Identification
Personal identification
- Full name
- Rita Maria de Albuquerque Dorneles
Citation names
- Dorneles, Rita
- Albuquerque-Dorneles, Rita
- Dorneles, R.
- Albuquerque-Dorneles, R.
Author identifiers
- Ciência ID
- CB14-1C62-1796
- ORCID iD
- 0000-0002-5934-660X
- LattesiD
- https://lattes.cnpq.br/6571682068282809
Email addresses
- rita.dorneles@ua.pt (Professional)
Websites
- https://www.linkedin.com/in/rita-dorneles-4b873849/ (Professional)
Knowledge fields
- Humanities - Languages and Literatures
- Social Sciences - Educational Sciences
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Portuguese (Mother tongue) | |||||
English | Upper intermediate (B2) | Proficiency (C2) | Advanced (C1) | Upper intermediate (B2) | |
French | Intermediate (B1) | Upper intermediate (B2) | Intermediate (B1) | Upper intermediate (B2) | |
Spanish; Castilian | Elementary (A2) | Upper intermediate (B2) | Intermediate (B1) | Upper intermediate (B2) | |
Galician | Elementary (A2) | Upper intermediate (B2) | Intermediate (B1) | Upper intermediate (B2) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2024/09 - 2029/12
Ongoing
|
Programa Doutoral em Educação (Doutoramento)
Major in Didática e Desenvolvimento Curricular
Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
|
2021/09 - 2023/12
Concluded
|
Mestrado em Educação e Formação (2º ciclo) (Mestrado)
Major in Didática e Tecnologias Educativas em Línguas
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal "Perceções de professores brasileiros e portugueses sobre as práticas de ensino do Portuguêss Língua de Herança na Suíça" (THESIS/DISSERTATION)
|
17 |
2018 - 2018
Concluded
|
O desafio da diferença: Abordagem de diferenciação pedagógica no ensino de línguas (Curso de Especialização Tecnológica)
Major in Didática de Línguas
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
9,30 valores (escala de 0 a 10) |
2017 - 2017
Concluded
|
Didática do Português Língua de Herança (Outros)
Major in Didática das Línguas
Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
|
9,6 valores (escala de 0 a 10) |
2014 - 2014
Concluded
|
Introductory Course to Teachers of Portuguese (Curso de Especialização Tecnológica)
Major in Formação de Professores de Língua de Herança
University College London Institute of Education, United Kingdom
|
n/a |
1982/02 - 1986/07
Concluded
|
Pedagogia (Licenciatura)
Major in Orientação Educacional
Centro Universitário Augusto Motta, Brazil
|
14 (atribuição/equivalência concedida pela Universidade de Aveiro) |
Affiliation
Others
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2024/10 - Current | Colaboradora-Mentora | TROPO - Association of Teachers and Researchers of Portuguese in the UK, United Kingdom |
2023/10 - Current | Colaboradora-Mentora | ELO EUROPEU de Educadores de Português como Língua de Herança, Belgium |
2022/08 - Current | Coordenação Pedagógica | BrEACC - Brazilian Educational and Cultural Centre, United Kingdom |
2017/09 - 2022/12 | Professor de Português Língua de Herança | Association Raízes pour la langue e la culture Brésiliennes – Geneve, Switzerland |
2015 - 2017 | Assessor and Examiner – Specialist Marking | OCR – Oxford Cambridge and RSA , United Kingdom |
2012 - 2017 | Professor de Português Língua de Herança | BrEACC - Brazilian Educational and Cultural Centre, United Kingdom |
2015 - 2015 | Professor de Português Língua de Herança | International School of London, United Kingdom |
Projects
Grant
Designation | Funders | |
---|---|---|
2023/04/01 - 2023/06/30 | VaBioLA - Valorização das biografias linguísticas dos alunos – percurso digital
Scientific Initiation Fellow
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
Erasmus Plus
Concluded
|
Other
Designation | Funders | |
---|---|---|
2024/03/01 - 2024/09/30 | PEBIF - Escolas Bilingues e Interculturais de Fronteira”
Technical development
Universidade de Aveiro, Portugal
Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI) , Spain |
Concluded
|
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Conference abstract |
|
Journal article |
|
Newspaper article |
|
Thesis / Dissertation |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2025/01 | Ensinar Português como Língua de Herança: Uma proposta pluricêntrica e Intercultural a partir do jogo Badgex | Congresso Internacional Português como Língua Global
Escola Superior de Educação de Leiria - Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
|
2024/11/09 | Inovação digital a favor da divulgação do POLH | I Simpósio Pedagógico de Língua Portuguesa
APPF - Associação de Professores de Português na Finlândia (Finland)
|
2024/09 | Educação intercultural: propostas de atividades para um ambiente pluricultural | IX SIMELP – Simpósio Mundial de Língua Portuguesa
Universidade da Madeira (Funchal - Madeir, Portugal)
|
2024/07/14 | Explorando a pluralidade e herança da Língua Portuguesa: Uma proposta pedagógica a partir do livro “Palavras ao Mar” | III Conferência TROPO UK
TROPO-UK - University of Newcastle (Newcastle, United Kingdom)
|
2023/10 | WORKSHOP - A construção do sujeito nos trilhos da lusofonia: uma proposta interdisciplinar para a sala de aula | VI SEPOLH - 6o Simpósio Europeu de Português como Língua de Herança
Universidade de Aveiro Departamento Educação e Psicologia (Aveiro, Portugal)
|
2023/10 | O POLH para professores brasileiros e portugueses na Suíça: Semelhanças e diferenças | VI SEPOLH - 6o Simpósio Europeu de Português como Língua de Herança
Universidade de Aveiro Departamento Educação e Psicologia (Aveiro, Portugal)
|
2022/10 | Contributos da Docência Poética e das Tecnologias Digitais para aulas de POLH | 9º seminário nacional-3º seminário internacional – Interseções: O (in)comum das diferenças
Universidade de Passo Fundo (Passo Fundo, Brazil)
|
2022/09 | Estratégias síncronas no ensino remoto de Português como Língua de Herança | • II Conference of the Association of Teachers and Researchers of Portuguese in the UK – TROPO-UK
Cambridge University (Cambridge, United Kingdom)
|
2022 | O Challenge Based Learning como estratégia didática na Unidade Curricular de Literacias: Leitura e Escrita – reflexão sobre um caso desenvolvido numa turma de mestrado | XI EMEP - Encontro Mundial sobre Ensino de Português
Harvard University (Boston, United States)
|
2021 | Didatização de material autêntico para o ensino de POLH | • Curso de Capacitação para Elaboração de Materiais Didáticos na Université Sorbonne-Nouvelle: o ensino de português como
Língua de Herança
Université Sorbonne-Nouvelle (Paris, France)
|
2018 | Novos caminhos para ensinar língua maternal e língua de herança | Workshop – Metodologias para o ensino de Português como Língua de Herança
Kingston University London (Kingston, United Kingdom)
|
2018 | Diferenciação pedagógica em turmas heterogêneas Mesa: A organização do ensino de Português como Língua de Herança | II Teoria do Fazer – Experiências e perspectivas do português como língua de herança no mundo
Dubai International Academy (Dubai, United Arab Emirates)
|
2017 | Promoção do Português como Língua de Herança: Proposta de intervenção a distância. | III SEPOLH - Seminário Europeu de Português como Língua de Herança
Université de Gèneve (Genebra, Switzerland)
|
2016 | Didática: da teoria à prática nas aulas de POLH | POLH: A teoria do fazer: Oficinas de Ensino de Português como Língua de Herança
Progetto Agata Smeralda (Florença, Italy)
|
2015 | Material didático para POLH | II SEPOLH - Simpósio Europeu de Português como Língua de Herança
Ludwig-Maximilians-Universität (LMU) München (Munique, Germany)
|
2015 | Competência intercultural | V FOCUS-BRASIL UK
Consulado do Brasil em Londres (London)
|
2014 | O uso da tecnologia digital como ferramenta para o processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa como língua estrangeira ou língua de herança. | IV FOCUS-BRASIL UK
Consulado do Brasil em Londres (Londres, United Kingdom)
|
Event participation
Activity description Type of event |
Event name Institution / Organization |
|
---|---|---|
2023/10 - Current | MODERADORA comunicações orais e workshop
Symposium
|
VI SEPOLH - 6o Simpósio Europeu de Português como Língua de Herança
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
2024/11 - 2024/11 | Webinar organizado pela Biblioteca da Universidade de Aveiro
Other
|
Ferramentas de IA Generativa para a descoberta de informação e revisão da literatura
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2024/05 - 2024/05 | 1º Fórum IA no Espaço Educacional - Construyendo Prompts Bloque a Bloque: Explorando el LEGO® Serious Play como Metodología
Creativa
Workshop
|
1º Fórum IA no Espaço Educacional - Construyendo Prompts Bloque a Bloque: Explorando el LEGO® Serious Play como Metodología
Creativa
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2023/07/10 - 2023/07/14 | Academia de Verão
Workshop
|
Academia de Verão - eu e o outro construímos um mundo melhor” na academia – Kamishibai Plurilingue
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
Committee member
Activity description Role |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2023/03 - 2023/12 | VI SEPOLH - 6o Simpósio Europeu de Português como Língua de Herança - Membro da comissão organizadora
Member
|
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Interview (tv / radio show)
Program | Topic | |
---|---|---|
2024/06 - Current | Podcast Elos em Português de Herança | Formação de Professores |
Other jury / evaluation
Activity description | Institution / Organization | |
---|---|---|
2024/05 - 2024/05 | 6º Concurso Kamishibai Plurilingue - Tema: Sozinhos vamos mais depressa, juntos vamos mais longe | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
2023/05 - 2023/05 | 5º Concurso Kamishibai Plurilingue - Júri - Tema: Esse lugar que eu amo. | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
2022 - 2022 | 4º Concurso Kamishibai Plurilingue Tema : Quem são os nossos vizinhos? Escolas Públicas Portuguesas | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |