???global.info.a_carregar???
Teresa Rebelo has a Ph.D. (2006) in Work and Organizational Psychology from the University of Coimbra. Her Ph.D. thesis is focused on organizational learning culture. She is an Associate Professor of Work, Organizational, and Personnel Psychology at the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Coimbra (FPCEUC) and a member of the Centre for Business and Economics Research (CeBER). Beyond teaching in Undergraduate, Post-Graduate (Master), and Doctoral Programs in FPCEUC, she is co-coordinator of the Master on Organizational Psychology (FPCEUC) and vice-coordinator of the Erasmus Mundus Master on Work, Organizational and Personnel Psychology. She began her career as a consultant and joined the university teaching career after ten years in this activity. Since then, she has coordinated or participated in several research projects, Ph.D. and Master theses, as well as supervised student internships in a large number of organizations on work, organizational, and personnel psychology. Her current research interests are focused on organizational culture, organizational and team learning, team dynamics, and selection methods' predictive validity. Her publications include papers published in national and international journals, as well as national and international book chapters. She is also (co)author of a book on managing teams in organizations
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Teresa Rebelo

Identificadores de autor

Ciência ID
CB11-6E84-E4F2
ORCID iD
0000-0003-3380-0840
Scopus Author Id
24345227900

Websites

Formação
Grau Classificação
2006/07/10
Concluído
Psicologia, especialidade em Psicologia do Trabalho e das Organizações (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Psicologia do Trabalho e das Organizações
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Orientação Cultural para Aprendizagem Nas Organizações: Condicionantes e Consequentes" (TESE/DISSERTAÇÃO)
aprovada com distinção e louvor por unanimidade
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/12 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020 - Atual Full member (researcher) CeBER - Centre for Business and Economics Research, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2024 - Atual KEEPCARING: Future Proofing Health and Care Systems Safeguarding Healthcare Professionals in Hospital Settings (HORIZON-HLTH-2023-CARE-04-02: Resilience and mental wellbeing in the health and care workforce)
101137244
Investigador
Em curso
2022 - Atual CMT-H: A compassionate mind training intervention for hybrid teams’ members: Feasibility and preliminary effectiveness assessment
CEBER - UI0206_F Base
Investigador responsável
CeBER - Centre for Business and Economics Research, Portugal
Em curso
2021 - 2022 Projeto DriVE - Driving team effectiveness in blended teams.
CEBER - UI0206_F
Investigador
Concluído
2016/01/01 - 2020/12/31 The incidence of subgroups and emotional competences on the well-being and performance of virtual teams
PSI2016-79351-P
Investigador
MINISTERIO DE ECONOMIA Y COMPETITIVIDAD - Programa Estatal de Fomento de la Investigación Científica y Técnica de Excelencia
Concluído
2014 - 2016 Projeto Proficer: Novas tendências, novas profissões.
.
Investigador responsável
Concluído
2014 - 2015 Projeto Calculadora DSG (Disparidade Salarial em relação ao Género)
.
Investigador
Concluído
2010/09/01 - 2012/03/31 “Cer socialmente responsável: Levantamento de práticas de responsabilidade social no sector da Cerâmica"
.
Investigador responsável
Concluído
2005/06/01 - 2007/12/31 A formação como prática de gestão do conhecimento nas organizações: Contributos para a competitividade no sector da cerâmica
.
Investigador
2005/03/01 - 2007/03/01 Human System Audit for Health Care Sector (HSA)
Investigador
Concluído
1998/01/01 - 2002/12/31 Aprendizagem Organizacional: Gestão do Conhecimento
PRAXIS/P/PSI/10255/1998
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2001/01/01 - 2001/01/01 Organizações Industriais em Aprendizagem: a Região de Viseu em Perspetiva
.
Investigador
2000/01/01 - 2000/01/01 Estudo dos Recursos Humanos do Sector Florestal
.
Investigador
Concluído
1999/01/01 - 1999/12/31 Caracterização dos Recursos Humanos Empregados no Tecido Industrial do Distrito de Viseu: Políticas e Práticas
.
Investigador

Outro

Designação Financiadores
2001/01/01 - 2001/01/01 Levantamento de necessidades de formação das Autarquias solicitado pelo CEFA (Centro de Estudos e Formação Autárquica)
.
Investigador
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Lopes, J.; Almeida, J.; Rebelo, T.. "Green Organizational Culture: A Bibliometric Analysis.". Trabalho apresentado em Conferência - Investigação e Intervenção em Recursos Humanos, (11)., 2023.
    https://doi.org/10.26537/iirh.vi11.5260
  2. Gil, S. ; Dimas, I.; Rebelo, T. M.; Lourenço, P ; Alves, M.. "Qual a influência da virtualidade na satisfação dos membros com a equipa? O papel mediador da perceção de subgrupos e o efeito moderador da confiança afetiva.". Trabalho apresentado em Conferência - Investigação e Intervenção em Recursos Humanos (11), 2023.
    https://doi.org/10.26537/iirh.vi11.5266
  3. Rodrigues, N; Rebelo, T.. "Incremental validity of achievement and benevolence personal values, over the five-factor model, for predicting citizenship performance". Trabalho apresentado em 17th International Conference Days of Applied Psychology, 2022.
    https://doi.org/10.46630/dpp.2022
  4. Rodrigues, M. ; Valdman, A; Dimas I.; Rebelo, T.. "Comunicação interna em contexto de crise: adaptação de um instrumento de avaliação". Trabalho apresentado em Conferência - Investigação E Intervenção Em Recursos Humanos, (10), 2021.
    https://doi.org/10.26537/iirh.vi10.4329
  5. Portezan, A.F.,; Lourenço, P. R.; Dimas, Isabel; Rebelo, Teresa. "Sistemas multi-equipas: um estudo de caso do sistema de emergência médica em Portugal, in Actas do VIII SNIP (Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia), Aveiro.". 2013.
    Publicado
  6. Santos, G.; Costa, T.; Rebelo, T. (CB11-6E84-E4F2); Lourenço, P.R.; Dimas, Isabel. "Desenvolvimento Grupal: uma abordagem com base na teoria dos sistemas dinâmicos não lineares - Construção/adaptação e validação de instrumento de medida, in Actas do VIII SNIP (Simposio Nacional de Investigação em Psicologia), Aveiro.". 2013.
    Publicado
  7. Rodrigues, N.; Rebelo, T.. "Validade preditiva da inteligência geral (factor g), da conscienciosidade e dos testes práticos de função (work samples) em contexto de selecção: Um estudo empírico realizado com operadores de produção portugueses (pp. 2494-2508)". 2010.
    Publicado • 10.15396/lares2009_185-390-1-rv
  8. Leite, C.; Rebelo, Teresa. "Explorando, Caracterizando e Promovendo a Responsabilidade Social das Empresas em Portugal. In C. Nogueira, I. Silva, L. Lima, A. T. Almeida, R. Cabecinhas, R. Gomes, C. Machado, A. Maia, A. Sampaio & M. C. Taveira (Eds.), Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (pp. 2209-2225)". 2010.
    Publicado
  9. Vicente, A.L.; Rebelo, Teresa; Inverno, G.. "Responsabilidade Social das Empresas e Comprometimento Organizacional: Efeitos Moderadores. In C. Nogueira, I. Silva, L. Lima, A. T. Almeida, R. Cabecinhas, R. Gomes, C. Machado, A. Maia, A. Sampaio & M. C. Taveira (Eds.), Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (pp. 2436-2450)". 2010.
    Publicado
  10. Rebelo, T. (CB11-6E84-E4F2); Gomes, A.D.; Cardoso, L.. "Cultures d’apprentissage: L’échelle OCA. In C. Vandenberghe, N. Delobbe, & G. Karnas (Eds). Développement des compétences, investissement professionnel et bien-être des personnes – Actes du 12e Congrès de Psychologie du Travail et des Organisations: Vol 2. Dimensions individuelles et sociales de l’investissement professionnel (pp. 497-507).". 2003.
    Publicado
  11. MOISIG; Rebelo, T.. "A Learning Process: Some reflections about action research. In M. Khosrowpour (Ed.), Issues and Trends of Information Technology Management in the Contemporary Organizations, Proceedings of the International Conference of Information Resources Management Association (pp 1093–1094), Seattle, Washington (USA). Idea Group Publishing, Hershey, USA, ISBN 1-930708-39-4". 2002.
  12. Rebelo, Teresa. "Batista, J., Sarmento, A., Rebelo, T., Lousã, M., Babo, R., & Cardoso, (2001) L. MOISIG – A Knowledge Management Example. In M. Khosrowpour (Editor), Managing Information Technology in a Global Economy, Actas da Conferência Internacional da Information Resources Management Association, Toronto, Hershey, USA: Idea Group Publishing, 922-923.". 2001.
    Publicado
  13. Rebelo, Teresa. "Sarmento, A., Batista, J., Cardoso, L., Lousã, M., Rebelo, T., Babo, R., Machado, A. & Figueiredo, A. D. (2000). Gestão do Conhecimento e Sistemas de Informação – Que relação?. Actas do VIII Congresso de Contabilidade e Auditoria, Aveiro (edição em CD-ROM).". 2000.
    Publicado
  14. Rebelo, Teresa. "Cardoso, L., Babo, R., Batista, J., Lousã, M., Rebelo, T., Sarmento, A (2000). MOISIG – a spontaneous Community of Practice. Proceedings of the European Conference on Knowledge Management. Bled, Slovenia, 77-81.". 2000.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Isabel Dórdio Dimas; Pedro Torres; Teresa Rebelo; Paulo Renato Lourenço. "Paths to Team Success: A Configurational Analysis of Team Effectiveness". Human Performance (2023): https://doi.org/10.1080/08959285.2023.2222272.
    10.1080/08959285.2023.2222272
  2. Nuno Rodrigues; Teresa Rebelo. "Can employees capitalize upon their role breadth self-efficacy and innovative work behaviour to enhance their prospects of promotion?". European Journal of Work and Organizational Psychology (2023): https://doi.org/10.1080/1359432X.2023.2198707.
    10.1080/1359432X.2023.2198707
  3. David Rodrigues; Nuno Rodrigues; Teresa Rebelo. "Extending the understanding of the impact of conscientiousness on individual soccer performance: examining the mediating role of mental toughness". Current Issues in Personality Psychology (2023): https://doi.org/10.5114/cipp/163181.
    10.5114/cipp/163181
  4. Pinheiro, Margarida; Rebelo, Teresa; Lourenço, P. R.; Dimas, Isabel. "What drives team learning: core conditions and paths". Journal of Workplace Learning 35 2 (2023): 146-163. http://dx.doi.org/10.1108/jwl-06-2022-0079.
    10.1108/jwl-06-2022-0079
  5. Alves; Dimas, I. D.; Lourenço, P. R.; Rebelo, Teresa; Penarroja; Gamero; Marta P. Alves; et al. "Can Virtuality be Protective of Team Trust? Conflict and Effectiveness in Blended Teams". Behaviour & Information Technology 42 7 (2023): 851-868. https://doi.org/10.1080/0144929X.2022.2046163.
    Publicado • 10.1080/0144929X.2022.2046163
  6. Margarida Pinheiro; Teresa Rebelo; Paulo Renato Lourenço; Bruno de Sousa; Isabel Dimas. "Dynamics of Team Learning Behaviours: The Effect of Time and Team Culture". Behavioral Sciences (2022): https://doi.org/10.3390/bs12110449.
    10.3390/bs12110449
  7. Fachada, Jéssica; Rebelo, Teresa; Lourenço, P. R.; Dimas, Isabel; Martins, Helena. "Green Human Resource Management: A Bibliometric Analysis". Administrative Sciences 12 3 (2022): 95. http://dx.doi.org/10.3390/admsci12030095.
    10.3390/admsci12030095
  8. Kucharska, Wioleta; Rebelo, Teresa. "Knowledge sharing and knowledge hiding in light of the mistakes acceptance component of learning culture- knowledge culture and human capital implications". The Learning Organization 29 6 (2022): 635-655. http://dx.doi.org/10.1108/tlo-03-2022-0032.
    Publicado • 10.1108/tlo-03-2022-0032
  9. Wioleta Kucharska; Teresa Rebelo. "Transformational leadership for researcher’s innovativeness in the context of tacit knowledge and change adaptability". International Journal of Leadership in Education (2022): https://doi.org/10.1080/13603124.2022.2068189.
    10.1080/13603124.2022.2068189
  10. Isabel Dórdio Dimas; Mariana Assunção; Teresa Rebelo; Paulo Renato Lourenço; Marta Alves. "Innovation in Teams: The Role of Psychological Capital and Team Learning". The Journal of Psychology (2022): https://doi.org/10.1080/00223980.2021.2014391.
    10.1080/00223980.2021.2014391
  11. Nuno Rodrigues; Teresa Rebelo. "The bandwidth dilemma applied to trait emotional intelligence: Comparing the contribution of emotional intelligence factor with its facets for predicting global job satisfaction". Current Psychology (2022): https://doi.org/10.1007/s12144-020-00740-1.
    Publicado • 10.1007/s12144-020-00740-1
  12. Nuno Rodrigues; Teresa Rebelo. "Unfolding the impact of trait emotional intelligence facets and co-worker trust on task performance". Review of Business Management (2021): https://doi.org/10.7819/rbgn.v23i3.4111.
    10.7819/rbgn.v23i3.4111
  13. Nuno Rodrigues; Teresa Rebelo; Rodrigues, Nuno; Rebelo, Teresa. "Portuguese Version of Parker’s () Role Breadth Self-Efficacy Scale: Examining Its Factor Structure, Reliability and Validity to Predict Innovative Work Behaviour". Psychological Reports 125 6 (2021): 3263-3288. https://doi.org/10.1177/00332941211037609.
    10.1177/00332941211037609
  14. Damasceno, R.; Dimas, I.D.; Lourenço, P.R.; Rebelo, T.; Alves, M.P.. "Building Innovative Teams: Exploring the Positive Contribute of Emotions Expression and Affective Commitment". Frontiers in Psychology 12 (2021): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85119404671&partnerID=MN8TOARS.
    10.3389/fpsyg.2021.732171
  15. Rebelo, T.. "Maximizing Learning Through Cohesion: Contributions From a Nonlinear Approach". Small Group Research (2020): http://dx.doi.org/10.1177/1046496420944488.
    10.1177/1046496420944488
  16. Rebelo, T.. "Validación del Cuestionario OLC (Organizational Learning Culture) en Organizaciones Ecuatorianas". Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación – e Avaliação Psicológica (2020): http://dx.doi.org/10.21865/ridep56.3.12.
    10.21865/ridep56.3.12
  17. Rebelo, T. ; Lourenço, P.R.; Dimas, I.; Rebelo, T.; Dimas, I.D.. "The journey of team learning since “The Fifth Discipline”". The Learning Organization 27 1 (2020): 42-53. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85078626771&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.1108/TLO-10-2019-0144
  18. Rodrigues, N.; Rebelo, T.. "Predicting innovative performance through proactive personality: Examining its criterion validity and incremental validity over the five-factor model". International Journal of Selection and Assessment (2019): https://doi.org/10.1111/ijsa.12232.
    10.1111/ijsa.12232
  19. Bastos, L.; Lourenço, P.R.; Rebelo, T. ; Dimas, I.; Liliana Bastos; Paulo Renato Lourenço; Teresa Rebelo; Isabel Dórdio Dimas. "O papel mediador do comprometimento afetivo com a equipa na relação entre a confiança e a inovação em equipas com algum grau de virtualidade1. Psychologica, 62(1), 79-97". Psychologica 1 62 (2019): 79-97. https://doi.org/10.14195/1647-8606_62-1_4.
    10.14195/1647-8606_62-1_4
  20. Sousa, S.; Rodrigues, N.; Rebelo, T.. "Robustez mental no ensino superior: Dimensionalidade, fiabilidade do Mental Toughness Index e análise da sua validade para a predição da intenção de abandono. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, XXIII(2), 127-145.". (2019):
  21. Dimas, Isabel; Rebelo, T. ; Lourenço, P. R.. "Bouncing Back from Setbacks: On the Mediating Role of Team Resilience in the Relationship Between Transformational Leadership and Team Effectiveness". The Journal of Psychology 152 6 (2018): 358-372. https://doi.org/10.1080/00223980.2018.1465022.
    10.1080/00223980.2018.1465022
  22. Pessoa, C.; Dimas, Isabel; Lourenço, P. R.; Rebelo, T.. "Liderança transformacional e a eficácia grupal: o papel mediador dos comportamentos de suporte". Estudos de Psicologia (Campinas) 35 1 (2018): 15-28. https://doi.org/10.1590/1982-02752018000100003.
    10.1590/1982-02752018000100003
  23. Dimas, I.D.; Lourenço, P.R.; Rebelo, T.. "Scale of satisfaction with the working group: Construction and validation studies,Escala de satisfação com o grupo de trabalho (ESAGT): Construção e estudos de validação,Escala de satisfacción con el grupo de trabajo (ESAGT): Construcción y estudios de validez". Avances en Psicologia Latinoamericana 36 1 (2018): 197-210. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85038251731&partnerID=MN8TOARS.
    10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.5400
  24. Paolucci, N.; Dimas, I.D.; Zappalà, S.; Lourenço, P.R.; Rebelo, T.. "Transformational leadership and team effectiveness: The mediating role of affective team commitment". Revista de Psicologia del Trabajo y de las Organizaciones 34 3 (2018): 135-144. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85059216878&partnerID=MN8TOARS.
    10.5093/jwop2018a16
  25. Rebelo, T.; Dimas, I.D.; Lourenço, P.R.; Palácio, Â.. "Generating team PsyCap through transformational leadership: A route to team learning and performance". Team Performance Management 24 7-8 (2018): 363-379. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85053047152&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/TPM-09-2017-0056
  26. Rodrigues, N.; Rebelo, T. ; Botelho, M.; Beja, M.J.. "Propriedades psicométricas da escala de orientação para objetivos de Vandewalle: um estudo como uma amostra de estudantes do ensino superior no contexto do seu primeiro processo de socialização organizacional. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, XXII(1), 365-382.". (2018):
  27. Rodrigues, N.; Rebelo, T. ; Beja, M.J.. "Avaliação da proatividade individual no processo de socialização organizacional: Evidência exploratória das propriedades psicométricas da versão portuguesa da escala de comportamentos proativos (ECP-P) de Ashford e Black. Revista AMAzônica, ano 11, XX(1), 56-71.". (2018):
  28. Rebelo, T. ; Gomes, A.D.. "Is organizational learning culture a good bet?". Academia Revista Latinoamericana de Administración 30 3 (2017): 328-343. https://doi.org/10.1108%2Farla-10-2015-0275.
    10.1108/ARLA-10-2015-0275
  29. Rebelo, T.. "Introduction to the Book and Media Review Section". The Learning Organization 24 1 (2017): 70-71. https://doi.org/10.1108%2Ftlo-11-2016-0085.
    10.1108/tlo-11-2016-0085
  30. van Beveren, P.; Dórdio Dimas, I.; Renato Lourenço, P.; Rebelo, T.. "Psychometric properties of the Portuguese version of the Global Transformational Leadership (GTL) scale,Propiedades psicométricas de la versión portuguesa de la escala Global Transformational Leadership (GTL)". Revista de Psicologia del Trabajo y de las Organizaciones 33 2 (2017): 109-114. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85019473766&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.rpto.2017.02.004
  31. Rebelo, T.; de Sousa, B.; Dimas, I.; Lourenço, P.R.. "Learning culture and affective well-being at work: How does the need for individual growth matter in this relationship?". Psihologija 50 2 (2017): 187-201. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85023167102&partnerID=MN8TOARS.
    10.2298/PSI160502005R
  32. Rente, A.; Lourenço, P.R.; Rebelo, T. ; Dimas, I.. "Estudo da relação entre a confiança grupal e a satisfação dos membros numa perspetiva longitudinal e dinâmica. Psicologia, 31(2), 232-236.". (2017):
    Publicado
  33. Rebelo, T. ; Lourenço, P.R.; Dimas, I.. "Editorial - Psicologia das Organizações, do Trabalho e dos Recursos Humanos em Portugal. Número Especial de Psicologia das Organizações, do Trabalho e dos Recursos Humanos. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho (rPOT). Vol 17, No 4". (2017):
  34. Rebelo, T.; Stamovlasis, D.; Lourenço, P.R.; Dimas, I.; Pinheiro, M.. "A Cusp catastrophe model for team learning, team potency and team culture". Nonlinear Dynamics, Psychology, and Life Sciences 20 4 (2016): 537-563. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85010576779&partnerID=MN8TOARS.
  35. Dimas, I.D.; Lourenço, P.R.; Rebelo, T.. "The effects on team emotions and team effectiveness of coaching in interprofessional health and social care teams". Journal of Interprofessional Care 30 4 (2016): 416-422. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84965031194&partnerID=MN8TOARS.
    10.3109/13561820.2016.1149454
  36. Dimas, I.D.; Rebelo, T.; Lourenço, P.R.. "Team coaching: One more clue for fostering team effectiveness,Coaching d’équipe : une piste pour favoriser l'efficacité des équipes". Revue Europeenne de Psychologie Appliquee 66 5 (2016): 233-242. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84990205428&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.erap.2016.05.003
  37. Ferreira, L.; Rebelo, T. ; Lourenço, P.R.; Dimas, I.. "Efeitos da cultura de aprendizagem na satisfação no trabalho, no bem-estar e no comprometimento organizacional, Volume temático: Contextos organizacionais e desenvolvimento humano. Revista E-psi, 6(2), 67-95.". (2016):
    Publicado
  38. Leandro, A.; Rebelo, T.. "A responsabilidade social das empresas: incursão ao conceito e suas relações com a cultura organizacional. EXEDRA, special issue Comunicação nas Organizações, 11-39.". Revista Organizações em Contexto 11 22 (2015): 1-45. http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v11n22p1-45.
    10.15603/1982-8756/roc.v11n22p1-45
  39. Dimas, I.D.; Rebelo, T.; Lourenço, P.R.; Dimas, Isabel; Rebelo, T.. "Learning conditions, members’ motivation and satisfaction: a multilevel analysis". Learning Organization 22 2 (2015): 131-147. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84958146127&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/TLO-10-2014-0060
  40. Marques, F.; Lourenço, P.R.; Dimas, I.; Rebelo, T.. "The relationship between types of conflict, conflict handling strategies and group effectiveness. Journal of Spatial and Organizational Dynamics, 1(1), 58-77.". (2015):
    Publicado
  41. Marques, Francisca; Lourenço, Paulo; Dimas, Isabel; Rebelo, Teresa. "The relationship between types of conflict, conflict handling strategies and group effectiveness". Journal of Spatial and Organizational Dynamics 3 1 (2015): 58-77.
  42. Lourenço, P.R.; Dimas, I.D.; Rebelo, T.. "Effective workgroups: The role of diversity and culture". Revista de Psicologia del Trabajo y de las Organizaciones 30 3 (2014): 122-132. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84928012079&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.rpto.2014.11.002
  43. Schmitz, S.; Rebelo, T.; Gracia, F.J.; Tomás, I.. "Learning culture and knowledge management processes: To what extent are they effectively related?". Revista de Psicologia del Trabajo y de las Organizaciones 30 3 (2014): 113-121. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84928014688&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.rpto.2014.11.003
  44. Rodrigues, N.; Rebelo, T.. "Incremental validity of proactive personality over the big five for predicting job performance of software engineers in an innovative context". Revista de Psicologia del Trabajo y de las Organizaciones 29 1 (2013): 21-27. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84878544969&partnerID=MN8TOARS.
    10.5093/tr2013a4
  45. Rebelo, T. ; Gomes, A.D.. "Conditioning factors of an organizational learning culture". Journal of Workplace Learning 23 3 (2011): 173-194. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-79953290420&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/13665621111117215
  46. Rodrigues, N.; Rebelo, Teresa; Coelho, J. V.; Rodrigues, Nuno; Rebelo, Teresa; Coelho, João Vasco. "Adaptação da Escala de Inteligência Emocional de Wong e Law (WLEIS) e análise da sua estrutura factorial e fiabilidade numa amostra portuguesa. Psychologica, 55, 189-207.". Psychologica 55 (2011): 189-207. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8606_55_10.
    Publicado • 10.14195/1647-8606_55_10
  47. Vicente, A.L.; Rebelo, Teresa; Agostinho, C.. "Relação das práticas de responsabilidade social interna nas organizações com a satisfação no trabalho e as intenções de saída: O papel mediador do ajustamento pessoa-organização. Psychologica, 55, 369-384". (2011):
    Publicado
  48. Lourenço, P.R; Rebelo, Teresa. "Editorial - Número especial Psicologia das Organizações, do Trabalho e dos Recursos Humanos. Psychologica, 55, 5-7.". (2011):
  49. Rebelo, T. ; Vicente, A.L.; Inverno, G.. "Moderadores do impacto das percepções de responsabilidade social das empresas no comprometimento organizacional: Um estudo no setor cerâmico português. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, 11(2), 65-83". (2011):
  50. Rodrigues, N.; Rebelo, T. (CB11-6E84-E4F2). "Work Sample Tests: Their Relationship with Job Performance and Job Experience. Journal of Work and Organizational Psychology, 25(1), 47-58.". (2009):
    10.4321/s1576-59622009000100006
  51. Rebelo, T.. "Organizational learning and the learning organization: Reviewing evolution for prospecting the future". The Learning Organization 15 4 (2008): 294-308. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-44949179797&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/09696470810879556
  52. Pereira, I.; Pires, N.J.; Rebelo, Teresa. "Studentjobs: Incentivar o empreendedorismo na população universitária. Robótica, 72(3), 10-13". Robótica (2008):
    Publicado
  53. Rebelo, Teresa; Almeida, N.. "Cultura de aprendizagem: O papel das lideranças intermédias. Psychologica, 47, 125-143.". (2008):
    Publicado
  54. Cardoso, L.; Gomes, A.D.; Rebelo, T. (CB11-6E84-E4F2). "Para uma conceptualização e operacionalização da gestão do conhecimento. Psychologica, 38, 23-44.". (2005):
    Publicado
  55. Cardoso, L.; Gomes, A.D.; Rebelo, Teresa. "Construção e avaliação das qualidades psicométricas do questionário de gestão do conhecimento (GC). Psicologia, Educação e Cultura, IX(2), 535-556.". (2005):
    Publicado
  56. Rebelo, Teresa; Gomes, A.D.; Cardoso, L.. "Cultura de aprendizagem: A (bi)dimensionalidade da escala OCA. Psychologica, 38, 191-208.". (2005):
    Publicado
  57. Rebelo, Teresa. "Cardoso, L., Gomes, A. D., & Rebelo, T. ( 2003). Gestão do conhecimento: Dos dados à informação e ao conhecimento. Revista de Comportamento Organizacional e Gestão, 9(1), 55-84.". (2003):
    Publicado
  58. Rebelo, Teresa. "Rebelo, T., Gomes, A. D. & Cardoso, L. (2002). Orientações culturais para a aprendizagem nas organizações: homogeneidade e/ou heterogeneidade. Psychologica, 30, 345-363.". (2002):
    Publicado
  59. Rebelo, Teresa. "Rebelo, T., Gomes, A. D. & Cardoso, L. (2001). Aprendizagem organizacional e cultura: Relações e implicações. Psychologica, 27, 69-89.". (2001):
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Rodrigues, N.; Rebelo, T.. "A relevância da avaliação dos cinco grandes fatores de personalidade (Big Five) no contexto de seleção de pessoas: Dos aspetos relativos à sua conceptualização e medida às questões da validade preditiva. In T. Proença & A.L. Veloso (Eds.), Tendências no Trabalho e na Gestão de Pessoas. Lisboa: Editora RH". 2023.
    No prelo
  2. Isabel Dórdio Dimas; Marta Alves; Teresa Rebelo; Paulo Renato Lourenço; Dimas, Isabel Dórdio; Alves, Marta; Rebelo, Teresa; Lourenço, Paulo Renato. "Team Member Satisfaction, Teamwork Management, and Task Conflict: A Multilevel Model". In Computational Science and Its Applications ¿ ICCSA 2023 Workshops, 24-34. Springer Nature Switzerland, 2023.
    10.1007/978-3-031-37108-0_2
  3. Dimas, Isabel D.; Rebelo, Teresa; Alves, Marta P.; Lourenço, P. R.. "Emotions and emotional management in virtual contexts". In Handbook of Virtual Work, 164-185. Edward Elgar Publishing, 2023.
    10.4337/9781802200508.00017
  4. Lourenço, P. R.; Rebelo, T. ; Dimas, I.D.. "Grupos nas Organizações: funcionamento e eficácia. In J. M. C. Ferreira, J. Neves, & A. Caetano, Manual de Psicossociologia das Organizações. Lisboa: Escolar Editora.". 2020.
    No prelo
  5. Rebelo, T.. "PLS Visualization Using Biplots: An Application to Team Effectiveness". 2020.
    10.1007/978-3-030-58808-3_17
  6. Dimas, Isabel; Rebelo, T. ; Lourenço, P. R.; Rocha, H.. "A Nonlinear Dynamical System Perspective on Team Learning: The Role of Team Culture and Social Cohesion". 38-49. Springer International Publishing, 2019.
    10.1007/978-3-030-24302-9_4
  7. Dimas, Isabel; Rebelo, T. ; Lourenço, P. R.. "A Cusp Catastrophe Model for Satisfaction, Conflict, and Conflict Management in Teams". Springer International Publishing, 2018.
    10.1007/978-3-319-95165-2_24
  8. Dimas, I.D.; Rocha, H.; Rebelo, T.; Lourenço, P.R.. "A neural network model for team viability". Springer International Publishing, 2017.
    10.1007/978-3-319-62395-5_38
  9. Marques, L. M.; Lourenço, P.R.; Dimas, I.D.; Rebelo, T.. "Estudo da relação entre desenvolvimento grupal e emoções em grupos/equipas desportivas. In C. Carvalho, L. Mónico & P. Parreira (Eds), Organizações, Trabalho, Recursos Humanos, Saúde e Gestão.". 2017.
  10. Marques, L.; Lourenço, Paulo Renato; Dimas, Isabel; Rebelo, Teresa. "Estudo da relação entre desenvolvimento grupal e emoções em grupos/equipas desportivas". In Gestão de Pessoas nas Organizações, 137-158. Coimbra: Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, 2017.
  11. Dimas, Isabel; Rocha, H.; Rebelo, Teresa; Lourenço, P.R.. "A Nonlinear Multicriteria Model for Team Effectiveness. In O. Gervasi, B. Murgante, S. Misra, A. M. Rocha, C. M. Torre, D. Taniar, B. O. Apduhan, E. Stankova, & S. Wang (Eds.), Computational Science and Its Applications - ICCSA 2016: 16th International Conference, Part IV (pp. 595-609). Cham, Switzerland: Springer". 2016.
    10.14195/978-989-26-0238-7_10
  12. Isabel Dórdio Dimas; Humberto Rocha; Teresa Rebelo; Paulo Renato Lourenço. "A Nonlinear Multicriteria Model for Team Effectiveness". 2016.
    10.1007/978-3-319-42089-9_42
  13. Gomes, A.D.; Moreira, M.; Rebelo, T.. "Cultura organizacional: algumas estratégias para lidar com os processos de fusão e aquisição de empresas. In P. Neves & M. P. Lopes. Comportamento Organizacional no Século XXI: Diálogos entre a gestão e a academia (pp. 55-76). RH Editora.". 2013.
  14. Ferraro, T.; Rebelo, T.. "Corporate Social Responsibility and Humanitarian Work Psychology. In E. Simões & J. Neves (Eds.), Research on Ethics and Social Responsibility (pp. 119-131). Lisbon: Business Research Unit, ISCTE - IUL.". 2012.
  15. Martins, H.; Rebelo, T. ; Tomás, I.. "The Promotion of Accreditation of Prior Learning Processes in Firms: Impact on the Worker-Organization Relationship. In T. Patelis (Ed.), Research Studies, Literature Reviews and Perspectives in Psychological Science (pp. 31-46). Athens: Atiner". 2012.
  16. Martins, H.; Rebelo, Teresa; Tomás, I.. "A promoção do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências pelas organizações: impacto na relação do trabalhador com a organização. In M. Taveira (Ed.) Estudos de Psicologia Vocacional (pp. 103-124). Coimbra: Edições Almedina.". 2011.
  17. Rodrigues, N.; Rebelo, Teresa. "Da Exactidão das Medidas à Eficácia do Processo de Selecção. In A. D. Gomes (Ed.), Psicologia das Organizações, do Trabalho e dos Recursos Humanos (pp. 481-525). Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra.". 2011.
  18. Rodrigues, N.; Rebelo, Teresa. "Recrutamento e Selecção de Pessoas: Conceitos Chave, Abordagens e Procedimentos. In A. D. Gomes (Ed.), Psicologia das Organizações, do Trabalho e dos Recursos Humanos (pp.441-480). Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra.". 2011.
  19. Rebelo, Teresa; Gomes, A.D.. "Aprendizagem organizacional e organizações aprendentes. In A. D. Gomes (Ed.), Psicologia das Organizações, do Trabalho e dos Recursos Humanos (pp. 93-131). Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra.". 2011.
  20. Martins, H.; Rebelo, Teresa; Tomás, I.. "Escala de compromisso organizacional - afectivo, normativo e de continuidade (ECO-ANC). In C. Machado, M. Gonçalves, L. Almeida, & M. Simões (Eds.) Instrumentos e Contextos de Avaliação Psicológica, Vol. I (pp. 125-146). Coimbra: Almedina.". 2011.
  21. Rebelo, Teresa; Gomes, A.D.. "The OLC questionnaire: a measure to assess an organization's cultural orientation towards learning. In A. Mesquita (Ed.), Technology for Creativity and Innovation: Tools, Techniques and Applications (pp. 216-236). Hershey, USA: Information Science References - IGI Global.". 2011.
  22. Nuno Rodrigues; Teresa Rebelo. "Recrutamento e selecção de pessoas: conceitos chave, abordagens e procedimentos". 2011.
    10.14195/978-989-26-0238-7_9
  23. Teresa Rebelo; Duarte Gomes. "Aprendizagem organizacional e organizações aprendentes". 2011.
    10.14195/978-989-26-0238-7_2
  24. Rebelo, T. ; Gomes, A.D. "Different types of organization, different cultural orientations towards learning: what factors explain this?. In K. A. Fanti (Ed.), Applying Psychological Research to Understand and Promote the Well-being of Clinical and Non-clinical Populations (pp. 175-186). Athens: ATINER.". 2009.
  25. Rebelo, T.. "Sarmento, A., Batista, J., Cardoso, L., Lousã, M., Babo, R., Rebelo, T. (2003). The use of action research in the improvement of communication in a community of practice. In E. Coakes (Ed.). Knowledge management: current issues and challenges (pp.274-290). Hershey, USA: IRM Press.". 2003.
Edição de número de revista
  1. Rebelo, Teresa; Lourenço, Paulo Renato; Dimas, Isabel. "Special issue Team Learning". The Learning Organization 29 1 (2022): http://dx.doi.org/10.1108/tlo-01-2022-277.
    Publicado
  2. Rebelo, T. (CB11-6E84-E4F2); Lourenço, P.R.; Dimas, I.D.. "Número Especial de Psicologia das Organizações, do Trabalho e dos Recursos Humanos em Portugal. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho (rPOT). Vol 17, No 4 (2017)". (2017):
    Editor
  3. Lourenço, P.R.; Rebelo, Teresa. "Número especial em Psicologia das Organizações, do Trabalho e dos Recursos Humanos. Psychologica, nº 55, 2011". (2011):
Livro
  1. Pereira, M.; Alberto, I.; Costa, J.J.; Silva, J.T.; Albuquerque, C,; Seabra-Santos, M.J.; Vilar, M.; Rebelo, T.. Diagnóstico e avaliação psicológica. Atas do 10º Congresso AIDEPAIDAP. Associação Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica (AIDAP-AIDEP). 2018.
  2. Dimas, I.; Alves, M.; Lourenço, P.R.; Rebelo, Teresa. Equipas de Trabalho: Instrumentos de Avaliação. Lisboa: Sílabo.. 2016.
    Publicado
Prefácio / Posfácio
  1. Rebelo, T. ; Lourenço, P; Dimas, I.. "Guest editorial". Prefácio para The Learning Organization, 29 (1), 1-5. 2022.
    https://doi.org/10.1108/TLO-01-2022-277
  2. Rebelo, T.. "Prefácio. In Mónico, L., Carvalho, C., Damasceno, D. & Parreira, P. (Eds), Capital Psicológico, Estratégia e Gestão na Diversidade das Organizações. Escola Superior de Enfermagem de Coimbra/FPCE-UC/ISCSP.". 2019.
  3. Rebelo, Teresa; Lourenço, Paulo; Dimas, Isabel. "Psicologia das Organizações, do Trabalho e dos Recursos Humanos em Portugal". Prefácio para Revista Psicologia Organizações e Trabalho. Brasil. 2017.
    10.17652/rpot
  4. Lourenço, P. ; Rebelo, T.. "Psicologia das Organizações, do Trabalho e dos Recursos Humanos". Prefácio para Psychologica, 55, 5-7.. 2011.
Relatório
  1. Rebelo, Teresa. 2007. Cardoso, L., Rebelo, T., & Gomes, A.D., Monteiro, S., Santos. R., Francisco, V., & Gonçalves, A. (2007). A formação profissional - no quadro da gestão integrada de recursos humanos –e a gestão do conhecimento nas organizações. Contributos para a competitividade do sector da cerâmica em Portugal. Coimbra: CTCV – Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro)..
  2. Rebelo, Teresa. 2001. Cardoso, L., Rebelo, T., & Lourenço, F. (2001). Organizações industriais em aprendizagem: A região de Viseu em perspectiva. Viseu: AIRV (Associação Empresarial da Região de Viseu)..
  3. Rebelo, Teresa. 2000. Cardoso, L., Brito, E., Rebelo, T. & Oliveira, S. (2000). Estudo dos recursos humanos do sector florestal (Arganil, Carregal do Sal, Mortágua, Oliveira do Hospital, Penacova, Santa Comba Dão, Tábua). Tábua: APFT – Associação de Produtores Florestais de Tábua (edição em CD-ROM pelo IEFP)..
  4. Rebelo, Teresa. 2000. Cardoso, L., Rebelo, T. & Brito, E. (2000). Recursos humanos do sector industrial do distrito de Viseu. Viseu: AIRV - Associação Industrial da Região de Viseu (edição em CD-ROM pelo IEFP)..
Revisão de livro
  1. Rebelo, T.. "Book and Media Reviews- Center for Organizational Learning, Innovation and Knowledge website, Institute for Innovation and Knowledge Management website, and Learning in the Modern Workplace blog". 24, 4 (2017): https://doi.org/10.1108%2Ftlo-03-2017-0028.
    10.1108/tlo-03-2017-0028
  2. Rebelo, T.. "Book and media reviews:American Productivity & Quality Center (APQC) and the Organizational Learning, Knowledge & Capabilities (OLKC) websites". 24, 2 (2017): 131-133. https://doi.org/10.1108%2Ftlo-12-2016-0096.
    10.1108/tlo-12-2016-0096
Tese / Dissertação
  1. Rebelo, Teresa. "Rebelo, T. (2006). Orientação cultural para a aprendizagem nas organizações: Antecedentes e consequentes. Dissertação de Doutoramento não publicada, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.". Doutoramento, 2006.
  2. Rebelo, Teresa. "Rebelo, T. (2001). Organização, aprendizagem e cultura: Estudo sobre a homogeneidade/heterogeneidade da orientação cultural para a aprendizagem. Dissertação de Mestrado não publicada, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.". Mestrado, 2001.
Distinções

Prémio

2023 Best Paper Award, atribuído pela Springer, à comunicação e capítulo submetido à 23rd International Conference on Computational Science and Applications (ICCSA 2023), realizada em Atenas, 3-6 Julho
2019 Top 10 Downloaded Papers 2019 - International Journal of Selection and Assessment - paper awarded: Predicting innovative performance through proactive personality: Examining its criterion validity and incremental validity over the five-factor model
2015 Prémio UnB de melhor dissertação e tese 2015 - Tese de doutoramento de Sandra Brant - (co-orientada por mim)
Universidade de Brasília, Brasil
2013 Prémio Nacional Melhor Tese de Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional (Terceiro Classificado). Tese de Ferreira, L., por mim orientada.
2012 Highly Commended Award Winner at the Literati Network Awards for Excellence 2012. - article entitled “Conditioning factors of an organizational learning culture” published in Journal of Workplace Learning, in 2011
2002 Melhor poster científico - 12ème Congrès de Psychologie du Travail et des Organisations (AIPTLF) - Louvain-la-Neuve
2001 Estudo dos Recursos Humanos do Sector Florestal , no âmbito da linha de actuação “Estudos e Investigação” do Programa Pessoa - Formação Profissional e Emprego. Considerado como um dos três melhores estudos no âmbito do programa onde foi desenvolvido
1997 “melhores consultores do ano” (segundo lugar no ranking) - Grupo EGOR Portugal