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Research fellow funded by the Portuguese Foundation for Science and Technology (FCT), at the Communication and Society Research Centre (CECS), University of Minho. PhD Candidate in Communication Sciences at the University of Minho, Master in Communication Sciences from the Federal University of Pernambuco, Postgraduate in Communication from the University of Pernambuco, and Bachelor of Law from the Faculty of Human Sciences of Pernambuco. Since 2011, she has been a university lecturer, teaching undergraduate and postgraduate courses. She has also conducted short courses on digital social networks, communication planning, and brand activism. Co-author of the book From Advertising to Consumption, with chapter 6 titled “Activism as Commodity: Fundamentals and Strategies of Brands Facing Contemporary Consumerism.” Also co-author of the book “New” Consumers, “New” Markets, with chapter 3 titled “Who Is the ‘New Man’ in Contemporary Advertising? The Identity Construction of Masculinities.” Author of the Master’s dissertation “Activism as Commodity: Consumerism, Advertising, and Minority Discourses in Skol’s Campaigns,” defended in 2018 at the Federal University of Pernambuco (Brazil). Member of the PHINC Research Group (Hybrid Advertising and Consumer Narratives) under the supervision of Prof. Dr. Rogério Covaleski (UFPE). She has professional experience as Communication Director in advertising agencies in Brazil, having worked with major brands such as Johnson & Johnson and Mondelez. Investigadora bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), Universidade do Minho. Doutoranda em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco, Pós-graduada em Comunicação pela Universidade de Pernambuco e Bacharel em Direito pela Faculdade de Ciências Humanas de Pernambuco. Desde 2011 atua como docente universitária. Ministrou cursos livres sobre redes sociais digitais, planejamento de comunicação e ativismo de marcas. Coautora do Livro Da Publicidade ao Consumo" com o capítulo 6 intitulado Ativismo como Mercadoria: fundamentos e estratégias das marcas diante do consumerismo contemporâneo.  Também Coautora do Livro “Novos” consumidores, “novos” mercados com o capítulo 3 intitulado Quem é onovo homem; na publicidade contemporânea? A construção identitária das masculinidades. Autora da Dissertação de Mestrado Ativismo como mercadoria: consumerismo, publicidade e discursos das minorias nas campanhas da Skol defendida em 2018 na Universidade Federal de Pernambuco (Brasil). Participante do Grupo de Pesquisa PHINC (Publicidade Híbrida e Narrativas do Consumo) sob a orientação do Prof. Dr. Rogério Covaleski (UFPE). Possui experiência profissional como Diretora de Comunicação em agências de publicidade no Brasil. Johnson & Johnson e Mondeléz são exemplos de marcas atendidas.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Paula Dias Aguiar
Data de nascimento
1978/11/03
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Dias, Paula
  • Aguiar, Paula D.
  • Aguiar, Paula Dias
  • AGUIAR, Paula Dias

Identificadores de autor

Ciência ID
C21B-8B26-7F99
ORCID iD
0000-0002-0321-7489

Endereços de correio eletrónico

  • pauladiasaguiar@gmail.com (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
  • Ciências Sociais - Direito
  • Ciências Sociais - Sociologia - Antropologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2021/02/04 - 2024/02/10
Em curso
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Especialização em Publicidade e Propaganda
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
"Ativismo de mercado: Usos e efeitos da comunicação das marcas ante o consumerismo feminino contemporâneo. " (TESE/DISSERTAÇÃO)
2022/07/08 - 2022/07/08
Concluído
Formação em SPSS (Outros)
Especialização em Estatistica
Universidade do Minho, Portugal
2016/02/10 - 2018/04/12
Concluído
Mestrado em Ciências da Comunicação (Master)
Especialização em Medias, Linguagem e Processos Sociopolíticos
Universidade Federal de Pernambuco Centro de Artes e Comunicação, Brasil
"Ativismo como mercadoria: consumerismo, publicidade e discurso das minorias nas campanhas da marca Skoll / Activism as Commodity: Consumerism, Advertising, and Minority Discourse in Skol’s Campaigns " (TESE/DISSERTAÇÃO)
19
2003/01/06 - 2003/12/19
Concluído
Gestão (Postgraduate Certificate)
Especialização em Gestão ambiental
Universidade de Pernambuco, Brasil
1995/02/03 - 2000/11/04
Concluído
Direito (Bachelor)
Especialização em Ciências Sociais - Direito
Faculdade de Ciências Humanas de Pernambuco, Brasil
11
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/03/01 - 2022/01/06 Professor Associado Convidado (Docente Universitário) Centro Universitário UniFBV, Brasil
Centro Universitário UniFBV, Brasil
2020/06/01 - 2022/01/05 Assistente Convidado (Docente Universitário) Faculdade Frassinetti do Recife, Brasil
Faculdade Frassinetti do Recife, Brasil
2016/02/01 - 2019/07/01 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Faculdade dos Guararapes, Brasil
Faculdade dos Guararapes, Brasil
2012/03/01 - 2016/06/01 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Centro Universitário Autônomo do Brasil, Brasil
Faculdades Integradas Barros Melo, Brasil

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/12/27 - 2014/11/06 Diretora de Comunicação Casa Comunicação, Brasil
2010/12 - 2013/03/29 Assistente de Comunicação Gruponove Comunicação, Brasil
2008/03/03 - 2010/06/06 Assistente de Comunicação Fbiz Agência de Comunicação, Brasil
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/11 - Atual Ativismo de mercado: Trajetórias e efeitos da comunicação das marcas ante o consumerismo feminino contemporâneo
2022.14343.BD
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso

Outro

Designação Financiadores
2020/04/01 - 2022/04/01 Grupo de Pesquisa UFPE - Publicidade Híbrida e Narrativas de Consumo
PHINC - Grupo de Pesquisa
Universidade Federal de Pernambuco Centro de Artes e Comunicação, Brasil
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Aguiar, Paula D.. "De Stupid Girl a it Girl: capital social, consumo e mídias digitais na trajetória de Camila Coutinho". Trabalho apresentado em VIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda, Recife, 2017.
    Publicado
  2. Aguiar, Paula D.. "'Entre cabras-machos, ogros e o ‘novo homem’: o ethos e o pathos construindo masculinidades em propagandas de cosméticos masculinos". Trabalho apresentado em XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, São Paulo, 2016.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Paula Dias Aguiar; Ana Duarte Melo. "LGBTI+ Versus LGBTI+®: Publicidade, Consumerismo Político e Orgulho na Marcha 2022". 2024.
    10.21814/uminho.ed.125.8
  2. Aguiar, Paula D.. "Ativismo como Mercadoria fundamentos e estratégias das marcas diante do consumerismo contemporâneo". In Da Publicidade ao Consumo: ativismos, reconfigurações, interações, 1-496. Recife, Brasil: UFPE, 2020.
    Publicado
  3. Aguiar, Paula D.. ""Quem é o 'novo homem' na publicidade contemporânea? A construção identitária das masculinidades". In Livro “Novos” consumidores, “novos” mercados. São Paulo, Brasil: Pimenta Cultural, 2019.
    Publicado • 10.31560/pimentacultural/2019.386
Tese / Dissertação
  1. "Ativismo como mercadoria: consumerismo, publicidade e discursos das minorias nas campanhas da cerveja Skoll". Mestrado, Universidade Federal de Pernambuco Centro de Artes e Comunicação, 2018. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32804.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2025/05/15 Authenticity in debate: Brands’ tension in the contemporary consumerist landscape
ECREA Organisational and Strategic Communication Section (Department of Political and Social Sciences, University of Cagliari , Itália)
2021/09/20 Feminismo como mercadoria: Trajetórias e efeitos da comunicação das marcas ante o consumerismo feminino contemporâneo VIII Jornadas Doutorais 2021 - UMinho
Universidade do Minho (Braga, Portugal)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/11/09 - 2033/11/10 As X Jornadas Doutorais visaram fortalecer o trabalho de investigação desenvolvido no CECS ao nível do doutoramento, propiciando espaços de diálogo e de debate, onde os participantes possam recolher novos contributos para o seu projeto. Possibilitaram a troca de experiências e a avaliação crítica construtiva.
Encontro
X Jornadas Doutorais
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
2025/07/13 - 2025/07/17 Author of the submission "Brand activism or narratives of change? Advertising as a tool for social impact" accepted for presentation at IAMCR 2025 in Singapore by the Participatory Communication Research Section (PCR)
Conferência
International Association for Media and Communication Research, Estados Unidos
2025/01/15 - 2025/01/15 Encontros com o GT de Públicos e Audiências (3a Série): A primeira sessão da 3a série destes Encontros realizou-se dia 15 de janeiro, das 14h30 às 16h, e articulou temáticas associadas aos GTs de Publicidade e de Políticas, Regulação e Economia dos Media com a dimensão dos Públicos e Audiências.
Encontro
GT de Públicos e Audiências
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, Portugal
2022/06/14 - 2022/06/15 Submissão aceita do trabalho Harmonizando os feminismos: Consumo e gênero na campanha de Dia das Mulheres da marca Johnnie Walker.
Encontro
II Jornadas de Ciências da Comunicação FLUC
Universidade de Coimbra, Portugal
2021/04/17 - 2021/04/17 Palestra Modelos Digitais de Negócios
Oficina (workshop)
MINAS - Mulheres empreendedoras em tecnologia
MINAS - Mulheres empreendedoras em tecnologia, Brasil
2018/10/05 - 2018/10/05 Palestra Neoconsumidores: o consumo na era digital
Seminário
Semana Universitária Fcap - FCAP/UPE
Universidade de Pernambuco, Brasil
2018/04/04 - 2018/04/04 Palestra Branding para neoconsumidores
Encontro
Jornada Fafire
Faculdade Frassinetti do Recife, Brasil

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019/10/06 - 2019/10/06 Ativismo como mercadoria para neoconsumidores Publicidade e Propaganda Centro Universitário UniFBV, Brasil

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2018 Matéria Inovar é a grande lição Veja Educação Pernambuco

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2025/10/06 - 2025/10/08 Comissão organizadora no setor de Espaço, logística, Patrocínios da I Conferência Ibero-Americana de Publicidade 2025
Membro
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Comunicação da Nova, Portugal
Distinções

Prémio

2023 Menção Honrosa - Prêmio Inovar Jornadas Doutorais Universidade do Minho / Honourable Mention – Inovar Award, Doctoral Conferences, University of Minho
Universidade do Minho, Portugal

Título

2018 Professora Homenageada - Turma Design Gráfico
Faculdade dos Guararapes, Brasil
2017 Professora Homenageada da Turma 2017.1 de Publicidade e Propaganda
Faculdade AESO Barros Melo, Brasil
2016 Professora Homenageada da Turma 2016.1 de Publicidade e Propaganda
Faculdade AESO Barros Melo, Brasil
2015 Professora Homenageada da Turma 2015.1 de Publicidade e Propaganda
Uniaeso, Brasil