???global.info.a_carregar???
Ana Teresa Brito has a PhD in Child Studies from the University of Minho (2009), a Master's degree in Educational Sciences - Learning Guidance (2003), a degree (CESE) in Special Education (1999) and a Bachelor's degree in Early Childhood Education (1986). In 2015, she completed a study on training and professional development in Early Intervention in the UK and Portugal, with a Postdoctoral Scholarship from the Foundation for Science and Technology. She is an Assistant Professor with Aggregation at Ispa - Instituto Universitário, where she has headed the School of Education since September 2022. She is also a director of the Master's in Pre-school Education, teaching in the fields of Early Childhood Education, Inclusion and Early Intervention. She has been a member of the Board of Directors of the Brazelton/Gomes-Pedro Foundation for Baby and Family Sciences since it was established in 2010. A researcher at Ispa's Education Research Center, she is also a member of the ProChild CoLab's Education and Development Team. Ana Teresa Brito é Doutorada em Estudos da Criança, pela Universidade do Minho (2009), é também Mestre em Ciências da Educação-Orientação da Aprendizagem (2003), Licenciada (CESE) em Educação Especial (1999) e Bacharel em Educação de infância (1986). Concluiu, em 2015, um estudo sobre formação e desenvolvimento profissional em Intervenção Precoce no Reino Unido e em Portugal, com Bolsa de Pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia. É Professora Auxiliar com Agregação no Ispa - Instituto Universitário onde dirige a Escola de Educação desde setembro de 2022. Integra também a direção do Mestrado em Educação Pré escolar, lecionando nos domínios da Educação de Infância, Inclusão e Intervenção Precoce. É membro do Conselho de Administração da Fundação Brazelton/Gomes-Pedro para as Ciências do Bebé e da Família, desde a sua instituição em 2010. Investigadora no Centro de Investigação em Educação do Ispa, integra igualmente a Equipa do Eixo Educação e Desenvolvimento do ProChild CoLab.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Teresa Correia de Brito Nascimento

Nomes de citação

  • Brito, A. T.
  • Nascimento, A.T.
  • Brito Nascimento, A. T.

Identificadores de autor

Ciência ID
C519-8CEE-2C8F
ORCID iD
0000-0002-5699-808X
Scopus Author Id
57201776684

Endereços de correio eletrónico

  • ana.brito@ispa.pt (Profissional)
  • anateresa.brito@ispa.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 218 811 00 (Profissional)

Moradas

  • Rua Jardim do Tabaco, 34, 1149-041 , Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

  • https://www.edunova-ispa.org/research-team/integrated-members/ (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Italiano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2024/01/17
Concluído
Escola de Educação (Título de Agregado)
Especialização em Intervenção Precoce
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
Aprovada por unanimidade
2012/01/01 - 2015/09/30
Concluído
Pós-doutoramento em Educação (Pós-doutoramento)
Especialização em Ciências da Educação
Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal
2005 - 2009
Concluído
Doutoramento em Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Liga Portuguesa dos Deficientes Motores: de Instituição de Educação Especial e Reabilitação a Centro de Recursos, de Centro de Recursos a Fundação: estudo de caso de uma organização. " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade
2000 - 2003
Concluído
Ciências da Educação - Orientação da Aprendizagem (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
"Política de inclusão e formação inicial dos educadores de infância – até que ponto os planos de estudo das Escolas Superiores de Educação contribuem para uma política de inclusão? " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito bom
1997 - 1999
Concluído
Curso de Ensino Superior Especializado (CESE) em Educação Especial (Licenciatura)
Instituto Piaget, Portugal
"Avaliação do PEI – Versão para crianças dos 6 aos 9 anos. Avaliação do Programa de Enriquecimento Instrumental em estudantes com e sem problemas de aprendizagem, na versão experimental de Dori Gamazo, segundo o Programa de Reuven Feuerstein " (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
1983 - 1986
Concluído
Educação de Infância (Bacharelato)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
15.5
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/01/01 - Atual Investigador (Investigação) ISPA-Instituto Universitário, Portugal
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2021 - 2021 Investigador (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
2009/01 - 2020 Investigador (Investigação) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
UIED FCT UNL, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/09/04 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) ISPA-Instituto Universitário, Portugal
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2016/01 - 2020/07/31 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2016/09/01 - 2019/07/31 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2016 - 2019 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2016 - 2019 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
1999/09 - 2011/12 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1999/09 - 2001/07 Técnico Superior (Técnico Superior) Liga Portuguesa dos Deficientes Motores - Centro de Recursos Sociais, Portugal
1992/09 - 1999/07 Técnico Superior (Técnico Superior) Centro de Psicologia e Pediatria de Cascais, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/09/01 - Atual Diretora da Escola de Educação ISPA-Instituto Universitário, Portugal
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2019 - Atual Codireção Mestrado em Educação Pré-escolar ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2010/01 - Atual Outro Fundação Brazelton Gomes Pedro para as Ciências do Bebé e da Família, Portugal
2019 - 2022/07 Codireção Mestrado em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2018/09/01 - 2019/07/31 Presidente Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2016/09/01 - 2019/07/31 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2016/09/01 - 2019/07/31 Conselho pedagógico Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2018 - 2019 Presidente Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2018 - 2019 Presidente Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2016 - 2019 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2016 - 2019 Conselho pedagógico Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2016 - 2019 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2016 - 2019 Conselho pedagógico Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2016 - 2018 Vice-Presidente Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2016 - 2018 Vice-Presidente Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2016 - 2018 Vice-Presidente Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2010/01 - 2011/12 Coordenador de Curso Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/03/01 - Atual Membro eleito do Grupo de Coordenação da Plataforma Crescer Melhor em Cascais em representação do Ispa – Instituto Universitário Câmara Municipal de Cascais, Portugal
2020/01 - Atual Membro da Mesa Administrativa Santa Casa da Misericórdia de Cascais, Portugal
2012/09 - 2020 Outra Situação (Honorary Research Fellow) University of Warwick, Reino Unido
Centre for Educational Development, Appraisal and Research (CEDAR), Reino Unido
1991/09 - 1992/07 Outra Situação (Técnica) Santa Casa da Misericórdia de Cascais, Portugal
1989/09 - 1991/07 Outra Situação (Técnica) Liga Portuguesa dos Deficientes Motores - Centro de Recursos Sociais, Portugal
1986/09 - 1989/07 Outra Situação (Técnica) Santa Casa da Misericórdia de Cascais, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2012 - 2015 Establishing Recommended Practices for Early Childhood Intervention training and professional development - a study on training conducted in Portugal and the UK
SFRH/BPD/84993/2012
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2005 - 2008 Liga Portuguesa dos Deficientes Motores – Centro de Recursos Sociais - De Instituição de Reabilitação e Educação Especial a Centro de Recursos Sociais. Construção activa de uma política de inclusão
SFRH / BD / 22914 / 2005
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Projeto

Designação Financiadores
2021/09/01 - Atual ProFormação 0-3 - Eixo Desenvolvimento e Educação - ProChild CoLab
Investigador
ProChild CoLAB, Portugal
Em curso
2020/01/01 - Atual Desenvolvimento e Educação em Creche - Eixo Desenvolvimento e Educação - ProChild CoLab
Investigador
ProChild CoLAB, Portugal
Em curso
2025/01/01 - 2026/06/30 EduIn&Out - Quality in early childhood education and care: bridging indoor and outdoor environments and routines
2023.15201.PEX
10.54499/2023.15201.PEX
Investigador
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2023/01/01 - 2023/12/31 EduIn&Out - Qualidade e organização do ambiente educativo em contextos de educação de infância
UIDB/04853/2020
Investigador
ISPA-Instituto Universitário, Portugal

Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida Centro de Investigação em Educação, Portugal
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento
UID/CED/02861/2019
Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal

Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 2861 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI2861/2011
Universidade NOVA de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2006/01/01 - 2009/01/31 LIGA PORTUGUESA DOS DEFICIENTES MOTORES - CENTRO DE RECURSOS SOCIAIS - DE INSTITUIÇÃO DE REABILITAÇÃO E EDUCA- ÇÃO ESPECIAL A CENTRO DE RECURSOS SOCIAIS - CONSTRUÇÃO ACTIVA DE UMA POLÍTICA DE INCLUSÃO
SFRH/BD/22914/2005
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2018/10/01 - 2021/07/31 Validation of non-formal and informal learning in childminding, VALCHILD, ERASMUS+
Investigador
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Brito, Ana Teresa; Espirito Santo, Joana; Teixeira, Lina; Xavier, Maria; Azevedo, Nair; Brito, A. T. ; Azevedo, Nair Rios; et al. "Dialogues with parents: welcoming, listening, empowering". Trabalho apresentado em 18th World Congress of the World Association for Infant Mental Health (WAIMH), 2023.
  2. Moreira, Janete Silva; Gregório, Inês; Aguiar, Ana Lúcia; Brito, Ana Teresa; Cadima, Joana; Barros, Luísa; Brito, A. T. ; et al. "Is the initial training of Portuguese early childhood education and care professionals adequately preparing them to work with children aged 0-3?". Trabalho apresentado em 31st Annual Conference European Early Childhood Education Research Association (EECERA), Children’s Curiosity, Agency and Participation: Challenges for Professional Action and Development, Cascais, 2023.
  3. Brito, Ana Teresa; Glória, Ana Rita; Amaral, Cátia; Jesus, Raquel. "Mestrado em educação pré-escolar: construção partilhada da identidade profissional". 2019.
  4. Brito, A. T.. "Rethinking professional development for a transcultural and inclusive Early Childhood Intervention". Trabalho apresentado em SYMPOSION FRÜHFÖRDERUNG 2017 „Frühförderung von Anfang an – wirkt…”, Johann Wolfgang Goethe, Frankfurt, 2017.
    Publicado
  5. Brito, A. T.. "Professionals, organizations, and systems of care working together to enhance parenting throughout the first Touchpoints in life". Trabalho apresentado em 15th World Congress of the World Association for Infant Mental Health, Praga, 2016.
    Publicado
  6. Brito Nascimento, A. T.. "O impacto do Modelo Touchpoints na formação de profissionais em Intervenção Precoce". Trabalho apresentado em 9º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, Aveiro, 2012.
    Publicado
  7. Brito Nascimento, A. T.. "Realizing the vision - Recommended Practices for Personnel Preparation in Portugal". Trabalho apresentado em DEC’s 28th Annual International Conference on Young Children with Special Needs and Their Families, Minneapolis, 2012.
    Publicado
  8. Pereira, Mónica; Azevedo, Nair Rios; Nascimento, Ana Teresa Brito. "Famílias e profissionais perspectivando qualidade em creches". 2012.
  9. Brito Nascimento, A. T.; Azevedo, Nair Rios; Pereira, Mónica. "Famílias e profissionais perspetivando qualidade em educação de infância: um estudo de caso em contextos diferenciados". Trabalho apresentado em 11º Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Guarda, 2011.
    Publicado
  10. "O Papel das Instituições de Educação Especial enquanto Centros de Recursos para a Inclusão. Narrativa de um Projecto, aninhado no Estudo de Caso singular de uma organização aprendente". Trabalho apresentado em Perturbações do Desenvolvimento da Infância à Idade Adulta - CADIN, Cascais, 2009.
    Publicado
  11. Brito Nascimento, A. T.; Silva, Ana Isabel. "Pare, escute e… brinque! - Projecto Grupos “Pró-brincar” do Programa de Intervenção Precoce da LPDM-CRS/ Fundação LIGA.". Trabalho apresentado em I Congresso em Estudos da Criança ¿ Infâncias Possíveis Mundos Reais, Braga, 2008.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Mónica Pereira; Natalie Nóbrega Santos; Ana Teresa Brito; Lourdes Mata. "Time and Routines Organization in Early Childhood Education and Care – Participation, Opportunities, and Constraints". Journal of Research in Childhood Education (2025): https://doi.org/10.1080/02568543.2025.2461545.
    10.1080/02568543.2025.2461545
  2. Brito, A. T. ; Mata, Lourdes. "A construção partilhada de uma Escola de Educação como organização aprendente". Medi@ções 12 2 (2024): 18-34. https://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/422.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Brito, Ana Teresa; Xavier, Maria Raul; Azevedo, Nair; Fareleira, Filipa; Santo, Joana Espirito; Teixeira, Lina; Tinoco, Joana; Singer, Jayne; Espirito Santo, Joana. "Dialogues with parents: a parental support and empowerment program based on the Touchpoints Model". Frontiers in Education (2023): https://publons.com/wos-op/publon/63508653/.
    10.3389/FEDUC.2023.1251130
  4. Brito, Ana Teresa; Mata, Lourdes. "Childminder competence profile - recognizing, valuing, empowering". (2023): https://doi.org/10.58041/aprender.180.
    https://doi.org/10.58041/aprender.180
  5. Brito, A. T. ; Mata, Lous. "Perfil de competências para Amas - (re)conhecer, valorizar, capacitar (Childminder competence profile - recognizing, valuing, empowering).". Aprender 45 (2023): 30-44. http://aprender.e sep.pt/index.php/aprender/article/view/180/156.
    Publicado
  6. Lourdes Mata; Patrícia Pacheco; Ana Teresa Brito; Mónica Pereira; Sónia Cabral; Mata, Lourdes; Pacheco, Patrícia; et al. "Envolvimento das famílias no processo educativo: Perspetiva de futuros profissionais". Revista Portuguesa de Educação 35 2 (2022): 263-290. https://doi.org/10.21814/rpe.24634.
    Publicado • 10.21814/rpe.24634
  7. Mata, Lourdes; Brito, A. T. ; Pereira, Mónica. "Transição para a escolaridade obrigatória: Um olhar sobre as famílias". Mediações 10 2 (2022): 70-83. https://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/358.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Condinho, Mónica; Brito, A. T.. "Etnia, Identidade e Inclusão.". Mediações 10 1 (2022): 101-113. http://193.137.46.120/index.php/mediacoesonline/article/view/332.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Pereira, Mónica; Brito, A. T. ; Mata, Lourdes. "O sentido do tempo das crianças nos contextos de educação de infância". Mediações 10 1 (2022): 132-142. http://193.137.46.120/index.php/mediacoesonline/article/view/333.
    Acesso aberto • Publicado
  10. Gomes, Elisabete Xavier; Brito, Ana Teresa. "alunização da infância". Debates em Educação 14 (2022): 190-216. http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nespp190-216.
    Acesso aberto • Publicado • 10.28998/2175-6600.2022v14nespp190-216
  11. Julião, Miguel; Fareleira, Filipa; Xavier, Maria Raúl; Brito, Ana Teresa. "A compreensão emocional da morte pela criança: resposta ao artigo de Silva et al". (2021): http://hdl.handle.net/10400.14/32832.
    10.20344/amp.15875
  12. Julião, Miguel; Fareleira, Filipa; Xavier, Maria Raúl; Brito, Ana Teresa. "Children’s Emotional Understanding of Death: Response to Silva et al Paper". (2021): https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/15875.
  13. Pereira, Mónica Dias; Azevedo, Nair Rios; Nascimento, Ana Teresa Brito. "Qualidade na creche: um estudo de caso múltiplo em Portugal". (2018): http://hdl.handle.net/10400.12/7598.
    10.1590/198053144660
  14. Nascimento, Ana Teresa Brito; Lindsay, Geoff. "Understanding the initial impact of early support and key working training through the voices of trainers, training participants, and families". (2016): http://hdl.handle.net/10400.12/7599.
    10.1097/IYC.0000000000000047
  15. Brito Nascimento, A. T.; Azevedo, Nair Rios. "Funcionalidade Humana e Tutoria – Articulando Perspectivas Conceptuais". Revista Sociedade e Trabalho 39 (2010): 7-16.
    Publicado
  16. Brito, A. T. ; Brito Nascimento, A. T.; Azevedo, Nair Rios; Nascimento, Ana Teresa Brito. "Cultura partilhada numa organização aprendente". Revista Interacções 6 14 (2010): 9-31. http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/413.
    Publicado • 10.25755/int.413
  17. Brito Nascimento, A. T.; Azevedo, Nair Rios. "Modelo de Tutoria – Construção Dialógica de Sentido(s).". Revista Interacções 3 7 (2007): 97-115. http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/347.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Brito, A. T.. "Educação de Infância e Inclusão – de pequenino se vive o destino!", Noesis, 2024, https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/boletim/boletim_dge_n98_dezembro2024.html.
  2. Brito, A. T.. "From prescription to collaboration: Dialogues with Parents", International Journal of Birth and Parent Education, 2024, https://ijbpe.com/journals/volume-11/79-vol-11-issue-2.
Capítulo de livro
  1. Brito, A. T.. "Formação: construindo conhecimentos, competências e atitudes para melhor intervir.". In Práticas Recomendadas em Intervenção Precoce na Infância. Um Guia para Profissionais., 279-293. Coimbra, Portugal: ANIP, 2016.
    Publicado
  2. Brito, A. T.; Justo, João; Barbosa, Miguel; Fuertes, Marina; Azevedo, Nair Rios; Leopoldo Leitão. "Preterm delivery and the role played by psycological and social variables in its triggering and postponent". In Diálogos acerca da prematuridade, 125-140. Évora, Portugal: Aldoendro, 2016.
    Publicado
  3. Brito Nascimento, A. T.; Inês d'Orey. "Aprender com a Diversidade – Partilhar experiências e entrelaçar redes". In Comunidades Educativas Comprometidas com a Diversidade, 26-40. Lisboa, Portugal: Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural ACIDI, 2011.
    Publicado
  4. Brito Nascimento, A. T.; Justo, João; Barbosa, Miguel; Gomes Pedro, João Carlos; Fuertes, Marina. "There is a dialogue going on between psychology and the baby and family sciences". In Diálogos dentro da psicologia: Contributos da Investigação Luso-brasileira em Psicologia Social, Clínica e Educacional, 85-104. Évora, Portugal: Aloendro, 2011.
    Publicado
  5. Brito Nascimento, A. T.. "O singular caso do Estudo de Caso: Narrativa de um Percurso". In Investigar em Educação: desafios da construção de conhecimento e da formação de investigadores num campo multi-referenciado, 63-109. Caparica, Portugal: Edições UIED, 2010.
    Publicado
Livro
  1. Brito, A. T.. Crescer por inteiro em Cascais. Cascais, Portugal: Câmara Municipal de Cascais. 2023.
    Publicado
  2. Carvalho, Leonor; Chaves de Almeida, Isabel; Felgueiras, Isabel; Leitão, Sara; Boavida, José; Santos, Paula; Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques; et al. Recommended Practices in Early Childhood Intervention – a guidebook for professionals.. Luxemburgo: Eurlyaid. 2019.
    Publicado
  3. Brito Nascimento, A. T.; Faria, Mafalda. Programa de Intervenção Precoce. Lisboa, Portugal: Fundação LIGA. 2006.
    Publicado
  4. Brito Nascimento, A. T.; Santos, Fátima. Projecto Unidades Locais. Lisboa, Portugal: Fundação LIGA. 2006.
    Publicado
  5. Brito, A. T.. Política de inclusão e formação inicial dos educadores de infância – até que ponto os planos de estudo das Escolas Superiores de Educação contribuem para uma política de inclusão?. Lisboa, Portugal: Universidade Católica Portuguesa. 2003.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Brito, A. T. ; Mata, Lourdes; Pereira, Mónica. "Orientações oficiais para o trabalho de educadores/as com crianças dos 0-3 e 3-6 anos – Uma análise comparativa". Trabalho apresentado em 2º Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação, 2024.
  2. Brito, A. T. ; Lopes, Frederico. "Posso entrar na brincadeira? O papel do/a educador/a". Trabalho apresentado em 2º Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação, 2024.
  3. Brito, A. T.. "Modelo Desenvolvimento e Educação em Creche: uma resposta universal de educação e cuidados na primeira infância". Trabalho apresentado em 2.ª Convenção Psicologia U.Norte e o 3.º SimPsi, 2024.
  4. Brito, A. T. ; Santos, Natalie Nóbrega; Pereira, Mónica; Mata, Lourdes. "Organizing time and routines in early childhood centre: Using MAXQDA Code Map to understand teachers intentionality". Trabalho apresentado em MAXQDA Conference 2024, 2024.
  5. Brito, A. T. ; Raquel Corval; Isabel Maria Costa Soares; Barros, Luísa; Aguiar, Cecília; Andreia Carvalho; Bento, Gabriela; Gabriela Portugal. "Modelo Desenvolvimento e Educação em Creche: Uma resposta universal de educação e cuidados na primeira infância". Trabalho apresentado em XIV Congresso Nacional de Intervenção Precoce, 2023.
  6. Brito, A. T. ; Maria de Lourdes Mata F814-F2AA-F37F); Mónica Dias Pereira; Santos, Natalie Nóbrega. "Organização das rotinas em contextos de educação de infância – Intenções e constrangimentos". Trabalho apresentado em I Colóquio Internacional de Reflexão sobre práticas integradoras em Educação (I CIRPIE), 2023.
  7. Corval, Raquel; Carvalho, Cindy Mutschen; Fialho, Ana; Bento, Gabriela; Brito, A. T. ; Portugal, Gabriela; Barros, Luísa; Aguiar, Cecília; Soares, Isabel. "High-quality practices in early childhood education and care centers: A multilevel approach to professional development". Trabalho apresentado em 18th World Congress of the World Association for Infant Mental Health, 2023.
  8. Pires, E.; Fernandes, M.; Martins, M.C.; Fernandes, Carla; Brito, A. T. ; Veríssimo, Manuela. "Attachment relationship with mother and father and child’s empathy". Trabalho apresentado em XI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2022.
Relatório
  1. Brito, A. T.; Lindsay, Geoff. 2015. Reviewing Early Childhood Intervention training_UK’s University & College courses. http://www2.warwick.ac.uk/fac/soc/cedar/staff/anateresabrito/.
    10.13140/RG.2.1.2275.7923
  2. Brito, A. T.. 2013. Understanding Early Support and Key Working training through the voices of trainers, providers and families.. http://www2.warwick.ac.uk/fac/soc/cedar/staff/anateresabrito/earlysupportkeyworking.
    10.13140/RG.2.1.2931.1524
Resumo em conferência
  1. Brito, A. T. ; Moreira, Cecília; Limpo, Patrícia. "De pequenino… se vive o destino! Reimaginando novos futuros juntos". Trabalho apresentado em 2º Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação, Lisboa, 2024.
    Publicado
  2. Brito, A. T. ; Carvalho, Cindy Mutschen; Aguiar, Cecília; Cadima, Joana; Corval, Raquel. "Modelo de desenvolvimento profissional em creche: uma proposta para a monitorização da sua implementação.". Trabalho apresentado em Porto International Conference on Research and Education, Porto, 2024.
    Publicado
  3. Brito, A. T. ; Corval, Raquel; Cadima, Joana. "Improving the quality of education in early childhood: from research to public policies.". Trabalho apresentado em 27th Biennial Meeting of the International Society for the Study of Behavioural Development, Lisboa, 2024.
    Publicado
  4. Brito, A. T. ; Pereira, Mónica; Mata, Lourdes; Santos, Natalie Nóbrega. "Intencionalidade educativa da organização do tempo em contextos de educação de infância". Trabalho apresentado em AFIRSE 2024, 2024.
    Publicado
  5. Brito, A. T. ; Maria de Lourdes Mata F814-F2AA-F37F); Mónica Dias Pereira; Santos, Natalie Nóbrega. "Organização e gestão do(s) espaço(s), tempo e rotina no jardim de infância – Sentimentos de autoeficácia de educadores de infância". Trabalho apresentado em 11.º Encontro do CIED. Produção de conhecimento em contexto, Lisboa, 2023.
    Publicado
  6. DD15-5314-39C9; Mata, Lourdes. "Time and routines in early childhood education and care contexts". Trabalho apresentado em 31st Annual Conference European Early Childhood Education Research Association (EECERA), Children’s Curiosity, Agency and Participation: Challenges for Professional Action and Development, Cascais, 2023.
    Publicado
  7. Brito, A. T. ; Silva Moreira, Janete; Gregório, Inês; Aguiar, Ana Lúcia; Cadima, Joana; Barros, Luísa. "Early childhood education and care professionals’ training in Portugal: challenges and needs". Trabalho apresentado em 4th Barcelona Conference on Education, Barcelona, 2023.
    Publicado
  8. Brito, A. T.. "Acoger, escuchar, capacitar: ¡reconoce lo que aportas a la interacción!". Trabalho apresentado em XXXIII Congreso Internacional de la Asociación Española de Logopedia, Foniatría y Audiología e Iberoamericana de Fonoaudiología, Santander, 2023.
    Publicado
  9. Brito, A. T. ; Maria de Lourdes Mata F814-F2AA-F37F); Mónica Dias Pereira; Santos, Natalie Nóbrega. "Organização e gestão dos tempos e rotinas em contextos de educação pré-escolar". Trabalho apresentado em XVII Congresso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía, Coruna, 2023.
    Publicado
  10. Brito, A. T. ; Maria de Lourdes Mata F814-F2AA-F37F); Mónica Dias Pereira; Santos, Natalie Nóbrega. "Organização do ambiente educativo em contextos de educação pré-escolar". Trabalho apresentado em I Colóquio Internacional de Reflexão sobre práticas integradoras em Educação (I CIRPIE), Coimbra, 2023.
    Publicado
  11. Brito, A. T.. "O Desafio da Educação". Trabalho apresentado em Conferência Uma política para a infância., Lisboa, 2023.
    Publicado
  12. Gomes, Elisabete X.; Brito, A. T.. "Em busca da Educação de Infância nos planos de estudos da formação inicial docente em Portugal". Trabalho apresentado em XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2022.
    Publicado
  13. Brito, A. T.. "Formação superior em Intervenção Precoce na Infância em Portugal – Estado da arte e a arte do Estado". Trabalho apresentado em Diversity and Education – Current Challenges, Lisboa, 2015.
    Publicado
  14. Brito, A. T.. "Formação em Ciências do Bebé e da Família - O paradigma do recém-nascido como esteira para uma formação centrada na(s) Pessoa(s).". Trabalho apresentado em 10º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, Porto, 2014.
    Publicado
  15. Brito, A. T.; Lindsay, Geoff. "Establishing Recommended Practices for Early Childhood Intervention training and professional development a study on training conducted in Portugal and the UK". Trabalho apresentado em Conferência Internacional World Association for Infant Mental Health, Edimburgo, 2014.
    Publicado
  16. Brito, A. T.. "Understanding Key Working training through the voices of trainers, providers and families". Trabalho apresentado em CEC/DISES International Conference Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Needs, Braga, 2014.
    Publicado
  17. Brito, A. T.. "Training Early Intervention Practitioners to Promote Child Development in a Family Environment". Trabalho apresentado em 2013 ISEI CONFERENCE Early Intervention to promote Child development and Mental Health: From Institutional Care to Family Environment, St. Petersburg, 2013.
    Publicado
  18. Brito Nascimento, A. T.. "Ecology of professional development and research in Early Childhood Intervention.". Trabalho apresentado em 1st International Early Childhood Intervention Conference| Eurlyaid Annual Conference, Braga, 2012.
    Publicado
  19. Brito Nascimento, A. T.. "Developing a Masters Degree Curriculum for Early Intervention Professionals in Portugal". Trabalho apresentado em Third Conference of the International Society on Early Intervention, Nova Iorque, 2011.
    Publicado
  20. Brito Nascimento, A. T.. "Case study of an organization - The role of Resource Centers for Inclusion". Trabalho apresentado em Council for Exceptional Children 2010 - Convention & Expo, Nashville, 2010.
    Publicado
  21. Brito Nascimento, A. T.; Azevedo, Nair Rios. "A mobilização de uma organização aprendente na construção de um sentido colectivo para as competências específicas do tutor". Trabalho apresentado em XVI colóquio da AFIRSE – Tutoria e mediação: novos desafios à investigação educacional, Lisboa, 2008.
    Publicado
  22. Brito Nascimento, A. T.; Azevedo, Nair Rios. "Mapear Conceitos: Tecendo a Investigação". Trabalho apresentado em XV colóquio da AFIRSE – Complexidade: um novo paradigma para investigar e intervir em educação?, Lisboa, 2007.
    Publicado
  23. "Le Valour des exchanges et de l’experience partagée". Trabalho apresentado em Le temps pour les enfants et les temps pour le travail – une fatigue individuelle et une responsabilité collective, Bolonha, 2004.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Nelson, Isabel Sousa Eiró César das Neves. "O movimento e a sua influência na aprendizagem". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.12/9384.
  2. Gomes, Maria do Carmo de Sousa e Faro. "Interdisciplinaridade no 1.º ciclo: Derrubar barreiras e criar pontes". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.12/9255.
  3. Figueiredo, Beatriz Peseiro. "Diferenciação pedagógica". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.12/9277.
  4. Santo, Carlota Catalão Espírito. "A inclusão em educação de infância". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.12/9245.
  5. Macedo, Taciana Cardoso. "Relação Escola-Família: estratégias para uma relação de confiança". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.12/9322.
  6. Santos, Marta Águas. "Participação ativa: O caminho para uma prática de qualidade". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.12/9246.
  7. Rebelo, Beatriz Sofia de Noronha. "Relações Interpessoais entre crianças em jardim de infância". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.12/8795.
  8. Simão, Joana Catarina Ferreira. "A transdisciplinaridade como processo de ensino-aprendizagem no 1ºCEB". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.12/8783.
  9. Pereira, Rita Fradinho. "Diferenciação pedagógica : caracterizar as conceções e as práticas de diferenciação pedagógica para um ensino inclusivo". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.12/8791.
  10. Pais, Mariana Barreto de Lara. "Intencionalidade educativa: como nasce e onde vive?". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.12/8789.
  11. Vaz, Ana Rita da Cunha Brito David. "A gestão de conflitos no quadro do Conselho de Cooperação". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.12/8794.
  12. Preza, Joana Pereira Chaves de Moura e. "O plano individual de trabalho e o tempo de estudo autónomo como promotores da autonomia dos alunos no 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.12/8785.
  13. Balbino, Filipa Andreia Cardoso. "Diferenciação pedagógica em jardim de infância". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.12/8459.
  14. Queirós, Ana Carina Mendonça. "Uma abordagem educativa integrada na natureza". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.12/8331.
  15. Carneiro, Maria Isabel de Sá Carneiro Pulido de Almeida de Magalhães. "A espiritualidade em educação de infância: Como vivem as crianças a sua espiritualidade?". Mestrado, ISPA-Instituto Universitário, 2021. http://hdl.handle.net/10400.12/8365.
  16. Figueiredo, Carolina Martins Caeiro Rego. "Educação de Infância no Século XXI : qual o papel da voz ativa das crianças em contexto de jardim de infância?". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.12/8324.
  17. Duarte, Ana Rita Pais. "Espaço exterior e os materiais naturais : potencialidades no desenvolvimento da criança". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.12/8328.
  18. Figueiredo, Maria Mexia de Almeida Campos de. "Importância de desenvolver a autonomia em Educação Pré-Escolar : contributo do educador e das suas rotinas no contexto educativo". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.12/7776.
  19. Barreto, Rita Pinto de Moniz. "Porque é que as pessoas existem : a voz ativa da criança no movimento da escola moderna". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.12/8160.
  20. Nunes, Joana Isabel Pinto. "Espaços pedagógicos promotores de aprendizagens à luz da pedagogia-em-participação". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.12/7727.
  21. Silva, Vânia Patrícia Rodrigues da. "A criança como sujeito e agente ativo da sua aprendizagem". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.12/8162.
  22. Martins, Tânia Sofia Marques. "Pedagogia-em-Participação: o papel da criança no jardim de infância". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.12/7178.
  23. Suarez, Ana Filipa Pais Boullosa. "Inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no jardim de infância". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.12/7169.
  24. Costa, Maria Inês Ferreirinha Félix da. "Intervenção precoce na infância : um olhar sobre a prevenção". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.12/7172.
  25. Glória , Ana Rita Frias Duarte da. "Autorregulação: “O que é isso? Preciso disso para brincar?”". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.12/6662.
  26. Quelhas, Ana Catarina Coelho da Cruz Mendes. "A pedagogia uma vivência plena da prática profissional em educação de Infância"". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.12/6793.
  27. Amaral, Cátia Betina Capaz Graça De Oliveira. "As especificidades do papel do educador de infância em jardim de infância na perspetiva da pedagogia-em-participação". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.12/6400.
  28. Dores, Ana Catarina Pereira das. "A importância da brincadeira para o desenvolvimento da criança. Enfoque na área da casinha". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.12/6807.
  29. Jesus, Raquel Sofia Mendes de. "A importância do educador de infância em contexto hospitalar oncológico". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.12/6709.
  30. Vinagre, Anabela Duarte. "A importância de um ambiente educativo promotor da brincadeira livre". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.12/5933.
  31. Oliveira, Joana Alexandra Farelo de. "O papel do educador de infância na inclusão de crianças com necessidades educativas especiais em jardim-de-infância". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.12/5936.
  32. Nascimento, Ana Teresa Correia de Brito. "Liga Portuguesa dos Deficientes Motores : de Instituição de Educação Especial e Reabilitação a Centro de Recursos, de Centro de Recursos a Fundação : estudo de caso de uma organização". Doutoramento, 2009. http://hdl.handle.net/1822/9528.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/11/09 CRECHE: Cuidar Respeitosamente; Educar Calorosamente; Honrar Equitativamente X Encontro A PAR | Educação em Creche: os primeiros anos sob diferentes olhares
Associação A PAR (Lisboa, Portugal)
2024/10/26 Saúde Mental e Parentalidade 2º Jornadas da Saúde Mental
Centro Paroquial do Estoril (Cascais, Portugal)
2024/06/04 Temperamento e a emergência da personalidade nos primeiros tempo de vida II Encontro Pontes de Encontros. Emergência das Perturbações da Personalidade na Infância e Adolescência
Unidade de Saúde Local Gaia Espinho (Espinho, Portugal)
2024/02/24 Celebrar a Diversidade em Educação de Infância: quando os desafios são oportunidades! I Encontro de Educação em Marvila “Diversidade na Educação: Desafios e oportunidades”
(Lisboa, Portugal)
2024/02/17 Diversidade e Inclusão nas Organizações 1ª Jornada Educar Melhor em Cascais “Criatividade e agência na construção da escola aprendente”
Câmara Municipal de Cascais (Cascais, Portugal)
2022/09/16 Direitos da Criança: do Não-lugar ao (Seu) Lugar – criação partilhada de sentido. XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Lisboa)
2022/09/15 Em busca da Educação de Infância nos planos de estudos da formação inicial docente em Portugal XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Lisboa, Portugal)
2022/09/15 Formação de Educadoras/es de Infância em Portugal: caracterização e desafios XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Lisboa, Portugal)
2022/09/09 Participação, reflexividade e trabalho colaborativo: (re)pensar o modelo pedagógico do ensino superior Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação
Instituto de Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2022/07/14 É impossível ser feliz sozinho – a força da prevenção e intervenção sistémicas. Congresso Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva, CONLUBRA 2022
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2022/05/19 The power of listening embraced by a systemic approach Child in the City International Seminar – How to make children’s rights mainstream in local policy planning?
(Caascais)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023/01/01 - 2025/12/31 Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: a capacitação docente para a gestão articulada e integrada das aprendizagens
Orientador de Micaela Alexandra Glória da Silva
Programa Doutoral em Educação: ciclo de estudos em Doutoramento em Educação (Doutoramento)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2023/01/01 - 2025/12/31 A voz do aluno em ação: espaço, público e influência
Orientador de Tânia Francisco
Programa Doutoral em Educação: ciclo de estudos em Doutoramento em Educação (Doutoramento)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2024 - 2024 Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: a capacitação docente para a gestão articulada e integrada das aprendizagens
Orientador
Educação (Doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2024 - 2024 A voz do aluno em ação: espaço, público e influência
Orientador
Educação (Doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2024 - 2024 PARA ALÉM DAS BARREIRAS: ESTRATÉGIAS PARA A PROMOÇÃO DE INCLUSÃO
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2024 - 2024 Posso entrar na brincadeira? O papel do/a educador/a no brincar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2024 - 2024 TURMAS MISTAS NO 1.º CICLO: DINÂMICAS E O PAPEL DO PROFESSOR
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2024 - 2024 A INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR - O desafio de acolher cada criança no grupo
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2024 - 2024 SENTIMENTO DE PERTENÇA – CRESCENDO EM GRUPO
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2023 - 2023 A Inclusão em Educação de Infância
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2023 - 2023 Participação ativa: o caminho para uma prática de qualidade
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2023 - 2023 A importância do domínio da educação física na educação pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2023 - 2023 Interdisciplinaridade no 1.º ciclo: derrubar barreiras e criar pontes
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2023 - 2023 Diferenciação pedagógica
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2023 - 2023 RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA: ESTRATÉGIAS PARA UMA RELAÇÃO DE CONFIANÇA
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2023 - 2023 O movimento e a sua influência na aprendizagem
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2022/01/01 - 2022/07/28 Relações Interpessoais entre Crianças em Jardim de Infância
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2022/01/01 - 2022/07/26 Intencionalidade educativa: como nasce e onde vive?
Orientador de Mariana Pais
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2022/03/01 - 2022/07/25 O Plano Individual de Trabalho e o Tempo de Estudo Autónomo como promotores da autonomia dos alunos no 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Orientador de Joana Moura Preza
Mestrado em Educação Pré-escolar e 1CEB (Mestrado)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2022/03/01 - 2022/07/18 A gestão de conflitos no quadro do Conselho de Cooperação
Orientador de Ana Rita Vaz
Mestrado em Educação Pré-escolar e 1CEB (Mestrado)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2022/03/01 - 2022/07/18 Diferenciação pedagógica: Caracterizar as conceções e as práticas de diferenciação pedagógica para o ensino inclusivo
Coorientador de Rita Pereira
Mestrado em Educação Pré-escolar e 1CEB (Mestrado)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2022/03/01 - 2022/07/12 A transdisciplinaridade como processo de ensino-aprendizagem no 1ºCEB
Orientador de Joana Simão
Mestrado em Educação Pré-escolar e 1CEB (Mestrado)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2022 - 2022 O plano individual de trabalho e o tempo de estudo autónomo como promotores da autonomia dos alunos no 1º ciclo do ensino básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2022 - 2022 Relações Interpessoais entre Crianças em Jardim de Infância
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2020 - 2020 Espaços pedagógicos promotores de aprendizagens à luz da pedagogia-em-participação
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2020 - 2020 Importância de desenvolver a autonomia em Educação Pré-Escolar: Contributo do Educador e das suas rotinas no contexto educativo
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2019 - 2019 Intervenção precoce na infância: Um olhar sobre a prevenção
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2019 - 2019 Inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais no Jardim de Infância
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2019 - 2019 O papel da criança no Jardim de Infância
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2018 - 2018 "As especificidades do papel do educador de infância em jardim de infância na perspectiva da pedagogia-em-participação"
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2018 - 2018 "Autorregulação - o que é isso? Preciso disso para brincar?"
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2018 - 2018 "A Importância do Educador de Infância em Contexto Hospitalar Oncológico"
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2018 - 2018 "A Pedagogia uma vivência Plena da Prática Profissional em Educação de Infância"
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2018 - 2018 "A importância da brincadeira para o desenvolvimento da criança. Enfoque na área da casinha"
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2017 - 2017 A importância de um ambiente educativo promotor da brincadeira livre
Orientador
Educação de Infância (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2017 - 2017 A Articulação das Artes Visuais com outras Áreas de Conteúdo
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2017 - 2017 O Papel do Educador de Infância na Inclusão de Crianças com Necessidades Educativas Especiais em Jardim-de-Infância
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2017 - 2017 "A articulação das Artes Visuais com outras áreas de conteúdo"
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2017 - 2017 "A importância de um ambiente educativo promotor da brincadeira livre"
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2017 - 2017 "O Papel do Educador de Infância na Inclusão de Crianças com Necessidades Educativas Especiais em Jardim-de-Infância"
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2015 - 2015 Diferenciação Pedagógica:Ver para além do visivel
Coorientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2014 - 2014 Famílias e profissionais perspetivando qualidade em creche: um estudo de caso em contextos diferenciados
Coorientador
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 Famílias e profissionais perspetivando qualidade em creche: um estudo de caso em contextos diferenciados
Coorientador
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2012 - 2012 Tornar cada Família Especial
Orientador
Mestrado em Educação Especial - domínio da Intervenção Precoce (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2012 - 2012 O Modelo Touchpoints na construção de laços entre Creche e Família
Orientador
Mestrado em Educação Especial - domínio da Intervenção Precoce (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2012 - 2012 Práticas de Intervenção Precoce em Contexto de Creche e Jardim-de-Infância Perceção dos Educadores de Infância
Orientador
Mestrado em Educação Especial - domínio da Intervenção Precoce (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2012 - 2012 O Papel do Educador de Educação Regular Numa Equipa de Intervenção Precoce
Orientador
Mestrado em Educação Especial - domínio da Intervenção Precoce (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2012 - 2012 A Intervenção Precoce: as forças das mães de crianças com paralisia cerebral
Orientador
Mestrado em Educação Especial - domínio da Intervenção Precoce (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2012 - 2012 Percurso em Intervenção Precoce
Orientador
Mestrado em Educação Especial - domínio da Intervenção Precoce (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2012 - 2012 Envolvimento parental no Jardim de Infância e no Primeiro Ciclo – construindo uma perspetiva preventiva em Intervenção Precoce e Educação Especial
Orientador
Mestrado em Educação Especial - domínio da Intervenção Precoce (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2012 - 2012 A importância da parceria com a família nas práticas dos educadores de infância
Orientador
Mestrado em Educação Especial - domínio da Intervenção Precoce (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2012 - 2012 Modelo centrado na família - Um contributo da intervenção precoce à educação de infância. Valência de jardim de infância
Orientador
Mestrado em Educação Especial - domínio da Intervenção Precoce (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2012 - 2012 Modelo centrado na família - Um contributo da intervenção precoce à educação de infância em contexto de creche
Orientador
Mestrado em Educação Especial - domínio da Intervenção Precoce (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2012 - 2012 Prematuridade e muito baixo peso à nascença. Rede de apoio - entre mães na neonatología
Orientador
Mestrado em Educação Especial - domínio da Intervenção Precoce (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2012 - 2012 Inclusão de uma Criança com Perturbação do Espectro do Autismo – impacto no grupo de pares. Um Estudo de Caso
Orientador
Mestrado em Educação Especial - domínio da Intervenção Precoce (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2012 - 2012 Que é feito das nossas crianças e famílias? Percurso escolar de crianças com necessidades educativas especiais apoiadas pela Intervenção Precoce de Odemira: As vozes das famílias
Orientador
2012 - 2012 A Importância da Intervenção Precoce na Formação do Autoconceito
Orientador
2011 - 2011 Intervenção Precoce – um caminho de aprendizagem
Orientador
Mestrado em Educação Especial - domínio da Intervenção Precoce (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2011 - 2011 Projecto de Intervenção Centrado na Família. Projecto EAF – Espaço de Acompanhamento à Família
Orientador
Mestrado em Educação Especial - domínio da Intervenção Precoce (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2011 - 2011 Promoção do Desenvolvimento da Linguagem em Educação Pré-Escolar, numa sala de 3 anos
Orientador
Mestrado em Educação Especial - domínio da Intervenção Precoce (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2010 - 2010 A importância de um Projecto Educativo de elevada qualidade em educação pré-escolar como componente básica para o sucesso da Inclusão Educativa
Orientador
Mestrado em Dificuldades de Aprendizagem e Desenvolvimento Sócio-Cognitivo (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018 - 2018 II encontro - A formação de educador@s e professor@s na UniverCidade de Évora
Encontro (Membro da Comissão Científica)
2017 - 2017 Addressing and Supporting Family and Child Wellbeing |15 years of Touchpoints in Portugal
Conferência (Outra)
2016 - 2016 Love Synapses – Building strong Children, Families and Communities
Conferência (Outra)
2016 - 2016 Crianças Felizes: Desenvolvimento e Bem-Estar na Infância
Conferência (Membro da Comissão Científica)
2015 - 2015 Diversity and Education – Current Challenges
Conferência (Membro da Comissão Científica)
2014 - 2014 1º Encontro do Bebé e da Família
Encontro (Membro da Comissão Científica)
2013 - 2013 Valuing Baby and Family Passion Towars a Science of Happiness-Towars a Science of Happiness
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
2004 - 2004 “As cem linguagens da criança” – Exposição das Creches e Jardins de Infância do Município de Reggio Emília
Exposição (Outra)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/09/02 - Atual Moderadora da mesa "Áreas de experiência e aprendizagem: Bem-estar, vinculação e desenvolvimento emocional em creche."
Conferência
XXX Ser Bebé “Rumo a um novo paradigma na educação de infância”
Associação de Profissionais de Educação de Infância, Portugal
2024/04/20 - Atual Comentadora e relatora das Conclusões das “V Jornadas da Primeira Infância | Educação das crianças 0 – 3 anos – Desafios para profissionais e famílias"
Conferência
V Jornadas da Primeira Infância | Educação das crianças 0 – 3 anos – Desafios para profissionais e famílias
Câmara Municipal de Cascais, Portugal
2023/12/04 - 2023/12/04 Oradora na Mesa Redonda: educação inclusiva. De que falamos afinal?.
Encontro
V Encontro: “Percursos...” Semana da Inclusão Educação inclusiva. De que falamos afinal?
Câmara Municipal de Cascais, Portugal
2023/11/16 - 2023/11/16 Workshop "Educação de Infância In & Out - Refletindo sobre os desafios na gestão do espaço e do tempo"
Oficina (workshop)
Educação de Infância In & Out - Desafios na gestão do espaço e do tempo
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2023/11/16 - 2023/11/16 Mediadora na Conferência Educação de Infância In & Out - Desafios na gestão do espaço e do tempo
Conferência
Educação de Infância In & Out - Desafios na gestão do espaço e do tempo
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2023/11/07 - 2023/11/07 Moderadora “Arquitetura e Educação De Infância: Construir o Presente e o Futuro - On Future Projects” Arquiteto Takaharu Tezuka, Nova School of Business and Economics, Carcavelos.
Seminário
"ARQUITETURA E EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA: CONSTRUIR O PRESENTE E O FUTURO - On Future Projects"
Câmara Municipal de Cascais, Portugal
2023/10/20 - 2023/10/20 Moderadora “Conversa com Pais: Como fazer melhor na IPI?”
Congresso
XIV Congresso Nacional de Intervenção Precoce
Associação Nacional de Intervenção Precoce, Portugal
2023/10/17 - 2023/10/17 Comentadora Painel Perceções sobre os primeiros anos.
Encontro
Big Meeting 2.0 Os Primeiros Anos contam! e agora?
Fundação Nossa Senhora do Bom Sucesso, Portugal
2023/06/26 - 2023/06/26 Comunicação "Intervenção Precoce: Diálogos entre Práticas de Ajuda Eficaz e o Modelo Touchpoints." Organização da Equipa Local de Intervenção Precoce do Seixal.
Encontro
II Encontro Ser e Agir nos Primeiros anos – complexidades e desafios.
2023/06/22 - 2023/06/22 Diálogo com Pais – aprendendo a acolher, escutar e capacitar com o Modelo Touchpoints. Encontro formativo Alicerces – cuidar dos 0 aos 2 anos.
Encontro
Encontro formativo Alicerces – cuidar dos 0 aos 2 anos.
2023/02/28 - 2023/02/28 Comunicação: "Devagar que tenho pressa: importância do vagar no começo da vida."
Encontro
7º ciclo de conversas Sígea “Ensinar, aprender, avaliar: novos paradigmas, novos desafios”.
2023/02/24 - 2023/02/24 Comunicação: Intervenção Precoce e Educação de Infância – pontos de luz para o diálogo e ação pedagógica.
Encontro
Encontro “Nós e Laços… teorias e práticas!”.
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2017 Rethinking professional development for a transcultural and inclusive Early Childhood Intervention
Simpósio
2016 - 2016 Professionals, organizations, and systems of care working together to enhance parenting throughout the first Touchpoints in life
Congresso
2016 - 2016 O Desafio da Educação nos Primeiros Tempos de Vida
Conferência
2016 - 2016 Formação em Intervenção Precoce na Infância – Práticas Recomendadas de Formação
Conferência
2015 - 2015 Formação em Intervenção Precoce na Infância - viabilizando o encontro entre visão e realidade
Encontro
Projeto de suporte e rede para a Inclusão de Pais de crianças/jovens com NEE e Profissionais de Educação
Câmara Municipal de Cascais, Portugal
2015 - 2015 Parents place in training “Nothing about us without us”. Eurlyaid European Conference, Inclusive Practices for Young Children with Multiple and Severe Disabilities: Challenges For Families and Professionals in Early Childhood Interventions
Congresso
2015 - 2015 Formação superior em Intervenção Precoce na Infância em Portugal – Estado da arte e a arte do Estado
Conferência
International Conference Diversity and Education – Current Challenges
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2015 - 2015 Parents place in training “Nothing about us without us”.
Congresso
2014 - 2014 Intervenção Precoce – do conceito à prática
Encontro
1º Encontro do Bebé e da Família, “Aprender a ler com os bebés”
ACES Sotavento, ARS Algarve, Portugal
2014 - 2014 1º Encontro do Bebé e da Família, “Aprender a ler com os bebés”
Encontro
1º Encontro do Bebé e da Família, “Aprender a ler com os bebés”
ACES Sotavento, ARS Algarve, Portugal
2014 - 2014 Touchpoints e Educação no ciclo de vida do Bebé, da Criança e da Família
Encontro
1º Encontro do Bebé e da Família, “Aprender a ler com os bebés”
ACES Sotavento, ARS Algarve, Portugal
2014 - 2014 Establishing Recommended Practices for Early Childhood Intervention training and professional development a study on training conducted in Portugal and the UK
Conferência
14th World Congress of the World Association for Infant Mental Health (WAIMH)
World Association for Infant Mental Health (WAIMH), Reino Unido
2014 - 2014 Understanding Key Working training through the voices of trainers, providers and families.
Conferência
International Conference Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Needs
CEC/DISES, Portugal
2013 - 2013 Case study of an organization - The role of Resource Centers for Inclusion.
Seminário
BA (Hons) in Early Childhood Studies. Module Research Methods in Childhood Studies.
Institute of Education, University of Warwick, Reino Unido
2013 - 2013 Touchpoints e Educação no Ciclo de Vida de Crianças e Famílias.
Seminário
Curso de Aperfeiçoamento Pós-Graduado em Ciências do Bebé e da Família
Fundação Brazelton Gomes Pedro para as Ciências do Bebé e da Família, Portugal
2013 - 2013 Ciências da Educação e Ciências do Bebé e da Família
Congresso
Curso de Aperfeiçoamento Pós-Graduado em Ciências do Bebé e da Família. Módulo 2
Fundação Brazelton Gomes Pedro para as Ciências do Bebé e da Família, Portugal
2013 - 2013 Valuing Baby and Family Passion Towars a Science of Happiness-Towars a Science of Happiness
Conferência
Conferência Internacional Valuing Baby and Family Passion Towars a Science of Happiness-Towars a Science of Happiness
Fundação Brazelton Gomes Pedro para as Ciências do Bebé e da Família, Fundação Calouste Gulbenkian, Universidade de Lisboa, Portugal
2013 - 2013 Linguagem e Linguagens
Seminário
VI Curso de formação - O Bebé Competente e os Desafios Educativos
Fundação Maria Ulrich, Portugal
2013 - 2013 Early Intervention to Promote Child Development and Mental Health: From Institutional Care to Family Environment
Conferência
Early Intervention to Promote Child Development and Mental Health: From Institutional Care to Family Environment
Saint-Petersburg State University; International Society on Early Intervention, Rússia
2012 - 2012 Early Intervention and well-being – recognizing what we bring into the interaction (The Brazelton Touchpoints Approach)
Seminário
Education and Wellbeing: a one-off seminar series
Anglia Ruskin University, Reino Unido
2012 - 2012 Investigação em Intervenção Precoce - um caminho na promoção do desenvolvimento, numa perspectiva sistémica da Educação Especial.
Congresso
UIED FCT UNL, Portugal
2012 - 2012 Linguagem e Linguagens
Seminário
O Bebé Competente e os Desafios Educativos
Fundação Maria Ulrich, Portugal
2012 - 2012 Touchpoints em Educação: Um compromisso para o futuro de crianças e famílias.
Encontro
Jardim Infantil Popular da Pontinha, Portugal
2012 - 2012 O impacto do Modelo Touchpoints na formação de profissionais em Intervenção Precoce
Congresso
9º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde
2012 - 2012 Famílias e Profissionais perspectivando qualidade em creches
Congresso
12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2012 - 2012 Ecology of professional development and research in Early Childhood Intervention.
Conferência
1st International Early Childhood Intervention Conference| Eurlyaid Annual Conference.
Eurlyaid, Portugal
2011 - 2011 Families and Professionals' Perceptions on Childcare Quality: Different Standpoints?
Outro
European conference on Educational Research – Urban Education
Freie Universitat, Alemanha
2011 - 2011 Famílias e profissionais perspetivando qualidade em educação de infância: um estudo de caso em contextos diferenciados
Congresso
XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Investigar, Inovar e Desenvolver - Desafios das Ciências da Educação.
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2011 Developing a Masters Degree Curriculum for Early Intervention Professionals in Portugal
Conferência
Third Conference of the International Society on Early Intervention
International Society on Early Intervention, Estados Unidos
2011 - 2011 A emergência de uma cultura de prevenção
Seminário
Seminário da CPCJ de Lisboa Oriental “10 anos. e agora?”
CPCJ de Lisboa Oriental, Portugal
2011 - 2011 Touchpoints em Educação: Um compromisso para o futuro de crianças e famílias
Encontro
Touchpoints em Educação: Um compromisso para o futuro de crianças e famílias
Assistência Infantil de Santa Isabel, Portugal
2011 - 2011 Práticas eficazes em sala de aula para a inclusão – desenvolvendo uma educação de qualidade para todos.
Seminário
Seminário “Caminhos para a Inclusão"
Câmara Municipal de Cascais, Portugal
2010 - 2010 Case study of an organization - The role of Resource Centers for Inclusion.
Congresso
Council for Exceptional Children - 2010 Convention & Expo
Council for Exceptional Children, Estados Unidos
2010 - 2010 O Coração da Inclusão e Educação Especial hoje: Impacto na formação de Educadores e Outros Profissionais.
Seminário
“Encontro(s) e Desencontros da Deficiência Intelectual"
2010 - 2010 O coração da Intervenção Precoce no tempo presente – impacto na formação de Educadores.
Encontro
Encontro em Intervenção Precoce
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2010 - 2010 Que lugar tem a Educação Especial no Ensino Regular? Quem tem acesso?
Encontro
1º Encontro de Educação Especial
Comissão Social Inter-Freguesias de Santa Maria de Belém e de São Francisco Xavier, Portugal
2010 - 2010 Intervenção Precoce – Um compromisso para o futuro de crianças e famílias…
Seminário
Desenvolvimento Infantil e Educação
Curso de Mestrado Integrado em Medicina/Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Portugal
2010 - 2010 Formar Educadores Inclusivos – o acontecimento do encontro com o Outro.
Conferência
XVIII Colóquio “Deontologia, Ética e Valores na Educação - Utopia e Realidade”
AFIRSE, Portugal
2009 - 2009 O Papel das Instituições de Educação Especial enquanto Centros de Recursos para a Inclusão.
Congresso
Congresso Internacional “Perturbações do Desenvolvimento da Infância à Idade Adulta”.
Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil, Portugal
2009 - 2009 Funcionalidade humana e tutoria: articulando perspectivas conceptuais
Congresso
Conference A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência - Um desafio para a igualdade e autonomia.
Instituto Nacional de Reabilitação, Portugal
2009 - 2009 Qualidade em Educação – Um olhar Europeu
Conferência
Colóquio “Investigação e Qualidade em Respostas Sociais”, Comemoração do 175º Aniversário da Fundação D. Pedro IV.
Fundação D. Pedro IV, Portugal
2009 - 2009 O singular caso do Estudo de Caso - Narrativa de um percurso
Seminário
Seminários de Investigação
Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento - Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, Portugal
2008 - 2008 Funcionalidade Humana em Perspectiva
Congresso
Congresso Internacional de Funcionalidade Humana [International Congress on Human Functionality]
Fundação LIGA, Portugal
2008 - 2008 Tutoria - A mobilização de uma organização aprendente na construção de um sentido colectivo para as competências específicas do tutor [Tuturing: mobilizing a learning organization for building a collective sense about tutor’s competences].
Congresso
XVI International Conference Tutoria e Mediação – Novos desafios à investigação educacional
AFIRSE, Portugal
2008 - 2008 Touchpoints em educação
Encontro
XV Jornadas de Pediatria - Políticas, práticas e atitudes - As expectativas da criança
Departamento da Criança e da Família do H.S.M., Portugal
2008 - 2008 As Necessidades Educacionais da criança
Seminário
Introdução à Medicina da Criança e da Família, Portugal
2008 - 2008 Os serviços de educação no ciclo da vida
Seminário
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
2008 - 2008 A mobilização de uma organização aprendente na construção de um sentido colectivo para as competências específicas do tutor
Conferência
XVI Colóquio da AFIRSE – Tutoria e mediação: novos desafios à investigação educacional
AFIRSE, Portugal
2008 - 2008 Pare, escute e… brinque! - Projecto Grupos “Pró-brincar” do Programa de Intervenção Precoce da Fundação LIGA
Congresso
I Congresso em Estudos da Criança-Infâncias Possíveis Mundos Reais
Universidade do Minho, Instituto de Estudos da Criança, Portugal
2007 - 2007 Liga Portuguesa dos Deficientes Motores - De Instituição de Reabilitação e Educação Especial a Centro de Recursos Sociais e a Fundação - Estudo de Caso de uma organização.
Encontro
IV Encontro de Investigação em Psicologia Social e Organizacional – ISCTE
ISCTE, Portugal
2007 - 2007 Mapear Conceitos - tecendo a investigação
Congresso
XV Colóquio da AFIRSE - Complexidade: um novo paradigma para investigar e intervir em educação?
AFIRSE, Portugal
2006 - 2006 The Role of Resource Centres in supporting Inclusion. Case Study – Liga Portuguesa dos Deficientes Motores – Centro de Recursos Sociais - From a Special Education and Rehabilitation Institution to a Resource Centre for the Community
Conferência
Early Childhood in 2006 Reflections on Practice and Policy
National Childrens Bureau, Reino Unido
2005 - 2005 Les politiques européennes en faveur des jeunes enfants handicapés – Les réalités de terrain ici et ailleurs - Politiques et pratiques de l’Inclusion d’enfants avec Besoins Educatifs Particuliers, au Portugal
Seminário
Université d’été
Université Victor Segalen-Bordeaux 2, França
2005 - 2005 Sociedade e educação hoje – mudanças e desafios na construção de uma escola para todos
Seminário
Mestrado em Educação de Infância
Universidade de Évora, Portugal
2004 - 2004 Early Childhood Education in Portugal
Seminário
Seminário ERASMUS
Queen Maud’s College, Noruega
2003 - 2003 Brincar
Seminário
Seminário da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas
Associação Portuguesa de Fisioterapeutas, Portugal
2003 - 2003 Escola Aberta à comunidade
Encontro
Encontro Formativo - Casas de S. Vicente de Paulo
Casas de S. Vicente de Paulo, Portugal
2003 - 2003 Conciliar vida familiar e profissional
Encontro
1º encontro do CBEI – “O valor dos tempos”
CEBEI, Portugal
2003 - 2003 O Projecto Próbrincar - Parceria com Pais de crianças com NEE. “Un’esperienza di condivisione educativa tra famiglie”
Conferência
Conferência - 1ª Semana da Família da Cidade de Bolonha
Câmara Municipal de Bolonha, Itália
2002 - 2002 Early Childhood Education in Portugal
Seminário
Seminário ERASMUS
Universidade de Hogskolan I Boras, Suécia

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/12/12 Crescer em Grande! Intervention: promoting universal Parenting Support in Primary Care
Arguente principal
Filipa Alexandra Julião Fareleira Alves dos Santos (Doutoramento)
2024/10/24 O processo de articulação entre a Equipa Local de Intervenção Precoce e a Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva na transição da Educação Pré-Escolar para o Primeiro Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Sílvia Alexandra Ribeiro Ferreira (Doutoramento)
2024/05/06 Crianças com necessidades especiais: processos de inclusão e relação com os pares em contexto pré-escolar
Arguente principal
Maria da Silva Torres (Outro)
Universidade do Minho, Portugal
2023/12/19 O papel do educador na organização do ambiente educativo.
Arguente principal
Sara Santos (Mestrado)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2023/12/19 Contributos da organização e dinâmica da rotina para o desenvolvimento da independência e da autonomia das crianças em educação pré-escolar.
Arguente principal
Tânia Paiva (Mestrado)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2023/12/19 Cuidar e educar na educação pré-escolar: Um processo pedagógico de diferenciação.
Presidente do júri
Any Barreto (Mestrado)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2023/07/28 O professor como mediador na construção das aprendizagens.
Presidente do júri
Madalena Cunha (Mestrado)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2023/07/27 Participação ativa: um olhar atento sobre o caminho de aprendizagem da criança.
Arguente principal
Marta Alves (Mestrado)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2023/07/27 A resolução de conflitos entre crianças em idade pré-escolar.
Presidente do júri
Catarina Silva (Mestrado)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2023/07/27 A participação das crianças em contextos de educação pré-escolar.
Presidente do júri
Ana Azevedo (Mestrado)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2023/07/27 O papel do educador na gestão de conflitos.
Presidente do júri
Rita Valada (Mestrado)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2023/07/19 A transição entre a educação pré-escolar e o primeiro ciclo do ensino básico - conceções e práticas de educadores de infância e de professores do primeiro ciclo.
Arguente
Carla Costa Fernandes (Doutoramento)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2023/07/07 Os contributos da organização do ambiente educativo e do papel do Educador de Infância na promoção da autonomia das crianças
Arguente principal
Maria Menezes (Mestrado)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2023/05/25 Retenção escolar no 1º Ciclo de Educação Básica: aspetos académicos, cognitivos e socioafetivos envolvidos na tomada de decisão.
Presidente do júri
Natalie Nóbrega dos Santos (Doutoramento)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2023/04/21 From the playground to the demos: Familiarization of children with democratic practices in Mexico and Portugal. MA in Governance, Leadership and Democracy Studie.
Arguente principal
Susana Patrícia Romero Uribe (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Estudos Políticos, Portugal
2017 Gravidez e mudança catastrófica: três estudos de caso Filipa Bouhon Valente Rosa Falcão Borges Rosado (Doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2016 Na creche também se educa um outro olhar na relação Educador-Bebé Maria Felícia Prudêncio Calado Gameiro (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2015 Tornar-se mãe, tornar-se pai e tornar-se bebé numa gravidez de risco Henriqueta Maria Ramalhinho Ginja da Costa Martins (Doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2015 Pacifier – Construção e aplicação de um programa para pais nos cuidados de saúde primários Maria José Fonseca Costa Pereira Luís (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2015 Intervenção Precoce – Estudo sobre a implementação de um programa de transição Hospital-Domicílio destinado a bebés prematuros Sandra Otília Canteiro Horta (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2014 A inclusão do Aluno com Perturbações do Espectro do Autismo na Escola Regular – quatro Estudos de Caso Maria Cristina Neves Machado (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2014 Hábitos de sono das crianças em idade pré-escolar, seus comportamentos durante os acordares noturnos e estratégias adotadas pelos pais Fátima Maria Monteiro Silva Coimbra (Mestrado)
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal
2014 Prematuridade, Conhecimento Sobre o Desenvolvimento Infantil e Sentimento de Competência Parental: Um Estudo Comparativo Entre Crianças Prematuras e de Termo, em Idade Pré-Escolar Liliana Duarte Fontinha (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2014 Ser irmão de uma criança com Perturbação do Espectro do Autismo: uma partilha de sentimentos, necessidades e experiências Ana Patrícia Leonardo (Mestrado)
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal
2014 O Educador de Infância Portador de Deficiência Motora Susana Filipa Rodrigues dos Santos (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2013 Prática de “Expressão pelo Movimento” no Pré-Escolar Sónia Patrícia Limpo (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2013 A construção de uma parentalidade confiante: influências do Modelo Touchpoints na relação educador-família Ana Sofia Duarte Castelão (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013 O Impacto do Modelo Touchpoints nas representações do Educador Débora Raquel Moreira Pinto (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2012 Olhar a leitura-literatura para a infância: perspectivas, contextos e práticas Bárbara Duque (Outro)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2011 Relatório de Estágio Profissionalizante em Intervenção Precoce no Centro Paroquial de São Domingos de Rana Melissa Ramalho (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2011 Relatório de Estágio Profissionalizante em Intervenção Precoce no Centro Paroquial de São Domingos de Rana Rita Bojada Neto (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2011 A intervenção TOUCHPOINTS pré e pós-natal e o seu impacto na percepção materna pós-natal, na relação mãe-bebé e na vinculação do bebé à mãe Leopoldo José Leonardo Gonçalves Leitão (Outro)
Universidade de Lisboa, Portugal
2010 As actividades de Enriquecimento Curricular no Currículo do 1º Ciclo do Ensino Básico - Uma abordagem considerando a opinião dos destinatários Maria da Soledade Estrí¬bio (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2010 Contribuição da experiencia artística para o desenvolvimento de uma consciência pessoal no sujeito com deficiência motora Pedro Almeida (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2010 NEE: Inclusão e Relação Escola-Família Regina Cláudia Dinis Coelho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024/04/01 - Atual VIII EIPE - Encontro de Investigação e Práticas em Educação 2024 Escola Superior de Educação de Coimbra
2025/09/02 - 2025/09/05 Advancing comprehensive early childhood intervention What parents, professionals, science, and national systems can tell us ISCTE

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2024/11/13 - 2026/11/30 Membro convidado do grupo de trabalho do projeto europeu “Melhorar a qualidade da educação e dos cuidados na primeira infância através do reforço da governação, da monitorização e da avaliação”. Este é um projeto multinacional que envolve a Bulgária e Portugal, tem a duração de 2 anos, sendo financiado pela União Europeia, e implementado pela UNICEF. Sendo um projeto colaborativo, conta com a participação de profissionais, parceiros sociais, investigadores, associações de profissionais, fundações e outras entidades. ISPA-Instituto Universitário, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2021/09/16 - Atual Orientações Pedagógicas em Creche Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2020/09/16 - Atual Seminário transdisciplinar e de desenvolvimento curricular Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1CEB (Mestrado) ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2020/02/28 - Atual Intervenção Precoce Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado) ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2020/02/16 - Atual Intervenção Precoce Mestrado integrado em Psicologia (Mestrado) ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2020/02/16 - Atual Prática Supervisionada em EPE Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1CEB (Mestrado) ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2019/09/20 - Atual Seminário transdisciplinar Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado) ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2018/09/15 - Atual Prática Supervisionada em Jardim de Infância Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado) ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2018/02/01 - Atual Intervenção Precoce e Necessidades Educativas Especiais Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2018/02/01 - 2020/06/30 Inclusão e Diferenciação Pedagógica Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado) ISPA-Instituto Universitário, Portugal
2015 - 2015 7ª Edição do Curso Intensivo em Touchpoints Extensão e divulgação científica (Curso médio)
2014 - 2014 O Cérebro que aprende - Cérebro Emocional Outra (Curso médio)
2014 - 2014 Formação Avançada em Comportamento Fetal e Neonatal Outra (Curso médio) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2014 - 2014 CURSO INTRODUTÓRIO AO NEURO-COMPORTAMENTO DO BEBÉ/AVALIAÇÃO NEUROCOMPORTAMENTAL DO RECÉM-NASCIDO E PARTILHA COM A FAMÍLIA ("NBAS"/"NBO") Aperfeiçoamento (Curso médio)
2012 - 2012 Práticas Reflexivas em Touchpoints Aperfeiçoamento (Curso médio) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2012 - 2012 A importância do Modelo Touchpoints na (nossa) formação Extensão e divulgação científica (Curso médio) Instituto Superior de Educação e Ciências_ISEC, Portugal
1999/09 - 2011/12 Técnicas de Aprendizgem e Análise da Tarefa Cognitiva (Outros) Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
1999/09 - 2011/12 Psicopedagogia das Necessidades Educativas Especiais (Outros) Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
1999/09 - 2011/12 Teorias de Aprendizagem e Dificuldades de Aprendizagem (Outros) Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
1999/09 - 2011/12 Questões da Necessidades Educativas Especiais (Outros) Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
1999/09 - 2011/12 A Escola Inclusiva: Filosofia e Enquadramentos legais (Outros) Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
1999/09 - 2011/12 Parcerias Educativas na Escola Inclusiva (Outros) Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
1999/09 - 2011/12 Conceitos Básicos em Intervenção Precoce (Outros) Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
1999/09 - 2011/12 Trabalho em equipa transdisciplinar - dimensões e processos básicos (Outros) Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
1999/09 - 2011/12 Equipas de Intervenção Precoce – funções e papeis (Outros) Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
1999/09 - 2011/12 Projecto de Investigação em Intervenção Precoce (Outros) Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
1999/09 - 2011/12 Investigação em Educação (Outros) Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2023/04/30 Licenciatura em Educação Básica Aprender a crescer com as crianças Revista Fórum Estudante.

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2024/10/10 - Atual Podcast “Nós Percebemos” - EP#1 – Primeiros Anos: O Futuro Começa na Infância Primeiros Anos: O Futuro Começa na Infância
2023/05/23 - Atual Canal Cascais Lançamento do livro "Crescer por Inteiro em Cascais"
2023/05 - 2023/05 Canal Parlamento Uma política para a infância

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2011/01 - Atual APEI – Associação Professional de Educadores de Infância
2010/04 - Atual Council for Exceptional Children – The Division for Early Childhood
2009/06 - Atual International Society on Early Intervention

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2023/06/01 - 2023/09/28 Comissão Científica do XIV Congresso Nacional de Intervenção Precoce, ANIP, 27 e 28 de setembro, Coimbra.
Membro
Associação Nacional de Intervenção Precoce, Portugal
2023/01/01 - 2023/07/18 Comissão Organizadora - I Colóquio Internacional de Reflexão sobre Práticas Integradas em Educação (I CIRPIE). Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra e Ispa – Instituto Universitário; 17 e 18 de julho de 2023. https://eventos.esec.pt/icirpie/index.php/comissoes/
Membro
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2023/01/01 - 2023/05/26 Comissão Científica do II Congresso OFEI - Observatório para o Futuro da Educação de Infância na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, 24, 25 e 26 de maio de 2023.
Membro
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2023/02/03 - 2023/02/04 Comissão Científica - VII Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (ENJIE). Desafios Atuais na Investigação em Educação: Agendas Emergentes. 3 e 4 de fevereiro de 2023. https://www.fpce.up.pt/viienjie/organizacao/
Membro
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2009/01 - 2011/01 Membro de Conselho Directivo
Membro
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024/05/01 - 2024/05/31 Frontiers in Pediatrics
2024/04/01 - 2024/04/30 Child Studies Research Centre on Child Studies (CIEC) - University of Minho, Portugal
Distinções

Outra distinção

2024 Sócio Honorário