 2 - Suíça, 80-92. Lisboa, Portugal: Sagarana, 2020.
    Publicado
  5. Dorneles, Rita. "Material Didático para o ensino de POLH". In O POLH na Europa Vol 1, 182-199. London, Reino Unido: JNPBOOKS Education, 2017.
    Publicado
Livro
  1. Faneca, Rosa Maria; Simões, Ana Raquel; Sá, Cristina Manuela; Martins, Filomena; Araújo e Sá, M. H.; Teixeira, Madalena ; Pinto, Susana; Dorneles, Rita. VI SEPOLH: Português como Língua de Herança: da Gestão à Formação - Livro de resumos e programa. Aveiro: UA Editora. 2023.
    Publicado • 10.48528/jtpr-x074
  2. Faneca, Rosa Maria; Ana Raquel Gomes São Marcos Simões; Cristina Sá; Filomena Martins; Araújo e Sá, Maria Helena; Teixeira, Madalena ; Pinto, Susana; Dorneles, Rita. VI Simpósio Europeu sobre o Ensino de Português como Língua de Herança: Português como Língua de Herança: da Gestão à Formação. Universidade de Aveiro. 2023.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Dorneles, R.; Marques, M.; Faneca, Rosa Maria. "Digital ELP - Enhancement of language biographies". Trabalho apresentado em Research summit 2023, Aveiro, 2022.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Dorneles, Rita. "Perceções de professores brasileiros e portugueses sobre as práticas de ensino do português língua de herança na Suíça". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10773/41108.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2025/01 Ensinar Português como Língua de Herança: Uma proposta pluricêntrica e Intercultural a partir do jogo Badgex Congresso Internacional Português como Língua Global
Escola Superior de Educação de Leiria - Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2024/11/09 Inovação digital a favor da divulgação do POLH I Simpósio Pedagógico de Língua Portuguesa
APPF - Associação de Professores de Português na Finlândia (Finlândia)
2024/09 Educação intercultural: propostas de atividades para um ambiente pluricultural IX SIMELP – Simpósio Mundial de Língua Portuguesa
Universidade da Madeira (Funchal - Madeir, Portugal)
2024/07/14 Explorando a pluralidade e herança da Língua Portuguesa: Uma proposta pedagógica a partir do livro “Palavras ao Mar” III Conferência TROPO UK
TROPO-UK - University of Newcastle (Newcastle, Reino Unido)
2023/10 WORKSHOP - A construção do sujeito nos trilhos da lusofonia: uma proposta interdisciplinar para a sala de aula VI SEPOLH - 6o Simpósio Europeu de Português como Língua de Herança
Universidade de Aveiro Departamento Educação e Psicologia (Aveiro, Portugal)
2023/10 O POLH para professores brasileiros e portugueses na Suíça: Semelhanças e diferenças VI SEPOLH - 6o Simpósio Europeu de Português como Língua de Herança
Universidade de Aveiro Departamento Educação e Psicologia (Aveiro, Portugal)
2022/10 Contributos da Docência Poética e das Tecnologias Digitais para aulas de POLH 9º seminário nacional-3º seminário internacional – Interseções: O (in)comum das diferenças
Universidade de Passo Fundo (Passo Fundo, Brasil)
2022/09 Estratégias síncronas no ensino remoto de Português como Língua de Herança • II Conference of the Association of Teachers and Researchers of Portuguese in the UK – TROPO-UK
Cambridge University (Cambridge, Reino Unido)
2022 O Challenge Based Learning como estratégia didática na Unidade Curricular de Literacias: Leitura e Escrita – reflexão sobre um caso desenvolvido numa turma de mestrado XI EMEP - Encontro Mundial sobre Ensino de Português
Harvard University (Boston, Estados Unidos)
2021 Didatização de material autêntico para o ensino de POLH • Curso de Capacitação para Elaboração de Materiais Didáticos na Université Sorbonne-Nouvelle: o ensino de português como Língua de Herança
Université Sorbonne-Nouvelle (Paris, França)
2018 Novos caminhos para ensinar língua maternal e língua de herança Workshop – Metodologias para o ensino de Português como Língua de Herança
Kingston University London (Kingston, Reino Unido)
2018 Diferenciação pedagógica em turmas heterogêneas Mesa: A organização do ensino de Português como Língua de Herança II Teoria do Fazer – Experiências e perspectivas do português como língua de herança no mundo
Dubai International Academy (Dubai, Emiratos Árabes Unidos)
2017 Promoção do Português como Língua de Herança: Proposta de intervenção a distância. III SEPOLH - Seminário Europeu de Português como Língua de Herança
Université de Gèneve (Genebra, Suiça)
2016 Didática: da teoria à prática nas aulas de POLH POLH: A teoria do fazer: Oficinas de Ensino de Português como Língua de Herança
Progetto Agata Smeralda (Florença, Itália)
2015 Material didático para POLH II SEPOLH - Simpósio Europeu de Português como Língua de Herança
Ludwig-Maximilians-Universität (LMU) München (Munique, Alemanha)
2015 Competência intercultural V FOCUS-BRASIL UK
Consulado do Brasil em Londres (London)
2014 O uso da tecnologia digital como ferramenta para o processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa como língua estrangeira ou língua de herança. IV FOCUS-BRASIL UK
Consulado do Brasil em Londres (Londres, Reino Unido)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/10 - Atual MODERADORA comunicações orais e workshop
Simpósio
VI SEPOLH - 6o Simpósio Europeu de Português como Língua de Herança
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2024/11 - 2024/11 Webinar organizado pela Biblioteca da Universidade de Aveiro
Outro
Ferramentas de IA Generativa para a descoberta de informação e revisão da literatura
Universidade de Aveiro, Portugal
2024/05 - 2024/05 1º Fórum IA no Espaço Educacional - Construyendo Prompts Bloque a Bloque: Explorando el LEGO® Serious Play como Metodología Creativa
Oficina (workshop)
1º Fórum IA no Espaço Educacional - Construyendo Prompts Bloque a Bloque: Explorando el LEGO® Serious Play como Metodología Creativa
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2023/07/10 - 2023/07/14 Academia de Verão
Oficina (workshop)
Academia de Verão - eu e o outro construímos um mundo melhor” na academia – Kamishibai Plurilingue
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal

Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2024/06 - Atual Podcast Elos em Português de Herança Formação de Professores

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2023/03 - 2023/12 VI SEPOLH - 6o Simpósio Europeu de Português como Língua de Herança - Membro da comissão organizadora
Membro
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2024/05 - 2024/05 6º Concurso Kamishibai Plurilingue - Tema: Sozinhos vamos mais depressa, juntos vamos mais longe Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2023/05 - 2023/05 5º Concurso Kamishibai Plurilingue - Júri - Tema: Esse lugar que eu amo. Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2022 - 2022 4º Concurso Kamishibai Plurilingue Tema : Quem são os nossos vizinhos? Escolas Públicas Portuguesas Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal