Identification
Personal identification
- Full name
- Ana Teresa Correia de Brito Nascimento
Citation names
- Brito, A. T.
- Nascimento, A.T.
- Brito Nascimento, A. T.
Author identifiers
- Ciência ID
- C519-8CEE-2C8F
- ORCID iD
- 0000-0002-5699-808X
- Scopus Author Id
- 57201776684
Email addresses
- ana.brito@ispa.pt (Professional)
- anateresa.brito@ispa.pt (Professional)
Telephones
- Telephone
-
- 218 811 00 (Professional)
Addresses
- Rua Jardim do Tabaco, 34, 1149-041 , Lisboa, Lisboa, Portugal (Professional)
Websites
- https://www.edunova-ispa.org/research-team/integrated-members/ (Professional)
Knowledge fields
- Social Sciences - Educational Sciences
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
English | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | |
French | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Intermediate (B1) | Advanced (C1) | |
Italian | Intermediate (B1) | Intermediate (B1) | Beginner (A1) | Intermediate (B1) | |
Spanish; Castilian | Beginner (A1) | Intermediate (B1) | Beginner (A1) | Intermediate (B1) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2024/01/17
Concluded
|
Escola de Educação (Título de Agregado)
Major in Intervenção Precoce
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
Aprovada por unanimidade |
2012/01/01 - 2015/09/30
Concluded
|
Pós-doutoramento em Educação (Pós-doutoramento)
Major in Ciências da Educação
Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal
|
|
2005 - 2009
Concluded
|
Doutoramento em Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Liga Portuguesa dos Deficientes Motores: de Instituição de Educação Especial e Reabilitação a Centro de Recursos, de Centro
de Recursos a Fundação: estudo de caso de uma organização. " (THESIS/DISSERTATION)
|
Aprovado por unanimidade |
2000 - 2003
Concluded
|
Ciências da Educação - Orientação da Aprendizagem (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
"Política de inclusão e formação inicial dos educadores de infância – até que ponto os planos de estudo das Escolas Superiores
de Educação contribuem para uma política de inclusão? " (THESIS/DISSERTATION)
|
Muito bom |
1997 - 1999
Concluded
|
Curso de Ensino Superior Especializado (CESE) em Educação Especial (Licenciatura)
Instituto Piaget, Portugal
"Avaliação do PEI – Versão para crianças dos 6 aos 9 anos. Avaliação do Programa de Enriquecimento Instrumental em estudantes
com e sem problemas de aprendizagem, na versão experimental de Dori Gamazo, segundo o Programa de Reuven Feuerstein " (THESIS/DISSERTATION)
|
18 |
1983 - 1986
Concluded
|
Educação de Infância (Bacharelato)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
|
15.5 |
Affiliation
Science
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2022/01/01 - Current | Researcher (Research) | ISPA-Instituto Universitário, Portugal |
ISPA-Instituto Universitário, Portugal | ||
2021 - 2021 | Researcher (Research) | Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal | ||
2009/01 - 2020 | Researcher (Research) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
UIED FCT UNL, Portugal |
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2020/09/04 - Current | Assistant Professor (University Teacher) | ISPA-Instituto Universitário, Portugal |
ISPA-Instituto Universitário, Portugal | ||
2016/01 - 2020/07/31 | Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal |
2016/09/01 - 2019/07/31 | Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal |
2016 - 2019 | Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal |
2016 - 2019 | Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal |
1999/09 - 2011/12 | Teacher Coordinator (Polytechnic Teacher) | Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal |
Other Careers
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
1999/09 - 2001/07 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Liga Portuguesa dos Deficientes Motores - Centro de Recursos Sociais, Portugal |
1992/09 - 1999/07 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Centro de Psicologia e Pediatria de Cascais, Portugal |
Positions / Appointments
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2022/09/01 - Current | Diretora da Escola de Educação | ISPA-Instituto Universitário, Portugal |
ISPA-Instituto Universitário, Portugal | ||
2019 - Current | Codireção Mestrado em Educação Pré-escolar | ISPA-Instituto Universitário, Portugal |
2010/01 - Current | Outro | Fundação Brazelton Gomes Pedro para as Ciências do Bebé e da Família, Portugal |
2019 - 2022/07 | Codireção Mestrado em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico | ISPA-Instituto Universitário, Portugal |
2018/09/01 - 2019/07/31 | President | Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal |
2016/09/01 - 2019/07/31 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal |
2016/09/01 - 2019/07/31 | Conselho pedagógico | Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal |
2018 - 2019 | President | Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal |
2018 - 2019 | President | Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal |
2016 - 2019 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal |
2016 - 2019 | Conselho pedagógico | Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal |
2016 - 2019 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal |
2016 - 2019 | Conselho pedagógico | Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal |
2016 - 2018 | Vice-President | Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal |
2016 - 2018 | Vice-President | Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal |
2016 - 2018 | Vice-President | Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal |
2010/01 - 2011/12 | Coordenador de Curso | Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal |
Others
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2022/03/01 - Current | Membro eleito do Grupo de Coordenação da Plataforma Crescer Melhor em Cascais em representação do Ispa – Instituto Universitário | Câmara Municipal de Cascais, Portugal |
2020/01 - Current | Membro da Mesa Administrativa | Santa Casa da Misericórdia de Cascais, Portugal |
2012/09 - 2020 | Outra Situação (Honorary Research Fellow) | University of Warwick, United Kingdom |
Centre for Educational Development, Appraisal and Research (CEDAR), United Kingdom | ||
1991/09 - 1992/07 | Outra Situação (Técnica) | Santa Casa da Misericórdia de Cascais, Portugal |
1989/09 - 1991/07 | Outra Situação (Técnica) | Liga Portuguesa dos Deficientes Motores - Centro de Recursos Sociais, Portugal |
1986/09 - 1989/07 | Outra Situação (Técnica) | Santa Casa da Misericórdia de Cascais, Portugal |
Projects
Grant
Designation | Funders | |
---|---|---|
2012 - 2015 | Establishing Recommended Practices for Early Childhood Intervention training and professional development - a study on training
conducted in Portugal and the UK
SFRH/BPD/84993/2012
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2005 - 2008 | Liga Portuguesa dos Deficientes Motores – Centro de Recursos Sociais - De Instituição de Reabilitação e Educação Especial
a Centro de Recursos Sociais. Construção activa de uma política de inclusão
SFRH / BD / 22914 / 2005
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2021/09/01 - Current | ProFormação 0-3 - Eixo Desenvolvimento e Educação - ProChild CoLab
Researcher
ProChild CoLAB, Portugal
|
Ongoing
|
2020/01/01 - Current | Desenvolvimento e Educação em Creche - Eixo Desenvolvimento e Educação - ProChild CoLab
Researcher
ProChild CoLAB, Portugal
|
Ongoing
|
2025/01/01 - 2026/06/30 | EduIn&Out - Quality in early childhood education and care: bridging indoor and outdoor environments and routines
2023.15201.PEX
10.54499/2023.15201.PEX
Researcher
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing
|
2023/01/01 - 2023/12/31 | EduIn&Out - Qualidade e organização do ambiente educativo em contextos de educação de infância
UIDB/04853/2020
Researcher
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida Centro de Investigação em Educação, Portugal |
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Concluded
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento
UID/CED/02861/2019
Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 2861 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI2861/2011
Universidade NOVA de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2006/01/01 - 2009/01/31 | LIGA PORTUGUESA DOS DEFICIENTES MOTORES - CENTRO DE RECURSOS SOCIAIS - DE INSTITUIÇÃO DE REABILITAÇÃO E EDUCA- ÇÃO ESPECIAL
A CENTRO DE RECURSOS SOCIAIS - CONSTRUÇÃO ACTIVA DE UMA POLÍTICA DE INCLUSÃO
SFRH/BD/22914/2005
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
Other
Designation | Funders | |
---|---|---|
2018/10/01 - 2021/07/31 | Validation of non-formal and informal learning in childminding, VALCHILD, ERASMUS+
Researcher
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
Concluded
|
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Conference abstract |
|
Conference paper |
|
Conference poster |
|
Journal article |
|
Magazine article |
|
Report |
|
Thesis / Dissertation |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2024/11/09 | CRECHE: Cuidar Respeitosamente; Educar Calorosamente; Honrar Equitativamente | X Encontro A PAR | Educação em Creche: os primeiros anos sob diferentes olhares
Associação A PAR (Lisboa, Portugal)
|
2024/10/26 | Saúde Mental e Parentalidade | 2º Jornadas da Saúde Mental
Centro Paroquial do Estoril (Cascais, Portugal)
|
2024/06/04 | Temperamento e a emergência da personalidade nos primeiros tempo de vida | II Encontro Pontes de Encontros. Emergência das Perturbações da Personalidade na Infância e Adolescência
Unidade de Saúde Local Gaia Espinho (Espinho, Portugal)
|
2024/02/24 | Celebrar a Diversidade em Educação de Infância: quando os desafios são oportunidades! | I Encontro de Educação em Marvila “Diversidade na Educação: Desafios e oportunidades”
(Lisboa, Portugal)
|
2024/02/17 | Diversidade e Inclusão nas Organizações | 1ª Jornada Educar Melhor em Cascais “Criatividade e agência na construção da escola aprendente”
Câmara Municipal de Cascais (Cascais, Portugal)
|
2022/09/16 | Direitos da Criança: do Não-lugar ao (Seu) Lugar – criação partilhada de sentido. | XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Lisboa)
|
2022/09/15 | Em busca da Educação de Infância nos planos de estudos da formação inicial docente em Portugal | XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Lisboa, Portugal)
|
2022/09/15 | Formação de Educadoras/es de Infância em Portugal: caracterização e desafios | XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Lisboa, Portugal)
|
2022/09/09 | Participação, reflexividade e trabalho colaborativo: (re)pensar o modelo pedagógico do ensino superior | Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação
Instituto de Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2022/07/14 | É impossível ser feliz sozinho – a força da prevenção e intervenção sistémicas. | Congresso Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva, CONLUBRA 2022
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2022/05/19 | The power of listening embraced by a systemic approach | Child in the City International Seminar – How to make children’s rights mainstream in local policy planning?
(Caascais)
|
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2023/01/01 - 2025/12/31 | Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: a capacitação docente para a gestão articulada e integrada das aprendizagens
Supervisor of Micaela Alexandra Glória da Silva
|
Programa Doutoral em Educação: ciclo de estudos em Doutoramento em Educação (PhD)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
2023/01/01 - 2025/12/31 | A voz do aluno em ação: espaço, público e influência
Supervisor of Tânia Francisco
|
Programa Doutoral em Educação: ciclo de estudos em Doutoramento em Educação (PhD)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
2024 - 2024 | Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: a capacitação docente para a gestão articulada e integrada das aprendizagens
Supervisor
|
Educação (PhD)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2024 - 2024 | A voz do aluno em ação: espaço, público e influência
Supervisor
|
Educação (PhD)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2024 - 2024 | PARA ALÉM DAS BARREIRAS: ESTRATÉGIAS PARA A PROMOÇÃO DE INCLUSÃO
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2024 - 2024 | Posso entrar na brincadeira? O papel do/a educador/a no brincar
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2024 - 2024 | TURMAS MISTAS NO 1.º CICLO: DINÂMICAS E O PAPEL DO PROFESSOR
Co-supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2024 - 2024 | A INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR - O desafio de acolher cada criança no grupo
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2024 - 2024 | SENTIMENTO DE PERTENÇA – CRESCENDO EM GRUPO
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2023 - 2023 | A Inclusão em Educação de Infância
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2023 - 2023 | Participação ativa: o caminho para uma prática de qualidade
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2023 - 2023 | A importância do domínio da educação física na educação pré-escolar
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2023 - 2023 | Interdisciplinaridade no 1.º ciclo: derrubar barreiras e criar pontes
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2023 - 2023 | Diferenciação pedagógica
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2023 - 2023 | RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA: ESTRATÉGIAS PARA UMA RELAÇÃO DE CONFIANÇA
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2023 - 2023 | O movimento e a sua influência na aprendizagem
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2022/01/01 - 2022/07/28 | Relações Interpessoais entre Crianças em Jardim de Infância
Supervisor
|
Mestrado em Educação Pré-escolar (Master)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
2022/01/01 - 2022/07/26 | Intencionalidade educativa: como nasce e onde vive?
Supervisor of Mariana Pais
|
Mestrado em Educação Pré-escolar (Master)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
2022/03/01 - 2022/07/25 | O Plano Individual de Trabalho e o Tempo de Estudo Autónomo como promotores da autonomia dos alunos no 1.º Ciclo do Ensino
Básico.
Supervisor of Joana Moura Preza
|
Mestrado em Educação Pré-escolar e 1CEB (Master)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
2022/03/01 - 2022/07/18 | A gestão de conflitos no quadro do Conselho de Cooperação
Supervisor of Ana Rita Vaz
|
Mestrado em Educação Pré-escolar e 1CEB (Master)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
2022/03/01 - 2022/07/18 | Diferenciação pedagógica: Caracterizar as conceções e as práticas de diferenciação pedagógica para o ensino inclusivo
Co-supervisor of Rita Pereira
|
Mestrado em Educação Pré-escolar e 1CEB (Master)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
2022/03/01 - 2022/07/12 | A transdisciplinaridade como processo de ensino-aprendizagem no 1ºCEB
Supervisor of Joana Simão
|
Mestrado em Educação Pré-escolar e 1CEB (Master)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
2022 - 2022 | O plano individual de trabalho e o tempo de estudo autónomo como promotores da autonomia dos alunos no 1º ciclo do ensino
básico
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2022 - 2022 | Relações Interpessoais entre Crianças em Jardim de Infância
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2020 - 2020 | Espaços pedagógicos promotores de aprendizagens à luz da pedagogia-em-participação
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2020 - 2020 | Importância de desenvolver a autonomia em Educação Pré-Escolar: Contributo do Educador e das suas rotinas no contexto educativo
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2019 - 2019 | Intervenção precoce na infância: Um olhar sobre a prevenção
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2019 - 2019 | Inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais no Jardim de Infância
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2019 - 2019 | O papel da criança no Jardim de Infância
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2018 - 2018 | "As especificidades do papel do educador de infância em jardim de infância na perspectiva da pedagogia-em-participação"
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2018 - 2018 | "Autorregulação - o que é isso? Preciso disso para brincar?"
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2018 - 2018 | "A Importância do Educador de Infância em Contexto Hospitalar Oncológico"
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2018 - 2018 | "A Pedagogia uma vivência Plena da Prática Profissional em Educação de Infância"
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2018 - 2018 | "A importância da brincadeira para o desenvolvimento da criança. Enfoque na área da casinha"
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2017 - 2017 | A importância de um ambiente educativo promotor da brincadeira livre
Supervisor
|
Educação de Infância (Master)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
|
2017 - 2017 | A Articulação das Artes Visuais com outras Áreas de Conteúdo
Supervisor
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Master)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
|
2017 - 2017 | O Papel do Educador de Infância na Inclusão de Crianças com Necessidades Educativas Especiais em Jardim-de-Infância
Supervisor
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Master)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
|
2017 - 2017 | "A articulação das Artes Visuais com outras áreas de conteúdo"
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2017 - 2017 | "A importância de um ambiente educativo promotor da brincadeira livre"
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2017 - 2017 | "O Papel do Educador de Infância na Inclusão de Crianças com Necessidades Educativas Especiais em Jardim-de-Infância"
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2015 - 2015 | Diferenciação Pedagógica:Ver para além do visivel
Co-supervisor
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Master)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
|
2014 - 2014 | Famílias e profissionais perspetivando qualidade em creche: um estudo de caso em contextos diferenciados
Co-supervisor
|
Doutoramento em Ciências da Educação (PhD)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2014 - 2014 | Famílias e profissionais perspetivando qualidade em creche: um estudo de caso em contextos diferenciados
Co-supervisor
|
Doutoramento em Ciências da Educação (PhD)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2012 - 2012 | Tornar cada Família Especial
Supervisor
|
Mestrado em Educação Especial - domínio da Intervenção Precoce (Master)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
|
2012 - 2012 | O Modelo Touchpoints na construção de laços entre Creche e Família
Supervisor
|
Mestrado em Educação Especial - domínio da Intervenção Precoce (Master)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
|
2012 - 2012 | Práticas de Intervenção Precoce em Contexto de Creche e Jardim-de-Infância Perceção dos Educadores de Infância
Supervisor
|
Mestrado em Educação Especial - domínio da Intervenção Precoce (Master)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
|
2012 - 2012 | O Papel do Educador de Educação Regular Numa Equipa de Intervenção Precoce
Supervisor
|
Mestrado em Educação Especial - domínio da Intervenção Precoce (Master)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
|
2012 - 2012 | A Intervenção Precoce: as forças das mães de crianças com paralisia cerebral
Supervisor
|
Mestrado em Educação Especial - domínio da Intervenção Precoce (Master)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
|
2012 - 2012 | Percurso em Intervenção Precoce
Supervisor
|
Mestrado em Educação Especial - domínio da Intervenção Precoce (Master)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
|
2012 - 2012 | Envolvimento parental no Jardim de Infância e no Primeiro Ciclo – construindo uma perspetiva preventiva em Intervenção Precoce
e Educação Especial
Supervisor
|
Mestrado em Educação Especial - domínio da Intervenção Precoce (Master)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
|
2012 - 2012 | A importância da parceria com a família nas práticas dos educadores de infância
Supervisor
|
Mestrado em Educação Especial - domínio da Intervenção Precoce (Master)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
|
2012 - 2012 | Modelo centrado na família - Um contributo da intervenção precoce à educação de infância. Valência de jardim de infância
Supervisor
|
Mestrado em Educação Especial - domínio da Intervenção Precoce (Master)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
|
2012 - 2012 | Modelo centrado na família - Um contributo da intervenção precoce à educação de infância em contexto de creche
Supervisor
|
Mestrado em Educação Especial - domínio da Intervenção Precoce (Master)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
|
2012 - 2012 | Prematuridade e muito baixo peso à nascença. Rede de apoio - entre mães na neonatología
Supervisor
|
Mestrado em Educação Especial - domínio da Intervenção Precoce (Master)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
|
2012 - 2012 | Inclusão de uma Criança com Perturbação do Espectro do Autismo – impacto no grupo de pares. Um Estudo de Caso
Supervisor
|
Mestrado em Educação Especial - domínio da Intervenção Precoce (Master)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
|
2012 - 2012 | Que é feito das nossas crianças e famílias? Percurso escolar de crianças com necessidades educativas especiais apoiadas pela
Intervenção Precoce de Odemira: As vozes das famílias
Supervisor
|
|
2012 - 2012 | A Importância da Intervenção Precoce na Formação do Autoconceito
Supervisor
|
|
2011 - 2011 | Intervenção Precoce – um caminho de aprendizagem
Supervisor
|
Mestrado em Educação Especial - domínio da Intervenção Precoce (Master)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
|
2011 - 2011 | Projecto de Intervenção Centrado na Família. Projecto EAF – Espaço de Acompanhamento à Família
Supervisor
|
Mestrado em Educação Especial - domínio da Intervenção Precoce (Master)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
|
2011 - 2011 | Promoção do Desenvolvimento da Linguagem em Educação Pré-Escolar, numa sala de 3 anos
Supervisor
|
Mestrado em Educação Especial - domínio da Intervenção Precoce (Master)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
|
2010 - 2010 | A importância de um Projecto Educativo de elevada qualidade em educação pré-escolar como componente básica para o sucesso
da Inclusão Educativa
Supervisor
|
Mestrado em Dificuldades de Aprendizagem e Desenvolvimento Sócio-Cognitivo (Master)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
|
Event organisation
Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2018 - 2018 | II encontro - A formação de educador@s e professor@s na UniverCidade de Évora
Meeting (Member of the Scientific Committee)
|
|
2017 - 2017 | Addressing and Supporting Family and Child Wellbeing |15 years of Touchpoints in Portugal
Conference (Other)
|
|
2016 - 2016 | Love Synapses – Building strong Children, Families and Communities
Conference (Other)
|
|
2016 - 2016 | Crianças Felizes: Desenvolvimento e Bem-Estar na Infância
Conference (Member of the Scientific Committee)
|
|
2015 - 2015 | Diversity and Education – Current Challenges
Conference (Member of the Scientific Committee)
|
|
2014 - 2014 | 1º Encontro do Bebé e da Família
Meeting (Member of the Scientific Committee)
|
|
2013 - 2013 | Valuing Baby and Family Passion Towars a Science of Happiness-Towars a Science of Happiness
Conference (Member of the Organising Committee)
|
|
2004 - 2004 | “As cem linguagens da criança” – Exposição das Creches e Jardins de Infância do Município de Reggio Emília
Exhibition (Other)
|
Event participation
Activity description Type of event |
Event name Institution / Organization |
|
---|---|---|
2024/09/02 - Current | Moderadora da mesa "Áreas de experiência e aprendizagem: Bem-estar, vinculação e desenvolvimento emocional em creche."
Conference
|
XXX Ser Bebé “Rumo a um novo paradigma na educação de infância”
Associação de Profissionais de Educação de Infância, Portugal
|
2024/04/20 - Current | Comentadora e relatora das Conclusões das “V Jornadas da Primeira Infância | Educação das crianças 0 – 3 anos – Desafios para
profissionais e famílias"
Conference
|
V Jornadas da Primeira Infância | Educação das crianças 0 – 3 anos – Desafios para profissionais e famílias
Câmara Municipal de Cascais, Portugal
|
2023/12/04 - 2023/12/04 | Oradora na Mesa Redonda: educação inclusiva. De que falamos afinal?.
Meeting
|
V Encontro: “Percursos...” Semana da Inclusão Educação inclusiva. De que falamos afinal?
Câmara Municipal de Cascais, Portugal
|
2023/11/16 - 2023/11/16 | Workshop "Educação de Infância In & Out - Refletindo sobre os desafios na gestão do espaço e do tempo"
Workshop
|
Educação de Infância In & Out - Desafios na gestão do espaço e do tempo
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
2023/11/16 - 2023/11/16 | Mediadora na Conferência Educação de Infância In & Out - Desafios na gestão do espaço e do tempo
Conference
|
Educação de Infância In & Out - Desafios na gestão do espaço e do tempo
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
2023/11/07 - 2023/11/07 | Moderadora “Arquitetura e Educação De Infância: Construir o Presente e o Futuro - On Future Projects” Arquiteto Takaharu Tezuka,
Nova School of Business and Economics, Carcavelos.
Seminar
|
"ARQUITETURA E EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA: CONSTRUIR O PRESENTE E O FUTURO - On Future Projects"
Câmara Municipal de Cascais, Portugal
|
2023/10/20 - 2023/10/20 | Moderadora “Conversa com Pais: Como fazer melhor na IPI?”
Congress
|
XIV Congresso Nacional de Intervenção Precoce
Associação Nacional de Intervenção Precoce, Portugal
|
2023/10/17 - 2023/10/17 | Comentadora Painel Perceções sobre os primeiros anos.
Meeting
|
Big Meeting 2.0 Os Primeiros Anos contam! e agora?
Fundação Nossa Senhora do Bom Sucesso, Portugal
|
2023/06/26 - 2023/06/26 | Comunicação "Intervenção Precoce: Diálogos entre Práticas de Ajuda Eficaz e o Modelo Touchpoints."
Organização da Equipa Local de Intervenção Precoce do Seixal.
Meeting
|
II Encontro Ser e Agir nos Primeiros anos – complexidades e desafios. |
2023/06/22 - 2023/06/22 | Diálogo com Pais – aprendendo a acolher, escutar e capacitar com o Modelo Touchpoints.
Encontro formativo Alicerces – cuidar dos 0 aos 2 anos.
Meeting
|
Encontro formativo Alicerces – cuidar dos 0 aos 2 anos. |
2023/02/28 - 2023/02/28 | Comunicação: "Devagar que tenho pressa: importância do vagar no começo da vida."
Meeting
|
7º ciclo de conversas Sígea “Ensinar, aprender, avaliar: novos paradigmas, novos desafios”. |
2023/02/24 - 2023/02/24 | Comunicação: Intervenção Precoce e Educação de Infância – pontos de luz para o diálogo e ação pedagógica.
Meeting
|
Encontro “Nós e Laços… teorias e práticas!”.
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 - 2017 | Rethinking professional development for a transcultural and inclusive Early Childhood Intervention
Symposium
|
|
2016 - 2016 | Professionals, organizations, and systems of care working together to enhance parenting throughout the first Touchpoints in
life
Congress
|
|
2016 - 2016 | O Desafio da Educação nos Primeiros Tempos de Vida
Conference
|
|
2016 - 2016 | Formação em Intervenção Precoce na Infância – Práticas Recomendadas de Formação
Conference
|
|
2015 - 2015 | Formação em Intervenção Precoce na Infância - viabilizando o encontro entre visão e realidade
Meeting
|
Projeto de suporte e rede para a Inclusão de Pais de crianças/jovens com NEE e Profissionais de Educação
Câmara Municipal de Cascais, Portugal
|
2015 - 2015 | Parents place in training “Nothing about us without us”. Eurlyaid European Conference, Inclusive Practices for Young Children
with Multiple and Severe Disabilities: Challenges For Families and Professionals in Early Childhood Interventions
Congress
|
|
2015 - 2015 | Formação superior em Intervenção Precoce na Infância em Portugal – Estado da arte e a arte do Estado
Conference
|
International Conference Diversity and Education – Current Challenges
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
2015 - 2015 | Parents place in training “Nothing about us without us”.
Congress
|
|
2014 - 2014 | Intervenção Precoce – do conceito à prática
Meeting
|
1º Encontro do Bebé e da Família, “Aprender a ler com os bebés”
ACES Sotavento, ARS Algarve, Portugal
|
2014 - 2014 | 1º Encontro do Bebé e da Família, “Aprender a ler com os bebés”
Meeting
|
1º Encontro do Bebé e da Família, “Aprender a ler com os bebés”
ACES Sotavento, ARS Algarve, Portugal
|
2014 - 2014 | Touchpoints e Educação no ciclo de vida do Bebé, da Criança e da Família
Meeting
|
1º Encontro do Bebé e da Família, “Aprender a ler com os bebés”
ACES Sotavento, ARS Algarve, Portugal
|
2014 - 2014 | Establishing Recommended Practices for Early Childhood Intervention training and professional development a study on training
conducted in Portugal and the UK
Conference
|
14th World Congress of the World Association for Infant Mental Health (WAIMH)
World Association for Infant Mental Health (WAIMH), United Kingdom
|
2014 - 2014 | Understanding Key Working training through the voices of trainers, providers and families.
Conference
|
International Conference Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Needs
CEC/DISES, Portugal
|
2013 - 2013 | Case study of an organization - The role of Resource Centers for Inclusion.
Seminar
|
BA (Hons) in Early Childhood Studies. Module Research Methods in Childhood Studies.
Institute of Education, University of Warwick, United Kingdom
|
2013 - 2013 | Touchpoints e Educação no Ciclo de Vida de Crianças e Famílias.
Seminar
|
Curso de Aperfeiçoamento Pós-Graduado em Ciências do Bebé e da Família
Fundação Brazelton Gomes Pedro para as Ciências do Bebé e da Família, Portugal
|
2013 - 2013 | Ciências da Educação e Ciências do Bebé e da Família
Congress
|
Curso de Aperfeiçoamento Pós-Graduado em Ciências do Bebé e da Família. Módulo 2
Fundação Brazelton Gomes Pedro para as Ciências do Bebé e da Família, Portugal
|
2013 - 2013 | Valuing Baby and Family Passion Towars a Science of Happiness-Towars a Science of Happiness
Conference
|
Conferência Internacional Valuing Baby and Family Passion Towars a Science of Happiness-Towars a Science of Happiness
Fundação Brazelton Gomes Pedro para as Ciências do Bebé e da Família, Fundação Calouste Gulbenkian, Universidade de Lisboa,
Portugal
|
2013 - 2013 | Linguagem e Linguagens
Seminar
|
VI Curso de formação - O Bebé Competente e os Desafios Educativos
Fundação Maria Ulrich, Portugal
|
2013 - 2013 | Early Intervention to Promote Child Development and Mental Health: From Institutional Care to Family Environment
Conference
|
Early Intervention to Promote Child Development and Mental Health: From Institutional Care to Family Environment
Saint-Petersburg State University; International Society on Early Intervention, Russia
|
2012 - 2012 | Early Intervention and well-being – recognizing what we bring into the interaction (The Brazelton Touchpoints Approach)
Seminar
|
Education and Wellbeing: a one-off seminar series
Anglia Ruskin University, United Kingdom
|
2012 - 2012 | Investigação em Intervenção Precoce - um caminho na promoção do desenvolvimento, numa perspectiva sistémica da Educação Especial.
Congress
|
UIED FCT UNL, Portugal
|
2012 - 2012 | Linguagem e Linguagens
Seminar
|
O Bebé Competente e os Desafios Educativos
Fundação Maria Ulrich, Portugal
|
2012 - 2012 | Touchpoints em Educação: Um compromisso para o futuro de crianças e famílias.
Meeting
|
Jardim Infantil Popular da Pontinha, Portugal
|
2012 - 2012 | O impacto do Modelo Touchpoints na formação de profissionais em Intervenção Precoce
Congress
|
9º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde |
2012 - 2012 | Famílias e Profissionais perspectivando qualidade em creches
Congress
|
12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2012 - 2012 | Ecology of professional development and research in Early Childhood Intervention.
Conference
|
1st International Early Childhood Intervention Conference| Eurlyaid Annual Conference.
Eurlyaid, Portugal
|
2011 - 2011 | Families and Professionals' Perceptions on Childcare Quality: Different Standpoints?
Other
|
European conference on Educational Research – Urban Education
Freie Universitat, Germany
|
2011 - 2011 | Famílias e profissionais perspetivando qualidade em educação de infância: um estudo de caso em contextos diferenciados
Congress
|
XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Investigar, Inovar e Desenvolver - Desafios das Ciências da
Educação.
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
|
2011 - 2011 | Developing a Masters Degree Curriculum for Early Intervention Professionals in Portugal
Conference
|
Third Conference of the International Society on Early Intervention
International Society on Early Intervention, United States
|
2011 - 2011 | A emergência de uma cultura de prevenção
Seminar
|
Seminário da CPCJ de Lisboa Oriental “10 anos. e agora?”
CPCJ de Lisboa Oriental, Portugal
|
2011 - 2011 | Touchpoints em Educação: Um compromisso para o futuro de crianças e famílias
Meeting
|
Touchpoints em Educação: Um compromisso para o futuro de crianças e famílias
Assistência Infantil de Santa Isabel, Portugal
|
2011 - 2011 | Práticas eficazes em sala de aula para a inclusão – desenvolvendo uma educação de qualidade para todos.
Seminar
|
Seminário “Caminhos para a Inclusão"
Câmara Municipal de Cascais, Portugal
|
2010 - 2010 | Case study of an organization - The role of Resource Centers for Inclusion.
Congress
|
Council for Exceptional Children - 2010 Convention & Expo
Council for Exceptional Children, United States
|
2010 - 2010 | O Coração da Inclusão e Educação Especial hoje: Impacto na formação de Educadores e Outros Profissionais.
Seminar
|
“Encontro(s) e Desencontros da Deficiência Intelectual" |
2010 - 2010 | O coração da Intervenção Precoce no tempo presente – impacto na formação de Educadores.
Meeting
|
Encontro em Intervenção Precoce
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2010 - 2010 | Que lugar tem a Educação Especial no Ensino Regular? Quem tem acesso?
Meeting
|
1º Encontro de Educação Especial
Comissão Social Inter-Freguesias de Santa Maria de Belém e de São Francisco Xavier, Portugal
|
2010 - 2010 | Intervenção Precoce – Um compromisso para o futuro de crianças e famílias…
Seminar
|
Desenvolvimento Infantil e Educação
Curso de Mestrado Integrado em Medicina/Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2010 - 2010 | Formar Educadores Inclusivos – o acontecimento do encontro com o Outro.
Conference
|
XVIII Colóquio “Deontologia, Ética e Valores na Educação - Utopia e Realidade”
AFIRSE, Portugal
|
2009 - 2009 | O Papel das Instituições de Educação Especial enquanto Centros de Recursos para a Inclusão.
Congress
|
Congresso Internacional “Perturbações do Desenvolvimento da Infância à Idade Adulta”.
Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil, Portugal
|
2009 - 2009 | Funcionalidade humana e tutoria: articulando perspectivas conceptuais
Congress
|
Conference A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência - Um desafio para a igualdade e autonomia.
Instituto Nacional de Reabilitação, Portugal
|
2009 - 2009 | Qualidade em Educação – Um olhar Europeu
Conference
|
Colóquio “Investigação e Qualidade em Respostas Sociais”, Comemoração do 175º Aniversário da Fundação D. Pedro IV.
Fundação D. Pedro IV, Portugal
|
2009 - 2009 | O singular caso do Estudo de Caso - Narrativa de um percurso
Seminar
|
Seminários de Investigação
Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento - Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, Portugal
|
2008 - 2008 | Funcionalidade Humana em Perspectiva
Congress
|
Congresso Internacional de Funcionalidade Humana [International Congress on Human Functionality]
Fundação LIGA, Portugal
|
2008 - 2008 | Tutoria - A mobilização de uma organização aprendente na construção de um sentido colectivo para as competências específicas
do tutor [Tuturing: mobilizing a learning organization for building a collective sense about tutor’s competences].
Congress
|
XVI International Conference Tutoria e Mediação – Novos desafios à investigação educacional
AFIRSE, Portugal
|
2008 - 2008 | Touchpoints em educação
Meeting
|
XV Jornadas de Pediatria - Políticas, práticas e atitudes - As expectativas da criança
Departamento da Criança e da Família do H.S.M., Portugal
|
2008 - 2008 | As Necessidades Educacionais da criança
Seminar
|
Introdução à Medicina da Criança e da Família, Portugal
|
2008 - 2008 | Os serviços de educação no ciclo da vida
Seminar
|
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
|
2008 - 2008 | A mobilização de uma organização aprendente na construção de um sentido colectivo para as competências específicas do tutor
Conference
|
XVI Colóquio da AFIRSE – Tutoria e mediação: novos desafios à investigação educacional
AFIRSE, Portugal
|
2008 - 2008 | Pare, escute e… brinque! - Projecto Grupos “Pró-brincar” do Programa de Intervenção Precoce da Fundação LIGA
Congress
|
I Congresso em Estudos da Criança-Infâncias Possíveis Mundos Reais
Universidade do Minho, Instituto de Estudos da Criança, Portugal
|
2007 - 2007 | Liga Portuguesa dos Deficientes Motores - De Instituição de Reabilitação e Educação Especial a Centro de Recursos Sociais
e a Fundação - Estudo de Caso de uma organização.
Meeting
|
IV Encontro de Investigação em Psicologia Social e Organizacional – ISCTE
ISCTE, Portugal
|
2007 - 2007 | Mapear Conceitos - tecendo a investigação
Congress
|
XV Colóquio da AFIRSE - Complexidade: um novo paradigma para investigar e intervir em educação?
AFIRSE, Portugal
|
2006 - 2006 | The Role of Resource Centres in supporting Inclusion. Case Study – Liga Portuguesa dos Deficientes Motores – Centro de Recursos
Sociais - From a Special Education and Rehabilitation Institution to a Resource Centre for the Community
Conference
|
Early Childhood in 2006 Reflections on Practice and Policy
National Childrens Bureau, United Kingdom
|
2005 - 2005 | Les politiques européennes en faveur des jeunes enfants handicapés – Les réalités de terrain ici et ailleurs - Politiques
et pratiques de l’Inclusion d’enfants avec Besoins Educatifs Particuliers, au Portugal
Seminar
|
Université d’été
Université Victor Segalen-Bordeaux 2, France
|
2005 - 2005 | Sociedade e educação hoje – mudanças e desafios na construção de uma escola para todos
Seminar
|
Mestrado em Educação de Infância
Universidade de Évora, Portugal
|
2004 - 2004 | Early Childhood Education in Portugal
Seminar
|
Seminário ERASMUS
Queen Maud’s College, Norway
|
2003 - 2003 | Brincar
Seminar
|
Seminário da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas
Associação Portuguesa de Fisioterapeutas, Portugal
|
2003 - 2003 | Escola Aberta à comunidade
Meeting
|
Encontro Formativo - Casas de S. Vicente de Paulo
Casas de S. Vicente de Paulo, Portugal
|
2003 - 2003 | Conciliar vida familiar e profissional
Meeting
|
1º encontro do CBEI – “O valor dos tempos”
CEBEI, Portugal
|
2003 - 2003 | O Projecto Próbrincar - Parceria com Pais de crianças com NEE. “Un’esperienza di condivisione educativa tra famiglie”
Conference
|
Conferência - 1ª Semana da Família da Cidade de Bolonha
Câmara Municipal de Bolonha, Italy
|
2002 - 2002 | Early Childhood Education in Portugal
Seminar
|
Seminário ERASMUS
Universidade de Hogskolan I Boras, Sweden
|
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2024/12/12 | Crescer em Grande! Intervention: promoting universal Parenting Support in Primary Care
(Thesis) Main arguer
|
Filipa Alexandra Julião Fareleira Alves dos Santos (PhD) |
2024/10/24 | O processo de articulação entre a Equipa Local de Intervenção Precoce e a Equipa Multidisciplinar de Apoio à
Educação Inclusiva na transição da Educação Pré-Escolar para o Primeiro Ciclo do Ensino Básico
(Thesis) Main arguer
|
Sílvia Alexandra Ribeiro Ferreira (PhD) |
2024/05/06 | Crianças com necessidades especiais: processos de inclusão e relação com os pares em contexto pré-escolar
(Thesis) Main arguer
|
Maria da Silva Torres (Other)
Universidade do Minho, Portugal
|
2023/12/19 | O papel do educador na organização do ambiente educativo.
(Thesis) Main arguer
|
Sara Santos (Master)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
2023/12/19 | Contributos da organização e dinâmica da rotina para o desenvolvimento da independência e da autonomia das crianças em educação
pré-escolar.
(Thesis) Main arguer
|
Tânia Paiva (Master)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
2023/12/19 | Cuidar e educar na educação pré-escolar: Um processo pedagógico de diferenciação.
President of the jury
|
Any Barreto (Master)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
2023/07/28 | O professor como mediador na construção das aprendizagens.
President of the jury
|
Madalena Cunha (Master)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
2023/07/27 | Participação ativa: um olhar atento sobre o caminho de aprendizagem da criança.
(Thesis) Main arguer
|
Marta Alves (Master)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
2023/07/27 | A resolução de conflitos entre crianças em idade pré-escolar.
President of the jury
|
Catarina Silva (Master)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
2023/07/27 | A participação das crianças em contextos de educação pré-escolar.
President of the jury
|
Ana Azevedo (Master)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
2023/07/27 | O papel do educador na gestão de conflitos.
President of the jury
|
Rita Valada (Master)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
2023/07/19 | A transição entre a educação pré-escolar e o primeiro ciclo do ensino básico - conceções e práticas de educadores de infância
e de professores do primeiro ciclo.
(Thesis) Arguer
|
Carla Costa Fernandes (PhD)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
2023/07/07 | Os contributos da organização do ambiente educativo e do papel do Educador de Infância na promoção da autonomia das crianças
(Thesis) Main arguer
|
Maria Menezes (Master)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
2023/05/25 | Retenção escolar no 1º Ciclo de Educação Básica: aspetos académicos, cognitivos e socioafetivos envolvidos na tomada de decisão.
President of the jury
|
Natalie Nóbrega dos Santos (PhD)
ISPA-Instituto Universitário, Portugal
|
2023/04/21 | From the playground to the demos: Familiarization of children with democratic practices in Mexico and Portugal. MA in Governance,
Leadership and Democracy Studie.
(Thesis) Main arguer
|
Susana Patrícia Romero Uribe (Master)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Estudos Políticos, Portugal
|
2017 | Gravidez e mudança catastrófica: três estudos de caso | Filipa Bouhon Valente Rosa Falcão Borges Rosado (PhD)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2016 | Na creche também se educa um outro olhar na relação Educador-Bebé | Maria Felícia Prudêncio Calado Gameiro (PhD)
Universidade de Évora, Portugal
|
2015 | Tornar-se mãe, tornar-se pai e tornar-se bebé numa gravidez de risco | Henriqueta Maria Ramalhinho Ginja da Costa Martins (PhD)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2015 | Pacifier – Construção e aplicação de um programa para pais nos cuidados de saúde primários | Maria José Fonseca Costa Pereira Luís (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2015 | Intervenção Precoce – Estudo sobre a implementação de um programa de transição Hospital-Domicílio destinado a bebés prematuros | Sandra Otília Canteiro Horta (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2014 | A inclusão do Aluno com Perturbações do Espectro do Autismo na Escola Regular – quatro Estudos de Caso | Maria Cristina Neves Machado (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 | Hábitos de sono das crianças em idade pré-escolar, seus comportamentos durante os acordares noturnos e estratégias adotadas pelos pais | Fátima Maria Monteiro Silva Coimbra (Master)
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal
|
2014 | Prematuridade, Conhecimento Sobre o Desenvolvimento Infantil e Sentimento de Competência Parental: Um Estudo Comparativo Entre Crianças Prematuras e de Termo, em Idade Pré-Escolar | Liliana Duarte Fontinha (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2014 | Ser irmão de uma criança com Perturbação do Espectro do Autismo: uma partilha de sentimentos, necessidades e experiências | Ana Patrícia Leonardo (Master)
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal
|
2014 | O Educador de Infância Portador de Deficiência Motora | Susana Filipa Rodrigues dos Santos (Master)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
|
2013 | Prática de “Expressão pelo Movimento” no Pré-Escolar | Sónia Patrícia Limpo (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2013 | A construção de uma parentalidade confiante: influências do Modelo Touchpoints na relação educador-família | Ana Sofia Duarte Castelão (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2013 | O Impacto do Modelo Touchpoints nas representações do Educador | Débora Raquel Moreira Pinto (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2012 | Olhar a leitura-literatura para a infância: perspectivas, contextos e práticas | Bárbara Duque (Other)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2011 | Relatório de Estágio Profissionalizante em Intervenção Precoce no Centro Paroquial de São Domingos de Rana | Melissa Ramalho (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2011 | Relatório de Estágio Profissionalizante em Intervenção Precoce no Centro Paroquial de São Domingos de Rana | Rita Bojada Neto (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2011 | A intervenção TOUCHPOINTS pré e pós-natal e o seu impacto na percepção materna pós-natal, na relação mãe-bebé e na vinculação do bebé à mãe | Leopoldo José Leonardo Gonçalves Leitão (Other)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2010 | As actividades de Enriquecimento Curricular no Currículo do 1º Ciclo do Ensino Básico - Uma abordagem considerando a opinião dos destinatários | Maria da Soledade Estrí¬bio (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2010 | Contribuição da experiencia artística para o desenvolvimento de uma consciência pessoal no sujeito com deficiência motora | Pedro Almeida (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2010 | NEE: Inclusão e Relação Escola-Família | Regina Cláudia Dinis Coelho (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
Ad Hoc journal article review
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2024/05/01 - 2024/05/31 | Frontiers in Pediatrics | |
2024/04/01 - 2024/04/30 | Child Studies | Research Centre on Child Studies (CIEC) - University of Minho, Portugal |
Association member
Society Organization name | Role | |
---|---|---|
2011/01 - Current | APEI – Associação Professional de Educadores de Infância | |
2010/04 - Current | Council for Exceptional Children – The Division for Early Childhood | |
2009/06 - Current | International Society on Early Intervention |
Committee member
Activity description Role |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2023/06/01 - 2023/09/28 | Comissão Científica do XIV Congresso Nacional de Intervenção Precoce, ANIP, 27 e 28 de setembro, Coimbra.
Member
|
Associação Nacional de Intervenção Precoce, Portugal |
2023/01/01 - 2023/07/18 | Comissão Organizadora - I Colóquio Internacional de Reflexão sobre Práticas Integradas em Educação (I CIRPIE). Escola Superior
de Educação do Politécnico de Coimbra e Ispa – Instituto Universitário; 17 e 18 de julho de 2023. https://eventos.esec.pt/icirpie/index.php/comissoes/
Member
|
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal |
2023/01/01 - 2023/05/26 | Comissão Científica do II Congresso OFEI - Observatório para o Futuro da Educação de Infância na Escola Superior de Educação
de Paula Frassinetti, 24, 25 e 26 de maio de 2023.
Member
|
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2023/02/03 - 2023/02/04 | Comissão Científica - VII Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (ENJIE). Desafios Atuais na Investigação
em Educação: Agendas Emergentes. 3 e 4 de fevereiro de 2023. https://www.fpce.up.pt/viienjie/organizacao/
Member
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2009/01 - 2011/01 | Membro de Conselho Directivo
Member
|
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal |
Conference scientific committee
Conference name | Conference host | |
---|---|---|
2024/04/01 - Current | VIII EIPE - Encontro de Investigação e Práticas em Educação 2024 | Escola Superior de Educação de Coimbra |
2025/09/02 - 2025/09/05 | Advancing comprehensive early childhood intervention What parents, professionals, science, and national systems can tell us | ISCTE |
Consulting
Activity description | Institution / Organization | |
---|---|---|
2024/11/13 - 2026/11/30 | Membro convidado do grupo de trabalho do projeto europeu “Melhorar a qualidade da educação e dos cuidados na primeira infância através do reforço da governação, da monitorização e da avaliação”. Este é um projeto multinacional que envolve a Bulgária e Portugal, tem a duração de 2 anos, sendo financiado pela União Europeia, e implementado pela UNICEF. Sendo um projeto colaborativo, conta com a participação de profissionais, parceiros sociais, investigadores, associações de profissionais, fundações e outras entidades. | ISPA-Instituto Universitário, Portugal |
Course / Discipline taught
Academic session | Degree Subject (Type) | Institution / Organization | |
---|---|---|---|
2021/09/16 - Current | Orientações Pedagógicas em Creche | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | ISPA-Instituto Universitário, Portugal |
2020/09/16 - Current | Seminário transdisciplinar e de desenvolvimento curricular | Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1CEB (Mestrado) | ISPA-Instituto Universitário, Portugal |
2020/02/28 - Current | Intervenção Precoce | Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado) | ISPA-Instituto Universitário, Portugal |
2020/02/16 - Current | Intervenção Precoce | Mestrado integrado em Psicologia (Mestrado) | ISPA-Instituto Universitário, Portugal |
2020/02/16 - Current | Prática Supervisionada em EPE | Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1CEB (Mestrado) | ISPA-Instituto Universitário, Portugal |
2019/09/20 - Current | Seminário transdisciplinar | Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado) | ISPA-Instituto Universitário, Portugal |
2018/09/15 - Current | Prática Supervisionada em Jardim de Infância | Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado) | ISPA-Instituto Universitário, Portugal |
2018/02/01 - Current | Intervenção Precoce e Necessidades Educativas Especiais | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | ISPA-Instituto Universitário, Portugal |
2018/02/01 - 2020/06/30 | Inclusão e Diferenciação Pedagógica | Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado) | ISPA-Instituto Universitário, Portugal |
2015 - 2015 | 7ª Edição do Curso Intensivo em Touchpoints | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2014 - 2014 | O Cérebro que aprende - Cérebro Emocional | Outra (Curso médio) | |
2014 - 2014 | Formação Avançada em Comportamento Fetal e Neonatal | Outra (Curso médio) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2014 - 2014 | CURSO INTRODUTÓRIO AO NEURO-COMPORTAMENTO DO BEBÉ/AVALIAÇÃO NEUROCOMPORTAMENTAL DO RECÉM-NASCIDO E PARTILHA COM A FAMÍLIA ("NBAS"/"NBO") | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
2012 - 2012 | Práticas Reflexivas em Touchpoints | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2012 - 2012 | A importância do Modelo Touchpoints na (nossa) formação | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Instituto Superior de Educação e Ciências_ISEC, Portugal |
1999/09 - 2011/12 | Técnicas de Aprendizgem e Análise da Tarefa Cognitiva | (Outros) | Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal |
1999/09 - 2011/12 | Psicopedagogia das Necessidades Educativas Especiais | (Outros) | Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal |
1999/09 - 2011/12 | Teorias de Aprendizagem e Dificuldades de Aprendizagem | (Outros) | Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal |
1999/09 - 2011/12 | Questões da Necessidades Educativas Especiais | (Outros) | Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal |
1999/09 - 2011/12 | A Escola Inclusiva: Filosofia e Enquadramentos legais | (Outros) | Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal |
1999/09 - 2011/12 | Parcerias Educativas na Escola Inclusiva | (Outros) | Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal |
1999/09 - 2011/12 | Conceitos Básicos em Intervenção Precoce | (Outros) | Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal |
1999/09 - 2011/12 | Trabalho em equipa transdisciplinar - dimensões e processos básicos | (Outros) | Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal |
1999/09 - 2011/12 | Equipas de Intervenção Precoce – funções e papeis | (Outros) | Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal |
1999/09 - 2011/12 | Projecto de Investigação em Intervenção Precoce | (Outros) | Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal |
1999/09 - 2011/12 | Investigação em Educação | (Outros) | Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal |
Interview (newspaper / magazine)
Activity description | Newspaper / Forum | |
---|---|---|
2023/04/30 | Licenciatura em Educação Básica Aprender a crescer com as crianças | Revista Fórum Estudante. |
Interview (tv / radio show)
Program | Topic | |
---|---|---|
2024/10/10 - Current | Podcast “Nós Percebemos” - EP#1 – Primeiros Anos: O Futuro Começa na Infância | Primeiros Anos: O Futuro Começa na Infância |
2023/05/23 - Current | Canal Cascais | Lançamento do livro "Crescer por Inteiro em Cascais" |
2023/05 - 2023/05 | Canal Parlamento | Uma política para a infância |
Distinctions
Other distinction
2024 | Sócio Honorário |