Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Rita Maria de Albuquerque Dorneles
Nomes de citação
- Dorneles, Rita
- Albuquerque-Dorneles, Rita
- Dorneles, R.
- Albuquerque-Dorneles, R.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- CB14-1C62-1796
- ORCID iD
- 0000-0002-5934-660X
- LattesiD
- https://lattes.cnpq.br/6571682068282809
Endereços de correio eletrónico
- rita.dorneles@ua.pt (Profissional)
Websites
- https://www.linkedin.com/in/rita-dorneles-4b873849/ (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Línguas e Literaturas
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | |
Galego | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2024/09 - 2029/12
Em curso
|
Programa Doutoral em Educação (Doutoramento)
Especialização em Didática e Desenvolvimento Curricular
Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
|
2021/09 - 2023/12
Concluído
|
Mestrado em Educação e Formação (2º ciclo) (Mestrado)
Especialização em Didática e Tecnologias Educativas em Línguas
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal "Perceções de professores brasileiros e portugueses sobre as práticas de ensino do Portuguêss Língua de Herança na Suíça" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 |
2018 - 2018
Concluído
|
O desafio da diferença: Abordagem de diferenciação pedagógica no ensino de línguas (Curso de Especialização Tecnológica)
Especialização em Didática de Línguas
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
9,30 valores (escala de 0 a 10) |
2017 - 2017
Concluído
|
Didática do Português Língua de Herança (Outros)
Especialização em Didática das Línguas
Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
|
9,6 valores (escala de 0 a 10) |
2014 - 2014
Concluído
|
Introductory Course to Teachers of Portuguese (Curso de Especialização Tecnológica)
Especialização em Formação de Professores de Língua de Herança
University College London Institute of Education, Reino Unido
|
n/a |
1982/02 - 1986/07
Concluído
|
Pedagogia (Licenciatura)
Especialização em Orientação Educacional
Centro Universitário Augusto Motta, Brasil
|
14 (atribuição/equivalência concedida pela Universidade de Aveiro) |
Percurso profissional
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/10 - Atual | Colaboradora-Mentora | TROPO - Association of Teachers and Researchers of Portuguese in the UK, Reino Unido |
2023/10 - Atual | Colaboradora-Mentora | ELO EUROPEU de Educadores de Português como Língua de Herança, Bélgica |
2022/08 - Atual | Coordenação Pedagógica | BrEACC - Brazilian Educational and Cultural Centre, Reino Unido |
2017/09 - 2022/12 | Professor de Português Língua de Herança | Association Raízes pour la langue e la culture Brésiliennes – Geneve, Suiça |
2015 - 2017 | Assessor and Examiner – Specialist Marking | OCR – Oxford Cambridge and RSA , Reino Unido |
2012 - 2017 | Professor de Português Língua de Herança | BrEACC - Brazilian Educational and Cultural Centre, Reino Unido |
2015 - 2015 | Professor de Português Língua de Herança | International School of London, Reino Unido |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/04/01 - 2023/06/30 | VaBioLA - Valorização das biografias linguísticas dos alunos – percurso digital
Bolseiro de Iniciação Científica
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
Erasmus Plus
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024/03/01 - 2024/09/30 | PEBIF - Escolas Bilingues e Interculturais de Fronteira”
Desenvolvimento técnico
Universidade de Aveiro, Portugal
Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI) , Espanha |
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2025/01 | Ensinar Português como Língua de Herança: Uma proposta pluricêntrica e Intercultural a partir do jogo Badgex | Congresso Internacional Português como Língua Global
Escola Superior de Educação de Leiria - Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
|
2024/11/09 | Inovação digital a favor da divulgação do POLH | I Simpósio Pedagógico de Língua Portuguesa
APPF - Associação de Professores de Português na Finlândia (Finlândia)
|
2024/09 | Educação intercultural: propostas de atividades para um ambiente pluricultural | IX SIMELP – Simpósio Mundial de Língua Portuguesa
Universidade da Madeira (Funchal - Madeir, Portugal)
|
2024/07/14 | Explorando a pluralidade e herança da Língua Portuguesa: Uma proposta pedagógica a partir do livro “Palavras ao Mar” | III Conferência TROPO UK
TROPO-UK - University of Newcastle (Newcastle, Reino Unido)
|
2023/10 | WORKSHOP - A construção do sujeito nos trilhos da lusofonia: uma proposta interdisciplinar para a sala de aula | VI SEPOLH - 6o Simpósio Europeu de Português como Língua de Herança
Universidade de Aveiro Departamento Educação e Psicologia (Aveiro, Portugal)
|
2023/10 | O POLH para professores brasileiros e portugueses na Suíça: Semelhanças e diferenças | VI SEPOLH - 6o Simpósio Europeu de Português como Língua de Herança
Universidade de Aveiro Departamento Educação e Psicologia (Aveiro, Portugal)
|
2022/10 | Contributos da Docência Poética e das Tecnologias Digitais para aulas de POLH | 9º seminário nacional-3º seminário internacional – Interseções: O (in)comum das diferenças
Universidade de Passo Fundo (Passo Fundo, Brasil)
|
2022/09 | Estratégias síncronas no ensino remoto de Português como Língua de Herança | • II Conference of the Association of Teachers and Researchers of Portuguese in the UK – TROPO-UK
Cambridge University (Cambridge, Reino Unido)
|
2022 | O Challenge Based Learning como estratégia didática na Unidade Curricular de Literacias: Leitura e Escrita – reflexão sobre um caso desenvolvido numa turma de mestrado | XI EMEP - Encontro Mundial sobre Ensino de Português
Harvard University (Boston, Estados Unidos)
|
2021 | Didatização de material autêntico para o ensino de POLH | • Curso de Capacitação para Elaboração de Materiais Didáticos na Université Sorbonne-Nouvelle: o ensino de português como
Língua de Herança
Université Sorbonne-Nouvelle (Paris, França)
|
2018 | Novos caminhos para ensinar língua maternal e língua de herança | Workshop – Metodologias para o ensino de Português como Língua de Herança
Kingston University London (Kingston, Reino Unido)
|
2018 | Diferenciação pedagógica em turmas heterogêneas Mesa: A organização do ensino de Português como Língua de Herança | II Teoria do Fazer – Experiências e perspectivas do português como língua de herança no mundo
Dubai International Academy (Dubai, Emiratos Árabes Unidos)
|
2017 | Promoção do Português como Língua de Herança: Proposta de intervenção a distância. | III SEPOLH - Seminário Europeu de Português como Língua de Herança
Université de Gèneve (Genebra, Suiça)
|
2016 | Didática: da teoria à prática nas aulas de POLH | POLH: A teoria do fazer: Oficinas de Ensino de Português como Língua de Herança
Progetto Agata Smeralda (Florença, Itália)
|
2015 | Material didático para POLH | II SEPOLH - Simpósio Europeu de Português como Língua de Herança
Ludwig-Maximilians-Universität (LMU) München (Munique, Alemanha)
|
2015 | Competência intercultural | V FOCUS-BRASIL UK
Consulado do Brasil em Londres (London)
|
2014 | O uso da tecnologia digital como ferramenta para o processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa como língua estrangeira ou língua de herança. | IV FOCUS-BRASIL UK
Consulado do Brasil em Londres (Londres, Reino Unido)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/10 - Atual | MODERADORA comunicações orais e workshop
Simpósio
|
VI SEPOLH - 6o Simpósio Europeu de Português como Língua de Herança
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
2024/11 - 2024/11 | Webinar organizado pela Biblioteca da Universidade de Aveiro
Outro
|
Ferramentas de IA Generativa para a descoberta de informação e revisão da literatura
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2024/05 - 2024/05 | 1º Fórum IA no Espaço Educacional - Construyendo Prompts Bloque a Bloque: Explorando el LEGO® Serious Play como Metodología
Creativa
Oficina (workshop)
|
1º Fórum IA no Espaço Educacional - Construyendo Prompts Bloque a Bloque: Explorando el LEGO® Serious Play como Metodología
Creativa
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2023/07/10 - 2023/07/14 | Academia de Verão
Oficina (workshop)
|
Academia de Verão - eu e o outro construímos um mundo melhor” na academia – Kamishibai Plurilingue
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2024/06 - Atual | Podcast Elos em Português de Herança | Formação de Professores |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/03 - 2023/12 | VI SEPOLH - 6o Simpósio Europeu de Português como Língua de Herança - Membro da comissão organizadora
Membro
|
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/05 - 2024/05 | 6º Concurso Kamishibai Plurilingue - Tema: Sozinhos vamos mais depressa, juntos vamos mais longe | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
2023/05 - 2023/05 | 5º Concurso Kamishibai Plurilingue - Júri - Tema: Esse lugar que eu amo. | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
2022 - 2022 | 4º Concurso Kamishibai Plurilingue Tema : Quem são os nossos vizinhos? Escolas Públicas Portuguesas | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |