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Gabriela Tavares is a PhD student with an FCT fellowship (2020.05740.BD). Her PhD thesis, "Phonological perception of reduced vowels and lexical stress in Portuguese L2 - Implications for language teaching with Hungarian learners", focuses on the perception and discrimination of phonological aspects (reduced vowels and word stress) of Portuguese L2 by Hungarian native speakers. She uses an experimental approach to investigate L2 speech perception with phonetic training. Gabriela has more than ten years of experience in teaching Portuguese L2, both at secondary and university levels. She has also worked for Camões I.P., as a Fernão Mendes Pinto grant holder. Gabriela has published in different areas of Portuguese L2 (e.g. Tavares, Deme & Correia, in press; Tavares-Sándor, 2016; Tavares-Sándor, 2014) and participated in several national and international conferences. Currently, she is a researcher in CLUNL/NOVA FCSH and, as part of her PhD research project, she also collaborates with Corvinus University in Budapest as Portuguese language lecturer.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Gabriela Pereira Tavares

Nomes de citação

  • Sándor, Gabriela
  • Tavares, Gabriela

Identificadores de autor

Ciência ID
C314-F8F4-CF6F
ORCID iD
0000-0002-1702-1110

Endereços de correio eletrónico

  • 802487@estudante.uab.pt (Profissional)
  • gabrielatavares@fcsh.unl.pt (Pessoal)

Telefones

Telemóvel
  • 934585874 (Pessoal)

Moradas

  • Rua Maria Luísa Fragoso, n. 43, 2820-102, Charneca da Caparica, Almada, Portugal (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Húngaro Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2021/09/11 - 2021/11/27
Concluído
Curso Intensivo de Análise de Dados (Outros)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
2021/04/13 - 2021/04/15
Concluído
XVII Experimental Methods in Language Acquisition Research (EMLAR) (Outros)
Universiteit Utrecht, Países Baixos
2018/10 - 2019/11
Concluído
Didática das Línguas: Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Ensino do Português Língua Estrangeira
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade Aberta, Portugal
16
2018/09/03 - 2018/09/07
Concluído
X Curso de Capacitação para a Elaboração de Materiais: Ensino de Português como Língua Estrangeira/Língua não Materna (Outros)
Instituto Internacional da Língua Portuguesa, Cabo Verde

Faculdade de Letras da Universidade Eötvös Lorand de Budapeste, Departamento de Português, Hungria
2016/09 - 2017/07
Concluído
Ciências da Linguagem (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Didática de Línguas
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
15
2014/09 - 2015/11
Concluído
Português Língua Segunda/Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"A Literatura oral tradicional lusófona no ensino/aprendizagem do PLE" (TESE/DISSERTAÇÃO)
19 valores
2008/09 - 2013/07
Concluído
Língua, Literatura e Cultura – Estudos portugueses (Licenciatura)
Especialização em Introdução à Educação
Universidade Aberta, Portugal
18
2006/04 - 2006/07
Concluído
Curso de Formação à Distância: Ensino/Aprendizagem do Português Europeu Língua Segunda (6ECT) (Outros)
Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
A (A-F)
1993 - 1999
Concluído
Arquitectura (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Arquitectura, Portugal
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/04/01 - 2021/02 Leitor (Docente Universitário) Centro de Investigação e Ensino de Línguas Estrangeiras da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Corvinus de Budapeste, Hungria
2016/09/01 - 2018/01/31 Leitor (Docente Universitário) Faculdade de Letras da Universidade Eötvös Lorand de Budapeste, Departamento de Português, Hungria
2006/09/01 - 2011/06/30 Leitor (Docente Universitário) Faculdade de Letras da Universidade Eötvös Lorand de Budapeste, Departamento de Português, Hungria

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/10 - 2020/11 Leitora portuguesa (Colaboração nos Exames Nacionais de Português) Gabinete de Educação do Ministério dos Recursos Humanos da Hungria, Hungria
2010/03/01 - 2017/10/30 Leitora portuguesa (Colaboração nos Exames Nacionais de Português) Gabinete de Educação do Ministério dos Recursos Humanos da Hungria, Hungria
2008/12/01 - 2017/06/30 Leitor Escola Secundária Tamási Áron de Budapeste, Hungria
2005/09/01 - 2009/06/01 Colaboradora da leitora do Camões I. P. na Biblioteca/Mediateca do Centro e apoio à Ação cultural Centro de Língua Portuguesa do Camões I. P. em Budapeste, Hungria
2000/01/01 - 2003/11/01 Arquiteta Arquiespaço – Arquitectura e Urbanismo Lda., Portugal
1999/01/01 - 1999/06/01 Estagiária de Arquitetura Architectes Urbanistes D.E.N.S.A.I.S, França
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2021/02/01 - 2022/02/01 Perceção de acento e redução vocálica na aquisição fonológica em PL2. Implicações para a prática pedagógica com aprendentes húngaros
2020.05740.BD
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Sándor, Gabriela. "Simulação Global em PLE". 2014.
Artigo em revista
  1. Tavares, Gabriela ; Deme, Andrea; Correia, Susana. "Phonological acquisition of European Portuguese oral vowels: A forced-choice identification study with Hungarian native speakers". Toronto Working Papers in Linguistics (2022):
    Acesso aberto • Aceite para publicação
Capítulo de livro
  1. Sándor, Gabriela. "A literatura oral tradicional lusófona na didática do PLE - uma breve exposição teórica". Polónia, 2016.
  2. Sándor, Gabriela. "A Literatura tradicional lusófona como instrumento pedagógico no ensino/aprendizagem do PLE". República Checa, 2016.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/10/20 Phonological categorization of L2 Portuguese by Hungarian native speakers Second Language Learning and Teaching (SLLAT)
Departement of Linguistics and English Language, Lancaster University (Lancaster (online), Reino Unido)
2021/09/07 Categorization of European Portuguese oral vowels by Hungarian native speakers: a perceptual study 3rd International Symposium on Applied Phonetics (ISAPh2021)
Rovira i Virgili University (Tarragona (online), Espanha)
2021/06/18 Aquisição fonológica em PL2. Plano de um estudo empírico (poster) III Simpósio Internacional sobre o Ensino de Português como Língua Adicional
Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada da Universidade de Coimbra & Departamento de Espanhol, Português e Estudos Latino-americanos do King’s College London & Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do S (Coimbra (online), Portugal)
2021/04/24 Phonological acquisition of European Portuguese oral vowels: a perceptual study with Hungarian native speakers Third Experimental Portuguese Linguistics Workshop
Faculty of Arts & Science of the University of Toronto ((online), Canadá)
2021/04/19 Phonological acquisition of European Portuguese oral vowels: a perceptual study with Hungarian native speakers 28th Congress of Hungarian Applied Linguistics
Association of Hungarian Applied Linguists and Language Teachers & Faculty of Modern Philology and Social Sciences at the University of Pannonia ((online), Hungria)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019/06/28 - 2019/06/29 Comunicação oral com o título "A inteligibilidade como conceito-chave no ensino/aprendizagem de PLE"
Simpósio
II Simpósio Internacional sobre o Ensino de Português como Língua Adicional
King's College London, Reino Unido
2017/11/14 - 2017/11/15 Comunicação oral com o título "Sobre a investigação em PL3"
Conferência
Colóquio comemorativo dos 40 anos do ensino universitário do Português na Hungria
Eotvos Lorand Tudomanyegyetem Bolcseszettudomanyi Kar, Hungria
2016/09/29 - 2016/10/01 Comunicação oral com o título "Compreensão Oral em PLE: pensar os exercícios"
Congresso
V Jornadas de Língua Portuguesa e Culturas Lusófonas da Europa Central e de Leste
Filozofski fakultet Sveucilišta u Zagrebu, Croácia

Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
2015/11/05 - 2015/11/06 Comunicação oral (e posteriror publicação) com o título "A Literatura oral tradicional lusófona na Didática do PLE"
Congresso
1º Congresso Internacional “Língua Portuguesa: Unidade na diversidade"
Uniwersytet Marii Curie-Sklodowskiej Wydzial Humanistyczny, Polónia
2015/04/24 - 2015/04/24 Comunicação oral com o título "Pode a economia mudar uma língua?"
Conferência
Dias da Línguas: O Ensino de Línguas - linguagem técnica e o Multiculturalismo
Budapesti Corvinus Egyetem Tarsadalomtudomanyi Kar, Hungria
2014/11/03 - 2014/11/03 Comunicação oral com o título "Lusofonia: latitudes e significados"
Encontro
Le lingue neolatine oggi in Europa: storia e geografia dell’area romanza
Istituto Italiano di Cultura di Budapest, Hungria
2014/09/26 - 2014/09/27 Comunicação oral (e posterior publicação) com o título "Literatura Popular Lusófona no Ensino/aprendizagem do PLE"
Congresso
IV Jornadas de Língua Portuguesa e Culturas Lusófonas da Europa Central e de Leste
Univerzita Karlova v Praze Fakulta Humanitních Studií, República Checa

Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
2014/05/05 - 2014/05/05 Comunicação oral com o título "Português Suave"
Encontro
IV Edição do Dia da Língua Portuguesa
Eotvos Lorand Tudomanyegyetem Bolcseszettudomanyi Kar, Hungria

Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
2013/11/29 - 2013/12/01 Comunicação oral com o título "Simulação Global em PLE"
Congresso
III Jornadas de Língua Portuguesa e Culturas Lusófonas da Europa Central e de Leste
Eotvos Lorand Tudomanyegyetem Bolcseszettudomanyi Kar, Hungria

Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2019/09 - 2019/12 Tutoria de estágio curricular Inês Filipa Bernardo Medeiros