???global.info.a_carregar???
She began her academic career in 2000 as a trainee assistant at the Institute of Child Studies at the University of Minho. She finished her Master's degree in Special Education, area of specialization in Early Childhood Intervention, in 2004. This year, she became an Assistant Professor, and she completed her PhD in Child Studies in the specialty area of Special Education, in 2009, becoming an Assistant Professor. In 2009, she joined the Education Research Center and, in 2015, she was Associate Director of this Research Center. Since 2009, her scientific and professional career has had an international expansion: she has been supervisor of Master's, PhD, advanced scientific PhD and post-PhD students, and she has been coordinating teaching projects (e.g. Master's Degree of Early Childhood Intervention) and community outreach projects (e.g. as a member of Supervision Group of the National Early Childhood Intervention System), and participated in national (e.g. RIPD/ADA/109407/2009) and international scientific projects, with external funding (http://vetforei.eu; https://www.strong-kids.eu//). She is a member of national and international scientific cooperation networks and has been a member of the scientific committee of major international congresses in the field of Child Studies and Inclusive Education. In 2020, she joined the Child Studies Research Center (CIEC) as a effective member. In 2023, she became an Associate Professor and this same year she was elected Director of the Department of Educational Psychology and Special Education at the Institute of Education. She is a guest editor and reviewer for international journals and is the author and co-author of several scientific articles published in international journals indexed in reference databases, with strong scientific interests in the areas of Autism Spectrum Disorder, Early Childhood Intervention (ECI), and Authentic Assessment.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Paula Silva Pereira

Nomes de citação

  • Pereira, Ana Paula da Silva
  • Ana Paula Pereira

Identificadores de autor

Ciência ID
B71D-AEFB-65DB
ORCID iD
0000-0003-4611-7602
Researcher Id
Web of Science ResearcherID: K-1007-2018
Scopus Author Id
SCOPUS AHTH ID: 55984040600

Endereços de correio eletrónico

  • appereira@ie.uminho.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • (351) 263601253 (Profissional)

Moradas

  • Universidade do Minho, Instituto de Educação, Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial. Campus de Gualtar, 4710-057, Braga, Braga, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial
Formação
Grau Classificação
2014
Concluído
Master in Special Education (Mestrado)
Especialização em Early Intervention
Universidade do Minho, Portugal
18 valores
2007 - 2009
Concluído
Child Studies PHd Course (Doutoramento)
Especialização em Special Education
Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
"Práticas Centradas na Família em Intervenção Precoce: Um Estudo Nacional sobre Práticas Profissionais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1991
Concluído
Physical Education (Licenciatura)
Especialização em Special Education
Universidade de Lisboa, Portugal
"Estratégias de Ensino em Educação Especial" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2004/01 - 2009/08 Assistente (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
2000/06 - 2004/01 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
1994/11 - 1995/04 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1991/09 - 2000/06 Técnico Superior (Técnico Superior) APPACDM de Braga, Portugal
Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/04 - Atual coordinator of Early Intervention Master course Universidade do Minho, Portugal
Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
2015/03 - 2017 Sub Director of Education on Research Center (CIEd) Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
1993 - 2000 Director of NGO APPACDM de Braga, Portugal
APPACDM de Braga, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2017/10/01 - 2019/09/30 Projeto Erasmus + - VET for EI - Vocational Training for Physiotherapists about Family Centered and Play Based Approaches in Early Childhood Intervention
LLP-LDV-TOI-09-AT-0017
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Erasmus Plus
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 1661 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI1661/2011
Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010/01/01 - 2013/01/01 Robotism based toolkit for special educational needs
RIPD/ADA/109407/2009
Investigador
Universidade do Minho Centro ALGORITMI, Portugal

Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2009 - 2011 Kids Strenghts: Children in the context of mental health vulnerability
.Project Number – 2009-1-AT-LEO05-01199
.Project Number 2009-1-AT-LEO05-01199
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
N/A
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2012 - Atual Robotics and Autism Research Project
.
Investigador
Universidade do Minho Centro ALGORITMI, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Em curso
2015/03 - 2019/10 Luso Brazilian Project on Early Intervention in Autism Spectrum Disorder
.
+
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal

Universidade Federal de Pelotas, Brasil
Concluído
2015 - 2017 Routine-based practices in Early Intervention: How to promote family participation
..
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Menezes, M. R. ; Pereira, A. P. S.. Autor correspondente: Menezes, M. R.. "Inclusão escolar dos alunos com transtorno do espectro do autismo na cidade de Manaus: Perspectivas de pais". Braga, 2022.
    Publicado
  2. Silva, Vinícius; Soares, Filomena; Esteves, João; Pereira, A.P.; Leão, Celina; Queirós, Sandra. "Hybrid Approach to Promote Social Interaction with Children with Autism Spectrum Disorder". 2021.
    Publicado • 10.5220/0010468600690077
  3. Magalhães, L.; Pereira, A. P. S.. Autor correspondente: Magalhães, L.. "Preocupações e Rede de Apoios de Famílias de Crianças com Perturbação do Espetro do Autismo". Praia, 2019.
    Publicado
  4. Pereira, A. P. S.. Autor correspondente: Pereira, A. P. S.. "Complexidade e Multidimensionalidade do Apoio às Famílias na Intervenção Precoce". Prais, 2019.
    Publicado
  5. Azevedo, José Pedro Coelho; Silva, Vinicius Corrêa Alves; Soares, Filomena; Esteves, João Sena; Pereira, Ana Paula da Silva. "Serious games assisted by playware as a way to improve socio-emotional skills in children with autism spectrum disorder". 2018.
  6. Pereira, Ana Paula da Silva. "Teachers' perspectives on school inclusion of children with autism spectrum disorder in early childhood education in the city of Manaus, Brazil". Trabalho apresentado em Congresso Luso Brasileiro Transtorno do Espectro do Autismo e Educação inclusiva, Pelotas, 2017.
  7. Aguiar, Ellen C.; Gomes, Victória O.; Sarinho, Victor T.. "Early intervention in autism spectrum disorder: perspective of Portuguese mothers". Trabalho apresentado em 1º Congresso Luso Brasileiro Transtorno do Espectro do Autismo e Educação inclusiva, Pelotas, 2017.
    Publicado • 10.5753/sbcas.2019.6260
  8. Soares, Filomena; Carvalho, Vitor; Silva, Joaquim; Pereira, Ana Paula da Silva; Moreira, Fátima; Matos, Demétrio Ferreira; Filomena Soares; et al. "Technology and special educational needs: let's play “Doing Good Deeds!”". 2017.
    10.1109/EDUCON.2017.7943044
  9. Silva, Vinicius; Soares, Filomena; Esteves, Joao S.; Figueiredo, Joana; Leao, Celina P.; Santos, Cristina; Pereira, Ana Paula; et al. "Real-time emotions recognition system". Trabalho apresentado em 8th International Congress on Ultra Modern Telecommunications and Control Systems and Workshops (, 2016.
    Publicado • 10.1109/icumt.2016.7765357
  10. Pereira, Ana Paula da Silva; Maria Roseane Menezes. "Perspectivas de mães de crianças que apresentam transtorno do espectro do autismo (Perspectives of Mothers of Children with Autism Spectrum Disorder)". Trabalho apresentado em 7º Congresso Brasileiro de Educação Especial, S. Carlos, 2016.
    Publicado
  11. Pereira, Ana Paula da Silva. "Concerns and Support Network for Families of Children with Autism Spectrum Disorder". Trabalho apresentado em II Congresso Internacional Cabo Verdiano de Educação inclusiva, Praia, 2015.
    Publicado
  12. Pereira, Ana Paula da Silva. "Complexity and multidimensionality of support for families in early intervention". Trabalho apresentado em As Necessidades Educativas Especiais na Família, Educação e Comunidade, Praia, 2015.
    Publicado
  13. Pereira, Ana Paula da Silva; Ferreira, Maria do Rosário; Martins, A. Paula Loução. "Expectations, Perspectives and Inclusive Educational Practices and transition to working life pupils with intellectual disabilities". Trabalho apresentado em Pereira, Braga, 2014.
    Publicado
  14. Pereira, Ana Paula da Silva. "Structured Teaching Units: their relevance in the inclusion of pupils with ASD". Trabalho apresentado em Proceedings of Braga 2014 Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Education Needs Conference, Braga, 2014.
    Publicado
  15. Pereira, Ana Paula da Silva; Magalhães, L.; Pereira, Ana Paula da Silva. "Autism spectrum Disorder concerns, needs and resources of families". Trabalho apresentado em Braga 2014 Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Education Needs, Braga, 2014.
    Publicado
  16. Costa, Sandra; Soares, Filomena; Pereira, Ana Paula; Santos, Cristina; Hiolle, Antoine; Costa, Sandra Cristina Cunha; Pereira, Ana Paula da Silva. "A pilot study using imitation and storytelling scenarios as activities for labelling emotions by children with autism using a humanoid robot". Trabalho apresentado em 2014 Joint IEEE International Conferences on Development and Learning and Epigenetic Robotics (ICDL-Epirob), GenoVa, Italy, 2014.
    Publicado • 10.1109/DEVLRN.2014.6982997
  17. Costa, Sandra; Soares, Filomena; Pereira, Ana Paula da Silva; Santos, Cristina; Hiolle, Antoine; Pereira, Ana Paula. "Building a game scenario to encourage children with autism to recognize and label emotions using a humanoid robot". Trabalho apresentado em 2014 RO-MAN: The 23rd IEEE International Symposium on Robot and Human Interactive Communication, Edinburgh, UK, 2014.
    Publicado • 10.1109/ROMAN.2014.6926354
  18. Pereira, Ana Paula da Silva; RODRIGUEZ,Rita de Cássia Cóssio; I. Pellegrini. "Transtorno do espectro do autismo e síndrome de asperger Aspetos a considerar nos diagnósticos e tratamentos". Trabalho apresentado em Congresso Brasileiro de Educação Especial, S. Carlos, 2014.
    Publicado
  19. O´Rouke, Susan; Martins, Ana Paula Loução; Gumpel, Thomas P.; Santos, Anabela Cruz dos; Pereira, Ana Paula da Silva; Serrano, Ana Maria; Rodríguez-Hernández, Humberto Javier; Embracing Inclusive Approaches Conference, Braga, 2014. "Proceedings of Braga 2014 Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Education Needs Conference". 2014.
  20. Pereira, Ana Paula da Silva. "Ferramentas robóticas na educação especial". Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2013.
    Publicado
  21. Pereira, Ana Paula da Silva; Maria do Rosário Ferreira; Ana Paula Loução Martins. "Planos individuais de transição de alunos com dificuldades intelectuais: Que ajustamentos ao alargamento da escolaridade obrigatória?". Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2013.
    Publicado
  22. Pereira, Ana Paula da Silva; Sá, A.. "Developmental profile of social interaction in children with autism spectrum disorders: Perceptions of parents and professionals". Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía, Braga, 2013.
    Publicado
  23. Costa, Sandra; Soares, Filomena; Pereira, Ana Paula da Silva; Moreira, Fátima. "Constraints in the design of activities focusing on emotion recognition for children with ASD using robotic tools". 2012.
    10.1109/BioRob.2012.6290697
  24. Reis, Helena Isabel da Silva; Pereira, Ana Paula da Silva; Almeida, Leandro S.. "Assessment of the developmental profile of children with autism spectrum disorder: construction and validation of an instrument". 2012.
  25. Silva, Sara Isabel Azevedo da; Soares, Filomena; Costa, Sandra; Pereira, Ana Paula da Silva; Moreira, Fátima. "Development of skills in children with ASD using a robotic platform". 2012.
    10.1109/ENBENG.2012.6331347
  26. Matos, Susana; Pereira, Ana Paula da Silva. "The competence profile of early intervention professionals: contributions and perspectives of professionals". 2011.
  27. Costa, Sandra; Soares, Filomena; Santos, Cristina; Ferreira, Manuel João Oliveira; Moreira, F.; Pereira, Ana Paula da Silva; Cunha, Fernanda. "An approach to promote social and communication behaviors in children with autism spectrum disorders : robot based intervention". 2011.
    10.1109/ROMAN.2011.6005244
  28. Alves, Ana Paula Antunes; Correia, Luís de Miranda; Pereira, Ana Paula da Silva. "Perturbações de espectro do autismo e programas de intervenção educativa : o caso português". 2011.
  29. Ferreira, Maria do Rosário; Martins, Ana Paula Loução; Pereira, Ana Paula da Silva. "Inclusive educational and social perspectives and practices and transition to active life for young people with intellectual problems". Trabalho apresentado em Braga 2014 Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Education Needs, Braga, 2011.
    Publicado
  30. Ferreira, Maria do Rosário; Martins, Ana Paula Loução; Pereira, Ana Paula da Silva. "Pupils with intellectual disabilities : expectations, perspectives and inclusive education practices for a transition to adulthood". 2011.
  31. Reis, Helena Isabel da Silva; Pereira, Ana Paula da Silva; Almeida, Leandro S.. "Construction of an assessment scale for autism spectrum disorders: the importance of sensory processing". 2011.
Artigo em revista
  1. Silva, Luísa de Mattos Graziani; Jurdi, Andréa Perosa Saigh; Pereira, Ana Paula da Silva. "Processamento sensorial em crianças com TEA: Percepções de famílias e profissionais". Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional (2025):
    Aceite para publicação
  2. Almeida, Ana; Pereira, Ana Paula; Serrano, Ana. "First years: development, early childhood intervention, and inclusion". Child Studies 4 (2024): 9-12. https://doi.org/10.21814/childstudies.5879.
    10.21814/childstudies.5879
  3. Lucas, Cátia Couço; da Silva Pereira, Ana Paula; da Silva Almeida, Leandro; Beaudry-Bellefeuille, Isabelle. "Construct validity of the sensory integration infant routines questionnaire (SIIRQ)". Early Years (2024): 1-15. https://doi.org/10.1080/09575146.2024.2373372.
    10.1080/09575146.2024.2373372
  4. Martínez-Rico, Gabriel; Escorcia Mora, Claudia; Pereira, Ana Paula da Silva. "Editorial: Inclusion in early childhood, teacher-family partnerships, family empowerment and quality of life". Frontiers in Education 9 (2024): https://doi.org/10.3389/feduc.2024.1352558.
    Publicado • 10.3389/feduc.2024.1352558
  5. Silva, Vinícius; Pereira, Ana Paula; Soares, Filomena; Leão, Celina P.; Jurdi, Andrea; Sena Esteves, João; Hertzberg, Juliana. "Social Stories for Promoting Social Communication with Children with Autism Spectrum Disorder Using a Humanoid Robot: Step-by-Step Study". Technology, Knowledge and Learning (2023): http://dx.doi.org/10.1007/s10758-023-09681-7.
    Publicado • 10.1007/s10758-023-09681-7
  6. Ana Paula da Silva Pereira; Margarida Ribeiro; Elsa Marta Soares; Carla Cilene Baptista da Silva. "Grupo de apoio a pais como um recurso de apoio social na Intervenção Precoce na zona norte de Portugal". Revista Educação Especial (2023): https://doi.org/10.5902/1984686X71419.
    10.5902/1984686X71419
  7. Cátia Couço Lucas; Ana Paula da Silva Pereira¿; Leandro da Silva Almeida; Isabelle Beaudry-Bellefeuille. "Assessment of Sensory Integration in Early Childhood: A Systematic Review to Identify Tools Compatible with Family-Centred Approach and Daily Routines". Journal of Occupational Therapy, Schools, & Early Intervention (2023): https://doi.org/10.1080/19411243.2023.2203418.
    10.1080/19411243.2023.2203418
  8. Anelise Do Pinho Cossio; Pereira, A. P. S.. Autor correspondente: Anelise Do Pinho Cossio. "Atitudes entre as crianças, com e sem necessidades educativas especiais, na educação pré-escolar: uma revisão sistemática da literatura". Interação Interdisciplinar 1 2 (2023): 77-92.
    Publicado
  9. Bianca Beraldo dos Reis Valverde; Andrea Perosa Saigh Jurdi; Ana Paula da Silva Pereira. "Family Benefits of Early Intervention: A Scoping Review". Psicologia: Teoria e Pesquisa (2023): https://doi.org/10.1590/0102.3772e39303.en.
    10.1590/0102.3772e39303.en
  10. Amanda Prado Morato; Ana Paula Silva Pereira; Carla Cilene Baptista da Silva. "Percepções de familiares sobre as práticas de intervenção precoce na infância em um centro especializado de reabilitação". Physis: Revista de Saúde Coletiva (2023): https://doi.org/10.1590/s0103-7331202333073.
    10.1590/s0103-7331202333073
  11. Ana Paula S. Pereira; Andrea Jurdi; Helena Isabel Silva Reis; Andreia Sousa. "Routine-based interview in early intervention: professionals' perspectives". Support for Learning 37 3 (2022): 435-449. https://doi.org/10.1111%2F1467-9604.12419.
    10.1111/1467-9604.12419
  12. Lucas, C.C.; da Silva Pereira¿, A.P.; Almeida, L.D.S.; Beaudry-Bellefeuille, I.. "Content Validity and Preliminary Structural Validity of the Sensory Integration Infant Routines Questionnaire". Journal of Occupational Therapy, Schools, and Early Intervention (2022): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85139510312&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/19411243.2022.2129901
  13. Vinícius Silva; Filomena Soares; João Sena Esteves; Cristina P Santos; Ana Paula da Silva Pereira. "Fostering Emotion Recognition in Children with Autism Spectrum Disorder". Multimodal Technologies and Interaction (2021): https://www.mdpi.com/2414-4088/5/10/57.
    10.3390/mti5100057
  14. Araújo, Aline Patriota; Pereira, Ana Paula da Silva; Reis, Helena I. S.. "Evaluate and intervene in sensory processing disorders by occupational therapists in early intervention teams of the North of Portugal". (2021): http://hdl.handle.net/1822/75972.
    10.6000/2292-2598.2021.09.06.1
  15. Ana Paula Da Silva Pereira; Andréa Perosa Saigh Jurdi; Helena Isabel Silva Reis. "A complementaridade de pais e de profissionais na avaliação em Intervenção Precoce". Educação (2020): https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.1.35318.
    10.15448/1981-2582.2020.1.35318
  16. Leite, Carina Sofia Correia; Pereira, Ana Paula da Silva. "Family outcomes in early intervention: results from a nationwide study in Portugal". Early Child Development and Care 190 15 (2020): 2484-2492. http://dx.doi.org/10.1080/03004430.2019.1585348.
    10.1080/03004430.2019.1585348
  17. Pereira, Ana Paula da Silva. "Object with Playware Technology for Promoting Socioemotional States in Children with Autism Spectrum Disorder A Focus Group Study". (2020):
    Submetido
  18. Pereira, Ana Paula Silva; Oliveira, Sandra Cristina Pinto. "The benefits and difficulties in the elaboration and implementation of individual intervention plan in early intervention: the perspectives of Portuguese professionals". Early Child Development and Care 189 6 (2019): 965-975.
    Publicado • 10.1080/03004430.2017.1359581
  19. Macedo Costa, T.; Pereira, A.P.D.S.. "The Child with Autism Spectrum Disorder: The Perceptions of Siblings". Support for Learning 34 2 (2019): 193-210. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85067388241&partnerID=MN8TOARS.
    10.1111/1467-9604.12248
  20. Soares, F.O.; Costa, S.C.; Santos, C.P.; Pereira, A.P.S.; Hiolle, A.R.; Silva, V.. "Socio-emotional development in high functioning children with Autism Spectrum Disorders using a humanoid robot". Interaction Studies 20 2 (2019): 205-233. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85073035500&partnerID=MN8TOARS.
    10.1075/is.15003.cos
  21. Nunes Borges, Cristina Filipa; da Silva Pereira, Ana Paula. "Home visiting in early intervention: professional's perception in the north of Portugal". Journal for Educators Teachers and Trainers (2019): https://publons.com/wos-op/publon/51337492/.
  22. Anelise Do Pinho Cossio; Ana Paula Da Silva Pereira; Rita De Cássia Rodriguez. "Benefits of Early Intervention for children with Autism Spectrum Disorder (Benefícios da Intervenção Precoce para a Família de Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo)". Revista Educação Especial, Universidade Sta Maria, Brasil 31 60 (2018): 9-9. https://doi.org/10.5902%2F1984686x28331.
    10.5902/1984686x28331
  23. Reis, Helena Isabel Silva; Pereira, Ana Paula da Silva; Almeida, Leandro S.; Helena Isabel Silva Reis. "Intervention effects on communication skills and sensory regulation on children with ASD". Sem título 1 (2018): 1-10. http://hdl.handle.net/1822/54338.
    Publicado • 10.1080/19411243.2018.1455552
  24. Reis, Helena; Pereira, Ana; Almeida, Leandro. "A comparison of parent and professional perceptions of children with autism spectrum disorder in Portugal". British Journal of Special Education 44 3 (2017): 257-272. http://dx.doi.org/10.1111/1467-8578.12180.
    10.1111/1467-8578.12180
  25. Freitas, H.; Costa, P.; Silva, V.; Pereira, A.P.; Soares, F.; Esteves, J.S.. "Using a humanoid robot as the promoter of the interaction with children in the context of educational games". International Journal of Mechatronics and Applied Mechanics 2017 1 (2017): 282-288. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85029816957&partnerID=MN8TOARS.
  26. Magalhães, L.S.; Pereira, A.P.S.; Magalhães, Lúcia S.; Pereira, Ana Paula da Silva. "Early intervention in autism spectrum disorder: Concerns and support of Portuguese mothers". Education and Training in Autism and Developmental Disabilities 52 3 (2017): 240-251. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85052527293&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado
  27. Cossio, A.P.; Pereira, A.P.S.; Rodriguez, R.C.C.. "Benefits and level of participation in early intervention: Perspectives of mothers of children with autism spectrum disorder,Benefícios e nível de participação na intervenção precoce: Perspectivas de mães de crianças com perturbação do espetro do autismo". Revista Brasileira de Educacao Especial 23 4 (2017): 505-516. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85040974697&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/S1413-65382317000400003
  28. REIS, Helena Isabel da Silva; Pereira, Ana Paula da Silva; ALMEIDA, Leandro da Silva. "Characteristics and Specificities of Social Communication in Autism Spectrum Disorder (Características e Especificidades da Comunicação Social na Perturbação do Espectro do Autismo". Revista Brasileira de Educação Especial 22 3 (2016): 325-336. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-65382216000300002.
    10.1590/s1413-65382216000300002
  29. Reis, Helena Isabel da Silva; Pereira, Ana Paula Da Silva; Almeida, Leandro Da Silva. "From assessment to intervention in the autism spectrum disorder". Revista Educação Especial 29 55 (2016): 269-280. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x19423.
    Publicado • 10.5902/1984686x19423
  30. Sampaio, Raquel; Pereira, Ana Paula da Silva; Brandão, Tamara; Pinto, Raquel Sampaio; Brandão, Tamára de Carvalho. "Profile of fine motor skills of children with and without ASD in north of Portugal: A comparative study (Perfil de habilidades motoras finas de crianças com e sem PEA na zona norte de Portugal: Um estudo comparativo)". Revista AMAzonica XVIII 2 (2016): 82-104. http://hdl.handle.net/1822/45128.
    Publicado
  31. Costa, S.; Soares, Filomena; Santos, C.; Pereira, Ana Paula da Silva; Moreira, Fátima. "Lego Robots & Autism Spectrum Disorders: A potential partnership?". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 31 1 (2016): 50-59.
    Publicado
  32. Silva, Elisabete; Pereira, Ana Paula da Silva; Reis, Helena Isabel Silva. "Sensory Processing: New dimension in the assessment of children with autism spectrum disorder (Processamento Sensorial: Nova dimensão na avaliação das crianças com transtorno do espectro do autismo)". Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial 31 1 (2016): 62-76.
    Publicado
  33. Reis, H.I.S.; Pereira, A.P.S.; Almeida, L.S.. "Social communication characteristics and specificities in autism spectrum disorder,Características e especificidades da comunicação social na perturbação do espectro do autismo". Revista Brasileira de Educacao Especial 22 3 (2016): 325-336. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84981717887&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/S1413-65382216000300002
  34. Pereira, Ana Paula da Silva; Serrano, Ana Maria; Correia Leite, Carina Sofia; Da Silva Pereira, Ana Paula; Leite, Carina Sofia Correia. "Early Intervention in Portugal: Study of Professionals’ Perceptions". Journal of Family Social Work 17 3 (2014): 263-282. http://dx.doi.org/10.1080/10522158.2013.865426.
    Publicado • 10.1080/10522158.2013.865426
  35. Reis, H. S.; Pereira, A. P. S.; Almeida, L. S.. "Early Intervention in Autism Spectrum Disorders in Portugal (A Intervenção Precoce nas Perturbações do Espectro do Autismo em Portugal)". Maremagnum 18 (2014): 47-56.
    Publicado
  36. Silva, Sara; Soares, Filomena; Pereira, Ana Paula; Costa, Sandra; Moreira, Fátima; Pereira, Ana Paula da Silva. "Robotic Tool to Improve Skills in Children with ASD: A Preliminary Study". International Journal of Life Science and Medical Research 3 4 (2013): 162-172.
    Publicado • 10.5963/LSMR0304004
  37. Pereira, Ana Paula da Silva; Magalhães, S. F.. "The assessment of development in Early Intervention: Perceptions of Portuguese families (A avaliação do desenvolvimento em Intervenção Precoce: Perceções das famílias Portuguesas)". Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educacion 1 21 (2013): 149-164.
    Publicado
  38. Reis, H.I.S.; Pereira, A.P.S.; Almeida, L.S.. "Construction and validation of an developmental profile assessment tool for children with autistic spectrum disorder,Construção e validação de um instrumento de avaliação do perfil desenvolvimental de crianças com perturbação do espectro do autismo". Revista Brasileira de Educacao Especial 19 2 (2013): 183-194. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84880067158&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.1590/S1413-65382013000200004
  39. Pereira, Ana Paula da Silva; Ana Maria Serrano. "Recommended parameters for the quality of evaluation in early intervention (Parâmetros recomendados para a qualidade da avaliação em intervenção precoce)". Revista de Educação Especial 40 24 (2011): 163-179.
    Publicado
  40. Ana Paula Pereira; Ana Maria Serrano; Pereira, Ana Paula da Silva; Serrano, Ana Maria. "Early intervention in Portugal: Evidence and consequences (Intervenção precoce em Portugal: Evidências e consequências)". Inclusão 10 (2010): 101-120. http://hdl.handle.net/1822/16154.
    Publicado
  41. Pereira, Ana Paula da Silva. "Social support in Early Intervention: Complexities and interdependencies (O apoio social em Intervenção Precoce: Complexidades e interdependências)". Sonhar: Comunicar Repensar a Diferença 2 (2010): 13-48.
    Publicado
  42. Pereira, Ana Paula da Silva; Costa, S.; Resende, J.; Santos, C.; Soares, F.; Ferreira, M.; Moreira, F.. "Robotic platform for young people with autism spectrum disorders: An exploratory study (Plataforma robótica para jovens com perturbações do espectro do autismo: Um estudo exploratório)". Sonhar: Comunicar Repensar a Diferença 1 (2010): 13-36.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Brígido, E., Rodrigues, A., Pereira, A. P. S. (2023). Perturbação do espetro do autismo: Avaliação e intervenção em cont. "Perturbação do espetro do autismo: Avaliação e intervenção em contextos naturais". In Compreendendo o Autismo do Pensar Familiar ao Pensar Técnico. 2023.
    Publicado
  2. Christophe Magalhães; João Sena Esteves; Ana Paula Pereira; Vinícius Silva; Filomena Soares. "Web Application for the Learning of Emotions in Children with Autism Spectrum Disorder". 174-187. Suiça: Springer Nature Switzerland, 2023.
    10.1007/978-3-031-45021-1_13
  3. Silva, Luísa de Mattos Graziani; Jurdi, Andréa Perosa Saigh; Pereira, Ana Paula da Silva. "As alterações de Integração Sensorial na Avaliação das famílias de crianças com Transtorno do Espectro Autista". In A Integração Sensorial e o Engajamento Ocupacional na Infância, 183-202. Marilia, Brasil: Oficina Universitária, 2023.
  4. Magalhães, Christophe; Esteves, João Sena; Pereira, Ana Paula; Silva, Vinícius; Soares, Filomena. "Web Application for the Learning of Emotions in Children with Autism Spectrum Disorder". In Lecture Notes in Networks and Systems, 174-187. Springer Nature Switzerland, 2023.
    Publicado • 10.1007/978-3-031-45021-1_13
  5. Guglielmo, M.F.; Jurdi, A.P.S.; da Silva Pereira, A.P.. "A Case Study. Transition in a Waldorf School in São Paulo, Brazil: A Process Under Construction". 133-145. 2022.
    10.1007/978-3-030-98935-4_9
  6. Pedro M. Santos; Vinicius Silva; João Sena Esteves; Ana Paula da Silva Pereira; Filomena Soares. "HiZeca: A Serious Game for Emotions Recognition". In Innovations in Mechatronics Engineering. icieng 2021. Lecture Notes in Mechanical Engineering, 393-405. Suiça: Springer International Publishing, 2021.
    Aceite para publicação • 10.1007/978-3-030-79168-1_35
  7. Silva, Vinicius; Soares, Filomena; Esteves, João Sena; Pereira, Ana Paula; Matos, Demétrio. "Adequacy of Game Scenarios for an Object with Playware Technology to Promote Emotion Recognition in Children with Autism Spectrum Disorder". In Advances in Intelligent Systems and Computing, 293-298. Cham, Suiça: Springer International Publishing, 2020.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-27928-8_44
  8. Valverde, B. ; Jurdi, A. ; Pereira, A. P. S.. Autor correspondente: Valverde, B.. "Quality of family life for children between the ages of 0 and 3 in a rehabilitation unit". In Improving children's learning and well-being, 1-14. Braga, Portugal: CIEC, 2020.
    Aceite para publicação
  9. Silva, V.; Soares, F.; Esteves, J.S.; Pereira, A.P.. "PlayCube: Designing a Tangible Playware Module for Human-Robot Interaction". 2019.
    10.1007/978-3-030-02053-8_80
  10. Reis, H. S.; Freitas, P. P.; Pereira, A. P. S.. "Compreender as disfunções do processamento sensorial na perturbação do espectro do autismo". In Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva, 44-57. Viseu, Portugal: Escola superior de Educação de Viseu, 2019.
    Publicado
  11. Azevedo, J.; Silva, V.; Soares, F.; Pereira, A.P.; Esteves, J.S.. "An application to promote emotional skills in children with autism spectrum disorders". Cham: SPRINGER, 2018.
    10.1007/978-3-030-02762-9_30
  12. Silva, V.; Soares, F.; Esteves, J.S.; Pereira, A.P.. "Building a hybrid approach for a game scenario using a tangible interface in human robot interaction". 2018.
    10.1007/978-3-030-02762-9_25
  13. Pereira, Ana Paula da Silva; Luna, C.. "Service to students with special educational needs in specialized teaching units: in Portugal and Brazil (Atendimento dos alunos com necessidades educativas especiais nas unidades de ensino especializado: um olhar sobre Portugal e Brasil)". In Práticas de inclusão escolar: um diálogo multidisciplinar, 141-156. Bahia, Brasil: Edufba, 2016.
    Publicado
  14. Silva, Vinícius; Soares, Filomena; Esteves, João Sena; Figueiredo, Joana; Santos, Cristina; Pereira, Ana Paula. "Happiness and Sadness Recognition System—Preliminary Results with an Intel RealSense 3D Sensor". In Lecture Notes in Electrical Engineering, 385-395. Suiça: Springer International Publishing, 2016.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-43671-5_33
  15. Diogo Vidal; Ana Paula da Silva Pereira; Beatriz Oliveira Pereira; Vidal, Diogo; Pereira, Ana Paula da Silva; Pereira, Beatriz Oliveira. "Assessment of the effects of an aquatic intervention plan on students with autism spectrum disorder (Avaliação dos efeitos de um plano de intervenção em meio aquático num alunos com perturbação do espetro do autismo)". In Avaliação dos efeitos de um plano de intervenção em meio aquático num alunos com perturbação do espetro do autismo, 199-204. Lisboa, Portugal: Edições FMH, 2014.
    Publicado
  16. Pereira, Ana Paula da Silva; Ana Maria Serrano. "A family-centered model in contexts of mental health vulnerability (Modelo centrado en la familia en contextos de vulnerabilidad de salud mental)". In Primera infancia y vulnerabilidad mental, 139-165. Madrid, Espanha: Sanz y Torres, 2014.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Pereira, Ana Paula da Silva. "Early intervention in the district of Braga: What kind of support and benefits are there for the families supported?". Trabalho apresentado em I World Congress of children and youth health behaviors, 2013.
  2. Pereira, Ana Paula da Silva. "Apoios e Benefícios para as Famílias apoiadas na Intervenção Precoce". 2013.
  3. Pereira, Ana Paula da Silva; Soares, F.; Costa, S.; Silva, S.; Goncalves, N.; Rodrigues, J.; Santos, C.; et al. "Robótica-Autismo Project: Technology for autistic children". Trabalho apresentado em IEEE International Conference on Bioengineering, 2013.
    10.1109/ENBENG.2013.6518415
  4. Pereira, Ana Paula da Silva. "Construction and validation of a tool for professionals and parents of chldren with autism Spectrum disorders". Trabalho apresentado em 1st International Early Childhood Intervention Conference, 2012.
  5. Soares, F.; Moreira, F.; Pereira, Ana Paula da Silva. "Development of a collaborative game applied to the cognitive process of children with autism spectrum disorders". 2012.
  6. Pereira, Ana Paula da Silva. "Autism Spectrum Disorders and Educational Intervention Programs. The Portuguese Case". Trabalho apresentado em XI Congresso Galego-Português de Psicopedagogia, 2011.
  7. Pereira, Ana Paula da Silva. "Different perspectives of early intervention professionals in Portugal". 2011.
  8. Costa, S.; Soares, F.; Moreira, F.; Pereira, Ana Paula da Silva; Costa, Sandra; Soares, Filomena; Santos, Cristina; et al. "Robots and Autism Disorder: Promoting competence generalization". Trabalho apresentado em Reunião Científica sobre Perturbações do Espectro do Autismo, 2011.
  9. Pereira, Ana Paula da Silva. "Early intervention in the district of Braga". 2011.
  10. Ferreira, M.; Ana Paula Loução Martins; Pereira, Ana Paula da Silva. "Expectativas, perspectivas e práticas educacionais inclusivas e transição para a vida activa de alunos com problemas intelectuais,". 2011.
  11. Pereira, Ana Paula da Silva. "Aferição para a população portuguesa da Escala de Avaliação Sensory processing measure for preschoolers (SPM-P) dos 3 aos 6 anos". 2010.
  12. Pereira, Ana Paula da Silva. "Family Centered Practices: Identification of behaviors for a quality practice in the District of Braga". 2005.
Recurso online
  1. Silva, L. M. J; Pereira, Ana Paula da Silva; Jurdi, Andréa Perosa Saigh. As alterações de integração sensorial na avaliação das famílias de crianças com TEA. 2023. https://doi.org/10.36311/2023.978-65-5954-383-0.
Tese / Dissertação
  1. Pereira, Ana Paula da Silva. "Family-centered practices in early intervention: a national study on professional practices (Práticas centradas na família em intervenção precoce : um estudo nacional sobre práticas profissionais)". Doutoramento, Universidade do Minho, 2009. http://hdl.handle.net/1822/9808.
  2. Pereira, Ana Paula da Silva. "PráticasCentradas na Família. Identificação de comportamentos para uma prática de qualidade no Distrito de Braga". Mestrado, Universidade do Minho, 2003.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/10/13 Construction and Validation of the Scale for the Evaluation of Sensory Processing in Routines
(Rio de Janeiro, Brasil)
2023/10/12 Sensory processing in children with ASD: perception of parents and professionals ISIC Brazil 2023 – Innovations in ayres sensory integration
(Rio de Janeiro)
2023/09 Web Application for the Learning of Emotions in Children with Autism Spectrum Disorder
(Wroclaw, Polónia)
2023/08/30 Oral Communication: From assessment to intervention in sensory processing disorders: Parent Training Program VII Congresso Internacional Galego-Portugés - IV Congresso ACI
(Coruña, Espanha)
2023/05/16 Home support in early childhood intervention: Professional’s perception in the north of Portugal
(Praga, República Checa)
2023/04/24 Early intervention and family-centered care Congresso Internacional da Criança com Condições Complexas de Saúde
(Brasília)
2022/07/14 Construction and validation of a sensory processing assessment scale for children aged between 4 and 24 months: A pilot study. Congresso Luso Brasileiro de Educação Inclusiva (CONLUBRA)
(Braga)
2022/07/14 The transition from pre-school to elementary school for children with autism spectrum disorder Congresso Luso Brasileiro de Educação Inclusiva (CONLUBRA)
(Braga, Portugal)
2021/04/26 Hybrid Approach to Promote Social Interaction with Children with Autism Spectrum Disorder
(Reino Unido)
2021 Hybrid Approach to Promote Social Interaction with Children with Autism Spectrum Disorder.
(Lisboa, Portugal)
2021 Santos, P., Silva, V., Sena-Esteves, J. Pereira, A. P.S., & Soares, F. (2021). HiZeca: A serious game for emotions recognition. International Conference Innovation in Engineering
(Guimarães, Portugal)
2019/09 Adequacy of Game Scenarios for an Object with Playware Technology to Promote Emotion Recognition in Children with Autism Spectrum Disorder 2nd International Conference on Human Systems Engineering and Design: Future Trends and Applications (IHSED 2019)
(Munich, Alemanha)
2019/08/30 The transversality of Inclusive Education in Early Intervention. II Congresso Luso Brasileiro de Transtorno do Espectro do Autismo e Educação Inclusiva , realizado em Pelotas, Brasil
CIEd e UFPEL (Pelotas, Brasil)
2018/11 An Application to Promote Emotional Skills in Children with Autism Spectrum Disorders Joint Conference on Serious Games
(Darmstadt, Alemanha)
2018/10 Outcomes of Early Intervention in Portugal II Encuentro Internacional de Actualización e Investigación en Atención Temprana y Desarrollo Infantil
(Mérida, Espanha)
2018 Inclusion in Preschool Context: Attitudes of Peers without Special Educational Needs Cross-Curricular Teaching: Curriculum flexibility and Innovation
(Guimarães, Portugal)
2017/09 Early Intervention in Autism Spectrum Disorder: A qualitative study XIV Congresso Internacional Galego- Português de Psicopedagogia.
(Braga, Portugal)
2017/07 Early Intervention in the Disorder of the Autism Spectrum: Benefits and Participation Level of Mothers in the District of Braga. International Conference on Research in Education
(Porto, Portugal)
2017/06/17 Perturbação do Espetro do Autismo: Diálogo com e entre Pais Associação Pais em Rede. Projeto - Centro de Apoio Vida Independente
Associação Pais em Rede (Braga, Portugal)
2017/04 Early Intervention in Portugal. Perspectives and challenges. Conferencia proferida na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pelotas, Brasil (Pelotas, Brasil)
2017/04 Early Intervention and Autism Spectrum Disorder: Dimensions of Family Support 1º Congresso Luso Brasileiro sobre TEA e Educação Inclusiva
Universidade Federal de Pelotas (Pelotas, Brasil)
2017/02/13 Perturbação do Espetro do Autismo: Estratégias de intervenção na sala de aula profissionais das Equipas Locais de Intervenção Precoce da zona Norte do país, realizada no dia 13 de fevereiro de 2017, das 14h30 às 17h30, no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Sessão de supervisão com Equipas Locais de Intervenção Precoce da zona Norte
Instituto Educação Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2016/11 Inclusion in Early Childhood Education: Perspectives of Mothers of Children with Autism Spectrum Disorder VII Congresso Brasileiro de Educação Especial,
Universidade Federal de S. Carlos, Brasil (S. Carlos, Brasil)
2016 Intervenção Precoce: Princípios, Práticas, Benefícios e Desafios para profissionais do Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Ave: Guimarães, Vizela e Terras de Basto, realizada no dia 10 de maio de 2016, no Centro de Saúde em Fafe, com uma duração de 3 horas. Reflexões com a área da Saúde
Centros de Saúde do Alto Ave: Guimarães, Vizela e Terras de Basto (Fafe, Portugal)
2014 Structured teaching units:Their relevance in the inclusion of pupils with ASD Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Needs
DISES e Áea de Educação Especial do Instituto de Educação (Braga, Portugal)
2014 Assessment and intervention in autism: Parents and professionals perspectives
(Portugal)
2014 Expectations, Perspectives and Inclusive Educational Practices and transition to working life of pupils with Intellectual Problems Internacional Conference: Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Needs
DISES e Área de EE do Instituto de educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2014 Internacional Conference: Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Needs Internacional Conference: Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Needs
DISES e Área de EE do Instituto Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2014 Differential assessment and intervention in the autism spectrum: The complementarity of parents and professionals (Avaliação diferencial e intervenção no espetro do autismo: A complementaridade de pais e de profissionais) II Seminário Internacional “Cognição, Aprendizagem e Desempenho
CIEd (Braga, Portugal)
2014 Intervenção com Crianças com Perturbações do Espectro do Autismo: Uma proposta Luso-brasileira no II Seminário Internacional “Cognição, Aprendizagem e Desempenho
CIEd (Braga, Portugal)
2014 Building a Game Scenario to Encourage Children with Autism to Recognize and Label Emotions using a Humanoid Robot RO-MAN 2014, 23rd IEEE International Symposium on robot and human interactive communication
RO-MAN (Scotland, , Reino Unido)
2014 Transtorno do espectro do autismo e síndrome de asperger: Aspetos a considerar nos diagnósticos e tratamentos VI Congresso Brasileiro de Educação Especial
UFSC (S. Carlos, Brasil)
2014 A Pilot Study using Imitation and Storytelling Scenarios as Activities for Labelling Emotions by Children with Autism using a Humanoid Robot. The Fourth Joint IEEE International Conference on Development and Learning and on Epigenetic Robotics
(Genova, Itália, Itália)
2013 Perfil desenvolvimental da interação social na criança com perturbações do espectro do autismo: Perceções de pais e profissionais XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2013 Ferramentas robóticas na educação especial XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía
Universidade da do Minho (Braga, Portugal)
2013 Vamos jogar praticar boas ações?. XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía
Universidade da do Minho (Braga, Portugal)
2013 Planos individuais de transição de alunos com dificuldades intelectuais: Que ajustamentos ao alargamento da escolaridade obrigatória? XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía
Universidade da do Minho (Braga, Portugal)
2013 Escala de avaliação das perturbações do espetro do autismo: Dados relativos à sua precisão, validade e contributos para a prática
(Portugal)
2013 New approaches to early intervention assessment: Authentic assessment
(Portugal)
2012 “Intervenção Precoce em Portugal: Percursos para a inclusão”. 3º Seminário Internacional sobre Deficiência e Reabilitação
(Portugal)
2012 Constraints in the design of activities focusing on emotion recognition for children with ASD using robotic tools IEEE International Conference on Biomedical Robotics and Biomechatronics
(Roma, Itália)
2012 Avaliação do perfil desenvolvimental das crianças com perturbações do espectro do autismo: Construção e validação de um instrumento. II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos
(Portugal)
2012 Lost in translation. Perturbações do espetro do autismo e programas de intervenção específicos: O estado da arte em Portugal Contributos da Psicologia em Contextos Educativos
(Portugal)
2012 Expetativas, significados e práticas educacionais inclusivas e transição para a vida ativa de alunos com Problemas Intelectuais I Simpósio Luso- Brasileiro em Estudos da Criança: Perspetivas Sociológicas e Educacionais
(Portugal)
2012 Development of skills in children with ASD using a robotic platform 2nd Portuguese Meeting in Bioengineering
(Coimbra, Portugal)
2012 Intervenção Precoce em Portugal: Percursos e desafios
(Portugal)
2012 Refletir e desenhar novas abordagens de avaliação em intervenção precoce: Que desafios para os profissionais e para as famílias?
(Portugal)
2012 Projeto Robótica- Autismo
(Portugal)
2011 An approach to promote social and communication behaviors in children with autism spectrum disorders: Robot based intervention 20th IEEE International Workshop on Robot and Human Interactive Communication
(Atlanta, Estados Unidos)
2011 Pupils with intellectual disabilities: Expectations, perspectives and inclusive education practices for a transition to adulthood. London International Conference On Education, LICE
(Londres, Reino Unido)
2011 Perspectivando um programa pré-escolar inclusivo: Um estudo de caso XI Congresso Galego-Português de Psicopedagogia
(Corunha, Portugal)
2011 Construção e validação de um instrumento para a avaliação do perfil desenvolvimental das crianças com perturbações do espectro do autismo XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía
(Espanha)
2011 Construção de uma escala de avaliação das perturbações do espectro do autismo: A inclusão do processamento sensorial
(Portugal)
2011 Perturbações do espectro do Autismo
(Portugal)
2011 Family centered practices in early intervention: A Portuguese study of professional practices
(Estados Unidos)
2011 Perturbações do espectro do Autismo II Encontro Internacional “Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especiais
Porto Editora e área de Educação Especial do Instituto de Educação (Universidade do Minho, Portugal)
2011 Práticas baseadas nas rotinas em intervenção precoce: Perceções e vivências dos profissionais IX Congresso Nacional de Intervenção Precoce
(Funchal, Portugal)
2011 Contributos para o Estudo do Perfil de Competências do Profissional de Intervenção Precoce: As Perspectivas dos Profissionais
(Portugal)
2011 Práticas Centradas na Família em Intervenção Precoce: Um Estudo Nacional sobre Práticas Profissionais
(Portugal)
2011 Apoio às Famílias em Intervenção Precoce
(Portugal)
2011 Perturbações do Espectro do Autismo
(Portugal)
2010 Intervenção Precoce
(Portugal)
2010 Projecto de Intervenção Precoce de Braga II Encontro da Rede Social/ Mobilizar a Comunidade como um Todo
(Portugal)
2009 Práticas centradas na família em IP: Um Estudo Nacional sobre práticas profissionais
(Portugal)
2009 Perturbações do Espectro do Autismo
(Portugal)
2009 Reflectir e Projectar Novas Práticas em Intervenção Precoce
(Portugal)
2006 Intervenção Precoce: Práticas e Desafios
(Portugal)
2005 Investigação no âmbito da Intervenção Precoce
(Portugal)
2005 Formação dos Profissionais em Intervenção Precoce
(Portugal)
2005 Respostas à Diversidade
(Portugal)
2004 Pais de risco: Princípios para uma ajuda eficaz na IP
(Portugal)
2004 Implicações da Formação em IP: Resultados de trabalhos de Investigação realizados no IEC Universidade do Minho
(Portugal)
2004 Intervenção Precoce uma Perspectiva sistémica centrada na família”
(Portugal)
2003 Intervenção Precoce: Uma perspectiva Sistémica em Contextos Naturais
(Portugal)
2003 A comunidade como fonte de oportunidades de aprendizagem da criança com NEE
(Portugal)
2002 Oportunidades de Aprendizagem para a criança nos seus contextos de vida: família e comunidade
(Portugal)
1997 O Papel do Técnico Superior de Educação Especial e Reabilitação nas IPSS
(Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2013 - Atual Intervenção precoce: Um estudo qualitativo sobre as perspectivas dos profissionais.
2012 - Atual Inclusão de alunos com PEA no pré-escolar da cidade de Manus, Brasil: Perceções dos pais e dos profissionais.
2012 - Atual A Inclusão de alunos com Perturbações do Espetro do Autismo: O papel das UEEA
2020 - 2024 Construction and validation of the Sensory Function Assessment Scale for Children: 4-36 Months (Construção e validação da Escala de Avaliação das Funções Sensoriais para Crianças: 4-36 Meses=
Orientador
Child Studies, PHd (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2021/10 - 2023/03 Families' Perspective on the Benefits of Early Intervention in The Metropolitan Region of Baixada Santista in the State of São Paulo
Coorientador
PhD (Doutoramento)
Universidade Federal de São Paulo, Brasil
2022/10 - 2023/01 Web application for learning emotions in children with ASD
Coorientador
Master Course (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Engenharia, Portugal
2019 - 2023 The Transition from Pre-school Education to the elementary School for Children with Autism Spectrum Disorder (A Transição da Educação Pré-escolar para o Primeiro Ciclo do Ensino Básico de crianças com Perturbação do Espetro do Autismo=
Orientador
Doctoral Programme in Child Studies (Doutoramento em Estudos da Criança, área de especialização em Educação Especial) (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2021/10 - 2022/10 The Evaluation of Sensory Processing Dysfunctions in Early Childhood Intervention in the District of Porto
Orientador
Educação Especial, área de especialização em intervenção Precoce (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2021/10 - 2022/10 The Implications of Sensory Processing Dysfunctions in the Routine Moments of Children in the District of Braga
Orientador
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2021/01 - 2022/10 O papel dos Pais e a Importância dos Contextos Naturais na Intervenção em Análise do Comportamento Aplicada com Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo
Orientador
2019 - 2022/03 Inclusão no pré-escolar: Atitudes de crianças da zona Norte de Portugal
Orientador
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2018 - 2022 Inclusion in preschoolers: Attitudes of Portuguese and Brazilian children (Inclusão no pré-escolar: Atitudes de crianças Portuguesas e Brasileiras)
Orientador
Doutoramento em Estudos da Criança, especialidade em Educação Especial (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2022 Let's feel with "Necas”: An experimental study in children with Autism Spectrum Disorder (Vamos sentir com o "Necas”: Um estudo quase experimental em crianças com Perturbação do Espetro do Autismo)
Orientador
Doutoramento em Estudos da Criança, Área de especialidade em Educação Especial (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2020/10 - 2021/10 Vivências e relações entre irmãos com e sem Perturbação do Espetro do Autismo no Distrito de Braga
Orientador
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2020/10 - 2021/10 Os Benefícios da Intervenção Precoce: Perspetiva de Famílias do Distrito de Lisboa
Orientador
Educação Especial, área de especialização em intervenção Precoce (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2020/10 - 2021/10 Intervenção Precoce no Município de Pelotas, no Sul Do Brasil: Perceção de Pais de Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo
Orientador
Educação Especial, área de especialização em intervenção Precoce (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2020/10 - 2021/10 Processamento sensorial: Contribuições dos profissionais de Terapia Ocupacional na Intervenção Precoce na Infância Mestrado:
Orientador
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2017/10 - 2021 The engagment of children with and without Autism Spectrum Disorder in activities in the preschool context in Portugal (O envolvimento de crianças com e sem Perturbação do Espetro de Autismo em atividades do contexto pré-escolar, na zona centro de Portugal)
Orientador
Doutoramento em Estudos da Criança, Especialidade em Educação Especial (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2012 - 2020 nclusion of students with Autism Spectrum Disorders: The role of Structured Teaching Units (A Inclusão de alunos com Perturbações do Espetro do Autismo: O papel das Unidades de Ensino Estruturado)
Orientador
Doutoramento em estudos da Criança, especialidade em Educação Especial (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
2018/10 - 2019/06 Pre-school inclusion in public schools in the Santa Catarina, Brazil (Inclusão no Pré-Escolar nas escolas públicas na região de Santa Catarina, Brasil)
Orientador
Mestrado em Educação Especial, área de especialização em intervenção Precoce (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2018 - 2019 Relational and Participatory Competencies of the Professional of Early Intervention: Perspectives of Mothers and Professionals in the North of Portugal (Competências Relacionais e Participativas do Profissional de Intervenção Precoce: Perspetivas de Mães e de Profissionais da Zona Norte de Portugal)
Orientador
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2019 Inclusion of children with special educational needs in a public and private pre-school context in the municipalities of Braga and Cabeceiras de Basto (Inclusão de crianças com necessidades educativas especiais em contexto pré-escolar público e privado nos concelhos de Braga e Cabeceiras de Basto)
Orientador
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2019 Perspectives of Pre preparation Teachers on Inclusion of Students with Autism Spectrum Disorder (Perspetivas de Futuros Professores sobre a Inclusão de Alunos com Perturbação do Espectro do Autismo)
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2019 Early Intervention at Home: Perspectives of Professionals from Early Childhood Intervention Teams, in the North of Portugal (Intervenção Precoce no Domicílio: Perspetivas de Profissionais das Equipas de Intervenção Precoce na Infância, da Zona Norte de Portugal)
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2019 Dynamics and benefits of supporting Early Intervention at home: the perspectives of mothers in northern Portugal (Dinâmicas e benefícios do apoio da Intervenção Precoce no domicílio: as perspetivas de mães da zona norte de Portugal)
Orientador
Mestrado em Educação Especial, área de especialização em intervenção Precoce (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2018 - 2019 Inclusion in pre-school: a study in public schools in southeastern Brazil. (Inclusão no Pré-Escolar: um estudo realizado na rede pública do sudeste do Brasil).
Orientador
Mestrado em Educação Especial, área de especialização em intervenção Precoce (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2016 - 2019 Benefits of Early Intervention: Perspective of Portuguese families (Benefícios da Intervenção Precoce: Perspetiva de famílias portuguesas)
Orientador
Doutoramento em Estudos da Criança, especialidade em Educação Especial (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2019 A Inclusão de alunos com Perturbações do Espetro do Autismo: O papel das Unidades de Ensino Estruturado
Orientador
Doutoramento em Estudos da Criança, Especialidade em Educação Especial (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2010 - 2019 Inclusive Educational Expectations and Practices for Students with Intellectual Problems (Expectativas e Práticas Educacionais Inclusivas e Transição para a Vida Activa de alunos com Problemas Intelectuais)
Orientador
Doutoramento em Estudos da criança, especialidade em Educação Especial, Instituto de Estudos da Criança, área Educação Especial (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2018 Participation of children with autism spectrum disorder in pre-school: Perspectives of regular and special education earlychildhood teachers (Participação das crianças com perturbação do espectro do autismo, nas salas do pré-escolar: Perspetivas de educadores do ensino regular e da educação especial)
Orientador
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2018 The Child with Autism Spectrum Disorder: Brothers' Perception (A Criança com Perturbação do Espectro o Autismo: Perceção de Irmãos)
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2018 Participation of children with autism spectrum disorder, in pre-school: Perspectives of regular and special education teachers (Participação das crianças com perturbação do espectro do autismo, nas salas do pré-escolar: Perspetivas de educadores do ensino regular e da educação especial)
Orientador
Mestrado em Educação Especial, área especialização em Intervenção Precoce (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2016 - 2017 Parent Support Groups: Perspectives of Mothers of Children with Autism Spectrum Disorder in the District of Braga (Grupos de Apoio entre Pais: Perspetivas de Mães de Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo do Distrito de Braga)
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2017 Inclusion in Preschool in the Municipality of Barcelos: Attitudes and Behaviors of Peers without Special Educational Needs (lncusão no Pré-Escolar no Concelho de Barcelos: Atitudes e Comportamentos dos Pares sem Necessidades Educativas Especiais)
Orientador
Mestrado em Educação Especial, especialização em Intervenção Precoce (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2017 Benefits and Level of Participation in Early Intervention: Perspectives of Mothers of Children with Autism Spectrum Disorder (Benefícios e Nível de Participação na Intervenção Precoce: Perspetivas de Mães de Crianças com Perturbação do Espetro do Autismo)
Orientador
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2016 Profile of Fine Motor Skills of children with and without Autism Spectrum Disorder, in the north of Portugal: A comparative study (Perfil de Habilidades Motoras Finas de crianças com e sem Perturbação do Espectro do Autismo, na zona norte de Portugal: Um estudo comparativo)
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2015 - 2016 The Transition Process of Children with Special Educational Needs, from Kindergarten to the 1st cycle of Basic Education: Perspectives of Parents and Professionals (O Processo de Transição da Criança com Necessidades Educativas Especiais, do Jardim-de-infância para o 1º ciclo do Ensino Básico: Perspetivas de Pais e Profissionais)
Orientador
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
2015 - 2016 Early Intervention: The concerns and social support of mothers in Vale do Sousa (Intervenção Precoce: As preocupações e os apoios sociais das mães do Vale do Sousa)
Orientador
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
2015 - 2015 Early Intervention in Autism Spectrum: Disorder: Family Concerns and Support (Intervenção Precoce na Perturbação do Espetro do Autismo: Preocupações e Apoios das Família)
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2015 - 2015 Assessment of Global Motor Skills in children with and without Autism Spectrum Disorder in Northern Portugal (Avaliação de Habilidades Motoras Globais em crianças com e sem Perturbação do Espectro do Autismo na zona Norte de Portugal)
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2015 - 2015 Evaluation of the Effects of an Aquatic Intervention Plan on a Child with Autism Spectrum Disorder (Avaliação dos Efeitos de um Plano de Intervenção em Meio Aquático numa Criança com Perturbação do Espetro do Autismo)
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2015 Family-centered practices: Identifying behaviors for quality practice in the districts of Braga, Viana do Castelo and Vila Real (Práticas centradas na família: Identificação de comportamentos para uma prática de qualidade nos distritos de Braga, Viana do Castelo e Vila Real)
Orientador
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2015 Individual Early Intervention Plan: A Qualitative Study on the Perspectives of Professionals (Planos Individuais de Intervenção Precoce: Um Estudo Qualitativo acerca das Perspetivas de Profissionais)
Orientador
Mestrado em Educação Especial, especialização em Intervenção Precoce (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2015 The role and participation of the speech therapist in the local early intervention teams in the District of Braga: A qualitative study (O papel e a participação do terapeuta da fala nas equipas locais de intervenção precoce do Distrito de Braga: Um estudo qualitativo)
Orientador
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2015 Professionals' Perceptions about the Benefits of Using Routine-Based Interview in Supporting Families in Early Intervention (Perceções de Profissionais acerca dos Benefícios da Utilização da Entrevista Baseada nas Rotinas no Apoio às Famílias em Intervenção Precoce)
Orientador
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2011 - 2015 Autism Spectrum Disorders and Educational Intervention Programs. The Portuguese Case. Exemplary Case Studies (Perturbações de Espectro do Autismo e Programas de Intervenção Educativa. O Caso Português. Estudos de Caso Exemplares)
Orientador
Doutoramento em Estudos da Criança, área especialidade Educação Especial (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2014 Sensory Processing: A New Dimension to Include in the Assessment of Children with Autism Spectrum Disorder (Processamento Sensorial: Uma Nova Dimensão a Incluir na Avaliação das Crianças com Perturbações do Espectro do Autismo)
Orientador
Mestrado em Educação especial, especialização em Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2014 Experiences of a family with a child with global developmental delay: A case study in early intervention (Vivências de uma família com uma criança com atraso global de desenvolvimento: Um estudo de caso em intervenção precoce)
Orientador
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2014 The assessment of communication in children with autism spectrum disorders: the perspective of parents and professionals (A avaliação da comunicação da criança com perturbação do espetro do autismo: perspetiva de pais e de profissionais)
Orientador
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2014 Perspetivas de pais acerca da inclusão de alunos com transtornos do espectro do autismo na escola regular, da rede estadual de ensino da zona leste da cidade de Manaus - Amazonas, Brasil
Orientador
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2009 - 2014 Differential assessment and intervention on the autism spectrum: The complementarity of parents and professionals (Avaliação diferencial e intervenção no espectro do autismo: A complementaridade de pais e profissionais)
Orientador
Doutoramento em Estudos da Criança, especialidade em Educação Especial, Instituto de Estudos da Criança, UM (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2013 Atendimento a alunos com NEE nas Unidades de Apoio Especializado: Análise de escolas portuguesas face à realidade das escolas Brasileiras
Orientador
Educação e Diversidade (Outra)
Universidade Federal da Bahia, Brasil
2012 - 2013 Study of the effect of using a robotic platform on intervention in children with autism spectrum disorders (Estudo do efeito da utilização de uma plataforma robótica na intervenção em crianças com perturbações do espectro do autismo)
Coorientador
Engenharia Biomédica (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2013 The Transition Process in Early Intervention: The Perspectives of Professionals and Families (O Processo de Transição na Intervenção Precoce: As Perspectivas dos Profissionais e das Famílias)
Orientador
Mestrado em Educação Especial, Área de especialização em Intervenção Precoce (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2013 Dinâmicas de uma família com uma criança com Trissomia 21 em Intervenção Precoce: Um estudo de caso
Orientador
Mestrado em Educação especial Área de especialização em Intervenção Precoce (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2013 Case study in early intervention: An experience in Portugal
Orientador
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2012 - 2013 Perception of special education and regular education professionals about the impact of a Structured Teaching Unit on the inclusion of children with Autism Spectrum Disorders (Percepção dos profissionais de educação especial e do ensino regular acerca do impacto de uma Unidade de Ensino Estruturado na inclusão de crianças com Perturbações do Espectro do Autismo)
Orientador
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2013 Early Intervention in the District of Braga: What benefits and support for supported families?
Orientador
Mestrado em Educação Especial, área de especialização em intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2012 A Intervenção Precoce no Distrito de Braga: Que benefícios e apoios para as famílias apoiadas? Área de especialização em Intervenção Precoce (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2011 - 2012 Perspectives and dynamics of families in the evaluation process of children with special needs in early intervention (Perspectivas e dinâmicas das famílias no processo de avaliação das crianças com necessidades especiais em intervenção precoce)
Orientador
Mestrado em educação especial Área de especialização em Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
2011 - 2012 Developmental profile of social interaction in children with autism spectrum disorders: Perceptions of parents and professionals. (Perfil desenvolvimental da interacção social na criança com perturbação do espectro do autismo: Perceções dos pais e profissionais).
Orientador
Mestrado em Educação Especial Área de especialização em Intervenção Precoce (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2010 - 2011 Autism spectrum disorders: A qualitative study of mothers' perceptions of the support provided in a structured teaching unit (Perturbações do espectro do autismo: Um estudo qualitativo das perceções das mães sobre os apoios disponibilizados numa unidade de ensino estruturado)
Coorientador
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2010 - 2011 The inclusion of a child with Special Educational Needs (SEN) in the context of day care: A case study (A inclusão de uma criança com Necessidades Educativas Especiais (NEE) em contexto de creche: Um estudo de caso)
Orientador
Mestrado em Educação Especial, área de especialização Intervenção Precoce (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2010 - 2011 Contributions to the study of the competence profile of the Early Intervention professional: The professionals' perspectives (Contributos para o estudo do perfil de competências do profissional de Intervenção Precoce: As perspectivas dos profissionais)
Orientador
Mestrado em Educação Especial área de especialização Intervenção Precoce (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2010 - 2010 Contribution to the construction of an early intervention curriculum in the 3 to 6 age group (Contributo para a construção de um currículo de intervenção precoce na faixa etária dos 3 aos 6 anos)
Coorientador
Mestrado em educação Especial área de especialização Intervenção Precoce (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2009 - 2010 Contribution to the construction of an early intervention curriculum in the 0 to 3 age group (Contributo para a construção de um currículo de intervenção precoce na faixa etária dos 0 aos 3 anos)
Coorientador
Mestrado em educação especial área de especialização Intervenção Precoce (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/07 - Atual I was a member of the Organizing Committee as Coordinator of the Luso-Brazilian Pre-Congress on Inclusive Education. This event took place on July 14, 15 and 16, 2021, online. (2021/07/14 - 2021/07/16)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
2023/10/19 - 2023/10/20 I was a member of the Scientific Committee of the XIV National Congress on Early Intervention entitled: Early Intervention in Childhood: How to do it better? to be held on October 19 and 20, 2023 at the University of Coimbra. (2023/10/19 - 2023/10/20)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Centro Hospitalar e Universitario de Coimbra EPE Hospital Pediátrico de Coimbra, Portugal
2022/09/13 - 2022/09/15 I was a member of the Scientific Committee of the 1st International Conference on Child Studies, which took place on 13, 14 and 15 September 2022 at the University of Minho, organized by the Centre for Research in Child Studies and the University of Suffolk. (2022/09/13 - 2022/09/15)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2022/07/13 - 2022/07/15 I was a member of the Organizing Committee as Coordinator of the Luso-Brazilian Congress on Inclusive Education. This event took place in person on July 13, 14 and 15, 2022, at the University of Minho, Braga, Portugal. (2022/07/13 - 2022/07/15)
Congresso
Universidade do Minho, Portugal
2019/08/28 - 2019/08/30 President of Organizing Committee of 2nd Luso-Brazilian Congress on Autism Spectrum Disorder and Inclusive Education. Rio Grande do Sul, Brazil, on August 28 to 30, 2019. (2019/08/28 - 2019/08/30)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal

Universidade Federal de Pelotas, Brasil
2018/11 - 2018/11 scientific commission IV Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância . Universidade de Aveiro em novembro de 2018. (2018 - 2018/11/11)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018/06/28 - 2018/06/29 Scientific Committee of the International Cross-Curricular Teaching Congress: Curriculum flexibility and innovation, which took place on 28 and 29 June 2018, at the University of Minho. (2018/06/28 - 2018/06/29)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Minho, Portugal
2017/04/05 - 2017/04/07 I joined the Organizing Committee, as International Coordinator of the 1st Luso-Brazilian Congress on Autism Spectrum Disorder and Inclusive Education, which took place at the University of Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil, from April 5th to 7th, 2017 (2017/04/04 - 2017/04/07)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho, Portugal

Universidade Federal de Pelotas, Brasil
2015/12/03 - 2015/12/04 Scientific Committee of the 2nd Cabo Verde Congress on Inclusive Education "The Special Educational Needs in the Family, Education and Community". University of CaboVerde, Praia ), on December 3 and 4, 2015. (Integrei a Comissão Científica do 2º Congresso Cabo-Verdiano de Educação Inclusiva “As Necessidades Educativas Especiais na Família, Educação e Comunidade” que se realizou em Cabo Verde na Universidade de Cabo Verde, Praia (Campus de Palmarejo), nos dias 3 e 4 de dezembro de 2015). (2015 - 2015)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Minho, Portugal
2015/07/26 - 2015/07/29 Scientific Committee of the 8th congress ISEC 2015- Inclusive and Supportive Education Congress: “Equity and Inclusion in Education”, held from 26 to 29 July 2015 at the University of Lisbon (Integrei a Comissão Científica do 8th congress ISEC 2015- Inclusive and Supportive Education Congress: “Equity and Inclusion in Education”, realizado nos dias 26 a 29 de julho de 2015 na Universidade de Lisboa). (2015 - 2015)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Pró Inclusão - , Portugal
2014 - 2014 Embrancing Inclusive Approaches
Congresso (Outra)
2014 - 2014 II Congresso Nacional -Dificuldades de Aprendizagem Específicas: diferença na escola, na saúde e na família
Congresso (Outra)
2014 - 2014 I joined an organizing Committees of International Conference: Embracing Inclusive Approaches for children and youth with special needs, que se realizou nos dias 14, 15, 16 e 17 de julho de 2014, no Instituto de Educação, da Universidade do Minho, Braga – Portugal. (2014 - 2014)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Council of Exceptional Children, Estados Unidos

Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2012 1º Seminário de Tecnologias e Perturbações do Espetro do Autismo
Simpósio (Outra)
2012 - 2012 1st International Early Childhood Intervention Conference
Conferência (Outra)
2012 - 2012 "Construindo uma Narrativa de Trabalho Transdisciplinar em Intervenção Precoce”
Seminário (Outra)
Sistema Nacional de Intervenção Precoce (SNIPI) – Zona Norte, Portugal
2012 - 2012 Integrei o Scientific Committee of “1st International Early Childhood Intervention Conference”, que se realizou nos dias 13 e 14 de setembro de 2012, na Universidade do Minho, Braga. (2012 - 2012)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Council of Exceptional Children, Estados Unidos

Universidade do Minho, Portugal
2011 - 2011 “Kids Strenghs”: "Crianças que Vivem em Contexto de Perturbações de Saúde Mental
Oficina (workshop) (Outra)
2011 - 2011 II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especiais
Congresso (Outra)
2011 - 2011 Crianças que vivem em contexto de perturbações de saúde mental
Seminário (Outra)
2011 - 2011 A família e as perturbações do espectro do Autismo
Outro (Outra)
2011 - 2011 “Intervenção Precoce”
Outro (Outra)
2011 - 2011 “ Inclusão no Pré-Escolar: Que estratégia e metodologias de intervenção”
Outro (Outra)
Gabinete de Interacção com a Sociedade do Instituto de Educação, Portugal
2011 - 2011 Kids Strenghts
Oficina (workshop) (Outra)
2010 - 2010 “Contributos da psicologia em contextos educativos”
Simpósio (Outra)
2010 - 2010 I Congresso Internacional de Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especiais
Congresso (Coorganizador)
2010 - 2010 Reunião internacional do Projecto Europeu- Kids Project
Encontro (Coorganizador)
2010 - 2010 “Práticas recomendadas para a colaboração com as famílias em intervenção precoce: Intervenção baseada nas rotinas”,
Oficina (workshop) (Outra)
2010 - 2010 Seminário de Intervenção Precoce
Seminário (Outra)
Mestrado de Dificuldades de Aprendizagem, Portugal
2008 - 2008 Importância da Colaboração Pais /Profissionais na Educação Especial: Práticas que Traçam Destinos
Outro (Outra)
2008 - 2008 “Práticas Centradas na Família em Intervenção Precoce: Perspectivas Ecológicas e Transdisciplinares”
Outro (Outra)
Profissionais das Equipas de Atendimento na Associação de Paralisia Cerebral de Braga., Portugal
2005 - 2005 IV Congresso Nacional de Intervenção Precoce
Congresso (Coorganizador)
Associação Nacional de Intervenção Precoce, Portugal
2004 - 2004 III Congresso Nacional de Intervenção Precoce
Congresso (Coorganizador)
Associação Nacional de Intervenção Precoce, Portugal
2003 - 2003 I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusão – “A Educação Especial no III Milénio”
Congresso (Coorganizador)
Associação Nacional de Professores e Área de Educação Especial do Instituto de Estudos da Criança., Portugal
2002 - 2002 Educação e Diversidade: Os Caminhos da Inclusão
Encontro (Coorganizador)
2002 - 2002 Instrumento Chave em Intervenção Precoce: PIAF (Plano Individualizado de Apoio à Família)
Conferência (Outra)
2001 - 2001 Um dia com...A Educação e as Necessidades Educativas Especiais
Encontro (Outra)
2001 - 2001 Um dia com...A Inclusão
Encontro (Outra)
1999 - 1999 Valores para o III Milénio
Outro (Outra)
1999 - 1999 Indisciplina na Escola
Outro (Outra)
1998 - 1998 Dados Estruturais e de Desenvolvimento na Infancia
Outro (Outra)
1996 - 1996 “Voluntários para a Deficiência”
Oficina (workshop) (Outra)
Instituto Português da Juventude, Portugal
1994 - 1994 Repensar a Diferença
Outro (Outra)
1992 - 1992 Deficientes e Deficiência Mental
Outro (Outra)
1992 - 1992 Planificação e Avaliação em Educação Especial
Outro (Outra)
1992 - 1992 Sexualidade e Deficiência Mental
Outro (Outra)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/11/27 The Study of Perceptions of Therapeutic Pedagogy at the Dr. João dos Santos Center - A Casa da Praia.
Arguente principal
Luciana Fernandes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2023/10/30 The Influence of Intervention Implemented by Parents on the Sociocommunicative Skills of Children with Autism Spectrum Disorder: A Formative and Family-Centered Approach
Arguente principal
Jéssica Jaíne Marques de Oliveira (Doutoramento)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2023/06/06 Evaluation of Expressive Communication in Portuguese Children aged 6 to 42 months: Measuring the Early Communication Indicator
Arguente
Sandra Cristina Araújo Ferreira (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2023/04/18 The lego® toy as a device for promoting attention in children with attention deficit hyperactivity disorder
Arguente principal
Ana Valeria Lopes Corrêa Costa (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022/12/02 From theories to television: the impact of television series on the social perception of autism in Portugal
Arguente
Rosa María da Silva Fernandes (Doutoramento)
2022/01/21 Study of Behavioral Profiles Typical of Autism Spectrum Disorder and their Relationship with Executive Functions and Empathy
Arguente principal
Evelina Ferreira dos Santos Brígido (Doutoramento)
2021/12/04 Working with refugee families in Early Intervention: Do we develop autonomy or create dependency?
Arguente
Janair Moreira Linden (Doutoramento)
2021/09/30 Intervention Implemented by Parents and the influence on the sociocommunicative skills of children with Autism Spectrum Disorder.
Arguente principal
Jéssica Jaíne Marques de Oliveira (Doutoramento)
Universidade Federal Sta Maria, Brasil
2020/07/03 The perception of professionals and parents about the use of the Ages & Stages Questionnaires (ASQ-PT)
Arguente
Rita Adriana Simões Ralha Laranjeira (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2020/03/17 Participação ativa da família na intervenção precoce na baixada santista: concepções de mães e profissionais Active participation of the family in early intervention in the Baixada Santista: conceptions of mothers and professionals
Arguente principal
Cindy Passeti da Costa Vida (Mestrado)
Universidade Federal de S. Paulo - , Brasil
2020/01/22 Estilos Parentais e Perceção de Autoeficácia em Pais de Crianças dos 0 aos 6 anos: Interface com Fatores de Risco e Proteção no Desenvolvimento Precoce
Arguente principal
Lúcia Vanessa Craveiro Menezes Pereira Távora (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2019 Relación entre la Calidad de los servicios de Atención Temprana y el Empoderamiento de la Familia
Arguente
Rosa Maria Fernández Valero (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2019 Family participation in the support provided by the National Early Childhood Intervention System in Portugal (Participação das famílias no apoio prestado pelo Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância)
Arguente
Marta Joana de Sousa Pinto (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2019 Acquisition and Use of the Communicative Gesture, from 8 to 18 months, in Children with and without Deafness (Aquisição e Uso do Gesto Comunicativo, dos 8 aos 18 meses, nas Crianças com e sem Surdez)
Arguente
Etelvina do Rosário Silva Lima (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2019 Analysis of the Use of Recommended Practices in Early Intervention by Occupational Therapists
Arguente principal
Mónica Martins Guimarães (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
2019 Early Intervention in Baixada Santista and participation of Family
Arguente principal
Cindy Passeti da Costa Vida (Mestrado)
Universidade Federal de S. Paulo - , Brasil
2019 Impact of family mental health contexts on children: A life story
Arguente principal
Maria Neves Abreu Pereira (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
2019 Dog-assisted intervention program in structured teaching units for the education of students with autism spectrum disorders: a reality in Portugal?
Arguente principal
Núria Carapinha (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2018 Animal-assisted therapy with children with autism spectrum disorder
Arguente principal
Maria Teresa Duarte Nogueira (Doutoramento)
Universidade Católica de Pelotas Curso de Medicina, Brasil
2018 The Context of Inclusion of Children with Special Educational Needs in Basic Education in Cabo Verde: A Quantitative Study on the Variables that Impact in the Attitude of Teachers and Parents
Arguente
Filomeno Afonso Correia Tavares (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
2017 Educational / rehabilitative practices in the context of language: Importance of knowledge and resource sharing processes
Arguente principal
Teresa Margarida Figueiredo Malheiro de Sousa (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 Dialogues on Early Intervention in Portugal and Brazil: National and International Clarification on Professional Practices
Arguente
Patrícia Raquel da Silva Fernandes (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
2015 Teacher Education for Special Education: motivations, expectations and professional impact
Arguente principal
Mestre João Adelino Matias Lopes dos Santos (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2015 The implementation of the Diversity Service Model as an effective response to support students with Special Needs in the North of Portugal
Arguente
Amanda Fernandes Santos (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
2015 The implementation of a psychomotricity program in preschoolers
Arguente principal
Mariana Moreira (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2015 Organizational response models for elementary school students with Asperger's Syndrome
Arguente principal
Margarida Soares (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 Differential assessment and intervention in the autism spectrum: The complementarity of parents and professionals
Orientador
Helena Isabel Silva Reis (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
2014 Specific intervention programs for students with autism spectrum disorders: Exemplary case studies. The Portuguese case
Orientador
Ana Paula Antunes Alves (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
2014 Assessment of perspectives and professional satisfaction of a local early intervention team in the district of Porto
Arguente principal
José Pedro A. Monteiro Martins Fernandes (Mestrado)
Universidade do Porto - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013 Evaluation for the Portuguese population development scale: Ages & Stages Questionnaires (ASQ-3) at 12 months of 2 years old Sónia Cristiana Gonçalves Lopes (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2013 Early intervention in cerebral palsy associations: Perceptions of families, professionals and service directors Maria de Fátima Serdoura Maia (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2013 Famílias de crianças com necessidades educativas especiais e a equipa de Intervenção Precoce: Que relação? Dora Isabel Aleixo Pereira (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2013 The reaction of parents to the birth of a child with a mental disability: Educational implications Cláudia Margarida Lourenço Marquês (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2013 Inclusion of the student with autism spectrum disorders in regular school. Four case studies
Arguente
Maria Cristina Neves Machado (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2013 Translation, adaptation and validation of the content of the Assessment of Peer Relations instrument taking into account the Portuguese cultural reality
Arguente
Elsa Marta Pereira Soares (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
2012 “O insucesso escolar no 3º ciclo do ensino básico: Fatores pessoais e familiares”
Arguente
Maria Isabel Santo de Miranda (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2012 Intervenção em NEE múltiplas no 2º ciclo do ensino básico Guilhermina da Conceição Mendes de Almeida (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012 Distrofia Muscular de Duchenne e Inclusão Anabela Bastos Martins de Almeida (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012 Saúde sexual e reprodutiva: Conhecimentos e comportamentos de estudantes do 8º ano ao 12ª ano do norte de Portugal Aurora Marília Martins Ribeiro (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012 Conhecimentos de infeções sexualmente transmissíveis e métodos contracetivos numa amostra de 359 adolescentes do 8º ao 12º ano de escolaridade Daniela Filipa Coelho Torres (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012 Early Intervention in the District of Braga: What benefits and support for supported families? Carina Sofia Correia Leite (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2012 Dinâmicas de uma família com uma criança com Trissomia 21 em Intervenção Precoce: Um estudo de caso Sílvia Maria Gonçalves Alberto Vaz (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2011 Perspectivando um programa pré-escolar inclusivo: Um estudo de caso Ana Filipa Gonçalves Neto Barreira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2011 Qualidade dos ambientes de crescimento e sua relevância para o desenvolvimento da criança: Implicações para a IP Adriana Maria Cerqueira Bastos Fraga Dias (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2011 Estudo exploratório da Escala M-Chat Sara Sofia Moura Barbosa Barbot (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2011 Jardim de infância, família, criança com NEE: Uma triangulação para o sucesso Elisabete Leonor Pereira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2011 Contributo para a construção de um currículo cognitivo de Intervenção precoce na faixa etária dos 0 aos 3 anos Margarida Alexandra dos Santos e Silva (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2011 Contributo para a construção de um currículo cognitivo de Intervenção precoce na faixa etária dos 3 aos 6 anos Ana Isabel Sousa e Silva (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2010 Crescer e aprender nas rotinas: Estudo de caso de uma criança com perturbações do Espectro do Autismo Ângela Flores Pereira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2010 Qualidade de vida de famílias de crianças com necessidades especiais Helena Maria Raimundo de Oliveira Nunes (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2010 Inclusão: Um estudo qualitativo sobre as perspectivas dos pais de jovens com deficiência Intelectual Carolina da Conceição Silva Braga (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2010 Inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais num jardim de infância do Movimento da Escola Moderna Florbela Isabel Mendes Malheiro (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2010 Inclusão: Um estudo qualitativo sobre as perspectivas dos pais de jovens com deficiência Intelectual Manuela Andreia Faria Gomes (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2010 Contributos para o estudo do perfil de competências do profissional de intervenção Precoce: As perspectivas dos profissionais Susana Maria Patrício Soares Menezes Matos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2010 Prematuridade e Desenvolvimento das crianças do 4º ano de vida Sandra Celeste Faria Antunes Alves (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2010 Prematuridade e desenvolvimento motor durante o quarto ano de vida Ana Margarida Fernandes Monteiro Gamboa (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2010 A avaliação na prematuridade e desenvolvimento psicomotor durante o quarto ano de vida Cláudia Sofia Sousa Santos de Jesus Linha (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2010 O caso do Marco: Jovem portador de Deficiência Mental com conduta Anti-social Sérgio Adriano Fonseca de Moura (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010 Intervenção Precoce nas competências comunicativas de uma criança com deficiência auditiva: Um estudo de caso com enfoque na pragmática Cristiana Guimarães (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2017 - Atual Revista Brasileira de Educação Especial (1413-6538) SciELO
2017 - Atual REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL (_1984-686X) Universidade de Sta Maria, Brasil
2013 - Atual Revista Portuguesa de Educação (ISSN 0871-9187) do Centro de Investigação em Educação (CIEd)
2017 - 2018 Jornal de Pediatria ( ISSN 0021-7557) Sociedade Brasileira de Pediatria
2007 - 2010 Sonhar: Comunicar e Repensar a Diferença APPACDM de Braga
2001 - 2010 Inclusion (Inclusão) (ISSN: 1645-4235) Institute of Child Studies

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2017 - Atual Inclusive Education and Special Needs Special Education Master Course (Mestrado) Universidade do Minho, Portugal
2010/10 - Atual Advanced Themes in Special Education I Doutoramento em Estudos da Criança (Doutoramento) Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
2010 - Atual Advanced Themes in Special Education II Doutoramento em Estudos da Criança (Doutoramento) Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
2009/10 - Atual Assessment Models and Specific Techniques in Early Intervention Special education Master Course, area of Early Intervention (Mestrado) Universidade do Minho Departame¿nto de Psicologia da Educação e ¿Educação Especial, Portugal
2009 - Atual Clinical and developmental aspects of at risk children Master in Special Education (Mestrado) Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
2005/10 - Atual Practicum in Early Intervention : A Case Study Special Education Master Course (Mestrado) Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2012 Special Education Needs (Necessidades Educativas Especiais) in service preparation (Curso médio) Universidade do Minho, Portugal
2010 - 2010 Special Educational Needs (Necessidades Educativas Especiais) Especialização (Curso médio) Formação acreditada CCPFC/ACC – 53376/08, Portugal
2005 - 2005 Inclusion in Pre school (Inclusão no Pré –escolar) Outra (Curso médio) Universidade do Minho, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2009 - Atual Council for Exceptional Children
2009 - Atual International Society of Early Intervention
2005 - Atual EURLYAID
1991 - Atual Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental de Braga Member
Atual Associação Portuguesa de Educação Especial e Reabilitação
Atual Comissão de Deontologia e Ética da Associação Portuguesa de Educação Especial
Atual Associação Portuguesa de Psicomotricidade
Atual Conselho do Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial
2002 - 2009 Conselho de Departamento das Ciências da Educação da Criança