???global.info.a_carregar???
Bruno Miguel Fonseca Ferreira frequenta o Doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Universidade de Coimbra, no Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores. Desde 2019, encontra-se integrado como Investigador no Instituto de Sistemas e Robótica, tendo publicado artigos em conferência, bem como em revistas especializadas. As suas áreas principais de interesse centram-se na análise do movimento humano utilizando Inteligência Artificial e Visão por Computador, nomeadamente durante a prática de exercício físico. Também se interessa pelo desenvolvimento de ferramentas imersivas, normalmente com recurso a Jogos Sérios, para apoiar o processo de reabilitação de pacientes com lesões após AVC ou no sistema vestibular. O Mestre Bruno Ferreira leciona como Assistente Convidado no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, desde 2021, algumas unidades curriculares, como por exemplo, Laboratório de Sistemas Digitais, Sistemas de Microprocessadores, e Computação Gráfica e Realidade Aumentada.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Bruno Miguel Fonseca Ferreira

Nomes de citação

  • Ferreira, Bruno
  • Bruno Ferreira
  • B Ferreira
  • BMF Ferreira

Identificadores de autor

Ciência ID
BB17-90D5-8B8C
ORCID iD
0000-0001-7792-412X
Google Scholar ID
5tXoknIAAAAJ
Researcher Id
AAL-9297-2020

Domínios de atuação

  • Ciências da Engenharia e Tecnologias - Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2019/10/06 - 2022/09/08
Em curso
Doutoramento em Engenharia Electrotécnica e de Computadores (Doutoramento)
Especialização em Computadores e Electrónica
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
2014/09/14 - 2019/09/05
Concluído
Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (Mestrado integrado)
Especialização em Computadores
Universidade de Coimbra Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Portugal
"Immersive Virtual Reality-Based Serious Games for Therapeutic Rehabilitation" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2011/09 - 2014/06
Concluído
Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias (Ensino secundário)
Escola Secundária Fernando Namora, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/10/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Coimbra Instituto de Sistemas e Robótica, Portugal
Universidade de Coimbra Instituto de Sistemas e Robótica, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/09/01 - Atual Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Coimbra, Portugal
Universidade de Coimbra Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Portugal
2021/09/01 - 2022/02/06 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Coimbra, Portugal
Universidade de Coimbra Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2023/12/04 - Atual GreenAuto: Green innovation for the Automotive Industry
PRR
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Coimbra, Portugal
Em curso
2020/09/01 - 2023/10/05 Context-Aware Forecasting of Human Behaviors and Emotional Body Language
2020.09412.BD
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Coimbra Instituto de Sistemas e Robótica, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019/10/01 - 2020/08/31 PROZIS - Challenge
POCI-01-0247-FEDER-038408
Bolseiro de Investigação
Universidade de Coimbra Instituto de Sistemas e Robótica, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Solovov, Andrey; Zarei, Mohammad; Gautam, Vishal; Ferreira, Bruno; Assunção, Gustavo; Marin-Hernandez, Antonio; Menezes, Paulo. "Exploring Continuous Awareness Modelling for Improving Worker Safety and Trust*". 2024.
    10.1109/ro-man60168.2024.10731196
  2. Zarei, Mohammad; Solovov, Andrey; Gautam, Vishal; Ferreira, Bruno; Assunção, Gustavo; Marin-Hernandez, Antonio; Menezes, Paulo. "Transforming Collaboration: A Vision for Human-Aware Robots to Enhance Worker Safety and Boost Production Efficiency". 2024.
    10.1109/melecon56669.2024.10608606
  3. Alessandra Sorrentino; Bruno Ferreira; Menezes, Paulo; Jorge Batista; Jorge Dias; Laura Fiorini; Pietro Benvenuti; Filippo Cavallo. ""Should I lead?" Feasibility study of user perception on following-robot for gait assessment". Trabalho apresentado em ICAR 2023, Abu Dhabi, 2023.
  4. Bruno Ferreira; Alessandra Sorrentino; Menezes, Paulo; Jorge Batista; Jorge Dias; Laura Fiorini; Filippo Cavallo. "Improving ASTRO¿s Perception Capability for a more Natural Follow-Me Task". Trabalho apresentado em ExpAT'23 - Experiment@ International Conference 2023, Évora, 2023.
  5. Bruno Ferreira; Paulo Menezes; Jorge Batista. "Transformers for Workout Video Segmentation". 2022.
    10.1109/icip46576.2022.9897194
  6. Pereira, Emanuel; Ferreira, Bruno; Menezes, Paulo. "A VR-Based Vestibular Rehabilitation Therapeutic Game". 2021.
    Publicado • 10.1109/icgi54032.2021.9655277
  7. Bruno Ferreira; Emanuel Pereira; Menezes, Paulo. "Virtual Reality-based Visual Training for Vestibular Rehabilitation". Trabalho apresentado em ICDVRAT 2021 - 13th International Confe- rence on Disability, Virtual Reality & Associated Technologies, Serpa, 2021.
  8. Ferreira, Bruno; Ferreira, Pedro M.; Pinheiro, Gil; Figueiredo, Nelson; Carvalho, Filipe; Menezes, Paulo; Batista, Jorge. "Exploring Workout Repetition Counting and Validation through Deep Learning". Trabalho apresentado em 17th International Conference on Image Analysis and Recognition (ICIAR 2020), Póvoa de Varzim, 2020.
    Publicado
  9. Ferreira, Bruno; Assunção, Gustavo; Menezes, Paulo. "MIST: A Multi-sensory Immersive Stimulation Therapy Sandbox Room". Trabalho apresentado em 15th International Joint Conference on Computer Vision, Imaging and Computer Graphics Theory and Applications, Valeta, 2020.
    Publicado • 10.5220/0009118401600168
  10. Ferreira, Bruno; Menezes, Paulo. "Immersive Serious Games for Post-Stroke Motor Rehabilitation". Trabalho apresentado em 2019 5th Experiment International Conference (exp.at'19), Funchal, 2019.
    Publicado • 10.1109/expat.2019.8876586
  11. Ferreira, Bruno; Lourenco, Jose; Menezes, Paulo. "A Serious Game for Post-Stroke Motor Rehabilitation". Trabalho apresentado em 2019 5th Experiment International Conference (exp.at'19), Funchal, 2019.
    Publicado • 10.1109/expat.2019.8876493
Artigo em revista
  1. Emanuel Pereira; Bruno Ferreira; Ana Margarida Amorim; Paulo Menezes. "Immersive Technologies for Vestibular Rehabilitation". International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics (2022): https://doi.org/10.4018/IJCICG.311835.
    10.4018/IJCICG.311835
  2. Ferreira, Bruno; Ferreira, Pedro M.; Pinheiro, Gil; Figueiredo, Nelson; Carvalho, Filipe; Menezes, Paulo; Batista, Jorge. "Deep learning approaches for workout repetition counting and validation". Pattern Recognition Letters 151 (2021): 259-266. http://dx.doi.org/10.1016/j.patrec.2021.09.006.
    10.1016/j.patrec.2021.09.006
  3. Bruno Ferreira; Paulo Menezes. "An Adaptive Virtual Reality-Based Serious Game for Therapeutic Rehabilitation". International Journal of Online and Biomedical Engineering (iJOE) (2020): https://doi.org/10.3991/ijoe.v16i04.11923.
    10.3991/ijoe.v16i04.11923
  4. Bruno Ferreira; Paulo Menezes. "Gamifying Motor Rehabilitation Therapies: Challenges and Opportunities of Immersive Technologies". Information 11 2 (2020): 88-88. https://doi.org/10.3390/info11020088.
    10.3390/info11020088
Tese / Dissertação
  1. Ferreira, Bruno Miguel Fonseca. "Immersive Virtual Reality-Based Serious Games for Therapeutic Rehabilitation". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10316/88084.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020/06/24 Exploring Workout Repetition Counting and Validation through Deep Learning 17th International Conference on Image Analysis and Recognition (ICIAR 2020)
(Portugal)
2020/03/12 Jogos para a Reabilitação em Fisioterapia 13º Fórum Internacional de Empreendedorismo: conhecer para inovar e empreender
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2020/02/27 MIST: A Multi-sensory Immersive Stimulation Therapy Sandbox Room 15th International Joint Conference on Computer Vision, Imaging and Computer Graphics Theory and Applications
INSTICC (Valeta, Malta)
2019/06/13 A Serious Game for Post-Stroke Motor Rehabilitation 2019 5th Experiment International Conference (exp.at'19)
University of Madeira (Funchal, Portugal)
2019/06/12 Immersive Serious Games for Post-Stroke Motor Rehabilitation 2019 5th Experiment International Conference (exp.at'19)
University of Madeira (Funchal, Portugal)

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2020/05/31 - 2020/06/04 IEEE International Conference on Robotics and Automation The Palace of Congress, Paris, France

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022/01/01 - Atual Pattern Recognition Letters
2021 - Atual Applied Sciences (2076-3417) MDPI
2021 - Atual Sensors (1424-8220) MDPI
Distinções

Prémio

2020 Springer Best Paper Award (3rd Place) for the paper "Exploring Workout Repetition Counting and Validation through Deep Learning"
Springer Nature Switzerland AG, Suiça
2019 Quadro de Mérito 5% melhores estudantes
Universidade de Coimbra, Portugal

Outra distinção

2020 Bolseiro FCT
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal